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10/02/2015

Héber e Sophia Negrão


Héber Negrão tem 29 anos, é mestre em Etnomusicologia e casado com Sophia. Ambos são missionários e trabalham com a Missão Evangélica aos Índios do Brasil (MEIB) em Ananindeua (PA).

Um livro novo para uma aldeia nova
Na próxima sexta-feira e no sábado (dias 25 e 26) acontecerá uma grande festa na região de Paragominas, no Estado do Pará. Será a comemoração pelo resultado de 20 anos de intenso trabalho missionário. Vamos celebrar e dedicar o Novo Testamento Tembé.
 

Desde 1991 a equipe de missionários da Associação Linguística Evangélica Missionária (ALEM), composta por Norval, Lau, Quezia e Lídia, iniciou o projeto de tradução do Novo Testamento na língua Tembé. Eles fixaram residência na aldeia Tekohaw (que significa “aldeia nova”) na região do Gurupi (PA). Durante três anos essa equipe esteve envolvida neste grande projeto, fazendo uma adaptação do já traduzido Novo Testamento em Guajajara (uma língua muito semelhante ao idioma Tembé). Em 1994, houve uma mudança no time: o casal Norval e Lau precisou deixar o campo, e foi substituído pelo missionário Paulo Oliveira que casou com Quezia. Este casal deu continuidade ao trabalho na aldeia por mais dez anos.
 
Parte do ministério dessa equipe era incentivar o uso da língua nativa na aldeia. Se eles quisessem que o povo lesse a Bíblia em sua própria língua, era importante que esse povo mantivesse o uso do que pode ser considerada sua maior expressão cultural: sua língua. Para isso, eles trabalharam na área de educação paralelamente à área de tradução do Novo Testamento. E este trabalho teve grandes resultados. Hoje, alguns dos indígenas que foram alunos desses missionários estão atuando como professores da língua na escola da aldeia. É um trabalho que está longe de acabar, mas já é possível ver resultados.
 
A grande festa de dedicação do Novo Testamento Tembé será realizada em dois locais. Na sexta-feira, dia 25 de novembro, vamos fazer um culto de agradecimento a Deus pela conclusão desde grandioso projeto na Aldeia Tekohaw. Foi ali que esta obra começou e viu seu desenvolvimento. Muitos indígenas da aldeia ajudaram a equipe na tradução. Houve momentos em que, ao finalizar um determinado trecho, os missionários o entregavam para cada família ler e dar a sua contribuição para o texto ficar o mais parecido possível com a fala de um tembé. O missionário Paulo Oliveira foi muito enfático ao mencionar essa participação conjunta. Segundo ele, a festa precisa ser realizada na aldeia Tekohaw porque todos eles foram partes essenciais na elaboração deste trabalho. No sábado, 26, haverá um culto de gratidão a Deus na Igreja Presbiteriana de Paragominas (PA). Essa igreja deu o suporte necessário para a equipe de missionários enquanto moravam na aldeia.
 
Vamos contar com a presença de muitos convidados em ambos os eventos. Todos os missionários que fizeram parte da primeira equipe vão estar ali. Também comparecerão vários irmãos indígenas, entre eles os índios Tembé da região de Tomé-Açu (PA), os irmãos da Igreja Indígena Guajajara no Maranhão, dois irmãos kayapó e alguns irmãos da igreja indígena Xerente, que ajudaram financeiramente a finalização desta obra. Parte dos missionários da Missão ALEM estará presente. Nós, da Missão Evangélica aos Índios do Brasil (MEIB), também estaremos lá. O objetivo é firmar parceria entre essas duas missões (ALEM e MEIB) formando uma equipe de missionários para trabalhos futuros entre os Tembé de Tekohaw.
 
Juntas, a Igreja Brasileira e as missões ALEM e MEIB têm grandes desafios pela frente. Apesar de já haver um Novo Testamento traduzido na língua deste povo, os Tembé do Gurupi ainda precisam ser alcançados com o Evangelho (a aldeia de Tekohaw, por exemplo, tem somente uma família de cristãos).
 
Precisamos nos unir para vencer esses desafios, que podemos dividir em quatro focos principais:
 
Formação de uma equipe de missionários para trabalhar na região.
A evangelização do povo utilizando o Novo Testamento na língua.
A plantação de uma igreja genuinamente indígena entre os Tembé.
O incentivo do uso das escrituras ali por meio de um forte trabalho de educação.
Nossa oração é que o povo da “Aldeia Nova” (significado de Tekohaw) seja extremamente abençoado com o Livro Novo que estão recebendo. Que a poderosa mensagem deste livro traga transformação para a sociedade tembé e que eles sejam testemunhas das verdades do Deus criador.
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Héber Negrão tem 29 anos, é mestre em Etnomusicologia e casado com Sophia. Ambos são missionários e trabalham com a Missão Evangélica aos Índios do Brasil (MEIB) em Ananindeua (PA).
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Missão Evangélica aos Indios do Brasil
 
FOCUSMISSÃO
 
Ano 2011, Edição 4
 
Prezados Irmãos,
 
A Missão Evangélica aos Índios do Brasil, tem ao longo dos seus 43 anos de atuação missionária
buscado mudar a realidade espiritual das tribos indígenas através do ensino da Palavra de Deus,
tradução das Escrituras, estabelecimento de igrejas autóctones e capacitação de liderança indígena.
Das 340 etnias existentes no Brasil, a MEIB está presente em apenas 4 grupos: Kayapó, Canela,
Guajajara e Tembé e conta com 22 missionários cedidos e mantidos parcialmente por suas igre-
jas. Hoje nosso foco concentra-se na capacitação de liderança indígena, entendendo que os indíge-
nas devem tanto como nós cumprir a Grande Comissão, sendo canais do amor de Deus em suas
próprias etnias, bem como, em outros grupos que ainda não foram alcançados pelos boas novas do
Evangelho. A seara indígena é grande e os trabalhadores são poucos... capacitar liderança indígena
é estratégico para alcançar as demais etnias, pois os mesmos possuem habilidades naturais, como o
conhecimento da cultura, o domínio da língua e o fato de serem indígenas. Apesar da fiscalização
federal ser adotada para ambos, os indígenas poderão ter menos restrições para entrar em outras
etnias visando o trabalho missionário. A estatística coordenada pelo DAI (Departamento de Assun-
tos Indígenas da AMTB), identificou 111 grupos urbanizados. São indígenas que migraram para
cidade em busca de educação, saúde e outras necessidades. A maioria deles pelo senso vivem co-
mo mendigos, dependentes do branco para se manterem. Essa realidade pode ser revertida pela
igreja com ações de alcance a esses grupos, oportunizando aos mesmos o retorno a aldeia ou ações
que visam minimizar o impacto da vida na cidade. Em novembro de 2010, entregamos para a igre-
ja indígena 8 alunos que receberam treinamento durante 16 meses para serem canais visando a
edificação da igreja indígena. Somos gratos a todas as igrejas que tem contribuído para que os ir-
mãos indígenas sejam devidamente preparados. A igreja indígena ainda necessita depender dos
recursos de irmãos e igrejas para manter seus líderes até que essa igreja se torne auto-sustentável,
auto-governável e que se auto-propague. Temos ainda um longo caminho pela frente e precisamos
caminhar JUNTOS. Deus tem ouvido as orações em favor dessa obra, e temos plena certeza que
essa intervenção é fruto das intercessões dos santos e dos recursos enviados e destinados para sus-
tento dos missionários e sustento de líderes indígenas em treinamento no CTBCH. Temos como
igreja e agência escrito a história da evangelização indígena para que no dia do Senhor Jesus, po-
vos, línguas e nações estejam diante do Cordeiro, declarando honras e glórias aquele que é digno
de todo louvor e toda a adoração.
 
Pr. Messias Dias, Secretário Executivo
 
Estatísticas
 
340 etnias
 
182
 
Com presença missionária
 
69
 
evangélica
 
Línguas sem a Bíblia
 
traduzida
 
NECESSIDADES: Novos Missionários
 
Com compromisso com Cristo e a obra missionária
 
Com envolvimento de médio e longo prazo
 
Aptos ao aprendizado de uma nova língua e cultura
 
Com forte desejo de um envolvimento integral com o desafio indígena.
 
Dignamente mantidos por suas igrejas locais
 
Dispostos a gastar suas vidas na obra missionária indígena
 
Devidamente treinados para o ministério transcultural
 
Novo Testamento Tembé
 
Recebemos na base de Ananindeua o exemplar
no Novo Testamento Tembé que será entregue
no final de novembro em um momento de cele-
bração do povo de Deus na aldeia Tekoraw. O
NT Tembé é uma adaptação do NT Guajajara,
pois as duas línguas perten-
cem ao mesmo tronco lin-
guístico, tendo assim suas
similaridades linguísticas.
Temos realizado ações e-
vangelísticas e sociais entre
povo Tembé na região de
Tomé Açu. A aldeia Teko-
raw é a maior aldeia Tembé
e a menos alcançada pelo
Evangelho. Ali não existe
ainda uma igreja indígena.
Nos dias 25 e 26 de novembro seguiremos em
caravana para a aldeia Tekoraw, juntamente
com missionários, linguistas e irmãos Guajajara,
Kayapó e Tembé.
 
Gravação Bíblia Canela
 
Nossa oração é que esse momento seja de
grande impacto para todos os indígenas ali
presentes. A aldeia Tekoraw e sua liderança
ao longo dos anos tem oferecido uma certa
resistência ao trabalho missionário. Cremos
que essa barreira pode ser
dissipada pela oração do
povo de Deus. E que o Novo
Testamento Tembé seja um
instrumento para edificar a
igreja indígena e ao mesmo
tempo abrir portas para que
o evangelho chegue as de-
mais aldeias. Oremos tam-
bém por um missionário
indígena para levar a Palavra
de Deus na aldeia Tekoraw.,
que esteja disposto a mudar de aldeia, enca-
rar novos desafios e assim edificando a
igreja indígena.
 
Pela dedicação do Novo tes-
tamento Tembé..
 
Pelos crentes Tembé de Tome
Açu, que sejam desafiados a
evangelizar os Tembé de
Tekoraw
 
Por obreiro indígena visando
o alcance dos Tembé de Te-
koraw.
 
Pelas ações da MEIB com os
Tembé de Tomé Açu
 
Pelo ministério de Héber e
Sophia entre os Tembé.
 
Mais uma vez nos ale-
ticipando nas 3 horas
gramos em vos escrever e
de programação. Na
noticiar sobre o início da
parte da tarde grava-
Gravação da Bíblia em Kane-
mos 13 músicas cris-
la neste mês. Entramos para
tãs com as crianças
a aldeia Porquinhos no dia
na língua Kanela. Participaram das gravações da Bíblia em Ka-
26/09 pela manhã e após 4
nela 13 indígenas ao todo e ficamos muito emocionados quando
horas de viagem chegamos a
conseguimos concluir a Carta de Judas e as porções de Provér-
casa do irmão Zequinha Ka-
bios no AT. Retornamos a cidade no dia 06/10 pela manhã,
nela. Fomos bem recebidos
contentes pelas oportunidades que o Senhor nos deu e por ter-
pelos índios e para Dan e Key foi uma experiência nova o primei-
mos começado bem o trabalho da Gravação da Bíblia em Kanela.
ro contato com uma tribo indígena brasileira. No mesmo mo-
Uma grande novidade é que a liderança da aldeia deseja a nossa
mento nos chamaram no pátio (centro) da aldeia para falarmos
volta no próximo ano e ficamos de conversar em outra oportuni-
com a liderança e os homens da aldeia sobre
dade, pois neste fim de ano estamos bem ocupados
o que desejávamos fazer ali naqueles dias. Pr.
também com as atividades no CTBCH. Agradece-
Bernardo, Dan e eu, falamos e a liderança da
“Deus não somente lê a mos pelas orações em nosso favor e também pela
aldeia nos deu liberdade para fazermos o que sua história, Ele escreveu fidelidade daqueles amados irmãos que contribu-
desejávamos fazer.
No mesmo dia monta-
em para que o povo Kanela seja alcançado para o
ela...” (Jeremias 29.11).
mos o mini estúdio no fundo da casa do irmão
Senhor Jesus Cristo. Orem conosco pela continui-
Zequinha em uma casinha de palha. No outro
dade da gravação na aldeia do Ponto neste mês e
Max Lucado.
dia iniciamos com um devocional bem cedo e
pela longa jornada que os colegas terão até o início
a partir das 8:00 horas começamos a gravação. Deus nos orien-
de dezembro deste ano. Orem também pelo nosso sustento como
tou quanto a seleção dos que iriam participar. Como nesta aldeia
família. Agradeçam também comigo pela Convalidação de
ainda não há muitos leitores, utilizamo-nos da oralidade para
Teologia que iniciei em março deste ano no SCEN em São Lu-
gravar com os que não sabiam ler. Os dias prosseguiram com 8
ís. Como o pensamento escrito no inicio desta circular diz,
horas de gravação diárias e nos fins de tarde ainda achávamos
Deus é quem escreveu a nossa história e deseja escrever a de
tempo e força para fazermos visitas nas casas. À noite reserva-
outros também como os Povos Indígenas em nosso país.
mos para assistir DVDs bíblicos com os irmãos e os demais. No
A Deus seja a glória para sempre!
domingo pela manhã realizamos uma classe com crianças e ado-
Gilson e Iara
lescentes. Havia mais de 120 crianças e muitos adolescentes par-
 
NOTÍCIAS São José do Xingu-PA, Aldeia Piaraçu, Kayapó
 
Estou atualmente servindo ao Senhor em São José do Xingu, MT. Estou bem, hos-
pedado na casa de uma família batista que me apoiam quando estou na cidade re-
tornando da Aldeia Piaraçu, sempre na segunda-feira. Na aldeiatudo está indo bem,
na graça de Deus. Só a graça, do Senhor pra me sustentar. Tenho buscado com fre-
quência me fortalecer no Senhor e as vezes até com jejum, quando as coisas ficam
difíceis. Sou grato por suas orações e sei que a responsabilidade maior é minha. Es-
tou trabalhando com Kayapó, Panará, Jurunas Suyás e agora também me envolven-
do com Kayabis, Os Kayabis estão com uma aldeia com muitos crentes evangeliza-
dos pela Assembléia de Deus e já aboliram muito de sua cultura; eles ficaram bem
interessados e vamos combinar uma visita minha à aldeia deles para conversar com
os irmãos de lá.São muitas bênçãos e muitas desafios, mas graças a Deus, que nos
dá a vitória, por Jesus Cristo nosso Senhor. Estou satisfeito servindo ao Senhor na-
quilo para que Ele me chamou. Suas orações e suas ofertas têm sido ouvidas por
Deus e suas ofertas têm me ajudado muito. Tenho ótimo relacionamento com os pa-
rentes Kayapós e agora com índios de mais tribos. O pedreiro da irmã Raquel , em São José e meu irmão Atamãe
Kayapó se renderam a Jesus e o aceitaram como seu salvador e minhas duas irmãs Ijaka e Japi (kayapó) declara-
ram o desejo de servirem ao senhor como crentes; temos cultos todos os dias e as crianças são a maioria, e são
assíduas.
 
POR FAVOR OREM:
 
1- Por Beprãnhtire e sua esposa Kredjê (kayapós) e Tawajaku Juruna e uma família Suyá que estou discipulando e desafi-
ando-os para liderar o trabalho em suas aldeias, também os desafiei para estudar no CTBCH. 2- Por Kĩjabjêti Kayapó,
crente antigo vindo à muito tempo do Pará e tem ensinado cânticos e versículos na sala de aula de sua aldeia Pykatãkwỳr
Kayapó. 3- Pelas aldeia juruna e que está aberta para a Palavra de Deus. 4- Pela organização da igreja kayabi que aboliu
sua cultura e é liderada pela Assembléia de Deus, eu os desafiei a ter uma igreja totalmente indígena, mas ainda precisa-
mos investir no preparo de seus líderes. 5- Por mais obreiros e obreiras. 6- Por mim que o Senhor me renova as forças a
cada dia, para com sabedoria e alegria servi-lo como verdadeiro servo do Senhor. São muitas bênçãos e muitos desafios,
mas os obreiros ainda são muito poucos. Vamos continuar firmes porque o Senhor está voltando.
 
No amor de Cristo: Messias Santos.
 
A visão de investir na terceira força
missionária indígena prossegue no
Centro de Treinamento Bíblico Car-
los Harrison. Já estamos na segunda
turma de alunos provenientes apenas
da etnia Guajajara. Em 2012 teremos
um número maior de alunos e duas
mais etnias: Kayapó e Tembé. Será
um grande desafio para todos os pro-
fessores. Ali os missionários Benedi-
to, Dorilene, Graça, Juracy, Gilson,
Iara, Gladys, Roberto, dedicam suas
vidas para ensinar e estruturar este
 
CTBCH
 
Ensinando para Transfor-
mar Vidas
 
ministério. Quanto ao suporte das
igrejas, apesar de ainda ser ínfimo,
cremos que Deus poderá levantar no-
vos irmãos e igrejas que serão solidá-
rios com a causa indígena, cooperando
no sustento dos alunos. Os alunos for-
mados em 2010, todos estão cooperan-
do como líderes em suas aldeias, edifi-
cando a igreja ali existente e conse-
quentemente trazer o reino de Deus de
forma impactante. Temos orado por
despertamento de nossos irmãos indíge-
nas, podendo vê-los compartilhar a
Palavra com os parentes em suas aldei-
as.
 
Ano que vem receberemos novos missionários,
o casal Ubiratan e Marília, ambos da Igreja
Presbiteriana do Brasil. Eles chegam para unir
esforços no treinamento de líderes indígenas
no CTBCH. Na visita que fizeram à aldeia Sar-
dinha dos Guajajara, foram desafiados a ajudar
na transição das missionárias Graça e Juracy,
cooperando com a igreja indígena dessa aldeia.
Temos orado juntos por novos missionários e
Deus tem suprido as necessidades. Louvem a
Deus conosco!!!
 
CONTATO
 
Missão Evangélica aos Índios do Brasil
 
Passagem Pau DArco, 27, Coqueiro, CEP 67 113 190,
Ananindeua-PA
Caixa Postal, 509, Agência Coqueiro , CEP 67 133
970, Ananindeua-PA
Tel. (91) 3235 7595
E-mail: meib.base@gmail.com
http://meib.com.br
 
SUPORTE FINANCEIRO
BRADESCO
Agência: 1672-1
C/C 6871-3
 
Somos gratos a Deus por construir ao longo
dos anos essa Unidade: Igreja, mantenedor,
agência missionária e obra missionária. Com
a participação de cada um é possível chegar
até os confins da terra, e cumprir a grande
comissão. Aqui, JUNTOS trabalhamos para
levar as boas novas aos povos indígenas para
que muitos creiam no Senhor Jesus. Deseja-
mos continuar contando em 2012 com vosso
apoio, seja no sustento de missionários e lí-
deres indígenas, como também no suporte
para manutenção dos projetos viabilizados
por esta agência missionária. Temos plena
certeza de que é o nosso Deus que tem opera-
do em nossos corações nos fazendo obedien-
tes ao seu chamado de interceder, contribuir
e anunciar as verdades dAquele que nos cha-
mou das trevas para a luz. Recebam nossa
gratidão.
 
Relatório Congresso MEIB 2011
 
Esse evento teve muitos dife-
renciais. A viagem, o ônibus, o
local onde aconteceu, o clima
frio e o cansaço resultante de
muito trabalho. Como secretá-
rio executivo da missão, o Pr.
Messias Dias queria que fizés-
semos este encontro em um
local diferente do, já muito
frequentado, eixo Pará-
Maranhão (estados onde a
missão atua). Dessa vez pensa-
mos um pouco mais alto e
resolvemos partir para o centro
do País: Brasília seria nosso
destino. A viagem foi muito
interessante. Partimos de Be-
lém dia 25de junho em um
ônibus doble deck, com 53
lugares para nosso trajeto.
Como temos missionários
espalhados entre o sul do Pará
e o Maranhão, então combina-
mos com o motorista de ir
parando em algumas cidades
 
para pegar irmãos que vieram
de suas localidades. Além de
servir como meio de transpor-
te até Brasília, nosso ônibus
foi um ótimo espaço para es-
treitar os laços entre os missio-
nários. Normalmente o tempo
que eles têm juntos para se
encontrar e conversar é nos
congressos, assim, uma via-
gem, mesmo que longa até
nosso destino, serviu para eles
terem um tempo de conversa e
de convivência mais próxima.
O tempo entre os dias 28 e 30
de junho no Congresso da
MEIB foi muito especial. Fi-
camos hospedados na chácara
da AMIDE e tivemos a opor-
tunidade de ouvir muitas pes-
soas diferentes. Os devocio-
nais com seu Werner Hediger
e as palestras ao longo dos 3
dias de evento ministradas
pelos irmãos Héber Negrão,
 
Enoque Faria e Lissânder
Dias. Todas as noites eram
reservadas para um breve estu-
do bíblico ministrado por al-
guns missionários. Deixamos
a maior parte do tempo para os
testemunhos. Tivemos o pra-
zer de ouvir as lutas, os desafi-
os e as alegrias de cada mis-
sionário que compartilhou
conosco seus sentimentos so-
bre o ministério. Separamos o
dia 1º de julho para conhecer a
capital do nosso país. Estando
todos de volta a noite tivemos
um momento especial e des-
contraído. Participamos de um
amigo oculto diferenciado que
foi muito divertido e tivemos
algumas brincadeiras envol-
vendo os missionários seus
filhos.No final de semana
(dias 2 e 3 de julho) nos loco-
movemos da Chácara da AMI-
DE para vá
 
várias igrejas nas cidades saté-
lites de Brasília para realizar a
Conferência Missionária. Nos-
so objetivo era mostrar a reali-
dade de novos desafios mis-
sionários nos campos onde a
MEIB atua,. Estamos muito
gratos a Deus pela bênção
deste congresso e suprimento
de todas as nossas necessida-
des. (adaptado Héber Negrão)



http://www.meib.com.br _ Nos dias 18 a 22 de julho de 2012, sairemos de Belém rumo a Chapada dos Guimarães, com mais de 40 indígenas das etnias Kayapó, Canela, Guajajara e Tembé, visando a partici- pação no 7° Congresso Nacional do CON- PLEI. Estamos animados com a viagem e pela representatividade que levaremos como MEIB dos grupos acima citados. Já temos parte dos recursos para o pagamento do ônibus. Se você deseja ajudar com qualquer valor entre em contato conosco pelo nosso e-mail: meib.base@gmail.com. Pelo e-mail envia- remos informações de como ajudar.
Interceda :
Pelo suprimento de todas as necessidades dos irmãos indígenas e prote- ção durante o trajeto de ônibus. Pela saúde durante todo o tempo ali Por recursos visando pagamento da terceira parcela do aluguel do ônibus. Por avivamento na vida dos indígenas e um mover de Deus durante o congresso. Pela equipe da MEIB responsável pela caravana: Messias, Héber, Sophia, Messias Santos e Gilson, Pela saúde dos indígenas e suas famílias..

www.us2.campaign-archive2.com _ Estou escrevendo nosso último informativo de 2012. Quem quiser receber me manda seu email até hoje a notie. Vou enviar o informativo 4ª de manhã.
E pra quem não leu nosso último informativo (de setembro) taí o link, é só clicar. ( www.uniaonet.com/bpananindeua.htm - www.uniaonet.com/espmissoesindios.htm )
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Estamos de mudança
Uniaonet, para nós o último trimestre de 2012 foi um tempo para "sair da caixa". Sophia e eu tivemos experiências ministeriais incríveis (individualmente) fora da nossa cidade de atuação. Leia mais detalhes abaixo.
Este trimestre também tem sido um tempo de mudanças, e mudanças sempre são tensas. Próximo ano vamos morar em Brasília para estudar no Curso de Linguística e Missiologia da ALEM e precisaremos desocupar a casa. Vamos deixar nossos móveis na base da MEIB e vamos levar somente o essencial para Brasília. Clique aqui para saber mais sobre o nosso tempo em Brasília em 2013.
Sua companhia em oração tem sido fundamental em nosso ministério Uniaonet, não duvide disso. Tem sido um privilégio ter você como nosso intercessor junto ao mestre.
PDF para impressão
 
Curso aos Yanomami
Fui convidado para ministrar o curso "Música Indígena para a Igreja Indígena" em uma aldeia Yanomami no mês de outubro. Assim que cheguei um dos líderes da igreja yanomami orou: "Senhor, nos dá canções fresquinhas esses dias". Essa oração me impressionou muito porque percebi o quanto eles queriam louvar a Deus com suas próprias canções.
O povo yanomami é muito musical e a resposta que eles deram às palestras foram além do esperado por mim. Eles tiveram a compreensão de que usar seus instrumentos para Deus era valorizar aquilo que o Senhor tinha lhes dado.
Naqueles dias também aconteceu o Mini CONPLEI com yanomami de quatro outras aldeias da região. No final deste evento eles, agradecidos, decidiram louvar a Deus com uma festa, dançando, tocando seus instrumentos e cantando músicas próprias de sua cultura. Deus lhes deu "canções fresquinhas"!
 
Índios do Nordeste
Enquanto eu estava entre os Yanomami a Sophia ficou em Recife, com a família, e pôde participar de dois eventos importantes em João Pessoa-PB. O primeiro foi o encontro sobre o Cuidado Integral do Missionário. Lá foram abordadas as principais dificuldades enfrentadas pelos missionários e como igrejas e agências podem dar o apoio que eles necessitam.
Outro evento, mais restrito a agências missionárias, foi a Consulta sobre os Indígenas do Nordeste (fotos acima) organizado por Ronaldo Lidório. Sophia esteve representando a MEIB nesta reunião levando dados do alcance que nossa missão tem feito no Maranhão com as etnias Guajajara e Canela. Ao todo foram identificadas 56 etnias entre alcançadas e não-alcançadas nesta região. O resultado dessa reunião foi a formação da "Aliança Evangélica Pró-Indígenas do Nordeste" com o objetivo de colaborar com agências missionárias e igrejas locais para o alcance efetivo dos povos dessa região.
 
Tembé de Tekohaw
Em novembro eu (Héber) estive na aldeia Tekohaw com um grupo de missionários da Missão ALEM, Paulo, Andreas e Davi. Lá o Paulo Oliveira (missionário que trabalhou anteriormente naquele campo) anunciou oficialmente nosso compromisso de trabalhar naquela aldeia a partir de 2014. Depois de finalizar o Curso de Linguística vamos morar por um ano em Paragominas para dar assessoria aos Tembé de Tekohaw e para planejarmos a construção da nossa casa na aldeia.
 
Formatura do CIM
Findamos mais uma etapa com os alunos do Curso Intensivo de Missões. Provenientes de 5 cidades diferentes os 10 formandos receberam com mérito seus certificados de conclusão de curso na Base da nossa missão em Belém. Nossa oração é que eles sejam mobilizadores de missões e voltem para suas igrejas locais influenciando e abrindo os olhos da congregação para a prioridade da tarefa missionária que Deus deixou para Sua Igreja.
“Uma igreja não existe para si mesma, mas para o mundo” George Carey
 

Ore Conosco
- TCC da Sophia: Uniaonet hoje (12/12) ela vai defender seu Trabalho de Conclusão de Curso perante uma banca examinadora na Universidade. Ore por ela!
- Sustento para 2013: recentemente lhe enviamos nosso Projeto Ministerial com nossas necessidades financeiras para 2013. Por favor continue orando para termos o sustento completo. Veja aqui o nosso projeto.
- Viagem de carro: Deus supriu nossas necessidades para nossa mudança de fim de ano. Dia 20/12 partimos de carro para Brasília. Ore por nossa segurança na estrada.


Queremos lhe desejar um Feliz Natal e um abençoado 2013 Veja este email em seu navegador

 
 
 

"Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. [...] Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino, e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados." Lucas 2.10,11,17,18
A MENSAGEM DOS ANJOS
 
Uniaonet, não é novidade que o significado no Natal está muito deturpado em nossos dias. Eu gostaria de lhe convidar a pensar no verdadeiro sentido do Natal anunciado pelos anjos aos pastores.
 
1. Respeitosa Reverência - A visão que os pastores tiveram dos anjos foi assutadora, eles nunca havia visto algo parecido. Por isso foi preciso que o mensageiro celestial lhes dissesse: "Não tenham medo". Em nossos dias precisamos cultivar um temor saudável em relação às coisas de Deus. Ultimamente temos ouvido muito sobre intimidade com Deus, mas essa intimidade anunciada beira o desrespeito ao Grande Senhor de toda a terra. O que aprendemos com os pastores é que precisamos ter um senso de respeito às coisas sagradas.
 
2. Grande Alegria - a mensagem que o anjo trazia deveria produzir nos pastores uma verdadeira alegria, e não medo. A alegria desta novidade anunciadas era porque estava se cumprindo o que havia sido prometido há muitos anos ao povo de Israel. O Ungido (Cristo), o Messias prometido estava chegando com o único objetivo de Salvar. Os dias do Natal servem para nos lembrar dessa grande alegria. Será que nós temos parado para nos alegrar nesta verdade durante esses dias? Ou será que estamos muito ocupados com a correria das festas e as filas das compras do Shopping? Cristo precisa ser o centro dos nossos corações neste natal.
 
3. Amplo Alcance - Uniaonet, vc já parou pra pensar que desde o começo a mensagem da Salvação deveria ser anunciada para todas as pessoas? O anjo disse que aquela grande notícia é "para todo o povo". Esse é o objetivo do Natal, anunciar a salvação de Cristo a todos aqueles que precisam desta salvação. Se você ler Lc 2.17,18 verá que foi exatamente isso que os pastores fizeram depois de ver o menino Jesus. Mais do que trocar presentes ou fazer boas ações, o Natal deve ser o momento de compartilhar a maior alegria que alguém pode ter. Salvação em Cristo Jesus.
 
Compartilhe essa mensagem com seus amigos e familiares. Vamos trazer de volta o sentido do Natal anunciado pelos Anjos.
 
Uniaonet queremos aproveitar esse momento para agradecer o apoio que você tem nos dado esse ano. Suas intercessões são preciosas para nós. Queremos continuar contando com sua participação em nosso ministério em 2013. Mande suas notícias, queremos saber mais sobre você, sobre os desafios que tem enfrentado e suas novidades.
Nossa família deseja a você um excelente Natal e um Ano Novo abençoado pelo Deus de Toda a terra.



Trazendo à Memória
Como você deve saber Uniaonet, em 2011 fomos aceitos como missionários da Missão Evangélica aos Índios do Brasil (MEIB) e até ano passado nós trabalhamos ali como missionários de base fazendo visitas ao povo Tembé do Pará para conhecê-los melhor.
Deus tem confirmado sua vontade em nossos corações de trabalhar com este povo. Para isso era necessário fazer um curso de linguística para facilitar o aprendizado da língua e o trabalho que será desenvolvido por nós ali. Então viemos para Brasília dedicar o ano de 2013 aos estudos aqui na Associação Linguística Evangélica Missionária. (ALEM). Devemos ficar aqui no DF até setembro.

 
Nossa Turma do CLM
 
Pela graça de Deus chegamos bem aqui em Brasília. Viajamos 1.900 km de Belém pra cá no nosso abençoado golzinho. O Senhor nos deu uma viagem muito tranquila, sem atrasos ou quaisquer imprevistos.
 
Nossa turma aqui no Curso de Linguística e Missiologia da ALEM tem 16 alunos, sendo 5 de Pernambuco e 3 do Pará, além de outros de Minas, Rio, Mato Grosso do Sul, Ceará, Maranhão, São Paulo até do Chile. Alguns já vieram do campo missionário outros estão em processo para começarem um trabalho missionário. Não esqueça de nos incluir em suas orações.
 
Aprendendo todos os Sons
Uniaonet, todas as disciplinas que temos aqui são muito diferentes de tudo o que já estudamos. Por exemplo, uma das matérias que já tivemos foi Fonética. O objetivo dessa disciplina é conhecermos (e reproduzirmos) todos os sons de qualquer idioma do mundo.
 
A imagem acima é a tabela com todas as consoantes (e esta ao lado são todas as vogais) existentes em todas as línguas conhecidas. Ao aprender isso o aluno do curso estará habilitado a criar um alfabeto para qualquer língua ágrafa para então começar a tradução das Escrituras.
Também tivemos uma disciplina chamada "Aquisição de Línguas" onde aprendemos um método para aprender uma nova língua. A língua usada para por em prática este método foi o Guajajara, que é bem próxima do Tembé, com pouquíssimas alterações. Conhecer um pouco mais do guajajara sem dúvida nos ajudará no aprendizado do Tembé.
 
Já há dois anos eu (Héber) tenho contribuído esporadicamente com alguns artigos sobre missões para o Paralelo 10. Este é um dos blogs hospedados no site da Editora Ultimato e seu principal objetivo é divulgar as práticas da Missão Integral no Norte e Nordeste do Brasil. Este ano fui convidado pela coordenadora do Paralelo 10 para ser colaborador fixo do site. Uma experiência que teremos a maior alegria em compartilhar com você. Meu primeiro texto, já como colaborador fixo foi "Somos Privilegiados, não Indispensáveis". Se você está envolvido com missões em algum dos estados do Norte ou Nordeste lhe incentivamos fortemente a colaborar com este ministério.
 
Uma das coisas que tivemos que  providenciar aqui em Brasília foi a alteração da nossa conta bancária. Continuamos trabalhando com o Banco do Brasil mas mudamos o número da nossa agência e da nossa conta corrente. Por favor Uniaonet, tire uns minutinhos para atualizar nossos dados:
   Héber Negrrão
   Banco do Brasil
   Ag. 3477-0 / Cc. 41786-6
 
Também temos um número de celular da TIM aqui de Brasília. Anote aí (61) 8231-1070. Ficaremos felizes em receber sua ligação
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30/04/2013 - Missiologando é uma série de reflexões minhas sobre missões e missiologia que eu gostaria de compartilhar com você. Fique à vontade para divulgar para outras pessoas, encaminhando para um amigo, postar no facebook e twitter, publicar no boletim da sua igreja ou até mesmo para elaborar estudos bíblicos.
Somos privilegiados, não indispensáveis.
 
Você já sentiu cheiro de couro curtido ou de uma carcaça de animal? Particularmente esses não são os aromas mais agradáveis pro meu nariz. Mas foram esses instrumentos que Deus escolheu usar para derrotar inimigos poderosos.
Davi tinha uma funda de couro, já queimada por tanto ficar exposta ao sol nas horas de pastoreio. Mas foi com uma funda, imagino que muito fedida, que Davi cumpriu a obra que Deus tinha lhe confiado ao derrotar Golias (1 Sm 17). Sansão usou uma carcaça de um jumento já em decomposição. Pegou a queixada, cheia de carne podre do bicho morto e matou mil (só mil) filisteus (Jz 15). Instrumentos repugnantes usados por Deus.
 
Nós temos a tendência de achar que somos imprescindíveis. Isso faz parte da nossa necessidade de autoafirmação como seres antropocêntricos que somos, vivendo em uma sociedade antropocêntrica como a nossa.
 
A mentalidade contemporânea do “tudo posso porque eu me fortaleço” tende a influenciar nossa visão em relação ao Reino de Deus. Acabamos por acreditar que somos imprescindíveis para que a obra de Deus se complete no mundo. Não era essa a visão que Paulo tinha quando disse que Deus guardou os preciosos tesouros do Evangelho em vasos de barro, afinal o vaso quebra (2 Co 4.7). Nem quando ele disse que o sábio Deus usa as coisas loucas do mundo pra envergonhar os entendidos (1 Co 1.27).
 
Devemos nos alegrar porque Deus deu ao homem a preciosa tarefa de cumprir a Grande Comissão. Ele quis que a mensagem da salvação fosse anunciada por homens para os homens, “coisas essas que anjos anelam perscrutar” (1 Pe 1.12). Recentemente ouvi de um pastor que o ápice do desejo de Deus em usar a humanidade para cumprir sua obra na terra foi o fato de ele ter enviado seu filho em forma de homem.
 
Quando um Deus soberano e onipotente escolhe usar homens falhos, fracos e fedidos para ver seu Reino expandido na terra é incoerente (beirando a burrice) que esses meros instrumentos de barro se arroguem o direito de serem indispensáveis para que Deus cumpra seus propósitos.
 
Você tem um “chamado”? Ótimo. Jamais se cale. Anuncie o Evangelho. Mas não fique achando que Deus não pode abrir mão de você. Se recusar a servi-lo você vai perder o privilégio de fazer parte de uma história maior, e Deus vai levantar outra pessoa para tomar o seu lugar.
 
Somos privilegiados por Deus escolher nos usar. Isso, porém, não nos torna indispensáveis para que sua obra se cumpra.
 
Perguntas para discussão
Você concorda que a super valorização do homem está acontecendo dentro de nossas igrejas e das nossas teologias? Consegue lembrar de alguns exemplos disso?
Como você acha que a postura de Moisés (recusando o chamado de Deus na sarça) se relaciona com esse texto?
Escolha um versíulo ou exemplo de personagens da Bíblia que mostra nosso privilégio em sermos usados por Deus e compartilhe com o grupo.
Fonte: Paralelo 10 | Ultimato

Aulas no CLM Olá Uniaonet, nossas aulas continuam indo bem aqui no Curso de Linguística e Missiologia.
Em abril começamos o segundo módulo que dividiu-se em dois: Sophia está estudando Educação Intercultural e eu estou estudando Tradução.
Tivemos disciplinas como Antropologia da Religião onde visitamos vários lugares de culto (Mesquita, Igreja Ortodoxa e Vale do Amanhecer).
Depois disso eu tenho estudado assuntos como fonologia e gramática geral e a Sophia tem estudado teorias e práticas da educação intercultural e elaboração de recursos didáticos.
Veja as fotos abaixo. aulas do clm
Uniaonet se você está recebendo nosso informativo pela primeira vez talvez você queira dar uma olhada aqui nos informativos ministeriais que publicamos até hoje.
Câmara dos Deputados faz homenagem ao Dia do Índio Solenidade do Dia do Índio No dia 19 e abril a Câmara dos Deputados promoveu uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Índio.
O evento foi organizado pelos evangélicos, deputado Roberto Lucena e Dra. Damares Alves e teve o objetivo de homenagear os 100 anos de Evangelização Indígena no Brasil e chamar a atenção para o descaso com a saúde indígena.
Para isso foi lançada a campanha "Criança Indígena, Eu me importo".
Eles deram o desafio para que o povo evangélico de Brasília estivesse em peso lá, e nós, como alunos do CLM estivemos ali para participar desse evento.

Manual de Etnodoxologia
Manual de Etnodoxologia Em 2011 Sophia e eu estivemos em Londres para receber um treinamento do Manual de Etnodoxologia publicado recentemente. Este manual descreve sete passos para a utilização das EtnoArtes para a edificação do Reino de Deus.
Tive o privilégio de escrever dois artigos para esta obra. No começo de junho houve um treinamento aqui em Brasília sobre o Uso das Escrituras para alguns missionários da ALEM e fui convidado para dar uma breve apresentação sobre o Manual de Etnodoxologia. divulgando nosso ministério Divulgação do Ministério Aqui em Brasília tivemos a oportunidade de apresentar nosso ministério em algumas igrejas.
Fomos convidados para desafiar os jovens da Igreja Batista Ebenézer no Culto em Inglês.
Também visitamos a Igreja Cristã Evangélica de Ceilândia onde pudemos apresentar as necessidades do CONPLEI Regional organizado pela MEIB e MNTB final de maio.
Entre os dias 03 e 07/04 tivemos um recesso aqui nos estudos e aproveitamentos pra ir até Belo Horizonte para visitar a 6ª Igreja Presbiteriana, na qual me congreguei quando morei ali durante o Mestrado em Música.
A Sophia conheceu nossos irmãos ali e eu pude pregar e apresentar nosso ministério.

Família Fogaça
Conheça a Família Fogaça Uniaonet, a partir deste mês em nossos informativos vamos enviar sugestões de outros ministérios de amigos nossos para que você conheça. Esta é a Família Fogaça.
O Jessé, a Helen e sua filhinha Rebeca são missionários da ALEM e da APMT e trabalham com Tradução das Escrituras no Timor Leste.
Depois de uma temporada de estudos aqui no Brasil estão voltando para o Timor em julho deste ano. . . veja o informativo deles e interceder por esse ministério tão importante.
Caso você tenha interesse é possível se cadastrar para receber suas notícias regularmente.


04/09/2013 - Recursos para o ATTS
Estamos escrevendo este email em nome da nossa Turma do CLM
 
Uniaonet, como você deve saber, nós estamos estudando linguística desde janeiro aqui na Associação Linguística Evangélica Missionária, para me preparar melhor para o campo missionário. Nosso curso tem uma duração de 11 meses, sendo dividido em 4 módulos. Em setembro finalizaremos o terceiro módulo de matérias teóricas, mas ainda teremos mais um módulo de Prática de Campo que também faz parte do curso.
 
Este módulo é chamado de Acampamento de Treinamento Transcultural na Selva (ATTS) e terá a duração de dois meses (outubro e novembro). Ele é realizado em um acampamento localizado em uma ilha no rio Xingu, no Pará. Haverá aulas teóricas, aulas práticas e visitas às aldeias indígenas próximas.
 
Atividades
Durante esse tempo teremos aulas de:
Antropologia Aplicada: Empatia Cultural, Choque Cultural, Relativismo, Etnocentrismo, Método de Investigação cultura.
Práticas de vida na selva: caça, pesca, canoagem, construção de casa rústica, manutenção de equipamentos, etc.
Enfermagem e Primeiros Socorros: técnicas de primeiros-socorros; orientação e Exames de Malária.
 
Participantes
Para este módulo o valor da nossa mensalidade permanecerá o mesmo (dois salários) e será usado nos gastos que o curso terá com a viagem. No entanto teremos outras despesas adicionais que não estão incluídas neste valor como:
passagens aéreas/rodoviárias até São Félix do Xingu (PA)
material de acampamento (barraca, mochila, rede, lanterna, canivete, facão, etc.)
material de uso pessoal (roupas adequadaas, colete salva-vidas, calçados, balde)
Nós, como Turma do CLM 2013, estamos orando para que Deus levante pessoas que possam nos ajudar com estes gastos adicionais que estão muito além do nosso orçamento mensal. Caso você queira ser nosso parceiro em mais esta etapa do curso escreva para o email alemclm2013@gmail.com e ficaremos felizes em lhe dar os detalhes de como você pode fazer sua contribuição.. .

27/09/2013 - Olá Uniaonet, como você tem passado?
Desde a última vez que mandamos nosso informativo em junho tanta coisa já aconteceu. Queremos que você louve a Deus conosco pelas oportunidades que tivemos de falar nas conferências missionárias, pela palestra de “Etnoarte e Missões” que o Héber deu aqui na ALEM e pela nossa formatura do Curso de Linguística. Continue lendo para saber os detalhes.
conferencias missionárias que participamos
Conferências Missionárias
Neste trimestre (julho a setembro) tivemos a oportunidade de participar da Conferência Missionária de duas igrejas. Em junho o Héber falou na Igreja Betel Brasileiro, em Canaã dos Carajás-PA. Apresentou o nosso ministério, pregou nos cultos, e falou sobre Tradução das Escrituras para os alunos do Seminário Betel Brasileiro.
Em agostos nós dois participamos da Conferência Missionária da Igreja Presbiteriana das Graças em Recife-PE. Falamos para a mocidade no programa “Jovem é Outro Papo” e demos aulas na Escola Dominical. Sophia falou sobre missões indígenas para a classe das crianças e o Héber falou sobre Tradução das Escrituras na classe de Missões Transculturais.
Palestra de Etnoarte e MIssões
Palestra de EtnoArte
Em agosto o Héber foi convidado pela capelania aqui do nosso curso (Curso de Linguística e Missiologia) da ALEM para ministrar uma semana de palestras sobre EtnoArtes e Missões. Além dos alunos do CLM participaram também alguns missionários e voluntários da missão. Foi apresentado o que tem sido feito nesta área por missionários ao redor do mundo, foram oferecidas ferramentas de pesquisa básica em etnomusicologia e apresentado o Manual de Etnodoxologia que mencionado no informativo anterior. Como resultado dessa semana de palestras o Héber recebeu o convite do CLM para ministrar esta disciplina na ALEM a partir do próximo ano.
 
 
 
Nossa formatura no CLM
Formatura do CLM
Depois de nove meses de estudos com aulas de manhã, de tarde e de noite pela Graça de Deus terminamos os módulos teóricos do Curso de Linguística e Missiologia da ALEM aqui em Brasília. A formatura desses três módulos (básico, intermediário e avançado) aconteceu no dia 07 de setembro na Igreja Batista do Lago Norte. Nossos familiares que moram em Brasília estiveram presentes, incluindo Enedina, mãe do Héber, que veio de São Paulo para nos prestigiar neste evento.
No mês de outubro acontecerá o módulo de campo do CLM, o ATTS (Acampamento de Treinamento Transcultural na Selva). Nossa turma vai passar o mês em um Acampamento no rio Xingu-PA onde teremos o treinamento prático de como sobreviver na mata. Também teremos aulas específicas para aquele contexto (caçar, pescar, remar, fazer pesquisa de campo). Como estaremos próximo das aldeias parakanã, vamos fazer um trabalho com estes indígenas também, colocando em prática o que aprendemos no CLM. Ore pela nossa viagem, por proteção e saúde durante nosso estágio.
Projeto Ministerial
E agora, Uniaonet, com o término do curso, é hora de olhar frente, para o que nos espera no campo missionário. Para isso tivemos que planejar tudo o que faremos no ministério nos próximos anos, então elaboramos o nosso Projeto Ministerial. Neste projeto nós detalhamos as atividades que iremos desenvolver tanto entre o povo Tembé quanto no “Projeto Louvem os Povos”. Precisamos levantar mais cinco salários para cumprir as exigências das nossas organizações missionárias e poder desenvolver um bom trabalho.
Se você ou sua igreja tiverem interesse em nos apoiar em oração ou ofertas clique aqui :
http://gallery.mailchimp.com/00531b3a57c9f872e3274e8a5/files/Projeto_Ministerial_Heber_e_Sophia_Negrao_DIVULGACAO_.pdf
para abrir o PDF do nosso Projeto.
ou : www.uniaonet.com/Projeto_Ministerial_Heber_e_Sophia_Negrao_DIVULGACAO_.pdf
Se for o caso fique à vontade para entregar nosso projeto para a avaliação da liderança da sua igreja. Pedimos que você nos avise se isso acontecer.
 

07/11/2013 - Saiba como foi nosso estágio no meio da mata - Acampamento de Treinamento
Transcultural na Selva - ATTS , como você deve ter lido no nosso último informativo nós finalizamos o Curso de Linguística e Missiologia em 07 de setembro e em outubro partimos para o estágio no ATTS que visa expor os alunos a um contexto transcultural com situações semelhantes àquelas encontradas no campo missionário.
Nos estabelecemos na ilha onde um casal de missionários da ALEM mora. Ela fica no Médio Rio Xingu (Pará), próximo às aldeias Parakanã. Nosso tempo neste mês foi dividido em aulas práticas em nosso acampamento na ilha e moradia e convivência com os indígenas nas aldeias.
Nas aulas práticas que tivemos ali, aprendemos noções de: Também tivemos a oportunidade de passar uma semana em duas aldeias do povo Parakanã. Além de participarmos do dia-a-dia da comunidade, pescando com os homens, lavando roupa no rio com as mulheres, pudemos compartilhar da Palavra de Deus com crianças e adultos.
Foi um tempo de muito aprendizado e louvamos a Deus pela Sua proteção nas viagens de ida e volta (carro e barco) e pela manutenção da saúde de todos os participantes, ninguém teve a saúde comprometida gravemente.
Somos muito gratos pela sua oração e apoio
Continue a interceder pelo Projeto Tembé a partir de janeiro de 2014. Precisamos completar o sustento para o trabalho que Deus tem reservado para nós no próximo ano. Para saber mais nosso Projeto clique

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PROJETO  MINISTERIAL Héber e Sophia Negrão
“Louvem-te os povos, ó Deus” Salmo 67.3
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SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................................................................. 2
PARTE 1 – APRESENTAÇÃO DA MISSÃO .............. 3
Missão Evangélica Aos Índios Do Brasil ........... 3
Associação Linguística Evangélica Missionária ................................ 3
PARTE 2 – APRESENTAÇÃO PESSOAL .................. 4
Breve Testemunho .................................................... 4
Ministério Já Desenvolvido [2011 – 2012] ...... 5
PARTE 3 – APRESENTAÇÃO DO CAMPO .............. 6
O Povo Tembé ............................................................. 6
Trabalhos Missionários Anteriores .................... 6
Novo Testamento Traduzido ................................ 7
PARTE 4 – APRESENTAÇÃO DO MINISTÉRIO .... 7
Projeto Louvem Os Povos............................................ 7
Projeto Tembé ............................................................ 9
Necessidade Especial .............................................11
PARTE 5 - PARTICIPANDO DESTE PROJETO ....11
Como Participar Do Sustento ..............................12
ANEXO 01 – ORGANOGRAMA DO PROJETO LOUVEM OS POVOS 13
ANEXO 02 – ORGANOGRAMA DO PROJETO TEMBÉ .........................14
2
INTRODUÇÃO
Com este projeto queremos apresentar para a igreja nossos planos ministeriais. Na Parte 1 apresentamos as agências missionárias das quais somos membros. Na Parte 2 damos um breve testemunho pessoal e apresentamos o que já temos desenvolvido até agora no ministério. A Parte 3 apresenta o histórico e a realidade atual do povo Tembé.
O nosso Planejamento Ministerial (Parte 4) se divide em dois campos onde atuaremos simultaneamente, a saber: O Projeto Louvem os Povos e o Projeto Tembé.
O Projeto Louvem os Povos tem como objetivo valorizar o uso da música indígena pelos cristãos nativos de modo que o Evangelho seja comunicado de maneira viva e contextualizada e ver os povos louvando a Deus com suas expressões artísticas dadas por Ele, para que a igreja indígena seja verdadeiramente indígena em sua liturgia e adoração. Para desempenharmos este ministério desenvolveremos uma série de atividades de capacitação de missionários transculturais e de igrejas indígenas. Estas atividades estão detalhadas na página 7 e resumidas no Organograma do Projeto Louvem os Povos no ANEXO 01.
Os principais objetivos do Projeto Tembé é que este povo seja alcançado pelo Evangelho, que seja transformado pela Palavra de Deus em sua língua materna e que tenham uma igreja autóctone. Para alcançar estes objetivos trabalharemos em duas etapas. A primeira delas é de conhecimento da cultura e aprendizado da língua Tembé. Enquanto isso nós trabalharemos paralelamente na segunda etapa que é de evangelismo e discipulado do povo Tembé que, apesar de já ter o Novo Testamento traduzido em sua língua, ainda não foi alcançado pelo Evangelho. Cada uma destas etapas está detalhada na página 9 e resumida no Organograma do Projeto Tembé no ANEXO 02.
É importante lembrar que os planos aqui traçados são um direcionador daquilo que iremos desenvolver no ministério. Quando chegarmos ao campo e nos depararmos com a realidade nós teremos maior clareza do que – dentre as atividades aqui propostas – será possível ou não implementarmos na prática.
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PARTE 1 – APRESENTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES Missão Evangélica Aos Índios Do Brasil
A MEIB – Missão Evangélica aos Índios do Brasil – é uma organização missionária interdenominacional, organizada em 1967, com o objetivo de expandir o Evangelho de Jesus Cristo, promover o estudo da Bíblia e a educação em geral, praticar a beneficência e organizar igrejas entre a população indígena.
Seu objetivo é edificar e estabelecer igrejas contextualizadas e treinamento de líderes autóctones, preservando a cultura e a língua materna de cada povo, auxiliando as igrejas a cumprirem a sua responsabilidade em fazer discípulos de todas as nações.
Atualmente a MEIB concentra esforços na evangelização dos índios Kayapó do Norte e os Guajajara e Canela do Nordeste do Brasil, bem como, o alcance dos povos indígenas que ainda não ouviram o evangelho. Recentemente a organização aceitou o desafio de iniciar um trabalho entre os Tembé.
Depois do período e estágio – exigido para os candidatos da missão - durante o ano de 2011, fomos aceitos como membros efetivos em 2012. Portanto, agora já fazemos parte do corpo de missionários da MEIB. Associação Linguística Evangélica Missionária
A ALEM – Associação Linguística Evangélica Missionária – é uma missão que visa preparar missionários tradutores da Bíblia e educadores interculturais. O alvo da Associação Lingüística Evangélica Missionária – ALEM é glorificar a Deus através de seu ministério de tradução das Escrituras, da implantação de igrejas nas áreas onde atua e do treinamento de obreiros. A ALEM foi fundada em 1982 e, nesses seus 31 anos de existência, tem contribuído significativamente com o movimento missionário evangélico no Brasil.
Atualmente a ALEM desenvolve projetos de Tradução, Educação Intercultural e/ou Desenvolvimento Auto-Sustentável entre diversos povos no Brasil, entre os quais: Dâw, Tukano, Arara, Assurini, Parakanã, Aikaná, Yanomami, Yuhup, Kaiwá, Tembé, Guajajara e Nambikwara. Há também projetos na Índia, em Guiné Bissau e no Timor Leste com o povo Mansonka.
Neste momento (último quadrimestre de 2013) nós estamos em processo de candidatura à Missão ALEM. Devemos finalizar tudo isso até dezembro para, a partir de janeiro de 2014, começarmos o ministério já como membros efetivos.
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PARTE 2 – APRESENTAÇÃO PESSOAL Breve Testemunho
Héber – entendi meu chamado para trabalhar no ministério ainda criança. Ao longo dos anos Deus foi me confirmando essa decisão através dos meus pais (Pr. Natanael e Enedina Negrão) que são missionários da APEC e através de diversos eventos missionários dos quais eu participava. Deus foi bom em mostrar desde cedo a área em que Ele me queria atuando: encorajar o uso da música indígena para que eles possam louvar a Deus de forma contextualizada e pessoal.
Formação Acadêmica:
 2001-2004 – Licenciatura em Música (Universidade Estadual do Pará – UEPA)
 2006-2007 – Mestrado em Etnomusicologia (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
 2008-2010 - Formação em Teologia com Ênfase em Missões (Instituto Missionário Palavra da Vida - IMPV)
 2011 – Curso Art in Mission (All Nations College, International Council of Ethnodoxologist – Londres-UK)
 2013 – Habilitação em Análise Linguística e Tradução Bíblica pelo Curso de Linguística e Missiologia (Associação Linguística Evangélica Missionária - ALEM).
Ministração em eventos de Etnoartes:
 2006 – Palestra: “Música Indígena na Igreja Guajajara”. In: Global Consultation on Music and Mission (Minessota-EUA)
 2009 – Oficina de Etnoartes. In: Congresso Ethne09 (Bogotá-Colômbia)
 2010 – Plenária: “A Música Indígena na Celebração Cristã”. In: Fórum para o Uso das Escrituras – SIL-ALEM (Anápolis-GO).
Publicações sobre Etnoartes e Missões:
 De Noite Está Comigo Sua Canção. In: Revista Connections: The Journal of the WEA Mission Comission, vol 9, nº 1 e 2 (2010), p.70.
 How To Design And Conduct An Arts Workshop. In: Worship and Mission for the Global Church: An Ethnodoxology Handbook - International Council of Ethnodoxologists. William Carey Library, 2013
 Artigos mensais publicados no Blog Paralelo 10, da Editora Ultimato.
Sophia – Deus me chamou atenção quanto ao Seu propósito em minha vida em relação ao trabalho missionário, quando eu tinha 14 anos em uma Conferência Missionária na minha igreja (Igreja Presbiteriana das Graças – Recife). Entendi que ainda precisaria terminar meu ensino médio e ter alguma formação que pudesse
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me ajudar no ministério e então escolhi cursar o Técnico em Enfermagem. Em 2008, meu pai, Pr. Sergio Victalino, decidiu dedicar alguns anos ao trabalho missionário entre povos ribeirinhos no Pará, trabalhando junto ao Instituto Missionário Palavra da Vida. Assim, a família toda mudou-se para passar alguns anos ali. E foi lá onde pude confirmar minha vocação ministerial.
Formação Acadêmica:
 2007-2008 - Curso Técnico em Enfermagem (Colégio Americano Batista)
 2009-2012 - Curso Superior em Enfermagem (Universidade da Amazônia – UNAMA)
 2011 – Curso Art in Mission (All Nations College, International Council of Ethnodoxologist – Londres-UK)
 2013 – Habilitação em Educação Intercultural pelo Curso de Linguística e Missiologia (Associação Linguística Evangélica Missionária - ALEM).
 2014 – Pós-Graduação em Estudos Teológicos no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper EAD (curso pretendido).
Ministério Já Desenvolvido [2011 – 2012]
PROJETO TEMBÉ – Parte do nosso ministério nos anos de 2011-2012 foi o alcance do povo indígena Tembé. Este povo localiza-se no estado do Pará em três regiões diferentes: próximo das cidades de Tomé-Açu, Paragominas e Capitão Poço.
O trabalho desenvolvido com os Tembé de Tomé-Açu incluiu visitação, estudos bíblicos para os adultos, classe com crianças, palestras preventivas na área da saúde e projetos missionários com jovens das igrejas de Belém. Também fizemos algumas viagens para os Tembé do Tekohaw (região de Paragominas) visando um futuro trabalho nesta aldeia.
PROJETO LOUVEM OS POVOS – Com o objetivo de valorizar e incentivar o uso da música nativa entre os indígenas Héber elaborou o curso “Música Indígena para a Igreja Indígena”, e em 2012 teve a oportunidade de ministrá-lo no Seminário de Capacitação Bíblica dos Tikuna (AM), no CONPLEI Regional entre os Yanomami (RR) e no Curso Bíblico Kayapó (PA). Em 2013 foi convidado para dar uma semana de palestras sobre “EtnoArtes e Missões” na Associação Linguística Evangélica Missionária –ALEM.
CURSO INTENSIVO DE MISSÕES – Na base da MEIB nós coordenamos e lecionamos no Curso Intensivo de Missões promovido por esta organização. A Sophia trabalhou na área da Secretaria e o Héber lecionou as disciplinas de História das Missões, Missões Mundiais e Pacto de Lausanne. Além disso, nós cuidamos da logística do curso que envolve compras de alimento para o almoço e contato com os alunos.
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MINISTÉRIO TIM – Também nos envolvemos no trabalho de Mobilização Missionária com os jovens da região de Belém. O Ministério TIM é uma redução do nome TIMóteo, que foi companheiro de Paulo em suas viagens missionárias. O objetivo é trabalhar com um grupo de jovens mostrando a importância do seu envolvimento na obra missionária. Fazemos isso através de aulas teóricas estudando assuntos relevantes da missiologia e através de envolvimento prático nos trabalhos de divulgação e impacto missionário que a MEIB promove nas igrejas de Belém e arredores.
AULAS NO IMPV – Héber serviu como Professor da disciplina Panorama do Novo Testamento no Instituto Missionário Palavra da Vida (Benevides-PA) entre os anos de 2011 e 2012.
CURSO DE LINGUÍSTICA E MISSIOLOGIA – No ano de 2013 nós estivemos em Brasília preparando-nos para a última etapa de treinamento antes do campo missionário. Fizemos o Curso de Linguística e Missiologia na missão ALEM com duração de 11 meses.
PARTE 3 – APRESENTAÇÃO DO CAMPO
O Povo Tembé
Os Tembé se autodenominam Tenetehara, que quer dizer gente de verdade. Pertencem ao tronco linguístico Tupi, da família tupi-guarani. Este povo está localizado na beira do Rio Guamá, e nas margens do rio Gurupi (na divisa PA/MA). Iremos trabalhar na aldeia Tekohaw, com aproximadamente 400 indígenas, que integra parte da Reserva Indígena Alto Rio Guamá no Pará, divisa com o Maranhão, às margens do rio Gurupi, a 160 km de Paragominas (destacado no mapa) e a 450 km de Belém. A maioria é bilíngue, são animistas, mantêm alguns de seus rituais culturais, têm o pajé como chefe da comunidade e para subsistência fazem roça, caçam, pescam e fazem pequenas vendas na cidade. Trabalhos Missionários Anteriores
Desde 1990 uma equipe de missionários da Associação Linguística Evangélica Missionária (ALEM) iniciou o projeto de tradução do Novo Testamento na língua Tembé. Os missionários fixaram residência na aldeia Tekohaw na região do Gurupi e durante três anos essa equipe esteve envolvida neste grande projeto fazendo uma adaptação do, já traduzido, Novo Testamento em Guajajara (uma língua muito semelhante ao idioma Tembé). Em 1994 houve uma substituição nas equipes
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missionárias. O casal que assumiu o ministério entre os Tembé deu continuidade ao trabalho de tradução do Novo Testamento por mais 10 anos, mesmo não morando em tempo integral na aldeia.
Na época, um dos objetivos dos missionários era incentivar o uso da língua nativa na aldeia. Se eles quisessem que o povo pudesse ler a Bíblia em sua própria língua era importante que esse povo mantivesse o uso do que pode ser considerada a maior expressão cultural de um povo, sua língua. Para isso eles trabalharam na educação dos indígenas, paralelamente com a tradução do Novo Testamento. E este trabalho teve grandes resultados. Hoje alguns dos indígenas que foram alunos desses missionários estão atuando como professores da sua própria língua na escola da aldeia. Novo Testamento Traduzido
Depois de mais de 20 anos de trabalho na tradução do Novo Testamento em Tembé ele foi concluído em 2011. Por motivo de saúde de um dos filhos dos missionários, a tradução foi finalizada fora da aldeia. O povo Tembé, hoje, possui o Novo Testamento em sua língua materna, mas infelizmente não há uma igreja plantada nem cristãos que possam fazer uso das Escrituras para sua edificação pessoal. Por mais de dez anos a aldeia Tekohaw está sem missionários para ensiná-los e incentivá-los a lerem as Escrituras em sua própria língua.
PARTE 4 – APRESENTAÇÃO DO MINISTÉRIO
Deus tem nos conduzido ao trabalho junto aos Tembé, e o nosso desejo é de trabalharmos entre este povo por vários anos. Entretanto, neste projeto, traçaremos os planos somente para os três primeiros anos (2014-2016), tendo em vista que os planos e atividades futuros para este ministério dependerão do desenvolvimento resultado deste projeto inicial.
Nosso ministério está dividido em dois campos de ação: o Projeto Louvem os Povos e o Projeto Tembé. Cada um destes projetos será explicado detalhadamente.
Projeto Louvem Os Povos
OBJETIVO PRINCIPAL: valorizar o uso da música indígena pelos cristãos nativos de modo que o Evangelho seja comunicado de maneira viva e contextualizada e ver os povos louvando a Deus com suas expressões artísticas dadas por Ele, para que a igreja indígena seja verdadeiramente indígena em sua liturgia e adoração.

 


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Para que esse objetivo seja alcançado é necessário haver uma capacitação tanto de missionários transculturais quanto da liderança da igreja indígena. Nosso desejo é implementar este ministério entre o povo Tembé e também compartilhar amplamente esta visão aqui no Brasil.
Uma vez que esta é uma área recente nos campos transculturais do país, nós temos sido convidados para ministrar diversas palestras sobre esse tema, tanto em igrejas e seminários indígenas quanto em seminários e conferências missionárias.
Para este projeto serão realizadas viagens esporádicas ao longo do ano e, de acordo com cada situação os seguintes trabalhos serão desenvolvidos:
 Pesquisas em Etnomusicologia | Público-Alvo: comunidades indígenas.
O objetivo destas pesquisas é conhecer a cultura musical do povo para identificar que músicas e práticas culturais podem ser usadas pelos cristãos indígenas e o que deve ser evitado.
 Curso “Música Indígena para a Igreja Indígena” | Público-alvo: igreja indígena e missionários transculturais.
O objetivo deste curso é dar as bases bíblicas do uso da música na adoração cristã e mostrar as vantagens e precauções que devem ser tomadas ao utilizar a música indígena no culto.
 Oficina de Composição de Música Nativa | Público-Alvo: indígenas e missionários transculturais.
O objetivo dessa oficina é despertar o interesse dos indígenas para usarem suas músicas culturais nos cultos, identificando o que deve ser aproveitado e o que deve ser descartado. Incentivá-los a compor novas canções e gravar em CDs o material que foi criado. Esta oficina é oferecida como sequência do curso mencionado acima.
 Seminário “Etnoarte e Missões” | Público-Alvo: missionários, seminaristas e mobilizadores de missões.
O objetivo deste seminário é mostrar como as Etnoartes têm sido utilizadas pelos missionários ao redor do mundo. Dar ferramentas básicas para a utilização das etnoartes no campo missionário.
O orçamento levantado para o Projeto Louvem os Povos inclui passagens (avião, barco e ônibus) para a ministração dos cursos, material de gravação das sessões de etnomusicologia, material para elaboração de apostilas e outros materiais didáticos para os cursos. Outro recurso que podemos lançar mão para ajudar nas passagens aéreas é a doação de pontos de milhas.
Para um resumo em organograma do Projeto Louvem os Povos ver ANEXO 01.
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Projeto Tembé
OBJETIVO PRINCIPAL: que o povo Tembé seja alcançado pelo Evangelho, seja transformado pela Palavra de Deus em sua língua materna e que tenham uma igreja autóctone.
Em 2014 residiremos em Paragominas, uma cidade no sudeste do Pará, a fim de iniciarmos o trabalho com o povo Tembé. Escolhemos esta cidade por estar localizada próxima à aldeia Tekohaw onde vamos trabalhar (150 km). Nosso objetivo é de morar em Paragominas por um ano enquanto estreitamos os relacionamentos com o povo para, então, fixarmos moradia na aldeia Tekohaw em 2015.
Durante nossa estadia em Paragominas (2014) faremos visitas mensais à Aldeia Tekohaw, onde pretendemos morar. Além disso, daremos assistência aos Tembé que estarão na cidade na Casa de Saúde Indígena (CASAI). Com sua formação em Enfermagem, Sophia estará disponível para dar assistência à saúde dos indígenas.
ETAPA 1 – CONHECENDO O CAMPO
Uma vez que estamos iniciando um trabalho de longo período com os Tembé, fará parte do nosso ministério investir tempo e recursos para conhecer melhor o povo. Para isso vamos seguir as seguintes atividades:
1. Pesquisa em Antropologia
 Conhecimento da cultura: Cosmovisão, valores e crenças, funcionamento social, liderança.
 Religião: Conhecimentos prévios, crenças, rituais.
 Atuação do governo: Atuação da FUNAI, FUNASA; Apoio à saúde, à políticas indígenas.
 Influência do evangelho na comunidade: O impacto causado pelos missionários anteriores; Impacto, influência, e uso atual causado pelo Novo Testamento traduzido.
2. Pesquisa em Etnomusicologia: Tipos de músicas cantadas, locais e situações de uso, quem usa, quais instrumentos, crenças que a envolvem.
3. Pesquisa Sócio-Linguística: saber quanto o povo fala e lê sua própria língua, identificar hábitos de leitura e oralidade.
4. Pesquisa em Educação Intercultural: Grau de letramento e alfabetização entre as faixas etárias, grau de importância dada à educação bilíngue (Português/Tembé).
5. Estreitamento de relacionamentos: Visitas mensais à aldeia Tekohaw, visitas pessoais (casa em casa), Convivência na vida comum da sociedade, imersão cultural. Visitas ao CASAI.
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6. Assistência aos Tembé da Cidade (CASAI): acompanhar perante aos órgãos públicos para resolver questões de documentação, pagamento de contas, etc; auxiliá-los nas compras feitas em mercados e feiras; dar assistência nos atendimentos de saúde.
7. Aquisição de Língua: Junto à um ou mais auxiliares linguísticos nativos.
As pesquisas serão realizadas através de coleta de dados individuais e comunitárias, através de conversa informal, reuniões comunitárias para esses fins, preenchimento de questionário (sendo a coleta formal ou informal).
ETAPA 2 – USO DO NOVO TESTAMENTO
Uma vez que teremos mais conhecimento da cultura e das necessidades dos Tembé poderemos trabalhar com mais propriedade para alcançar nosso objetivo principal: que o povo Tembé seja transformado pela Palavra de Deus em sua própria língua.
Para promover o uso das Escrituras é importante haver um trabalho paralelo de educação na língua materna, pois queremos incentivá-los a ler o Novo Testamento em sua própria língua.
Assim, nossas atividades para alcançar esses objetivos serão:
1. Evangelizando e Discipulando: Realizar evangelismo pessoal, discipulado, programações evangelísticas comunitárias (tanto na aldeia, quanto no CASAI), programações com mulheres, com crianças, com os homens, envolver a comunidade nas programações e realiza-las de forma mais natural e nativa possível, usando suas próprias músicas, usando a oralidade e o modo cultural de aprendizagem.
2. Produzindo material de leitura na língua: Produzir livros de histórias culturais e bíblicas na língua materna.
3. Desenvolvendo projetos de educação: Produzir material de apoio à alfabetização (livros, histórias, atividades e jogo), materiais na área de saúde, com participação da comunidade na contagem de história e produção de figuras; treinamento com os professores da comunidade no uso desses materiais.
4. Promovendo projetos de oralidade: grupos de narrativas de histórias bíblicas de acordo com o programa “One Story”; composição de canções e encenações teatrais usando histórias do Novo Testamento.
Para um resumo em organograma do Projeto Tembé ver ANEXO 02.
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Necessidade Especial
Em 2011 visitamos pela primeira vez os Tembé da aldeia Tekohaw. Fizemos esta viagem com o nosso carro (Gol 1.0, ano 2005/2006). Como é possível ver pelas imagens abaixo o percurso de 150 km entre Paragominas e a aldeia é de estrada de chão batido com muitos buracos, ladeiras e pontos de lama. No inverno a situação da estrada piora impossibilitando a entrada de carros pequenos.
Quando fizemos esta viagem com o nosso carro levamos 6h para percorrer os 150km e tivemos um gasto excessivamente grande com consertos ao retornarmos. Em outra visita fomos em uma pick-up Ranger, alugada, e fizemos o mesmo trajeto em 3h e com menos dificuldades.
Com isto observamos a necessidade de um carro mais adequado para fazermos a viagem de Paragominas para aldeia. Infelizmente não é possível entrar com o nosso carro atual e o valor que teríamos para pagar o aluguel de uma caminhonete sempre que entrarmos na aldeia seria praticamente o preço da parcela de um carro semi-novo para nosso uso pessoal e ministerial. Por este motivo incluímos em nosso orçamento esta necessidade.
PARTE 5 - PARTICIPANDO DESTE PROJETO
Por serem agências missionárias, cada missionário da MEIB e da ALEM levanta seu próprio sustento através de igrejas, amigos e empresas. Todos os cristãos são chamados por Deus, uns para serem "missionários de campo" e outros para serem "missionários mantenedores".
Um exército tem os "soldados da vanguarda, os que estão na frente da batalha" e os "soldados da retaguarda que são os da base". Só com estas duas equipes um exército vence uma guerra.
Da mesma forma, no Reino de Deus os "missionários de campo" terão maiores condições de vencer a batalha se houver "os que ficam na base" dando suporte.
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Davi disse ao seu grupo: “A parte de quem ficou com a bagagem será a mesma de quem foi à batalha. Todos receberão partes iguais.” I Samuel 30.24
Como "missionários de campo" estamos indo para “frente da batalha” investindo nossa vida; porém, necessitamos do suporte dos que ficam na retaguarda para atuarem como "parceiros-mantenedores", investindo tempo e tesouros em oração e finanças para manter-nos no campo missionário. Como Participar Do Sustento
A igreja pode participar do ministério do casal Héber e Sophia Negrão, como intercessora, orando fielmente pelo êxito deste ministério; e também como parceira-mantenedora, com um investimento financeiro mensal. Periodicamente a igreja receberá um relatório do ministério que está sendo desenvolvido e dos alvos atingidos.
É requerido por nossas agências missionárias (MEIB e ALEM) o valor de 08 salários mínimos para o casal sem filhos. Para cada filho acrescenta-se o valor de meio salário mínimo.
O custo inicial para manutenção deste ministério é de R$ 5.500,00 por mês, abrangendo as seguintes áreas:
 Sustento da família missionária.
 Encargos sociais e seguros.
 Moradia e benefícios.
 Suporte para o desenvolvimento de projetos.
Caso você ache necessário verificar nosso orçamento detalhado para uma melhor avaliação de como pode nos ajudar, favor entre em contato conosco pelo e-mail heberneg@yahoo.com.br
INFORMAÇÕES PESSOAIS Héber e Sophia Negrão Banco do Brasil Ag 1814-7 / Cc 22223-2 Celular: (61) 8231-1070 / (91) 8211-0658 E-mail: heberneg@yahoo.com.br sophia_victalino@hotmail.com

13 Valorizar o uso da música indígena pelos cristãos nativos e ver os povos louvando a Deus com suas expressões artísticas dadas por Ele. Capacitar a Igreja Indígena Pesquisas em Etnomusicologia comunidades indígenas Curso “Música Indígena para a Igreja Indígena” igreja indígena Oficina de Composição de Música Nativa igreja indígena Capacitar Missionários Oficina de Composição de Música Nativa missionários transculturais Seminário “Etnoarte e Missões missionários, seminaristas, líderes de organizações ANEXO 01 – ORGANOGRAMA DO PROJETO LOUVEM OS POVOS OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS ATIVDADES PUBLICO ALVO

 

 
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ANEXO 02 – ORGANOGRAMA DO PROJETO TEMBÉ
OBJETIVO GERAL: Que o povo Tembé seja alcançado pelo Evangelho, que seja transformado pela Palavra de Deus em sua língua materna e que tenham uma igreja autóctone.
ETAPA 1 – CONHECENDO O CAMPO
Pesquisa em Antropologia
Pesquisa em Etnomusicologia
Pesquisa Sócio-Linguística
Pesquisa em Educação Intercultural
Estreitamento de relacionamentos
Assistência aos Tembé da Cidade
Aquisição de Língua
ETAPA 2 – USO DO NOVO TESTAMENTO
Evangelização e Discipulando
Produção de material de leitura na língua
Desenvolvimento de projetos de educação
Projetos de oralidade

 


16/01/2014 - Metas para o nosso Ministério
Saiba o que queremos desenvolver no campo missionário Como você deve lembrar Uniaonet, Deus tem nos conduzido ao trabalho junto aos Tembé e a partir deste ano de 2014 estaremos trabalhando com eles em tempo integral (diferente dos nossos primeiros anos).
Nosso ministério está dividido em dois campos de ação: o Ministério entre os Tembé e o Ministério Louvem os Povos.
Queremos lhe apresentar de modo rápido o que pretendemos desenvolver em cada uma dessas áreas.

Ministério Tembé
OBJETIVO PRINCIPAL: que o povo Tembé seja alcançado pelo Evangelho, seja transformado pela Palavra de Deus em sua língua materna e que tenham uma igreja autóctone que se desenvolva e cresça por si mesma. Moradia Vamos morar em Paragominas (PA).
Nos próximos dias já sairemos para procurar aluguel. Escolhemos esta cidade por estar localizada próxima à aldeia Tekohaw onde vamos trabalhar (150 km). Faremos visitas mensais à Tekohaw com o objetivo de criar laços de amizade e providenciar uma casa para morarmos ali em 2015.
Também daremos assistência aos tembé que que passam alguns dias cidade.

Adaptação
O próximo passo a ser tomado em relação ao povo é o da adaptação cultural.
Nosso grande esforço nesses meses iniciais será de aprendizado da língua, aprofundamento cultural, pesquisas na área de sociolinguística (para identificar o nível de uso da língua), na área de educação (para verificar o grau de letramento do povo) e na área de etnomusicologia (para registrar os eventos musicais da sociedade).

Evangelização
Uma vez que teremos mais conhecimento da cultura nós poderemos trabalhar com mais adequadamente para alcançar nosso objetivo principal: que os Tembé sejam transformados pela Palavra de Deus.
Nosso foco de trabalho será no Uso das Escrituras.
A tradução do Novo Testamento foi finalizada recentemente para a língua tembé.
Nosso desafio agora é incentivá-los a usarem a Bíblia que já está escrita na sua própria língua.

Ministério Louvem os Povos
OBJETIVO PRINCIPAL: valorizar o uso da música indígena pelos cristãos nativos de modo que o Evangelho seja comunicado de maneira viva e contextualizada e ver os povos louvando a Deus com suas expressões artísticas dadas por Ele.
Nosso desejo é implementar este ministério entre o povo Tembé e também compartilhar amplamente esta visão entre tribos indígenas e missionários no país.
Para este projeto serão realizadas viagens esporádicas ao longo do ano.

De acordo com cada situação os seguintes trabalhos serão desenvolvidos:
- Pesquisas em Etnomusicologia | Para: comunidades indígenas
- Curso “Música Indígena para a Igreja Indígena” | Para: igreja indígena - Oficina de Composição de Música Nativa | Para: indígenas e missionários
- Seminário “Etnoarte e Missões” | Para: missionários, seminaristas e mobilizadores de missões.

Gostaríamos de contar com a sua intercessão por esse planejamento Uniaonet. Sabemos que nosso coração pode fazer planos, mas somente o Senhor sabe como tudo deverá ser conduzido.
Ore para que tenhamos sensibilidade para ouvir o Seu direcionamento e tomar as decisões corretas.
Caso você tenha se interessado pelo nosso ministério e queira saber com mais detalhes, clique no botão abaixo para ler na íntegra o nosso Projeto Ministerial..


Firmando as bases
"Porque desde a antiguidade não se viu (...) Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera" Isaías 64.4

 
Olá Uniaonet, espero que você esteja bem. No mês de janeiro nós mandamos pra você as "Metas para o Ministério" que iremos desenvolver a partir deste ano de 2014. Pela graça de Deus já demos os primeiros passos descritos no email anterior.
Os meses de janeiro e fevereiro foram basicamente para firmarmos nossa base aqui em Paragominas: procuramos aluguel de apartamento, fizemos nossa mudança e trocamos o carro. Leia os detalhes abaixo.
No mês de março começamos a fazer os primeiros contatos com o povo Tembé que vem de suas aldeias até a cidade para tratar da saúde.
 
CASA
Na última semana de janeiro viemos até Paragominas procurar um apartamento. Para nós é mais seguro uma vez que vamos fazer várias viagens pra aldeia e a casa ficaria muito tempo sozinha. Ficamos um pouco apreensivos durante a procura, achamos aptos razoáveis e ruins com preços altíssimos. Mas o Senhor nos dirigiu para um apartamento muito bom próximo à CASAI (Casa do Índio).
Fizemos nossa mudança dia 28/01 e as semanas que se seguiram estivemos envolvidos na organização do nosso espaço. Era tanta caixa, gaveta, armário. Agora está tudo em seu lugar, pronto pra receber sua visita Uniaonet.
 
RETIRO DE CARNAVAL
No período do Carnaval o Héber foi convidado para ministrar duas palestras no retiro espiritual da Igreja Cristão Evangélica Vida. O tema do retiro era "Forasteiros" e o Héber falou sobre as "Características dos Peregrinos na História da Igreja" (divido em duas partes) baseado em João 17. Foi um tempo muito especial de convivência e com os irmãos daquela igreja.
Além das palestras nós também tivemos a oportunidade de apresentar nosso ministério. Falamos dos desafios e dos planos para o ministério com os tembé em 2014.
 
CARRO
Desde a primeira vez que fomos com o nosso carro para a aldeia tembé vimos a necessidade de um transporte mais adequado para fazer essas viagens: precisaria ser mais alto e ter tração 4x4. Então começamos a apresentar isso ao Senhor, a divulgar no nosso Projeto e a procurar o carro ideal para este serviço.
Já estávamos pesquisando alguns veículos; tínhamos um alvo a ser alcançado, mas ainda não havia nenhuma previsão para a compra.
No entanto, aprouve ao Senhor levantar algumas famílias e duas igrejas para completarem o valor que faltava para comprarmos um carro.
É uma grande bênção (e um grande aprendizado) depender do Senhor.
 
PRIMEIROS CONTATOS
Nossos contatos com o povo Tembé têm sido feitos na CASAI que é o lugar na cidade onde eles ficam quando precisam sair de suas aldeias para tratar da saúde na cidade. Por enquanto estamos cuidado para não postar fotos. Estamos nos entrosando pouco a pouco, conhecendo e fazendo-nos conhecidos, criando laços de amizade.
Dia 22 e 23 de março recebemos o casal Norval e Lau que foram missionários entre esse povo alguns anos atrás. Eles falavam muito bem o tembé e vieram até Paragominas para nos dar um intensivão sobre a língua e sobre a cultura do povo. Além disso eles nos acompanharam na CASAI e reviram alguns indígenas de sua época.
Nossos planos são de visitar a aldeia tekohaw no final de abril junto com o Norval e a Lau, mas para isso precisamos da liberação do chefe de lá.
Agora estamos procurando um indígena da CASAI disposto a nos dar aulas na língua. Devemos começar em breve.
Versão para Impressão
Ore conosco Uniaonet
Pela Osmarina Tembé que tem câncer no útero e vem pedindo oração.
Pela liberação para nosa visita à aldeia em abril.
Pelo nosso aprendizado da língua.




Missão Evangélica aos Índios do Brasil Passagem Pau Darco, 27, Coqueiro, Ananindeua-PA, 67113 190 CNPJ /MF 04.787.594/0001-83 Caixa Postal, 509, Agência Coqueiro, 67 133 970 Ananindeua-Pa

10/02/2015 - Nestes últimos anos temos presenciado a expansão do reino de Deus entre o povo Kayapó.
O número de igrejas indígenas tem aumentado bem como a necessidade de mais obreiros em função do aumento do número de aldeias.
O último censo atestou que existem 80 comunidades Kayapó e Xicrin localizados no estado do Pará e centro oeste brasileiro.
um grande desafio. Ainda este ano a igreja Kayapó será organizada contribuindo no envio de novos missionários e manutenção da fé e da sã doutrina. o perfil do mesmo que é a curto prazo. Atualmente o número de missionários é demasiadamente pequeno e o custo para manter missionários não-indígenas no ministério se torna alto, dificultando assim a permanência no trabalho.
CTBCH ( Centro de Treinamento Bíblico Carlos Harrison) e com isso formar novos pastores e líderes que poderão ensinar outros. treinamento.
O custo de cada indígena em treinamento é de um salário mínimo ( R$ 788,00).
Considerando que a maioria deles são provenientes de igrejas indígenas que não são auto- sustentáveis, o papel da igreja brasileira se torna fundamental, no sentido de dar a eles o apoio que necessitam para receberem treinamento teológico e assim cooperarem na edificação da
A Igreja Indígena cresce e a necessidade de organizá-la juridicamente tem sido Nossos treinamentos são insuficientes para treinar novos líderes considerando A cada ano desafiamos um casal de líderes indígenas visando treinamento no
Nossa maior dificuldade é obter sustento para mantê-los durante o tempo de Nosso objetivo com esta carta é sondar a possibilidade dos irmãos adotarem com algum valor mensal líderes indígenas em treinamento no CTBCH durante os próximos dois
Esse plano de adoção de alunos indígenas em treinamento no CTBCH possibilitará à igreja um envolvimento maior com a obra missionária, gerando intercessão e novas ações missionárias visando a edificação da igreja indígena. ajuda e oração de todos.
Cremos ser estratégico investir na formaçao de líderes indígenas e contamos com a Pr. Messias Dias, Secretário Executivo

Copyright © 2013 Héber e Sophia Negrão, All rights reserved.
Sua participação e apoio em nosso ministério tem sido muito importantes durante esses anos que vc tem nos acompanhado! O ministério da intercessão é fundamental para nós, por isso não deixe de orar por nós e compartilhar nossos pedidos de oração.
www.facebook.com/hnegrao _ www.facebook.com/sophia.victalinonegrao
http://louvemospovos.blogspot.com _ www.uniaonet.com/meib.htm


Outas informações ver : www.uniaonet.com/bpananindeua.htm
www.uniaonet.com/espmissoesindios.htm
www.uniaonet.com/amsbparainic.htm
www.uniaonet.com/aiceb.htm
www.uniaonet.com/bmsdourados.htm
www.uniaonet.com/bpaxinguara.htm .
zzzParticipe! Envie-nos seu comentário - www.uniaonet.com/email.htm
www.uniaonet.com/estatisticas.htm
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