MATO GROSSO DO SUL - 15/11/2011
www.uniaonet.com/bmsdourados.htm

DOURADOS .
IPI de Dourados, MS. Desejo receber informações em meu e-mail sobre a obra missionária no mundo, especialmente no Paraguai. Estou treinando uma equipe da minha igreja para uma experiencia missionária fora do país. Como estamos próximo do Paraguay sentimos uma direção para este pais. Que Dios les bendiga! Gacia! Hasta luego! _ Rev Ezequiel Luz 22/05/06

Silmar Artur Wilbert e familia 04/01/06 _ Ola meus amados,  como vai?  e este começo de novo ano?  Estamos orando por voce.  Estamos no momento no Mato Grosso do Sul para um fim de semana missionario na igreja Luterana de Dourados-MS. Em fevereiro eu vou estar indo numa viagem missionaria e preciso muito das tuas oraçoes tambem. OK?
Hoje acordei lembrando de voce e resolvi te mandar esta mensagem.
Deus te abençoe em tudo.
Com muitas saudades,

|
COMPLEI _ Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas :
07/10/05 MANIFESTO _ Invocando os artigos 1, 2 e 5, parágrafos II, III e IV, do seu estatuto social, o Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas – CONPLEI vem, a público dizer que:
 
 
 
A Constituição, em seu art. 232, que trata das organizações indígenas, assegura o direito de ingressar em juízo para defesa de seus direitos e interesses... O CONPLEI se encontra devidamente inscrito como pessoa jurídica; portanto, a Constituição magna nos dá legitimidade de representação nas ações missionárias abaixo relacionadas:
 
-         Ingresso de missionários não indígenas em áreas indígenas
 
-         Liberdade de religião
 
-         Legalização de parcerias junto ao CONPLEI
 
-         Promoção de uma reflexão teológica indígena
 
-         Promoção de intercâmbios entre igrejas evangélicas indígenas e as demais igrejas evangélicas do País
 
-         Apoio e facilidades para  a tradução da Bíblia para as línguas indígenas
 
 
 
Faz-se necessário, então, em vista dos últimos acontecimentos relacionados com as agências missionárias, parceiras no trabalho de evangelização dos povos indígenas, um pronunciamento oficial de nossa parte.
 
A nossa posição com relação às denúncias amplamente apresentadas, numa reportagem de um programa de TV, largamente assistido pelo povo brasileiro, é a seguinte:
 
-         Considerando que a voz do índio, necessariamente, precisa ser ouvida, tanto pelas Agências Missionárias quanto pelo Poder Público ligado às discussões de âmbito indígena;
 
-         Considerando que não há interesse do povo indígena de polemizar um fato que foi criado, unicamente, para trazer um pouco de tranqüilidade a uma família preocupada com a saúde de dois de seus membros;
 
-         Considerando que a atitude tomada pode abrir perspectivas de cura, não só para as duas crianças em apreço, como para outras que venham a ter problemas de saúde similares;
 
-         Considerando que, como afirmou um diretor da JOCUM, “a identidade cultural de um povo não está centralizada apenas em suas crenças religiosas”, e que ocasiões existem em que iniciativas arrojadas têm de ser tomadas para preservar vidas;
 
 
 
Entendemos que, se estão sendo criticada as entidades que procuram dar suporte às populações indígenas, por que não são considerado em vigor, na sua íntegra, os artigos 231 e 232 do Cap. 8 da Constituição Da República Federativa do Brasil?
 
 
 
    Portanto, não queremos que aberrações antropológicas e parte da sociedade brasileira nos arranquem mais uma vez o direito de expressar o que queremos e sentimos. Já tiraram de nós as nossas terras e o que mais querem tirar. O CONPLEI vem a público referendar este manifesto na certeza de sermos compreendido pelos Senhores fazedores das Leis.
À direção do CONPLEI ( Via _ Missão ATE)

Notíceas de Trabalhos Indígenas - Viagem RO-MT_ Diretor Conplei
 VISITAS AS TRIBOS DE MT E RO-OUTUBRO DE 004.
 
PASSA A MACEDONIA, E AJUDA-NOS (At. 16:9b).
Queridos irmãos, quero principalmente agradecer as orações porque a viagem foi maravilhosa!
 Viajei juntamente com o Pastor Patrick, residente em Curitiba, ele participou no congresso do CONPLEI em Dourados e aceitou o desafio de fazer essa  viagem.
 O objetivo maior era visitar principalmente os missionários indígenas que saíram do estado de MS, pertencentes a tribo terena, e também outros daquelas regiões que tiveram treinamento teológico, mas estão sem vinculo com igrejas ou organizações missionárias que possam ser parceiros, portanto, sem direção e desanimados. Por isso a visita confirmou a necessidade de um ponto de apoio na região que o Senhor tem colocado em meu coração, conforme apresentei no PROJETO JAT, ou seja, nas imediações entre MT e RO.  Inicialmente pretendo passar temporadas nas regiões mencionadas, visando consolidar os trabalhos já existentes e também iniciando outros.
 Visitamos no MT a tribo dos pareci onde existe 43 aldeias, para uma população estimada de 1500 pessoas, espalhada numa grande reserva indígena, onde é necessário percorrer mais de 100km para visitar todas, as estradas de acesso as vezes são bem precárias, quase sempre exigindo carro alto e com tração nas quatro rodas.
Nessa reserva somente uma aldeia, que tem o nome de Nova Esperança, tem missionário em atividade. Em duas outras já houve trabalhos animados, mas os missionários que também são da própria tribo, abandonaram o rebanho e estão envolvidos com projetos de lavouras. Pernoitamos uma noite na ladeia Nova Esperança e participamos do culto a noite. Percebemos uma tremenda sede de Deus e muita alegria por serem visitados. Houve varias conversões e percebemos com essa atitude aquele clamor do livro de At. 16:9 “Passa a sua Macedônia, seu status social e tantas outras barreiras, e ajuda-nos”. Esse é o recado de todas as aldeias visitadas.
 Graças a Deus podemos chegar lá. Foi muito gratificante para mim e para meu companheiro de viagem, o pastor Patrick, que também foi um canal de Deus para aquelas vidas. Creio que receberei do meu companheiro algumas fotos e poderei enviar para os interessados.
 Também visitamos os missionários em Vilhena, RO, que trabalham com o povo Aikanã e em Pimenta Bueno, também RO, onde os missionários trabalham com a tribo Surui e também foi iniciado com a tribo Cinta Larga. São missionários terenas do MS. Apenas a irmã Keila esta ativa como missionária, é casada com um indígena Aikanã e moram dentro da reserva. Outros quatros missionários, com formação teológica, estão trabalhando somente no trabalho secular para sustentar suas famílias. Tem contatos com a tribo, mas não o suficiente para cuidar da igreja já existente, fruto desses próprios missionários. Trabalham de serventes de pedreiros ou trabalhos semelhantes.
 Dois missionários da tribo Nambiquara não foram visitados, mas no congresso do CONPLEI, o relatório foi idêntico a dos anteriores.
 Algumas tribos da região não estão sendo mencionadas, mas essas confirmam a necessidade de se fazer um trabalho sistemático de supervisão e apoio aos mencionados missionários e seus respectivos ministérios, no entanto, o primeiro passo seria a aquisição de uma viatura apropriada para a região.
 Sugiro que através do ministério Canaã, com sede em Curitiba, PR, ouvissem o Pr. Patrick sobre o referido assunto.
                             Em Cristo Jesus, Senhor nosso, Pr. Luiz Bitencourt. (Taborda)

21 Oct 2004 :  Henrique Dias_ CONPLEI : Olá amados irmãos.
Gostaria de agradecer o esforço dos queridos no último encontro do CONPLEI em Dourados MS. Foi um marco em nosso história que mesmo com as nossas diferenças temos um só Deus e Senhor. Meus irmãos o CONPLEI não tem nenhum recurso para os seus projetos portanto conta com ofertas voluntarios de irmão que querem ver o progresso do evangélhos em áreas indígenas, com isso estamos buscando atravéz dos irmãos e de seus circulos de amizades uma parceria conosco. Como uma situação de urgência precisamos fazer uma viagem de contato em algumas região distantes em lugares de difícil acesso. Naturalmente os gastos são altos e queremos contar com seu apoio neste sentido.
Para qualquer oferta para esta viagem que vai acontecer no começo de novembro pode ser enviada ainda nesta conta: BRADESCO ag.598-3 c/c 6242-1.
Por favor orem pelo CONPLEI precisamos de sua ajuda.
Que o Senhor continue abençoando os irmão em suas atividades
Pr. Henrique Terena - Presidente do CONPLEI
= = =
Congresso do CONPLEI
Setembro de 2004-09-14
Aos amados irmãos e parceiros na luta
 
Aconteceu nos dias 01 – 04 de setembro de 2004 o 4º Congresso do CONPLEI em Dourados- MS na sede da Missão Caiuá, que teve todo o trabalho logístico na organização do congresso.
Havia cerca de mil pessoas de toda parte do Brasil, com 32 etnias representado e 27 Agências missionárias. Foi um movimento marcante na história dos povos indígena evangélicos vendo aquela multidão orando e louvando a Deus na sua própria língua com o único objetivo fazer Deus famoso. Cremos que foi um novo tempo na história missiológica do nosso país.
 
Nesses dias foi trabalhado alguns assunto específico: A IDENTIDADE INDÍGENA versus CRISTIANISMO – com Isaac C. Souza Lingüista e Missiólogo   LIDERÂNÇA AUTÓCTONE – com Enoque Farias Missiólogo da AMTB departamento de assuntos indígenas  DIREITOS INDÍGENAS – com Marcos Terena consultor da Funai  RESPONSABILIDADE DO PREPARO INDÍGENA- com Eli Tikuna Pastor e diretor do Seminário para o povo Tikuna. Todos trouxeram preleções marcantes naqueles dias. Mas o que trouxe mais impacto foi a participação do Pr. Eli Tikuna trabalhando a idéia de que é necessário, se fazer um grande esforço em um bom preparo acadêmico e espiritual de um líder e chamou a atenção das agências presente de dar oportunidade para o indígena tomar postos importante em suas organizações. Cremos que Deus tem levantado este irmão como uma das vozes consciêntizador do valor, identidade e capacidade que o índio possui.
 
O povo indígena toma conhecimento de que a terceira onda missionária de fato chegou, isso, não significa que está dispensando os irmão missionários não indígena muito pelo contrário, o apoio e parceria são fundamentais na construção de igrejas genuinamente indígena com lideranças próprias.
 
Cremos que mudanças virão a curto e longo prazo a partir do momento que tomamos consciência da nossa imensa responsabilidade e participação em decisões relevantes sobre assunto, que nos diz respeito. E bom lembrar que houve equívoco missiologico no passado mas também se deve trazer em nossa memoria a entrega absoluto que aqueles irmãos tiveram enfrentando todo tipo de intemperes que o solo brasileiro apresentavam, eles são dignos de nosso total elogio. Entretanto a missiologia contemporânea traz uma nova roupagem com preparos na área antropológica, missiológica , teológica e sociológica. Com essas informações há poucas possibilidades de se cometer erros com grupos étnicos com quem pretende trabalhar, naturalmente munidos de muito amor pelo povo alvo.
 
O CONPLEI tem como uns de seus objetivos incentivar as Missões estrangeiras e brasileiras ensinar, treinar e equipar o indígena para o futuro que lhe espera caso contrário, ele vai a busca de outros recursos e pelas influência recebida ali o enfraquecimento espiritual é inevitável tornando-se até opositor do evangelho.
O CONPLEI entende que este é um desafio a ser perseguido: fortalecer as lideranças já existente tornando-o como porta-vóz perante os órgãos públicos e privados consciente de suas responsabiliades e privilégios.
Portanto temos muito trabalho pela frente e estamos certos da pressão que vamos receber tanto de dentro quanto de fora. Queremos  ser como servos de Deus e estar no centro de sua vontade no cumprimento do ministério que Ele nos deu.
 
O próximo encontro será em Porto Velho  - RO nas dependências da Missão JOCUM nos dias 6-9 de setembro de 2005 tem muito tempo de fazer um bom planejamento a fim de estar conosco naqueles dias.
 
Continuem orando pelos povos conhecidos como isolados. Segundo informação da FUNAI (Fundação nacional do Índio) no Brasil há pelo menos 46 evidências de “índios isolados” não se sabe ao certo quem são, onde estão, quantos são e que línguas falam.
 
No estado de Rondônia onde vai estar o próximo encontro do CONPLEI estão os seguintes povos: Aikanã, Ajuru, Akunsu, Amondawa, Arara, Arikapu, Aruá, Cassupá, Cinta larga, Columbiaria, Jaboti, Gavião, Kanoé, Karipuanã, Karitiana, Kaxarari, kwazá, Kajubim, Makurap, Nambiquara, Orum Win, Pakaa Nova, Sakurabiat, Surui, Tupari, Uru-Eu-Wau-Wau, Urupain.
 
Coloquem isso em suas orações. Queremos que haja pelo menos um representante destes povos para o encontro em setembro de 2005.
 Agradecemos imensamente o esforço que os irmãos fizeram para que os indígenas pudessem participar do evento. Que Deus os abençoe
 
“ POSSO SER O QUE VOCÊ É SEM DEIXAR DE SER O QUE SOU”
 
 
 

Pr. Henrique Terena
Coordenador do CONPLEI
Caixa Postal 47
CEP 78195 – 000
Chapada dos Guimarães – MT
Email hterena@yahoo.com.br
Fone 065 301 2611


= ==
Caixa Postal 47 _ CEP 78195 – 000
Chapada dos Guimarães – MT - BRAZIL

Fone 065 301 2611
 
RELATÓRIO DO IV CONGRESSO DO CONPLEI
 

Data 01 a 04 de setembro/2004-Dourados-MS.
(Sede da missão Evangélica Caiuá).
 

 Às 19:30s do dia 01 de setembro, foi dada abertura ao congresso com uma oração dirigida pelo pastor Messias da missão MEIB, que logo após, juntamente com a equipe de louvor, deu inicio ao culto de adoração ao nosso Deus.
 O pastor Henrique Dias, coordenador do CONPLEI, tomou a palavra às 19:50h, agradecendo a Deus e a todos os presentes, fazendo também menção da programação para os próximos dias, passando a palavra para o preletor da noite, Pr. Benjamim, diretor executivo da missão Evangélica Caiuá.
 O culto foi encerrado às 21:40h com oração dirigida pelo Pr. Henrique Dias, que desafiou os presentes a levantarem um clamor pelas tribos não alcançadas do Brasil.
 

I - PARTICIPANTES DO CONGRESSO.
 
 Houve a participação diariamente de aproximadamente mil pessoas, estando representadas 27 agencias missionárias e 30 etnias indígenas.
 
 Agências Missionárias: ALEM, AMTB, ATE, ASSOCIAÇÃO MUNDO INDÍGENA (EDITORA), CONPLEI, FATEL, GRAVAÇÕES BRASIL, CAIUÁ, HORIZONTES, JMN, JOCUM, MCD, MEIB, MEU, MENONITAS, MNTB, OMITAS, SAIM, SBPV, SEMEAR, SILOÉ, SIL, TRAIRU, UNIEDAS, CANAÃ NO BRASIL.
 
 Etnias: APURINA, AIMORA (Peru), BACAJA, BORORÓ, CAIUWA, BAKAIRI, CULINA, GUARANI, GUATÓ, GUARANY (Paraguai), GUAJAJARA, JARAWARA, MARUBO, MASTAMAWA, MACUXI, MUTINA, NAMBIQUARA, KAINGANG, KAIAPÓ, PATAXÓ, PAUMARI, PACAS NOVAS, SURUI, SABANÊS, TANHARIM, TERENA, TIKUNA, TUPARI, XACAPA, XERENTE.
 
 MISSÃO CAIUÁ - hospedeira do congresso.
 A missão colocou a disposição do congresso toda a sua estrutura física e todo o corpo administrativo da mesma, inclusive professores e alunos do Instituto Bíblico Felipe Landes, cuja diretora, Stª. Mabel Caroline Colson, atuou principalmente como coordenadora da parte logística do encontro. A missão também assumiu todas as despesas de alimentação e hospedagem dos congressistas.
 

II – PROGRAMAÇÃO E ASSUNTOS ABORDADOS:
 
 Conforme programação, no período devocional das 6:30 às 7:00, foi levantado um clamor pelas tribos não alcançadas.
 Das 7:00s às 8:30 café da manhã.
 No período a seguir foram abordados os assuntos:
a) A IDENTIDADE INDÍGENA versus CRISTIANISMO – Isaac C. Sousa, lingüista e missiólogo.
b) LIDERANÇA AUTOCTONE - Enoque Farias, missiólogo, coordenador de assuntos indígenas da AMTB.
c) DIREITOS INDÍGENAS – Marcos Terena, consultor da Funai.
d) O PREPARO INDÍGENA - Pr. Eli Tikuna, diretor do seminário para o povo Tikuna.
 e) ESTATISTICAS DOS POVOS INDÍGENAS - Paulo Botrel, responsável pelo banco de dados do CRICI em Brasília, DF.
 

III - PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS:
 
a) Nazario Wapychama - Testemunhou da transformação que o evangelho trouxe em sua vida e compartilhou também sobre as soluções para organizações de igrejas na sua região, Roraima.
b) Laerte, da missão Alem, falou da estratégia de pequenos projetos de rádio no idioma de cada tribo.
c) Pr. Hari L. - tratou juntamente com indígenas que atuam na área de educação sobre a questão da tendência da educação indígena no País e providências a serem tomadas.
d) Às noites, durante os cultos, houve participação de várias igrejas com conjuntos, corais e testemunhos de seus trabalhos e pedidos de orações por suas respectivas necessidades.
e) Houve levantamento de uma oferta para o CONPLEI que totalizou o valor de R$ 1.237,00 (um mil e duzentos e trinta e sete reais e trinta e sete centavos).
 

IV - PROPOSTAS E DECISÕES:
 
a) Foi proposta o levantamento de uma oferta para dois casais de missionários que estavam presentes no congresso, porém, não tinham condições financeira nem mesmo para retornarem para suas bases. Foi então retirada uma oferta que somou o valor de: R$ 584,75 (quinhentos e oitenta e quatro reais e setenta e cinco centavos).
 
b) Proposta apresentada pela igreja indígena do médio Purus, Amazonas, o seguinte:
       Que o CONPLEI pudesse analisar as dificuldades, tais como, quando outras denominações começam a entrar em uma região causando problemas, principalmente à igreja indígena já implantada, que é o caso da Igreja Indígena Palmari. Foi apresentado, à esses queridos irmãos, o critério aprovado no Fórum de debates da AMTB de abril de 2002 em Brasília, com a participação do CONPLEI, que reconheceu e sugere o mesmo para assuntos dessa natureza, comprometendo-se, então o CONPLEI, a enviar um exemplar para a liderança da igreja da região.
 
c) Proposta a votação do local para V congresso do CONPLEI, atendendo o pedidos para sediarem os mesmo feitos pelas agências MIU (Missão Indígena Uniedas) em Anastácio-MS e JOCUM (Jovem com uma Missão) em Porto Velho-RO. Ficou decidido que a JOCUM será a hospedeira do próximo congresso previsto para os dias 06 a 09 de setembro de 2006.
 
d) Proposta para eleição da nova diretoria do CONPLEI. A diretoria em exercício presentou uma chapa para o biênio setembro de 2004 a setembro 2006 composta pelos seguintes líderes: Coordenador geral - Pr. Henrique dias; vice-coordenador - Pr. Eli Tikuna; 1º secretário - Pr. Luiz Bitencourt; 2º secretário - Pr.Jáder Jorge de Oliveira; 1º tesoureiro - Miss. Édson Oliveira Santos; 2º tesoureiro - Pr. Jonas Gabriel Reginaldo; Vogal - Gerson Pataxó. Após ter sido apreciada pela assembléia, quanto a formação teológica e maturidade espiritual, esta foi aceita por unanimidade.
 

V – ENCERRAMENTO:
 
 a) Foi dada posse à nova diretoria, cujo ato foi presidido pelo Pr. Jair de Oliveira (terena), que fez uma leitura bíblica no livro de Gálatas, expondo a necessidade de reconhecimento e apoio à nova liderança eleita, convocando, a seguir, as agências missionárias e líderes das etnias presentes para impor as mãos sobre a diretoria supracitada. Foram feitas duas orações consagratórias pelos líderes Nazario Wapixana, líder das igrejas indígenas de Roraima e Pr. Enoque, coordenador de assuntos indígenas da AMTB. Com esse ato foi declarada empossada a nova diretoria do CONPLEI.
 
b) Uma equipe de irmãos não indígenas, representantes de várias denominações de diferentes regiões do Brasil, composta por vinte e nove pessoas, liderados pelo Ministério CANAÃ no Brasil, localizada em Curitiba PR, fez uma manifestação cujo tema era: RECONHECENDO NOSSA CULPA PARA COM OS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS. Eram pessoas de extremos diferentes de todo território nacional, que afirmavam ter sentido um chamado de Deus para este ato, o qual foi apresentado em forma de jogral pela equipe mencionada, finalizado com uma confissão e arrependimento com as palavras do Sl. 51 e o cântico do hino “Cordeiro de Deus” (de Twila Paris). Logo a seguir, o Pr. Henrique Dias dirigiu uma oração juntamente com todas as etnias representadas, liberando o perdão e declarando, perante os mundos físico e espiritual, que em nome do Senhor Jesus, toda legalidade do inferno já foi destruída lá calvário, e não existe mais barreiras para todo aquele que está em Cristo Jesus. Percebemos que algo foi rompido nos céus do Brasil e este ato chegou até o trono da graça conforme II Cr.7:14. Portanto, foi também foi um ato profético sobre as tribos o sobre toda a nação brasileira.
 
 d) Houve ainda apresentações musicais de louvor e adoração, a seguir foi feito o enceramento com celebração da Ceia do Senhor, pelo Pr. Henrique Dias, de uma maneira bem próxima do contesto indígena, com biju e por falta do assai (fruta da Amazônia), foi servido suco de uva.  Ás 21:00h do dia 04 de setembro de 2004.
                                              
Pr. Luiz Bitencourt (1ºsecretário)

Congresso reúne missionários e indígenas 
Pastor Paulo Bottrel, obreiro dos batistas através de Missões Nacionais e responsável pelo Banco de Dados Indígenas, foi um dos palestrantes do 4º Congresso do Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas, Conplei, em Dourado, MS. O Conplei realizado do dia 1º ao dia 4 de setembro foi organizado por indígenas e contou com a presença de representantes de diferentes agências missionárias do Brasil. Na última noite do congresso o índio Eli Tikuna, da tribo Tikuna, desafiou o povo indígena a estar mais contextualizado à igreja, assumindo sua identidade e contribuindo com o crescimento da obra missionária. FOTO: Índios que proclamam o evangelho de Cristo JMN190
-9/04


www.uniaonet.com/siloe.htm 12/9/04 Relatório final do Congresso do Conplei com Participação da Siloé Ministério em Missões.
Esta é uma das várias índias que estavam vestindo camisetas que foram doadas pela Editora Luz e Vida.
Foram também distribuídos vários materiais doados como revistas e cartões da famosa formiga.
Foram momentos muito alegres pois vimos muitas rostos, como o dela, agradecidos por receberem materiais aos quais nunca tiveram acesso por inúmeros motivos.
Ela está defronte ao nosso "Stand", que contava com uma série de materiais que foram muito requisitados como vocês podem verificar logo a seguir.
Foi uma procura muito grande, muito além do esperado, o que mostra o interesse da comunidade indígena pela leitura.
Foram momentos de grande alegria pois temos a certeza que alcançamos os objetivos do Senhor.
Foram doados em torno de 200 quilos de materiais diversos, além das publicações vendidas nas mais diversas áreas.
Trouxemos para a nossa sede os materiais mais atualizados sobre as tribos indígenas em CD Rom.
Poderemos disponibilizá-lo após o pagamento de uma taxa de despesas no valor de R$ 10,00.
Que Deus continue a usá-los, para a edificação do Reino e sua Igreja.
Agradecemos sempre o apoio e vossas orações.
Marcelo e Ellen Taborda Siloé Ministério em Missões.

3/9/04 Tem sido momentos maravilhosos hoje estivemos no evento com mais 24 etnias representantes de varios lugares com presenca indigenas. Estam sendo abordados assuntos como
            Lideranca autotone
            Identidade Indigena
            O Valor da identidade Indigena
            Capacitando para missoes Indigenas.
Enfim tem sido momentos de vefrigerio para meu coracao tenho visto a mao de Deus neste tempo aqui em Dourados e estou conseguindo ir para Bonito de uma forma maravilhosa.
So tenho que agradecer a Deus. Continue a orar por minha vida e da minha esposa que esta em casa esperando nossa amada filha Debora.
                Marcelo Taborda _ Siloe Ministerio em Missoes
03/08/2004- Siloé Ministério em Missões, mais um envio de medicamentos....
 
Foram 14 caixas num total aproximado de 100 kl.(por transporadora)para Asas de Socorro e para o Hospital da Missão Caiuá no Mato Grosso do Sul 1 caixa com 11.750 kl.
Com mais estes dois envios totalizamos até o presente momento um valor Total de 4.966,588 ( Quatro mil novecentos e sessenta e seis quilos e quinhentos e oitenta e oito gramas.
Estamos quase chegando a marca de 5 toneladas de materias enviados para os mais distantes lugares do planeta em sua maioria medicamentos.
Mas, também temos em nossos relatórios envios dos mais diversos materiais, sendo que em muitos casos salvaram vidas não só fisicamente mais espiritualmente.
Por isto e por estes quase 7 anos de existência queremos agradecer a você que intercede por nosso, ministério e agradecer ao Senhor que nunca deixou que nada nos faltasse. 
Marcelo e Ellen Taborda
Siloé Ministério em Missões.



Caravana Indígenas com saída a partir de Curitiba - Paraná.
 
Convite para a Conferência CONPLEI 1-4 de setembro 2004, em Dourados, MS
 
Reconhecendo nossa Culpa para com os Povos Indígenas
 
CONPLEI - O Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas -
convida vocês - amigos do Ministério de Canaã / Siloé Ministério em Missões
- para participar da IV Conferência anual em Dourados, nos dias 1-4 de
setembro, que será realizada nas dependências da Missão Evangélica Cauiás.
Estaremos indo como Grupo de Apoio, não em primeiro plano para receber, mas
para mostrar solidariedade e apoio a estas preciosas pessoas, que sofreram
tanto nas mãos nas mãos dos brancos. Toda a programação será
responsabilidade do Conplei, e os pastores indígenas mesmos são os
palestrantes, como também missionários que trabalham entre as tribos e têm
ampla experiência. Você terá a oportunidade de conhecer líderes indígenas e
representantes vindos de todo o Brasil, e conhecer mais de perto os seus
problemas e lutas. Queremos apoiar os pastores indígenas que querem levar o
Evangelho aos seus povos.
 
Para maiores detalhes Canaã no Brasil e-mail canaan@canaan.com.br ;  / Siloé
Ministério em Missões tabordamarcelo@hotmail.com
ou
Telefone: 67 421-4197.
E-mail: mabel@douranet.com.br
 
UM TESTEMUNHO DESTE EVENTO....
 
Asas de Socorro - Márcio e Keila Rempel _ "...Uma vez por ano acontece o encontro do CONPLEI - Conselho Nacional de
Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas. A primeira edição foi em Mato
Grosso, no ano passado, e este ano o encontro aconteceu aqui em Anápolis.
Foi uma experiência maravilhosa participar deste encontro, onde a Keila foi
uma das ministrantes do louvor durante os cultos. Ouvir as músicas nas
diversas línguas deles, e à uma só voz louvar o mesmo Deus, foi incrível!
Estiveram presentes cerca de 25 índios de 17 tribos diferentes e várias
organizações missionárias representadas. Também houveram muitos testemunhos
os quais nos animavam ainda mais para continuar trabalhando em prol da
evangelização destes povos. Um testemunho que marcou profundamente, foi de
um índio Krikati. Ele se converteu, evangelizou seu povo, e depois foi
pregar em outra aldeia. Lá sofreu perseguições - queimaram toda a sua casa,
e suas coisas. Em seguida ficou muito doente, chegou a pensar que iria
morrer, quando clamou ao Senhor: "Deus, não me leva ainda, porque eu tenho
que me dividir em muitos primeiro, porque muitos índios ainda não ouviram do
amor de Jesus". O que ele queria dizer é que ele precisava se multiplicar,
ou seja, fazer muitos discípulos para que esses o ajudassem a falar de
Jesus. Foi profundamente tocante ouvir esse testemunho. Precisamos realmente
clamar para que Deus levante ainda mais obreiros. Quem sabe você não é um
deles?...Várias vezes somos questionados sobre qual a maior necessidade na
obra missionária atual. A falta de pessoas, de missionários, de vidas
dispostas a se entregarem pela causa do evangelho é a maior e a mais urgente
carência. A falta de mobilização por parte dos crentes é a maior dificuldade
que encontramos para o avanço do evangelho, principalmente entre os povos
não-alcançados. Tanto que é comum encontrar missionários estressados devido
a sobrecarga de trabalho, já que muitas vezes trabalham várias horas além do
normal, devido a falta de pessoas para dividir as tarefas..."

= = =

Emilia _ August 11, 2004 : DESEJO RECEBER SEMPRE AS NOTÍCIAS MISSIONÁRIAS. IMENSAMENTE,EMÍLIA RESQUE. PORFAVOR,CASO TENHAM TAMBÉM SOBRE AS MISSÕES NO INTERIOR DE PERNAMBUCO E COM TRIBOS IDÍGENAS NO BRASIL,MANDEM-ME. ( COMIN )

( Emilia segue um pouco do : www.uniaonet.com/amsbpernambuco.htm e www.uniaonet.com/amsbmtsul.htm (CONPLEI) ... onde estão as informações recebidas sobre o Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas , mas em breve se Deus quiser estaremos disponibilizando o www.uniaonet.com/conplei.htm , onde estaremos inserindo as informações do CD que nosso irmão Taborda nos enviou , e constiruirá assim uma seção específica da causa indígena . Atualmente existem muitas informações sobre eles ao longo do Portal . A Escola de Missões Mundiais www.uniaonet.com/edem.htm Estamos programando ir a Tribo Pataxós nos próximos 15 dias, estamos montando uma equipe, se alguém ligado a missões no Brasil quiser participar desta viagem missionária conosco é só entrar em contato conosco pelo email edem.cmm@uol.com.br ou pelo fone/fax 73- 527 5206. Nós temos acesso a algumas aldeias o que facilita a entrada, o que não é aberto a todos. Eles são muito reservados. Yro )
= = =
www.missaoate.com.br Associação Transcultural Evangélica
 
Dourados, 16 de Março de 2006
 
 
 
Nhandejáry xe raybú!
 
Saudações!
 
 
 
É uma grande alegria e satisfação esse tempo que usamos para comunicar com aquele queridos que compartilham conosco desta obra que não é nossa, certos de que as vitórias vistas aqui não são para comparar com o que nos aguarda na eternidade.
 
Queremos dar as nossas notícias para que os amados saibam como estamos no momento.
 
Quero ressaltar mais uma vez a alegria e prazer de estar livre numa aldeia realizando um sonho antigo, o de estar num povo vivendo com eles. Às vezes não entendemos o que Deus permite nos acontecer, mas depois damos graças. Hoje agradeço muito a Deus tudo o acontecido e louvo-O pelo agora.
 
Nosso grupo de índios está melhorando e uns dias atrás realizamos uma pucherada no domingo e comemos todos juntos, o que foi muito gostoso.
 
Temos tido problemas com uma mãe e seus dois filhos com a bendita cachaça, mas cremos que Deus nos dará a vitória de vê-los libertos para Sua honra e glória!
 
Continuo com minha esposa que tem sido uma grande mão na luta ministerial a fazer visitas em algumas tardes nas casas.
 
Nosso trabalho fixo continua aos domingos e quartas-feiras.
 
Pedimos oração por: Libertação de dona Ana, Hermes e Titão; aulas de preparação para batismos, construção de uma salão para reuniões, salvação dos índios da aldeia bororó.
 
Agradecemos pelas ofertas e orações!!!
 
 
 
Nhandejáry cherouása!
 
Deus te Abençoe!
 
Pr. Francisco e Paula Araujo
 
Missionários Associados a ATÉ
 
 
Atenciosamente,
 
Pr. José Carlos Sgobin
 
Gerente Executivo Missão ATÉ
= = =
Levando a Palavra de Deus aos povos indígenas
 
 
                            BOLETIM INFORMATIVO
 27/01/2006 -  Dourados, 08 de Fevereiro de 2006.
 
 
 
Queridos irmãos em Cristo!
 
Saudações
 
 
 
“ Os meus caminhos não são os vossos caminhos, nem meus pensamentos os vossos pensamentos, diz o Senhor”
 
 
 
Às vezes não entendemos quando fatos se nos acontecem. Fiquei muito magoado, triste e decepcionado quando deixei o Instituto AMI. Hoje sou feliz. Tinha vontade de trabalhar com uma tribo e hoje isso é realidade na minha vida. Moro a dois km da aldeia que o Senhor nos deu. Posso sempre às tardes estar visitando as casas, falando do amor de Jesus, fazendo além de irmãos, muitos amigos. Como sou feliz hoje! Minha esposa tem se mostrado uma excelente companheira e uma excelente evangelista pessoal. Ao Senhor toda honra e glória. “Petima porá meme katu Nhandejáry-pe. Ereiko asy ramo jepe, etima porá joty íxupe. Há Handejáry oipota erejado upéa gwive. Hesu Cristo pende py,a-py oigwi, evy,a joty. Hasy reheve evy,a joty kuri eiko-vy 9 ! Tes. 5:18).
 
Creio que já dissemos, mas nosso trabalho tem sido aos domingos pela tarde,quando nos reunimos, cantamos juntos e nos separamos para estudar a Bíblia e nas quartas-feiras faço estudo com adultos e todos os dias a tarde fazemos visitas.
 
Quero sempre contar com os amados irmãos em oração, pois o trabalho indígena não é fácil e somos muito gratos á Deus por vossas vidas e ofertas que nos tem enviado. Tenho certeza que Deus vos abençoará grandemente.
 
Quero também louvar a Deus pela Missão ATÉ que nos tem apoiado, especialmente o Pr. José Carlos que se mostra um grande amigo compreensivo nas horas de decepções nesses seis anos de convívio com a Missão.
 
Nossas orações hoje são para que Deus nos dê condições de construir um galpão para nossas reuniões que tem sido debaixo das árvores e algumas vezes a chuva nos faz correr. Orem conosco!
 
“ Handejáry xe rayhu” Deus é bom pra mim, Aleluia!
 
 
 
No Amor de Jesus Cristo
 
Pr. Francisco
 
Missionários Associado a ATÉ
Atenciosamente,
 
Pr. José Carlos Sgobin
 
Gerente Executivo Missão ATÉ


= = =
PEDIDOS 03/06/2008 Prezados irmãos, Estamos precisando de roupas de frio e cobertores. Se os irmãos puderem enviar para nosso missionário Pr. Francisco Raimundo de Araujo, Rua Alan Kardec, 1408, Florida 2, Dourados /MS, Caixa Postal – 125 ficaremos gratos. Aproveitamos para agradecer em nome de nossos missionários Pr. Marcos e Elaine Lobato, as ofertas que nos foram enviadas para a compra de remédios, pudemos enviar uma boa quantidade para eles. Certos de contar com apoio dos irmãos, Atenciosamente, Pr. José Carlos Sgobin Gerente Executivo Missão ATÉ




  Esdras Augusto  _ May 19, 2009  Carta de Noticias - maio/09
 
      Segue nossa cartinha de oração. a versão para impresão esta em anexo.
      que Deus abençoe a todos
      forte abraço
      Esdras,Fernanda e Lara
      
      
      MISSÃO CAIUÁ
“A SERVIÇO DO ÍNDIO PARA A GLÓRIA DE DEUS"
 
“E esta é a confiança que temos ao nos aproximar de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, Ele nos ouvirá. E se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.” (I Jo 5.14 e 15 NVI)
 
 

 
Dourados, maio de 2009
Queridos, confiantes no Deus misericordioso e com o coração grato é que compartilhamos mais um pouco do que o Senhor tem feito por nós e pelos índios nesta região do País.
Sua oração é valiosa demais e uma grande ferramenta para a continuação da obra por aqui.
 
Família: Graças a Deus nossa pequena Lara está crescendo muito bem, alias pequena é modo de falar, com 4 meses está com 8 kg e medindo 68 cm, tem dado muita alegria para nós e para todos que estão nosso redor. Tem participado assiduamente dos cultos na aldeia, fica de colo em colo, todos querem pegá-la apesar de não agüentar ficar muito tempo pelo peso dela. A cada dia fica mais espertinha.  Eu e Fernanda estamos bem mais adaptados a ela.
Agradecemos a Deus pelas orações em nosso favor como família, temos vivido boas experiências.
 
Hospital
Esses dias entrou um paciente que estava com dores na coluna no hospital e passamos a conversar sobre o clima, falta de chuva, aqueles assuntos básicos para puxar conversa. Ele me parecia ser bem tradicional na cultura indígena, mas nos comunicamos bem, mesmo em português.
Ele me falou assim: “Esta falta de chuva vai terminar, pois vou rezar para chover” indaguei para quem ele iria rezar e ele respondeu: “ Existe um deus para cada coisa, um para plantação, um para chuva, uma para o sol e o pai do Messias, cada um tem uma função, impossível um só fazer tudo”. Foi uma boa oportunidade de falar do Poder do único Deus.
Nos empenhamos para nunca perder essa prioridade em nossas vidas dentro do hospital, buscamos sempre melhorar o atendimento, mas sem esquecer do nosso vasto campo missionário, onde muitos desconhecem sobre o verdadeiro Deus.
Temos muita dificuldade no hospital por isso pedimos para que os irmãos estejam clamando mesmo por nós, para que Deus nos supra financeiramente, materialmente, pessoalmente e espiritualmente. Falando nisso oremos para conseguirmos um psicólogo (a)/missionário, acreditamos que seria um grande benção para os missionários, pacientes e funcionários.
 
Congregação Posto Velho
Tivemos um bom inicio de ano na Congregação Posto Velho, que recebeu o nome de Yva Marangatu.
Algumas pessoas voltaram a ficar firmes na fé mesmo nas adversidade, porem, peça ao pai para que não esmoreçam nesta fé que muitas vezes parece fraca. Tivemos um momento bom neste ultimo domingo na comemoração dos dias das mães, onde mais de 100 pessoas estiveram ali. Também temos mais um casal indígena para nos ajudar ali, Jorge e Jucelange eles tem sido uma benção na ajuda com crianças e adolescentes.
 
Missão Caiuá
Queremos compartilhar algo que aconteceu nestes últimos dias. Três adolescentes indígenas encapuzados entraram na casa do Rev. Beijamim e Margarida (diretores da Missão) ameaçaram com faca e levaram vários pertences. Este fato deixou todos assustados. Agradecemos a Deus primeiramente pelo livramento aos nossos queridos irmãos, mas também pedimos por proteção divina a nossas vidas e famílias aqui.
Este fato mostra quão insustentável está o consumo e até trafico de drogas entre os índios, somente a misericórdia de Deus para mudar essa triste situação.
 
Durante muito tempo oramos por um casal mais jovem que viesse fazer parte do corpo de missionários da Missão Caiuá e Deus respondeu nossa oração! Adam e Katie vieram trabalhar nas traduções de historias bíblicas e moram do lado de nossa casa, que grande benção pra nós! Ore por eles também, vieram do Texas-EUA e acabamos de saber que Katie está grávida.
 
No dia de 24/05 fomos convidados para falar sobre a Missão Caiuá em Londrina-PR, que os irmãos possam estar intercedendo por nós nesta viagem e nos cultos que vamos participar.
 
Amados, no mais louvamos a Deus por não nos sentirmos desamparados em nenhum momento, graças as suas orações! Queremos firmar nossos laços de comunhão por isso ficamos muito felizes quando recebemos uma mensagem, email, telefonema, etc, isso nos encoraja muito.
Que Deus honre a todos que se envolvem com o trabalho da Missão Caiuá e que sejam ricamente abençoados.
Um grande abraço a todos!!!
 
Pedidos de oração e agradecimentos
·        Por nossa vida familiar e agradecemos o crescimento perfeito de Lara;
·        Por nosso familiares;
·        Pelo casal americano e seu trabalho na tradução - Adam e Katie
·        Por nossa ida até Londrina-PR
·        Pelo Hospital Indígena para que tenhamos sabedoria na direção e também harmonia entre os funcionários e ousadia para falar do evangelho;
·        Pela Missão Caiuá, seus departamentos (saúde, educação e espiritual);
·        Por proteção de Deus;
·        Por mais obreiros para a Missão Caiuá – missionários profissionais;
·        Pela igreja indígena;
·        Pela Congregação do Posto Velho que os membros tenham uma vida próxima da vontade Deus que sejam firmes em seus propósitos e com uma fé robusta;
·        Por nossos mantenedores;
 
Esdras Augusto H. de Oliveira (Deda) e Fernanda Paiva C. H. de Oliveira e Lara Carvalho de Oliveira
Cx Postal 04 – Cep: 79804-970
Fone: (67) 3427-2377  Dourados- MS
Banco do Brasil – Ag: 4336-2 – Conta Corrente 20920-1
Hospital – Banco do Brasil – Ag. 3153-4 – Conta Corrente 7332-6
 
Dourados, 22 de Agosto de 2011
 Amados irmãos
Saudações em Cristo
   É com prazer que volto a dar minhas noticias.
Estamos bem de saúde, graças a Deus e como sempre na luta que o Senhor nos deu.
O trabalho da Aldeia está muito gostoso, principalmente aos domingos , quando temos um maior número de pessoas, pois nas quartas muitos estão na escola e portanto impedidos de ir.
Um dia um índio raspou sua carroça no meu carro e quase brigamos, pois por estar na aldeia, se achava no direito de fazer tudo e eu sem direito de nada, mas no fim tudo saiu bem.
O trabalho no presídio está muito gostoso. Temos tido decepções, mas sobretudo muitas vitórias. As vezes até pensamos que vamos apanhar de presos lá dentro, mas saímos vitoriosos. O que me agrada é o valor, respeito e importância que o preso dá a figura do pastor.
Quero com todo carinho agradecer pelas ofertas e orações que os amados tem dispensado em nosso favor.
Somente na glória veremos o que o Senhor nos dará como gratidão, mas só o estar com Ele já é tudo!
 Deus vos abençoe rica e abundantemente !
 Pr. Francisco R. Araújo
  Obs: Quero agradecer pelas roupas enviadas. Muito obrigado !
= = =
Dourados, 14 de Setembro de 2011.
Relatório dos trabalhos realizados.
Tenho feito trabalho na aldeia nas quartas e nos domingos.
Nas quartas sempre a audiência é menor porque muitas das crianças estão na escola, mas aos domingos temos tido normalmente em torno de 60 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos.
Nossos índios aqui tem muito problemas com a bebida e não querem nada com Deus.
Chegam a ponto de trocar a cesta básica que o governo lhes dá por corotinhos de cachaça, mas a gente está brigando contra tudo e todos, pra ver se consegue separar alguém deste mundo louco.
Nas terças feiras têm passado o dia no presídio, onde quando vou só chego a fazer 11 a 12 pregações num dia para atender as necessidades.
Tem sido uma experiência fora do normal e estou feliz. Na aldeia outro problema são as Igrejas, dirigidas por pessoas sem o devido preparo e que vivem implantando doutrinas de homens e regras a seguir e eles acham que é isto que os levará para o céu.
Não entendem a liberdade que há em Jesus. Muito obrigado pelas orações e ofertas. Deus vos abençoe rica e abundantemente!
Pr. Francisco R. Araujo

= = =

04/11/2011 Oi amados irmãos, a paz de Cristo!
Estamos aqui na luta que não é fácil, mas que a vitória é certa.
Os trabalhos na aldeia estão correndo normais e estamos planejando batismos para o final do ano,
esperando que o Senhor nos confirme e nos ajude.
Aos domingos nosso trabalho tem alcançado 60 a 70 pessoas.
Agora estou dando dois dias da semana no trabalho de capelania prisional.
Nas terças feiras faço obra evangelistica, tendo realizado sózinho até 10 pregações no dia.
Nas quintas tenho cumprido expediente ficando numa salinha para atendimento pastoral aos presos.
Tem sido uma experiência fora do normal.
 
Pedidos de oração:
Pela transformação de nossos indios aqui. A droga tem alcançado demais a aldeia.
Pela realização dos batismos que programamos.
Pela salvação e transformação dos meus presidiários.
Pela cura dos traumas de minha esposa.
Pela cura da ansiedade e angústia e decepção que me tem alcançado.
 
Obrigado
 
Pr_Francisco


Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm