RIO GRANDE DO SUL - CIDADES
www.uniaonet.com/brsosorio.htm

. OSÓRIO .
Claudio de Souza _ 11/12/2004 : Natal   
 
Papai Noel mora no Pólo Norte... Jesus, em todo lugar.
 
Papai Noel anda num trenó... Jesus voa no vento e anda sobre as águas.
 
Papai Noel vem somente uma vez ao ano. Jesus está sempre presente.
 
Papai Noel enche nossas meias com presentes... Jesus supre todas as nossas necessidades.
 
Papai Noel desce pela chaminé sem ser convidado... Jesus fica na nossa porta, bate e entra em nosso coração.
 
Nós temos que esperar numa fila para ver Papai Noel... Jesus já está próximo quando se menciona Seu nome.
 
Papai Noel nos deixa sentar no seu colo...  Jesus nos deixa descansar em Seus braços.
 
Papai Noel não sabe nosso nome, tudo o que ele pode dizer é: "Olá garotinho ou garotinha, qual é o seu nome"?...  Jesus sabia nosso nome antes mesmo de nós o sabermos.Ele sabe não só o nosso nome, Ele conhece nossa história e futuro e ainda Conhece nosso coração e quantos fios de cabelo temos em nossa cabeça.
 
Papai Noel tem uma barriga que balança como gelatina...  Jesus tem um coração cheio de amor, graça, misericórdia e perdão. Tudo que Papai Noel pode oferecer é:"HO, HO, HO"...  Jesus diz: "Deixe que eu resolvo seus problemas".
 
Os ajudantes de Papai Noel fazem brinquedos... Jesus faz vida nova, consola nosso coração aflito, repara lares destruídos e constrói esperanças.
 
Papai Noel pode fazer-nos um agrado mas... Jesus nos dá alegria com Sua força.
 
Enquanto Papai Noel coloca presentes sob nossa árvore... Jesus tornou-se nosso presente e morreu na cruz por todos nós. É claro que não há comparações. Nós devemos lembrar "Quem é" o Natal, na verdade. Devemos recolocar Cristo no Natal, Jesus ainda é a razão da comemoração.
 
Para muitos, Papai Noel é bom, para nós, Jesus é o melhor.
 
FELIZ  NATAL  E   UM NOVO ANO REPLETO DAS RICAS BÊNÇÃOS DO SENHOR.
 
SÃO OS VOTOS DA FAMÍLIA MISSIONÁRIA


INFORMATCHÊ

  INFORMATCHÊ
 
Informativo Missionário - Projeto Porto Alegre
 
DIRIGIDO AO POVO DE DEUS          Maio / 04
 
MISSIONÁRIOS
A família missionária, oriunda do Rio de Janeiro, . São adotados pela 1ª Igreja Batista em Ricardo de Albuquerque e nomeados pela JMN.  
Estão  no campo gaúcho há mais de 11 anos  trabalhando na  plantação de igrejas.
Consolidaram o trabalho na cidade de Vacaria e organizaram a igreja de Osório.
NOVO PROJETO
 A Missão Cefer  conta com 7 irmãs  e 1 irmão.  Com  nossa chegada perfazemos um total  de  12 pessoas.Tem como igreja mãe a Igreja Batista Central de Porto Alegre. A Vila CeferII localiza-se no bairro Jardim Carvalho que tem cerca de  30 mil habitantes e  não tem nenhuma  igreja batista.
A  CIDADE
Porto Alegre,  a capital do Rio Grande do Sul com 1milhão e 360 mil habitantes;  tem apenas 12 igrejas batistas. A cidade tem o maior contingente espírita do Brasil. Muitos, são os bairros sem a presença dos batista e, muitos são os gaúchos que não conhecem o amor de Deus.
 INTERCEDAM 
1– Adaptação de nossa  família.
 
2– Integração dos novos decididos. 
 
3– Pelos irmãos de nossa Missão.
 
4 – Conversão dos moradores do bairro.
5 - Parceria com     a Igreja mãe e pela igreja adotante.

                                                                       
 PENSE NISSO
 
" O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos." Pv 16:9
--------------------------------------------------------------------------------
 
ACONTECEU
 
ü  Homenagem às Mães- Por ocasião do dia das mães realizamos um chá com o propósito de conhecer algumas senhoras do bairro. Tivemos cerca de 40 senhoras que ainda não receberam Jesus em suas vidas. A programação constou de música, meditação sobre a vida de Ana, dinâmicas e ao final um gostoso chá com quitutes muito apreciáveis preparado por nossas queridas irmãs. Algumas dessas senhoras já estão visitando nossos cultos.
 
 ü  Jantar de Casais-  Esse foi outro evento marcante. Aproveitamos que estávamos no mês da família para apresentarmos a proposta bíblica para os casais: Famílias unidas com Cristo Jesus. A participação foi ótima e todos elogiaram o evento. Estamos estreitando o relacionamento com alguns desses casais e começamos a realizar estudos da Bíblia em seus lares. Alguns desses já manifestaram o desejo de seguir Jesus em nossos cultos
 
--------------------------------------------------------------------------------
 
EVANGELIZAÇÃO
 
ü      Estudos Bíblicos - Deus tem aberto as portas para a evangelização através dessa ferramenta. No mês passado começamos esse trabalho com o esposo de uma de nossas irmãs. Atualmente, estamos presentes em nove lares apresentando Jesus como única esperança.
 
ü  Mala Direta- Estamos indo de porta em porta comunicando à comunidade o nascimento de uma igreja batista no bairro através de uma carta-convite. As pessoas estão nos recebendo bem e esperamos que o Espírito Santo possa levá-las ao culto.
 
ü  Testemunho Pessoal- Toda semana estamos nas ruas abordando os transeuntes com uma porção da boa Palavra e testemunhado aquilo que Deus tem feito em nossa vida.
 
ü   Evangelismos Infantil - Todas as terças e quartas temos um excelente trabalho com as crianças. As terças feiras o número de crianças tem chegado a 30 e o interessante é que algumas delas estão migrando para nosso culto vespertino. 
 
ü   Multiministério - Sob a tutela de uma preciosa irmã da igreja-mãe, continuamos esse maravilhoso trabalho. Temos aproveitado para evangelizar as participantes.
 
--------------------------------------------------------------------------------

PAM BRASIL
 
ü   Parceria 1 - Não poderíamos deixar de agradecer à Primeira Igreja Batista em Ricardo de Albuquerque - RJ, que tem sido fiel em nossa adoção desde quando chegamos ao campo missionário, bem como a nossa Igreja-mãe, Igreja Batista Central de Porto Alegre, que a medida do possível tem ajudado na manutenção da Missão Cefer. 
 
ü Parceria 2 - “Dêem-nos as ferramentas, e nós acabaremos a obra”. (Winston Churchill expressou isso por volta da 2a Guerra mundial.) Com esse espírito a Igreja Batista  Boas Novas de Ituitaba - MG, nos presenteou com dois mil folhetos evangelíticos para nos ajudar na evangelização dos Porto Alegrenses.  Obrigado!
 
ü Parceria 3 - Você também pode ser um parceiro de missões: orando, nos visitando, e ajudando a equipar a Missão Cefer. 

MISSÃO CEFER _ A Missão Cefer conta com 7 irmãs e 1 irmão. Com nossa chegada per- fazemos um total de 12 pessoas. O bairro tem cerca de 30 mil habitantes e não tem nenhuma igreja batista. MISSIONÁRIOS A família missioná-ria é oriunda do Rio de Janeiro. Constituída pelo Pr. Claudio, sua espo-sa Marly de Souza e seus filhos Matheus e Thalita de Souza. São nomeados pela JMN e atuam no campo gaúcho há 11 anos. Deram autonomia a duas igrejas no Estado, organizando uma delas. CIDADE Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul com 1milhão e 360 mil habitantes, tem apenas 12 igrejas batistas. A cidade tem o maior contingente espírita do Brasil. Muitos são os bairros sem a presença dos batista e muitos são os gaúchos que não conhecem o amor de Deus.

ORAÇÃO
1– Adaptação de nossa família.
2– Projeto em fase de elabo-ração.
3– Pelos irmãos de nossa Missão.
4 – Conversão dos moradores do bairro.
5 - Parceria com a Igreja mãe. PENSE NISSO "É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar no homem." Sl 118:8.

ACONTECEU:
ü 1º Culto Evangelístico
- Foi na sexta-feira do Calvário quando nos reunimos para louvar a Deus pela morte e ressurreição de Jesus.
Naquele dia a capela estava lotada e tivemos um bom grupo da igreja-mãe participando: os jovens cantaram, o pastor saudou a Missão e deu as palavras de boas-vindas, alguns irmãos louvaram a Deus com participação musical e ainda outros contribuíram muito com a presença.
Após a mensagem franqueamos a oportunidade para os visitantes receberem Jesus em suas vidas e três jovens senhoras se manifestaram.
Foi um culto muito agradável, de comunhão, crescimento espiritual e pregação da Palavra de Deus para alguns que ainda não conhecem a Cristo.

ü Eventos Com Americanos
- A igreja batista Central em Porto Alegre estendeu o projeto da cidade de Eldorado do Sul para a Missão Cefer.
Em dois finais de semana tivemos a participação dos nossos irmãos da outra América em nossas programações.
No culto, tivemos um bom número de visitantes, inclusive o presidente da associação dos moradores e membros da diretoria.
Os americanos puderam sentir quão grande é o desafio de plantar uma igreja na capital gaúcha.
Outro evento que eles participaram foi o evangelismo infantil, onde tivemos um bom número de crianças, que ouviram a Palavra de Deus e aprenderam a fazer trabalhos manuais com nossos amáveis irmãos.

ü Discipulado
- Iniciamos nosso trabalho junto ao pequeno grupo com o estudo do livro "Conhecendo Deus e fazendo sua vontade".
Esperamos que as lições possam levar os irmãos a um maior compromisso com o reino e proporcionar grandes experiências com o Senhor.

EVANGELIZAÇÃO
ü Primeiros contatos
- Durante o primeiro mês de trabalho começamos a fazer amizade com a comunidade local.
Estamos buscando aproximação com alguns jovens do bairro através de uma conversação amistosa.
Alguns deles quando nos encontram já nos cumprimentam. Esperamos estreitar o relacionamento para anunciar as Boas Novas.
Outro expediente que temos usado é visitar os parentes, tantos dos membros, como dos freqüentadores.

ü Estudos Bíblicos
- Realizamos o nosso primeiro estudo bíblico com o esposo de uma de nossas irmãs. Ele tem demonstrado muito entusiasmo e interesse pela Palavra Deus.

ü Folhetos Evangelístico
- Modelo de pré-evangelização que apreciamos para divulgar nossos cultos e aproveitar para dar testemunho pessoal. Toda semana estamos nas ruas abordando os transeuntes com uma porção da boa Palavra.

ü Evangelismos Infantil
- Todas as terças e quartas temos um excelente trabalho com as crianças.
As terças feiras o número de crianças tem chegado a 30 e o interessante é que algumas delas estão migrando para nosso culto vespertino.

ü Multiministério
- Sob a tutela de uma preciosa irmã da igreja mãe, a Missão Cefer tem promovido curso de manicure para algumas senhoras da comunidade. Aproveitamos e realizamos uma devocional.
Já estivemos na casa de algumas que aceitaram nossa visita e tivemos a grata satisfação de ter três delas em nosso culto. COMIN 5/2004

= = =

INFORMATCHÊ FRENTE MISSIONÁRIA ALCANÇA AUTONOMIA NO RIO GRANDE DO SUL. NOTA O objetivo principal dos missionários da JMN é organizar igrejas autônomas que sejam autosustentadas e autodirigidas. MISSIONÁRIOS A família missionária, oriunda do Rio de Janeiro, é constituída pelo pastor Claudio, sua esposa Marly de Souza e seus filhos Matheus e Thalyta de Souza, nomeados pela JMN. A família atua no campo gaúcho há mais de 10 anos, sendo que há 4 anos e 11 meses na cidade de Osório. A CIDADE Osório, uma cidade de origem açoriana com 33 mil habitantes e localizada a 100 km de Porto Alegre. A IGREJA Nossa igreja foi organizada em novembro de 2002 e tem 48 membros. Nosso desafio é que ela se torne uma igreja auto-sustentada.

PEDIDOS DE ORAÇÃO:
1– Integração dos novos decididos.
2– Pela conversão das pessoas que estão estudando a Bíblia.
3– Pela liderança da Igreja.
4 – Pela Congre- gação na cidade de Tramandaí.
5 - Pelo seu novo pastor PENSE NISSO " Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe? (Je 23:23) ...

ACONTECEU
ü INICIO.
Em 20 de março de 1999 assumimos a frente missionária em Osório com 15 irmãos. Desses, nove permanecem fiéis. Além do trabalho difícil devido às questões culturais, encontramos um templo que precisava de cuidados. Não havia uma sala para reuniões e nem casa pastoral. Desde então tínhamos muito que trabalhar, muito que chorar e orar aos pés da cruz. Hoje temos 48 membros e no dia 20 de fevereiro o novo pastor estará chegando para assumir a Primeira Igreja Batista em Osório. (PIBO).

ü Patrimônio
- Foram muitas as vitórias nessa área:
Pintamos o templo, colocamos o forro, construímos o tablado do púlpito, o batistério, um banheiro, compramos 100 cadeiras para templo e 3 para o púlpito , equipamento de som, tela e estante para retorprojetor, mesa, gasofilácio,etc. Atrás do templo deixamos um prédio de 360 m2.
No primeiro andar temos salas, gabinetes pastoral, banheiros, salão de festa e cozinha mobiliada.
Na parte superior, uma linda e aconchegante casa pastoral.

ü Administração
- A igreja tem seus livros de tesouraria e de Atas com abertura e fechamento, Boletim Dominical, fichário com rol de membros, quadro de dízimos e suas plantas assinadas e arquivadas. Funcionam EBD, Jovens, MCA ,Mensageiras do Rei e Amigo de Missões, além dos ministérios (Evangelismo, Louvor e Ação Social)

ü Os Frutos
- Eis algumas experiências de conversões:
Irmã Dora e Família - Seu filho de cinco anos após participar de algumas reuniões na programação infantil convidou sua mãe para nos visitar, ela querendo sair pela tangente disse que não iria, pois a igreja só tinha crianças, ao que o menino de pronto replicou: "Não mamãe lá tem a tia Marly, um homem grande que é o pastor e algumas velhas que ficam sentadas nos bancos da igreja." Com essa resposta hilariante e desafiadora ela nos visitou e se converteu com toda a sua casa ao Senhor.
Daiane - Esse foi um teste de persistência. Logo que chegamos a cidade conhecemos essa jovem.
Ela é muito ativa, inteligente e capaz.
Começamos estudar a Bíblia com ela e ficávamos entusiasmados, pois ela assimilava o ensinamento com muita facilidade, começou a nos visitar, contudo não passou disso, realizamos todos os estudos que tínhamos com ela e nada dela se converter.
O tempo foi passando a jovem casou, construiu família, adquiriu residência mas procuramos manter as portas abertas e de quando em vez conversávamos com ela.
E foi somente no final de 2003 que ela entregou sua vida a Jesus. Agora falta o seu marido.

Família Cabral
- Quando fui convidado para dar uma palestra numa das escolas da cidade, estávamos estudando o livro Conhecendo a Deus e Fazendo Sua Vontade.
Então conclui que bastava me ajuntar a Deus, pois Ele estava dirigindo esse negócio. E estava mesmo! Logo que terminei de falar para os professores sobre liderança e auto-estima uma professora me solicitou que eu visitasse sua família.
No dia marcado eu e Marly estávamos lá.
Depois de algumas visitas os laços de amizade foram se estreitando. Realizamos vários estudos bíblicos e eles fizeram sua decisão por Cristo.
Valter ,o anfitrião é filho de pastor e estava afastado; sua esposa ir. Márcia era Católica e afeiçoada a doutrina espírita e, seu filho Ricardo, um jovem muito dinâmico. Esses queridos irmãos foram nossos últimos batismos em Osório

ü Providência Divina
- O tempo que aqui passamos experimentamos as resposta de Deus às nossas orações.
A cada avanço Deus se fazia socorro bem presente diante dos grandes desafios, usando irmãos de perto e de longe.
Procuramos não pedir nada a ninguém, não por orgulho ou vaidade, mas para aprender a confiar em Deus, entendemos que a fita métrica de Deus é do tamanho de nossa fé.
Não tenho aqui como relacionar aqueles que nos ajudaram, mas fica nossa imorredoura gratidão a estes abnegados amantes de Missões e ao Senhor Jesus tributamos todos os méritos, honra e lauréis. Quanto a nossa família, fizemos apenas o que nos foi mandado. Que o Senhor nos abençoe em nosso próximo desafio em Porto Alegre.
= = =
 
Informativo Missionário - PIB Osório - OUTUBRO/2003  ano III
 
DIRIGIDO AO POVO DE DEUS     
 
MISSIONÁRIOS
A família missionária, oriunda do Rio de Janeiro é constituída pelo pastor Claudio,  sua esposa Marly de Souza e seus filhos Matheus e Thalita de Souza, nomeados pela JMN.    A família atua no campo gaúcho há mais de 10 anos, sendo  que há 4 anos
e 8 meses na cidade de Osório.
A  CIDADE
Osório, uma cidade de origem açoriana com  33 mil habitantes   e localizada a 100 km de Porto Alegre.
      A IGREJA
 Nossa igreja foi organizada em novembro de 2002 e tem 46 membros. Nosso desafio é que ela se torne uma igreja auto-sustentada.
 
PEDIDOS DE ORA- ÇÃO:
 
1– Integração dos novos decididos.
 
2– Pelo nosso novo campo de trabalho no inicio do ano que vem.
 
3– Pelo processo de sucessão pastoral.
 
4 – Pela Congre- gação  na cidade de  Tramandaí.
 
5 - Pela Construção da casa Pastoral.
 
 
   
 
                                                                       
 PENSE NISSO
 
 "Nisto se manifestou o amor de Deus em nós, em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo,  para vivermos  por meio dEle." (1 João 4:9)
 
 
--------------------------------------------------------------------------------
 
 
OBJETIVO QUASE ALCANÇADO
 
ü REALIZAÇÃO -  A Igreja ao enviar o missionário ao campo, espera que ele cumpra sua missão que é plantar uma igreja em lugares muitas vezes inóspitos, sem muitos recursos e principalmente onde o Evangelho não tinha prosperado. Por sua vez, o missionário sente-se realizado quando ele consegue cumprir a determinação do Mestre depois de tanto mourejar;  em sua imensa fidelidade o Senhor da seara abençoa o trabalho  com frutos que permanecem. Essa tem sido a experiência que temos vivenciado no campo missionário. Após 4 anos e 8 meses em Osório podemos dizer com alegria que nosso ministério tem chegado ao fim por termos realizado  a missão que nos foi confiada: a igreja está chegando à sua autonomia.
 
 
ü IGREJA -  Entendemos que uma igreja precisa crescer em todos os aspectos. Desta forma, procuramos implementar um trabalho que resultasse amadurecimento e compromisso da parte dos membros com a obra de nosso Deus. Hoje a igreja é bem conhecida em nossa comunidade e aos poucos vem crescendo numericamente. Os cultos têm sido muito agradáveis, com a presença de freqüentadores e visitantes. A visão missionária também é outro fator que sempre damos ênfase e o resultado é que nossas ofertas têm sido expressivas,  ajudamos financeiramente uma seminarista em nossa Congregação na cidade de Tramandaí, participamos do plano de adoção missionária no Estado e temos jovens que se preparam para ingressarem no seminário com intuito de irem para o campo missionário. Em nossa igreja 95% dos membros são dizimistas , mesmo sendo irmãos humildes e ganhando um pouco mais de um salário mínimo. Temos orado e ensinado o povo a ser feil a Deus ; com isso poderemos sustentar o novo obreiro que assumirá no inicio do ano a PIB em Osório.  
 
 ü CASA PASTORAL -  Construímos não porque nos deleitamos em construir, mas pela necessidade que nos é imposta. Com a casa pastoral pronta a igreja não vai pagar aluguel e poderá canalizar os recursos na manutenção  do novo obreiro. Nossa estratégia de construção chama-se FÉ. Durante os meses de outubro e novembro colocamos o telhado, começamos a rebocar a casa, compramos as aberturas e estamos pagando os pedreiros. Sendo assim, estamos gastando aproximadamente nesse período R$ 9.000,00 ( Nove mil reais). Não temos nenhum fundo de reserva, mas temos no céu um banco que nunca "quebra".  Uma vez li a biografia de George Müller e hoje temos saboreado experiências semelhantes àquele gigante na fé. Alguns podem falhar com sua visão míope, materialista e até muitas vezes demonstrar uma visão mesquinha , mas Deus é Fiel e levanta pessoas de longe que nos procuram para ajudar . A casa está em fase de acabamento e cremos que a deixaremos pronta para a nova família pastoral.  
 
ü SUCESSÃO PASTORAL -  A igreja está mobilizada nessa tarefa. Uma vez dando posse ao novo obreiro entregaremos à denominação mais uma igreja autônoma, ou seja, uma igreja que começará a não depender financeiramente de nossas instituições. Logo, estaremos deixando a cidade e sendo enviado para onde o Senhor nos mandar.  

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com