www.uniaonet.com/astlestediv02.htm
TIMOR LESTE - DIVERSOS/02 - 12/05/2009

15-12-2005 9:21:00.  Fonte LUSA.    Notícia SIR-7575852
Temas:  sociedade timor-leste infância
 
Timor-Leste:Metade dos menores 18 anos sofre subalimentação moderada ou
grave
 

Díli, 15 Dez (Lusa) - Cerca de metade dos menores de 18 anos em
Timor-Leste apresenta sinais de subalimentação moderada ou grave, de
acordo com o Relatório da UNICEF sobre a Situação Mundial da Infância.
 
O documento, apresentado hoje em Díli pelo Presidente Xanana Gusmão e
pela representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF),
Shui-Meng Ng, destaca que Timor-Leste "está presentemente diante de uma
emergência silenciosa".
 
"É urgentemente necessário estender a mão a essas crianças e garantir
que tenham uma qualidade de vida e um futuro construídos a partir dos
recursos naturais e oportunidades que surgem à nova geração", salienta o
relatório sobre Timor-Leste.
 
As estatísticas relativas à mortalidade de menores de cinco anos colocam
Timor-Leste - o mais jovem país do mundo que teve a sua independência
reconhecida pela comunidade internacional em 2002 -, em 56º lugar entre
os 192 países e territórios abrangidos pela lista.
 
A taxa mais baixa é apresentada por Singapura e a mais elevada, em
primeiro lugar, situa-se a Serra Leoa.
 
A frieza dos números expõe as debilidades de Timor-Leste, país que ficou
apenas com 20 médicos quando restaurou a independência em 2002 e que é
considerado um dos 20 países mais pobres do mundo e o mais pobre no
Sudeste Asiático.
 
Com perto de um quinto dos cerca de 920 mil habitantes a sobreviverem
abaixo da linha de pobreza, auferindo diariamente menos de um dólar (83
cêntimos de euro), o país apresenta ainda o facto de apenas menos de um
terço da população ter acesso a água potável.
 
Para fazer face a um Produto Interno Bruto "per capita" de apenas 430
dólares (358 euros), o Governo timorense dedica à saúde 14 por cento
total da despesa total, na educação esse valor fixa-se em 22 por cento,
medidas orçamentais que contribuirão para a erradicação da extrema
pobreza e da fome, partindo de reduções anuais de 2,73 por cento, até
2015.
 
O Estudo sobre Demografia e Saúde, conduzido em 2003 pelo Programa da
ONU para o Desenvolvimento (PNUD), concluiu que, no período entre 1989 e
1993, a taxa de mortalidade de menores de cinco anos era de 165 por mil
nados vivos.
 
Os esforços conjuntos das agências das Nações Unidas e do Governo
timorense permitiram que aquele valor, relativo ao período 1999 e 2003,
descesse para 83 por cada mil nado vivos.
 
O objectivo assumido pelas autoridades passa pela redução daquele valor
em dois terços até 2015.
 
EL.
 
Lusa/Fim


www.jmm.org.br A missionária Silvânia chegou bem ao mais novo campo missionário da JMM – Timor Leste. Agradeça a Deus essa grande bênção e interceda pelo estabelecimento da missionária e pelo início do seu ministério.PIM/27 - SET/05
 

Boletim 03 3336, Marvin D. Love Fwy # 132
Dallas TX 75224 USA
Fone: (1) 214 438-2732
Banco do Brasil
Ag. 1863-5 c/c 18438-1
Bank of America
Account # 0047 8846 8383
Yogyakarta , 01 de Junho de 2005.
 
Transform Indonesia - 2005 !!!
Depois de algum tempo com a Lagoinha e família no Brasil, Claudinha retornou aos Estados Unidos, de onde seguimos juntos para Jakarta, na Indonesia. Ali participamos de uma Conferência Internacional, Transform World Indonesia-2005,  onde havia 55 países representados, reunidos em oração, para desenvolver relacionamentos e também compartilhar o que o Senhor tem feito em cada canto dessa Terra.
Transform World tem como alvo não apenas identificar onde o Espírito Santo está se movendo no mundo mas, aprender com aqueles que estão vivendo esse mover de Deus. Essa foi uma das razões pela qual o Diante do Trono foi convidado; muitos países tem sido impactados com o mover do Senhor na área de louvor e adoração em nossa nação. Ana Paula pode ministrar com muita graça sobre o que o Senhor tem derramado no Brasil, usando tanto a lingua Indonésia quanto o Inglês; foi surpreendente.
Deus nos dirigiu em tudo. Claudinha participou do Focus Group de adoração e o Josué participou do Focus Group de Missões. Ali, entre tantos líderes, ele pode conhecer um líder com um Projeto Missionário que "simplesmente" tem
desafiado todas as igrejas de Cingapura para adotar vilas no Timor Leste.
Pudemos também compartilhar nossos sonhos para Timor e nosso coração logo se identificou para somarmos forças.
Durante esses encontros coisas tremendas aconteceram, dentre elas, um momento de reconciliação entre nações. Ali havia um pastor do Japão que ainda não entendia porque Deus havia colocado em seu coração para viver na Indonésia. Naquele momento ele compartilhou que relutou com a  mudança, pois ele amava seu país, mesmo diante da dureza do coração do seu povo para o Evangelho.
Na conferência o Senhor o mostrou que a forma dele abençoar o Japão seria indo às nações que o exército japonês oprimiu, principalmente durante a segunda mundial e pedir perdão, liberando cura para ambas as nações. Ao ouvirmos a sinceridade daquele pastor, todos naquela sala entendemos o mover do Senhor, e não demorou muito até que os líderes representantes de cada nação do sul da Ásia também se levantassem e rodeassem aquele pastor japonês; alguns até confirmavam com lágrimas a dor das lembrancas que ainda tinham da guerra..O facilitador desse momento de reconciliação confirmou a presença de representantes de todas as nações sul asiáticas, faltando apenas a  representacao do Timor Leste. Ao ouvir isso, não pude me conter, fui até o facilitador e expliquei que mesmo não sendo timorense gostaria de representar Timor Leste naquele momento profético. O pastor japonês orou pedindo perdão e nações também oraram liberando o perdão e abençoando o Japão. Foi remendo !!! Um privilégio poder representar o Timor em um momento tão importante.
O último dia da Conferência Internacional aconteceu num estádio que reuniu cerca  de 150.000 pessoas de várias igrejas e países; houve transmissao via rádio e televisão em rede nacional e o mesmo evento aconteceu em mais de 44 cidades simultaneamente. Valeu todo o esforço no trabalho de tradução; principalmente ao ouvir músicas do Brasil cantadas em uma outra nação, na linguagem daquele povo.
Foi uma demonstração de amor à qual todo um estádio respondeu cantando e dançando com muita alegria.
Logo após a Conferência Internacional, iniciou-se a Conferência Nacional de Oração. Intercessores, pastores e líderes de igrejas indonesianas se reuniram em várias cidades do país com o mesmo propósito. Novamente, o grupo Diante do Trono ministrou louvor na capital, Jakarta, e o pastor Márcio ministrou a palavra.
Essa experiência foi uma resposta de oração que fizemos em 2003, em outra conferencia nacional, onde pedimos ao Senhor que criasse laços entre a Indonesia e o Brasil, que fossemos canais pra isso acontecesse. Louvamos a Deus por ver a sensibilidade brasileira em trazer um louvor contextualizado.
Louvamos ao Senhor pelo milagre de podermos participar desse ato profético de ver as nações se reunindo para exaltar o Nome do Rei Jesus.
Logo estaremos compartilhando um pouco mais desse nosso tempo na Asia.
Timor pra Cristo,
Josué e Claudinha
= = =
 - - -
Josue Santos _ Boletim 03    4 Jun 2005  Estamos enviando nossa ultima carta de oracao em anexo. Favor nos informar  caso voce teve alguma dificuldade em abrir o arquivo pdf, contamos com suas oracoes.
Um grande abraco... cheio de saudade.
Timor pra Cristo
- - -
www.uniaonet.com/siloe.htm Caros irmãos resolvemos repassar seu e-mail para alguns intercessores foram momentos tremendos no agir de Deus que a Ele seja dada toda a Honra e Louvor. Família Taborda Siloé Ministério em Missões.

Povo exige imediata remoção do primeiro-ministro

Díli, 25 Abr/05 (Lusa) - Os bispos católicos de Timor-Leste exigiram hoje a
"imediata remoção" do primeiro-ministro Mari Alkatiri e a indigitação deum novo chefe de governo.

Em carta enviada a Francisco Guterres "Lu-Olo", presidente do ParlamentoNacional e do partido maioritário FRETILIN, os dois bispos, D. AlbertoRicardo da Silva (Díli) e D. Basílio do Nascimento (Baucau), justificama exigência da demissão com "a actual situação social, económica e política".

É a primeira vez que os dois bispos timorenses exigem de forma tão clara e veemente a demissão de Mari Alkatiri.

Apelando ao Comité Central da FRETILIN e aos deputados para que tomem uma posição que leve à substituição do chefe do governo, os dois bispos salientam que "os cidadãos deste país não se sentem identificados com o modelo de sociedade que este governo quer impor", o qual consideram nada ter a ver com a realidade cultural, social e histórica dos timorenses.

"O profundo sentimento deste povo anónimo, que espontaneamente e em massa, aderiu, secundou e apoiou profundamente os protestos da Igreja Católica, leva-o a formular um pedido ao Partido FRETILIN, com maioria parlamentar, que decida a imediata remoção do actual primeiro- ministro e o seu governo, e indigite um novo primeiro-ministro, que imediatamente formará governo", sublinham.

A divulgação da carta foi feita no final de um encontro que juntou hoje no Palácio do Governo uma delegação da igreja com outra do governo, liderada pelo ministro da Saúde, Rui Araújo.
EL.
Lusa/Fim

www.mcmpovos.com Missão Cristã Mundial
5/4/05 Pedido de Oração
Amados em Cristo!
Estou instalando-me no Timor Leste, a principio estarei desenvolvendo um trabalho muito importante para aquele país junto ao Governo timorense, que é a elaboração do Código de Leis Trabalhista do Timor Leste e a Lei das Ong's que irão atuar no Timor.
 
Deus abriu essa porta para que um Cristão estivesse trabalhando junto com a comissão que vai desenvolver tais leis e creio que é uma grande oportunidade para lutarmos por leis justas tanto para trabalhadores quanto para Empregadores e para as Organizações que poderão apoiar na reconstrução do país. Contudo, outra porta importante é que o Evangelho poderá ser pregado para as autoridades, pois terei contato com Ministros e, talvez, até mesmo com o Presidente Xanana Gusmão.
 
Orem por esses motivos, para que Deus nos capacite cada dia mais em sua sabedoria para que façamos parte da construção de uma nação justa e, em Nome de Jesus, com seus governantes tementes ao Senhor.
 
Tenho certeza de que posso contar com vocês, e desde já agradeço as orações por esses propósitos.
 
Um forte abraço, com as orações do seu irmão em Cristo _ José Ricardo

Fabiana de Jesus _ 18/01/2005 Por favor missionários do Timor Leste entrem em contato comigo,queria aproveitar esta oportunidade (leim anexo) para trabalhar com evangelização aí no Timor,já me inscrevi, estou orando e aguardando que puder me dar uma força,
Sou professora graduada de lingua  portuguesa , gostaria de saber como atender
as pessoas do Timor Leste em relação ao ensino e/ou alfabetização da Lingua Portuguesa,pois fiquei sabendo que a área de Educação esta clamando por professores
brasileiros para o ensino deste idioma,achei uma oportunidade tremenda para evangeliza-los.Entre em contato comigo,já fiz inscrição aqui no Brasil atraves de um site que estavam cadastrando professores de Lingua portuguesa e outras disciplinas para trabalharem no Timor Leste .
Grata, estou orando

Fabiana, Graça e paz. A AME envia obreiros voluntário para Timor Leste onde tem pré-escola. O contrato mínimo é de 3 anos. Se quiser saber mais informações (requisitos, etc.), enviaremos informativos.
 Que Deus continue a dirigir a sua vida. Em Cristo, AME 

www.timbralink.com.br R: Guilherme Pugsley, 1959  apt. 23-C
         Curitiba, PR  CEP.  80620-000   Fone: (55) 41 345-9011
         Banco do Brasil :    Ag. 1863-5    C/c  18438-1
Info/08 _ Brasil, 15 de Janeiro de 2005.
 
Divulgação do Projeto
Passamos os dois últimos meses priorizando a divulgação do projeto Timor
– Ampliando a Visão. Rodamos cerca de 7.000 quilômetros nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Brasília e Espírito Santo visitando igrejas, amigos e familiares. Louvamos a Deus pela hospitalidade e pelo interesse nos desafios para Timor.  
Agora estamos na fase de consolidação de parcerias; temos fé que o Senhor já tem separado os que estarão conosco nessa jornada de cinco anos, seja como intercessor ou mantenedor. Já estamos descentralizando nossa casa, vendendo coisas, doando a maioria.  
Culto de Consagração Pastoral
Queremos convidá-los a participar conosco de um momento ministerial muito especial. O Senhor nos tem chamado para o ministério pastoral, e a liderança de nossa igreja local tem confirmado esse chamado, nos consagrando a pastores. Temos recebido essa nova fase com muito temor e tremor diante do Senhor.  
O culto será nesse próximo domingo, dia 16/01/2005, às 10:00 da manhã, na Chácara Maanaim. Estamos adicionando um mapa indicando o caminho. Você pode nos dar uma ligadinha pra obter informação-3459011 ou, p/ Pr Quico, 679-4962. Ficaremos felizes de te encontrar lá.
  Tempo de Retornar ao Campo
Após dez meses no Brasil, servindo ao Senhor em nossa igreja local e desenvolvendo o projeto de retorno ao Timor Leste, o Senhor preparou um início de ano diferente pra gente, antes de retornar ao campo missionário.
  Estaremos fazendo um treinamento pastoral e uma reciclagem missionária na escola que já tínhamos estudado antes, CFNI, em Dallas. Muitos milagres já aconteceram, como bolsa de estudo, visto de estudante, oferta das passagens, entre outras coisas, confirmando que essa era a porta que o Senhor tinha aberto.
  Estaremos saindo de Curitiba neste domingo, para um curto período de 4 meses em Dallas, seguindo então para Timor Leste. Queremos agradecer de uma forma especial à nossa família, igreja local e amigos que foram tremendamente usados por Deus pra que essa viagem se tornasse realidade. A porta que Deus abre, ninguém pode fechar.
  Continuaremos essa jornada na força do Senhor e seguindo sempre para o que Deus tem preparado.
Timor pra Cristo,    
Josue & Claudinha
Bralink -  Empreendimentos Humanos
Rua Guilherme Pugsley, 1959 apt. 23-C
Curitiba -  Pr     80620-000
Brazil
(55) 41 345-9011
- - - -
http://www.uniaonet.com/siloe.htm Ficamos felizes como tantas novidades queremos antes agradecer os convites mais infelizmente não poderemos comparecer desta vez na sua despedida e ordenação, pois a Débora ainda está com 25 dias e não queremos sair muito com ela espero que compreendam. Que Deus continue a usá-los na sua obra, estou enviando seu e-mail para alguns amados que têm nos apoiado em oração. Um grande abraço e esperamos um dia poder conversar de novo se não for agora quem sabe nos céus.... Marcelo/Ellen e Débora Taborda Siloé Ministério em Missões. 13/01/2005

www.capes.gov.br Capes seleciona profissionais para programa de qualificação no Timor-Leste A Capes, do MEC, vai selecionar até 50 bolsistas, em todas as áreas do conhecimento, para o desenvolvimento de pesquisa e qualificação de docentes de diversos níveis das escolas no Timor-Leste. Os candidatos devem ter nacionalidade brasileira As áreas consideradas prioritárias são: letras - língua portuguesa, matemática, biologia, física, química, educação e administração. É recomendada experiência docente. Os selecionados receberão bolsa concedida pela Capes, no valor mensal de US$ 1,100. Terão direito, também, a seguro saúde; auxílio instalação, pago no Brasil; e transporte aéreo Brasil/Timor-Leste/Brasil. Os interessados têm prazo até 20 de janeiro de 2005 para o encaminhamento à Capes, via correio eletrônico (edital.cgci@capes.gov.br) , de currículo e carta solicitando a candidatura. O Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa foi instituído pelo Decreto nº 222 de 19/11/2004, sendo desenvolvido em conjunto pela Capes e pelo Ministério da Educação, Cultura, Juventude e Desporto do Timor-Leste. (Fátima Schenini, da assessoria de comunicação da Capes)

www.juvep.com.br : MISSÃO JUVEP Dunalva de volta ao Timor
A Missionária Dunalva Coelho retornará para Timor Leste no dia 18 de outubro/2004 . Durante os meses de estada na “pátria amada” ela viajou para algumas cidades, visitou amigos, familiares, irmãos na fé, igrejas, etc, compartilhando do seu abençoado ministério no Timor, principalmente na área de educação, treinamento, ações sociais com as mulheres timorenses e evangelização. Ore por sua viagem, que dura quase três dias, e por provisão para o pagamento de seu plano de saúde, que custa em torno de 1.200 dólares

8 Sep 2004 : missoes     Olá Graca e Paz!!! 
Meu nome é Adilson Fritz, moro e estudo na Alemanha. Eu dirijo Esma - Movimento Estudantil de oracao por missionários. O Senhor tem acendido uma chama de missoes em meu coracao. E Timor Leste tem sido um pais que Deus me colocou no coracao. Mas preciso de algumas informacoes a mais. Até que ponto já existe missoes? Quais agencias? Que trabalhos voces realizam lá? etc..  Por isso se for possível entrem em contato comigo, um abraco  vosso irmao em Cristo  Adilson Fritz _ Germany

Meus caros Não sei se conhecem esta página da internet que merece ser divulgada. O Brasil e Portugal, assim como outros países lusófonos não podem continuar a "dormir na forma" enquanto a nossa língua é silenciada para benefício da "língua americana", no território de Timor através da acção das Nações Unidas ao serviço do imperialismo norte americano. Como evangélico, não posso deixar de perguntar: E os nossos missionários evangélicos em Timor, em que língua divulgam o Evangelho ? É na língua original do povo timorense? É em português, a sua língua oficial ? Ou em inglês ? Veja e divulgue http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=524&catogory=Manchete _ Camilo/Portugal

Isaías _16/05/2003 Brasil - Amazonas - Manaus - Missionário Isaías: Peço oração a todos vocês. Estarei viajando em agosto do corrente ano, para Timor Leste, com o objetivo de ser usado no trabalho do Senhor. Orem para que Deus me conceda vitória. Tenho 23 anos _ COMIN73

Ig.Adventista _ 16-12 Pr. Ronaldo Custódio: "Prezados Irmãos: Os rumores que estão circulando no Brasil não são verídicos. O que de fato aconteceu, foi que no dia mais crítico das manifestações populares em Timor, eu e minha filha fomos levados por soldados para uma base militar, por medida de segurança até que o tumulto passasse e pudéssemos retornar para casa. Eu e minha família continuamos seguros nas mãos de Deus. Lembranças a todos e, por favor, continuem orando pelo trabalho de evangelização aqui, pois é muito difícil. Abraços, Pr. Ronaldo Custódio" Divulguem essa informação para os seus colegas. De qualquer forma, vamos orar pelo trabalho do Pr. Ronaldo. Grato pela atenção, Pr. Udolcy Zukowski Comunicação/UCB

Sigilo 02 _ 16-12 Pedido de Oração FALSO! ... Temos passado por susto na semana passada em Timor Leste, porém está tudo bem agora. Ref. ao Pr. Renato Custódio, é "alarme falso" que me deixa aflita quanto à fonte que não verificou a veracidade da notícia. O erro é grosseio, porque não há pena de morte em Timor Leste para evangelização. Creio que nem exista para qualquer crime, muito menos para evangelizar, que é garantido na Constituição. Abaixo anexo minha carta de hoje de manhã, pois desde 6a. feira tenho recebido essas perguntas. Deus abençoe. Abraços,:
Tenho recebido perguntas sobre um pedido de oração que circula dizendo que um missionário brasileiro e a sua filha de 12 anos foram presos e sentenciados à pena de morte. Abaixo reenvio mensagem do próprio missionário desmentindo a informação. Gostaria de pedir a todos que tenham muito cuidado antes de passar ou repassar informação como esta. Isso deixa aflita os familiares de missionários no campo e as igrejas enviadoras, bem como assusta igrejas que estão preparando vocacionados para tal campo. Já há casos de igrejas e missões que desistiram de enviar obreiros a Timor Leste por considerar como campo muito perigoso, enquanto a porta de lá está simplesmente escancarada pelo nosso próprio Deus - timorenses, o povo e o governo pedindo presença de brasileiros para ajudar a reconstruir a nação mais nova do mundo e destruida. Em Timor Leste não existe a pena de morte por evangelizar. Pelo contrário, a nova Constituição garante a liberdade religiosa. Ao falar por telefone com a equipe em Timor Leste, me informaram de que Pr. Ronaldo da igreja Adventista não está preso e não é verdade a notícia. A nossa equipe ficou aflita com notícias como essa. Pensaram na reação dos seus familiares se ouvirem notícia como essa. Além de que isso denigre a imagem do governo leste timorense. Por favor, passe para frente a explicação do missionário se vocês receberem o pedido de oração em questão. Vamos continuar a interceder sim por outros casos verídicos de obreiros e cristãos presos nos países fechados (que não é o caso de Timor Leste - apesar de outros tipos de problemas reais).

Equipe Bíblia OnLine _ 16-12 Errata - Louvem a Deus por isso Graças ao nosso bondoso Deus, foi um alarme falso e pedimos a todos que compartilhem isso. Prezados Amigo(a) e Irmão(ã): Estão circulando algumas informações desencontradas sobre o Pr. Ronaldo Custódio indicando que ele teria sido condenado à morte por estar pregando no Timor Leste. Equívocos com informações por e-mail podem acontecer a qualquer um de nós, mas segue abaixo a resposta do próprio Pr. Ronaldo Custódio: "Prezados Irmãos: Os rumores que estão circulando no Brasil não são verídicos. O que de fato aconteceu, foi que no dia mais crítico das manifestações populares em Timor, eu e minha filha fomos levados por soldados para uma base militar, por medida de segurança até que o tumulto passasse e pudéssemos retornar para casa. Eu e minha família continuamos seguros nas mãos de Deus. Lembranças a todos e, por favor, continuem orando pelo trabalho de evangelização aqui, pois é muito difícil. Abraços, Pr. Ronaldo Custódio" Divulguem essa informação para os seus colegas. De qualquer forma, vamos orar pelo trabalho do Pr. Ronaldo. Grato pela atenção, Pr. Udolcy Zukowski Comunicação/UCB

PASTOR Y SU HIJA DE 2 AÑOS PUEDEN SER SENTENCIADOS A MUERTE SI TU NO ORAS POR ELLOS. _ 13-12 _ O PASTOR RONALDO CUSTODIO DE OLIVEIRA, EX DISTRITAL DA IGREJA CENTRAL DE PRESIDENTE PRUDENTE FOI TRABALHAR COMO MISSIONARIO EM TIMOR LESTE, JUNTAMENTE COM SUA FAMÍLIA............ESSA SEMANA (11 de diciembre de 2002 )ELE E SUA FILHINHA REBECA DE 12 ANOS FORAM PEGOS PREGANDO, FORAM PRESOS E RECEBERAM A SENTENÇA DE MORTE.....POR FAVOR OREM POR ELES E REPASSEM ESTA MENSSAGEM A SEUS AMIGOS........... (Alfonso _ Bolívia)
Marcel Fonseca Carvalho _ Jacarezinho(PR), 30/09/02 Venho através desta, pedir-lhe informações de como devo fazer para ministrar aulas em Timor Leste. Sou formado em Comunicação Social (Jornalismo), Letras (Português) e História, com pós-graduação em Historiografia e, atualmente, curso Mestrado em Educação. Tenho 33 anos, solteiro e disponível para atuar em outro país. Gostaria de ministrar aulas em Timor Leste, mas não sei a que órgãos pedir informações detalhadas sobre o assunto. Sendo assim, recorro a vocês. Sem mais para o momento, coloco-me a disposição e aguardo breve contato.


Camilo (Portugal) 25/05 Caro Yrorrito Como tens passado e em especial, como está o teu bebé ? Acabo de ver no teletexto da TV (suponho que este termo também seja aceitável no português do Brasil), duas notícias sobre Timor, que me chamaram a atenção. 1) O Bispo católico D. Ximenes Belo, aliás prémio Nobel da paz, afirma que o delegado da agência Lusa, António Sampaio deveria ser expulso de Timor por ter criticado o Igreja Católica timorense num artigo publicado no Timor Post no dia 17 de Maio. 2) O Primeiro Ministro de Timor-Leste Mari Alkatiri considera positiva a actuação da Lusa e afirmou: “Nós lutamos para isto, para que haja liberdade de pensamento, de expressão, de informação” Afirmou que nenhum jornalista será expulso de Timor-Leste salvaguardando a liberdade de imprensa. Tens possibilidade, através desses missionários que contactam contigo, de obter os artigos que foram publicados nesse, não sei se jornal ou semanário, Timor Post ? Talvez fosse interessante divulgar nas nossas páginas. Vi as imagens das cerimónias da independência de Timor e não gostei de alguns pormenores. Houve um grande destaque nos representantes católicos e não me lembro de ver representantes dos islâmicos, dos evangélicos e outras religiões, mas pode ser que os nossos operadores de imagem da RTP, como muitas vezes acontece só tenham filmado o que é católico. Não estive lá para emitir uma opinião e estou a basear-me no que foi apresentado pelos canais de TV em Portugal. Com um abraço fraternal do Camilo ....veja no endereço www.lusa.pt : Timor-Leste/Especial Independência: A força da igreja ou o poder de um bispo ( estas as notícias que estão na página da Lusa na internet, mas não podem ser divulgadas sem autorização deles)



BETESDA MISSIONS - 23/05 _ A Primeira Nação do Milênio
Para a maioria de nos, hoje eh apenas uma Segunda-feira como outra qualquer. Mas para Lucinda da Costa, que vive mais ou menos do outro lado do mundo, esta Segunda-feira eh o dia que ela esperou por toda sua vida. Quando vc estiver lendo esta coluna, o pais dela, Timor Leste, que tem aproximadamente o tamanho de Massachusetts, sera uma nacao independente, a primeira deste novo milenio.

Lucinda tinha apenas 4 anos quando sua mae morreu e 9 quando a Indonesia ocupou Timor Leste, em 1975. Ate esta epoca, Timor Leste tinha sido Colonia de Portugal por 500 anos. Lucinda ainda se lembra da pequena lavoura de café que seu pai e dois irmaos mais velhos cultivavam e tambem das arvores de Sandalo que rodeavam sua casa.

Tudo mudou de repente com a invasao da Indonesia. Um inquietante silencio envolveu todo o pais. Algumas pessoas da cidade, perto da capital, Dili, comecaram a se organizar, secretamente, contra os invasores e lentamente, tornaram-se um grande movimento e o pai de Lucinda tornou-se o lider local do movimento.

Contudo, as taticas brutais da Milicia Indonesia subjugaram qualquer tentativa de resistencia. A familia de Lucinda foi forcada a fugir no meio da noite, juntamente com seus vizinhos. Ela cresceu nos bosques e cavernas, e casou-se debaixo de um “hale”, uma arvore sagrada que traz protecao e sorte.

“Hale” nao deu boa sorte ou protecao a Lucinda. Pelo contrario, a policia Indonesia finalmente conseguiu capturar seu pai e um dos seus irmaos. Apos espanca-los brutalmente, as Forcas Especiais ordenaram ao rapaz que matasse seu pai pra eles. Quando ele se recusou, eles mataram os dois e seus corpos foram jogados ao mar. Os outros irmaos estao “desaparecidos” ate hoje.

A miseria de Lucinda nao acaba aih. Por estar sempre fugindo, seu primeiro filho nasceu morto. O segundo era mal-nutrido e vivia grudado no seu pescoco da mae. Um dia, as maozinhas dele estava tao apertadas em volta do pescoco dela que ela nao conseguia desata-las. Foi quando ela percebeu que ele tinha morrido tambem. Ele tinha 1 ano de idade. Tres anos depois ela perdeu o marido no conhecido massacre no Cemiterio de Santa Cruz, onde mais de 600 pessoas morreram.

Isto eh muito pelo direito basico de auto-determinacao e independencia! Qualquer esforco por liberdade politica, provoca derramamento de sangue, morte, destruicao e um rio de refugiados. Mas esta luta, que aniquilou um terco da populacao, eh sem-par na Historia.

Mesmo depois do plebiscito para deslocar o jugo da Indonesia, com uma assombrosa amioria de 79%, as atrocidades continuaram, com a Operacao Final de Purificacao. Por todo o Timor Leste, a tragedia de Lucinda repetiu-se em muitas familias, de inumeras formas.Agora, apos 26 anos, quatro Secretarios Gerais das Nacoes Unidas –de Kurt Waldheim a Koi Annan–, dois Premios Nobel da Paz e 200 mil tumbas, Timor Leste, com cerimonia, desperta para a liberdade e democracia, um segundo depois da meia-noite passada. Xanana Gusmao, o presidente mitologico, que eh considerado o Nelson Mandela de Timor Leste, e que preferiria ser um produtor de aboboras ou um poeta, conduzira a Nacao a realizacao dos seus sonhos.Como disse Jose Ramos Horta, Nobel da Paz, este eh um “triunfo de fe e conviccao sobre a opressao e a tirania”. Deus queira. Que esta nova estrela de liberdade no Leste e as esperancas e sonhos nunca sejam traidos! Viva Timor Leste!

Coluna no DailyBostonMetro em 20 de Maio de 2002.

Escritor Autonomo: Steny Kalapurakkel


 

Missionário Antônio Morais - Diretor de Missões de Victory Family Center de Cingapura para as Américas - acmf77@yahoo.com) - "Deus colocou em nosso coração o preparo de uma equipe de missionários brasileiros para o Japão. Essa equipe foi selecionada na Igreja da Família Transcultural do Centro Evangélico Transcultural de Alfenas (MG-Brasil).Durante dois anos a equipe esteve sendo treinada para missões. No princípio deste ano iniciamos o processo de requerimento de vistos. Encontramos algumas barreiras e as portas foram temporariamente fechadas. Nessa busca e espera para colocar a equipe no campo missionário, levantou-se a urgente necessidade de ajuda a Timor Leste. Buscando ao Senhor em oração a equipe colocou-se à disposição para essa obra. Tudo foi providenciado. No dia 25 de maio a equipe chegou em Cingapura onde esteve sob nossa orientação e treinamente final por mais um mês. De Cingapura partiram para Timor no dia 29 de Junho, esteve um mês em Baucau e agora já esta residindo em Dili e em intensa atividade. Deus tem usado esta equipe de maneira grandiosa. A equipe é composta das seguintes pessoas: Pastores José Paulo e Elaine Marcelino, os quais têm uma filhinha de 8 anos que se chama Micaela. Os jovens missionários Israel e Valmir e as jovens missionárias Aldinea e Cida. Esta sendo maravilhoso trabalhar com esta equipe que vive numa verdadeira união familiar e todos com o coração na obra do Senhor. A passagem deles por Cingapura causou grande impácto, devido à submissão, ao fervor missionário, à disposição para a obra e a Unção do Espírito Santo que está sobre todos eles. Louvado Seja o Senhor da Seara por esses dedicados obreiros que puseram suas vidas à disposição de Deus no Timor Leste. Alí estarão com o comprometimento mínimo de um ano. Coloquemos seus nomes e sua obra em nossas orações. Se quiserem escrever para eles podem enviar e-mails para Pastora Elaine: missoestimor@yahoo.com.br Deus os abençoe!...


 

Valmir Barbosa _
13/08/2002 Assunto: Nossa Carta de Oração

NOSSA CARTA DE ORAÇÃO Queridos irmãos Saudamos a todos com a Graça e a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo. Agora, às 23:00 horas encontramos um tempo para escrever nossa carta de oração, e compartilharmos sobre as alegrias e dificuldades do Timor Leste. Este mês está sendo bem corrido. O final do ano letivo se aproxima e com ele a formatura das crianças (03 de agosto). Elas estão em grande expectativa, não se fala de outra coisa. Hoje ouvimos as professoras ensaiando, que alegria sentimos ao ouvi-las louvar a Deus. Apesar das dificuldades enfrentadas no trabalho com as crianças, podemos olhar para trás e ver a mão do Senhor atuando poderosamente. A Juvita, quando chegou na escola, estava traumatizada com tudo que havia ocorrido. Perdeu a mãe e o pai estava desaparecido. Vivia com a avo em uma choupana. Os olhos tristes, o nariz sempre escorrendo e a roupa, a única que tinha, sempre suja e mal cheirosa. Hoje, 2 anos depois, ela esta irreconhecível. O pai apareceu, conseguiu um trabalho e ela tem os olhos brilhantes e, apesar das roupas simples, vem sempre límpida. Vai fazer o juramento da formatura. Sempre sorridente, foi alcançada e restaurada pelo amor de Deus. Esta semana recebemos a visita de representantes da UNICEF que trabalham com crianças traumatizadas. Vieram para oferecer profissionais nesta área, que a partir de setembro trabalharão com nossas crianças a fim de descobrir e tratar casos de traumas ou violências domésticas. Eles nos deram um relatório sobre as crianças do Timor. É triste constatar a situação deplorável em que crianças timorenses vivem. Um caso que nos contaram é de um menino órfão que foi viver com tios e era obrigado a fazer todo o serviço de agricultura, comia com os cachorros. Um dia, fraco pelos maus tratos, não conseguiu realizar todo o serviço e por isso foi espancado ficando gravemente ferido. Em muitos lugares do interior e, até mesmo aqui na capital, crianças são abusadas sexualmente e a “coisa” se resolve na justiça tradicional. Houve o caso de uma menina de 7 anos que foi violentada e os pais, para fazer justiça, pediram ao agressor 1 búfalo como indenização. O caso só foi descoberto porque o rapaz se recusou a pagar e, assim, o caso foi parar na polícia. Orem para que este trabalho que vai ser iniciado na escola, possa evitar que casos como estes ocorram. Já que estamos falando de nossas crianças, queremos compartilhar sobre a pobreza em que vivem. Sábado estávamos visitando algumas casas e descobrimos que ao contrário das crianças brasileiras, as nossas se entristecem com o que chamamos de férias. A pergunta que nos fizeram é: - se haverá comida, mesmo não tendo aula? Segundo o relatório da UNICEF, as crianças são alimentadas uma ou duas vezes por dia, e somente com arroz. Fomos levar um aluno ao médico, e, a criança que estava há algumas semanas sem vir a escola, apareceu pele e osso. Estava tão fraco que saímos no meio da aula, com ele, para o hospital. Antes, passamos em sua casa para avisar sua mãe. Quando a vimos sentimos vontade de leva-la também. A casa, no meio do mato, não tem um móvel se quer. Aqui as crianças dormem no chão, enrolados em um sarong (tipo de saia). No Timor, é necessário estar preparado para ver cenas com esta. O evangelho, em uma mão, na outra, o pão. Nos entristece a postura de alguns que tratam estas pessoas com se fossem apenas espírito... Ainda há muito que ser feito, porém nos alegra saber que no coração de cada uma dessas crianças a semente do evangelho foi plantada e o amor de Deus tem sido real para elas. Ontem, quando íamos orar com a Sarah, ela nos disse que não tem comido mais a merenda da escola. Perguntamos porque e ela, com olhos cheios de lagrimas disse: - Mamãe, eu não como para que sobre mais para os meus coleguinhas. Imaginem como nos sentimos. A cada dia, mais e mais refugiados chegam ao Timor. O governo não tem onde coloca-los e muitos problemas tem surgido a partir daí. Não é a realidade de um grupo de pessoas menos favorecidas (como no Brasil), é a situação de toda uma nação. Entrar em cada família timorense é conhecer e participar das dores e dificuldades enfrentadas. Quando fazemos isso, conquistamos o coração deles e ajudamos a levar um fardo que parece tão pesado. Queremos que eles experimentem, viver as palavras do Mestre Jesus: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobre carregados e Eu vos aliviarei...” Recebemos este mês a visita de uma equipe australiana, cinco servos do Senhor, que deram suas férias para Jesus. Trabalharam incansavelmente e nos abençoaram fazendo serviços de todos os tipos, até mesmo, carpintaria. Fizeram uma tarde de louvor para os jovens que foi uma benção! Também tivemos um passeio com os alunos do curso de informática e foi uma alegria compartilhar o plano de salvação para mais ou menos 40 jovens, alguns deles tem participado de grupo de estudo bíblico. Parece que tudo é tão fácil, não é? Não!! A luta espiritual é muito grande e os ataques do inimigo tem sido freqüentes. Mas queremos abrir nossa boca para glorificar o Nome do Senhor e contar Seus grande feitos. Precisamos de muita oração. Precisamos de vocês na retaguarda. Na aldeia, o trabalho tem crescido. Eles tem buscado ao Senhor com sede de aprender mais de Sua Palavra. Precisamos de sabedoria para utilizar elementos da própria cultura no ensino da Palavra. Temos uma equipe que nos ajuda e que tem sido, na escola e na aldeia, uma benção. Louvamos a Deus pela unidade e amor com que temos desenvolvido Sua obra. Amados, não estamos alheios as dificuldades enfrentadas pela igreja brasileira no aspecto financeiro. Temos orado para que isto não venha a desestimular pastores e igrejas, no que diz respeito a obra missionária. Louvamos a Deus por aqueles que permanecem firme no propósito de fazer o Nome do Senhor ser conhecido em toda terra. Pedidos de oração:§ Pela saúde de Isabela (08 meses);§ Pela igreja brasileira, que enfrenta dias de difíceis instabilidade financeiras;§ Por nosso ministério (sabedoria, unção, sustento...);§ Pela igreja do Timor (encorajamento, perseguição, unção, sabedoria);§ Pela equipe (saúde, unidade, sabedoria, discernimento, sustento);§ Pelas igrejas intercessoras e mantenedoras;§ Pela JAMI e missões aqui no Timor;§ Pelos novos projetos que começarão em agosto (específico para mulheres);§ Pelo batismo que queremos realizar ainda este mês;§ Por obreiros para nos ajudarem;§ Pelo país (13 distritos em situação extremamente difícil) Louve conosco por tudo que Deus tem feito, por tudo que irá fazer em nós, para nós e através de nós. Com amor, do Timor. MissionáriosJosé Levi, Simone, Sarah e IsabelaJAMI Timor Leste Visite nosso site provisorio no seguinte endereço: www.jornalexpress.com.br/lsimone


12/08/02 _ Assunto: Perseguiçao no Timor Leste
Orem por ´nós. Apesar de tudo, hoje batizamos 22 novos convertidos. Orem pela minha saúde necessito da intervenção de Deus pela minha audição que está gravemente prejudicada e por isso tenho dificuldades com a voz.
Missionária Simone e Jose Levi, Sarah e Isabella.

Temas: religião crimes timor-leste
Timor-Leste: Líder Protestante queixa-se de "perseguição religiosa"Díli, 12 Ago - Membros da comunidade protestante da região de Atsabe, a sudoeste de Díli, foram alvo de um ataque quinta-feira passada que deixou pelo menos uma pessoa gravemente ferida, denunciou hoje um dos deputados do Partido Democrata Cristão.Arlindo Marçal, líder da comunidade protestante timorense e futuro embaixador de Timor-Leste na Indonésia, considerou o ataque um caso de "perseguição religiosa", apelando a maior apoio de responsáveis católicos para fomentar os direitos das minorias.Em declarações à agência Lusa, Marçal explicou que o incidente foi comunicado na missa no domingo, sendo o mais recente de vários ataques contra elementos da comunidade protestante em Timor-Leste."É preocupante e deve-se fazer tudo por tudo para evitar que ataques destes aconteçam", salientou."A Igreja Protestante sofreu bastante durante o tempo português e durante a ocupação indonésia e esperamos que agora, na independência, isto não volte a acontecer", referiu.Marçal recordou que já em Fevereiro três protestantes brasileiros foram atacados quando estavam com "um grupo de crentes" na zona de Ermera, a sudoeste de Díli."Foram atacados durante a noite, conseguiram escapar mas como não conheciam o terreno alguns caíram numa ribeira", disse."Um deles ficou bastante ferido e teve que voltar para o Brasil para uma operação urgente", recordou.Apesar de considerar que os ataques não fazem parte de qualquer movimento organizado, Arlindo Marçal referiu que há sinais preocupantes de alguns distritos.Por isso, apelou aos párocos católicos, a fé que segue a maioria da população timorense, para que intervenham e transmitam mensagens positivas sobre a minoria protestante."A Igreja Católica tem uma grande influência em Timor- Leste, os padres têm muita influência, por isso espero que, assim que saibam do assunto, possam fazer intervenções que tentem evitar isto no futuro", referiu.Um dos incidentes mais graves ocorreu em Junho de 2000, quando grupos de jovens católicos, alegadamente apoiados por elementos das Falintil, destruíram pelo menos três igrejas protestantes em aldeias nos arredores de Aileu.Os ataques terão ocorrido em resposta a insultos que terão sido feitos durante uma procissão católica na zona.Hoje, Arlindo Marçal levou o problema ao Parlamento Nacional, recordando que este não foi o primeiro incidente de ataques contra as minorias em Timor-Leste e apelando aos líderes do país para que intervenham no intuito de evitar problemas semelhantes.O seu colega de bancada, António Ximenes, considerou que ataques contra as minorias, além de violarem a Constituição timorense, estão "a por em risco toda estabilidade do Estado" timorense.Até ao momento não foi possível obter, junto das autoridades policiais, mais pormenores sobre o incidente de quinta-feira passada.



22/12 - Estamos orando por voce. Juntos na evangelizaçäo do mundo. Valmir Barbosa Cordiero (Não foi possível abrir o arquivo em anexo)
As Nações Unidas com 8 mil soldados em Timor Leste aumentam a vigilância principalmente na fronteira e em vista da eleição no dia 30 de agosto. Em Timor Oeste, que é da Indonésia, há ainda dezenas de milhares de leste timorense, muitos deles pró-indonésia e milicianos que provocaram a destruição quase 2 anos atrás. Orem: pela paz e segurança para o povo; pela parte da equipe AME que nesta 5a. feira planeja viajar para o interior de Timor Leste para reconhecimento de local, junto com 2 missões brasileiras; pelo seminário aos pastores, o terceiro neste ano, que está acontecendo desde dia 30/7; pela Patricia que começará fisioterapia após cirurgia; pelos nossos missionários e a obra de Deus. Agradecemos a Deus pelas doações de bíblias e livros em português e indonésio, que estão sendo úteis neste seminário, distribuidos aos pastores e líderes de igreja timorense.


Timor Leste _ Graça e paz da parte de Cristo Jesus! Gostaria de saber se vocês têm algum tipo de informação acerca de envio de missionário para Timor Leste? Por favor mandem notícias ou informações. Obrigado, Luiz Dias

SYRLENE _ 06.12 ATENÇÃO!!! Leia esta mensagem até o final em nome de Jesus. Amados, diante deste acontecimento que desde ontém está sendo notícia para todo os jornais, nós podemos ecolher qual será nossa posição: 1ª Olhar isso tudo e nada fazer para mudar essa situação, e ainda achar que esse povo é rebelde e está sempre arrumando confusão; ou 2º Sair da nossa zona de conforto, ir para o lugar secreto e interceder/gemer por este povo, para que esse quadro seja modificado e pedir que o próprio Deus seja o escudo dos nossos missionários que estão lá para levar as boas novas de salvação, seu amor, sua graça e a paz que somente Ele pode dar. Não esquecendo dos familiares destes missionários que muito estão sofrendo contudo isso. Queridos irmãos não sei qual será a sua decisão diante disso tudo, mas lembre-se que fazemos parte do mesmo corpo e se um sofre todos nós sofremos. Que Deus continue nos abençoando!!!! Dia de destruição no Timor DÍLI Seis meses após tornar-se a mais nova nação independente do planeta em meio a uma onda de júbilo nacional, o Timor Leste viu terminar ontem a lua-de-mel entre os timorenses e o governo do presidente Xanana Gusmão. Graves distúrbios na capital deixaram, segundo testemunhas, cinco mortos e um rastro de destruição que levou à declaração de toque de recolher na capital, Díli. Pelo menos outras seis pessoas ficaram gravemente feridas e o governo ? que admitiu somente duas mortes ? esteve à beira de decretar estado de emergência. Tropas da força de paz das Nações Unidas e policiais timorenses patrulhavam Díli na noite de ontem para assegurar o retorno à calma. Os tumultos começaram quando uma multidão de aproximadamente 500 estudantes secundaristas se dirigia ao Parlamento para protestar contra a prisão de um colega na terça-feira. Segundo a imprensa e as autoridades, o estudante detido era membro de uma gangue e ameaçara uma pessoa de morte. Os relatos sobre o que deflagrou o conflito são contraditórios. Segundo algumas testemunhas, um policial abriu fogo, matando um manifestante. Segundo outra versão, os homens que atiraram estavam à paisana. ? A polícia tentou tomar o corpo dos estudantes e eles se recusaram a entregá-lo. Houve confronto e os estudantes puseram fogo num supermercado ? contou um fotógrafo da agência Reuters que estava no local. Xanana Gusmão culpa provocadores A multidão saiu então pela cidade incendiando carros e lojas e saqueando escritórios públicos. Um grupo pôs fogo nas residências do primeiro-ministro Mari Alkatiri e de seu irmão, que nada sofreram. O Parlamento foi invadido e o ministro Antonio Cardosa levou uma pedrada na cabeça. Móveis e cristais foram destruídos no interior do prédio, assim como num escritório do governo, que teve a mobília e computadores queimados no meio da rua. A mesquita de Díli e um hotel também foram engolidos pelas chamas. As forças de paz da ONU tentaram dispersar a multidão com gás lacrimogêneo, mas não tiveram sucesso. O presidente e o primeiro-ministro fizeram um apelo à calma. "Os eventos de hoje marcam uma nota muito triste nos primeiros dias da independência de nosso país", disse Alkatiri numa nota. A TV mostrou imagens de manifestantes armados com revólveres e testemunhas disseram que grupos de ex-guerrilheiros ? que recentemente fizeram protestos contra o alto nível de desemprego ? se misturaram à multidão e lançaram pedras contra a polícia e o presidente Xanana Gusmão, que saiu às ruas para tentar acalmar a situação. Xanana culpou provocadores pelos tumultos. ? Há outros motivos por trás de tudo isso. Provavelmente há gente que manipulou os mais jovens ? disse o ex-líder guerrilheiro, que liderou o processo de independência do Timor Leste e passou anos preso em cárceres indonésios antes de ser eleito presidente. O ministro do Interior, Fernando Lobato, afirmou que a violência foi desencadeada por um grupo de nacionalistas radicais com o objetivo de derrubar o governo. Os tumultos de ontem foram os mais graves desde o referendo em que os timorenses votaram pela independência da Indonésia em 1999, desencadeando uma onda de massacres e destruição pelas milícias pró-Jacarta. A ONU estima que cerca de mil pessoas foram então mortas no país, que tem 800 mil habitantes. Temendo uma retomada da violência em grande escala, muitos moradores de Díli ontem fugiram para as montanhas ou se refugiaram num colégio salesiano perto do aeroporto. ? A memória do passado ainda está muito fresca e todo mundo tem medo ? disse Elizabeth Exposto, porta-voz da Presidência. Brasileiros em patrulha no Timor Leste Jailton de Carvalho BRASÍLIA. O Exército informou ontem que a tropa brasileira que integra a Força de Paz da ONU no Timor Leste foi empregada para conter os distúrbios a pedido do governo timorense. Mas os militares brasileiros foram deslocados para o centro de Díli quando os tumultos já tinham terminado. Por isso, a tropa atuou apenas preventivamente, fazendo uma ação de presença e dissuasão. O agravamento da situação no Timor ocorre num momento em que, por coincidência, há dois contingentes brasileiros na ex-colônia portuguesa, com 117 homens. Isso porque o rodízio será realizado esta semana e a tropa gaúcha, que estava no país há quase seis meses, será substituída por 49 homens do 2º Batalhão de Polícia do Exército, sediado em Osasco, São Paulo. Os militares paulistas já tinham chegado a Díli, depois de uma viagem que começou no dia 27 de novembro. E os 68 homens do 3º Batalhão de Polícia do Exército de Porto Alegre e do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada de São Leopoldo (RS) só devem deixar Díli amanhã, chegando à Base Aérea de Canoas (RS) no sábado. Na troca, apesar da situação tensa em Díli, haverá uma redução de 20 homens no contingente brasileiro, que deixará de atuar numa área na fronteira oeste do Timor, concentrando-se apenas na capital.
Amados, diante deste acontecimento que desde ontém está sendo notícia para todo os jornais, nós podemos ecolher qual será nossa posição: 1ª Olhar isso tudo e nada fazer para mudar essa situação, e ainda achar que esse povo é rebelde e está sempre arrumando confusão; ou 2º Sair da nossa zona de conforto, ir para o lugar secreto e interceder/gemer por este povo, para que esse quadro seja modificado e pedir que o próprio Deus seja o escudo dos nossos missionários que estão lá para levar as boas novas de salvação, seu amor, sua graça e a paz que somente Ele pode dar. Não esquecendo dos familiares destes missionários que muito estão sofrendo contudo isso. Queridos irmãos não sei qual será a sua decisão diante disso tudo, mas lembre-se que fazemos parte do mesmo corpo e se um sofre todos nós sofremos. Que Deus continue nos abençoando!!!!


www.etan.org/lh _ La’O Hamutuk

16-12 Sou brasileira e moro no Timor Leste, em Dili. Gostaria de saber quem esta espalhando essa mensagem, quem e esse pastor, aonde vive no Timor Leste. Essa mensagem e muito provavelmente FALSA, ja que NAO EXISTE pena de morte no Timor Leste, muito menos problemas com missionarios evangelicos. Conheco muitos que vivem e trabalham aqui ha anos, e nunca tiveram problema algum. Por favor, evitem espalhar mensagens desse tipo, e quem tiver mais e\informacoes sobre esse pastor, me passe, que vou checar a historia pessoalmente. Cassia Bechara

08.12 (“Caminhando Juntos” em Português), é uma organização timorense-internacional, que monitora, analisa e informa sobre as principais instituições internacionais presentes no Timor Lorosa’e, no que diz respeito a reconstrução física, econômica e social, e com o desenvolvimento do país... é um centro de pesquisa e informação, disponibilizando literatura sobre modelos de densenvolvimento, experiências e práticas, assim como facilitando laços de solidariedade entre grupos timorenses e estrangeiros..The East Timor Institute for Reconstruction, Monitoring and Analysis P.O.Box 240, Dili, East Timor (via Darwin, Australia) Celular: 61-408-811373 Tel: 670-390-325013 laohamutuk@easttimor.minihub.org : ...Ajuda Portuguesa para o Timor Leste Extraído do Boletim do La’O Hamutuk, vol.3, n.7 Outubro / 2002 Globalmente, Portugal não é normalmente considerado um grande doador. Entretanto, no Timor Leste o Governo português possui muita visibilidade e é bastante inflente, estando entre os três maiores doadores do país (junto com Austrália e Japão)..... Ajuda Portuguesa para o Timor Leste Extraído do Boletim do La’O Hamutuk, vol.3, n.7 Outubro / 2002 Globalmente, Portugal não é normalmente considerado um grande doador. Entretanto, no Timor Leste o Governo português possui muita visibilidade e é bastante inflente, estando entre os três maiores doadores do país (junto com Austrália e Japão). No Mundo Portugal foi um dos membros fundadores do Development Assistance Committee DAC (Comitê de Assistência ao Desenvolvimento - um grupo formado pelos 22 maiores governos doadores do mundo) em 1961, mas deixou o grupo em 1974, buscando ajuda de outros países para se refazer dos anos de regime fascista e do desmantelamento de seu império colonial. Em 1986, Portugal entrou para a Comunidade Econômica Européia (hoje União Européia), recebendo considerável assistência e fortalecendo sua economia ao ponto de voltar a fazer parte do DAC novamente em 1991. Entretanto, Portugal é ainda um dos países ocidentais com menos influência política e econômica, e com o PIB per capita mais baixo entre todos os 22 países que formam o DAC. Em 1999, Portugal doou US$ 289 milhões em assistência oficial ao desenvolvimento. Isso significou 0,26% de seu PIB, muito abaixo dos 0,39% da maioria dos membros do DAC, mas, ainda assim, mais do que outros três dos maiores doadores para o Timor Leste: Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. O governo português tem aumentado essa porcentagem nos últimos anos, e se colocou a meta de voltar a atingir os 0,36% do PIB, sua mais alta taxa desde 1994, num futuro próximo, e chegar a meta da ONU de 0,7% (definida na Conferência Rio92) até 2006. Durante toda a década de 90, a assistência do governo português foi direcionada quase que exclusivamente às antigas colônias portuguesas na África (Moçambique, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe), Moçambique sendo o principal recebedor. A assistência multilateral de Portugal se dá através das agêncies da ONU, do Banco Mundial, de bancos regionais de desenvolvimento (Banco de Desenvolvimento da África e Banco Inter-Americano de Desenvolvimento) e da União Européia. Portugal entrou para o Banco de Desenvolvimento da Asia (Asian Development Bank ADB) em abril de 2002, a fim de promover os interesses comerciais de Portugal na Ásia, e estar mais envolvido com as atividades do ADB no Timor Leste. Entretanto, nos últimos anos, de dois terços a três quartos da assitência de Portugal tem sido bilateral. Em 1999 - 2000, cerca de 50% da ajuda bilateral portuguesa foi voltada para diminuição de dívidas, comparado com uma média do DAC de apenas 4%. Isso se deu principalmente devido ao valor dos empréstimos emitidos pelo governo português às suas ex-colônias africanas, e Portugal não pretende emitir empréstimos similares no futuro. Veja a tabela abaixo para uma visão geral da assistência de Portugal no mundo, atualmente. Tabela1: Assistência de Portugual no Mundo 2002Total: US$ 395 milhões Região Porcentagem da ajuda total Ajuda Multilateral 34% África (ex-colônias portuguesas, mais Marrocos, Argélia, Tunísia e Benin) 51% Ásia (quase totalmente Timor Leste) 09% Leste Europeu (Macedônia e Bosnia) 04% América Latina 02% Fonte: Governo Português Outras áreas prioritárias da assistência portuguesa no mundo são educação e saúde não tanto voltada a serviços sociais básicos, que beneficiam as camadas mais pobres da população, mas principalmente voltada a educação superior, bolsas de estudo e tratamento médico em Portugal, serviços dirigidos à elite do país recebedor. Há também grande ênfase em treinamento e assitência técnica para administração governamental, assuntos judiciais e militares, assim como em promover e reestruturar o setor privado. É difícil ter uma visão clara da assistência portuguesa como um todo, uma vez que ela é distribuída de uma maneira muito descentralizada. Apesar do Ministro da Relações Exteriores de Portugal coordenar os programas de ajuda como um todo, na realidade 17 ministros de governo, além de agências, universidades e prefeituras, possuem programas individuais. Nos últimos anos, uma Câmara de Ministros para Assuntos de Cooperação e um Comitê Inter-Ministerial para Cooperação foram criados, a fim de coordenar a assistência dos diferentes departamentos governamentais. As três principais agências de cooperação estão no Ministério das Relações Exteriores: · o Instituto Camões, que visa promover a cultura e a língua portuguesa; · a Agência Portuguesa de Ajuda ao Desenvolvimento (APAD), focada nos investimentos portugueses e no setor privado; e · o Instituto de Cooperação Portuguesa (ICP), que coordena as políticas de desenvolvimento como um todo. Assistência Portuguesa no Timor Leste De junho de 1999 a maio de 2002, funcionou o escritório do Comissário para Ajuda e Transição no Timor Leste (CATTL), sob a direção do Padre Victor Melícias Lopes. A CATTL foi uma agência temporária, que visava “coordenar iniciativas relacionadas à preparação e execução de programas de apoio ao processo de eleição popular e ao processo de transição para a auto-determinação do Timor Leste”. Essa agência deixou de existir logo depois da independência do Timor Leste, e a assistência ao Timor Leste passou à estrutura regular, descentralizada. Durantre o período de transição, a CATTL dirigiu programas bilaterais em diversas áreas, além de apoiar instituições internacionais. Portugal é o segundo maior doador do Fundo do Banco Mundial para o Timor Leste (TFET Trust Fund for East Timor), tendo doado até agora mais de US$ 15 milhões, com a promessa de outros US$ 35 milhões. Durante 1999 2002, Portugal doou quase US$ 10 milhões para ajuda humanitária multilateral, assim como US$ 4,5 milhões em apoio a InterFET. Além da assistência bilateral, os contingentes portugueses do exército e da polícia foram os maiores nas forças internacionais de paz da UNTAET (Administração Transitória das Nações Unidas no Timor Leste), e continuam a participar das forças de paz da ONU no Timor Leste. De acordo com o governo português, a assistência no Timor Leste tem três prioridades oficiais: “consolidar o Estado Timorense, uma economia de mercado e a língua portuguesa como língua oficial”. Promover a língua portuguesa tem sido a principal atividade, e é analisada no artigo abaixo. “Consolidar o Estado” inclui uma variedade de projetos, focados na assistência técnica para administração pública, especialmente em áreas como assuntos legais e judiciais, estatística, e treinamento profissional e militar. Em 2001, US$ 2,2 milhões foram destinados para treinamento e equipamento militar. O carro-chefe desse orçamento (US$ 1,6 milhões) foram duas pequenas lanchas patrulhas renovadas e treinamento de 36 membros das forças de defesa para proteger as águas do Timor Leste. No mesmo ano, foi orçado US$139.000 para apoio aos bombeiros (junto com a Austrália) e serviços de proteção civil. Em 2000-2001 aproximadamente US$ 5,5 milhões foram distribuídos para outros projetos de apoio governamental. Em 1999 2001 Portugal distribuiu aproximadamente US$ 8,9 milhões em assistência para o desenvolvimento econômico. A assistência está espalhada por muitos projetos, focando em áreas como infra-estrutura (principalmente abastecimento de água em Baucau e Aileu, eletricidade, e treinamento técnico para o pessoal do aeroporto de Comoro), agricultura (incluindo um viveiro de cafezais em Ermera), pesca, silvicultura, mineração, turismo e desenvolvimento urbano. No ano passado, o governo português destinou mais de US$ 24 milhões para programas bilaterais para o ano de 2002, conforme ilustrado na tabela 2. Tabela 2: Plano da Ajuda Bilateral Portuguesa para o Timor Leste 2002Total: US$ 24 milhões Áreas Assistência em Milhões de dólares Língua Portuguesa Ensino Secundário 6,2 Ensino Superior 2,8 Outros 3,5 Apoio ao Governo Administração 2,3 Cooperação Militar 1,9 Outros 1,0 Desenvolvimento Econômico Treinamento Gerencial 1,9 Construção Gerencial 1,4 Outros 0,2 Outros Setor Social 1,1 Custos Administrativos 0,7 Outros 1,2 Entretanto, até a data de publicação desse boletim, os governos português e leste timorense estavam negociando a assitência, e esses números podem mudar. Na última Conferência de Doadores, Portugal não discutiu os projetos bilaterais já existents, mas ainda prometeu cobrir 10% dos estimados US$ 90 milhões de déficit orçamentário do Timor nos próximos três anos. O Apoio Português na Área de Educação A maior beneficiária da assistência portuguesa no Timor Leste nos últimos dois anos tem sido a educação. O foco dos programas de educação de Portugal tem sido promover a língua portuguesa, seguindo as decisões dos líderes timorenses de tornar português a língua oficial. Nesse contexto, tem sido dada prioridade para a educação primária e secundária, basicamente enviando professors de Portugal para todo o Timor Leste, e treinando professores timorenses na língua portuguesa.Tem havido também uma grande variedade de programas de treinamento na língua portuguesa para outras profissões, assim como programas de assistência na reconstrução da infra-estrutura educacional e para o terceiro grau (universidade). Educação Primária Na educação primária, português já é a língua corrente de instrução nos três primeiros anos. Todos os anos, um ano a mais de português é adicionado, o que significa que, no próximo ano acadêmico os quatro primeiros anos serão ensinados em português, e em três anos (2005), todos os seis anos da educação primária serão ensinados em português. Para facilitar essa transição, Portugal está treinando professores timorenses da escola primária na língua portuguesa, assim como em pedagogia do ensino. Nos últimos dois anos, praticamente 3.500 dos 3.600 professores contratados completaram seu treinamento. Uma pesquisa limitada realizada por La’ O Hamutuk em relação a isso, encontrou respostas variadas dos professors timorenses das escolas primárias. Algumas escolas sentem que estão sendo beneficiadas pela assistência portuguesa, que, além dos treinamentos, fornece livros didáticos e outros materiais educacionais às escolas, e, algumas vezes, providencia a reconstrução da infra-estrutura física. Uma escola primária em Farol, Dili, teve muitos prédios reconstruídos pelo governo português, apesar de algumas das salas não terem sido terminadas, e a escola não recebeu nenhuma indicação de quando o resto da reforma prometida por Portugal irá começar. Entretanto, outras escolas tem tido uma experiência menos positiva com o governo português. Professores de outra escola primária na região de Dili disseram ao La’ O Hamutuk que eles não se sentem beneficiados pelo treinamento dos professors portugueses. Eles/as discordam dos métodos de treinamento utilizados, que usa de excesso de crítica negativa e falta de encorajamento positivo. Eles disseram que muitos outros professores timorenses deixaram de ir às aulas. Apesar da participação no programa ter sido voluntária nos últimos dois anos escolares, professores dessa escola afirmaram que eles/as foram forçados pelos/as diretores/as a participar, com o apoio do Ministro da Educação e do Governo Português. Controvérsia em Relação à Língua Portuguesa A decisão de fazer do Português uma língua oficial tem sido bastante controversa, principalmente entre a nova geração do país. A opinião expressada por um estudante da UNTL (Universidade Nacional Timor Lorosa’e) é representativa de como muitos se senter em relação a essa decisão: “na verdade, eu não gosto de ter o Português como uma língua oficial no Timor Leste. Por 24 anos o povo do Timor Leste lutou por sua independência, que também significa ter nossa própria cultura, nossos rostos diferentes e nossa própria língua, Tétum. Mas porque temos que usar português como língua oficial? Isso cria um grande dilema para a juventude atualmente, já que se está impondo a vontade de alguns em outros, por interesses políticos externoa. Assim, nas escolas primárias, o português já está sendo ensinado, e eu vejo isso como uma maneira de moldar as crianças timorenses a aprender e cultura de outro país, ao invés da sua própria.” Educação Secundária Com relação a educação secundária, 151 professores de Portugal estão atualmente ensinando português como segunda língua para estudantes de escolas secundárias em todo o país. Os/as professores/as têm contratos renováveis de um ano, começando em setembro. Apesar do programa não ter um tempo exato de duração, e provável que continue pelo menos pelos próximos dois anos. Assim como em muitos outros programas de ajuda, contratar profissionais internacionais como professores é extremamente caro. Os/as professores/as, normalmente agrupados em pares, vivem em acomodações luxuosas para os níveis locais, com geradores, ar condicionado, microondas, maquinas de lavar e grandes refrigeradores. O governo português considera as despesas de construção das acomodações voltadas para esses cidadão/ãs portugueses como parte da assistência ao Timor Leste, já que, segundo ele, essas construções serão posteriormente doadas ao governo timorense quando o programa terminar. Eles ensinam português a estudantes secundários, que normalmente estão também estudando tétum, indonésio e inglês. Uma vez que a grande maioria desses estudantes estão acostumados ao sistema educacional indonésio, não é nenhuma surpresa que muitos deles estejam relutantes em aprender português. Muitos reclamam que português e muito difícil, e acham inglês uma língua ocidental muito mais útil. Muitos dos/as professores/as originalmente mandados por Portugal, têm pouca ou nenhuma experiência em ensinar português como língua estrangeira. Entretanto, recentemente, o governo português mudou o critério de seleção desses/as professores/as, dando preferência aos que tem treinamento para ensinar português como língua estrangeira. Em julho de 2002, muitos professores/as já trabalhando no Timor Leste não puderam renovar seus contratos, uma vez que não atendiam a essa nova exigência. Como era de se esperar, alguns/as professores/as não gostaram de perder seus empregos, e sentiram que o Ministro da Educação português não levou em consideração suas experiências prévias no país. Entretanto é encorajador ver esses esforços do governo português para melhor a qualidade da participação portuguesa no sistema educacional timorense. Educação Superior Portugal apoia a educação superior no Timor Leste de três maneiras: dando apoio à universidade nacional (UNTL), enviando estudantes timorense para universidades portuguesas e dando apoio a estudantes timorenses que estão terminando seus estudos na Indonésia. O apoio português para a universidade nacional está centrado na FUP Fundação Universidade Portuguesa, que começou a operar em 2001, no Liceu Francisco Machado, em Dili. A FUP se concentra em quarto cursos: 1. engenharia civil, incluindo eletrônica e tecnologia da informação; 2. agricultura, incluindo registro de terra, silvicultura e economia social da agricultura; 3. economia, incluindo gerenciamento; 4. ensino da língua portuguesa. De doze a quinze professores da FUP são selecionados entre professores portugueses com mestrado ou doutorado, e pagos pelo governo português. Os professores normalmente vêm por períodos de três meses, e depois retornam a Portugal. A língua de instrução é o português. Há aí uma óbvia dificuldade de idioma para os estudantes. Por isso, cada curso tem dois intérpretes português/indonésio para que os estudantes possam entender. Também é providenciada tradução para os exames. Por outro lado, os estudantes têm que aprender português, uma vez que a universidade exige que os estudantes aprendam a língua de instrução. O programa FUP também inclui a montagem de um laboratório de ciência da computação e o fornecimento de materiais didáticos para a UNTL. De acordo com um professor timorense da UNTL, “se uma pessoa sabe muitos idiomas, ele/a enriquece com todas as línguas que conhece. A prioridade da UNTL é como os estudantes podem obter conhecimento, e implementá-los na sociedade civil. Depois de um ano de funcionamento do programa FUP (2001 / 2002), nós já podemos fazer uma avaliação e dizer, sem dificuldade, que ele está operando normalmente”. Estudando no Exterior O governo português tem oferecido bolsas de estudos para 314 estudantes timorenses irem estudar em Portugal. Estudando em um país longe de casa e com uma cultura diferente, não é de se surpreender que alguns estudantes estejam encontrando dificuldades. Oito deles já retornaram ao Timor Leste, e outros já não frequentam mais seus cursos, mas continuam na Europa para trabalhar. Estudantes que retornaram de Portugal falaram ao La’ O Hamutuk sobre as principais dificuldades que encontraram: · No Timor Leste eles frequentaram cursos preparatórios de apenas seis meses, e não estavam adequadamente preparados para seus estudos em Portugal, achando a realidade da vida em Portugal diferente do que lhes foi passado no Timor Leste; · Eles/as encontraram dificuldades em se adaptar a professores que ensinam em universidades num programa mais avançado, para pessoas que já falam português. Eles seguem as aulas muito mais devagar, e encontram dificuldades em interagir no curso, ao ponto de entenderem muito pouco do conteúdo do curso. · Os cursos são com estudantes portugueses, que têm diferentes expectativas, e estão acostumados com processos de ensino diferentes, ao ponto dos estudantes timorenses não entenderem seus cursos. · Viver em uma cultura diferente, entre pessoas diferentes é difícil. Os estudantes timorenses são colocados em acomodações distantes umas das outras, o que dificulta que eles se ajudem mutualmente, aumentando o sentimento de isolamento. Com a aprovação do governo timorense, o governo português planeja terminar o programa de bolsas de estudos em Portugual assim que os estudantes atualmente cursando terminem seus estudos, e o apoio passará a ser mais focado no desenvolvimento da UNTL. O La’O Hamutuk apóia essa decisão, já que a UNTL necessita consideravelmente de material e apoio moral para continuar se desenvolvendo. Isso também será melhor para a saúde da relação bilateral entre Timor Leste e Portugal, uma vez que ambos os governos estarão trabalhando juntos no sentido de fortalecer uma instituição que trará grandes benefícios à nação como um todo. Mas tal assistência não deve interferir nas políticas atuais ou futuras da nação do Timor Leste, garantindo que os timorenses sejam os decisores em seu país. Portugal não somente ajuda estudantes timorenses a estudar em Portugal e no Timor Leste. O governo português está também apoiando 100 estudantes timorenses que estudavam na Indonésia durante a ocupação, e não tiveram condições de continuar seus estudos. Uma variedade de doadores internacionais dão apoio a timorenses que estudam na Indonésia (veja tabela abaixo). Antes do plebiscito de 1999, aproximadamente 4.000 timorenses estavam estudando em universidades da Indonésia, mas apenas cerca da metade deles quis voltar para continuar seus estudos depois do plebiscito. Conforme mostra a tabela, fundos limitados tem sido doados por oito diferentes países e organizações. Doadores que Apoiam Estudantes Timorenses Estudando na Indonesia Financiador Numero de Estudantes Cáritas Noruega e Bishop Belo Scholarship Program (Programa de Bolsas de Estudo Bispo Belo) 390 Japão 300 Fundação Ford 200 Governo da Indonesia (somente ate 20 de maio de 2002) 162 Governo de Portugal 100 Organização Mundial da Saude WHO 68 Governo da Alemanha 20 Governo da França 6 O governo português esta financiando 100 estudantes para estudar na Indonésia, que acabaram de ser selecionados. O governo de Portugal prometeu mais de US$ 700.000 para financiar três anos de estudo, de setembro de 2002 a agosto de 2005, incluindo passagens de ida e volta e uma ajuda de custo mensal de aproximadamente US$ 60 por estudante. Os estudantes apoiados pela programa já completaram cinco semestres de estudos, mas não tinham dinheiro para terminar seus estudos na Indonésia. Tendo invadido o Timor Leste e ocupado essa nação por mais de 400 anos, Portugal tem a responsabilidade de ajudar no desenvolvimento dessa nação, e de respeitar sua duramente conseguida independência, tanto política como culturalmente. Nos últimos três anos Portugal tem sido o maior doador, apesar do seu pequeno tamanho e sua limitada experiência global em relação à assitência bilateral, e tal generosidade deve continuar. O governo português já identificou problemas em seus projetos de educação no Timor, e tem tentado melhorar tais programas. La’O Hamutuk espera que o governo português continue aberto à críticas, e estamos contentes por ele parecer empenhado em melhorar seus programas bilaterais para beneficar ao máximo o povo timorense. O que é o La’O Hamutuk? La’O Hamutuk (“Caminhando Juntos” em Português), é uma organização timorense-internacional, que monitora, analisa e informa sobre as principais instituições internacionais presentes no Timor Lorosa’e, no que diz respeito a reconstrução física, econômica e social, e com o desenvolvimento do país. O La’O Hamutuk acredita que o povo do Timor Leste deve ser o principal decisor no processo de reconstrução e desenvolvimento, e que esses processos devem ser democráticos e transparentes. O La’O Hamutuk é uma organização independente, e trabalha no sentido de facilitar a participação efetiva do povo timorense na reconstrução e no desenvolvimento de seu país. Além disso, o La’O Hamutuk trabalha no sentido de melhorar a comunicação entre a comunidade internacional e a sociedade timorense. Os quadros timorenses e internacionais do La’O Hamutuk tem responsabilidades iguais, e recebem a mesma quantia e beneficios. Finalmente, o La’O Hamutuk é um centro de pesquisa e informação, disponibilizando literatura sobre modelos de densenvolvimento, experiências e práticas, assim como facilitando laços de solidariedade entre grupos timorenses e estrangeiros, com o objetivo de criar modelos de desenvolvimento alternativo. Com o espirito de encorajar a transparência, o La’O Hamutuk gostaria que você entrasse em contato conosco caso tenha documentos e/ou informações que devam ser levadas à atenção do povo timorense e da comunidade internacional. La’O Hamutuk The East Timor Institute for Reconstruction, Monitoring and Analysis P.O.Box 240, Dili, East Timor (via Darwin, Australia) Celular: 61-408-811373 Tel: 670-390-325013 laohamutuk@easttimor.minihub.org www.etan.org/lh
La'o Hamutuk The East Timor Institute for Reconstruction Monitoring and Analysis Institutu Timor Lorosa'e ba Analiza no Monitor Rekonstrusaun PO Box 340, Dili, East Timor (via Darwin, Australia) Mobile +61-408-811373 ; Land phone +670-390-325-013 Email: laohamutuk@easttimor.minihub.org Web: http://www.etan.org/lh


Ore, por favor, pelas igrejas em Timor Leste, para que sejam testemunhas eficazes de Deus à medida que a nação é reconstruída, no seguimento da sua independência. Ore por apoios locais para o estabelecimento de uma Sociedade Bíblica nacional para servir as igrejas e o povo com a Palavra de Deus. SBB jan/2004
12/05/2009 Bom dia!
Um novo edital da CAPES de mais um processo seletivo para o trabalho em Timor. Pessoas da área de Educação, interessadas,
o site da capes é
www.capes.gov.br.
O link que direciona direto para o programa do Timor-Leste é:
http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/timor-leste
A data limite para inscrição é até 14 de maio, ou seja, daqui 2 dias.
 
Eu já participei deste programa, no grupo de 2007/2008, vale muito a pena! Pude contribuir um pouco com o ensino de Química no Timor, com certeza, muito menos do que recebi. Dúvidas e esclarecimentos, estou a disposição.
 
Abraços, na LUZ
 Márcia Brandão Rodrigues Aguilar    
"O que semeamos em nossas mentes, colhemos em nossas ações." (John Stott)
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos" (Mateus 5:6)
 
Na próxima semana abrirá o novo edital da CAPES de mais um processo seletivo para o trabalho em Timor. Pessoas da áera de Educação, interessadas, acessar o site www.capes.org.br
 
 
 

Graças a Deus, alguns brasileiros com coração missionário têm ido para Timor Leste para trabalhar neste projeto de cooperação com a CAPES. Este recado acima é um trecho da carta de uma pedagoga que está lá. Isso é missão integral!
Um abraço
 
--
Jônatas César Almeida
31 - 38915511
www.obs-tetras.blogspot.com

Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.