Ásia - TAJIQUISTÃO:
www.uniaonet.com/astajidquistao.htm


Contexto :
O Tadjiquistão experimentou três mudanças de governo e uma guerra civil de 5 anos desde que conquistou a independência da União Soviética, em 1991.
Um acordo de paz entre facções rivais foi assinado em 1997 e implementado em 2000.
A falta de controle absoluto do país por parte do governo central forçou-o a assinar esse tratado com essas facções.
A antenção internacional dispensada por causa da guerra do Afeganistão trouxe melhora na assistência econômica, o que pôde criar empregos e melhorar a estabilidade a longo prazo.
O Tadjiquistão está come- çando a abrir-se internacionalmente: está buscando entrar na Associação Interna- cional de Comércio e entrou para a Parceria da Paz da OTAN.

Segunda, 19
Motivos de Agradecimento. Agradeça ao Senhor porque Ele tem aberto o coração dos tadjiques ao Evangelho. Em 1992 havia apenas 2 ou 3 crentes nativos, mas hoje já são várias centenas es- palhadas pelo mundo. A tragédia da guerra tem tornado as pessoas mais receptivas aos testemunhos de amor dos cristãos e a resposta ao testemunho tem sido muito encorajadora.
Terça, 20
A guerra civil terminou, mas suas conseqüências permanecem. A guerra acabou com a assinatura de acordo em 1997, mas até ali terríveis estragos foram infligidos ao país. Mais de 50 mil pessoas foram mortas e cerca de 1 milhão foram deslocadas. A pobreza e o sofrimento extremo são comuns agora. Os que es- tão sob os cuidados do governo, tais como prisioneiros, idosos e órfãos, estão, em sua maioria correndo riscos. As violências esporádicas continuam. Ore para que a paz crie raízes e permita que o governo ataque as questões econômicas e sociais que mantêm as pessoas na pobreza. Ore por uma estabilidade que capacite os cristãos a oferecer ajuda física e esperitual.
Quarta, 21
Boa parte dos muçulmanos apenas o são nominalmente. Ainda que 90% da população professe o islamismo, apenas uma fração pratica seus rituais. A maioria é mais influenciada pela superstição e pelas crenças do zoroastrismo. Não obstante, o número de mesquitas em funcionamento saltou de 18 para 4.000 em aproximadamente 10 anos. Os muçulmanos aumentaram sua presença na sociedade por agora participarem do governo e a vulnerabilidade do país ao islamismo é acentuada pela vizinhança com o Irã e Afeganistão. Ore para que o extremismo seja restringido, e para que os muçulmanos possam ter oportunidades sem precedentes de descobrir a Cristo.
Quinta, 22
Há oportunidade para ministérios estrangeiros. O Tadjiquistão, com suas necessidades sociais e espirituais, está aberto para o ministério cristão sensível. Existe uma rede de agências que se preocupa com os tadjiques, mas a guerra civil desencorajou muitos obreiros de fora a entrar no país. Ore para que a atual liberdade para os cristãos e para os obreiros cristãos conti- nue, apesar da oposição dos anti-religiosos e dos muçulmanos. Vários ministérios estão sendo usados por Deus agora: auxílio, desenvolvimento e distribuição de ajuda, prisões e outros. Ore pelo chamado e entrada de mais pessoal com traba- lho de longo prazo. Ore para que os iranianos, que são etnicamente ligados, se tornem testemunhas. Eles poderiam ter um papel similar em ganhar os tadjiques para Jesus.
Sexta, 23
Ore pelos povos nativos com poucas oportunidades de ouvir o Evangelho. a) Uzbeques: Eles perderam muito na guerra, e ganharam pouco com o acordo de paz. Chegam a 1,55 milhão, porém são negligenciados pelas missões, que focam somente os tadjiques. Ore por obreiros cristãos especificamente chamados para testemunhar aos uzbeques no Tadjiquistão. b) Os povos das montanhas Pamir (leste): Não se sabe da existência de nenhum cristão entre os pamir. Naquela região vivem seis povos muçulmanos da seita Ismaili: os ishkashimi, roshani, bartangi, shughni, wakhi e yazgulyam, que nunca foram alcançados. c) As 133 outas divisões étnicas no Tadjiquistão, a grande maioria das quais não tem nenhum alcance cristão específico.
Sábado, 24
Os tadjiques totalizam de 10 a 11 milhões na Ásia Central. Por cerca de 1.000 anos não existiu nenhum alcance evangelístico significativos para eles. Agora, além das centenas de crentes no Tadjiquistão, existem outros 1.000, ou mais, nos países vizinhos como Afeganistão, Paquistão e Uzbequistão. Ore para que este crescimento aumente e pelo estabelecimento de uma igreja nativa tadjique, livre de influências indevidas da Rússia ou do Ocidente. Ore também por uma boa coope- ração entre todos os que se preocupam com os tadjiques.
PELOS.POVOS _ ABR2004


19/06/05 Oi gente a paz !Isto 'e um pouco do Tadijiquistao , onde estou orando para
ir , claro que se Deus quiser que eu v'a  a  outro lugar estou aberta , meu
chamado 'e para as nacoes e nao tenho lugar especifico...
 Estou orando pra no que eu vou trabalhar l'a, sei que Deus abrir'a portas
Ele mim dar'a oportunidades que serao necessarias , orem por isso tb.

  Os paises e povos clamam por alguem que sem limites seja voluntario a
chegar at'e eles  com palavras revelando o Amor de Deus e com acoes
expressando esse Amor... eu quero fazer parte da resposta de Deus a estes
povos , espero que vcs tb esteja  com esse coracao.
   Desejo ir o quanto antes , porem pra tudo existe um tempo e eu estou
orando pra que esse tempo seja no final deste ano , se assim Deus o quiser,
por tanto orem amados .
   Contunuem fazendo o melhor pra Deus e Deus os recompensar'a tb com
omelhor.
  No Amor do PAi das Nacoes_ Claudia Aguiar (Via_comin)
Observação: mensagem anexa encaminhada.
( O arquivo CAROL.exe , não foi permitido ser aberto pelo nosso anti-vírus) yRORRITO

www.portasabertas.org.br As mulheres muçulmanas em Isfara, norte do Tadjiquistão, estão tendo o documento de identificação oficial negado, pois elas se recusam a serem fotografadas sem o hijab. 15/6/2004

MISSIONÁRIO ASSASSINADO NO TADJIQUISTÃO
Foi assassinado, no último fim de semana, o obreiro Sergei Basarab na cidade de Isfara, Tadjiquistão, Leste Europeu. Ele era um dos ajudantes do nosso missionário da terra Iskandar, que mora em Khudjant. No dia do assassinato Sergei tinha realizado um culto com os jovens e, quando terminou, acompanhou alguns deles para suas casas. Depois entrou no salão da igreja para orar e agradecer a Deus por aquele dia, como fazia de costume. Às 21:00 h as luzes da cidade de Isfara são apagadas e todos ficam em suas casas. Foi nesse momento de escuridão e silêncio, na rua, que parou um carro em frente da igreja e os assassinos começaram a disparar com uma metralhadora. O obreiro foi ferido e morreu na hora, atingido por quatro balas certeiras. Ele era casado com Tamara e tinha dois filhos. Sua família continuará realizando o trabalho missionário em Isfara. Dias antes do assassinato, foi publicado, pela imprensa local, um artigo onde se relatava a vida daquele missionário antes de sua conversão. Ele, que era um delinqüente, fora preso quatro vezes. As autoridades supõem que esse artigo tenha contribuído para o seu assassinato. O obreiro se converteu na cadeia e foi batizado em novembro de 2001 e, no ano seguinte, se casou. Em 2003 ele foi enviado para Isfara, como missionário, e ajudava o nosso obreiro da terra Iskandar. O Pr. Joel Costa informa que na cidade de Isfara os obreiros das igrejas da CBB compraram, no ano de 2002, uma propriedade para a construção de um templo. Até então, ali não existia nenhum trabalho evangélico e nem sequer crentes. O obreiro Sergei era um homem de muita oração e tinha um cora-ção muito dedicado à obra. Ore por sua família, pelos irmãos da Igreja de Isfara, para que não desanimem, e pelo povo batista do Tadjiquistão. JMM222 jan04

Andrei Remer, foi multado por “liderar reuniões religiosas em sua casa e conversar com transeuntes sobre Deus.” Ele foi multado pelo tribunal distrital porque se recusou declarar por escrito que pararia de pregar. Além disso, as autoridades ameaçaram confiscar suas propriedades, caso ele não pagasse a multa. Tudo isso aconteceu apesar de a lei religiosa do Tadiquistão não proibir reuniões em casas nem evangelismo de rua. ðLouve a Deus pela coragem de nosso irmão. ðClame para que Andrei seja revestido ainda de maior intrepidez. ðOre para que esse episódio leve muitos a Cristo. ( www.brigada.org - Teu Reino )



Setenta anos de governo comunista transformaram o país num campo de batalha econômico. Desde que conquistou a independência do império soviético em 1992, o Tadjiquistão enfrenta corrupção, guerra civil e pobreza. Muitas pessoas literalmente brigam para conseguir o pão de cada dia. A vida nesse país muçulmano é muito dura, e a influência do Islamismo cresce assustadoramente. Os cristãos são obrigados a esconder com muito cuidado toda a evidência da sua fé. Os que conseguem obter qualquer material evangélico consideram-se de muita sorte. *Ore por abundância de Bíblias e de material de treinamento cristão. asiatartaria Tartária Composto por sete milhões de pessoas, o povo tártaro exerce grande influência no mundo turco. Fortes e orgulhosos, levaram o Islamismo por toda a Rússia e em boa parte da Ásia Central. Eles sofreram atrocidades em nome de Jesus, sob as mãos de Ivan, o Terrível, e foram decepcionados pelo comunismo, ateísmo, materialismo, misticismo e ocultismo. Enquanto mesquitas estão sendo espalhadas num ritmo intenso, por toda a Tartária, o primeiro Novo Testamento em língua tártara está para ser publicado. *Ore para que Deus se revele a muitos tártaros através do Novo Testamento. *Peça ao Senhor da seara que envie um grande número de obreiros para a Tartária. *Peça que os crentes tártaros possam crescer em força e maturidade e que tenham coragem para compartilhar o evangelho, apesar da perseguição.

 


Participe! Envie-nos seu comentário - www.uniaonet.com/email.htm
Página Inicial : www.uniaonet.com