ÁFRICA
"OPERAÇÃO MOÇAMBIQUE"
- Apecgoias -
Última Mensagem 16/06/2007



www.uniaonet.com/apecgomocambique.htm  Notícas 1 - Antes de sair do Brasil:
 
    Estas são fotos que tiramos no domingo, 22 de abril, a noite no culto da nossa igreja. Foi o momento de oração para o envio do pr. João Sérgio à Moçambique.
 
    Ele viaja neste domingo, dia 29, às 10 da manhã para SP e as 17 horas para África. Volta no dia 7 de junho. Quase 40 dias!
 
    Para ele viajar nos deixando mais tranquilas ele e eu temos trabalhado quase à exaustão pra organizar um monte de coisas. Por exemplo: o projeto araguaia, os CEDICS de Aps, e Goiânia, o curso de EBF, compra e venda de literatura, contas para pagar e por aí vai.
 
   Estamos orando constantemente Isaías 40, especialmente a parte que diz: Até os jovens se cansam mas os que esperam no Senhor renovam suas forças e voam como águias!
 
   Precisamos muito do apóio que nossa equipe querida nos dá. Especialmente a dona Noêmia que está conosco no escritório e o assumirá quase sozinha. Sei que ela também está na mira do inimigo mas debaixo da proteção de Deus.
   Tem também a equipe de Anápolis que, com valentia e amor, tem sustentado o CEDIC lá nas segundas e quartas-feira. Tem também cada um que tem se prontificado nos cursos, no preparo para o projeto araguaia, no sustento financeiro de nossa família, na viagem do Sérgio à Moçambique e cada amigo e amiga queridos que tem nos oferecido seu carinho, oração e ofertas financeiras.
 
   Tem também você, ora, contribbui e ajuda de alguma forma.
 Abraços
    Viviene
 
. . .

Estas fotos são de domingo dia 29 de abril, no aeroporto de Goiânia.(Se bem que, a que está a família toda foi na porta da nossa Igreja porque a Mari ficou na Escola Dominical, ela é professora e não poderia faltar!) São do momento em que o Sérgio pegou o vôo para SP e de onde encontraria outros missionários para juntos irem à Moçambique. Ele é o que tá balançando o chapéu na mão!
 
 
Abaixo está  o e-mail que recebí dando notícias da primeira equipe (primeira porque quando estes voltarem outros irão até agosto quando termina o Instituto de Liderança), da APEC que foi à Moçambique no domingo: Pr. Gilberto Celeti, a Professora Cilena Cuminmg, a voluntária Regina Célia e meu marido o pr. João Sérgio.
 
Obrigada por estar tão perto de nós em mais essa missão!
   Um abraço carinhoso,
                    Vivi
 
 
Obrigado por suas orações.
Já estamos instalados aqui em Maputo onde ficaremos até o dia 03, quando seguiremos as 5h30 para o local onde realizaremos o Instituto de Liderança.
A viagem transcorreu bem e não tivemos nenhum atraso.
Cada um pode levar 3 malas de 32 Kg, o que foi de grande bênção, pois só permitem 2 malas por pessoa. Além disso levamos 5 malas de 32 kg extras, pagando apenas 70 dólares por mala.
Na chegada em Maputo tivemos uma grande bênção também, vem a bagagem toda sendo aberta e questionada, mas o chefão foi simpático ao nosso projeto e liberou a saída de todo o material.
O Jossefa e o Julinho já nos esperavam na saída e tudo foi devidamente encaminhado.
Logo envarei mais detalhes sobre as bagagens que os outros colegas levarão.
EBENEZER! - até aqui nos ajudou o Senhor.
Orem pelo grupo de 8 alunos que irão de Angola por estrada, sendo levados pelo diretor da APEC daquele país. Que eles e os demais de Moçambique (cerca de 15), possam não só chegar bem mas venham a entrar de tempo integral no trabalho da APEC.
Estamos com uma diferença de cinco horas do Brasil. Agora é 19horas aqui. Ninguém dormiu nada na viagem noturna do avião e hoje, o dia todo foi de espera e deslocamento. Esperamos refazer as forças nestes dois dias.
Um grande abraço para todos.
Não deixem de orar.
Vamos enviar regularmente as notícias.
 
Gilberto Celeti
  . . .
03/05/07 Notícias 3
 NOTÍCIAS DA "OPERAÇÃO MOÇAMBIQUE"
 
A viagem para Moçambique, África foi bem tranquila. Tudo correu
conforme o previsto, graças a Deus! Somos 04 na equipe mas ainda virão
outros sete que revezarão conosco pois o Projeto será de 03 meses.
 Fiquei muito feliz ao ver que Maputo (a capital) tem experimentado o
progresso. Quando estive aquí no ano de 2000 a situação era bem diferente
(muita sujeira e pobreza).
Amanhã, dia 02/05 visitarei o National Kruger Park, a maior reserva
animal do planeta. Uau!!! Este é um sonho que tenho desde criança.
Partiremos para a província de Gaza na quinta feira. Alí acontecerá o
Instituto de Liderança para a África de fala Portugueza, onde ministrarei 03 
matérias durante 20 dias.
Continuem orando por nossa saúde e pelos quase 30 alunos de Angola e
Moçambique. Logo enviarei fotos.
Um grande abraço,
Pr. João Sérgio.

notícias do Projeto África enviadas hoje, dia 07 de Maio.
 --------------------------------------------------------------------------------
 
Bom dia para você. Aqui são 15h30. O local onde funciona o Instituto é bem agradável.
 
Os banheiros ficam fora (onde se toma banho) e em outro local ficam as latrinas (para as outras necessidades, daquelas que tem um buraco no chão). Eu consegui um quarto grande onde montei um escritório. Tenho que sair para tomar banho fora. As vezes há água quente quando o pessoal coloca fogo na lenha, igual era no acampamento a muitos anos atrás.
 
A alimentação é bem simples. No café, as 7h00 tem um pouco de mingua que eu não identifiquei ainda do que é feito. É branco e dizem que é de milho embora não tenha gosto de nada e é sem açucar. Há chá por volta das 10h30 as vezes com um pão sem recheio. O almoço as 13h é arroz com uma mistura: peixe frito, frango ao molho, cabrito ao molho, couve com amendoim ao molho e assim vai. A noite as 18h tem uma sopa. As 22h novamente um chá com bolachas de água e sal. Como voces veem é muito amido e não tem muito tempero ou sal.
 
O grupo de Angola ainda não chegou. Eles chegaram por uma estrada na divisa com Moçambique e não conseguiram o visto de entrada, na hora. Tentaram fazer um outro caminho e entrar por outra região. Só que isto demora mais de um dia. Não sei como eles estão. Esperamos que ainda cheguem para as aulas. A estrada passa por meio de muita areia. Quando viemos, o nosso transporte ficou preso na areia e precisou de buscar um caminhão com correntes para puxá-lo.
 
Estamos então, por enquanto,com apenas 12 alunos de Moçambique. Se chegarem os de angola teremos 20 alunos. Infelizmente a luz aqui de noite, só através de gerador. Não está sendo possível conectar internet. Estamos ha 40 minutos da Vila de Macia, onde estou agora a tarde, num posto telefonico, o único local que tem internet e é de uma lentidão desesperadora.
 
Os alunos estão muito interessados e há grande potencial de vê-los todos como obreiros aqui em Moçambique. O local onde estamos é um Seminário Bíblico e há cerca de 15 alunos que fazem aqui o curso regular de 3 anos de duração. Estamos sempre junto com eles durante as refeições. O local da sala de aula é ótimo, para os padrões daqui.
 
Por enquanto a saúde está muito boa. Estou aprendendo a ficar mais calmo e tranquilo, também pudera. Espero pelo menos umas duas vezes por semana vir até a Vila de Macia para ver e responder os E-mails.
 
E vocês como estão? Tenho orado muito por todos.
 
Transmita abraços para todos e agradeça as orações
 
Abraços,
 
Gilberto Celeti
= = =
09/05/07  Queridos irmãos,
 
    Agora estamos no Seminário 'Volta à Bíblia' que fica na Vila de Macia no Distrito de Gaza aquí em Moçambique. Embora simples, estamos bem intalados.
 
  As vezes tomamos banho quente com água aquecida por fugão à lenha, dormimos em camas comuns com mosquiteiro.
 
   Fazemos as refeições junto com nossos alunos e demais alunos do Seminário: arroz 'unidos venceremos', feijão e alguma mistua (frango ou peixe), sopa de macarrão. As vezes tem uma banana ou laranja. O café da manhã chama-se 'matabicho' e nele comemos pão africano (é só vendo para acreditar),leite em pó e um tipo de nescafé.
 
    O clima de manhã e tarde é de 25 graus e de noite é bem frio, 10 e 15 graus.
 
    Temos 11 alunos Moçambicanos, quase todos patrocinados pelas ofertas que o Gilberto conseguiu. Eles são muito pobres.
 
    Os alunos que vieram de carro de Angola ainda estão na fronteira sem poder entrar. Orem por isso!
 
    Alguns alunos tem histórias bem difíceis:
- Por falta de recursos para o casal, Fátima teve que vir só, trazendo sua filhinha de apenas 2 anos; ela tem de cumprir todas as tarefas e ainda cuidar do bebê.
- Augusto, um pastor, deixou sem sustento sua esposa e 4 filhos, para estar em nosso curso.
- Esta é a realidade de vários alunos aquí.
- João veio para cá na mesma semana que o seu irmão morreu.
 
   Tudo isto só aumenta a nossa responsabilidade e convicção de que era vontade de Deus que estivéssemos aquí. Orem por estes queridos irmãos!
 
 Um grande abraço,
 
Pr. João Sérgio.

Domingo, dia das mães, estamos completando 2 semanas sem o papai desta casa, porque ele está na África, abençoando outras vidas e recebendo, dos irmãos africanos, a linda lição de vida, o testemunho do sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é dar suas vidas para o Senhor.
 
   Em um dos e-mails que recebí, meu marido disse:
 
   Fique tranqüila! Se há uma coisa que aprendemos aquí na África é sobre a "Soberania de Deus". Ele está no controle de tudo, e no fim tudo irá a bom termo.
 
   Bem... aí vão suas ultimas notícias:
 
Queridos irmãos,
 
    Agora estamos no Seminário "Volta à Bíblia" que fica na Vila de Macia no Distrito de Gaza aquí em Moçambique.
 
   Embora simples, estamos bem intalados.
  
    As vezes tomamos banho quente com água aquecida por fugão à lenha, dormimos em camas comuns com mosquiteiro.
 
    Fazemos as refeições junto com nossos alunos e demais alunos do Seminário: arroz "unidos venceremos", feijão e alguma mistua (frango ou peixe), sopa de macarrão. As vezes tem uma banana ou laranja. O café da manhã chama-se "matabicho" e nele comemos pão africano (é só vendo para acreditar),leite em pó e um tipo de nescafé.
 
    O clima de manhã e tarde é de 25 graus e de noite é bem frio, 10 e 15 graus.
 
 Temos 11 alunos Moçambicanos, quase todos patrocinados pelas ofertas que o Gilberto conseguiu. Eles são muito pobres. Os alunos que vieram de carro de Angola ainda estão na fronteira da Zâmbia sem poder entrar. Orem por isso!
   Duas alunas angolanas que vieram de avião já estão conosco.
 
   Alguns alunos tem histórias bem difíceis: Por falta de recursos para o casal, Fátima teve que vir só, trazendo sua filhinha de apenas 2 anos; ela tem de cumprir todas as tarefas e ainda cuidar do bebê. Augusto, um pastor, deixou sem sustento sua esposa e 4 filhos, para estar em nosso curso. Esta é a realidade de vários alunos aquí. João veio para cá na mesma semana que o seu irmão morreu.
 
    Tudo isto só aumenta a nossa responsabilidade e convicção de que era vontade de Deus que estivéssemos aquí.
 
   Orem por estes queridos irmãos!
 
 Um grande abraço,
 
Pr. João Sérgio.

15/05/07 Prezada(o) irmã (o)
 
Acabo de receber a informação do Pr. Gilberto que finalmente ontem os angolanos foram liberados na fronteira pela burocracia moçambicana e já estão a caminho. Ele estava muito preocupado caso eles perdessem mas uma semana de aulas. A informação que havia ontem era que eles só seriam liberados no dia 22. Todos no Instituto oraram muito para que o Senhor quebrasse esta barreira. Hoje eles chegaram no Instituto bem cedinho. Louvemos ao Senhor!
 
Segue abaixo a relação dos alunos – nome da cidade, da província e do país que pertencem:
 
 
Alexandre Jorge Sitoe – Matola – Maputo – Moçambique
Alfredo Joaquim Mabunda – Macia – Gaza – Moçambique
Angelino de Jesus Miguel – Beira – Sofala – Moçambique
Anselmo Vasco Bombe – Xipamine – Maputo – Moçambique
Augusto Munando Mutene – Quelimane – Zambézia – Moçambique
Cecília Bonifácio – K.Kiaxi – Luanda – Angola
Evalina Adelaide Castro - Catabola-Bié - Angola
Fátima Julião Machivene – Matola – Maputo – Moçambique
Flora Alufe Luis Baco – Beira – Sofala – Moçambique
Inocêncio Norton Julio - Luanda - Angola
Isaque Bondo - Luanda - Angola
João Chano Domingos – Beira – Sofala – Moçambique
Maria Cussinja S. Hungulo – Samba – Luanda – Angola
Miquitaio Torres – Beira – Sofala – Moçambique
Natalino Gomes – Maputo – Maputo – Moçambique
Victor Chitio Souza – Mumbone – Inhambane – Moçambique
Orem por eles!
Em breve enviarei um boletim com informações de cada um dos alunos para você conhece-los melhor.
 
Débora Alves


Informes da Operação Moçambique
 
A 1ª. Semana terminou bem. Os alunos foram vitoriosos. As matérias foram:
 
1. Teologia da Evangelização das Crianças – Pr. João Sérgio
 
2. Levando a Criança a Cristo – Pr. João Sérgio
 
3. Os Problemas de um Obreiro e a Solução de Deus – Pr. Gilberto Celeti
 
4. Gênesis da APEC (Mundo – Brasil – Moçambique – Angola) – Profa. Cilena
 
5. Dicas sobre Etiqueta – Profa. Cilena
 
No trabalho prático de evangelização foram alcançadas 175 crianças e 114 receberam a Cristo como Salvador. Só andamos nos arredores, pelo meio do mato, por estrada cheias de areia. Em cada trilha muitas casas, muita gente, muitíssima criança. Próximo do local do Instituto há um grande poço onde as mulheres e as crianças vêm de longe buscar água. É impressionante. Parece que estamos nos tempos bíblicos e lembramos da conversa de Jesus com a mulher samaritana. Algumas crianças por não estarem ainda na escola não entendem o português. Temos que alcançá-las em sua própria língua. Como é bom ver estes moçambicanos comunicando o evangelho nestas línguas. Eles são mais úteis que nós, aqui.
 
As dicas de Etiqueta da Cilena foram um sucesso. O povo gostou demais e virou assunto para todo o momento. Interessante isto. Às vezes pensamos que estas aulas são inúteis. Aqui elas foram de uma utilidade incrível.
 
Estamos agora na semana do ECEC com as aulas sendo dadas pelo Pr. João Sérgio e Profª. Cilena. Estou dando os devocionais sobre Deus. Juntaram-se aos alunos os obreiros Jossefa Ngomane (diretor nacional), Julinho Laquesse (obreiro em Matola) e Gladessy Samuel (obreira em Xai-xai).
 
Só chegaram 2 angolanas, que vieram de avião. Há um grupo de Angola que está para chegar a qualquer momento. Ficaram mais de 1 semana parados na fronteira da Zâmbia, aguardando o visto de entrada no país. A burocracia aqui é de matar.
 
Espero que cheguem a tempo de captar as matérias do ECEC 1, se não ficará difícil a reposição das aulas para esta turma. Por favor, ore por isto
 
Estamos para receber agora a Maria Elizabeth e a Sonia, que ministrarão duas semanas aqui no Instituto e depois irão para o Projeto MAPUTO. Ore pela chegada das duas e pelas bagagens que estão trazendo, com muita literatura.
 
Na próxima semana o João Sérgio e a Regina seguem para o Projeto SOFALA. Estes projetos têm a duração de duas semanas com treinamento para Classes de Cinco Dias e a realização destas classes. Esperamos alcançar muitas igrejas, equipá-las com literatura e ver milhares de crianças conhecendo o evangelho.
 
Estamos todos contentes com o clima, com o local e até com a alimentação, embora seja bem precária. Aqui não tem aparecido, pelo menos por enquanto, mosquitos. A água do local é muito boa e podemos beber sem problema. A comunhão com os outros alunos do Seminário e os professores e diretores deste local tem sido muito boa. A boa mão de Deus tem sido sobre nós. Muito obrigado pelas orações.
 
Vivemos um momento difícil na Sede da APEC, com poucas entradas de ofertas e de dinheiro, deixando-nos com dificuldade para o acerto dos compromissos. Por favor ore por esta questão financeira.
 
Estamos orando por todos vocês aí no Brasil, diariamente.
 

KANIMAMBU (obrigado na língua do povo daqui – o xangana)
 
No amor de Cristo e pela salvação das crianças africanas e brasileiras.
 
Pr. Gilberto Celeti

16/05/2007 :  Informes da Operação Moçambique pela sede nacional da APEC
 
 
 
Terminamos bem a 1ª. Semana do Instituto de Liderança aqui em Moçambique. Os alunos foram vitoriosos. As matérias foram: Teologia da Evangelização das Crianças; Levando a Criança a Cristo; Os Problemas de um Obreiro e a Solução de Deus; Gênesis da APEC (Mundo – Brasil – Moçambique – Angola).
 
 
 
No trabalho prático de evangelização feito pelos alunos foram alcançadas 175 crianças e 114 receberam a Cristo como Salvador. Só andamos nos arredores, pelo meio do mato, por estrada cheias de areia. Em cada trilha muitas casas, muita gente, muitíssimas crianças. Próximo ao local do Instituto há um grande poço onde as mulheres e as crianças vêm de longe buscar água. É impressionante. Parece que estamos nos tempos bíblicos e lembramos da conversa de Jesus com a mulher samaritana. Algumas crianças por não estarem ainda na escola não entendem o português. Temos que alcançá-las em sua própria língua. Como é bom ver estes moçambicanos comunicando o evangelho nestas línguas. Eles são mais úteis que nós, aqui.
 
 
 
Estamos agora na semana do ECEC - Ensinando Com Êxito as Crianças, com as aulas sendo dadas pelo Pr. João Sérgio Souza (missionário da APEC-GO) e Profª. Cilena Cumming (diretora da Área de Educação). Eu estou dando os devocionais sobre Deus. Juntaram-se aos alunos os obreiros Jossefa Ngomane (diretor nacional), Julinho Laquesse (obreiro em Matola) e Gladessy Samuel (obreira em Xai-xai).
 
 
 
O grupo de Angola que estava faltando chegou hoje, finalmente. Eles ficaram mais de 1 semana parados na fronteira da Zâmbia, aguardando o visto de entrada no país. A burocracia aqui é de matar. Eles estão se adaptando ao ritmo do curso e repondo as matérias perdidas para acompanhar a turma. Por favor, ore por isto.
 
 
 
Estamos para receber nesta semana a Maria Elizabeth Soares (obreira da APEC-CE) e a Sonia Mariano (voluntária da APEC-MT), que ministrarão duas semanas aqui no Instituto e depois irão para o Projeto MAPUTO. Ore pela chegada das duas e pelas bagagens que estão trazendo, com muita literatura.
 
 
 
Na próxima semana o Pr. João Sérgio e a Regina Célia seguem para o Projeto SOFALA. Estes projetos têm a duração de duas semanas com treinamento para Classes de Cinco Dias e a realização destas classes. Esperamos alcançar muitas igrejas, equipá-las com literatura e ver milhares de crianças conhecendo o evangelho.
 
 
 
Estamos todos contentes com o clima, com o local e até com a alimentação, embora seja bem precária. Aqui não tem aparecido, pelo menos por enquanto, mosquitos. A água do local é muito boa e podemos beber sem problema. A comunhão com os outros alunos do Seminário e os professores e diretores deste local tem sido muito boa. A boa mão de Deus tem sido sobre nós. Muito obrigado pelas orações.
 
 
 
Precisamos de ofertas dia a dia para que a obra da APEC continue. As necessidades são muitas: o sustento dos obreiros, os projetos missionários, literatura, ministérios como Turma da Bíblia e Kombi Boas Novas. Ore por esta questão financeira, para que Deus supra todo o necessário. Contribua com a APEC se Deus assim tocar em seu coração.
 
 
 
KANIMAMBU (Obrigado na língua do povo daqui, o xangana).
 
 
 
No amor de Cristo e pela salvação das crianças africanas e brasileiras.
 
 
 
Pr. Gilberto Celeti _ Superintendente Nacional da APEC
 
 
-----------------------------------------------
VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS GRANDES RIQUEZAS DE MOÇAMBIQUE?
R: Línguas e Crianças!
 
SEGUNDO OS ESTUDOS:
1. Cada tribo de Moçambique fala/tem mais de três LÍNGUAS (e dialetos).
2. Cada família moçambicana tem pelo menos três CRIANÇAS.
 
----------------------------------------------
 
Olhando as Necessidades da Criança Africana
 
"Olhei  para a minha direita e vi, mas não havia quem me conhecesse;
 
refúgio me faltou e ninguém CUIDOU DA MINHA ALMA. ( Sl.142:4)"
 
 
 
As crianças não param de clamar por socorro, as vezes nos fazemos de despercebidos e ignoramo-las; pois, elas precisam de ajuda o mais urgente possível.   Olhando a criança na cosmovisão (contexto) africana, especialmente em Moçambique são evidentes e gritantes as seguintes realidades:
 
A criança africana é um meio de garantir e assegurar o casamento para muitas mulheres, pois quando uma mulher não consegue ter filhos esta corre risco de ser abandonada ou substituída.
A criança é a fonte da aposentadoria dos pais, sendo assim, quanto mais filhos, mais segurança e esperanças os pais terão no futuro.
A criança é usada como mão-de-obra barata. Ela é explorada em trabalhos forçados, trabalha no comércio,  e também tem sido o alvo de trafico e abuso sexual.
As crianças são obrigadas a se submeterem à tradições culturais: ocultismo, feitiçarias, adoração aos seus antepassados, etc.
Que virão a ser estas Crianças? Uma Oficina de Satanás ou Um Templo do Espírito Santo?
 
Pensando nisto só falta-nos dizer:
 
"Mambo Khomborera Afrika" (Deus abençoe a Criança africana) e
 
"Pwiya Vulushani Afrika" (Senhor Salve Africa)
 
 
 
Mouzinho João Muchaia _ Apec em Moçambique
------------------------------------------------
 
Aliança Pró Evangelização das Crianças
 
Alcançando as crianças em todo o mundo
 
Tel: +55 11 5574-8661 Fax: +55 11 5573-9510

RECRIAR: Largo do Papagaio, 03 Ribeira 40.421-630 Salvador BA
Eliete Moraes _    25/05/2007  RECRIAR com secretária APECana!!!!Sorria!!!   
Oi gente querida!!
 
Estou orando pela turma em Moçambique, e agora a ida de Nata e Enedina!
Sorria, Deus é fiel!  Estávamos orando por uma pessoa para nos ajudar na
secretaria e setor financeiro, não estava sendo fácil para mim..imagine.!
Sempre pedi a Deus uma equipe com curso da APEC o que facilitará a
evangelização das crianças.
 
Dando aula no CT da APEC ,Deus nos mostrou de modo maravilhoso Ana Cláudia,  ela estava orando  durante 7 dias pedindo um emprego. Eu convidei a turma para participar do treinamento da RECRIAR, ela foi a única! Entendeu que
seria para para usar o LSP com crianças..(veja que interessante).Quando ela
chegou que só viu gente grande, quis voltar..mas ficou e veio conhecer a
nossa casa e ..há 15 dias está conosco de tempo integral.Ela tem formação em
Administração Financeira e entende de computador..que maravilha!
 
Já temos 4 funcionários e vamos pagar em junho.(Ore por suprimento)
O casal líder da casa,  ele é ex-aluno da APEC, voluntário nos Acampamentos,
área de aconselhamento.
Vamos precisar de uma pessoa para serviços gerais e Deus já tem colocado em
nosso coração esta pessoa, foi aluna há 13 anos atrás, da Classe de Boas
Novas na sede da APEC, liderava um grupo de rua..é convertida hoje e temos
uma classe de Boas Novas na casa dela, liderada por ex-alunas...ÊTA DEUS
TREMENDO!!! (Ela me disse: não fale que eu fui menina na rua...)
 
CANCELEI MINHA CAIXA POSTAL, meu endereço é o da RECRIAR:
Largo do Papagaio, 03 Ribeira
40.421-630 Salvador BA
 
Um abração para cada um de vocês,
Com saudades e boas recordações!
Eliete Moraes

31/05/07 _ Escolhi apenas 5 fotos,das mais de 140 que já tirei aqui na África, para que vocês vejam um pouco do que Deus tem nos proporcionado.
 
 
1a. foto = Missionários brasileiros em Maputo (Moçambique - África), João Sérgio, Gilberto, Cilena e Regina.
 
2a. foto = Passeio do Pr. João Sérgio ao Kruger Park, maior reserva animal do mundo (África do Sul).
 
3a. foto = Alunos Moçambicanos e Angolanos junto aos professores brasileiros no 1o. Instituto de Liderança da África Austral.
 
4a. foto = Classe de Boas Novas para crianças em Beira, cidade litorânea no sudeste de Moçambique.
 
5a. foto = Classe de Boas Novas, momento de oração.
 
Obrigado por suas orações. Deus abençoe sua vida.
 
Pr. João Sérgio

05/06/07 _
Queridos amigos,
 
A Operação Moçambique completou o 1º mês em território africano.
No Instituto de Liderança já ministraram aulas os professores: Gilberto Celeti, Cilena Pimenta Cumming, João Sérgio de Souza, Maria Elizabeth Gomes Soares e Sonia Mariano.
Os alunos, 11 moçambicanos e 5 angolanos têm sido um exemplo de dedicação e empenho para conseguirem vitória em cada matéria. Tudo é muito intenso e as exigências do Curso são imensas, mas eles têm nos surpreendido.
A Cilena e João Sérgio retornaram dia 04 de junho para o Brasil. A Cilena ficou o mês todo de maio lecionando no Instituto. O João Sérgio e a Regina Célia Albuquerque, depois de duas semanas no Instituto, viajaram para a Província de Sofala.
Nesta Província, nas cidades de Beira e Dondo, executaram o Projeto Ministerial que culminou no treinamento de 169 pessoas, representando 32 igrejas. Havai turmas pela manhã, á tarde e também á noite. Foram realziadas 39 Classes de Cinco Dias alcançando 3031 crianças e destas, 1578 receberam a Cristo como Seu Salvador. Que bênção!
Nestas duas primeiras semanas de junho está acontecendo o mesmo Projeto na Província de Maputo, sob a coordenação da Maria Elizabeth, Sonia e Regina. Enquanto isto, aqui no Instituto de Liderança, estamos com a presença do casal Natanael e Enedina Negrão.
Gostaria de compartilhar também que na última semana de maio, os alunos e professores alcançaram uma Escola Primária do Governo, próxima do Instituto. Estivemos em 13 classes, com uma méida de 50 crianças em cada classe. Foram alcançadas 614 crianças. Foi um grande impacto nesta escola e vibramos com as portas abertas para este ministério. O Diretor desta escola foi nosso aluno no ano de 1998, quando ministramos um treinamentro na cidade de Maputo. Que benção!
Continuem orando pela Operação Moçambique. Vamos juntos louvar ao Senhor por tudo quanto ele vem fazendo. Vamos juntos interceder pelas crianças africanas. Lembre que o dia 16 de junho é o dia da criança africana. Entre em contato com desenvolvimento@apec.com.br e solicite os assuntos de oração para este dia especial. Ore também pelas necessidades financeiras da APEC e deste Projeto. Ore para que o Senhor incline os corações de Seus filhos para contribuirem.
Deixo abaixo uma palavra de inspiração. Espero que você aprecie. Muito obrigado.
 
O itenta e seis dias em solo africano
S ervindo com alegria na execução de um plano:
 
P reparo de obreiros no alcance de crianças
E quipando primeiro e ver que a obra avança
Q ue grande desafio montar todo o sistema
U m Deus em quem confio é que me diz: Não tema!
E ntão os candidatos chegam pra ser treinados
N um esquema de internato e são bem dedicados
I nclinam seus ouvidos se aplicam aos estudos
N ão se dão por vencidos, absorvem os conteúdos
O stentam com firmeza que foi Deus quem os escolheu
S abem, sim, com certeza, que estão aqui por Deus.
 
A ssim também se sentem cada um dos professores,
F azendo que a semente que lançam em meio a dores
R eproduza frutos bons e uma colheita preciosa,
I rrompendo na nação salvação maravilhosa.
C om a multiplicação de obreiros consagrados
A s crianças ouvirão o Evangelho tão amado!
N ão se pode avaliar todo este investimento,
O s que Deus move pra dar tem um nobre sentimento,
S abem que ao dar dinheiro e no Seu reino colocá-lo,
 
P articipam qual parceiros e Deus vai recompensá-los.
A legria sentirão ao ver no céu os que foram salvos
R edimidos estarão, que de sua oferta foram alvos.
A frica é o continente de imensa negruitude
 
J esus é quem somente pode trazer virtude;
E a única esperança de mudar cada nação,
S e vê quando a criança experimenta a Salvação!
U rgente, pois, levemos, das trevas para a luz,
S im, todos os pequenos africanos pra Jesus!
 
Gilberto Celeti - 05 de junho de 2007

João Sérgio e Viviene Souza
  vivienesouza@yahoo.com.br

Tun-tuk tutuk...  Tun-tuk tutuk...  Tun-tuk tutuk...
Ouço o som de tambores na noite escura...cada vez mais rápido, cada vez mais alto. O som vem dos tambores dos feiticeiros, é impressionante! Parecem dizer-me: “Vai embora! Esta terra já tem dono”. Meu coração se enche de tristeza ao pensar que muitos neste continente, ainda colocam sua confiança nestes adoradores de satanás.
 Por quase 40 dias que estive em Moçambique (África), vi muitos tipos de escravidão:
 Escravidão da Mente imposta pelos maus governantes, o que tem levado o país ao atraso econômico e social causando um extremo estado de pobreza e ignorância;
 -  Escravidão Física causada pelo avanço das doenças, como a malária e aids. A média de vida deles é de 45 anos para homens e 50 anos para mulheres. Muitas crianças morrem antes de completar 5 anos de vida;
 -  Escravidão Espiritual causada pela crença em feiticeiros e rituais malignos. Muitos ainda vivem num sistema tribal onde são praticadas as tradições dos ancestrais.
 
Mas, no meio de tanto deserto, também vi uma terra fértil aguardando a boa semente da Palavra de Deus. Sem dúvida o coração das crianças moçambicanas é esta terra fértil.
Por este motivo a APEC brasileira, desde 1996, tem enviado equipes de missionários para os países africanos de fala portuguesa com o objetivo de treinar as igrejas para o alcance das crianças.  Como fruto deste trabalho hoje temos 4 missionários moçambicanos  e 2 angolanos, todos de tempo integral. Exatamente agora, em Moçambique, outros 19 africanos estão sendo treinados no Instituto de Liderança, curso que se estenderá até o final de julho/07. Neste período 10 missionários da APEC brasileira passarão por lá.
Estive ministrando neste seminário durante 15 dias e nos outros
15 dias estive ministrando em Beira e Dondo, cidades que ficam no
interior do país. Veja o relatório e alguns testemunhos deste trabalho:
 
- 128 professores foram treinados num curso de 15 horas;
- 30 classes para crianças foram realizadas por estes professores;                                                           
- 3.031 crianças foram alcançadas com a Palavra de Deus;
- 1.578 fizeram sua decisão por Cristo.
 
“Após as classes as crianças corriam para contar aos pais o que tinham aprendido.”
“Em nossa classe enfrentamos barreiras: alguns pais tiravam as crianças da classe e batiam em seus filhos, mas, os vizinhos vieram para socorrê-las!”
“As crianças acharam pouco tempo, os 5 dias de classe. Queriam mais.”
 “Participaram da nossa classe 150 crianças e 70 adolescentes. Continuaremos dando assistência a esta classe.
“Muitos pais pediram para continuar a classe evangelística.”
 
Outros trabalhos como este ainda serão realizados nas cidades de Maputo (capital), Maxixe e Xai-xai.
Que grande privilégio ver o que Deus está fazendo em outras nações. Minha oração é para que este “rio de vida”, que sai do Trono de Deus, também passe por outras terras desertas daquele tão querido continente.
 
MOTIVOS DE ORAÇÃO:
- Gratidão: pela proteção,  saúde tanto minha quanto de minha família e pelo trabalho realizado;
- Intercessão: Dia 16 de junho é o dia da criança africana;
                      Pelo próximo Projeto: “Crianças no Rio Araguaia para Cristo” que acontecerá nos dias
                      01 a 21 de julho.
Que Deus continue nos usando nesta obra de torná-lO conhecido em todas as nações.
                                                                                                                                   Pr. João Sérgio e família


Moçambique_14 de Junho de 2007 
Prezado irmão, prezada irmã,
Como você sabe, e tem orado, estou num Projeto Missionário em Moçambique. Temos 16 alunos sendo Treinados por um período de três meses no Instituto de Liderança da APEC. Com eles, saímos para um trabalho família por família, na Vila de Macia, fazendo perguntas, conhecendo a realidade e evangelizando. Veja o resultado desta pesquisa abaixo ou acesso o blog: http://gilbertoceleti.blog.terra.com.br/. Continuem em oração.
 
  Pr. Gilberto Celeti
 
Evangelismo na Vila de Macia – Distrito de Bilene – Província de Gaza
 
Pesquisa de Campo – Junho de 2007 
Histórico: 
Nos dias 09 e 10 de junho foram formadas cinco equipes entre os professores e alunos do Instituto de Liderança.
 
Estas equipes visitaram casa por casa, com uma estratégia de evangelismo que incluía uma serie de perguntas sobre a composição e condições das famílias e qual a compreensão das mesmas sobre assuntos religiosos.
 
Depois desta pesquisa foi apresentada a mensagem da salvação por meio do Livro "Caminho da Salvação Ilustrado", um novo visual para evangelização desenvolvido pela APEC do Brasil. 
Resultados: 
83,3% dos maridos têm uma só esposa;
 
16,7% dos maridos têm mais de uma esposa;
 
4,8% é a media de filhos por família;
 
58,3% das famílias têm problemas de saúde com destaque para malária e asma;
 
41,7% disseram ter boa saúde;
 
54,5% acham difícil criar os filhos hoje e alistaram as seguintes razoes: falta de dinheiro (41,5%); falta de emprego (25%); a vida atual e complicada (25%) e não sabem como criar os filhos (8,5%).
 
 
 
Disseram que os filhos mais gostam: de brincar (37,5%); de estudar (37,5%); ajudar em casa (16,8%); ver televisão (4,1%) e ira à igreja (4,1%).
 
Consideraram como a maior necessidade de seus filhos: nada (40,6%); comida (16,7%); estudos (16,7%); roupas (12,5%); saúde (4,5%); trabalho (4,5%) e telefone (4,5%).
 
Profissão dos Maridos: falecidos (25%); desempregados (16,7%); mineradores na África do Sul (16,7%); motoristas (8,4%); operários (8,4%); funcionários públicos (8,4%); militares (4,1%); mecânicos (4,1%); eletricistas (4,1%) e professores (4,1%).
 
Disseram pertencer as seguintes religiões: Assembléia de Deus (25%); Muçulmana (17,%); Católica (12%); nenhuma (10%); Anglicana (4%), Assembléia da Chuva (4%); Centro de Louvor (4%); Church of God (4%); Fiel Sback (4%); Missão Suíça (4%); Testemunha de Jeová (4%); Universal do Reino de Deus (4%) e Velho Apostolo (4%).
 
Como os filhos aprendem a religião: Só na igreja (59%); não tem nenhum ensino (25%) e em casa com os pais (16%).
 
O que as pessoas pensam sobre:
 
1) Quem é Deus – Criador (22%); Pai (20%), Ala (14%); Não sabe (10%); Quem nos ajuda (6%); Grande (4%); Poderoso (4%); É você mesmo (4%); Espírito (4%); Jesus (4%); Salvador (4%) e Sobrenatural (4%).
 
2) O que acontece apos a Morte – Não sabe (44%); É enterrado (36%); A alma vagueia (4%); Os bons para o céu e os maus para o inferno (4%); Há muita justiça (4%); Vai para Jesus (4%) e Ressuscita na volta de Jesus (4%).
 
3) O que e pecado – Fazer coisas erradas (91%); Não sabe (5%) e Não ir a Igreja (4%).
 
4) Quem e Jesus – Não sabe (37%); Filho de Deus (27%); O Salvador (12%); É Deus (8%); É Ala (8%); É o Caminho (4%) e É irmão (4%).
 
Frases que chamaram a atenção: 
1)       Não conto como filhos os que são grandes e que não ajudam financeiramente.
 
2)       Namoro com homens para sustentar os meus filhos.
 
3)       Estou muçulmana porque casei com um muçulmano mas continuo acreditando em Jesus. Penso que Jesus e Maomé são a mesma coisa. E só questão de palavras.
 
4)       Não tenho tempo para os filhos. De manhã eles vão para a escola. À tarde eu saio para vender pois sou ambulante. À noite está todo mundo cansado e vamos dormir.
 
5)       Não vou dar o nome dos meus filhos a vocês, porque vocês levam os nomes e não nos dão nada.
 
Observações: 
1)       Uma mãe apenas ficou zangada com as perguntas.
 
2)       Alguns pais não sabem o nome dos filhos e nem a data do nascimento dos mesmos.
 
3)       Famílias pediram para que fossem visitadas novamente.
 
4)       Duas equipes ao passarem onde haviam igrejas, foram convidadas para transmitir a mensagem:  A Igreja Anglicana (96 crianças   e 38 adultos) e a Igreja Assembléia de Deus (47 crianças e 32 adultos).
 
5)       Em muitas igrejas as crianças apenas cantam. Não ha nenhum tipo de ensino.
Relatório Final: 
Alcançados: 156 adultos e 319 crianças
 
Decisões por Cristo: 48 adultos e 146 crianças 
Apos a pesquisa o nosso sentimento fica expresso nas linhas abaixo:
 
P retendendo conhecer mais as pessoas
E scutamos, conversamos, perguntamos.
S endo amáveis, hospedeiras, muito boas,
Q ue prazer estar com elas desfrutamos...
U m prazer que com tristeza foi mesclado
I mpossível definir o sentimento
S éculos de escuridão e de pecado
A sfixiam e entorpecem o pensamento.
 
E as respostas dadas mostram um abismo:
M ovimenta a cultura africana
 
M uita idéia das antigas tradições
A coplada com ensino dos cristãos
C onfusão na mente e certo sincretismo
I nválida a compreensão e a mente engana
A certar, e só Jesus nos corações.





Acompanhe o dia a dia da Apecgoias no : www.uniaonet.com/apecgoias.htm

Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm