www.uniaonet.com/africanigerdiv.htm
NÍGER



Kwaara Tegui, NIGER


Em Janeiro de 2002, Moumouni e Shiona começaram o trabalho em Kwaara Tegui, ocupando um terreno em via de aquisição pela Horizontes como futuro lugar para a igreja. Moumouni preparou o lugar limpando-o, colocando uma cerca e um pequeno alojamento para que alguém pudesse viver alí. Oraram para que o Senhor dirigisse os eventuais companheiros de missão que trabalhariam na implantação desta igreja. A maior parte da equipe em Niamey é composta por missionários brasileiros (Projeto Radical 1), vindos da Horizontes América Latina. Três jovens desta equipe ajudaram desde o começo do trabalho à Kwaara Tegui, (Ana Paula, Ivone, Solangel) duas vezes na semana, se encontrando no terreno para orar e depois fazer visitas regulares, além das marchas de intercessão no quarteirão, além do inglês Joshua. Um pequeno hangar em palha foi construído e nos encontrávamos alí a cada domingo para o nosso culto.

 

Pela Graça de Deus, estes esforços de evangelização e orações deram os seus frutos e a igreja em Kwaara Tegui nasceu em Dezembro de 2002. Quatro convertidos foram batizados em Junho de 2003. Nossas atividades continuam desenvolvendo-se num ritmo em que podemos acompanhar, capacitando-nos a administrá-lo da melhor maneira. Desta forma, por exemplo,  começamos com um grupo de estudos bíblicos entre mulheres, uma sensibilização regular no quarteirão (a cada mês) sobre os problemas de saúde maternas e infantis e de doenças regulares, com o propósito de evangelizar. Nesta mesma idéia, começamos um programa de alfabetização contínua para adultos, um "clube para crianças" (encontros, atividades de recreação) como um prelúdio a ter um ministério entre eles.

 

Todos estes programas e mais o desenvolvimento de dons espirituais cuja fonte nos dá a prova dos novos convertidos (Mohamadou compõe seus próprios canticos para louvar a Deus) são os sinais da graça e benção de Deus em nosso trabalho em Kwaara Tegui. Mesmo assim, os desafios também são grandes e os pedidos de ajuda dos locais à Moumouni e Shiona são numerosos. Nossa jovem igreja funciona muito mais de forma relacional que organizacional, acentuando a santidade que os novos crentes devem ter entre eles, como membros da família de Deus, sendo levados à união de coração, de espírito, indispensáveis ao saudável crescimento de nossas atividades e da igreja. Somos encorajados a ver a verdadeira sede de escutar a Palavra de Deus, de crescer, que anima outros cristãos. Sabemos que o Espírito de Deus nos acompanha nesta tarefa difícil._ www.mhorizontes.org.br 10/2003

 


Tera, NIGER


Janeiro de 2002. Uma equipe de « radicais » se instala no pequeno vilarejo de Tera, ´A cidade dos Songhais´, situada ao oeste do Niger, cerca de 90 Km da fronteira com Burkina Faso. A "Equipe Songhai", formada por Roberto Carlos e Máisel Rocha, tinha por objetivo a implantação de igrejas no centro de Téra e em dois outros vilarejos próximos, assitindo o pastor local Daouda Hamani, que foi também professor da língua Zerma-Songhai. Ele e sua esposa Mariama são missionários de origem Zerma.

 

Durante os primeiros meses, começamos a aprendizagem da lingua Zerma e começamos a evangelizar em Téra. Apesar da forte oposição às Boas Novas por parte de alguns, o Senhor encorajava a equipe com as promessas específicas para o local, promessas que nos ajudavam a perseverar mesmo que os "resultados" não eram visíveis. Ao mesmo tempo, a evangelização dos vilarejos de Tuurikuukey e de Guria-bon (situados a respectivamente 17 et 12 Kms de Téra) progredia com a apresentação do evangelismo cronológico. A equipe cresceu com a chegada de Telma, esposa de Roberto Carlos em seu casamento no dia 7 setembro de 2002. Ela e Mairama foram instrumentos poderosos nas mãos do Senhor com o louvor e na evangelização de mulheres em Téra.    

 

Com o passar do tempo, a medida que a Palavra estava sendo anunciada, aqueles que foram tocados pela Palavra se renderam ao Senhor, apesar das perseguições familiares e de amigos. Os novos crentes foram batizados e orientados constantemente a compartilhar sua fé com aqueles ao redor e assim outros vieram a Jesus, através do testemunho dos cristãos locais. Nos últimos meses(de fevereiro a julho) nossa equipe se aplica na consolidação da fé dos discípulos, os preparando para perseverar no caminho do Senhor depois da saída dos missionários.

 

Roberto e Telma retornaram ao Brasil em meados de junho, ao mesmo tempo que Máisel e Márcia, casados no dia 31 de maio de 2003, continuam com o trabalho sustentando a igreja com a colaboração do Pr. Daouda durante cerca de dois meses. O ministério da equipe foi enriquecido com a chegada de outros missionários : a enfermeira americana Ava e o casal Derick (Libéria) e Esther (Nigéria), que ficarão em Téra nos próximos três anos, continuando assim o trabalho começado em 2002.

 

Desejando continuar o ministério entre os Songhais, Roberto e Telma pensam em retornar à Africa, desta vez ao Mali, depois de um período de estudos no Brasil. O mesmo com Maisel e Márcia, que entendem que o Senhor os chama a continuar a servi-lO entre os Songhais da região norte de Burkina Faso, onde eles pensam em se instalar depois de um período de estudos no Brasil, estudos na área de enfermagem.

 

Orem para que o Senhor fortifique os discípulos da região de Téra e que Ele mostre a cada membro da equipe Songhai as decisões a serem feitas nos meses que virão, para melhor servir ao Senhor. _ www.mhorizontes.org.br

 


N'Guigmi, NIGER

www.mhorizontes.org.br
Pela graça de Deus o trabalho de Horizontes Sahel, em parceria com a Frontiers, continua no leste do Niger a mais ou menos oito anos.  A equipe trabalha para alcançar os povos Kanuris, Fulanis, Tubus, Árabes, e outras etnias dentro do estado de Diffa.  No começo, a equipe se concentrava particularmente com os Tubus (foto ao lado). Três familias nigerinas e um americano são missionários da Frontiers com parceria com a Horizontes Sahel. No ano passado, a Frontiers começou também uma parceria com duas igrejas da Nigéria que enviaram cinco famílias. Elas estão até agora conosco, em nossa região. Então, no total, somos oito famílias e um solteiro em seis lugares dispersos e diferentes.


O coordenador da Frontiers se chama Beat Jost.  Foi ele que começou a parceria com a Horizontes, e depois de dois anos, mora agora no Chade com a sua esposa Barbara e crianças. Nehemiah e Deborah com suas duas crianças, Tambai e Rihila com três filhos, e Philipp estão baseado em N'GuigmiNehemiah é o coordenador da equipe, ele e sua família estão na região há mais de seis anos. Philippe os ajuda nas responsabilidades de ajudar com as outras famílias e toda a equipe.


Joseph, Rose e crianças, enviados pela ECWA, se juntaram a Salissou e Hindatou no vilarejo de Kabalewa, 40 km ao sudoeste de N'Guigmi.  Em Baroua, atrás das dunas de areia e a 30 km mais longe, estão os missionários de ECWA Amos, Shattu e suas crianças. Bosso outro vilarejo a 20 km mais longe ainda, está sendo tocado pelo Evangelho com a presença de Balla, Bathsheba, e crianças.


Em Diffa, a maior cidade de nosso estado, 135 km ao sul de N'Guigmi, estão Joshua e Mariama, enviados pela COCIN.  Enfim, a 200 km ao oeste de Diffa está a cidade bem conhecida por suas tãmaras: Goudoumaria.  Alí há uma família enviada por ECWA composta por Lakoda, Laraba, e seus filhos

 

" Em todos os vilarejos que trabalhamos, vimos boas chuvas caindo desde o mês de Junho. Isto faz diferença para muita gente que possuem grandes dificuldades mesmo para sobreviver. Nossa equipe ajudou recentemente na distribuição de milhete (um cereal que é a comida principal do país, preparado de diversas formas depois de moído) para pessoas que não possuem mais.  Porém vemos que o pasto está começando a crescer, isto é a comida para os animais e assim as pessoas podem tentar cultivar o milhete, milho, feijão e amendoim.


Alguns missionários estão em lugares muito isolados onde não se pode se comunicar por telefone.  O Land Rover, veículo que eu (Philip) comprei neste ano, é capaz de passar pelas dunas de areia sem problemas, pois antes procurávamos um veículo público que raramente passa, indo à alguns vialrejos.


Com veículo próprio, somos capazes de levar o equipamento necessário para projetar o filme Jesus nos vilarejos. Geralmente o filme é muito apreciado por todos. Para muita gente, é a primeira oportunidade de ver como Deus mostrou de maneira clara Seu amor e como Ele deseja que todos sejam salvos do pecado, tendo comunhão com o Senhor.


Mostramos também vídeo de sensibilização sobre a Aids, encorajando também virtudes como a pureza e fidelidade. Possuímos boas oportunidades de compartilhar o Evangelho através de fitas-cassetes nas estações de rádios locais. Ajudamos pessoas com a alfabetização e a leitura da Palavra de Deus.
No Amor de Jesus, Philip Gabriel Bachelder " _ www.mhorizontes.org.br 10/2003


Os árabes do Niger podem ser denominados de "Shuwas" (os que se encontram ao extremo leste do país) e "Hassaniya" (estes, ao nordeste). Em geral, são comerciantes e culturalmente se assemelham muito aos Tuaregues (os Hassaniyas) entre os quais vivem. Já os Shuwas, assemelham-se aos Kanuris da região. Muitos de seus filhos são comerciantes nas grandes cidades (ey, Tahoua e Agadez). Como possuem muito contato com povos nômades, os que habitam no interior, desenvolveram uma vida no mesmo estilo, mas se fixam no inverno. São muçulmanos porém existem certas práticas animistas. Segundo as estatísticas, não há cristãos no meio deste povo e Horizontes Sahel tem orado durante anos por vidas engajadas no alcance deste povo. Não há missionários entre eles. Os Árabes do Niger precisam de você!    ÁRABES do Niger: Quem irá?   Contato _ Iara Lingua do povo: Árabe Shuwa e árabe hassaniya População: Cerca de 500.000 Religião: Islamismo Cristãos: Nenhum conhecido Escrituras disponíveis em sua Lingua: Bíblia em árabe clássico _ M.Horiz jan2004



. Dick Sean Gonzalez _ - 18/09/2003 "...QUEREMOS CONOCER MEJOR EL CAMINO DE JESUS. Estas fueron las palabras de un Tuareg de Níger que salieron de lo mas profundo de su corazón. Tomándome de la mano y mirándome a los ojos, con sus ojos llenos de lágrimas y su pequeña hija de 6 años de edad. Me decía... carecemos de formación Biblica. quiero que mi familia, mi aldea, los Akayana de Níger, conozcan TODOS el camino perfecto del Maestro. Vengan a trabajar con nosotros o envíennos misioneros..." (Comin95)


Ministério Guerreiros de Deus _ Alexandre & Giovana Canhoni. _ 19/0/2003 1 O Alexandre foi para um dos países mais pobres do mundo, viveu na pele longos dias de 56ºC... Nos primeiros dez dias ele perdeu aproximadamente 10 quilos devido ao calor constante. Neste país a base missionária é mais fortificada, porém muitos estão já desgastados fisicamente e emocionalmente. A pobreza lá é muito grande e as pessoas mal se alimentam uma vez por dia de uma papa chamada milhete. É um país que precisa muito de nossa oração pois a miséria tem reinado por lá, não existe higiene alguma. As comidas gordurosas num sol de quase 60ºC te deixam passando mal o dia todo com diarréia e até mesmo vômitos. Percorri vários lugares neste país, fiquei dias sem tomar banho, dias sem trocar de roupa, fiquei até mesmo sem comer. Porém tudo isto entre outras coisas que estaremos relacionando no próximo relatório fez com que compensasse nossa viagem, o amor pelas almas que nunca ouviram falar de Jesus e nem conhecem seu amor, e uma abertura que eu tive no Níger, o ministro de esportes do país me deu uma carta autorizando a fundação de uma escolinha de futebol com educação cristã, o país é muçulmanos, porém está tão miserável que eles estão aceitando ajuda até mesmo de cristão! Isto foi uma grande vitória! AMADOS ESTEJAM ORANDO PARA QUE O POVO DO NÍGER E DE BURKINA FASO CONHEÇAM JESUS O ÚNICO QUE PODE SALVÁ-LOS. Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isto estamos alegres!!! E agora nós temos orado para que as pessoas possam contribuir, precisamos levar muitos materiais para este país. Precisamos voltar para a África, precisamos fazer alguma coisa por este povo! Deus abençoe,
Gramática Missionária (Elias Martins) Só há dois tipos de reação quando alguém se depara com a palavra MISSÕES: Há os que preferem conjugar os verbos adiar, esquecer, calar, desfrutar, estagnar-se. Há os que escolhem os advérbios depois, amanhã, talvez, futuramente, nunca. Para esses a vida é definida pelos substantivos tristeza, decepção, vergonha, descompromisso, deslealdade. Há os que preferem conjugar os verbos falar, amar, orar, sustentar, enviar, comprometer-se, crescer. E escolhem advérbios hoje, agora, diariamente, já. Para esses a vida é definida pelos substantivos alegria, realização, compromisso, lealdade, crescimento. E você? Que verbos prefere conjugar? Que advérbios escolhe? Que substantivos definem a sua vida? Pedidos de Oração: Gostaríamos de pedir a todos irmãos que estejam intercedendo, pois sabemos as dificuldades nestes países, principalmente por serem países muçulmanos no qual o evangelho tem que ser secreto e com muitas estratégias; Pelos missionários locais; Pelos cristãos nacionais pois podemos observar a perseguição a opressão em cima deles; Pelo sustento dos missionários locais; Pelo nosso sustento financeiro, por mantenedores fixos; Pela nossa família e saúde; Pelos projetos que estão sendo desenvolvidos nestes países; Pelos irmãos que contribuíram neste projeto; Pelos povos não alcançados.
Ministério Guerreiros de Deus Fone: 55 (11) 3334-0920 Walter Alexandre Cleve Canhoni Banco Bradesco Agência: 0095-7 Conta Corrente: 126319-6 São Paulo - Brasil CPF - 733257916-20 -


 Wal Harder _ pedido de oração (taborda ) Queridos irmãos e irmãs! Wal Harder _ pedido de oração (taborda ) Queridos irmãos e irmãs! ISLAMISMO _ Dia 17 / 10 / 2004 iniciou o Jejum de Ramadan. O Jejum no mês de Ramadan tornou-se obrigatório, em 624, segundo ano da Hégira. Os versículos a seguir, nos falam da sua obrigatoriedade e explicam porque, quando e como jejuar: "Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus. Jejuareis determinados dias; porém, quem de vós não cumprir o jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois o mesmo número de dias. Mas quem, só à custa de muito sacrifício, consegue cumpri-lo, vier a quebrá-lo, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será melhor. ... (Alcorão 2:183-185) O jejum é algo visível e audívil durante esses dias. Ouvimos as panelas e pratos de madrugada. Os fiéis precisam se alimentar antes do amanhecer do dia. Apenas crianças e doentes podem se alimentar normalmente durante o dia. Também os líderes religiosos não cessam de convidar os fiéis através dos auto-falantes desde 3:30 da manhã. Muitas pregações são transmitidas nos auto-falantes e também estudos do alcorão. Durante o dia os trabalhos acontecem normalmente, mas vemos muitas pessoas irritadas, mal humuradas, cansadas, etc. Nós entendemos que muita coisa acontece na terra devido o que acontece no mundo espiritual. Lá por 19:00 as mesquitas (templos) estão cheios de homens e mulheres (mesmo crianças) que vem para o ritual da oração. Doi ver toda aquela multidão buscando Deus, mas estarem no caminho errado. Ore em especial durante esse período para que Jesus se apresente a muitos! Conhecemos no mundo inteiro muitos, testemunhos onde Jesus apareceu a individuos durante esse período. É compreencível, pois muitos entre eles realmente buscam a Deus, apenas não conhecem a verdade. Obrigada e um abraço. Wal

Wal - missionária no Niger (Afrika). _ .

Assunto: Mulheres no Sahel
Queridos irmãos!
    Com alegria quero compartilhar com vocês que iniciei um estágio numa escola profissionalizante em trabalhos manuais. A Missão SELPA abriu as portas para ajudarnos e ensinarnos.
    Comecei o estágio na semana passada, mas devido necessidade, me pediram para ensinar o bordado de ponto cruz. Na verdade isso não estava em meus planos agora, mas aceitei.  8 professoras e eu estivemos reunidas na quinta e sexta a tarde. Estaremos continuando com a formação na próxima semana.
Elas já aprenderam os primeiros passos e sei que rápidinho estarão fazendo lindos trabalhos.
    Durante alguns anos sentei nas carteiras do Colégio Fritz Kliewer de Witmarsum para aprender bordados, crochês, trico, etc.  Nessa mesma área, tive também boa formação em casa com minha mãe e tias. Por isso meu objetivo maior nesse estágio não é aprender tanto em croche, tricô, etc, mas, de como dirigir uma escola de formação.
    Estou em constante contato com Pr. Willy (do Congo) que é o diretor dessa escola e aprendendo com ele.  Ainda não tenho provissão de quando e nem exatamente aonde começarei a escola de formação. Não quero me precipitar e sei que Deus está preparando cada momento.
    No início desse ano, senti um desejo muito grande de ver uma loja com trabalhos manuais, e um grupo de mulheres formadas nessa área. Tentei não me empolgar muito, pois ainda não sabia se era apenas desejo meu, ou realmente vinha de Deus.
    Mesmo sem compartilhar isso com outros,  vi a confirmação de Deus quando dos Estados Unidos vieram caixas e caixas com materiais de costura - 5 máquinas de costura, muito tecido, linhas, tesouras, etc.  Quando vi todo aquele material, entendi que é algo que está no coração de Deus.
     Sei que sou limitada em  assumir uma escola de formação, mas "Deus chama e Ele mesmo capacita". Quero tomar algum tempo de formação antes de começar o trabalho de formação. Como já mencionei, o tempo está nas mãos de Deus. Ainda não sei quando vou começar.
    Vocês tem me acompanhado em suas oraçôes e quero novamente agradecer a cada um pelo sustento (em oração e financeiro). Muito obrigada!!!
    Um pequeno desafio:
Porque você não vem se juntar a mim para servir as mulheres aqui no Sahel? Uma simples aprendizagem de crochê, tricô ou outros trabalhos, pode mudar completamente a vida de uma delas e sua família. Além disso, elas serão evangelizadas! Jesus quer mudar a vida das mulheres aqui através de sua vida!
Um forte abraço e Deus te abençoe! _ Wal

(  Querida Vamos orar por obreiros. David 16/10/04 )

May 17, 2004 8:43 PM Subject: Agradecimento! Queridos irmãos! Tenho recebido bastante e-mails com palavras de encorajamento e pessoas que tem orado por mim. Quero agradecer por cada oração e também pelos e-mails. Tenho respondido cada um deles, mas alguns voltaram por algum problema. Após ter terminado o tratamento da febre tifoide, a medica me receitou o tratamento de malária. Esse estou por terminar de tomar. Estou me sentindo muito bem agora e recuperando minhas forças. Obrigada pelas orações e pelo carinho. Meus sinceros agradecimentos, Wal NÍGER - ÁFRICA

Estou interessada em receber o informativo. Muito obrigada! MAIO/2004
Glórias a Deus pela chance de estar em comunhão contigo irmã Wal . .. . e sempre que possível nos envie vossas informações , para que apresentemos-as diante do nosso Deus em eoração )

"Sou missionário da Igreja Adventista no Níger e  gostaria de receber o COMIN. Grato, Dioi Cruz _ Missão do Níger"

Dioi Cruz - Missão do Níger" _ "Sou missionário da Igreja Adventista no Níger e gostaria de receber o COMIN. Grato,


VEM BRASIL / ÁFRICA .
Maria do Carmo Ramos Pereira _ Sua oferta poderá ser depositada na Agencia 1020-0 C/C 36-2 Bradesco
CARMINHA _ LLanely    130-05-2005
 Rogo vos pois irmãos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício, vivo, santo e agradavel a Deus que e vosso culto racional.
E não vos conformais com este século, mas transformai vos pela renovação de vossa mente. Rm.12.1-2
Que a  paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco amados.
Quando Paulo nos manda oferecer os nossos corpos em sacrifícios vivo santo  a Deus, devemos ter a consciência de que isto nos exigira empenho, renuncia, e as vezes llevar uma vida sacrificial dia a dia para cumprir o seus propósito, nos doando com toda forca para transformar o mundo pela renovação de nosso entendimento que a graça liberada em Cristo.
Por falar em desafios, renuncia e sacrifício de louvor quero vos convidar a louvar a Deus pelas suas misericórdias  e graça dispensada a mim neste tempo.
Depois de um ano e oito meses no Brasil estou voltando ao campo.
 
Deus abriu as portas de maneira tremenda, e deixamos o Brasil no dia 04-04-005.
 
 Na oportunidade, vim no mesmo voo com a  equipe de radical 2, isto me permitiu conseguir passagens mais barato.
 
Esta equipe ficara aqui ate o inicio de setembro, aprendendo inglês e depois irão para janela 10-40. Por varias razões eu terei que ficar aqui com eles, uma delas e que não conseguir passagem para o Chade no preço bom antes do dia 06 de setembro, sendo assim estou tendo a oportunidade de neste tempo aprender melhor esta língua inglesa que será minha ponte de comunicação no campo, graças a Deus ganhamos a bolsa de estudo, os professores São missionários da missão Horizontes da Inglaterra e eles não nos cobra as aula.
 
Mas e claro que exige um sacrifício de nossa parte, todos sabem que aprender uma língua não e nada fácil, exige determinação, e muita disciplina.
 
Muitos não compreendem este desafio de aprezado de língua, mas  para se comunicar a  mensagem da cruz e necessário saber a língua ponte para então aprender a língua nativa.
 
Enfim louve a Deus comigo por que Ele  preparou este tempo para nos oferecer bagagem para o futuro
 Retorno a África
 
Quando estive na África fui muito tocada pelos povos nômades de varias etnias que não tem a nem a bíblia traduzida, nem missionários entre eles, nem mesmo um programa de radio em suas línguas, São por estes povos que estou voltando ao Saara.
 Louve a Deus pelo Sustento mensal
Graças a  Deus nosso sustento esta vindo através de minha igreja e muitos irmãos que se prontificaram a ofertar mensalmente, Louve a Deus por isto
Equipamentos indispensáveis
Precisarei levar comigo um computador portátil, (notório) e um aparelho MD portátil para fazer gravações  de programa sem estúdio.
Somente pela internet e que conseguimos comunicar de maneira rápida na África, pois carta as vezes leva entre 3 a 5 meses e muito caro para posta-la.
 
Também pelo computador poderei desenvolver dois ministérios importantes.
 
1.Radio: depois de gravar os programas no MD perderei leva para casa e monta no computado
 
VEM. Como vocês sabem estou representado a VEM Brasil na África, para adoção de vários obreiros nativos, dois já foram adotados, e tenho que me comunicar com os representante da VEM a cada semana por internet.
Quero convidar você a oferecer mais vez sua oferta de sacrifício ao Senhor neste empreendimento.
Preciso comprar estes dois equipamentos aqui na Inglaterra, pois na África não terei como,
Estou convidado 100 pessoas que possa oferta 50 reais ate  o mês de JULHO pois assim terei  como consegui-los em bom preço.
Se você pode participar eu te agradeço muito mais uma vez, mas você também poderá orar para Deus fazer milagre neste sentido, também você poderá compartilhar com seus amigos, igrejas e irmãos que amam a causa para orar e contribuir.
Gostaria de mandar carta via correio pois a maioria de meus contatos e nao tem internet mais cada carta ficara em torno de 2 reias, por isto peco a voce que me ajude a divlugar este negocio.
Sua oferta poderá ser depositada na Agencia 1020-0 C/C 36-2 Bradesco
Em nome de Maria do Carmo Ramos Pereira.
Sejam livres para me escrever neste endereco via e-mail, sempre que puder eu responderei, caso nao responder e porque nao foi possivel, mas com certeza orararei por voce,
No amor dAquele que se sacrificou por nos
Carminnha

Carminha _ 3/1/05 OLa amados irmaos
Obrigada por sempre me mandar estas preciosas informaçoes.
Porem gostaria de vos pedir que nao me envie mais neste endereço, pois abrir um novo somente para receber as mensagens informativas,
Entao apartir de hoje voces poderao me envias as mesmas informações no outro endereço ...

Mais uma vez obrigada
Em Cristo Carminha

Carminha _ 18 Oct 2004  Muito obrigada por me incluir na lista para receber estas mensagens. Sou missionaria tambem e trabelhei no Niger por dois anos, fiquei muito feliz em saber que voces tem divulgado o trabalho de amigos meus que estao la.
Que Deus vos abençoe

Niamey, capital do Niger, como em tantas outras cidades da Africa Negra
(caracterizada por uma necessidade de Deus estampada nos rostos de muitas
pessoas) é palco de cenas que chamariam a atenção de qualquer cristão.
Cenas que, através de seus protagonistas e coadjuvantes, exprimem um único
enredo: "Temos sede de Deus".
 
Sede de Deus! É como podem ser descritas cenas de uma sexta-feira, em que
algo que faz parte do cotidiano dos nigerinos se passou diante dos olhos
de muitos.
 
Até certo instante não havia nada de extraordinário. O sol estava preste a
se pôr e, por conseguinte, a noite vinha enegrecendo as ruas cobertas de
areia, sem calçadas e nem asfaltos na capital do país mais pobre do mundo.
Crianças brincavam, como em qualquer outro lugar, correndo uma após a
outra, deixando atrás de si um pequeno rastro de poeira levanadoo por seus
pés. De repente, como o é corriqueiramente, se começa a ouvir vozes
convidando, através de alto-falantes, todos os moradores a se voltarem
para um momento de adoração e oração em reverencia ao seu Deus. Grandes
construções, com grandes torres onde ficam esses instrumentos por vezes
ensurdecedores, eram as introdutoras de tal chamado. Homens estavam nas
ruas lavando seus rostos, mãos e pés segundo o costume. Outros já saiam de
suas casas com tal atitude efetuada. Pouco a pouco, um vindo dali, outro
vindo de acolá, a multidão se formava, cada um trazendo seu tapete sobre o
qual ia se ajoelhar num momento sacro feito por cerca de 90% da população
do país, que é mais um, entre cerca de setenta outros ao redor do mundo,
que se volta a tais praticas. Já era a quarta vez que eles estavam fazendo
isso naquele dia, após esta, somente uma outra, a quinta, agora cerca das
nove da noite, ia fechar mais um dia de "submissão".
 
Submissao, essa é a palavra que os motiva a se ajoelhar e orar... Rostos
voltados ao chão, enumeras fileiras de homens ajoelhados, atos de total
humilhação na perspectiva de todo aquele que passasse por ali naquele
momento.
 
Você poderia se sentir como eu me senti vendo cenas tais como essas que
expressam uma sede de Deus por parte de milhares? Já imaginou isso
acontecendo em sua rua, com seus filhos, seus vizinhos? No seu bairro,
cidade, estado ou quem sabe em todo o seu país, no Brasil? Quão bom seria
ver milhares saindo de suas casas para adorarem o Criador bendizendo Seu
Único Filho? Você já pensou em uma sociedade totalmente voltada para Deus?
Não gostaria de fazer parte dela? Foi o que fiquei pensando enquanto via
tudo isso se passar diante de mim! Suspirei! Almejei em meu coração,
chorando de emoção, desejando ver essa sociedade, pois, ao invés de
fazerem tudo isso para expressarem amor e devoção ao Verdadeiro Deus e a
Vida Eterna, a Jesus, eles o estavam fazendo para cumprirem um dos cinco
pilares do islamismo, a religião, buscando satisfazer às ordenanças de
Alá, seu deus, para que, supostamente, venham ser salvos e não condenados
no Dia do Juízo.
Essa é a realidade de milhares na África. Você está disposto a mudá-la
mesmo sem sair de sua  casa? Então ore, chore e implore...
 
Antes, porém, da noite chegar por completo, um telão estava sendo alçado.
Um marco de esperança estava sendo erguido. Uma projeção do Filme Jesus na
língua haussa estava sendo preparada. Continuamos ali em oração
aproveitando essa oportunidade que nos foi aberta não muito tempo atrás
para se pregar livremente uma outra religião apesar da presença do
islamismo.
 
Seu irmão,
Mis. Eduardo Fernandes (
www.semadec.org.br ) 8/11/05



Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br -www.uniaonet.com .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.