www.uniaonet.com/afliberia.htm
07/02/2008

LIBÉRIA :

Geral
Anos de guerra culminaram com o fim de muitos negócios, o que praticamente encerrou a atividade econômica formal. A situação instável da segurança doméstica tem causado lentidão na reconstrução da ordem social e econômica deste país que tenta virar a página da guerra neste país. O presidente eleito em 1997, após 8 anos de guerra civil, não foi capaz de eliminar completamente os grupos rebeldes. Por causa de ataques rebeldes e sanções internacionais, o presidente renunciou em agosto de 2003, sendo substituíes internacionais, o presidente renunciou em outubro de 2003, sendo subsstitudo em outubro de 2003 por um governo de transição composto de rebeldes, governo e grupos da sociedade civil. Este governo tem um mandato de 2 anos para tentar dar forma a um projeto de reconstrução da Libéria.  

Povos 
Existem 16 grupos étnicos principais, divididos em três famílias lingüísticas. Estes números incluem os refugiados em terras vizinhas.
 
Mande: 47,2% em 11 grupos, sendo os três maiores grupos os Kpelle (690.000), Mano (252.000), Loma (200.000);
Kru: 41,3% em mais de 25 grupos, sendo os maiores os Bassa (492.000), Grebo (8 povos/387.000), Kru (ou Klao/261.000);
Atlântico Oeste: 7,9%, sendo os maiores os Kissi (143.000) e Gola (140.000);
Outros: 3,6% sendo 87.000 Américo-Liberianos e 30.000 Libaneses;
Refugiados: Muitos de Serra Leoa.
 
 
Economia
Bem irrigada, abundância de recursos naturais, como ferro, diamantes, borracha, madeira, etc. Não tem superpopulação, mas o país foi destruído por décadas de corrupção institucionalizada por uma elite (até os anos 80), resultando no caos e em guerras civis. Grande parte da capital, do sistema viário e a maioria dos prédios foram destruídos, e muitas fazendas se tornaram florestas. A recuperação possivelmente levará décadas, mesmo sob um governo justo.

Política
 
Em 1847 a Libéria se tornou o primeiro país independente da África Negra. O domínio dos liberianos de origem americana terminou com o golpe de 1980. O governo militar se tornou cada vez mais instável. Corrupção em massa e a repressão dos povos Mano e Gio provocaram a Revolução de 1989, liderada por Charles Taylor. A guerra mergulhou o país numa seqüência de matanças intertribais e, ao final, três exércitos disputavam o poder. A intervenção do Estado da África Ocidental se mostrou um desastre que prolongou a guerra até 1996, e resultou na vitória de Taylor, primeiro pela ação militar e depois por eleições fraudulentas, m 1997. Uma paz constrangedora tem prevalecido desde então, mas toda a oposição foi silenciada.
Religião
A Libéria foi fundada como um Estado cristão. Continua a existir uma teórica liberdade religiosa, mas na prática há pressões sobre os cristãos para se adequar às sociedades secretas ocultistas. Os dados sobre as religiões e denominações são, em sua maioria, estimados, devido ao grande número de fugitivos durante a guerra civil.

Extras
 
Site com fotos e informações da Libéria: http://liberian1.tripod.com (em diversas línguas, existindo uma versão em português bastante compreensível, apesar da tradução ruim)
 
Vistas de Monróvia:
 
 
Igreja em Kakata:
 
Segunda, 25 
Agradeça pelo fim da guerra e pela retomada da esperança para o povo.
 
O final da luta em 1996 e a paz relativa têm permitido alguma recuperação para a população sofrida. Além disso, existem sinais de esperança: a agonia da nação levou os cristãos a uma nova oração e seriedade para com o Evangelho. Os cristãos têm tido libertações miraculosas, soldados têm se arrependido de crimes horríveis, novos líderes de visão têm sido levantados e tem havido reavivamentos locais em meio ao sofrimento. Desde o término da guerra mais de 150 igrejas já foram iniciadas. A Associação de Evangélicos se re-agrupou e começou a traçar planos para a futura reconstrução e evangelização. Ore para que, do fogo, surja uma Igreja purificada que possa trazer reconciliação entre os grupos étnicos, bênçãos aos muitos que necessitam de ajuda espiritual, e que ela possa retomar a evangelização do país, que está incompleta.
 
Terça, 26
 
A guerra civil foi uma tragédia para a Libéria. Ore pelos alvos abaixo.
 
O país foi devastado e as pessoas foram traumatizadas. Ela também foi uma influência maligna que envenenou grande parte da África Ocidental, especialmente Serra Leoa e, cada vez mais, Guiné. Suas raízes estão no profundo ódio étnico, na ganância, na ambição pelo poder e em um cristianismo descomprometido, que deu oportunidade a satanás. Ore especialmente por:
 
a)     Governo e Lideranças que rejeitem a opressão, a violência institucional e a cultura endêmica de corrupção e extorsão;
 
b)     Uma reconciliação entre os grupos étnicos que estiveram envolvidos nas lutas, atrocidades e massacres;
 
c)     Cura dos ferimentos físicos, psicológicos e espirituais causados pela guerra. 65% da população foi refugiada e quase todos no país testemunharam crimes indescritíveis;
 
d)     Resgate das crianças filhas da guerra, que foram forçadas a tornarem-se soldados. Mais de 50.000 foram mortas na luta, e em 1996 ainda restavam 15.000 que carregavam armas. Praticamente todas as 1.400.000 crianças com menos de 17 foram traumatizadas, perderam sua educação formal e muitas são órfãs. A fome, a violência, a falta de moradia e o uso de drogas é geral. Ore pelas igrejas e agências que buscam reparar algum dos estragos, restaurar a vida familiar e trazê-las ao Evangelho.
 
 
 
Quarta, 27
 
Os cristãos precisam mudar, pois durante décadas estiveram comprometidos com o mau numa escala alarmante.
 
A maçonaria, importada pelos primeiros colonos, se fundiu com as sociedades secretas tribais nativas para se tornar uma influência penetrante que corrompeu e comprometeu a política e quase todas as denominações. Aqueles que se recusavam a se comprometer eram perseguidos nalgumas áreas. A estagnação, a falha no avanço do Evangelho no interior da Libéria, a falta de preocupação com os perdidos e a impotência espiritual tão comuns na Igreja devem-se à tolerância ao pecado, à feitiçaria, ao alcoolismo e à poligamia entre os “cristãos”. Ore para que estas forças espirituais sejam amarradas, e por um novo dia de liberdade e poder no Espírito Santo para a Igreja.
 
 
 
Quinta, 28
 
A Libéria necessita urgentemente de ministérios para indivíduos, famílias e para toda a sociedade. Há também sérios desafios para a Igreja.
 
A sociedade está empobrecida, amargurada e desmoralizada devido a tudo que sofreu. Ore por sabedoria por parte dos ministérios que têm tentado ajudar na reconstrução nacional, assim como pelo chamado de liberianos para um compromisso sério com o Evangelho e, através de Cristo, ministrarem à nação. Ore também pela Igreja liberiana, cujos principais desafios são a reformas dos prédios e a reativação de instituições fechadas, combate aos falsos ensinamentos que se multiplicaram durante o tempo da guerra e o estabelecimento de uma Igreja nativa firmada nA Rocha.
 
 
 
Sexta, 29
 
Ore pelos ministérios dedicados às crianças e jovens e pelo levantamento de líderes espirituais capacitados.
 
Os ministérios voltados a jovens e crianças tiveram de parar por causa da guerra e agora há uma geração inteira de crianças precisando ser evangelizada. Ore também pelo ministério com estudantes. Quanto aos líderes, muitos tiveram de fugir do país para sobreviver. Ore para os que estão retornando possam ser eficazes e aplicar o que aprenderam no exílio, pois muitos tiveram sua visão ampliada enquanto estavam fora. Interceda pelo soerguimento de uma nova geração de líderes que preguem o Evangelho completo sem comprometimentos, disputas ou ciúmes.
 
 
 
Sábado, 30
 
Ore pelos povos menos alcançados.
 
De todos os povos nativos da Libéria, apenas três são de maioria cristã, apesar da considerável exposição ao Evangelho. A maioria continua seguindo as religiões tradicionais, alguns são muçulmanos. Existem 16 povos no quais ainda não existe um crescimento viável de um movimento nativo de implantação de igrejas. Ore por:
 
a)     Grupos muçulmanos: os vai (a oeste, com 500 cristãos), os mende e os manya (fronteira do norte) são em grande parte muçulmanos, com poucos cristãos ativos;
 
b)     Povos tradicionais com crescente influência muçulmana: os dewoin (8.000) perto de Monróvia e os gola e gbandiao no norte. Ambos estão se voltando para o islã, mas possuem pequenas comunidades cristãs.
 
c)     Povos com grandes poderes fetichistas: nos quais ainda precisa acontecer um encontro de poder com o Evangelho vitorioso: krahn no nordeste (9% de cristãos); grebo, a leste e kpelle, com poucos cristãos comprometidos.
 
 
 
Domingo, 01
 
Ore pelos Ministérios Cristãos de ajuda:
 
a)                          Os ministérios de tradução e distribuição da Bíblia: foram severamente interrompidos. A Sociedade Bíblica recomeçou as operações,mas muitos projetos foram adiados e ainda existem 11 línguas com necessidade de tradução;
 
b)       Literatura Cristã: Muitos pastores e cristãos perderam tudo o que possuíam e existe uma grande falta de Bíblias, Novos Testamentos e literatura cristã; mas há poucas livrarias e materiais. Ore pelo projeto de uma nova distribuição de literaturas abrangendo toda a nação;
 
c)       O filme JESUS: foi visto pela maioria da população e tem causado impacto de conversão entre os muçulmanos. Está disponível em 4 idiomas e outros 11 estão em estágio de produção;
 
d)       Missão GNR: tem base na Libéria e suas fitas gravadas estão sendo usadas em 42 línguas e dialetos;
 
e)       Rádio Cristã: Até sua destruição em 1990 e novamente em 1996, a Rádio ELWA era a estação mais bem conhecida da África, com 270h/semana de transmissões em 44 línguas. Louve a Deus pelos anos de semeadura e ministério de discipulado. Em fevereiro de 2000, a rádio foi novamente ressuscitada, com 6h diárias de transmissão em inglês, mas já existem planos de transmissão em 16 línguas. Ore por sua realização, provisão de equipamentos e fundos, e também por paz e segurança, que permitam a volta deste ministério.
http://br.groups.yahoo.com/group/pelospovos Nr.91-7/2004

A ogranização Food for the Hungry (Alimento para os famintos) está provendo alívio ao povo enquanto rebeldes continuam espalhando o derramamento de sangue pelo país. Como resultado dos conflitos, quase 20% das famílias dentro da capital Monróvia encontram-se desalojadas. A organização está atuando em conjunto com igrejas locais, ajudando a prover assistência tanto em cidades liberianas quanto na Guiné. ðOre pelas equipes que têm trabalhado nesse projeto, para que elas possam suprir as necessidades físicas e espirituais das vítimas dos conflitos. ( www.MNNonline.org - Teu Reino )


www.jmm.org.br PIM/53-10/09/07 : Pedido de Intercessão República da Libéria O filho do pastor Philip Barbor, um menino de 12 anos, desapareceu nas ruas da Libéria, levado da escola que freqüenta. O pastor Philip estava realizando uma Maratona de Leitura da Bíblia quando recebeu a notícia de que seu filho havia desaparecido. Suspeita-se que o menino tenha sido capturado em retaliação à atividade missionária dos pais. O casal, bem como outros cristãos do local, têm experimentado a perseguição de muçulmanos devido à sua fé. A esposa do pastor Barbor já havia passado vários dias no hospital depois de sofrer um violento ataque. O Pastor Philip e sua esposa estão concentrados na busca do filho perdido e pedem que os cristãos orem pela segurança e pelo rápido retorno do filho.


www.jmm.org.br   PIM_ Boletim 53 _ 14 set 2007 : Ainda não se tem notícias de Samuel Barbor, filho do Pr. Philip Barbor, que foi seqüestrado na Libéria. Pedimos aos irmãos que continuem intercedendo pela sua vida e por seus pais. Clamem pedindo a Deus por proteção para Samuel Barbor e para que ele seja liberto sem danos.

01/02/08, Ezequiel Brasil (JMM). 
 
Prezados intercessores,
 
É com grande alegria que queremos repassar aos irmãos novas notícias a respeito de Samuel Barbor, filho do pastor Philip Barbor, que foi seqüestrado na Libéria no mês de agosto de 2007.
 
Recebemos hoje da Mission Network News a notícia de que Samuel Barbor foi encontrado em Gana e já se encontra com os seus pais. Foram momentos de muito sofrimento para os pais do jovem, mas que, pela graça de Deus, tiveram um fim com esta grande vitória. Cremos que as orações de cada irmão fizeram a diferença, movendo a mão de Deus para a libertação de Samuel.
 
Agradecemos a todos que acompanharam Samuel Barbor através de suas orações.
 
Pr.Ezequiel Brasil
- - -
  PEDRO CORREA LEITE _ ALELUIAS! ALELUIAS! ALELUIAS!
 

Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.