CABO VERDE -
www.uniaonet.com/afcaboverde.htm
( Última Alteração no final desta página : 01/02/2017 )
www.facebook.com/photo.php?fbid=543233039033154

Capital : Praia.
Idioma : Português e o Criulo
Área 4.033km2
População 427.724 .
Religião : Cristã : 95.13% ,
Protestante 5.03% ,
Indep.2.9% ,
Mulçumanos 2.7%
Tradição étinica 1.1%

Cenário As ilhas desabitadas foram descobertas e colonizadas pelos portugueses no Século XV, tornando-se logo após um centro de comércio de escravos africanos e mais tarde um importante porto para a navegação transatlântica.
Depois da independência, em 1975, houve uma tentativa de unificação com a Guiné-Bissau à qual se seguiu a adoção de um sistema unipartidário até que eleções multipartidárias acontecessem em 1990.
Cabo Verde continua a ter um dos mais estáveis governos democráticos da África.
Repetidas secas durante a segunda metade do Século XX levaram a uma elevada emigração do país, de modo que atualmente há mais cabo-verdianos no exterior que em Cabo Verde.
Muitos cabo-verdianos têm ascendência tanto portuguesa quanto africana.


http://br.groups.yahoo.com/group/pelospovos _ 16/08/2004 16:03 -  BOLETIM 094 - CABO VERDE
 

Geral
As ilhas desabitadas foram descobertas e colonizadas pelos portugueses no Século XV, tornando-se logo após um centro de comércio de escravos africanos e mais tarde um importante porto para a navegação transatlântica. Depois da independência, em 1975, houve uma tentativa de unificação com a Guiné-Bissau à qual se seguiu a adoção de um sistema unipartidário até que eleções multipartidárias acontecessem em 1990. Cabo Verde continua a ter um dos mais estáveis governos democráticos da África. Repetidas secas durante a segunda metade do Século XX levaram a uma elevada emigração do país, de modo que atualmente há mais cabo-verdianos no exterior que em Cabo Verde. Muitos cabo-verdianos têm ascendência tanto portuguesa quanto africana. 
 
Povos
Crioulos cabo-verdianos (população miscigenada): 71%;
Africanos: 28%, a maioria vinda da Guiné-Bissau;
Europeus: 1%.
 
Economia
O desmatamento e o aumento das pastagens, seguidos por 20 anos de seca arruinaram a economia no final dos anos 80 e princípio dos anos 90. Totalmente dependente da ajuda e do dinheiro enviado pelos migrantes cabo-verdianos.
 
Política
Independente de Portugal em 1975 como uma república socialista unipartidária. Uma constituição reformulada em 1990 levou o país a uma eleição multipartidária e a uma mudança de governo pacífica. 
 
Religião
A posição privilegiada da igreja católica chegou ao fim em 1975. Um estado secular, com liberdade religiosa.
 
 Extras
O site do governo de Cabo Verde pode ser acessada no endereço www.governo.cv.
 
 Foto:  Paisagem em Antão, Cabo Verdedo governo de Cabo Verde pode ser acessada no endereço www.governo.cv.
 
Segunda, 16
Ore pelas missionárias Ana Lóide e Carmem Lígia.
Elas são missionárias no periférico bairro de Safende, na capital cabo-verdiana, Praia. Elas estão iniciando um trabalho naquele bairro, após trabalharem numa Igreja do Centro da cidade. Agradeça ao Senhor por tê-las levado a este bairro tão necessitado e interceda para que elas tenham força, graça e capacitação do Alto para que desempenhem com excelência e muitos frutos este projeto que há de levar muitos aos Pés de Cristo.

Terça, 17
Os cabo-verdianos se dizem cristãos, porém na prática há muito paganismo.
A influência da superstição e fetichismo africanos é grande mesmo entre aqueles que se dizem cristãos. Ore por verdadeiras conversões entre os cabo-verdianos. Existe uma falta de literatura cristã em crioulo, para aqueles que não entendem totalmente o português.

Quarta, 18
O número de evangélicos está aumentando.
Alguns ministérios têm sido muito frutíferos, e a Igreja evangélica em Cabo Verde tem crescido. Ore para que mais obreiros nativos sejam treinados para serem enviados a esses grupos de novos convertidos. Ore pelo amadurecimento e crescimento dos crentes apesar da pobreza e do isolamento geográfico.
 
Quinta, 19
Ore pelo devido treinamento e amadurecimento da liderança.
Para que a Igreja cabo-verdiana seja influente onde está implantada, sendo luz e sal naquela terra, é necessário que a liderança seja treinada e amadurecida espiritualmente. Ore por programas voltados a esse fim, para que surjam e sejam eficientes, ore também pelo intercâmbio, que muitos líderes fazem vindo ao Brasil para serem treinados. Interceda para que esse tipo de programa seja potencializado e traga frutos em abundância sobre a Igreja local.
 
Sexta, 20
Existem 350.000 cabo-verdianos em comunidades de imigrantes.
A maior parte (170.000) deles está na região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. Em Portugal são outros 37.000. Além de estarem noutros países da África e Europa. Ore para que muitos migrantes nessas comunidades tornem-se verdadeiros discípulos de Jesus e uma bênção em suas comunidades e em sua terra natal.
 
Sábado, 21
Ore pelo Missionário Álvaro Leôncio.
O Missionário Álvaro pretende implantar o Projeto Cabo Verde sem drogas, caminho aberto para Jesus. Isto é feito através de uma casa de recuperação, a Comunidade Terapêutica Vidas. Ela seriaé “filha” do projeto homônimo desenvolvido em Salvador/BA, e a visão é a restauração total da pessoa por intermédio de Jesus. Ore para que este projeto alcance tenha seguimento e êxito em Cabo Verde, livrando muitos do cativeiro das trevas.
 
Domingo, 22
Os líderes políticos têm de lidar com os problemas ecológicos e econômicos.
Estes são problemas graves enfrentados pela nação atualmente. Os escassos recursos foram mal administrados no passado, aumentando ainda mais a pobreza desta República. Ore por um governo estável e sábio, e por melhorias econômicas e sociais. 


SEMANA DE ORAÇÃO : PELOS POVOS / 64
Segunda, 12
Os líderes políticos têm de lidar com os problemas ecológicos e econômicos. Estes são problemas graves enfrentados pela nação atualmente. Os escassos recursos foram mal administrados no passado, aumentando ainda mais a pobreza desta República. Ore por um governo estável e sábio, e por melhorias econômicas e sociais.
Terça, 13
Os cabo-verdianos se dizem cristãos, porém na prática há muito paganismo. A influência da superstição e fetichismo africanos é grande mesmo entre aqueles que se dizem cristãos. Ore por verdadeiras conversões entre os cabo-verdianos. Existe uma falta de literatura cristã em crioulo, para aqueles que não entendem totalmente o português.
Quarta, 14
O número de evangélicos está aumentando. Alguns ministérios têm sido muito frutíferos, e a Igreja evangélica em Cabo Verde tem crescido. Ore para que mais obreiros nativos sejam treinados para serem enviados a esses grupos de novos convertidos. Ore pelo amadurecimento e cres- cimento dos crentes apesar da pobreza e do isolamento geográfico.
Quinta, 15
Ore pelo devido treinamento e amadurecimento da liderança. Para que a Igreja cabo-verdiana seja influente onde está implantada, sendo luz e sal naquela terra, é necessário que a liderança seja treinada e amadurecida espiritual- mente. Ore por programas voltados a esse fim, para que surjam e sejam eficientes, ore também pelo intercâmbio, que muitos líderes fazem vindo ao Brasil para serem treinados. Interceda para que esse tipo de programa seja potencializado e traga frutos em abundância sobre a Igreja local.
Sexta, 16
Existem 350.000 cabo-verdianos em comunidades de imigrantes. A maior parte (170.000) deles está na região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. Em Portugal são outros 37.000. Além de estarem noutros países da África e Europa. Ore para que muitos migrantes nessas comunidades tornem-se verdadeiros discípulos de Jesus e uma bênção em suas comunidades e em sua terra natal.
Sábado, 17
Estados Brasileiros: Bahia. Para muitos cristãos brasileiros, a Bahia é um lugar estigmatizado por causa das religiões africanas. Ore para que esse preconceito na Igreja caia, e o povo de Deus possa ver a necessidade espiritual do povo baiano, e também agir nesse sentido. Ore pelos missioná- rios que estão lá, especialmente por aqueles que estão se preparando para trabalhos de impacto no carnaval. E interceda para que Jesus seja declarado pelo povo o verdadeiro Salvador da Bahia.
Domingo, 18
Missionários: Miss. Antônio Furtado (Cabo Verde). O missionário Antônio Furtado é um cabo-verdiano fruto de missões brasileiras em África. Ele esteve há um tempo no Brasil sendo preparado para retornar a Cabo Verde e lá trabalhar com seus compatriotas. Ore por seu ministério, para que seja dirigido em tudo pelo Senhor, assim como também possa impactar aquela nação. Ore pela vida do missionário em todos os sentidos, por sua casa, saúde e sustento. 11/01/2004



www.missaokairos.com.br Fabiano _ orem por mim e minha esposa estamos em um treinamento missionário por correspondência depois de lermos 16 livros em 6 meses , passaremos 3 meses na base da missão em SP e o prático sendo 2 anos em Cabo Verde


Laurene Alexandre da Silva _ Banco do Brasil
Agencia: 4098-3
Conta Poupança: 33819-2
Tel. para recado_(71) 3251-0856

INFORMATIVO ÁFRICA – MARÇO 2006. (corr)
    Cabo Verde é um arquipélago, que tem por capital Praia, e é
formado por 10 ilhas: Ilha do São Tontão, São Vicente, São Nicolau,
Santa Luzia, Ilha do Sal, Boa Vista, Do Maio, Do Fogo, Da Brava, e a
Ilha do Santiago, que é onde nós estamos. Cabo Verde tem muitas
semelhanças com a Bahia: Suas misturas de raças, estilos e culturas.
Chegamos na capital Praia dia 11 de Março (sábado), ás 02:15 hs da
manhã. Os Caboverdeanos são muito receptivos, nos receberam muito
bem, estamos hospedados na casa de um casal de jocumeiros: Antônio e
Neide. Esta semana estamos trabalhando em parceria com a igreja do
Nazareno, onde estamos realizando evangelismo de porta em porta, o
povo é muito aberto ao evangelho, e, para a Glória de Deus, já se
converteram 17 pessoas, onde também será iniciado um trabalho de
discipulado e visitação aos novos convertidos. Nesta igreja estamos
com atividades internas com discipulado, pregações, estudos
bíblicos, departamentos, louvor e adoração.
Paralelo a este trabalho nesta igreja, trabalhamos também com a
Tenda El-Shadday (Casa de resgate e restauração da JOCUM), que
trabalha com 53 jovens ex-dependentes químicos. Ficamos maravilhadas
com a estratégia realizada na Tenda, com a direçao de Tio Honório,
um angolano que mora em Cabo Verde há 23 anos. Em meio as lonas, a
realidade dos internos é de jovens extremamente servos de Deus e
adoradores.
DESAFIOS: Próximo mês prosseguiremos para Senegal, e, para isso,
iremos necessitar renovar os nossos vistos, além da passagem de ida
e volta para este país, sustento mensal, que fica em torno de R$
1.800,00.
TESTEMUNHO: Esta semana, foi uma semana muito especial para nós,
tivemos contato com várias pessoas, onde pudemos assim, compartilhar
o amor de Deus. Dentre elas, queremos destacar a experiência que
tivemos com a senhora Valquíria e sua família. Logo que chegamos em
sua casa, Deus nos compartilhou que a salvação estava chegando…
guardamos assim em nosso coração. Compartilhamos sobre o texto da
Mulher Samaritana, e assim como Jesus foi ao encontro daquela
mulher, Deus nos trouxe do Brasil até Cabo Verde, para ir ao
encontro dela. Falamos do grande amor de Deus pela sua vida, e de
como Ele se importava com ela… ela se sentiu muito valorizada e
amada por Deus. Aquela mulher chorou… ela, seu filho e mais um
vizinho aceitaram o Senhor Jesus naquela tarde. Glórias a Deus! Pois
os planos Dele jamais podem ser frustrados.
   Em Cristo,
   Laurene Alexandre da Silva
MOTIVOS DE ORAÇÃO:
- Por nossa estadia em Cabo Verde;
- Pelos novos convertidos;
- Pela Igreja de Cabo Verde;
- Pelos trabalhos realizados;
- Pelos nossos familiares;
- Por sustento financeiro;
- Pela nossa saúde.


A Paz,
 Segue-se em anexo o meu informativo, que os amados estejam orando, e assim que puder me envie um e-mail.
 Abraços, Laurene 
INFORMATIVO MISSIONÁRIO     FEVEREIRO    2006.                    
 

Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como de águia, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão. Is. 40: 31 e 64:4
 
Deus disse que os que esperam Nele subirão como asas de águia. Não parece contraditório esperar assim, é  porque é  Ele que nos conduz as alturas. Tenho tomado posse desta palavra e voado nos campos do Senhor para fazer a sua palavra chegar com vida. Ele tem renovado minhas forças , e mediante isso dia após dia, tenho  esperado e crido no Senhor.
FAZENDO MISSÕES.
Andar por fé é um requisito fundamental  na jornada cristã. Sorri,quando tudo está dando errado, cantar em meio a guerra, pregar sobre paz em meio as turbulências e desafios, encorajar, quando não há mais forças, chorar quando viu o  milagre e vibra com a concretização da promessa. Faz-me pensar no velho e experiente Abraão  que creio contra a esperança.
Crer no Deus de Aliança, Deus de Promessa, Deus que  não é homem para mentir é ser coeso e convicto que tudo acontecera ao seu tempo determinado. Durante este tempo tenho compreendido que a tarefa de conhecer a Deus e faze-lo conhecido, é uma oportunidade para lançar-me por completo aos seus pés.
FIDELIDADE
Deus já me presenteou com a  passagem e o visto. Só estou esperando a aprovação da embaixada. Teremos que ir por Fortaleza – CE, porque aqui não tem o vôo  para Cabo Verde.
Estamos criando boas expectativas quanto a viagem, que será no inicio de março, e alguns irmãos já estão nos esperando lá. Enquanto não saímos continuamos divulgando e ajudando duas obreiras que ainda não conseguiram a passagem e sustento.
Quero aproveitar essa oportunidade para lembrar aos amados do compromisso feito ao Senhor em prol de minha vida, preciso ter um suporte seguro pois os desafios serão grandiosos e a sua cobertura espiritual e financeira é de extrema importância.
Assim que chegar lá informarei aos amados.
SALVADOR TERRA DA FELICIDADE
Do dia 23 a 28 de fevereiro estarei no impacto de carnaval em SSA, como fazemos todos os anos. Nossa base de apoio é bem próxima aos foliões, dia e noite teremos evangelismo pessoal e em massa com muitas estratégias para salvar vidas, e uma equipe de intercessão para nos cobrir. Temos muito trabalho pela frente mas já estamos afiados porque deste vez teremos todas as bases de JOCUM do nordeste e alguns irmãos de igrejas envolvidos conosco neste tempo. E tempo de muita batalha, ore por nós.
MOTIVOS DE ORACÃO                                                     CONTATO     
 Cobertura espiritual                                                    Conta Poupança: 33819-2                   
 Visto ( Aprovação)                                                     Agencia: 4098-3
 Nossa adaptação na África                                          Banco do Brasil                                        
 Impacto de Carnaval                                                  
 Meus familiares                                                           Tel: (71) 33772672
 Sustento mensal
 Intercessores
Sou grata a Deus por sua vida. Em Cristo _ Laurene Alexandre da Silva

Cidade da Praia, 05 de Setembro de 2005
 
 
 
Para
 
Nossos Missionários Mantenedores e Intercessores
 
Em Cristo, PAZ!!!
 
 
 
Estamos bem pela Graça de Deus, nossos filhos estão já se preparando para o retorno das aulas e pedindo a Deus pela sua adaptação em seu novo colégio, já que ambos estudarão agora perto de nossa casa.
 
Ontem terminamos nossa Escola Bíblica de Ferias na PIB, os resultados chegaram a 160 crianças e adolescentes matriculados, com uma media de aprox. 90 alunos por dia, contamos com uma equipe de 18 jovens e adolescentes tanto da missão como da PIB.  Parte dessa equipe também trabalhará na EBF que realizaremos na Missão de Safende durante os dias 08 ao 11 de Setembro.
 
Aqui chegaram as chuvas, e os problemas começaram a ser grandes, principalmente no bairro da Missão, em Safende.  Desde Maio que se está construindo uma estrada nova, colando os fios de Telefone e luz por tubos e também fazendo a rede de esgoto, como também renovando as tubos de água, os buracos são muitos, mais como sempre acontece, parece que não estavam esperando chuvas, quando a primeira chuva veio e foi como um temporal, tudo ficou enterrado no barro, a água foi muita e os problemas de casas alagadas foram grandes, uma semana depois, veio a segunda chuva forte e algumas casas foram então destruída pela força da água, por uma lateral de nosso bairro de safende passa um rio, que esta seco a muito tempo, mais as autoridades tem proibido de construir casas na beira e mesmo no rio, mais as pessoas tem invadido esse espaço e agora com essas fortes chuvas os danos causados nessas casas são grandes.  Quando voltamos de Safende, passamos por dentro do Rio, por causa da construção da Pista e com as chuvas o rio enche, por isto esta muito difícil chegar e sair de Safende, por isso pedimos suas orações.
 
Mudando de assunto, em E-mail anterior solicitamos a colaboração de Materiais Didácticos e para EBD, e os Uniformes para nosso Projeto Cristão Infantil. Graças a Deus os uniformes já estão em nossas mãos, nos foi doado através da irmã Cristina Lima Morais, de Minas Gerais.  Desta vez nosso pedido é outro, se alguma irmã que lê este E-mail tiver um vestido de Noiva que possa nos doar, será muito útil, pois temos alguns casamentos para realizar, e aqui o vestido de noiva custa  aproximadamente entre 1.200 a 1.500 reais, mais de 500 dólares, por isso fica muito difícil para nossas jovens adquirir um vestido de noiva, e nós gostaríamos de realizar casamentos que possam marcar a sociedade.  E tornar cada vez mais conhecida a Igreja neste lugar. Contamos com sua colaboração.
 
Nosso Endereço é:
 
Carlos David Arcos Páez
 
Caixa Postal 636  - Cidade da Praia
 
7600 Santiago – Cabo Verde
 
África Ocidental
 
 
 
Adjunto estamos enviando a carta do PAM deste mês.
 
 
 
No amor do Senhor,
 
Seus Missionários em Cabo Verde
 
Pr. Carlos e Shirley
 
 
Cidade da Praia, 05 de Setembro de 2005
 
Para nossos Missionários Mantenedores e Intercessores
Em Cristo, PAZ!!!
 
Jizus fla-l: “Kenha ki kumesa ta faze régu y fika sô ta djobe pa trás ka ta sirbi pa trabadju di Reinu di Deus.” (Lúkas 9:62)
 
Estamos bem graças ao nosso bom Deus, e com bastante trabalho para realizar já que hoje estamos a frente da Missão em Safende e da Primeira Igreja Batista da Praia.
 No dia 18 de Agosto de 2005, foi lançada a tradução do Evangelho de Lucas na língua Kabuverdianu.
 
PROJETO CRISTÃO INFANTIL
Durante este período as atividades que as crianças mais gostaram foi a programação de férias que chamamos de Brinquedolândia, onde tínhamos um devocional, e depois realizávamos vários tipos de brincadeiras e jogos, inclusive saída da missão para o campo de futebol onde tinhamos vários jogos por idade, inclusive futebol.  Em quanto íamos para o campo fazíamos uma passeata todos de mãos dadas e cantando corinhos no dialeto local (Crioulo)  Essas atividades, foram uma grande oportunidade para tornar conhecido o Projeto Cristão Infantil em outro setor do Bairro de Safende, pois saíamos da missão com um número de crianças e quando chegávamos no campo tínhamos o dobro participando da programação. Foi também um período de maior aproximação com as crianças e principalmente com os adolescentes, já que ao realizar jogos, brincadeiras e atividades no campo de futebol, podíamos falar individualmente com elas e conhecer um pouco mais de suas vidas e saber de situações que no conjunto não eram faladas.
 
BATISMOS
Tínhamos 9 candidatos preparados para o batismo, então começou nossa luta de oração para que os pais autorizassem o batismo de seus filhos, pois só podemos batizar se os pais autorizarem os batismos.
Dos Nove candidatos conseguimos autorização de oito de deram sua profissão de Fé, no dia domingo 21 de Agosto.  Porém, duas das jovens adolescentes que já estavam autorizadas pelos pais, no domingo dia 28 de Agosto, dia do batismo, os pais as mandaram para outro lugar, para que não fossem batizadas.  Com isso foram batizados seis dos oito que deram sua  profissão de fé.
Nos estávamos muito felizes naquele dia, pois entre os seis que foram batizados, estava nossa filha Maria Carolina.
Nossa luta continua em recuperar as duas jovens adolescentes que com a atitude que os pais tomaram se sentem envergonhadas de vir a Missão. Orem para que essas duas jovens retornem e possam se batizar na próxima oportunidade.
 
PROJETO JESUS EXPRESSÃO DE AMOR EM SAFENDE
 No dia 13 de Julho de 2005, recebemos em nossa missão o Projeto Jesus Expressão de Amor, que vieram desde Brasília a trabalhar com a Igreja Nazareno do bairro Palmarejo, e eles dedicaram esse dia para atender a nossa solicitação de levar as atividades para nosso bairro de Safende.
 São 20 jovens de Brasil que formam o grupo de Teatro e Dança Elohim, contaram com  o apoio dos jovens de Mocidade para Cristo e os irmãos da missão para todo o que fosse necessário.
 O Trabalho consistiu em pesquisa religiosa nos lares, trabalho com crianças e um culto com apresentação do Teatro na missão, que foi realizado na rua por falta de espaço.  E tivemos a alegria de ver nesse dia 250 pessoas assistindo a programação e muitos entregando a vida ao Senhor Jesus.
 

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DA PRAIA
 Desde o dia 26 de Junho de 2005, assumimos interinamente a Primeira Igreja Evangélica Baptista da Praia. E estamos  dando assistência pastoral a essa Igreja. Neste período temos trabalhado Pregando aos domingo e dando Estudos Bíblicos nas quintas feiras, realizando também visitas nos lares e dando Aconselhamento, onde recuperamos 3 irmãs que estavam excluídas do rol de membros, também realizamos visitas a membros inativos dos quais três retornaram a se congregar. Temos trabalhado com outros jovens excluídos, na esperança que brevemente pesam sua reconciliação a Igreja.  Pois com Cristo já estão reconciliados. Durante Agosto tivemos a oportunidade de treinar 10 jovens para trabalhar na EBF, na Igreja e na Missão em Safende, com isto o grupo de apoio para este trabalho chega a 15 jovens e adolescentes.
 Temos também invertido tempo na procura do terreno da Igreja, isto porque nenhum dos irmãos sabiam onde era a localização exacta do terreno que é de uma dimensão de 100 x 27 metros.  Este terreno se encontra no bairro Terra Branca, que é um bairro vizinho do Bairro Achada Santo António e que está bem próximo ao local onde se encontra a Igreja. Orem para que Deus nos de Condições de construir o Templo e a casa pastoral.  Uma vez que em Dezembro receberemos o primeiro Pastor  Nacional e precisamos de um local para ele morar.
 
MATERIAL
Ante a falta de Material Didático e a falta de Material para EBD e PCI e agora EBF, temos tido que preparar esses materiais, o que tem também levado grande parte de nosso tempo.
 
Nossos  Agradecimentos:
• Pelas suas orações em nosso favor.
• Pela  saúde  de  todos  nós,  pois temos estado muito bem.
• Pelo Livramento que o Senhor nos deu no caso da explosão da Panela de Pressão.
• Por ter já em nossas mãos nosso documento de Residência.
• Por temos localizado o Terreno da Igreja.
• Pela  união que temos sentido entre os irmãos da Missão de Safende e da Igreja da Praia.
 
Nossos  Pedidos  de  Oração:
• Pela saúde de todos nós, principalmente por minha esposa que voltou a  aparecer um cisto na sua boca.
• Pelo sustento de nossos  Projetos
• Por  um terreno  e  templo  para nossa Missão.
• Pela Legalização de nossa Missão.
• Pela Pastorado interino na PIB.
• Pelo Projecto Cristão Infantil, e pelas 125 crianças e adolescentes que passaram durante estes meses pelo projeto.
• Pela construção de um templo e da casa pastoral  para  a  PIB.
• Pelos Irmãos e Congregados  da Missão em Safende e da PIB da Praia.
• Pelo Seminarista Emanuel (Caboverdiano) que em Dezembro estará chegando para assumir a PIB.
 
No  amor  do  Senhor, 
Sua Família  Missionária  em  Cabo  Verde
 
Pr.  Carlos  David,  Missionária  Shirley  Alves  e  seus  filhos  Carlos  David  e  Maria  Carolina  ( Via _ ibnc_missoes@grupos.com.br  )
= ==

Cidade da Praia, 12 de Julho de 2005
 
 
 
Prezados irmãos,
 
Em Cristo, Paz!!!
 
 
 
É com muita alegria que estou escrevendo para vocês, para contar algumas bênçãos que Deus tem derramado sobre nossas vidas.
 
Na última semana de Junho tivemos uma semana de oração matutina as 6 horas da manhã, em nossa Missão Baptista em Safende, No dia 4 de Julho tivemos uma vigília de oração na PIB da Praia, no dia 05 tivemos um retiro de oração dos pastores e lideres de todas as igrejas evangélicas da Praia e no dia 06 tivemos nosso dia de oração e jejum em nossa Missão em Safende. No dia 07 não tínhamos água da rua e não tínhamos água na cisterna, conseguimos comprar 3000 litros de água que foi entr egue no dia seguinte e foi colocada na cisterna que fica debaixo da casa e quando fomos ligar a bomba ela não funcionou. Logo depois meu filho entrou no banheiro e a água que estava na caixa do banheiro estava toda no chão, porque tinha quebrado a caixa, do nada. Fui buscar o pano para secar e como estava molhado perto do computador, fui secar ai primeiro e encontrei um escorpião debaixo da mesa do computador, foi um susto grande!.
 
Saímos para matricular o meu filho no Colégio Pedro Gomes e quando voltamos já passava de meio dia, então esquentei o que tinha na geladeira e comemos, depois do almoço lavei a louça e coloquei o feijão com beterraba no fogo e fui para a sala e 10 minutos depois eu escutei uma forte explosão, então eu pensei que tinham batido no carro parado na porta de casa e corri para ver, quando eu vejo uma coisa preta rodando no chão da cozinha, então eu gritei para o meu esposo que tinham jogado uma bomba dentro de casa e ele veio correndo e foi quando ele olhou e disse que tinha sido a panela de pressão que tinha explodido!!! Irmãos eu tremia e agradecia a Deus o seu grande Livramento, porque cada vez que eu olhava o fogão todo amassado, a geladeira cheia de buraquinhos e toda suja de feijão, a parede suja e o telhado todo sujo, a tampa da panela que tinha acabado, eu agradecia a Deu s por não estar na cozinha naquele momento,  muito menos os meus filhos ou o meu esposo, pois senão poderíamos estar chorando a falta de qualquer um da família ou poderíamos estar no hospital com queimaduras de primeiro grau, Deus é fiel!!! Quando saí para a escola eu ia deixar o meu filho cuidando da panela de pressão, e depois resolvemos levar eles conosco. No mesmo dia Deus nos livrou de sermos mordidos por um Escorpião, Nos livrou de ficarmos sem água, pois multiplicou o pouco que tínhamos e nos livrou da Explosão da Panela de Pressão.
 
O inimigo de nossas almas está furioso com agente e está fazendo de tudo para nos derrotar, ele tem nos atacado de várias maneiras, porém nosso Deus é Fiel e sempre nos tem dado a vitória!!!
 
Hoje a tarde recebemos mais uma vitória, pois o nosso documento de residência finalmente foi liberado!!!  Glória a Deus!!! Pois Ele é sempre Fiel!!! A Ele toda a Honra e Glória para sempre……           
 
A Obra está indo muito bem, e agora que estamos temporariamente a frente das duas igrejas precisamos muito  mais de suas orações.
 
Precisamos de sabedoria do alto para direccionar a vida espiritual de nossos irmãos e para resolver  os problemas que aparecem no dia a dia do ministério.   
 
Irmãos termino esta agradecendo as suas orações, pois com certeza, Deus tem nos protegido e velado por nós.
 
Sem mais para o momento,
 
Nos despedimos no amor do Senhor,
 
Shirley Alves Arcos, Sua missionária em Cabo Verde.( Via _ ibnc_missoes@grupos.com.br )
- - -
Cidade da  Praia,  1º  de  Julho  de  2005
 
Para  nossos  Missionários
Intercessores e Mantenedores
Em Cristo, PAZ!!!
 
“Kun forza ki Kristu ta dan, nu ta podi infrenta cualquer situaçon!” (Filipenses 4:13)
 
Queridos Irmãos, estamos bem pela graça de nosso Bom Deus, já no nosso sétimo mês, com muito trabalho e felizes, por estar no centro da Vontade de Deus.
Nossos Filhos estão bem, terminaram o ano escolar 2004/2005, ambos passaram de curso, nosso filho estará já entrando no sétimo ano que aqui já entra no Liceo, ele está muito feliz, pois teve uma prova no final do curso que acumulava as matérias do quinto ano (que ele não estudou aqui), é uma prova que é dada pelo governo, assim que teve que estudar a história de Cabo Verde, e ao final conseguiu um bom resultado, ficando entre os melhores da turma.  A nossa filha está muito bem, e feliz por ter conseguido passar de ano.
Nosso trabalho em Safende, continua firme, durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, estaremos realizando atividades especiais por causa das férias. 
No segundo domingo de Maio tivemos uma programação especial pelo Dia das Mães,  foi no culto da noite, no Sábado tivemos ensaios do programa e nosso último ensaio seria Domingo pela manhã, como assim aconteceu, mais quando chegamos à Missão, recebemos a triste notícia de que a mãe de Sônia Sofia, uma de nossas adolescente, tinha falecido essa madrugada, ficamos com nosso coração na mão, uma noticia dessa no dia das mães.
 Após a EBD e os ensaios, fomos até a casa de Sônia, já estava o velório, e o enterro seria as 5 da tarde.  Percebemos que não só Sônia iria faltar ao nosso programa da Noite, mais outras meninas estavam aí por ser familiares dela.
 Mais apesar dessa situação,  nosso programa foi uma bênção, 14 mães das crianças do Projeto Cristão Infantil, estavam presentes em nosso programa, mais as mães da missão, e algumas tias e outras pessoas que tomam conta dessas crianças, estavam participando do culto em homenagem as mães.
 Temos tido problemas de luz todos os dias em Safende, e nesse dia não podia ser diferente, quando estávamos entregando as lembranças feitas pelas crianças do PCI e dos adolescente, a luz se cortou, mais já as velas estavam preparadas e podemos continuar o programa sem nenhum problema, até ficamos felizes, pois a luz voltou em 15 minutos, e isso permitiu podermos ter um momento social bem agradável com as mães e as crianças, a assistência passou de 80 pessoas.  No nosso santuário só cabem aproximadamente 50 pessoas, e nesse dia improvisamos o corredor ( como extensão do santuário) que ficou com os adolescentes e crianças da missão que iriam participar do programa.  Algumas crianças visitantes conseguiram lugar no santuário, as outras tiveram que se esforçar e ficar em uma sala da missão.
 Compartilhamos isso com os irmãos para que orem por nós, pois nosso espaço ficou pequeno demais, e neste bairro as casas são pequenas para se criar um santuário. Nosso sonho é construir, mais pelo fato daqui ser uma ilha, torna a construção muito cara, então oremos para que Deus nos dê as condições para construir.  
Temos realizado Gincana na EBD com isso tem aumentando a assistência na Missão. Os Adolescentes  tem tido cursos de trabalhos manuais, o que fez com que se aumentasse a assistência.  E terminamos o mês de Junho com uma semana de Oração Matutina, ás 06 horas da manhã, foi de Grande Inspiração para todos os que participaram.
A partir deste mês, assumimos o Pastorado da PIB da Praia como Interino.  A Igreja fica no bairro da Achada Santo António, é onde começou o trabalho Batista pelos missionários brasileiros, e é com muito prazer que estaremos dando esse apoio a esta Igreja.
 
Nossos  Agradecimentos:
• Pelas suas orações em nosso favor.
• Pela  saúde  de  todos  nós,  pois temos estado muito bem.
• Pelos nossos filhos que estudaram pela manhã e tarde, e conseguiram recuperar o trimestre que não estudaram aqui e aprovaram o curso com louvor.
• Pela  união que temos sentido entre os irmãos.
 
Nossos  Pedidos  de  Oração:
• Pela saúde de todos nós
• Pelo sustento de nossos  Projetos
• Por  um terreno  e  templo  para nossa Missão.
• Por  nossa documentação de Residência.
• Pela Legalização de nossa Missão.
• Pela Pastorado interino na PIB.
• Pelo Projecto Cristão Infantil, e pelas 120 crianças e adolescentes que passaram durante estes meses pelo projeto.
• Pela construção de um templo para a PIB.
• Pelos Irmãos e Congregados  da Missão em Safende e da PIB da Praia.
• Pelo Seminarista Emanuel (Caboverdiano) que em Dezembro estará chegando para assumir a PIB.
 
No  amor  do  Senhor,
Sua Família  Missionária  em  Cabo  Verde
 
Pr.  Carlos  David,  Missionária  Shirley  Alves  e  seus  filhos  Carlos  David  e  Maria  Carolina

= = =

Olá  Pr. Carlos e irmã Shirley, como vão?
  Sou um representante do grupo jovem da Igreja Batista da Família em
Higienópolis em São Paulo. Estou escrevendo, pois o nosso grupo foi
escolhido para orar por vocês, principalmente nesse mês que é o de missões
e para arrecadar uma contribuição para a JMM. Nossa igreja está  apresentando um pouco de cada continente e alguns missionários.
  Gostariamos de saber um pouco do seu trabalho aí na África, suas  dificuldades, mesmo as menores, e se possível algumas fotos ou videos do  seu trabalho.
  Que Deus abençoe seu trabalho, vocês e toda a sua família.
     Obrigado,   Estamos orando por vocês _   Guilherme e o Grupo Jovem IBFH 28.03.07


http://missoesemcaboverde.zip.net  Saudações amados desta igreja, meu nome é Alvaro, sou missionario e necessito de suas orações, visite o link abaixo e saiba um pouco mais sobre meu projeto, estou a disposição para todo e qualquer esclarecimento.Que o Deus de Graça os abençõe. _  Alvaro. 6/2004

Yara Alfama _ Eu sou de Cabo Verde (África), sou nazarena, e gostaria muito de compartilhar convosco, ouvir o que Deus tem feito nas vossas vidas e, quem sabe, através de vocês eu ganhe uma visão sobre o mundo, e sobre o que Deus tem para nós.
A minha oração é que Deus abençoe vocês. APUB _ Comin/8/04

Quero estar sempre em contato com vocês. Sou caboverdiana, da Igreja do Nazareno (ASA). Deus tem nos abençoado muito nesses dias, com ricas e indizíveis bênçãos. Sou líder de oração dos jovens e quero muito estar em contato convosco, para aprender algo mais sobre oração, que tem sido o meu ministério desde que me converti. Deus vos abençoe e vos guarde! "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" - Comin/5/2004

Amados irmãos Paz do Senhor. Deus seja louvado por tudo o que tem feito por nós aqui em Cabo Verde. Costa Ocidental da África. Começamos um 2004 abençoado e com grandes expectativas de avançarmos mais. Tenho recebido as mensagens do grupo que por sinal são edicicante, outras muitas engraçadas, enfim são excelente. A IPR de Cabo Verde esta caminhando muito bem, com novos alvos para expandir o reino de Deus. A todos que o amor de Cristo seja com cada um, e que neste ano de 2004 a graça, a paz reine em seus corações _ Missionária Ivani

Ore pela vida das missionárias Carmen Lígia Ferreira de Andrade e Ana Loide Soares Leão e por um futuro trabalho que pretendem implantar._ JMM-224/mar-04

* Faleceu em São Paulo, na manhã do dia 17 de dezembro, Cleide (34 anos), irmã da missionária Carmem Lígia Ferreira de Andrade. Ore pela missionária e por toda a família, para que o Espírito de Deus os console nesse momento de saudade.JMM219/12/2003

As missionárias Ana Loide Soares e Carmen Lígia Ferreira pleitearam, junto à prefeitura da Cidade da Praia, um terreno para a Missão Batista em Safende, para a construção do templo. O prefeito liberou um lote; agora elas devem procurar um vereador para definir a localização do terreno. Agradeça a Deus, pois Ele ouve e responde as nossas orações, e continue orando por esse processo._ JMM 9/2003

Safende
Ana Loide Soares Leão 26/06 Carmen Lígia Ferreira de Andrade 16/12 Caixa Postal 636 Cidade da Praia - Santiago Cabo Verde Africa Ocidental JMM _ _ 03/12 Visite o site www.mimcaboverde.cjb.net e saiba mais sobre este lindo Projeto Missionário e leia o Salmo 23 em "crioulo" Aproveite e ore por elas, e se possível contribua! Com certeza Deus lhe abençoará! Uma palhinha sobre Cabo Verde: Cabo Verde está situada no Atlântico norte a 500 Km da costa Africana, à mesma latitude de Dakar. É constituida por 10 ilhas, das quais 9 são habitadas e ocupa uma superficie de 4 mil metros quadrados. Quer saber mais? Visite o site!


Dimas de Souza Filho 17/03 Lília Rita Venturini de Souza 01/09 JMM
Jorge Edmundo Sarria Tejada 23/05 Dulcerly Judson Pires Sarria Tejada 09/11
Caixa Postal 767 Praia República de Cabo Verde JMM
Márcio & Maria _ Missão Kairós

26/08 - Ao ligar o televisor me deparei com uma reportagem, e a mesma era sobre os Testemunhas de Jeová, os quais estavam fazendo um congresso para levar ao conhecimento do povo caboverdiano a responsabilidade de levar a palavra de DEUS, com isto estavam recrutando voluntários para serem porta voz do "evangelho de Cristo". Que ironia, nós como cristãos conhecedores da Palavra de DEUS, não nos damos conta o quanto a palavra "em comum" é tão importante para o evangelho. Às vezes usamos o versiculo de Lc.16:8 para nos esquivarmos de nossa responsabilidade...
"... Irmãos, graça e paz! É muito bom saber que podemos contar com as orações dos justos, sei que Deus não rejeita a oração, e neste momento é o que mais precisamos, o país Cabo Verde tem sido um grande desafio para o nosso ministério e os motivos de oração são: 1-A saúde da equipe pois, a sobrecarga de trabalho e a deficiência da medicina ou o pouco recurso faz com que seja muito difícil a nossa estadia aqui; 2 -A resistência ao evangelho é muito grande, a primeira vista não parece quando se fala de Jesus o povo ouve com a maior atenção, e alguns até aceitam a Jesus agora a maior dificuldade, romper com o mundo e os costumes, quando é tempo de festa de algum santo a igreja fica praticamente vazia o povo vai reverenciar ao santo, ou se há outra festa qualquer na cidade o povo prefere a festa do que a igreja e isto eu não estou falando de crente novo estou falando de crente com 7 anos ou mais de convertido ou seja pelo menos de que está na igreja isto para nós tem sido uma grande frustação; 3-A igreja católica e os bruxos nos cercam de todo os lados de uma maneira muito sutil; 4-Orem para que Deus nos fale de maneira muito clara a respeito do que fazer aqui e nos revele estratégias para trabalhar..."
Irmão Diego, que a graça do nosso Senhor Jesus esteja contigo.Ficamos alegres em saber que mais um obreiro da seara se dispõe para servir ao Senhor. Diego você fez muitas perguntas sobre o campo aqui em Cabo Verde (África), vou tentar responder algumas delas, como por exemplo, como vivemos o dia-a-dia. Não é como estar no nosso país onde somos conhecidos e conhecemos a muitos. Somos cobrados pelos nacionais, para tazermos uma mensagem de salvação e mundança de vida. Por isso o nosso testemunho fala muito alto. Temos também uma vida de oração e consagração quase vinte quatro horas por dia, pois  a nossa luta não é contra a carne e o povo não sabe o que é ser evangélico. Para eles ser evangélico é como na igreja católica que peca e uma vez ou outra vai confessar com o padre e pedir perdão.Diego, se você foi chamado pelo Senhor comece desde já a orar e se envolver com missões em sua igreja. Levante dentro da igreja uma boa retaguarda de oração, busque agências missionárias e se informe melhor. Vou terminando por aqui  e espero poder ajudar no que for possível. Ore por nós em Cabo Verde, e também pelo meu filho Samuel que está enfermo. Que Deus te abençoe ricamente.


Paulo Henrique Martins _ estou cursando o ultimo ano do Curso de Odontologia e gostaria de saber mais do trabalho realizado ai em Cabo Versde escreva para mim, qual igreja voces pertencem, e quem da suporte para voces ai casa, comida,trasporte,viagem. Eu e miha esposa sempre tivemos um sonho de fazer missoes internacionais. 10/08/2003
Assembleia de Deus e Igreja do Nazareno _ Eunice B. Ramos 07/03/2003 Ola Irmaos. A paz de Deus. Vou ser breve, porque o computador que estou usando pertence ao meu servico e normalmente prefiro so receber e-mails, para nao tomar muito tempo. Hoj, no entanto recebi esta mensagem sobre sala de oracao e senti que devia pedir aos irmaos para orarem pela minha sobrinha Dilce, que neste momento se encontra no Brasil para estudar. Ele fez ja tres anos de servico Social na PUC de Belo Horizonte, Minas Gerais. NO entanto no ano de 2000 teve que interromper o curso por motivos serios e trancou a sua matricula na PUC. Quando quiz regressar em 20011 teve serias deficuldades porque foi-lhe dito que ja se encontrava fora do convenio, portanto seria impossivel encontrar vagas em outras Universidades. Com a ajuda de Deus e de algumas pessoas consegui uma vaga desta feita na Universidade de Santo Andre, em S. Paulo. So que quando chegou viu que afinal o curso 'e para Ciencias Sociais e nao SErvico Social, como lhe tinham dito. Ela esta muito triste, porque os pais fizeram um grande sacrificio para lhe mandar para o Brasil de novo (os pais sao pastores da Igreja do Nazareno aqui em Cabo Verde) e nao pode perder muito tempo ai no Brasil. No curso de SErvico Social faltavam-lhe apenas 2 semestres para terminar. Neste novo curso, de que ela nao gosta, Ciencias Sociais, nao sabe ainda qual a correspondencia que lhe vao dar. Peco aos irmaos que orem para que a Dilce consiga achar uma vaga para SERvicos Sociais em alguma Universidade em S. Paulo e acabar o seu curso em dois semestres como estava previsto _ Que a paz de Deus esteja com todos.(saladeoracao)


Miss Sandra _ March 29, 2006 Gostaria de saber o e-mail dos irmãos que servem ao Senhor em Cabo Verde. Um abraço com a paz do Senhor das Nações

 Miss. Grace Tomal _ Caixa Econômica Federal Agência 1001 Op. 013 C/C: 5576-0 Fone: (41) 9224-2996 , (41) 9978-5057
6/1/07 _ projeto “DESAFIO- Cabo Verde/ São Tomé e Príncipe 2007”, iremos em maio e junho para estes países onde cada um de nós ensinará um pouco do que sabe para poder capacitar as pessoas que já estão lá querendo ajudar de alguma forma o seu país. No meu caso ensinarei teatro e dança pois sei que através desta estratégia, vidas podem ser transformadas. Sei que muitos gostariam de me acompanhar nesta jornada e ver pessoalmente estas vidas se transformarem, por isso, hoje eu digo... mesmo que você não possa ir comigo, você pode Ter parte neste projeto, na história dessas pessoas, basta você doar dois reais ( isso mesmo... ), abaixo segue o número da conta que criei exclusivamente para o projeto. Agradeço desde já seu apoio, lembrando que seus dois reais podem transformar uma vida do outro lado do mundo. Peço também que estejam orando por mim e caso queiram maiores informações entrem em contato. Grace Tomal

= = =
 Miss. Grace Tomal _16/02/2007 África, vc pode me ajudar a chegar lá!  
 
Amigos,
 
Este ano em maio irei à duas ilhas africanas: Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Estarei com uma equipe onde cada pessoa se comprometeu a ensinar algo para a capacitação das pessoas que estão lá, será um período muito importante onde faremos, de alguma forma, a diferença nestas nações.
 
Eu gostaria de mais uma vez pedir o apoio dos meus amigos, segue abaixo os endereços das comunidades no orkut, os links para quem quer saber mais sobre estas ilhas e o  número da conta para quem quiser ajudar financeiramente. Se eu puder contar com apenas R$ 2.00 de cada amigo, certamente será uma grande diferença e você também terá contribuído para as mudanças na vida das pessoas de lá.
 
Peço também que estejam orando por mim e caso queiram maiores informações entrem em contato.
 
Entre na comunidade "a Grace vai pra África" e expresse seu apoio: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24152075
 
Comunidade “Missões em São Tomé e Príncipe”: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=16911535
 
 
Saiba mais sobre Cabo verde:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_verde


http://spaces.msn.com/fabianomanhaes _ Fabiano, Roberta, Davi e Larissa : Caixa Postal 748 - Mindelo – São Vicente - Cabo Verde – África Ocidental (As cartas as serem enviadas deverão ser no modo registrada).
Contribuição - Banco Bradesco: Agência: 0065 – 5  Conta Poupança: 0129399-0
 
= = =
... A PAZ DO SENHOR AMADO IRMÃO
VC TERIA INFORMAÇÕES SOBRE CABO VERDE, OU ATÉ NOTÍCIAS DE TRABALHOS MISSIONÁRIOS NESSE PAÍS. EU ESTOU FAZENDO ESSA SOLICITAÇÃO, POIS TENHO Q APRESENTAR O PERFIL DE UM PAÍS NESSE DOMINGO 02/04.
OBRIGADO DESDE JÁ. EM CRISTO JESUS, FABIANO MANHÃES. (27/03/06)

05/11/06 _ A paz do Senhor !!!
Em janeiro eu e minha esposa iniciamos o treinamento por correspondência pela Missão Kairós(www.missaokairos.com.br) , e em julho iniciamos o treinamento intensivo em São Paulo e terminamos no dia 7 de outubro. Eu, esposa e casal de filhos, fomos destinados para Cabo Verde(África), e peço oração dos queridos irmãos.
Vamos trabalhar na ilha de São Vicente. Nessa ilha há um alto índice de prostituição, drogas e o catolicismo é bem forte.
Deus tem colocado em nossos corações o desejo de trabalhar no Níger, que por sinal é o próximo projeto da Missão Kairós.
Ore por favor para que Deus abra as portas para estudarmos o francês(língua predominante em 22 países da África), como também o árabe(língua predominante em 7 países da África). Desejamos estudar o árabe para uma melhor aproximação dos muçulmanos e evangelização dos mesmos.
Deus vos abençoe em Cristo Jesus.
Missionário Fabiano Manhães e família,
Levando o evangelho com unção às nações.levando Jesus aos povos africanos
DEUS É FIEL!!

24/11/2006 _ OBRIGADO MEU IRMÃO, POR ESTAR ANUNCIANDO MINHAS INFORMAÇÕES NO UNIÃO NET. DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO!
(Amém Fabiano , obrigado por nos abençoar em Jesus Cristo e dar-nos a chance de estarmos em comunhão contigo . Yrorrito )

A PAZ DO SENHOR AMADOS IRMÃOS E IRMÃS
CHEGAMOS EM SÃO VICENTE – CABOVERDE NO DIA 12/12/06, ÀS 11:30. DAS OITO MALAS QUE DESPACHAMOS DE FORTALEZA PARA SÃO VICENTE(CABO VERDE – ÁFRICA) SÓ CHEGARAM TRÊS. NO DIA SEGUINTE CHEGOU MAIS TRÊS, E NO DIA POSTERIOR PEGUEI AS DUAS QUE FALTAVAM.
OS VÔOS FORAM UMA BÊNÇÃO.
O NOSSO DESAFIO É MUITO GRANDE, POIS ESTAREMOS PASTOREANDO UMA IGREJA COM UMA CONGREGAÇÃO, COMO TAMBÉM LIDERANDO A EQUIPE DESSA ILHA. A PARTE ADMINISTRATIVA TANTO DA IGREJA COMO DA EQUIPE FICARÁ EM NOSSA RESPONSABILIDADE.
TEREMOS TAMBÉM QUE APRENDER O CRIOULO(DIALETO MUITO FALADO AQUI EM SÃO VICENTE).
NÓS ESTAMOS AINDA CANSADOS PELA VIAGEM E PELO FUSO HORÁRIO QUE É DIFERENTE. DUAS HORAS A MAIS.
ORE POR NÓS, PARA QUE DEUS NOS DÊ SABEDORIA, OUSADIA, UNÇÃO E ESTRATÉGIAS.
DEUS VOS ABENÇOE EM CRISTO JESUS.
JUNTOS ALCANÇANDO A ÁFRICA PARA JESUS
Fabiano e Roberta,
= = =
A PAZ DO SENHOR AMADOS E AMADAS DO SENHOR JESUS.
DESEJAMOS À VOCÊS UM 2007 DE REALIZAÇÕES.
QUE ESSE NOVO ANO QUE ESTAR PRESTES A INICIAR, SEJA UM ANO DE COLHEITAS E DE MUITAS BÊNÇÃOS. QUE SEJA UM ANO DE EXPERIÊNCIAS COM DEUS E DE INTIMIDADE COM ELE.
SÃO OS VOTOS DOS MISSIONÁRIOS FABIANO, ROBERTA, DAVI E LARISSA.
ALCANÇANDO A ÁFRICA PARA CRISTO.
Fabiano e Roberta

= = =

15/01/07 _ FOTOS DE SÃO VICENTE(ÁFRICA), TRABALHO COM CRIANÇAS, ETC ... AMADOS E AMADAS COLOQUEI MASI FOTOS EM MEU BLOG VISTEM!!! ... REPASSEM AOS SEUS CONTATOS DEUS VOS ABENÇOE Fabiano e Roberta, levando Jesus aos povos africanos
= = =
RELATÓRIO MISSIONÁRIO
 
Missionários Fabiano, Roberta, Davi e Larissa
 
Alcançando a África para Cristo através do evangelho
 
“...Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que eu te mostrarei.”
Gênesis 12:1
 
 
São Vicente(Cabo Verde – África Ocidental), 31de janeiro de 2007
A paz do nosso Senhor Jesus.
                  Querido(a) irmão(ã) participante da obra do mestre, este é o nosso primeiro relatório que estamos enviando daqui de Cabo Verde(África). Estou com dificuldades de preparar esta carta, pois até hoje já aconteceram muitas coisas, e estou me perguntando o que colocar neste relatório. Resumirei neste meio de comunicação o que Deus tem feito em nossas vidas.
                  A nossa viagem foi tranqüila pelo menos para mim e para as crianças, pois para a Roberta não foi. Ela ficou nervosa pela experiência de voar em um avião. Fiquei tão tranqüilo, que em muitos momentos dormi, mesmo quando o avião entrou em turbulência de Fortaleza para Cabo Verde. Eu fiquei três dias com a mesma roupa que cheguei em Cabo Verde, devido as bagagens não terem chegado juntamente conosco, porque o avião era pequeno, e com isso tive que ir três dias consecutivos após nossa chegada para buscar as bagagens. Os missionários que aqui já estavam me tranqüilizaram quanto às bagagens, pois nós estávamos na África, e por aqui é comum acontecer esse tipo de coisa ou até pior.
                  O choque transcultural começou antes mesmo de pisar no solo africano, isso porque o avião que era um Boeing e estava cheio de Cabo Verdiano falando crioulo e eu não entendia nada. Preferi dormi do que ouvi-los, mesmo com turbulência.
                  A paisagem daqui é muito diferente da paisagem do Brasil. Aqui é muito seco e existem poucas árvores. Praticamente não chove por aqui, a última vez que choveu aqui foi a uns dois anos atrás.
                  Aqui tem muita mosca, quando vamos almoçar temos que ficar espantando as moscas para que não pousem sobre nossa comida. Os missionários falaram que no verão aumenta muito a quantidade de moscas, e que é preciso ter muito cuidado enquanto se fala na rua, para que elas não entrem na boca.
                  O povo aqui ama o Brasil, não é por tanto que a ilha que nós estamos, chamada São Vicente é vista por eles como pequeno Brasil.
                  O consumo de bebidas alcoólicas(chamada aqui de GROG), é muito grande, como também é forte o consumo de drogas. Essa ilha possui na sua história a prostituição, quando chegam os barcos de turistas, algumas mães levam suas filhas e oferecem aos turistas. O valor cobrado para ter relações com uma criança é o dobro, de ter relações com uma mulher e por isso algumas mães levam suas filhas ao cais.
                  A batalha espiritual aqui é muito forte. Temos que estar em oração, vigiando sempre e nos fortalecendo através da Palavra de Deus como também através do jejum. A luta espiritual aqui, afeta a nossa resistência física, fazendo nos sentir fracos. As crianças também sentem os reflexos dessa batalha, deixando-as agitadas.
                  A nossa responsabilidade é muito grande irmão(ã), pois além de estarmos liderando uma equipe de três missionários, estamos também administrando a tesouraria da equipe e da igreja. Nós estamos responsáveis por uma igreja com uma congregação. Quando o pastor que estava aqui começou a me passar todo o trabalho da igreja e da equipe, eu senti um terrível peso de responsabilidade. Não sei expressar aqui o que eu senti. Apesar de ter saído do Brasil como missionário, sou chamado aqui de pastor,e nos primeiros dias que as pessoas me chamavam de pastor, eu tremia por dentro, devido a tão grande responsabilidade que o Senhor nos confiou.
                  Apesar da forte batalha espiritual, o Senhor tem feito maravilhas. Temos sentido a presença do Senhor conosco de uma maneira muito especial. Deus tem me falado muitas coisas e tenho passado à igreja, e para glória do Senhor, algumas coisas já estão se cumprindo. A igreja aqui tem pouquíssima base bíblica e por amar as sagradas escrituras, conduzirei a igreja a buscar o conhecimento bíblico e farei o que for possível a eles. Fiquei sabendo que a igreja que estamos pastoreando tem dez anos de existência, mas não possui ainda nenhum obreiro nacional, não possui nenhum templo próprio, e já tenho colocado isso diante do Senhor. Sei que aos olhos humanos é impossível construir um templo. Primeiro porque os membros da igreja são trabalhadores que ganham pouco e com isso os seus dízimos são baixos, contudo eu sirvo ao Deus que é dono do ouro e da prata, e não sei como Deus vai fazer isso, mas verei esse templo construído para a glória do Senhor.
                  Mesmo sendo o primeiro relatório, já posso relatar aqui o que Deus tem feito. Desde que cheguei tenho feito evangelismo na cadeia, no hospital e com as pessoas que são vizinhas a nossa igreja. Desde que iniciei o evangelismo no hospital com os missionários, eu tenho visto a mão de Deus agir. Eu gosto de evangelizar no último andar do hospital, e quando lá cheguei pela primeira vez, todos os quartos e todas as camas estavam tomadas de enfermos, porém na terceira semana havia um quarto com seis camas vazias e não havia nenhum doente naquele quarto. Um senhor de idade estava muito mal de saúde em outro quarto, e cheguei até ele, e o evangelizei e fiz o apelo, com isso ele aceitou a Jesus, confessando-O como Senhor e Salvador de sua vida. Na semana seguinte fui visitá-lo e recebi a notícia que ele tinha falecido. Eu não me entristeci mas me alegrei, pois Deus havia dado a última oportunidade aquele senhor de ir para o céu e viver eternamente com Deus.
                  Deus nos abriu uma grande porta. O Cabo verdiano gosta muito de futebol e sendo assim um time de futebol foi montado aqui na igreja, para que fosse um instrumento para alcançar outros jovens com o evangelho. Um empresário aqui, patrocinou o time com um uniforme completo. Nós nos alegramos muito, pois é fruto de uma palavra que Deus colocou em meu coração para a igreja, que é: “2007 ano de colheita, ano de bênçãos”.  Desde o nosso segundo jogo, quatro jovens já visitaram a nossa igreja e ouviram a palavra de Deus. Cremos e oramos para que não somente entrem na igreja, mas passem a servir a Jesus.
                  No próximo relatório passarei ao(a) irmão(ã) mais informações sobre a cultura como também acerca do que Deus tem feito.
 

Pedidos de oração
ü      Saúde física, emocional e espiritual
ü      Pela equipe que estamos liderando;
ü      Pelo aprendizado da língua(Crioulo);
ü      Pelos contribuintes e intercessores;
ü      Por Cabo Verde;
ü      Pela igreja já existente;
ü      Para que Deus nos dê sabedoria para pastoreio da igreja e liderança da equipe, nos revele a sua vontade e opere o seu poder.
 
Motivos de agradecimento
ü      Pelo lap top(computador portátil) que ganhamos;
ü      Pela nossa chegada em Cabo Verde;
ü      Pela escola que as crianças vão estudar;
ü      Por não termos falta de nada.
ü      Por termos bem recebidos pelos nacionais.
 
= = =


MISSÕES
RELATÓRIO MISSIONÁRIO
 
Missionários Fabiano, Roberta, Davi e Larissa
 
Alcançando a África para Cristo através da Palavra e do poder de Deus
 
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mateus 28: 19,20
 
 
         São Vicente(Cabo Verde – África Ocidental), 6 de abril de 2007
         A paz do nosso Mestre Jesus.
         Querido(a) irmão(ã) cooperador(a), é com muita alegria que escrevemos este relatório à você.
         Daqui a seis dias iremos completar 4 meses em Cabo Verde, e muitas coisas tem acontecido.
         A cada dia que passa nós estamos aprendendo o dialeto(crioulo), contudo ainda há momentos que não entendemos nada do que falam.
         O nosso Deus abriu as portas para as crianças estudarem em um jardim que pertence a uma igreja evangélica chamada Nazareno, e por conhecermos o pastor, o mesmo reduziu o valor das mensalidades.
         O dono da obra, tem abençoado o evangelismo na cadeia. Toda sexta feira vamos até lá para louvarmos a Deus e ensinarmos as Escrituras, e o número de pessoas tem crescido gradativamente. Nesse ano intercalaremos os nossos estudos bíblicos, com palestras sobre sáude que será realizada por um médica daqui da ilha, e também jogaremos futebol com eles, para um melhor alcance daqueles que estão lá dentro. Com essas e outras estratégias nos aproximaremos desse povo. Estou vindo do trabalho na cadeia, e falei sobre a verdadeira páscoa. Estou muito feliz pois 18 vidas aceitaram a Jesus. Foi uma tarde maravilhosa, pois sentimos a presença de Deus e vimos o seu agir.
         Temos visto Deus operar através da evangelização no hospital toda terça feira. A quase dois meses atrás, visitei um leito onde havia uma mãe desesperada por causa do seu filho. A criança caiu de cima da casa e por consequência quebrou a cabeça e entrou em coma. Eu orei pela criança para Jesus cura-la e dei uma palavra a sua mãe, que era para ficar tranq _ ila, pois Deus estava no controle. Para piorar a situação, os médicos falaram que se ele saísse do coma, ele não andaria mais. Para a glória de Deus, após um mês a criança está em casa, feliz com sua família, e quando vai pra rua, fica correndo com as outras crianças. Ele não precisou passar por cirurgia humana, contudo Deus pelo seu poder, fez com que os ossos de sua cabeça que estavam quebrados se calcificassem. Os médicos ficaram espantados com o ocorrido. Toda glória seja dada ao médico dos médicos.
         Um pastor daqui de São Vicente entrou em contato comigo para saber se havia o interesse de que um missionário conhecido dele passasse o filme Jesus. Eu disse que havia o interesse, e no fim do mês de fevereiro, passamos o filme Jesus em uma zona(bairro) chamada Horta Seca. Após o filme, eu fiz um comentário seguido de apelo, e aproximadamente quinze pessoas aceitaram a Jesus e foram abençoadas por Deus. Em nosso blog possui as fotos desse evangelismo e de outras atividades (http://fabianomanhaes.spaces.msn.com/ ).
         Temos bons resultados com o trabalho que fazemos todo sábado a tarde com as crianças. No início, estavam vindo doze a quinze crianças. Agora temos todo sábado a  tarde trinta crianças aprendendo a Bíblia, louvando ao Senhor brincando conosco e se alimentando com um lanche que oferecemos.
         Eu iniciarei um discipulado com dois jovens que aceitaram a Jesus e a Roberta reiniciará com uma irmã daqui da Igreja.
         Por favor ore para que as vidas que aceitaram e aceitarão a Jesus como Senhor e Salvador, assumam o compromisso de segui-Lo. Os pastores daqui falaram pra mim que as pessoas não querem compromisso com Deus. Desde que chegamos já evangelizamos muitas pessoas, mas  as mesmas não querem ser discipuladas.
         VOCABULÁRIO CRIOULO DE SÃO VICENTE
         Diasá – A muito tempo.
         Tcheo – Muito.
         Morada – Centro.
         Pdi – Pedir.
         Iggá – Jogar.
         Tchuco - Porco
         CULTURA
         O prato típico daqui é a catchupa, cujos ingredientes são: Carne de porco, peixe, feijão preto, feijão marrom, cebola, alho, pimenta, sal, ervilha, e outras coisas mais. Dá um suador que só Jesus!!!
         No próximo relatório passarei ao(a) irmão(ã) mais informações sobre a cultura como também acerca do que Deus tem feito.
 

Pedidos de oração
 _       Saúde física, emocional e espiritual
 _       Pela equipe que estamos liderando;
 _       Pelo aprendizado da língua(Crioulo);
 _       Por verdadeiras conversões;
 _       Por Cabo Verde;
 _       Pela igreja já existente;
 _       Para que Deus nos dê sabedoria para pastoreio da igreja e liderança da equipe, e nos revele a sua vontade e opere o seu poder.
 _       Para que Deus nos conceda um projetor de imagens, para a evangelização através do filme Jesus em toda ilha, como também tornar mais dinâmicos os estudos bíblicos na igreja e na cadeia.
 _       Pelo projeto resgate. O objetivo é visitar aqueles que estão afastados e traze-los a comunhão.
 
Motivos de agradecimento
 _       Pela nossa adptação a cultura
 _       Pelo poder que o Senhor tem derramado na Igreja
 _       Pelas vidas que aceitaram a Jesus
 _       Pelo fortalecimento, ajuda, sabedoria e unção do Senhor em nossas vidas.
 _       Pelo Visto que foi liberado até 28/07/07

De seus missionários
Fabiano, Roberta, Davi e Larissa, levando Jesus aos povos africanos

= = =

RELATÓRIO MISSIONÁRIO DE ABRIL E MAIO
 
Missionários Fabiano, Roberta, Davi e Larissa
 
Alcançando a África para Cristo através da Palavra e do poder de Deus
 
“…O que ganha almas sábio é.” Provérbios11:30b
 
 São Vicente(Cabo Verde – África Ocidental), 15 de maio de 2007
 A paz do nosso Mestre Jesus.
 Queridos irmãos cooperadores, é com muita alegria que escrevemos este relatório à vocês.
 O tempo tem passado rápido, e já completamos 5 meses aqui nessa terra árida geograficamente e espirituamente.
 Do fim de abril até início de maio, foi um período de muitas batalhas espirituais. Nós víamos o reflexo do avanço das hostes das trevas, na equipe, na igreja e nas crianças. Foram dias difíceis, mas o Senhor está na nossa frente e tem nos dado vitória.
 Os trabalhos na cadeia continuam, e Deus tem trabalhado naquele lugar e nas vidas que tem comparecido às reuniões toda sexta feira. Prosseguimos com o evangelismo no hospital como também com o trabalho com as crianças no sábado em dois bairros. Uma equipe trabalha em uma zona chamada Horta Seca. Essa equipe tem encontrado dificuldades, pois o número de crianças tem diminuído por causa de inversão de valores por parte das crianças. Eu e outra equipe estamos trabalhando na zona chamada Fonte Francês, onde o Senhor tem nos dado vitória. No último sábado deu um número de trinta e duas crianças.
 Inciamos um projeto chamado “traga um visitante”. A igreja possui quatro departamentos que são: Jovens, adolescentes, mulheres e crianças. Cada componente do departamento fica responsável em trazer um visitante no domingo para ouvir a mensagem, enquanto os outros componentes dos demais departamentos estarão orando. Na semana passada, os jovens trabalharam para trazer pessoas ao culto e cinco deles tiveram êxito e trouxeram cada um o seu conviado. Essa semana, é a vez dos adolescentes.
 Iniciaremos outra atividade, que tem o objetivo de visitar todos aqueles que um dia aceitaram a Jesus aqui na igreja e hoje se encontram afastados. O nome dessa atividade é “Projeto Resgate”.
 Como escrevi no relatório passado, vidas tem aceitado a Jesus, mas o problema aqui é compromisso. Tenho me aproxiamado dos pastores aqui, e eles falam dessa dificuldade na Ilha o que é diferente em outras ilhas. Para os irmãos terem uma idéia, o país de Cabo Verde é composto por dez ilhas, e cada ilha possui sua característica. O dialeto, o custo de vida, a geografia, a forma de recepção e aceitação ao evangelho são diferente. Os pastores que tenho conversado são da igreja do Nazareno. Uma igreja centenária em Cabo Verde, e os mesmos já pastorearam igrejas em outras ilhas e falam da falta de compromisso dos são vicentinos.
 VOCABULÁRIO CRIOULO DE SÃO VICENTE
 Tuvi nada – Não estou ouvindo nada.
 Oiá – Olhar.
 Cassiboard – Assalto.
 Bô – Você.
 Quel – Aquele.
 Cré – Querer.
 Tchuva – Chuva.
 CULTURA
 O aborto aqui na ilha é legalizado, incentivando muitas mulheres a fazerem, inclusive o único hospital público é quem realiza sem custo. 
Pedidos de oração
 Saúde física, emocional e espiritual
 Pela equipe que estamos liderando;
 Pelo aprendizado da língua(Crioulo);
 Por verdadeiras conversões;
 Por Cabo Verde;
 Pela igreja já existente;
 Para que Deus nos dê sabedoria para pastoreio da igreja e liderança da equipe, e nos revele a sua vontade e opere o seu poder.
 Para que Deus nos conceda um projetor de imagens, para a evangelização através do filme Jesus em toda ilha, como também tornar mais dinâmicos os estudos bíblicos na igreja e na cadeia.
 Pelo projeto “resgate.”
 Pelo projeto “traga um visitante.”
 
Motivos de agradecimento
 Pela nossa adptação a cultura
 Pelo poder que o Senhor tem derramado na Igreja
 Pelo fortalecimento, ajuda, sabedoria e unção do Senhor em nossas vidas.
 Pelo concerto do notbook.
 Pela restituição da TV e da câmera digital que foram roubadas.
 
 
 Queremos agradecer a todos os irmãos que tem se colocado na retaguarda orando e contribuindo com o nosso ministério, como também aqueles que nos escreveram ou enviaram alguma mensagem pela internet. Que Deus continue abençoando a vida de vocês. Perseverem na obra que o Senhor os tem chamado, e não voltem atrás, pois o nosso Deus tem prazer naqueles que perseveram.
 
ESCREVAM-NOS
 
De seus missionários
Fabiano, Roberta, Davi e Larissa


= = =
RELATÓRIO MISSIONÁRIO MÊS DE MAIO e JUNHO DE 2007
 
Missionários Fabiano, Roberta, Davi e Larissa
 
Alcançando a África para Cristo através da Palavra e do poder de Deus
 
“…O que ganha almas sábio é.” Provérbios11:30b
 
 São Vicente(Cabo Verde – África Ocidental), 13 de Julho de 2007
 A paz do nosso Mestre Jesus.
 Queridos(as) colaboradores(as), é com muita alegria que escrevemos este relatório à vocês.
 O nosso Deus é nossa força, nosso escudo, nosso ajudador e tem garantido a nossa vitória aqui nessa terra de pessoas amáveis, mas de corações duros em relação a Deus. O diabo tem cegado os São Vicentinos através da religião que os portugueses trouxeram para cá, que é o catolicismo. O Racionalismo Cristão é outra seita muito forte aqui, tem iludido as pessoas e as mesmas ficam mais presas a cada dia. Os templos ficam repletos todas as segundas, quartas e sextas feiras de pessoas que procuram repostas e paz. Ficam impressionadas com o que é falado por parte dos “espíritos”, o que nós sabemos muito bem que é obra do diabo. As pessoas são ameaçadas por parte dos líderes a receberem maldições se deixarem de freqüentar  e ofertar. As Testemunhas de Jeová e os Mórmons tem feito o seu trabalho aqui, desejando ganhar adeptos como também o Islamismo. O nosso desafio aqui é muito grande, pois o diabo tem jogado pesado com esse continente, mas Deus é soberano e cremos em uma obra sobrenatural, e vemos com os olhos da fé, toda forma de aprisionamento cair por terra, e o nome Santo de Jesus sendo glorificado, mas para isso tem que haver oração, jejum, unidade, santificação, muita bíblia e perseverança e é o que nós pessoalmente temos feito, contudo temos a grande responsabilidade de pastorear uma igreja, onde o nosso esforço é levá-los a tais atitudes. Poucos são aqueles que querem o Senhor verdadeiramente. Muitos vivem como os fariseus  saduceus, ou seja, só tem aparência. Eu me entristeci muitas vezes por ver comportamentos de pessoas que não são novas convertidas que fogem aos padrões bíblicos, mas se Deus nos confiou esta obra, faremos com amor e dedicação. O Espírito Santo tem  trabalhado nas vidas que o tem buscado, mas  a minha oração é que a  igreja seja formada por discípulos de Jesus para fazerem novos discípulos. Temos lutado através da oração e da pregação da Palavra de Deus contra o pecado, e o Senhor nos concederá vitória.
 Quanto ao dialeto, estamos felizes pela grande ajuda do Espírito de Deus, pois tem aberto nosso entendimento e tem nos feito aprender mais e mais. Já compreendemos bastante e já falamos um pouco, contudo, com o Davi e a Larissa já é bem diferente, pois falam e entendem muito bem o crioulo. Louvado seja o Senhor!!
 Continuamos com o trabalho na cadeia, o que já vemos frutos. Um dos freqüentadores deixou o adventismo e quer ser batizado como também fazer o seminário teológico. Outras três pessoas querem ser batizadas também. Deus é bom!
 Passamos por mudanças a nível de equipe. No mês de Junho, uma das missionárias que trabalhava conosco teve que regressar ao Brasil, pois foi constatado que possuia um bócio, e passará por cirurgia. Os gastos que eram divididos por sete pessoas, agora são divididos por seis. O orçamento aumentou muito, pois além de nos mantermos com o nosso sustento, através dele ajudamos na contribuição do aluguel da Igreja e Congregação. Uma certeza há em nossos corações, que Deus suprirá todas as nossas necessidades em Cristo Jesus.
 A Roberta assumiu o departamento Infantil e eu o Departamento de oração.
 Reunimos setenta e duas crianças no dia da criança Cabo Verdiana no dia 1 de Junho e foi uma bênção.
 

 
Pedidos de oração
 Saúde física, emocional e espiritual;
 Pelo Missionário Humberto(São Paulo) e Missionária Ovelia(Venezuela);
 Pelo aprendizado da língua(Crioulo);
 Por verdadeiras conversões;
 Por Cabo Verde;
 Pela igreja já existente; (Maturidade, santificação, saúde espiritual, convocação de obreiros)
 Para que Deus nos dê sabedoria para pastoreio da igreja e liderança da equipe,  nos revele a sua vontade e opere o seu poder.
 Para que Deus nos conceda um projetor de imagens para a evangelização através do filme Jesus em toda ilha, como também tornar mais dinâmicos os estudos bíblicos na igreja e na cadeia.
 Pelo projeto “resgate”(estratégias);
 Pelo projeto “traga um visitante” que tem dado resultados;
 Pela EBF (Escola Bíblica de Férias) no mês de agosto.
 Pela liberação para o Davi começar a estudar. Segundo a lei Cabo Verdiana, a criança só pode entrar para a escola se tiver 6 anos até o dia 31 de dezembro. O Davi faz 6 anos no dia 8 de Janeiro, se não liberarem o Davi ficará atrasado.
 
Motivos de agradecimento
 Pela nossa adptação a cultura
 Pelo poder que o Senhor tem derramado na Igreja
 Pelo fortalecimento, ajuda, sabedoria e unção do Senhor em nossas vidas.
 Por cada coloborador que Deus tem levantado e usado.

= = =
RELATÓRIO MISSIONÁRIO
 
Missionários Fabiano, Roberta, Davi e Larissa
 
Alcançando a África para Cristo através da Palavra e do poder de Deus
 
“Porque nós somos cooperadores de Deus…” I Co 3:9
 
 São Vicente(Cabo Verde – África Ocidental), 04 de setembro de 2007
 A paz do nosso Mestre Jesus.
 Querido irmão cooperador, é com carinho e alegria que escrevemos este relatório, para que você glorifique a Deus pela obra que tens feito em nós como nesse país.
 No final do mês de Julho realizamos um futebol na cadeia. Foi um momento de comunhão e de muitas bênçãos. Essa atividade atraiu outras pessoas que além de ter assistido o futebol ouviram também da Palavra de Deus. Cremos que no tempo próprio essas sementes se transformarão em frutos.
 Na última semana de agosto fizemos a nossa EBF (Escola Bíblica de Férias). Na semana anterior a essa atividade, mobilizei a igreja para estar orando e jejuando para que Deus operasse o seu poder e que os planos do diabo fossem frustrados. Foi uma semana de muita correria, pois tínhamos de preparar painés, tirar xerox de materiais para atividades com as crianças, e muito mais. Delegamos responsabilidades para algumas pessoas daqui para que contribuissem com a obra do Senhor. Alguns nacionais prepararam os lanches, outros iam buscar as crianças e alguns também aplicaram as lições. Nós buscamos crianças de quatro zonas(bairros). O resultado foi uma bênção! Reunimos cento e trinta crianças em dois dias, cento e vinte em dois dias e cento e dez em um dia. As cento e trinta crianças confessaram Jesus como Senhor e Salvador. Tinham momentos que nós sentíamos a presença do Espírito Santo. Oramos por elas para que Deus destruísse toda maldição e creio que foram destruídas. O calor dentro da igreja era imsuportável!! A nossa oração é que dentre aquelas crianças Deus levante profetas, adoradores, servos aprovados, obreiros de valor. É bem possível que não estaremos aqui quando esses frutos começarem a surgir, mas o que nos alegra é de ter tido a grandiosa oportunidade de termos sidos semeadores. Eu particulamente estava fazendo a EBF olhando no amanhã. Vendo uma geração santa proclamando as boas novas. Aleluia!! Todos os dias as crianças tiham um lanche para saborear. O cardápio do último dia foi mais especial. Além do pão com suco, demos biscoitos e balas. Eu preparei certificados para dar aos irmãos que cooperaram. Fiz com o intuito também de motiva-los a fazer mais e mais para o Senhor.
 
 
 Em nosso blog existem inúmeras fotos da EBF. Visite confira! O endereço do blog está logo abaixo.
 No mês de agosto a minha esposa começou a sentir fortes dores no estômago e através de exames a médica conclui que um tipo de bactéria estava alojada no estômago. Ela tomou uma bateria de remédios. Foram nove comprimidos por dia durante uma semana. Ela irá fazer uma endoscopia para ver a área danificada pela bactéria e se causou gastrite ou úlcera. Ore pela saúde da Roberta pois tem sido muito atacada nessa área.
 
Pedidos de oração
 Saúde física, emocional e espiritual
 Pela equipe que estamos liderando;
 Por verdadeiras conversões;
 Para que todas as fortalezas do diabo caiam por terra em Cabo Verde;
 Pelos membros da igreja;
 Para que Deus nos dê sabedoria para pastoreio da igreja e liderança da equipe, nos revele a sua vontade e opere o seu poder;
 Pelo projeto “traga um visitante.”
 Por condições financeiras para a construção da igreja;
 Por estratégias para alcançar os são vicentinos.
 Pelo Missº. Humberto e Missª. Ovelia.
 
Motivos de agradecimento
 Pelo projetor de imagens. Com ele teremos muitas possibilidades de evangelização;
 Pelo concerto do meu notebook;
 Pela vida do Paulo, Dudu e Mônica que aceitaram a Jesus. Pela vida do Fernando que voltou para Jesus;
 Pelas pessoas que tem assistido os nossos cultos na cadeia;
 Pelas pessoas da cadeia que querem ser batizadas;
 Pela vida do Natanael e César que querem fazer um seminário teológico e se dedicar a obra do Senhor.
 Pelas 130 crianças que confessaram Jesus como Senhor e Salvador na EBF;
 Pela legalização da Igreja nesse país, após dez anos de muita luta;
 Por cada pessoa que está na nossa retaguarda.
 
- - -
COCA COLA x MISSÕES  
O 97 % DO MUNDO TEM OUVIDO DE COCA-COLA.
O 72 % DO MUNDO TEM VISTO UMA COCA-COLA.
O 51 % DO MUNDO TE EXPERIMENTADO UMA COCA-COLA
A COCA-COLA SÓ EXISTE DESDE 1886. SE DEUS TIVESSE DADO A TAREFA DA EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL A COCA-COLA PROVAVELMENTE TERIA ACABADO COM ESTA TAREFA
 
= = =
GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM VOCÊ ALGUMAS FOTOS QUE ADICIONEI EM MEU BLOG. SÃO FOTOS DO NOSSO TRABALHO AQUI NA ÁFRICA. CONFIRA E DEIXE O SEU RECADO. . . . A EBF foi uma bênção. Adicionei fotos dessa atividade em meu blog. Fabiano e Roberta, levando Jesus aos povos africanos 07/11/07

= = =

A paz do Senhor!!
Como você está?
Estou escrevendo para desejar um 2008 de muitas bênçãos e realizações.
Esse é o meu desejo e da minha família.
Deus te abençoe em Cristo Jesus!
 
Fabiano e Roberta, levando Jesus aos povos africanos
= = =
A paz do Senhor!
Tudo bem ?
Quero compartilhar contigo o que o nosso Deus tem feito em nossas vidas como também através de nós.
O nosso relatório segue em anexo.
Você certamente será edificado com que lerá, pois são os feitos de Deus.
Se não for te pedir muito, repasse aos seus contatos esse e-mail. Muito obrigado desde já.
Deus te abençoe!
 
 
 
Fabiano e Roberta, levando Jesus aos povos africanos
Visite o nosso blog!
http://spaces.msn.com/fabianomanhaes
 
 
RELATÓRIO MISSIONÁRIO
 
Missionários Fabiano, Roberta, Davi e Larissa
 
Alcançando a África para Cristo através da Palavra e do poder de Deus
 
“Porque nós somos cooperadores de Deus…” I Co 3:9
 
 São Vicente(Cabo Verde – África Ocidental), 07 de janeiro de 2008
 Que a paz do nosso Senhor Jesus esteja contigo.
 Iniciamos este relatório desejando a você um 2008 de muitas realizações para a glória do nosso Deus.
 Pedimos desculpas pelo tempo que ficamos sem enviar o nosso relatório. Até para prepararmos um relatório e mantermos você informado nós enfrentamos batalhas espirituais. O maligno não deseja que você glorifique a Deus conosco, contudo vencemos as suas resistências em nome de Jesus e aqui está um relatório bem diferente dos outros, pois compartilharemos muitas vitórias que o Senhor nos concedeu no ano de 2007.
 No mês de setembro, fez muito calor e por esse motivo fizemos os nossos cultos fora da nossa congregação, pois lá não há ventilador. Para nossa surpresa, as pessoas movidas por curiosidade foram ver quem era aquele povo reunido na rua, e se depararam com um grupo de crentes louvando a Jesus. Daquela quarta em diante fizemos os nossos cultos ao ar livre. O número de presença multiplicou, muitas crianças e adultos participaram dos nossos cultos. O resultado foi que muitos aceitaram a Jesus. Essa experiência serviu para treinarmos os nacionais como fazer um culto ao ar livre. Alguns irmãos da nossa igreja dirigiram e pregaram. Em uma quarta feira, eu estava pregando e no final duas pessoas aceitaram a Jesus, um homem e uma mulher. Essa mulher chamada Maria José desejou conhecer mais a esse Jesus que ela tinha aceitado e me convidou a dar um estudo em sua casa. No primeiro domingo estava eu e ela. No segundo eu, ela e mais seus três filhos(uma jovem e dois adolescentes). No terceiro domingo estavam todas essas pessoas que citei mais a vizinha com o seu filho e no quarto domingo mais uma amiga. Foi lindo ver o Espírito Santo agir dessa forma. O melhor é ver essas pessoas firmes na presença de Deus.
 Como já foi passado à você, nós realizamos um trabalho na cadeia todas as sextas feiras e haviam dois jovens interessados em ser batizados. Começamos a orar e Deus fez a obra. Enviamos um ofício ao diretor da cadeia e glorificamos a Deus por ter respondido as nossas orações liberando os dois jovens para serem batizados. O batismo foi realizado no dia 16 de dezembro em uma praia chamada Cova inglesa. Juntamente com eles um jovem de nossa igreja foi batizado. É bom deixar claro aqui que essas três pessoas foram discipuladas. Pessoalmente essa experiência foi um marco na minha vida pessoal e ministerial. Já perdi a conta de quantos batismos pude ver, mas o Senhor me proporcionou a grande oportunidade de batizar essas pessoas. Foi algo tremendamente especial. No momento do batismo, o Espírito Santo falou algo comigo, que era para eu deixar o missionário Humberto batizar o jovem da nossa igreja, pois foi ele quem o discipulou. Na hora que esse jovem entrou na água, eu olhei para o missionário e passei o recado de Deus e a responsabilidade à ele. Ele me falou que havia orado naquela manhã e tinha pedido a Deus para que concedesse a oportunidade a ele de batizar o Nataniel. A minha alegria que já era grande, triplicou. Glória a Deus!
 No final de dezembro de 2006, pedi aos irmãos que preparassem os seus pedidos de oração para orarmos durante o ano de 2007. Não cessamos de orar. No dia 30 de dezembro de 2007 fizemos um culto especial, denominado culto dos testemunhos. Para glória do Senhor, todos os irmãos tiveram orações respondidas. Foi um culto onde glorificamos, exaltamos e adoramos ao único que é digno de receber. Aleluia! “Aquele que pedi recebe…” assim diz a palavra de Deus.
 No início de 2007 Deus colocou uma palavra em meu coração. “Ano de 2007, ano de bênçãos ano de colheita.” Eu creio como você também em um Deus que cumpre as suas promessas. Quantas bênçãos preciosas Deus nos concedeu não esquecendo da colheita que o Senhor da Seara nos proporcionou. Hoje nos regozijamos pelas bênçãos recebidas que são inúmeras como também pelas vidas que estavam perdidas, mas agora são ovelhas do Senhor. Orem pelos novos convertidos por favor!
 Para esse ano de 2008 a palavra é: “2008 ano de grandes portas abertas.”
 Quero te agradecer. Agradecer pelas orações que fizestes em nosso favor em 2007. Agradecer também por sua contribuição financeira. Deus é fiel! Quando Ele idealizou um plano para minha vida, você estava incluído. Obrigado por fazer parte desse ministério.
 Estarei inserindo em meu blog fotos do batismo e de muitas outras atividades realizadas no ano que se foi. Visite e confira.

Pedidos de oração
 . .  . Saúde física, emocional e espiritual
 . .  . Pela equipe que estamos liderando;
 . .  . Por verdadeiras conversões;
 . .  . Para que todas as fortalezas do diabo caiam por terra em Cabo Verde;
 . .  . Pelos membros da igreja;
 . .  . Para que Deus nos dê sabedoria para pastoreio da igreja e liderança da equipe, nos revele a sua vontade e opere o seu poder;
 . .  . Por condições financeiras para a construção da igreja;
 . .  . Por estratégias para alcançar os são vicentinos.
 . .  . Pelo Missº. Humberto e Missª. Nívea.
 . .  . Pelo concerto do nosso notebook.
 
Motivos de agradecimento
 . .  . Pelo ano de colheita e de bênçãos que foi o ano de 2007.
 . .  . Pela nossa saúde.
 . .  . Pela chegada da missionária Nívea no mês de dezembro de 2007.
 . .  . Pelo trabalhar de Deus em nossas vidas.
 
ESCREVA-NOS
 
 
Endereço: Caixa Postal 748 - Mindelo – São Vicente - Cabo Verde – África Ocidental (As cartas as serem enviadas deverão ser no modo registrada para que não sejam extraviadas).
 

De seus missionários
Fabiano, Roberta, Davi e Larissa
 
= =
26/01/2008 Testemunho de cura em Cabo Verde - África  
 
A paz do Senhor!
Tudo bem com você?
Quero compartilhar contigo algo maravilhoso que o nosso Deus poderoso fez. Aliás, Ele tem feito maravilhas aqui em Cabo Verde, por sua misericórdia. Nós fazemos um trabalho evangelístico na cadeia toda sexta feira, e lá tem uma pessoa que voltou para Jesus, o nome dele é Cesar. É um servo de Deus. O Senhor tratou e libertou ele, e hoje é uma pessoa muito diferente. Ele  é quem dirige os cultos na cadeia e convida os detentos a participarem. Deus tem exaltado ele dentro daquele lugar, com o reconhecimento do diretor e policiais. Eles falam que o César é um exemplo, inclusive o colocaram como responsável da biblioteca. Glória a Deus por isso. A três semanas atrás, ele me falou que estava com um caroço na direção da costela, do lado direito, e estava causando dores. Ele foi encaminahdo para a cirurgia. Após o culto eu pedi que os missionários se aproximassem e lhes expliquei o que estava ocorrendo com o César. Eu pedi para o missionário Humberto orar, e eu e a missionária Nívea estaríamos concordando. Eu fui impulsionado pelo Espírito de Deus a colocar a minha mão no lugar que estava o caroço. Ontem, dia 25, o César estava muito feliz, pois o médico fez uma ultrasonografia antes da cirurgia, e quando o médico posicionou o aparelho, ele NÃO ACHOU COISA ALGUMA. Segundo o César, o médico ficou confuso e não soube explicar o que ocorrera. O nosso médico dos médicos, JESUS CRISTO curou aquele jovem e o nome do Senhor foi e é glorificado.
Compartilho com você essa grande vitória dentre tantas que o Senhor tem nos dado. As lutas são grandes, mas as vitórias são enormes.
TODA HONRA, GLÓRIA E LOUVOR SEJAM DADOS AO NOSSO DEUS. ELE É DIGNO.
Fabiano e Roberta, levando Jesus aos povos africanos
 
= = =
13/03/2008 - Retornando ao Brasil Shalon! Eu e família estaremos retornando ao Brasil no dia 26/03/08. Peço por favor que ores para que tenhamos uma viagem tranqüila. No ano passado eu e minha esposa oramos e jejuamos durante três dias pela nossa vida espiritual, e no término, ou seja, no terceiro dia, eu senti um desejo muito forte em meu coração de partida, embora naquele momento eu estivesse muito bem. Estava me contextualizando no modo geral e o trabalho estava indo muito bem. Eu pensei que aquele sentimento era da minha carne, contudo se fosse de Deus, Ele confirmaria comunicando a nossa liderança. Na semana seguinte ao jejum, minha esposa ligou para minha sogra e a mesma falou que tinha ido em uma igreja, e uma irmã que nunca a tinha visto falou que Deus estava preparando a nossa volta. Recebi um e-mail do nosso pastor nesse mês comunicando o nosso regresso ao BRasil. FIcaremos lá por tempo indeterminado. Nos ajude em oração para que o Senhor faça a sua vontade e que não tenhamos dúvida quanto a isso. Muito obrigado desde já. Deus te abençoe! Fabiano e Roberta, alcançando a África para Cristo através da Palavra e do poder de Deus.
= = =


31/03/2008  Chegada ao Brasil  
 
Shalon!
Quero agradecer as orações em nosso favor.
Chegamos quinta feira, às 11:00 em Campos dos Goytacazes/RJ.
A SEMEV(Secretaria de Missões e Evangelismo), departamento da Igreja que nos sustenta, fez uma recepção. Haviam alguns irmãos da igreja, principalmente integrantes da liderança. O carinho por parte deles foi algo marcante. Estive pregando na Igreja Séde, e grandes coisas fez o Senhor por misericórdia.
Estamos nos readaptando ao clima, ao horário e outras coisas.
Estamos em um tempo de oração para que Deus nos mostre a sua vontade como também a nossa liderança, pois foi isso que aconteceu quando estávamos em Cabo Verde. Após um período de oração e jejum, Deus nos falou sobre o nosso regresso. Uma semana depois obtive confirmação. Se hoje estamos aqui é porque Deus falou à nossa liderança. Nos ajude com suas orações.
Quero testemunhar aqui que Deus tem aberto inúmeras portas aqui. Louvado seja Deus!
Deus te abençoe e muitíssimo obrigado por sua retaguarda.
 
 
 
Fabiano e Roberta, alcançando a África para Cristo através da Palavra e do poder de Deus.
 
 
Endereço: Caixa Postal 748 - Mindelo – São Vicente - Cabo Verde – África Ocidental (As cartas as serem enviadas deverão ser no modo registrada para que não sejam extraviadas).
 
De seus missionários
Fabiano, Roberta, Davi e Larissa

= = =

Amados irmãos e igrejas: Gostaríamos de comunicar uma urgente necessidade de oração em favor da saúde de nosso irmão Cojak (angolano), que atualmente serve na igreja em Praia, no Cabo Verde, para onde migrou há mais de um ano, pela causa do evangelho. O Cojak recentemente regressou de uma visita a Marrocos, com o objetivo de preparar o caminho para migrar para lá. Neste período o frio é bastante intenso por lá, e isto afetou a saúde do irmão. No regresso ele teve complicações nos pés, por problemas circulatórios. Por isso, teve de ser internado e agora está com sérios riscos de amputação. Rogamos ao Senhor que ainda preserve os pés e a vida do Cojak. Estamos certos de que ninguém poderá cortar nossos pés no Senhor nem parar com o avanço do evangelho, ainda que tenhamos que perder alguns membros nesta luta pela volta do Senhor. O Corpo afinal é de Cristo! Vossos conservos na África (jOCALUTI) 10/02/2009

= = =
jovensdasigrejas@yahoogrupos.com.br 11 de fevereiro de 2009 
 
Amados irmãos e igrejas:
 
Com regozijo queremos comunicar a evolução do quadro de saúde do irmão Cojak.
 
Depois do último comunicado que relatava o alto risco de amputação dos pés do nosso irmão, houve uma grande mudança neste cenário, a ponto de estarmos esperando para hoje a sua provável alta, em vista de sua incrível e rápida melhora, sem qualquer sequela.
 
Sem dúvidas o imediato acionamento das igrejas na luta pela oração e a pronta assistência dos santos no acompanhamento do caso, intervindo junto aos médicos e ao hospital, buscando alternativas e demonstrando a preocupação pelo paciente, foram decisivos para este desfecho favorável.
 
Graças ao Senhor, os pés do Cojak continuarão a andar para anunciar as boas novas e todos nós fomos consolados pelo Senhor Jesus a consagrar nossas vidas a Ele, que tem cuidado de nós e das igrejas.
 
Com alegria, mas ainda vigiando,
 
Vossos conservos na África
 
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
 
(((MENSAGENS ENVIADAS AO GRUPO)))
 
De: "Ednei" <ednei-matos@...>
Vamos regozijar e bendizer ao nosso Rei e Senhor, que nos conduz a cada momento. Pois saiu uma boa notícia na Conferência em São Paulo: na sexta-feira à noite o Cojak ficou deitado no hospital para “amputar” no sábado de manhã. Quando iam pegar para amputar seus pés, o médico dispensou seu auxílio, pois não iam mais amputar seus pés. Surgiu a melhora. Agora sirvamos ao Senhor, anunciemos as BOAS NOVAS!!! Que a graça nos transborde. Um forte abraço para quem está orando para a África e o seu serviço para a expanção. Ednei
 
De: "Roderick Wilson" <rbwilson@...>
Aleluia! Jesus é o Senhor!!! Fatos como estes nos mostram modelos de santos amados que se consagram completa e absolutamente pelo estabelecimento e avanço do reino de Deus sobre a terra. E ao fazerem assim, como no caso de Estevão, o Filho do Homem está de pé à destra de Deus cuidando de cada um. Isto é um encorajamento para renovarmos nos consagração ao Senhor. E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! (Romanos 10:15) Na comunhão, Roderick
 
De: "Abenilda" <abenildasiqueira@...>
Amem amados irmãos! Recebi o pedido de oração pelo irmão, e pode ter certeza que ja estamos orando por ele e que o Senhor vai cuidar do irmão! JESUS E O NOSSO SENHOR!!!
 
De: "Sirley Bedin" <pneu.mania@...>
Amém irmão! Estaremos orando na vontade do Senhor! Sirley
 
De: "Thais" <thais_olivares2@...>
Amados irmãos, entregamos a vida e saúde do irmão Cojak nas mãos do nosso Senhor Jesus!!! O Senhor é quem nos fortalece e Nele tudo podemos, vamos orar e confiar na palavra do Senhor Jesus! Que o Senhor guarde todos os santos que hoje estão dando a vida para cumprir o plano eterno do Senhor Jesus!!! Estamos em oração!
 
De: "Ieda" <iedapra@...>
Irmãos, fiquei chocada como que aconteceu como irmão Cojak e louvo ao Senhor pela rápida recuperação, realmente o Senhor atende a oração da igreja. Creio que é bem oportuno comunicar a todos os irmãos, já que temos um grande número de santos viajando na expansão e, muitas vezes, por longas distâncias, que é comum este tipo de enfermidade, mas que nós podemos minimizá-la com algumas medidas bem simples. Uma delas é a cada hora se levantar, colocar a ponta do pé atrás da panturrilha( barriga da perna) da outra perna e fazer movimento de elevação com a perna que ficou apoiada no chão pelo menos 10 vezes. Repetir com a outra perna.Também encontrei neste site abaixo outras valiosas informações, que apesar de simples, surtem muito efeito. Temos que fazer a parte que nos cabe. http://www.cives.ufrj.br/informacao/tvp/tvp-iv.html Em Cristo, Ieda Maria
 
De: "Ivan Lemes" <ilsantana@...>
Amados irmãos, estou orando pelo nosso irmão Cojak. Assim que vocês puderem mandem-me notícias dele. um abraço Ivan Lemes de Sant'Ana (Ribeirão Preto-SP)
 
De: "Priscila" <priscila@...>
Irmão, pode contar comigo! Estarei orando pela vida/saúde do irmão Cojak. A paz do Senhor! Priscila
 
De: "Gerson Fracaro" <binho.ar@...>
O Senhor JESUS está com nosso irmao COJAK. Temos fé que será feita a vontade do SENHOR. Que paz de Cristo esteje contigo.
 
De: "Saulo de Tharso" <tharso.x@...>
Irmãos, vamos orar muito, pois os que estão levando o evangelho adiante são os pés do Senhor aqui na terra e creio que o irmão logo logo estará andando e levando a palavra do Senhor às pessoas!! Amém, Jesus é o Senhor!!!
 
De: "Edivania Almeida" <vaniacolpesp@...>
Sim, irmão, o Corpo é um! Que como membros deste Corpo temos que exercer nossa função. Então cabe a nós a responsabilidade de orar por todos os santos.Que o senhor tenha misericordia de nós e ouça nossa oração na terra e sele nos céus, que o Senhor seja com o irmão Cojak e que seja da vontade de Deus sua total recuperação. Amém!!!
 
De: "Evanice" <evanicelucena@...>
Que maravilha servir ao SENHOR DOS EXÉRCITOS, O DEUS QUE POR NÓS TUDO EXECUTA. CERTAMENTE NOSSO AMADO IRMÃO COJAK, já está sendo beneficiado,quando sofremos danos pelo EVANGELHO DO REINO, somos BEM-AVENTURADOS, O SENHOR NOS FAZ FELIZES,pois, SUAS promessas, jamais falharão, esperemos confiantes que a vitória é nossa, mas a ELE, TODA HONRA E TODA GLÓRIA. Exultemos, exutelmos no SENHOR, NOSSO ETERNO AJUDADOR, NOSSO GALARDOADOR, NOSSA BANDEIRA, NOSSO SUCESSO, NOSSA VIDA, NOSSO TESOURO. Amém? JESUS É O NOSSO SENHOR!
 
De: "Rosana" <rosana.prudente@...>
Amém irmãos, aqui fala irmã Rosana Prudente da igreja em Marabá-PA. Nós como igreja estamos orando pelo restabelecimento da saúde do irmão Cojak. O Senhor Jesus é o Médico dos médicos, Ele torna possível o que para nós parece impossível. Ele está na frente na cura e no restabeleciemnto do irmão Cojak. Devemos descansar no Senhor e entregar o irmão enfermo nas mãos Dele. Ele sabe de todas as coisas, não é mesmo? Um amém bem grande para todos os irmãos das igrejas daí. Em cristo. irmã Rosana.
 
De: "Rodrigo Farias" <rodrigosfarias@...>
Que o Senhor conserve íntegro todo o corpo, alma e espírito do Cojak! Os conservos da igreja em Jacaraú/PB estão orando pelo santo!
 
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
 
 27 de outubro de 2011  [jovensdasigrejas] África: negando a vida da alma a benção é certa
jovensdasigrejas@yahoogrupos.com.br
 
Amados irmãos:
 
Pela misericórdia e graça do Senhor, 80% dos irmãos daqui de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau estão se reunindo conosco. Hoje em Praia, capital de Cabo Verde, estamos reunindo com 57 irmãos. Desses, 25 reúnem no local de reuniões e os demais participam das reuniões de casa, isso devido a precariedade de iluminação na cidade. Algumas vezes temos apagões que duram de 2 a 3 dias, outras vezes marcamos reuniões mas os irmãos não conseguem vir, nem conseguimos ir, devido a escuridão.
 
Graças ao Senhor, temos aqui um irmão chamado Belmiro que fala muito bem o criolo e está servindo conosco. Ainda não temos ido as outras ilhas, estamos aguardando o melhor momento. Alugamos uma casa que servirá como ponto de apoio para os irmãos.
 
Hoje, dia 24 de outubro foi a chegada do irmão Toinho em Cabo Verde. Ele é um colportor que servia em Natal-RN e recebeu do senhor o chamado para servir na África. Ele já esteve comigo aqui.  Ele estará morando em Cabo Verde junto com a esposa (irmã Lurdes), são colportores e irão aperfeiçoar os irmãos locais.
 
Estamos aguardando um ponto muito bom para colocarmos o Bookafé, em uma avenida principal no bairro do Palmarejo. Em breve teremos o Bookafé em Cabo Verde! Aleluia! Na nossa chegada no Brasil, recebemos um e-mail de uma irmã que vai ser transferida para trabalhar na embaixada do Brasil em Cabo Verde. Nosso Deus é soberano!!!
 
Sobre São Tomé e Príncipe, temos tido noticias de que os irmãos estão muito bem. Eles têm a necessidade de um carro para apoio o qual vamos providenciar o mais rápido possível. Além disso, o prefeito de São Tomé ainda está disposto a nos dar apoio para abrirmos um Bookafé lá. Temos uma irmã de São Tomé, que hoje mora no Brasil, e o seu pai é um alto oficial do exército e poderá nos dar apoio. Deus é maravilhoso!
 
Sobre Guiné Bissau, graças ao Senhor, as reuniões começaram novamente. Os irmãos hoje estão bem. Estamos reunindo em número de 15 irmãos, ainda não temos local de reunião, mas a necessidade é grande. O irmão Mateus, um guinense, que estava comigo em Cabo Verde, foi enviado até lá. No mês de novembro estarei indo até Guiné Bissau para visitar os irmãos.
 
No aeroporto de Cabo Verde conheci um grupo de irmãos missionários que tem um hospital em Guiné Bissau. Fui convidado por eles a fazer uma visita ao hospital e, devido a minha situação física, levar uma palavra para os médicos de que sempre há esperança e não tem coisa melhor nessa vida do que servir ao Senhor, pois o reino está próximo. Temos um bom caminho pela frente! Negando a vida da alma a benção é certa! Aleluia!!!
 
Joel Ferreira ( Via _ Estela )

jovensdasigrejas@yahoogrupos.com.br

Vou deslocar-me à Ilha Brava em Cabo Verde, de 19 a 28 de Maio.
Na Ilha Brava iremos inaugurar a Igreja Evangélica Pentecostal NOVA VIDA com 
capacidade para 100 lugares e celebrar baptismos segundo as escrituras.
O Evangelho será proclamado na Rádio Nova da Igreja Católica em FM 99.1/ Cabo Verde
durante a  estadia do Pr. David Pereira.
Na Ilha Brava NÃO existem lugares de Culto Evangélico.
Iremos ficar hospedados na casa do casal de Obreiros Leopoldina e Eurico Lomba.
Orai por nós.
Fraternalmente
David Pereira ( Projecto Ajuda Kinzau )

Autorizo o envio das informações (SEMANÁRIOS do uniaonet) para o meu e_mail. Elton Rangel Jr, missionário em Cabo Verde 01/06/2011



Welber Couto 19 de Maio 2012 - Chegando agora do culto dos Jovens da Igreja do Nazareno em Cabo Verde Africa, uma benção!!


04/07/2012 _ Ezra Ma : 4 de julho de 2012 : Relatório - Noroeste da África e Ilhas
 


Amados irmãos:
 
Recebi de Solomon Ma o relatório abaixo dos países e ilhas do Noroeste da África. Pediu-me que o encaminhasse aos irmãos para o encorajamento de todos.
 
Jesus é o Senhor.
 
Ezra
 
Jose da Silva Santos _ 4 de julho de 2012 , Para _Solomon Jung Min MA : Relatório - África
Amados irmãos Miguel e Salomão;
 
A nós foi confiado o encargo de cuidar de três países diretamente, o Joel e o Lennon estiveram em visitas anteriores, mas devido algumas dificuldades nas regiões e também com a dificuldade de locomoção do Joel, pois em Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe é necessário muito vigor para percorrer as longas distâncias e também existem outras dificuldades, fui então convidado pelos irmãos para assumir esse encargo, na primeira visita fui com o Joel para conhecer os irmãos e o sentimento é que nas próximas viagens possa incluir outros irmãos que também serão escolhidos na comunhão para continuar cuidando dessa região africana.
 
Viajamos no dia 12/04/2012 e retornamos no dia 26/04/2012, nosso itinerário seria visitar Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe. Segue descrita a situação de cada País.
 
Cabo Verde
 
Chegamos a Cabo Verde e lá já temos um casal de colportores que foi enviado da nossa região, fato esse que torna tudo mais fácil naquele país e além desse casal há dois ceapistas que estão servindo lá, fiquei bastante impressionado, pois hoje há um grupo de 8 (oito) colportores fazendo o trabalho naquele país e quatro deles são irmãos africanos: um guineense, um senegalês, um santomense e um cabo-verdiano. Sentimos que Cabo Verde é estratégico para lá aperfeiçoar irmãos e depois enviá-los para outros países da costa. Fizemos com eles uma reunião de colportores e também saímos juntos para praticar. Pude sentir que a colportagem é possível naquele país. Eles fazem colportagem na capital e também já estão visitando outra cidade. O Senhor tem muito caminho em Cabo Verde. Aproveitei o tempo restante e ainda fiz uma visita na ilha do Sal - Cabo Verde e restauramos a comunhão e portas ficaram abertas. Nosso sentimento é trazer o irmão Belmiro (Irmão Local) e também o Irmão Toinho (colportor de Natal) para o aperfeiçoamento no Brasil.
 
Guiné-Bissau
 
Nesse país eu iria sozinho, pois é muito difícil e sentimos que era melhor preservar o Joel, pois em visita anterior ele já tinha feito o trabalho de remendar as redes e eu iria dar continuidade a partir do que já existia, mas dias antes de comprar a passagem estourou um golpe de estado e todas as fronteiras foram fechadas, o perigo era muito grande e fomos alertados pelos irmãos de Cabo Verde. Fiquei muito triste, pois queria visitar os irmãos, mas até nossa volta as fronteiras permaneceram fechadas. Nesse país temos um cooperador local (irmão Umaro). Ele está vindo para o aperfeiçoamento no Brasil.
 
Segue email que recebemos dos irmãos de Guiné-Bissau no dia 27/05/2012.
 

--

 

IGREJA EM BISSAU, 27/05/12
 
Amém irmão,
 
Jesus é o Senhor,
 
Irmão, este é o relatorio deste mes completo, em que fomos visitar os irmãos da igreja em Cacheu e também a cidade de Quinhamel, onde o Senhor nos deu 10 batizados: 6 na cidade de Cacheu, 1 na cidade de Quinhamel e 3 na cidade de Bissau, pela graça do Senhor Jesus.
 
Por outro lado, as reuniões do grupo familiar e do partir do pão continuam a ser realizadas. A situaçao do país já passou, graças ao Senhor. Já temos novo presidente e o novo primeiro-ministro. As coisas já estão bem, todas as companhias já retomaram os voos, e todos os bancos estão aberto. Amanhã, os alunos vão retomar as aulas. Isso tudo aconteceu pela graça do Aba Pai, pois Ele acode o clamor dos Seus filhos crentes em Cristo Jesus. Glória a Deus pela Sua graça.
 
Amém irmão, a igreja em Bissau continua a orar pela vossa vinda.
 
Na comunhao,
 
Os irmãos da igreja em Bissau
Umaro J. Rreis
Paulo Nabissaué.
Olivio nancassa.
 
 
 
Já temos notícias recentes e o Senhor continua suprindo os santos.
 
São Tomé e Príncipe
 
Fiquei bastante impressionado com irmãos de São Tomé e Príncipe. A situação deles é de muita carência, mas o encargo é algo tremendo. Querem ter experiência com o CEAPE, tenda de oração e também colportagem. A nossa permanência nesse país foi muito produtiva, pois tivemos três dias de comunhão com a maioria dos irmãos da ilha. Eles tinham marcado conferência de três dias. Pude também sair com o irmão Gomes e fizemos várias visitas a irmãos. Pude ver nesse país um grupo de irmãos loucos pelo Senhor, reuniões fervorosas e irmãos felizes. O irmão Gomes é um verdadeiro guerreiro. Fiquei sensibilizado com o encargo dele e como anda longas distâncias a pé para cuidar dos irmãos. Na volta ao Brasil, compartilhamos com os irmãos e já conseguimos levantar o valor para comprar uma moto para ele fazer a obra. Ele também virá para o aperfeiçoamento no Brasil.
 
Vamos nos empenhar agora para resolver as questões de documentação e outras dificuldades, para que esses irmãos acima citados possam participar do aperfeiçoamento no Brasil.
 
Na comunhão;
 
Joel Ferreira
Zé da Silva
.

A caminho da África.
Oeste Africano
( Compreende Cabo Verde, Gambia, Guiné-Bissau, Guiné-Conacril, Libéria,Mali, Serra Leoa.)
Paz queridos!
Após um ano aguardando o direcionamento para essa nova etapa, tenho agora um desafio e novidades a compartilhar !
A partir de abril  e pelo período de três meses estarei servindo nas escolas da Jocum/ YWAM Cabo Verde  na área de organização escolar e onde mais for necessário.
 
Nesses 6 anos de caminhada , tenho aprendido que fé e propósito  são agentes mobilizadores que nos move a novos posicionamentos e atitudes. O inviável se torna viável ! Os passos de fé precisam ser dados para que as coisas aconteçam, portanto vamos a eles!
 
Com as vacinas ja tomadas, sementes para o valor das passagens já depositados, vamos em frente .
Cada ato de fé, exige coragem e perseverança, e muita oração...
 
Ir para África será apenas o início transcultural de uma jornada maior, que para Glória de Deus já tem se apresentado como resposta nos últimos dias. A China, permanece como meta e propósito final, portanto estar em solo africano será parte do caminho já trilhado para chegar ao alvo final
 
Você pode estar comigo nessa viagem inicial a Cabo Verde e ser um participante ativo em tudo o que será realizado a partir do dessa viagem. Para que isso aconteça, ore e escolha entre as necessidades listadas abaixo a que você e sua família desejam abraçar.
Deus honrará o compromisso que assumir , apenas confie e e creia no que Deus poderá fazer com a sua atitude de fé junto a esse desafio.
Seu apoio, seu compromisso, suas palavras de ânimo e encorajamento , são importantes para ir e permanecer em cada jornada de fé empreendida . Juntos podemos fazer grandes coisas!
 
Amigo, um chamado de tempo integral é pessoal e envolve escolhas e renúncias diárias a serem feitas, mas o desafio é de todos nós! Seja parte disso, não se exclua, participe comigo! Una a sua fé a minha e vamos juntos em mais uma jornada!
 
Creia que investir em pessoas  é a melhor forma de demonstrar gratidão a Deus pelo que somos e pelo que temos . É um privilégio!
 
Se somos chamados a ir, vamos!  Se chamados a orar,oremos! Se a contribuir,que seja dada toda contribuição não como se fosse apenas ao que vai, mas a Ele!
 
Muito obrigado a todos que oraram e me enviaram palavras de apoio e aqueles que investiram em mim nesse tempo difícil de espera e preparação em Deus.
 
Para meditação :  "Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. E te darei os tesouros das escuridades, e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome." Isaías 45:02-03
 
Por que Por Ele e para Ele são todas as coisas.
Em Cristo,
Miss. Andréa Rebouças
 

Vamos Juntos!
Comunique por e mail, o valor e o período da sua contribuição.
Passagem Aérea :
R$2,500,00 ou milhas da TAM
Visto : 25 euros
Despesa mensal: R$ 1.000,00 ( Aluguel, alimentaçao, outros)
Taxas de aeroportos, medicamentos para viagem R$ 500,00
 
Quem Sou: Andréa Rebouças,missionária atuando na área de Treinamento e Educação Social .
Formação:Arte-educação pela Universidade Católica de Salvador e Pós Graduação em Radio TV.Treinada para o Serviço Missionário  pela Jocum Brasil , tenho servido na coordenação de escolas, seminários , oficinas e no atendimento a crianças em Orfanatos.
Ministério :Missões Transculturais - Jocum Brasil
Líderanças: Edmilson Santo e Marcelo Moura
 

Sua oração me conduzirá...

 

= =

 

 Potencial África! - Informativo ' maio de 2013
Aos olhos de quem esta chegando...
 Cabo Verde, cá estou há cerca de 15 dias. As semelhanças com a arquitetura, as cores da Bahia nas pessoas, em suas roupas e suas casas, são as referencias que promovem o bem estar de encontrar  elementos que nos identificam com a nossa cultura. Passam-se os dias e o choque cultural começa a ganhar outros contornos...
 
A dificuldade com água, problema comum a todo continente africano, não deixa de trazer algum stress.  O banho tão necessário no calor africano é um luxo que  o nosso corpo e Espírito anseiam ,realizar a limpeza da base é outro desafio diário cheio de métodos que só a necessidade ensina,o ritmo acelerado e a rotina da base e o inesperado nos deixa sempre em alerta ( o inesperado pode ser uma boa  oportunidade de integração e novas portas de trabalho para nós ,e não pode ser perdida), a necessidade de sair sempre acompanhada por questão de segurança ( somos mulheres, estrangeiras e cristãs), o custo de vida alto , os produtos que tem consistência, nomes e funções diferentes dos nossos e precisam ser readaptados as nossas receitas, a constante atenção a tudo que fazemos, vestimos, expressamos ...
 
E então de repente, em meio a todo ajustamento cultural ,somos surpreendidos pelo amor de um povo que te recebe com um sorriso do tamanho  da ilha em que estamos, que sempre gentil te cumprimenta com abraços e beijos, que te Poe na roda pra dançar com eles, que ama os brasileiros , que pára e nos escuta, que em suas igrejas traduzem  o crioulo ou inglês, para o português, que inclui louvores brasileiros em suas canções para nos honrar e que nos trata como amigos ... Como não superar a luta diária com a água, o clima e tantas outras coisas, diante de momentos como uma das vigílias que participei  que reuniu pastores de diferentes denominações, em unidade poucas vezes vista no Brasil?
 
Como não superar todo o choque  cultural diante de 6 vidas que  numa noite fria receberam a Jesus, num evangelismo em que percorri com três irmãos apenas uma rua?
O amor desse povo , o respeito por nós e nosso trabalho, literalmente nos vira do avesso!
A cada dia Deus tem se revelado de forma diferente a mim, e a cada manifestação da graça Dele eu descubro que  nada é mais importante do que vidas rendidas a Ele.  Ele não disse que seria fácil, mas mostrou que era possível, então penso na vida daquela mulher  para quem na noite passada falei de Jesus e  pela fé vejo as feridas da alma curadas quando ao final , ela simplesmente confessa Jesus  por que com a boca me diz que quer ter dias de sol  na sua alma escurecida pelo abandono, pancadas e dor, lembro dos três mórmons que se renderam com entendimento e receberam A Jesus Cristo ,penso no homem a quem entreguei um pão e me emociono com a emoção dele ao ouvir sobre honra e provisão e ele enche os olhos d’água por que veio do Senegal por causa da fome ...
 
Perto da base, há uma faculdade, nas folgas posso ir até lá  e os estudantes entre curiosos e gentis, me permitem usar a internet ...Um povo abençoado e generoso , e diferente dos que muitos pensam, são politizados, cultos e têm uma oratória perfeita!  Sou surpreendida com a qualidade acadêmica de alguns jovens que tenho conhecido por aqui. Cabo Verde, tem uma identidade multicultural; Portuguesa e africana de muitos lugares da África ( Gana, Senegal, Moçambique, angola, São Tomé e Principe)
Projetos: Contatos estão sendo estabelecidos pela base  para que eu sirva junto ao órgão da Infância e Juventude da Secretaria de Cabo Verde, o objetivo é o discipulado e trabalho com arte terapia com crianças vítima de abusos e maus tratos e menores infratores .
Abertura do ministério de Comunicação da Jocum Cabo Verde.
Registro das escolas e seminários que serão rodados no segundo semestre.
 
Amados, Tudo aquilo que podemos tocar é passageiro, mas apenas aquilo que podemos viver em Deus permanecerá... Cabo Verde nas mãos de Cristo e tudo o que sou, tenho ou preciso também.
E ao acordar a cada manhã , eu posso orar e dizer:
“Deus ... protege o que a tua Mao direita plantou...” SL 80:15
Plantada por 5 meses nesse solo , que em tudo que façamos como base para Ele e por Ele, sejamos abençoados , frutíferos e Nele fortalecidos!
No amor de Cristo, Miss. Andrea em Cabo-Verde/Oeste da África.
 
 
 
Motivos de oração:
Pela minha mente,saúde , emoções e segurança .
 Por completa adaptação e novas estratégias de trabalho.
Por novos  e bons relacionamentos pessoais e ministeriais.
Contra toda opressão e investida do inimigo de paralisar ou obstruir o ministério..
Por finanças para que eu possa ter mais qualidade de vida aqui e possa ampliar as tendas diversificando o trabalho nas ilhas próximas.
 
 
= =

 

25/05/2013 - “...E Ester alcançou favor de todos quantos a viam.” Ester 2:15

 
Dois dias após ter chegado a Cabo Verde, conheci o Emanuel, sentados na cozinha da base, desfrutamos do café com o típico cuscus Cabo Verdiano temperado com um bom papo!
 Depois desse dia, veio um segundo café no centro da cidade e por fim, ele aceita a minha proposta  de fazermos uma entrevista. De café em café, chegamos a uma deliciosa cafeteria portuguesa e afinados com a mesma proposta, fomos construindo pequenas histórias sobre a cultura, religião e a economia desse país.
Um País que é formado por 10 ilhas , sendo Santiago a principal e a cidade de Praia, onde estou ,a sua capital e sede do governo.  Um governo cujo papel do presidente é representativo junto a outros países, mas que é de fato dirigido por um primeiro ministro.
Emanuel, um homem do povo que serve na justiça desse país há 26 anos, é cristão e me fala entre constrangido e triste, do papel que muitos missionários tem desempenhado em seu país. Me identifico com sua dor, tenho aprendido a amar essa nação e não consigo constrange-la e nem ao meu amigo com fotografias das suas mazelas sociais. Ferir a dignidade desse povo, não é com toda certeza o que Jesus faria.
Deus me trouxe a essa nação com propósitos muito específicos e sou de uma geração de missionários que crê no poder transformador do evangelho, tive bons professores, tornei-me uma professora /obreira de Jocum  sincronizada com a visão da Quarta onda missionária, e talvez por isso, Deus tenha atraído a mim pessoas que tem me levado e me feito ouvir e ver ,o que essa nação tem de melhor a oferecer e também as suas debilidades.
Estar em Cabo Verde e ter oportunidade de participar de uma importante reunião que ocorreu por aqui junto a representantes da assembleia Legislativa no Palácio Nacional e em seguida interagir com uma grande massa popular em uma das festas locais mais tradicionais, onde distribuímos 750 bíblias,  dimensiona muita coisa e me faz entender que de fato, somos chamados para um tempo como esse!
 
Vejo pobreza em muitos lugares, vejo falta de saneamento, programas de saúde mais efetivos no que tange a cuidados de higiene na comunidade e necessidade de mais médicos, Cabo Verde, possui faculdade de enfermagem, mais ainda não tem uma faculdade de medicina e isto deve ser um alvo de oração. Ainda na área de saúde, há pouco e quase nenhum profissional e tratamento para crianças com necessidades especiais... Portanto, oremos por missionários e ONGs que desejem desenvolver trabalhos nesse país. Ainda assim , aqui há  industria farmacêutica!
 
Conhecer as necessidades nas  7 áreas de influencia da sociedade , é parte do meu trabalho, mas tornar publico fatos como esses é uma tarefa que podemos realizar juntos.Orar intencionalmente, ser profeta anunciando ao mundo as necessidades e apontar portas para a entrada do evangelho em diferentes áreas  é o nosso papel , como missionários cristãos e jocumeiros  engajados na Grande Comissão.
Somos os profetas que vão de encontro as necessidades e agem sobre elas!
.
Os meus informativos a partir desse mês, serão  mais freqüentes, pois não se trata apenas de falar do que tenho feito, mas de proclamar o que precisa ser feito.  A manifestação do poder de Deus, também se revela através de trabalhos como esse. Aparentemente pode parecer pouco espiritual, especialmente para missionários que desenvolvem trabalhos congregacionais, mas manifestar é tornar conhecido! O fluir de Deus acontece quando fazemos o que fomos chamados a realizar!
 
Quando Deus usa pessoas para tornar conhecidas as necessidades do seu povo, Ele esta manifestando o seu poder e promovendo o caminho do milagre.
Os recursos da comunicação são também para esses tempos! Somos chamados para projetos e tempos específicos, onde fluímos no dom profético, natural e ministerial concedido por Deus.
 
Peço a Deus e aos santos do corpo de Cristo orações e cobertura espiritual, pois mexer com estruturas humanas  nos coloca diretamente no alvo  daquele que  deseja impedir o avanço do Reino, que haja sempre discernimento de espíritos, sabedoria do alto e humildade em nós para administrar os diferentes chamados  e que o Senhor nos livre de palavras de condenação, pois o corpo ferido não avança, antes retrocede .Que  o amor nos faça um e sejamos conhecidos por esse amor em nós, entre nós e pelo Deus que nos chamou.
Na hora e lugar oportunos as peças do mover de Deus se encaixam e formam um belo panorama do evangelho que transforma comunidades e nações.  Esse é o alvo, as pessoas precisam se mover no poder do espírito em direção unicamente a ele! Assim como Ele pensou, assim sucederá .
Orai sem cessar, por aqueles que enviados ao campo  precisam ser anunciados pelo poder e graça de Deus, que confirma em nós o seu propósito maior.
 
O Potencial África, será a minha porta de compartilhamento com vocês, suas igrejas, organizações e amigos.  A ideia é conhecer essa nação , conhecendo as pessoas, visitando órgãos públicos, residências, universidades , comunidades...Deus ama pessoas de todas as classes sociais, Deus ama  justiça social e essa justiça só virá, se estivermos nos lugares certos , com as pessoas que podem ser tocadas e transformadas pelo poder do evangelho e a partir daí, gerar transformação em todas as áreas , atendendo então as necessidades de quem hoje esta na base da pirâmide .
 
O Deus que eu sirvo e que conheço, é um Deus estratégico  que move pessoas e usa o potencial humano para promover mudanças e estabelecer o seu REINO , até a ultima fronteira!
 
O trabalho que realizo é o altar da minha adoração escancarada com tudo o que Deus faz e É pra mim...
Que Deus possa contar com cada um de vocês como Moisés contou com Arão e Ur, para que me carreguem em seus corações  intercessores e abençoadores, pois não é fácil andar na contramão e apresentar um novo e vivo caminho. Vejamos todos o campo de batalha com olhos espirituais, e  pela fé e poder da oração  possamos ouvir claramente a voz Daquele que É, ampliando as fronteiras com a comunicação!
 
Que Deus nos abençoe e faça resplandecer  a sua face  em nós e naquilo que fomos chamados a realizar!
 
Do Oeste Africano, onde o sol não dorme antes das 19 h,
Miss. Andréa Rebouças.
 Maio de 2013.
 
 
 

Alvos de oração . Compartilhe com a Igreja!
 
Por sabedoria e espirito de mansidão.
Que eu possa tornar clara a necessidade do trabalho que tenho feito e mais pessoas possam abraçar a visão que me foi dada por Deus.
Contra toda religiosidade e preconceito contra o conhecimento e a diversidade das manifestações da glória de Deus.
Pelo cuidado de Deus com as coisas deixadas no Brasil para que eu possa me dedicar ao trabalho na África, sem a preocupação com as pendencias que ficaram .
Por novos, edificantes e  saudáveis relacionamentos.
Por novas portas abertas e a graça de Deus manifesta através das pessoas.
Por oportunidades e recursospara conhecer as outras ilhas e suas necessidades.
Por mais momentos de lazer que me tragam renovo e descanso em Deus.
Pela minha saúde física e emocional.
Por novas estrategias de trabalho com crianças.
.
= =

30/06/2013 _ O Inesperado de Deus.
Oeste Africano ( Compreende Cabo Verde, Gambia, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Libéria,Mali, Serra Leoa.)
A pessoa que desceu em dois de maio no aeroporto Nelson Mandela, não é a mesma que hoje anda pelas ruas desse país, o amor por essa nação e esse povo Sabi *, me transformou ...Pensei em apenas dar uma voltinha, mas Deus me pegou na curva ... E foi na curva, que o novo aconteceu!
Amanha, retorno para a base de Cabo Verde para concluir mais um trabalho, mas o meu coração, meus pensamentos eu deixo aqui, em Pedra Badejo, nas tendas do El Shaddai, com tio Honório e seus 36 Rapazes de idades variadas e de diferentes lugares da África. Meu coração transborda de gratidão a Deus, pela oportunidade de ter servido nas últimas duas semanas nesse lugar e pelo grande projeto de reestruturação da Casa Resgate e restauração de Jocum que temos aqui.
O levantamento de parcerias para capacitar cada vida preciosa que conheci aqui dentro a viver lá fora é um desafio, um projeto que já me inquieta e faz os meus olhos e os olhos de cada interno brilhar! Aqui, fui acolhida como mãe dos mais novos, Irma dos mais velhos, amiga da maioria. Aquele que se recusava a freqüentar as aulas, já participa das aulas que dou, conversa troca idéias e experiências, o rapazote que para muitos era um bruto me revelou o coração terno de menino num corpo de homem surrado pela vida, cada refeição eles fizeram com que fosse festa, cada manha ao acordar eles me faziam chorar discretamente quando os via a meditar com bíblia e caderno em mãos, cada versículo decorado uma superação em que eles podiam voltar a acreditar em si mesmos e no Deus que estava devolvendo o raciocínio há muito sendo destruído pelas drogas...
Eu não tenho palavras, para agradecer a Deus e a cada um de vocês que tem me mantido na África! Trabalho na comunicação, coordenação de Envias ( Escola noturna Vida Abundante) , orfanatos, mas nada havia me preparado para o que tenho vivido nesse lugar!
Os potenciais humanos, a inteligência criativa ,o caráter de Deus revelado em cada sorriso, ato de generosidade, cuidado e profundo respeito e proteção com que me tratam, tem me desarmado e me surpreendido a cada dia...
Em outubro retorno para essa base, onde ficarei por um tempo ainda imprevisto, mas posso desde já dizer a vocês, que lar definitivamente, é onde nos sentimos amados.
Em missões, quando estamos no centro da vontade de Deus, no tempo de Deus, Deus provê esse lar, Deus nos provê família mesmo distante dos nossos. Já estou a contar os dias do retorno, por que sem esses jovens, nenhum dos meus dias serão mais iguais... Logo amanhece, e não demora até que o pequeno Bruno ansioso me espere abrir a janela e de longe já venha a gritar: Missionáaaaaaaaariaaaaa!
Rsrsrs
E mais um dia começa, onde me farão chorar outra vez de gratidão a Deus, antes que o dia termine... Este é o evangelho que creio, o evangelho que vai alem dos púlpitos e bancos de igrejas, o evangelho que acontece nas instituições e nas comunidades, o evangelho das ruas, dos mercados populares, onde há a mulçumana Fátima e suas crianças e o garçom Simão, que se maravilha quando lhes falo de um Jesus que pode mudar o seu nome e sua vida inconstante , assim como fez com Pedro .
O evangelho que creio faz brotar lágrimas nos olhos de um garoto criado na estiva no cais do porto, ao ver o reencontro de um pai com seu filho em um filme que passo para que eles aprendam a reconhecer princípios , esse evangelho me faz sentar com um garoto de 12 anos que não sabe o dia em que nasceu e me pede para contar a história da criação e ao final decide perdoar seus pais e ora comigo enquanto se debate em meus braços em choro convulsivo na oração mais difícil da sua vida. Por coisas como essas estou aqui, por isso preciso de sua ajuda para permanecer, por que isto é o fôlego de vida que faz tudo ter sentido e nada mais importar...
Esse é o evangelho que creio, um evangelho transformador!
Em Cristo, Por Cristo e cheia de gratidão por aqueles que têm orado e contribuído com o trabalho que tenho realizado,
Missionária Andréa Julho de 2012 ·
Sabi *: Em crioulo : bom, legal, aquele que tem qualidade.

Alvos de Oraçao
Ainda esse mes por motivo de família e necessidade de resolver pendencias que me permiitam permanecer por mais um ano em Cabo verde, preciso ir ao Brasil.
Por Favor, orem pelo milagre das passagens e favor do Senhor em todas as outras despesas que se farão necessárias.
Ore pelo meu Ministério e por um tempo produtivo de levantamento de sustento no Brasil.
Orem pela situaçao de moradia no meu retorno após omes de setembro e abertura de novas portas e relacionamentos na cidade.
Orem pelos mantenedores qu e estao com dificuldades de cumprir os compromissos e por seus familiares, saúde e trabalho. Obrigado!

= =

18/08/2013 - Potencial África!

 
 FOLLOW ON TWITTER  FRIEND ON FACEBOOK  FORWARD TO FRIEND
 
Obedecer é o princípio da vitória.
 
E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio;antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado, o verão, E os que não ouviram o entenderão. Rm 15:20 -21
 
Amados, em 01 de agosto retornei a Cabo Verde após 20 dias no Brasil , onde pude estar com a minha família e com a Igreja do Senhor em Salvador e Lauro de Freitas .
Foi um tempo precioso, onde fui muito honrada pelas igrejas onde estive e especialmente abençoada por Deus com uma palavra poderosa que tem me sustentado nesse retorno ao oeste da África.
Ao chegar , fui surpreendida ainda no aeroporto por algumas perguntas sobre o meu trabalho  pela polícia de fronteira, o que antes não ocorrera...Entendo que o trabalho que realizamos como Jocum e como Igreja do Senhor, começa a incomodar...O evangelho e o número de igrejas tem crescido por aqui e as exigências quanto a visto, permanência e registros da igreja já se fazem sentir.
Romanos 15, fala que devemos nos esforçar, nao ha promessas de que seria fácil e embora ainda haja liberdade para pregar  onde estou, ja sabemos que a partir de agora nao será tao fácil.
 
Esse esforço e obediência em servir a Deus , apresenta-se a nós também dentro da missão, nem sempre podemos  seguir a direção de Deus  enquanto o ouvimos, precisamos todo o tempo discernir o tempo e o modo pra cada coisa e nesse tempo, me dói demais , guardar como Maria as palavras que um dia ela ouviu sobre o seu filho e esperar o cumprimento delas...Esse tem sido um tempo em que preciso de fato guardar no coração boa parte dos meus projetos e apenas caminhar como base nos projetos que foram entregues a liderança para que façamos juntos. 
O tempo da obediência e de entender que  temos que servir ao projeto de outro ate que seja a vez de colocar em andamento  os sonhos que Deus nos deu, só é possivel porque servimos a um Deus que durante a caminhada nos ensina que Ele equipa o corpo e que a aliança que Ele tem conosco  nos traz a convicção que vale a pena esperar.
Confesso a vocês, que precisei ser profundamente ministrada por Deus, e que pela misericórdia Dele precisei ouvir de verdadeiros profetas, mensageiros do céu, que nada sabiam sobre os meus projetos e sequer me conheciam, que eu apenas esperasse, por que a porta necessária para o cumprimento dos projetos de Deus para o ministério que Ele me deu, já estavam sendo abertas.
 
As prioridades de Deus não são as nossas, mas  tenho aprendido que obedecer e confiar na liderança de Deus é o princípio da vitória!
 
Nesses dias como base, tivemos a oportunidade entre tantas coisas e uma agenda  cheia, de receber o casal Ruth e Jean Patrick, líderes de Jocum no Oeste da África , que nos abençoou  com o compartilhar de suas experiencias e palavras muito específicas para cada um de nós como obreiros.
A experiencia desse casal edificou muito a minha vida, pois  Deus os usou para me trazer a memória  que a obra não será realizada com a minha habilidade ou a falta dela, mas pela Graça de Deus, a motivação deve ser sempre a obediência ao cordeiro, e a consciência que Deus não apenas honra no devido tempo a nossa obediência , mas nos equipa e nos fortalece para vencermos resistências , sejam governamentais,espirituais, financeiras ou de qualquer outra natureza...
 
Servir ao Cordeiro, é antes de tudo obedecer.  Renunciar vai muito além de deixar casa , conforto e família; no campo aprendemos a renunciar, adiar , esperar e perseverar ...
Mas a palavra que me sustenta, é: "... Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão."GN 15:1
 
E se nesses dias você precisou abrir mão dos seus sonhos, ou apenas como eu, precisa esperar, eu quero te deixar essa palavra de encorajamento para as suas lutas, para que você seja sustentado e fortalecido  diante da necessidade de apenas esperar... Guarda o teu coração e obedece. Deus  te fará vitorioso! 
 
Muitas vezes você como eu terá que olhar para a situação como águia, acima das circunstancias, e então perguntar a Deus: Senhor , onde? Como? Quando?
Deus usará pessoas, situações e se revelará a nós em sua palavra, por que Ele é o maior interessado no cumprimento das promessas feitas.
 
A fé no caráter daquele que nos chamou  é que  nos fará obedecer , por que só a obediência é que nos faz permanecer no campo.
 
Amados , o esforço do qual Paulo fala, não é apenas para pregar, mas principalmente  para  diante dos desafios externos , vencermos o nosso EU , entregarmos as resistências a Cristo e permitir que a obra Dele seja vivida por nós , para que possamos pregar a cruz , precisamos vive-la ... Autoridade espiritual não se herda, se conquista!
 
Obedecer é o caminho da nossa vitória!
 
Que Deus os abençoe ricamente em todas as lutas e os fortaleça em sua palavra!
Em Cristo, Andréa.

= =

A dor da Escolha.
Voltando do Oeste Africano
Existem palavras que definitivamente foram riscadas do meu dicionário particular...Seja por que nao me cabem, ou por que aprendi com Deus a deixar os decretos  e planos em suas mãos.
Ao sair de Cabo Verde, nao conseguir dizer adeus, me parecia definitivo demais! Disse até breve, até um dia, quem sabe? ! A gente vai andando e deixando parte de nós no caminho e levando conosco, um amor tao grande ,que nem as muitas águas poderão apagar...

 
Em Abril de 2012 recebi um convite para servir na base de Cabo Verde, naquela ocasião  pouco sabia sobre essa nação e estava certa em ir apenas para prestar um serviço por um curto espaço de tempo, esses eram os meus planos, mas nao os de Deus...
Em 2 de maio desembarquei na cidade de Praia, Ilha de Santiago e logo me apaixonei! Pelas pessoas, pela língua  a musicalidade , as ruas e o mar!  Deus então começa a abrir os meus olhos e muitas são as necessidades.
 
Conheço então o município de Pedra Badejo , o lendário tio Honório e seus meninos, na verdade homens de variadas idades e de muitos lugares, dependentes químicos de alcool e drogas, começo a ensinar, discipular e aprender sobre diversas zonas e suas realidades através da história daqueles internos...
Nao me dou por satisfeita e vou aos lugares, de onde vieram, quero conhecer as zonas, quero ver como vivem e entender por que foram parar ali...Em companhia de um missionário nacional, entro nas comunidades, no cais do porto, em lugares que de outra forma nao saberia que existiam...Fotografo, entrevisto, construo o meu mapa de intercessão e o amor nasce, por um povo que ate muito pouco tempo eu sequer sabia que existia!
Logo estou no Presídio feminino, na comunidade de mulheres muçulmanas do mercado de sucupira, no ICA e tantos outros lugares vistos e ainda por ver!
 
Outros trabalhos foram feitos, mas o tempo passa, chego aos 5 meses, e infelizmente a realidade começa a ficar mais estreita, é hora de tomar decisões  motivos pessoais resultantes do stress cultural  se associam a crescente dificuldade financeira, perda de mantenedores, custo de vida elevadíssimo  e embora o amor seja transbordante, a corda estoura!
A minha estrutura humana não suporta sentir no mercado o perfume das frutas que nao posso comprar, os exames médicos sendo adiados, a língua que aprendi a amar e nao consigo falar,uma agenda que nem sempre consigo cumprir, o abraço longo e necessário que nao acontece nos dias difíceis e longe de todos ... Promessas feitas que nao sao cumpridas e o medo,medo de estar em um país estranho sem qualquer recurso e um silencio quase completo nos pedidos de socorro.
 
Um dia eu  levo uma grande queda que  compromete o movimento do meu braço esquerdo e me assusto! Quando vi minha saúde ameaçada, meu lado humano acendeu um alarme...E se fosse mais sério?
 
De muitos pedidos, apenas uma grande amiga enviou  com certo sacrifício algum socorro , sei que Deus supriria, mas o silencio dos homens inquietou meu coração   Confesso que temi!
De repente a dor de fazer uma escolha...Voltar e levantar sustento ou ficar sem saber se poderei honrar os compromissos assumidos ? Ainda ha tanto pra ser feito! Dias de choro, literalmente vergonha de estar decepcionando Deus, arrependimento profundo de ter me precipitado diante das dificuldades e da fragilidade de minha estrutura emocional nesse primeiro tempo.  Mas Deus em sua infinita misericórdia  me disse em sua palavra: Nao temas!
 
E em Isaias 43, Deus começa a ministrar meu retorno e me libera, para um novo tempo, sobre o qual nada sei, mas que me dá a segurança de que Nele eu posso confiar!
 
A você  que com grande dificuldade  permaneceu firme e fiel , muito obrigado!  Deus o recompensará!   A benção do Senhor está sobre tí!
 
Em Deus e somente Nele,
 
Missionária Andréa ( Crendo na poderosa intervenção de Deus)
 Outubro de 2013
·       
 
 
 
 
 
 
 

Quem Sou: Andréa Rebouças,missionária atuando na área de Treinamento e Educação Social .
Formação:Arte-educação pela Universidade Católica de Salvador e Pós Graduação em Radio TV.Treinada para o Serviço Missionário  pela Jocum Brasil , tenho servido na coordenação de escolas, seminários , oficinas e no atendimento a crianças em Orfanatos, comunidades carentes e centros de recuperaçao.
Ministério :Missões Transculturais - Jocum Brasil
Líderanças: Edmilson Santo e Marcelo Moura
 
 
 Share
 Tweet
 Forward to Friend
 +1
 
Sua oração me conduzirá...
 
Andréa Rebouças Silva
AG 8270 C/C 07084-3
 
AG 2799-5 
C/C 18347-4
 
Alvos de Oração
 
Ação de graças pela liderança da base de Cabo Verde e o cuidado com que me lideraram. Pela liberação e acompanhamento oportuno da minha base em Curitiba .Gratidão também a Deus pelos pastores, igrejas e nacionais que Deus me permitiu conhecer em Cabo Verde.
 
Nesse período em que estarei aguardando novas diretrizes de Deus sobre retornar ou nao a Cabo Verde, preciso da sua intercessão pelo ouvir a Deus de forma mais específica  e pela reuniao de recursos e outras necessidades tanto para permanecer mais tempo no Brasil me preparando para partir a primeira ordem de Deus ou para retornar de forma mais imediata se essa for a direçao de Deus.
 
Ore por uma porta de emprego enquanto aguardo esse direcionamento e oportunidades de cursos que me possibilitem retornar com maior capacitação técnica para atender as necessidades do campo.
 
Orem por abertura de novas portas e relacionamentos em igrejas .Orem pelos mantenedores que estão com dificuldades de cumprir os compromissos e por seus familiares, saúde  e trabalho e por adoção de igrejas e novos mantenedores. Obrigado!

= =

Potencial África!

 
Sementes e vasos.
Vídeo informativo - Novembro de 2013
Após quase 6 meses servindo na Jocum Cabo Verde, retorno pra casa e começo a arrumar papeis, livros, fotos e vídeos. E em meio a tantas coisas, encontro algo que enche o meu coração e que não poderia deixar de compartilhar com vocês! 
Por três vezes  estive hospedada nas tendas do El Shadday, um centro de recuperação e capacitação dirigido pelo Missionário  angolano Honório Fragata a cerca de trinta anos no comando do centro. Nesse lugar, onde  é desenvolvido os projetos do Ministério  Casa resgate e restauração, eu tive a honra de poder  ministrar por algumas semanas em diferentes períodos oferecendo assim  uma  formação básica ha quase 40 homens, internos e obreiros.  Confesso a vocês, que no início me senti completamente incapaz da tarefa, pois nunca havia trabalhado com dependentes químicos, suas limitações e  mudanças de humor!
Foi gratificante descobrir que  como uma antiga ilustração  que conheço, fui como um vaso rachado que diferente dos vasos perfeitos que chegavam cheios ate a borda em seu destino, eu com minhas imperfeiçoes  e poucas habilidades em uma realidade completamente nova , eu e a equipe de Jocum Cabo Verde ,derramamos  tanta água nesse caminho que  por onde passamos nasceram flores...
E é com profunda gratidão a Deus e respeito  aos dependentes químicos que incansavelmente assistiram as minhas aulas e se submeteram a uma rotina diária de  meditação , intercessão e estudo da palavra desde as 06 ;00 h da manha ao meio dia e algumas vezes a noite , com discipulado a tarde, que compartilho o testemunho de um dos internos/alunos que honrou o trabalho que fizemos gravando o seu depoimento..
Zé Rui, foi um interno  entre os 40 ministrados e também uma semente, que espero que no tempo apropriado, cresça e frutifique!
 
Vídeo testemunho
 
Investir  na reconciliação dessas pessoas com Deus e prepara-los para a vida com todas as lutas que enfrentarão lá fora, foi precioso! Valeu a pena!
A ELE, Deus soberano que em sua infinita sabedoria, pelo poder do Espírito Santo  nos habilita  a  servir e qualifica o que fazemos, toda a glória e a minha eterna gratidão!
 
Em Cristo, sê fiel! Apenas sê fiel!
 
Miss Andréa Rebouças
 
Por que contribuir...
A você que tem sido mantenedor investindo em meu chamado  , saiba que o serviço dessa assistência, não só supre as minhas necessidades, mas  registra a sua gratidão  a Deus, por tudo o quanto Ele tem feito por tí e tua família. 
Não ha nada que façamos por Deus e pela expansão do evangelho na terra, que possa superar o que Ele já fez e continua a fazer por nós.
A sua liberalidade Honra a Deus  e o Senhor te honra  infinitamente mais! Muito Obrigado!!!
Ser parte dos planos de Deus na vida de outras pessoas, é um privilegio ; uma experiência que torna a minha e a sua vida , muito mais valiosa. Uma vida , com propósito!
 

Oferta Missionária
 
Banco do Brasil
AG 2799-5 C/C  18347-4
 
Banco Itau
AG 8270 C/C 07084-3
 

"Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. "Jo 15:7
 
Contatos para Pregação e Seminários:
 
andreajocumbrasil@gmail.com
Facebook  Andréa Rebouças
Whats app (71) 93339550
 
 
 
Desafios de oração
 
Por Cabo Verde e pelo sustento dos obreiros que la estão em função do alto valor do custo de vida que dificulta a manutenção dos obreiros naquele campo.
Orem pelo meu tempo aqui no Brasil, novas  e claras direções de Deus e pelos cursos que gostaria de realizar para aperfeiçoamento do ministério.
Por renovação e revestimento espiritual para realiza-lo.
Por uma escola de habilitação e  o suprimento para faze-la.
Pela minha saúde e por esse tempo em família.
Pelos mantenedores e intercessores que apesar das dificuldades alguns ainda permanecem fieis, que Deus os honre.
= =

 


 
Andréa Rebouças Silva _ AG 8270 C/C 07084-3
 
AG 2799-5 
C/C 18347-4
Copyright © 2013 Jocum Brasil, All rights reserved.
Caro amigo,voce esta recebendo este material por que faz parte da minha rede de relacionamentos!

 
Contatos: 0023 -9971774
Our mailing address is:
Jocum Brasil
Av. Luis Tarquinio Pontes, 1193/52 Pitangueiras
Lauro de Freitas, Bahia 42700000
Brazil
www.uniaonet.com/afcaboverde.htm - Visão 2030 - Um novo tempo para Cabo Verde...para o mundo! Davidson
Participe! Envie-nos seu comentário - www.uniaonet.com/email.htm
Página Inicial : www.uniaonet.com