www.uniaonet.com/prcleverson.htm
Mensagens/Estudos do Pr.Cleverson

A Volta de Cristo nos Ares

Para remover O Que Detém

 

 

 

Pr. Cleverson de Abreu Faria

 

 

 

Cristo virá para afastar o que detém a revelação do homem da iniquidade (2Ts 2.6-8).

 

 

Duas pessoas estão sendo ligadas aqui ao retorno de Cristo:

u  “o que detém” que será afastado

v  o iníquo que será morto com o sopro de Sua boca.

 

 

Este ministério da iniquidade já estava operando nos dias de Paulo, porém “o que detém” e “aquele que o detém” interferem no desenvolvimento completo da iniquidade.

 

 

 

O que é isto que o detém ou quem é este que o detém?

 

POSIÇÕES:

j  O Império de Roma e seu governante soberano (Milligan, Denney).

k  Alford, identifica ”o que o detém” como sendo o propósito de Deus.

l  O próprio Satanás, conforme a Sra. Needham. Acha que ele é o poder que detém, por ele ter um plano para a manifestação do Filho da Perdição.

m  A opinião geral é que o que detém é a lei e a ordem, primeiro representada pelo governo romano e depois, pelos governos que se seguiram. Porém, porque o homem da iniquidade que virá deverá ser o chefe do governo, não pode ser também o que detém o estabelecimento desse governo.

 

 

FO uso do pronome masculino “ele” indica que é uma pessoa. Parece evidente que é o Espírito Santo.

 

 

No V.T., O Espírito Santo age como restritor da iniquidade. Em Gn 6.3 vê-se que o Espírito Santo “Não agirá para sempre no homem”. Da mesma forma como pelejava com os homens da era antediluviana, Ele peleja contra o progresso total da iniquidade. Mas, da mesma forma como naquela época Ele cessou de pelejar com os homens, de novo cessará de pelejar com eles.

 

 

àO restritor é mencionado pelo uso de ambos os gêneros, o neutro e o masculino (“o que”, v.6 e “ele”, v.7).

 

 

Quando o Espírito Santo for “afastado” do caminho, então o homem do pecado será revelado; isto acontecerá quando a Igreja for arrebatada, então o ministério restringente do Espírito Santo terminará.

 

 

Ä Observe, no entanto, que não se diz que o restritor será “retirado”, mas “afastado”; assim o Espírito Santo continuará uma atividade divina até o tempo do fim, embora não como restritor do mal através da Igreja.

 

 

O Espírito Santo continuará a estar na terra na mesma forma como nos tempos do V.T., mas não no modo especial como esteve aqui durante esta era.

 

Como o Espírito Santo será afastado com a Igreja e como a maldade não chegará a seu desenvolvimento até que Ele seja afastado, então a Igreja será levada antes da tribulação.

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com

 

 

 



.