www.uniaonet.com/prcleverson.htm
Mensagens/Estudos do Pr.Cleverson

FILEMOM

 

Pr. Cleverson de Abreu Faria

Pr. C.A. Nickell

 

PANORAMA

            O escritor é Paulo, o apóstolo (vs.1,19). A Carta fora endereçada a Filemom, um crente de Colossos (v.1; Cl. 4:9). Escrita em cerca de 62-64 d.C., enquanto Paulo era preso em Roma pela primeira vez.

 

PROPÓSITO

Filemom, um crente rico de Colossos, aparentemente foi roubado por um escravo seu, Onésimo – vs. 10,11,16,18, que fugiu para Roma, onde Paulo o conduziu a Cristo. Paulo então, mandou que ele voltasse a Filemom – vs.12,15,16, e escreveu esta carta intercedendo por Onésimo.  (Luck)

 

CHAVES

            Os versos chaves são: 17-19  (Luck).

            A palavra chave: “receber” (3 vezes).

 

COISAS NOTÁVEIS

1.      Esta carta de Paulo, tão íntima, foi preservada com carinho. De toda a correspondência íntima de Paulo, esta é a única que o tempo preservou. É a mais curta de suas epístolas, uma verdadeira jóia.  (Lee)

2.      Paulo desejava ardentemente evitar ao escravo foragido a punição severa e cruel, que nesse caso ditava a lei romana (até a morte). Queria conciliar Filemom com Onésimo, sem humilhar este; recomendar o malfeitor sem lhe negar a falta cometida, como conseguir isto? Este foi o problema de Paulo.  (Lee)

3.      Paulo sente que o escravo não pode encontrar-se sozinho com seu dono injuriado, por isso providenciou um mediador. Escreveu esta carta pessoal a Filemom e Onésimo foi seu portador, carta esta que é um perfeito modelo de tática e cortesia. E para tornar difícil a Filemom não perdoar e não restaurar o culpado, ele o recomenda à igreja - Cl. 4:9.  (Lee)

4.      A Bíblia não dá nenhuma idéia de como esse senhor recebeu o escravo de volta. Há, porém, uma tradição que diz ter sido recebido por Filemom, que, compreendendo qual era a intenção velada de Paulo, deu-lhe alforria. É assim que o Evangelho faz. Cristo, no coração do escravo, fê-lo reconhecer os praxes sociais de sua época e voltar a seu senhor, resolvido a ser bom escravo e a viver como tal. O mesmo Cristo, no coração do senhor, fê-lo reconhecer o escravo como irmão na fé e dar-lhe a liberdade. Há, ainda, uma tradição de que Onésimo, depois, veio a ser bispo da Igreja  de Beréia. (Halley)

5.      A epístola é de valor:

       a) Como revelação do caráter de Paulo.

       b) Um exemplo de tática e sabedoria de Paulo.

       c) Como ilustração do método evangélico para a reforma social.

       d) Como uma analogia da nossa redenção.  (Lee)

 

JÓIAS DO LIVRO

            1) 1 - Prisioneiro de Cristo e não de Roma                 3)16 - Escravo-irmão?!          

            2) 7 - Receber bem o empregado                               4) 21 - Confiança em um cristão         

SUMÁRIO

            1) Introdução  vs. 1-7                                               

            2) Apelo  vs. 8-21

            3) Conclusão  vs. 22-25                                                                   

            (Luck) 


 

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com

 



.