www.uniaonet.com/prcleverson.htm
Mensagens/Estudos do Pr.Cleverson

PASSOS PARA EVANGELISMO EVANGELISMO

 

 

Pr. Cleverson de Abreu Faria

 

 

É sempre bom iniciar perguntando um pouco sobre o que a pessoa faz.

 

+ Perguntar se a pessoa acredita que a Bíblia é a Palavra Inspirada por Deus (II Tm 3.16,17; II Pe 1.20,21).

 

Deus irá julgar a pessoa sobre tudo o que ela estará ouvindo. Todos irão comparecer diante de Deus para prestar contas, não importa se é rico, pobre, grande, pequeno, presidente, etc. Deus julgará a todos (Rm 2.16).

 

+ Pergunte: Se você morresse hoje e comparecesse diante de Deus. Ele lhe perguntaria: “Por que Eu deveria deixar você entrar no meu céu?” – Qual seria a sua resposta?

 

q       Se a pessoa não souber responder, diga que isso é a maior tragédia que pode acontecer na vida de alguém. Se disser que já aceitou a Cristo, procure verificar se isso é verdadeiro. Se dizer que está fazendo coisas boas, obras, diga que você irá esclarecer a ela que isso não a levará para o céu.

 

+ Pergunte: Existe alguma pessoa que seja justa na face da terra? O Papa é justo? O FHC é justo? O Pastor é justo? Etc. (Veja Rm 3.10,11).

 

Pecado. O que é? Para simplificar, podemos dizer que é tudo aquilo que não agrada a Deus. O Pecado nos faz separação de Deus (Rm 3.23).

 

>  Mesmo nós sendo pecadores, Deus nos amou de tal maneira, o Seu amor para conosco é tão grande, que Ele DEU o Seu Filho Jesus Cristo para morrer em nosso lugar (Rm 5.8).

 

* Você teria coragem de dar o seu filho, ou sua esposa, ou seus pais, para morrer?

 

þ Deus não pensa como nós, por isso Ele enviou o Seu Filho para morrer. Quem deveria estar naquela cruz era eu. Era você. Era a humanidade inteira.

 

Vejamos algumas coisas:

 

ü   Primeiro: O homem é pecador (Rm 3.23)

ü   Segundo: É inimigo de Deus (Rm 5.8), por causa do pecado, separação.

ü   Terceiro:  O homem é filho da desobediência (Ef 2.2). Por quê? Porque não quer agradar, obedecer a Deus. O homem por natureza não procura a Deus, a não ser nos momentos de dificuldades, de tristezas, de enfermidade. Quando tudo está em ordem não quer nem saber de Deus.

ü   Quarto: O homem é filho da ira (Ef 2.3). Um dia o homem será julgado e o que ele fez irá contar para toda a eternidade. Se não aceitou a Cristo irá para o inferno (Ap 20.15).

 

+ Fale a pessoa que o inferno é um lugar literal, verdadeiro, de sofrimento. Leia Lucas 16.20-31 e explique esta passagem a pessoa.

 

Pode dar a seguinte ilustração: Uma águia mora em uma retirada montanha. De ano em ano, ela sai da sua morada e vai até a praia. Chegando lá pega um grão de areia com o seu bico. Então retorna para o seu lar. Imagine quanto tempo durará para que esta águia consiga retirar toda a areia da praia! Quando ela assim conseguir, estará iniciando a eternidade. Por conseguinte, estará iniciante o sofrimento das pessoas que estiverem no inferno.

 

O Pecado tem um preço (Rm 6.23).

 

Ilustrar: Você trabalha durante um mês inteiro, certo? No final o que você tem a receber, se fez o seu dever corretamente. Um salário, não é mesmo? Por quê? Você mereceu, se esforçou para receber esse dinheiro. Você pede para alguém lavar o seu carro ou qualquer outra coisa, no final, dá um dinheiro para a pessoa porque ela mereceu por isso.

A mesma coisa acontece com o pecado, tem um preço, e esse preço é a morte espiritual, separação eterna de Deus.

 

ü   Quinto: O homem é filho do diabo (Jo 8.44; I Jo 3.8-10). Fale para a pessoa a gravidade desse fato. Peça que ela mesma leia os versículos. Diga que não é você que está inventando esse fato, mas a Bíblia mesma é quem está declarando. Diga que todas as pessoas não são filhos de Deus, isso é uma mentira do diabo. O brasileiro tem por costume dizer que Deus é brasileiro, por isso todos são filhos de Deus. Isso é mentira. Fale dessa gravidade.

 

Para provar que nem todos são filhos de Deus (Mc 16.15; Jo 1.12; Rm 8.15; I Jo 3.10).

 

Recapitule os cinco pontos. Diga a pessoa como ela se encontra. A coisa está feia diante de Deus. Diga que Deus é um Deus amor, mas também é um Deus justo.

 

  Diante de tudo isso o que a pessoa pode fazer para reverter esse quadro?

 

Diga a pessoa o que ela acha que deve fazer para ser salvo?

 

? Nada. Isso mesmo, nada. Porque tudo o que nós tínhamos que fazer já foi feito na Cruz do Calvário. Cristo já morreu pelos nossos pecados.

 

Isso quer dizer que obras não salvam (Ef 2.8,9; Tt 3.5).

O melhor que eu posso fazer para Deus é considerado como trapo de imundícia (Is 64.6).

 

Ilustrar: Naquela época existia uma doença chamada lepra (Hanseníase hoje), não tinha cura (hoje já tem). A pessoa que tinha lepra era desprezada pela sociedade, todos gritavam: “Imundo! Imundo!”. Por isso a pessoa tinha que viver separadamente, longe dos demais. O que ela fazia. Como a lepra é uma doença que vai corroendo o corpo, ela colocava faixas no local atingido. Passado um tempo, aquilo apodrecia e começava a cheirar muito mal. O que se fazia então era retirar aquelas faixas, e com isso a pele vinha junto, e começavam a aparecer os ossos. A faixa era jogada fora. Não prestava para nada. – É justamente assim que Deus considera o melhor que nós podemos fazer.

 

Deus não ouve orações dos incrédulos (Is 59.1,2).

 

= A única coisa que pode nos levar para o céu é Jesus Cristo (At 4.12). Diga que o Papa não salva, religião não salva, a igreja não salva, etc. Nada pode salvar o homem. Somente Jesus Cristo (I Tm 2.5). Pela graça sois salvos (Ef 2.8).

 

J Para Concluir: Rm 10.9,10. Explique esta passagem. Se sentir que a pessoa entendeu bem, faça um apelo, se não, diga conclua da maneira que achar melhor, diga se poderá voltar outra vez. Convide para a Igreja.

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com

 

 

 



.