A ESCOLHA É SUA!!

Dt 5.1-6

 

Deuteronômio: Palavras. Segunda Lei ou Repetição da Lei.

 

Deuteronômio é mencionado mais de oitenta vezes no N.T. e foi citado por Cristo mais do que qualquer outro Livro do V.T.

 

Se refere à repetição da Lei por parte de Moisés para a nova geração de israelitas que já estavam em condições de entrarem em Canaã. Portanto, o que vemos aqui é a reafirmação da Lei, a Aliança de Deus com o povo de Israel em Êxodo 19.

Portanto, quando da entrada de Israel na Terra, o auditório não era mais o mesmo de Êxodo 19.

 

A Terra já não era mais Prometida, era dada. Muitos anos já se passaram, em Levítico: 38 anos, e a Aliança do Sinai permanecia, era perpétua. Passaram-se os anos, morrera gente, nascera gente, mas o pacto era contínuo. Era com aquela geração ali, viva, como seria com outras gerações.

 

O povo está prestes a entrar na Terra. Moisés quer que o povo recorde os ensinos divinos. O livro têm TRÊS DIVISÕES, representadas por três imperativos:

1) Recorda (1.1 - 4.43)                 2) Obedece (4.44 - 26)     3) Cuida (27 - 34)

 

Filipenses 2.5-8  ç  Humildade + Obediência = Compromisso com Deus!!

 

O primeiro imperativo chama a atenção do povo para o fato de sua redenção do Egito no passado, e serve como motivo para o segundo,

a obediência que Deus esperava de Seu povo, uma vez estabelecido em Canaã.

E daí, o passo para o terceiro imperativo, cuidar de seguir a Aliança.

 

Não bastava para o povo apenas ouvir os ensinamentos das leis por parte de Moisés, o povo tinha de cumprir, cuidar de observar, ter um compromisso de fazer o que ouviam.   PÃO NOSSO:

“Um rapaz queria saber como chegar a determinado túnel em uma cidade que ele não conhecia. Parou em um posto de gasolina e perguntou como chegar lá. O empregado do posto respondeu: “O senhor quer saber o melhor caminho para o túnel? É a coisa mais simples! Vá até o terceiro semáforo e entre à esquerda. Siga por dois quarteirões e, então, tome a estrada da direita.  Siga por um quarteirão e, então, entre novamente à esquerda até você chegar a um posto de gasolina, entre à direita e você estará no túnel”. Depois de 30 minutos o rapaz estava perdido. Quando parou em um semáforo, um outro carro parou ao lado. O rapaz então abriu a janela e perguntou: “por favor, senhor, pode me indicar o caminho para o túnel?” O homem respondeu: “Claro, estou indo para lá. SIGA-ME!”.

Há uma grande diferença entre ENSINAR o caminho e MOSTRÁ-LO.

 

Dt 5.1, “Ouve, ó Israel”. O que vai ser dito é algo solene que merece toda a atenção. É uma chamada para ouvir e obedecer.

 

Este é um dos termos mais fortes em Deuteronômio: a obediência que o povo de Deus deve à Sua Palavra. “Ouve” é um do verbos mais comuns.

 

A atitude do povo para com a Lei é claramente mostrada: ouvir, aprender e cumprir. É assim que nós também devemos nos relacionar com a Palavra de Deus: dando-lhe atenção, buscando aprendê-la e então cumpri-la.

Em Gênesis, Deus fala. Em Êxodo, Deus age. Seus atos são suas credenciais. Ele fez algo por Seu povo. Tirou-o do Egito, da “casa da servidão”. Ele é o Grande Libertador, que tira o Seu povo da escravidão e o conduz À Liberdade. Foi exatamente isso que Cristo fez por nós (Gl 5.1).

 

+  Por aquilo que é e por aquilo que fez por Israel, Deus espera obediência do Seu povo. Por aquilo que é e por aquilo que fez por nós, Cristo merece nossa obediência.

 

Dt 10.12-16. A resposta desenvolve o que Deus espera de Israel. Parece contradição: amor e temor. Mas, temor não é pavor. É um temor reverente.

 

&       Tudo o que Deus pede pode ser resumido numa só palavra: obediência, e a maior exigência de Deus (1Sm 15.22).

 

Dt 10.16. O amor divino é tão grande que só pode ser respondido com todo o ser: o coração circuncidado e a pessoa curvada diante de Deus.

 

JOSUÉ 24.14

 

Aqui, em Siquém, acontece outra reunião solene. E Josué em sua mensagem mostra o cuidado de Deus para com o Seu povo. Ele mostra a necessidade de esse povo temer e servir ao Senhor. Ligar com Dt 10, temor.

 

q   O Apelo: (24.15) “Escolhei hoje a quem haveis de servir”.

 

q   O Exemplo: (24.15) “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

A mensagem é mais importante que o mensageiro. Mas o encanamento que leva a água preciosa precisa estar em condições adequadas, para não poluir o líquido precioso. Antes de pregar aos outros, de apelar à decisão de outras pessoas, Josué dá o exemplo.

 

q A Decisão: (24.16) “Então respondeu o povo, e disse: Longe esteja de nós o abandonarmos ao Senhor”. Decidiram servir ao Senhor, uma decisão de obediência.

 

q  A Confirmação: (24.21) “Disse então o povo a Josué: Não! Antes serviremos ao Senhor”. Israel reafirma aqui a boa decisão de servir ao Senhor.

 

Humildade + Obediência = Compromisso

 

q  O Compromisso: (24.25) “Assim fez Josué naquele dia um pacto com o povo”. A decisão seguiu-se a ação. Israel jogou fora os deuses estranhos e firmou publicamente um compromisso com Deus. muitas decisões boas se perdem porque falta a ação.

 

FÉLIX, o governador — At 24.22-27

 

É chamado: “o adiador”, o dado a transferir ou adiar toda decisão.

 

ï Nas coisas espirituais há uma multidão de pessoas deste tipo.

 

Félix já possuía um certo conhecimento com relação ao Caminho. No v. 22, alguém esperaria que dissesse: “Viu palpavelmente a inocência de Pulo e deu-lhe sua liberdade”, mas o que se diz para sua vergonha eterna: “adiou a causa”.

 

Ele estava convencido da inocência de Paulo. Uma prova é que no próximo versículo, ele lhe concede vários privilégios.

 

Mais tarde com Drusila, sua esposa, após ouvir o que Paulo tinha a lhe dizer, novamente o despediu, adiando novamente a tomada de uma decisão.

 

Dois motivos são dados para Félix adiar sua decisão:

1) A Avareza: quis que Paulo lhe pagasse para ser posto em liberdade;

2) A Política: quis agradar aos judeus.

 

Ambas ambições fracassaram: Paulo não pagou e os judeus foram a Roma para se queixarem de Félix, que segundo a tradição, se suicidou.

 

ý  É fatal adiar uma decisão!!!

 

Uma vez que sabemos a maneira divina de como proceder devemos tomar a decisão correta.   Obediência produz Compromisso.

 

Quem você quer ser: Josué ou Félix...

 

 

Entrar com 1Tm 4.12

Tornar padrão dos fiéis, na palavra (humildade)

Tornar padrão  no procedimento (obediência)

Tornar padrão no amor, na fé, na pureza (compromisso)

 

A SUA VIDA ESTÁ EM SUAS MÃOS

Em uma certa cidade, vivia um homem cuja sabedoria todos respeitavam.

Um dia dois jovens se propuseram a tirar um “sarro” dele.

— Já tenho tudo pronto, disse Alberto a João.

— Vês? Aqui na mão tenho um passarinho. Vamos perguntar ao velho como está o passarinho. Se ele disser que está morto, abro a mão, deixarei livre o passarinho e vamos rir do velho. Se ele disser que está vivo, apertarei a mão até matá-lo, e também vamos rir dele.

Encontraram o velhinho, depois de cumprimentá-lo, inventaram-lhe uma história. Ao concluí-la, um deles perguntou:

— Senhor, como está o passarinho?

Com muita tática, o velho respondeu:

— O PASSARINHO ESTÁ COMO TU QUERES!

 

 

Você também, querido jovem, tens a Sua vida nas mãos. Pode fazer com ela o que quiser (ser Josué ou Félix).

 

A responsabilidade é sua!!!


A Maior das Escolhas

Mc 9.33-37

 

Pr. Cleverson de Abreu Faria

 

 

Vamos falar sobre o Maior dos homens. A Maior Pessoa que já viveu ou que viverá neste mundo. Muito maior que Buda, Hitler... Por Ele ser O Maior dos homens, fez o Maior dos sacrifícios. Nos deu o Maior dos presentes. Concedeu o Maior exemplo já visto. Demonstrou o Maior amor já praticado...

 

Deus é maior que o homem (Jó 33.12)

 

Maior por Seu Nascimento

Is 7.14 – Profecia sobre Emanuel.

Is 9.6 – Profecia. Veja como por Seu nascimento Ele já é Maior!!

Lc 1.26-38 – Nascimento sem pecado. V.32, “Ele será Grande”!

Jo 8.53-58 – Cristo afirma Sua existência antes de tudo.

 

Hb 6.13 diz Deus quem fez a promessa. Gn 22.15,16, diz o Anjo do Senhor. este Anjo é Cristo. Ora, Deus é maior que os homens, Cristo também! Você o conhece? Você conhece o Maior dos homens?

 

Maior por Sua Vida

Lc 11.31,32 – Cristo declara ser Maior que pessoas ilustres.

Rm 9.5 – Diz que Cristo é Deus Bendito, Maior que todos.

Lc 4.32 # Mc 1.22 – Fala como quem tem autoridade

1Pe 2.22 # Is 53.9 – Não havia dolo Nele. (Dolo: ação praticada com a intenção de violar o direito alheio. Fraude. Traição. Engano).

 

ƒ Maior por Seu Amor

Lc 22.27 – Seu amor demonstrou humildade

1Pe 2.23 – Por Seu amor não retratava quando era caluniado.

Lc 19.41 – Ao chorar mostra o Seu amor pelos pecadores.

Jo 11.35 – Fala quando chorou. Episódio de Lázaro. Mais tarde você perceberá o que Ele tinha a ensinar sobre a ressurreição.

 

Mc 5.21-24 # 35-42 – A Cura da filha de Jairo – A Vontade do homem Versus a Vontade de Deus

Jairo queria que Cristo fizesse a sua vontade. Que fosse curar sua filha a sua maneira. Era ele quem decidia: Vamos rápido! Depressa! Agarrando-o pelo braço, apurou os passos... apresentando os procedimentos que ele queria que Cristo fizesse: 1) O Senhor Se levantará; 2) Virá comigo; 3) Andará depressa; 4) Entrará no quarto de minha filha; 5) Dirá palavras maravilhosas e a curará.

Mas não é assim. Não é Cristo que deve se adaptar a nossa vida e sim o contrário. Se queremos seguir o Cristianismo, nós é que devemos nos submeter a Cristo e nos submeter a Seu tempo.

Por que Cristo demorou? Justamente para ensinar essa lição a Jairo. Aí sim, ele entendeu.

O que Cristo tem para nós é muito Maior do que nós esperamos para nós mesmos.

Para Jairo, ele queria a cura de sua filha. Mas Cristo deu a ressurreição. Só então, ele entendeu.

 

Maior por Seu Sacrifício

Hb 10.10,11 – Uma oferta para sempre. O sacrifício do homem não remove os seus pecados.

Is 53 – O Maior Exemplo do Servo Divino.

 

Quadro da Crucificação

Ao observar este quadro, perguntava: “Quem são?” “Quem é a pessoa que está na cruz à direita?” “É o ‘bom’ ladrão, o que se arrependeu”. “Quem é o da esquerda?” “É o que não se arrependeu”. “E quem são os que se encontram ali embaixo?” – Com remorsos, mudança de voz: “São os soldados judeus que mataram a Jesus”.

Mas, não foram os judeus que crucificaram a Cristo. Fui Eu (e foi Você)! Cada era que eu cometo é uma cuspida no rosto de Cristo, cada pecado que cometo é um furo em suas mãos, seus pés...

Não foram os judeus que crucificaram a Cristo! fui eu!

Não foram os judeus que O fizeram carregar uma cruz,

que zombaram dEle,

que açoitaram a Ele,

que cuspiram nEle,

que colocaram um prego em Suas mãos e em seus pés,

que colocaram uma coroa de espinhos em Sua cabeça.

Fui Eu! E foi Você!

 

Sua morte só tem valor para aqueles que O aceitam!

 

Hb 10.29

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com