www.uniaonet.com/prcleverson.htm
Mensagens/Estudos do Pr.Cleverson

II TESSALONICENSES

 

Pr. Cleverson de Abreu Faria

Pr. C.A. Nickell

 

PANORAMA

            O escritor é Paulo, o apóstolo (1:1 e 3:17). A Carta fora endereçada à igreja em Tessalonicenses (1:1). Escrita em cerca de 52 d.C.

 

PROPÓSITO

           Não muito tempo depois de ter escrito a carta I Tessalonicenses, talvez na volta do mensageiro de I Tessalonicenses, foi necessário para Paulo escrever II Tessalonicenses para:

1.      Dar mais instruções acerca da Segunda Vinda de Cristo - 2:1; e o “Dia do Senhor” - 2:2 e 1:3 com I Ts. 1:3. Aparentemente eles não cresceram na esperança, mas ficaram confusos, pensando que estavam no início da Tribulação.

2.      Dar exortação sobre o trabalho - 3:10,11; alguns desordeiros (3:6) e todos em perigo de cansar sobre a precisão de perseguição.

3.      Encorajá-lo no meio da perseguição severa - 1:4-7.  (Luck)

 

CHAVES

            Os versos chaves são: 1:7,8.  (Lee)

 

COISAS NOTÁVEIS

1.      A Epístola fora escrita pouco depois de I Tessalonicenses. Sabemos disto pelo fato de que Paulo ainda liga Silvano e Timóteo consigo. Eles não ficaram com ele muito tempo depois de um ano e meio que ele passou em Corinto - Atos 16:5,18; 19:22; 18:11. Assim concluímos que a Epístola era escrita de Corinto durante o tempo dele lá.  (Luck)

  1. Devido a uma carta falsa e uma mensagem verbal, também falsa, ambas atribuíram a ele, com revelação imaginárias do Espírito - 2:2, dadas por algum ou alguns membros da igreja, os cristãos começaram a entristecer-se julgando que já estavam passando pela Grande Tribulação, e que o grande e terrível “Dia do Senhor” já viera.  (Lee)
  2. Capítulo 2 é o coração da epístola, pois trata o “Dia do Senhor” que se refere àquele período em que Deus julgará Israel e as demais nações, período esse que será de Grande Tribulação - Joel 1:15, 2:1, 3:14, Isaías 2:10-22. Para refutar estes erros Paulo cita 3 acontecimentos necessários antes do “Dia do Senhor” chegar:

       a) Uma apostasia na igreja professa - v.3

       b) O povo de Deus será arrebatado - v.7

       c) A revelação do anticristo - v.3,4  (Pearlman).

  1. Uma vigorosa passagem em 2:3-12 fala das muitas características da vinda do homem do pecado, que também é chamado a besta, o filho da perdição e o anticristo.  (Orr)
  2. As palavras traduzidas como “seja afastado aquele que agora o detém”, sem dúvida refere-se à obra do Espírito Santo nesta era.  (Orr)
  3. Embora para Paulo a Segunda Vinda de Cristo fosse a “Bendita Esperança” - Tt. 2:13, ele nunca permitiu que iminência dela interferisse no seu ardente e fervoroso labor para Cristo.  (Orr)

 

JÓIAS DO LIVRO

            1) 1:12 - Até sofrimento pode glorificar a Deus                    4) 3:6 - Separação entre irmãos? Sim,

            2) 2:15 - Sempre firme                                                                        certo!

            3) 3:2 - Um homem sem fé é perigoso                                 5) 3:14 - Separação e marcação

 

SUMÁRIO

             1) Encorajamento em perseguição  1                           

             2) Instruções sobre o “Dia do Senhor”  2

             3) Como agir sendo crente enquanto espera a Volta do Senhor  3  (Luck)

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com

 

 

 



.