Pr. Cleverson de Abreu Faria
Pr. C.A. Nickell
O escritor trata-se do velho apóstolo João.
Seu nome não é dado, mas usa o pronome pessoal singular (1:4 e 2:1). A Igreja Primitiva reconheceu João como o escritor. Evidências internas mostram que João é o escritor: fora testemunho ocular (1:1-3); o uso de muitas frases e palavras que só se acham no Evangelho de João são encontradas nesta epístola: “O Verbo” (João 1:1 e Apocalipse 19:13); “Nossa alegria seja completa” (João 16:24); “Não praticamos a verdade” (João 3:21 e I João 1:6), etc. (Luck). É uma Epístola de caráter geral. Não é endereçada a qualquer igreja em particular, mas a todos os crentes em Cristo (2:12-14 e 5:13).
Escrita em cerca de 90 d.C., provavelmente de Éfeso. (Lee)
A Epístola está escrita para que o crente tenha a certeza da vida eterna em Cristo e mostra-nos como andar em comunhão com Jesus Cristo para que “não pequeis” - 2:1; e que a “nossa alegria seja completa” - 1:4. (Luck)
Os versos chaves são: 5:12,13 (Luck).
As palavras chaves: “saber” (32 vezes); “comunhão”; “o mundo” - nosso inimigo (23 vezes); “amor” (21 vezes) e “luz” (6 vezes).
1. Esta é uma carta familiar do Pai Celestial para os seus filhinhos. O mundo é visto como lá fora. Aqui, Deus está preocupado com o procedimento de seus filhos. (Orr)
2. De acordo com a tradição, João cuidou da mãe de Jesus até a morte dela. Depois da destruição de Jerusalém, mudou-se para Éfeso. Entre os seus “alunos”, contam-se homens valorosos como Policarpo, Papias e Inácio (pais da Igreja). (Orr)
3. Logo após o estabelecimento da Igreja Cristã, o erro começou a infiltrar-se em seus ensinos. Os convertidos vindos do judaísmo e do paganismo procuravam abalar a fé cristã com as teorias de suas primitivas crenças. Isto orientou a heresia e apostasia que culminou com o gnosticismo. Esta seita, admitindo a divindade de Cristo, negava a sua humanidade e retinha outras idéias heréticas. Chamavam-se gnósticos (os sábios) e se colocavam na posição de “aristocratas da sabedoria” e olhavam com lástima e desprezo à todos os que aderiam à apostólica. (Lee)
4. Características da epístola:
a) Linguagem simples, mas verdades profundas.
b) Contraste notável - 2:4,5; 5:19; 1:5; 3:14; 4:20; 2:22.
c) Ênfase na humanidade de Cristo (O Evangelho enfatiza a divindade de Cristo).
d) Não há citação do V.T.
e) Verdades conhecidas são repetidas. (Luck)
5. Escrito para filhos, isto é, os filhos de Deus; em outras palavras, apenas para os crentes. (Orr)
6. I João 1:9 é, para o crente, a CHAVE que mantém a porta da oração aberta, o caminho da comunhão e o crescimento espiritual do crente. (CAN)
1) 1:6,7 - Luz e trevas - um teste de comunhão. 6) 3:1,2 - Salvação agora!
2) 1:8 - Auto decepção 7) 4:1-4 - Provai os espíritos
3) 1:9 - A chave para a vitória na vida cristã 8) 4:7-21 - O amor de Deus
4) 2:3-6 - Quem conhece-O, guarda os seus mandamentos 9) 5:11-13 - A certeza da vida
5) 2:15-17 - A relação com o mundo eterna
1) Deus é Luz 1 - 2
2) Deus é Amor 3 - 4
3) Deus é Vida 5 (Luck)
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