IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino _ Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 3851-3166 e 3581-4699

www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm
Informativos : ABRIL/2004 ( 09a12 )

ANO VI – 04  DE ABRIL N.º 09

EXPECTATIVA DE SOFRIMENTOS

“Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte...” Filipenses 3.10

Jesus Cristo não foi um homem qualquer. Levantavam paralíticos, curavam cegos, ressuscitavam mortos. Um mistério profundo sobre sua vida e acontecimentos indica que Ele era especial. Finalmente o Espírito Santo colocou nos lábios de Pedro as palavras da revelação: “Tu és o Cristo!” Jesus é o Cristo, o Messias prometido e esperado. A identidade de Jesus é revelada. E o primeiro ensino do Mestre, em seguida, é que o Messias deveria sofrer.

A opinião popular sobre o Messias era que Ele seria uma figura poderosa politicamente, aproveitando-se da regalia e privilégios dos nobres. A idéia de que o Messias deveria sofrer não passava pela mente dos discípulos.

Porém, entre a confissão de Pedro e a sua entrada triunfal em Jerusalém, Jesus repete três vezes que era necessário que o Messias sofresse. Ele não poderia ser Messias e ficar isento da injúria, dos insultos e da humilhação que o esperavam em Jerusalém.

À medida que os doze aproximavam-se de Jerusalém, aumentava sua apreensão, mas só foi muito depois que começaram a compreender; e, como Paulo, passaram o resto de suas vidas conhecendo “o poder da sua ressurreição e [participando de] seus sofrimentos, tornando-se como ele em sua morte, para...alcançar a ressurreição dentre os mortos”.

Devocinal

CADA DIA, Volume 23, Número 04/2004

LPC - Comunicações


INTERCESSÃO

 “orai uns pelos outros, para serdes curados”.

 

Renata fará um transplante, Escolas que não permitiram que os Gideões distribuíssem o Novo Testamento. Agradecer o livramento do irmão Enéias de um acidente. Cida pelo seu registro na firma em que trabalha. Pelas sociedades internas da Igreja, UMP, SAF, Escola Dominical, Junta Diaconal e Conselho. Pela vida espiritual do Diácono Rodrigo. Saúde de D. Odete, mãe do Presb. Valdir. Pelo consolo para família Souza, que perdeu seu ente querido Gérson, na cidade de Jundiaí.

 

PLANTÃO DIACONAL

 

Diácono Adriano Coradello

 

ENSAIO DO CONJUNTO CORAL

 

Terça-feira às 20:00h haverá ensaio do conjunto coral. Esperamos por mais vozes, para reforçar nosso conjunto

 

ESTUDO BÍBLICO

 

Na semana passada aprendemos sobre “Todas as coisas contribuem para o bem” nesta semana estudaremos o seguinte tema “Dando Graças ao Senhor”. Venha estudar a bíblia com a gente.

 

SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA

 

A SAF avisa às suas sócias que todas as segundas tem reunião de oração no templo, às 20:00h.

 

UNIÃO DE MOCIDADE PRESBITERIANA

 

A UMP convida a todos os jovens para sua reunião aos sábados às 20:00h no templo.

 

GRUPOS FAMILIARES

Grupo Daniel: Não haverá reunião nesta semana.

Grupo Rosa de Saron: Se reunirá na residência da irmã Rita Lira, R. João Dentello, n.º 580, Águas Claras.

Grupo Lírios do Vale: Se reunirá na residência de D. Cida Rangel, Av. 24 de Outubro, 243, centro.

Grupo Vencedores por Cristo: Se reunirá na residência dos irmãos Pedro e Alice, R. Lydia Tiziani Borceda, n.º 140,  Jardim Anésia.

Grupo Ebenézer: Se reunirá na residência dos irmãos Dircélia e Adão, rua Bernardino  Ietauro, n.º 140, B. Sérgio Dorneles.

Todos os grupos se reúnem na quinta-feira às 20:00hs.

LEITURA DEVOCIONAL

O tema de nossas devocionais em Abril será:

“A Maldição da Cruz”

Em três cruzes, três homens foram levantados no Monte da Caveira. Dois ladrões e um justo. O justo no meio, era Jesus, o Filho de Deus. Cena horrível. Homens condenados à morte num instrumento de extrema tortura, até que o sofrimento insuportável os levou a perderem os sentidos e à morte por asfixia.

Não há beleza nem orgulho na cruz. A cruz é motivo de terror e vergonha. E se um justo, o Filho de Deus, morreu numa cruz, isto aumenta infinitamente o terror e a vergonha. A cruz é símbolo de maldição, crime, condenação, tortura, pecado. O pecado era meu, a pena capital era minha. Ele sofreu e morreu em meu lugar.

Domingo: Lucas 22.47-53

Segunda: Colossenses 2.13-15

Terça: João 8.38-47

Quarta: Marcos 15.16-21

Quinta: Lucas 22.19-23

Sexta: Marcos 14.66-72

Sábado: Marcos 15.33-47

PROGRAMA GENTE QUE CRÊ

 

Assista a Igreja Presbiteriana em rede nacional de televisão, na TV Bandeirantes. Conheça a opinião da IPB sobre assuntos variados do nosso cotidiano. Segunda, quarta e sexta-feira, inserções entre 11h30 e 12H, uma promoção da RPC, Rede Presbiteriana de Comunicação. Pela Internet www.lpc.org.br

 

RESUMO DO SERMÃO 28/03/04

Texto III João 1-4

Tema: Os Dez Mandamentos da boa Saúde

1.Respirar ar puro. 2.Luz Solar 3.Abstinência

4.Exercício Físico. 5.Regime Alimentar Equilibrado

6.Uso de Água. 7.Higiene Pessoal. 8.Repouso 9.Descanso 10.Confiança em Deus.

 

RELATÓRIO DA E. D. – 28/03/2004

CLASSES

Mat.

Aus.

Pres.

Vis.

Tot.

Bíb.

Oficiais

6

0

6

0

6

6

Os Bereanos

20

10

10

0

10

8

Josué

4

2

2

2

4

2

Miquéias

14

5

9

0

9

8

Cordeirinhos de Jesus

2

2

0

0

0

0

TOTAL

46

19

27

2

29

24

 

 

 

ANIVERSARIANTES DE ABRIL

 

17/04 Gumercindo A. de Oliveira

18/04 Adriano Coradello 3585-7817

19/04 Gabriela Rabelo Gueth

27/04 Maria Rita da S. Neri 3589-2112

29/04 Willian F. da Costa 3585-2404

29/04 Débora C. da Costa 3585-2404

30/04 Nilza Veras Costas 30/04

 

AGENDA SEMANAL

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00hs.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30hs.

Terça:      

Ensaio do Conjunto Coral                 

20:00hs.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

20:00hs.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00hs.

Sábado:

Ensaio do Conj. Voz e Mensagem

19:00hs.

 

Reunião da Mocidade

20:00hs

 

LITURGIA

 

Cântico Espiritual

Oração de Adoração

Leitura Bíblica – Salmo 27

Hino 47 “Louvor e Glória”

Salmo 32.1-5

Hino 74 Sinceridade

Oração de Confissão

Hino 22 “Os Céus Proclamam”

Oração Intercessora

Mensagem

Hino 153 “Amparo Divino”

Oração de Consagração

Bênção Apostólica


ANO VI – 11 de ABRIL N.º 10

A Misericórida e o Amor de Deus na Paixão

Lucas 22, 14-23-56

Lucas, como é sabido, é considerado o evangelista da misericórdia, ou como o evangelista que marcou toda a tradição que nos entrega o pensamento do amor infinito de Deus que se manifestou em Jesus Cristo. Nenhum dos evangelistas percebeu como ele a sensibilidade do amor do Pai, que se deixa sentir de maneira especial entre os pobres, entre os que sofrem, entre os marginalizados. Não é difícil constatar nesse evangelho a preocupação de Jesus pelos fracos, pelos débeis, pelas viúvas, pelos órfãos, pelos pecadores, e pelas mulheres. Não é acidental neste Evangelho o fato de que apareçam nele textos que não encontramos nos outros Evangelhos. O da “parábola do pai misericordioso”, (que geralmente designamos, com menos propriedade, como a parábola do filho pródigo), ou a do “bom samaritano”.

A Paixão e a morte de Jesus são uma verdadeira revelação: manifestação da misericórdia do Pai. Só quem compreendeu uma atitude tão comovedora, como a que nos traz este Evangelho na parábola do pai misericordioso, poderá entender por que o evangelista olhou assim o mistério do sofrimento e da morte de Jesus. Lucas concebeu o relato da Paixão como uma contemplação de Jesus. Não faz sentido, por isso, a insistência na doutrina medieval sobre a “satisfação”. É incompatível com a fé a idéia de um Deus insensível que sacrifica Seu Filho como um cordeiro ofertado para aplacar Sua divindade ferida e irada. Como admitir Deus como uma fera acuada pelo pecado da humanidade? Por isso este relato é um convite ao leito a aproximar-se do Senhor, a seguí-Lo, a levar com Ele a “cruz” de cada dia (9,23). Também nos convida a prestar atenção no sangue dos mártires que acompanharam o exemplo de Jesus na história humana. O esvaziamento (kenosis) até a humanidade total, o sofrimento com causa, em solidariedade extrema, nos fazem reconhecer um Jesus que não foge à Sua condição humana.

Na palavra que dirige na cruz ao malfeitor arrependido: “hoje mesmo estarás Comigo no paraíso”, lembramos esse ‘hoje’ que nos transporta a Lucas 4,21, quando na sinagoga de Nazaré, Jesus declara que “hoje se cumpriu” a passagem de Isaías 61,1-2, que acabava de ler. O tempo se cumpriu e Ele, que veio para anunciar a liberdade aos cativos e a vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e para proclamar o ano da Graça do Senhor, aí está. Cumpriu Sua missão, porque morreu pendurado da cruz, como Mártir do Reino de Deus, mas seguirá vivendo entre nós, ressurreto, e nós o reconheceremos. O testemunho (martyria) mais chocante da causa do Reino de Deus, na missão de Deus cumprida sem o uso dos atributos divinos, é encontrado em Jesus. O mesmo que foi chamado pelos pais da Igreja Antiga (primeiros líderes), de “verdadeiro homem e verdadeiro Deus” (Credos e Confissões da Igreja Antiga).

O Reino não se conquista sem a cruz, é o que nos diz a Páscoa, ou o que deveria dizer! A páscoa dos cristãos é a Páscoa da Ressurreição. A morte, assim, é a Ressurreição conquistada, a Vida brota das sepulturas. “Eu sou a ressurreição e a vida...”. A Paixão, finalmente, nos convida a refletir sobre a causa do Homem de Nazaré, Mártir dor Reino, morto, ressuscitado e glorificado pelo Pai.

Tomé duvidou da ressurreição, (João 20,24), Jesus lhe disse, quando o mesmo conferiu Suas feridas: “Porque viste, creste, felizes os que não viram e creram!”.

Que isso nos faça Felizes! Em Seu santo nome,

Rev. Derval Dasílio

Igreja Presbiteriana Unida do Brasil – IPU



INTERCESSÃO

 “orai uns pelos outros, para serdes curados”.

Renata fará um transplante, Escolas que não permitiram que os Gideões distribuíssem o Novo Testamento. Cida, esposa do Enéias pelo seu registro na firma em que trabalha. Pelas sociedades internas da Igreja, UMP, SAF, Escola Dominical, Junta Diaconal e Conselho. Pela vida espiritual do Diácono Rodrigo. Saúde de D. Odete, mãe do Presb. Valdir. Saúde do irmão João Batista.

 

PLANTÃO DIACONAL

Diácono Adriano Coradello

 

ENSAIO DO CONJUNTO CORAL

Terça-feira às 20:00h haverá ensaio do conjunto coral. Esperamos por mais vozes, para reforçar nosso conjunto

ESTUDO BÍBLICO

Na semana passada aprendemos sobre “Dando Graças ao Senhor ” nesta semana estudaremos o seguinte tema “O poder da Oração”. Venha estudar a bíblia com a gente.

 

SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA

A SAF avisa às suas sócias que todas as segundas tem reunião de oração no templo, às 20:00h.

 

13º ANIVERSÁRIO DA IG. PRESBITERIANA

Sábado estaremos celebrando os 13 anos de organização de nossa Igreja. Pr. Gerson da IP. Santa Rita será o preletor e no Domingo pregará o Pr. Juvêncio da IP de Altinópolis. Participe e traga um amigo.

 

GRUPOS FAMILIARES

Grupo Daniel:  

Grupo Rosa de Saron: Se reunirá na residência do Diácono Adriano Coradello e Eliane, R. João Zambelli, n.º 530, Águas Claras.

Grupo Lírios do Vale: Se reunirá na residência de seu líder Presb. Orlando Pedro e Cida, R. Joaquim Miguel Pereira n.º 527, Jardim Progresso

Grupo Vencedores por Cristo: João Batista e Jurides, R. Izaltina Matozo de Oliveira n.º 210, Jd. Anésia.

Grupo Ebenézer: Se reunirá na residência do seu líder o Pr. Marcos e Carla, R. Fioravante Malaman, 70, Jd. Progresso.

Todos os grupos se reúnem na quinta-feira às 20:00hs.

 

LEITURA DEVOCIONAL

Domingo: Jó 19.23-27

Segunda: João 10.11-18

Terça: João 12.20-36

Quarta: João 20.1-10

Quinta: João 20.11-18

Sexta: João 20.19-29

Sábado: I Coríntios 15.1-20

RESUMO DO SERMÃO 04/04/04

Texto Mateus 27.33-44

Tema: Os Sofrimentos do Messias

1.Foi Preso Mt.26.50; 2.Cuspiram no rosto 26.27; 3.Fizeram gozações e lhe batiam 26.68; 4.Açoitado 27.26; 5.Despido 27.28; 6.Coroa de espinhos 27.29; 7. Caçoaram dele 27.29; 8. Bateram com bordão 27.30 e o Crucificaram27.35.

RELATÓRIO DA E. D. – 04/04/2004

CLASSES

Mat.

Aus.

Pres.

Vis.

Tot.

Bíb.

Oficiais

6

0

6

0

6

6

Os Bereanos

20

13

7

1

8

6

Josué

4

1

3

1

4

3

Miquéias

12

7

5

0

5

5

Cordeirinhos de Jesus

1

0

1

1

2

1

Retardatários

 

 

 

 

2

 

TOTAL

43

21

22

3

27

21

ANIVERSARIANTES DE ABRIL

17/04 Gumercindo A. de Oliveira

18/04 Adriano Coradello 3585-7817

19/04 Gabriela Rabelo Gueth

27/04 Maria Rita da S. Neri 3589-2112

29/04 Willian F. da Costa 3585-2404

29/04 Débora C. da Costa 3585-2404

30/04 Nilza Veras Costas 30/04

 

AGENDA SEMANAL

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00hs.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30hs.

Terça:      

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00hs.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

20:00hs.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00hs.

Sábado:

Ensaio do Conj. Voz e Mensagem

19:00hs.

 

Reunião da Mocidade

20:00hs


LITURGIA

Oração de Adoração

Leitura Bíblica – I Coríntios 15.1-11

Hino 266 “Rude Cruz”

Conjunto Coral

I Coríntios 15.50-58

Hino 268 “Redenção”

Oração de Confissão

Hino 21 “Deus Abrão”

Oração Intercessora

Mensagem

Conjunto Coral

Hino 155 “Castelo Forte”

Oração de Consagração

Bênção Apostólica


ANO VI – 18 de ABRIL N.º 11

PARABÉNS IGREJA PRESBITERIANA

 

“Com efeito, grandes cousas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres.” Salmo 126.3

 

Dia 14 de Abril, a Igreja completou seus 13 anos de organização eclesiástica, ou seja deixou de ser uma Congregação de Igreja, para se tornar uma Igreja Organizada.

Louvamos a Deus por todos os fiéis que têm labutado nesta obra. Pois muitos se desdobraram para ver realizado este sonho: “Ter uma Igreja Presbiteriana estabelecida em nossa cidade”.

O sonho hoje é realidade. Temos nossa sede própria, não precisamos mais alugar um salão, ou dividir as reuniões com os irmãos metodistas, como foi no passado.

            Também não precisamos mais do auxílio financeiro do Presbitério, pois a igreja caminha com suas próprias pernas, podemos já manter financeiramente nossos compromissos.

Embora sermos uma igreja pequena, temos grandes desafios. Estamos edificando um templo para 200 pessoas, com 4 salas de aula, para a glória do Senhor Jesus.

Precisamos consolidar o trabalho presbiteriano em nossa cidade. Divulgando com mais afinco a Palavra de Deus. Levando muitas vidas aos pés de Cristo.

Contamos hoje com um rol de membros de 49 membros maiores e 7 menores, totalizando 56 membros. Um Conselho formado por um pastor, 4 presbíteros na ativa, 1 presbítero em disponibilidade. Uma Junta com 3 Diáconos. Uma Escola Dominical com 43 alunos matriculados em 5 classes. Uma Sociedade Auxiliadora Feminina com 10 sócias. Uma União de Mocidade Presbiteriana com 15 sócios. Um Conjunto Coral com 8 vozes, e um Conjunto Voz e Mensagem com 6 membros.

Por tudo isto podemos dizer como o salmista: Com efeito grandes coisas o Senhor tem feito por nós, por isto estamos alegres”.

Pr. Marcos Aurélio Quintino

Igreja Presbiteriana do Brasil – Porto Ferreira

 


INTERCESSÃO

 “orai uns pelos outros, para serdes curados”.

Renata fará um transplante, Escolas que não permitiram que os Gideões distribuíssem o Novo Testamento. Cida, esposa do Enéias pelo seu registro na firma em que trabalha. Pelas sociedades internas da Igreja, UMP, SAF, Escola Dominical, Junta Diaconal e Conselho. Pela vida espiritual do Diácono Rodrigo. Saúde de D. Odete, mãe do Presb. Valdir. Saúde do irmão João Batista.

PLANTÃO DIACONAL

Diácono Orlando de Souza 

ENSAIO DO CONJUNTO CORAL

Terça-feira às 20:00h haverá ensaio do conjunto coral. Esperamos por mais vozes, para reforçar nosso conjunto 

ESTUDO BÍBLICO

Na semana passada aprendemos sobre “O poder da Oração” nesta semana estudaremos o seguinte tema “Entregando ao Senhor os problemas”. Venha estudar a bíblia com a gente.

SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA

A SAF avisa às suas sócias que todas as segundas tem reunião de oração no templo, às 20:00h. 

13º ANIVERSÁRIO DA IG. PRESBITERIANA

Agradecemos aos pastores Gerson Braga Pereira e família e Juvêncio Borges Silva pela presença edificando em nosso meio por ocasião das comemorações de nosso 13 anos de existência.

GRUPOS FAMILIARES

Grupo Daniel:  Se reunirá na residência do Presb. Geraldo e Rita, R. Antônio Elias n.º 210, B. Santa Rosa II.

 

Grupo Rosa de Saron: Não terá sua reunião esta semana, mas estará participando do aniversário da Congregação da Assembléia de Deus no bairro Águas Claras, na sexta-feira.

 

Grupo Lírios do Vale: Se reunirá na residência da irmã Nilza e seu filho Salvador, rua Vicente José de Araújo, 182, centro.

Grupo Vencedores por Cristo: Se reunirá na residência do seu líder Domingos Momesso e Regina, R. 29 de Julho, n.º 2080, Jd. Primavera.

 

Grupo Ebenézer: Se reunirá na residência da irmã  Luíza Landim , R. Claudenor da Silva Borges, n.º 120, Jd. Jandira.

Todos os grupos se reúnem na quinta-feira às 20:00hs.

 

LEITURA DEVOCIONAL

 

Domingo: Apocalipse 1.1-8

Segunda: Marcos 4.10-20

Terça: João 15.8-20

Quarta: Mateus 18.1-4

Quinta: Marcos 12.28-37

Sexta: Gálatas 6.12-16

Sábado: I Coríntios 15.19-26

 

PROGRAMA DA PORTO FM.106,9

A partir desta segunda-feira estamos com 10 minutos na rádio Porto FM. Das 6:50 às 7:00h. Nossa igreja dirigirá o programa nesta terça-feira. Ligue o rádio, ouça e divulgue.

BOAS VINDAS

 

A todos que aflitos, buscam a paz;

A todos que choram e buscam consolo;

A todos que lutam e buscam servir;

A todos que na solidão, buscam o amor;

A todos que pecam e buscam a salvação;

A todos que, forasteiros buscam amizade;

A todos que, em esperança, buscam a verdade;

A todos que, tendo encontrado a felicidade,

desejam compartilhá-la;

A estes e a todo aquele que busca um sentido para a vida,

Esta Igreja abre suas portas e os acolhe em o nome do SENHOR JESUS CRISTO.

 

 

 

ANIVERSARIANTES DE ABRIL

 

17/04 Gumercindo A. de Oliveira

18/04 Adriano Coradello 3585-7817

19/04 Gabriela Rabelo Gueth

27/04 Maria Rita da S. Neri 3589-2112

29/04 Willian F. da Costa 3585-2404

29/04 Débora C. da Costa 3585-2404

30/04 Nilza Veras Costas 30/04

 

AGENDA SEMANAL

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00hs.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30hs.

Terça:      

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00hs.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

20:00hs.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00hs.

Sábado:

Ensaio do Conj. Voz e Mensagem

19:00hs.

 

Reunião da Mocidade

20:00hs

 

LITURGIA 

 

Oração de Adoração

Leitura Bíblica – Salmo 135

Hino 38 “Louvores Sem Fim”

Conjunto Coral “Nós de Adoramos”

Conjunto “Voz e Mensagem”

Hino 42 “O Grande Amor de Deus”

Oração de Gratidão

Hino 61 “Ações de Graças”

Oração Intercessora

Mensagem

Conjunto Coral “Maravilhoso Amor”

Hino 63 “As Muitas Bênçãos”

Oração de Consagração

Bênção Apostólica

 


ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA


Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino - Fone 3581-3166
Presb. Marcos D. da Costa - Fone 3585-2404
Presb. Orlando Pedro - Fone 3581-3911
Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 3589-1942
Presb. Paulo Sérgio de Souza - Fone 3581-4551 

Junta Diaconal:

Adriano Coradello - Fone 3585-7817
Rodrigo Carlos Brandão – Fone 9759-4186
Orlando de Souza





Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br -www.uniaonet.com