www.uniaonet.com/niltoemancipar.htm
Jocum
– Jovens com uma Missão / Ministério Transcultural

Caixa Postal: 226 * CEP. 78.900-970 *Porto-Velho -RO - Brasil
* Fone: res
0** 69 223 91 03. escola : (69) 221-6690
celular. 0**.69.8116.1675
C/c 30.548-0 Agencia 2290-X B.Brasil e
C\c 19.645-2 agencia 1294-7 Bradesco
2006

http://www.uniaonet.com/nilto.htm _ Nilto Correa Cavalheiro .

 April 21, 2006  : projeto  este estamos ainda trabalhando  nilto cavalheiro

April 09, 2006  Nilto estou mandando um esboço do projeto, as dúvidas estão em vermelho. Bete
 

PROJETO ENSINANDO PARA EMANCIPAR

JOCUM

 

PESSOAL RESPONSÁVEL

 

 

 

Reinaldo Cazão Ribeiro

Diretor de Jovens Com Uma Missão (JOCUM)

Estrada do Belmont , 12008 – Nacional

 

 

Elizabete Araújo Eduardo

Enfermeira do Ambulatório -COREN/PR39965

 

Redação do Projeto

 

Elizabete Araújo Eduardo

Enfermeira do Ambulatório -COREN/PR39965

 

I. APRESENTAÇÂO

 

   Jovens Com Uma Missão – JOCUM é uma organização não-governamental de caráter filantrópico, que desenvolve, há 20 anos na região norte do Brasil, diversas ações assistenciais e educacionais junto às populações do Baixo Rio Madeira e redondezas de Porto Velho.

 

   Desenvolve vários projetos na área educacional, podemos citar dentre eles,  pesquisas lingüísticas e antropológicas desenvolvidas nas comunidades tradicionais, trabalhos na área de etno-educação, e funcionamento de  duas escolas em nossa sede, uma pré-escolar(atende crianças até 3 -6 anos de idade) e  outra de ensino escola fundamental atendendo cerca de 90 crianças da 1ª à 8ª série.

 

       

II. JUSTIFICATIVA

 
     Considerando que a escola exerce enorme influência sobre a personalidade dos indivíduos e seu conseqüente comportamento social ao lidar com outros elementos e grupos da sociedade, o projeto "Ensinando para Emancipar: da Escola Maria do Carmo Ribeiro" parte da premissa de que é preciso fornecer aos alunos informações referentes aos efeitos prejudicias do uso de drogas bem como orientações sobre DST/Aids, induzindo os alunos a uma reflexão critica sobre estes assuntos para que eles frente a situações de risco consigam tomar decisões mais acertadas,e passem a ser agentes transformadores do ambiente escolar.

 

      

 

III. METAS


A meta principal do projeto é fornecer treinamento aos alunos para que os mesmos possam usar do seu poder de decisão com liberdade e responsabilidade por si mesmos tanto em sala de aula como em outros ambientes da sociedade.. Ao final do processo, espera-se que os participantes capacitados pelo projeto tenham modificado sua visão e comportamento e que consigam repassar aos demais atores do universo escolar essa nova visão mais arejada fazendo com que eles exerção seu papel de emancipado. Encara-se o aluno como um elemento multiplicador: a capacitação a que será submetido tenderá a espraiar-se para dezenas de outras pessoas, sejam elas estudantes, colegas, professores, funcionários, pais de alunos e a comunidade em geral.

 

 

 

IV. OBJETIVOS

 

Capacitar grupos de alunos do ensino fundamental e comunidade escolar, a lidarem com a temática: Drogas na Escola e DST/Aids , tornado tais pessoas uma referência positiva e acessível no encaminhamento de questões e situações que possam emergir neste ambiente. Através da realização de encontros regulares (quinzenais), os alunos terão contato tanto com discussões de cunho teórico-pedagógico quanto com atividades práticas na forma de oficinas e dinâmicas de grupo onde serão levados a uma reflexão crítica sobre a própria sexualidade, de modo que possam enfrentar com naturalidade os desafios colocados por uma sociedade cujos valores morais em torno do sexo encontram-se em constante transformação; além de conhecerem os efeitos prejudiciais do uso de drogas sobre seu corpo, alma e espírito. Nas semanas intercaladas entre as reuniões quinzenais, serão realizadas palestras de acordo com o interesse demonstrado pelos alunos e comunidade escolar

 

V. METODOLOGIA/ESTRATÉGIA DE AÇÂO

 

A capacitação ocorrerá através de encontros quinzenai de 2 horas de duração, , num período de três meses, de agosto a novembro de 2006, coincidindo com o segundo semestre letivo. As reuniões serão nas próprias escolas e estarão a cargo dos coordenadores do projeto, todos eles pertencentes Jocum- Pvh sendo estes  dotados de qualificação profissional para tal.

-Explicar, sucintamente, como o projeto será desenvolvido (ações/atividades previstas, meios de realização).....

 -detalhar diferentes etapas serão implementadas e qual a inter-relação entre as mesmas

-indicar os mecanismos de acompanhamento e avaliação do projeto a serem usados pelo solicitante e identificar as parcerias envolvidas no projeto.

 

VI. PÚBLICO ALVO

 

 

     . Alunos da rede municipal de ensino de Porto Velho e membros da comunidade escolar.

 

 

 

VII. RECURSOS HUMANOS

 

 01 enfermeira

 

 

    A) RECURSOS NECESSÁRIOS

 

       ??????

 

 

IX.CRONOGRAMA

 

  A execução do projeto se dará à partir de sua aprovação e liberação dos recursos neles propostos. As bases orçamentárias nos permitem uma rápida aquisição dos material necessário.

 


Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm