BIOGRAFIA MISSIONARIA

Missionário:          Nilto Corrêa Cavalheiro

Campo:                      Norte do Brasil

Nilto Corrêa Cavalheiro, filho de Pedro da Silva Cavalheiro e Olívia dos Santos Corrêa, nascido em 23 de abril de 1966, natural de Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul.

Seu pai nunca foi cristão evangélico e faleceu em 1993, seu corpo foi encontrado muitos dias após a morte, suicidou-se por enforcamento, ou foi assassinado, ainda paira uma dúvida. Sua mãe faleceu em 1975, assassinada pelo marido com 4 tiros de um revólver calibre 38, sua mãe também nunca foi cristã evangélica. A família é composta por mais cinco irmãos: Nelci, Sary, Aguinaldo, Berenice e Marta.

Nilto, dos 9 (nove) anos aos 11 (onze) anos de idade morou com as irmãs no orfanato Instituição de São Francisco de Sales, da Igreja Católica em Palmeira das Missões-RS, onde serviu de coroinha, na época a administradora era a irmã / freira Hedy Bergmann.

Nilto Corrêa Cavalheiro, morou além do Estado do Rio Grande do Sul em Santa Catarina, São Paulo, Rio de janeiro, Amazonas, Sergipe e Rondônia.

Sua conversão aconteceu no final de 1990. Até junho de 1991, morou com o Pastor Mário César, Diretor do C.R.E.R. - (Centro de Recuperação e Evangelismo de Ruas). Nilto era dependente químico. A partir de então, Nilto teve a certeza da sua Salvação Eterna e foi batizado pelo Pastor Claudemar, da Comunidade Evangélica Luterana da Renovação, Igreja que Nilto se converteu em Cachoeirinha-RS.

Desde então com o estudo da Bíblia e a leitura de várias Biografias Missionárias, Nilto teve a certeza de que Deus estava lhe chamando para a obra missionária.

No mesmo mês de junho de 1991, ingressou na JOCUM - Jovens com uma Missão. Morungava – Gravatai/RS, onde cursou a ETED (Escola de Treinamento e Discipulado. Em janeiro de 1992 embarcou para Porto Velho, onde estudou no Ministério Transcultural) de Jovens com uma missão, lingüística, antropologia, educação - educação-bilingue-bicultural, desenvolvimento comunitário, sendo todos os cursos registrados na UDN- Universidade das Nações, e no Ministério das Comunicações fez o curso de radioamador classe "B", no Ministério da Marinha,  Diretoria de Portos e Costas, fez o curso de M.R.C. marinheiro regional de convés e comandante de embarcações de até 10 "AB"

Em 1993 participou do congresso da (UND) Universidade das Nações em Manaus.

No ano de 1993 trabalhou na primeira campanha de Kings Kids de Porto Velho/RO. E a equipe foi para a cidade de Rio Branco/AC, Guayara Mirim – Bolívia além de atuar também em Rondônia.

Também em1993, saiu com uma equipe por todo o estado de Rondônia e Mato Grosso divulgando o Ministério Transcultural e levantando novos voluntários.  Foi diretor da Escola Noturna Vida Abundante (ENVIA) na cidade de Cacoal/RO.

Em 1994 trabalhou como apoio na tribo Suruawhá, neste ano também conheceu a tribo Deni do Marrecão onde atua a Missão Novas Tribos do Brasil, no período que ali permaneceu aprendeu muito com os Missionários e nativos. E também visitou uma das aldeias da tribo Jarawará. Nesse ano sofreu um naufrágio no Rio Cunhuá juntamente  com  sua  equipe  o   casal  Moisés e Lúcilia Barretos Viana, onde após mais de 12 horas foram resgatados por um barco pesqueiro, onde a embarcação era de casco de madeira, que possuía 6 metros, tracionado por um motor de 5Hp.Mais tarde juntou-se à equipe o casal Edson e Márcia Suzuki. O acidente ocorreu devido um problema mecânico e a forte correnteza. Em 1995 fez parte de uma equipe de primeiro contato, tribo Himarimã, Região do Médio Purus, nesse tempo usou a tribo Banawá como apoio ponto intermediário entre a região Himarimã. Nessa área foi preso, agredido fisicamente e moralmente, tratado de forma desumana e expulso da região por uma equipe da FUNAI, ainda teve seu nome envolvido num processo, juntamente com os missionários Nivaldo Carvalho e Julio Beltrão, e todo o material apreendido , tanto material pessoal como o da equipe.

Nesse ano passou a compor o corpo de membros do COMEP, Conselho dos Ministros Evangélicos de Porto Velho – RO.

Em 1996 trabalhou com eventos urbanos, liderou equipes de tempo prático da ETED, trabalhou com teatro, evangelismo e relações públicas. Também nesse ano visitou algumas aldeias da tribo Cinta-Larga conduzindo a equipe do Doutor Tiago Kirb da África do Sul, prestando atendimento médico, fortalecendo e animando os Missionários destas áreas. Foi professor no Seminário Teológico da Tenn Missions Brasil em Rondônia. Também em 1996 participou do I encontro promovido pela AMTB – Associação das Missões Transculturais Brasileiras em Anápolis, Goiás. Ministrou algumas palestras na Faculdade Teológica Metodista de Porto Velho – RO.

Em 1997, dia 11 de janeiro casou com Marlene Furtado de Tarabillo, na segunda Igreja Batista de Porto Velho/RO, e começou um trabalho de apoio missionário na congregação Novo Éden na época Ponto de pregação, em agosto de 1997 então tornou-se congregação da Segunda Igreja Batista, e continuou realizando eventos  evangelísticos, trabalhos com equipes de período prático da ETED, e conferências missionárias com JOCUM - Jovens com uma Missão, foi professor na ENVIA – Escola Noturna Vida Abundante. 

No ano de 1998 foi eleito conselheiro dos adolescentes da Associação Norte das Igrejas Batistas de Rondônia e para tal grupo fez um projeto que foi entregue à COBARO - Convenção Batista de Rondônia - para apreciação, onde permanece como conselheiro juntamente com Marlene, sua esposa. Também nesse ano começou a atuar como Promotor de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira. Esteve ainda na Tribo Tenharim na Transamazônica com a equipe de construção Pr. Eliel Cabral.

Em 1998, trabalhou na congregação Batista Boas Novas, da igreja Batista Filadelfia no bairro Marcos Freire, pelo período de (4) meses, em substituição do Missionário local, que por motivos familiares teve que se ausentar. Também em 1998, organizou, coordenou e liderou os projetos PROMIC - Projeto Missão Criança e o PROMIF - Projeto Missão Família, onde trabalhava com uma grande tenda, tipo circo. Levou os projetos para várias cidades do interior de Rondônia, bem como para algumas comunidades ribeirinhas.

Ainda em 1998 organizou e liderou o I Fest Gospel Rondônia, onde contou com a participação de grupos do Mato Grosso e do Acre além dos mais de (40) quarenta representantes de Rondônia. Os vencedores participaram do Fest Gospel Brasil. Foi também professor na ENVIA - Escola Noturna Vida Abundante.

Em 1999, foi eleito Diretor do Departamento de Evangelismo e Missões da Associação Norte das Igrejas Batistas do Estado de Rondônia, e para tal departamento, fez um projeto que foi entregue a presidência para apreciação, fez projeto para algumas igrejas e organizou alguns conselhos missionários em diferentes e diversas igrejas.

De março de 1999 até janeiro de 2001 trabalhou como missionário e comandante do Barco Eurico Nelson III do Ministério Eurico Nelson da Convenção Batista de Rondônia (COBARO) em parceria com a Junta de Missões Nacionais (JMN) e a Sociedade Missionária Batista (BMS), neste ministério também fez uso dos cursos de Radio Amador e Faixa Cidadão. Nesse período escreveu vários artigos para jornais e revistas. Jornal Batista; Jornal Palavra; Revista Missiológica Brasileira; Jornal o Batista Rondoniense; Jornal de Missões; Revista a Pátria para Cristo; Revista Atitude; Revista Diálogo e Ação entre outras.

Sua área de atuação era no Rio Madeira e seus afluentes onde deixou igrejas plantadas em algumas comunidades e 200 novos crentes sendo discipulados, atuava com o ministério nas áreas de educação, saúde, evangelismo e treinamento de lideranças.

No mês de novembro de 1999 foi outorgado pela câmara de vereadores de Porto Velho a "Moção de Aplauso" ao Ministério Eurico Nelson pelo trabalho de promoção humana, valorização do ser humano através de uma assistência completa, espiritual, social, moral, físico, intelectual e emocional.

Também nesse período foi preletor em muitos congressos, retiros, oficinas e seminários encorajando, motivando inspirando e desafiando os irmãos e igrejas a fazerem missões. Em todo o Estado de Rondônia.

No dia 03 de março de 2000 nasceu seu filho Samuel Tarabillo Cavalheiro, já no dia 22 de outubro de 2000 faleceu seu sogro Cecundino Cuellar Tarabillo.

Em 2001 atuou como relações públicas da JOCUM e Promotor de eventos urbanos. Também nesse ano fez o curso de reciclagem na Capitania dos Portos, Marinha do Brasil e mudou sua categoria de MRC - Marinheiro Regional de Convés, para MAF- Marinheiro Auxiliar Fluvial, mas continuando como comandante abordo de embarcações de até 10 AB, também no ano de 2001 participou como palestrante do Fórum de debate do Primeiro Encontro Tribal Generation Brasil em Uberlândia, Minas Gerais, promovido pelo Tribal Generation com o apoio do Ministério Sal da Terra, sendo nesse evento o único representante do Norte do Brasil, ainda em 2001, fez os seminários de Veredas Antigas e de Facilitador e após, trabalhou nos mesmos com a equipe do Pastor Richard Reece.

Também em 2001 participou da expedição Internacional Kota Mama, Bolívia, Brasil, Paraguai e Argentina, que saiu do Lago de Titicaca, onde foi navegado o Rio Mapiri, o Rio Beni e 500 Khs de cachoeira e cataratas ao longo dos Rios Mamoré e Madeira entre a Bolívia e o Brasil, a expedição teve seu término em Santarém - Pará, nessa expedição atuou como comandante da embarcação que conduzia a equipe de médicos e dentistas liderada pelo Doutor San da Inglaterra que estava prestando assistência médica e odontológica as comunidades Ribeirinhas ao longo destes Rios. Também nesse ano participou do Encontro de Reciclagem e debate sobre a questão indígena, em Anápolis, Estado de Goiás, promovido pela AMTB - Associação das Missões Transculturais Brasileiras e a participação de mais de quarenta e oito organizações envolvidas na questão.

Em 2002, organizou um conselho missionário na igreja Metodista do Brasil bairro Vitória Régia em Porto Velho e fez um projeto de evangelismo e missões para a mesma igreja. Foi preletor no impacto de Carnaval do II Avance promovido pela Igreja Batista Nova Aliança na cidade de Cacoal no estado de Rondônia. Fez projetos da rede de extensão Kings Kids para algumas Igrejas do Interior e Capital, ainda em Rondônia, ministrou alguns seminários sobre Discipulado para a Igreja atrair multidões.

Nesse ano voltou a morar no Amazonas onde tem falado em conferências, escrito artigos para revistas. O ponto principal dos seus escritos e de suas mensagens é a Palavra profética da Bíblia e a ênfase na volta iminente de Jesus e a exortação a santificação para poder encontrá-lo com alegria, além de falar e escrever sobre missões.

Em 2002 viajou por vinte (20) estados do Brasil num período de cinco (5) meses, divulgando seus próximos (18) dezoito meses de trabalho, o Projeto Onda Jovem e a Base de Jovens com uma Missão Maués-AM, bem como foi um tempo de desafiar e encorajar jovens a se lançarem no mundo missionário.

Assumiu a Vice-presidência da base e apresentou uma proposta de reforma administrativa.

Trabalhou na primeira ETED - Escola de Treinamento e Discipulado da Base que teve seu início na cidade de Parintins - AM.

Fez algumas viagens visitando algumas aldeias da tribo Satere-Mawé, navegando pelos Rios Maués-açu, Urupadi, Marau entre outros.

Trabalhou para a realização da primeira conferência indígena Sátere-Mawé realizada na base de Jovens Com Uma Missão em Maués em parceria com as bases de Rondônia e Roraima.

Em 2002 ainda trabalhou no projeto Onda Jovem na cidade de Parintins - AM e visitou a cidade de Boa Vista do Ramos - AM para a realização do projeto Onda Jovem também nessa cidade.

Esteve ministrando e compartilhando nas Bases de Jovens Com Uma Missão em Belém, Goiás, Porto Alegre, Bauru, Curitiba e Rio de Janeiro. Também ministrou palestras nos seminários Batista de Cuiabá - MT, e Cerejeiras - RO. Foi palestrante no II Fórum de debates do Tribal Generation Brasil, promovido pelo Tribal Generation e com o apoio do ministério Sal da Terra em Uberlândia - MG.

Na cidade de Maués, começou um trabalho de apoio a Igreja Batista Emanuel e realizou alguns eventos com os jovens desta igreja bem como de outras dominações. Também realizou uma série de palestras nas escolas da rede municipal e estadual.

Foi eleito o terceiro membro do Conselho Deliberativo da COPEMA - Comunhão dos Pastores Evangélicos de Maués - Amazonas.

Na cidade de Canoas - RS, participou de um ato profético com a Rede Sul de Intercessão e Batalha Espiritual. Também no Rio Grande do Sul, participou de um congresso internacional com a Rede Internacional de Intercessão e Batalha Espiritual.

Em 2003, organizou e liderou o primeiro acampamento / curso de sobrevivência na selva oferecida pela Base de Jovens Com Uma Missão de Maués e foi realizado no Rio Urupadi no Amazonas. Também trabalhou para a realização, e na realização da segunda ETED - Escola de Treinamento e Discipulado de Base que teve seu início no dia 17 de fevereiro.

No ano de 2003, trabalhou no projeto ITAKAWE, que é o pequeno começo de uma visão que promete muito.

ITAKAWE é a sigla para Jovens Com Uma Missão na língua Sateré-Mawé. O projeto visa preparar os Sateré-Mawés para o trabalho missionário e atuar na restauração da identidade cultural desse povo. O primeiro curso oferecido nesse trabalho foi a ETED - Escola de Treinamento e Discipulado.

Para a base de Maués organizou um programa para o concílio e apresentou uma proposta para Desenvolvimento pastoral, Aconselhamento pastoral e Administração pastoral para um melhor desenvolvimento e crescimento da base.

No dia 23 de março de 2003 nasceu sua filha Ana Tarabillo Cavalheiro, em Porto Velho-RO, e nesse período fez algumas viagens para o interior de Rondônia visitando algumas igrejas, amigos e irmãos. Também participou de algumas atividades do DNA promovido pela Base de Jovens Com Uma Missão de Porto Velho - RO. Até o ano de 2003, Nilto Corrêa Cavalheiro teve (8) oito malárias. Tem atuado como comandante do Barco Sal e Luz alugado do Pastor Jorge Cruz da Junta de Missões Nacionais e do Barco Amor Blauch do Pastor José Rodrigues da Missão Novas Tribos do Brasil.


JoVENS COM UMA MISSÃO
Cx. Postal 064  /  Maués - AM  /  
Cep 69190-970 Tel.: (92) 542-2375
E-mail: nilto.cavalheiro@bol.com.br
Site: www.uniaonet.com/nilto.htm

.Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com

 

 

 

 

 

.  

privacy