MAGNO e ESTELA/SP/Sumaré - chimends@uol.com.br
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Evangelho de João

 

12/11 ESTUDO DE JOÃO - PARA LER COM ORAÇÃO: "A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome" [João1:12] O CRIADOR Outra maravilhosa característica de Cristo revelada em João é que Ele, como a Palavra, é o Criador. Em joão 1:3 é dito que "todas as coisas foram feitas por intermédio dela [a Palavra]; sem ela, nada do que existe teria sido feito". Todas as coisas foram feitas por meio da Palavra, foram feitas pelo próprio Senhor Jesus. Isso inclui o mundo(vs.10,11). O mundo foi feito por intermédio de Cristo, mas o mundo não o conheceu, porque caiu nas mãos de Satanás, que se tornou o príncipe deste mundo. Satanás cegou o entendimento dos homens, para que, mesmo sabendo que foram criados por Deus, não conheçam o Deus que os criou [2Co 4:4]. Imagine alguém que gaste muito tempo, dinheiro e esforço para construir uma casa, e quando tenta entrar nela, encontra lá outras pessoas que se apossaram da casa e não deixam o dono entrar. Isso foi o que ocorreu quando Cristo se encarnou, e não foi recebido pela maioria das pessoas. Mas, aleluia! há um grupo de pessoas que o receberam [v.12]! Os que O receberam creram em Seu nome e, por isso, Deus lhes deu o poder de serem feitos Seus filhos. Esses "não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus"[João 1:13]. Nós, cristãos, primeiramente nascemos da vontade do homem, mas um dia renascemos do Espírito (nascemos de novo) e nos tornamos filhos de Deus. Em Atos 17, lemos que Paulo estava em Atenas, onde, em face da idolatria dominante na cidade, aproveitou a oportunidade para falar do Deus Criador. Então, levantando-se uma contenda, foi levado para o Areópago, o tribunal ateniense que cuidava dos assuntos religiosos e educacionais na cidade. Lá, dirigiu a palavra à assembléia, fazendo menção de vários objetos de culto que vira na cidade, entre os quais havia um altar no qual estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Os atenienses, então, povo culto, reconheciam haver um Deus, mas não O conheciam. Paulo aproveitou essa situação para apresentar-lhes o Deus verdadeiro. Disse-lhes que o Deus desconhecido era, na verdade, o criador de todas as coisas e o Senhor do céu e da terra. Por ter criado todas as coisas, Ele não habita em santuários feitos por homens nem é servido por mãos humanas, pois de nada precisa. Esse Deus é quem dá vida a todos e sustenta nossa existência [Atos 17:24,25]. Esse é o maravilhoso Criador! Trecho extraido do Livro "ESTUDO DIÁRIO DE JOÃO" da EDITORA ARVORE DA VIDA.

2/11 Estudo Diário do Evangelho de João Para ler com oração: "Filho do homem, come o que achares; come este (livro), vai e fala à casa de Israel"( Ezequiel 3:1)
OS PROFETAS O profeta Ezequiel registra uma importante ordem de Deus: comer a Palavra (Ezequiel 3:1). A Palavra de Deus deve ser comida! A vida divina nos filhos de Deus precisa da Palavra para crescer. Essa Palavra é Cristo, o EU SOU, o pão da vida. Sua carne e Seu sangue são verdadeira comida e bebida, não sua carne física, pois esta para nada aproveita, mas, sim, as Suas palavras, que são Espírito e são vida (João 6:63). Isso significa que precisamos aprender a comer a Palavra de Deus. Como fazê-lo? Usando nosso espírito para ouvir e ruminar(comer e comer). Desse modo, a Palavra vai se tornar o Espírito que dá vida dentro de nós. quando o comemos a Palavra assim, à nossa boca ela é doce como mel, ou seja, enche-nos de alegria e desfrute. Em 2 Crônicas 20 há um versículo muito encorajador, pois mostra a importância de atentarmos para o falar de Deus por meio dos Seus profetas. Em meio a uma guerra, cercado de inimigos, o rei Josafá declarou: "Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis" (vers. 20). Josafá sempre dependia dos profetas para tomar decisões, pois sabia que Deus falava por meio deles. Esses são alguns aspectos do falar de Deus outrora por meio dos profetas . Outro importante tópico sobre Cristo como a Palavra é que hoje, no Novo Testamento, Deus tem-nos falado por meio do Seu Filho (Hebreus 1:2). Cristo falou aos Seus discípulos, e isso resultou nos quatro evangelhos, que O descrevem como o Salvador, tanto no aspecto judicial como no aspecto orgânico. Hoje, Cristo, como o Espírito, fala por meio de cada irmão na igreja. Esses são os profetas do Novo Testamento, os que falam por Deus. LEIA TAMBÉM 2 CRÔNICAS 2:20
PARA LER COM ORAÇÃO: "Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.(...) O que profetiza edifica a igreja"( 1 Coríntios 14:1,4).
PODEMOS FALAR! O Novo Testamento nos torna claro o propósito de Deus e todo o Seu plano de salvação para conosco. Mas, por vezes, precisamos do Antigo Testamento para compreender o Novo, pois o Antigo Testamento é como uma figura, um quadro, da realidade que encontramos no Novo Testamento. Uma figura consegue tornar mais clara uma palavra. Por outro lado, a figura do Antigo Testamento precisa das palavras do Novo Testamento para explicá-la. Foi o que vimos no Estudo Diário de Cântico dos Cânticos. Esse livro do Antigo Testamento é cheio de figuras com significado profundo e espiritual, que necessita de todo o Novo Testamento para ser compreendido. Isso nos leva a alguns tópicos importantes sobre a Bíblia, a palavra escrita de Deus. O primeiro é que a Bíblia foi inspirada por Deus (2Timóteo 3:16). Ela é capaz de preparar-nos e habilitar-nos para a obra de Deus(vers.17) . Precisamos dar especial atenção à Palavra de Deus, precisamos tê-la habitando ricamente em nós (Colossensses 3:16) , a fim de estarmos equipados para servir a Deus. Na Palavra há o ensino, a repreensão, a correção, a educação na justiça e a esperança ( 2Timóteo 3:16; Romanos 15:4). Ela deve habitar em nós e devemos usá-la em todos os aspectos de nossa vida cristã. A maneira mais orgânica de fazermos isso é tomar a Palavra com oração (Efésios 6:17,18) , isto é, transformar o texto da Bíblia em nossa oração. Podemos chamar a isso de orar-ler. Essa prática leva-nos a um contato vivo e orgânico com a Bíblia. Após Sua morte e ressurreição, Jesus deu um exemplo do uso da Palavra(Lucas 24:44-45) : Ele explicou aos discípulos o que estava escrito a respeito Dele na lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Portanto, precisamos ter em nós um depósito da Palavra, incluindo o Antigo Testamento, pois o Senhor fala conosco através de toda a Bíblia. No entanto, não basta examinar as Escrituras, mas é necessário ir a Cristo a fim de ganhar vida (João 5: 39,40) . Há vida divina na Palavra, mas só a recebemos quando temos contato com o Cristo vivo por meio dela. Muitos examinam as Escrituras apenas com o fim de aumentar seu conhecimento, pois não sabem que as palavras das Escrituras servem para alimentar-nos. Esse não é um livro como outro qualquer, mas, ao lê-lo, devemos fazê-lo com espírito de oração, a fim de ganhar vida. Outro tópico importante sobre a Palavra é que hoje Deus fala, Deus manifesta Sua Palavra, por meio de cada filho Seu. É a isso que Paulo se referia ao dizer que todos podemos profetizar (1Coríntios 14:1,31) . Por um lado, todos devemos profetizar, falar por Deus; por outro, precisamos que esse dom seja aperfeiçoado, a fim de que a expressão de Deus por meio de nós seja cada vez mais rica e viva. Por isso, o Senhor levantou um grupo de pessoas na igreja: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, a fim de aperfeiçoar os santos (Efésios 4:11,12) . Esses não são títulos, não são cargos especiais na igreja, mas são homens-dons, irmãos que possuem determinados dons dados por Deus, que, por serem exercitados continuamente , foram desenvolvidos e aperfeiçoados até tornar-se ministério, isto é, serviço para a igreja. Esses estão habilitados a ajudar outros a usar seus dons, especialmente o de falar por Deus, a fim de edificar o Corpo de Cristo. Essa edificação ocorre por meio do profetizar, por meio de falar por Deus (1 Coríntios 14:4) . Portanto, a edificação da igreja é feita por meio da Palavra. Todos os regenerados, por terem o Espírito Santo, podem falar por Deus, mesmo que seja apenas dizer "Senhor Jesus" (1 Coríntios 12:1-3) . Quando estamos em nosso espírito, podemos falar por Deus. Por outro lado, quando não estamos no espírito, nem mesmo "Senhor Jesus" somos capazes de dizer. Antes de conhecer Cristo, adorávamos a ídolos mudos, por isso éramos igualmente mudos. Mas o Deus que hoje adoramos é a Palavra, é um Deus que fala. Por isso, podemos falar.
LEIA TAMBÉM 1 Coríntios 14. Para ler com oração: "Tomara todo o povo do Senhor fosse profeta(...) Todos podereis profetizar, um após o outro, para todos aprenderem e serem consolados" (Números 11:29; 1 Coríntios 14:31).
TODOS OS MEMBROS PODEM FALAR Nós, cristãos, somos o Corpo de Cristo e cada um, individualmente, é membro desse Corpo (1 Coríntios 12:27) . Responda agora: nesse Corpo, o pé fala? Os ouvidos falam? Se lermos os versículos 15 e 16, veremos que todos os membros falam. Cada membro do Corpo de Cristo precisa falar. Se algum irmão não sabe falar por Deus, precisamos ajudá-lo e aperfeiçoá-lo no falar. Pequenas reuniões familiares são o melhor ambiente para encorajarmos os irmãos a falar. Se nos reunirmos dessa maneira, usando, talvez, o Estudo Diário, onde cada um pode ler um pequeno trecho, vamos, pouco a pouco, exercitando o dom de profetizar, de falar por Deus. Devemos orar-ler os versículos da Bíblia, a fim de ganharmos a vida que está na Palavra. Assim, teremos algo vivo para falar aos outros. Mesmo que alguns irmãos ainda sejam tímidos, podemos ensiná-los a dizer amém a Palavra. Esse é um bom princípio espiritual: responder com amém à Palavra que ouvimos( Apocalipse 22:20) . Desse modo, sendo aperfeiçoados pouco a pouco, logo estaremos habilitados a dar testemunho diante de mais irmãos, em uma reunião maior, ou mesmo diante de incrédulos. Precisamos aprender a falar por Deus. Ao praticá-lo, avançaremos para outro estágio, que é falar Deus, que é ter o próprio Deus, como a Palavra, por conteúdo de nosso falar. Quando ouvimos a Palavra e somos tocados pelo Espírito em algum ponto em particular, devemos compartilhar isso com outros. Aquilo que era para nosso desfrute particular, falamos para outros, transmitindo-lhes Espírito e Vida. Todos podemos profetizar. Esse sempre foi o desejo de Deus, que todo o seu povo profetizasse. Certa vez, Moisés escolheu setenta homens para serem seus auxiliares. Deus, então, tirou do Espírito que estava sobre Moisés e colocou sobre os setenta, e todos passaram a profetizar. Desse grupo, sessenta e oito estavam no tabernáculo e dois estavam nas suas próprias tendas. Josué, na época um ajudante de Moisés, sugeriu-lhe que impedisse aqueles dois de falarem."Porém Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Oxalá(tomara) todo o povo do Senhor fosse profeta" (Números 11:29) . Deus deseja que todos os Seus filhos profetizem, falem por Ele. Precisamos, portanto, aprender a profetizar, aprender a manifestar o próprio Deus por meio de nossas palavras. Quando estamos no espírito, falando por Deus, podemos ministrar o Espírito Santo para o espírito da pessoas. Assim, elas receberão vida.
LEIA TAMBÉM Números 11:16-29.
PARA LER COM ORAÇÃO: "A palavra de Deus é viva e eficaz(...) e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito(...) O que vês, escreve em livro" (Hebreus 4:12; Apocalipse 1:11).
A PALAVRA VIVA Outro tópico importante sobre a Palavra é que ela é Espírito e vida e é capaz de dividir alma e espírito (João 6:63; Hebreus 4:12) . O homem é formado por corpo, alma e espírito ( 1 Tessalonicenses 5:23) . Em nossa alma estão as emoções, vontade e pensamentos, enquanto o espírito é o lugar onde Deus habita como o Espírito, e onde podemos ter comunhão com Ele. Por isso, precisamos que a Palavra de Deus entre em nosso ser, como uma espada afiada, e divida alma e espírito e nos ilumine a fim de vermos o que tem origem em nossa alma e o que procede do espírito. Recebendo a Palavra de Deus como o Espírito e vida, nosso corpo, alma e espírito se encherão da vida divina (Romanos 8:6-11) . Quando fomos regenerados, o Espírito de Deus entrou em nós, dando vida ao nosso espírito (Efésios 2:1; Romanos 8:10) . Hoje, toda vez que colocamos a mente, a parte dominante da alma, sob o controle do espírito, o que experimentamos é vida (Romanos 8:6) . Até mesmo nosso corpo recebe a vida por meio do Espírito (Romanos 8:11) . Para que isso ocorra, devemos desejar ardentemente, como criança recém-nascida, o genuíno leite da palavra (1Pedro 2:2) . Uma criança, quando quer leite, não chora simplesmente por chorar, mas porque deseja ardentemente alimentar-se. Precisamos aprender com elas e ter a mesma atitude simples de buscar, com desespero, o alimento espiritual. A Palavra é capaz de limpar e purificar a igreja. Em Efésios 5: 25-27, Paulo fala da purificação por meio da lavagem de água pela Palavra. A idéia que Paulo quis transmitir é a de um forte jato de água que pode remover todo tipo de impureza da igreja, resultando numa igreja gloriosa. A Palavra é Espírito e Vida. Como, porém, extrair da Palavra o Espírito e a Vida? Mediante o ruminar(comer e comer) da Palavra. Em Levítico 11, uma das características dos animais limpos era de serem ruminantes. As ovelhas têm quatro estômagos. O pasto. após ser mastigado, é engolido, indo para o primeiro estômago, onde sofre uma primeira digestão; o alimento, então, é regurgitado, voltando à boca para uma mastigação completa, após o qual é novamente engolido, passando sucessivamente para o segundo, terceiro e quarto estômagos, para uma digestão completa. Nós, o povo de Deus, somos como animais limpos, somos como ovelhas ruminantes. Por isso, devemos ouvir e considerar muitas e muitas vezes a Palavra. quanto mais o fizermos, mais essa Palavra será digerida por nós, tornando-se nossa vida, e alimento para os outros. O último tópico importante sobre a Palavra é a sua apresentação escrita: a Bíblia e os livros espirituais. Precisamos dar atenção à palavra falada, mas precisamos, também, valorizar a palavra escrita. Se ninguém tivesse registrado o que Jesus falou, hoje não O conheceríamos. Se Moisés não tivesse escrito os cinco primeiros livros da Bíblia, não conheceríamos a revelação ali contida. O mesmo se aplica aos profetas e aos outros autores da Bíblia. Temos também a Palavra revelada, aplicada e explicada nos livros espirituais. Assim como o eunuco lia o profeta Isaías, mas nada compreendia, pois não havia quem lhe explicasse (Atos 8:30,31) , muitas pessoas lêem a Bíblia, mas não a compreendem. Por isso, Deus tem inspirado muitos livros espirituais, com a pura revelação sobre a Bíblia e sobre a economia de Deus. Por meio desses escritos, muitas pessoas têm conhecido o Senhor e Seu propósito eterno. com isso, a igreja tem sido levantada em muitas cidades, como um testemunho da unidade do povo de Deus e um instrumento para apressar a Sua volta. Na palavra escrita, encontramos a Palavra viva de Deus, Cristo, o EU SOU. Extraído do "Estudo Diário do Evangelho de João", da Editora Árvore da Vida


22/10 Jesus é o Senhor!!! Nesta oportunidade estamos te enviando uma linda mensagem para meditar, e mais um pouco do estudo do Evangelho de João.
Em Cristo.....Magno e Estela

O QUE IMPORTA É QUE ELES COMAM
Poucas coisas deixam uma mãe mais preocupada do que a falta de apetite do filho. Não gostar de estudar, dificuldade de relacionamento com outras crianças, não gostar de tomar banho - nada disso se compara à preocupação causada pelo "não tô com fome", "não gosto disso, não vou comer".
A mãe sabe que a vida de seu filho depende dele alimentar-se; por isso, a mãe faz de tudo para que seu filho coma: muda o tempero, faz pratos coloridos, dá comida na boca, dá xaropes para abrir o apetite... O que importa é que eles comam.
Esses fatos são óbvios, não apresentam nenhuma novidade para ninguém. Mas o que queremos mostrar aqui é que isso revela um princípio espiritual: nada "preocupa"e entristece mais a Deus do que a falta de apetite de Seus filhos, Deus deseja tão intensamente que comamos espiritualmente, que tornou-se um pão, em Cristo, para Dele comermos a fim de vivermos por Ele (João 6:48,51, 57). O processo pelo qual Deus tornou-se um homem, morreu, ressuscitou e tornou-se o Espírito que dá vida (1Coríntios 15:45b) visava ser para nós um pão.
O próprio Deus infinito, imensurável, eterno, tornou-se um pequeno pão em Cristo para Dele comermos! Como, então, podemos dizer: "Não tô com fome!", "Disso eu não gosto!" Quantas vezes aceitamos com naturalidade nossa indisposição para ler a Bíblia ou para orar, nossa indisposição em provar nosso Senhor como alimento espiritual! Se não comemos, enfraquecemos. A causa de tantos cristãos serem derrotados por pecados, serem vencidos por sua natureza caída, não conseguirem manifestar Deus em sua vida cotidiana, é, principalmente, por não comerem.
Comer não é memorizar grande quantidade de versículos da Bíblia nem conhecer as doutrinas cristãs. Comer espiritualmente é ter um contato vivo com Cristo por meio da Palavra, é encontrar Espírito e vida nas palavras da Bíblia(João 6:63). Comer é ter experiência pessoal e profunda com o eterno Deus. Portanto, coma de Cristo, coma sempre, coma a todo o tempo. Sua vida depende disso.



CRISTO É TUDO!

Leitura Bíblica: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!(...) no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça" (João 1:29; Efésios 1:7).
A revelação mais importante no Evangelho de João é que Cristo é o EU SOU, a realidade e a corporificação de tudo o que Deus é e fez. Cristo é Deus eterno que se fez homem, morreu, ressuscitou e se tornou o Espírito que dá vida. Essa é a verdade da Bíblia que precisamos conhecer. Há muitos ensinamentos distorcidos e confusos sobre a trindade divina, que podem abalar os cristãos que não tiverem clareza sobre o puro ensinamento da Bíblia. Portanto, precisamos conhecer e desfrutar a verdade sobre o Deus Triúno.
Deus é único, mas no tocante à sua obra Ele se apresenta sob a forma de três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito. Esses três são inseparáveis e existem e agem todos ao mesmo tempo, mas cada um deles tem Sua obra específica: a obra do Pai iniciou-se antes da fundação do mundo, a obra do filho começou com o início do tempo e a obra do Espírito em nós começou pela regeneração. Apesar de serem três economicamente, são harmoniosos entre si. Deus Pai é a cabeça, a origem, e o Filho Lhe é submisso: tudo o que o Pai planeja, o Filho executa e o Espírito Santo aplica a nós.
Para que fosse possível participarmos do Deus Triúno, foi preciso que Ele passasse por um longo processo: Ele se tornou carne, viveu como homem na terra por cerca de trinta e três anos e meio, morreu crucificado, ressuscitou, tornando-se o Espírito que dá vida, ascendeu aos céus, foi exaltado e glorificado por Deus. Esse foi o processo pelo qual o Deus Triúno passou. Entretanto , o Espírito precisa prosseguir trabalhando nos santos para executar e completar sua obra na economia de Deus. Assim, por meio do Espírito, Deus regenerou os santos, que se despojaram do velho homem e tornaram-se o novo homem. Esse novo homem é a igreja, que está sendo edificada para que, por fim, o Deus Triúno esteja totalmente mesclado organicamente ao homem tripartido, tornando-se a Nova Jerusalém.
Cristo é maravilhoso! Tudo o que Deus fez e planejou está centrado em Cristo. Ele estava na criação de Deus (João 1:3), encarnou-se como a Palavra de Deus (João 1: 1,14), é o Cordeiro de Deus (João 1:29), recebeu o Espírito (João 1:32-34), indicando que os que Nele cressem O haviam de receber também,e apresentou-se como a habitação eterna de Deus. Cristo é tudo para Deus e, por meio do Espírito Santo, tornou-se tudo para nós!
Leia também João 1.
A PALAVRA

Leia com oração: "Todas as coisas forma feitas por intermédio dela [da Palavra]; sem ela , nada do que existe teria sido feito" (João 1:3).
Neste estudo veremos outra importante revelação no Evangelho de João: que Cristo é a Palavra. João 1:1 diz. "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus,e a Palavra era Deus". Essa Palavra é Cristo(v.14). Vemos isso claramente no registro de Gênesis 1, onde lemos que Deus trouxe, por meio da Palavra, todas as coisas não existentes à existência. Hebreus 11:3 nos afirma que o universo foi formado pela palavra de Deus. Há muitos outros versículos que confirmam isso,os quais veremos ao falar de Cristo como o Criador.
Mas a Palavra não está apenas relacionada com a criação de Deus. João 1:4 diz que a vida estava na Palavra, e a vida era a luz dos homens; e Cristo veio para trazer essa vida e luz para o homem.
No Novo Testamento, dois termos gregos são traduzidos como "palavra": logos e rhema. Cada um deles apresenta um aspecto da Palavra de Deus. O vocábulo logos é a palavra no seu sentido geral, como um discurso. Quando essa palavra logos se torna nossa experiência, quando é revelada e aplicada, torna-se, então, rhema. Apliquemos isso aos dez mandamentos. Temos ali dez ordens, dez prescrições-- isso é logos. Mas quando percebemos que esses mandamentos descrevem a natureza do Deus Triúno, quando vemos neles que Deus é luz e amor, quando vemos neles Seus atributos-- justiça, santidade e glória--, isso é rhema. Não é mais uma palavra geral e doutrinária, mas uma palavra que explica Deus, uma palavra aplicada. Cristo é o logos de Deus que deve tornar-se rhema para nós!
Cristo, como a Palavra, é a explicação e a expressão de Deus. Deus habita em luz inacessível e ninguém jamais O viu. Mas a Palavra O expressa. Se Deus não falasse, se não houvesse Sua Palavra, ninguém poderia conhecê-Lo. Quando Deus, que habita em luz inacessível, se manifesta, ele é a Palavra. A Palavra é a expressão de Deus.
Leia João 1:1-4.
A PALAVRA E OS PROFETAS

Para ler com oração: "Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo" (Êxodo 33:11).
A Palavra é o próprio Cristo. em João 1:14 vemos que a Palavra se fez carne e tornou-se um homem, Jesus. Em Apocalipse 19:11-13, Cristo é visto como um cavaleiro montado num cavalo branco, "e o seu nome é a Palavra de Deus. De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações"(vs. 13-15). Em Hebreus 4:12 lemos que a palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante do que uma espada de dois gumes, capaz de dividir alma e espírito. Essa palavra é o próprio Senhor Jesus.
Deus tem falado desde a criação do universo. Nos tempos do Antigo Testamento, Ele falava pelos profetas (Hb 1:1). Inicialmente, Deus falava diretamente ao homem, mas, depois, por causa das sucessivas quedas, Ele passou a falar por meio de Seus profetas. Deus falou a Abraão e falou a Moisés. Por meio de Moisés, Deus falava a todo o povo de Israel.
O chamamento de Moisés mostra-nos alguns importantes princípios espirituais. Moisés foi chamado depois de ter vivido por quarenta anos no deserto de Midiã, cuidando de ovelhas. Tudo o que havia aprendido no Egito, nos quarenta anos que lá viveu, foi esquecido. Antes ele era poderoso em Palavras e obras (Atos 7:22), mas, depois da segunda etapa de quarenta anos de sua vida, toda a sua capacidade morrera, especialmente a de falar. quando Deus o chamou, Moisés disse ser pesado de boca e de língua (Êxodo 4:10), e rejeitou esse chamamento. Por fim, Deus se irou e disse-lhe que Arão, seu irmão, seria sua boca. Mas por não desistir de Escolha, Deus disse que seria também com a boca de Moisés e lhe ensinaria o que falar.
Por fim, Moisés foi o porta-voz de Deus diante dos filhos de Israel. A bíblia o chama de o profeta, e diz que jamais se levantou outro profeta como ele. Que distinguia Moisés de outros profetas israelitas? O fato de falar com Deus face a face, como quem fala com um amigo (Êxodo 33:11). Ele falou face a face com Deus por quarenta dias no Monte Sinai e toda a vez que entrava no Santo dos Santos também falava com Deus face a face. Como profeta, Moisés prefigura Cristo como Aquele que fala por Deus.
Há na Bíblia dezessete livros escritos por profetas. Esses profetas são divididos em maiores e menores. Os maiores são assim designados não por serem mais importantes do que os outros, mas por seus livros serem mais extensos do que os outros. São eles: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os menores, em número de doze, por sua vez, vão de Oséias a Malaquias.
Nesses livros, encontramos muitas profecias referentes a Cristo. Isaías 7:14, por exemplo, fala de uma virgem que conceberia e daria à luz um filho, cujo nome seria Emanuel. Essa profecia foi cumprida em Cristo (Mateus 1:23). Quem é esse filho? Ele é descrito na profecia de Isaías 9:6. Esse menino é Deus, esse filho é o Pai eterno, e também o Rei. Ele é maravilhoso!
Portanto, a Bíblia revela claramente que Cristo é Deus e a Palavra de Deus. Mesmo as profecias, escritas muito tempo antes de Cristo nascer, já revelavam isso. Assim, a Bíblia, a palavra escrita de Deus, revela Cristo, a Palavra viva de Deus.
Leia também Apocalipse 19:11-13.

Trecho extraído do Alimento Diário do Evangelho de João - Editora Árvore da Vida


A VIDA ESTAVA NELE
Para ler com oração: "Quando levantardes o filho do homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou" (João 8:28).
PEDRAS PRECIOSAS OCULTAS O Evangelho de João é, provavelmente, o livro do Novo Testamento mais conhecido pelos Cristãos. Muitos sabem recitar versículos desse livro, pois sua linguagem é muito simples. No entanto, há nesse Evangelho fatos espirituais importantes, que são como pedras preciosas, que exigem labor para serem descobertos. Nossa proposta no estudo desse livro é descobrir essas pedras preciosas. Na natureza, as pedras preciosas não estão visíveis nem são facilmente achadas, exigindo muito trabalho, escavações e busca. Do mesmo modo, cremos que, além daquilo que comumente se diz a respeito do Evangelho de João, há coisas ocultas, fatos espirituais importantes que podemos não ver se o lermos apenas superficialmente. Nesse Evangelho , Jesus apresenta-se de muitas formas, como a Palavra de Deus e como a vida (Jo 6:63), por exemplo. em muitas passagens, Ele diz: "Eu Sou". Essa é a grande pedra preciosa, o grande cristal no Evangelho de João: Cristo é o EU SOU. Todas as Suas características, todas as maneiras como Ele se apresenta, podem ser resumidas nisto: EU SOU. Cristo é tudo o que necessitamos, Cristo é Aquele que era, é e há de vir, não tem começo nem fim - Ele é o EU SOU. Inicialmente, precisamos recordar que o propósito e a vontade de Deus, a que o apóstolo Paulo chama de a economia (dispensação) eterna de Deus (Efésios 1:10 , 3:9 e 1 Timóteo 1:4), é mesclar-se ao homem que criou, a fim de obter a Nova Jerusalém (Apocalipse 21:2,10).
A Nova Jerusalém nada mais é do que a mescla, a mistura completa e final entre Deus e o homem, com a finalidade de manifestar Deus pela eternidade. Para que Deus obtenha isso, precisamos passar por um longo e progressivo processo de transformação. Não nos basta ter recebido a salvação e ter-nos tornados filhos de Deus. A redenção cumpre o aspecto legal, judicial, da salvação de Deus. Precisamos, no entanto, ser transferidos da experiência da salvação legal para a salvação orgânica, a salvação em vida, a salvação por meio de um relacionamento vivo e íntimo com Deus. Todos os genuínos filhos de Deus foram salvos pela obra redentora de Cristo, por meio de Seu sangue precioso. A redenção de Cristo cumpriu os justos requisitos da lei de Deus; por isso, dizemos que esse é o aspecto legal da salvação. Mas algo mais ocorreu em nossa regeneração: não fomos apenas perdoados, mas também recebemos a vida divina. Essa vida divina precisa crescer em nós. Para isso, precisamos experimentar a salvação orgânica. Assim como precisamos alimentar-nos para que, por meio do metabolismo, novas células sejam criadas e as antigas, eliminadas, assim também, por meio do metabolismo espiritual, a vida divina em nós cresce até chegarmos à maturidade, até atingirmos totalmente o propósito de Deus. Para experimentarmos isso, precisamos permanecer, andar e viver no espírito o maior tempo possível (Gálatas 5: 25). Sempre que estamos no espírito, um pouco mais de Cristo é formado em nós, um pouco mais da natureza divina é dispensada a nós, somos um pouco mais transformados à imagem de Cristo (2 Coríntios 3:18). Precisamos aprender a permanecer na presença de Deus, face a face com Ele constantemente. Quando fazemos isso por tempo suficiente, o reino de Deus, o governo de Deus é estabelecido em nós e Seu plano se cumpre. "Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja sempre convosco"(João 14:16) Há quatro Evangelhos no Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João, que são biografias de Cristo. Cristo é muito rico: foram necessárias quatro biografias para descrevê-Lo. Os três primeiros evangelhos descrevem mais os aspectos físicos , doutrinários, o aspecto judicial da redenção. Mateus foi escrito entre os anos 37 a 49 d.C., e Marcos e Lucas, cerca de vinte anos mais tarde. Mateus registrou o que viu pessoalmente, pois foi um dos doze apóstolos. De acordo com os estudiosos, Marcos escreveu baseado nos relatos de Pedro, e Lucas escreveu compilando as investigações que fez. Esses Evangelhos são excelentes, mas dão enfase apenas aos aspectos legais da vida e obra de Cristo. Cinquenta anos depois de Mateus ter sido escrito, parece-nos que o Espírito Santo ainda não estava satisfeito com os registros existentes. Talvez muitos cristãos, àquela época , tenham-se detido apenas no aspecto judicial da salvação, o qual não pode cumprir plenamente o propósito de Deus. Deus quer introduzir a divindade na humanidade, Ele quer acrescentar a vida divina aos seres humanos (Jo 20:31), por meio da regeneração, e quer que Sua vida nos regenerados cresça pouco a pouco, através da salvação orgânica, até atingirmos a maturidade. Por isso, cremos que o Espírito Santo ao inspirar o Evangelho de João, tinha um objetivo específico: revelar de maneira mais completa o propósito de Deus. Em Mateus, Cristo é o Rei do reino dos céus, o Salvador-Rei. Em Marcos, Ele é o Salvador-Servo. Lucas descreve Cristo como o Salvador-Homem. Tudo isso está correto, mas são apenas registros sob o aspecto físico, visível, objetivo. Ainda faltava algo. No final do primeiro século, com a degradação gradativa da igreja, o Espírito Santo teve uma forte reação. Então, aproximadamente no ano 90d.C., João escreveu vários livros: seu Evangelho, suas três epístolas e o livro de Apocalipse. Esses livros descrevem, de maneira detalhada, o pleno propósito de Deus. O Evangelho de João descreve Cristo como sendo o Próprio Deus. Ele é também a Palavra (João 1:1). A Palavra se tornou carne e viveu por certo tempo aqui na terra. Mas isso ainda era insuficiente, pois, como homem, Cristo estava limitado no tempo e no espaço, e nunca poderia habitar em nós. Por isso, ele se tornou o Espírito que dá vida (1Co 15:45b), o outro Consolador ( Jo 14:16), a fim de estar sempre conosco. Somente desse modo, Deus poderá obter a Nova Jerusalém. "Aquele que isto viu, testificou sendo, verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais" (João 19:35). Quando inspirou João a escrever seu Evangelho, o Espírito Santo tinha a preocupação, a intenção de mostrar que Cristo é Aquele que nos dispensa a vida de Deus. No capítulo 19, onde é descrita a crucificação de Cristo, essa intenção especial, essa ênfase do Espírito é totalmente manifestada. "Um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água" (João 19:34). O sangue que saiu do lado do Senhor podia ser facilmente visto, mesmo de longe, porque é vermelho. Mas a água que saiu do Seu lado não podia ser vista tão facilmente, a menos que alguém estivesse bem próximo. Quando alguém sangra, não sai apenas o sangue em si, mas também plasma, um líquido transparente, semelhante à água. Isso não era tão visível, mas João o viu, porque estava ao pé da cruz. Os versículos 25 a 27 demonstram que João estava próximo à cruz. Por isso, apenas ele viu que, junto com o sangue, saiu água do lado ferido de Jesus. Por que os outros não o viram? Porque permaneciam de longe estas coisas" (Lucas 23:49). O versículo em João 19:35 mostra como João ressaltou e quanta importância ele deu ao fato de que ele viu. Mateus e Pedro viram apenas o sangue, por isso mencionaram tão somente o aspecto judicial da redenção. Mas houve um discípulo a quem Jesus amava (Jo 19:26), que viu também a água. O sangue é para cumprir o aspecto legal da redenção, é importante e foi mencionado por João, mas João percebia que era importante destacar a presença da água, que representa a vida divina. Cristo liberou a vida divina, para que pudéssemos recebê-Lo, para que pudéssemos receber a salvação orgânica.

 

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