. MARIA

Leitura da Bíblia: João 20:1-18

Depois que ressuscitou de entre os mortos, o Senhor Jesus se manifestou a muitas pessoas. Ele se manifestou primeiramente a Maria Madalena. O senhor estava desejoso de manifestar-se a Pedro, porque Pedro estava em meio a fraqueza, mas desejava ainda mais manifestar-se a Maria Madalena. Ele estava desejoso de se manifestar aos dois discípulos no caminho de Emaús, porque eles estavam indo em direção errada, mas Ele desejava ainda mais manifestar-se a Maria Madalena. Ele estava desejoso de se manifestar a João, porque João era aquele a quem Ele amava, mas Ele estava ainda mais desejoso de se manifestar a Maria Madalena. Ele queria manifestar-se a Tomé, porque Tomé não crera na Sua ressurreição, mas Ele queria ainda mais manifestar-se a Maria Madalena. Havia outros discípulos aos quais o Senhor desejava manifestar-se, mas Ele não se manifestou a eles primeiro - Ele se manifestou primeiramente a Maria Madalena. Por que o Senhor se manifestou a ela antes de manifestar-se a Pedro, João, Tomé, aos outros discípulos e ao povo?
Maria Madalena foi a última a deixar o local da cruz e foi a primeira a ir ao túmulo. Além de Maria Madalena, muitos outros tiveram demônios expulsos. Mas somente Maria Madalena foi de manhã cedinho para o túmulo buscar o Senhor. Não há dúvida de que ela não entendia muita coisa. Algumas pessoas podiam até pensar que ela não tivesse a mente lúcida, mas ela recebeu a melhor porção, uma porção que podemos não ter. Sua melhor porção era seu amor pelo Senhor. Todo cristão deveria desejar e buscar isso.
João 1:29 diz que quando João Batista viu Jesus vindo até ele, disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" João Batista disse isso quando viu o Senhor pela primeira vez. No versículo 36 João viu novamente o Senhor Jesus e disse: "Eis o Cordeiro de Deus!" Na Segunda vez, João não disse: que tira o pecado do mundo. Será que ele se esquecera disso? Não. Essa é a experiência de uma pessoa salva: quando vê o Senhor pela primeira vez, pensa em si e também no Senhor. Pensa no Senhor como o Cordeiro de Deus que tira seu pecado. Quando vê o Senhor pela Segunda vez, esquece de si mesmo e vê apenas o Senhor. Na primeira vez, ele Lhe agradece por Sua graça. Na segunda, aproxima-se Dele por causa Dele mesmo. Nosso batismo é nossa união com o Senhor, ao passo que o partir do pão é nossa lembrança Dele próprio. Primeiro nos tornamos os que crêem no Senhor, depois nos tornamos aqueles que O amam. Primeiro cremos na obra do Senhor, depois somos atraídos para Sua pessoa. Muitos de nós conhecem apenas a preciosidade da obra do Senhor, mas não a preciosidade do próprio Senhor. Somente conhecemos a graça que recebemos, mas não conhecemos quão amável o Senhor é. A diferença entre Maria Madalena e os outros era que ela apreciava não apenas a salvação, ela também dava muito valor ao Salvador.
O Senhor expulsou demônios de muitas pessoas, mas somente Maria Madalena O buscou. Embora outras mulheres tivessem ido buscar o Senhor, a primeira a ir ao túmulo foi Maria Madalena. No primeiro dia da semana, de manhã cedinho, enquanto ainda estava escuro,ela foi ao túmulo. Ela não se importava com nada; somente queria buscar o Senhor. Uma vez um irmão disse algo muito bom a esse respeito. Ele disse: "Visto que o Senhor Jesus morreu, o mundo tornou-se um vazio aos olhos de Maria!" O mundo inteiro não poderia atrair o coração de Maria, porque Alguém já o havia tomado. O coração de Maria era um coração completamente ocupado, capturado por Ele. Oh! O coração de Maria Madalena fora ganho pelo Senhor!
Quando Maria foi ao túmulo, que viu ela? Que fez ela? Ela pensou: "Meu amado Senhor morreu. Hoje tudo o que desejo é dar uma olhada em Seu corpo." Contudo, o corpo se fora! A única coisa que ela podia fazer era correr para Pedro e João e dizer-lhes: "Levaram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde O colocaram." Pedro e o outro discípulo, João, foram, então, ao túmulo. Eles correram juntos, e o outro discípulo correu mais que Pedro e chegou ao túmulo primeiro. Abaixando-se e olhando, viu os lençóis de linho, mas não entrou. Simão Pedro o seguiu, entrou no túmulo e viu os lençóis de linho; o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus não estava com os lençóis, mas estava dobrado em um lugar à parte. Então o outro discípulo entrou, viu e creu. Depois que os dois discípulos viram isso, que fizeram eles? A Bíblia diz: "Voltaram os discípulos outra vez para casa" (Jo 20:10). Eles ainda tinham uma casa que consideravam o melhor lugar do mundo. Eles ainda tinham uma casa! Embora tenham descoberto que o Senhor não estava lá, eles não sentiram nada. Apenas sentiram que voltar para casa era a coisa mais importante a fazer. Não tinham o Senhor, mas ainda tinham um lugar para ir.
Que fez Maria? "Maria entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando." Ela não tinha para onde ir! Ela não podia ir embora! Quão profunda é a palavra "entretanto"! Maria pensou no coração: "Vocês têm uma casa para ir, mas eu não posso porque o Senhor não está aqui. Vocês acham que o desaparecimento do Senhor não é importante, mas eu não consigo sentir o mesmo. Quem O levou? Como posso ir-me embora?" Ela ficou à entrada do túmulo, chorando. Aos seus olhos, o mundo tornara-se vazio! O Senhor não estava lá. Que mais ela poderia fazer? Ela não podia fazer nada a não ser permanecer junto ao túmulo e chorar. Oh! O coração de Maria era o coração de uma viúva! Os discípulos que seguiram o Senhor foram embora. Os discípulos que tinham algum conhecimento foram embora. João, que amava o Senhor, foi embora. Pedro, que era tão ousado, foi embora. Mas Maria, uma simples mulher de quem o Senhor expulsara sete demônios, fora ganha pelo Senhor. Ela não tinha paz, não tinha consolo. Ela não podia ir embora. O Senhor não estava lá; tudo estava acabado. Seu coração tinha saudades de algo. Seu coração estava vazio; portanto, ela somente podia chorar.
"Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo, e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés. Então eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela lhes respondeu: Porque levaram o meu senhor, e não sei onde o puseram.". Quando Maria viu os anjos, ela não ficou surpresa nem atemorizada. Por quê? Porque seu coração estava totalmente tomado com esta idéia: "Levaram o meu senhor". Ela não dava nenhuma atenção às outras coisas. Seu coração era tão singelo em pensar no Senhor que até mesmo a manifestação dos anjos não atraiu sua atenção. Ela não se importou com o que estavam fazendo os anjos. O coração dela era somente para o Senhor. Nem mesmo os anjos podiam demover seu coração.
Talvez alguém possa pensar: "João amava muito o Senhor; se eu pudesse segui-lo seria maravilhoso. Pedro foi muito tratado pelo Senhor; se eu pudesse ouvir sua instrução uma vez que fosse, seria maravilhoso." Mas o coração de Maria não estava preocupado com essas coisas. Mesmo que Pedro e João estivessem presentes, isso não bastava. Seu coração era o coração de uma viúva! Você pode pensar que ela deveria Ter ficado contente com o fato de anjos falarem com ela. Mas Maria não sentiu nada. Enquanto outros poderiam Ter achado os anjos especiais e atraentes naquelas vestes brancas e resplandecentes, Maria apenas pensava no fato de o Senhor Ter sido levado. Os anjos não podiam encher seu coração vazio, e ela somente podia chorar. Ela pensou: "O Senhor se foi; nunca mais ficarei satisfeita! Embora Pedro e João estejam aqui, o Senhor se foi; não posso ficar satisfeita! Embora os anjos estejam aqui, o Senhor não está, não posso ficar satisfeita!"
Os anjos lhe perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela disse: "Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram." Ela pensava que, mesmo que o Senhor estivesse morto, Seu corpo ainda era precioso. Não lhe ocorria que o Senhor havia ressuscitado. Em Mateus, o Senhor disse quatro vezes aos discípulos que Ele seria ressuscitado ao terceiro dia depois que morresse (Mt 16:21; 17:23; 20:19; 26:32). Mas ela não sabia nada disso. Naquele dia ela estava sem esperança. Bastava-lhe Ter o corpo do Senhor. Embora ela fosse tão ignorante, sua simplicidade em esperar o Senhor O fez revelar-se a ela.
A razão de o Senhor Ter se manifestado a Maria era satisfazer um coração faminto e sedento por Ele. Pedro e João voltaram para casa, e o Senhor não foi encontrá-los. Mas eis aqui um coração que era simples e absoluto por Ele. Portanto, o Senhor precisava buscá-la. Não importa se temos pouco conhecimento, o que importa é se temos um coração que pode constranger o Senhor a nos buscar. Isso é a coisa mais preciosa.
"Tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o levarei." Ela viu o Senhor Jesus mas pensou que fosse o jardineiro. O Senhor perguntou-lhe a quem ela procurava, e ela respondeu: "Se tu o tiraste.". Ela se esqueceu de dizer que estava procurando o Senhor. Ela estava buscando Jesus, o Nazareno. Ela apenas disse: "Se tu o tiraste". Aos olhos de Maria, havia apenas Ele no mundo. No coração de Maria, ela supunha que todos soubessem quem era Ele. Maria imaginava que todos O reconheceriam. Maria não se importava com ninguém, somente com Ele. Esse era o coração de Maria.
No Cântico dos Cânticos de Salomão 1:2, o começo da primeira sentença diz: "Beije-me ele com os beijos da sua boca." Essas foram as palavras da sulamita que anelava por Salomão. Aquele por quem o coração de Maria anelava era Ele. O que ela proferiu com a boca também foi Ele. Em seu coração e boca havia somente Ele. Se havia Ele, era o bastante para ela. A nós também deveria ser suficiente Ter apenas Ele em nosso coração. Não importa se nos falta conhecimento espiritual. Basta que tenhamos a Ele. Não é necessário Ter mais conhecimento; o que precisamos é Ter um coração que seja totalmente para Ele.
"Se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o levarei". Que tipo de pessoa era Maria? Ela era uma mulher. Não sabemos se ela era fisicamente fraca ou forte, mas sabemos que seu coração queria levá-Lo. Ela não levou em conta se sua força era suficiente. Ela não considerou quão longe Ele estaria. Ela apenas considerou que queria levá-Lo. O amor não conhece o significado de "dificuldade". A coisa mais maravilhosa do mundo é que a presença do amor torna tudo fácil. Ela não se importava com nada; apenas queria saber aonde O levara. Ela iria lá e o levaria consigo. Esse era o coração de Maria.
Sob essa circunstância, o Senhor não poderia deixá-la chorar mais. O Senhor não podia ir primeiro a Pedro e a João, nem poderia encontrar-se com os dois discípulos a caminho de Emaús. Ele também não podia ir encontrar-se com Tomé. O Senhor tinha de primeiramente, satisfazer um coração que estava com fome e sede Dele. O Senhor tinha de manifestar-se primeiramente a Maria.
Como o Senhor manifestou-se a ela? "Disse-lhe Jesus: Maria! Ela voltando-se, lhe disse, em hebraico: Rabôni! (que quer dizer Mestre)." Será que ouvimos o Senhor falar 'Maria' dessa maneira? Quando estiver orando em seu quarto, se você ouvir essa voz dizer: "Maria", isso lhe será suficiente. Quando o Senhor disse Maria, ela O reconheceu. Isso foi uma revelação. Basta que o Senhor fale. Quando o pastor chama sua ovelha, os olhos dela são abertos. Uma vez que Maria ouviu a voz do Senhor, ela soube que não era o jardineiro, mas o Mestre. Ela não precisava mais chorar. Uma vez que o Senhor se revela a nós, não é preciso dizer mais nada. O Senhor somente disse "Maria" uma vez, e ela imediatamente reconheceu que era o Senhor. Será que reconhecemos a voz do Senhor?
Havia um irmão que conhecia uma família formada apenas por uma mãe e seu filho. Toda noite o filho voltava para casa de bicicleta. Quando estava perto de casa, ele sempre assobiava. Sua mãe sempre sabia quando seu filho estava voltando. Um dia esse irmão estava conversando com a mãe na casa dela. Quando ele estava preparando-se para sair, ela pediu-lhe que ficasse porque seu filho já estava chegando em casa. Ele perguntou como é que ela sabia, e ela respondeu que tinha ouvido o assobio de seu filho. Para outras pessoas aquele som não tinha significado nenhum, mas para sua mãe era especialmente significativo. O Senhor disse: "Maria". Outras pessoas poderiam não Ter sentido nada, mas Maria reconheceu essa voz. Uma vez que ouviu, ela reconheceu que era o Senhor.
Depois disso, "recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai Ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus." Em Mateus 28, o Senhor permitiu que as mulheres tocassem Nele porque elas O estavam adorando. Aqui o Senhor não permitiu que Maria O tocasse. Que significa isso? Maria tinha um forte desejo de manter o Senhor na terra. Ela queria agarrá-Lo e não deixá-Lo ir. Mas o que o Senhor recebeu na terra não foi nada mais que a coroa de espinhos, a cruz e o túmulo. Agora o Senhor ia subir para os céus, ao lugar do "meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus." É por isso que Ele disse "Não me toques" . Não O detenha na terra. O Senhor não apenas ressuscitou, mas também ascendeu, tornando-se o Cabeça da nova humanidade e o representante do homem. O homem nunca havia estado nos céus. Mas pela ascensão do Senhor Jesus, o primeiro homem foi para lá. Agora, os que crêem Nele também irão para lá. Hebreus 2:9-10 diz: "Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra(...) Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória". Por causa do sofrimento da morte, o Senhor recebeu glória e honra, e muitos filhos também serão conduzidos à glória. O Senhor foi e os discípulos também irão. Depois da ressurreição, ele foram chamados pela primeira vez de irmãos pelo Senhor. Em outras palavras, o Senhor é o Primogênito e nós somos os muitos filhos. O Senhor ressuscitou e ascendeu. Seu Pai também é nosso Pai, Seu Deus também é nosso Deus. Portanto, o Senhor disse a Maria: "Vai Ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus."
Agora, que mais Maria tinha para falar? Ela nada mais tinha para falar. O que tinha era suficiente. Portanto, Maria voltou. Agora ela podia voltar. Irmãos e irmãs, se vocês não têm essa revelação, se não viram o Senhor e não ouviras Sua palavra, podem culpá-Lo por isso? Não. Vocês não podem culpar o Senhor, porque não têm a fome que Maria teve. Por favor, perguntem a si mesmos se já anelaram profundamente pelo Senhor. Vocês já anelaram pelo Filho de Deus de todo coração? Vocês sabiam que o coração do Senhor jamais será tocado pela sua posição ou pela sua reputação? Mas se vocês verdadeiramente anelarem pelo Senhor, mesmo que por pouco tempo, o coração Dele será tocado. Que Deus crie em nós um desejo para que anelemos pelo Filho de Deus e O amemos de coração puro.


Extraído do livrete "Maria" da Editora Árvore da Vida

 

Participe! Envie-nos seu comentário : uniaonet@uol.com.br - www.uniaonet.com.

 

 

 

.