www.uniaonet.com/ipbpferreira2002b.htm
INFORMATIVOS DE 2002 : Julho a Dezembro
.
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV - 7 DE JULHO 2002 -N.º 22

Alma Cansada
"Porque satisfiz à alma cansada, e saciei a toda alma desfalecida." (Jeremias, 31.25) O chamado que recebemos de Deus vem sempre na hora certa. Na hora de Deus. O que muitos de nós custam a entender é que este chamado não encontra razão na razão humana, ou seja, geralmente não se explica: "por que eu, Senhor"?; "Logo eu, Senhor?". Custamos a entender, ou quase nunca entendemos que faz parte da mente e dos propósitos d'Aquele que muitas vezes, contrariando a própria lógica, arranca de pessoas como nós, bons resultados. Os planos e objetivos do Senhor são a raiz do Seu chamado. E chama pelo que pode fazer através de nós, não pelo que somos ou podemos a partir de nós mesmos, e nem pelo quanto fomos capazes de convencê-Lo a nos chamar... Jeremias é uma das inúmeras provas disso. Uma daquelas pessoas que jamais alguém se arriscaria a investir ou dar um cargo. Por ter nascido num dos piores momentos da história de Israel, provou de todas as formas os efeitos daquela insustentável crise social e religiosa. Emocionalmente, era o próprio resultado do caos do seu tempo... sofria vendo seu povo sem saída, sem fé, sincretizado pela idolatria assíria, ferido pelas flechas e espadas babilônicas e egípcias. Apenas uma criança, Jeremias era tudo o que o povo não esperava de Deus para a indicação de uma saída e restauração da fé no Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Se fôssemos Deus, jamais chamaríamos alguém assim... Chorão, complexado, negativista, e depressivo. Jeremias foi chamado. Custa entender, mas Deus mais uma vez nos prova que é capaz de revirar pelo avesso a história a partir de pessoas simples como nós. Portanto, ninguém deve se opor ao chamado do Senhor, baseando-se em suas próprias limitações. Jeremias até que tentou, mas, por fim, preferiu entregar-se como barro nas mãos do Oleiro, permitindo assim ser moldado numa nova pessoa... foi aí que o Senhor o fez profeta. "Porque satisfiz à alma cansada, e saciei a toda alma desfalecida". Essas palavras são o prêmio para os que ao Senhor dizem "sim", apesar da alma cansada; "sim", apesar da humana desaprovação e do despreparo. A obediência muitas vezes nos leva a contrariar nossa própria vontade, tudo e todos. O cansaço na alma não é álibi para o "não". Escrevemos para quem há muito disse "não"; para aqueles que após terem caminhado um tempo com o Senhor, por qualquer motivo disseram, "não"; para quem, em sua vida, tem dado mais ouvido à cômoda voz da razão do que ao desafio e aos "riscos" da voz divina. Para aqueles a quem Deus viu e escolheu com base nas Suas insondáveis razões. Errado é não atender, imperdoável é desistir! Jeremias foi uma bênção, um profeta inesquecível. Suplantou todas as expectativas, foi fundamental para Israel na restauração da esperança e do temor ao Senhor. O menino triste encontrou sentido para sua vida "perdida" enquanto servia fiel aos propósitos do Deus que o chamara. Que Aquele que chama nos conduza sempre ao centro do Seu chamado. Em Seu nome.
Rev. Ricardo César Vasconcelos IP da Penha, RJ


 

INTERCESSÃO
"orai uns pelos outros, para serdes curados". Pelas famílias da Igreja. Pela gravidez de Débora, da cidade de Tanabi. Pelo Anísio, que está em estado de coma, na cidade de Mozambinho. Pela Escola Dominical em sua campanha de "cada um ganhar mais um", pelos grupos familiares, pelo coral e pela UMP.

SANTA CEIA
"Ceia do Senhor (Santa Ceia ou Eucaristia) é o sacramento no qual, dando-se e recebendo-se pão e vinho, conforme a instituição de Cristo, anuncia-se a sua morte e, aqueles que participam dignamente, não de maneira temporal e carnal, tornam-se participantes do corpo e do sangue, com todas as suas bênçãos, para o alimento espiritual e crescimento em graça". Breve Catecismo resposta à pergunta 96. À noite estaremos celebrando a Santa Ceia, não falte, participe, prepare-se, ore por este evento.

ESCALA DA LIMPEZA
Pr. Marcos Aurélio Quintino

PLANTÃO DIACONAL
Diácono Adriano Coradello

ENSAIO DO CORAL
Terça-feira às 20:00hs, ensaio do coral. Ore por esse trabalho.

ESTUDO BÍBLICO
"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." (Hebreus 4:12)
Venha participar do Estudo Bíblico, e aprenda a manejar bem a espada do Espírito, quarta-feira a partir das 19:30hs.

GRUPOS FAMILIARES
Daniel-
Liderado pelo Presbítero Paulo Sérgio estará reunido esta semana na residência do Claudio e Ivonete, R. José Teixeira Vilela Pai n.º 937, Vila Nova.
Águas Claras- Liderado pelo Presbítero Orlando Pedro estará reunido na residência do Diácono Adriano Coradello e Eliane - R. João Zambelli, n.º 530, Águas Claras.
Jardim Anésia- Liderado pelo Pastor Marcos estará reunido na residência do Pastor, rua José Augusto Machado n.º 170, Jd. Progresso.
Todos os grupos se reúnem na quinta-feira às 20:00hs.

CONVITE ESPECIAL
Você está convidado a estar conosco no MARACANÃZINHO no Domingo 14 de Julho, às 14hs., para o Culto de Abertura da XXXV Reunião Ordinária do Supremo Concílio da IPB. Em Cristo Somos Um. Vamos celebrar a ceia do Senhor juntos. Será um grande encontro de Louvor, Adoração e Comunhão.

VISITANTE
Amigo visitante volte sempre sua presença muito nos alegra.

PARE E PENSE:

A adoração liberta a personalidade, conferindo uma nova perspectiva à vida, integrando-a às diversas maneiras de viver. Ela ainda traz à vida as virtudes da humildade, lealdade, devoção e retidão de atitude, renovando e reavivando o espírito.
Roswell C. Long

ANIVERSARIANTES DE JULHO

1. Flávio Silva Pedro Þ 14/07
2. Noemia de Souza Silva Þ 26/07

AGENDA SEMANAL
Domingo: Escola Dominical 9:00h.
Culto de Louvor e Adoração 19:30h.
Terça: Ensaio do Conjunto Coral 20:00h.
Quarta: Estudo Bíblico no templo 19:30h.
Quinta: Grupos Familiares 20:00h.
Sábado: Reunião de jovens 19:30h.

LITURGIA
Leitura Bíblica - Isaías 38.9-20
Hino 39 "Exaltação e Louvor"
Oração de Adoração
Leitura Bíblica - Salmo 32.1-5
Oração de Confissão
Conjunto Coral
Conjunto Voz e Mensagem
Oração de Intercessão
Mensagem
Hino 266 "Rude Cruz"
Celebração da Santa Ceia
Benção Apostólica
Avisos
Oração Final

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166
Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112
Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911
Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942
Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551
Junta Diaconal:
Adriano Coradello - Fone 3585-7817
Fábio Silva Pedro - Fone 3585-3240
Orlando de Souza

RELATÓRIO DA E. D. - 30/06/2002

CLASSES

Mat.

Aus.

Pres.

Vis.

Total

Bíblias

Oficiais

6

2

4

-

4

4

Berianos

16

11

5

-

5

5

Josué

4

3

1

2

3

3

Miquéias

5

5

-

-

-

-

Cordeirinhos de Jesus

8

8

-

-

-

-

TOTAL

39

29

10

2

12

12


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV - 14 DE JULHO 2002 - N.º 23

TESTEMUNHO VERDADEIRO
"Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações". (Salmo 34.6) A maioria dos salmos nasceu de experiências pessoais, parecidas com as que vivemos no nosso dia-a-dia. E são estas experiências que nos levam a conhecer as dificuldades que outras pessoas enfrentaram. Palavras como: "Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações", têm fortalecido o coração de muitas pessoas - inclusive o meu, da minha família e dos meus amigos. Por pouco Davi escapou da morte enquanto Saul o perseguia. Ele avia enfrentado preocupações e medo. Mas entregou tudo a Deus e recebeu a ajuda. Davi também não voltou simplesmente à sua vida rotineira; ele escreveu sua experiência para que outros pudessem conhecê-la e aprender com ela. O testemunho de Davi pode ajudar todos aqueles que, com sinceridade, buscam alivio e perdão. Para escrever um testemunho assim, como de Davi, é preciso experimentar o cuidado de Deus a ter habilidade para refletir sobre essa experiência. A maioria dos testemunhos, como a maioria dos salmos, é a respeito de experiências passadas, quase sempre sofridas. Não temos que nos preocupar como nosso testemunho será usado. Uma vez que o temos, podemos deixar por conta de Deus. E ele certamente o usará!
Devocional "Cada Dia"- Julho


 

INTERCESSÃO
"orai uns pelos outros, para serdes curados". José Strozzi, vizinho do Presb. Valdir que está problemas de saúde. Pelas famílias da Igreja. Pela gravidez de Débora, da cidade de Tanabi. Oremos pela família enlutada do irmão Anísio da cidade de Mozambinho. Pela Escola Dominical em sua campanha de "cada um ganhar mais um", pelos grupos familiares, pelo coral e pela UMP.

DIZIMOS E OFERTAS
"Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida." Malaquias 3:10 Seja fiel e consagre ao Senhor seu dízimo e sua oferta.

ESCALA DA LIMPEZA
Presb. Paulo e Ana Paula

PLANTÃO DIACONAL
Diácono Fábio Silva Pedro

ENSAIO DO CORAL

Nas próximas duas Terças-feiras não haverá ensaios do Conjunto Coral.

ESTUDO BÍBLICO
"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." (Hebreus 4:12) Venha participar do Estudo Bíblico, e aprenda a manejar bem a espada do Espírito, quarta-feira a partir das 19:30hs.

GRUPOS FAMILIARES
Daniel-
Liderado pelo Presbítero Paulo Sérgio estará reunido esta semana na residência do Presb. Valdir Aparecido Mendonça - R. Av. Antônio Menin n.º 111, V. Real.
Águas Claras- Liderado pelo Presbítero Orlando Pedro estará reunido na residência do Diácono Adriano Coradello e Eliane - R. João Zambelli, n.º 530, Águas Claras.
Jardim Anésia- Liderado pelo Pastor Marcos estará reunido na residência da Laura e João, rua Luiz Gama, n.º 1369, Vila Nova.
Todos os grupos se reúnem na quinta-feira às 20:00hs.

CONVITE ESPECIAL
Você está convidado a estar conosco no MARACANÃZINHO no Domingo 14 de Julho, às 14hs., para o Culto de Abertura da XXXV Reunião Ordinária do Supremo Concílio da IPB. Em Cristo Somos Um. Vamos celebrar a ceia do Senhor juntos. Será um grande encontro de Louvor, Adoração e Comunhão.

FRALDAS NO VARAL
Nasceu no dia 11/07, Quinta feira às 7:40hs. Raiane, a filha de Flávio e Ronea, pesando 3,370kg. Rendamos graças ao nosso Deus. Aos pais e avós nossos parabéns.

CANTINA GOSPEL
Neste Domingo teremos nossa cantina, venha preparado para saborear gostosos petiscos, participe pois os fundos arrecadados, serão revertidos para a construção do templo.

VISITANTE
Amigo visitante volte sempre sua presença muito nos alegra.

PARE E PENSE:
"A vida de qualquer pessoa, por mais insignificante que pareça, inspira e influencia outras pessoas ao seu redor." Devocional "Cada Dia"

ANIVERSARIANTES DE JULHO

1. Flávio Silva Pedro Þ 14/07
2. Noemia de Souza Silva Þ 26/07

AGENDA SEMANAL
Domingo: Escola Dominical 9:00h.
Culto de Louvor e Adoração 19:30h.
Terça: Ensaio do Conjunto Coral 20:00h.
Quarta: Estudo Bíblico no templo 19:30h.
Quinta: Grupos Familiares 20:00h.
Sábado: Reunião de jovens 19:30h.

 

LITURGIA
Cântico
Oração de Adoração
Leitura Bíblica - Salmo 34 Hino 179
"Saudação"
Oração de Confissão
Conjunto Coral
Conjunto Voz e Mensagem
Oração de Intercessão
Mensagem
Conjunto Coral
Hino 32 "O Deus Fiel"
Benção Apostólica
Avisos
Oração Final

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166
Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112
Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911
Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942
Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551
Junta Diaconal:
Adriano Coradello - Fone 3585-7817
Fábio Silva Pedro - Fone 3585-3240
Orlando de Souza

RELATÓRIO DA E. D. - 07/07/2002

CLASSES

Mat.

Aus.

Pres.

Vis.

Total

Bíblias

Oficiais

6

1

5

-

5

5

Berianos

14

3

11

4

15

13

Josué

6

1

5

2

7

5

Miquéias

4

-

4

-

4

4

Cordeirinhos de Jesus

7

5

2

-

2

2

TOTAL

37

10

27

6

33

29


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV - 04 Agosto 2002 - N.º 24



UM GRANDE CORAL
"Tudo o que tem vida louve ao Senhor!" (Salmo. 150.6)
É bastante aceitável que o último grupo de salmos (145-150) seja de louvor. Depois que as lágrimas secaram, as reclamações foram ouvidas e as esperanças expressas, o auge de toda a expressão humana é o louvor: "Louve o Senhor!" Esta frase é repetida treze vezes só neste pequeno salmo 150. E é bem apropriado que o maior livro da Bíblia termine com uma exortação comovente ao dar a Deus todo o louvor possível. Que uso estratégico de palavras para uma sociedade como a nossa, que tende tanto ao desinteresse e apatia. Porém, parece que há quase um senso de frustração neste salmo. À medida em que o salmista chama ao louvor, temos a impressão de que ele não consegue juntar um grupo grande o suficiente, ou gerar louvor intenso. Nos salmos anteriores, vemos chamados numerosos para que todo o povo de Deus e suas criaturas se juntem ao louvor. Agora o salmista chama todos os tipos de instrumentos para estimular e liderar o louvor. E finalmente, num último chamado ele diz: "Tudo o que tem vida" (isto é, tudo o que Deus criou) para se juntar em louvor. Nunca houve um coral tão vasto...exceto pelo que é descrito no Reino dos Céus. É o que me faz pensar que este é um salmo que quer estimular o nosso desejo pelo louvor perfeito, dando-nos uma visão do céu.
Apocalipse 5.6-14 "6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.
7 Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono;
8 e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,
9 e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação
10 e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.
11 Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,
12 proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.
13 Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.
14 E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram".
Apocalipse 7.9-17 "9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;
10 e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.
11 Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus,
12 dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!
13 Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?
14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,
15 razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.
16 Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,
17 pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima".
Devocional "Cada Dia"- 31 de Julho


 

INTERCESSÃO

INTERCESSÃO
"orai uns pelos outros, para serdes curados". O presbítero Paulo passou por uma cirurgia, oremos por sua recuperação. Pelas famílias da Igreja. Pela gravidez de Débora, da cidade de Tanabi. Pela Escola Dominical em sua campanha de "cada um ganhar mais um", pelos grupos familiares, pelo coral e pela UMP.

ESCALA DA LIMPEZA
Presb. Orlando e Maria Aparecida Silva Pedro

PLANTÃO DIACONAL
Diácono Fábio Silva Pedro

ENSAIO DO CORAL
Na próxima Terça-feira haverá ensaio do Conjunto Coral, às 20:00hs. Ore pelo ministério da música na igreja

ESTUDO BÍBLICO
Venha participar do Estudo Bíblico, e aprenda a manejar bem a espada do Espírito, quarta-feira a partir das 19:30hs.

GRUPOS FAMILIARES
Daniel- Liderado pelo Presbítero Paulo Sérgio estará reunido esta semana na residência da Dircélia e Adão, rua Bernardino Ietauro, n.º 140, B. Sérgio Dorneles.
Águas Claras- Liderado pelo Presbítero Orlando Pedro estará reunido na residência do Naor e Cleide, R. João Dentello, n.º 480, Águas Claras.
Jardim Anésia- Liderado pelo Pastor Marcos estará reunido na residência dos irmãos João Batista e Jurides, R. Izaltina Matozo de Oliveira n.º 210, Jd. Anésia.
Todos os grupos se reúnem na quinta-feira às 20:00hs.

 

RELATÓRIO DA E. D. - 07/07/2002

CLASSES

Mat.

Aus.

Pres.

Vis.

Total

Bíblias

Oficiais

6

1

5

-

5

5

Berianos

14

3

11

4

15

13

Josué

6

1

5

2

7

5

Miquéias

4

-

4

-

4

4

Cordeirinhos de Jesus

7

5

2

-

2

2

TOTAL

37

10

27

6

33

29

VISITANTE
Amigo visitante volte sempre sua presença muito nos alegra.

PARE E PENSE:
"Não importa o tamanho do coral que se reúne para louvar a Deus, mas, sim, a sinceridade do coração". Devocional "Cada Dia"

ANIVERSARIANTES DE AGOSTO
1. Osvaldo Paes Landim- 05/08
2. Ivonete de Souza Momesso - 09/08
3. Carmem L. de Moraes - 11/08
4. Paulo Sérgio de Souza - 13/08
5. Aldair de Souza - 28/08

AGENDA SEMANAL
Domingo: Escola Dominical 9:00h. Culto de Louvor e Adoração 19:30h.
Terça: Ensaio do Conjunto Coral 20:00h.
Quarta: Estudo Bíblico no templo 19:30h.
Quinta: Grupos Familiares 20:00h.
Sábado: Reunião de jovens 19:30h.

LITURGIA
Cântico
Oração de Adoração
Leitura Bíblica - Salmo 150
Hino 182 "União Fraterna"
Oração de Confissão
Conjunto Voz e Mensagem
Oração de Intercessão
Mensagem Hino 340
"Santa Comunhão"
Celebração da Santa Ceia
Benção Apostólica
Avisos
Oração Final

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Conselho: Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166
Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112
Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911
Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942
Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551
Junta Diaconal:
Adriano Coradello - Fone 3585-7817
Fábio Silva Pedro - Fone 3585-3240
Orlando de Souza I


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV - 11 de agosto 2002 - N.º 25


PRESOS DA ESPERANÇA
"Ainda quanto a ti, por causa do sangue do teu pacto, libertei os teus presos da cova em que não havia água. Ó presos de esperança, voltai à fortaleza; também hoje anuncio que te recompensarei em dobro." (Zacarias, 9.11-12) "Dentro de uma cova sem água..." Há momentos na vida em que nos sentimos escravizados pelas circunstâncias. Sentimo-nos vítimas das situações que nos algemam, que tiram nossa liberdade... Sentimo-nos presos, acorrentados! O texto acima nos relata esta triste experiência de nos sentirmos presos, como se estivéssemos "dentro de uma cova".
A imagem da cova expressa a idéia de um lugar do qual é impossível escapar. A escuridão é insuportável. A certeza da tragédia é inevitável. O incômodo é terrível. A ausência da água mostra a tragédia da sede, que não pode ser dessedentada e reforça a idéia de que não há perspectiva de sobrevivência. "Libertei os teus cativos..."
É tremendo saber que nosso Deus, em sua onisciência, conhece os que se acham na prisão do sofrimento... O Senhor não está ausente na nossa dor... Seus olhos não estão fechados para as nossas tragédias pessoais. Mas Ele não apenas é Onisciente, é também Onipotente! Ele tem o poder de libertar os prisioneiros.
Quem pode escravizar aqueles a quem Deus liberta? A Libertação é fruto do pacto! "Eu fiz uma aliança com vocês, que foi selada com sangue". (BLH) Aqueles que conhecem a bênção do Pacto e do poder do sangue de Cristo já não se sentem mais prisioneiros: "(...) estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo"(Efésios 2.12-13). "
Ó presos de esperança, voltai à fortaleza..." Os libertos da "cova sem água" são os "presos de esperança"! Estes são chamados a voltar para a fortaleza. 'Fortaleza' é uma imagem lindíssima para a segurança. Os "prisioneiros da esperança" saem da cova sem água para a fortaleza. Da angústia, para a alegria. Da dúvida, para a certeza. Do medo, para a confiança. Da guerra, para a paz. Da morte, para a vida... No momento da dor, quando nos sentimos dentro de uma cova sem água, e nos sentimos angustiados, podemos perder muitas coisas. O sentimento de estar preso pode tirar-nos a luz, mas não tem o poder de nos tirar a esperança de ver o sol. O sofrimento pode nos trazer as lágrimas, mas não tem o poder de nos tirar a esperança de nos alegrarmos. A esperança não pode ser tirada de nós, a menos que a percamos de forma voluntária. Ainda que presos dentro de uma cova sem água, podemos estar presos à esperança. "Ora, a esperança não confunde" (Romanos, 5.5). A esperança não falha porque o nosso Deus é "o Deus de esperança" (Romanos, 15.13), "e o próprio Senhor nosso, Jesus Cristo, e Deus nosso Pai que nos amou e pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança" (II Tessalonicenses, 2.16). "Também hoje anuncio que te recompensarei em dobro..." O tempo é agora! Deus promete que a libertação e a restituição são no tempo presente! E quão tremendo é saber que Deus é abundante em Sua graça: "restaurarei em dobro" (Jó 42.10): "Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus inimigos, e o Senhor deu-lhe em dobro tudo o que antes possuía". Isaías, 61.7: "Em lugar de vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuíreis o dobro e tereis perpétua alegria". Deus nos chama para sairmos do poço sem água, para entrarmos na fortaleza do seu amor! Deus nos propõe a liberdade, a restauração e a restituição! "Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo." (Romanos, 15.13)
Rev. Ézio Martins de Lima
IP independente de Jataí, GO.


INTERCESSÃO

"orai uns pelos outros, para serdes curados". Irmãos enfermos: Maria de Souza, Osvaldo Landim, Elias, do Rio Janeiro, Pastor Otoniel Jr., IPI de São Paulo, Jacira, de Casa Branca, ambos com câncer. Pelas famílias da Igreja. Pela Escola Dominical em sua campanha de "cada um ganhar mais um", pelos grupos familiares, pelo coral e pela UMP. Motivos de gratidão: Nascimento do Gabriel, em Franca, filho de Gustavo e Marilza. A cirurgia do Sr. Pedro na vista. Irmão João Batista melhorou de sua fratura na perna.

ESCALA DA LIMPEZA
Presb. Geraldo e Rita

PLANTÃO DIACONAL
Diácono Orlando de Souza

ENSAIO DO CORAL
Na próxima Terça-feira haverá ensaio do Conjunto Coral, às 20:00hs. Ore pelo ministério da música na igreja

ESTUDO BÍBLICO
Venha participar do Estudo Bíblico, e aprenda a manejar bem a espada do Espírito, quarta-feira a partir das 19:30hs.

GRUPOS FAMILIARES
Daniel- Liderado pelo Presbítero Paulo Sérgio estará reunido segunda-feira na residência da Damiana e Paulo, R. 04 n.º 245, Jd. Independência.
Águas Claras- Liderado pelo Presbítero Orlando Pedro estará reunido na residência do Diácono Adriano Coradello e Eliane, R. João Zambelli, n.º 530, Águas Claras.
Jardim Anésia- Liderado pelo Pastor Marcos estará reunido na residência dos irmãos Pedro e Alice, R. Lydia Tiziani Bosseda, n.º 140, Jardim Anésia.
Os grupos do Anésia e Águas Claras se reúnem na quinta-feira, às 20:00hs.

 

RELATÓRIO DA E. D. - 04/08/2002

CLASSES

Mat.

Aus.

Pres.

Vis.

Total

Bíblias

Oficiais

6

1

5

-

5

5

Berianos

14

5

9

-

9

9

Josué

6

2

4

-

4

4

Miquéias

3

1

2

-

2

2

Cordeirinhos de Jesus

5

2

3

-

3

2

TOTAL

34

11

23

-

23

22

 

DÍZIMOS E OFERTAS
"São deveres dos membros da Igreja, conforme o ensino e espírito de Nosso Senhor Jesus Cristo: a) viver de acordo com a doutrina e prática da Escritura Sagrada; b) honrar e propagar o Evangelho pela vida e pela palavra; c) sustentar a Igreja e as suas instituições, moral e financeiramente; d) obedecer às autoridades da Igreja, enquanto estas permanecerem fiéis às Sagradas Escrituras; e) participar dos trabalhos e reuniões da sua Igreja, inclusive assembléias. Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil Art. 14

ANIVERSARIANTES DE AGOSTO
1. Osvaldo Paes Landim- 05/08
2. Ivonete de Souza Momesso - 09/08
3. Carmem L. de Moraes - 11/08
4. Paulo Sérgio de Souza - 13/08
5. Améli Regina de Souza - 15/08
6. Aldair de Souza - 28/08

AGENDA SEMANAL
Domingo: Escola Dominical 9:00h. Culto de Louvor e Adoração 19:30h.
Terça: Ensaio do Conjunto Coral 20:00h.
Quarta: Estudo Bíblico no templo 19:30h.
Quinta: Grupos Familiares 20:00h.
Sábado: Reunião de jovens 19:30h.

LITURGIA
Cântico
Oração de Adoração
Leitura Bíblica - Salmo 148
Hino 179 "Saudação"
Oração de Confissão
Conjunto Voz e Mensagem
Oração de Intercessão
Mensagem Hino 164 "Nome Precioso"
Consagração dos dízimos e ofertas
Oração Final
Benção Apostólica
Avisos

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Conselho: Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166
Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112
Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911
Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942
Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551
Junta Diaconal: Adriano Coradello - Fone 3585-7817
Fábio Silva Pedro - Fone 3585-3240
Orlando de Souza

 


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV - 25 DE AGOSTO 2002 - N.º 26


OS DOIS FUNDAMENTOS (Mateus 7.24-27)
Segundo Jesus, a nossa vida aqui na terra é uma imperecedoura construção. Cada ato, cada atitude, cada decisão é um tijolinho a mais neste edifício que é a nossa própria existência. Alguns se contentam em construir simples choupanas ou cabanas, outros se desgastam, estressam-se em fabricar para si palácios deslumbrantes ou castelos grandiosos. Não importa o tipo de casa (existência) que nós busquemos construir, para Jesus só existem dois tipos: as que caem e as que permanecem de pé. Aquelas, se esboroam em meio às tormentas da vida, naufragam, são carregadas pelas correntezas das vicissitudes; estas, resistem a todas as intempéries da vida. No texto citado encontramos esses dois tipos de existência, simbolizados nas casas construídas na areia e sobre a rocha. Algumas pessoas são como a casa construída na areia: sem fundamento sólido, são frágeis e não suportam às grandes tempestades da vida. Algumas são como a casa construída sobre a rocha: inabaláveis no dia mau. O que fazer para que nossa vida não se torne um construir na areia, fadada a se esboroar diante das tempestades da vida? O que fazer para que não construamos uma existência que não resiste aos vendavais das incertezas e termine numa grande ruína e destruição? Se nós quisermos construir uma existência sólida é necessário atentarmos para duas coisas importantes:
1. A segurança de uma vida é determinada pela solidez dos fundamentos. O valor de uma casa não é o tamanho de seus cômodos, o acabamento de suas paredes ou a sua cor. O valor de uma casa está na solidez de seus fundamentos. Caso contrário, tudo o mais perde o valor. Segundo o Senhor, assim é a nossa vida. Se os fundamentos forem podres, tal qual aquela casa construída na areia, tudo mais perde o significado e valor. Se os alicerces estiverem comprometidos, quanto maior for a casa de nossa vida, mais insegura ela será e maior será sua ruína quando vier abaixo. Portanto, é tolice estar com muito cuidado com a aparência da nossa vida, enquanto um os fundamentos "estão indo embora". Sem firmes fundamentos, todo o esforço gasto na ornamentação e embelezamento da vida fica perdido. Como uma casa construída, o valor de nossa existência não pode e não deve ser medido por aquilo que está do lado de fora, mas por aquilo que está do lado de dentro. Coisas para as quais não se dá muita atenção e importância (geralmente, ao se comprar uma casa, pouca atenção se dá aos alicerces de uma casa), mas que são as únicas que podem nos salvar na hora das tempestades da vida.
2. Os nossos fundamentos serão testados. Quem quer construir uma existência sólida e inabalável tem que atentar para esse fato. Um dia a tempestade chega, os ventos sopram com ímpeto, os rios transbordam, os alicerces de nossa vida serão testados e o seu real valor revelado - se valeu a pena construímos a nossa vida sobre a rocha ou sobre a areia. Por que? Porque antes da tempestade a casa edificada sobre a areia parece tão firme e sólida quanto a que foi cuidadosamente edificada sobre a rocha. Que vantagem há em construir nossa casa sobre a rocha, então? Nenhuma! Parece desperdício, cuidado exagerado, investimento desnecessário. São muitos os que, não tendo Deus em suas vidas, assim pensam quando comparam as suas vidas aquinhoadas com as vidas daqueles que buscam servir a Deus - e às vezes não têm o mesmo. Neste momento Deus parece ser investimento desnecessário, um desperdício de tempo. "Afinal, ambas casas estão de pé"! - Até o dia em que a tempestade das vicissitudes e os ventos da tribulação dão contra a nossa vida e a nossa existência erguida na areia movediça de nossos próprios amparos humanos vem abaixo sobre nossas cabeças.
Hoje somos desafiados a revermos os fundamentos de nossa vida. O Sólido Fundamento é a Palavra de Deus. Quem quer erguer uma existência que permanece firme em todas as circunstâncias da vida, é preciso aprender a construir sua vida sobre a Rocha - o alicerce inamovível de nossas existências é a Palavra de Deus. "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha". Creiamos nisto. Que Deus nos Abençoe.
Rev. José Kleber Fernandes Calixto
Igreja Presb. do Sertãozinho - Patrocínio-MG


INTERCESSÃO
"orai uns pelos outros, para serdes curados".
Irmãos enfermos: Maria de Souza, Osvaldo Landim, Elias, do Rio Janeiro. Pastor Otoniel jr., IPI de São Paulo, Jacira, de Casa Branca, ambos com câncer. Pelas famílias da Igreja. Pela Escola Dominical em sua campanha de "cada um ganhar mais um", pelos grupos familiares, pelo coral e pela UMP. A irmã Ana Tofanin Torresan solicita orações para sua aposentadoria. Motivos de gratidão: A menina Ingridi que estava desaparecida, já está com seus pais, louvemos a Deus. A cirurgia do Sr. Pedro na vista. Irmão João Batista melhorou de sua fratura na perna.

ESCALA DA LIMPEZA
Presb. Valdir e Lindaura

PLANTÃO DIACONAL
Diácono Orlando de Souza

ENSAIO DO CORAL
Na próxima Terça-feira haverá ensaio do Conjunto Coral, às 20:00hs.
Ore pelo ministério da música na igreja

ESTUDO BÍBLICO
Venha participar do Estudo Bíblico, e aprenda a manejar bem a espada do Espírito, quarta-feira a partir das 19:30hs.

GRUPOS FAMILIARES
Daniel- Estará reunido na residência do seu líder, o Presbítero Paulo Sérgio de Souza, R. Júlio Cheffer n.º 261, Jardim Salgueiro.
Águas Claras- Liderado pelo Presbítero Orlando Pedro estará reunido na residência do Enéias e Cida, R. Ernesta Maria Russi Borelli, n.º 765, Águas Claras.
Jardim Anésia- Estará reunido na residência do seu líder Pr. Marcos Aurélio Quintino, R. José Augusto Machado n.º 170, Jd. Progresso.
Todos os grupos se reúnem na quinta-feira, às 20:00hs.

 

RELATÓRIO DA E. D. - 04/08/2002

CLASSES

Mat.

Aus.

Pres.

Vis.

Total

Bíblias

Oficiais

6

1

5

-

5

5

Berianos

14

3

11

5

16

13

Josué

6

3

3

3

6

3

Miquéias

3

-

3

1

4

4

Cordeirinhos de Jesus

5

-

5

-

5

3

TOTAL

34

7

27

9

36

28

143 ANOS DE PRESBITERIANISMO
O dia 12 de agosto é uma data histórica para os presbiterianos. Foi quando - há 143 anos - o jovem missionário norte-americano Ashbel Green Simonton desembarcou na cidade do Rio de Janeiro e lançou a semente da Igreja Presbiteriana do Brasil.

VISITANTE
Você é muito importante para Deus. Volte sempre.

ANIVERSARIANTES DE AGOSTO
1. Osvaldo Paes Landim- 05/08
2. Ivonete de Souza Momesso - 09/08
3. Carmem L. de Moraes - 11/08
4. Paulo Sérgio de Souza - 13/08
5. Amélia Regina de Souza - 15/08
6. Aldair de Souza - 28/08

AGENDA SEMANAL
Domingo: Escola Dominical 9:00h.
Culto de Louvor e Adoração 19:30h.
Terça: Ensaio do Conjunto Coral 20:00h.
Quarta: Estudo Bíblico no templo 19:30h.
Quinta: Grupos Familiares 20:00h.
Sábado: Reunião de jovens 19:30h.

LITURGIA
Cântico
Oração de Adoração
Leitura Bíblica - Atos 2.42-47
Hino 49 "Sempre Vencendo"
Oração de Confissão
Conjunto Voz e Mensagem
Oração de Intercessão
Hino 379 "Petição pela Pátria"
Mensagem
Hino 164 "Nome Precioso"
Oração Final
Benção Apostólica
Avisos

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho: Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166
Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112
Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911
Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942
Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551
Junta Diaconal: Adriano Coradello - Fone 3585-7817
Fábio Silva Pedro - Fone 3585-3240
Orlando de Souza


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV - 1 DE SETEMBRO 2002 - N.º 27


Disciplina da Igreja
"Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada? Livrem-se do fermento velho...".
I Coríntios 5.6,7
Por meio da imposição e aplicação da disciplina, a Igreja acolhe os verdadeiros crentes à comunhão fraternal e exclui aqueles que mostram, por atitudes ou descrença, que não são seguidores de Jesus Cristo. É óbvio que a disciplina é uma parte muito melindrosa e sensível na vida da Igreja; por isso, muitas igrejas relutam em exercê-la. Alguns acham que ela contradiz a graça e o amor. Por meio da disciplina, Cristo restaura pecadores transviados à comunhão da Igreja, mantendo a pureza dessa mesma Igreja. O Novo Testamento está cheio de referências à disciplina. Entre elas estão as palavras sem rodeio de Paulo, a firme orientação de Jesus ao tratar com aqueles que rejeitam seu ensino e modo de vida (Mateus 18.17), e as cartas de Cristo às sete Igrejas, apresentando várias razões para a disciplina (Apocalipse2 e 3). Certamente, não estaremos prestando serviço à Igreja nem aos indivíduos que incidem em erro, se abrirmos mão da disciplina, a qual não deve ser áspera ou cruel, quando aplicada com amor, ternura, paciência, compreensão e aconselhamento. Quem erra deve sentir a preocupação da Igreja a seu respeito, e precisa aprender que a honra de Cristo e a santidade da Igreja não podem jamais ser violadas.
Devocional "Cada Dia" 28/08


INTERCESSÃO
"orai uns pelos outros, para serdes curados".

Irmãos enfermos: Maria de Souza, Osvaldo Landim, Elias, do Rio Janeiro. Pastor Otoniel Jr., IPI de São Paulo, Jacira, de Casa Branca, ambos com câncer. Pelas famílias da Igreja. Pela Escola Dominical em sua campanha de "cada um ganhar mais um", pelos grupos familiares, pelo coral e pela UMP. A irmã Ana Tofanin Torresan solicita orações para sua aposentadoria. Família enlutada do Gustavo e Marilza. Motivos de gratidão: A menina Ingridi que estava desaparecida, já está com seus pais, louvemos a Deus. A cirurgia do Sr. Pedro na vista. Irmão João Batista melhorou de sua fratura na perna.

SANTA CEIA
Você não pode deixar de comparecer no culto vespertino, pois estaremos celebrando o sacramento da Santa Ceia.

ESCALA DA LIMPEZA
Presb. Paulo e Ana Paula

PLANTÃO DIACONAL
Diácono Adriano Coradello

ENSAIO DO CORAL
Na próxima Terça-feira haverá ensaio do Conjunto Coral, às 20:00hs. Ore pelo ministério da música na igreja

FRALDAS NO VARAL
O seminarista Pedro, que esteve pregando na Igreja, durante as férias pastorais, está radiante com a chegada do seu primeiro filho Pedro Lucas, no dia 26 na cidade de João Pessoa. Aos pais, avó e tios, nossos cordiais parabéns.

BAZAR BENEFICENTE
Será realizado mais um bazar beneficente, no Sábado, dia 14 de Setembro, nas dependências da Igreja, das 9:00hs às 16:00hs. Compareçam, divulguem.

CULTO DE GRATIDÃO A DEUS

É com gratidão que nossa irmã Noemia convida aos amados irmãos para um culto de louvor e adoração a Deus em sua residência no próximo Sábado, dia 07, às 20:00hs.

CANTINA GOSPEL
No próximo Domingo, dia 08 teremos nossa cantina, venha preparado para saborear gostosos petiscos, participe pois os fundos arrecadados, serão revertidos para a construção do templo.


ESTUDO BÍBLICO
Venha participar do Estudo Bíblico, e aprenda a manejar bem a espada do Espírito, quarta-feira a partir das 19:30hs.

GRUPOS FAMILIARES
Daniel- Estará reunido na residência do seu líder, o Presbítero Paulo Sérgio de Souza, R. Júlio Cheffer n.º 261, Jardim Salgueiro.
Águas Claras- Liderado pelo Presbítero Orlando Pedro estará reunido na residência do Enéias e Cida, R. Ernesta Maria Russi Borelli, n.º 765, Águas Claras.
Jardim Anésia- Estará reunido na residência do seu líder Pr. Marcos Aurélio Quintino, R. José Augusto Machado n.º 170, Jd. Progresso.
Todos os grupos se reúnem na quinta-feira, às 20:00hs.

143 ANOS DE PRESBITERIANISMO
O dia 12 de agosto é uma data histórica para os presbiterianos. Foi quando - há 143 anos - o jovem missionário norte-americano Ashbel Green Simonton desembarcou na cidade do Rio de Janeiro e lançou a semente da Igreja Presbiteriana do Brasil.

VISITANTE
Você é muito importante para Deus. Volte sempre.


AGENDA SEMANAL
Domingo: Escola Dominical 9:00h.
Culto de Louvor e Adoração 19:30h.
Terça: Ensaio do Conjunto Coral 20:00h.
Quarta: Estudo Bíblico no templo 19:30h.
Quinta: Grupos Familiares 20:00h.
Sábado: Reunião de jovens 19:30h.

ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO
1. Noemi Teles Quintino - 03/09
2. Geraldo D. Felipe Neri - 03/09
3. Eliton Adão de S. Lino - 12/09
4. Maria G. de Souza - 13/09
5. Orlando de Souza - 22/09
6. Fábio Silva Pedro - 28/09

LITURGIA
Oração de Adoração
Leitura Bíblica - Salmo 29
Hino 162 "A Voz de Deus"
Oração de Confissão
Conjunto Voz e Mensagem
Oração de Intercessão
Hino 376 "Intercessão Pela Pátria"
Mensagem
Hino 137 "Abrigo no temporal"
Celebração da Santa Ceia
Oração Final
Benção Apostólica
Avisos

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho: Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166
Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112
Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911
Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942
Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551
Junta Diaconal: Adriano Coradello - Fone 3585-7817
Fábio Silva Pedro - Fone 3585-3240
Orlando de Souza

 

RELATÓRIO DA E. D. - 25/08/2002

CLASSES

Mat.

Aus.

Pres.

Vis.

Total

Bíblias

Oficiais

6

1

5

-

5

5

Berianos

14

1

13

2

15

14

Josué

6

4

2

2

4

4

Miquéias

3

-

3

-

3

3

Cordeirinhos de Jesus

5

2

3

2

5

3

TOTAL

34

8

26

6

32

29

 


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 8 DE SETEMBRO 2002 - N.º 28

 

Quando tudo na vida diz: Desista

Há momentos em nossa vida que tudo parece dizer: Desista. Todas as coisas parecem estar conspirando contra nossa felicidade. Olhamos em nossa volta e, humanamente falando, temos todas as razões do mundo para pensar que viver não vale a pena – significa apenas prolongar por mais tempo a agonia de lutar inutilmente contra o fato de que a vida nos negou a possibilidade de sermos felizes.

Mas o que fazer? – quando todos os processos da vida parecem conspirar contra nós? - quando você olha para vida e encontra todas as razões do mundo para não seguir adiante, porque tudo parece dizer: Desista? Antes que você desista e pule fora de seu barco, eu gostaria que conhecesse um personagem chamado Manaem. Por que?

Manaem é um desse tipo de pessoa para quem a vida foi madrasta. Sem chance ou oportunidade, ele era alguém que tinha tudo para não dar certo - todos os ingredientes existenciais para um final infeliz; tinha tudo para ser uma pessoa amarga, revoltada, estigmatizada – e sem forçar o texto, um criminoso, um assassino, um Hitler da vida. Senão vejam:

Atos 13.1 nos dá uma informação tremenda acerca desse homem. Ele era colaço de Herodes, o tetrarca. Em outras palavras, era irmão de leite de Herodes. Na verdade, o que a palavra de Deus está dizendo é que Manaem nasceu, viveu sua infância e cresceu numa família cujo pai (Herodes, o Grande) era um louco, psicopata infanticida, assassino de crianças, um megalomaníaco que gostava de matar gente. Matou duas de suas próprias esposas e pelo menos três de seus filhos(possivelmente uma dessas esposas assassinadas era a mãe de Herodes, o tetrarca que ficara para ser criado pela mãe de Manaem). Esse era o seu “hobby” predileto. Gostava tanto de matar que, na sua morte, sabendo que ninguém iria chorar por sua causa, mandou executar os principais líderes judeus a fim de que o povo chorasse, se não por sua morte, pelo menos na ocasião de sua morte. Esse era o seu pai. E que pai!

Bom, quem eram seus irmãos? Eram pessoas tremendamente invejosas, e que traíam uns aos outros. O próprio Herodes, o tetrarca, roubou a mulher (Herodias) de seu irmão , e mandou matar João Batista.

Manaem, como muitas pessoas (ou como nós), tinha tudo para não dar certo. Sem chances, sem possibilidades, tudo na vida parecia dizer: Desista. Mas a Palavra de Deus nos diz que Manaem contrariou todas as expectativas de fracasso. Quando tudo dizia: desista, uma outra voz ecoou no seu coração (a voz do evangelho, a voz de Cristo) e todo o processo de impossibilidade, de amargura, ódio, traição e morte foi estancado. Manaem foi transformado: de revoltado e vingativo em Consolador, confortador (esse é o significado do apelido Manaem). Um homem cheio do Espírito Santo.

Como nós podemos ter a experiência de Manaem? É simples! Basta entender algumas verdades ternas do Evangelho, nas quais este servo de Deus se firmou.

1. Não é o Lugar que Faz o Cristão, mas o Cristão que Faz o Lugar.

Quando nós somos alcançados pelo Evangelho, o meio deixa de determinar o nosso modo de agir e de viver. O meio em que Manem viveu tinha tudo para transformá-lo numa pessoa mesquinha, vil e abjeta. Mas ele conheceu uma Força maior que a força do meio e das circunstâncias - Jesus. Ele reverte todo o processo causado pelo meio.

2. A Família Pode Ser Palco das Maiores Tragédias, mas Quando Alcançadas Pelo Evangelho se Tornam Palco dos Maiores Milagres.

A vida de Manaem é um retrato dessa bênção. O Evangelho tem o poder de transformar desgraças em milagres, tragédias em bênçãos. A rigor, sem o Evangelho, toda família é palco de desastres – como foi a de Manaem. Mas quando Jesus entra em “cena”, a tragédia cede lugar ao extraordinário agir de Deus. Os lares sem oportunidade ganham oportunidade, os inviáveis tornam-se viáveis, o palco de tragédia torna-se cenário de bênçãos e os revoltados, cheios de ódio, traídos e traidores, amargos e cínicos se tornam Manaem pela graça de Deus.

Creia nisto! Que Deus nos abençoe.

Rev. José Kleber Fernandes Calixto

Igreja Presbiteriana de Sertãozinho/MG

 


INTERCESSÃO

“orai uns pelos outros, para serdes curados”.

Irmãos enfermos: Maria de Souza, Osvaldo Landim, Elias, do Rio Janeiro.

Pastor Otoniel Jr., IPI de São Paulo, Jacira, de Casa Branca, ambos com câncer. Pelas famílias da Igreja. Pela Escola Dominical em sua campanha de “cada um ganhar mais um”, pelos grupos familiares, pelo coral e pela UMP. A irmã Ana Tofanin Torresan solicita orações para sua aposentadoria. Família enlutada do Gustavo e Marilza.

 

DÍZIMOS E OFERTAS

“Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2 Coríntios 9.7).

 

ESCALA DA LIMPEZA

Rogério e Cláudia

 

PLANTÃO DIACONAL

Diácono Fábio Silva Pedro

 

ENSAIO DO CORAL

Na próxima Terça-feira haverá ensaio do Conjunto Coral, às 20:00hs. Ore pelo ministério da música na igreja

ESTUDO BÍBLICO

Venha participar do Estudo Bíblico, e aprenda a manejar bem a espada do Espírito, quarta-feira a partir das 19:30hs. Tema: “Cristianismo e política”

 

GRUPOS FAMILIARES

Daniel- Liderado pelo Presbítero Paulo estará reunido na residência da Irmã Nilza Veras Costa, R. Vicente José de Araújo, n.º 182, centro.

 

Águas Claras- Estará reunido na casa de seu líder Presb. Orlando Pedro, R. Joaquim Miguel Pereira n.º 527, Jardim Progresso.

 

Jardim Anésia- Liderado pelo pastor Marcos estará reunido na residência do irmão João Batista e Jurides, R. Izaltina Matozo de Oliveira n.º 210, Jd. Anésia.

Todos os grupos se reúnem na quinta-feira, às 20:00hs.

BAZAR BENEFICENTE

Será realizado mais um bazar beneficente, no Sábado, dia 14 de Setembro, nas dependências da Igreja, das 9:00hs às 16:00hs. Compareçam, divulguem.

 

CANTINA GOSPEL

Hoje teremos nossa cantina, venha preparado para saborear gostosos petiscos, participe pois os fundos arrecadados, serão revertidos para a construção do templo.

RELATÓRIO DA E. D. - 01/09/2002

 

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

-

6

-

6

6

Os Bereanos

13

3

10

4

14

14

Josué

5

1

4

2

6

4

Miquéias

3

1

2

-

2

2

Cordeirinhos de Jesus

5

-

5

-

5

3

TOTAL

32

5

27

6

33

29

 

ANIVERSARIANTES  DE SETEMBRO

 

1.      Noemi Teles Quintino – 03/09

2.      Geraldo Donizete Felipe Neri – 03/09

3.      Eliton Adão de S. Lino – 12/09

4.      Maria Goulart de Souza - 13/09

5.      Orlando de Souza – 22/09

6.      Fábio Silva Pedro - 28/09

 

 

 

AGENDA SEMANAL

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30h.

Terça:      

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

19:30h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

Sábado:    

Reunião de  jovens             

19:30h.


LITURGIA 

 

Oração de Adoração

Leitura Bíblica – Romanos 13.1-7

Hino 376 “Intercessão Pela Pátria”

Oração de Confissão

Conjunto Voz e Mensagem

Oração de Intercessão

Hino 225 “Dedicação pessoal”

Consagração dos Dízimos e Ofertas

Mensagem

Hino 136 “Rocha Eterna”

Oração Final

Benção Apostólica

Avisos

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551

Junta Diaconal:

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza

 


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 15 DE SETEMBRO 2002 - N.º 29

 

Que Segurança?

 

“ Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento”. I Timóteo 6.17

 

Que é que nos dá segurança? Estabilidade no emprego? Uma boa educação e capacitação profissional? Casa própria? Casamento estável? Um bom plano de saúde e aposentadoria?

 

Estas coisas são muito boas e devemos agradecer a Deus por elas. Mas nenhuma delas é tão permanente  como aparenta ser. Pode desaparecer num piscar de olhos. Na verdade, o crítico gosta de observar que as únicas coisas certas da vida são a morte e os impostos. Portanto, quando passamos a depender destas coisas para nos dar segurança, qualquer perda, qualquer recessão, qualquer mudança no mercado, ou perda de emprego se torna uma ameaça à nossa segurança, gerando ansiedade, preocupações e medo.

A verdadeira segurança vem do conhecimento e do ato de nos entregarmos a Deus de quem vêm todas as bênçãos. A Bíblia apresenta muitas figuras de Deus com nossa segurança – o Pastor que leva o seu rebanho para os pastos verdejantes, a fortaleza em quem nos escondemos nas horas do perigo, o Pai Celeste que em generosidade nos provê todas as coisas, o guardador de Israel que não cochila e nem dorme, o Senhor da aliança que não deixa os seus neste mundo, mas que os acompanha até o final. Não devemos confiar nossa vida ao que temos de bom neste mundo, mas em Deus, o Provedor das bênçãos.

CADA DIA 12/09/2002

HENRY GUNNINK


INTERCESSÃO

“orai uns pelos outros, para serdes curados”.

 

Irmãos enfermos: Maria de Souza, Osvaldo Landim, Elias, do Rio Janeiro.

Pastor Otoniel Jr., IPI de São Paulo, Jacira, de Casa Branca, ambos com câncer.

Assuntos Gerais: Pelas famílias da Igreja. Pela Escola Dominical em sua campanha de “cada um ganhar mais um”, pelos grupos familiares, pelo coral. A irmã Ana Tofanin Torresan solicita orações para sua aposentadoria. Família enlutada do Gustavo e Marilza. O irmão Rodrigo pede orações pela sua tia Ines que está grávida, uma gravidez de risco pois ela já tem 41 anos.

 

REUNIÃO DO CONSELHO

 

“O coração do homem pode fazer planos,

mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor”

(Provérbios 16.1)

Hoje às 14:30hs haverá reunião de nosso conselho. O presidente Rev. Marcos Aurélio Quintino, convoca a todos os presbíteros. Qualquer assunto a ser tratado deve ser encaminhado com antecedência. Pedimos as orações da Igreja.

 

NOVOS MEMBROS

 

Nossa igreja saúda nossos novos membros e lhes dá boas vindas: As irmãs Noemia e a Maria, recebidas por transferência da Ig. Preb. Patriarca e o casal Rogério e Cláudia, recebidos por Profissão de Fé.

 

ESCALA DA LIMPEZA

 

Diácono Adriano e Eliane

 

PLANTÃO DIACONAL

 

Diácono Orlando de Souza

 

ENSAIO DO CORAL

 

Na próxima Terça-feira haverá ensaio do Conjunto Coral, às 20:00hs. Ore pelo ministério da música na igreja

 

ESTUDO BÍBLICO

 

Venha participar do Estudo Bíblico, e aprenda a manejar bem a espada do Espírito, quarta-feira a partir das 19:30hs. Tema: “Cristianismo e política”

 

GRUPOS FAMILIARES

 

Daniel- Liderado pelo Presbítero Paulo estará reunido na residência do Claudio e Ivonete, R. José Teixeira Vilela Pai n.º 937, Vila Nova

Águas Claras- Liderado pelo Presb. Orlando Pedro estará reunido na residência do Naor e Cleide, R. João Dentello, n.º 480,  Águas Claras.

Jardim Anésia- Liderado pelo pastor Marcos estará reunido na residência do Sr. Pedro e Alice, R. Lydia Tiziani Bosseda, n.º 140 , Jd. Anésia.

Todos os grupos se reúnem na quinta-feira, às 20:00hs.

 

CESTA DO AMOR

 

Estaremos recolhendo a oferta para a “Cesta do Amor”, esta é uma promoção da Junta Diaconal, com o objetivo de diminuir o sofrimento daqueles que nada tem, cestas de alimentos são doadas a famílias carentes. Participe, contribua, doe.

“como está escrito:

O que muito colheu, não teve demais;

e o que pouco, não teve falta”. ( II Cor. 8.15)

 

MULTIRÃO DA CONSTRUÇÃO

 

No próximo sábado estaremos trabalhando na construção da Igreja, venha nos ajudar, trazendo sua ferramenta e muita disposição.

PARE E PENSE

“A felicidade não consiste numa vida segura e perfeita, mas em lutar todos os dias para alcançá-la”

 

VISITANTE

“Sua presença aqui nos trouxe alegria,

e de prazer a nossa alma transbordou,

e agora toda a Igreja vai cantar para você,

foi bom conhecer você”.

 

 

RELATÓRIO DA E. D. - 08/09/2002

 

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

1

5

-

5

5

Os Bereanos

13

2

11

1

12

11

Josué

7

1

6

-

6

5

Miquéias

3

1

2

-

2

2

Cordeirinhos de Jesus

5

1

4

3

7

2

TOTAL

34

6

28

4

32

25

 

ANIVERSARIANTES  DE SETEMBRO

 

1.      Noemi Teles Quintino – 03/09

2.      Geraldo Donizete Felipe Neri – 03/09

3.      Eliton Adão de S. Lino – 12/09

4.      Maria Goulart de Souza - 13/09

5.      Orlando de Souza – 22/09

6.      Fábio Silva Pedro - 28/09

 

 

 

AGENDA SEMANAL

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30h.

Terça:      

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

19:30h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

    

             

 


LITURGIA 

 

Oração de Adoração

Leitura Bíblica – Romanos 13.33-36

Cântico Espiritual

Oração de Confissão

Hino 71 “Perdão”

Conjunto Voz e Mensagem

Oração de Intercessão

Hino 351 “Belas Palavras de Vida”

Cesta do amor

Mensagem

Hino 285 “A Salvação do Brasil”

Oração Final

Benção Apostólica

Avisos

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551

Junta Diaconal:

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza

 


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 22 DE SETEMBRO 2002 - N.º 30

 

SINDROME DE TEUDAS

“Porque, antes destes dias, se levantou Teudas,

insinuando ser ele alguma cousa, ao qual se agregaram cerca de quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada”. Atos 5:36

Houve, há muito tempo atrás, um homem chamado Teudas. Não sabemos muito a seu respeito, a não ser aquilo que podemos encontrar nas palavras de Gamaliel, registradas por Lucas em seu segundo livro a Teófilo. Ao que tudo indica, Teudas foi um líder religioso como muitos que encontramos em nossos dias. Eles estão em nossas próprias Igrejas e, não raro, à frente delas. São carismáticos e comunicadores, conseguem mobilizar as pessoas e fazem com que elas sinceramente creiam neles.

É exatamente aí que reside o problema. Será que devemos crer em pessoas ou em idéias e valores? Claro que a primeira questão que se levanta é o fato de que nós cremos em Cristo, mas a nossa fé em Cristo se materializa na vivência de Seus ensinamentos e não culto à Sua imagem. Lembrem-se do que Jesus disse: “se alguém Me ama, guardará a Minha palavra” (Jo. 14.23).

Muitas imagens de Cristo são adoradas por pessoas que ignoram ou contrariam deliberadamente o Seu ensino.

Há comunidades, instituições e movimentos que se baseiam em homens e não em valores, princípios ou verdades. Caem ou morrem estes homens, caem e morrem estas organizações. São o resultado do trabalho de pessoas que se pregam a si mesmas; que “insinuam ser alguma coisa” e não são; que desejam que os homens se agreguem a eles, que sejam fiéis a eles e não àquilo que eles fazem, vivem e ensinam.

Esse tipo de personalismo é muito comum em nossos dias. Dizem que “cada Igreja tem a cara do seu pastor”, será que deve ter? Acredito que a Igreja deve ter seus contornos definidos pelos valores que defende, pelas verdades que prega, pelos princípios que norteiam sua conduta sobre a Terra, e tudo isso deve ser retirado das Escrituras, sob a direção do Espírito, e não da mente brilhante e criativa de algum “teudas”.

É mais uma vez Gamaliel que nos lembra qual é o fim daqueles que constroem impérios sobre a frágil estrutura de um homem, eles dão em nada. Pessoas se “convertem a” seguidores deles, mas não se “convertem em” pessoas melhores, mais justas e amorosas.

De fato como Jesus foi diferente de Teudas. Ele não pregou a Si mesmo, mas anunciou a chegada do Reino de Deus; Ele não nos convidou a conhecer o Seu poder de influência e a Sua riqueza, mas nos mostrou as Suas chagas, feitas por amor; Ele não nos prometeu fortuna se O seguíssemos, mas uma cruz diária. E, mesmo assim, milhares e milhares de pessoas continuam o seguindo em nossos dias, isso porque crêem em Suas palavras e seguem Seus passos e a Sua voz.

Não é pra menos que quase ninguém sabe quem foi Teudas.

Rev. Martorelli Dantas

Igreja Presbiteriana do Largo da Paz - Recife/PE

.

INTERCESSÃO

“orai uns pelos outros, para serdes curados”.

 

Irmãos enfermos: Osvaldo Landim, Elias, do Rio Janeiro.

Pastor Otoniel Jr., IPI de São Paulo, Jacira, de Casa Branca, ambos com câncer.

Assuntos Gerais: Pelas famílias da Igreja. Pela Escola Dominical em sua campanha de “cada um ganhar mais um”, pelos grupos familiares, pelo coral. Família enlutada do Gustavo e Marilza. O irmão Rodrigo pede orações pela sua tia Ines que está grávida, uma gravidez de risco pois ela já tem 41 anos.

Ações de Graças: A irmã Ana Tofanin Torresan agradece a Deus, pois já saiu sua aposentadoria.

 

CONVITE

 

A Igreja Assembléia de Deus Independente está nos convidando para o seu IV aniversário de ministério, a realizar-se nos dias 28 e 29 de Setembro. Estarão pregando no Sábado o Pr. Edson da cidade de Bebedouro e no Domingo o Cantor Viana da cidade de Rib. Preto estará fazendo o lançamento de seu novo CD.

 

ESCALA DA LIMPEZA

 

Presb. Orlando e Maria Aparecida Silva Pedro

 

PLANTÃO DIACONAL

 

Diácono Adriano Coradello

 

ENSAIO DO CORAL

 

Na próxima Terça-feira haverá ensaio do Conjunto Coral, às 20:00hs. Ore pelo ministério da música na igreja

 

ESTUDO BÍBLICO

 

Venha participar do Estudo Bíblico, e aprenda a manejar bem a espada do Espírito, quarta-feira a partir das 19:30hs. Tema: “A doutrina social do apóstolo Paulo”

 

GRUPOS FAMILIARES

 

Daniel- Liderado pelo Presbítero Paulo estará reunido na residência do Presb. Valdir Aparecido Mendonça - R. Av. Antônio  Menin n.º 111, V. Real.

Águas Claras- Liderado pelo Presb. Orlando Pedro estará reunido na residência do Naor e Cleide, R. João Dentello, n.º 480,  Águas Claras.

Jardim Anésia- A reunião será na residência do seu líder o Pastor Marcos, R. José Augusto Machado, 170, Jd. Progresso.

Todos os grupos se reúnem na quinta-feira, às 20:00hs.

 

MULTIRÃO DA CONSTRUÇÃO

 

No próximo sábado estaremos trabalhando na construção da Igreja, venha nos ajudar, trazendo sua ferramenta e muita disposição. A partir das 7:00hs.

PARE E PENSE

“Quem não assume seus erros deixa de dar a si mesmo uma chance de recuperação e aprendizado”.                        Cada Dia – 19/09

VISITANTE

“Sua presença aqui nos trouxe alegria,

e de prazer a nossa alma transbordou,

e agora toda a Igreja vai cantar para você,

foi bom conhecer você”.

 

 

RELATÓRIO DA E. D. - 15/09/2002

 

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

-

6

-

6

6

Os Bereanos

13

6

7

1

8

8

Josué

7

4

3

1

4

3

Miquéias

3

1

2

-

2

2

Cordeirinhos de Jesus

5

-

5

-

5

3

TOTAL

34

11

23

2

25

22

 

ANIVERSARIANTES  DE SETEMBRO

 

1.      Noemi Teles Quintino – 03/09

2.      Geraldo Donizete Felipe Neri – 03/09

3.      Eliton Adão de S. Lino – 12/09

4.      Maria Goulart de Souza - 13/09

5.      Orlando de Souza – 22/09

6.      Fábio Silva Pedro - 28/09

 

 

AGENDA SEMANAL

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30h.

Terça:      

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

19:30h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

    

             

 

 

LITURGIA  

Oração de Adoração

Leitura Bíblica – Salmo 19.7-14

Cântico Espiritual

Oração de Confissão

Hino 74 “Sinceridade”

Conjunto Voz e Mensagem

Oração de Intercessão

Hino 350 “A Palavra da Vida”

Mensagem

Hino 379 “Petição pela Pátria”

Oração Final

Bêção Apostólica

Avisos

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551

Junta Diaconal:

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza

 


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV - 29 DE SETEMBRO 2002 - N.º 31

A DESCOBERTA MAIS SUBLIME
"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto."
(Isaías, 55.6)
Se há uma sensação terrível de se lidar, é a "rejeição". A rejeição é como uma negação de nossa humanidade. É como se fôssemos excluídos da face da terra... você já sentiu assim? Ahh... é ruim, não?
Damos tanto valor ao que os outros pensam ao nosso respeito, e queremos tanto ser aceitos por quem nos rodeia, que passamos boa parte do nosso tempo fazendo "coisas" que visem alcançar a atenção das pessoas. Desde nossa preocupação com a roupa que usamos até as grandes realizações, tudo está (quase sempre) ligado ao desejo de sermos notados. Ser notado, aceito e amado é muito mais que um simples capricho humano, é uma necessidade básica. Quem não ama adoece, quem não é amado cai enfermo. Há um provérbio que expressa: "Para aqueles que não entendem de amor, a Terra não é redonda nem quadrada. É chata!".
A grande tragédia que colhemos desta frenética busca cotidiana por aceitação revela-se quando todo o investimento feito parece não resolver e corresponder às nossas expectativas. Investimos, mas somos rejeitados! Nos doamos aos outros através do companheirismo, amizade, amor... mas percebemos que nosso sentimento muitas vezes é lançado ao chão e pisado sem respeito, sem carinho, sem afeto algum; até podemos dizer como o poeta irlandês, Yeats: "Espalhei meus sonhos aos seus pés. Caminhe devagar, pois você está pisando neles...". Nos sentimos traídos... abandonados... frustrados... Afinal, para que serviu todo o investimento que fizemos? Resolveu ou preencheu verdadeiramente o vazio que havia (ou há) dentro dos nossos corações?
Quando temos a coragem de nos fazer tal pergunta e encarar tal realidade, verdadeiramente estamos no caminho certo! Estamos lidando com a nossa finitude, com nossas limitações e nos abrindo para a descoberta mais sublime: precisamos de Deus!
Quando buscamos ser aceitos, na verdade estamos inconscientemente buscando a Deus.
Quando buscamos ser amados, na verdade estamos inconscientemente buscando a Deus.
Quando buscamos ser notados, na verdade estamos inconscientemente buscando a Deus.
Quando buscamos o sucesso, a realização pessoal, a felicidade... na verdade estamos inconscientemente buscando a Deus.
Podemos debater com esta verdade... e sofrer as duras agruras da existência, mas enquanto não nos conscientizarmos de que é a Deus Quem procuramos, iremos vaguear no limbo da inconstância humana, tendo que encarar o fracasso de inúmeras realizações que não dão sentido à vida, e que não preenchem o vazio de um coração que geme em busca de amor e de aceitação... que geme em busca de Deus.
Rev. Ézio Martins de Lima
IP Independente de Jataí, GO

 

.

INTERCESSÃO
"orai uns pelos outros, para serdes curados".

Irmãos enfermos: Salvador, filho da irmã Nilza. Elias, do Rio Janeiro.
Pastor Otoniel Jr., IPI de São Paulo, Jacira, de Casa Branca, ambos com câncer.
Assuntos Gerais: A família Brandão, de nosso irmão Rodrigo está de luto, oremos para que Deus console os corações. Pelos grupos familiares, pelo coral. Inês , gravidez de risco.
Ações de Graças: A irmã Ana Tofanin Torresan agradece a Deus, pois já saiu sua aposentadoria.

CONFRATERNIZAÇÃO DOS GRUPOS FAMILIARES

No mês de Novembro estaremos promovendo uma reunião com os três grupos familiares na Igreja. Será no dia 7/11 às 20:hs.

ESCALA DA LIMPEZA

Presb. Geraldo e Rita

PLANTÃO DIACONAL

Diácono Fábio Silva Pedro

ENSAIO DO CORAL

Já iniciamos o ensaio dos Hinos para o natal. Terça-feira, às 20:00hs, ensaio do Conjunto Coral. Ore pelo ministério da música na igreja

ESTUDO BÍBLICO

"Bem-aventurado aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as cousas nela escritas, pois o tempo está próximo." (Apocalipse 1.3) Estudo Bíblico, todas as quartas-feiras a partir das 19:30hs.

GRUPOS FAMILIARES

Daniel- Liderado pelo Presbítero Paulo estará reunido na residência do Presb. Valdir Aparecido Mendonça, R. Av. Antônio Menin n.º 111, V. Real.
Águas Claras- Liderado pelo Presb. Orlando Pedro estará reunido na residência do Diácono Adriano Coradello e Eliane - R. João Zambelli, n.º 530, Águas Claras.
Jardim Anésia- Liderado pelo Pastor Marcos estará reunido na residência do Diácono Orlando de Souza e Maria, R. Magdalena Falco, n.º 130, Jd. Anésia.
Todos os grupos se reúnem na quinta-feira, às 20:00hs.

 RELATÓRIO DA E. D. - 22/09/2002

 

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

-

6

-

6

6

Os Bereanos

13

2

11

2

13

13

Josué

7

4

3

-

3

2

Miquéias

3

1

2

3

5

5

Cordeirinhos de Jesus

5

1

4

-

4

3

TOTAL

34

8

26

5

31

29

 

PARE E PENSE
"Na Igreja a ajuda é mútua, a adoração fervorosa, o serviço sacrificial e o serviço constante" Cada Dia - 25/09

QUERIDO VISITANTE
É um imenso prazer receber você em nosso meio! Você é muito especial para nós e, certamente o é para Deus também, pois ele te ama muito! Que sejamos para você o que Deus quer de nós: "Uma família"! Volte outras vezes. Deus te abençoe!

 

ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO

1. Noemi Teles Quintino - 03/09
2. Geraldo Donizete Felipe Neri - 03/09
3. Eliton Adão de S. Lino - 12/09
4. Maria Goulart de Souza - 13/09
5. Orlando de Souza - 22/09
6. Fábio Silva Pedro - 28/09

AGENDA SEMANAL
Domingo: Escola Dominical 9:00h.
Culto de Louvor e Adoração 19:30h.
Terça: Ensaio do Conjunto Coral 20:00h.
Quarta: Estudo Bíblico no templo 19:30h.
Quinta: Grupos Familiares 20:00h.

LITURGIA

Oração de Adoração
Leitura Bíblica - João 4.19-26
Cântico "Quero subir"
Oração de Confissão
Hino 6 "Doxologia"
Conjunto Voz e Mensagem
Oração de Intercessão
Hino 114 "Brilho Celeste"
Mensagem
Hino 88 "Amor Perene"
Oração Final
Bênção Apostólica
Avisos

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Conselho:
Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911
Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942
Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551
Junta Diaconal:
Adriano Coradello - Fone 3585-7817
Fábio Silva Pedro - Fone 3585-3240
Orlando de Souza


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV - 06 DE OUTUBRO 2002 - N.º 32

O voto ético e a ética do voto
I. O voto é intransferível e inegociável. Com ele o cristão expressa sua consciência como cidadão. Por isso, o voto precisa refletir a compreensão que o cristão tem de seu País, Estado e Município;
II. O cristão não deve violar a sua consciência política. Ele não deve negar sua maneira de ver a realidade social, mesmo que um líder da igreja tente conduzir o voto da comunidade noutra direção;
III. Os pastores e líderes têm obrigação de orientar os fiéis sobre como votar com ética e com discernimento. No entanto, a bem de sua credibilidade, o pastor evitará transformar o processo de elucidação política num projeto de manipulação e indução político-partidário;
IV. Os líderes evangélicos devem ser lúcidos e democráticos. Portanto, melhor do que indicar em quem a comunidade deve votar é organizar debates multipartidários, nos quais, simultânea ou alternadamente, representantes das correntes partidárias possam ser ouvidos sem preconceitos;
V. A diversidade social, econômica e ideológica que caracteriza a igreja evangélica no Brasil impõe que não sejam conduzidos processos de apoio a candidatos ou partidos dentro da igreja, sob pena de constranger os eleitores (o que é criminoso) e de dividir a comunidade;
VI. Nenhum cristão deve se sentir obrigado a votar em um candidato pelo simples fato de ele se confessar cristão evangélico. Antes disso, os evangélicos devem discernir se os candidatos ditos cristãos são pessoas lúcidas e comprometidos com as causas de justiça e da verdade. E mais: é fundamental que o candidato evangélico queira se eleger para propósitos maiores do que apenas defender os interesses imediatos de um grupo religioso ou de uma denominação evangélica. É óbvio que a igreja tem interesses que passam também pela dimensão político-institucional. Todavia, é mesquinho e pequeno demais pretender eleger alguém apenas para defender interesses restritos às causas temporais da igreja. Um político de fé evangélica tem que ser, sobretudo, um evangélico na política e não apenas um despachante de igrejas. Ao defender os direitos universais do homem, a democracia, o estado leigo, entre outras conquistas, o cristão estará defendendo a Igreja.
VII. Os fins não justificam os meios. Portanto, o eleitor cristão não deve jamais aceitar a desculpa de que um evangélico político votou de determinada maneira porque obteve a promessa de que, em assim fazendo, conseguiria alguns benefícios para a igreja, sejam rádios, concessões de TV, terrenos para templos, linhas de crédito bancário, propriedades, tratamento especial perante a lei ou outros trocos, ainda que menores. Conquanto todos assumamos que nos bastidores da política haja acordos e composições de interesse, não se pode, entretanto, admitir que tais acertos impliquem na prostituição da consciência cristã, mesmo que a recompensa seja, aparentemente, muito boa para a expansão da causa evangélica. Jesus Cristo não aceitou ganhar os reinos deste mundo por quaisquer meios, Ele preferiu o caminho da cruz.
VIII. Os votos para Presidente da República e para cargos majoritários devem, sobretudo, basear-se em programas de governo, e no conjunto das forças partidárias por detrás de tais candidaturas que, no Brasil, são, em extremo, determinantes; não em função de boatos do tipo: O candidato tal é ateu; ou: O fulano vai fechar as igrejas; ou: O sicrano não vai dar nada para os evangélicos; ou ainda: O beltrano é bom porque dará muito para os evangélicos. É bom saber que a Constituição do país não dá a quem quer que seja o poder de limitar a liberdade religiosa de qualquer grupo. Além disso, é válido observar que aqueles que espalham tais boatos, quase sempre, têm a intenção de induzir os votos dos eleitores assustados e impressionados, na direção de um candidato com o qual estejam comprometidos.
IX. Sempre que um eleitor evangélico estiver diante de um impasse do tipo: o candidato evangélico é ótimo, mas seu partido não é o que eu gosto, é compreensível que dê um voto de confiança a esse irmão na fé, desde que ele tenha as qualificações para o cargo. Entretanto, é de bom alvitre considerar que ninguém atua sozinho, por melhor que seja o irmão, em questão, ele dificilmente transcenderá a agremiação política de que é membro, ou as forças políticas que o apoiem.
X. Nenhum eleitor evangélico deve se sentir culpado por ter opinião política diferente da de seu pastor ou líder espiritual. O pastor deve ser obedecido em tudo aquilo que ensina sobre a Palavra de Deus, de acordo com ela. No entanto, no âmbito político-partidário, a opinião do pastor deve ser ouvida apenas como a palavra de um cidadão, e não como uma profecia divina.
Associação Evangélica Brasileira
fonte Revista Últimato On-Line.

 

.

INTERCESSÃO
"orai uns pelos outros, para serdes curados".
Irmãos enfermos: Salvador, filho da irmã Nilza. Elias, do Rio Janeiro.
Pastor Otoniel Jr., IPI de São Paulo, Jacira, de Casa Branca, ambos com câncer.
Assuntos Gerais: A família Brandão, de nosso irmão Rodrigo está de luto, oremos para que Deus console os corações. Pelos grupos familiares, pelo coral. Inês , gravidez de risco.
Ações de Graças: A irmã Ana Tofanin Torresan agradece a Deus, pois já saiu sua aposentadoria.

ESCALA DA LIMPEZA
Presb. Valdir e Lindaura
CONFRATERNIZAÇÃO DOS GRUPOS FAMILIARES
No mês de Novembro estaremos promovendo uma reunião com os três grupos familiares na Igreja. Será no dia 7/11, quinta-feira às 20:00hs.

PLANTÃO DIACONAL
Diácono Orlando de Souza

ENSAIO DO CORAL
Já iniciamos o ensaio dos Hinos para o natal. Terça-feira, às 20:00hs, ensaio do Conjunto Coral. Ore pelo ministério da música na igreja

ESTUDO BÍBLICO
"Bem-aventurado aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as cousas nela escritas, pois o tempo está próximo." (Apocalipse 1.3) Estudo Bíblico, todas as quartas-feiras a partir das 19:30hs.

GRUPOS FAMILIARES

Daniel- Liderado pelo Presbítero Paulo estará reunido na residência do irmão Gumercindo R. Antônio Stoco n.º 90, V. Real.
Águas Claras- Liderado pelo Presbítero Orlando Pedro estará reunido na residência do Enéias e Cida, R. Ernesta Maria Russi Borelli, n.º 765, Águas Claras
Jardim Anésia- Liderado pelo Pastor Marcos estará reunido na residência do irmão João Batista e Jurides, R. Izaltina Matozo de Oliveira n.º 210, Jd. Anésia.
Todos os grupos se reúnem na quinta-feira, às 20:00hs.

QUERIDO VISITANTE

É um imenso prazer receber você em nosso meio! Você é muito especial para nós e, certamente o é para Deus também, pois ele te ama muito! Que sejamos para você o que Deus quer de nós: "Uma família"! Volte outras vezes. Deus te abençoe!

 RELATÓRIO DA E. D. - 29/09/2002

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

2

4

-

4

4

Os Bereanos

13

1

12

1

13

12

Josué

7

4

3

2

5

4

Miquéias

3

-

3

2

5

4

Cordeirinhos de Jesus

5

2

3

1

4

2

TOTAL

34

9

25

6

31

27


ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO

1. José de Melo Silva 03/10
2. Talita Fratini - 08/10
3. Rogério Cordeiro Mira - 13/10
4. Luiza Alves Paes Landim - 25/10
5. Eliane de Souza Coradello 28/10
6. Gustavo de Paula - 28/10


AGENDA SEMANAL
Domingo: Escola Dominical 9:00h.
Culto de Louvor e Adoração 19:30h.
Terça: Ensaio do Conjunto Coral 20:00h.
Quarta: Estudo Bíblico no templo 19:30h.
Quinta: Grupos Familiares 20:00h.

LITURGIA

Oração de Adoração
Leitura Bíblica - Eclesiastes 3.1-8
Hino 10 "A Criação e Seu Criador
Oração de Confissão
Conjunto Voz e Mensagem
Oração de Intercessão
Mensagem
Hino 121 "Perfeição"
Celebração da Santa Ceia
Oração Final
Bênção Apostólica
Avisos

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Conselho:
Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911
Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942
Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551
Junta Diaconal:
Adriano Coradello - Fone 3585-7817
Fábio Silva Pedro - Fone 3585-3240
Orlando de Souza


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 13 DE OUTUBRO 2002 - N.º 33

 

Sim, sim; não, não

Mateus 5.33-37

 

“Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno”.

Nesta parte do Sermão da Montanha, o Senhor Jesus Cristo está se referindo a uma questão que está no dia a dia das pessoas ainda hoje, como esteve nos seus dias, a questão do Juramento.

Era costume entre os judeus, para confirmar a sua palavra, para atestar a veracidade dos seus compromissos, jurar em nome de Deus, ou em nome de outras coisas, e havia aqueles que juravam em dano próprio.

Jesus Cristo disse que não de deve jurar nem por Deus, nem pela terra, nem por si mesmo e nem por nada. O Senhor Jesus Cristo neste texto é taxativo no que diz respeito à coletividade, porque ele começa a sua palavra na 2ª pessoa do plural e depois ela a particulariza, colocando na 2ª pessoa do singular, dizendo não jures pela sua cabeça, eu não posso jurar nem em nome de Deus e em nome da coletividade e nem posso jurar em meu próprio nome.

Mas o que o Senhor Jesus Cristo quer realmente ensinar aqui nessa parte do seu sermão, a sua orientação caso seus discípulos, está no último versículo deste texto, v. 37 que diz: Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.

A palavra do discípulo de Jesus tem que ser sim ou não. Se for sim, é porque é sim, se for não é porque é não, não pode haver dúvida, o discípulo de Jesus não pode trabalhar com sofismas, não que ele não possa trabalhar com possibilidades, o que o Senhor Jesus quer deixar bem claro aqui, é que a palavra do seu discípulo, apalavra do seus servos deve valer mais do que um documento.

É fantástico a maneira como Deus nos possibilitou o diálogo através da fala, nós podemos nos comunicar verbalmente, falando uns com os outros. Mas é incrível também com o homem transformou este meio fantástico de comunicação, infelizmente, num meio através do qual ao invés de revelar, ele esconde, ele disfarça, e a linguagem  transformou-se infelizmente num “faz de conta”. Mas o Senhor Jesus está ensinado, que a palavra do discípulo de Jesus, que a palavra dos seus servos, deve ser a palavra verdadeira, e por ser verdadeira, não precisa de patrocinador, não precisa de ninguém que a ateste, não precisa de estar atrelada a um outro compromisso, cada vez que um discípulo de Jesus fala, está falado, e pronto, porque o que ele diz é a verdade. É assim que a palavra do Senhor nos ensina.

Falar aquilo que não é  a verdade, é extremamente perigoso, principalmente porque a bíblia ensina, o evangelista João ensina, que o inferno, Satanás é o pai da mentira. E portanto, mentira aproxima, abre caminho de aproximação do inferno com aquela pessoa que mente. Na verdade a mentira é uma coisa tão séria, que a bíblia diz que ela não deve ser utilizada nem por brincadeira.

Em Provérbios 26.18-19 nós lemos o seguinte: “Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira”. É bom que se lembrem todos que costumam brincar com a mentira no dia 1º de Abril, nem por brincadeira se deve mentir. Nós devemos aprender, segundo o ensino de Paulo é a falar a verdade uns com os outros e ele é taxativo no verso 25 do capítulo 4, aos crentes de Éfeso, “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”.

O Senhor Jesus também deixou bem claro, aquilo que um crente disser que não for nem sim e nem não, se tiver alguma sombra de variação, alguma sombra de mentira, o Senhor Jesus diz que vem do maligno. A palavra de um discípulo de Jesus, a palavra de um crente tem que valer mais do que um documento, ou então não é palavra do discípulo de Jesus. Viva assim e tenha um ótimo dia em nome de Jesus.

Rev. ALCIDES MARTINS JR. - BRASÍLIA-DF-BRASIL

INTERCESSÃO

“orai uns pelos outros, para serdes curados”.

Irmãos enfermos: Salvador, filho da irmã Nilza. Elias, do Rio Janeiro.

Pastor Otoniel Jr., IPI de São Paulo, Jacira, de Casa Branca, ambos com câncer.

Assuntos Gerais: Ivone parente do irmão João Batista, a família Brandão, de nosso irmão Rodrigo está de luto, oremos para que Deus console os corações. Pelos grupos familiares, pelo coral.  Inês , gravidez de risco.

 

ESCALA DA LIMPEZA

Pastor Marcos A. Quintino

 

DÍZIMOS  E OFERTAS

Vamos todos lembrar de nosso compromisso com o sustento da obra do Senhor. Estaremos consagrando nossos dízimos e ofertas, no culto vespertino, você não pode perder este privilégio.

 

PLANTÃO DIACONAL

Diácono Adriano de Souza Coradello

 

ENSAIO DO CORAL

Já iniciamos o ensaio dos Hinos para o natal. Terça-feira, às 20:00hs, ensaio do Conjunto Coral. Ore pelo ministério da música na igreja

 

ESTUDO BÍBLICO

“Bem-aventurado aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as cousas nela escritas, pois o tempo está próximo.” (Apocalipse 1.3) Estudo Bíblico, todas as quartas-feiras a partir das 19:30hs.

 

GRUPOS FAMILIARES

 

Daniel- Liderado pelo Presbítero Paulo estará reunido na residência do irmão Osvaldo Paes Landim e Luíza, R. Claudenor da Silva Borges, n.º 120, Jd. Jandira

Águas Claras- Liderado pelo Presbítero Orlando Pedro estará reunido na residência do D. Ana Rosa, R. Ernerta Maria Russi Boreli n.º 850,   Jd.

 

Águas Claras Jardim Anésia- Liderado pelo Pastor Marcos estará reunido na residência do irmão Pedro e Alice, R. Lydia Tiziani Bosseda, n.º 140 - Jardim Anésia

Todos os grupos se reúnem na quinta-feira, às 20:00hs.

RELATÓRIO DA E. D. - 06/10/2002

 

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

2

4

-

4

4

Os Bereanos

15

7

8

1

9

6

Josué

4

3

1

1

2

2

Miquéias

6

-

6

1

7

5

Cordeirinhos de Jesus

5

2

3

3

6

2

TOTAL

36

14

22

6

28

19

ANIVERSARIANTES  DE OUTUBRO

 

1.      José de Melo Silva  03/10

2.      Talita Fratini  – 08/10

3.      Rogério Cordeiro Mira – 13/10

4.      Luiza Alves Paes Landim – 25/10

5.      Eliane de Souza Coradello 28/10

6.      Gustavo de Paula - 28/10

AGENDA SEMANAL

 

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30h.

Terça:       

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

19:30h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

 

LITURGIA  

Cântico Espiritual

Oração de Adoração

Leitura Bíblica – Salmo 134

Hino 26 “Ao Deus Grandioso”

Oração de Confissão

Conjunto Voz e Mensagem

Oração de Intercessão

Mensagem

Hino 67 “Coração Quebrantado”

Consagração dos Dízimos e Ofertas

Oração Final

Bênção Apostólica

Avisos

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551

Junta Diaconal:

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 20 DE OUTUBRO 2002 - N.º 34

A Parábola do Campo

 

Um fazendeiro, preparando-se para uma grande viagem, reúne os trabalhadores de seu campo e lhes diz: ‘Eu precisarei me ausentar por um longo período, deixo este meu campo sob os cuidados de vocês. Tudo que vocês têm visto eu fazer para que tenhamos a maior produtividade, deve ser feito, para que quando eu estiver de volta, receba da mão de vocês os frutos de seu trabalho e os recompense’.

Ausente o dono do campo, os trabalhadores se reuniram para a primeira assembléia administrativa. Alguém se levanta e propõe: ‘colegas, nós moramos muito longe do campo, gastamos horas todos os dias para vir e voltar para as nossas casas. Não seria bom que edificássemos aqui uma grande construção, onde pudéssemos morar com as nossas famílias, assim economizaríamos tempo e esforço, além de termos uma maior comodidade para o nosso serviço’? Todos concordaram com a proposta, a qual foi aprovada por unanimidade.

Em seguida, levanta-se outra pessoa e pondera: ‘aqui em nosso campo nem todos têm a mesma experiência. Há entre nós jovens que começaram muito recentemente a trabalhar na lavoura e há outros que já há mais de três décadas não fazem outra coisa senão trabalhar a terra, plantar e colher. Não seria interessante que as pessoas mais experientes passassem para as mais jovens um pouco da sabedoria e do conhecimento acumulados ao longo dos anos’? Mais uma vez a sugestão pareceu boa a todos e criaram um centro de treinamento, para que nele os agricultores mais experientes ensinassem aos jovens o mister do trabalho no campo.

Foi aí que alguém se levantou e disse: ‘quando morarmos todos juntos neste lugar, e os mais experientes tiverem passado todo o seu know-how para os mais jovens, a nossa produtividade será muito maior que a que tínhamos nos dias em que nosso senhor estava entre nós, os celeiros agora existentes não darão conta da quantidade de sementes a serem estocadas; os carros que agora transportam para a cidade os nossos produtos serão igualmente insuficientes para esta obra, precisamos de uma reengenharia logística, um up-grade de sistema e métodos para que tenhamos como atender às novas demandas do
mercado e à maximização e otimização de nossas potencialidades’. Pouca gente entendeu o que ele havia dito, mas ele parecia tão seguro e tão certo do que dizia, que aquilo tudo tinha que ter alguma razão e aprovaram a sua proposta por grande margem de votos.

Finda a reunião, todos se deram ao trabalho. Havia tanto o que fazer. Os projetos e planos da nova casa que abrigaria a todos; material didático deveria ser escrito para facilitar a pedagogia do centro de treinamento, e reuniões de sub-comissões para projetar e mensurar os níveis de crescimento a curto, médio e longo prazo precisavam ser realizadas e depois atualizadas, tendo em vista os novos e mutantes dados do mercado de sementes.

O trabalho era tanto que alguns não suportaram as pressões e a grande dimensão da obra que tinham diante de si e deixaram o campo. Ao ver isso, não faltou quem os criticasse dizendo que a eles faltava compromisso e visão do desafio que o senhor lhes deixara por fazer.

Passados alguns anos, o senhor voltou. Ao o verem, houve grande alegria entre os trabalhadores. Finalmente chegou o dia de nossa recompensa, diziam uns aos outros. Os líderes foram recebê-lo na porteira da fazenda e logo passaram a narrar sobre as grandes melhorias que haviam feito. Sobre como e porque haviam construído uma grande casa, que agora comportava, comodamente, o crescente número de operários e suas famílias. Falaram-lhe que o centro de treinamento que haviam iniciado, tornara-se referência internacional em termos acadêmicos e estruturais. E com os olhos cheios de brilho, lhes mostraram os novos celeiros e máquinas que, segundo os seus cálculos, garantiriam um inimaginável aumento sistêmico no armazenamento e na produtividade.

O senhor olhou tudo aquilo, compreendeu as motivações e razões, e foi aí que fez a pergunta capital: e o meu campo, como está o meu campo?

Rev. Martorelli Dantas

Igreja Presbiteriana do Largo da Paz-Recife/PE

INTERCESSÃO

“orai uns pelos outros, para serdes curados”.

Irmãos enfermos: Sebastião Bueno. Elias, do Rio Janeiro.

Pastor Otoniel Jr., IPI de São Paulo, Jacira, de Casa Branca, ambos com câncer.

Assuntos Gerais: Ivone parente do irmão João Batista, a família Brandão, de nosso irmão Rodrigo está de luto, oremos para que Deus console os corações. Inês , gravidez de risco. Pela família de Eduardo Bueno, emprego, sua esposa Edilene e sua filha Pâmela. Pelo casal Fábio e Leila. Pelos grupos familiares, pelo coral.

 

ESCALA DA LIMPEZA       PLANTÃODIACONAL

Presb. Paulo e Ana Paula         Diácono Fábio S. Pedro

 

CESTA DO AMOR

Neste domingo estaremos consagrando nossas ofertas para a cesta do amor, apenas 2 reais, participe, ajude no “pão de cada
 dia” das famílias mais carentes.

 

ENSAIO DO CORAL

Já iniciamos o ensaio dos Hinos para o natal. Terça-feira, às 20:00hs, ensaio do Conjunto Coral. Ore pelo ministério da música na igreja

 

ESTUDO BÍBLICO

“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram de fato assim” At. 17.11. Venha imitar os crentes de Beréia, vamos examinar juntos a Palavra do Senhor, Quarta às 19:30hs.

 

GRUPOS FAMILIARES

Daniel- Liderado pelo Presbítero Paulo estará reunido na residência dos irmãos Dircélia e Adão, rua Bernardino  Ietauro, n.º 140, B. Sérgio Dorneles

Águas Claras- Será na residência do seu líder Presb. Orlando Pedro - R. Joaquim Miguel Pereira n.º 527, Jardim Progresso.

Jardim Anésia- Será na residência do seu líder o Pr. Marcos Aurélio Quintino, R. José Augusto Machado n.º 170, Jd. Progresso. 

Todos os grupos se reúnem na quinta-feira, às 20:00hs.

RELATÓRIO DA E. D. - 13/10/2002

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

2

4

-

4

4

Os Bereanos

16

8

8

-

8

7

Josué

4

3

1

1

2

2

Miquéias

6

-

2

1

3

3

Cordeirinhos de Jesus

8

-

8

-

8

3

TOTAL

40

17

23

2

25

19

 ANIVERSARIANTES  DE OUTUBRO

 1.      José de Melo Silva  03/10

2.      Talita Fratini  – 08/10

3.      Rogério Cordeiro Mira – 13/10

4.      Luiza Alves Paes Landim – 25/10

5.      Eliane de Souza Coradello 28/10

6.      Gustavo de Paula - 28/10

AGENDA SEMANAL

 

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30h.

Terça:      

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

19:30h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

 

LITURGIA  

Hino 47 “Louvor e Glória”

Oração de Adoração

Leitura Bíblica – Salmo 122

Hino 49 “Sempre Vencendo”

Oração de Confissão

Conjunto Voz e Mensagem

Oração de Intercessão

Mensagem

Hino 164 “Nome Precioso”

Oração Final

Bênção Apostólica

Avisos

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551

Junta Diaconal:

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 27 DE OUTUBRO 2002 - N.º 35

O CUIDADO NO FALAR

TEXTO: Tiago 3.7-10

Não faz muito tempo uma família em São Paulo, proprietária de uma escola, foi praticamente destruída em virtude de falsas informações veiculadas pela televisão e por outros veículos de comunicação, a respeito dessa família. Notícias essas que advertiam a população que esta família estava aproveitando sexualmente das crianças enquanto as transportavam em uma Kombi escolar. Como decorrências dessas falsas informações essa família foi quase que totalmente destruída.

É por isso que este texto que nós ouvimos diz: que a língua é como fogo é como mundo de iniqüidade, ela tanto pode construir como pode destruir completamente aquilo que se levou anos para construir. A língua é mal incontido, diz este texto porque se não utilizada adequadamente pode ser de fato um veneno mortífero. No final do texto que ouvimos para nossa meditação nós aprendemos que a mesma língua pode abençoar e amaldiçoar, é incrível como isso pode acontecer mas é a pura realidade, é aquilo que está presente na vida de quase todos nós, com a mesma língua que nós cantamos louvores a Deus, fazemos orações lemos a bíblia, com esta mesma língua muitas vezes nós falamos mal das pessoas, e amaldiçoar é falar mal das pessoas, nós devemos aprender a evitar isso, nós temos aí alguns desafios:

O primeiro deles é aprender a controlar a língua, Tg. 2.3 diz assim: “Porque todos tropeçamos em muitas coisas, se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o seu corpo”, quem aprende a controlar a língua, aprendeu a controlar o corpo todo. E para aprender a controlar a língua nós precisamos de duas coisas: a) primeiro temos que aprender a controlar a nossa mente, e não deixa-la a mercê de todas as informações que recebemos. B) e depois não podemos permitir que a nossa língua seja mais rápida que a nossa  mente, no capítulo 1º de Tiago verso 19 há um rico ensinamento: “Sabeis estas coisas amados irmãos, que todo o homem pois seja pronto para ouvir tardia para falar, tardio para se irar” Pronto para ouvir, tardio para falar, se nós queremos aprender a controlar a língua nós termos que aprender a ouvir para falar depois, falar menos ouvir mais. Deus nos deu uma boca e dois ouvidos, mas quase todos nós temos o defeito de falar mais do que ouvir.

O outro desafio é aprendermos a ver o que há de bom nas pessoas, ver as suas qualidades todas as pessoas tem defeitos e tem qualidades, nós devemos aprender a ressaltar as qualidades das pessoas e não seus defeitos, porque todas as pessoas repito tem muitas qualidade, nos temos que aprender não só a ver mas a ressaltar essas qualidades.

Terceiro desafio temos que aprender a não passar adiante o que pode ser prejudicial a alguém. Se você tem uma informação sobre uma pessoas que pode ser prejudicial a vida dela, então não passe adiante, o versículo 11 do capítulo 4 de Tiago diz: “irmãos não faleis mal uns dos outros”, ou seja, se você não pode falar bem de alguém então não fale nada, não fale mal, não passe adiante o que pode prejudicar a vida de uma pessoa, mais ainda fale sempre com amor, mesmo quando tiver que falar energicamente com uma pessoa fale com amor, se você ama uma pessoa, então você não vai amaldiçoa-la. O que a palavra do Senhor nos ensina é que devemos amar todas pessoas, amar o próximo como a nós mesmo, e amar nossos irmãos como Cristo nos amou, acima de nós mesmos. E finalmente eu diria isso a você, se você não tem algo de bom para falar a respeito de alguém, então não fale nada e tenha um ótimo dia em nome de Jesus.

O senhor olhou tudo aquilo, compreendeu as motivações e razões, e foi aí que fez a pergunta capital: e o meu campo, como está o meu campo?

Rev. Martorelli Dantas

Igreja Presbiteriana do Largo da Paz – Recife / PE

INTERCESSÃO

“orai uns pelos outros, para serdes curados”.

- Ivone parente do irmão João Batista

- a família Brandão, de nosso irmão Rodrigo está de luto, oremos para que Deus console os corações.

- Inês, gravidez de risco.

- Pela família de Eduardo Bueno, emprego, sua esposa Edilene e sua filha Pâmela.

- Pelo casal Fábio e Leila.

- Pelos grupos familiares, reunião do dia 7/11

- Pelo coral e pela Escola Dominical.

 

ESCALA DA LIMPEZA

Rogério e Claudia

 

PLANTÃODIACONAL

Diácono Orlando de Souza

CONFRATERNIZAÇÃO DOS GRUPOS FAMILIARES

No mês de Novembro dia 7, quinta-feira, às 20:00hs. estaremos promovendo uma reunião com os três grupos familiares na Igreja. Será em nosso novo templo.

 

ENSAIO DO CORAL

Já iniciamos o ensaio dos Hinos para o natal. Terça-feira, às 20:00hs, ensaio do Conjunto Coral. Ore pelo ministério da música na igreja

 

ESTUDO BÍBLICO

“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram de fato assim” At. 17.11. Venha imitar os crentes de Beréia, vamos examinar juntos a Palavra do Senhor, Quarta às 19:30hs.

 

GRUPOS FAMILIARES

Daniel- Liderado pelo Presbítero Paulo estará reunido na residência do Presb. Geraldo Donizetti Felipe Neri, R. Antônio Elias n.º 210, B. Santa Rosa II.

Águas Claras- Liderado pelo Presb. Orlando Pedro estará reunido na residência do irmão Domingos Momesso e Regina, R. 29 de Julho, n.º 2080, Jd. Primavera.

Jardim Anésia- Liderado pelo Pr. Marcos, estará reunido na residência do Diácono Orlando de Souza e Maria, R. Magdalena Falco, n.º 130, Jd. Anésia.

Todos os grupos se reúnem na quinta-feira, às 20:00hs.

VISITANTE SEJA BEM VINDO

Você que hoje nos visita, sinta-se bem, Deus o ama muito, e nós queremos expressar este amor através de nosso convívio, volte outra vez.

RELATÓRIO DA E. D. - 20/10/2002

 

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

1

5

-

5

5

Os Bereanos

16

4

12

-

12

11

Josué

4

1

3

2

5

3

Miquéias

6

1

5

2

7

5

Cordeirinhos de Jesus

8

1

7

-

7

2

TOTAL

40

8

32

4

36

26

ANIVERSARIANTES  DE OUTUBRO

1.      José de Melo Silva  03/10

2.      Talita Fratini  – 08/10

3.      Rogério Cordeiro Mira – 13/10

4.      Luiza Alves Paes Landim – 25/10

5.      Eliane de Souza Coradello 28/10

6.      Gustavo de Paula - 28/10

AGENDA SEMANAL

 

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30h.

Terça:      

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:     

Estudo Bíblico no templo     

19:30h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

  

LITURGIA  

Hino 3 “A Igreja em Adoração”

Oração de Adoração

Leitura Bíblica – Apocalipse 5.9-14

Hino 52 “Glória e Coroação”

Oração de Confissão

Conjunto Voz e Mensagem

Oração de Intercessão

Mensagem

Hino 165 “Cuidado Divino”

Oração Final

Bênção Apostólica

Avisos

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551

Junta Diaconal:

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 03 DE NOVEMBRO 2002 - N.º 36

COMO PROMOVER MAIS VIDA EM NOSSA IGREJA

Faça um compromisso de freqüentá-la regularmente e procure um ministério ou tarefa para ajudar a fazer.

Ao comparecer às atividades da igreja, dedique-se a ajudar aos líderes para que os trabalhos sejam sempre agradáveis e edificantes.

Se o pastor, conselho, junta diaconal ou qualquer outro líder pedir a sua opinião sobre um importante assunto, responda positivamente expondo a sua opinião com sinceridade, evitando criticá-lo com outros.

Faça  mais do que o estritamente necessário e quando o pastor e a liderança estiverem trabalhando com boa vontade e interesse para que tudo corra bem, afirme que sua igreja está sendo bem dirigida e que você também faz parte deste time.

Leia sempre os boletins de sua igreja e ajude aos responsáveis de confeccioná-los com sua opinião para que os mesmos fiquem cada vez mais interessantes e eficientes.

Se você for convidado para algum cargo, busque orientação do Senhor para saber se Ele está te chamando e capacitando com os dons do Espírito Santo necessários para exercer aquela função. Se a resposta de Deus for positiva aceite na certeza que Deus te usará grandemente para promover a vida.

Quando você tiver qualquer problema de relacionamento com o pastor, presbítero, diácono ou qualquer líder, procure perdoá-los e faça um compromisso de orar para que Deus lhes dê mais sabedoria para se relacionarem com os outros.

Sugira, insista e cobre a realização de cursos, palestras, acampamentos e quando eles forem realizados seja o primeiro a se inscrever e participar com alegria.

Se agirmos desta forma, nossa Igreja vai ficar cada vez mais eficiente e alegre, nossos cultos e reuniões serão relevantes e contribuirão para o crescimento espiritual, emocional de todos os membros e freqüentadores, nossos boletins serão eficientes meios de comunicação, e tudo que acontecer será para a glória de Deus. Depois, humildemente, agradeça a Deus a oportunidade de te fazer digno de participar do seu Projeto e Reino na Terra.

Meus amados, embora haja joio no meio do trigo, a Igreja é chamada para superar as dificuldades e se tornar a noiva de Cristo, bela, sem mácula e sem defeito. Esse é o nosso grande desafio. Que Deus nos abençoe e nos dê o desejo de sermos verdadeiramente como a noiva de Cristo.

Pr. Joemar Adalberto Tixeira

Igreja Presbiteriana de Franca / SP

 

INTERCESSÃO

“orai uns pelos outros, para serdes curados”.

- Ivone parente do irmão João Batista

- a família Brandão, de nosso irmão Rodrigo está de luto, oremos para que Deus console os corações.

- Inês, gravidez de risco.

- Pela família de Eduardo Bueno, emprego, sua esposa Edilene e sua filha Pâmela.

- Pelo casal Fábio e Leila.

- Pelos grupos familiares, reunião do dia 7 de Novembro.

- Pelo coral e pela Escola Dominical.

- Pela família do Rogério sua mãe Cida e sua viagem a João Pessoa, para a formatura do seminarista Pedro.

 

ESCALA DA LIMPEZA

Diácono Adriano e Eliane

 

PLANTÃODIACONAL

Diácono Adriano Coradello

 

CONFRATERNIZAÇÃO DOS GRUPOS FAMILIARES

Nesta semana dia 7, quinta-feira, às 20:00hs. estaremos promovendo uma reunião com os três grupos familiares na Igreja. Será em nosso novo templo.

 

ENSAIO DO CORAL

Já iniciamos o ensaio dos Hinos para o natal. Terça-feira, às 20:00hs, ensaio do Conjunto Coral. Ore pelo ministério da música na igreja

 

NOVO HORÁRIO DAS REUNIÕES

Em virtude do horário de Verão, os nossos cultos serão às 20:00hs. O calor está intenso e nosso salão é muito quente, por essa razão o culto de Domingo à noite e o Estudo Bíblico, na quarta-feira, passarão para as vinte horas.

 

ESTUDO BÍBLICO

“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram de fato assim” At. 17.11. Venha imitar os crentes de Beréia, vamos examinar juntos a Palavra do Senhor, Quarta às 20:00hs.

 

GRUPOS FAMILIARES

Não teremos as reuniões nos bairros, nesta quinta-feira, todos os grupos se reunirão no nosso novo templo, ela já esta iluminado, podendo receber reuniões noturnas. Quinta-feira, às 20:00hs.

TEMPO DE MUDAR

O mundo mudou e o cristianismo entrou em crise. Crescemos numericamente, mas a qualidade de nossa influência não corresponde à realidade. O cenário global configurou, de forma acelerada, o avanço científico e tecnológico, a mentalidade econômica, o desdobramento na rede de comunicação, o intercâmbio entre as culturas e a revolução sexual. Paralela a estas questões, surgiram a crise de valores, a ausência de referências, a fragmentação familiar, o estresse emocional, o aumento da violência e o crescimento do fanatismo religioso, acumulando tendência e conseqüências com grande poder de destruição no interior humano.

As leituras aqui apresentadas são reflexões que pretendem oferecer alguns pontos de partida para revisão, reconstrução e fortalecimento do cristianismo interior.

 

LEITURA DIÁRIA

Domingo – Salmo 23.1-4

Segunda-feira – Salmo 121.1-8

Terça-feira – Marcos 5.25-34

Quarta-feira – Marcos 2.1-12

Quinta-feira – Salmo 126.1-6

Sexta-feira – I Coríntios 9.24-27

Sábado – Jonas 1.1-17

VISITANTE SEJA BEM VINDO

Você que hoje nos visita, sinta-se bem, Deus o ama muito, e nós queremos expressar este amor através de nosso convívio, volte outra vez.

 

 

RELATÓRIO DA E. D. - 27/10/2002

 

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

1

5

-

5

5

Os Bereanos

16

5

11

1

12

10

Josué

5

2

3

-

3

3

Miquéias

8

-

8

-

8

8

Cordeirinhos de Jesus

8

4

4

1

5

2

TOTAL

43

12

31

2

33

28

ANIVERSARIANTES  DE NOVEMBRO

1.      Tábita Francieli F. Mendonça  -  03/11

2.      Presb. Valdir Ap. de Mendonça – 05/11

3.      Rodrigo C. Bradão – 12/11

4.      Valquiria Ap. da Silva – 17/11

5.      Rosângela de Souza Costa 21/11

6.      Carla Fernanda T. Quintino - 25/11

7.      Marcos Aurélio Quintino – 26/11

 

 

AGENDA SEMANAL

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30h.

Terça:      

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

19:30h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

LITURGIA

Hino 198 “Salvação Graciosa”

Oração de Adoração

Leitura Bíblica – Apocalipse 5.9-14

Hino 201 “Manso e Suave”

Oração de Confissão

Conjunto Voz e Mensagem

Oração de Intercessão

Mensagem

Hino 299 “Renovação”

Santa Ceia

Oração Final

Bênção Apostólica

Avisos

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551

Junta Diaconal:

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 10 DE NOVEMBRO 2002 - N.º 37

 

PERDÃO QUE LIBERTA

“Filho, os seus pecados estão perdoados.”

Marcos 2.5

O diagnóstico de Jesus sobre as doenças da alma é impressionante. No caso do homem paralítico, Jesus surpreende a todos com a sua descoberta, tratamento e cura.

De onde provinha a paralisia dele? Teria nascido assim? Sofrido um acidente grave? Ocorreu um erro cirúrgico? Quem sabe sua paralisia era conseqüência de seus pecados? Ou de uma enfermidade da alma? Seria ele um homem preguiçoso, indolente, apático? Para o mundo religioso legalista de sua época, ele devia ser considerado um ser humano de segunda categoria. Um homem “doente”.

Mas o “doente” tinha amigos. Bons amigos que o levaram a Jesus. O único capaz de perdoar pecados e curar enfermidades. Ao vê-lo, Jesus diz: “Filho, os seus pecados estão perdoados’. Onde existe pecado não confessado, existe culpa; onde existe culpa latente, existe paralisia. Quem tem culpa adoece fácil, perde o rumo, fica sem ação e sem saber como recomeçar. A culpa vivia no coração do pobre inválido, secreta, encubada, provocando o aleijão que paralisia.

Aquele homem parou e não andou mais. Passou a viver na dependência de outras pessoas e só reagiu mediante uma palavra de perdão: “Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. O homem levantou-se e saiu...

Augusto Pinheiro

Capelão do Instituto e Faculdade

Presbiteriana Gammon – Lavras, MG

CADA DIA, Vol. 21, Número 11, novembro de 02

 

 

INTERCESSÃO

“orai uns pelos outros, para serdes curados”.

- Ivone parente do irmão João Batista

- a família Brandão, de nosso irmão Rodrigo está de luto, oremos para que Deus console os corações.

- Inês, gravidez de risco.

- Pela família de Eduardo Bueno, emprego, sua esposa Edilene e sua filha Pâmela.

- Pelo casal Fábio e Leila.

- Pelos grupos familiares.

- Pelo coral e pela Escola Dominical.

- Pela família do Rogério sua mãe Cida e sua viagem a João Pessoa, para a formatura do seminarista Pedro.

 

ESCALA DA LIMPEZA

 

Presb. Orlando e Maria Ap. Silva Pedro

 

PLANTÃODIACONAL

 

Diácono Fábio Silva Pedro

 

CONSAGRAÇÃO DOS DÍZIMOS E OFERTAS

 

“Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; (Provérbios. 4.9).

Teremos a oportunidade de contribuir com nossos dízimos e ofertas, no culto desta noite. Venha e traga sua oferta de amor.

 

ENSAIO DO CORAL

 

 Terça-feira, às 20:00hs, ensaio do Conjunto Coral. Ore pelo ministério da música na igreja

 

ESTUDO BÍBLICO

Quarta-feira é dia de estudarmos a bíblia juntos, no templo, às 20:00hs.

LEITURA DIÁRIA

Domingo – Lucas 8.40-42; 49-56

Segunda-feira – Filemom 1-25

Terça-feira – Lucas 18.9-14

Quarta-feira – Mateus 6.9-15

Quinta-feira – João 2.1-11

Sexta-feira – Colossenses 3.18-21

Sábado – Provérbios 14.26

GRUPOS FAMILIARES

Atenção para a nova divisão das famílias nos grupos familiares:

Grupo Daniel:

Paulo e Ana, Geraldo e Rita, Noêmia e José, Valdir e Lindaura, Gumercindo, Osvaldo e Luiza, Paulo e Damiana, Adão e Dircélia.

Grupo do Anésia - Águas Claras:

Orlando e Maria, João e Jurides, Pedro e Alice, Adriano e Eliane, Naor e Cleide, Enéias e Cida, Ana Rosa

Grupo Central:

Pr. Marcos e Carla, Orlando e Cida, Nilza e Salvador, Claudio e Ivonete, Domingos e Regina, Rogério e Cláudia.

Os locais das reuniões nesta semana serão comunicados no culto vespertino.

CANTINA “GOSPEL”

Hoje, após o culto da noite, teremos nossa cantina “gospel”. Venha preparado, para saborear deliciosas guloseimas.

Pare e Pense

“Quem resiste e persiste aprende a desenvolver uma fé corajosa, amorosa e prática.”

VISITANTE SEJA BEM VINDO

Você que hoje nos visita, sinta-se bem, Deus o ama muito, e nós queremos expressar este amor através de nosso convívio, volte outra vez.

 

 

RELATÓRIO DA E. D. - 03/11/2002

 

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

1

5

-

5

5

Os Bereanos

16

3

13

1

14

14

Josué

4

2

2

2

4

4

Miquéias

8

6

2

-

2

2

Cordeirinhos de Jesus

8

3

5

-

5

2

TOTAL

42

15

27

3

30

27

 

 

ANIVERSARIANTES  DE NOVEMBRO

 

1.      Tábita Francieli F. Mendonça  -  03/11

2.      Presb. Valdir Ap. de Mendonça – 05/11

3.      Rodrigo C. Bradão – 12/11

4.      Valquiria Ap. da Silva – 17/11

5.      Rosângela de Souza Costa 21/11

6.      Carla Fernanda T. Quintino - 25/11

7.      Marcos Aurélio Quintino – 26/11

 

 

AGENDA SEMANAL

 

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30h.

Terça:       

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

19:30h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

 

 

 

 

LITURGIA

 

Oração de Adoração

Hino 147 “Vencendo vem Jesus”

Leitura Bíblica – Salmo 96

Oração de Confissão

Conjunto Voz e Mensagem

Oração de Intercessão

Mensagem

Hino 60 “Ofertório

Consagração dos dízimos e ofertas

Oração Final

Bênção Apostólica

Avisos

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551

Junta Diaconal:

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 17 DE NOVEMBRO 2002 - N.º 38

 

CRESÇA NA FÉ E DEPOIS OFERTE

 

O levantamento de recursos para obras religiosas e assistenciais tem sido sempre motivo de escândalos. Desde a venda das famosas indulgências no século 16 até a troca das bênçãos de cura e de sucesso profissional por polpudas contribuições em dinheiro no século 21. Não se pode comercializar as dádivas de Deus.

Aos olhos de Deus, o valor espiritual da oferta é muito mais importante que o valor monetário. Foi por isso que Jesus chamou a atenção dos discípulos para a oferta da viuva pobre, e não para o grande volume de dinheiro que os ricos lançavam no gazofilácio.

Há três níveis de oferta: você pode dar abaixo de suas posses, na medida de suas posses e acima de suas posses. Os ricos de Jerusalém deram abaixo de suas posses. Ofertaram as sobras de seus gordos rendimentos. O dizimista de Antigo Testamento e de hoje contribuem de acordo com suas posses. Aquele que recebe um salário mínimo por mês entrega R$ 20,00. O jogador de futebol que recebe R$ 500.000,00 por mês entrega R$ 50.000,00. Embora este dê mil vezes mais aquele, uma contribuição não é maior que a outra. Ambos ofertam exatamente dez por cento da sua renda. Por ocasião de grande fome na Judéia e em Jerusalém, no ano 48 da era cristã, as igrejas da Macedônia, embora pobres, “fizeram tudo o que podiam e mais ainda” (2 Co 8.3, NTLH). Esse foi também o caso da viúva pobre.

Quanto maior for a sua comunhão com Deus, maior será a sua contribuição, tanto no sentido monetário como no sentido espiritual.

A contribuição precisa ser santificada – uma expressão concreta da gratidão de Deus, de adoração, de paixão, de envolvimento.

Quando as igrejas não semeiam nessa direção e não têm paciência de esperar esse processo, elas começam a cobrar, envergonhar o não contribuinte e o avarento, a vencer os benefícios de evangelho, a cobrar pelas celebrações, a explorar os fiéis e a fazer qualquer tipo de troca.

Revista “Ultimato” n.º 278

 

INTERCESSÃO

“Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tiago 5.16)

- Andréia e Saleti amigas de D. Cida Ragel

- Lucas, menino com problemas de relacionamento.
– Gabriela e sua gravidez

- Sebastião, enfermo, pai do amigo do Fábio.

- a família Brandão, de nosso irmão Rodrigo está de luto, oremos para que Deus console os corações.

- Inês, gravidez de risco.

- Pela família de Eduardo Bueno, emprego, sua esposa Edilene e sua filha Pâmela.

- Pelo casal Fábio e Leila.

- Pelos grupos familiares.

- Pelo coral e pela Escola Dominical.

- Pela família do Rogério sua mãe Cida e sua viagem a João Pessoa, para a formatura do seminarista Pedro.

 

ESCALA DA LIMPEZA

 

Presb. Geraldo e Rita

 

PLANTÃODIACONAL

 

Diácono Orlando de Souza

 

CONSAGRAÇÃO DA CESTA DO AMOR

 

“suprindo a vossa abundância no presente a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta,  e  assim  haja  igualdade,     (2 Coríntios 8.14 ).

A Junta Diaconal estará arrecadando mais ofertas para suprir as necessidades de alimentos aos carentes, participe deste ministério, contribua.

 

ENSAIO DO CORAL

“Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; e sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.” (Salmo 98.1)

Terça-feira, às 20:00hs, ensaio do Conjunto Coral. Ore pelo ministério da música na igreja

 

ESTUDO BÍBLICO

“Eu te invoco, ó Deus, pois tu me respondes; (Salmo 17.6)

Quarta-feira é dia de estudarmos a bíblia juntos, no templo, às 20:00hs. Nosso tema: A Oração Eficaz.

LEITURA DIÁRIA

 

Domingo – 2 Timóteo 1.3-5

Segunda-feira – Mateus 14.22-33

Terça-feira –Gênesis 15.5,6

Quarta-feira – Lucas 22.54-62

Quinta-feira – Lucas 2.46,47

Sexta-feira – Marcos 3.1-6

Sábado – Mateus 2.1-23

GRUPOS FAMILIARES

Grupo Daniel: O grupo liderado pelo Presbítero Paulo Sérgio de Souza, se reunirá na casa de seu líder, R. Júlio Cheffer n.º 261, Jardim Salgueiro.

Grupo do Anésia - Águas Claras: O grupo liderado pelo Presbítero Orlando Pedro, se reunirá na residência dos irmãos João Batista e Jurides, R. Izaltina Matozo de Oliveira n.º 210, Jd. Anésia

Grupo Central: O grupo liderado pelo Pastor Marcos Aurélio Quintino, se reunirá na residência dos irmãos Rogério Mira e Claudia, Av. 24 de outubro, n.º 243, centro.

Todos os grupos se reúnem na quinta-feira às 20:00hs.

Pare e Pense

“A verdadeira fé é conhecida não necessariamente por nossas palavras, mas pelo modo como vivemos.”

Cada Dia Vol. 21 Num. 11

VISITANTE SEJA BEM VINDO

Você que hoje nos visita, sinta-se bem, Deus o ama muito, e nós queremos expressar este amor através de nosso convívio, volte outra vez.

 

 

RELATÓRIO DA E. D. - 10/11/2002

 

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

1

5

-

5

5

Os Bereanos

16

3

13

1

14

13

Josué

4

1

3

3

6

6

Miquéias

8

1

7

-

7

6

Cordeirinhos de Jesus

8

4

4

-

4

3

TOTAL

42

10

32

4

36

33

 

 

ANIVERSARIANTES  DE NOVEMBRO

 

1.      Tábita Francieli F. Mendonça  -  03/11

2.      Presb. Valdir Ap. de Mendonça – 05/11

3.      Rodrigo C. Bradão – 12/11

4.      Valquiria Ap. da Silva – 17/11

5.      Rosângela de Souza Costa 21/11

6.      Carla Fernanda T. Quintino - 25/11

7.      Marcos Aurélio Quintino – 26/11

 

 

AGENDA SEMANAL

 

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

20:00h.

Terça:       

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

20:00h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

 

 

 

 

LITURGIA

 

Oração de Adoração

Hino 42 “O Grande Amor de Deus”

Leitura Bíblica – Salmo 92

Oração de Confissão

Música Especial

Conjunto Voz e Mensagem

Oração de Intercessão

Mensagem

Hino 148 “Oração Noturna”

Consagração Cesta do Amor

Oração Final

Bênção Apostólica

Avisos

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551

Junta Diaconal:

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 24 DE NOVEMBRO 2002 - N.º 39

 

APENAS O DIA DE HOJE

"...Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal." (Mateus, 6.34)

A ansiedade é o pavor da alma. O tom do Senhor Jesus quando tratava da ansiedade, da pobreza, da tristeza, e da solidão, era sempre um tom suave e terno - "Não andeis ansiosos com coisa alguma". Jesus Cristo nunca "forçou a barra" no que diz respeito à fragilidade da nossa natureza humana, Ele Próprio viera da pobreza e a conhecia de perto... Por isso, muitas vezes fez referência à roupas remendadas, ao preço dos pardais, ao uso de odres velhos, e ao pequeno salário recebido pelo trabalhador. Jesus era acostumado ao sofrimento e à ansiedade dos pobres, pois, Ele era um deles - "... O Filho do Homem(Ele) não tem onde reclinar a cabeça" (...).

Ainda sobre Ansiedade, e pelo ensinamento de Jesus, é preciso que entendamos que existe uma enorme diferença entre prevenção e preocupação. E é justamente a preocupação o que o Senhor Jesus categoricamente desaprovava. Devemos semear no outono tendo a noção do que estamos fazendo o que é correto, mas não é sábio nem saudável perdermos o sono durante o inverno nos preocupando quanto a colheita que teremos pela frente. Da mesma forma, quanto aos suprimentos futuros das nossas necessidades, devemos ter mais tranqüilidade pois não são tão urgentes quanto as necessidades e urgências do dia de hoje. Isso abrange urgências e necessidades do corpo, da mente, e, ou do coração. Mesmo que não usemos bem os olhos da fé para enxergar, o Senhor, na eternidade, já cuidou de todas as nossas urgências e necessidades futuras, pois Ele não dorme nem cochila, é o que diz o salmista.

Se alguns de nós temos andado ansiosos, devemos refletir nas Palavras de esperança de Jesus. Era exatamente isso que Ele se esforçou para dizer e disse - "Se os Senhor vos deu vida, não a susterá? Não é assim que Ele cuida dos pássaros que desconhecem o Seu Senhorio? Também não cuida das flores mesmo sendo elas tão passageiras, quanto mais vós que sois eternos e filhos? Ele não vos deu Seu Próprio Filho por amar de tal maneira, como vos recusará cuidado e proteção futura ?

Certos disto, devemos estar prevenidos e não preocupados. Devemos constantemente crer que no tempo certo o Senhor manifestará aos nossos frágeis olhos humanos os Seus cuidados ocultos que hoje só somos capazes de ver com os olhos da fé... Confiemos pois no nosso Provedor Fiel, sejamos responsáveis e prevenidos na medida e no tempo certo, jamais permitindo que a preocupação demasiada e a ansiedade nos roube a segurança e a alegria de sermos filhos de Deus...

Rev. Ricardo César Vasconcelos

Igreja Presbiteriana da Penha/RJ-Recife/PE

INTERCESSÃO

“orai uns pelos outros, para serdes curados”.

- Ivone parente do irmão João Batista

- a família Rodrigo C. Brandão.

- Inês, gravidez de risco.

- Pela família enlutada do Eduardo Bueno.

- Pelo casal Fábio e Leila.

- Pelos grupos familiares.

- Pelo coral e pela Escola Dominical.

- Pela família do Rogério sua mãe Cida e sua viagem a João Pessoa, para a formatura do seminarista Pedro.

 

ESCALA DA LIMPEZA

 

Presb. Valdir e Lindaura

 

PLANTÃODIACONAL

 

Diácono Adriano Coradello

 

CEIA NATALINA

 

Após o culto haverá uma reunião com as mulheres da igreja com objetivo de acertarem a ceia do natal, participe.

 

ENSAIO DO CORAL

 

 Terça-feira, às 20:00hs, ensaio do Conjunto Coral. Ore pelo ministério da música na igreja

 

ESTUDO BÍBLICO

 

Quarta-feira teremos nosso 3º estudo sobre a “Oração Eficaz”, você não pode perder, às 20:00hs, no templo.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Domingo – III João 9-11

Segunda-feira – Ezequiel 28.11-19

Terça-feira – Mateus 1.1-17

Quarta-feira – Lamentações 3.19-33

Quinta-feira – Josué 14.6-15

Sexta-feira – Lucas 16.19-31

Sábado – Apocalipse 21.1-8

GRUPOS FAMILIARES

Grupo Daniel: O grupo liderado pelo Presbítero Paulo Sérgio de Souza, se reunirá na casa do Presb. Valdir Aparecido Mendonça - R. Av. Antônio  Menin n.º 111, V. Real

Grupo do Anésia - Águas Claras: O grupo liderado pelo Presbítero Orlando Pedro, se reunirá na residência dos irmãos Pedro e Alice, R. Lydia Tiziani Bosseda, n.º 140, Jardim Anésia

Grupo Lírios do Vale: O grupo liderado pelo Pastor Marcos Aurélio Quintino, agora com nome próprio escolhido pelos irmãos, se reunirá na residência dos irmãos Domingos Momesso e Regina, R. 29 de Julho, n.º 2080, Jd.Primavera.

Todos os grupos se reúnem na quinta-feira às 20:00hs.

VISITANTE SEJA BEM VINDO

Você que hoje nos visita, sinta-se bem, Deus o ama muito, e nós queremos expressar este amor através de nosso convívio, volte outra vez.

RELATÓRIO DA E. D. - 17/11/2002

 

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

-

6

-

6

6

Os Bereanos

16

4

12

1

13

12

Josué

4

1

3

2

5

4

Miquéias

8

1

7

-

7

7

Cordeirinhos de Jesus

8

1

7

-

7

2

TOTAL

42

7

35

3

38

31

 

 

ANIVERSARIANTES  DE NOVEMBRO

 

1.      Tábita Francieli F. Mendonça  -  03/11

2.      Presb. Valdir Ap. de Mendonça – 05/11

3.      Rodrigo C. Bradão – 12/11

4.      Valquiria Ap. da Silva – 17/11

5.      Rosângela de Souza Costa 21/11

6.      Carla Fernanda T. Quintino - 25/11

7.      Marcos Aurélio Quintino – 26/11

AGENDA SEMANAL

 

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30h.

Terça:       

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

19:30h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

LITURGIA

Oração de Adoração

Hino 117 “Pastor Divino”

Leitura Bíblica – Salmo 122

Oração de Confissão

Conjunto Voz e Mensagem

Oração de Intercessão

Hino 299 “Renovação”

Mensagem

Hino 201 “Manso e Suave”

Oração Final

Bênção Apostólica

Avisos

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551

Junta Diaconal:

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 24 DE NOVEMBRO 2002 - N.º 40

 

PROVAI-VOS

Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na Fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (II Coríntios, 13.5)

Um dos males mais crônicos em nosso meio, como cristãos, é o de agir fora da nossa competência, julgando, diminuindo e/ou condenando as pessoas como se fôssemos Deus, o Dono da verdade. Esse é um mal que precisa ser extirpado.

O Apóstolo Paulo, homem de irrepreensível proceder, foi vítima desse mal. Alguns cristãos, descomprometidos com Cristo e com o bem da Sua Igreja, acusaram-no de fraco muitas vezes, dizendo que o seu ministério era caracterizado pela fraqueza. A injustiça, filha mais velha da inveja, partia-lhe o coração e isso o magoava profundamente. Ele admitia, quanto à aparência pessoal e ao falar, seus “juízes” talvez até tivessem razão mas, com a habilidade divina de produzir ensinamentos, Paulo aproveitou esse descontentamento para nos deixar um grande ensinamento: a aparente fraqueza humana não afeta nem influencia nada, quando associada ao Poder Divino.

Aos cristãos que insistiam em cultivar tal ministério contra o seu Apostolado, Paulo deixou apenas um conselho: “provai-vos a vós mesmos”, ou seja, “testem-se a si mesmos! Se forem aprovados, se o Senhor Jesus estiver realmente vivendo em vocês, em breve provarão o gosto de viver uma vida santa. Caso contrário, vocês já estão reprovados desde há muito, muito tempo”.

Qual impressão podemos ter de Cristo, se O olharmos pregado na cruz? Fraqueza. É claro! Mas foi por meio daquela cruz, a cruz da aparente fraqueza, que Ele estabeleceu definitivamente o Seu reinado de Salvação e Vida Eterna sobre miríades de fracos e decaídos humanos! Foi vivenciando a mais profunda e mortal fraqueza humana que Ele, Deus-homem, foi habilitado a pronunciar a frase mais significativa e poderosa quanto aos seus efeitos: “está consumado” (João, 19.30). Desde então, Seus seguidores e Sua Igreja têm - em Seu nome - lançado as redes e resgatado, para a Graça, almas mortas e desprezíveis... Não há fraqueza naquela cruz!

Como cristãos, ao invés de observarmos a vida dos outros, devemos desarmar o nosso coração para o agir santificador e pessoal do Espírito Santo. O Senhor Jesus - que é a Vida, deve sê-Lo em nosso viver; Ele - que é a Luz, deve brilhar em nossos olhos... para que vejamos as pessoas como Ele as via... Em Seu nome.

Rev. Ricardo César

Igreja Presbiteriana Memorial de Piedade,

Jaboatão dos Guararapes/PE

INTERCESSÃO

“orai uns pelos outros, para serdes curados”.

- Ivone parente do irmão João Batista

- a família Rodrigo C. Brandão.

- Inês, gravidez de risco.

- Pela família enlutada do Eduardo Bueno.

- Pelo casal Fábio e Leila.

- Pelos grupos familiares.

- Pelo coral e pela Escola Dominical.

- Pela família do Rogério sua mãe Cida e sua viagem a João Pessoa, para a formatura do seminarista Pedro.

 

ESCALA DA LIMPEZA

 

Pastor Marcos A. Quintino 

 

PLANTÃODIACONAL

 

Diácono Fábio Silva Pedro

 

O DIA DO VISITANTE

 

Na Escola Dominical de Domingo passado, celebramos o dia do visitante. Parabéns aos alunos que trouxeram visitas, e em especial a pequena Tábita pelas 12 visitas, ela foi a ganhadora do prêmio, uma Bíblia com Novo Cântico.

 

SANTA CEIA

Hoje estaremos consagrando nossas vida na participação da Santa Ceia. Não se esqueça de se preparar. Ore. Santifique-se.

 

ENSAIO DO CORAL

 

 Terça-feira, às 20:00hs, ensaio do Conjunto Coral. Ore pelo ministério da música na igreja

 

 

ESTUDO BÍBLICO

 

Quarta-feira teremos nosso  estudo Bíblico, você não pode perder, às 20:00hs, no templo.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Domingo – Lucas  1.26-38

Segunda-feira – Colossenses 1.15-23

Terça-feira – I Pedro 1.3-9

Quarta-feira – Mateus 2.1-12

Quinta-feira – Lucas 2.1-7

Sexta-feira –Salmo 121

Sábado – Lucas 24.25-29

GRUPOS FAMILIARES

Grupo Daniel: O grupo liderado pelo Presbítero Paulo Sérgio de Souza, se reunirá na casa do irmão Gumercindo R. Antônio Stoco n.º 90, V. Real

Grupo do Anésia - Águas Claras: O grupo liderado pelo Presbítero Orlando Pedro, se reunirá na residência dos irmãos Diácono Adriano Coradello e Eliane, R. João Zambelli, n.º 530, Águas Claras.

Grupo Lírios do Vale: O grupo liderado pelo Pastor Marcos Aurélio Quintino,  se reunirá na residência dos irmãos Presb. Orlando Pedro e Cida, R. Joaquim Miguel Pereira n.º 527, Jardim Progresso.

Todos os grupos se reúnem na quinta-feira às 20:00hs.

VISITANTE SEJA BEM VINDO

Você que hoje nos visita, sinta-se bem, Deus o ama muito, e nós queremos expressar este amor através de nosso convívio, volte outra vez.

 

 

RELATÓRIO DA E. D. – 24/11/2002

 

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

-

6

-

6

6

Os Bereanos

16

1

15

21

36

15

Josué

4

2

2

6

8

4

Miquéias

8

-

8

5

13

13

Cordeirinhos de Jesus

8

-

8

7

15

5

TOTAL

42

3

39

39

78

43

 

 

 

ANIVERSARIANTES  DE DEZEMBRO

 

1.      Naor de Souza  -  03/12

2.      Salvador Goes Filho – 13/12

3.      Mateus Quintino – 15/12

4.      Orlando Pedro – 19/12

5.      Danilo de Souza Momesso – 20/12

 

 

 

AGENDA SEMANAL

 

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30h.

Terça:      

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo      

19:30h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

 

 

 

 

LITURGIA

 

Oração de Adoração

Hino 117 “Pastor Divino”

Leitura Bíblica – Salmo 122

Oração de Confissão

Conjunto Voz e Mensagem

Oração de Intercessão

Hino 299 “Renovação”

Mensagem

Hino 201 “Manso e Suave”

Oração Final

Bênção Apostólica

Avisos

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551

Junta Diaconal:

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 581-3166/581-469
9
www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 08 DE DEZEMBRO 2002 - N.º 41

 

NASCENDO EM NÓS

"Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo inflamar, resolveu deixá-la secretamente... Despertando José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor, e recebeu a sua mulher". (Mateus 1.19. 23 e 24)

O medo de que, José, homem justo, resolvesse desfazer o noivado, visto que Maria ficara grávida por obra do Espírito Santo de Deus, e seu noivo ainda não sabia, encheu a alma da jovem Virgem de uma angústia indescritível...

Mas ela permaneceu forte em sua fé no Senhor, seu Deus; em momento algum duvidou de que a Soberania divina pudesse defender e preservar a sua pureza e honra.

Esse exemplo nos serve como lição para que, em qualquer situação, sejamos submissos aos desígnios e propósitos do Senhor, deixando que Ele trate dos resultados eventuais. Quando agimos assim, O Senhor se Responsabiliza pelo resultado final da coisas...

Fica-nos mais um fato: tudo o que aconteceu de forma histórica [o exemplo citado], deve acontecer de forma experimental em nossas vidas. Pela mesma ação soberana do Espírito Santo de Deus, Jesus Cristo deve nascer em cada um de nós também. Isso é imprescindível! É o que chamamos de "novo nascimento", e quando isso acontece, o Senhor torna-Se nosso Salvador; não apenas da penalidade das nossas falhas, mas também do poder dessas mesmas falhas sobre nossas almas.

A experiência da dependência de José e Maria deve ser a nossa experiência! Só assim, pela Fé, seremos capazes de acreditar sem visualizar, na presença do Deus Emanuel [Deus conosco].

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." (Hebreus, 11.1)

Pela Sua fidelidade.

Ricardo César,Rev

Igreja Presbiteriana da Penha/RJ

Igreja Presbiteriana Unida de Recife/PE

“orai uns pelos outros, para serdes curados”.

- Ana Maria Corrêa, câncer no útero.

- Pela família do Rodrigo C. Brandão.

- Inês, gravidez de risco.

- Sônia irmã da Ronea, gravidez.

- Ação de graças pela mudança do casal Fábio e Leila.

- Pelos grupos familiares.

- Pelo coral e pela Escola Dominical.

- Ceia de Natal e Cantata, dia 22/12

 

ESCALA DA LIMPEZA

 

Presb. Paulo e Ana Paula 

 

PLANTÃODIACONAL

 

Diácono Orlando de Souza

 

AUSÊNCIA DO PASTOR

O reverendo Marcos está neste Domingo pregando na Igreja Presbiteriana de Ituverava, por ocasião da inauguração de seu novo templo. Nosso pastor já pastoreou na cidade de Ituverava nos anos de 1992 e 1993, foi a sua Segunda igreja.

 

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA

O conselho da Igreja reunido no último Domingo, constatou que temos 2 presbíteros e 1 diácono com mandatos a vencer, os irmãos Geraldo, Valdir e Fábio respectivamente. Portanto está convocando a Igreja para assembléia extraordinária para a reeleição ou eleição de dois oficiais presbíteros e um diácono. Na ocasião faremos também nossa assembléia geral para o recebimento dos relatórios das sociedades internas, da tesouraria e  aprovação de  balancete para 2003.

 

CONSAGRAÇÃO DE DÍZIMOS E OFERTAS

Você não pode perder este privilégio de contribuir para o crescimento do Reino de Deus. Hoje estaremos consagrando nossos dízimos e ofertas, lembre-se de dizimar também do seu 13º salário.

CULTO E CEIA NATALINA

No dia 22 de Dezembro celebraremos o Natal de Jesus Cristo. Atenção para o horário, iniciaremos às 21:30hs, pois depois teremos a ceia natalina, venha cultuar conosco. Maiores detalhes sobre a ceia, Noêmia e Ana Paula.

ENSAIO DO CORAL

 Terça-feira, às 20:00hs, ensaio do Conjunto Coral. Ore pelo ministério da música na igreja

 

ESTUDO BÍBLICO

Quarta-feira teremos nosso  estudo Bíblico, você não pode perder, às 20:00hs, no templo.

 

LEITURA DIÁRIA

Domingo – Mateus 1.18-21

Segunda-feira – Mateus 2.1-12

Terça-feira – Isaías 9.1-7

Quarta-feira – Lucas 2.25-32

Quinta-feira – Romanos 8.28-39

Sexta-feira –Hebreus 1.1-3

Sábado – Lucas 2.8-20

GRUPOS FAMILIARES

Grupo Daniel: O grupo liderado pelo Presbítero Paulo Sérgio de Souza, se reunirá na casa dos irmãos Osvaldo Paes Landim e Luíza, R. Claudenor da Silva Borges, n.º 120, Jd. Jandira. 

Grupo do Anésia - Águas Claras: O grupo liderado pelo Presbítero Orlando Pedro, se reunirá na residência dos irmãos Naor e Cleide, R. João Dentello, n.º 480,  Águas Claras.

Grupo Lírios do Vale: O grupo liderado pelo Pastor Marcos Aurélio Quintino,  se reunirá na residência dos irmãos Claudio e Ivonete, R. José Teixeira Vilela Pai n.º 937, Vila Nova. Todos os grupos se reúnem na quinta-feira às 20:00hs.

VISITANTE SEJA BEM VINDO

Você que hoje nos visita, sinta-se bem, Deus o ama muito, e nós queremos expressar este amor através de nosso convívio, volte outra vez.

 

 

RELATÓRIO DA E. D. – 01/12/2002

 

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

2

4

-

4

4

Os Bereanos

16

6

10

2

12

12

Josué

5

2

3

2

5

2

Miquéias

8

5

3

-

3

3

Cordeirinhos de Jesus

8

2

6

-

6

2

TOTAL

43

17

26

4

30

23

 

 

 

ANIVERSARIANTES  DE DEZEMBRO

 

1.      Naor de Souza  -  03/12

2.      Salvador Goes Filho – 13/12

3.      Mateus Quintino – 15/12

4.      Orlando Pedro – 19/12

5.      Danilo de Souza Momesso – 20/12

 

 

 

AGENDA SEMANAL

 

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30h.

Terça:      

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo      

19:30h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

 

 

 

 

LITURGIA

 

Oração de Adoração

Leitura Bíblica – Isaías 9.1-7

Hino 232 “Pequena Vila de Belém”

Oração de Confissão

Conjunto Voz e Mensagem

Oração de Intercessão

Hino 243 “Noite de Paz”

Mensagem

Hino 221 “Um Vaso de Bênção”

Oração Final

Avisos

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

 

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551

Junta Diaconal:

 

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza

 


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 3851-3166 e 3581-4699

www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 15 DE DEZEMBRO 2002 - N.º 42

 

BELÉM EFRATA

"de ti sairá para mim aquele que será o governante sobre Israel". (Miquéias 5.2)

Essa é a época do ano que mais gosto. Todo mundo mais animado, “camarada”, paciente, exceto no trânsito. Esses não tem jeito! Estamos chegando às vésperas do Natal. Passou depressa desde o último, não?

Como foi o seu último Natal? Se foi ruim, o desse ano poderá ser melhor. Mas, o que faz um Natal melhor? Alguns dizem – Ter mais dinheiro! Outro dia alguém disse: “Natal sem dinheiro é como circo sem palhaço, não tem graça!” Parafraseava o poeta popular que disse: “na vida o dinheiro não é tudo, mas é cem por cento”.

O fim de ano é hora de fazer o balanço e ver o que sobrou ou o que faltou. Um amigo queixando-se das dificuldades do ano passado disse que este Natal, seria mais um espetáculo cinematográfico tipo “A Hora do Susto 2”.

Mas será que é tão difícil lembrar que o Natal não é só comprar coisas? É bom trocar presentes, mas e o verdadeiro sentido do Natal? Será que alguém ainda lembra?

 O significado parece estar mais esquecido do que a pequena Belém nos dias do profeta Miquéias. Belém Efrata era o antigo nome de Belém e, aparentemente, do distrito onde ficava a cidade. Sabe o que significa “Belém”? Quer dizer “Casa do Pão”. E o nome “Efrata” quer dizer “frutífera”.

O rei Davi e Jesus nasceram ali. Davi foi próspero e Jesus se apresentou como “o pão da vida, o vem a mim, nunca terá fome”. Natal sem esse pão não é Natal. Planeje um Natal diferente. Faça de Jesus, o centro das atenções. Não se preocupe com o preço, pois Ele mesmo, já tudo pagou.

“Natal é lembrar que Jesus desceu dos céus para nos alimentar com o pão da vida.”

José Eduardo Dias – Pão diário 5 Rádio Trans Mundial

 

INTERCESSÃO

 

“orai uns pelos outros, para serdes curados”.

- Ana Maria Corrêa, câncer no útero.

Luis tio do Rodrigo precisa fazer uma cirurgia cardíaca.

- Casal André e Patricia

- Jovem Paulo Henrique

- Inês, gravidez de risco.

- Sônia irmã da Ronea, gravidez.

- Ação de graças pela mudança do casal Fábio e Leila.

- Pelos grupos familiares.

- Pelo coral e pela Escola Dominical.

- Ceia de Natal e Cantata, dia 22/12

 

ESCALA DA LIMPEZA

Rogério e Claudia

PLANTÃODIACONAL

Diácono Orlando de Souza

 

CANTINA GOSPEL

Hoje após o culto você poderá saborear deliciosas guloseimas, venha preparado.

 

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA

O conselho da Igreja reunido no último Domingo, constatou que temos 2 presbíteros e 1 diácono com mandatos a vencer, os irmãos Geraldo, Valdir e Fábio respectivamente. Portanto está convocando a Igreja para assembléia extraordinária para a reeleição ou eleição de dois oficiais presbíteros e um diácono. Na ocasião faremos também nossa assembléia geral para o recebimento dos relatórios das sociedades internas, da tesouraria e  aprovação de  balancete para 2003.

 

CESTA DO AMOR

A Junta Diaconal lembra aos irmãos de nosso compromisso com os mais necessitados. Apenas R$ 2,00.

CULTO E CEIA NATALINA


No dia 22 de Dezembro celebraremos o Natal de Jesus Cristo. Atenção para o horário, iniciaremos às 21:30hs, pois depois teremos a ceia natalina, venha cultuar conosco. Maiores detalhes sobre a ceia, Noêmia e Ana Paula.

ENSAIO DO CORAL

Terça-feira, às 20:00hs, e quarta-feira após o Estudo Bíblico, ensaio do Conjunto Coral. Ore pelo ministério da música na igreja

 

ESTUDO BÍBLICO

Quarta-feira teremos nosso  estudo Bíblico, você não pode perder, às 20:00hs, no templo.

 

LEITURA DIÁRIA

Domingo –  Isaías  55

Segunda-feira – Oséias 11.1-11

Terça-feira –9.1-7

Quarta-feira – Lucas 2.25-32

Quinta-feira – Romanos 8.28-39

Sexta-feira –Hebreus 1.1-3

Sábado – Lucas 2.8-20

GRUPOS FAMILIARES

Grupo Daniel: O grupo liderado pelo Presbítero Paulo Sérgio de Souza, se reunirá na casa dos irmãos Dircélia e Adão, rua Bernardino  Ietauro, n.º 140, B. Sérgio Dorneles.

Grupo do Anésia - Águas Claras: O grupo liderado pelo Presbítero Orlando Pedro, se reunirá na residência dos irmãos Enéias e Cida, R. Ernesta Maria Russi Borelli, n.º 765, Águas Claras.

Grupo Lírios do Vale: O grupo liderado pelo Pastor Marcos Aurélio Quintino,  se reunirá na residência dos irmãos Pr. Marcos e Carla, R. José Augusto Machado n.º 170, Jd. Progresso.

Todos os grupos se reúnem na quinta-feira às 20:00hs.

RELATÓRIO DO MISSIONÁRIO

RONALDO LIDÓRIO

Gana, África Entre os Konkombas em Gana testificamos com muita alegria a existência de uma Igreja já autóctone onde a liderança nativa administra com sabedoria e paixão todos os ministérios e projetos, que envolvem: plantio de igrejas, clínica de saúde, escolas primárias, educação na língua materna e tradução do Novo Testamento.
Plantio de igrejas. No momento são 19 igrejas plantadas que estão sob o pastoreiro dos 5 evangelistas locais, 12 presbíteros e outros irmãos responsáveis por diversos ministérios com um total de 81 líderes. Há também trabalhos iniciados entre outras tribos limítrofes como Bassaris e Chokossis.

Clínica. A Clínica em Koni tem sido um ministério vital para a expansão da Igreja no território Konkomba. Recebem mais de 200 pacientes por mês com toda sorte de problemas de saúde. Todos são tratados, muitos são curados e o testemunho de amor cristão está mudando a face da tribo, pouco a pouco. A Clínica tem funcionado sob o comando dos três auxiliares de enfermagem que Rossana treinou e até mesmo o governo de Gana reconheceu a Clínica em Koni como um estabelecimento estratégico para a saúde no norte do país.

Tradução do Novo Testamento. No projeto de tradução temos já todo o Novo Testamento traduzido para a língua Limonkpeln, segundo dialeto Konkomba, e estamos na fase das correções. Treinei 4 Konkombas durante setembro e outubro deste ano que tem me ajudado neste trabalho final. A WEC International (Missão AMEM) está organizando os detalhes para um culto em Gana, possivelmente em novembro de 2003, com a presença de crentes de várias tribos e as Missões existentes, onde o Novo Testamento será apresentado.

Escolas. As nossas escolas entre os Konkombas vão muito bem. Contamos com três professores treinados e mais de 300 crianças divididas em 6 classes do curso primário. A novidade em 2002 é que mais uma escola foi aberta, na aldeia de Nabukorá. São portanto três. Este é um projeto que, apesar de causar pequeno impacto no curto prazo, será estratégico para o crescimento e expansão da Igreja entre os Konkombas em um futuro próximo.

ANIVERSARIANTES  DE DEZEMBRO

 

1.      Naor de Souza  -  03/12

2.      Salvador Goes Filho – 13/12

3.      Mateus Quintino – 15/12

4.      Orlando Pedro – 19/12

5.      Danilo de Souza Momesso – 20/12

 

 

AGENDA SEMANAL

 

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30h.

Terça:      

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

19:30h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

LITURGIA

 

Oração de Adoração

Leitura Bíblica – Isaías 9.1-7

Hino 232 “Pequena Vila de Belém”

Oração de Confissão

Conjunto Voz e Mensagem

Oração de Intercessão

Hino 243 “Noite de Paz”

Mensagem

Hino 221 “Um Vaso de Bênção”

Oração Final

Avisos

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551

Junta Diaconal:

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 3851-3166 e 3581-4699

www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 22 DE DEZEMBRO 2002 - N.º 43

Ao entrar no Shopping ficamos deslumbrados com os efeitos produzidos pelas luzes, que apontavam diretamente para um imenso pinheiro enfeitado com caixas embrulhadas em papéis multicoloridos... Ao lado da árvore estava uma manjedoura com um boneco de uma criança, ao seu lado um casal... Um pouco mais distante, estavam alguns bonecos de homens trajados rudemente... Do outro lado do pinheiro havia uma casa toda coberta de pequenas lâmpadas, ao seu lado um trenó puxado por renas, e dentro da casa um homem vestido de vermelho, com longas barbas brancas... um gorro vermelho na cabeça... um saco vermelho nas costas. O quadro, ainda que confuso, trouxe-me à consciência o fato de que estamos às vésperas do Natal...

Sinceramente percebemos que cada ano que se passa as representações se tornam mais confusas, a ponto de o significado do Natal estar cada vez mais sendo esquecido em detrimento dos novos personagens que compõem esta ‘nova história’: Papai Noel, Mamãe Noel, luzes, enfeites, presentes, comércio, banquetes... Então demos conta que no nascimento de Jesus, o Cristo, as circunstâncias também não eram diferentes... O fato que mudou a história da humanidade aconteceu na periferia de uma pequena vila, e os personagens mais próximos eram pastores de ovelhas, e alguns misteriosos reis do oriente... Nada de opulência! Nada de luzes! Nada de enfeites! Havia presentes, sim! O mais importante dos presentes! Aliás, o único que O Aniversariante continua esperando dos seres humanos: o LOUVOR!

O nascimento de Jesus Cristo é anunciado aos pastores em meio à música entoada por um coro angelical (Lucas 2.10-14). Particularmente, creio que os anjos cantam para ensinar aos pastores que Jesus, o Cristo, é o Deus que merece toda Honra e todo Louvor. Os pastores aprenderam bem a lição... Não somente os pastores louvam a Jesus, como também os três reis-magos do oriente, que o fazem presenteando-O com ouro, incenso e mirra (Mateus 2.11), respectivamente símbolos da Realeza de Jesus (Apocalipse 17.14), do Sacerdócio de Jesus (Lucas 1.9; Hebreus 10.10-13), e da Sua morte propiciatória (João 19.39).

Então descobrimos o verdadeiro sentido do natal: Jesus nasceu! Seu nascimento é motivo de louvor, porque Ele é o Sacerdote que representa e intercede por todos os seres humanos da face da terra, em todas as eras, em todos os lugares, em todo o tempo, oferecendo-lhes gratuitamente o perdão dos pecados e a vida eterna. Jesus merece todo louvor, porque é Rei. Não um rei cujo trono se estende no mundo pelo poder da espada e da opressão! Não! Jesus é O Rei, cujo Reino está dentro dos corações dos que confessam Sua majestade e dão crédito às Suas palavras de Vida, Poder, Graça e Amor (Mateus 17.21). Contudo, Jesus também recebeu de presente a mirra... perfume utilizado nos rituais pós-morte... No nascimento de Jesus, prenuncia-se a Sua morte! O Sacerdote é ao mesmo tempo o próprio sacrifício; e no Seu sacrifício, o Rei estende Seu Reino Eterno sobre todas as culturas, línguas e nações...(Apocalipse 5.9).

É Natal! É tempo de Louvor ao Único que merece toda a honra, toda a glória e toda a adoração! Em Cristo!

Rev. Ézio Martins de Lima

Pastor da Igreja Presbiteriana Independente Central de Brasília

 

 

INTERCESSÃO

“orai uns pelos outros, para serdes curados”.

- Ana Maria Corrêa, câncer no útero.

- Pela família do Rodrigo C. Brandão.

- Inês, gravidez de risco.

- Sônia irmã da Ronea, gravidez.

- Intercessão pela família da irmã Tereza da Cidade de Serra na que perdeu o marido.

- Pelos grupos familiares.

-         Pelo coral e pela Escola Dominical.

- A tia da Carla D. Terezinha, sofreu um derrame no Sábado dia 14, e precisa de nossas orações, ela reside em São Paulo.

 

ESCALA DA LIMPEZA

Rogério e Cláudia 

 

PLANTÃODIACONAL

Diácono Adriano Coradello

CULTO E CEIA NATALINA


Hoje, dia 22 de Dezembro celebraremos o Natal de Jesus Cristo. Atenção para o horário, iniciaremos às 21:30hs, pois depois teremos a ceia natalina, venha cultuar conosco. Maiores detalhes sobre a ceia, Noêmia e Ana Paula.

 

ESTUDO BÍBLICO

Em virtude do natal cair na Quarta-feira não teremos nosso  estudo Bíblico.

 

GRUPOS FAMILIARES

Grupo Daniel: O grupo liderado pelo Presbítero Paulo Sérgio de Souza, se reunirá na casa dos irmãos Damiana e Paulo - R. 04  n.º 245, Jd. Independência.

Grupo do Anésia - Águas Claras: O grupo liderado pelo Presbítero Orlando Pedro, se reunirá na residência da irmã D. Ana Rosa, R. Ernesta Maria Russi Boreli n.º 850, Águas Claras.

Grupo Lírios do Vale: O grupo liderado pelo Pastor Marcos Aurélio Quintino,  se reunirá na residência dos irmãos Nilza Veras Costa, R. Vicente José de Araújo, n.º 182, centro. Todos os grupos se reúnem na quinta-feira às 20:00hs.

VISITANTE SEJA BEM VINDO

Você que hoje nos visita, sinta-se bem, Deus o ama muito, e nós queremos expressar este amor através de nosso convívio, volte outra vez.

RELATÓRIO DA E. D. – 15/12/2002

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

1

5

-

5

5

Os Bereanos

18

5

13

-

13

13

Josué

5

2

3

3

6

4

Miquéias

8

3

5

1

6

5

Cordeirinhos de Jesus

8

4

4

1

5

1

TOTAL

45

15

30

5

35

28

ANIVERSARIANTES  DE DEZEMBRO

1.      Naor de Souza  -  03/12

2.      Salvador Goes Filho – 13/12

3.      Mateus Quintino – 15/12

4.      Orlando Pedro – 19/12

5.      Danilo de Souza Momesso – 20/12

AGENDA SEMANAL

 

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30h.

Terça:      

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

19:30h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

LITURGIA - CANTATA DE NATAL

Oração de Adoração

Leitura Bíblica – Isaías 9.1-7


Hino 236 “Em Linda Noite”

CORAL Adoremos ao Senhor Mq.5.1-6

CORAL Noite Jubilosa Mt.2.1-14

Conjunto voz e Mensagem

CORAL Eis dos Anjos Lc.2.8-18

CORAL Surgem Anjos Lc.2.13-14

Mensagem

CORAL Noite de Paz Mt.1.18-25

Hino 249 “Na Manjedoura”

Oração Final

Avisos

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça - Fone 589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 581-4551

Junta Diaconal:

 

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza


IGREJA PRESBITERIANA DE PORTO FERREIRA
Organizada em 14 de Abril de 1991
Pr. Marcos Aurélio Quintino - Rua Joaquim Miguel Pereira n.º 375Jd. Progresso -
Porto Ferreira - S.P.
CEP 13.660-000-Fone 3851-3166 e 3581-4699

www.uniaonet.com/ipbpferreira.htm

ANO IV – 29 DE DEZEMBRO 2002 - N.º 44

 

BALANÇO DE FIM DE ANO

 

Lembro-me do balanço que meu pai fazia na sua pequena loja todo fim de ano. Minucioso, como do seu feitio, exigia a contagem criteriosa dos botões, carretéis de linha, etc. Assim ficava sabendo se valeu a pena o esforço. E ficava sabendo, também, quais as mercadorias que deveria excluir do seu estoque.

 

Creio ser medida muito proveitosa, fazer, nestes dias que antecedem o Ano Novo, um balanço criterioso de nossa própria vida e verificar o que é que está funcionando ou não. Ouvi de uma professora a confissão de que se sentia arrependida pela maneira como vinha tratando os seus alunos, e prometia: "Quero mudar de jeito; vou tratá-los com mais amor." Mas qualquer um pode reavaliar sua vida, seu comportamento, e mudar para melhor.

 

Em nossas relações com outras pessoas, sejam do círculo mais íntimo, como nossos parentes, amigos chegados, companheiros de trabalho, é bem possível que o nosso trato fique muito a desejar. Falta-nos sensibilidade para ouvir, compreender e falar. O ano termina e temos de novo a oportunidade de mudar, de começar tudo outra vez.

 

Um coração compassivo, tolerante, é dádiva de Deus, a Ele abrimos nosso coração: "Sonda-me ó Deus ... vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno."

 
CADA DIA-DEZEMBRO

Wilson Castro Ferreira

 

INTERCESSÃO

 “orai uns pelos outros, para serdes curados”.

- Ana Maria Corrêa, câncer no útero.

- Pela família do Rodrigo C. Brandão.

- Inês, gravidez de risco.

- Sônia irmã da Ronea, gravidez.

- Gilberto, amigo do Domingos com problemas de saúde.

- Pelos grupos familiares.

- Pelo coral e pela Escola Dominical.

- Família Souza enlutada

ESCALA DA LIMPEZA

Diácono Adriano e Eliane

PLANTÃODIACONAL

Diácono Fábio Silva Pedro

PROFISSÃO DE FÉ E BATISMOS

Hoje no culto vespertino receberemos novos membros por profissão de fé e Batismo. Você não pode perder mais este culto de adoração e louvor ao Deus.

ENSAIO DO CORAL

 O conjunto coral voltará aos seus ensaios a partir do dia 14 de Janeiro Terça-feira, às 20:00hs. Ore pelo ministério da música na igreja

FRALDAS NO VARAL

Nasceu ontem as 9:00hs, dia 28/12/02 o segundo neto do Presbítero Orlando Pedro. Gabriela passa bem, seu primeiro filho pesa 3.425 kg e 50 cm, foi um parto normal, rendamos graças a Deus pelo nascimento de Orlando Pedro Neto.

NOTA DE FALECIMENTO

No dia 15 de Dezembro faleceu a irmã de D. Maria de Souza, D. Ana de Souza na cidade de Ribeirão do Pinhal, no estado do Paraná. Oremos para que Deus console esta família enlutada.

ESTUDO BÍBLICO

Quarta-feira teremos nosso  estudo Bíblico, você não pode perder, às 20:00hs, no templo.

LEITURA DIÁRIA

Domingo – Mateus 2.13-18

Segunda-feira – Hebreus 2.14-18

Terça-feira – I João 1.5-2.8

Ano Novo 2003 – Novos Rumos

Quarta-feira – Salmo 34.12-14

Quinta-feira – Mateus  8.15

Sexta-feira – Tiago 5.7-12

Sábado – Lucas 24.28-35

GRUPOS FAMILIARES

Grupo Daniel: O grupo liderado pelo Presbítero Paulo Sérgio de Souza, se reunirá na casa dos irmãos Presb. Geraldo Donizetti Felipe Neri e Rita, R. Antônio Elias n.º 210, B. Santa Rosa II.

Grupo do Anésia - Águas Claras: O grupo liderado pelo Presbítero Orlando Pedro, se reunirá na residência dos irmãos Diácono Orlando de Souza e Maria, R. Magdalena Falco, n.º 130, Jd. Anésia.

Grupo Lírios do Vale: O grupo liderado pelo Pastor Marcos Aurélio Quintino,  não terá sua reunião na próxima semana, pois o Pastor estará em Altinópolis na Reunião do Presbitério de Ribeirão Preto.

Pense Em meu balanço de fim de ano, percebo a falta de várias mercadorias: amor, alegria, compreensão, paciência, fé...

Novos Rumos - Um novo sentido para a vida

Encruzilhadas no caminho, ou na vida, podem ser pontos de indecisão, angústia e medo. Que rumo tomar? Qual direção seguir? Um passo à frente e não haverá retorno. Uma escolha errada representará mudanças radicais sem tempo ou possibilidade de voltar atrás.

Novos rumos são possibilidades que se nos apresentam todos os dias. E a disposição em mudar, acertar, construir, amar, viver intensamente a vida, seja breve ou seja longa; levantar os olhos, divisar o horizonte, esquecer o pessimismo, acreditar no futuro – “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”. (Lucas 9.62)                        Rev. Celsino Gama

VISITANTE SEJA BEM VINDO

Você que hoje nos visita, sinta-se bem, Deus o ama muito, e nós queremos expressar este amor através de nosso convívio, volte outra vez.

 

 

RELATÓRIO DA E. D. – 22/12/2002

 

CLASSES

Mat

Aus

Pres

Vis.

Tot

Bíb.

Oficiais

6

-

6

-

6

6

Os Bereanos

18

6

12

4

16

16

Josué

5

3

2

1

3

3

Miquéias

8

4

4

-

4

4

Cordeirinhos de Jesus

8

7

1

-

1

1

TOTAL

45

20

25

5

30

30

 

 

 

ANIVERSARIANTES  DE DEZEMBRO

 

1.      Naor de Souza  -  03/12

2.      Salvador Goes Filho – 13/12

3.      Mateus Quintino – 15/12

4.      Orlando Pedro – 19/12

5.      Danilo de Souza Momesso – 20/12

 

 

 

AGENDA SEMANAL

 

Domingo:                 

Escola Dominical

 9:00h.

 

Culto de Louvor e Adoração

19:30h.

Terça:      

Ensaio do Conjunto Coral                

20:00h.

Quarta:    

Estudo Bíblico no templo     

19:30h.

Quinta:    

Grupos Familiares

20:00h.

 

 

 

 

LITURGIA

Oração de Adoração

Leitura Bíblica – Eclesiastes 3.1-8

Hino 63 “As Muitas Bênçãos”

Oração de Confissão

Hino 74 “Sinceridade”

Oração de Intercessão

Hino 335 “Júbilo no Céu”

Mensagem

Hino 334 “A Conversão”

Oração Consagração

Hino 213 “A Última Hora”

Benção Apostólica

 

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Conselho:

 

Rev. Marcos Aurélio Quintino -Fone 3581-3166 Presb. Geraldo D. Felipe Neri -Fone 3589-2112 Presb. Orlando Pedro - Fone 3581-3911

Presb. Valdir Ap. de Mendonça-Fone 3589-1942

Presb. Paulo Sérgio de Souza Fone 3581-4551

Junta Diaconal:

 

Adriano Coradello - Fone 3585-7817

Fábio Silva Pedro – Fone 3585-3240

Orlando de Souza

Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.