SERMÕES DO PR. RENATO

29/08 POR QUE JESUS DEIXOU LÁZARO MORRER ?
JOÃO 11: 1-46


Por que Deus permite que aconteçam trajedias em nossas vidas?
A vida em geral (tanto para o crente como para o não-crente) não é fácial. Precisamos entender bem as razões de Deus para não entrarmos em parafuso, e começarmos a achar que Ele é o grande culpado de todos os nossos problemas.
Acredito, aqui nesse texo, que Jesus tinha como objetivo nos ensinar cinco verdades para as nossas vidas hoje:

1a.) AS NOSSAS BOAS OBRAS NÃO OBRIGAM DEUS A FAZER
ALGO POR NÓS (Vs.1-6):

- Maria e Marta tinham feito grandes obras e favores a Jesus. Sempre quando Ele viajava e passava por Betânia se hospedava na casa de Marta, Maria e Lázaro.

- No versículo 5 percebemos que Ele tinha grande amor e consideração por aquela família. Mas,mesmo assim, (vs.6) não se sentiu obrigado a atender imediatamente ao pedido de socorro das irmãs de Lázaro.

- Sobre as nossas obras e a nossa justiça própria, Deus tem quatro coisas a nos ensinar:

a. Trapo de Imundícia (Is. 64:6) Tudo aquilo que fazemos com a nossa própria força.
b. Servos inúteis (Lc.17:7-10).
c. É Ele que faz as boas obras por nós(Is. 26:12).
d. Salvos pela graça e não pelas obras (Ef. 2:8 - 10).

- Deus não faz acordos com os homens. Não existe essa coisa de toma lá dá cá. Ele faz uma aliança em Cristo. Tudo o que Ele nos dá não é porque merecemos. Ele dá porque quer e porque tem algum propósito nisso.

- Muitos tem aquela mentalidade que diz: Eu vou fazer isso, para que Deus faça isso por mim. Vou dar o dízimo, para que Deus me abençoe.

- Todos nós conhecemos pessoas que abandonaram a fé exatamente porque se decepcionaram com promessas de dezenas de igrejas e pastores, prometendo aquilo que Deus não promete.

- Sabe o que Jesus promete para aqueles que desejam ser seus discípulos ? Vejamos: Mateus 10:34-39; Lucas 14:25-33.

- Existem pessoas que querem Jesus apenas para resolver seus problemas pessoais: Problemas financeiros, de saúde, problema amoroso, etc...

- Quando nos tornamos discípulos de Cristo, isso não obriga a Deus a fazer as coisas por nós. Somos chamados a sermos servos. E ser servo, significa, ser um escravo de Cristo. Prontos para serví-lo, sem recompensa alguma. A nossa recompensa é o sermos discípulos.

- Não nos tornamos discípulos de Jesus por aquilo que Ele possa nos oferecer, mas por aquilo que Ele é: Ele é Deus ! Ele é o Rei ! e eu apenas sou servo.

- Fazemos boas obras, somos dizimistas, colaboramos na obra de Deus, evangelizamos, visitamos, pregamos, porque somos discípulos.

- Você é um discípulo, ou é apenas um crente esquentador de cadeira de Igreja ?

2. O NÃO ATENDER IMEDIATAMENTE AO APELO DAS IRMÃS
NÃO QUERIA DIZER QUE JESUS DEIXARA DE AMÁ-LAS
(Vs. 3,5,6):

- Muitas vezes agimos como criançinhas. Papai me ama porque me dá presentes: me dá carrinho, me dá remédio, me dá balinha. Quando o papai não tráz essas coisas começamos a berrar e chorar com raiva. Atitude da criança.

- Jesus quer nos levar à maturidade. O pai que dá tudo o que o filho quer, ao invés de ajudar no crecimento emocional da criança, atrapalha.

- Jeus nos ama, e Ele sabe o que é melhor para você. Talvez você ache que aquele emprego, aquela faculdade, aquele namorado ou namorada, que o casamento, aquela casa, seja o melhor para você. É o que você acha. E o que Deus acha ?

- Muitas vezes dizemos que amamos a Deus, que temos fé nEle, mas nunca participamos a Ele as decisões da nossa vida. Somos imediatistas, queremos tudo do nosso jeito , na nossa hora. Temos Deus nos lábios mas longe do coração.

- Por que existem crentes que ficam pulando de Igreja em Igreja ? Que não se firmam em suas Igreja ? Porque são imaturos, crianças na fé. E, as crianças na fé tem as mesmas atitudes das crianças naturais: Eu quero, eu quero, eu quero eu quero, eu quero. E, quando não conseguem do jeito que querem berram desesperadas.

- A maturidade na vida cristã só se alcança com lutas (Rom. 5:3-5).

3. AUMENTAR A FÉ DOS DISCÍPULOS (vs.7-16):
Eles precisavam crescer na fé.

- Jesus não foi imediatamente curar Lázaro, porque não era ainda a vontade de Deus. Nada acontece por acaso. Deus queria usar aquela situação para um propósito: vejamos vs.4 - "Esta enfermidade não é para a morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado". E versículo 14.

- Os discípulos precisavam crer que Jesus tem poder sobre a morte. ELE É A RESSURREIÇÃO E A VIDA.

- Aquele papo de Tomé: Vamos morrer com ele !!!(vs.16). Nada mais era do que a expressão da incredulidade de todos os discípulos.

- Jesus só iria ser preso quando Ele quisesse. Quando chegasse a hora. (vejamos Jo. 18: 1-11).

- Será que eu e você, realmente, temos consciência da realidade da pessoa de Jesus. Você tem consciência que Ele é o próprio Deus ? Você tem consciência de que nada acontece sem a permissão dEle ?


4. ENSINÁ-LOS DE QUE ELE NÃO ESTÁ LIMITADO AO TEMPO
E À DISTÂNCIA (11: 17-27):

- Marta achava que Jesus só podia curar o seu irmão se estivesse lá (21). Vocês se lembram da cura do servo do centurião ? Jesus curou à distância. Nada é impossível para ele.

- Tem muitos que pensam que Jesus só cura na Igreja. Só cura se for com óleo. Só cura se fizer a corrente de oração: Se quebrar a corrente, tem que começar tudo de novo.

- Nós temos a mania de achar que Deus pensa como nós.

- Marta achava que a ressusreição de Lázaro ainda era para o futuro. Jesus disse a Marta : (VS. 24-26) "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.


5. QUE TODOS CRESSEM QUE O PAI O HAVIA ENVIADO
(Vs. 41-43):

- Ele estava tentando ensinar a todos que Ele é a única salvação da humanidade. Não existe outro caminho. Assim como Ele teve poder de ressuscitar um difunto que já estava enterrado a quatro dias, ele tem o poder de mudar a tua vida.

- O maior problema do homem não é a falta de emprego, a falta de saúde. Não !!! O maior problema do homem é ele não querer se submeter ao SENHORIO DE CRISTO. Romanos 10: 9 - Se, com a tua boca, confessares Jesus como SENHOR, e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás SALVO.

- Para que Ele se rorne o teu SALVADOR, primeiramento Ele tem que ser o teu SENHOR. Não apenas o salvador. A salvação é uma consequência de Jesus ter se tornado O SENHOR da tua vida.

- Muitos querem apenas Jesus, O SALVADOR. O Salvador dos meu problemas.

- Nesta noite, quantos aqui estão dispostos a fazem de Jesus O SENHOR de suas vidas ?

- Quantos aqui, mesmo sabendo que não vai ser fácil, que a porta é apertada, o caminho é estreito, e a porta além de ser apertada, ela é baixa, para você pasar por ela humilde, com a cara no chão. Mas mesmo assim desejam fazer de JESUS O SENHOR DE SUAS VIDAS?


CONCLUSÃO:

Por que Jesus deixou Lázaro morrer ? Por que Jesus me deixou perder o emprego ? Por que Jesus não me ajudou a passar na faculdade ? Por que Jesus permitiu essa doença na minha vida ? Por que ele me titou meus pais ?

1. ELE NÃO É OBRIGADO A FAZER O QUE NÓS QUEREMOS, MESMO QUE SEJAMOS PESSOAS BOAS E CRENTES NELE.
2. O NÃO ATENDER-NOS, NÃO QUER DIZER QUE ELE DEIXOU DE NOS AMAR. MUITO PELO CONTRÁRIO, É A GRANDE DEMONSTRAÇÃO DO SEU AMOR E CUIDADO POR NÓS.
3. ELE QUER NOS AJUDAR A CRESCER NA FÉ. A DEIXARMOS DE SER CRIANÇAS ESPIRITUAIS E IMATURAS.
4. ELE NÃO ESTÁ LIMITADO AO TEMPO E À DISTÂNCIA. ONDE VOCÊ ESTIVER ELE É O MESMO.
5. ELE É O ENVIADO DO PAI. ÚNICO MEIO DE SALVAÇÃO.

Mesmo diante daquele milágre, várias pessoas ainda não creram nEle. Isso pode ser um aviso para nós: Muitas vezes Deus está agindo em nossas vidas de uma maneira tão maravilhosa, tão milagrosa, mas mesmo assim ainda não estamos percebendo. Por que ? Porque Ele ainda não é o nosso SENHOR !!! Somente aqueles que fazen de Jesus o SENHOR de suas vidas, é que são capazes de entender o significado de seus milágres.


.O CULTO DA COMUNHÃO (19/05/02)


INTRODUÇÃO:

O culto da comunhão, ou o culto de Santa Ceia, é muito mais do que um simples programa da Igreja. Foi o próprio Cristo Jesus que nos ordenou sempre realizarmos a Santa Ceia, em Sua memória. Isso Ele fez, porque a Santa Ceia tem um significado espiritual muito importante para as nossas vidas, hoje e eternamente.
Quando participamos desse momento, estamos confirmando diante de Deus, dos homens e dos anjos, que aceitamos o perfeito sacrifício de Cristo uma única vez e para sempre.
A Igreja Católica, ensina que, todas as vezes que o Padre abençoa a hóstia sagrada e o vinho, eles se tornam realmente o corpo e o sangue de Cristo (Transubstanciação). Se isso for verdade, a cada missa, o Senhor Jesus está sendo novamente sacrificado na cruz.
A Bíblia nos ensina o contrário: Jesus morreu uma única vez e para sempre. E, ao terceiro dia, venceu a morte. E todas as vezes que celebramos a Santa Ceia, fazemos isso em Sua memória. (Mt. 26:26-30; Mc. 14:22-26;Lc. 22:19-23; I Cor. 11:23-26).
Quando ele fala: "isto é o meu corpo", e "isto é o meu sangue", a palavra "Isto" está no neutro. E o neutro no grego só se refere a coisas. Na verdade Jesus está falando que o pão e o vinho, apenas, simbolizam o seu corpo e o seu sangue.
Tomar a Santa Ceia é importante, porque indica que você já fez uma decisão por Cristo. Você já aceitou pela fé o sacrifício do cordeiro. Só pode tomar a Santa Ceia, aquele que fez uma decisão pública de sua fé em Cristo.
Você já aceitou o sacrifício de Cristo em sua vida ? Se você ainda não tomou posse do sacrifício de Cristo em sua vida, então, você está vivendo em pecado. Mas, se você crer no sacrifício de Cristo, tomando posse para si mesmo, o sangue de Jesus te purifica de todo pecado. (Ef. 1:7)
A Santa Ceia tem haver com COMUNHÃO. Participar do corpo e do sangue de Cristo, significa que agora você está ligado para sempre com Ele. Você é carne e sangue com ele. (Jo. 6:48-59). Você agora faz parte do seu corpo. E quem é o corpo de Cristo, hoje? A IGREJA.
A Igreja é o Corpo de Cristo !!!
Estamos agora no ponto onde queria chegar. A comunhão com Cristo está relacionada à comunhão com o seu corpo, a Igreja. A Igreja não salva, mas ela é importante para a vida do crente. Pois a comunhão com a Igreja vai demonstrar a sua comunhão com Cristo assim como o corpo não pode ter vida sem a cabeça. Todo membro tem que fazer parte do corpo, porque sem a cabeça, o corpo morre.
Sabendo disso...

COMO DEVE SER A COMUNHÃO DOS CRENTES NA IGREJA ? COMO DEVE SER O NOSSO RELACIONAMENTO UNS COM OS OUTROS ?

Apesar de sermos imperfeitos pecadores, e Deus saber perfeitamente disso, Ele nos ordena a batalharmos pela comunhão. (Ef. 4:1-6) Teremos falhas e tropeços, mas, mesmo assim não podemos desistir. Não podemos ficar pulando de Igreja em Igreja fugindo dos problemas. Temos que encarar e resolver os problemas segundo a vontade de Deus.

TEXTO: COLOSSENSES 3:12-17. Como deve ser... ?


1. REVESTIDOS COMO ELEITOS DE DEUS, SANTOS E AMADOS: (Vs. 12)

A. Misericórdia
B. Bondade
C. Humildade (Jo. 13:1-30)
D. Mansidão
E. Longanimidade

2. SUPORTANDO UNS AOS OUTROS EM AMOR: (Vs.13-16)

A. Perdoai-vos mutuamente (13)
B. Amaivos uns aos outros (14)
C. Tendo paz uns com os outros (15)

3. HABITADOS RICAMENTE PELA PALAVRA DE DEUS: (Vs. 16,17)

A. Instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente (16)
B. Louvando a Deus com a Palavra de Deus (16)
C. Vivendo o que se prega (17)


CONCLUSÃO:

Para aqueles que aceitaram o sacrifício do cordeiro, não existe lugar no mundo, melhor do que o convívio da Igreja.
Apesar dos problemas, das dificuldades, devemos amá-la porque ela é amada por Jesus (Ef. 5:25-27).
Se você não gosta da Igreja, não tem comunhão com ela, eu quero te dizer com toda sinceridade: O problema não está na Igreja, o problema está em você. Você está em busca de uma Igreja perfeita, e não vai encontrar.
Freqüentar uma Igreja, não é sinônimo de estar salvo.
Tem pessoas que acham que freqüentar uma Igreja vai lhes garantir a salvação. Não. A salvação é pela fé em Cristo, independente das obras.
Eu freqüento a Igreja, não para ser salvo, mas porque já sou salvo em Cristo Jesus. Pois toda aquele que nasceu de novo, e tem seu nome escrito no livro da vida, e é selado pelo Espírito Santo, tem prazer em obedecer a Palavra de Deus. (Heb. 10:25).



28/04 - A Profecia de Malaquias .
Malaquias significa "Meu mensageiro". Da pessoa do profeta Malaquias nada mais é conhecido, a não ser seu nome. Ele não é identificado pelos pais, como os outros profetas. No livro não se fala da cidade onde nasceu, nem onde estudou ou se estudou. Malaquias foi o último mensageiro de Deus para o povo da aliança do Antigo Testamento. O seu ministério aconteceu a aproximadamente 1.000 anos depois do Ministério de Moisés, que foi o primeiro profeta e primeiro escritor Bíblico. O povo de Israel, na época de Malaquias, já havia retornado do cativeiro Babilônico para a cidade de Jerusalém e reconstruído o templo que havia sido destruído. Depois da reconstrução do templo, e o povo já firmado na sua terra e cada um em sua casa, um espírito de comodismo passou a reinar sobre a nação de Israel. Não eram mais escravos. Tinham suas terras para plantar. Suas casas para morar. Seus rebanhos para cuidar. Ao modo de ver dos homens, tudo estava indo muito bem. O povo de Deus estava vivendo em aparente "Paz". É aí onde entra o profeta, com a mensagem de Deus ao povo. Pois o povo começava a se esquecer de suas responsabilidades diante de Deus. Deus levanta Malaquias "O Seu Mensageiro", com uma palavra de exortação que era fruto do amor de Deus para com Israel.

LIÇÕES DE DEUS PARA NÓS HOJE NA PROFECIA DE MALAQUIAS POVO DE DEUS, CUIDADO COM O COMODISMO !!!

O comodismo religioso tem o poder de destruir o primeiro amor. Quando começamos a achar que não precisamos fazer mais nada, ou fazer apenas o suficiente. E, que a responsabilidade na obra de Deus e na Igreja não é mais nossa e sim só do pastor e da esposa, esse é o primeiro sinal de que as coisas na Igreja não estão indo muito bem. É claro, que, se não tiver alguém pra fazer, o pastor vai ter que fazer. Mas, isso não pode ser para sempre. Os membros da Igreja existem para funcionar. Se um membro ou membros não estão funcionando bem, é preciso tratamento espiritual. Eu acredito que o melhor remédio para a doença do comodismo é a Palavra de Deus. Compete a você, crente no Senhor Jesus Cristo, tomar o remédio para que possas ser curado. Vejamos, qual o recado que O SENHOR quer dar a seu povo, através do seu profeta. Será que podemos tirar alguma lição para nossas vidas, hoje ??? Vejamos... A primeira lição que O SENHOR quer ensinar a seu povo e nos livrar da doença do comodismo, é...

1) A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA (1:1-5): Rm. 9: 11-18 Deus, faz o povo se lembrar de que essa paz em que eles vivem agora, não dependeu do esforço e mérito deles. Tudo foi dado a eles pela graça e misericórdia do Senhor. Esaú, que era irmão de Jacó, não estava vivendo debaixo da paz que só O Senhor pode dar. Israel não podia se esquecer disso. Nós, também do mesmo modo, não podemos esquecer que a paz de Cristo foi nos dada pela graça e a misericórdia do SENHOR. Saber dessa verdade, tira de nós todo orgulho. Todo sentimento de superioridade. Ninguém é melhor do que ninguém. Todos temos o mesmo problema, O PECADO. A segunda lição, é...

2) TEMOS O DEVER DE OFERECER AO SENHOR O MELHOR - DEUS NÃO ACEITA "RESTOS" (1:6 - 2:1-9): Ilustração: O portão da casa da Igreja estava sem cadeado. Passou vários meses sem o cadeado. Em uma certa semana, fui ao depósito e comprei um cadeado novo com o meu dinheiro. Coloquei o cadeado novo no portão da minha casa e o velho(que estava na minha casa) na casa da Igreja(não cobrei nada). Um certo irmão, percebeu esse detalhe e me exortou: Pastor, o melhor para Deus!!! No momento não quis aceitar a exortação, mas depois refletindo, vi que o irmão estava muito certo. O povo de Israel estava fazendo quase o mesmo. A ovelha boa, com saúde era levada para casa e almoçada com a família. Quanto que as doentes, as aleijadas, as velhas, eram levadas para o templo do Senhor e sacrificadas como oferta. Deus não se agrada disso !!! Por quê , que, para nós, para a nossa casa, para a nossa empresa, para a nossa família, damos sempre o melhor, e para a Igreja, a casa de Deus, muitas vezes, é sempre o resto ??? Quando você for oferecer qualquer coisa para a Igreja, faça para Deus, porque a Igreja é de Deus. (Ef. 6:6-8). Qualquer coisa. Até emprestar, levar alguém ao hospital. Ajudar alguém financeiramente. Faça para Deus e não espere receber recompensa de homem algum. (Mt. 6:1-4). OFEREÇAMOS A DEUS O MELHOR. O MELHOR DO NOSSO TEMPO, DOS NOSSOS TALENTOS E DE NOSSOS BENS !!! Vejamos a terceira lição:

3) O SENHOR TEM ZELO PELA FAMÍLIA (A TUA FAMÍLIA) - CASAIS, PAIS E FILHOS, SERÃO COBRADOS PELO SENHOR (2:10-16): Amados, por motivo algum, não destruam suas famílias. Um divórcio, uma separação, trarão marcas eternas na sua alma. Você nunca mais será o mesmo. Lute até o último minuto para salvar o seu casamento. A violência na família. Homens que batem em mulher. Deus vai cobrar isso de você, com mão pesada. Pais que não dão atenção aos filhos. Filhos rebeldes e indisciplinados serão julgados pelo Senhor. Nada passa em branco. Se não for no inferno, você vai pagar no tribunal de Cristo.

4) O NÃO SER DIZIMISTA É ROUBO: VOCÊ ESTÁ ROUBANDO A DEUS (3:6-12): Por sua causa e infidelidade a Igreja não consegue dar continuidade aos projetos. Os pastores não são bem pagos e muitas vezes não recebem o sustento em dia por sua causa. Deus então envia o DEVORADOR. Ele suga o teu sustento. Enfermidades, desemprego, vendas fracas, inflação, aumento de preço. Prestações atrasadas, o nome sujo na praça. Só existe uma maneira de vencer o devorador: OBEDIÊNCIA.

5) LEMBREMOS IRMÃOS - O SENHOR VAI VOLTAR (3:1-5 e 4:1-6) Temos aprendido aqui na Igreja que a obediência atrai bênçãos, e a desobediência, maldição. As conseqüências da desobediência são várias: Esfriamento espiritual, o fogo do Espírito se apaga ( Não apagueis o Espírito Santo, com o qual fostes selados para o dia da redenção - Ef. 4:30 e I Tes. 5:19). Consciência pesada, e quando a nossa consciência está pesada por causa de pecado, é nos tirado a bênção da PAZ. Deixamos de ter paz no coração. E, sem a paz no coração vem as enfermidades: Enfermidades emocionais, físicas e espirituais (Você passa a ser atacado pelo diabo, pelas setas do maligno). O devorador é enviado sobre nós quando estamos em desobediência. A única maneira de repreendermos o devorador é obedecendo, fazendo a vontade de Deus, conforme o que está escrito na sua Palavra. Amados, não vamos cair no mesmo erro do povo de Israel. Apesar daquele povo está livre da escravidão, eles caíram no pecado do comodismo. E, mesmo indo todos os dias para o templo adorar a Deus, o Senhor não estava se agradando deles. Então Deus, como é um Deus de misericórdia, mandou um aviso a eles através do profeta Malaquias. Não estou insinuando que sou um profeta como o profeta Malaquias era. Sou um profeta da Bíblia - e ela é a Palavra de Deus para nós hoje. E, o mesmo recado que Malaquias deu ao povo de Israel.
Hoje, dou a esta Igreja: POVO DE DEUS, CUIDADO COM O COMODISMO !!!

11/04 O PODER DA BÊNÇÃO E A MENTIRA DA MALDIÇÃO
INTRODUÇÃO: U m certo dia estava em casa, estudando, quando recebi um telefonema de uma mãe triste com sua filha. A filha tinha saído de casa. Mas, o que mais me preocupou foi quando essa mãe disse que tudo o que estava acontecendo com ela era por causa de maldição. Ela acreditava que sua família estava debaixo de maldição. Infelizmente, milhares de crentes vivem amedrontados com o pensamento de que estão debaixo de maldição familiar. Existem muitas dúvidas e perguntas sobre o assunto. Por exemplo: - É possível uma pessoa colocar uma maldição sobre outra ? - Como se quebra uma maldição jogada sobre mim e minha família ? - Pode uma pessoa estar inocentemente sob uma “sentença de maldição” que a destrua ? - Estou preso a uma aliança que meus antepassados tenham feito com o espiritismo ou com a macumba ? A doutrina da maldição surgiu paralelamente com a doutrina da prosperidade. O único local que pode nos ajudar a ter equilíbrio quanto a essas dúvidas é a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Muito do que acreditamos sobre quebra de maldições hereditária não passam de puro misticismo e supertições que trazemos do nosso passado incrédulo. Vejamos: 1. Estudo das palavras originais: No A.T., tradução da Septuaginta, existem duas palavras para maldição: A) ANATHEMA – Destituição do favor de Deus (Zacarias 14:11). B) ARA – Deprecação, praguejar, murmurar (Romanos 3:14). No N.T., há duas expressões mais comuns para Maldição: Anathema, e Katara: · Anathema, é muito usada, tanto nos Evangelhos como nas cartas de Paulo. É usada: a) Como castigo (Atos 23:14) b) Separação de Deus (Rm 9:3; I Co 12:3; Gl 1:8,9). · Katara, expressão grega que vem da raiz Kata que significa baixo. Katara, portanto, quer dizer exacrar, deixar outra pessoa baixa. Katara tem o significado de jogar uma imprecação sobre outra. Katara é usada por Deus para executar justiça, condenando, por exemplo, a terra à esterilidade (Hebreus 6:8). Katara também expressa o estado daqueles que buscam se justificar pela lei (Gl 3:10-13). · Anathematizo, significa declarar maldito, devotado à destruição (At. 23:12,14,21; Mc 14:71). Kataraomai, é o mesmo que derrubar, falar mal (Mt. 25:41; Mc 11:21; Lc 6:28; Rm 12:14 e Tg 3:9). 2. Definição de bênção e maldição * Maldição tem haver com vingança. Muitas vezes quando alguém comete alguma injustiça conosco vem aquele sentimento de vingança dentro de nós, e aí, então, lançamos uma maldição contra aquela pessoa que nos prejudicou: “Tomara que tu morra desgraçado” . * Pode se dizer, então, que maldição é o recurso usado por nós de buscar uma força superior contra aquilo que se maldiz. A maldição exprime as reações violentas de temperamentos. * Os pagãos acreditavam que a maldição era uma entidade (um deus) em si mesma e que uma vez pronunciada forçava os deuses, ou as forças ocultas a executarem o mal intento que se desejava contra o próximo. Assim, acreditavam eles que, todos os tipos de desastres, doenças, e dores podiam ser jogados sobre outros. 3. Como a Bíblia ver a questão da Bênção e Maldição ? * Para a Bíblia, a origem de toda maldição reside no pecado. Maldição é uma sentença que vem da quebra da lei moral de Deus. Quebrou a lei de Deus, automaticamente você está amaldiçoado. * O contrário de maldição é a bênção. O que é ser abençoado ? Ser abençoado é estar perto de Deus. É estar próximo à fonte de toda luz, vida e verdade. Na proximidade de Deus habita a bênção. Deus abençoa porque é o Deus vivo, a fonte de vida (Jeremias 2:13). * A maldição é estar distante de Deus. Satanás, que se declara contra Deus, arrasta o homem ao pecado, exilando-o de Deus e assim amaldiçoando-o com morte, trevas e mentiras. A pessoa que está afastada de Deus está nas mãos do Diabo. * Então, a morte, que se estende por toda a humanidade, torna-se tanto na dimensão física como espiritual, a maior maldição. * Pecado e maldição se tornam conseqüentes. Maldição significa, portanto, exclusão da única fonte de bênção, Deus. * Bênção e maldição = Obediência e desobediência. Quando entrou o pecado no mundo, conseqüentemente vieram o sofrimento, trabalhos, aflição e agonia. * Em Deuteronômio capítulos 27 e 28, as Bênçãos e as Maldições estão ligadas diretamente à obediência e à rebelião. * Todas as vezes que Israel agiu de maneira rebelde, veio o juízo de Deus sobre o povo em forma de maldição. Os profetas anunciaram que o pecado do povo traz o juízo de Deus sobre os sacerdotes (Is. 28:7-13), os falsos profetas (Ez. 13)m, os maus pastores (Ez. 34: 1-10), o país (Mq. 1:8-16), a cidade (Is. 29:1-10), o templo (Jr. 7:1-15), os reis (Jr. 25:18). * O Diabo amaldiçoa ? Sim ! Em duas dimensões: Seduzindo a humanidade para longe de Deus: Assim ele rouba, mata e destrói: O Diabo não tem poder em si mesmo para amaldiçoar. Ele usa o poder do pecado. a) Tentando (I Tm 3:7) b) Oprimindo (At. 10:38) c) Obturando as mentes para que não entendam a Palavra de Deus (Mt. 4:15) d) Acusando os crentes da presença de Deus (Ap. 12:10) e) Controlando uma pessoa pela possessão (Jo. 13:27) Por concessão divina para que seja executado algum propósito eterno: a) Colocando doença. O caso mais notório, seguramente, é o de Jó e o de Paulo (II Cor. 12). b) Executando tribulação (Ap. 2:10). Observa-se que a ação do diabo fica cerceada pelo próprio Deus que não permite que ele vá além de certos limites. O QUE APRENDEMOS ATÉ AQUI: Anathema, ara, katara, significa a destituição do favor divino. A pessoa que está debaixo de maldição perdeu o favor de Deus em sua vida. A desobediência a Deus atrai maldição. No mundo pagão acreditava-se e acredita-se que a Maldição era uma entidade, independente de Deus. Quando a maldição era pronunciada por alguém, invocava-se forças ocultas para se destruir um inimigo. Por exemplo: Palavras mágicas, despachos de macumba, mal olhado, etc. A Bíblia nos ensina que Maldição tem haver com desobediência a Deus. A pessoa quando vive em desobediência a Deus, ela se afasta de Deus, e o estar afastado de Deus é a maldição (Anathema – destituído do favor divino). O Diabo nos amaldiçoa quando consegue nos afastar de Deus e ele nada pode fazer sem a permissão de Deus. EXISTEM ALGUMAS COISAS IMPORTANTES QUE DEUS NOS ENSINA CONCERNENTE A BÊNÇÃOS E MALDIÇÕES: 1. A Palavra de Deus nos ensina que Deus determinou que Maldição atrai Maldição. Quem vive a amaldiçoar os outros cairá sobre si a maldição invocada. Se você deseja o mal ao próximo, esse mal virá contra você (Salmo 109:17 e Nr. 24:9). 2. Para amaldiçoar ou abençoar alguém é preciso ter a delegação e autoridade de Deus (Sl. 137:8,9; Tiago 5:4). Por exemplo: a) Quando Noé amaldiçoa seu filho Cão e abençoa Sem e Jafé, ele apenas estava estendendo aquilo que Deus já havia determinado. b) O caso de Balaão – Nm. 23: 8,23. c) Golias, o filisteu tentou amaldiçoar Davi (I Sm 17:43). d) Simei amaldiçoou Davi (II Sm. 16:5-14). * Aprendemos até aqui que tanto a bênção como a maldição requer a permissão de Deus para que se concretize. Então, não adianta abençoar aquilo que Deus amaldiçoou, e não adianta amaldiçoar aquilo que Deus abençoou. * Outra coisa importante que não podemos nos esquecer é que se Deus amaldiçoou, quem pode quebrar essa maldição ? Só Deus !!! * A verdadeira maldição que uma pessoa lança contra outra não é a que se pronuncia com os lábios, mas o sentimento que está dentro do coração do amaldiçoador. Geralmente uma pessoa que vive a amaldiçoar tem um coração azedo, apodrecido de tanta amargura. Portanto, o grande prejudicado quando há maldição é quem amaldiçoa e não quem recebe a maldição. * O que a Bíblia tenta nos ensinar é que o problema da maldição não está nas palavras ( Se você lança uma maldição, se vai pegar ou não, isso é com Deus, pois é Deus quem permite ou não permite). O problema está em suas atitudes em relação à pessoa que você amaldiçoou. Quem está com o coração ferido, contra alguém e vive a amaldiçoar consciente ou inconscientemente, com certeza essa pessoa, sempre quando tiver oportunidade, vai fazer de tudo para prejudicar o seu próximo. * Uma das maneiras é o uso da maldita “LÍNGUA”. Com a língua pode-se aniquilar a moral do próximo, derrubar sua auto-estima, até arrasar com sua dignidade. * Os efeitos maléficos de uma língua diabólica podem acompanhar alguém por longos anos. * Maldição é também semear dúvidas sobre o caráter de outros crentes. É quando nós muitas vezes começamos a falar mal do irmão. E, isso as vezes é feito sem nenhuma prova concludente. Ouvimos uma conversa, e saímos espalhando. Tanto prejudicamos a vida do irmão, como amaldiçoamos a nós mesmos. * Atraímos maldição para si quando fazemos a Obra de Deus relaxadamente. (Jer. 48:10). * Maldito o homem que confia no homem (Jer. 17:5). O texto nos ensina aqui o deixar de confiar em Deus para se confiar em homens ou naquilo que os homens podem dar. 4.O que quer dizer maldição de família ? * Uma das mais insidiosas heresias que tem surgido na igreja nesses últimos dias diz respeito a quebra de maldições familiares. * Acredita-se que os pecados, alianças e padrões estabelecidos pelos antepassados podem exercer maldição sobre filhos, netos até a terceira ou quarta geração. * Alguns textos usados por aqueles que acreditam nessa mentira: Ex. 20:5/ Lv. 26:39-42. Prestemos bem atenção sobre esses textos: O sujeito da ação é o próprio Deus. Quem amaldiçoa ? É o próprio Deus !!! Deus amaldiçoa porque houve uma quebra do mandamento dEle, e as conseqüências vem do próprio Deus. Se é Deus quem amaldiçoa, então quem pode quebrar a maldição ? Não adianta oração. Não adianta culto de quebra de maldição. Só existe uma maneira: O próprio Deus quebrar a maldição. Quando isso foi feito ? A maldição da lei foi quebrada na cruz do calvário e todos os que se apropriam da vitória de Cristo ficam livres de todo débito que tinham acumulados contra eles (Colossenses 2:14,15). Outra coisa importante que vale ressaltar, é que conseqüências do pecado não tem nada haver com maldição. Col. 3:25 – “Quem faz injustiça receberá em troco a injustiça feita, e nisto não há acepção”. As conseqüências dos pecados caem sobre o pecador, seus filhos, sua mulher, seus netos, seus amigos íntimos, sobre sua geração, sobre sua cidade e até sobre seu país. Não existe essa coisa de transmissão de pecado: Eu pequei, então o meu pecado vai ser transmitido para meus filhos que automaticamente passarão para meus netos, e assim por diante, isso é mentira. A Bíblia não ensina isso. Vejamos Deuteronômio 24:16. Exemplo: Existe um casal. O casal não tem filhos. O marido pula a cerca e trai a esposa com uma prostituta. Ele pega AIDS. Passa AIDS para a esposa, que passa AIDS para o filho recém-nascido. Me digam uma coisa, o filho tem culpa do pecado do pai (Adultério) ? Ele não tem culpa, mas as conseqüências daquele pecado passou de pai para filho. 5. Os pactos, alianças feitas pelos ancestrais não se transmitem aos filhos automaticamente. Suas conseqüências sim. Se um pai vive num ambiente de bebedeiras, conseqüentemente expõe seus filhos a um ambiente dissoluto, cria-os sem disciplina prejudicando sua capacidade de ouvir a Deus. 6. A influência dos pais modela os filhos a padrões fortíssimos que se desenvolverão em suas personalidades, para o bem ou para o mal. Mas não joga sobre eles um “encanto” que os condena automaticamente. 7. Só há uma maneira de quebrar a maldição das conseqüências dos pecados de nossos ancestrais: Voltando-se para Deus com um coração contrito e quebrantado. Se alguém está sofrendo as conseqüências funestas dos pecados de sua família, só há uma maneira de quebrar essa maldição: Arrependa-se, volte-se para Deus. 8. Jesus nos diz que somos enxertados na videira como ramos. Saímos da linhagem do primeiro Adão e entramos na família de Deus. De fato, Cristo quebra toda força do pecado, inclusive suas conseqüências (Rom. 8:28). 9. O Evangelho é boa nova. O poder do sangue de Jesus quebra, no milagre do novo nascimento todas as alianças; rompe o passado e gera o novo homem. (I Pe. 1:18,19) 10. Outro texto, muito evitado por aqueles que acreditam nessa história de maldição hereditária é Ezequiel 18:1-24. CONCLUSÃO: Maldição existe, mas ela vem sobre nós como resultado de nosso próprio pecado. Maldição é o afastamento de Deus de nossas vidas por causa do pecado. Deus se afasta de mim. Isso é maldição. Eu não posso ser amaldiçoado por causa do pecado de ninguém. Sofro muitas vezes com as conseqüências dos pecados de meus pais. E meus filhos podem sofrer com as conseqüências de meus pecados. Mas, diante de Deus eles não serão culpados pelos meus pecados. A única maneira de se quebrar a maldição das conseqüências dos pecados de meus antepassados é me arrependendo e aceitando Jesus Cristo como meu único e suficiente salvador. Se você acha que está sofrendo por alguma coisa que teus pais fizeram no passado: Te consagraram na macumba, ou outra coisa parecida, só existe uma maneira de quebrar isso, ACEITE JESUS AGORA, SE ARREPENDENDO DE TODOS OS SEUS PECADOS. Não acredite nas mentiras do diabo quando ele diz: “Você é meu, você foi consagrado a mim.” Isso é mentira ! Se você acreditar nisso, você vai viver toda a sua vida achando que o Diabo tem direitos sobre você. Creia na verdade de Deus que diz que Jesus já quebrou toda maldição sobre sua vida. Se tenho Jesus no coração, sou uma pessoa livre. O Diabo não tem mais diretos sobre mim. Pertenço a Deus. Sou propriedade de Deus. VAMOS LER JUNTOS E CANTAR ROMANOS 8: 31-39.

01/04/02 - A ORAÇÃO QUE MOUDOU A HISTÓRIA DE UM HOMEM
TEXTO: I Cro. 4: 9,10 POR QUE JABEZ FOI CONSIDERADO MAIS ILUSTRE DO QUE SEUS IRMÃOS ?
S e prestarmos bem atenção nesses dois versículos vamos perceber um fato na vida desse homem. Por algum motivo, que nós não sabemos, sua mãe lhe deu o nome de "dores", ou "causador de dores". Podemos imaginar o quanto foi difícil para aquele jovem levar por toda a sua vida aquele nome. O mais difícil era pensar que o seu nascimento foi indesejado. Nos tempos Bíblicos, o nome de alguém indicava o seu passado, presente e futuro. Para aquele jovem, o passado foi difícil, o presente estava sendo difícil e o futuro era sem nenhuma expectativa. Fico imaginando a vida de muitos que hoje se encontram nessa mesma situação: Sem nenhuma expectativa de futuro. Domingo passado teve um jovem aqui na Igreja, que depois do apelo levantou a mão e veio aqui à frente. Conversando com ele, ele abriu o coração dizendo que havia sido abandonado pela família. Ele estava alcoolizado, não tinha onde morar, e dormia de favor no local onde trabalhava. Qual a expectativa que uma pessoa dessa pode ter para o futuro ? Qual a esperança dessa vida ? E, você ? Talvez você não esteja na mesma situação daquele jovem. Mas, existe um vazio dentro da sua alma. Você se sente rejeitado. Não tem nenhuma expectativa de futuro. Se sente inferior aos outros. Acha que ninguém gosta de você. Acha que não tem capacidade. E, por causa disso, você se retrai, não se envolve com outras pessoas. Tem medo de se expor. Acha que vão ridicularizar você. Se sente sozinho. Olha, quero te dizer algo essa noite: Você não precisa se auto-destruir nesse teu mundo de auto-piedade. Você não precisa ter pena de se mesmo. Através do exemplo de Jabez, se você quiser, você pode encontrar o favor de Deus em sua vida. Você tem que querer, tem que acreditar e ter fé que nada é impossível para Deus. Deus pode mudar a sua vida !!!
O QUE LEVOU JABEZ A FEZER AQUELA ORAÇÃO ?
1) ELE NÃO SE CONFORMOU COM SUA SITUAÇÃO
2) ELE NÃO ACREDITOU NAS MENTIRAS DO DIABO
3) ELE TINHA OS OLHOS NO DEUS DE ISRAEL
Amados, aquilo que eu posso fazer, Deus não vai fazer por mim. O Senhor, muitas vezes só está esperando que eu e você tomemos o primeiro passo para que Ele se encarregue do resto. Quando o povo de Israel estava escravizado no Egito, sofrendo nas mão de Faraó, Ele, O Senhor, só com o estalar de seus dedos poderia libertar aquele povo. Mas não é assim que Deus trabalha. Ele quer nos usar para a obra. O povo teve que enfrentar Faraó, o mar vermelho, o deserto, os inimigos e eles mesmos. Jabez invocou ao Deus de Israel: "OH! QUE ME ABENÇOES E ME ALARGUES AS FRONTEIRAS, QUE SEJA COMIGO A TUA MÃO E ME PRESERVES DO MAL, DE MODO QUE NÃO ME SOBREVENHA AFLIÇÃO! E DEUS LHE CONCEDEU O QUE LHE TINHA PEDIDO." Você acredita, que O Senhor pode responder essa oração ainda hoje ? TEMA: O QUE SIGNIFICA A ORAÇÃO DE JABEZ PARA A MINHA VIDA ? SIGNIFICA: 1) O DESEJO DE DEUS EM NOS ABENÇOAR: "Oh! Que me abençoes..." Sempre foi e sempre será o desejo do Senhor abençoar aqueles que são seus. Vejamos: A. A BÊNÇÃO ESTÁ RELACIONADA À OBEDIÊNCIA (DT. 11:26-28) B. BÊNÇÃOS SÃO DÁDIVAS SOBRENATURAIS (EF. 1:3)
C. JESUS CRISTO É A MAIOR BÊNÇÃO DO PECADOR
* Jabez olhou para sua situação e pensou: Ou eu aceito tudo aquilo que as pessoas esperam que eu seja, ou eu serei aquilo que Deus espera que eu seja. Então ele orou e disse: "Senhor, abençoa-me muito. Abençoe-me com grandes bênçãos espirituais."
* Se nós prestarmos bem atenção vamos perceber que ele não especificou qual seria a bênção que queria. Sabe por que ele fez isso ? As vezes, o que eu quero não é o que Deus quer. Ele confiou inteiramente no Senhor - ele descansou em Deus.
* E, nisso, tiro uma verdade para minha vida: Se quero a bênção de Deus em minha vida tenho que deixar de ser egoísta. "Mais bem-aventurado é dar do que receber".
* Muitas vezes queremos receber do Senhor muitas bênçãos: Um carro, uma casa, um bom emprego, a cura de alguma enfermidade. Mas, existem outras bênçãos que nos esquecemos de pedir. Por exemplo: Senhor, usa-me para falar do teu amor a alguém. Usa-me em visitas a hospitais. Usa-me, na Igreja onde me colocaste. Usa-me, para dar uma cesta básica àqueles que não tem.
* Não existe bênção melhor do que ser um instrumento de Deus na salvação de vidas, e na ajuda de necessitados.
* Amados, vamos abrir nossas mãos e assim como Jesus, vamos ser abençoados, abençoando outras pessoas.
* Você quer ser abençoado ? Abençoe !!!
O QUE SIGNIFICA A ORAÇÃO DE JABEZ PARA MINHA VIDA ?
SIGNIFICA: 2) O DESEJO DE DEUS EM NOS USAR: "...e me alargues as fronteiras..."
A. PRIMEIRAMENTE DEUS QUER TE SALVAR - Rm 5:8
B. SEGUNDO, ELE VAI TE CAPACITAR - O treinamento de Deus muitas vezes é acompanhado de dores, lutas e tribulações. Ele nos humilha primeiro para depois sermos exaltados.
C. TERCEIRO, ELE VAI TE ACOMPANHAR - MT. 28:18-20
* Quando Jabez pede ao Senhor que alargue suas fronteiras, ele não estava pensando em terras. Na verdade, ele estava pensando na promessa do Senhor feita a Josué (Josué 1:2-9).
* A conquista de Canaã, é muito mais do que só bênçãos materiais. Era o desejo do Senhor, ao abençoar o seu povo, mostrar a todas as nações o Seu amor e Sua misericórdia. Ele queria que Israel fosse o exemplo para todos os povos. Para que todos os povos e nações sentissem vontade e prazer em buscá-lo.
* Quantos e quantos crentes estão acomodados, amarrados pelo pecado. Porque a única coisa que tem o poder de nos amarrar e neutralizar, é o pecado.
* Muitas vezes, os nossos amigos e irmãos, tem aquela imagem de que somos super espirituais. As pessoas nos buscam para pedir aconselhamentos, quando nós estamos precisando muito mais do que eles.
* Amado, se levante. Reconheça que você está precisando de ajuda. Reconheça o seu pecado. Busque ao Senhor com mais sinceridade e diga a Ele: "Alarga as minhas fronteiras, Senhor..." Eu quero mais responsabilidades. Quero fazer mais para ti.
O QUE SIGNIFICA A ORAÇÃO DE JABEZ PARA A MINHA VIDA ?
SIGNIFICA: 3) O DESEJO DE DEUS EM NOS CAPACITAR PARA RECEBERMOS A BÊNÇÃO: "Que seja comigo a tua mão..."
* Até para recebermos as bênçãos de Deus temos que ser capacitados por Ele. Existem muitos "crentes" que começam a vir à Igreja; começam a escutar a Palavra de Deus e por qualquer motivo jogam no lixo tudo aquilo que o Senhor estava lhes dando.
* Muitas vezes o Senhor não nos abençoa porque Ele sabe que não estamos preparados para recebermos.
* Para nos capacitar a recebermos Suas bênçãos, o Senhor nos prepara te três maneiras:
1. NOS DANDO EXPERIÊNCIAS ESPIRITUAIS - Ele andou três anos com os discípulos dando a eles experiências.
2. NOS DISCIPLINANDO COMO PAI - Heb. 12:4-7
3. NOS DANDO MATURIDADE ESPIRITUAL - I Cor. 3:1,2
* Crianças espirituais não podem comer comida sólida. Só comem papinha. E infelizmente, muito tempo de crente não significa que você está crescendo espiritualmente. Existem jovens aqui na Igreja que tem menos de um ano de fé e são mais espirituais e envolvidos na obra de Deus do que certos crentes que tem anos e anos de fé.
* As vezes, amados, é muito melhor trabalhar com os novos convertidos do que com crentes velhos e doentes espirituais.
* Os crentes que dão mais trabalho nas Igrejas, não são os novos convertidos. São os mais antigos, cheios de manhas e mal costume.
* É muito melhor começar uma Igreja do zero, do que pastorear uma Igreja antiga e velha - e, olha que eu tenho experiência das duas. Eu falo porque eu tenho experiência para falar.
* Então, amados, vamos deixar de ser meninos e meninas. Vamos orar ao Senhor: Pai, abençoa-me, alarga as minhas fronteiras (quero fazer muito mais para ti), e capacita-me a fazer isso.
O QUE SIGNIFICA A ORAÇÃO DE JABEZ PARA A MINHA VIDA ?
SIGNIFICA: 4) O DESEJO DE DEUS EM NOS PROTEJER DAS SETAS DO DIABO: "e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição ! "
* Satanás fará de tudo para que você não receba as bênção que Deus tem preparado.
* E só existem uma maneira de neutralizá-lo: Através do poder de Deus em nossas vidas. Mas, para obtermos esse poder temos que orar. Orar pedindo a proteção do Senhor.
* O Senhor nos protege das setas do Diabo de CINCO maneiras:
1. NOS LIBERTANDO DO IMPÉRIO DAS TREVAS (COL. 1:13)
2. CANCELANDO TODO ESCRITO DE DÍVIDA QUE ERA CONTRA NÓS (COL. 2: 14)
3. NOS SELANDO COM SEU ESPÍRITO (EF. 1;12,13)
4. NOS ASSENTANDO COM CRISTO NAS REGIÕES SELESTIAIS (EF. 2:6)
5. E NOS DANDO DA SUA ARMADURA CELESTIAL (EF. 6:10-18)
* A vida cristã é uma batalha espiritual, e temos que ter o cuidado de não sermos instrumentos nas mãos do inimigo.
* Então, com o que você vai falar, fazer, ver e ouvir. Temos que buscar em oração a sensibilidade do Espírito. O discernimento espiritual para sabermos quando o nosso inimigo está atacando.
* Uma das grandes artimanhas do inimigo é nos colocar uns contra os outros. É criar contendas entre irmãos. Isso fere a Igreja, pode acabar com o teu ministério, e o ministério do teu irmão. Se ele tiver êxito, ele consegue arrancar a nossa bênção.
* Portanto, vamos ter cuidado. Vamos vigiar: VIGIA SOLDADO !!! CONCLUSÃO: "E DEUS LHE CONCEDEU O QUE LHE TINHA PEDIDO"
* Jabez pediu bênçãos - E Deus abençoou.
* Pediu fronteiras largar - E Deus alargou.
* Pediu a mão de Deus - E Deus o segurou.
* Pediu a proteção - E Deus o guardou.
E você, o que vai pedir a Deus hoje ? Que tipo de bênção você deseja ? Faça um teste, tome posse para você da oração de Jabez. Todos os dias faça essa oração com fé. Acreditando que ele pode e quer responder. Agora, faça com convicção, com intrepidez e vontade de fazer em tudo o que Deus quer.

26/01/02 - EM BUSCA DA VIDA ETERNA
INTRODUÇÃO: Na Bíblia, conta-se a história de um homem que era muito religioso, mas tinha muitas dúvidas em seu coração. Apesar de fazer diversas coisas para Deus e ser fiel com suas obrigações religiosas ele não tinha certeza daquilo que era a coisa mais importante para um religioso: A sua salvação.
TEXTO: JOÃO 3: 1-21
TEMA: NÃO HÁ SALVAÇÃO SEM O NOVO NASCIMENTO.
O QUE É O NOVO NASCIMENTO ? COMO NASCER DE NOVO ? QUAIS OS SINAIS DO NOVO NASCIMENTO ? O QUE JESUS QUIS ENSINAR A NICODEMOS ? POR QUE JESUS RESPONDEU A UMA PERGUNTA QUE NICODEMOS NÃO FEZ ?
1. RELIGIOSIDADE NÃO SALVA: Nicodemos era um dos principais dos judeus.
Podemos freqüentar os cultos todas as semanas, orar, jejuar, dizimar, ofertar, evangelizar, ganhar almas para Cristo, e ainda assim não termos nascido de novo ? Isso pode acontecer, quando fazemos tudo isso por pura religiosidade. O que é religiosidade ?
"Religiosidade" - Qualidade do que é religioso; sentimento de escrúpulos religiosos; disposição; tendência religiosa.
"Religioso"- Escrupuloso.
"Escrupuloso" - Hesitante; cuidadoso.
"Escrúpulo"-Perturbação da consciência; dúvida; hesitação; remorso. O religioso é aquele que exercita a sua fé com dúvidas, em busca da salvação. Nicodemos, apesar de ser um homem muito religioso, não tinha convicção ainda de sua salvação. Tudo fazia para alcançá-la. Na verdade, se Nicodemos tivesse certeza absoluta de sua salvação ele não teria procurado o Senhor Jesus. Mas, existia em Nicodemos algo positivo: Ele tinha sede. Ele estava necessitado de Deus e procurou a pessoa certa. Jesus também sabia da necessidade daquele homem, tanto é que respondeu à pergunta de Nicodemos sem ele exatamente perguntar. Jesus respondeu a pergunta do coração de Nicodemos: O que posso fazer para ter a Vida Eterna ? Jesus respondeu: Nascer de novo !!!
2. NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO: O que isso significa ? (Jo. 3:5).
- É um nascimento sobrenatural: De cima, do alto (vs. 6) Não é produzido pelo homem, é obra de Deus. Conf. João 1: 13.
- É como o vento. (vs. 7,8) O vento é imprevisível
- Você não pode prever quando o vento vem. O vento é invisível
- Não podemos ver o vento. Em relação ao vento só existe uma coisa que podemos perceber: Os efeitos do vento. Quando o vento passa alguma coisa acontece. As folhas secas são jogadas ao ar, a poeira levanta. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Você não sabe quando vai acontecer, ou com quem vai acontecer. Você não pode ver com os olhos carnais porque é sobrenatural. Mas, podemos perceber os efeitos do Espírito nas vidas daqueles que nasceram de novo.
3. É NECESSÁRIO CRER NA OBRA DE CRISTO (Jo. 3: 13-18). Nicodemos estava diante da Vida Eterna. A Vida Eterna conversava com Nicodemos. Jesus, agora, para que Nicodemos pudesse entender mais, transporta o Fariseu para um acontecimento no Antigo Testamento (Nm 21:4-9). Assim como aqueles israelitas ficaram curados das mordidas da serpente quando fitavam-na, assim todo aquele que olhar para Jesus, para a sua morte na cruz e crer, terá a Vida Eterna. O que tem haver Jesus com uma serpente ? Por que, Jesus se compara àquela serpente de bronze ? A serpente simboliza o pecado, o nosso pecado. Jesus morreu na cruz por causa do nosso pecado. Ele morreu em nosso lugar. H ouve uma substituição: Ele nos substituiu na cruz. Para se ter a vida eterna, tem que crer nessa obra. Tem que crer na substituição. Você não é salva por causa da sua religiosidade. Você é salvo porque alguém morreu a tua morte para que você tivesse vida, a Vida Eterna (Jo. 3:16).
E O QUE É CRER ?
1. É andar na luz (Jo. 3: 19-20) Conf. I Jo. 1: 5,6,7.
2. É praticar a verdade (Jo. 3: 21): E, uma das práticas da verdade, é você admitir diante de Deus e dos homens os seus pecados. É reconhecer os seus erros e confessá-los a Deus e aos homens, conf. I Jo. 1: 8-10.
3. Obedecer a Deus: andar como Jesus andou (I Jo. 2: 1-6): Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo assim como eu vos amei (I Jo. 2: 7-11) - O ódio ao irmão não faz parte da vida daqueles que nasceram de novo.
CONCLUSÃO: Temos percebido atualmente que as Igrejas Evangélicas no Brasil estão lotadas. Lotadas de freqüentadores. Lotadas de convencidos e não convertidos. Os crentes estão engajados nos ministérios. Muitas Igrejas são ricas financeiramente. Os templos são belíssimos. Todos os meses e anos dezenas e dezenas, e milhares de novos convertidos são batizados nas águas. Mas, dentro das Igrejas a imoralidade continua: Casais de namorados transando, se prostituindo. Crentes amancebados, desonestos nos negócios, filhos rebeldes, irreverentes, não sabem o que é submissão às autoridades. Oram muito, vivem em vigílias, vivem jejuando, tendo visões, revelações e falando em línguas, mas a grande maioria ainda não nasceram de novo - estão vivendo nas Igrejas uma vida simplesmente religiosa. Pura religiosidade. Sem vida espiritual. Tudo é uma farça !!! Um certo irmãozinho disse que o problema do Brasil, não é mais Igreja. O problema do Brasil é falta de Bíblia - Mas esse irmãozinho ainda está enganado, a grande maioria do povo de Deus no Brasil e no mundo está precisando:
NASCER DE NOVO !!! SEM O NOVO NASCIMENTO NÃO HÁ VIDA ETERNA!!!

ESTUDO NA EPÍSTOLA DE TIAGO

1. Quem escreveu esta epístola ? No Novo Testamento, há três pessoas com esse nome (Tiago). Tiago, filho de Zebedeu; Tiago, filho de Alfeu; e Tiago, irmão de Jesus. A maioria dos estudiosos do Novo Testamento, aceitam que o autor desta epístola foi Tiago, irmão de sangue do Senhor Jesus (vejamos em Mateus 13:55; Marcos 6:3). Percebemos aqui, que Maria, depois do nascimento de Jesus, viveu maritalmente com José seu esposo, e teve outros filhos. Quando Jesus estava vivo, os seus irmãos não acreditavam nele. Depois da ressurreição, Jesus apareceu a seu irmão Tiago (Conf. I Cor. 15:3-7). Tiago se converteu e se tornou um dos líderes da Igreja em Jerusalém ( Conf. Atos 15:13 e Gálatas 1:19).
2. Para quem Tiago escreveu esta Epístola ? Essa Epístola foi escrita com o objetivo de alcançar principalmente os Judeus que estavam se convertendo a Cristo (Conf. 1:1). Esses Judeus convertidos estavam tendo algumas dificuldades com os ensinos do Apóstolo Paulo. Paulo ensinava que a Salvação era somente pela fé, não de obras ( Ef. 2:8,9). Por esse motivo, alguns judeus estavam achando que não era preciso o Cristão fazer boas obras: Ajudar aos pobres, ir à Igreja, ofertar e dizimar, etc. Tiago então, escreveu esta epístola para explicar que fé sem obras, é uma fé morta (Conf. Tiago 2: 14-26). As obras não salvam. Mas, dizer que tenho fé, mas não faço boas obras, que fé é essa ? Por que eu faço boas obras ? Porque tenho fé em Jesus !!! Eu não faço boas obras prá ser salvo, mas porque já fui alcançado pela graça de Deus. A maioria das religiões, como por exemplo a Igreja Católica, ensina aos seus adeptos que a salvação vem pelas obras. Você tem que obedecer aos sacramentos da Igreja: Primeira Comunhão; A Crisma; etc... Mas, tanto Paulo como Tiago, nos ensinam que a salvação vem pela fé em Cristo, e a fé é confirmada pelas obras que eu faço.
3. Qual o Tema da Epístola ? A Fé em ação !!! (Tiago 1:26,27)
4. Esboço da Epístola:
I. A Fé em ação em tempo de provações (1:1-27)
II. A Fé em ação e a sociabilidade (2:1-13)
III. A Fé em ação e as Boas Obras (2:14-26)
IV. A Fé em ação e o domínio da língua (3:1-12) V. A Fé em ação e a sabedoria (3:13-18)
VI. A Fé em ação e as contendas (4:1-17)
VII. A Fé em ação e as riquezas corrompidas (5:1-6)
VIII. A Fé em ação e a paciência (5:7-12)
IX. A Fé em ação e a oração (5:13-20) A FÉ EM AÇÃO INTRODUÇÃO: Na verdade o que Tiago quer nos ensinar é que ser crente é muito mais do que palavras. Ser crente em Cristo é viver Cristo 24 horas de nossas vidas. Já não sou eu quem vive, mas Cristo é que vive em mim. Os crentes de hoje estão em busca de prosperidade: Financeira, emocional e amorosa. Mas os verdadeiros crentes em Cristo Jesus estão em busca de como melhor servir a Cristo em toda e qualquer situação (vejamos em Filipenses 4:10-13). Jesus disse: Aquele que quer ser meu discípulo, pegue a sua cruz e siga-me. Muitos pensam que a cruz que Cristo está falando aqui são os problemas financeiros; problemas com o filho drogado; com o marido insensível. Não. A cruz significa renuncia. Eu renuncio os prazeres do mundo para ser um seguidor de Cristo. Para ser um missionário.
TEMA: QUAL DEVE SER A ATITUDE DO CRISTÃO EM FACE DAS LUTAS DO DIA A DIA ? TEXTO: TIAGO 1:1-15
I. TENDE POR MOTIVO DE TODA ALEGRIA (1:2-4): A provação produz: a. Perseverança b. Perfeição em Cristo c. Integridade São nos momentos de lutas e dificuldades que podemos ter a oportunidade de ver o livramento do Senhor em nossas vidas. Quando tudo está bem oramos pouco. Mas, quando as tribulações estão sobre nós nos aproximamos mais de Deus. Mas, quando, por causa das lutas, nos entristecemos e murmuramos contra Deus a nossa tendência é de se afastar da Igreja e consequentemente dos caminhos do Senhor. Se você, hoje, está enfrentando alguma luta, louve a Deus e se alegre na presença do Senhor em oração e clamor, e com certeza você verá o livramento do Senhor.
II. PEÇA SABEDORIA A DEUS EM ORAÇÃO (1:5-8): Peça porém: a. Com fé b. Não duvide Na maioria das vezes quando estamos enfrentando alguma tribulação a última coisa que fazemos é orar ao Senhor. Temos que aprender a fazer tudo com a orientação do Senhor. Perguntar a Deus: Senhor, o que tu queres me ensinar com está situação ? Senhor, o que tu queres que eu faça ? Mas, infelizmente, procuramos sempre resolver as coisas da nossa maneira. A resolução dos problemas, quando resolvemos fazer através de nós mesmos podem até dar certo, mas nunca serão perfeitas. Quando procuramos a orientação de Deus para resolver os nossos problemas, o Senhor terá uma solução totalmente perfeita para nós. Vamos orar mais. Temos que aprender a ouvir a voz de Deus. Deus está constantemente falando, mas nós é que estamos surdos para ouvir a sua voz. A zoada do mundo: Os problemas do dia a dia; a televisão; o namoro; a ganância de ganhar dinheiro; etc. coisas que estão nos dificultando em ouvir a voz de Deus.
III. NÃO SE APEGUE COM AS COISAS TERRENAS (1: 9-11): a. Os pobres financeiramente: Sejam dignos. Não se sintam humilhados e envergonhados por que não tem condições financeiras. Mais vale o bom nome do que multidão de dinheiro. b. Os ricos: Sejam humildes. Não se sintam superiores àqueles que não tem nada financeiramente. Somos todos iguais diante do Senhor. Se você se alegra no Senhor quando está passando por lutas, e ora pedindo a orientação de Deus, e reconhece que somos todos iguais perante ao Senhor. O quarto ponto é para você:
IV. A PERSEVERANÇA VAI TRAZER RECOMPENSA (1:12): Coroas, são galardões que o nosso Pai Celestial dará à aqueles que merecem. O nosso Deus tem prazer em recompensar seus filhos. Por várias vezes na Bíblia, lemos de recompensas que serão dadas para os remidos do Senhor. Esses remidos, são aqueles que mesmo diante de circunstâncias diversas, perseveram até o fim. A Palavra de Deus nos ensina em II Cor. 5:10 "Todos devemos comparecer ante o Tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal". Em I Cor. 3:12-15, diz que as nossas obras serão analisadas por Deus. Se a obra de alguém for de madeira, feno ou palha, se queimará, mas se for de pedras preciosas receberá galardão. Somente irão participar do Tribunal de Cristo o crente salvo. Aqueles que serão arrebatados quando Jesus voltar nas nuvens. É por isso que Jesus nos ensinar a orar e vigiar. Enquanto estamos aqui vivos, podemos destruir tudo aquilo em nossas vidas que são obras mortas para que aquele dia não nos pegue de surpresa. A Bíblia, pelo menos quatro vezes, nos mostra quatro tipos de coroas que os crentes irão receber no dia do Tribunal de Cristo. E, são também quatro as diferentes maneiras de se alcança-las. Vejamos...
1. A COROA DA VIDA (Apocalipse 2:10 e Tg. 1:12)
2. A COROA INCORRUPTÍVEL (I Cor. 9:25)
3. A COROA DE GLÓRIA ( I Pe. 5:4)
4. A COROA DA JUSTIÇA ( II Tm 4:7-8).
CONCLUSÃO: Qual a diferença entre a provação e a tentação ?
1. A provação vem do Senhor. A tentação é produzida por nossa própria cobiça;
2. A provação é para o nosso crescimento. A tentação é para nossa queda.
3. O resultado da provação quando suportada, é o galardão. O resultado da tentação, quando caímos, é a morte. Cuidado, quando estamos sendo provados por Deus, pode existir a tentação dentro de nós, para desistirmos. É por isso que Jesus nos ensinou a orar e vigiar. O espírito é forte, mas a carne é fraca. Aquele que está em pé, veja que não caia. .

A FÉ EM AÇÃO II
INTRODUÇÃO: Hoje à noite estaremos dando continuidade ao nosso estudo da Epístola de Tiago. Quantos na semana passada leram a Epístola de Tiago ? Será que vamos nos lembrar do estudo de terça-feira passada ? Quem escreveu a Epístola de Tiago ? Quem é este Tiago ? Como ele se converteu ? Para quem Tiago escreveu esta Epístola ? Qual a dificuldade que estes cristãos estavam sentindo ? Qual o tema central da Epístola ? Quais os versículos que demonstram o tema ? Qual deve ser a atitude do crente em face do sofrimento ? Vejamos Tiago 1:1-15. 1. Com Alegria. 2. Pedindo sabedoria. 3. Não se apegando com as coisas terrenas. 4. Resultado: Receberá a coroa da vida. Vejamos agora o seguinte texto: TEXTO: TIAGO 1:16-27
TEMA: VIVENDO NA PALAVRA DE DEUS Por que é importante, para o Crente, viver na Prática da Palavra de Deus ?
I. A PALAVRA É DOM DE DEUS: ( 1: 16-18) A. Boa Dádiva B. Dom Perfeito C. Do alto: Conf. Is. 55:6-11. D. Imutável E. Regeneradora Conf. 1:18
II. ELA É PODEROSA PARA SALVAR A VOSSA ALMA: ( 1:21) A. Despojando-vos de toda impureza... B. Acolhei com mansidão, a Palavra em vós implantada. C. A prática demonstra que você está salvo: Conf. 1:23-25
III. ELA NOS DAR SABEDORIA NO VIVER DIÁRIO: ( 1:19,20 ) A. Sabedoria no Ouvir 1:19 B. Sabedoria no temperamento 1:19 C. Sabedoria no falar 1: 26
IV. ELA NOS CAPACITA A VIVER A VERDADEIRA RELIGIÃO: JESUS CRISTO (1:17) A. Jesus tinha visão do social B. Jesus era santo
CONCLUSÃO: O crente não pode viver sem a Palavra de Deus !!! Assim como as plantas não podem sobreviver sem água, que é sua fonte de alimento. Os seres humanos não podem sobreviver sem a Palavra do Senhor. Nem só de pão viverá o homem, mas, de toda palavra que procede da boca de Deus. A Bíblia é a boca de Deus. O crente convertido, além de se alimentar dessa Palavra, ele vive a Palavra. Não é somente ler, mas se alimentar dele e viver por meio dela. Somente serão salvos do inferno, aqueles que vivem na Palavra de Deus. Na próxima semana vamos continuar o nosso estudo a partir do capítulo 2. Vocês devem ler toda a carta de Tiago, para entendê-la melhor. Amém ?

A FÉ EM AÇÃO (III)
INTRODUÇÃO: Semana passada vimos como é importante para nós viver a Palavra de Deus em nossas vidas. Eu acredito que Tiago está tentando abrir os nossos olhos para percebermos que a vida cristã é muito mais do que só palavra. É a vida de Cristo sendo vivida em nossas próprias vidas. Por que é importante para aqueles que se dizem cristão, praticar ou melhor, viver a Palavra de Deus ? 1. Porque a Palavra de Deus é um dom que veio do alto. 2. Porque é somente vivendo a Palavra de Deus que teremos a certeza da nossa salvação. 3. É a Palavra que nos dar sabedoria para vivermos neste mundo sem Deus. 4. E, ela nos capacita a viver a verdadeira religião, que é Jesus Cristo. Hoje estaremos dando continuidade ao nosso estudo na Epístola de Tiago. Vejamos... TEXTO: Tiago 2: 1-13
TEMA: A IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS Por que não devemos fazer acepção de pessoas ?
I. JESUS NÃO FEZ ACEPÇÃO DE PESSOAS (2:1) · A Palavra de Deus nos ensina que Ele amou o mundo. Todos são importantes para Ele. Brancos, negros e amarelos. Homens e mulheres. Ricos e pobres. O convide para a salvação é para toda a humanidade. Deus não escolheu ninguém para a perdição. Todo aquele que crer será salvo. · Aquele que faz acepção de pessoas ainda não aprendeu o que significa ser um cristão. · O mundo secular nos ensina que pobre deve andar com pobre e rico com rico. Jesus, o homem mais rico do universo esteve no meio do povão. Entrou na casa do povo. Comeu com o povo. Andou com o povo. Ensinou o povo. E morreu por todos. · Existe um tipo de acepção de pessoas que passa despercebido por nós. É o pobre querendo se passar por rico. Sem ter condições financeiras, quer viver num nível sem poder. Colégios caros, roupas caras. Tem vergonha de morar em um bairro de periferia. "Come ovo e arrota caviar". · Existem igrejas que só querem trabalhar com a classe média-alta. Constroem templos e vivem num mundo tão diferente da realidade que um pobre quando visita essas igrejas e tenta se relacionar com os ricos irmãos, se sente constrangido. · Na mente de muita gente riquezas materiais são sinônimas das bênçãos de Deus, e pobreza, é sinônimo de castigo. Mas, Jesus, para mudar essa mentalidade, veio como um pobre que não tinha nem onde reclinar a cabeça.
II. NÃO SOMOS O JUIZ (2:2-4) · Nós não temos autoridade alguma para julgamos as pessoas. Um só é o Juiz. Ele exalta e humilha. (Tiago 4:12). · Não devemos escolher as nossas amizades pelo nível social. Os ricos são tão pecadores quanto os pobres. E, os ricos são mais miseráveis ainda. Pois se julga que uma pessoa que tem nível social elevado não vai cometer certas atrocidades. Mas, é exatamente o contrário. Onde vemos um maior grau de perversidade é exatamente entre as pessoas ricas. Vocês se lembram, em Brasília, a história daquele índio que derramaram álcool sobre ele e atearam fogo. Foram favelados que fizeram aquilo ? Não ! Foram filhos de papaizinho, que estudam nos melhores colégios de Brasília. · Não julgue as pessoas porque tem ou não tem dinheiro. Porque moram ou não moram na Aldeota. Porque estudam ou não estudam no Farias Brito, no Colégio Batista, no Kerigma. · Não pense que só porque seus filhos estão andando com jovens de classe mais elevada isso significa que está garantido um bom casamento e felicidade. A probabilidade é de 50%, tanto pode ser como não. E isto é verdade tanto para o lado dos pobres quanto para o lado dos ricos. · Procure enxergar as pessoas com os olhos de Cristo e deixe o juízo para Deus.
III. OS POBRES SÃO PRIORIDADE PARA DEUS (2:5-7) · Não estou querendo dizer aqui que os ricos não são objeto da salvação de Deus. Claro que são ! A salvação é para todos. Mas, quando lemos a Palavra de Deus percebemos que o Senhor tem uma preocupação toda especial com os pobres. Vejamos... + Lucas 4: 16-19 + I Cor. 1: 26-29 + Mat. 11:25-27 + Is. 10:1-4 · Se Deus tem essa preocupação toda especial com as pessoas carentes: Carentes da salvação, de libertação, de amor, alimentação e cura. Eu acredito que a Igreja do Senhor Jesus Cristo não pode se esquecer de cuidar dessas pessoas. De alimentar, curar e libertas. Esse é o ministério da Igreja. É o nosso ministério, pois nós somos a Igreja. · Outro detalhe aqui que Tiago nos lembra, é que todas as perseguições contra o povo de Deus foram fomentadas por pessoas ricas. O Egito perseguiu o povo de Israel. Os profetas do A.T. foram perseguidos e mortos pela classe alta de Israel. Os Fariseus e Saduceus, a classe média da época, foi quem tramou e executou o plano para tirar a vida de Jesus. Depois eles também apedrejaram Estevão até a morte. Paulo foi levado aos tribunais e decapitado pelo Imperador Nero. · Dificilmente se vê a classe pobre encabeçando perseguição contra a Igreja. · É claro que nem todos os ricos são assim. Existem aqueles que não confiam nas riquezas. · Jesus disse que dificilmente um rico que confia nas riquezas entrará no Reino dos Céus. É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus.
IV. É PECADO NÃO AMAR O PRÓXIMO (2: 8-11) * SE TRATARMOS O PRÓXIMO COM MISERICORDIA SEREMOS TRATADOS TAMBÉM COM MISERICÓRDIA (2: 12-13)

A FÉ EM AÇÃO (IV)
INTRODUÇÃO: Qual foi o tema da mensagem da semana passada? "A Igreja do Senhor Jesus Cristo não faz acepção de Pessoas". Tiago 2:1-13. Por quê? 1º) Jesus não fez acepção de pessoas; 2º) Não somos o Juiz; 3º) Os pobres são prioridade para Deus; 4º) Fazer acepção de pessoas é não amar o próximo, e não amar o próximo é pecado. Vamos continuar, hoje à noite em TIAGO 2: 14-26.
TEMA: Os Sinais de uma Fé Verdadeira. Quais são esses sinais? I. A FÉ VERDADEIRA AJUDA AOS NECESSITADOS (2:14-18) II. A FÉ VERDADEIRA É MANIFESTADA NA OBEDIÊNCIA VOLUNTÁRIA A DEUS (2:19): Infelizmente, existem muitos crentes que tem fé de demônios. Não tem prazer de obedecer e qundo obedecem o faz à força. Assim também são os demônios. III. A FÉ VERDADEIRA ESTÁ DISPOSTA A PAGAR O PREÇO (2:21-24) Raabe ariscou a sua própria vida para salvar as vidas dos espias de Israel (2:25) IV. A FÉ VERDADEIRA LIBERTA VOCÊ E SUA FAMÍLIA (2:25) Raabe, pela fé e atitude salvou não somente a sua própria vida mas a vida de toda a sua família.
CONCLUSÃO: Tiago 2: 26 - "Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta". Você diz que tem fé em Deus, então demonstre essa tua fé com obras que glorifiquem o Reino de Deus. Não são as obras que salvam, mas também fé sem obras não podem ti levar a Deus.

A FÉ EM AÇÃO (V)
INTRODUÇÃO: Semana passada estudamos Tiago 2: 14-26. Alguem se lembra do tema? "Os Sinais de uma Fé Verdadeira". Eu dei quatro sinais. Quais são? 1) A FÉ VERDADEIRA AJUDA AOS NECESSITADOS; 2) A FÉ VERDADEIRA É MANIFESTADA NA OBEDIÊNCIA VOLUNTÁRIA A DEUS; 3) A FÉ VERDADEIRA ESTÁ DISPOSTA A PAGAR O PREÇO; E 4) A FÉ VERDADEIRA LIBERTA VOCÊ E SUA FAMÍLIA. Vocês conhecem aquela brincadeira chamada de telegrama. Vamos fazer um teste. Você vai ouvir e passar para o seu vizinho e assim sussecivamente. No final saberemos o que foi dito. Frase: "A arara louca correu atraz do cachorro maluco". TEXTO: Tiago 3:1-18
TEMA: É DEVER DE TODO DISCÍPULO REFREAR A SUA LÍNGUA. Por quê ? I. A LÍNGUA TEM O PODER DE INFLUÊNCIAR AS PESSOAS POSSITIVA OU NEGATIVAMENTE: Sempre quem está em posição de liderança será mais cobrado. Todos os líderes que usaram de má fé para influênciar as pessoas para o lado errado serão julgados por Deus e condenados.

A FÉ EM AÇÃO VI
INTRODUÇÃO: O Apóstolo Tiago nos desafia a viver a verdadeira fé. A fé que enfrenta as tribulações sem murmuração. Com súplicas de pedidos a Deus por sabedoria. A fé que vive a Palavra de Deus na prática. Atualmente as Igrejas estão lotadas de crentes. Mas, quantos realmente estão vivendo a Verdadeira Fé? A fé que age. Essa fé não fica só em palavras. Ela é demonstrada em ação. Na verdade, o que Tiago quer nos ensinar, é que essa fé é a única que pode salvar. A fé que tem obras. As obras demonstram que você tem fé. As obras, somente elas, não podem te salvar. Mas, a fé sem as obras também não. As duas andam juntas de mãos dadas, são inseparáveis. Ser crente é muito mais do que frequentar reuniões. É muito mais do que andar com a Bíblia nas mãos. É muito mais do que ser membro de uma Igreja. Ser crente é viver como Cristo viveu. É viver a vida de Cristo em sua própria vida. É não ter vida, mas ter a vida de Cristo. Hoje vamos dar continuidade ao nosso estudo em Tiago. Abramos a Bíblia em... TEXTO: Tiago 4:1- 17
TEMA: QUANDO AS CONTENDAS PREVALECEM NA IGREJA. I. QUANDO NOS DEIXAMOS SER CONTROLADOS PELA CARNE (4:1,2) II. QUANDO SOMOS EGOÍSTAS EM NOSSAS ORAÇÕES (4:3) III. QUANDO AMAMOS MAIS O MUNDO DO QUE O REINO DE DEUS (4:4) IV. QUANDO OS NOSSOS CORAÇÕES ESTÃO CHEIOS DE SOBERBA E ORGULHO(4:5-10) V. QUANDO QUEREMOS EXERCER O PAPEL QUE SÓ COMPETE SÓ A DEUS (4:11,12) VI. QUANDO ACHAMOS QUE PODEMOS FAZER AS COISAS SEM A BÊNÇÃO DE DEUS (4:13-16) VII. QUANDO NOS ACOVARDAMOS E DEIXAMOS DE FAZER O QUE É CERTO (4:17)
CONCLUSÃO: É triste saber que entre o povo de Deus há contendas.Quando todas essas coisas prevalecem em nossas vidas a Igreja do Senhor Jesus Cristo paga o preço. Igrejas são divididas. Amizades são desfeitas. E corações ficam feridos. Para todas essas coisas só existe um remédio: O Exercício da Fé verdadeira. Demonstrada em amor, perdão e pasciência. Se não existir amor, perdão e pasciência entre nós, nunca vamos vencer as dificuldades.Fazer parte da Igreja exige muito de cada um de nós. Todos temos que pagar um preço por amor a Jesus.

Participe! Envie-nos seu comentário : uniaonet@uol.com.br -www.uniaonet.com

.