www.iceb.com.br _ DEPARTAMENTO MISSIONÁRIO _ ICEB _

Saboreando missões é um program de treinamento de seis meses, e um ano de prática no campo missionário. O treinamento no Brasil é integrado com a MAEB e o SETECEB.
Os alunos farão seis meses de treinamento de culturas diferentes, conhecimento bíblico e caráter cristão. Eles estudarão com professores com experiência cristã de ministério e treinamento acadêmico de alto nível. O mais importante, esses alunos estudarão com pessoas que amam Jesus de todo coração.
Após essa temporada em Anápolis, os alunos sairão para levantar o seu sustento passarão um ano no campo missionário aprendendo missões com as mãos na massa. Os que tem um chamado aproado e confirmado, terão a oportunidade de voltar e completar o bacharelado em missões no SETECEB, e serem missionários de carreira.
As vagas são limitadas porque teremos um curso de qualidade acima de quantidade: Ligue para o secretário da MAEB ou envie um e-mail para adquirir maiores informações e peça seu formulário de candidatura.
 
O propósito desse program é dar oportunidades a jovens, adultos e aposentados, de servir ao Senhor em missoões transculturais. O obejtivo da MAEB através desse programa, é buscar missionários de longo prazo, ou seja, pessoas que queiram dedicar as suas vidas à missão de Deus. Isso será feito oferecendo aos candidatos uma oportunidade real de confirmar a sua vocação missionária, fazendo missões em um campo trancultural, com um preparo prévio. Essa oportunidade também servira para que a vida desta pessoa seja trabalhada em todas as áreas.
 
Sob a orientação da MAEB o aluno estudará as seguintes matérias:
 
Introdução a Missões.
Comunicação Transcultural.
Inglês.
Vida com Deus.
Crescimento Pessoal.
Como Trabalhar em Equipe.
Introdução ao Antigo Testamento
Introdução a Antropologia
Processo:
 
Seleção dos integrantes – outubro a novembro de 2006
Trabalho em equipe – 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2007
Estudos e avaliação dos candidatos – 15 de fevereiro a 15 de maio de 2007
Seleção dos candidatos visando o campo
Leventamento de sustento – 15 de junho a 15 de agosto de 2007
Envio ao campo missionário – 30 de agosto de 2007
Retorno do campo, avaliação do ministério junto a igreja local e confirmação de um chamado missionário a longo prazo – agosto 2008.
Começo – 15 de Janeiro de 2007.
 
Preço Mensal: R$500,00
Sustento de campo definido depois da definição do campo.
 
Contato:
 
www.maeb.org.br _ . Missão Aliança Evanélica do Brasil
Ave. Benardo Sayão 165
Jd. Das Américas la etapa
Anápolis, GO
 
Tel: 3318-9229 ( Via Tim-17/11/06)

sexta-feira, 24 de março de 2006
 
www.EvansBrasil.org _ Queridos missionários,  
Tudo bem?  Estamos precisado que os irmãos e irmãs enviam seus relatórios via internet e não mais pelo correio.  Assim facilita a divulgação dos seus ministérios.  O Fernando, aluno do seminário, está me ajudando a atualizar todos os dados dos missionários.  Se você ainda não fez, envie uma nova foto da sua família tirado com máquina digital da melhor qualidade.  Okay?  Isso vai ajudar muito.  Envie tudo para a MEAN
  O e-mail do departamento está fechada divido muitos e-mails de divulgação de missionários e ministérios de todas as partes do mundo. rs
  Abração,
  Pr. Timóteo Evans
Res. 62-3318-1749
Cel. 62-8111-3902
 
C.P. 1925
Anapolis GO
75040-010



Querido irmão(ã) e igreja:
 

Tudo bem?  Espero que este e-mail lhe encontre animado e na antecipação de um final de semana gostoso. 
 

Queria pedir desculpas por não me comunicar com maior freqüência com você e a sua igreja.  Quero começar a enviar uma carta assim todos os meses falando de alguns dos nossos missionários que precisam de oração e dando algumas notícias dos nosso campos.
 

Estive lendo os profetas Ageu e Malaquias estes dias.  Gostaria de encorajar o irmão a ler esses profetas com a visão de missões.  Há muita coisa boa que se aplica a missões.  Use algum comentário para entender o contexto histórico, pois lhe ajudará sobre como as palavras desses profetas aplicam.
 

Moçambique – 
 

Alguns tem me perguntado sobre o nosso projeto em Moçambique, se ainda estava de pé com a saída do Pastor Carlos em Julho.  Pr. Gilvane, Kelley e Mônica, que se encontram lá, estão muito animados com o ministério. Estes dias nossa equipe esteve com o pastor Jurg, da África do Sul, no Instituto Bíblico de Moçambique. Haviam pastores de muitas igrejas da cidade inclusive os líderes da igreja mãe do Pastor Misssasse das Igrejas Cristãs Evangélicas de Moçambique. Neste sábado foram lecionadas as matérias de ensinamento bíblico e compartilhamento. Este é um seminário novo que a missão África Sulista, Global Mission, tem construído para treinar pastores da província de Sofala, onde há pastores analfabetos.  A missão tem oferecido esse seminário para nós! Querem que achemos um reitor / administrador e professores para desenvolverem esse ministério.  PROCURAMOS por alguém com chamado missionário e com esse perfil que se dispõe a fazer parte da nossa equipe e desenvolver o ministério. Já existe uma casa para este reitor esperando.  Entre em contato comigo se conhecer alguém ou se tiver interesse.  Veja algumas palavras recentes do pastor Gilvane:  “Nestes últimos dias tenho ficado envolvido com um velório na igreja. Foi de uma jovem muito bonita, mas que a AIDS a destruiu. Seu pai me falou que desde o ano de 2000 ele enterra um familiar próximo ( esposa, filhos e irmãos) por ano.
 
    No sepultamento chovia forte. Ficamos todos encharcados!! A cova foi aberta na hora. Enquanto uns cavavam outros tiravam a água com balde. Literalmente a jovem foi enterrada na lama.
 
    Amanhã vou viajar com os jovens. Vamos visitar os jovens / ICEM de Tica. Estamos desenvolvendo um bom relacionamento com eles....Tivemos outro terremoto. Foi mais fraco.”
 

Adriana, Leandro e Isaque – ICE Cidade Jardim
 

O casal de missionários chegou à Índia na base da JOCUM. Estão se estabelecendo fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Enfrentaram seu primeiro gigante, que veio para atacar a saúde. O alvo foi o Luciano, que pegou uma gripe forte com infecção de garganta e dor no peito. Hoje, o casal supera muitas expectativas e continua com uma atitude de servo naquele país e uma perspectiva madura perante as provações.  
 

Márcia Morais – ICE Jardim Clarice
 
 
 
A Márcia está no Egito depois de passar alguns meses em Gales estudando inglês.  Decidiram celebrar o Natal na "Feluca", que é um barco que alugam para navegar no Nilo. Alguns dos seus amigos muçulmanos compareceram e houve um clima muito agradável. Contaram a história do Natal, cantaram algumas canções natalinas em inglês e português e canções de adoração em árabe. Foi uma ótima ocasião para demonstrar o poder da comunhão cristã.
 
 
 
Ela começa a dar aulas de inglês a uma sudanesa que está evangelizando. Em Janeiro, completa quatro meses com a missão Horizontes e estudando árabe. 
 
 
 
Divido dificuldades que a missão internacional de Horizonte teve com a missão no Brasil houve um rompimento.  A nossa obreira, Márcia, juntamente com a sua equipe de Radical II, foi desligada das duas missões.  No Brasil, a missionária Suzie, também da ICE Clarice e que estava no programa de treinamento da mesma missão, se desligou.  As duas missionárias estão trabalhando sozinhas procurando sustento e apoio. A ICEB procura aconselhá-las a uma participação com outra organização que possa dar o apoio e supervisão necessário.
 

Rainivon e Darlene Escobar – ICE Pedro Ludovico
 

Pede-se oração pelo casal que trabalha na tribo Mayoruna.  A saúde do filho Caio requer um maior acompanhamento de médicos em Manaus. Isso pode impossibilitar a permanência no campo o qual eles amam.
 

Missionários Jeconias e Anaildes Souto – ICE Parque das Nações saiam com a Missão Novas Tribos para o povo indígena A MNTB tem base em duas aldeias Kuripako, localizadas no alto do Rio Içana, afluente do Rio Negro, próximo à fronteira da Colômbia com o Brasil no estado do Amazonas no município de São Gabriel da Cachoeira. Há 15 aldeias no Brasil, porém sabe-se que a maioria do povo Kuripako vive na Colômbia e em outra parte na Venezuela.   O casal estará procurando apoio das igrejas.
 

A Equipe de Missões do Seminário, Grupo IDE, viaja sobe as orientações do Departamento de Missões fazendo divulgação nas igrejas.  Se a sua igreja achar que podiam aproveitar o trabalho dessa equipe, ente em contato com o seminário (62-3318-1088) ou o departamento (62-3318-2092) e deixe seu pedido.  Estamos enchendo a agenda até o final de ano.
 

Para se manter mais informado da obra e vida dos missionários, recomendo que a sua igreja comunique diretamente com eles.  Estamos atualizando todos dados dos missionários com a ajuda do seminarista Fernando que iremos colocar no site da ICEB. 
 
 

Sem mais, tenha um bom domingo.
 

Pr. Timóteo Evans
 
Departamento de Missões

Querido irmão e irmã,
Como você está este lindo dia?  Hoje é um dia de sol aqui em Anápolis.  O seminário está ficando bonito com umas arvores e jardins novas organizado pelo pastor Agnaldo.  Parece que alguns prédios vão receber uma ajuda com tinta nova.  Estamos nos preparando para o dia do seminário, dia 21 de abril.  Os alunos estão estudando muito, mas dizem que já estão cansados.  Realmente estudam e trabalham muito.  Não esquece do seu aluno aqui.  Envie-o uma mensagem de encorajamento.
Estou lhe enviando alguns relatórios de três missionários como já havia prometido.  Temos muitos relatórios dos projetos de implantação de igrejas que estou pensando em enviar ao irmão. (Entendo que temos muitos batalhando ali e precisam de oração e encorajamento, mas me refiro aos projetos cujo MEAN e o Dept. de Missões tem um envolvimento.) Farei isso em breve.  Orem pelo pastor Wilson, missionário e pastor aos da terceira idade.  Ele anda muito cansado e estressado esse dias.  Tem causado alguns problemas de saúde.  Orem por esse ministério.
Abração,
Pr. Timóteo
Dept. de Missões da ICEB
= = =

Que carta!!!!!  Foi tão bom e informativo.  Pude ver uma crescimento no seu atitude e visão, Kelley.  Tenho muito orgulho de você e da sua família.  Vou traduzir a sua carta e enviar aos mantenedores das crianças.
 
Estou pra comprar a passagem para lhes visitar.  Estarei indo no final de maio para ficar 15 dias ou um pouco mais.
 
Abração do Galegão
----- Original Message -----
From: Gilvane de Abreu Santos
To: Timotio Evans ; Timothy Evans
Sent: Monday, March 28, 2005 4:12 PM
Subject: our first class
 
Oi Tammy e Pr. Tim
 Ontem comemoramos a páscoa(Ressurreição de Jesus). Interessante !! Aqui ninguém nunca viu ovos de chocolate e nem passam por suas cabeças que os produtores destes ovos são os coelhos. Pela primeira vez não comemos ovos de chocolate na páscoa, mas ninguém ficou de bico por isto…
Fui pra igreja a pé(50 min) num sol escaldante. O Gil ficou em casa com a Rebeca. Fui contar a história da verdadeira páscoa pras crianças pela primeira vez. Elas ficaram encantadas. Muitos podem ficar espantados quando falo em primeira vez. É que o nosso trabalho aqui não é fazer e sim ensiná-los a fazer. Como diz o ditado “ensinar a pescar ao invés de dar o peixe pronto”. Elas nem piscavam. Não ouvi nem mesmo o barulho das enormes moscas. Elas estiraram 3 enormes esteiras no chão da matchessa e ali sentaram para ouvir atentamente a história. Ninguém nem mesmo se levantou ou pediu pra sair pra ir ao banheiro(como fazem aí no Brasil). Também pudera né, nem banheiro eles tem.
 Ao observar uma menina de 4 anos, porém 3 vezes menor que a Rebeca, pude perceber que além de mancar, as moscas não lhe deixavam em paz. Perguntei-lhe o que era, mas não soube responder. Seus dedos estavam repletos de bicho de pé…o dedo mindinho está prestes a cair. Esta menina é a Inês. Perguntei aos adultos o que era, porque não lhe davam banho, tiravam aqueles bichos e passavam remédio?
Meu coração ficou pequenino…pequenino
 É tanta coisa pra fazer aqui. Precisamos levar a Palavra de Deus, mas também precisamos ensinar sobre higiene…e cuidados pessoais. Eles não têm muito o hábito de procurar o médico. Tem um posto de saúde na vila, mas muitos não procuram.   Fui embora pra casa nervosa. Amanhã vamos dar um jeito de comprar o remédio e cuidar da Inês. Seus pais morreram de aids e a irmã que cuida dela é deficiente mental. Todos os dias andam 4 km para ir para igreja e no final do dia mais 4 km voltando para casa.
Tinha outra menina dentro da Matchessa (aquelas casas africanas) deitada com dores de cabeça(malária) e ninguém tomava providência. É difícil ver as necessidades e não poder ajudar a todos. Temos muito medo deles se acomodarem com a nossa presença e não andarem sozinhos. Temos que ser cautelosos. Todos os meses estarei enviando notícias das crianças pra vocês. Pelo menos comida eles estão tendo. Mas falta banheiro, poço de água limpa, cozinha e local adequado pra dormir. O dinheiro que vem pro Pastor Missasse só é suficiente para 20 dias. Eles precisam não somente de comida, mas também de uma latrina higiênica, lugar para tomar banho e lavar suas roupas. Queremos ensinar-lhes sobre higiene. Mas como se eles não têm o mínimo?
 Não penso em dar-lhes cama porque foram criados dormindo em esteiras e para eles isto está bom. Mas penso em oferecer-lhes um lugar limpo e arejado, onde não entra sol, goteira, e o mosquito da malária , mas que possam estender as suas esteiras  e dependurarem um mosqueteiro.
 Não penso em ensinar-lhes a comer de garfo e faca. Não importa que continuem comendo com as mãos, o importante é que elas estejam limpas. Mas lavar as mãos onde? Naquela água suja?
 As observações acima foram feitas no final do culto. O culto foi super animado… tambores…chocalhos.. palmas.As mulheres louvavam com danças e o poeirão levantava. E eu? Não eu não dançei(mas que dá vontade isto dá). Batia palmas e ria de alegria.
 Estamos nos recuperando bem, graças a Deus. Fizemos exames, consultamos o médico e compramos os remédios. Tivemos todos os recursos, ao contrário da maioria deles aqui. No final desta semana vamos fazer novos exames.
 Temos muita saudade da organização da ICEC, dos irmãos da igreja, dos queridos do Garavelo…mas aqui eles precisam tanto. Como diz a Rebeca “tanto, tanto, tanto”. A nossa oração é para que o tempo que aqui passarmos, sejamos bênçãos.
 Estamos muito tristes com a morte do avô do Gilvane. Ele descansou e muito nos alegrou com a sua presença durante 93 anos.
 Esta é uma das horas mais difíceis de estarmos longe. É difícil estarmos longe dos parentes e amigos, especialmente em festas alegres(casamento, formatura e aniversário), mas em caso de morte é mais difícil ainda.
 Sinto falta de cuidar da beleza
 Nem sei mais o que é um salão…arrumar cabelo…Eu mesma faço minhas unhas ao contrário no Brasil que sempre pagava para que fizessem pra mim.
 Já até nos esquecemos como são as festas…casamentos. Mas não nos preocupamos,  acostumar com coisa boa não é difícil(brincadeira).  A verdade é que tudo isto se torna tão pequeno quando nos deparamos com a situação que compartilhamos com vocês nesta carta.
 A Rebeca é tão vaidosa… não pode me ver de batom que pede pra passar o dela.
 Apesar da saudade, das dificuldades, da distância, da ausência destas coisas e até das doenças…estamos felizes. Afinal, doenças existem em todos os lugares. Aí tem dengue, aqui não tem. Aí tem bala perdida e aqui nunca ouvimos falar. O importante é estar na vontade de Deus, e onde quer que estejamos, sejamos Seus Servos.
 Hoje cedo recebemos a notícia de que a Mônica está internada. Ontem(domingo) foi almoçar  com outros missionários em um restaurante em Beira e comeu coisa estragada. Está também com malária de 2 cruzes. Outra pessoa que estava com ela também não está bem. Ela está internada aqui mesmo no Dondo e é tão perigoso contaminação de outras doenças. Estamos preocupados, mas ela só nos avisou pela manhã sendo que passou a noite no hospital.
 Não  tenho como ir visita-la porque o Gil não pode cuidar da Rebeca, pois ele ainda está em fase de contaminação. Pensei em convidá-la pra vir pra minha casa, mas devido a febre tifóide do Gilvane, não é bom pra ela.
 O Gil tem tido melhoras e recaídas, amanhã vai voltar ao médico.
 Admiro muito o Cacaio. Ele tem sido um excelente líder. Tem-nos mostrado como é paciente e servo. Temos aprendido muito com ele. Nestes dias em que a Arlete tem estado fora, ele tem vindo almoçar todos os dias aqui em casa. A Rebeca os chamam de vovô e vovó e isto é bom para todos.
 Hoje tivemos a nossa primeira aula de Sena. Foi muito boa. Estamos todos animados e até a Rebeca participou da aula uns 20 minutos. Pena que a Mônica não pode participar. Todos rimos até!!!
 O Pr. Timóteo não respondeu o meu e mail no qual eu perguntava se ele vai vir mesmo visitar-nos? Quando será? E o que acha de convidar o Pr. Marcos e o Eduardo Santana da ICEC para virem juntos?
 Vocês tem recebido as cartas da Rebeca ?  Por favor faça com que chegue até a Raquel e ao Benjamim.
 Vou ficando por aqui. Também depois deste jornal né?
  Um grande beijo
    Kelley
 = = =
 
Graça e Paz, meus queridos irmãos!  Enfim, vencemos nosso primeiro mês em Moçambique, sem que ninguém ficasse doente, louvamos a Deus.  Mas, em Março, já não foi assim, pois Kelley, Arlete e Gilvane, ficaram doentes.  Já estão se recuperando bem, graças a Deus.  Depois de nossas mudanças e acomodações, e já de posse do nosso Dire “Documento de Identificação e Residência de Estrangeiros”, estamos livres para iniciar a aprendizagem da língua Sena e especialmente da cultura moçambicana que são chaves para o sucesso de nosso trabalho aqui.
 
 Na sexta-feira, dia 18, me aconteceu algo interessante; Desde que me mudei, tenho tido problemas com morcegos, dezenas, que vivem na varanda da sala onde moro, alguns, podem até achar engraçado e dizer, e daí? Mas o cheiro, as fezes, o mal-estar e as doenças que eles provocam, não é nada agradável.   Eu já havia feito de tudo e até falado com a proprietária para me ajudar a tirá-los de lá, e ela se recusou, mandou me dizer que não iria fazer nada, pois eles eram seus, e não afetavam ninguém, e que se eu quisesse, que me mudasse, pois eles não afetavam “ninguém”, e se eu quisesse, que me mudasse, pois ela preferia a eles. 
 
Isto me deixou muito triste e chateada, pois conseguir outra casa, aqui é muito difícil, eu já havia tentado sem sucesso outro lugar.  Aqui em Moçambique, é costume de feiticeiros, criar bichos como, cobras, crocodilos e morcegos para seus “trabalhos”.  Pois bem, orei, pedi a Deus ajuda.  Na sexta-feira, dia 18, a encontrei ocasionalmente.  Estava bem abalada, me contou que um de seus filhos havia sido preso, na quinta-feira, por estar com malária, pediu a ele que levasse seu carro para casa, com ela junto, e foram pegos pelos policiais na estrada.  Ele ia pegar seis meses de cadeia, por conduzir sem CNH.   Com isto ira perder o ano escolar.  Fiquei bastante compadecida, e falei que ela podia contar com minhas orações, e orei e pedi a Deus, que Ele manifestasse a Sua gloria, que ela pudesse ver o Seu poder.  No outro dia cedo, ela me encontrou e toda feliz me disse: O MIUDO JÁ ESTA EM CASA, OBRIGADO POR VOSSA REZA!  Este ‘e o meu Deus! Agiu no mesmo dia, que tremendo!  Agora, penso ter mais chances dela tirar os morcegos de lá, pois sei que minha luta não e contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades, que habitam nas regiões celestes.  Obrigada irmãos, pelo suporte em orações, que o Senhor, vos abençoe abundantemente!
 
 Em Cristo,
 
Pedidos de Oração
Aprendizado da língua Sena
Aquisição de um computador
Recuperação completa da Kelley, Arlete e Gilvane
= = =
Queridos - graça e paz!
Tentei mandar este e-mail na semana passada, mas Não consegui de jeito nenhum - sempre havia problemas técnicos, mas graças agora deu certo.
Desde nossa chegada aqui em Manaus temos passado por momentos complicados - Elayne teve dengue, Samuel teve amidalite e eu sinusite - temos tido muito chuva por aqui, e existe uma proliferação de problemas respiratórios na cidade toda - os hospitais estão abarrotados!
Elayne se recuperou da dengue e alguns dias depois ela teve um sangramento inesperado - fizemos um ultrasom emergencial e foi constatado um descolamento placentário - ela está no 5º mês - é um menino! com ele está tudo bem, mas o único remédio para recuperação de Elayne é o repouso absoluto! ela só levanta para ir ao banheiro - não tem sido fácil assumir o papel de "dona" de casa - as crianças sempre reclamar que o meu arroz, meu purê, meu mingau não está bom...até as batatas fritas estão saindo esquisitas....mas a gente sobrevive...tivemos que fazer mudanças em várias coisas, de modo que Elayne nunca fica sozinha com as crianças, pois senão ela não conseguiria fazer este repouso absoluto.
Confesso que meu coração aperta, visto que em 2003 Elayne teve um aborto no 3º mês, e tudo começou  com este descolamento...mas ao mesmo tempo vejo o cuidado de Deus sobre nossas vidas - quando chegamos aqui em Manaus, uma dificuldade era como iríamos ficar sem carro, já que eu tinha despachado o nosso carro em SP e levaria uns 20 dias para chegar aqui em Manaus - chegamos aqui de madrugada e soubemos que naquela mesma manhã, um casal colega da missão estavam embarcando para EUA e que ficaram alguns meses por lá – conclusão: eles nos emprestaram o carro e ficamos supridos nisso (detalhe: apenas ontem eu consegui tirar o nosso carro da transportadora); outra ação do Senhor é que quando soubemos que Elayne teria que fazer repouso absoluto, pensamos em várias alternativas, mas o ideal mesmo era ter alguém de nossa família por aqui – minha mãe ou minha sogra – mas não tínhamos condições financeiras para trazer uma delas para cá – qual não foi nosso surpresa em ver o Senhor agindo quando soubemos que uma querida família de SP se prontificou a pagar para que minha mãe viesse para Manaus!!! Aleluias! O Senhor age!!!
Este cuidado do Senhor tem renovado a esperança em nosso coração, nos encorajado a crer na perfeição dos seus desígnios.
Queridos, pedimos que estejam orando por nós – em especial pela gestação e pela recuperação de Elayne.
Um grande abraço
 
Marco Manzano

22/11/04 _ Querido amigo e companheiro de ministério,
Graça e paz. 
Venho por meio de esse primeiro relatório missionário comunicar lhe sobre alguns trabalhos da ICEB para a sua intercessão.  Agradeço o irmão se repassasse essa informação ao líder de missões da sua igreja, e que essa pessoa entrasse em contato comigo por e-mail.
Temos uma nova missionária Márcia Morais da ICE Jardim Clarice, SP que está em processo com o Departamento de Missões e Departamento Ministerial, para entrar como missionária de curto prazo.  Enviarei mais informação assim que puder.
Estive em contato por e-mail várias vezes com pastor Humberto e Giane no Uruguai.  O trabalho está indo muito bem, mas esperam em Deus para providenciar seu primeiro templo.  Recentemente uma igreja prometeu fazer um projeto de Natal levantando várias ofertas durante o mês para ajudar nesta tão esperada e necessitada construção.  O alvo desta igreja é de R$6.000! (seis mil reais) e outra oferta entrou de R$3000! (três mil reais).  Estamos esperando, também,  a palavra de um Advogado, que demonstrou um grande interesse em nos ajudar.  Ao todo precisamos de R$30.000 (trinta mil reais).
Os nossos missionários em Zimbábue, Pastor Carlos e Arlete, Gilvane e Kelley c\ filha Rebeca, Cristiane e Mônica, finalmente conseguiram voltar para Zimbábue, e às suas casas.  Missionário Doug, diretor da missão TEAM Zimbábue, após três tentativas conseguiu falar com o vice-diretor da imigração, que liberou mais 30 dias para os missionários.  A dificuldade estava com os vistos do Carlos, Arlete e Cristiane que haviam vencidos.  Os vistos do Gilvane, Kelley e Mônica ainda estavam bons, mas a polícia não quis de maneira alguma libera-los, por isso, não deixou o grupo todo entrar.  Depois de uma reunião com o embaixador do Brasil em Zimbábue, ele pode explicar ao nosso grupo, que essa atitude é devido a várias dificuldades:
 
Há muitos Africanos de outros países e Brasileiros no país em situação ilegal e que não procuram o departamento de imigração para oficializar a sua situação.
As eleições no país, que serão em março, deixam o governo inseguro.  O estrangeiro é visto como uma ameaça aos que estão querendo manter o poder.
Havia um pastor de uma denominação brasileira que foi pego recentemente por tráfico de aparelhos de celulares, envolvido no câmbio negro do dólar, casado e divorciado com uma zimbabueana, no mesmo ano, e até de se envolver com a prostituição.  Esse pastor foi levado até Johanesburgo, capital da Áfica do Sul, onde embarcou para o Brasil.
O visto que conseguiram de 30 dias vence no dia 28 de novembro.  A missão TEAM na África do Sul tem um instituto bíblico onde os missionários podem ficar.  A missão de Zimbábue vai emprestar a van, para que a equipe faça essa viagem de 2000 quilômetros.  O aluguel desses apartamentos no instituto, é mais do que os obreiros têm no orçamento que já está bastante apertado, mas bem em conta para a realidade desse país.  Mas, Deus abriu as portas para eles estarem ajudando no instituto, e com isso irão abater no aluguel. 
Essa viagem à África do Sul é uma benção, pois todo missionário e casal terão seu próprio lugar para viver e descansar.  Deus parece ter levado o grupo para esse lugar não somente para o descanso, mas também, para serem uma benção na vida dos missionários da TEAM neste país.  Esses estão numa fase difícil de redefinição dos seus objetivos e trabalho.  A missão está interessada no nosso ministério em Moçambique.  Esperamos um envolvimento deles no futuro.
A sua ida a Moçambique está marcada para dia 15 de janeiro.  Eles não irão agora por duas razões:
As eleições de Moçambique são em Dezembro,  mas a apuração dos votos acontecerá somente em Janeiro.
Necessitamos levantar ofertas para a compra de móveis e utensílios para suas casas que iremos alugar.  Estamos contactanto regiões, igrejas e empresários para ajudar.  Se você tiver interesse, mande-me um e-mail e passarei mais informação. 
 Sem mais para relatar neste momento, tenha um bom dia.
Abração,
Pr. Timóteo Evans
 
Diretor do Departamento Missionário
 Izabel Cristina de Matos e Siqueira _  24/11/2004 Assunto:   RE: Relatório Missionário   
Pr. Timóteo Evans
...
gostaria de saber mais sobre está nova missionária qual a sua formação, para onde ela irá, quando irá? Tenho comunicado com a Cris  e Carlos com o Pr. Carlos Eduardo. Recebo informações semanais deles pelo Trabalho do Yrrorito o uniãonet tem sido uma benção são informações que nos colocam lá no campo em oração.
Que Deus o Abençõe, um bom dia na presença do Senhor Jesus Cristo!!


Missionários ICEB : 2002

Clique no nome do missionário abrirá as informações que temos a seu respeito:

02-Paulo Sérgio/Lourdinhas-
JOCUM - Contagem-MG- Pj.Europa

04.Vassilios e Ilona Constantinidis -
Apec - América Latina

05-Denis e Rebeca Engelhardt
Asas de Socorro-B.Vista-Roraima

06-Marco e Elaine Manzano
Asas de Socorro-Anápolis - Goiás

07-Virgílio e Dalva Costa
Asas de Socorro-Anápolis - Goiás

09-Wanda Elizabeth Arén-
Novas Tribos Sta. Terezinha -MT- Índios Karajás

10-José Carlos e Ilca Quirino -
AMEM / Guiné Bissau - África

11-Ranivon Tav. e Darlene Esc.
Novas Tribos do Brasil / Tribo Mayoruna , Manaus - AM.

12-Erisvam Costa Pereira-
Novas Tribos do Brasil / Indios Krikati.

17-Acácio e Roseli -
ICEB / ICE Guaratinguetá - SP.

18-Francisco e Núbia
ICEB/Palmas-To

19-Carlos e Izabel Siqueira
Asas de Socorro - Projetos























Relatório Concílio 2001
Anápolis, 8 de Fevereiro de 2001
Atividades
1999 -

Em abril fizemos uma viagem à Convenção Espiritual das Igrejas Cristãs Evangélicas do Uruguai com 39 pessoas do Brasil participando.
Conseguimos fazer um levantamento de todos os missionários enviados de igrejas da ICEB. Todos os membros da ICEB receberam as suas fotos no ultimo jornal do ano passado.
As regiões de São Paulo e Vale do Paraíba realizaram. o curso de "Atos 1 :8" através da ACMI (Associação de Conselhos de Misses).
A maior vitória do ano foi a compra do Lote em Montevidéu onde os nossos missionários estão trabalhando. Em Março começaram a construir o alicerce.
Enviamos a família Quirino (José Carlos, Ilca, Lincoln a Lucas) através da missão AMEM para voltar a servir em Guine Bissau na África..
No segundo semestre demos apoio administrativo ao Projeto de Estágio Transcultural do SETECEB com o envio de 3 alunos (Marta, Nury a Christian) a Montevidéu
Pagamos metade do custo de um computador que enviamos ao pastor Walter Vega no Uruguai. Com esse computador visamos melhorar a comunicação através de email.
Em Julho, enviamos os obreiros Rainivon a Darlene através da Missão Novas Tribos para trabalhar na tribo Mayoruna, no Acre.
Em agosto tivemos uma muniao com todos os Diretores Regionais para discutir a filosofia Missionaria da ICEB. Adquira uma cópia com pastor Timothy.
Enviamos a 48 equipe transcultural de jovens ao Uruguai.
Em setembro, Começamos a enviar um kit missionário a todas as igrejas para o mês de missõe da denominação. Muitas igrejas menores e congregação tem comunicado como tem sido proveitoso.

2000
Em julho fizemos o lançamento do Projeto Férias para Jesus com o SETECEB com a ajuda dos pastores Jailson (Seminário) e David Kanagy (MAEB). Realizamos 3(três) viagens dentro do Brasil a 1(uma) transcultural.
Continuamos dando apoio administrativo no Estágio transcultural de 6 meses sendo 2 alunas para Portugal, 1 para Uruguai e 1 para tribo indígena no Brasil.
Lançamos o Projeto Filipenses, fundo para abertura de novas igrejas. Trinta e nove(39) contribuintes estão inscritos.
Pastor Timothy esteve nas reuniões de São Paulo. Vale do Paraíba e Planalto discutindo sobre implantação de novas igrejas e métodos de implantação de igrejas. Quarenta pastores estiveram presentes nas três reeuniões
Damos graças a Deus pelo envio do primeiro casal pela denominação a missões transculturais, tendo o Departamento Missionário como agência, Pr. Humberto e Giane, membros da ICE de Palmeiras, que completam um ano de ministério no Uruguai!
Mês de Missões - Cada ICE recebeu o Segundo Kit completo incluindo sermões e material para departamento infantil.

Sonhos e Alvos para os Próximos 2 anos
Queremos enviar mais 1 casal vocacionado a três jovens solteiros (as) a missões transculturais.
Em Agosto de 2002 queremos enviar uma equipe missionária a curto,prazo de 1 ano (6-l0 membros) a um país da África.
Estamos pesquisando a possibilidade de ser Moçambique. Pastores Timothy a Abimael farão uma viagem um Julho a esse pais.
Continuaremos trabalhando para que toda igreja da ICEB tenha um conselho missionário
Vamos trabalhar com as regiões a igrejas em adaptar métodos de implantação de igrejas que produzem igrejas autóctones em 4-5 anos. Produziremos uma pesquisa através de entrevistas com pastores chaves de projetos de implanta de igrejas que deram certo. Quais os elementos em comum e os princípios universais usados que eram chaves para o seu sucesso? Junto com isso identificaremos trabalhos que não tiveram born êxito e descobrir os princípios errados a elementos em comum ate novembro de 2001.
Instituir dois dias de jejum e oração para os novos campos da ICEB a pelos missionários.
Implantar 3 igrejas estratégicas de cooperação denominacional e a emancipação dos projetos Fortaleza, Miracema e Eldorado dos Karajas.
Manter uma equipe de transição para o próximo mandato 2003 trabalhando mais de perto a junto com os Diretores Regionais.
Queremos enviar 12 equipes de missões a curto prazo a congregações e campos missionários. no Brasil e duas equipes transculturais.

Agradeço a MEAN a ao Concílio pela oportunidade de servir a ICEB nesta capacidade. Creio que a visão missionária da ICEB tem crescido e amadurecido. Oro consistentemente pelos missionários. a projetos, pois creio que é o meu (dever principal.
Por amor a Deus,
Rev. Timothy Evans


February 11, 2009 12:16 PM
Subject: Fw: Aos pastores da ICEB.
 

 
 
Aos Pastores da ICEB,
 
Queridos colegas, graça e paz!
 
Estamos encaminhando aos irmãos o Regimento Interno aprovado na última plenária da MEAN.  Nos termos deste regimento estão descritos os parâmetros que o departamento vai ser conduzido. Certamente teremos alguns desconfortos e euforia no primeiro momento da adequação às novas diretrizes. Porém, queremos esclarecer, que nesse processo, todos os casos que merecerem avaliação diferenciada pela peculiaridade do campo serão assim tratados, bem como os devidos esclarecimentos que se fizerem necessários.
Com a nova dinâmica do DeMi, reativaremos a função do Secretário Regional de Missões, ele será o link do departamento na sua região. Converse com o presidente regional caso você tenha algum nome para indicar à esta função.
Queremos também, incentiva-los a formação do Conselho Missionário, caso sua igreja não tenha. No Regimento Interno tem um capítulo com algumas diretrizes sobre o assunto. Se for necessário, estamos prontos para assessorá-los nesse processo.
Também estamos disposição para agendar uma visita em sua igreja, em data oportuna.
Continuem orando por nós!
 
 
Pr. Estevão Bezerra
Diretor - DeMi
- - -
IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA DO BRASIL
 
Regimento do Departamento de Missões
 
 

CAPÍTULO I
 
Da Natureza e Competência
 

Art. 1º. O Departamento Missionário da Igreja Cristã Evangélica do Brasil, doravante denominado DeMi, é um órgão de administração direta da ICEB, previsto no Art. 2º, inciso II, Art. 12º do estatuto, conforme Art. 20°, inciso I e Seção I do Capítulo V do regimento da ICEB. Compete ao Departamento Missionário da ICEB – DeMi, a elaboração, execução e supervisão dos projetos de expansão missionária da ICEB, utilizando-se do critério de parcerias com colaboradores, igrejas e instituições provedoras de recursos humanos e financeiros para a abertura e manutenção de campos missionários nacionais e transculturais.
 

Art. 2º. O DeMi é administrado por um Diretor nomeado pela MEAN e representado nas regiões Eclesiásticas por um secretário regional escolhido pelo Diretor da MEAR em consonância com o Presidente do DeMi.
 
O Diretor, com anuência da MEAN, nomeará uma diretoria composta de um Secretário e um Conselheiro.
Os representantes do DeMi devem ser membros de igrejas da ICEB, que demonstrem amor pela obra missionária e que subscrevem o Regimento e a Declaração de Fé da ICEB.
Os membros da diretoria do DeMi, aprovados pela MEAN, cumprem um mandato de 02 (dois) anos, podendo ser reconduzidos.
É facultado ao diretor, com aquiescência da MEAN, eleger um(a) secretário(a) funcional, visando o desempenho das atividades de expediente do DeMi.
 
 
Art. 3º. São atribuições da Diretoria do DeMi.
 
Reunir-se ordinariamente a cada três meses;
Receber, avaliar e deliberar sobre projetos missionários nacionais e transculturais;
Deliberar sobre a admissão, manutenção e substituição de missionários nos campos com anuência do DM e MEAN;
Avaliar o andamento dos projetos missionários através dos relatórios e visitas de campo;
Provisionar os missionários, dentro de suas necessidades, nos campos;
Planejar e supervisionar os recursos financeiros destinados aos projetos missionários, junto à tesouraria da MEAN.
Promover seminários e/ou congressos missionários anuais, de cunho nacional e regional, visando à atualização missionária da ICEB.
Orar pelos missionários e seus projetos;
Assessorar os missionários, quando necessário, juntos aos órgãos públicos e privados quanto às exigências de documentos como vistos, certidões, entre outros.
 
 
Art. 4º. São atribuições do Diretor do DeMi:
 
Convocar e presidir as reuniões ordinárias e extraordinárias;
Prestar relatórios quando solicitado e nas reuniões ordinárias da MEAN plena;
Coordenar o projeto de expansão missionária da ICEB;
Definir a geografia da expansão missionária, dando especial atenção às áreas de maior ausência evangélica e, sendo viável, migração de crentes Cristãos Evangélicos;
Ativar a formação de consórcios de Igrejas para a abertura e manutenção de campos pioneiros;
Ser o estimulador dos conselhos missionários das Igrejas locais e de seus pastores;
Manter as Igrejas da ICEB atualizadas sobre missões, por meio de publicações no jornal da denominação e por outros meios que for necessário;
Incentivar as Igrejas a realizarem anualmente suas conferências missionárias;
Orientar o preparo de candidatos ao trabalho missionário nacional e transcultural;
Supervisionar os projetos missionários em andamento através de visita aos campos;
Manter contato regularmente com os missionários;
Representar o DeMi junto aos eventos missionários nacionais e internacionais;
Corresponder comas organizações missionários mantendo um bom relacionamento;
Coordenar campanhas evangelísticas e de arrecadação financeira
 
 
Art. 5º. São atribuições do Secretário do Departamento Missionário:
 
Lavrar em ata as reuniões ordinárias e extraordinárias;
Manter o cadastro de missionários atualizados;
Receber os relatórios mensais dos missionários encaminhando cópia ao diretor do DeMi e aos mantenedores;
Cuidar da documentação do processo de admissão e exclusão dos candidatos;
Encaminhar aos colaboradores, em duas vias, o termo de compromisso dos projetos missionários;
Manter contato com as agências enviadoras obtendo informações atualizadas dos projetos em parceria.
 
 
Art. 6º. São atribuições do Conselheiro do Departamento Missionário:
 
Estar presente nas reuniões ordinárias e extraordinárias;
Intermediar nas deliberações do DeMi;
Apresentar alternativas viáveis em casos de difícil deliberação;
Mediar conflitos de campo junto às equipes missionárias quando solicitado.
 
 
CAPÍTULO II
 
Finanças
 

Art. 7º. A reserva financeira do DeMi é formada e mantida por ofertas e contribuições voluntárias do povo de Deus, campanhas, donativos, subvenções, verba orçamentária da ICEB e eventual rendimento de seus bens. Sendo uma obra de fé, não garantindo por isso o sustento de seus missionários.
 

§ O DeMi deverá manter um saldo reserva de dez salários mínimos, como fundo de emergência, cujo uso do mesmo só poderá ser destinado para fins emergenciais dos missionários do DeMI, devendo ser justificado, pela diretoria, através de relatório junto a tesouraria da MEAN. 
 

Art. 8º. A gestão financeira do DeMi será feita pelo seu diretor, em conjunto com o tesoureiro da MEAN, incorporando-a ao movimento geral da tesouraria, com aprovação da MEAN.
 

Art. 9º. O plano de apoio financeiro dos missionários será estabelecido com base nos estudos realizados pelo DeMi, igreja(s) mantenedora(s) e MEAR(s), quando da aprovação do projeto missionário.
 
§ Os estudos de que tratam o presente artigo devem levar em conta as necessidades dos obreiros e a infra-estrutura sócio-geográfica da localidade onde será implantado o campo missionário.
 

Art. 10º. Os recursos destinados aos projetos missionários serão repassados aos missionários, via caixa da MEAN obedecendo a previsão orçamentária anual por ela homologada.
 
O DeMi poderá suspender a remessa do sustento dos obreiros que, sem justificativas, não prestarem relatórios de suas atividades por três meses consecutivos ou causarem danos nos seus campos.
Cada missionário receberá exatamente a quantia que em seu nome for encaminhado.
Missionários, cujo sustento do projeto que realiza for considerado insatisfatório, devem enviar relatórios financeiros mensais ao DeMi, para que o mesmo possa ajudá-los na promoção para complementação do seu sustento.
 
 
Art. 11º.  O missionário deverá consultar o DeMi antes de solicitar recursos de qualquer natureza junto as igrejas da ICEB
 

Art. 12º. O DeMi cooperará no sustento do missionário, no caso de implantação de igreja, por até cinco anos sendo que a partir do segundo ano reduzirá em 20% (vinte por cento) ao ano a contribuição.
 

§ À medida que for aplicada a redução de 20% da participação do DeMi no sustento do missionário, caberá a igreja em implantação, complementar o valor da referida redução.
 

Art. 13º. O DeMi somente cooperará com igrejas e MEAR que se responsabilizem em oferecer complemento salarial ao missionário até que a igreja se torne auto-suficiente.  
 

Art. 14º. O DeMi destinará uma verba para cobrir despesas de viagens e promoções do diretor ou de seu representante, quando representar o DeMi.
 

CAPÍTULO III
 
Missões Nacionais
 

Art. 15º. Defini-se por Missões Nacionais todos os projetos missionários desenvolvidos pela ICEB, visando a pregação do evangelho e expansão de igrejas da ICEB, onde não há barreiras geográficas, culturais e lingüísticas dentro do território brasileiro.
 

Art. 16º. As igrejas que desejarem implantar um campo missionário nacional devem enviar o projeto, contendo dados relevantes justificando a abertura de campo.
 

Art. 17º. As partes envolvidas nos projetos de expansão de igrejas da ICEB devem ter o compromisso de conduzir o projeto para emancipação em cinco anos.
 

Art. 18º. São obrigatórios os seguintes anexos ao projeto missionário:
 
Termo de compromisso da(s) igreja(s) mantenedora(s) assinados pelos seus representantes legais;
Parecer da MEAR responsável pela jurisdição do projeto;
Parecer do DM sobre o missionário implantador;
Termo de compromisso do missionário;
 
 
Art. 19º. O projeto, depois de examinado pela diretoria do DeMi, é encaminhado com parecer a MEAN para homologação.
 

 
 

CAPÍTULO IV
 
Missões Transculturais
 

Art. 20º. Defini-se por Missões Transculturais todos os projetos missionários desenvolvidos pela ICEB, visando a pregação do evangelho, onde haja barreiras culturais, lingüísticas e/ou geográficas,.
 

Art. 21º. As igrejas que desejam implantar um campo missionário transcultural, devem enviar o projeto, contendo dados relevantes justificando a abertura.
 

Art. 22º. As igrejas que desejarem apoiar um campo missionário transcultural já existente, devem consultar o DeMi para saber da viabilidade do envolvimento no projeto.
 

Art. 23º. As partes envolvidas nos projetos missionários transculturais, devem ter o compromisso de conduzir o projeto dentro dos termos de parcerias firmados na adesão.
 

Art. 24º. São obrigatórios os seguintes anexos ao projeto missionário transcultural:
 
Termo de compromisso da(s) igreja(s) mantenedora(s) assinado pelo seu representante legal;
Parecer do DM sobre o missionário transcultural;
Termo de compromisso do missionário;
Cópia do termo de parceria junto a agência enviadora;
 
 
Art. 25º. O projeto, depois de examinado pela diretoria do DeMi, é encaminhado com parecer a MEAN para homologação.
 
 

CAPÍTULO V
 
Dos missionários
 

Art. 26º. Os missionários apoiados pelo DeMi se comprometem a:
 
Dar bom testemunho do evangelho no campo de suas atividades, tudo fazendo para que nenhum escândalo venha a ocorrer relacionado à sua pessoa ou família;
Cuidar bem de suas finanças para que ninguém levante suspeita ou acusações;
Não se ausentar do campo sem motivo justificável, fazendo sempre comunicação ao DeMi;
Manter o DeMi, pastor da igreja e a direção da organização missionária a que o campo está vinculado, ciente de todos os assuntos que julgue importante para o bom andamento do projeto sob sua responsabilidade;
Enviar mensalmente, os relatórios das atividades desenvolvidas e os pedidos de oração ao DeMi e igreja(s) mantenedora(s);
Acatar as decisões do DeMi procurando refletir e oferecer sugestões sobre os pontos positivos e os negativos, sem murmurar, acusar ou tomar atitudes inconvenientes.
Participar de reciclagens;
Preencher regularmente o formulário de Instruções de Emergência para o DeMi, para que o mesmo saiba o que fazer quando ocorrer tal necessidade.
 
 
§ O DeMI reconhece o valor de missionários leigos, desde que se submetam as orientações do DeMi e reconheçam suas limitações dentro do projeto que está envolvido.
 

Art. 27º. Categorias de missionários.
 
Missionário Nacional é aquele que atua nos projetos missionários, desenvolvidos pela ICEB ou em parcerias, visando à pregação do evangelho e expansão de igrejas da ICEB, onde não há barreiras geográficas, culturais e lingüísticas.
Missionários Transculturais é aquele que atua nos projetos missionários, desenvolvidos pela ICEB ou em parcerias, visando à pregação do evangelho e expansão de igrejas da ICEB, onde há barreiras geográficas, culturais e lingüísticas.
Missionários de Base é aquele que atua junto às bases das organizações missionárias nacionais e transculturais, dando assistência aos missionários de campo e a funcionalidade administrativa da organização.
 
 
Art. 28º. Norma para retirar-se do Campo Missionário.
 
Toda e qualquer ausência do missionário de seu campo deverá ser comunicada com antecedência ao DeMi, por escrito e sua saída se dará mediante autorização do DeMi..
Saídas Convencionais do Campo Missionário.
Reciclagens;
Divulgação de projetos;
Conferências Missionárias;
Férias;
Licença temporária;
Tratamento de Saúde
Compromissos denominacionais
Art. 29º. Será admitido como missionário(a) junto ao DeMi aquele(a) candidato(a) que:
For apresentado(a) apto(a) pelo DM através de carta de recomendação.
For recomendado pela igreja enviadora através de declaração reconhecendo o chamado missionário do(a) candidato(a).
Estiver vinculado a um projeto missionário nacional ou transcultural
For aprovado na entrevista junto a Diretoria do DeMi.
Art. 30º. Desligamento de missionário
Pelo DeMi: Poderá ser desligado do quadro de missionários do DeMi todo aquele que não estiver dentro dos princípios e da filosofia de trabalho da ICEB.
Pela igreja mantenedora: Poderá ser desligado do quadro de missionários do DeMi todo aquele que não estiver apto pela igreja mantenedora.
Pelo missionário: Seu pedido de desligamento deverá ser encaminhado, por escrito, ao DeMi, apresentando sua justificativa.
Todos os casos de desligamento serão efetivados após reuniões de avaliação do DM e DeMi.
 
 
CAPÍTULO VI
 
Do Conselho Missionário e Igrejas
 

Art. 31º. As Igrejas locais serão incentivadas a criar seu conselho missionário, o qual terá as seguintes atribuições:
 
I - conscientizar a Igreja de que missões é tarefa prioritária da Igreja local;
 
II - informar ao DeMi, via seu representante regional, a abertura de um novo campo missionário e envio de missionários transculturais;
 
III - estar aberto à participação com outras igrejas em consórcios para abertura e manutenção de novos campos em qualquer área geográfica abrangida pela ação missionária da ICEB;
 
IV - atuar em estreita ligação com o DeMi, mantendo-o informado de suas atividades;
 
V - incentivar a Igreja a se envolver com missões da seguinte forma:
 
a) realizando anualmente a sua Conferência Missionária;
 
b) separar painel ou mesmo sala para missões, expondo mapas, cartas e fotos dos missionários mantidos pela Igreja;
 
c) fazer assinaturas de revistas missionárias;
 
d) manter uma verba específica para missões, com o levantamento de ofertas mensais;
 
e) elaborar projeto de missões com alvos específicos;
 
f) promover reuniões de orações regulares, especialmente para interceder por projetos e missionários;
 
g) adotar projetos e missionários nacionais e transculturais, quando possível.
 

CAPÍTULO VII
 
Convênios com Agências Missionárias
 
 
Art. 32º. O DeMi não adotará exclusividade, em seus projetos missionários, com Agências Missionárias.
 

Art. 33º. Para se firmar convênio com as Agências Missionárias, o DeMi estudará os termos de compromisso apresentados pelas mesmas através de formulário próprio.
 

Art. 34º. O missionário da ICEB poderá ser adotado como “missionário da agência enviadora” sem nenhuma implicação no seu relacionamento (missionário/Igreja).
 
 

CAPÍTULO VIII
 
Das Disposições Gerais
 

Art. . Revoga-se as disposições contrárias.
 

Art. . Os casos omissos neste Regimento serão resolvidos pela diretoria do DeMi.
 

Art. . O presente Regimento, aprovado pela MEAN, só poderá ser reformado, no seu todo ou em parte, pelo DeMi e MEAN, homologado em Concílio Nacional.
 
 
 

Anápolis, 29 de novembro de 2008.
 
 
 

Carlos Eduardo Mello Barbosa
 
Presidente da MEAN/ICEB

O Cristão Evangélico, Ano 30, nº 04/2009 D E PA R TA M E N T O M I S S I O N Á R I O

Departamento Missionário Fone: (62) 3318.2092 E-mail: secretarioexecutivo@iceb.com.br

MISSÕES NACIONAIS

ICE Natal (Pr. José Ailton e família) – Deus tem derramado muito sua misericórdia sobre nós e nossa igreja tem impactado a cidade. Temos procurado qualificar professores para a EBD e ensinar a Palavra de Deus a todas as idades. Estamos nos preparando e organizando uma cantata de Natal, bem como um coral para festejarmos o final do ano, num momento de confraternização e comunhão. Temos tido conversões e isto tem trazido ânimo à igreja. No louvor, Deus nos presenteou com a conversão de um casal de músicos profissionais que, com seu trabalho na igreja, estão dando outra vida aos cultos. Uma vez por mês realizamos um culto para toda a família e muitos familiares de irmãos têm se convertido a Jesus. Louvamos a Deus por tudo e sabemos que muito mais coisas serão realizadas.

ICE Araputanga (Pr. Humberto Batista e família) – A igreja está experimentando um tempo de crescimento e comunhão amorosa entre os irmãos. Realizou um culto especial das crianças onde apareceram mais de vinte cinco crianças acompanhadas dos pais. Novamente vimos uma igreja com uma quantidade pequena de irmãos no trabalho, mas uma igreja grande em voluntariado e esforço na obra do Senhor. O grupo de evangelismo terminou a etapa de teoria em sala, agora estamos desejosos de irmos pra prática. A construção deu uma parada devido a recursos insuficientes e estamos esperando entrar um pouco mais. Estamos nos preparando para as festas do final de ano. Agradecemos a todos que têm se envolvido conosco nessa batalha de abrir igreja e sabemos que os irmãos têm lutado muito pra honrar seus compromissos por isso temos orado ao Senhor que em tudo pode nos abençoar.

ICE Rondonópolis (Pr. Izalkennedy e família) - O fim do ano se aproxima e uma série de expectativas são geradas na vida de muitas pessoas. Uma delas é irmos a Mossoró em janeiro de 2010 rever nossos familiares. Quanto à igreja, no mês de agosto começamos a fazer reuniões específicas com casais e já temos cinco casais casados frequentando assiduamente nossa congregação. Continuamos acreditando que em breve teremos uma igreja mãe. As ICEs de Cezarina e Iporá estão estudando a possibilidade de uma parceria para este fim. Nossos pedidos de oração: 1.Por homens e mulheres comprometidos com Deus; 2. Pela saúde espiritual e financeira da ICE Rondonópolis; 3. Que tenhamos o privilégio de sermos adotados por alguma igreja; 4. Por um amor intenso dos irmãos pelo Senhor e Serviço cristão; 5. Pelo Ministério de casais & Famílias com Cristo.

ICE Shekinah (Prs. Gustavo e família, Alex César) - Com o tema “uma visão, um sonho, uma realidade” celebramos, em grande estilo, o 1º aniversário da ICE shekinah - São Luis do Maranhão. Foram dias de grandes celebrações. Estiveram presentes conosco, além de inúmeros amigos e irmãos em Cristo, uma caravana de Imperatriz, da ICE Emanuel, com o seu pastor Adaías Macedo que foi o preletor. Recebemos por batismo 4 irmãos e por transferência 2. Hoje somos 70 congregados, sendo 23 membros. A Deus toda honra e glória! Nossa gratidão a Deus e também a todos que oram e contribuem conosco. Você também faz parte dessa história. Parabéns! Nossos desafios nesse novo ano são: alugar um salão mais amplo; aprovarmos e registrarmos os estatutos da igreja, dando possibilidade assim de termos o nosso número do CNPJ e também a nossa conta bancária; consolidarmos o trabalho local através do discipulado e pequenos grupos. Grandes bênçãos; 23 novos membros; aquisição de um imóvel. Continuem conosco!

ICE de Xinguara – Pa (Pr. Hélio Araújo e família) - Em parceria com a MEAN e MEAR-VT abriu oficialmente o Campo Missionário de Canaã dos Carajás-Pa. Foi uma viagem de 100 Km com 46 pessoas que puderam sentir o calor missionário e a expectativa de participarem da abertura de uma igreja. Fomos recebidos em Canaã pelo Pr. Geraldo Cândido, sua esposa Leile, sua filha Débora e alguns irmãos de origem Cristã Evangélica que estão na cidade e que irão congregar naquela igreja. O culto de abertura foi muito alegre sendo o louvor ministrado pela equipe da ICE Xinguara. O irmão Epifânio Marques Filho, fundador da ICE Xinguara em 1978, hoje com 88 anos também estava presente neste trabalho. O Pr. Geraldo que é o obreiro do Campo Missionário pregou e nós oramos abrindo oficialmente o trabalho. Pedimos aos leitores deste jornal que orem por este Campo Missionário. Estamos muito animados com o mesmo e cremos que Deus está conduzindo o projeto.

ICE Recife (Pr. Ronaldo Corcelli e família) – Pastor, família e igreja encontram-se muito felizes pois foi realizado o1º Batismo no dia 29 de outubro de 2009. Foram batizados 5 irmãos e nesse dia se converteu mais uma pessoa. Já temos mais 4 irmãos para serem batizados. Gloria seja dada a Deus por tão grande bênção! Não existe nada melhor do que ver pessoas confirmando sua caminhada ao lado de Jesus, entregando suas vidas a Ele. É bênção e muita alegria!

ICE Itaberaí (Ed. Cristã Maria de Lourdes e Edson de Campos) - Graças a Deus a igreja neste ano teve um bom desenvolvimento. No 2° semestre chegaram para a igreja algumas pessoas novas. Conta também com o trabalho do seminarista Alan Antônio. E visitas de alguns pastores, irmãos e irmãs como o Pr. Abrão no dia 20 de setembro, na E.B.D e no culto de ação de graças pelos dez anos de casamento de Lourdes e Edson; Mulheres em Ação e irmãos da ICE Sanclerlândia, no dia 30 de setembro e o Pr. Natalício, no dia 08 de novembro no culto de aniversário da igreja. A visita destes irmãos muito nos enriqueceu. A igreja agradece pelo apoio, Deus abençoe a todos. No mês de dezembro, o casal de obreiros volta para Campo Grande-MT, mas deixa seu amor, carinho e gratidão à igreja local, MEAR, MEAN e a todos os irmãos que nos apoiaram. Muito obrigado!

MISSÕES TRANSCULTURAIS

Miss. Luciano e família (Projeto Índia) - Deus como sempre tem feito maravilhas em nosso meio. A cada dia nos surpreende e creio que muito ainda esta por vir. É claro que o inimigo também tem tentado de várias formas nos fazer desistir, pois as lutas também têm sido muitas, mas a vitória já foi conquistada na Cruz e por isso estamos firmes guardando as promessas em oração. Toda a família está bem, graças a Deus. No mês de outubro começamos o programa de alimentação para as crianças; temos alimentado por volta de 47 por dia com o almoço, graças a uma oferta de uma irmã de Goiânia. Também provemos os lanches e o transporte para os dias de jogos. Organizamos um “football camp” para 200 crianças. Esse ano já é o terceiro que trabalho com as mesmas crianças. Algumas delas já fazem parte da escolinha de futebol. Temos tido bons resultados no campeonato estadual, estando em primeiro ou em segundo lugar. Deus tem nos honrado muito, toda Glória a Ele! Iremos discipular 4 meninos que fazem parte da escolinha desde quando a começamos. Estamos planejando uma festa de natal, quando iremos aproveitar a oportunidade e convidar todos os familiares das crianças para falar-lhes de Jesus.

Miss. Márcia Morais (Projeto Índia) - Não consigo nem acreditar que já estou na terra do pôr-do-sol. Em todas as coisas posso ver a bondade do nosso Pai, que com Sua graça e mão poderosa me guia, cuida de mim e se encarrega de cada detalhe! Por isso, fica aqui minha gratidão a Ele, a quem servimos juntos! Mas também quero agradecer a você que orou para que desse tudo certo na minha viagem e chegada! Saiba que o Pai realmente atendeu suas orações! Nossa equipe compõese de 11 adultos e 10 crianças. E o que mais me impressionou foi ver o quanto as crianças são uma parte ativa da equipe! Vocês não imaginam como é lindo vêlas orar, compartilhar seus pensamentos e participar atentamente das mensagens nas nossas reuniões! Recomecei as aulas de árabe. Todas as quartas vou para a capital turística e tenho uma aula de vocabulário religioso de manhã em grupo (para aprender a contar histórias do nosso Livro) e à tarde tenho uma aula individual, também com histórias. Ore pelos contatos que farei aqui. Para que o Pai me leve às pessoas certas, que haja amizades edificantes e que Ele me leve àqueles que estão famintos e sedentos d'Ele!

Pr. Nidovaldo e Helaine (Projeto Moçambique) - Dia a dia Deus tem confirmado em nossos corações que finalmente chegamos à terra que a nós foi prometida. A espera não foi fácil. Nossa jornada até o Continente Africano foi marcada por duras batalhas. Vencidas somente pela poderosa mão de Nosso Senhor Jesus, aliás, como tudo em nossa vida. Desembarcamos em Harare, capital do Zimbabwe, dia 6/10, nossa primeira parada, antes de seguirmos para África do Sul e depois então, em definitivo, para Moçambique, em janeiro de 2010. Mas hoje, de forma muito especial desejamos compartilhar com vocês nossas mais profundas e valorosas descobertas que estão diretamente relacionadas com o trabalho executado pela primeira equipe, que aqui chegou. Ouvimos de cada nova pessoa que conhecemos, o quanto estes pioneiros trabalharam e deixaram suas marcas, principalmente no coração deste povo. Todos, compartilham da mesma opinião. “O Brasil mandou para cá, um time de heróis”, e cada um, deixou aqui, marcas profundas, que são reconhecidas e lembradas por este povo, que agora também temos o privilégio de servir. E nós também não podemos deixar de expressar nossa gratidão, por tal trabalho; os marcos deixados aqui permaneceram como testemunhas de uma equipe, que obedeceu a voz de Deus e ousou atravessar o oceano seguindo a Sua voz. Os amados e insubstituíveis Pr. Carlos, Arlete e Tiago estão no coração de todos aqui, e são carinhosamente lembrados! Em especial, desejamos agradecer ao casal Pr. Gilvane e Kelley - o trabalho deles aqui foi tão importante para nós, como também para todos os demais missionários de outras igrejas e missões que aqui chegaram. Posso dizer que a África ficou mais triste sem esta família tão querida por todos! Hoje uma nova equipe está sendo reunida em Moz., lá já estão o Pr. Enoque e sua esposa Eliane. Nós, em breve chegaremos. E no Brasil encontra-se em fase de levantamento de sustento a Ed. Cristã Keily Cristina, residente em Goiânia, e que esperamos, em breve, juntar-se a nós em Moçambique. Para nós é muito importante reconhecer que nossos caminhos, tornaramse menos sinuosos, porque antes de nós, Deus trouxe para cá, um grupo de pecadores, como eu e você. E através de seus erros e acertos esta equipe, deixou aqui, um legado digno de heróis, e por tais feitos, eles são merecedores de nosso respeito e admiração. Quanto a nós, esperamos em Deus que também sejamos capazes de deixar aqui, não só, nosso suor e lágrimas, mas principalmente um legado que esteja a altura desta primeira equipe, e que acima de tudo glorifique o nome de nosso Deus!

Pr. Humberto Alencar e família (Projeto Uruguai) - A ICE de Treinta y Tres passa por um período muito saudável de crescimento e unidade, já somos bem conhecidos na cidade e Deus está abrindo muitas portas para evangelismo. Nos dias 18 a 20 de setembro tivemos o congresso de mulheres na igreja de Rio Branco, onde nossa igreja participou com um grupo de seis irmãs. No dia 20 de setembro realizamos o culto da primavera com a participação de todos os irmãos, foi uma linda festa de celebração. Visitamos a Igreja Congregacional de Pasos de los Toros nos dias 3 e 4 de outubro; Giane pregou para as senhoras e eu para os adolescentes e crianças e no culto a noite. Domingo 11 de outubro, visitamos a igreja de Melo; levamos 22 irmãos e nossa igreja participou com coreografias, coral, período de louvor e pregação. Foi uma semana de ações de graça pelo inicio do Evangelho no Estado de Cerro Largo. Nos dias 30/10 a 02/11 tivemos o congresso de jovens na cidade de Piriapolis no qual jovens das cinco igrejas participaram e o pastor Claudio juntamente com sua esposa foram com cinco adolescentes da igreja. Dias 20 e 21/11 tivemos a visita da OM (Operação Mobilização) e organizamos uma linda reunião com todas as igrejas evangélicas da cidade. De 10 a 13/12 teremos a exposição de artesanatos, são vários produtos produzidos por pessoas do bairro, alunos da Lydia. Estamos preparando uma linda festa de natal e ano novo.

Pr.Cláudio e Patrícia Vicentini (Projeto Uruguai) - É gratificante olhar para trás e ver todas as realizações de Deus aqui em 33. Sonhos realizados, a igreja crescendo, metas e alvos para o futuro, a fidelidade de mantenedores e intercessores. Tudo isso me faz agradecer a Deus por todas as suas bênçãos dispensadas a nós. Nos últimos meses realizamos o dia do adolescente. Um dia de alegria em que puderam compartilhar experiências, estreitar amizades e experimentar o amor de Deus em suas vidas. O resultado foi muito bom. Agora estamos planejando um dia em que os pais desses adolescentes estejam presentes e junto com os filhos possam conhecer a igreja e o trabalho desenvolvido com seus filhos. De 30 de outubro a 02 de novembro aconteceu o acampamento nacional dos jovens, que por aqui envolve as cinco igrejas da denominação. Foi uma bênção levar 5 adolescentes ao acampamento e ser testemunha do mover de Deus em suas vidas. Obrigado pelo carinho, aos irmãos que tem orado, contribuído, e sonhado comigo nesse ministério. Ele não é meu e sim nosso, eu aqui no Uruguai e os irmãos aí no Brasil e juntos levando a Glória de Deus àqueles que não conhecem a Jesus.

Pr. Nelson Martins (Projeto Ásia) - Precisa das suas orações para que Deus mostre o caminho que deve tomar. Uma carta convite foi enviada pelos nossos parceiros- TEAM, para que Nelson possa dar entrada em um visto de visitante. Assim, ele poderá visitar esse país por 3-6 meses antes de retornar ao Brasil onde irá aguardar o visto de longo-prazo. O Nelson anuncia que está namorando pela internet uma linda moça de São Jose dos Campos e pensando seriamente num futuro de missões junto com ela. Ele comunica que o seu chamado para missões está cada dia mais forte!.

Participe! Envie-nos seu comentário _ www.uniaonet.com/email.htm
Free counter and web stats
zEste contador - monitora somente páginas atualizadas a partir de SET/2009