Pr.Gedeão entregando a direção do Departamento Ministerial, após apresentar o Relatório.
DELATÓRIO DO DEPARTAMENTO MINISTERIAL
Período março/99 a 31 janeiro de 2001

Ao XII Concílio Nacional da ICEB
Queridos irmãos,
Constituiu para mim elevada honra ter servido a Deus, através do serviço prestado aos pastores da ICEB ao longo desses últimos anos. À guisa de relatório devo dizer que o desempenho de uma função é difícil, digo até impossível, descrever a essência do que se faz na intenção de serviço a Deus. Somente Ele poderá avaliar a retribuir na sua majestosa justiça. No entanto, cumpro o dever de informar aos Conciliares, um extrato das atividades desenvolvidas pelo Diretor do Departamento, no período compreendido entre março/99 a janeiro de 2001.

Resumo Financeiro
do ano
RECEITAS
1999
Simpósio Pastores 24,41%
Cota da MEAN 73.34%
Outras 00.27%
Total 100.00%
DESPESAS
Telefone 03.24%
Mat.Exp./Correio 02.40%
Transporte/Viagens 10.04%
Pessoal 03.85%
Simpósio Pastores 29.14%
Atualização Teológica 06.09%
Ajuda Pastoral 33.18%
Assist.Social 05.50%
   
   
Total 10.000%
Saldo inicial 1999 em R$
696,95
Saldo inicial 2000 em R$
2.298,79

Obsv:Fonte Relatório apresentado pelo DM no XII Concílio (Tesoureiro : Francisco F Rosa e Contador Esmelo G Barreto)
1.Trabalhamos apenas com percentual por motivos de segurança, apenas para passar a informação da origem dos recursos e onde os mesmos foram aplicados.

2.Maiores esclarecimentos nos escreva iceuniao@uol.com.br , o que não soubermos comprometemos a buscar informações.

I - Expediente do Diretor - 0 Departamento Ministerial mantém um Escritório no Centro de Convívio Pastoral (sede da MEAN), onde atende as necessidades do Quadro Ministerial; atuando na parte de sustentação administrativa, respondendo a consultas feitas por pastores, escrevendo aos pastores, atendendo telefonemas, assessorando o Presidente da MEAN nas solicitações referentes a pastores etc. 0 expediente a de 2° a 6a. feiras nos horários das 9:00 as 12:00 horas e menos freqüentemente das 14:30 as 17:30 horas.
II - assistência aos Pastores Devido a extensão territorial e a grande quantidade de pastores a serem assistidos pelo Departamento Ministerial, foram criadas Secretarias Ministeriais Regionais para acompanhar os pastores em suas necessidades a apoiá-los tanto pastoralmente, quanto eclesiasticamente. O Departamento Ministerial esteve assim presente durante estes últimos dois anos junto a cada pastor através do Secretario Ministerial. Aproveito a oportunidade para agradecer de público os pastores Jesse Ferreira Bispo (São Paulo), Marcos Vinícius de Oliveira, Paulo Chaves Barbosa (Vale Paraíba), Silas Viegas, Carlos Bastos (DF), José Carlos Costa, Vanderli Alves Neto (Centro Norte), Hudson Faria Santos (Centro Sul), Renildo R.. Santos (Imperatriz), Jesse Parreira, Roberval Coelho (Centro Oeste), o quais atuaram como secretários ministeriais a me ajudaram a carregar o cargo.
III - Entrevistas com Pastores - Recebemos constantemente pastores e oficiais de igrejas para tratar de assuntos do interesse ministerial a denominacional
IV. Contatos telefônicos - Usamos intensamente o telefone para conversar com pastores, ora por incitava minha, ora por iniciativa dos interessados
V - Aconselhamentos - 0 Diretor do Departamento Ministerial atendeu, pessoalmente ou por telefone, alguns estagiários que enfrentando dificuldades em seus pastorados, recorreram ao Departamento em busca de aconselhamento.
VI - Apoio Pastoral
- Nesse período de tempo o Diretor, quando tomou ciência da carência de obreiros, procurou de alguma maneira estar presente, seja fisicamente ou por telefone. Esse apoio também se manifestou através de ajudas financeiras autorizadas pela MEAN
VII - Participação em reuniões
0 D.M. procurou, dentro do possível, estar presente em reuniões do interesse ministerial, nas varias instâncias.
VIII - Correspondências emitidas
Este expediente foi amplamente utilizado para contatos, informações e posicionamentos do Diretor do D.M.
IX - Viagens realizadas
Várias viagens foram realizadas a serviço do Departamento
X - Casos disciplinares Infelizmente neste período o D.M. foi acionado para verificação de alguns casos de disciplina ministerial. Cada caso foi submetido a apreciação da MEAN que no uso de sua competência arbitrou a disciplina adequada.
XI - Centro de Convívio Pastoral
O Centro de Convívio Pastoral (CCP) foi utilizado com bastante freqüência para encontros, hospedagem de pastores, reuniões da MEAN, reuniões de várias instituições denominacionais, encontros especiais de igrejas etc, justificando assim plenamente o investimento de sua reformas, realizada em fins de 1998.
XII - I Encontro de Estagiários
Dentro da nova estratégia de acompanhamento de Estagiários, o D.M. fez realizar no dias 20 a 21 de maio/99, o I Encontro de Estagiários. Foi compensador; entendemos que é o melhor caminho para a formarção de uma geração de obreiros mais integrada
XIII - Encontros de Secretários Ministeriais:
1- No dia 19 de abril/1999, o I Encontro de Secretários Ministeriais.
2- No dia 7 de abril/2000, o 11 Encontro de Secretários Ministeriais, com a presença de todos os Secretários Ministeriais.
3- Nos dial 8 e 9 de junho/2000 o III Encontro de Secretários Ministeriais para debater o Documento Diretriz de Ação Ministerial
XIV- VI Simpósio de Pastores, Esposas a Educadoras Cristãs
Realizado na cidade de Caldas Novas, nos dias 5 a 7 de novembro de 1999. Tentou-se conjugar momentos de refrigério com as famílias e colegas com momentos de estudos e compartilhamento de amizade. Foram preceptores o Dr. Shed com 4 palestras de reflexão em Efésios, e a Dra. Lícia que nos proporcionou momentos agradabilíssimos de confraternização em grupo e oportunidade de verbalizar um pouco de nossa vida para um melhor conhecimento mutuo. Também tivemos oportunidade de conhecer melhor algumas propostas de implantação nas igrejas da ICEB do sistema de pequenos grupos. Tivemos uma excelente participação dos pastores a famílias, com cerca de 80 obreiros, 52 esposas e 32 filhos de pastores num total de 164 pessoas..
XV- Retiro Espiritual Nacional de Pastores, Esposas a Educadoras Cristãs 2000
Realizado no Seteceb nos Dias 1 a 4 último. Registramos a presença de 137 pessoas, contando pastores, esposas a educadoras. O tema "Buscando amizades mais profundas" foi conduzido pelos preceptores: Rev. Carlos Osvaldo Pinto, reitor do Seminário Palavra de Vida e Rev. William Bacheller Jr. Professor Residente no Seteceb.
XVI- Regimento do Departamento Ministerial
Foi submetido a aprovado pela MEAN o Regimento do D.M. para se adaptar as reformas do estatuto a regimento da ICEB por ocasião do Concílio de Serra Negra SP
XVII- Diretriz de Ação Ministerial
O climax de nossa atuação no Departamento Ministerial, sem dúvida alguma, foi aprovação pela MEAN de um documento preparado por nós e longamente amadurecido pelo ministério da denominação. Trata-se do regulamento que disciplinar a conduta dos pastores a educadoras cristãs no desempenho de seu ministério.
XVIII - Situação atual do Quadro de Ministros da ICEB O quadro de Ministros da ICEB, consta hoje de 226 obreiros, sendo: 145 ministros ordenados; 26 Pastores provisionados; 21 Educadoras Cristas; 21 pastores em período de estagio a 13 ministros jubilados. Do total de membros do Quadro Ministerial: 168 efetivos estão em pastorados de igrejas, 21 em período de estágios nas igrejas; 20 obreiros em função homologada (atividade ministerial reconhecida pela denominação.), 4 obreiros em período de licença. a 13 obreiros aposentados.

Anápolis, 31 de janeiro de 2001

Gedeao Ferreira de Morais
Diretor do D.M.

 

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br

Feche a janela ou clic aqui p/ voltar ao índice