MATÉRIA - INTRODUÇÃO A
TEOLOGIA do ANTIGO TESTAMENTO
A
FORMAÇÃO DO CÂNON DO AT Os livros do Antigo Testamento
que compõe o cânon foram escritos entre 1400 e 400 antes de Cristo. Esses livros
foram inspirados por Deus e cremos que o mesmo Deus iluminou o seu povo para
reconhecimento dos livros inspirados entre outros livros religiosos
antigos(João 7.17; 1 Coríntios 2.12-13). Portanto, "se reconhece o papel
da providência de Deus quanto à origem, seleção e coleção destes
escritos. É por esta razão que os livros do Antigo Testamento existem em número
de 39, como temos, nem mais nem menos.
O PENTATEUCO Chama-se
"Lei de Moisés" ou Pentateuco, ou simplesmente Torah, ao conjunto dos
cinco primeiros livros da Bíblia, que são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e
Deuteronômio. .A autoria do Pentateuco é atribuída a Moisés, que o escreveu sob
inspiração divina. O Pentateuco contém a
história do Homem, a origem do povo hebreu e toda sua legislação civil e
religiosa, finalizando com a morte de Moisés.
GÊNESIS O primeiro livro do Pentateuco chama-se Gênesis, isto
é, "origem" e em hebraico, "Bereshit" que significa
"no princípio". Esses títulos são adequados a um livro que trata da
criação do mundo, das origens do gênero humano e da iniciação da história do
povo hebreu. O livro está dividido em três partes: a primeira trata do
princípio do Mundo e da Humanidade(cap.1-12); a segunda, da vida
patriarcal(cap.12-36) e a terceira, da história de José. As primeiras palavras
do Gênesis, que tratam da Cosmogonia, são cheias de solene majestade, sem
adornos, sem fantasias inúteis e impressionam justamente por isso. Somente Deus
existia naquele tempo, com a sua Onipotência e a sua vontade de criar o mundo.
Os primeiros capítulos do Gênesis encerram em si os profundos princípios e
mistérios da Criação.
ÊXODO O segundo livro do Pentateuco chama-se em hebraico,
"Shemót"(nomes) e em grego, "Êxodo",(Saída), pois um dos
principais acontecimentos nele narrados é a saída do povo de Israel do Egito.
Este livro pode ser dividido em duas partes: uma histórica e outra legislativa.
A histórica, trata da vida dos "Bené Yisrael" no Egito; da infância,
vocação e missão de Moisés; da libertação do povo, sua peregrinação pelo
deserto e a construção do tabernáculo. A parte legislativa contém uma série de
leis civis, morais e religiosas, principalmente o "Decálogo" ou
"Dez Mandamentos", que se tornaram leis universais para toda a
humanidade.
LEVÍTICO "(livro da lei dos sacerdotes). O livro só trata dos Levitas esporadicamente,
dedicando a maior parte aos "Cohanim"(sacerdotes) e ao culto em
geral. Chamaram-no assim, talvez, porque Aarão e seus filhos, os sacerdotes,
pertenciam a tribo de Levi (Nm 8.5-26).
NÚMEROS O
quarto livro da "Lei de Moisés" foi denominado, em hebraico
"Bamidbar"(no deserto) pois nele está narrada a história dos
israelitas em sua larga permanência no deserto. Denominou-se também (Livro dos
Censos), pelos diversos censos incluídos nos seus primeiros capítulos.
DEUTERONÔMIO O quinto e último livro da "Lei de Moisés"
denominou-se em hebraico "Devarim", o que significa
"palavras", pela razão de começar este livro com "Elle
Hadevarim"(Estas são as palavras). Denominou-se, também "Mishné
Torah", palavras encontradas neste livro(cap.17,18) e que foram explicadas
no Talmud(Sanh. 21) como "Segundo livro de Torah" que o rei de Israel
levava consigo, além daquele que ficava guardado nos seus arquivos. A versão
grega traduz estas duas palavras: "Mishné Torah", como To deutoronomion(a
segunda lei).
O LIVRO DE JOSUÉ Com este livro começa a segunda divisão do Antigo
Testamento. Segundo o arranjo do cânone judaico, Josué é o primeiro livro da
divisão chamada de Os Profetas, e faz parte de sua primeira subdivisão,
designada "Os Profetas Anteriores" para distinguí-los dos livros
proféticos que são encontrados posteriormente no Antigo Testamento, sob os
nomes de homens profetas.
LIVRO DE JÓ
- O livro faz parte da terceira divisão chamada de Os
Escritos. Os primeiros dois capítulos e 42.7-17
foram escritos em prosa, enquanto todo o resto do livro é da mais elegante e
desenvolvida poesia.
A cidade de Nínive, , foi edificada por Ninrode, bisneto de Noé.
(Gn.10:1,6,8-11).
A expressão "Não Temais" aparece na Bíblia 366
vezes.
A primeira citação da redondeza da terra confirmava a ideia de
Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a
Bíblia. (Isaías 40:22)
Davi, além de poeta, músico e cantor, inventou diversos
instrumentos musicais. (Amós 6:5) .
O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua
pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24:13 - 18, João19:25)
O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (At.
11:26, At. 26:28 e I Pedro 4:16)
A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos
Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes
na epístola.
Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios
19:17)
O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos
aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2:4)
A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica
detalhada. (Habacuque 2:2)
Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem.
(Juízes 16:19)
A Bíblia é uma verdadeira biblioteca de 66 livros,
divididos em duas partes : Velho Testamento com 39 livros e Novo Testamento com
27 livros. Trabalharam nesses 66 livros, quarenta pessoas. Cada escritor
manifesta o seu próprio estilo e características. Entretanto, há na Bíblia um
só plano, que de fato nos mostra um só autor divino, guiando os humanos.
Há 1.040 citações de referências ao
Velho Testamento no Novo.
Cristo
é o tema do NT. Ele que é a super-esperança do Velho é o super-fato do Novo. A
expectativa do Velho tornou-se a experiência do Novo. A previsão transformou-se
1. Os Evangelhos |
04 |
2. Livro histórico |
01 |
3. As Epístolas |
21 |
4. Livro profético |
01 |
Total |
27 |
Divisão do Novo Testamento
Segundo a ordem na Bíblia:
O NT foi escrito na sua maioria em grego. O grego
usado foi “Koiné” e não o clássico.
Algumas palavras foram escritas em aramaico . Ex: Mt 27:46 - “Elií, lama,
sabáctani”; Mc 5:41 - “Talita Cumi”; Mc
7:37 - “Efata” ; I Cor 16 : 22 - “Maranata” ; Rom 8:15 - “Abba”.
Autores
que eram apóstolos: Mateus, João, Pedro, (Paulo - Ef 1:1, Gl 1:1)
Epístola
que Paulo escreveu em sua 1ª prisão em Roma: Efésios, Filipenses, Colossenses,
Filemom.
Epístolas
Pessoais : 1ª 2ª Timóteo, Tito, Filemom, 2ª 3ª João.
Livros
pessoais: Lucas e Atos.
Síntese do Novo Testamento
1. Os Evangelhos – Questão central : a carreira terrena
de Jesus Cristo, o filho de Deus humano.
2.
Atos - Propagação do Evangelho. Os
resultados da morte e da ressurreição de Cristo, com a propagação das “Boas
Novas” por impulso e liderança do Espírito Santo, começando em Jerusalém,
Judéia, Samaria e até os confins da terra.
3.
Epístolas - explicação do Evangelho. As explicações e os conselhos dados pelos
apóstolos às igrejas cristãs, ainda no berço, onde são fixadas as doutrinas que
devem ser cridas, vividas e defendidas pelo cristão de todos os séculos.
4.
Apocalipse – consumação. Sob a forma simbólica de grandiosas visões, a predição
infalível de como o Reino de Deus haverá de tornar-se uma realidade sobra a
terra, por ocasião do Milênio; e como em seguida, o Senhor restaurará céus e
terra, devolvendo, assim, o Paraíso aos remidos ao preço do sangue de
Deus-homem, Jesus Cristo.
OS QUATRO
EVANGELHOS EM CONJUNTO
A primeira pergunta que surge : por
que há quatro Evangelhos, especialmente quando os três primeiros parecem
abranger quase o mesmo assunto? A
primeira resposta é porque Deus assim o
quis: mas podemos acrescentar que existem razões claras para Deus ter feito
isso. Nos tempos apostólicos, existiam quatro classes representativas do povo-
judeus, romanos, gregos e um corpo tomado das três classes- a igreja. Cada um
dos evangelistas escreveu para uma dessas classes, adaptando-se ao seu caráter,
às suas necessidades e ideais.
Mateus, sabendo que os judeus aguardavam ansiosos a vinda do
Messias prometido no Antigo Testamento, apresenta Jesus como o Messias.
Lucas escrevendo para um povo culto, os gregos, cujo ideal
era o homem perfeito, faz com que o seu livro focalizasse a pessoa de
Cristo como a expressão desse ideal.
Marcos escreveu aos romanos, um povo cujo ideal era o poder
e o serviço, e ele descreveu Cristo como o Conquistador Poderoso.
João tinha em mente as necessidades dos cristãos de todas
as nações e assim apresenta as verdades mais profundas do Evangelho, entre as
quais mencionamos os ensinos acerca da divindade de Cristo e do Espírito
Santo.
Os primeiros três Evangelhos são chamados
sinóticos, porque fornecem um vista geral dos mesmos acontecimentos e tem um
plano comum. Enquanto que o Evangelho de João foi escrito em base inteiramente
diferente dos outros três. Existe um relacionamento contrastante entre eles, como
veremos abaixo:
SINÓTICOS |
JOÃO |
Fatos externos da vida do Senhor |
Fatos internos da vida do Senhor |
Aspectos humanos da vida do Senhor |
Aspectos divinos da vida do Senhor |
O ministério na Galiléia (em especial) |
Os discursos particulares (em geral) |
|
O ministério na judéia (em especial) |
Ao tomarmos as nove Epístolas da
Igreja Cristã, veremos que as quatro primeiras enfatizam a Cruz; as três
seguintes a Igreja; as duas últimas o segundo advento do Senhor.
Quanto às Epístolas Cristãs
Hebraica , as duas primeiras salientam a “fé” e as “obras”. As duas seguintes a
“esperança” e o “crescimento”. As outras quatro
(João e Judas) o “amor” e depois “contendas.” Apocalipse fala de
“vencer” e “herdar” .Desde o início até o fim do NT. existe um progresso: o Cristo coroado de espinhos na
cruz vem a ser o Rei coroado de glória
da Nova Jerusalém.
A Igreja que não evangeliza é
biblicamente infiel e estrategicamente míope.
Evangelizar é apresentar
de tal modo a JESUS CRISTO no poder do ESPÍRITO SANTO, que homens se sintam
impelidos a depositar confiança em DEUS através d´Ele aceitando-o como Senhor e
Salvador e servindo-o como Rei, dentro da comunhão da Igreja.
“Evangelização, com efeito, é a difusão por todo
e qualquer meio das boas novas de JESUS crucificado, ressurreto e agora
reinando. A evangelização define nossas
tarefas, define o trabalho que precisamos ter para que a Igreja cresça. A
evangelização é que edifica a Igreja, que faz com que o corpo apareça e dê
testemunho na pessoa de cada crente. A evangelização é a parte essencial da
missão da Igreja.
REFLEXÕES ACERCA DA EVANGELIZAÇÃO - A
principal tarefa da igreja é o evangelismo, que é sair de si mesma. A
evangelização vai além da palavra, ela exige resultados, ela requer
compromisso, tomada de posições, responsabilidade. A banalização da tarefa evangelizadora tem
levado muitas igrejas a se tornarem frias, fechadas em si mesmas, arruinadas
muitas vezes.
Todas as estratégias evangelísticas
tem sucesso quando são inspiradas por DEUS.
Para que uma igreja local cumpra o mandato
bíblico da evangelização, ela necessita de:
·
Membros
responsáveis - Membros que sabem o seu lugar no Corpo de
CRISTO
·
Uma comunidade de
pessoas que testificam do poder de DEUS em suas vidas, através de sua palavra e
ação. Um líder que tenha: visão, unção,
e principalmente AÇÃO.
O SIGNIFICADO DA
EVANGELIZAÇÃO = Objetivos da Evangelização:
Teocêntrico
= a Glorificação de DEUS.
Antropocêntrico
= o homem foi criado para a glória de DEUS. A redenção do homem.
Eclesiocêntrico
= formação da comunidade cristã, células vivas do corpo de CRISTO.
1. Três maneiras pelas quais os novos membros entram em
uma igreja:
a) Crescimento biológico = filhos de crentes.
b) Crescimento por transferência = quando os crentes
mudam de igreja.
c) Crescimento por conversão = quando almas se convertem.
Quanto ao
crescimento da Igreja, pode ser assim
classificado:
1.Crescimento interno = espiritual ; 2.
Crescimento por expansão=ganhar almas
3. Crescimento por pontes=implantação de novas igrejas
Três pontos de vista sobre evangelização.
1. Evangelização de presença = fazer caridade
e ajudar os descrentes em suas necessidades, ou seja, dar um bom testemunho.
2.Evangelização de proclamação = vai além da
presença, ou seja a mensagem do Evangelho é Verbalizada. É tornar conhecidas as
boas novas de JESUS.
3.Evangelização de persuasão = vai além da
presença e da proclamação. Leva o novo decidido até ser um discípulo de JESUS
CRISTO e membro responsável de uma igreja
Evangelização Total = a presença é
a porta de entrada, a proclamação é a janela e por último vem a persuasão, ou o
telhado onde os membros estão sendo edificados.
DEFINIÇÃO CONCLUSIVA DA EVANGELIZAÇÃO:
A Natureza do Evangelismo é a comunicação das boas obras.
O Propósito do Evangelismo é oferecer às pessoas a oportunidade de aceitar JESUS
CRISTO.
O Alvo do Evangelismo é persuadir homens e mulheres a aceitarem JESUS
CRISTO, Senhor e Salvador, servindo-o dentro da comunhão de sua igreja.
A CONCEPÇÃO BÍBLICA DA IGREJA. A Bíblia diz que a Igreja é o corpo de CRISTO. É a
noiva de CRISTO (Ap. 21.9); o rebanho de DEUS (1Pe 5.2); o templo do ESPÍRITO
SANTO (Ef 2:21-22)
A Igreja é o resultado da graça de DEUS.
A dinâmica
do crescimento evangelístico da igreja bíblica
- Koinonia, esta é a palavra que
define a dinâmica do ESPÍRITO SANTOS promovendo o crescimento da Igreja.
1.
PROCLAMAÇÃO – a igreja, depois do Pentecostes, evangeliza
irreprimivelmente.
2.
MULTIPLICAÇÃO DAS
CONGREGAÇÕES CRISTÃS – daí vem o crescimento.
3.
EDIFICAÇÃO DA
COMUNIDADE CRISTÃ – grupo de cristãos que testemunham de CRISTO.
4.
O EXERCÍCIO DOS
DONS ESPIRITUAIS – uma das funções primordiais da comunidade cristã é despertar
e disciplinar os dons do ESPÍRITO SANTO. Os dons também contribuem para a
evangelização.
O ponto de equilíbrio de
uma igreja local é: quantidade de membros, qualidade espiritual e entrosamento
orgânico entre os membros. Portanto, é preciso ter em mente que a igreja local
cresce nestas três dimensões e devemos estar atentos para a voz do ESPÍRITO
SANTO que nos capacitará a equilibrar o crescimento da igreja.
MATÉRIA - TEMOR DO
SENHOR
Salmo 25:14 a
“O segredo do SENHOR é para os que o temem”.
Salmo 33:8,9
“Tema toda a terra ao SENHOR, temam-no todos os moradores do mundo”.
Gêneses 22:12
“... Porquanto agora sei que temes a DEUS e não me negaste o teu filho,
o teu único”.
O
temor ao SENHOR está ligado a soberania
d’Ele, a obediência. O TEMOR ao
SENHOR é o “Sêlo” de nosso compromisso
com o SENHOR. É A OBEDIÊNCIA
COMO ESTILO DE
VIDA.
Obedecemos
porque é um mandamento d’Ele e porque reconhecemos quem ELE é.
= O TEMOR DO SENHOR É A AVERSÃO PARA COM O PECADO.
= TEMOR DO SENHOR É O
RESPEITO, A REVERÊNCIA PELA SANTIDADE DE DEUS, PELO SEU PODER E SOBERANIA E
PELA SUA CAPACIDADE DE ATENDER AS NECESSIDADES HUMANAS.
{ Temor do SENHOR é o entendimento de quem ELE é.}
Pv.29:25 “O receio do homem armará laços mas o que confia no SENHOR será posto
em alto retiro”. Jó 3:25 “...o que eu temia me veio, e o que receava me
aconteceu ? ”.
O medo é diferente do temor do SENHOR. O medo é uma
perturbação de uma idéia de algo que pode acontecer ou não; é mentira. DEUS ESTÁ CONOSCO E NÃO PRECISAMOS TEMER
NADA. No Reino, nós temos todas as armas nas mãos, DEUS as aperfeiçoa. Devemos
colocar nossos medos nas mãos do SENHOR e pedir a ELE que nos ajude/ Temos que
por a nossa fé no SENHOR. O medo tem que
ser retirado da nossa vida. NOSSAS FRAGILIDADES E MEDOS DEVEM SER COLOCADOS
DIANTE DO SENHOR.
TEMOR DO SENHOR:
A) REVERÊNCIA a DEUS
e as coisas sagradas. Ex 3:5; Hb: 12:28,29 ”Porque o nosso DEUS é um fogo consumidor”.
Somos templo onde habita o Espírito Santo de Deus.
B) MANDAMENTO . Dt.13:4 Äpós o SENHOR, vosso
DEUS, andareis, e a ELE temereis”. 1Pe
2:17 “Honra a todos. Amai a fraternidade. Temei
a DEUS. Honrai ao rei”.
C) SABEDORIA Jó 28:28 “Eis
que o Temor do SENHOR é a sabedoria, e apartar
do mal é a inteligência”. Sl. 111:10 “O temor do
SENHOR é o princípio da sabedoria...”. Filipenses 12:12.
O QUE TEME AO SENHOR TEM PALAVRAS SÁBIAS, PENSAMENTOS SANTOS.
D)APARTAR-SE DO MAL/ aversão
pelo pecado. Pv.8:13; Jo 1:1,8; Pv 3:7.
ÁREAS EM QUE O TEMOR DO SENHOR AFETA AS NOSSAS VIDAS:
1O. NOSSOS PENSAMENTOS: Fl.4:8; Cl 3:2
“Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra”.
1.1. PENSAMENTOS DO ALTO: A) Louvor, gratidão, hinos
de louvor e adoração, etc. B) Perdão, é uma decisão a ser tomada e cultivada na
mente (pensar na conciliação e não na desunião). C) Confiança, apendemos a
confiar não só nas pessoas mas principalmente
1.2 PENSAMENTOS DA TERRA: A) inveja, murmuração, ingratidão para com
DEUS; ódio = faz com que a mente fique predisposta aos bombardeios do inimigo;
desconfiança = achamos que todos vão falhar com a pessoa, inclusive DEUS.
1.3 COMO MUDAR
Salmo 19.14 “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do
meu coração perante a tua face, SENHOR, rocha minha e libertador meu!”. Nós devemos confessar nossos pensamentos
maus, depois rejeitá-los e por fim encher a nossa mente com a Palavra de DEUS
orando pelo temor do SENHOR em nossos pensamentos.
Romanos 12:2 Ë não vos conformeis com este mundo,
mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que
experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS”. DEVEMOS
GANHAR A BATALHA EM NOSSOS PENSAMENTOS.
2.
NOSSAS PALAVRAS Ef.4:29; Cl 4:6; 1Pe 4:11. Temos que
Ter sabedoria para responder às pessoas com amor.
2.1 MURMURAÇÃO é o caminho para a derrota. Ela
produz: desânimo, incredulidade, rebeldia, desobediência. Nm. 13:31 e 14:4 .
LEMBRE-SE VOCÊ É A PESSOA MAIS PERTO DA
SUA BOCA.
2.2MENTIRA Pv.6:16-19; 8:13; 19:5; 13:3 21:23 ; Ap.
21:8; Ef.4:19-25. Se não falarmos 100% a verdade, falamos a mentira. Não existe
meias verdades. Aumentar ou diminuir. Que sejamos conhecidos como aqueles que
temem ao SENHOR.
2.3 COMO MUDAR
=Aplicar o espírito oposto ex:
murmuração – dar graças a DEUS;
3O. TRATO = O temor do SENHOR não permite que tratemos
qualquer compromisso que depois não venhamos cumprir 100%. Pv. 29:20; Mt.5:37
“Seja, porém, o vosso falar: sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de
procedência maligna”.
4O.O QUE
OUVIMOS =Tudo que ouvimos fica gravado
em nossa memória, e muitos tornam-se escravos por causa do que ouvem. O que não
devemos ouvir: fofocas, mentiras (Pv 20.19; 11:9;29:12) Ao ourvir fofoca e
mentira, recebemos uma mensagem e criamos uma imagem negativa dessa pessoa.
Porisso temos a autoridade de dizer não. NÃO QUERO OUVIR. Não precisamos
alimentar a nossa mente e coração com coisas negativas. Ico 15:33.
4.1 Músicas Profanas =Eclesiastes 7:5 . Muitas
letras de músicas louvam o diabo, outras, na maioria das vezes, estão
concordando com prostituição, adultério, rebelião, impurezas, suicídio,
sensualidade, etc...
QUANTO MAIS LEMOS A PALAVRA DE DEUS MAS TEREMOS
DISCERNIMENTO ESPIRITUAL.
4.2
PIADAS e casos que não edificam =
Sl 1:1 “...nem se assenta na roda dos escarnecedores”. Tudo o que pensamos,
está em parte, condicionado com o que
escutamos, não podemos Ter a mente de CRISTO se estamos enchendo os nossos
ouvidos com coisas que não convém. MEUS LÁBIOS FORAM FEITOS PARA LOUVAR O
SENHOR. EU TENHO UM GUARDIÃO NA MENTE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS , MEU
AJUDADOR.
5o. O QUE OLHAMOS E LEMOS =I Co 6:12; Sl
101:3e4. Tudo o que olhamos pela primeira vez (inevitável) não é pecado, mas se
passamos a não evitar é porque em nosso coração o pecado já existe.
6o. O USO DO NOSSO DINHEIRO =Qual a
porcentagem do nosso dinheiro que pertence ao SENHOR? 100% ? Is.55:2. Prosperidade não tem nada a ver
com dinheiro, prosperidade é caminhos desembaraçados.
7o. USO DO TEMPO =Ex 3:17;Pv 5:23;
6:9-11; Tg. 4:17. O mundo nos propõe coisas interessantes para ocupar nosso
tempo, mas nem sempre essas coisas são na verdade o que deveríamos fazer. Se as
fazemos estamos desperdiçando o nosso tempo.
8o. NAS VESTES = O cristão deve se vestir
com modéstia, perguntando a si mesmo, se suas roupas estão agradando a DEUS.
Não podemos nos vestir de maneira a atrair a atenção para o nosso corpo. Ico
6:12.
9o.RELACIONAMENTO com o sexo oposto = O
amor cristão não permite impureza, pois é sincero e respeitador. Gl 5:19; ; I Ts 4:3-7; Mc 10:19 . Ef.5:3 “Mas a prostituição e toda impureza ou
avareza nem ainda se nomeiem entre vós...”.
COMO SE OBTER O TEMOR DO SENHOR: O que o SENHOR pede de mim? Dt.10:12-13.
a) Estar consciente sobre a
decisão de que eu preciso do temor do SENHOR em minha vida. Pv1:29.
b) Reconhecer diante de DEUS
que não temos o temor do SENHOR (em determinada área) e clamar por sua
misericórdia.
c) Pedir continuamente o temor
do SENHOR com intenso desejo e recebê-lo pela fé. Rm14.23; Sl 86:11. O sinal de
que DEUS está operando em nossas vidas será uma mudança de atitudes em relação
ao pecado e a aversão por ele. Js 24.14.
d) Meditar em sua Palavra
continuamente. Pv 2:1-5.
e) Estar disposto a obedecer e
a identificar as oportunidades para se exercitar o TEMOR DO SENHOR. Sl
134:11-14; Is 11:3.
UM CONSELHO: Nunca fale mal de uma autoridade
espiritual. Seu pastor, o líder da classe da Escola Bíblica, e todos os líderes
da Igreja são autoridades espirituais constituídas por DEUS. Também o prefeito,
o governador, o presidente da República, etc... nunca fale mal deles, nem
comente as suas falhas com ninguém. ORE
POR ELES, INTERCEDA PARA QUE, naquilo que você tem visto de fraqueza neles,
DEUS POSSA OPERAR E MUDÁ-LOS PARA MELHOR.
Apesar de Saul estar distante de DEUS, fazendo
coisas erradas, DAVI, que também era um ungido do SENHOR, não ousou tocar em
SAUL, por temor ao SENHOR. Nosso DEUS é um DEUS SANTO, PURO e precisamos conhecê-lo
para termos comunhão com ELE, agradá-lo e servi-lo.
MATÉRIA -
EDUCAÇÃO DOMÉSTICA
(fato
verídico) >Há alguns anos, nas olimpíadas
especiais de Seattle (EUA), nove participantes, todos com deficiência mental ou
física, alinharam-se para a largada da corrida dos
( Quem tem, ajude o teu próximo! + ajude
de coração aberto, com humildade, com pureza! De que vale ajudar só pra ajudar!
Ajude ... + ajude com alegria!!!)
Vários
atributos definem uma pessoa, mas podemos destacar o intelecto, a sensibilidade
e a vontade. Deus subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, Ef 4:
6. Portanto, o Pai é pessoa, o Filho é pessoa e o Espírito é pessoa. Alguns
grupos heréticos afirmam que o Espírito é meramente uma força ou influência
impessoal, o que não é verdade.
I - SEU INTELECTO - A palavra
intelecto está associada à inteligência, possui a capacidade de compreender ou
habilidade para resolver situações problemáticas novas, mediante a
reestruturação dos dados perceptivos;
raciocina bem. Encontramos na Bíblia diversas referências que deixam bem
claro que o Espírito Santo possui inteligência.
a) Ele ensina e faz lembrar, Jo 14: 26 - Já no Antigo Testamento o Espírito cumpria a missão
de ensinar, Ne 9: 20. Ninguém discorda de que Ele é mestre por excelência e nos
faz lembrar de tudo o que Jesus ensinou.
b) Ele tem sabedoria e inteligência, Is
11: 2 - O profeta está falando do
Messias que haveria de vir e seria poderosamente ungido pelo Espírito Santo, a
fim de cumprir a vontade do Pai, Jo 1: 33, 34. Ele descreve a plenitude do
Espírito na vida de Jesus. É o Espírito Santo quem anuncia a Cristo e nos guia
a toda a verdade, Jo 16: 13-14.
c) Ele tem conhecimento e conselho, Is
11: 2 - Entre os 9 dons citados em I
Coríntios 12, está o do conhecimento (ciência) que é dado pelo Espírito Santo.
Ele nos faz ver os mistérios de Deus, Rm 11: 33.
d) Ele revela, Ef 1: 17 - Ele é onisciente. Em I Co 12: 8, Paulo fala sobre os
dons de revelação: sabedoria, conhecimento e discernimento dos espíritos. O
Espírito perscruta as profundezas de Deus, I Co 2: 10.
II -
SUA SENSIBILIDADE -É a
habilidade de sentir as coisas ou a propriedade do organismo vivo de perceber
as modificações do meio externo ou interno e de reagir a elas de maneira
adequada. Sensibilidade refere-se aos sentimentos, às emoções, etc. O Espírito
Santo sente e reage, assim como nós, quando nos emocionamos. Vejamos:
a) Amor, Rm 15: 30 - É o sentimento que predispõe alguém a desejar o
bem-estar de outrem.
b) Alegria, At 2: 13 - Houve uma verdadeira alegria entre os crentes que
receberam o Espírito Santo. Por que? Porque Ele estava presente trazendo
alegria. É inconcebível que uma pessoa cheia do Espírito viva em tristeza.
c) Tristeza, Ef 4: 30 - O Espírito Santo pode sentir intensa mágoa, assim
como nós. O cristão pode entristecer o Espírito Santo quando não dá importância
à sua presença, voz e orientação, Gl 5: 16-25.
d) Gemidos, Rm 8: 26 - Quando a Palavra diz que o Espírito intercede por nós
com gemidos inexprimíveis,
está
mostrando que Ele intercede juntamente com o crente; Ele sente a nossa dor,
geme e sofre conosco.
e) E
ainda: Ele pode ser apagado, tentado e afrontado, At 5: 9; I Ts 5: 19 e Hb
10: 29.
III - SUA VONTADE - Vontade é a capacidade de fazer
escolhas e tomar decisões. O Espírito Santo tem vontade própria. Isto está
evidenciado em suas atitudes, tanto no Antigo como no Novo Testamento:
a) No repartir os dons liberalmente, I
Co 12: 11 - “Mas um só e o mesmo
Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada
um, individualmente.”
b) No permitir ou impedir, At 16: 7 - O Espírito tem a direção da vida do crente. Todo
aquele que é guiado por Ele deve estar pronto para fazer a sua vontade. Ele
pode permitir, assim como impedir, aquilo que desejamos fazer.
c) No convidar, Ap 22: 17 - O Espírito convida o homem para aceitar Jesus, que
disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos
aliviarei”, Mt 11: 28.
d) No orientar, At 13: 2 - Quando há oração e consagração em busca da vontade de
Deus, o Espírito Santo orienta.
Nomes atribuídos ao
Espírito Santo na Bíblia
·
Espírito, Ef 5:
18 e Mc 1: 10; Espírito Santo, At 2: 4;
·
Espírito de vida,
Rm 8: 2; Espírito de graça, Hb
10: 29;
·
Espírito de
adoção, Rm 8: 15; Espírito
da glória de Deus, I Pe 4: 14;
·
Espírito de
inteligência, Is 11: 2; Espírito de
santidade, Rm 1: 4;
·
Espírito Santo da
promessa, Ef 1: 13; Espírito de Jesus,
At 16: 7;
·
Espírito de Deus.
Gn 1: 2; Espírito do nosso
Deus, I Co 6: 11
·
Espírito Eterno,
Hb 9: 14; Espírito de vosso
Pai, Mt 10: 20;
·
Consolador, Jo
14: 16 e 15: 26; Espírito de
Verdade, Jo 16; 13;
·
Espírito de Jesus
Cristo, Fp 1: 19; Espírito do Senhor, Jz
14: 6 e Lc 4: 18;
·
Espírito de
Sabedoria, Is 11: 2; Bom
Espírito, Sl 143: 10.
MATÉRIA –
EVANGELISMO
A IMPORTÂNCIA DO ARREPENDIMENTO
Mt 4:17 ( Desde então começou Jesus a pregar e a dizer
: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.)
Muitos de
nós não crescemos na vida espiritual porque nunca compreendemos o verdadeiro
significado de ARREPENDER-SE . Outros , tiveram a compreensão , entretanto
nunca tiveram coragem de praticar o ARREPENDIMENTO, de pagar o real preço do
arrepender-se. Muitos confundem ARREPENDIMENTO COM SIMPLES remorso, ou um
LAMENTO por ter feito algo errado. Gostaria de ajudá-los a entender que
ARREPENDER-SE vai muito mais do que sentir esta emoção parecida com tristeza ou
lamentação por ter pecado ou por ter tomado uma decisão errada. O filho pródigo
, quando percebeu o seu erro, ou seu pecado, ele não ficou parado, curtindo a
sua tristeza. “O seu arrependimento produziu reflexão”. “A reflexão
produziu uma decisão”. “A decisão produziu uma ação”. A ação sempre produz
resultados. O arrependimento é um acontecimento muito sério na vida de um
discípulo de Jesus Cristo.
“O ARREPENDIMENTO É UM DOS PRIMEIROS
PASSOS EM DIREÇÃO À SANTIFICAÇÃO”. É um dos primeiros sinais , ou evidência
da REGENERAÇÃO que ocorre na vida de quem nasceu de novo.
“O
dicionário diz que arrepender-se é :
1º Sentir mágoa
ou pesar por faltas ou erros cometidos.
2o.
Mudar de atitude, de procedimento, de parecer, voltar atrás.
Biblicamente falando, arrepender-se é uma
mudança de atitude para com o pecado e uma mudança de atitude para com Deus. O
arrependimento é uma tremenda reviravolta porque afeta a totalidade da vida do
pecador. O arrependimento é uma atitude para com o pecado.
Quem se arrepende passa a odiar o pecado e a se afastar dele. Ez 14:6; 18:30.
Quem se arrepende do pecado passa andar no caminho da retidão e da
verdadeira santidade. E passa a produzir FRUTOS DIGNOS DO ARREPENDIMENTO, como
evidência de que essa mudança ocorreu em sua vida. Jesus disse em Lc 3:8 (
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós
mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode
Deus suscitar filhos de Abraão.).
O
Verdadeiro arrependimento leva o pecador assumir a sua culpa diante de Deus e
diante do homens. O filho pródigo disse : ... levantar-me-ei e irei Ter com meu
pai e lhe direi : Pai , pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de
ser chamado teu filho”. A auto condenação é parte importante do processo de
arrependimento . Em outras palavras quem se arrepende não fica tentando diluir
o peso , culpando os outros por seu pecado . Ex. de Adão e Eva. O verdadeiro
pecador arrependido não fica achando justificativas para atentar o seu pecado.
É Comum encontrar pessoas que vivem dizendo : - A carne é fraca – mas todo
mundo faz .
O
arrependimento deve produzir CONFISSÃO , TRISTEZA por machucar o coração
de Deus. Deve produzir abandono do pecado e anseio , desejo de ficar
livre dele.
Arrependimento é uma atitude que deve ser iniciativa do pecador,
entretanto é também uma graça operada em nosso coração pelo poder persuasivo do
Espírito Santo. At. 11:18
De
fato , o ESPÍRITO SANTO revela a nossa condição pecaminosa diante de Deus e nos
faz dispostos a renunciar nosso estado de rebeldia contra Deus e sua
autoridade. - TODOS OS SERES HUMANOS , POR NATUREZA, DESDE O BERÇO, TENDEMOS
PARA O PECADO. A Bíblia fala : ...”pois todos pecaram e separados estão da
glória de Deus”. Nossa tendência é viver uma vida à parte de Deus , se possível
longe dele. Queremos seguir o nosso próprio caminho. Queremos fazer as nossas
próprias leis. Queremos ser Senhores de nós mesmos , donos do nosso próprio
nariz. “NOSSA TENDÊNCIA É DEIXAR-SE CONDUZIR POR OUTROS DEUSES”. Muitos destes
deuses não tem cara, não tem aparência, são deuses SUTIS que levantamos dentro
de nós mesmos como a CULTURA, O BEM ESTAR, O STATUS, A VAIDADE, O DINHEIRO, OS
PRAZERES DA CARNE. Temos nos curvados diante deles. Temos concentrado nosso
tempo e nossos esforços nesses deuses. E isto é uma blasfêmia . Isto é uma rebelião
à soberania de Deus. Temos vivido diante de Deus de uma forma soberba,
arrogante.
Para
que haja arrependimento é preciso pedir ajuda, é preciso clamar para que o
Espírito de Deus nos encha de amor por Deus e nos ajude arrepender. Lc 13:5 –
Jesus declara : ...”se não arrependerdes, todos igualmente perecereis”.
“Parece não haver lugar para qualquer especulação teológica, filosófica ou
mesmo racional”. Aqui Jesus deixa claro que o arrependimento é indispensável,
imprescindível à SALVAÇÃO.
Não basta CONFESSAR seu pecado. É preciso ARREPENDER-SE,
abandoná-lo, afastar-se dele. At. 17:30-31
Sem arrependimentos seremos julgados por Jesus.
Quem está em
CRISTO tem que ser uma nova CRIATURA. Depois que uma pessoa aceita a Cristo,
ela não pode continuar a viver do mesmo jeito, é necessário se converter. É
preciso mudar alguns hábitos, morrer o velho homem, abandonar velhas práticas
pecaminosas, abandonar velhos amigos de pecado, abandonar velhos caminhos,
velhos lugares. 2Pe 2:20-22 . DO QUE
VAMOS ARREPENDER HOJE ? Pensamentos impuros, lucros desonestos, mentiras,
ofensas, fofocas, maledicências, preguiça, vaidade, orgulho, inveja, bebedices,
adultério, furtos, amargura, ódio, falta de perdão, gula, vida fraca de oração.
Obras da Carne - Na
Bíblia encontramos várias vezes a palavra "carne", usada com
diferentes significados e propósitos, dependendo do contexto onde está
inserida. Exemplos:
-
Parte física - corpo: Elemento que encobre os ossos dos homens e
animais (Gn 40: 19; Lv 6: 27; Gl 4: 14).
-
Descendência humana - sanguínea: Membros de uma mesma família ( Jz 9: 2).
-
Tendência pecaminosa: Nesse sentido
encontramos vários textos bíblicos, como é o caso de I Pe2: 11; II Pe 2: 10; Gl
5: 19 - 21. "Nesse sentido, a carne denota a personalidade inteira do
indivíduo, organizada na direção errada, pois está dirigida para propósitos
terrenos, e não para servir a Deus ".
"Viver
na carne é exatamente o inverso de viver no Espírito, em Cristo; é o oposto de
ser cristão. Para expressar o assunto de modo ainda mais amplo, estar na carne
é estar sujeito ao pecado (Rm 7: 14). Ser dominado pela carne e ser escravo do
pecado são a mesma coisa. " Fica claro que não é obra do diabo, e sim,
obras da carne (tendência pecaminosa). Sabemos que Satanás vai usar todos os
meios que dispor para nos tentar - sugerir. Entretanto, aceitamos ou não a
tentação (I Co 10: 13; Tg 4: 7).
"Nenhum
exército pode invadir um país pelo mar a não ser que possa obter uma cabeça de
ponte. A tentação não teria a capacidade de afetar os homens, a não ser que
houvesse algo já existente no homem que correspondesse à tentação. (...) A
carne é exatamente a cabeça de ponte através da qual o pecado invade a
personalidade humana. A carne é como o inimigo do lado de dentro e que abre o
caminho para o inimigo que está forçando a porta. (...) A carne é o homem de
conformidade com aquilo que permitiu que viesse a ser, em contraste com o homem
conforme Deus pretendeu que ele fosse. "
Paulo
apresenta uma lista com 15 expressões que exemplificam as obras da carne:
-
prostituição: relacionamentos sexuais ilícitos;
-
impureza: aquilo que separa o homem de Deus;
-
lascívia: ação libertina e indisciplinada;
-
idolatria: adoração a ídolos;
-
feitiçarias: veio a significar um envolvimento vicioso e maligno;
-
inimizades: atitude da mente e do coração que provoca problemas;
-
porfias: a prática do estado anterior;
-
ciúmes: almejar o que pertence a outros;
-
iras: crise, explosões de fúria;
-
discórdias: descreve uma atitude errada para conseguir o melhor para si;
-
dissensões: ficar à parte, separado;
-
facções: divisões, partidarismo;
-
invejas: prática do ciúme ao extremo;
-
bebedices: embriaguez;
-
glutonarias: indisciplina no comer; banquetear a ídolos;
O
Apóstolo também alerta que há outros exemplos de obras da carne, ao dizer:
"e coisas semelhantes a estas" (Gl 5: 21). "O mais próximo que
podemos chegar à descoberta de um significado geral para esta categoria é dizer
que a vida 'carnal' é aquela que é vivida na busca dos seus próprios
interesses, independentemente de Deus ou das leis de Deus, em contraste com o
viver de acordo com a orientação do Espírito Santo ".
A
parte "B" do versículo 21 - "(...) a respeito das quais eu vos
declaro, como já outrora vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os
que tais cousas praticam" - nos alerta que aqueles (as) que vivem
produzindo tais obras não nasceram de novo. Isso não quer dizer que nós
cristãos não cometemos às vezes esses pecados. A questão é que o verdadeiro
cristão arrepende-se e procura evitar pecar novamente (I Jo 1: 9 e 2: 1),
enquanto os não convertidos não se importam com tais erros (I Jo 3: 9),
continuam praticando as obras da carne sem arrependimento, evidenciando que não
são templo do Espírito Santo.
Fruto
do Espírito Santo Amor
Alegria Paz Longanimidade Benignidade Bondade
Fidelidade Mansidão Domínio Próprio Obras da Carne
O
leitor atento observará que o apóstolo Paulo usa duas expressões diferentes na
passagem bíblica em estudo: "Obras" (Gl 5: 19) e "Fruto"
(Gl 5: 22). O autor quer enfatizar a diferença existente, pois o ser humano que
vive sem Jesus produz segundo a vontade da carne (tendência adâmica para o
pecado), e consequentemente desagrada a DEUS. Entretanto, aquele que recebeu a
graça da salvação, transformado pelo ESPÍRITO SANTO, produz o fruto.
Outra
observação importante que merece destaque é a diferença que há entre dons
espirituais e o fruto. Ou seja: podemos receber do SENHOR no momento da nossa
conversão um ou mais dons espirituais (I Co 12: 4 - 11); em relação ao fruto do
Espírito nós recebemos todos. Por isso não podemos escolher segundo a nossa
própria vontade, ou simplesmente, não aceitá-los. Precisamos entender que Deus
na Sua Soberania decidiu que todos os cristãos receberiam o fruto do Espírito.
Passaremos
a comentar o essencial sobre cada característica do fruto do Espírito:
Amor: O apóstolo
João escreveu: "Deus é amor" (I Jo 4: 8 e 16).
A)
Amor - "phileõ" : amigável; amigo (Jo 11: 3 e 36);
B)
Amor - "stergõ": relacionamento familiar; amor dos pais para com os
filhos e dos filhos para com os pais; entre irmãos; "Não ocorre em parte
alguma do N. T., a não ser nos compostos 'astorgos' (Rm 1: 31 e II Tm 3: 3) e
'philostorgos' (Rm 12: 10) ".
C)
Amor - "erõs" : sexual; erótico; "Essa palavra não aparece no N.
T. , não porque o N. T., despreze ou rejeite o amor físico, mas porque, esta
palavra passou a ser ligada com a concupiscência mais do que com o amor ".
D)
Amor - "agapaõ; ágape" : sentimento que recebemos de Deus como dom,
para cultivarmos. "Amor, afeição, estima a mais sublime virtude cristã -
Gl 5: 22; I Co 13: 13) ".
O Amor é: - Paciente,
benigno, altruísta, verdadeiro, cheio de esperança, duradouro (I Co 13: 4 - 7);
-
Não é invejoso, orgulhoso, egoísta ou rude, nem aceita provocação (I Co 13: 4 -
5);
Sem
Amor: - As línguas são apenas barulho
(I Co 13: 1); - Profecias, mistérios,
ciência e fé de nada valem
(I Co 13: 2); - Boas obras são inúteis (I Co 13: 1);
O
Amor é maior que: - Profecias, que desapareceram (I Co 13:
8); - Línguas, que cessarão (I Co 13:
8);
- Ciência
que passará (I Co 13: 8);
Alegria:
Definição: O termo alegria
transmite o sentido de gozo, regozijo.
Ao
lermos o texto de Gl 5: 22, concluiremos que é ação do Espírito Santo, e não de
esforços humanos. Implica dizer que é Ele o responsável pela alegria, fonte de
gozo e regozijo. Pois se fosse algo que nós mesmos produzíssemos o mundo não
teria pessoas tristes. E isso não é porque Deus seja ruim, e sim, por causa da
nossa incapacidade de alcançar uma real e verdadeira alegria espiritual. (II Co
7: 5) tem a certeza da justificação mediante Jesus Cristo (Rm 8: 31 - 32) e
antecipa Sua volta como Senhor ressurreto. Como alegria da fé, também é fruto
do Espírito (Gl 5: 22), e se fala dela como sendo 'alegria no Espírito Santo'
(Rm 14: 17; I Ts 1: 6) ."
"Alegrai-vos
sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos". (Fl 4: 4)
Paz: Definição: SHÃLÔM, significa 'algo completo, saúde, bem
estar'. (...)
Longanimidade (Gl 5: 22):
"Expressa uma certa atitude para com as pessoas e eventos. Expressa a
atitude para com as pessoas de nunca perder a paciência, por pouco razoáveis
que elas sejam, e de nunca perder a esperança com relação a elas, por menos
agradáveis e dóceis que sejam ". é um atributos de Deus: (Sl 130: 3 - 4)
Benignidade (Gl 5: 22)
"A gentileza simpática ou doçura de gênio que deixa os outros à vontade e
recua diante da idéia de provocar dor" . Vemos a benignidade da Trindade:
-
Pai ( Sl 36: 5; 51: 1; Jr 31: 3; Jl 2: 13; Lc 6: 35); - Filho (II Co 10: 1); - Espírito Santo (Gl
5: 22).
Bondade (Gl 5: 22): Deus
é a Fonte de todo bem (Sl 33: 5). Tanto é que a maior bênção que recebemos é a
salvação em Cristo Jesus, doado pelo nosso Pai (Jo 3: 16).
E
mesmo quando passamos por dificuldades que muitas vezes nos levam ás lágrimas,
precisamos aceitar que é o melhor que o Senhor nos concede, porque através de
situações adversas Ele molda e prepara-nos para atuarmos com mais qualidade,
como também, serve para aceitarmos a Sua perfeita vontade (Sl 119: 67 - 77; II
Co 12: 7 - 10).
Fidelidade (Gl 5: 22) Na
Bíblia, no livro de Rute, é possível observarmos o costume de trocarem os calçados
como confirmação de negócios (Rt 4: 7).
Mansidão (Gl 5: 23):
(brandura, suavidade, calma). O mundo despreza os humildes, porque acreditam
que as atitudes provenientes da mansidão é falta de dinamismo, covardia,
incapacidade de resistir ao erro, fraqueza, timidez. A) Exemplos de pessoas que praticaram a
mansidão:- Moisés: Nm12: 1 - 3; - Jesus: Mt 11: 28 - 30; IICo 10: 1
CONSIDERAÇÕES FINAIS - Devemos
sempre nos submeter ao Senhor para evitarmos a tendência ideológicas hereges,
que surgem sorrateiramente e ensinam, consciente ou inconscientemente, que os
cristãos podem falar ou agir de qualquer forma. Como também, procurar
incessantemente evitar a produção das obras da carne (tendência adâmica), pois
as mesmas não edificam apenas atrapalham nossa vida em todas as áreas.
Dependermos
mais e mais do Espírito Santo para que sejamos trabalhados e transformados,
buscando uma vida de santidade e compromisso no Reino de Deus. (Gl 5: 23 b -
25) A Bíblia deixa claro que os salvos em Cristo crucificaram a carne -
tendência para o pecado, e devem andar de acordo com a vontade de Deus,
baseados na "graça" de Cristo Jesus.
Os
frutos do ESPÍRITO SANTOS tão evidentes na vida terrestre de Cristo, devem ser
modelo para nós, até que cheguemos a estatura do Filho Único de DEUS
MATÉRIA - EVANGELISMO
.
EVANGELISMO
DE RUA |
O
objetivo do Evangelismo de rua é Levar as Boas Novas de Salvação (o Evangelho
de Nosso Senhor Jesus Cristo) às pessoas que ainda não confessaram nem O
aceitaram publicamente.Deve ser realizado por dois ou mais irmãos, com a
anuência e bênção do Pastor e coordenado por um ou dois membros. a área de
atuação deve ser definida pelos membros juntamente com o Pastor. É importante
fazer um mapeamento prévio da área, verificando, inclusive, se o evangelismo já
está sendo realizado por outra Igreja Evangélica.
INTEGRANTES DO GRUPO DE EVANGELISMO DE RUA
Poderão integrar o Grupo de Evangelismo de Rua, membros da Igreja,
que, voluntariamente, desejam participar deste trabalho e que sintam ter
chamado do Senhor para o mesmo.
REQUISITOS BÁSICOS PARA PARTICIPAR DO EVANGELISMO DE RUA
Não sentir qualquer restrição, seja de ordem psicológica ou espiritual,
para falar com pessoas desconhecidas. Estar disposto a aprender com irmãos da
Igreja que já venham trabalhando no Evangelismo de Rua.
PROCEDIMENTOS
A SEREM OBSERVADOS:
Antes da saída das equipes:
Durante,
pelo menos, 30 (trinta) minutos, todo o grupo deve estar reunido para um
período de louvor, adoração e orações específicas: pela saída dos irmãos e seus
familiares; pelas pessoas que serão abordadas na rua e pelo trabalho de
Evangelismo em todas as Igrejas Evangélicas.
Durante o Trabalho de Campo:Antes de começar o Evangelismo
de Rua, todo o grupo deve entoar um ou dois corinhos e orar
clamando ao Senhor por proteção e unção. Não esquece nunca que o Evangelismo de
Rua é um verdadeiro campo de batalha espiritual.
Estar sempre preparado, em espírito de oração, com a Armadura de Deus, sabendo
que, habitualmente, aparecem pessoas que tentam impedir a ministrarão da
Palavra, durante a abordagem individual. Por esta razão, é conveniente
trabalharem em duplas.
Deve-se falar do Amor de Deus e da Salvação
Se possível, entregue um folheto com mensagem evangelística.
EVANGELISMO EM HOSPITAIS |
O
objetivo do Evangelismo em Hospitais é levar conforto espiritual, fé e
esperança, através das boas novas de salvação (o Evangelho de Nosso Senhor
Jesus Cristo) às pessoas que ainda não
confessaram nem O aceitaram publicamente. Deve ser realizado por uma equipe, com a
anuência e bênção do Pastor e coordenado por um ou dois membros.Os hospitais
devem ser definidos previamente, pelos membros, juntamente com o Pastor.É
importante fazer um mapeamento prévio dos hospitais, verificando,
inclusive, os horários de evangelismo realizados por outras Igrejas
Evangélicas.
INTEGRANTES:Membros da Igreja que,
voluntariamente, desejam participar deste trabalho e que sintam ter chamado do
Senhor para o mesmo. REQUISITOS
BÁSICOS PARA PARTICIPAR DO EVANGELISMO EM HOSPITAIS Não sentir qualquer restrição, seja de ordem
psicológica ou espiritual, para ficar diante de pessoas enfermas.Estar disposto
a aprender com irmãos da igreja que atuam a mais tempo neste trabalho.
PROCEDIMENTOS A SEREM OBSERVADOS:
Antes da saída das equipes:
O Grupo
se reúne, na Igreja, antes da saída, para um período de preparação e oração
pela obra que será realizada no dia e para que o Senhor envie mais irmãos para
este trabalho de evangelismo.
Durante o Trabalho nos Hospitais: A recomendação recebida é no sentido de que
estejam sempre, pelo menos, dois irmãos ou irmãs juntas, durante o trabalho.
ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES:
No
horário, previamente definido, os irmãos deverão estar reunidos para a oração
final de agradecimento ao Senhor.
EVANGELISMO DE SUDOS MUDOS -Para evangelizar
Surdos-mudos é necessário as mesmas ferramentas de qualquer tipo de
evangelismo. Amor, dependência total do ESPÍRITO SANTO, leitura Bíblica,
etc...
Fornecemos
abaixo um instrumento importantíssimo para o evangelismo de surdos mudos, o seu
alfabeto.
MATÉRIA: COMO ALCAÇAR OS MULÇUMANOS
O objetivo deste curso é ensinar os irmãos e irmãs cristãos a como
efetivamente alcançar os muçulmanos para Cristo. É também um alerta para
aqueles que foram enganados por Satanás para aceitarem o islamismo como a
religião verdadeira e celestial. Há diversas coisas importantes que precisamos
fazer para podermos ganhar os muçulmanos para Cristo: não argumentar; orar e
buscar a direção do Senhor; ter um bom conhecimento da Bíblia; e demonstrar o
amor do Espírito Santo pelos muçulmanos.
Parte 01 Porque Não Devemos Argumentar Com Os
Muçulmanos - Porque o Islamismo É um engodo espiritual que
leva os muçulmanos a adorarem "Alá", o qual era um deus pagão muito
conhecido antes de surgir o islamismo. Portanto, trata-se de uma batalha
espiritual, e os muçulmanos não podem ser ganhos para Cristo através de
argumentos sobre questões teológicas. Mesmo que um cristão possa vencer
definitivamente uma argumentação se tiver um bom conhecimento dos ensinamentos
da Bíblia e do Alcorão, ele poderá perder o seu amigo muçulmano e impedi-lo de
conhecer a Cristo como seu Salvador pessoal.
Ao irmos em busca dos
muçulmanos, é importante lembrar o que o apóstolo Paulo falou aos Coríntios:
"Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas
de sabedoria, mas de demonstração do poder do Espírito" (1 Co 2:4). Jesus
nos ensinou que só poderão vir a Ele aqueles que forem trazidos pelo Espírito
Santo de Deus (Jo 6:44).
Crenças Muçulmanas Sobre o Alcorão Os muçulmanos acreditam
que o Alcorão é perfeito e contém tudo o de que precisam para a vida e para a
eternidade; eles não duvidam da sua autenticidade. Os muçulmanos crêem que Alá
deu a Maomé o Alcorão, palavra por palavra, através do anjo Gabriel, o qual
eles crêem que é o Espírito Santo.
É de grande utilidade saber como os muçulmanos vêem o Alcorão. No
prefácio do Alcorão do Rei Fahd Ibn Abdul Aziz Al-Saud (Rei da Arábia Saudita),
o escritor alega que o Alcorão desfruta de um número de características
exclusivas. Três destas alegações estão abaixo listadas, seguidas de algumas perguntas
que podem ajudar a discernir sobre a veracidade da afirmação.
1.
Ele é
a verdadeira Palavra de Deus, não criada mas revelada para o benefício de todos
os seres humanos. Na Sura Al-Gurqan 1, está declarado: "Bendito Aquele que
enviou ao seu servo [Maomé] o Critério que pode ser uma admoestação para todas
as criaturas".
2.
O
Alcorão um livro teórico e prático, não apenas moralizando mas também definindo
especificamente o que é permitido e o que é proibido.
·
Alá
se agrada com obrigar aos não árabes a recitar o Alcorão em árabe, como
acontece hoje no Sudão, e ordenar que outros países não árabes que aprendam o
Alcorão somente em árabe? É um ato de adoração cantar versos de um "livro
sagrado" que você não entende?
3.
Alá
aperfeiçoou a sua religião para todos os seres humanos com a revelação deste
livro. Ele diz: "Neste dia, Eu aperfeiçoei a sua religião para vocês,
completei o meu favor a vocês e escolhi para vocês o islamismo como a sua
religião"(Sura Al Maida 3).
Queridos irmãos e irmãs,
alegramo-nos porque o livro de Deus – a Bíblia – sobreviveu a todas as
tentativas de destruí-lo. Ele pode falar por si mesmo.
Parte 02 Estamos ainda tratando
do principal ponto que uma pessoa precisa saber para poder efetivamente alcançar
os muçulmanos:
"Não
discuta com os muçulmanos" porque eles acreditam que o Alcorão é perfeito.
É muito importante saber o que eles crêem a respeito do Alcorão para poder se
comunicar com eles. No prefácio ao Alcorão do Rei Fahd (rei da Arábia Saudita),
o escritor faz as seguintes declarações sobre o Alcorão:
1.
"[O]
Alcorão é o eterno milagre de Alá revelado ao profeta Maomé para todas as
gerações que estavam por vir. Em resposta aos que duvidam da autoria do
Alcorão, Alá todo-poderoso desafiou os mais bem preparados articulistas árabes
a produzirem um livro completo, dez capítulos, ou mesmo um capítulo solitário
que pudesse ao menos de longe ser comparado ao Alcorão. Mas, até hoje, ninguém
conseguiu cumprir o desafio do Todo-Poderoso. Os críticos do Alcorão ficaram
sem fala diante da sua inefável eloqüência e incomparável beleza".
2.
Se o Alcorão foi revelado ao profeta Maomé, como podemos resolver o dilema
bastante conhecido de que o islamismo já existia antes de Maomé? Alá já era
adorado como ídolo pagão, e certos dogmas do Islã – como o
jejum durante o Ramadã e o culto da Al Kaaba
(a pedra negra da Arábia Saudita) – eram praticados antes de Maomé ter nascido.
Segundo, não é correto afirmar que ninguém
conseguiu atingir o desafio de Alá. Está muito claro que o Alcorão recebeu a
maior parte do seu texto do Novo e do Velho Testamento da Bíblia, dos escritos
de árabes que existiram antes Maomé e de poemas escritos nos dias de Maomé. Um
exemplo disto é de Imru’al-Qais, poeta pré-islâmico que morreu em 540 AD (30
anos antes do nascimento de Maomé). Ele compôs um famoso poema do qual o
Alcorão cita diversas linhas. Isto quer dizer que há muitos outros que não
somente atingiram o desafio de Alá, mas que o próprio Alá teve de citar dos
seus escritos.
3.
Os muçulmanos
acreditam que o Alcorão foi revelado para restabelecer o culto sincero a Alá
somente, sem associação de qualquer parceiro com ele. "E eles foram
ordenados não mais que isto para cultuar a Alá, oferecendo-lhe sincera devoção,
sendo verdadeiros na fé, para estabelecer oração regular e dar o Zakat, e esta
é a religião justa e correta" (Sura 98:5). Então, porque Maomé permitiu
que no início os seus seguidores buscassem a intercessão dos ídolos pagãos e
das deusas Allat, Al Oza e Mannat, a quem os árabes antes do islamismo
reconheciam como filhas de Alá, o altíssimo?
Os
muçulmanos acreditam que o Alcorão contém um código inteiro que provê para
todas as áreas da vida, seja espiritual, intelectual, política, social ou
econômica. E se o Alcorão provê para todas as áreas da vida, por que todas as
nações que aplicam as leis islâmicas têm problemas econômicos, sociais,
políticos e até religiosos que não conseguem resolver? Os melhores exemplos são
o Sudão e o Irã
4.
Finalmente, os
muçulmanos acreditam que Alá tomou sobre si mesmo a obrigação de preservar o
Alcorão para sempre em toda a sua inteireza:
5.
Por que há tantas
cópias de diferentes Alcorões, que o Califa Uthman Ebn Afan recolheu e queimou,
guardando somente a sua cópia?
Parte 03 "Quem não ama não conhece a Deus, pois Deus
é amor"
(1 Jo 4:8).
Aqui temos três razões:
Em muitos países,
cristãos e muçulmanos vivem juntos como membros da mesma aldeia ou família. Em
todos os lugares do mundo moderno, as pessoas de boa vontade estão lutando por
unidade e cooperação.
Jesus Cristo disse que o
segundo grande mandamento é: "Ama ao teu próximo como a ti mesmo" (Mc
12.31). Onde o muçulmano estiver perto de você, Jesus diz que você deve amá-lo.
Deus ama toda a
humanidade, inclusive os muçulmanos. Ele enviou Jesus Cristo para morrer por
todos. Por isso, somos chamados a amar os muçulmanos, mesmo que algumas vezes
eles pareçam nossos inimigos (Rm 5.6-8; Mt 5.43-45).
Como Devemos Mostrar
Amor aos Muçulmanos?
Seja amável com os
muçulmanos.
Pouco a pouco, tente derrubar as barreiras que separam os cristãos dos
muçulmanos. Comece com o modo simples da saudação e do sorriso. Faça visitas
para demonstrar a sua amizade. Dê o devido respeito. Alegre-se com os que se
alegram e chore com os que choram. Ore pelos que estão enfrentando problemas.
Seja honesto nos negócios. Se algum muçulmano fez algum mal contra você,
perdoe-o. Se você fez algum mal a ele, peça-lhe perdão.
Mostre o seu amor
cooperando com muçulmanos pelo bem estar e progresso de sua comunidade.
Islamismo e cristianismo, ambos clamam por justiça e compaixão pelos doentes e
necessitados. Há muitas coisas que cristãos e muçulmanos podem fazer juntos.
Procure entender
os muçulmanos e a sua fé. Algumas pessoas pensam que para ser um bom cristão é
preciso condenar os não cristãos. Isto é um engano (Veja Lc 6:37). Você é um
bom cristão se, ao mesmo tempo que se mantém firme na sua própria fé, você
mostra amor e tolerância em sua atitude com as pessoas de outras religiões. Note
como Jesus foi caridoso com os samaritanos (Lc 9:51-55; Lc 10:29-37; Lc
17:11-19) e com os gentios (Mt 8:5-13), ambos considerados inimigos pelo Seu
povo.
Muçulmanos sinceros têm
muitas coisas em comum com cristãos sinceros. Estão lutando para fazer o bem e
são tentados pelo mal. Muitas vezes estão sozinhos, desapontados, com
problemas, doentes ou enfrentando a morte. Querem saber o sentido da vida e
buscam em Deus a resposta dos seus problemas.
Portanto, seu amor pelos
muçulmanos significa que primeiro você os reconhece como seres humanos, seus
semelhantes. Depois, a fim de entendê-los, estuda a religião que é preciosa
para eles. Não pesquise o islamismo com o intuito de encontrar falhas. Em vez
disso, procure os pontos bons e se alegre com eles.
Fale de Jesus Cristo aos
muçulmanos.
Se realmente amamos os muçulmanos, certamente
vamos querer compartilhar com eles o maravilhoso evangelho de Jesus Cristo.
Além disto, como cristãos devemos obedecer a ordem de Jesus, que não apenas nos
disse para amarmos o nosso próximo, mas disse também que "arrependimento e
perdão de pecados deviam ser proclamados em Seu nome a todas as nações"
(Lc 24:47; compare com Mt 28:19,20).
A Bíblia diz:
"Assim, permanecem agora estes três: fé, esperança e amor. O maior deles,
porém, é o amor" (1 Co 13:13).
Senhor Deus, nosso Pai
Celestial, reconhecemos que nós, cristãos, nem sempre amamos os muçulmanos no
passado nem no presente. Perdoa a nossa falha em amar o nosso próximo como a
nós mesmos. Por Tua misericórdia, deixa o Teu Espírito Santo acender em nossos
corações novas atitudes de amizade e compreensão pelos muçulmanos, pelos que
estão perto e pelos que estão longe de nós. No Nome de Jesus, Amém.
Parte 04 Para ganhar os muçulmanos para Cristo, você e eu
temos de fazer alguma coisa. Você pode perguntar - O que eu posso
oferecer a eles? A seguir, apresento algumas idéias:
Você precisa mudar de
atitude em relação aos muçulmanos.
Muitas pessoas no
ocidente consideram os muçulmanos como pessoas problemáticas, que se negam a
receber a Cristo como seu Salvador pessoal. Mas isto não é verdade para todos
os muçulmanos. A maior parte tem muita vontade de conhecer a Deus e de ter a
certeza de que vai para o céu. Deus mesmo colocou esse desejo nos corações de
todos os seres humanos, mas muitos estão sendo enganados pelos ensinos do
islamismo. O Espírito Santo ajuda a mudar a impressão de que todos os
muçulmanos são maus.
Lembre-se da ordem dada
pelo Senhor Jesus antes de subir de volta ao céu: "Ide por todo o
mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16:15).
Os muçulmanos têm muitas
necessidades
que você não pode suprir por causa das barreiras da língua, cultura e religião
entre o ocidente e o Oriente Médio. Mas isto não quer dizer que podemos nos
esquecer deles. Você pode apoiar um missionário, uma igreja, ou organização que
possa suprir estas necessidades em seu nome.
A necessidade mais
urgente dos muçulmanos é ouvir, ler e ver a Palavra de Deus. Precisamos
oferecer a eles Bíblias e material cristão que não conflitem com a sua cultura
e que sejam adequados especificamente à sua compreensão. Sempre usamos um
vocabulário com um terminologia cristã "estranha" para eles, como:
"Querido irmão,
você precisa saber que Deus, o seu Pai, o ama de tal maneira que deu o Seu
único Filho por você e Ele quer que você seja um crente e que receba a Jesus
como o seu Salvador pessoal. Ele vai lhe dar uma nova natureza no lugar da
natureza pecaminosa que você tem. Se quiser entregar a sua vida a Jesus, você
pode orar agora e Deus vai garantir a sua entrada no céu, onde você vai estar
para sempre com Ele".
Esta é uma mensagem de
salvação que um cristão pode entender, mas para um muçulmano ela apresenta
muitos problemas. Por exemplo:
"Deus, o seu
Pai"—Deus
não pode ser o pai de nenhum homem e de nenhuma mulher. Deus é senhor e os
homens seus escravos. Esta é a única relação que existe entre Deus e os homens
no islamismo.
"Deus o ama"—Deus também não ama
incondicionalmente os seres humanos. Deus ama somente os crentes
verdadeiramente fiéis ao islamismo. É o amor do senhor ao seu fiel escravo, não
o amor do pai ao filho. "Deus é o Pai" e "Deus é amor" são
dois nomes que faltam entre os mais belos nomes de Alá no islamismo.
"Seu Filho
único"—
No islamismo, Deus (Alá) não tem nenhum filho. Quando você fala que Jesus é o
Filho de Deus, eles imaginam que Deus casou com a virgem Maria que ficou
grávida de Jesus. Desta forma, os muçulmanos não ouvem os cristãos. Eles não
compreendem a Trindade, que os cristãos creiam que o Pai e o Filho são o mesmo
Deus.
"Um crente"—No islamismo, crente é
aquele que recita o que eles chamam de os dois testemunhos: "Somente Alá é
Deus e Maomé é o seu profeta". Basta esta declaração para alguém ser
considerado um crente no islamismo. Os muçulmanos acreditam que precisam
recitar um "testemunho" para se tornarem cristãos e eles não querem
negar o seu testemunho islâmico.
"Seu Salvador
pessoal"—Não
há nenhum relacionamento "pessoal" entre o homem e Alá.
"Uma nova natureza
no lugar da natureza pecaminosa"—Os muçulmanos não sabem do que você está
falando. O islamismo não ensina que o homem possui uma natureza pecaminosa
depois da queda de Adão e Eva. No islamismo, pecados são atos específicos e não
resultados de uma natureza pecaminosa – portanto, a salvação não é necessária.
"Entregar a sua
vida a Jesus"—No
islamismo, Jesus é apenas um profeta. Alguns dizem que Ele morreu e que Alá O
levou para o céu. Outros acreditam que Deus O levou para céu e que Ele ainda
vive e que virá novamente para morrer e voltar para o céu.
Nenhum muçulmano
acredita que Jesus foi mesmo crucificado e que, afinal, Ele é um homem como
Adão e não pode dar a vida eterna para ninguém que somente Deus pode dar.
"Você pode orar
agora"—No
islamismo, orar não é simplesmente falar com Alá, porque ninguém pode fazer
isto. Orar é recitar. Você não pode dizer para um muçulmano orar agora, porque
ele tem uma hora especial do dia para orar cada uma das orações que ele tem de
fazer diariamente. Para orar, o muçulmano precisa tirar os sapatos, lavar-se,
ter um lugar especial coberto no chão, olhar na direção de Meca e recitar
certas porções do Alcorão. E mesmo que você queira orar com ele, o muçulmano
não pode orar com você porque você não é muçulmano.
"Garantir a sua
entrada no céu para estar para sempre com Ele"—No islamismo, ninguém
pode garantir que vai para o céu ou estar com Alá.
Os muçulmanos precisam
ouvir a Palavra de Deus. Programas cristãos de rádio são uma das maneiras mais
eficazes de alcançar os muçulmanos. Apesar de no Oriente Médio a televisão
cristã ser mais eficaz, pastores de fala árabe têm medo de aparecer na
televisão porque podem ser perseguidos e mortos pelos muçulmanos ou pelo
governo. Agradeça a Deus pela VdM e pela sua ajuda em ganhar os muçulmanos para
Cristo e ajudar a igreja sofredora no mundo islâmico.
Saber o que o seu amigo
muçulmano pensa do cristianismo. Cada muçulmano tem uma reação diferente ao
evangelho. Estas reações foram divididas em sete categorias, a seguir:
1.
O
muçulmano que não gosta de discutir qualquer assunto social ou religioso com um
cristão para não se corromper. Um crente não pode se comunicar com este tipo de
muçulmano, a não ser através do próprio estilo de vida e caráter, sendo um bom
exemplo de cristão. Jesus disse: "Assim brilhe a sua luz diante dos
homens, para que eles vejam as suas boas obras e glorifiquem ao seu Pai que
está no céu"(Mateus 5.16). O muçulmano precisa ver no cristão alguma coisa
que o diferencia dos demais.
2.
O
muçulmano que tem uma atitude positiva em relação aos cristãos, mas que não
gosta de discutir religião. Este tipo de pessoa também precisa ver o cristão
vivendo a própria fé, mas ele é mais aberto a ouvir quando você fala sobre
questões sociais que podem levar a uma conversa sobre religião.
3. O muçulmano que conversa sobre religião,
mas que ataca a Bíblia e as questões doutrinárias. A intenção dele é forçar o
islamismo sobre o cristão. Ele crê firmemente na origem divina do islamismo. Este
tipo de muçulmano precisa de alguém que o ouça até ele terminar. Sempre
responda as perguntas dele com outras perguntas. Por exemplo, o muçulmano
pode perguntar: "Você crê que a Bíblia que você lê é a mesma que foi
inspirada por Deus?" Cristão:
"Sim, eu creio; e como você crê?"
fazer perguntas sem esperar que responda ou reaja a elas. Você pode
perguntar: "O que significa redenção?" Você mesmo responde:
"Redenção significa que uma pessoa inocente precisa morrer pela culpa de
alguém. Quem é o mais indicado para isto? Sem dúvida, Jesus Cristo é o
único".
5.
O muçulmano que está aberto à verdade do
cristianismo. Ele está pronto para discutir as suas perguntas leal no respeito
a você e à Bíblia. Este tipo de muçulmano precisa de alguém que possa responder
a todas as perguntas dele. A maioria dos muçulmanos que se encaixam nesta
descrição ficam normalmente convencidos com a sua mensagem.
6.
O
muçulmano que tem dúvidas sobre o islamismo e faz perguntas sobre o
cristianismo. É preciso uma pessoa bem versada no islamismo para responder às
perguntas dele sobre islamismo e/ou cristianismo, fazendo comparações entre as
duas.
7.
O muçulmano que ama a Cristo e pergunta como
ele pode receber a Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal. Ele precisa da
mensagem simples do evangelho e de encorajamento para neste ponto expressar os
seus sentimentos a Deus. Há mais duas coisas sobre as quais precisamos orar e
buscar a direção do Senhor para podermos entender melhor os nossos irmãos e
irmãs muçulmanos e podermos alcançá-los efetivamente. São elas: Conhecer a
verdadeira necessidade do muçulmano. Ele teme o dia do julgamento e a
eternidade? Ele precisa de perdão? Saber a hora exata de falar com o
muçulmano.
8.
9.
Se você sabe o
que o seu amigo muçulmano pensa do cristianismo, o Espírito Santo vai dar a
você direção para saber o momento certo para compartilhar o evangelho com ele.
Lembre o que Jesus disse: "Ninguém vem a Mim, a não ser aqueles que o Pai
Me enviar" (João 6.44).
Parte 06 –Você precisa saber o que
a Bíblia e o Alcorão falam dos assuntos sobre os quais vocês estão conversando,
como o pecado, a salvação, o amor de Deus, o caminho para o céu, a vida eterna,
inferno, certeza da salvação, quem intercede por nós, etc. As respostas
que o Alcorão dá a estas perguntas são totalmente diferentes das respostas que
a Bíblia dá.
O islamismo ensina que
pecado é simplesmente uma ação e que o homem não tem uma natureza pecaminosa.
Portanto, não há nada do que você precise ser salvo. O justo precisa se
arrepender e praticar boas ações e os pecados são perdoados.
O islamismo também
ensina que ninguém pode entrar no céu. O céu é o trono de Deus, e Deus não tem
nenhum relacionamento pessoal com os seres humanos. O Jardim, ou Paraíso, é o
lugar para onde o homem vai e o único caminho para o Paraíso é a prática de
boas obras, a oração, o jejum, dar esmolas aos pobres, visitar Meca (o lugar do
nascimento do islamismo), se possível, e recitar o credo islâmico ("Só Alá
é Deus e Maomé é o seu Mensageiro"). E, mesmo com tudo isto, a pessoa não
tem nenhuma garantia de que vai para o Paraíso. Alá é quem decide se a pessoa
vai para o Paraíso ou para o inferno.
Os muçulmanos também
acreditam que Maomé, o profeta do islamismo, é o único de quem Alá aceita
intercessões. Ele pode interceder por qualquer pessoa, mesmo que esta pessoa já
tenha morrido.
Para alcançar os
muçulmanos, você precisa conhecer as perguntas feitas com mais freqüência pelos
muçulmanos, e saber as respostas bíblicas. Abaixo apresentamos um exemplo de
diálogo para perguntas que um muçulmano pode fazer:
P: Você crê que Deus é uma só ou mais de uma pessoa?
R: Os cristãos crêem que
Deus tem três partes, mas é uma só pessoa, conforme a Bíblia (Mostre a ele 1
João 5.7-8; há maior eficácia se você deixar o seu amigo muçulmano ler ele
mesmo).
P: Você crê que a Bíblia é igual à original e que não
foi adulterada por ninguém? Você não pode provar nada de um livro adulterado.
R: A Bíblia não foi
adulterada e as minhas provas são . . . (Já tratamos desta pergunta acima).
P: Então, quem é Jesus?
R: Ele é a Palavra de
Deus, conforme a Bíblia afirma em João 1.1,2 e o próprio Alcorão também afirma
na Sura 3.45. Ele é o Espírito de Deus (Sura 4.171). Ele é um mensageiro de
Deus (Sura 4.171).
P: Jesus é o Filho de Deus? R: Sim, Ele é (Romanos 1.3,4).
P: Deus se casou e teve um filho? R: Não (Explique o que significa Filho de
Deus, que Jesus é Deus encarnado).
P: Deus come, bebe e vai ao banheiro?
R: Há uma diferença
entre o corpo de Jesus e o Espírito de Deus. No Alcorão, Deus tem todas as
características do homem; por exemplo, Deus tem um rosto, Ele pode ver, falar,
amar, odiar, sentar-se levantar-se etc., portanto, não é estranho que Deus que
tem todas estas características no Alcorão possa revelar-se a Si mesmo como
homem em Jesus Cristo.
P: Quando Jesus morreu, Deus também morreu? R: (A mesma idéia acima).
P: O Novo Testamento aboliu o Velho Testamento e o
Alcorão aboliu o Enjil?
R: Deus não muda a Sua
Palavra. Se Deus é Onisciente, Ele não precisa dar uma ordem e depois mudá-la,
pois Ele sabe todas as coisas, nos mínimos detalhes, do princípio ao fim.
P: Você pode me dar um exemplo?
R: Quando Deus mandou os
judeus saírem do Egito, eles eram pequenos em número e teriam de enfrentar
muitas nações grandes. Mas Deus lhes disse para não terem medo delas e para não
aceitarem nem adorarem os seus ídolos, mas que deviam destrui-los. Quando os
judeus se tornaram mais poderosos, Ele lhes disse a mesma coisa. Ele lhes disse
isto desde o começo pois queria ensinar-lhes que a vitória é do Senhor e que
não depende nem da força nem do número deles. Alá não fez o mesmo quando os
muçulmanos eram poucos. No início, Alá não os mandou combater os cristãos ou os
judeus, mas deu a Maomé as Suras mais "agradáveis" a respeito dos
cristãos e dos judeus. Quando Maomé conseguiu juntar um exército poderoso, Alá
aboliu o jeito agradável de lidar com cristãos e judeus, substituindo por um
jeito mais duro.
P: Você pensa que o Alcorão e a Bíblia têm a mesma
origem?
R: Certamente que não,
pois contém ensinos inteiramente diferentes e contraditórios. Eu sei que a
Bíblia verdadeiramente vem de Deus.
Mais importante é
praticar o amor do Espírito Santo com os muçulmanos. Sem amá-los você não vai
conseguir jamais ganhá-los para Cristo. A mensagem que você vai compartilhar
com os muçulmanos tem de ser a mensagem de Jesus Cristo, não que ele precisa
deixar a sua religião e virar cristão, mas que ao aceitar a Jesus Cristo como o
seu Salvador pessoal ele pode ser livre da punição do inferno e ter a vida eterna.
Site: www.missoesmundiais.org.br Email: edem@missoesmundiais.org.br CURSOS: Missões Mundiais
– Graduação em Missiologia Bacharel em Teologia Especialização Palestras, Estudos
Bíblicos, Seminários, Treinamento de
Igrejas na área de Missões, Evangelismo, Liderança, Caráter Cristão,
Implantação de Igrejas, etc.
Escola de Missões Mundiais -
Tel (71) 3237-2255;
8758-3833; 9198-2006
CENTRO DE MISSÕES MUNDIAIS
UMA
MISSÃO SEM FRONTEIRAS - Ásia,
África, Europa, Américas, Oceania... até os confins da terra.