Centro de Missões Mundiais
www.missoesmundiais.org.br
Registro: CNPJ - 06.178.213/0001-94

Caixa Econômica Federal
Ag.0071, OP-003 - Conta corrente 1851-3
CURSO COMPLETO:
BACHAREL EM TEOLOGIA
com ênfase em Missões
Módulo 3
Endereços: Salvador - Rua José Sátiro de Oliveira, nr. 10, Edf. Milene, Barra 
 Salvador -Bahia  Cep 40.140-790 - Tel:(71)3227-2255, 8758-3833, 92698299
Email: edem@missoesmundiais.org.br
Graças a DEUS que nos dá a vitória
  por JESUS CRISTO nosso Senhor.
 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                                   Graças a DEUS  VENCEMOS mais uma etapa.

 

             Chegamos ao III mês do Curso de Bacharel em Teologia, neste módulo a

              nossa ênfase é para o Evangelismo.    

 

-Como descobrir o dom de Evangelista.

-Títulos do Evangelho na Bíblia

-O que é o Evangelho

-Consagração a DEUS

-A evangelização fora da Igreja

-Evangelização e Preparo

-O Preparo do Evangelista

- Estratégias de Evangelismo

 

E mais:

-Discipulado

-Preparo em oração/comunhão/devoção

-Tipos de oração

-Concurso Bíblico

-Como podemos ser cheios do ESPÍRITO SANTO

-Em seus passos que faria JESUS?

-Algumas coisas que JESUS provavelmente faria nesta cidade

-A oportunidade de servir está em suas mãos

-O ministério do testemunho pessoal

-Educação Doméstica

 

 

Que o SENHOR da seara lhe ajude a aproveitar o máximo desses estudos.

 

 

Miss. Elisabeth Macedo  Ataide Campos

              (Diretora da EDEM)

 

 

 

 

MATÉRIA - EVANGELISMO

 

COMO DESCOBRIR O DOM DE EVANGELISTA

1. Satisfaço as exigências da Palavra Evangelista?

2. Tenho certeza no meu coração que DEUS me chamou para pregar o Evangelho?

3. O dom de Evangelista se torna evidente em minha vida?

4. A igreja conhece o meu dom de Evangelista?

5. Quantas almas tem sido levadas a CRISTO por mim?

 

PARA MEDITAR PV.11:30

Rm 1.16 “E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o Evangelho, a vós que estais em Roma”.

BOAS NOTÍCIAS = EVANGELHO    =    “....anunciar o Evangelho, a vós que estais em Roma”.

 

TÍTULOS DO EVANGELHO NA BÍBLIA:

1.     É o Evangelho de DEUS (Rm 1.1)      

2.     É o Evangelho da glória de DEUS (I Tm 1.1)

      3.  É o Evangelho da graça de DEUS (At.20.24) 

      4. É o Evangelho da paz (Ef. 15.19)

5.É o Evangelho de CRISTO ( Rm 15.19)      

      6. É o Evangelho da vossa salvação ( Ef. 1.13)

      7. É o Evangelho da glória de CRISTO (2Co 4.4)

 

O QUE É O EVANGELHO?   RESP. RM 1.16 ( É O PODER DE DEUS)

 

O QUE PODE FAZER O EVANGELHO ?  RESP. Rm 1.16 (...para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego).

 

O evangelista é aquele que evangeliza. O evangelista tem que ter a consciência de ser uma pessoa convertida (Rm 8.16; II Co 5.17). Ter a consciência que o ESPÍRITO SANTO garante o seu ministério. Porque é selado no ESPÍRITO SANTO. (ATOS 2.37.

 

BUSCAR A DEUS e ter uma vida consagrada ao SENHOR (I Ts 4.3)

Esta consagração a DEUS=Humildade,Fidelidade,Obediência,Temor do Senhor (Rm 12.1e2; Ef.4:8; Ap.22:12; 2 Co5.10)

CONSAGRAÇÃO A DEUS:

1.Devemos reconhecer que o presente sistema do mundo é mau (Gl 1.4)

2. Devemos resistir as formas prevalecentes e populares do proceder deste mundo e em lugar disso proclamar as verdades eternas e os padrões justos da Palavra de DEUS, por amor a CRISTO  (I Co 1.11-24)

3. Devemos aborrecer e desprezar aquilo que é mau e, amar aquilo que é justo (I Jo 2.15-17).

4. Não ceder aos vários tipos de mundanismo que rodeiam a igreja, tais como: cobiça, egoísmo, oportunismo, inveja, ódio, vingança, impureza, linguagem imunda, diversões ímpias, vestes imodestas e provocantes, imoralidade, drogas, bebidas alcoólicas, companhias mundanas.

5. DEVEMOS CONFORMAR NOSSA MENTE À MENTE DE CRISTO - À MANEIRA DE DEUS PENSAR (Fp.4:8)          Ler a Palavra de DEUS e meditar nela. (Sl 119)

6. Devemos permitir que nossos planos, alvos e aspirações sejam determinados por DEUS e por suas verdades eternas e não por este presente século mau, profano e passageiro.

 

7. Devemos ter o profundo desejo em nossos corações de buscar a DEUS conhecê-lo e amá-lo(obedecê-lo) Jr.29.13

8. Devemos reconhecer nossa necessidade em submeter-nos ao SENHOR

 

            Pedir (Lc 11.9 e Mt. 7.7) = oração = falar com DEUS, apresentando a ELE nossas necessidades (DAR-SE-VOS-Á)

Buscar = buscar fala de conhecer a DEUS cada vez mais e fazer a sua vontade - agradá-lo, amá-lo, cada vez mais.

        Bater = perseverança em buscar a DEUS. DT. 6.5; DT 10.12; DT 17.17; DT.30:14; PV 4.23; PV. 21.2

Responda:

01. QUAL A TAREFA PRINCIPAL DA IGREJA?

02. CITE 05 VERSÍCULOS QUE NOS ORIENTAM NO EVANGELISMO

03.    03. ORE POR: pelo nosso curso, irmãos e  professora./ Pelos Pastores/ Pela missão SGM e ALFA E  ÔMEGA/ Pela Missionária Elisabeth e sua família/ pelos alunos do CTM.

 

         CURIOSIDADES: de todo recurso da Igreja : 99% é gasto nela mesma, apenas 1% em evangelismo.    E você, quanto tem investido em folhetos, Bíblias, etc...?

 

 

A EVANGELIZAÇÃO FORA DA IGREJA

JESUS, na parábola da grande ceia, ensinou: “sai pelos caminhos e valados, e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha” (Lc. 14.23).

Quando pensamos em ganhar vidas, devemos lembrar que os pecadores, em sua maioria,  não vão à IGREJA! portanto, não se pode alcançar as multidões perdidas, sem CRISTO, dentro da Igreja.

Devemos ir fora das quatro paredes da Igreja para conquista-las. A IGREJA PRECISA IR AOS PECADORES. É isso que JESUS fez, e mandou que os seus seguidores fizessem, e é isso que os crentes da igreja primitiva fizeram. Foram as feiras, às ruas, à beira-mar, de casa em casa, testemunhando, pregando e ensinando.

O PRINCÍPIO DE EVANGELISMO ( A AÇÃO DE CONQUISTAR VIDAS) NÃO FOI IDEALIZADO PARA SER EXECUTADO DENTRO DO TEMPLO DA IGREJA, o que de forma alguma exclui usar o templo para pregar a mensagem evangelística.  EVANGELISMO MESMO PRECISA SER FEITO LÁ FORA, ONDE OS PECADORES ESTÃO.

O TEMPLO DA IGREJA tem por finalidade congregar, reunir os salvos para cultuar e glorificar a DEUS, para ensinar as doutrinas de CRISTO. fortalecendo e encorajando os crentes a testemunharem.

OS CRISTÃOS PRIMITIVOS permaneceram ocupados diariamente “...no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de anunciar a JESUS, O CRISTO” (At.5.42).

UM LAVRADOR não colhe o seu feijão na sua sala de jantar. Se ele espera colher o feijão seco, precisa usar a sua foice no calor do sol, lá onde o feijão está seco, fora de casa, lá nos campos, onde o feijão está pronto para ser colhido.

DE IGUAL FORMA, se um conquistador de vidas espera colher os perdidos, ganhá-los para JESUS, precisa levar o seu testemunho fora da igreja, onde os pecadores estão, fora do santuário, nas feiras, nas ruas, nas casas dos pecadores, no meio do povo, nos hospitais, nas cadeias, onde as almas perdidas estão vivendo distantes e separadas de DEUS. 

ISTO SIM É EVANGELISMO! Uma evangelização prática, possível a todo e qualquer crente.

VOCÊ E EU SOMOS AS TESTEMUNHAS, OS TESTIFICADORES, OS PREGADORES, OS INSTRUMENTOS PELOS QUAIS ESTE MUNDO DEVE “ESCUTAR” O EVANGELHO. ESTA É UMA MISSÃO QUE NOS ACOMPANHARÁ ENQUANTO VIVERMOS E DELA PRESTAREMOS CONTAS A  DEUS.

 

Mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do SENHOR  JESUS, para dar testemunho

do Evangelho da graça de DEUS”.  (Atos 20:24)

 

 

EVANGELIZAÇÃO  E PREPARO

 

FOI DO AGRADO DE DEUS confiar ao próprio homem a responsabilidade de levar sua mensagem a outros homens. Assim é que a nós, crentes, discípulos de JESUS, foi-nos dada a oportunidade de apresentar Cristo Jesus ao mundo.

Agora, para que sejamos verdadeiramente úteis a DEUS, desempenhando bem o seu plano, precisamos preparar-nos adequadamente. Tomando JESUS, o nosso Mestre, como exemplo, seguiremos os passos seguintes no preparo para a evangelização pessoal:

 

 

 

 

 

 

 

 

1- CONSCIÊNCIA DA RESPONSABILIDADE   “E percorria JESUS todas as cidades e aldeias, pregando o evangelho do reino” (Mat. 9.35). JESUS estava tão consciente de sua responsabilidade, de sua missão de anunciar as Boas-novas de salvação, que se tornou, durante os seus três anos de ministério na terra, um incansável anunciador do evangelho do reino de DEUS. Seu exemplo desafia-nos a pregar o evangelho a tempo e fora de tempo, em qualquer circunstância.

 

2- CONHECIMENTO DA PALAVRA  .  JESUS, quando ensinava, demonstrou ter pleno conhecimento da Palavra de DEUS. Por exemplo, na purificação do templo, disse: “Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração...” (Mt. 21.13).Quando proferiu a parábola dos lavradores maus, disse: “Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular? (Mt. 21.42). Quando em diálogo com o jovem rico, JESUS citou parte dos DEZ MANDAMENTOS, conforme registro em Mateus 19; 16-19”.

 

3- PREPARO ATRAVÉS DA ORAÇÃO.   A oração foi uma constante na vida e no ministério de JESUS. Ele sempre se preparou na oração e perfeita comunhão com o Pai. Ao fim de cada dia de atividades   com os discípulos, pregando e ensinando às multidões, JESUS se retirava para orar e estar em comunhão com DEUS (Lc 6.12 E Mt. 14.23).  A ORAÇÃO, COMUNHÃO E DEPENDÊNCIA DE DEUS fizeram de JESUS um homem poderoso e vitorioso.

 

4- INTERESSE PELAS PESSOAS.   JESUS sempre se interessou pelas pessoas. “E JESUS, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles; e começou a ensinar-lhes muitas coisas (Mar. 6:34).  O interesse pelas pessoas possibilitou a JESUS alcançar um grande número de seguidores.

 

5- IR EM BUSCA DAS PESSOAS.   No mesmo texto de Marcos 6:34, vemos implícita a disposição de JESUS em ir às pessoas. Este método fez de JESUS um grande ganhador de almas. HOJE, como nos dias de JESUS, o interesse pelas pessoas e a disposição em ir ao encontro delas é o meio mais eficiente para ganhar almas. Através do contato pessoas. Escolheu os seus discípulos um a um, e os enviou a pregarem o evangelho a todas as gentes.

                     “...ide, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt. 28:19,20).

 

 

 

 

 

 

Matéria: DISCIPULADO E ACONSELHAMENTO

 

 Dispertas tu que dormes”

Se aparecessem  l000  pessoas na nossa Igreja, ansiosos para serem discipulados, como responderíamos? Seriamos capazes de ajudá-los a praticar um estilo de vida à semelhança de CRISTO e um discipulado que transforma e redime suas culturas ao invés de simplesmente rejeitá-los ou ignorá-los?

 

Atos l:8 - o Espírito Santo nos capacita para a Obra de Deus.

João l6:7e - 8 a ação do Espírito Santo na vida do pecador.    Hb 4:12 - a Palavra de Deus é poderosa

 

Rm l0:13 a 17 - Precisamos anunciar o Evangelho para que os perdidos creiam em Deus

Evangelizar é falar do amor de DEUS e mostrá-lo na prática. Demonstrar a misericórdia de DEUS através de ações.

 

A ARTE DE “CAIR NA GRAÇA” - ATOS 2.41 a 47   O discipulado não consiste em apenas fazer estudo, mas também companheirismo e cuidado para com o discipulando. Esse ambiente de amor e atenção recíprocos proporciona bem-estar a outras pessoas. Dessa maneira a igreja vai caindo “na graça de todo o povo, e cada dia” acrescenta o Senhor os que vão sendo salvos.

 

A TAREFA DE FAZER DISCIPULOS - Jesus queria que os apóstolos fizessem discípulos à semelhança do que fizera com eles. Jesus andou com eles, ensinou-lhes sobre perdão, amor, renúncia, Reino de Deus, vida eterna, missões e outros ensinos básicos da fé cristã. Jesus investiu neles, Jesus deu sua vida por eles.

 

DISCIPULADO É, PORTANTO, convivência, acompanhamento, ensino e principalmente, formação de vidas para viver com Deus e servi-lo de modo eficaz.

DISCIPULADO É GERAR UMA VIDA PARA O REINO DE DEUS. Gl 4.19

ENTÃO A NOSSA TAREFA É DESCOBRIR PESSOAS QUE DEUS TEM PREPARADO E FAZÊ-LAS DISCÍPULAS DE JESUS.

 

O QUE É QUE EU E VOCÊ TEMOS A VER COM DISCIPULADO????

 

1. É um mandamento “ide e fazei discípulos de todas as nações”(Mt.28.19)

2. Quem ganha almas é sábio (Pv. 11.30)

3. A árvore que não der frutos será cortada.

4. Somos capacitados por Deus para sermos testemunhas de Jesus (Atos 1.8)

5. Somos recompensados (Lucas l5:7 e 10)

6. Receberemos bençãos (Ml 3: l6 e 17) 

 

O PREPARO DO EVANGELISTA

·     DEPENDÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO

·     O PREPARO BÍBLICO

·     PREPARO EM ORAÇÃO/COMUNHÃO/DEVOÇÃO

 

1. DEPENDÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO:

¨  Para operar a regeneração.

¨  Para dar convicção do pecado. (Tg 1.18, Jo 16.7-11; I Pd 1.3; Jo 3.3-5; I Jo 5.1; Jo 3.8)

¨  Para te usar:

·     Ele dá poder. (At 1.8) Ele dá as oportunidades. (At 8.29)

·     Ele dá coragem. (At 4.13)     Ele mostra com quem falar (At 16.6-11)

·     Ele quebra as barreiras. (At 10)      Ele prepara os corações. (At 16.14)

 

2. PREPARO BÍBLICO :

¨  Aprender a usar seu “manual”: a Bíblia. A Palavra de Deus é inspirada, útil para o ensino, espada do Espírito. (2 Tm 3.15-16; Ef 6.17; Jr 1.12)

¨  Algumas recomendações:     Meditar. (Is 1.8)  -  Aplicar-se. (I Tm 4.13) - Manejar bem. (2Tm 2.15) - Desejar ardentemente. (Sl 119.12,40,64,68; 2 Tm 4.13; I Pd 2.2) -  Buscar. (Is 34.16)     Ler todos os dias. (Dt 17.19)

 

Alguns resultados:

·        Dará autoridade. (Ef. 6.10-18)     Dará sabedoria, habilidade. (2 Tm 3.14-17)

·        Trará revelação. (Sl 25.14; I Co 2.9-14)       Fortalece contra o pecado. (Sl 119.11)

·        Trará alegria. (Jo 15.11; Lc 11.28; Ap 1.3; Sl 1.1-3)    Trará fé. (Rm 10.17; I Pd 1.23)

·        Dará orientação. (Sl 119.105)     Não voltará vazia. (Is 55.11)

·        Se permanecer em nós, teremos respostas à oração. (Jo 15.7)

 

¨  Elementos básicos para a leitura diária e estudo.

·     Esforço   -Disciplina-Tempo  -Use outros livros para estudo. (2 Tm 4.13):

-Concordâncias bíblicas     - Manual bíblico       -Dicionário bíblico         -Gramática bíblica   -Chave bíblica                   -Comentários            -Manual     

 

 

 

 

 

 

                 

 

MATÉRIA - INTRODUÇÃO  A Bibliologia  

 

Divisões da Bíblia:  VELHO TESTAMENTO: 39 LIVROS

 

Histórico: Gênesis

Livros da Lei: Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.

Históricos: Josué, Juizes, Rute, I Samuel, 2 Samuel, I Reis, 2 Reis, I Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.

Poéticos ou de Sabedoria: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiates, Cantares.

Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel,

Profetas  Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Age, Zacarias, Malaquias.

 

NOVO TESTAMENTO: 27 LIVROS

Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas, João.

História da Igreja: Atos

Epístolas Paulinas: Romanos, I Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, I Timóteo, 2 Timóteo, Filemon.

Epístolas Gerais: Tiago, I Pedro, 2 Pedro, I João, 2 João, 3 João, Judas.

Livro Profético: Apocalipse.

¨  Reflexão          (Rm 11.33-34; I Co 13.12; Dt 29.29)

 

INTERCESSÃO

3. PREPARO EM ORAÇÃO/COMUNHÃO/DEVOÇÃO:

¨  Considerações:

·     A oração deve ser o nosso modo de vida. É considerada como a chave para que na vida e no ministério haja o Poder de Deus, a unção do alto. 100% oração, 100% poder.

·     Precisa ser o fôlego da alma, é comunhão, comunicação com Deus pessoal, um encontro com o Pai, “Abba Pai”. (Mt 6.9)

·     Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5 - É dependência total, somos incapazes, limitados).

·     Ele conhece os corações. Ele completa a obra. Ele dá a vida. (Jo 10.10)

·     Só aprendemos a orar, ORANDO. (I Co 6.17)

 

¨  Alguns tipos de ORAÇÃO:

·     Ações de graça. (Sl 103.1-2; Cl 3.15-16; I Ts 5.18; Ef 5.4; Ap 4.9, 7.11 a 12).

·     Louvor. (Sl 34.1, 45.1, 33.1, 145.1-7,21; Lc 24.53; Ap 5.5)

·     Adoração. Jo 4.21-24; Ap 4.8-11; Sl 8.1)

·     Petição. (Mt 7.7-8; Mc 11.24; Mt 21.22; Fl 4.6,19; Nm 23.19)

·     Intercessão. (Rm 8.26,27; Hb 7.25; I Tm 2.1-4; Tg 5.16; I Sm 12.23; Is 59.16)

·      

¨  Algumas Observações:

·     Necessidade do aprendizado. (Tg 4.2,3; Lc 11.1; Mt 6.5-13)

·     É relacionamento de fé viva. (Hb 4.15-16, 11.6; Tg 1.6-8; Jo 5.14-15, Nm 23.19; Mt 21.22, 17.20, 11.23-24).

·     É abertura de coração. (Fl 4.6; Sl 62.8)

·     Deve ser prioridade. (I Tm 2.1-4; Sl 5.3)

·     Dará livramento em meio à tentação. (Mt 26.41; Mc 14.38)

·     É combate no mundo do mal. (Ef 6.12; Mc 9.29; Rm 15.30-31)

·     Deve-se orar segundo a vontade de Deus. (Mt 26.39; I Jo 5.14)

·     Há necessidade de intercessores. (Ez 22.30-31; Is 59.16; Mt 9.38)

·     Trará resultados. (Jr 29.12-14; Tg 5.16-18; Jo 14.13; Jr 33.3; Jo 16.24; Mt 7.7-11; Ef 3.20)    Deus alegra-se. (Sl 65.2; Pv 15.8)

·     Obstáculos. (Is 59.1-2; I Pd 3.7; Mc 11.25; Tg 3.16, 4.3, 1.5-7; Pv 21.13)

 

¨  Exemplo: Jesus orou.


1. Noite toda. (Lc 6.12)            2. De madrugada. ( Mc 1.35)      3. Sozinho. (Lc 5.16)                    4. No monte. (Mc 6.46             5. Com os apóstolos. (Lc 9.28)    6. Ensinou. (Mt 6.9-15)

     7. Intercedeu. (Jo 17)

 

 


¨  Nossa parte quanto à resposta da oração:

 

·     Fidelidade. (Lc 18.1)    -Vontade de ser usado. (I Tm 2.1)

·     Completa confiança no Pai e na Sua vontade perfeita. (Hb 11.6)

·     Uma consciência livre diante do Senhor. (Sl 66.18)

 


 

MATÉRIA - TEORIA E PRÁTICA DA VIDA DE CRISTO

 

EM SEUS PASSOS QUE FARIA  JESUS ?

 

“Porquanto para isso mesmo fostes chamados, pois que também CRISTO sofreu em nosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos” (1Pe 2:21)

SEGUIR OS PASSOS DE JESUS = OBEDIÊNCIA - FÉ - AMOR - IMITAÇÃO

O que os Cristãos entendem por seguir os passos de JESUS? O que JESUS faria? O que é que entendo por seguir os passos de JESUS?        O QUE SIGNIFICA SEGUIR A JESUS?

 

NOSSO LEMA SERÁ:  QUE FARIA JESUS?

O objetivo: Fazer exatamente o que ELE ‘JESUS’ faria em nosso lugar, sejam quais forem as consequências. EM OUTRAS PALAVRAS: estamos dispostos a seguir os passos de Jesus tão estritamente e tão literalmente do modo como acreditamos que ELE ensinou aos seus discípulos.

 

-- Ninguém sabe até que ponto pode ser conduzido pelo ESPÍRITO SANTO quando decide mudar o rumo de sua vida - seus hábitos, suas convicções, suas palavras e seus hábitos.

QUE FARIA JESUS ? e seguir o seu exemplo   independentemente do que vier a acontecer depois dessa decisão.

 

O único caminho para podermos fazer o que JESUS faria em nosso lugar é com a ajuda do ESPÍRITO SANTO DE DEUS. (Jo 16:13-15) . O ESPÍRITO SANTO é o único meio de sabermos qual é a vontade de CRISTO. Teremos de decidir como agir como ELE, indo a essa fonte de conhecimento... o próprio DEUS.

 

Depois de perguntarmos ao ESPÍRITO  o que JESUS faria e recebermos a resposta para isso, devemos agir positivamente, qualquer que seja o resultado ou consequência que recaia sobre nós. ESTÁ BEM ENTENDIDO?

 

SIM?  - “Aquele que diz que permanece n’ELE, esse deve também andar assim como ELE andou” (lJo 2:6)

 

Você acredita que os homens em toda parte devem seguir o exemplo de JESUS tão estritamente como puderem em suas vidas diárias? SIM?

 

COMO PREGARIA JESUS? Contra o pecado, hipocrisia, ambição da riqueza, ostentação da moda, etc...

Saber o que JESUS faria, requer um conhecimento sobre JESUS e suas razões.

= “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo”... Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo”. (Lc 14:26 a 33)

 

 

Que temos feito, durante toda a nossa vida, em favor da gente pecadora e sofredora da parte mais pobre da nossa cidade? Quantas vezes renunciamos ao nosso conforto e demos um pouco para beneficiar o lugar em que vivemos e onde temos sido tão abençoados, imitando, com esse gesto, a vida do Salvador do mundo?

É justo continuarmos vivendo como sociedade egoísta, enclausurados em nosso pequeno círculo de prazeres e entretenimentos, desconhecendo o sofrimento e angústia das dificuldades e desesperanças?  (Mt. 16:24)

 

 

MATÉRIA - MISSÕES URBANAS

 

 

ALGUMAS COISAS QUE JESUS PROVAVELMENTE FARIA NESTA CIDADE:

 

1.     Viver de um modo simples; 

2.     Pregar corajosamente aos hipócritas da congregação, seja qual for sua importância ou nível de riqueza.   

3.     Mostrar de forma prática, seu amor e simpatia pelas pessoas, indistintamente.

4.     Identificar-se com as grandes causas da humanidade de um modo pessoal que requeira abnegação e sacrifício;  

5.     Pregar contra os bares e outros lugares de vício e perdição.   

6.     Tornar-se conhecido como amigo e companheiro de gente pecadora e miserável.

7.     Pregar em praças públicas.

8.     Fazer tudo com o propósito de glorificar a DEUS. ( João 12:26)

 

“ Sede, pois imitadores de DEUS, como filhos amados; e andai em amor, como também CRISTO nos amou”...

Seguir os passos de JESUS é o mesmo teste de todos aqueles que, no passado, desde os primeiros discípulos e através dos séculos experimentaram e que nós, agora, queremos experimentar, não apenas aceitando-o em nossos corações como já muitos aqui o fizeram, mas proclamando-o publicamente e imitando seu exemplo” (Apocalipse 14:4) ; (Salmo 85:13)

 

VALE ENTÃO A PERGUNTA PARA NÓS, DISCIPULOS DE JESUS CRISTO , TEMOS CERTEZA E CONVICÇÃO QUE SOMOS TITULAR DO ‘REINO DE DEUS?”.

 

Quando você se arrependeu dos seus pecados e creu em CRISTO como seu SENHOR e SALVADOR, você rompeu as amarras que o prendiam ao reino desse mundo, e lançou-se em seu interior, no íntimo do seu coração, no imensurável amor, na imensa paz e na infinita alegria do “Reino de DEUS”.

 

 

 

ORAÇÃO: Usa-me, SENHOR, como um titular do teu Reino aqui na terra.

         Enche-me do teu Santo Espírito, do teu amor; cobri-me com teu sangue, tua graça e tua misericórdia.  Livra-me de todo o mal e me dá o temor do SENHOR em todas as áreas da minha vida.  Eu te peço e te agradeço em o nome do SENHOR JESUS. Amém e graças a DEUS.

ORAÇÃO PARA UM EVANGELISTA:  Usa-me, SENHOR, como instrumento teu, para com a autoridade que venha de ti, pregar o teu evangelho e testemunhar do teu nome. Amém.

 

 

  MATÉRIA  - (O MINISTÉRIO DO TESTEMUNHO PESSOAL)

 

Há muita gente, pensando que o testemunho é um dom. O que você acha?

Deste modo vemos que quando fomos convidados para a nova vida em CRISTO, DEUS pretendia usar-nos como instrumentos de boas novas de salvação. Todos fomos salvos para que anunciemos a salvação.

 

Em I Pedro 2:9, o autor ressalta a importância do nosso ministério: “...para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. Esse ministério não é um dom, mas o dever de cada crente.

 

Evangelizar é um ministério para todos os crentes. Para aqueles que ouvem claramente a vontade de DEUS e colocam-se à disposição do SENHOR, há uma capacitação especial dada por DEUS para a realização desse ministério. Prossiga e veremos qual é....

 

   ( O PODER INDISPENSÁVEL AO TESTEMUNHO PESSOAL)

Ao dar uma ordem, JESUS oferece também as condições para executá-la. O SENHOR JESUS vive em nós através do seu ESPÍRITO SANTO. Ninguém consegue transmitir a vida de JESUS se não estiver cheio dela.Quem deseja ser instrumento de DEUS para conduzir pessoas a um compromisso total com JESUS CRISTO precisa estar cheio do ESPÍRITO SANTO.

 

RECORDANDO: Testemunho Pessoal é um ministério, não é um dom e se faz no poder do ESPÍRITO SANTO

 

 ( O OBJETIVO DO TESTEMUNHO PESSOAL : CONDUZIR PESSOAS A UM COMPROMISSO TOTAL COM JESUS CRISTO Esta é a nossa responsabilidade como crentes, conduzir pessoas a um compromisso total com JESUS CRISTO. Mas como fazer isso. Seguem algumas orientações práticas dentro de três possibilidades distintas:

 

 

 

 

l.COMO  AGIR EM ENCONTROS CASUAIS. os encontros casuais têm algumas particularidades:

 

a) são encontros breves. as vezes duram o tempo de uma viagem ou alguns minutos numa praça pública, numa fila, etc.   

 

b) geralmente são encontros com pessoas desconhecidas, um passageiro, um transeunte, etc.   

 

c) são encontros repentinos, quando menos esperamos, surge a oportunidade para o Testemunho Pessoal.

 

Levando-s em conta essas peculiaridades, podemos aproveitar esses encontros depois de encontrar:

a) Usando qualquer oportunidade para introduzir uma conversa sobre a necessidade espiritual da pessoa

b) Dando um breve testemunho pessoal de nossa experiência com Cristo 

c) Convidando a pessoa para um momento de oração, de entrega pessoal da sua vida a JESUS CRISTO.

 

Falando sobre TESTEMUNHO PESSOAL é importante observar que o propósito do testemunho é compartilhar o que já aconteceu com você. Leia o testemunho de Paulo em Atos 22.1-16 e 26. 9-23. Ele simplesmente contou a história de sua vida antes de conhecer a CRISTO e como o encontrou e o aceitou como Salvador e Senhor.

 

ENTÃO, AO DAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL;

 

1. Seja breve;          

2. Não pregue um sermão.       

3.Não use idéias vagas, assim:Eu assisti a uma campanha na igreja e fui a frente.           

4. Evite palavras desconhecidas pelos não crentes        

5. Use versículos Bíblicos                       

6.Compartilhe seu testemunho no máximo em 5 minutos. 

7. Conclua seu testemunho com frases como: - agora eu tenho certeza da vida eterna;  - posso explicar-lhe, pela Bíblia, como você também pode ter a certeza da vida eterna?

 

PREPARANDO SEU TESTEMUNHO PESSOAL 

 Você deverá responder as seguintes perguntas:

1.Como era minha vida antes de receber JESUS CRISTO  em meu coração?

2.Como eu percebi que precisava aceitar a JESUS CRISTO?

3.Onde e como eu aceitei a JESUS CRISTO  em minha vida?

4.Como é minha vida desde que eu aceitei a JESUS CRISTO?

 

 

2.COMO AGIR NUMA VISITA EVANGELÍSTICA PLANEJADA;

2.1 - Prepare-se com antecedência. ORE : peça a DEUS que dirija o pensamento da pessoa que será visitada,que seu coração se abra para a mensagem.   

                   

CONFIRME A DATA DA VISITA :   a data já deverá estar marcada e confirmada.

  

 LEMBRE-SE DO NOME DA PESSOA : anote discretamente  para não esquecer.

  

CRIE UM CLIMA AGRADÁVEL : Esteja alegre, seja amigável, claro e objetivo. Mas não esqueça o assunto principal é JESUS. Tire suas dúvidas sobre JESUS, SALVAÇÃO, VIDA ETERNA, CEU, INFERNO,ETC. mostre os textos na Bíblia e peça que ela os leia em voz alta. Motive a pessoa a participar da conversa.

 

TENHA EM MENTE OS OBJETIVOS DA VISITA  :

1.Identificar a condição espiritual da pessoa e saber se ela tem certeza da salvação.

2.Explicar o plano de salvação.

3.Fazer apelo para a pessoa se decidir por CRISTO. Depois de apresentar-lhe CRISTO, é muito importante apelar para que ela o aceito em seu coração.                                 

4. Convidar a pessoa para visitar sua igreja. Aproveitar a primeira oportunidade.

5. Deixar a porta aberta para outra visita. Mesmo que não haja decisão na primeira visita, é importante desenvolver um bom relacionam.

 

QUESTIONE-SE SE DEVE ENTRAR NO LOCAL A SER VISITADO QUANDO:

A família está reunida, familiares de fora, festa, outras visitas, ou estão se preparando para sair.

 

VAMOS VER SE APRENDEMOS:

Logo ao chegar a casa deve-se perguntar o nome do dono da casa mas o melhor é ir sabendo.Ganhe a confiança e a amizade da pessoa

O assunto principal é JESUS CRISTO, por isso não se pode falar em igreja, contudo se houver oportunidade convide-a para visitar a Igreja e ouvir mais sobre o SENHOR JESUS.                     

Verifique se a pessoa tem certeza da salvação

 

 

ESTRATÉGIAS DE EVANGELISMO

 

COMO USAR A LITERATURA PARA O TESTEMUNHO PESSOAL.

 

1. FOLHETOS- é um ministério eficaz e deve ser fruto de um profundo amor pelas pessoas sem CRISTO.

     

 

 

 PASSOS PARA DISTRIBUIÇÃO DE FOLHETOS:

A) ANTES: ore para que o ESPÍRITO SANTO crie oportunidades para compartilhar as boas novas de CRISTO. Você é o instrumento, mas quem faz a obra é DEUS. leia O  FOLHETO  com antecedência e domine seu conteúdo. bem carimbado,limpo e bem dobrado.

Escolha o folheto certo.  Cada folheto tem uma maneira correta de utilizá-lo.

B) DURANTE: mostre-se feliz e seja simpático para com a pessoa. aproveite para falar um pouco mais e, tendo oportunidade, testemunhe de JESUS CRISTO.  e oriente-a a fazer um curso Bíblico.

C) DEPOIS: não critique alguém por ter recusar o folheto, ore por ele.

 

 2. A BÍBLIA - É A nossa autoridade em assunto de fé. Nela encontramos o plano de salvação para o homem. Usando a Bíblia para evangelizar:

1.     localizar o versículo, 

2.     pedir ao evangelizado para ele mesmo ler em voz alta.

3.     identificar o propósito do versículo.

4.     explicar o versículo com suas próprias palavras. 

3.     já tenha os versículos sublinhados na sua Bíblia. 

4.     faça anotações que lhe ajudarão no rodapé, 

5.     anote a referencia dos outros versículos numa página da sua Bíblia para não esquecer.

 

EXEMPLO:   l.) Localizar o versículo -  assunto:  O propósito de DEUS para a sua vida -  João 5.1               2) Ler  o versículo localizado

3) O propósito do versículo: é  mostrar que DEUS ama você e quer dar-lhe a vida eterna. A vida eterna é.....

4) Explicação do Versículo:uma vida de paz com JESUS no coração agora mesmo. Viver com JESUS no céu por toda uma eternidade

5) Hoje  você pode ter certeza da vida eterna de acordo com a Bíblia.

 

ORAÇÃO :  Se o evangelizando estiver pronto ... fale: VAMOS ORAR. Faça esta oração comigo a DEUS, de coração:  “SENHOR DEUS .... (pausa para a pessoa repetir as palavras...)   Eu  sei que sou um pecador...  Sei que JESUS CRISTO  é meu único Salvador e Senhor e único Mediador entre mim e DEUS...         Eu convido JESUS CRISTO para entrar em minha vida... Entrego minha vida a JESUS CRISTO como meu único SENHOR... AMÉM...”     Depois que ele orar, ore por ele.

Depois dessa oração , pergunte a ele se crê que DEUS ouviu  a esta oração, se ele compreende que agora JESUS está em seu coração e se pela fé ele está salvo. 

 

MATÉRIA - EDUCAÇÃO DOMÉSTICA

 

Assunto: Rspondendo à Crítica

Certa vez um homem estava procurando algo em cima do armário de sua esposa, quando descobriu uma caixa que ela vinha escondendo ao longo do casamento. Abriu a caixa, e dentro achou três ovos, junto com trezentos reais. Achou estranho, e perguntou para sua esposa: "Querida, por que esta caixa? Por que você está guardando três ovos aqui?" Ela respondeu, "Cada vez que eu quis apontar alguma falha sua e você não me deu ouvidos, eu coloquei um ovo na caixa."

"Puxa" pensou o marido, contente consigo mesmo, "Isso não é tão ruim. Somente três ovos em catorze anos de casamento! Mas de onde vieram os trezentos reais?" "Bem", ela respondeu, "cada vez que consegui uma dúzia de ovos, eu os vendi."

Não é fácil receber críticas. Estremece nossa segurança, balança nosso bem-estar, ataca nossa auto-imagem. Mesmo assim, a maneira pela qual respondemos à crítica revela muito sobre quem somos, talvez mais do que queremos saber. Nossa resposta à crítica determina se ficaremos estagnados, parados no tempo, ou se realmente vamos crescer individualmente e em nossos relacionamentos familiares.

Como reagimos às críticas que recebemos? Como respondemos quando pessoas apontam falhas em nossa vida? Pense por um instante em sua resposta . . .

*Quando sua esposa pergunta "Você ainda não concertou a pia?"                                                           *Quando seu marido reclama, "Por que você nunca aprendeu cozinhar como a minha mãe?"

*Quando a professora da EBD diz "Seu filho deu muito trabalho na classe hoje" *Quando seu filho reclama, "Papai, porque você nunca brinca conosco como o pai do João?"                                                                                                          Talvez seu cônjuge não esteja escondendo ovos em cima do armário. Mas será que você sabe receber críticas, e aproveitá-las para seu bem? Você coloca a crítica a seu serviço, ou se torna escravo dela? Não é de surpreender o fato de que a Bíblia fala muito sobre este assunto, e Provérbios menciona mais de 70 vezes esta marca da pessoa sábia: ele sabe ouvir ensino, conselho, repreensão e crítica! Destes textos e outros podemos descobrir quatro respostas que devemos dar à crítica, que farão nossos lares muito mais tranqüilos e sábios.  Devemos OUVIR a Crítica que recebemos.

Não adianta falar sobre qualquer outro passo a dar ou atitude a ter perante a crítica, antes de darmos ouvidos a ela.

 

 

 

 

 

Matéria – INTERCESSÃO

 

Nossa superficialidade na oração

Quão freqüentemente os cristãos intercedem de modo ineficaz, pelo simples fato de não saberem sobre o que devem orar.

Senhor abençoa...         e abençoa o Carlos, o Pedro também, e abençoa...

        

Hoje é domingo, e, como de costume, o dia de eu orar pelos meus irmãos cujo nome se encontra na relação dos “Motivos de Oração” do boletim dominical. Muitas destas pessoas eu não tenho um contato mais íntimo, de modo que minha oração é árida e impessoal – abençoa a família do José Oliveira, e abençoa... ESPERA AÍ!!!  O próximo nome da lista é o meu. Fico horrorizado só de pensar que outros podem hoje estar orando sem realmente estar orando por mim.

        

O Apóstolo Paulo viveu num período de meios de comunicação precários e de dificuldade de se transmitirem notícias. Carregava consigo pesado fardo de oração pelas igrejas e indivíduos. Mesmo assim, suas orações não dão a impressão de terem sido apressadas nem áridas. Penso que, se eu usar as Escrituras como base das minhas orações, elas ficarão mais relevantes... mais semelhantes ao tipo de oração que Deus espera que façamos a favor de outros e outros a nosso favor.

   

Vou experimentar orar pelo pastor de nossa igreja baseado em Colossenses 1.

         Senhor, enche o pastor com o pleno conhecimento da tua vontade. Que ele perceba o teu ponto de vista em todas as coisas. Livra-o das decisões que visem apenas interesses próprios ou de alguns, e que, ao tomá-las, ele nunca siga os padrões deste mundo pervertido.

        

Dá-lhe sabedoria e entendimento espiritual. Livra-o de fazer uso da desonestidade e da astúcia da sabedoria humana, da presunção e do orgulho. Concede-lhe a sabedoria que vem de cima, pura, tratável, plena de misericórdia.Permite que sua vida resulte em crédito para o teu nome, e agrade a ti em todas as coisas. Capacita-o para isto, não somente no orar, pregar e testemunhar, mas também na rotina do viver diário. Que as pequenas coisas que ele venha a fazer,  o trato com sua família, o modo de se vestir, as refeições, e tudo o mais que ele fizer agradem a ti.  

 

Faze-o frutífero em toda a boa obra. Preserva-o do egocentrismo ou até mesmo do trabalhocentrismo que o impeçam de ter comunhão plena contigo, ou de até mesmo praticar atos de gentileza, bondade e honestidade.     

 

Aumenta seu conhecimento de ti. Que ele possa ver-te claramente na tua Palavra, e tenha comunhão contigo na oração e na meditação. Enche-o do teu conhecimento para que ele possa abençoar outras vidas. Fortalece-o segundo o teu glorioso poder – o poder que ressuscitou Cristo dentre os mortos. Toma sua fraqueza e incapacidade e submerge-as no oceano da tua onipotência. Enche-o da plena confiança de que tu estás a frente e que a obra é tua.

        

Ensina-lhe a perseverança e a benignidade. Torna-o paciente com as falhas e os hábitos desagradáveis de algumas ovelhas do rebanho, e com os aborrecimentos e irritações do dia-a-dia. Torna-o paciente ante as inúmeras interrupções que venham a impedir que ele realize o que planejou. Torna-o longânimo ante às interrupções, faltas e atrasos que, sem razão de ser, tem prejudicado a tua obra. Leva-o a ser tolerante consigo mesmo, com suas próprias falhas e limitações.

        

Transborda o seu coração de alegria. Que ele possa ver o teu amor e tua misericórdia soberanas em todas as circunstâncias. Que ele se regozije nas oportunidades que dele exigirem demonstração da paciência e mansidão que vêm de ti.

        

Louvado sejas, ó Senhor, nosso Deus.... porque tu tornaste o nosso pastor digno de ser participante da tua herança. Dou-te graças pela tua misericórdia e pelo teu poder transformador na vida dele.

        

Dou-te graças porque tu o chamaste do império das trevas e o transportaste para o reino de teu Filho amado. Faze, Senhor, que a lembrança da obra que tu já fez e tem feito na vida dele estejam sempre vivas. Livra-o do pecado, porém se ele cair, leva-o rapidamente à convicção e ao arrependimento.

        

E que toda a glória seja dada a Jesus, nosso Senhor e Salvador, de quem é a primazia em tudo. Amém.

 

 

MATÉRIA:  SOTERIOLOGIA

 

ESPÍRO SANTO.  a obra do ESPÍRITO SANTO em nossas vidas:

 

- Convenceu-nos do pecado e da perdição ( jo 16.7,8; at. 2:4,37)

- Converteu-nos (I Corintios 12.3)      - Regenerou-nos ( Tito 3.5)

- Selou-nos como propriedade de deus (Ef. 1.13 ; 4.30)

- Tem-nos dotado de algum dom espiritual para a edificação da igreja (ICo 12.7; I PE 4.10; ICO.7:7)

- Mora em nós (I Co 3.16; 6.19 ; Rm 8.9)

- Guia-nos em toda a verdade (Jo 16.13; 14.26)

- Lembra-nos as palavras de JESUS CRISTO (Jo 14.26)

- Indica-nos a quem devemos testemunhar (At.8.29; Rm 8.14)

- Dá-nos disposição para falarmos de cristo (At.4.31; II Tm 1.7)

- Dá-nos sabedoria para falar (At 6.10)

- Dá poder ao nosso testemunho ( I Co 2.4 ; I Ts 1.5; At 1.8)

 

Se tudo isso o ESPÍRITO SANTO faz por nós, quanto mais cheios D’ele estivermos, mais ELE fará em nós e através de nós.

 

COMO PODEMOS SER CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO E DE SEU PODER?

l. Purifique-se dos seus pecados – através do Sangue de JESUS                                         

2.Submeta-se ao controle do ESPÍRITO SANTO

3.Seja fiel na oração

4.Seja fiel no estudo da Bíblia, praticando o aprendido.

5.Testemunhe de CRISTO pelo menos a uma pessoa não salva diariamente.  

6. Medite constantemente em Gálatas 5.16,26.

LEMBRE-SE : DEUS não espera um crente perfeito para ser testemunha. ELE espera alguém que quira ser usado. (Ef. 5.18)

“ SEDE CONTINUADAMENTE CHEIOS”.   (João 4.14)   (Jo 7.38)

O enchimento do ESPÍRITO não é uma experiência que ocorre uma só vez e pronto, ocorre  todos os dias, a toda a hora, a todo instante.

 

 

 


MATÉRIA - MISSÕES URBANAS

 

                                     A Oportunidade de servir está em suas mãos

 

·                   Dos 170 milhões de brasileiros, apenas 26 milhões são evangélicos.

·                   Dados do IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) afirmam, pelo Censo realizado em 2000 que apenas 26,1 milhões de brasileiros se declaram evangélicos.

·                   Houve um crescimento de 71% em relação ao censo de 1991. Dos 169.779.170 brasileiros, 15,4% declaram que Jesus Cristo é o Senhor.

·                   Há um pouco mais de 100 anos atrás ( censo de 1890), dos 14 milhões de brasileiros, menos 150 mil, 1% da população, se declaravam evangélicos.

 

Dados Atuais Oferecidos Pelo Censo :

Ø                Dos 26,1 milhões de evangélicos brasileiros, apenas 32,4% pertencem a grupos históricos como os batistas.

Ø                942.491 brasileiros filiados à CBB, distribuídos em 31 convenções regionais, que no total representam 0,55% de brasileiros e 3,60% dos evangélicos.

Ø                Nos últimos dez anos cresceu em 55%, o número de brasileiros que se declarou sem religião, com 7,3% da população nacional, o que representa mais de 12 milhões de brasileiros.

Ø                Diante dos dados apresentados pelo Censo, verificamos que no Brasil há 150 milhões de pessoas que ainda não experimentaram o poder transformador de evangelho de Jesus Cristo.

 

Ø                Nordeste e Sul (evangelho avançou em proporção menor que no restante do país).

·                                            Região Norte:  População: 12.900.704        Evangélicos: 2.353.099 (18,24%)

 

Desafios: plantação de igrejas nas localidades ribeirinhas.

·                                            Região Nordeste:População: 47.693.253       Evangélicos: 3.562.685 (7,47%)

Desafios: Estados com menor presença evangélica (apenas 6,83%) e mais da metade dos municípios com menor presença do evangelho.

 

·                                            Região Centro – Oeste:População: 11.616.745    Evangélicos: 1.701.853 (14,65%)

Desafios: Instalações governamentais no Distrito Federal, aderência ao espiritismo (Classes mais altas). Ali tem sido a base do movimento Nova Era, com verdadeiros centros de misticismo.

 

·                                            Região Sudeste:População: 72.297.351   Evangélicos: 9.376.966 (12,97%)

Desafios: A força das igrejas batistas está centrada nessa região, principalmente em centrada em São Paulo e Rio de Janeiro, porém a JMN precisa avançar na plantação de igrejas e ação social.

 

·                                            Região Sul:População: 25.089.783    Evangélicos: 3.276.725 (13,06%)

Desafios: O espiritismo tem-se alastrado rapidamente no Rio Grande do Sul, tendo cerca de 80 mil casas de cultos espíritas. ]

Há cerca de 340 mil espíritas só no Rio Grande do Sul. O Paraná tem a maior colônia árabe do país.

 

 Os muçulmanos Estão se alastrando; só em Curitiba são cerca de mil mulçumanos.

Apesar do crescimento da população evangélica no Brasil, ainda estamos longe do que desejamos e podemos alcançar na evangelização do nosso país.

 

 

 

REGIÕES

POPULAÇÃO

EVANGÉLICOS

Norte

12.900.704

2.353.099 (18,24%)

Centro-Oeste

11.616.745

1.701.853 (14,65%)

Sudeste

72.297.351

9.376.966 (12,97%)

Sul

25.089.783

3.276.725 (13,6%)

Nordeste

47.693.253

3.562.685 (7,47%)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola de Missões Mundiais   -  Tel  (71) 3237-2255; 8758-3833; 9198-2006
                                                           (75)- 3488-8181; 3625-2000)

                                                           (73) 9112-3188

Site: www.missoesmundiais.org.br        Email: edem@missoesmundiais.org.br

CURSOS: Missões Mundiais – Graduação em Missiologia

                   Bacharel em Teologia

                   Especialização em Missões Transculturais

Palestras, Estudos Bíblicos, Seminários,  Treinamento de Igrejas na área de Missões, Evangelismo, Liderança, Caráter Cristão, Implantação de Igrejas, etc.

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


CENTRO DE MISSÕES MUNDIAIS

www.missoesmundiais.org.br

 

 

 

 

 

 

 


UMA MISSÃO SEM FRONTEIRAS - Ásia, África, Europa, Américas, Oceania... até os confins da terra.