www.missoesmundiais.org.br
CURSO COMPLETO:
BACHAREL EM TEOLOGIA
com ênfase em Missões
Módulo 2
Endereços: Salvador - Rua José Sátiro de Oliveira, nr. 10, Edf. Milene, Barra 
 Salvador -Bahia  Cep 40.140-790 - Tel:(71)3227-2255, 8758-3833, 92698299
Email: edem@missoesmundiais.org.br 
Tv missionária na web - mundojovem.net/canal7missoesmundiais
JESUS TE AMA!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                       Chegarmos até aqui é uma grande vitória.

 

 

                       Graças a DEUS que nos dá a vitória por CRISTO JESUS nosso SENHOR e SALVADOR.

 

 

                       Neste segundo mês de curso, as matérias ministradas serão: GUERRA ESPIRITUAL  e TEORIA E PRÁTICA DA VIDA DE CRISTO. Quero sugerir que você comece a leitura do Novo Testamento, começando por Mateus leia todo o livro e passe para o livro seguinte até terminar a leitura em Apocalipse. Você deverá ler todo o Novo Testamento antes de terminar o Curso de Treinamento Missionário.

 

 

 

                       Os exercícios devem ser enviados em páginas avulsas, ou xerox do módulo, pois eles não serão devolvidos para o aluno, se possível e se for do seu interesse, copie as respostas para você. A nota da matéria lhe será enviada juntamente com os módulos seguintes, bem como as considerações feitas pelos professores à respeito das respostas dadas. Tire as suas dúvidas por escrito, juntamente com o envio das suas respostas.

 

 

 

                       Nosso desejo é que você seja ricamente abonçoado(a) por DEUS.

 

 

                       Continuamos ao seu inteiro dispor!

 

 

                         Saudações em CRISTO.

 

        

                       Pr. Simião Sousa Campos

 

 

                     TEORIA E PRÁTICA DA VIDA DE CRISTO________

                                     

JESUS É O CAMINHO

JESUS disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti só, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste”.

 

 A base para a vida eterna, é que você  CONHEÇA DEUS E CONHEÇA JESUS CRISTO,  a quem Deus enviou.

 

Não se passa a conhecer Deus através de um programa ou método, mas através de um relacionamento com uma Pessoa. Este é um relacionamento íntimo de amor com Deus. Mediante este relacionamento, Deus revela a Sua vontade e convida você a juntar-se a Ele onde Ele já está operando (Isaías 6:8a).  Quando você obedece (Is. 6:8b), Deus realiza, por seu intermédio, algo que só Ele é capaz de fazer.

 

Então você passa a CONHECER DEUS  de maneira mais íntima pela  EXPERIÊNCIA DE DEUS operando através de sua vida. (Jonas conhecia DEUS -Jonas 4:2).

 

À MEDIDA QUE VOCÊ SEGUIR JESUS, UM DIA DE CADA VEZ, ELE O GUIARÁ SEGUNDO A VONTADE DE DEUS.

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele é loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” - 1 Coríntios 2.14

 

RELACIONAMENTO COM JESUS CRISTO - UM  PRÉ-REQUISITO

Neste curso, parto do pressuposto de que você já aceitou JESUS como Salvador e que o reconhece como Senhor da sua vida. Se você ainda não tiver tomado esta decisão, que é a mais importante da sua vida, o restante do curso terá pouco significado para você, porque os assuntos espirituais podem ser discernidos somente pelas pessoas em cujas vidas o Espírito de CRISTO habita (lCo 2.14).

 

Se você sente a necessidade de aceitar Cristo como seu Salvador e Senhor, então esta é a hora de resolver este assunto com Deus. Peça a Deus para falar ao seu coração enquanto você lê as seguintes passagens:

 

Todos pecaram (RM 3.23);                       

A vida eterna é dom gratuito de Jesus (Rm 6.23)

Por amor, Jesus pagou, com sua morte, o preço dos nossos pecados (Rm 5.8)

Confesse Jesus como Senhor e creia que Deus o ressuscitou dentre os mortos (Rm 10.9,10)

Peça a Deus para salvar a sua vida, e Ele o fará ( Rm l0.13)

 

 

 

 

 

Para colocar a sua fé em JESUS e receber o dom da vida eterna é preciso:

-Reconhecer que você é pecador e que precisa de um relacionamento de salvação com Jesus Cristo.

-Confessar (concordar com  Deus sobre) seus pecados.

-Arrepender-se dos pecados (voltar-se do pecado, para Deus).

-Entregar a direção da sua vida a JESUS. Deixar que Ele seja seu Senhor.

 

VOCÊ ESTÁ QUERENDO ALGO MAIS NO SEU RELACIONAMENTO COM DEUS?

Você pode ter ficado frustrado em sua experiência cristã por saber que Deus tem para você uma vida mais abundante do que aquela que você tem vivido até agora. Ou então você pode estar querendo a direção de Deus para a sua vida e seu ministério. Talvez você tenha passado por algum problema sério na vida. Ainda desnorteado, você pode não estar sabendo o que fazer.

 

Qualquer que seja a sua circunstância de vida no presente, a minha oração sincera é que de alguma forma durante este tempo juntos, você possa:

  

*OUVIR A VOZ DE DEUS FALANDO A VOCÊ

*IDENTIFICAR COM CLAREZA A ATUAÇÃO DE DEUS EM SUA VIDA

*CRER NELE E EM TODAS AS SUAS PROMESSAS

*AJUSTAR SUAS CRENÇAS, SEU CARÁTER E SEU COMPORTAMENTO A ELE E A SEUS CAMINHOS.

*ENXERGAR O RUMO QUE ELE ESTIVER TOMANDO NA SUA VIDA E A OBRA QUE ELE QUISER REALIZAR ATRAVÉS DA SUA VIDA.

*SABER COM CLAREZA O QUE VOCÊ PRECISA FAZER EM RESPOSTA À ATUAÇÃO DE DEUS EM SUA VIDA, E

*EXPERIMENTAR DEUS OPERANDO ATRAVÉS DE VOCÊ AQUILO QUE SOMENTE ELE PODE FAZER!

 

SEU GUIA DE ESTUDO: esta é uma tarefa impossível para este curso. Estas são coisas que só DEUS pode fazer na sua vida. Tentarei servir como guia, encorajador e catalisador, para que você desenvolva uma caminhada mais próximo de DEUS.

 

SEU PROFESSOR: O ESPÍRITO SANTO DE DEUS (Jo 14:26). É Ele quem vai levar você a aplicar estes princípios segundo a vontade de DEUS. Ele estará atuando a fim de revelar Deus, seus propósitos e seus modos de agir a você. (Jo 7:17). Portanto, o seu relacionamento íntimo com Deus, por meio da oração, meditação e estudo da Bíblia, será parte indispensável deste curso.

 

SUA FONTE DE AUTORIDADE: As Escrituras Sagradas serão sua fonte de autoridade em matéria de fé e prática. A experiência e a tradição precisam sempre ser examinadas à luz dos ensinos da Bíblia.

 

“(...) EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA.” -JOÃO 14.6

 

Quando você pede ao Senhor JESUS que mostre qual a vontade dele para a sua vida, qual dos pedidos a seguir é mais parecido com  o seu? Assinale sua resposta.

 

(  ) l. Senhor, que queres que eu faça? Quando queres que o faça? como devo fazê-lo? Em que lugar devo fazê-lo? Quem devo eu recrutar durante o caminho? E, por favor, dize-me qual será o resultado

 

(  ) 2. Senhor, apenas dize-me o que devo fazer, passo a passo, e eu o farei.

Não é mais comum assinalarmos a primeira opção? Estamos sempre pedindo a Deus um “mapa detalhado”. Dizemos: “Senhor, se pudesses dizer para onde vou, então poderia eu mesmo planejar o rumo e seguir em frente”. Ele diz: “Você não precisa. É necessário apenas seguir-me um dia de cada vez”.  Nossa atitude deve ser conforme a segunda opção.

 

QUANDO  chega ao ponto de confiar em JESUS para dirigi-lo, um passo de cada vez, você experimenta uma nova liberdade.  Se você não confia em JESUS para guiá-lo desta maneira, o que acontece se você não sabe por onde seguir? Você fica preocupado a cada esquina. Muitas vezes fica paralisado e incapaz de tomar uma decisão. Não é esta a maneira pela qual Deus quer que você viva.

 

VOCÊ PODE DEIXAR TUDO NAS MÃOS DE DEUS.

 

 

                   QUEM É JESUS?

 

I.                  JESUS é o cumprimento de todas as profecias e promessas do Velho Testamento.

 

1.     JESUS é o cumprimento da promessa que foi feita no Jardim do Éden (Gn 3;15);

2.     JESUS é o cumprimento da promessa a Abraão (Gn 17; Gl 3:16);

3.     JESUS é o cumprimento de uma série de profecias referentes ao Seu nascimento (Dn 9:24-26; Ageu 2:9; Ml 3:1; Mq. 5:2)

4.     JESUS é o cumprimento de uma série de profecia dELE como Messias de DEUS (Sl 2:6; Is 9:6-7)

5.     JESUS foi o cumprimento de profecias que ressaltam a Sua morte  vicária (Zc 11:12,13; Sl 22:1 e 18; 69:21; Is 53:9).

As profecias e promessas do A.T. têm sua focalização e seu ponto de convergência em JESUS CRISTO. (1Co 1:20).

 

 

II.               JESUS É A SEGUNDA PESSOA DA TRINDADE DIVINA QUE SE ENCARNOU.

 

1.      CRISTO quanto ao tempo e importância? Colossenses 1:17.

 

2.   Ao tratarmos da Pessoa de JESUS CRISTO, temos que compreender, de antemão, que DEUS existe em três pessoas: PAI, FILHO, E ESPÍRITO SANTO. Quando se estuda a doutrina da encarnação do verbo, JESUS é a revelação do DEUS eterno. Se este estudo for feito a partir de João 1:1 e 14, podemos fazer pelo menos quatro afirmações:

a)     A encarnação foi genuína

b)    tanto no ventre de Maria como na manjedoura em Belém, JESUS era uma criancinha real, de carne e osso.

c)     Foi à própria Segunda Pessoa da Trindade, que se fez carne!

d)    JESUS tinha um corpo real, com necessidades humanas e fisiológicas.

e)     JESUS adquiriu de Maria a natureza humana, JESUS descende de Abraão e de Davi (Mt 1:1); ELE pertence à raça humana, pois recebeu a natureza humana tanto quanto nós (Hb2:14-18);

f)      Se ELE não tivesse tomado a forma humana, não poderia salvar-nos!

 

O MINISTÉRIO DE  JESUS CRISTO

 

A PALAVRA nos ensina que durante seu ministério na terra JESUS teve domínio sobre o inimigo nos três campos de batalha e exerceu atividades específicas em cada uma dessas áreas.

 

1.Na área do espírito - “durante um culto na Argentina uma mulher recebeu uma palavra profética e na mesma hora quis receber oração para receber libertação. Quando terminou sua oração recebendo a CRISTO como seu SALVADOR, ela caiu no chão pelo poder do ESPÍRITO SANTO. Ninguém a tocou. Foi o ESPÍRITO de DEUS. Quando ficou de pé estava  falando em novas línguas pelo poder do ESPÍRITO SANTO. Isso foi glorioso. Seu rosto mudou, era uma nova pessoa. Numa questão de minutos  havíamos assistido a um choque de poderes, de verdade e de  lealdade. O resultado final foi uma gloriosa conversão; esse é o  ministério de CRISTO.

 

2. O ministério da oração – O ensinamento de CRISTO demonstra que alguém que deseja autoridade e poder deve Ter comunhão íntima com DEUS por meio da oração. Isto é “ministrar ao SENHOR”. É nesse momento que colocamos nossa vida no altar de DEUS; é ali que vamos encontrar poder para amarrar e vencer as forças do inimigo.  (Mc 1:35; Lc 4:42-4)

 

CRISTO não orava somente quando estava na terra. Ainda hoje continua exercendo este glorioso ministério.  (Hb 7:25).

 

1.     Na área da alma - Era no lugar secreto, na comunhão íntima com DEUS que JESUS recebia as instruções da parte de DEUS. Ali Ele se preparava para o ministério com as pessoas.  (Mc 1:14-15)  (Mc 1:21-22; Mc 1:38; Lc 4:16-19)

 

2.     Na área do corpo -  O resultado da comunhão de JESUS com o Pai foi visto no ministério poderoso que tinha com as pessoas. Salvação, santidade e libertação são as marcas do ministério de CRISTO.  (Mc 1:23-31; Mc 1:32-34; Is 58:6-7)

 

VAMOS OBSERVANDO COMO OS  APÓSTOLOS AGIAM ???

 

 

O MINISTÉRIO DOS APÓSTOLOS

 

Numa só passagem percebemos o quanto os apóstolos tinham  compreendido as verdades que estamos refletindo e como as aplicaram em cada situação. (Atos 6:1-4)

 

A linguagem dos apóstolos nos fala da importância que deram ao espiritual.  “Não é razoável que abandonemos a Palavra para servir às mesa”. “Nós nos consagraremos à oração e ao ministério da PALAVRA”.

 

E o resultado foi rápido; “Crescia a Palavra de DEUS e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitos sacerdotes obedeciam à fé”. (Atos 6:7)

 

Assim, estabelecemos a progressão que encontramos no ministério de CRISTO e de seus apóstolos:

 

1. oração (Ministério a DEUS);

2.Pregação do evangelho, a PALAVRA DE DEUS (Ministério com as pessoas);

      O fruto e o crescimento que podemos qualificar de sobrenatural.

 

 

O MINISTÉRIO DO APÓSTOLO PAULO

 

(1Co 12:1) (“Pois o reino de DEUS não consiste em palavras, mas em poder” 1Co4:20)

 

No Capítulo 19 do livro de Atos, observamos o ministério do Apóstolo  Paulo, bem como sua estratégia para a guerra e para a vitória espiritual.

O Capítulo começa com uma das viagens do apóstolo e finaliza com a sua chegada em Éfeso. (At 19:1)

 

1.Nesse caso, uma pessoa que procura tomar a nação para JESUS CRISTO terá que fixar seu olhar na cidade de maior influência. Atente para o fato de que não é necessário que seja a maior, mas a de maior influência naquela região. De fato, Éfeso era uma das três cidades mais importantes do Império Romano. Outro ponto que temos de considerar é que ao entrar na cidade Paulo fez o reconhecimento do seu perfil. Em cada cruzamento que levava a Éfeso, ele enxergou a estátua da deusa hecate, que tinha um corpo e quatro caras, cada uma dirigida na direção dos quatro cruzamentos. Estátuas da fortuna por toda parte e, logicamente, de artemis ou diana, a deidade de Éfeso (definitivamente um espírito territorial). É evidente que a potestade que dominava aquela região tinha um caráter feminino. Além disso, sabe-se que Éfeso possuía uma das maiores indústrias de fabricação de ídolos: pequenos templos de diana, livros ou escritos de magia e de feitiçaria. Um alvo perfeito para Paulo e para a guerra espiritual.

 

“... e achado ali alguns discípulos (v..l)

 

2.Imediantamente a Palavra nos leva ao seguinte verbo: achar. Geralmente achamos aquilo que estamos procurando. E isso é o que encontro na estratégia de Paulo. Ele queria montar um grupo de apoio, o que hoje poderíamos chamar de equipe de ministérios ou equipe apostólica.  ( V.2-7)

3.Sem mais delongas, Paulo vai diretamente ao ponto e lhes pergunta se haviam recebido o ESPÍRITO SANTO, mostrando seu interesse pela terceira pessoa da Trindade e pelo batismo no Espírito. Acredito que essa preocupação do apóstolo deveu-se à necessidade de aprimorar o conhecimento e a revelação dos discípulos, a fim de que tivessem uma só visão, e também para que se apoiassem no poder do ESPÍRITO SANTO. Por outro lado, vemos um grupo de doze irmãos com um coração humilde e maleável.

Eles falavam com Paulo sobre suas limitações e permitiam que ele os ministrasse: receberam, por intermédio da imposição das mãos do apóstolo, tanta unção que no ato falaram em novas línguas e profetizaram.  Dessa maneira Paulo montou uma equipe de ministério e imediatamente começou a ministrá-los e a treiná-los na arte da oração. Possivelmente você está questionando como chegarei a essa posição sobre a oração. Lendo Efésios 6:18)

1.                 Paulo executou  seu ministério da mesma maneira que  CRISTO o fez. Expôs detalhadamente a única mensagem que temos que pregar:  O EVANGELHO

 

 

                 JESUS E A MENSAGEM DO REINO DE DEUS 

 

DO REINO DE DEUS . Este Reino que fora proclamado por CRISTO está próximo, como cumprimento do tempo que DEUS predeterminou, de acordo com a vontade divina (Mc 1:14-15).                                                                       

Desde o início do seu ministério até os últimos quarenta dias que CRISTO esteve na terra (depois de Ter ressuscitado), essa foi sua mensagem (Atos 1:3).

 

O REINO DE DEUS tem uma manifestação sobre a terra, a manifestação de poder.

 

O REINO DE DEUS exerce pressão sobre o reino das trevas. Em todo o Antigo Testamento pouco se falou acerca dos demônios, e não há evidência de alguém exercendo autoridade e expulsando um demônio, mas quando o REINO DO CÉU chegou à terra JESUS começou a demonstrar que esse Reino prevaleceu sobre as trevas; uma manifestação dessa vitória é a derrota e a expulsão dos demônios pelo “dedo de DEUS”(Lc 11:20).

Não podemos nem pensar na possibilidade de entrar num território inimigo com nossas próprias forças e com nossa mensagem . É necessário que usemos as armas que não são carnais, as que são poderosas em DEUS para expulsar o diabo de um território: (v.9).

Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do caminho diante da multidão, Paulo apartando-se deles, separou os discípulos, passando a discorrer diariamente na escola de Tirano”.

Esta passagem fala da primeira manifestação da oposição do inimigo (a mensagem do reino sempre produzirá uma reação). Temos de ressaltar a sabedoria do apóstolo, pois quando percebeu que havia uma resistência muito forte, alguns até chegaram a amaldiçoar a CRISTO ( O CAMINHO), ele optou por afastar seus discípulos, protegendo-os. Mudou-se para outro lugar, onde pôde continuar seus trabalhos de exposição da mensagem.   Leia também Is 59:19)

 

5.  A reação de DEUS em favor de Paulo não demorou: (v. 11-12)   “E DEUS, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de os enfermos levarem lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas e os espíritos malignos se retiravam.”

2.                 “...Veio temor sobre todos  eles e o nome do SENHOR JESUS era engrandecido(v.13-17). Quando o apóstolo viu o agir de DEUS  e o temor  que sobreveio a toda a cidade, convidou o povo ao arrependimento; houve confissão de pecados. Uma demonstração poderosa feita publicamente: (v.18,19      “Assim a PALAVRA do SENHOR crescia e prevalecia poderosamente”. (v.20)

 

 

                         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MATÉRIA -  EVANGELISMO

 

Evangelismo se resume em amor. João 3:16 . Assim como DEUS amou o mundo, Ele nos comissiona para amar.

 Evangelismo é também o 1o. ministério da Igreja. É o motivo pelo qual estamos aqui na terra.

 

Pré-requisitos para podermos evangelizar:

1.     Ser convertido – Ter uma experiência pessoal com o SENHOR;

2.     Saber quem somos em DEUS (Ef. 2:10) e o que fazemos (Mc 16:15), estamos comissionados por Ele;

3.     Ser obediente a DEUS;

4.     Viver da dependência do ESPÍRITO SANTO;

5.     Ter fé  “os sinais seguirão aos que crerem”;

6.     Autoridade – viver aquilo que fala, que prega, vida de oração, de leitura Bíblica,etc.

7.     Ser você mesmo – não tente imitar pessoa alguma, seja autêntico(a).

 

O Senhor JESUS, quando encontrava as pessoas tinha as seguintes atitudes:

1.     compaixão

2.     atenção com elas

3.     solucionava os problemas das pessoas

4.     atuava com poder em suas vidas

 

Quando evangelizamos devemos ter as seguintes atitudes:

1.     compaixão das almas perdidas;

2.     apresentar-lhes o Plano de Salvação;

3.     levá-las a confessar JESUS como Senhor de suas vidas ( Rm 10:9);

4.     nunca deixar de estar na dependência do ESPÍRITO SANTO para tudo em nossas vidas, e principalmente para Evangelizar. O Espírito de DEUS nos ensina e instrui tudo que devemos fazer.

 

                 Êx 4:12  “...e te ensinarei o que hás de falar”       Sl 32:8   “...Instruirte-ei, e te ensinarei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos”.

 

O ESTADO PECAMINOSO DO HOMEM E A NECESSIDADE DO EVANGELHO

Ao apresentar o evangelho, é preciso primeiramente ensinar a pessoa o estado pecaminoso do homem e a necessidade do perdão de DEUS. Rm 3:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de DEUS”.

A Bíblia diz que o homem, sem CRISTO, é morto e cego espiritualmente. Assim, quando evangelizarmos devemos lembrar deste fato e agir como luz. O evangelista é a pessoa que anuncia as “Boas Novas”. Lc 20:1  aos pecadores. E para isso, DEUS capacita o homem espiritualmente (Lc 4:18).

O objetivo do evangelista é procurar os perdidos onde eles estão .  A paixão pelas almas perdidas deve dominar o coração de um evangelista.

Vencer o calor ou o frio, o cansaço, sem desanimar; não perder tempo com conversas sem importância (DEUS é onipresente)  II Tm 4:7

 

                            

CINCO PASSOS PARA EVANGELIZAR

 

1O. PASSO: Levar o pecador a se convencer de que é pecador e necessita do perdão de                    

                   DEUS.   Rm 3:23 - todos são pecadores.   Rm 6:23 – está condenado a morte.

 

2o. PASSO: Levar o pecador a se convencer de sua triste condição diante de DEUS.

                                   Rm 3:23 – separado de DEUS  Rm 6:23 – condenado a morte

                                   Lc 16:19-31 – parábola do rico e de Lázaro.

 

3o. PASSO: Apresentar ao pecador a providência de DEUS para sua salvação.

                                   João 3:16 – enviou JESUS por amor  lucas 19:10 – a missão de JESUS

                                   ICo 15:3-4  - a obra de JESUS para salvar os pecadores.

 

4o. PASSO: Ensinar o pecador o que ele precisa fazer para ser salvo.

                                   Ez 18:31 – arrepender-se     Jo 1:12 – entregar a vida para JESUS

                                   Rm 10:9-10 – Crer em JESUS como Salvador e Senhor

                                   I Jo 1:9 – confessar os pecados ao Senhor.

                                   Jo 5:24 – confiar nas promessas das Escrituras.

 

5o. PASSO: Levar o pecador a conhecer e a confiar nas promessas de DEUS para o que   

                    se arrepende e crê em JESUS.

     l. DEUS perdoa – IJo 1:9                            2. DEUS redime – Ipe 1:18-19

    3. DEUS regenera – Jo 1:12,13                    4. DEUS habita em nós – Ijo 3:24

    5. DEUS purifica o pecador-Hb 10:16,17    6. DEUS reconcilia – Rm 5:10

 

1.     De todo o recurso das Igrejas: 99% é gasto nela mesmo 1% é gasto em missões.

 

2.      Descubra se você tem o dom de evangelismo:   (para meditar Pv 11:30)

a)     Satisfaço as exigências da palavra para Evangelista?

b)    Tenho certeza no meu coração que DEUS me chamou para pregar o evangelho?

c)     A igreja conhece o meu Dom de evangelista?

d)    Quantas almas tem sido levadas a CRISTO por mim?

 

3.       BOAS NOTÍCIAS = EVANGELHO        

Rm 1:16 “E assim, quanto está em mim, estou pronto para também

vos  anunciar o Evangelho, a vós que estais em Roma”.

 

        


                    BATALHA ESPIRITUAL PARA TODO CRISTÃO

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu DEUS, a minha fortaleza, em quem confio;  o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio”.  Salmo 18:2

 
 

 

 

 


                  

                   As armas do Cristão não são carnais, mais espirituais e poderosas em guerra.

 

 

Assisti há um ano atrás um filme de guerra, em que a personagem principal foi desafiada a      

receber um treinamento militar de elite, com os melhores homens de exército Americano.

Foi preço de muito suor, lágrimas, noites insones, fadiga e até mesmo sangue. 

Ao término do treinamento, o personagem foi inserido numa batalha real,

com um inimigo real, e se não fora o “exagerado”  treinamento que houvera passado,

certamente teria sucumbido.

 

 

Nossa vida cristã precisa de um treinamento muito mais aguçado e eficaz do que este acima. Vemos, não raramente, irmãos sucumbindo no caminho, outros feridos pela guerra: no físico, no emocional, e o pior,  no espiritual.

 

 

O treinamento para a Guerra Espiritual é buscar:   Conhecimento de DEUS

                                                                 Conhecimento do Senhor JESUS

                                                                 Intimidade com o ESPÍRITO SANTO

                                                                Leitura diária da Palavra de DEUS

Oração e Jejum, não esquecendo-se do Louvor.

 

 

GUERRA   ESPIRITUAL I I

BATALHA ESPIRITUAL PARA TODO CRISTÃO –Dean Sherman e Bill Payne

 

“Só o louvor poderá derrotar as forças do mal que atolam esta cidade desde o início dos tempos. Ninguém nunca tinha oposto resistência a elas”.

  Concluí, então, que a igreja pode experimentar certa medida de sucesso, mesmo quando não opõe resistência aos poderes das trevas”.

-         E, ao orar, fazia-o em altos brados, suplicando a DEUS que salvasse aquele povo, que os curasse e os enchesse do ESPÍRITO SANTO.

-         O segredo para se derrotar as forças das trevas é o louvor!

-         -Marchávamos pelos cômodos cantando em voz alta, gritando frases de louvor e caíamos de joelhos ou nos prostrávamos com o rosto em terra, louvando a DEUS.

-         Ajoelhei-me ao lado da cama e falei junto ao ouvido dele: -demônio do poder da morte, eu o repreendo em nome de JESUS e ordeno que saia do corpo deste moço!.

-         Todo crente tem a possibilidade de levar uma vida vitoriosa, de ganhar o mundo para CRISTO, de libertar as nações e cidades e isso é de extrema importância.

-         Todos nós somos convocados a participar de uma guerra espiritual. Todos temos de aprender a guerrear.

-         O plano de DEUS é que participamos desse conflito lutando pela justiça; que lutemos ativamente para destruir tudo que corrompe o REINO DE DEUS ou impede seu avanço; que nos empenhemos em expulsar as forças das trevas.

-         Tenho notado que muitos crentes estão permitindo que um inimigo já derrotado lhes roube a vitória que CRISTO conquistou para nós na cruz.

-         No momento em que nos convertemos entramos em combate. Não há o que escolher. Sentimo-nos mais como vítimas do inimigo do que como soldados vitoriosos, que é o que CRISTO deseja que sejamos. Mas o fato é que, na qualidade de filhos de DEUS, nunca precisamos estar na condição de vítimas. Se entendermos bem os princípios bíblicos que regem a guerra espiritual e o modo como o inimigo atua, e se resistirmos a ele, nós o derrotaremos

 

-         Todo Cristão deve viver em constante vitória por intermédio de CRISTO.

-     Nenhum de nós está imune ao orgulho espiritual.

-         DEUS tem dois interesses máximos: reconciliar os homens consigo (evangelização mundial) e conduzir a igreja, o seu corpo, à unidade, maturidade e perfeição.

-         Nossa vitória nunca foi questionada, nem está ameaçada. A obra que CRISTO realizou na cruz é para todos os tempos e todos os povos, para aqueles que a aceitarem e abraçarem.

-         Não precisamos Ter medo de conhecer o diabo. Um exercito só ganha em conhecer o inimigo, táticas, estratégias, etc; não podemos é ignorá-lo.

-         A Palavra de DEUS reconhece a existência do diabo, e tem interesse em revelar suas tramas para nós.

-         Todo conhecimento sobre guerra espiritual deve provir da Bíblia.

-         Satanás gosta de incutir medo nas pessoas, e esse medo aumenta quando não conhecemos DEUS. Conhecer DEUS nos dará vitória na guerra espiritual, nos trará equilíbrio e destemor. Devemos estar maravilhado com DEUS e cientes do inimigo.

-         O Dom de discernimento de espírito (2Co 12:10); DEUS nos revela o que está se passando na esfera espiritual, em determinado momento (Hb 5:14).

-         DEUS é soberano infinitamente grande e poderoso, bondoso e manso, cheio de amor, por isso não devemos temer o diabo.

-         Tenha plena consciência de nossa verdadeira condição de filhos do DEUS vivo, tornamo-nos confiantes, e o inimigo tem que bater em retirada. Eu sei que a minha posição em CRISTO, e portanto, satanás não pode fazer nada contra mim, Ef. 6:10-20

-         Em Efésios, Paulo estabelece os fundamentos básicos da vida cristã, em 3 etapas: assentar, andar e ficar firme.

 

ASSENTAR:  É  apenas uma faceta da vida cristã – “Rogo-vos...que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados”Ef. 2:9; 4:1,22.24.26,29,31.

 

-A Bíblia nos convoca a uma ação responsável

-         Embora assentados nos lugares celestiais devido à obra que DEUS realizou, precisamos viver e nos conduzir de maneira responsável, digna da posição que temos em CRISTO: temos de andar.

FICAR FIRMES  Ef. 6:10-20 – confiantes da nossa salvação. Mantendo uma consciência pura diante de DEUS (1Jo 3:21-22)

Portanto temos que ficar firmes, assentar-nos e andar ao mesmo tempo, só assim estaremos prontos para guerra espiritual e derrotar as potestades das trevas. Só assim podemos ser fortalecidos no SENHOR e na força do seu poder. Assim estaremos prontos para guerra espiritual.

CONHEÇAMOS  O  INIMIGO – Ef 6:12

A guerra espiritual é constante – 24hs por dia. O inimigo é persistente. Satanás está atento à nossa maior fraqueza, (lascívia, duvidas, depressão, etc).  Ele espera pacientemente o momento mais propício para agir e então lançar sementes de destruição nas vidas das pessoas.

 

ABRAMOS OS OLHOS  para essa tática do inimigo, procurar identificar as áreas em que falhamos anteriormente, e assim podermos frustrar suas investidas.

Jo 10:10 essa é a natureza do diabo. Não podemos deixar o diabo roubar os nossos dias, nossos relacionamentos, nossa saúde, etc. Assim devemos dizer: satanás, não permito que você me roube este dia, ou hora, ou alegria em nome de JESUS CRISTO DE NAZARÉ.

Dt. 18:10,12 – Salmo 42.

 

Ser maduro significa, saber conviver bem com os altos e baixos. Devemos assim, nos sustentar uns aos outros. NÓS TEMOS de manter os olhos no SENHOR e também, sem medo, estar atentos ao inimigo. Precisamos saber onde ele está e o que está fazendo.

 

 

Os três campos de batalha – que precisamos fortalecer a fim de resistir ao ataque do inimigo.    SÃO ELAS ;  A MENTE, O CORAÇÃO E DOS LÁBIOS.

 

 


                                               TEMOS QUE PROTEJAR ESTAS ÁREAS

                                                                EM NOSSAS VIDAS

Ia. A MENTE – OS PENSAMENTOS PROVÊM DE TRÊS ORIGENS:

                        1O.) De nós mesmos         2o.) De DEUS    3o.) do diabo

Só DEUS conhece nossa mente (Sl 7:9). Contudo o diabo pode colocar idéias em nossa cabeça (Mt.16:23)

Pensamentos do diabo: crítica, idéias e pensamentos negativos, depreciação, destruir relacionamentos, acusação contra o cônjuge, líderes e amigos. Jo 8:44, Ap. 12:10

   Ex: medo do escuro – o diabo instila idéias terríveis, irreais.

 

DEUS nos deu a imaginação para que ela servisse a fé. Ter fé é antever, pela imaginação, o que DEUS diz como se já estivesse consumado. Quando enxergamos, como os olhos da mente, a PALAVRA DE DEUS cumprida, temos fé (Hb 11.1)  2Coríntios 10:3-5

 

FORTALEZAS – castelo no ar, que erguemos em nossa mente com pensamentos errados, idéias de incredulidade, de depressão,  de medo, e outros conceitos negativos, pensamentos de inferioridade e de condenação.

 

UMA SENTINELA PARA A MENTE – precisamos colocar uma sentinela à entrada da nossa mente, para checar as credenciais de todo pensamento e imaginação que ali chegar, e resistir àqueles que não forem verdadeiros, nem justos, nem vierem de DEUS.

O que não se enquadrar nesses critérios, terá de ser varrido. É nisto que consiste a guerra espiritual:  estar alerta a todo e qualquer pensamento. Pv 23:10.

Satanás enfraquece a vida de muitos crentes, roubando-lhes os dias, meses e anos, imobilizando-os, levando-os a pensar negativamente.

 

II. O CORAÇÃO  Pv 4:23  (coração = atitudes e emoções, etc)

Um soldado na batalha se perder um braço continua vivo – mas se perder a cabeça ou o                   coração morre.                                                               

Efésios 4:26,27 – devemos Ter cuidado com as atitudes. Devemos corrigir imediatamente “as atitudes”erradas que se manifestares. Ef. 4:22-24; cl 3:8

É importante termos uma vida responsável e coerente

 

 
 

 

 

 

 

 

 


                                                                                                      

   Amargura no coração – dá lugar ao inimigo (Mt 18:34,35) raiz de amargura (Hb 12:14,15) incredulidade / orgulho/ pessoa crítica /irritadiça / rebelião / insubmissão.

 

               ESTAS COISAS PRECISAM SER  ERRADICADAS  IMEDIATAMENTE

EMOÇÕES (I Pe 5:6-9) “humilhai-vos” – tomar a decisão de deixar que outros nos vejam como realmente somos nem melhores, nem piores.

Ter a perfeição Bíblica é viver comprometido com a verdade.  Humilhar-nos ‘é corrigir todo erro “perdoe-me”Mt. 23:12. Devemos adotar  humildade como prática de vida.

-         humilhar-nos e não nos preocuparmos – são de importância básica na guerra espiritual.

 

 

AS TRÊS ARMAS DO INIMIGO:

 


Orgulho  -  incredulidade  -  e  medo              não dê lugar a eles.

 

1 Pe 5:8 – Ser sóbrio (na guerra espiritual) significa estar constantemente consciente da realidade. É não permitir a influência de nada que possa deixar-nos alienados do que se passa ao nosso redor.

Sóbrios – cientes da situação em que nos encontramos e do perigo em potencial. Certos que o ESPÍRITO SANTO nos protege do perigo.

·        Aonde quer que estejamos, numa reunião social, num entretenimento, em conversa com alguém, etc... precisamos estar sempre conscientes da situação em que nos encontramos. 1Pe 5 “... e vigilantes”.

 

E A VONTADE DE DEUS, onde fica? Se tomamos decisões baseadas apenas em nossas emoções, DEUS não está sendo nosso guia. Não podemos ser guiados por irritações, temores e orgulho.

 

 

Satanás é muito sagaz, e descobre facilmente os nossos pontos fracos, e nos ataca quando estamos mais frágeis.  E quando certa forma de ataque dá certo, ele a utiliza até o fim de nossa vida.

Por mais forte que seja nosso vício, fraqueza, hábito ou erro, CRISTO tem poder para libertar-nos dele. Nossas decisões não podem ser baseadas no que sentimos. Temos de obedecer ao ensino de DEUS independente de como nos sentimos com relação a certa verdade.

 

Se obedecermos a DEUS, as emoções favoráveis virão. Só agir de ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS.

 

 

 

 

 

III.           OS LÁBIOS

 

Nossa missão – proclamar a verdade do Evangelho e reanimar os irmãos. Os lábios não podem ser instrumentos de destruição nas mãos do diabo. Nossas PALAVRAS podem dar vida ou causar morte. Aquilo que dizemos, aliado a certas atitudes do coração, resultam em “poder espiritual”.

·        Um sermão ou palavra ungida e que traz revelação possui poder espiritual. Se o pregador tem um coração reto, o ESPÍRITO SANTO utiliza suas palavras para abrir a mente e o coração do ouvinte para introduzir neles a verdade. Assim, uma mensagem ungida pelo ESPÍRITO tem poder para transformar vidas.

 

Então nossas palavras podem ser veículos nas mãos do ESPÍRITO SANTO para comunicar verdade, justiça e vida.              

 Mas também podem ser ferramentas na mão do diabo para produzir mentira, acusação e morte.

 

DE ONDE PROVÉM NOSSAS PALAVRAS? Pv 18:21 ; Salmo 141:3

São inúmeros os pecados que podemos cometer com os lábios. Tiago 3:10

Podemos abençoar com os nossos lábios, ou então contribuir para que sofram um ataque do inimigo.  HÁ PODER EM NOSSAS PALAVRAS. Tudo que dizemos é carregado de poder espiritual, negativo ou positivo. Temos que Ter disciplina, o autocontrole de manter a BOCA  FECHADA. Mt. 15:18

 

Se nos mantivermos vigilantes com relação à nossa mente, coração e lábios, bloquearemos o acesso do diabo à nossa vida, e obteremos vitória espiritual . Ef.6:10   (SEJA FORTE)

O cristianismo é uma experiência de vida. É  vida com DEUS e por DEUS. Os princípios Bíblicos são para praticarmos e os mandamentos serem obedecidos.

 

O CONDICIONAMENTO ESPIRITUAL

1O. – Conversar com DEUS e ouvir a SUA VOZ.

2o.  -  Meditar na PALAVRA de DEUS :  meditar no texto lido, compreendê-lo, crer nele,aceitar sua mensagem e praticar.

 

A TRANSPARÊNCIA ESPIRITUAL   nos fortalece.

-         Comunhão com os irmãos (transparência e sinceridade , humildade) Hb 3:13

-         Exortando com amor, orando, etc. 1 Ts 2:11, 12; 5:11

 

ORANDO NO ESPÍRITO SANTO   Judas 19 e 20; 2Co 14:4

Adorar a DEUS é uma atitude do coração, com atos exteriores em consequência. É chegar na SUA presença com a consciência Limpa, é Ter genuíno contato com ELE.

·        Ser forte é conhecer a DEUS, amá-lo, conversar com ELE, ouvir sua voz, adorá-lo e assumir confiantemente a vitória por ELE conquistada. Rm 5:2

·        A luta contra o inimigo é constante, mas podemos ficar descansados na força que temos, sempre confiantes em DEUS. 2Co 2:9-11.  “Pois não lhe ignoramos os desígnios (de satanás)”.

 

·        1o. nos inteiramos dos golpes do inimigo, e depois aprendemos o contra golpe.

·        OS SEGREDOS DE DEUS PARA NOSSA VITÓRIA

·        (1 Co 2:6-8)                      Existe uma sabedoria.

 

·        (Hb 5:14)                   sabedoria secreta de DEUS que é para aqueles que estão aprendendo a reconhecer os desígnios do diabo. Para sabermos distinguir o que vem de DEUS e o que vem do diabo.

·        Se esperarmos em DEUS, aprenderemos a conhecer seus golpes e a reconhecer as tramas que ele arma contra nós. Assim teremos condições de agir imediatamente.

·        Podemos enxergar seus desígnios e resistir a eles. Se aprendermos a reconhecer seus golpes, poderemos neutralizá-los.

·        “Eu já sei aonde é que o diabo está querendo me levar com isso. Mas não vou deixar. Não vou dar lugar à depressão. Não vou criticar ninguém. Não vou me irritar com meus filhos. Não vou Ter medo do futuro.

 

APONTANDO A ARMA PARA O ALVO CERTO Ef. 6:12

Nunca  devemos lutar contra pessoas – João 8:44 . Os fariseus crucificaram o próprio DEUS, embora defendessem a retidão e a espiritualidade.

Nosso orgulho nos tem levado a uma batalha da qual sempre saímos derrotados.

·        O avanço do Reino de DEUS só ocorre mediante a operação de DEUS, em responda às nossas orações, e quando agimos sob a orientação do ESPÍRITO SANTO.

·        Qualquer ato ou atitude que tomarmos em relação a outros antes de intercedermos e orarmos de todo o coração, terá sido inspirado por orgulho. Agimos motivados pela idéia de que somos capazes de cuidar  do problema melhor do que DEUS.

DEUS ama as pessoas mais do que nós podemos amá-las, e pode falar ao coração deles melhor do que nós. Oremos então uns pelos outros.

 

CINCO LEMBRETES  IMPORTANTES

 

1.     ORAR ANTES DE AGIR- Como pai; ou como líderes, temos de repreender alguém, devemos orar, dando um tempo para que DEUS opere na situação.

2.     RESISTIR O INIMIGO E ASSUMIR POSIÇÃO DE AUTORIDADE SOBRE ELE.    “satanás, eu o repreendo. Você não irá controlar meu casamento, nem meus filhos, nem meu pastor, nem esse meu irmão”.

 

NÓS PODEMOS EMBARGAR A ATUAÇÃO DO diabo, E IMPEDIR QUE ele PREJUDIQUE A OPERAÇÃO DE DEUS NA VIDA DOS QUE NOS CERCAM.

 

 

3.     RECEBENDO UMA CRÍTICA OU REPREENSÃO, procurar verificar se ela tem fundamento, em vez de lutar contra carne e sangue. E se afinal percebermos que o argumento do outro está certo, nossa atitude deve ser  a de nos arrepender e acertar tudo. Agindo assim tornamo-nos mais semelhantes a CRISTO.

 

4.     NUNCA PERDER A FÉ NEM ACEITAR SENTIMENTOS DE CONDENAÇÃO.      

Muitas vezes o que os outros nos dizem, quer estejam certos ou não, leva-nos a vacilar na fé que depositamos na PALAVRA DE DEUS, a perder a certeza da salvação, ou a confiança em nossa força e maturidade espiritual.

 

É  comum nos perturbarmos emocionalmente quando alguém discorda dos nossos pontos de vista. Em muitos casos, se a crítica é extremamente forte, podemos abater-nos diante de nossos acusadores acatando tudo que dizem, DEVEMOS, ENTÃO, ORAR ACERCA DO QUE DIZEM – e que, por vezes, afirmam ser uma revelação divina. Se o fizermos com humildade e de coração aberto diante de DEUS, e o SENHOR não confirmar que deu mesmo uma revelação a quem nos criticou, podemos rejeitar firmemente tal mensagem. Em seguida, vamos deixá-lo nas mãos de DEUS. Portanto, nunca precisamos chegar ao ponto de perder a confiança nas coisas espirituais; podem permanecer sempre firmes na fé.

 

5.     PRESERVAR O RELACIONAMENTO COM OS IRMÃOS À TODO CUSTO

 Provérbio 18:19

A IRA CORRETA – Precisamos usar as armas que DEUS nos dá, na situação certa, na batalha certa.

A ira correta é contra o pecado, é para que odiemos o pecado e o diabo, para que exercitemos ira em oração e tomemos posição contra o inimigo.  Mas quando, movidos por orgulho, egoisticamente nos iramos contra os irmãos, aí pecamos. Nos encolerizamos quando nosso orgulho é ferido ou quando se frustram nossos intentos egoístas. Devemos tomar a decisão de jamais contender com outro ser humano pelo resto da vida. A nossa luta  não é contra carne nem sangue.

                                                                                                                

O MUNDO INVISÍVEL –  O mundo invisível interfere em todos os aspectos de nossa existência. O mundo invisível é mais sólido do que parece, ele é mais permanente e menos vulnerável do que o mundo material. ( 2 Pe 3:10 e 11).

 

PRECESAMOS DAR MAIS ATENÇÃO AO MUNDO INVISÍVEL

-         De que maneira meus atos, palavras e atitudes podem interferir no mundo invisível hoje?

-         De que maneira o mundo invisível está-me afetando neste momento?

A BÍBLIA contém registros das atividades do mundo invisível, é um excelente guia e um referencial absoluto no campo espiritual. Ela contém registros das atividades do mundo invisível. Nela encontramos inúmeras menções aos lugares celestiais.

 

 

 

OS ANJOS SÃO OS NOSSOS ALIADOS NA GUERRA ESPIRITUAL – Hb 12:22

O que os anjos fazem? Hb 1:14; Sl 91:11,12; Mt 18:10; At 12:13-15

Muitas vezes avaliamos a provisão e o amor de DEUS por nós com base nas coisas materiais que vemos e temos, esquecendo-nos de sua imensa bondade e generosidade no plano espiritual.

 

ATOS 12:13-15 (As orações da igreja interferiram no mundo espiritual ocasionando a libertação de Pedro. O anjo entrou na cela, removeu as correntes de Pedro e tirou-o da prisão) – presença dos anjos era algo já conhecido para os cristãos da igreja primitiva.

 

2Reis 6:15-17 ( Vemos um confronto – forças humanas x forças espirituais do bem – de DEUS. Eliseu tinha consciência do mundo invisível.

Se a nossa consciência do mundo invisível fosse mais aguçada, muitos de nossos problemas seriam solucionados se confiarmos em DEUS sempre seremos vitoriosos.

Não devemos emitir palavras negativas que prejudica a nós e a outros.

O inimigo se encontra em desvantagem. “mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”.

 

ANJOS GUERREIROS Daniel 10, Apocalipse 12 = príncipe é o Arcanjo Miguel- os               

                                            anjos lutam em resposta às nossas petições.

 

ANJOS MENSAGEIROS- Arcanjo Gabriel – Gl 1:8; Cl 2:18

 

ANJOS  QUE ADORAM A DEUSAp 5:11,12

Temos que crer na existência do mundo invisível com base no que DEUS fala dele em SUA PALAVRA,  e não na possibilidade de vê-lo.  Não permitamos a incredulidade porque não vemos. Jo 20:29

        

                  O reino das trevas       Ap. 12    Is. 14:13,14

 

Satanás rejeitou a luz e o conhecimento de DEUS. Portanto repeliu exatamente o que poderia levá-lo ao arrependimento. Nunca poderá ser redimido. Lúcifer não passa de um arcanjo que caiu, um ser criado, finito, cujo conhecimento, capacidade e espaço são bastante limitados, ele não sabe tudo, não tem poder total, e só pode estar em um lugar de cada vez.

 

 FOI UM LOUCO E ABSURDO ORGULHO QUE TOMOU CONTA DE satanás. Os anjos caídos são seres com personalidade, pensam, ouvem, comunicam, agem e reagem, e têm experiências. Jo 13:2.

 

Eles ouvem o que dizemos, observam nossas reações, e depois traçam seus planos e estratégias.  Tiago 4:7; 1 Pe 5:9 A única forma de resistir a uma pessoa – é proferir uma palavra de resistência, repreendendo-os e negando-lhes acesso ã nossa vida.

MARCO 16:17 (devemos citar o nome de JESUS em nosso confronto com o inimigo).

A  hierarquia satânica e seus planos de guerra

Satanás tem um modo característico de agir. Nos ataques que lança ao mundo ele utiliza  três recursos.

1o. Recurso: Uma hierarquia satânica – grupos organizados, cuja missão é supervisionar e controlar os eventos mundiais. – dominadores, principados, e potestades.

                                                                                                      

                           DOMINADORES

Cargos que os seres espirituais ocupam. Dominar implica em impor uma opinião ou vontade a alguém.

PORTAS – Tem a ver com as decisões feitas por autoridades – federais, estaduais, municipais, dirigentes das escolas, igrejas, clubes sociais, firmas, e na família- são várias as estruturas governamentais.

MURALHAS -  Simbolizam a proteção que a autoridade confere ã sociedade. As muralhas – quando atuam corretamente – impedem a ação do diabo, a sua entrada. Mas se as muralhas forem derrubadas o inimigo dominará , infiltrando-se na sociedade.Então onde não há autoridade ou submissão ã autoridade, onde há rebelião e caos, ali ele se infiltra e exerce o seu domínio . 1 Tm 2:1,2

Os líderes precisam exercer suas funções com dignidade, e segundo a PALAVRA DE DEUS. A  omissão no exercício de nossas responsabilidades, dá lugar aos dominadores.

O diabo se acha ativamente empenhado em pôr abaixo os muros de proteção, e o faz de três maneiras:

1o. LIDERANÇA ÍMPIA- entregam seu poder a satanás, que passa a governar por intermédio deles 1Tm 2:1,2

2O. OMISSÃO DOS LÍDERES – que não assumem plenamente sua função.

3o. REBELDIA – na insubmissão abrimos brechas nas muralhas da autoridade. Devemos obedecer, dar apoio, sermos submissos às autoridades 1Sm 15:23

 

A rebelião e a feitiçaria seja em indivíduos, grupos, ou governos, levam a um mesmo fim: ligação direta com os poderes das trevas. (Rm 13:1-3).

As muralhas de autoridade existem para proteção da sociedade, mesmo que os líderes sejam ímpios, embora que a impiedade dá lugar ao diabo. A autoridade em si impede e retarda o mal. Uma família que se apega firmemente aos princípios básicos familiares também retarda a ação maléfica. As muralhas detém o avanço do diabo.

CONTUDO primeiro obedecemos a DEUS. Atos 4 o apóstolo preferiu obedecer a DEUS do que aos homens. Entretanto em nenhum momento atacou a autoridade sacerdotal, nem foi rebelde. 

Podemos nos posicionar contra a injustiça e o engano discordar de outros, repreendê-los no ESPÍRITO DE CRISTO E  confrontá-los.

         O que não podemos é derrubar as estruturas ou fazer antagonismo a líderes simplesmente por se acharem eles em posição de autoridade. Quando damos lugar a rebelião e tentamos derrubar uma autoridade, aliamo-nos ao diabo. Ez 13:4,5

·        As raposas gostam de fazer covis em muros velhos, em ruínas. Os crentes estão fazendo o mesmo, enquanto a sociedade ao seu redor vai-se desintegrando. DEUS nos convoca a nos erguer e consertar os estragos na muralha da sociedade, utilizando os recursos da guerra espiritual, da oração e do envolvimento pessoal.

 

B )   PRINCIPADOS

A Segunda categoria de demônios dentro da hierarquia satânica é  a dos “principados”ou “espíritos territoriais “ possuem uma ampla área de influência no reino satânico.

Ex: um príncipe = um governante = um líder. Tem um principado = área territorial sob seu comando.  

                 Existem demônios específicos designados para áreas e povos específicos.

Quem quiser levar a sério essa questão de guerra espiritual, precisa familiarizar-se com a geografia e com os grupos demográficos do planeta.

Nós os crentes precisamos dedicar mais tempo ao estudo do atlas, do mundo e dos povos que nele vivem.

                                                                 

                            Para abalar o trono de satanás

É  necessário orar de olho num mapa e a dirigir nossas orações para os lugares ou grupos domográficos que ele pretende possuir e destruir, aí então atraímos sua atenção.

ORAR PELO MUNDO TODO. Siquim, Butâ, Moçambique, China – precisamos orar geograficamente.

 

A DEMOGRAFIA – o estudo de grupos humanos é outra ciência que satanás utiliza para formular estratégias e dispor suas hostes malignas pelo mundo, ele cria planos de ação definidos para cada grupo. Tem t’ticas específicas para os refugiados, policiais, mulheres abusadas do marido, telefonistas, deficientes visuais, empresários, enfim, para todos os inumeráveis, grupos humanos, e já designou espíritos malignos para atuarem em cada um deles.

UMA SUGESTÃO – sugiro que a Igreja do SENHOR JESUS procure descobrir o que o diabo vem fazendo nesses últimos séculos, e depois comece a correr em campo impedindo seu avanço. Devemos orar por situações específicas. Vamos atacar os planos geográficos e demográficos do inimigo.

Vamos partir para a ofensiva, orando geograficamente e preparando estratégias específicas para ganhar todas as regiões e todos os grupos humanos para CRISTO.

GUERRA ESPIRITUAL AOS COCHICHOS  Se dirigirmos nossas orações contra os principados e potestades, o poder deles se rompe.

 

C )  POTESTADES

Eles têm que ner com os tipos de males que existem no mundo e com os demônios designados para trabalharem com esses pecados – há existência de um esforço para a intensificação de certos males.

Como é que um diabo “já derrotado”pode exercer tamanho controle sobre a terra?

-         o diabo age em nossa sociedade na medida em que as pessoas pecam e vivem egoisticamente.

-         A autoridade que ele tem lhe é dada pelo homem que vive em oposição a DEUS, dando ao inimigo liberdade de ação em nosso meio.

-         A atividade satânica também é determinada pela natureza do pecado que cometemos.

-         Com a concentração de milhares de indivíduos inclinados para determinado pecado, estabelece-se ali uma potestade relacionada com esse pecado. Cidades ficam conhecidas como  “capital da pornografia”  “centro de ocultismo” “centro de jogatina”etc... também é assim com as famílias, igrejas, sob influência maligna ( com conflitos, divisões, fofocas, etc...)

Quando entramos na guerra espiritual, DEUS pode revelar-nos a natureza da potestade envolvida em toda e qualquer situação. Ele nos dará a identidade das potestades que se acham entrincheiradas numa casa, cidade, ou nação. Mas o objetivo é entrarmos em AÇÃO.

 

AÇÃO – 3 PROVIDÊNCIAS QUE PRECISAMOS TOMAR

1.     Evitar a influência desses espíritos sobre nós.

Ex: casa dominada por espírito de conflito, não entremos em conflito também.

       -seitas operam sob a influência do espírito de contenda e engano.

 

2.     Ao orar, precisamos citar especificamente a potestade espiritual que estiver atuando no problema. Devemos romper esses poderes no nome de JESUS, e pedir ao ESPÍRITO SANTO que intervenha e solucione o problema. Quanto mais específica a nossa oração mais efeito ela terá.

 

Ex: famílias, há gerações, dominadas por certo espírito, devemos mencionar o fato e em seguida orar ordenando que tal cadeia seja rompida, em nome do SENHOR JESUS.

Se a área for mais abrangente: uma cidade ou país, é preciso um grupo maior para orar, por um longo período, em unidade de espírito, para que haja solução.

                                                                             

3.     PRECISAMOS OPERAR EM ESPÍRITO OPOSTO AO DO INIMIGO – significa tomar a atitude exatamente contrária à da situação em que nos achamos.

Ex: lugar dominado pela cobiça – devemos ser liberais seguindo orientação de DEUS.

       Espírito de depressão – vamos louvar a DEUS e nos alegrar em tudo.

Sempre que adotamos a atitude contrária à do inimigo, reforçamos a influência oposta e assim anulamos o poder dele.

Se vivermos diante dos homens e do inimigo sempre em espírito contrário ao dos poderes das trevas, nós os derrotaremos e modificaremos a situação prevalente.

 

 Ao Evangelizar devemos pedir a DEUS que nos revele as potestades que predominam alí. Quando não identificamos as potestades que dominam determinado lugar, podemos ser influenciados por elas.

 

De posse do conhecimento de que potestade está atuando no lugar, podemos atacar a atuação dele com orações específicas. Assim DEUS pode instruir-nos para que oremos contra um principado que domina determinado país, ou espíritos que atuam numa família, ou um demônio que está mantendo algumas pessoas na prisão do ateísmo. Orando frustramos os planos de satanás para a terra.

 

2O. RECURSO – as forças das trevas – Ef. 6:12. Essas forças têm 2 atividades principais: “mentem e obstruem o avanço da verdade”.

·        espíritos enganadores “para cegar o entendimento dos homens”

enganam a respeito de tudo, mentindo. (2 Co 4:4)

 

UMA forte conspiração baseada em mentiras – falsas religiões, falsas seitas, movimentos esotéricos, filosofias enganosas. 1Tm 4:1 “espíritos enganadores e ensinos de demônios”. O movimento da nova “velha era” se infiltrou em escolas, nas artes, política, etc... temos que identificar essa mentira e combater sua influência na sociedade.

 

O COMUNISMO E A TEORIA DA EVOLUÇÃO

o comunismo impediu o avanço do evangelho. A teoria da evolução se apoia em arazoados ridículos e mentirosos. O crente deve ver as religiões, filosofias e ideologias como aspectos da guerra espiritual. Orando e pondo-lhes resistência nos lugares celestiais e posicionarmos ao lado da verdade.

Somos os guardiães e pregadores da VERDADE.

 

OBSTÁCULOS À PROCLAMAÇÃO DA VERDADE-  existem espíritos malignos (anti-evangelistas) fazem de tudo para impedir que o crente fale de JESUS e que os incrédulos ouçam a mensagem do evangelho. Quando falamos do evangelho, quem nos ouve  não revela muito interesse.

 

COISAS QUE OS demônios detestam:

1o> INTERCESSÃO     2O.  HUMILDADE         3O. TESTEMUNHO DO EVANGELHO

Nossas atitude de humildade tem a virtude de arrancar as raízes do orgulho e da mentira do coração daqueles que se acham sob o domínio de satanás.

 

O EVANGELISMO é uma invasão do território do diabo. Lc 10:2; 1 Co 15:58

3o. RECURSO  - Ataque a indivíduos procuram influenciar a conduta das pessoas, pela mente, coração e pelos lábios.Esses espíritos tentam os indivíduos para que pequem, e, se o conseguem, escravizam-nos. É possível que haja demônios designado para cada um de nós. Quem é crente acha-se protegido pelo PODER DE DEUS.

O diabo influência a conduta, pensamentos, atitudes, desejos e vontades.  Só podem influenciar não podem obrigar. Contudo todo erro começa com uma influência. Se é tentado a fazer algo e sente-se a vontade de fazê-lo.

Neste ponto devemos orar a DEUS pedindo auxílio de sua graça – ou ceder a tentação.

Se ceder a tentação, a vontade do indivíduo passa a inclinar-se na direção dela. ( a consciência vai-se cauterizando).

Se a pessoa comete continuamente determinado pecado, cria-se “hábitos pecaminosos”. Esses hábitos pecaminosos, se não forem vencidos, escraviza o indivíduo.

O PROCESSO: 1o. há uma obsessão- 2o. há uma opressão- 3o. há uma possessão (endemoniamento)

indivíduos podem estar escravizados em uma ou mais áreas da sua personalidade, sendo que o diabo não domina todo o seu ser e atos. Mesmo assim o indivíduo precisa de ser liberto em nome de JESUS.

 

A GUERRA ESPIRITUAL SE DÁ EM 2 NÍVEIS:-um mais amplo, ou cósmico -um individual, ou pessoal.

 

COMO EXERCITAR A AUTORIDADE QUE DEUS NOS DÁ.

-         NÃO podemos confundir autoridade com sentimentos e emoções, nem depende de nossa maturidade nem do tempo de crente.     -Nossa autoridade se baseia numa instituição legal. Nossos sentimentos e pensamentos não alteram a nossa autoridade espiritual.

COMO PERDEMOS A AUTORIADADE.

No Éden DEUS concedeu “esta”autoridade ao homem Adão e Eva tinham algo que era de imenso valor para o diabo. A autoridade que DEUS conferira ao homem. O diabo, no princípio, embora estivesse nesse planeta, não tinha nenhuma autoridade ou jurisdição sobre ele. E sabia que autoridade é um ato judicial. Por isso satanás tentou Eva. Fazendo o homem desobedecer a DEUS, o diabo conseguiu usurpar sua autoridade.

Então do mesmo modo como DEUS delegara parte de sua autoridade ao homem, este a passou a satanás.

Mas satanás não possui completa autoridade sobre o mundo. Ele não pode simplesmente assumir o governo dele. Hoje ele ainda opera como agiu no Éden, isto é, rouba dos homens a autoridade que DEUS lhes conferiu. Adão deu sua autoridade a satanás, mas o diabo só pode utilizar a autoridade através do próprio homem. O diabo só pode influenciar o mundo na medida em que um ser humano decide pecar e desobedecer a DEUS. Gn 3:15.

           O ATAQUE A CRIANÇAS - a semente da mulher – a raça humana ( as crianças) são alvo dos ataques de satanás.  -Os filhos de Israel -O SENHOR JESUS CRISTO

Rm 5:12     “isso é o nosso calcanhar ferido”

Eva teve Caim e Abel – satanás sabia que a semente da mulher era um perigo para ele, assim levou Caim a matar Abel, mas Eva teve outro filho (Sete) do qual previu a nação de Israel e da qual, finalmente, veio JESUS.

No Antigo Testamento- DEUS preservou a semente da mulher, enquanto satanás se esforçava para destruí-la. As batalhas do AT tinham por objetivo a preservação da semente da mulher que iria trazer JESUS CRISTO ao mundo. Gálatas 4:4.

 

 

 

 

 AS BASES LEGAIS DA NOSSA AUTORIDADE  (Cl 2:15; Ap 1:18)

Foi por isso que DEUS teve de tornar-se homem. Ele veio ao mundo, primordialmente para fazer expiação pelo pecado. Por ocasião da criação, DEUS dera autoridade a Adão por meio do livre-arbítrio. Mas este, usando dessa liberdade, abriu mão da autoridade.

Restaram então a DEUS 3 opções: 1o. Eliminar o ser humano; 2o. retira-lhe o livre arbítrio; 3o. Tornar-se homem.

 

Ele optou pela 3a. para que como homem pudesse resistir à tentação durante trinta e três anos, rejeitar as sugestões do inimigo no deserto, e deliberadamente entregar sua vida

Ele se dispôs a humilhar-se a ponto de morrer, para que nessa condição pudesse retornar a autoridade de que o primeiro homem havia deliberado abrir mão.

Outra forma pela qual JESUS estabeleceu nossa autoridade foi destruindo as obras do diabo. 1Jo 3:8.

 

As obras do diabo são o calcanhar ferido da humanidade, isto é , as consequências do pecado: doença, sofrimentos, depressão, ignorância, medo, mágias, espírito ferido, guerras, fomes e ódios – a soma de tudo que satanás faz contra o ser humano ou contra o mundo por intermédio deste. JESUS destruiu essas obras. Lc 4: 18,19;’At. 10:38.

JESUS curou, libertou, ajudou e abençoou a todos os oprimidos do diabo que com ELE estiveram em contato.

 

Quando JESUS, na cruz, destruiu as obras do diabo, capacitou-nos a fazer o mesmo- ajudar os oprimidos , os abatidos e os que sofrem. E ele nos manda também anular as obras do diabo. Mc 16:17,18.

É  assim que devemos utilizar a autoridade que JESUS, na condição de nosso representante, recuperou para nós.

 

NÓS MUDAMOS DE ENDEREÇO – Colossenses 1:13 e 14

 

Todo aquele que aceita a CRISTO, mudou-se do reino das trevas para o REINO DE DEUS. Foi liberto do pecado, do egoísmo, da morte, das trevas, da destruição e de se mesmo. JEUS NOS LIBERTA e nos capacita a viver como ELE deseja que vivamos. 1Jo 4:4

Temos que estar convictos que dentro de nós há o “poder de DEUS”, o ESPÍRITO SANTO que e maior do que o que há  no mundo, maior do que todo o poder que o inimigo puder usar contra ele.

 

JESUS e o crente são maiores do que qualquer força que opera no universo. O JESUS que está em nós não enfraquece face à opressão. O crente é sempre o mais poderoso – em qualquer circunstância, em qualquer situação, em qualquer problema.

 

O ESPÍRITO DO DEUS VIVO HABITA EM NÓS – Rm 8;35-39.            

 

         JESUS nos devolveu a AUTORIDADE que havíamos perdido.

 ( Lucas 10:19. João 20:22,23)

 

JESUS nos entregou, a autoridade que havia sido tomada por satanás. Assim, legalmente, essa autoridade mudou outra vez de dono. Voltou às mãos do homem. Ef. 1:18-23.

        

Agora o homem tem autoridade sobre o diabo, com base na obra realizada por CRISTO na cruz, e na sua ressusreição. O homem está de posse de toda a autoridade que se ache em relacionamento com DEUS através de JESUS CRISTO.   Se não expulsarmos o diabo – ele não irá embora.

 Se não repreendermos o diabo – ele não será repreendido.

 

AUTORIDADE É PARA SER EXERCIDA – abaixo cinco instrumentos para o exercício de nossa autoridade:

 

1.     O NOME DE JESUS – Temos que estar submissos a este nome precioso e poderoso. Esse nome representa o próprio JESUS que fez os demônios gritar apavorados, e suplicar que lhes permitisse entrar numa manada de porcos. Mc 16:17 – Foi o próprio JESUS quem nos deu o direito de citarmos seu nome. Esse nome, o nome de JESUS – carrega em si o peso da vitória que ELE obteve na cruz e na ressurreição.

 

2.     A PALAVRA DE DEUS – Ef. 6:17 “...a espada do ESPÍRITO...”  A Palavra atua como uma espada. É afiada, tem dois gumes, e opera eficazmente contra o inimigo. JESUS no deserto  contra satanás citou a palavra de DEUS várias vezes.  E  nós devemos citar as ESCRITURAS, porque ELA é uma arma poderosa. 1 João 3:8.

 

3.     O PODER DO ESPÍRITO SANTO – João 20:22 JESUS  conferiu aos discípulos a autoridade do ESPÍRITO . Atos 1:8 – É  o PODER DE DEUS para o exercício da autoridade. Mt 12:28

 

Ef.6:18.Precisamos também orar no ESPÍRITO em todo o tempo para podermos romper os poderes demoníacos e expulsá-los.

 

4.     O SANGUE DE JESUS – É um recurso que contamos para exercitar autoridade é citar para satanás o sangue de JESUS (Ap. 12:11). Lembramos ao diabo que ele foi derrotado, quando JESUS derramou seu precioso sangue na cruz, para expiação de nossos pecados. Com isso, foi revertido o sentido da maldição que caía sobre a humanidade e rompido o domínio que o inimigo exercia sobre os homens. Ao mencionar o sangue de CRISTO, estamos aplicando a cada situação a derrota sofrida por satanás.

 

O SANGUE DE JESUS TEM PODER.

 

 

 

5.     REAFIRMAR VERDADES DIVINAS – Ap. 12:11

 

1o. É reafirmar os grandes feitos de DEUS e os atributos de seu caráter. Dar testemunho do que DEUS falou, do que fez, de como é seu caráter, e de suas maravilhas operadas em nós. Proclamemos o grande amor de DEUS e suas poderosas obras.

 

2o. Dizer a verdade sempre – sem esconder quem somos e falhas. O diabo opera em meio a falsidade, engano e hipocrisia. Precisamos sempre nos abrir, revelando a verdade, falando do que via em nosso coração sem se esquecer de proclamar a nossa posição em CRISTO JESUS.

 

             “SOU NOIVA DO CORDEIRO, GLÓRIAS A DEUS, SOU FILHA, LAVADA E REMIDA PELO SANGUE DE JESUS”.

 

·        O diabo já está derrotado, mas temos que exercitar nossa autoridade que temos contra ele que foi dada por DEUS e o diabo fugirá de nós.

 

PORQUE ACONTECE TANTOS MALES?- A  vontade de DEUS acha-se revelada em Sua Palavra. Is 24:15, Jo 3:19-21; Ap. 3:20. Os homens podem tomar a decisão de obedecer ou não a ela.

 

·        entendemos ainda que A ORAÇÃO pode alterar as circunstâncias. Portanto há uma explicação para a existência do mal na terra..

·        A 1a. causa da existência do mal na terra são os pecados do homem. Rm 5:12.

·        A maldição é conseqüência natural e lógica dos atos pecaminosos do ser humano.

·        DEUS permite que o mal continue a existir (por um tempo) porque nosso livre-arbítrio é mais importante do que o extermínio (imediato) do mal. DEUS criou-nos com o livre-arbítrio, sem ele não seriamos humanos, pessoas que se relacionam com o seu SENHOR e DEUS, que por decisão própria o amam.

·        Contudo, por DEUS ser justo, poderoso, e cheio de amor, sábio, ELE providenciou um meio para que o homem através de seu livre-arbítrio, liberte-se do cativeiro e do sofrimento deste mundo e passe a viver em comunhão com ELE, através de JESUS e a cruz. (Jo 3:16).

·        Em comparação com a eternidade  o sofrimento humano é de natureza temporal. Is 63:10; Sl 78:40.

·        DEUS, devido ao seu senso de justiça, restringe seu poder, para não invadir os limites da liberdade que deu ao homem (Mt.23:37; Pv 1:23; Is 65:1-3

O mal está na terra por uma decisão humana (Hb 11:24-26) Vivemos num mundo pecaminoso – 1Pe 4:12,13)

 

 

 

 

SER VENCEDOR EM CRISTO JESUS é tomar a decisão de aproveitar cada situação difícil para crescer e nos aperfeiçoar.

 

O Ap. Paulo ensina que os sofrimentos por que nós, os crentes, passamos não alteram em nada nosso relacionamento com DEUS, além de devermos nos alegrar em meio a eles. E se uma pessoa se alegra em meio às tribulações, ela conhece bem a DEUS e sua PALAVRA e está a par da condição do homem e do planeta. Tg 1:2-4

 

Ter paciência é passar por tudo que nos sobrevém, com alegria no coração.

JESUS não morreu na cruz para que evitemos, ou nos poupar os males da vida, mas para que sejamos vencedores. “Tudo contribui juntamente para o bem daqueles que amam a DEUS”. Rm 8:28/ Rm 5:1-5.

 

O que significa “gloriar-se nas tribulações”? é nas tribulações observar e alegrar-se nelas e fazer com que tais coisas coopere para o nosso bem, e não que venha derrotar-nos.

DEUS permite as tribulações para forjar em nós um caráter firme. Dt 8:2

 

·        Devemos evitar o orgulho. Permaneçamos fiéis, confiantes em DEUS, suportando com paciência as tribulações e gratos a DEUS pelas experiências que nos quebrantam.

·        No deserto nós ficamos sabendo como somos interiormente.

·        Quanto mais forte for o orgulho, mais dolorosa será a visão do que há no nosso interior e com soberba, negamos as atitudes, emoções e reações que virão à tona. Mas devemos nos humilhar e reconhecer os erros que emergirem de nosso coração, e corrigi-los na forma devida.

 

 

COMO AGIR NO DESERTO

 

1.     Agradecer a DEUS de todo coração por haver mostrado os erros que há em nossa alma.

2.     Arrepender-nos de todo o pecado e motivação menos digna, pedindo perdão a DEUS e a outros.

3.     Buscar de DEUS novos hábitos e atitudes.

4.     Resistir a todas as tentativas de ataque do inimigo.

5.     Não negar que estamos passando por um “deserto”.

6.     Não ao sentimento de condenação pelos erros.

7.     Agradecer a DEUS pela revelação dos intimo do nosso coração. Mudar de atitude.

 

 

PORQUE TANTOS LÍDERES ESTÃO CAINDO EM PECADO?  

 

A igreja precisa de líderes maduros, seguros, coerentes, que conduzem o povo de DEUS com humildade e firmeza. Quando ocorre de um líder cair (errar) as conseqüências são terríveis.

 

·        O líder deve conduzir as pessoas a CRISTO pelo exemplo, líderes que permitam que DEUS opere neles para que fiquem firmes na batalha da vida, sem trair nem decepcionar os liderados que buscam nele forças e estabilidade.

 

·        Todos temos que passar por desertos para saber se guardaremos ou não os mandamentos de DEUS. Se formos fiéis e obedientes a DEUS no deserto, guardando seus mandamentos, damos provas de que  podemos vencer em quaisquer circunstâncias.

 

MAS LIVRA-NOS DO MAL – as tentações sempre vão-nos assaltar, onde quer que vivamos. Tg.13:15   “... cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

 

MAS EXISTE UMA SAÍDA  - 1Co 10:13    “... juntamente com a tentação vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”(1Co 10;13).

Escola de Missões Mundiais   -  Tel  (71) 3237-2255; 8758-3833; 9198-2006

 

Site: www.missoesmundiais.org.br        Email: edem@missoesmundiais.org.br

 

CURSOS: Missões Mundiais – Graduação em Missiologia

                   Bacharel em Teologia

                   Especialização em Missões Transculturais

 

Palestras, Estudos Bíblicos, Seminários,  Treinamento de Igrejas na área de Missões, Evangelismo, Liderança, Caráter Cristão, Implantação de Igrejas, etc.

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


CENTRO DE MISSÕES MUNDIAIS

www.missoesmundiais.org.br

 

 

 

 

 

 

 


UMA MISSÃO SEM FRONTEIRAS - Ásia, África, Europa, Américas, Oceania... até os confins da terra.