CENTRO DE MISSÕES MUNDIAIS

Escola de Missões Mundiais


www.missoesmundiais.org.br   

         Ide por todo o mundo,
pregai o evangelho a toda criatura.
 

 

 

 

 


Curso Completo de

MISSÕES            

 

                                    

 Questionário Módulo 10
 

 

 

 

 

 

 


ALUNO(A) ___________________________________________________________

 

Endereço: ______________________________________________________nr._____

 

Cidade:  _____________________________________Bairro: ___________________

 

       Cep - ________________________________Tel – (    ) ________________________

 

 

 

 

 

                                  Endereços da Escola de Missões Mundiais – EDEM                                      

Rua Oito de Dezembro, nr 350, Edf. Joazeiro, Graça, Salvador-BA, CEP 40.150-000

Tels: (71) 3237-2255, 8758-3833, (75) 3625-2000, (73) 9112-3188 – edem@missoesmundiais.org.br

Caixa Econômica Federal – Ag. 0071  OP-003   Conta corrente nr. 1851-3

 

 

MATÉRIA –  DISCIPULADO

 

O estudo provém do livro Conhecendo a Deus e fazendo Sua Vontade

 

 

JESUS É O EXEMPLO

Interprete a Experiência à Luz da Bíblia

Quando você estudar a Bíblia, não baseie a sua decisão num caso isolado. Procure encontrar a maneira usual como Deus trabalha ou age por toda a Bíblia - O Deus revelado na Bíblia não muda. Quando você aprender a forma como Deus operou através da História, você pode confiar em que
Ele vai agir da mesma maneira em sua vida. A sua experiência é válida somente se for confirmada pela Bíblia. Não negamos as experiências pessoais, mas temos o direito de interpretá-las à luz de nossa visão bíblica. Nossas experiências não podem ser nossos guias.

 

Verifique se você entendeu esta idéia. Marque as afirmações seguintes com V (verdadeira) ou F (falsa)

1. Interpretações humanas de minhas experiências são urna maneira eficaz de se conhecer Deus e também segui-lO.

2. Devo sempre avaliar minhas experiências à luz das verdades encontradas na Palavra de Deus.

3. É possível ter uma visão distorcida de Deus se eu não comparar minhas experiências com as verdades bíblicas.

4. Posso confiar em que Deus vai operar em minha vida de maneira semelhante ao que eu observo em toda a Bíblia.

A primeira afirmação é falsa; as outras três são verdadeiras. É necessário ver a maneira como Deus opera em toda a Bíblia. Você jamais incorrerá em erro se, sob a instrução do Espírito Santo, permitir que a Bíblia seja o seu guia.

 

A Bíblia É o Seu Guia

Os cristãos estão cada vez menos buscando orientação na Bíblia para sua fé e prática. Por esse motivo, as pessoas estão buscando soluções, programas e métodos mundanos que aparentam ser a resposta para os problemas espirituais.

O que fazer para que a Palavra de Deus seja nosso guia? Quando busco a direção de Deus, Insisto em seguir as diretrizes que encontro na Palavra de Deus. Será que Deus chama as pessoas, sem dar todos os detalhes de uma só vez? Sabemos que Deus chamou Abrão para seguir desta maneira. É este o padrão que aparece sempre na Bíblia?

ÆLeia os seguintes versículos. Escreva o nome dos que foram chamados por Jesus sem dar muitos detalhes.

1. Mateus 4.18-20 .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .

2. Mateus 4.21,22 .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .

3. Mateus 9.9 .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .

4. Atos 9.1-20 .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .

 

Em alguns casos, Deus forneceu mais detalhes do que em outros. Olhamos para a chamada de Moisés e vemos que Deus deu a ele uma idéia mais clara da tarefa que haveria de realizar do que em outros casos. Em todas as situações, no entanto, as pessoas tinham de ficar perto de Deus para terem sua direção diariamente. Para Moisés e os filhos de Israel, Deus proveu liderança diária através de uma nuvem, durante o dia, e uma coluna de fogo, durante a noite. A Pedro, André, Tiago, João, Mateus e Paulo (estes nomes são as respostas das atividades acima), Deus não revelou muitos detalhes sobre a tarefa que haviam de cumprir. Ele disse apenas: ‘Sigam-me, e mostrarei o caminho a vocês.”

 

Qual e a Vontade de Deus Para a Minha Vida?

 

Quando as pessoas procuram conhecer e fazer a vontade de Deus, muitas fazem a seguinte pergunta: “Qual é a vontade de Deus para a minha vida?” Um professor de seminário, Dr. Gaines S. Dobbins, dizia: “Se fizer a pergunta errada, você terá a resposta errada”. Às vezes achamos que toda pergunta é legítima. Quando buscamos uma determinada resposta para ela, sai sempre errada, e ficamos sem saber o que está acontecendo. Verifique sempre se está fazendo a pergunta certa, antes de continuar a resposta.

 

Qual a vontade de Deus para a minha vida? — esta não é a pergunta certa. Creio que a pergunta correta é: Qual é a vontade de Deus? Uma vez conhecendo a vontade de Deus, posso então ajustar minha vida a Ele. Em outras palavras, qual é o propósito de Deus? Quando souber o que Deus está fazendo, saberei o que devo fazer. A ênfase precisa ser colocada em Deus, e não em mim!

 

O Exemplo de Jesus

Para saber como conhecer e fazer a vontade de Deus, nosso melhor exemplo é Jesus. Durante os 33 anos que passou na Terra, Ele cumpriu, cabalmente, todas as tarefas que Deus lhe deu. Jamais deixou de realizar a vontade do Pai. Jamais pecou. Você gostaria de saber como Jesus veio a conhecer e realizar a vontade de Deus?

 

ÆLeia João 5.17,19,20 e responda as perguntas:

 

1. Quem está sempre trabalhando? .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

2. O que o Filho pode fazer por si só? .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .

3. O que faz o Filho? .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

4. Por que o Pai mostra ao Filho tudo o que Ele faz? .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  ..  . 
Esta é uma das afirmações mais claras de como Jesus sabia o que fazer. A abordagem de Jesus, quanto a conhecer e realizar a vontade de Deus, poderia ser resumida assim:

 

Deus Está Sempre Agindo ao Seu Redor

 

Quando você souber com certeza onde Deus estiver agindo, então irá ajustar a sua vida para unir-se a dEle. Assim você experimentará Sua atuação num relacionamento íntimo de amor, conhecerá e realizará Sua vontade e experimentará Deus de maneiras nunca antes conhecidas por você.

 

Revisando. . .

 

Qual foi a afirmação ou o versículo mais importante que você leu hoje? .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 
.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  
Escreva a afirmação ou o versículo, com suas próprias palavras, como uma oração de resposta a Deus. .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 
O que Deus quer que você faça em resposta ao estudo de hoje?

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .

 

 APRENDENDO A SER SERVO DE DEUS

 

Muitas passagens da Bíblia descrevem Jesus como servo de Deus. Ele veio como servo a fim de cumprir a vontade de Deus na redenção da humanidade. Leiamos Fp. 2:5-8.

Nas instruções que deu aos discípulos sobre como servir, Jesus (o Filho do homem) descreve sua própria função de serviço em Mt. 20:26-28.

 

Jesus também falou sobre nosso relacionamento com Ele em Jo 20:21.

 

Æ   Com base nesses versículos e em outros que você conhece, você crê que deva ser servo de Deus?

     Sim     Não 

 

Æ   Você alguma vez esforçou-se ao máximo para servir a Deus e sentiu-se frustrado quando nada de duradouro resultou do seu esforço? Sim   Não 

 

O que é um servo? Escreva, com suas próprias palavras, uma definição de servo.

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 
.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 
    Talvez sua definição tenha sido parecida com esta: Servo é alguém que descobre aquilo que seu mestre quer que seja feito, e depois o faz.” O conceito que o mundo faz de servo é o de alguém que vai ao mestre e diz: “Mestre, que quer que eu faça?” O mestre manda, e o servo vai sozinho e realiza a vontade do mestre. Este não é o conceito bíblico de servo. Não se pode tomar esta definição mundana como uma verdade bíblica. É necessário basear a definição em termos bíblicos.

A melhor definição para servo é mais é aquela do vaso do oleiro (Jer. 18.1-6). O barro deve fazer duas coisas. Em primeiro lugar, ser moldável. O barro deve responder ao oleiro, para que o oleiro faça dele o instrumento que desejar. Em segundo lugar o barro deve fazer outra coisa - permanecer nas mãos do oleiro. Quando o oleiro tiver terminado de fazer o instrumento desejado, este mesmo instrumento não terá habilidade para realizar coisa alguma. É preciso permanecer nas mãos do oleiro. Suponhamos que o oleiro tenha moldado o barro em forma de copo. O copo deve permanecer nas mãos do oleiro, para ser usado da maneira como ele achar melhor. Isso difere dos padrões do mundo, pois Deus só poderá usá-lo efetivamente quando você permitir que o use como Ele quer.

 

ÆResponda às perguntas.

 

Æ1. O que pode o servo fazer por conta própria? .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .   .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 


2. Quando Jesus opera através de um servo, o que pode esse servo fazer? .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  ..  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

 

. 

Æ3. Quais são as duas coisas que o servo precisa fazer para ser usado por Deus? .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

 

O servo é uma pessoa que deve fazer duas coisas: 1) ser moldável; 2) permanecer nas mãos do Mestre (oleiro). Assim, apenas o Mestre poderá utilizar tal instrumento da maneira como Ele desejar. O servo não poderá fazer coisa alguma de valor para o Reino por conta própria. Jesus disse “(....) o Filho de si mesmo nada pode fazer” (Jo 5.19) e “(...) sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5) Se Deus estiver operando através da vida de um servo, este servo poderá fazer qualquer coisa que Deus pode fazer. Que maravilha! Potencial ilimitado! Ser servo exige obediência. Ele precisa seguir as ordens do Mestre, mas o servo deve lembrar-se de quem está realizando a obra — Deus.

 

 

 

DEUS AGE ATRAVÉS DE SEUS SERVOS

 

Muitas vezes agimos como se Deus nos dissesse o que fazer e nos deixasse a sós para realizar a obra que Ele mesmo designou. E então, a qualquer hora que precisarmos dEle, é só chamar que Ele nos ajuda. Este jamais será o modelo bíblico. Quando Deus está para realizar uma obra, Ele revela ao seu povo aquilo que Ele vai fazer. Ele deseja agir ou operar através de Seu povo ou de Seu servo.

 

Quando Deus quiser agir através de você, Ele precisa tirá-lo de onde você está e trazê-lo para perto dEle. Então Ele vem e revela a você o que Ele está fazendo. A partir do momento que souber o que Deus está fazendo, você então sabe o que precisa fazer — juntar-se a Ele. A partir do momento que saiba que Deus está realizando uma obra no lugar onde você está, a sua vida entra em contraste com Deus. Você não pode ficar do jeito que está e caminhar com Deus.

 

Sete Realidades de Conhecendo Deus

A ilustração abaixo ajudará você a resumir a maneira pela qual você pode responder à iniciativa de Deus em sua vida.

4

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


1.     Deus está agindo constantemente ao seu redor.

2.     Deus busca um relacionamento de amor continuo com você que seja real e pessoal.

3.     Deus convida você a envolver-se com ele em sua obra.

4.     Deus fala através do Espírito Santo por intermédio da Bíblia, da oração, das circunstâncias e da igreja com o fim de revelar a si mesmo, seus propósitos e modos de agir.

5.     O convite que Deus lhe faz para trabalhar com Ele leva você sempre a uma crise em fé que exige fé e ação.

6.     É preciso fazer ajustes profundos na sua vida para juntar-se a Deus naquilo que ele está fazendo.

7.     Você passa a conhecer Deus pela experiência à medida que você obedece a Ele e Ele realiza a sua obra através de você.

 

 

DEUS AGE ATRAVÉS DE SEUS SERVOS - parte 2

Já estudamos  as três primeiras realidades da atuação de Deus em Moisés. Vejamos agora as outras quatro.

. Deus falou para revelar a si mesmo, seus propósitos e seus modos de agir.

E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça

Leiamos Êx 3.2-8 e Nm 12.6-8.

. O convite que Deus fez a Moisés para trabalhar com ele levou-o a uma crise na fé que exigiu fé e ação.

Moisés expressou tal crise na fé quando fez as seguintes ponderações a Deus:

(....) Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? (....) Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? (Êx 3H13; 4.1,10,13).

 

A crise de Moisés exigiu fé e ação. Leiamos Hb 11.24-29.

. Moisés teve de fazer ajustes importantes em sua vida para juntar-se a Deus na execução de Sua obra (Ex. 4.19,20).

. Moisés passou a conhecer Deus pela experiência à medida que obedecia a Deus e Deus realizava Sua obra através dele.

Muitos textos encontrados nos livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio ilustram a maneira como Deus revelou-se a Moisés. À medida que Moisés obedecia, Deus realizava através dele aquilo que, sozinho, Moisés não seria capaz de fazer. Aqui está um exemplo de como Moisés e o povo vieram a conhecer Deus como sendo responsável pelo livramento. Leiamos Êx 14.15-17,21-23,26,27,29-31).

 

Responda às perguntas sobre as quatro últimas afirmações.

O que Deus revelou acerca de si próprio, seus propósitos e seus modos de agir?

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 
.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

Por que Moisés teve dificuldade para crer em Deus?

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 
.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 
Como você resumiria a fé de Moisés conforme a passagem do capítulo II de Hebreus? .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .
 .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 
Que ajustes teve Moisés de fazer?

 .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 
 .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 
Como você acha que Moisés se sentiu quando Deus livrou o povo de Israel por meio dele?

 .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 
 .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .
Deus veio e revelou a Moisés a Sua vontade. Deus queria que Moisés fosse ao Egito para ser o instrumento por

 

 

UMA VIDA CENTRADA EM DEUS

Uma parte do livro de Gênesis é o relato de como Deus realizou a sua vontade através de Abraão. Não é o relato da caminhada de Abraão com Deus. Você percebe a diferença do enfoque? O enfoque da Bíblia é Deus. A essência do pecado é um deslocamento da vida centrada em Deus para a vida centrada no próprio eu. A essência da salvação é a negação do eu, não uma afirmação do eu. Precisamos nos negar a nós mesmos e nos centrarmos em Deus. Assim, Deus nos tem no lugar onde ele pode realizar, através de nós, os propósitos que Ele tinha em mente antes de criar o mundo. Embora pudéssemos elaborar mais ainda o assunto, aqui estão algumas descrições das orientações de vida que estão ao seu dispor:

Centrada no eu

      vida com enfoque no eu

      orgulho de si mesmo e de suas realizações

      autoconfiança

      dependência de si próprio e de suas habilidades

      afirmação do eu

      procura conformar-se aos padrões do mundo e seus caminhos

      vê as circunstâncias de uma perspectiva humana

      vicIa ordinária e egoísta

Centrada em Deus

      confiança em Deus

      dependência de Deus e de sua capacidade e provisão

      vida orientada para Deus e sua atuação

      humildade perante Deus

      negação do eu

      busca primeiro o Reino de Deus e sua justiça

      busca conhecer a perspectiva de Deus em todas as circunstâncias

      vida santa e centrada em Deus

Æ Em suas próprias palavras, defina os seguintes ternos:

Centrada no eu .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 
.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 
.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

Centrada em Deus

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

Em cada um dos pares de exemplos bíblicos, coloque um “D” antes do par que ilustra urna vida centrada em Deus. Escreva “E” nas ilustrações de vida centrada no eu.

___ 1a.       Deus colocou Adão e Eva num lindo jardim. Disse-lhes que não comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eva percebeu que a fruta era agradável aos olhos e desejável para adquirir a sabedoria, por isso comeu da fruta (Gn 2.16,17; 3.1-7).

___ b.         A mulher de Potifar implorava diariamente a José para deitar-se com ela. Ele respondeu que não poderia fazer tal coisa e pecar contra Deus. Quando ela tentou obrigá-lo, ele fugiu do recinto e foi preso ao invés de ceder à tentação (Gn 39).

Deus prometera dar a terra de Canaã a Israel. Moisés enviou 12 homens à Terra Prometida para explorá-la e, na volta, apresentarem um parecer. A terra era abundante, mas as pessoas que lá habitavam eram tidas como gigantes (Nm 13,14).

 

___ 2a.       Dez dos espiões disseram: “(...) Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós” (13.31).

 

___ b.         Josué e Calebe disseram: “Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra (....) não temais o povo desta terra (...) (14.8,9).

 

___ 3a.       O Rei Asa enfrentava o exército de Zerá, o etíope, no campo de batalha. Ele disse: (...) Ó Senhor, nada para ti é ajudar (...) Ajuda-nos, pois, o Senhor nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. O Senhor, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem (2 Cr 14.9-11).

 

___ b.         O Rei Asa e Judá estavam sendo ameaçados por Baasa, rei de Israel. Asa enviou ouro e prata do templo e de seu próprio palácio a Bene-Hadade, rei da Síria, pedindo sua ajuda neste conflito (2 Cr 16.1-3).

 

   Centrar-se em Deus requer uma morte diária do eu e submissão a Deus (Jo 12.23,24). As ilustrações de vidas centradas em Deus são 1b, 2b, 3a. As outras são centradas no eu.

 

Os Propósitos de Deus, Não Nossos Planos

   Para se ter uma vida centrada em Deus, você precisa orientá-la na direção dos propósitos de Deus, e não para a consecução dos seus próprios planos.

 

Æ Responda às seguintes perguntas. Se você não souber as respostas, procure nas passagens bíblicas especificadas.

 

1. O que DEUS estava prestes a fazer quando pediu a Noé que construísse uma arca? (Gn 6.5-14)

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

 

2. O que DEUS estava prestes a fazer a Sodoma e Gomorra quando ele veio a Abraão? (Gn 18.16-21; 19.13).

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

 

3. O que DEUS estava prestes a fazer quando veio a Gideão? (Jz 6.11-16)

 

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

 

4. O que DEUS estava prestes a fazer quando ele apareceu a Saulo (posteriormente chamado Paulo) na estrada de Damasco? (At 9.1-16)

 

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

 

5. Em cada um destes momentos, qual foi o fator mais importante? Assinale um.

 

q O que a pessoa queria fazer para Deus.

q O que DEUS estava prestes a fazer.

 

   Deus estava prestes a destruir o mundo com o dilúvio quando ele apareceu a Noé. Quando Deus preparou-se para destruir Sodoma e Gomorra, ele contou para Abraão. Deus veio a Gideão quando estava prestes a livrar os israelitas da opressão de Midiã. Deus apareceu a Saulo quando Ele estava pronto a levar a mensagem do evangelho aos gentios, por todo o mundo. O fator mais importante em cada situação era aquilo que Deus estava prestes a fazer.

 

   Nós não apenas sentamos e imaginamos o que desejamos fazer para Deus e depois O chamamos para ajudar-nos a realizar a tarefa. O exemplo bíblico é que submetamo-nos a Deus e:

 

      esperemos Deus mostrar o que ele quer realizar, ou

 

      observemos o que Deus está realizando ao nosso redor, e juntemo-nos a ele.

 

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

 

 

Resumo

 

·   Para conhecer e fazer a vontade de Deus é preciso negar meu eu e ter urna vida centrada em Deus.

·   Preciso reorientar minha vida na direção de Deus.

·   Preciso orientar a minha vida na direção dos propósitos de Deus, e não para a consecução dos meus próprios planos.

·   Preciso buscar ver as coisas da perspectiva de Deus, e não da minha própria e distorcida perspectiva humana.

·   Preciso esperar até que Deus mostre aquilo que ele deseja realizar através de mim,.

·   Procurarei observar a atuação de Deus ao meu redor, para juntar-me a ele,

 

 

 

DEUS TOMA A INICIATIVA

 

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."

 

Vamos memorizar Filipenses 2:13

 

   A Iniciativa É de Deus, Não Sua

 

   A Bíblia inteira mostra que Deus toma a iniciativa. Quando ele vem ao encontro da pessoa, sempre se revela a si mesmo e também seus propósitos. A revelação é sempre um convite para a pessoa ajustar a sua vida a Deus. Nenhuma das pessoas que Deus encontrou jamais poderia ser a mesma após o encontro.          Se você mantiver sua vida centrada em Deus, irá se colocar imediatamente numa posição paralela à atividade de Deus. Quando você percebe a atuação de Deus ao seu redor, seu coração, disparado, dirá: “Obrigado, Pai, obrigado por ter permitido que eu esteja envolvido em Sua obra aqui neste lugar.”

 

Responda as perguntas assinalando uma das respostas.

 

1. Quem toma a iniciativa para que você conheça e faça a vontade de Deus?

a.   Eu. Deus espera até que eu decida o que quero fazer para Ele.

b.   Deus. Ele me convida para juntar-me a Ele naquilo que ele vai fazer.

2.                 Quais são as maneiras pelas quais Deus pode revelar Seu plano ou propósito a você? Assinale todas as respostas pertinentes.

 

   a.         Ele me faz ver onde já está agindo ao meu redor.

   b.        Ele fala a mim através da Bíblia e impressiona-me com uma aplicação prática da verdade à minha vida.

c.   Ele me concede um desejo sincero que só cresce à medida que oro.

d.   Ele cria circunstâncias ao meu redor que abrem a porta da oportunidade.    

 

    Deus sempre toma a iniciativa (lb). Ele não espera para ver o que nós queremos fazer para Ele. Depois que ele toma a iniciativa de vir até nós, ele espera a nossa resposta, que consiste em ajustar nossas vidas a Ele e também em nos tornarmos disponíveis a Ele. Na questão de número 2, todas as quatro respostas são maneiras pelas quais Deus pode revelar o seu plano ou propósito a você. Existem outras maneiras também. As circunstâncias também não podem sempre ser uma direção clara da orientação de Deus. Portas “abertas” e portas “fechadas” nem sempre são indicações da direção divina. Ao buscar a direção de Deus, certifique-se de que a oração, a Bíblia e as circunstâncias coincidem com o rumo que você percebe que Deus está lhe indicando.

 

    É possível que agora você esteja pensando o seguinte: “Isso tudo soa bem, mas preciso de alguma ajuda prática para aprender a aplicar estes conceitos.” Em todas as situações, Deus exige que você dependa dEle e não de um método. O segredo não é um método, e sim um relacionamento com Deus. Vejamos um exemplo vivo, George Mueller:

*   

 

DEUS FALA AO SEU POVO

"HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho," (Hb. 1:1)

 

   

   

 

 

Há alguns anos, falei para um grupo de jovens pastores. Quando terminei a primeira palestra, um deles chamou-me e disse: “Jurei a Deus que jamais daria ouvidos a alguém como você. Você fala como se Deus fosse pessoal e verdadeiro e que ele realmente fala a você. Detesto Isso!”

 

    Perguntei-lhe: “Você está tendo dificuldade em ouvir Deus falando a você?” Conversamos um pouco. Logo depois, estávamos ajoelhados. Ele chorava e agradecia a Deus por ter falado a ele. Ora, não permita que alguém o intimide pelo fato de você ter ouvido a voz de Deus.

 

 

Leia as passagens bíblicas e responda às perguntas.

 

Hebreus 1.1 — ‘Havendo Deus antigamente falando muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho (...).”

 

João 14.26 — “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.”

 

João 16.13,14 — “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.”

 

João 8.47 — ‘Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus.’

 

1.   No Antigo Testamento (“antigamente”) como Deus falava e através de quem? . 

 

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .

 

    .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

 

 

2.   No Novo Testamento (“nestes últimos dias”) como Deus fala?

 

 

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

 

 

 

3.Na passagem de João 14.26, quem Jesus prometeu que o Pai enviaria em seu nome?

 

 

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

 

 

 

4.Qual é a obra do Espírito Santo descrita em João 14.26 e 16.13,14?

 

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

 

 

 

5.Quem é aquele que ouve o que Deus diz?

 

 

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 

 

 

 

6 O que diz a passagem em João 8.47 sobre uma pessoa que não ouve o que Deus diz?

 

 

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .