www.uniaonet.com/caiofabio2003.htm

www.caiofabio.com _ Caio Fábio D'Aráujo Filho

Mensagens Recebidas de : 2003 a 2006


-

_ CHAMADO “ESCÂNDALO DA RENASCER”: o que tenho a dizer?
 
 
 
 

Muita gente tem me escrito pedindo minha opinião sobre os desdobramentos do Caso Estevam, Sonia, bispos e Renascer em Cristo.
 
O histórico feito pela mídia todos já conhecem. E mais: ainda é um “pequeno histórico” quando comparado ao desastre que visitou a alma de milhares, desde gente usada e abusada em todos os sentidos e de todas as formas (quem lê entenda!) — até a determinação sistemática de ficar rico e esconder o dinheiro da “igreja” em negócios e contas pessoais.
 
Ora, tais calamidades envolvem desde gente como Viviane Senna (que jamais apareceria a fim de não prejudicar sua “imagem pública”) — passa por antigos tesoureiros, suas esposas e famílias; açambarca uma imensa quantidade de gente que surtou lá dentro, muitos tendo que ser internados; envolve ex-capangas ministeriais arrependidos e apavorados de que algum mal lhes sobrevenha; e, sobretudo, atinge não apenas as 190 pessoas que moveram ações contra eles; e tampouco se restringe o fato do roubo sacerdotal praticado contra o povo que para a Renascer dava dinheiro; mas recai também sobre a vidinha de gente como minha amiga Dilma D’Avila, da D’Avila Tour, e que teve seu negócio arruinado, com seu nome exposto a toda sorte de escrutínios e humilhações, apenas porque, em 1997, contra minha orientação e conselho claro, decidiu fazer uma viagem a Israel para os Hernandes (eles e mais umas 130 pessoas) — os quais não pagaram nada, embora tenham feito a viagem em grande estilo; e, por fim, decretaram o calote de modo bandido, deixando D. Dilminha entregue a maldade deles sendo praticada pelos inocentes; ou seja: pelos que pagaram tudo em suas próprias viagens, mas que ficaram “na mão” em razão da falência de minha querida amiga.
 
De fato as histórias são sem fim!
 
Tudo, entretanto, condiz com o que o Estevam me disse três vezes em situações diferentes:
 
“Esse negócio de irmão acaba para mim quando entra dinheiro e negócio. Se tiver dinheiro e negócio em jogo, eu tiro a pele e como; assim como traço os nervos, as veias, as carnes, e chupo os ossos”.
 
Essa é a fala de um pastor-vampiro, conforme aquele tipo descrito tanto em Ezequiel como em Zacarias.
 
Tenho sentido profunda tristeza quanto ao fato de jamais ter estado iludido acerca do Estevam todos esses anos — desde 1974 -75, em Manaus. Preferiria mil vezes está errado; pois, não é sem misericórdia que olho para eles; e o amor não se alegra com a injustiça. Portanto, preferiria não ter estado certo jamais em relação a eles; porém, nunca, nem por um segundo, carreguei tal dúvida.
 
Como vejo a situação agora?
 
1. Acho que os membros da Igreja Renascer (e que são apenas vitimas dessa grande malandragem e roubo) — devem ser cuidados por todos os que carregam o amor de Deus no coração; pois, hoje, eles ainda ficam na dúvida sempre que ouvem os “foragidos” falarem via Internet para a assembléia da igreja, dizendo-se vitimas de perseguição espiritual, direta do diabo. Entretanto, logo a ficha vai cair... E eles mergulharão em decepção, depressão, desanimo, e vontade de desistir de tudo. É preciso cobri-los de amor!
 
2. Imagino o inferno que está acometendo a casa do Estevam, e, sobretudo, da Sonia. De fato, eu que já sofri poderosas perseguições, não por ter lesado ou roubado ninguém, e nem por cometer crimes — sei, todavia, que até quem tem a consciência pacificada quanto a muitos ou todos os seus atos, mergulha no inferno. Portanto, me é fácil imaginar o inferno real de quem já vivia no inferno do engano. Todavia, mesmo crendo que tais coisas precisem ser apuradas até o fim; e mesmo crendo que as “igrejas”, à semelhança das ONGs, precisam deixar de ter os privilégios que as tornam “lavanderias naturais” de dinheiro sujo e ilícito — também creio que a presente aflição do casal Hernandes, pode ainda vir a ser salvação espiritual deles. Pois, como estavam andando, se nada lhes acontecesse, seria o atestado de que eram espiritualmente bastardos. Afinal, de acordo com Hebreus, somente os bastardos seguem sem disciplina. Os filhos, porém, apanham, entram no cacete; e isto visando “aproveitamento”.
 

3. Eles podem passar por isto sem nenhuma consciência de pecado e arrependimento (ficando cada vez mais endurecidos e cínicos); ou podem se converter de seus caminhos de engano e abuso deliberados, e, movidos em arrependimento, converterem-se ao Evangelho; podendo, quem sabe, ainda, viver uma vida simples e piedosa, quebrantada pelo desmoronamento decorrente do surto de arrogância; ao qual, em 1998, dei o nome de “Síndrome de Lúcifer”.
 
Ninguém deve ficar preocupado com o Evangelho em relação a tais “escândalos”. O escândalo é ainda pensar que daí não venha escândalo. Ninguém se engane: os escândalos serão tantos que deixarão de ser percebidos. Escândalo será o “normal”. Aliás, já é.
 
Minha oração, sem romantismos, é para que se convertam!
 
Nele que nos disse que assim seria se não fosse conforme o Evangelho; e com temor, tremor e oração,
 

Caio ( Envie a um amigo e divulgue como puder! _ 6/12/06)

Meus queridos, A partir de hoje, quarta-feira, dia 28 de junho/2006 , todas as quartas, a Radio do Site www.caiofabio.com estará transmitindo ao vivo uma conversa comigo. Se você tem interesse e se tem amigos igualmente interessados, comunique a informação para todos, via internet ou como você preferir. Basta clicar no ícone da Radio do Site e a programação estará disponível. Você também pode escrever, durante a palestra, para o e-mail videoconferencia@caiofabio.com ou diretamente para o meu e-mail: contato@caiofabio.com Falarei durante 1 hora e depois teremos mais 1 hora de papo, com perguntas e respostas. Aguardo você hoje! Nele, Caio (Via_Pellegrini)
CARTA A LINHARES: The End – Parte I
 

Amigos amados: Graça e Paz!
 
Infelizmente terei que responder essa seqüência de cartas dentro delas. Então, se você escreveu sobre o "Senhor das Linhas", há aqui algumas cartas. Cerca de 100 cartas ainda não foram nem abertas. Todas acerca do Linha!
 
De mais de 200 cartas recebidas sobre o Senhor Novelo, apenas 4 me recriminavam; e todas de gente ligada a ele (inclusive uma do filho dele, por quem me deixei tomar de compaixão).
 
Os demais, já vêem o que "Veja" não viu. De minha parte só chamarei essa revista de Vejalina: a irmã da Carolina, aquela do Chico Buarque; sim, a mesma que "não viu".
 
Vão lendo!
 
Beijos!
 
Caio
 
_________________________________
 
CARTAS:
 

----- Original Message -----
From: Marco de Toledo
To: Caio Fabio D'araujo Filho
Sent: Tuesday, July 25, 2006 7:38 PM
Subject: Que você sempre seja você!
 
Oi Caio!
 

Por sempre ler o seu site, não tive como não ler a carta do Jorge Linhares e me decepcionar com mais um pastor. Tinha nele uma esperança de pregador do evangelho verdadeiro, mas depois dessa manifestação, ficou bem claro o que esta no coração dele.
 
Continue, tenha bom animo. Não perca a paz. Gosto muito de ler suas analises, reflexões, devocionais e principalmente as histórias.
 
Entretanto, aqui vai uma pequena analise da carta dele. Note que essa analise é de um leitor, um cidadão, uma pessoa sem importância no meio político, uma pessoa comum. Em outras palavras, uma típica pessoa que poderia ser muito bem uma "ovelha" do Jorge Linhares, dai melhor que ele refletisse mais e mais naquilo que motiva os seus atos.
 
Antes de ler a sua resposta à segunda carta dele, mas somente a segunda carta, eu disse pra mim mesmo: "Ele esta mudando o assunto da discussão!" Onde está a dissertação sobre as figuras evangélicas proeminentes? De súbito, o tema da Veja não foi mais o tema da conversa, mas simplesmente você.
 
2 x 0 pra você.
 
Alias, não vi nada de agressivo na carta sua. Contundente sim, e isso é o mínimo que se deve agir com alguém assim. Mínimo! O melhor mesmo seria uma unção de Jiu-Jitsu em você, e ministra-la nele. Mesmo porque, em varias cartas e historias suas, você mesmo contou que por providencia divina, não se encontra ou não estava cara a cara com algumas pessoas que, em determinado momento, fizeram ou comentaram algo contra você ou algum conhecido. Pois bem, isso não e' novidade pra ninguém que te conhece um pouco, ainda que só virtualmente. Ao contrario, novidade pra mim foi ver em uma figura tão respeitada que é o Jorge tamanha mesquinhez.
 
Você mostrou-se você mesmo.
 
Portanto, siga firme! Não pare! Sua disposição em pregar o evangelho simples fez frutos em mim, que fez frutos em outros.
 
Não perca a paz em seu coração. Jesus nunca perdeu a dele nem mesmo em discussões nervosas diante dos fariseus.
 
Marco.
________________________________
Resposta:
 
Marco querido,
 

Foi a essa gosma que chamei de dissimulação!
 
Somente pessoas acostumadas a enganar tolos, é que ficam com a mente viciada na idiotice; e, por tal razão, pensam que não são vistos!
 
Um beijo pra você!
 
Nele,
 

Caio
 
_________________________________
 

----- Original Message -----
From:
To:

Sent: Tuesday, July 25, 2006 6:18 PM
Subject: Preocupado...
 

Boa noite Caio!
 

Estive lendo a sua resposta ao que escreveu o SENHOR DAS LINHAS TORTAS, e fiquei bastante preocupado em saber que um homem como ele tem estado a frente de um povo; um cego guiando cegos; mas espero que depois dessas suas respostas ele venha cair em SI; se levantar e ir ter com o Pai.
 
Caio, gostaria de dizer para você que eu e minha casa Te Amamos muito; e que depois que passei a acompanhar você em seu site, tenho sido muito abençoado; eu minha casa; e nossa comunidade.
 
Se puder, Caio, comente algo sobre o que acontece com pessoas como eles. O que os faz chegarem a tal ponto?
 
Em breve estarei entrando em contato com você! Quem sabe você não tem um tempo pra vir aqui na Bahia nos abençoar com uma Palavra de Deus rsrsrsr!!!!!!!!!!!!
 
Abraços!
 
Beijão!
 
Pr. Marcos Fróz
_________________________________
 
Resposta:
 
Amigo Marcos,
 

Como se fica assim?
 
Ora, é simples: basta encarnar o modelo pastoral evangélico, e basta se tornar amigo dos lobos.
 
É como o sapo na panela!
 
Jogado em água fervente, ele, o sapo, pula fora. Mas se alguém o põe em água fria na panela, e a ferve devagar, o sapo fica lá. Adapta-se à mornidão, e, depois, ao próprio fogo. Morre cozido! Mas, no processo, reage como se estivesse tudo bem!
 
Sim, o que acontece à alma de qualquer um que com eles ande, ou os admire, é exatamente isto. Basta dizer "Amém" ao que dizem. Nesse caso, já se está na panela. O resto é morte!
 
Sim, quem sabe uma hora dessas a gente chega aí!
 
Beijos muito amigos!
 

Nele,
 

Caio
 

_________________________________
 
----- Original Message -----
From: ROBERTA MARÇAL
To:

Sent: Tuesday, July 25, 2006 7:28 PM
Subject: Acerca de Jorge linhares.
 
Caio,
 
Não o conheço pessoalmente, embora no início dos anos 90 tenha acompanhado muito seu ministério. Após algum tempo saí Brasil e até hoje não retornei. Mas sempre lembrava de você como alguém que foi um grande referencial na minha vida. Gostava da forma simples que você pregava. Fazia-me muito bem ouvi-lo. Há algum tempo atrás encontrei seu site. Sofri ao saber a tempestade tão forte que veio sobre sua vida, e me alegrei com o fruto da paz, da simplicidade que tantas dores simultâneas produziram em você. E a cada dia o considero mais humano, mais realista. Não vejo em você apenas um homem inteligente, mas o vejo como alguém que ama a Palavra da Cruz e que não a adultera; como virou tão conveniente hoje em dia. E mais que isso: vejo que não teme dizer a verdade porque não deve nada a ninguém que não seja ao Senhor!
Conhecer teu site me inundou de alegria. Aconteceu num momento em que meu coração já não curtia mais a religião; e já começa a questionar muitas coisas no que tange a esse sistema de igrejas. Isto porque não tinha conhecido outro mundo além dela desde muito jovem, e ao encontrar essa palavra da graça agasalhou tanto meu coração em momentos que me sentia perdida, sem identificação, sozinha, portanto, Caio só tenho palavras de agradecimento por vc ser quem é, por tuas palavras, e pela misericórdia de Deus em permitir que esteja sendo abençoada através do site.
Sabe, me pareceu patética a carta de Jorge Linhares, fica explicita a hipocrisia dele, e o jogo que não podemos chamar de infantil porque é malicioso, só quem não conhece um pouco dos bastidores da igreja evangélica para acreditar na bem intencionada cartinha dele... A propósito já fui vizinha dele quando morei em BH.
 
Ainda este ano voltarei para o Brasil, para S.P. Estou contente porque poderei conhecer a Estação do Caminho, e um dia anelo abraçá-lo com alguém que mesmo distante, já faz parte da minha vida!
Obrigada por tudo,
 
Roberta.
_______________________________________
 
Resposta:
 
Querida Roberta: Graça e Paz!
 
Obrigado pelo carinho e amizade. Que Deus guarde a sua alma.
 
Acerca do que você disse, o que tenho a afirmar é que a Palavra da Cruz morreu entre eles. O que vale agora é a palavra deles!
 
A Estação de São Paulo terá prazer em acolher você!
 
Receba meu beijo e carinho!
 
Nele, que ama a quem não nos ama,
 

Caio
 
_______________________________________
----- Original Message -----
From:
To:

Sent: Tuesday, July 25, 2006 4:35 PM
Subject: Discernimento
 

Pastor Caio Fabio,
 
Queira ou não, existem em nosso meio, (seres humanos) pessoas que são dotadas de uma maior inteligência e outras com menos. E no seu caso dá para perceber que além de uma inteligência privilegiada você tem também um descimento muito grande acerca daquilo que vem de Deus.
 
Eu gostava de ouvir o Silas Malafaia, mas confesso que depois de ler algumas coisas aqui no seu site, fiquei um pouco desanimado com relação ao pregador Sr. Silas Malafaia. A minha pergunta é: Até onde a inteligência ajuda no discernimento
espiritual acerca de quando o pregador está falando algo de Deus ou não?
 
Não sou daqueles muito inteligentes e preciso de pessoa para me ajudar nas minhas percepções. Qual o seu conselho a esse respeito, ou seja, para discernir as coisas com pouca inteligência como a minha?
 

Robinson Carlos Torres Ferreira
___________________________________
Resposta:
 
Meu querido amigo: Graça e Paz!
 

As coisas espirituais se discernem espiritualmente; e eu só sei um modo de desenvolver o discernimento (que não é uma faculdade intelectual, mas espiritual), que é mediante duas coisas:
 

1. Leitura da Palavra: Leia os evangelhos, muitas vezes; e também todo o N.T. Sim, porque se o povo evangélico lesse a Palavra, mesmo, e a ela desse crédito, nada disso teria acontecido. Mas foi e é pela ignorância da Palavra, que esses lobos ou cabras guias, têm o espaço que têm.
 
2. Ler a Palavra tendo a Jesus como "chave interpretativa". Sim, porque qualquer doutor pode dizer o que desejar, apelar para o "grego", etc. Mas se o que ele disser, não parecer com Jesus, com os modos Dele, com a jeito dele ser homem-Deus, então, seja dito com a ênfase que seja, saiba: não é Evangélico, mesmo que seja um evangélico que use o nome de Jesus de minuto em minuto.
 
O uso do nome "Jesus" é o que engana os crentes. Eles pensam que, se não for numa Igreja Católica ou numa sessão espírita Kardecista, onde quer que o nome "Jesus" seja usado, é acerca Dele que se está falando. E não é necessariamente assim. Faz tempo que o nome "Jesus" não combina com Jesus na boca dos evangélicos; inclusive nos lábios do moço mala que você mencionou.
 
E mais: não basta falar algo verdadeiro acerca de Jesus; pois, não havendo Graça e amor no falar, até mesmo a mensagem certa acaba se tornando um erro.
 
Quando se trata de Jesus, tem que haver verdade sendo dita em amor. Do contrário, passasse para as pessoas apenas o espírito de um pitbull.
 
Receba meu beijo!
 

Nele, cujas Palavras eram feitas de atos de amor, verdade, justiça e misericórdia,
 
 
 
Caio
 
_______________________________________
----- Original Message -----
From:
To:

Sent: Tuesday, July 25, 2006 4:30 PM
Subject: Parabéns...
 

Pr. Caio,
 
Gostei da resposta ao e-mail do Sr. Linhares. Esse pessoal deve estar no país das maravilhas. Não é possível não enxergar as meninices que falam, ou discernem. Mas também o que se pode esperar desse povo? É só ouvir as mensagens deles, e ver o conteúdo! Se é que é possível agüentarmos até o final do sermão. Haja vista as agressões perpetradas contra o texto bíblico. Eles subestimam a nossa inteligência. Vide as mensagens do Malafeia aos sábados na televisão. É melhor deixar o ratinho do SBT pregar. Com certeza será menos agressivo e vaidoso.
 
Mas não importa para eles. O que importa são os aplausos de uma platéia patética, alienada do evangelho genuíno.
 
Um abraço do seu amigo,
 
Mauro Porto (de Cabo Frio)
_______________________________________
Resposta:
 
Mauro, querido: Graça e Paz!
 
Sim, eles ficaram acostumados aos crentes avestruzes, sempre com a cabeça no buraco da ignorância; e, também, habituaram-se aos discípulos do medo e das maldições. O que eles não sabem é que, com a Internet, todos, agora, têm a possibilidade de lerem outras coisas.
 
Aqui no site, por exemplo, tenho uma boa referencia disto. Quando comecei aqui há quase 4 anos, as questões que me vinham eram carregadas dos temas e das idiotices ensinadas por eles. Hoje, leia o site e veja as Cartas; e note como o povo cresceu em consciência e em discernimento. E é isto que os está apavorando. Entretanto, cada vez mais, as pessoas pensarão, e não serão mais enganadas como antes.
 
Um beijão!
 

Nele, que não deixa Seus filhos no engano,
 

Caio
 

_______________________________________
 
----- Original Message -----
From:
To:

Sent: Tuesday, July 25, 2006 3:24 PM
Subject: RE: SOBRE O LINHARES
 
Esse indivíduo demonstrou não apenas que nada sabe de Getsêmani (nome da "igreja" dele), como também que sua Linha de raciocínio é a dos que buscam o pináculo do templo.
 
As categorias de avaliação que ele usou falam apenas dele mesmo!
 
Pelo que ele escreve fica claro que deu apenas uma linhada nas páginas da Bíblia e não entendeu nem o Evangelho e nem a Graça!
 
Pra mim é um linhícola que se alimenta do tronco da planta morta chamada teologia moral de causa e efeito.
 
Abraços,
 
Marcos Batista
_______________________________________
Resposta:
 
Amigo Marcos: Graça e Paz!
 
É que eles, no máximo, lêem a "Bíblia Sagrada", conforme diz o Mala. Se lêem, é apenas a biblioteca sagrada; e sempre conforme a idéia já pré-concebida que possuem. E mais: além da teologia moral de causa e efeito, são também discípulos do tarô evangélico. De fato eles não sabem de que espírito são.
 
Um beijão!
 
Nele, cujas ovelhas não são lobos,
 

Caio
 
__________________________________________
 
 
CARTA A LINHARES: The End – Parte II
 

----- Original Message -----
From:
To:

Sent: Tuesday, July 25, 2006 3:04 PM
Subject: SOBRE O LINHARES
 

Certa vez eu e meu pai (Rev. Eudaldo), assistimos o Jorge Linhares aqui em Anápolis. O cara tinha aquela panca de bonzão e de o "super"- pastor ("super" com "s" minúsculo, bem minúsculo mesmo). Mas a pregação do cara foi só bobagem, só falou bobagem!
 
Ele "pregou" o Evangelho em qualquer lugar, menos no coração dele, muito menos no dos outros!!
 
Beijos; Caio; e a todos do Caminho também!!!
 
Pedro Rogério
___________________________________
Resposta:
 
Pedro amado, filho amado,
 
Vinda de você e de seu pai, e do coração bom que Deus deu a vocês, para mim é o que basta; pois sei que vocês sempre ouvem tudo com o melhor espírito.
 
Nele,
 

Caio
_______________________________________
 
----- Original Message -----
From:
To:

Sent: Tuesday, July 25, 2006 2:26 PM
Subject: SOBRE O LINHARES
 

Realmente lamentável.
 
Quem sabe Linhares esqueceu disso: http://www.getsemani.com.br/artigos/visualizar.asp?id=211 É um programa da "igreja" dele.
 
Veja abaixo:
 
Belo Horizonte, 04 de novembro de 2005
 
Projeto Coração Missionário! Este carro pode ser seu!
 
No dia 08/01/2006 logo após o culto das 18h, você poderá concorrer a um FORD TAURUS LX , contribuindo com uma oferta de 10,00 que será destinada à obra missionária.
 
Além de ser uma causa digna de ser abraçada, você poderá começar o ano com um carro de 1ª linha.
 
Não perca a oportunidade de abençoar e ser abençoado!
 

Projeto Coração Missionário!
 
Você abençoa um missionário e concorre a um Ford Taurus LX
 
Para concorrer é preciso comprar um cupom no valor de R$10,00 (dez reais) a ser vendido na sede da Igreja Batista Getsêmani, CNPJ 18.720.235/0001.13, aqui denominado IBG, de 05/11/2005 a 08/01/2006.
 
A arrecadação do referido projeto será direcionada para a obra missionária. Não há fins lucrativos!
 
Regulamento
 
1) O veículo sorteado é um automóvel Taurus – placa CON 7431, cor preta, com desembaçador, banco de couro, roda de liga leve, som original, ar condicionado quente e frio, alarme, direção hidráulica, câmbio automático, trava elétrica, vidro elétrico e piloto automático, oferecido pela Igreja Batista Getsêmani.
 
2) A promoção ocorrerá no período de 05 novembro de 2005 a 08 de janeiro de 2006, na IBG.
 
3) O veículo ficará exposto na sede da IBG, à Rua Cassiano Campolina, nº 360, Bairro Dona Clara, Belo Horizonte, MG.
 
4) Participarão do sorteio todos aqueles que adquirirem o cupom no valor de R$ 10,00 (dez reais) e o depositarem na urna que ficará lacrada até o dia do sorteio na sede da IBG.
 
5) O sorteio será realizado logo após o culto das 18 h do dia 08 de janeiro de 2006.
 
6) O cupom só será válido se estiver completamente preenchido, com letra legível, constando o documento de identidade. Em caso de menores de 18 anos, que não possuam documento de identidade, o cupom deverá ser preenchido com o número do documento do responsável.
 
7) O veículo deverá ser retirado na IBG situado à Rua Cassiano Campolina, nº 360, Bairro Dona Clara, até o dia 09/01/2006.
 
8) O contemplado se responsabilizará pelas despesas referentes aos tributos, à documentação do veículo e do transporte do mesmo. Ele receberá o veículo no estado em que se encontra, não havendo responsabilidade da IBG por qualquer tipo de reclamação.
 
9) A arrecadação do referido projeto será direcionada para a obra missionária. Não há fins lucrativos!
Postado em 19/12/2005 por Comunicação Getsêmani
 
 
 
Mas as mascaras vão caindo.
 
Pr. Caio,
 
Que tristeza todo este NOVELO DOS LINHARES. Desde a primeira carta dele... me senti com náusea! Que nojo tudo isso! Que infantilidade! Que cegueira! É muito triste ver isto na nossa geração...
 
Mano... Oro por ti... E sei que vc sabe: Deus está contigo! Ele se alegra em ti, posto q sabe a seu respeito. Tu és Dele!
 
Com todo carinho,
 
Chico e os do Caminho em BH.
__________________________________
Resposta:
 
Amado Chico: Graça e Paz!
 
É sim! É triste. Tudo mundo adulto. Todos com acesso à Palavra. Porém, quase todos cegos pelas doutrinas, pelos moveres; e, depois de um tempo, pela ganância!
 
Um beijão mais que carinhoso!
 
Nele,
 

Caio
_______________________________________
 
----- Original Message -----
From:
To:

Sent: Tuesday, July 25, 2006 1:57 PM
Subject: LINHARES
 

Querido Caio Fabio,
 
Sou eu, o Pepy, alguém que lhe passou o e-mail do Nabucoterranova, quando pensava que ele tinha algo do evangelho; e ele, alegre, leu o e-mail em minha frente, dizendo que entraria em contato com o senhor.
 
Bem, li a carta e a resposta que deu ao Jorge Linhares. Como me alegro, pois vejo que a carta dele apenas denuncia o quanto o Caio ainda é PERCEBIDO; e me alegro, pois, sei que eles devem estar em pânico procurando um meio de IMPEDIR que sua voz seja ouvida pelo povo de Deus. Impossível, pois, há sobre sua vida a Palavra de que serias levantado como profeta desta nação. Bem, a palavra agora se cumpre e para queda de muitos que pensam estar em pé!
 
Querido Caio, oro por ti com toda minha alma, vazando em lágrimas; pois como lhe disse em um primeiro e-mail, sou emotivo. Mas também me emociono porque você tem sido motivo de cura pra muitos. Quantas pessoas têm sido abençoadas por sua vida e ministério!
 
A experiência com o irmão que viu o portão - portal que Deus abriria, lembra?
 
Minha vida tem sido tão edificada na graça, desde quando o encontrei e lhe mandei os primeiros e-mails, que fico pasmo. Até hoje indico o site a todos quantos posso, na esperanças que alguns sejam salvos dos que pensam estar em pé!
 
Te amo e me alegro! Tenho lido tudo do site!
 
Um abraço e osculo santo de alguém que lhe ama e acredita que sua vida e ministério vai ainda levantar um remanescente que busque tão somente a Gloria de Deus.
 
Pepy Costa Pinheiro
 
_______________________________________Resposta:
 

Amigo Pepy: Graça e Paz!
 

Vejo que muita coisa mudou em sua vida em tão pouco tempo!
 
Que maravilha!
 
A carta que o Nabuco disse que me enviaria, saiba: não virá nunca. Ele é mais esperto que o Novelo de Linhares. Sabe que se me escrever, o que dirá será a sua própria auto-denuncia. Por isto, calar-se-á para sempre em relação a mim.
 
Continue forme na Palavra da Vida!
 
Nele,
 

Caio
 
 
 
_______________________________________
 
----- Original Message -----
From:
To:

Sent: Tuesday, July 25, 2006 12:33 PM
Subject: Haja Palavras!
 

Mais uma vez te escrevo. Mas no sentido de matar saudades, saber quando vamos nos reencontrar aqui no Rj e te desejar muita saúde, paz; e como o Malacheia disse: "Muita misericórdia de Deus".
 
Admira-me profundamente a tua capacidade, ainda, de escrever tanto, se gastar tanto, com tantos caras que te escrevem na intenção de explicar o inexplicável, diante da farsa evangélica na qual vivem.
 
Francamente, só não percebem os de alma totalmente pura (haja inocência); ou os que dependem daquilo para viver; ou os totalmente loucos, já dependentes de Somali um ou Gadernal para viver.
 
O quadro, na verdade, é grave. Há migrações de um pólo para outro, gente doente, povo sem rumo, gente até descobrindo no islamismo algo mais positivo, pois, é aquilo, a coisa virou religião. E a religião só faz isso: mata, deserda, agride... e etc.
No entanto, é por aí; vamos continuar lutando, divergindo, trazendo luz. Estou procurando fazer isso, fazer minha parte. Estou criando um blog para discutir algumas questões e quando estiver pronto te convido a passar por lá.
 
Beijos...
 
Pr. Marcão e Família
_____________________________________
 
Querido Marcão: Graça e Paz!
 

Se todos os que pastoreiam tomassem a sua consciência, saiba: em 1 ano essa coisa toda seria revertida. Mas a maioria prefere andar com a maioria. E, como já me disseram, sabem que não está certo, mas que "dá certo" — considerando o "certo" como grana, fama, poder de manipulação e controle.
 
Enfim, coisa do diabo mesmo!
 
Um beijão carinhoso!
 
Nele, que nos chamou para apascentar em amor e verdade,
 
 
 
Caio
 

_______________________________________
 
----- Original Message -----
From:
To:

Sent: Tuesday, July 25, 2006 12:31 PM
Subject: "Veja"
 
Querido Caio,
 
Não li a reportagem da Veja, pois, embora curioso, não gasto meu dinheiro com esse lixo faz tempo. Só uma pessoa muito limitada poderia imaginar que você almejasse figurar nessa reportagem, ainda mais em companhia de quem! Ficaria muito desconfiado se visse você n uma capa de Veja falando seriamente do Caminho, pois geralmente as pessoas que admiro aparecem na capa com um fundo vermelho escuro, na penumbra com um título pejorativo. Geralmente os canalhas aparecem com fundo azul "celeste". Fico imaginando nos tempos de Jesus sua silhueta na capa de Veja com os dizeres: Este fanático diz ser o filho de Deus. Com direito a entrevista de Caifas nas páginas amarelas. Quanto ao que pastores dizem, acho que já chega de gastar vela com maus defuntos, que os mortos enterrem seus mortos, ou pior convivam com eles.
 

Nele, que podendo nascer no palácio de Salomão, escolheu viver entre os que só podem ler revistas velhas nos consultórios,
 

Aloísio Garkauskas Junior
_____________________________________
Resposta:
 
Querido Aloísio: Graça e Paz!
 

Sim, eu também. Parei de ler a "Veja" há cerca de 10 anos. Já em 1994 eu vi que ela tinha um "negócio" com o Macedo. Não vale a pena dizer tudo; não há tempo.
 
"Veja" já publicou muita coisa sobre mim. Sempre negativamente, mesmo quando toda a mídia me incensava.
 
Quando voltei ao Brasil, em 99, eles publicaram uma matéria toda louca e distorcida, embora a repórter tenha conversado horas comigo. Quando saiu a matéria, e eu reclamei acerca das mentiras, ela disse que a "pauta" já estava estabelecida com aquelas ênfases antes mesmo dela me entrevistar.
 
"Veja" está sempre a serviço de alguma causa dela própria!
 
O mais; saiba: se eu desejasse, se topasse os temas de entrevistas que eles me propõem, eu estaria na mídia o tempo todo. Mas tomei uma decisão séria faz tempo: só converso com a mídia se o assunto for o Evangelho. Do contrário, seja qual for o tema, estou fora.
 
Um beijão pra você!
 

Nele, que é o Único que vê,
 

Caio
 
 
 
_______________________________________
 
----- Original Message -----
From:
To:

Sent: Tuesday, July 25, 2006 12:28 PM
Subject: Linhares 2: a missão
 

Querido Caio,
 

Desde o primeiro momento que li a carta do Linhares e sua resposta, tomei a iniciativa de te escrever e relatar um pouco do que esse cidadão faz por aqui, em BH. Naquele momento percebi um pouco de dor nas suas palavras e pedi para não se incomodar com esses urubus. Não escrevi assim, mas creio que deixei claro. Hoje (alguns dias depois), fico feliz em ver que sua face está suave; e olha que só estou concluindo isso por suas palavras.
 
Hoje posso ouvir e entender o que você disse: "Hoje eu não digo, olhando para fora: 'Eis o Cordeiro de Deus!' Não! Quando digo 'eis o Cordeiro', olho para meu coração, limpo pelo Seu sangue e pacificado em Sua Graça."
 
Estar pacificado na graça é algo que tenho vivido, e isso graças ao que recebi nesse site; com certeza dirigido por Deus.
 
Graças a Deus por sua vida em nossa vida; e, portanto, graças por esse mar de Graça em nossos corações.
 
Amamos você.
 
Novamente fiquei triste, não por ele (uma vez que a semente ruim não dá fruto, mesmo se enterrada não dá fruto algum), mas por saber que ainda tem gente que está residindo debaixo das soleiras desse senhor feudal, homem de poucas linhas, mas que nas linhas de sua vida desenha um rabisco horroroso, indigno até para doentes mentais. Isso para não for para ofender aqueles que desse mal sofrem.
 
Como o senhorzinho das linhas é no mínimo insignificante, eu sugiro que suas cartas nem participem da História abençoada deste site; isso para não respingar sujeira nas muitas linhas que aqui estão para nos abençoar.
 
Outro dia li a seguinte frase: "Anything that is too stupid to be spoken is sung." Parafraseando eu diria que das coisas estúpidas que o senhor das linhas escreve, ele deveria cantar, mas com gemidos inexprimíveis, assim ninguém seria incomodado com tanta tolice.
 
Um Beijo e continue na paz.
 
Esdras, um irmão no caminho.
_______________________________________
 
Resposta:
 
Meu amado Esdras: Graça e Paz!
 

Escrevi em resposta a ele de modo consciente, calmo e pedagógico. Escrevi para ele, mas também para milhares que, em lendo a correspondência, pela brutalidade dos argumentos por ele expressos, acabam por, enfim, entender o que estou dizendo.
 
Esta é a única razão!
 
Quanto a ficar triste, saiba: de onde estou vindo, das dores que já tive, uma linhada desses serve apenas para eu empinar a minha pipa; ou seja: meu papagaio. Sim, porque nenhum deles tem o poder de alterar a minha alma e meu humor; muito menos meu amor.
 
Obrigado pelo carinho!
 

Um beijão carinhoso,
 

Nele, que deixou os fariseus fazerem parte das histórias do Evangelho,
 

Caio
 
 
 
_______________________________________
 
----- Original Message -----
From:
To:

Sent: Tuesday, July 25, 2006 12:26 PM
Subject: Caio, o Salomão de hoje.
 

Caio,
 

Hoje, lendo a carta do Linhares e a sua resposta, confesso que me diverti. Eu sempre admirei as pessoas que conseguem exteriorizar com fidelidade o que sentem e você é o que de mais fiel eu conheço neste sentido. Leio você há muitos
anos e sempre o admirei pela facilidade com que você fala das verdades embutidas nos dilemas da humanidade e que geram sofrimentos pela falta do esclarecimento.
 
Louvo a Deus porque ele nos deu outro Salomão: "Você". Eu sempre falei para os meus filhos, desde há muitos anos, que lhe considero o Salomão de hoje.
 
Já cutuquei muito "igrejeiro" com esta afirmação, mas continuei afirmando-a, mesmo quando o "Salomão" esteve ausente. Entenda que não falo isto por puxa-saquismo ou para me fazer "bem-vinda"; falo do fundo do meu coração.
 
Depois da carta do Linhares, defensor acirrado do Maracutaia, eu fiquei mais impressionada com sua resposta; pois o achava PHD em psicologia (e falo isto como médica) pelo seu discurso tão claro e conhecedor do ser humano.
 
Se isto não veio de um nível universitário, então veio do dono da inteligência e dono de tudo o que é bom e real. Universidade, qualquer um faz. O que Deus lhe deu é ímpar em uma geração má. Que Deus lhe abençoe cada dia mais e que o seu legado seja cada vez mais fiel ao Pai que contraria todas as mentes pagãs.
 
Nele que lê o nosso coração,
 

Rachel Mignac
_____________________________________
Resposta:
 
Querida Rachel: Graça e Paz!
 

Obrigado pelo carinho salomônico, mas eu sou só o Caio. E, sabedoria e discernimento foram as únicas coisas que pedi a Deus a vida toda. Nunca pedi nada além disso. Meu maior medo, toda a vida, era cair no engano; qualquer que fosse ele.
 
Dou graças a Deus pelo pai que me deu. Ele sim, é um sábio, do qual não digno de desatar os cadarços dos sapatos.
 
Eu quero apenas ser sábio conforme o Evangelho; e qualquer outra sabedoria que não venha dele, para mim já existe sob suspeição!
 
Um grande e carinhoso beijo, em você e em toda a sua casa.
 

Nele, em que residem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento,
 

Caio
 

_______________________________________
 
----- Original Message -----
From:
To:

Sent: Tuesday, July 25, 2006 12:23 PM
Subject: Linhares
 

Querido Irmão Caio, pastor de Deus!
 
Se restava alguma coisa do Linhares no meu conceito, foi!
 
Quanta infantilidade, meninice, cegueira; um bebe cuidando de um grande berçário chamado Getsêmani.
 
Será que não tem neste berçário nenhum Homem para corrigir este menino?
 
Deus te fortaleça.
 
Vicente
BH-MG
Igreja Evangélica Cristo Ressurreto
_____________________________________
Resposta:
 
Vicente, querido: Graça e Paz!
 

Não! Os meninos brincam de insatisfação na praça de suas ganâncias. Reclamam de João Batista, assim como reclamam de Jesus!
 
Nada pode satisfazê-los. Afinal, eles só estão contentes quando estão sobre os demais; e sempre com o poder dos bruxos.
 
O mais; é com o Pai!
 
Um beijão amigo!
 

Nele, que não conseguiu agradar a fariseus,
 

Caio
 
____________________________
 
CARTA A LINHARES: The End – Parte III
 
 
 
 
 
----- Original Message -----
From:
To: <
>
Sent: Tuesday, July 25, 2006 12:26 PM
Subject: LINHARES, DE NOVO?
 

Caio,
 

Graça e Paz! Boa Tarde!
 
Certas coisas são engraçadas. Você é agressivo!? E qual adjetivo qualificaria o que eles fazem com o povo? Qual adjetivo qualificaria as campanhas, os enganos, os assaltos praticados dentro dos templos.
 
Há mais coisas engraçadas: você gosta de elogios?
Tenho só 25 anos de idade, mas me converti ao Evangelho aos 7 anos de idade e sei bem que elogio é a coisa mais fácil de se conseguir nesse "meio".
 
Essa gente que adora aparecer, que não pode ver uma câmera de TV que estufa o peito feito pombos em busca de suas fêmeas; essa gente que tem se rendido a tudo que é método, tudo que é "esquema", tudo que "atraia" as pessoas para
os seus templos; que na verdade são abatedouros.
 
Sim, o povo vem; mas não é para receber a "vida em abundância", mas sim para deixar o que tem e o que não tem na mão dessa gente.
 

Na verdade, Caio, fico indignado; pois, essa gente na verdade não o odeia. Assim fosse, seria um problema só seu, mas não é. Essa gente odeia a
VERDADE. Sim, a tal VERDADE que o Linhares disse que quer que apareça, se aparecer, será na verdade o fim deles. Pois, na Bíblia em que leio, está dito que a VERDADE L-I-B-E-R-T-A. E o que essa gente prega faz qualquer coisa, menos libertar. O que essa gente fala (espumando suas bocas como cães raivosos), na verdade aprisiona, oprime, traz jugo; ou seja, pode ser chamado de qualquer coisa, menos de VERDADE.
 
Em linhas gerais, Linhares e sua turma precisam conhecer e viver a VERDADE.
 
Um beijo!
 
Alexandre Galli
______________________________________
Resposta:
 

Alexandre amado: Graça e Paz!
 

A Verdade é a última coisa que desejam conhecer. Sim, porque se a conhecessem, não seriam quem são; e nem tampouco fariam o que fazem e nem como fazem; e, menos ainda, diriam e ensinariam o que ensinam.
 
O que não há neles, além da Verdade, é amor. Eles não amam o povo, mas apenas se aproveitam da ignorância dele; ignorância que, para eles, é essencial; pois, no dia em que o povo abrir os olhos, eles ficarão sem o negócio de camelô que gerenciam sob as ameaças das maldições!
 
Um beijão!
 
Nele, que deixa a todos livres para entrarem e saírem e sempre acharem pastagem,
 

Caio
 

_______________________________________
 
----- Original Message -----
From:
To: contato
Sent: Tuesday, July 25, 2006 7:33 AM
Subject: Carta de Jorge Linhares
 
Caio, Graça e Paz!
 

É incrível que alguém leia a matéria de "Veja" ("Os novos pastores") e constate nela algum motivo para regozijo e não vergonha. A carta do Jorge Linhares é esclarecedora. Pensei que nem sob a ameaça de uma arma ele fosse capaz de confessar tudo da maneira como o fez quando lhe escreveu!
 

Quanto a sua resposta, só discordo dela em duas coisas. Primeiro: chamá-lo de "irmão" é arriscar demais, eu não teria tanta certeza assim...
 
Segundo: saudá-lo com a expressão "Graça e Paz" é um desperdício. Ele não sabe o que realmente significa a Paz que o Evangelho traz. O sentimento que ele confunde com ela e busca o tempo todo, não é outro senão o "sossego" que Mamon pode oferecer.
 
Sobre Graça então... aí é que ele está longe de saber do se trata; pois, só mercadeja a fé; contradizendo a essência da misericórdia gratuita que nos é dada por Deus.
 

Em Cristo,
 
Clériston Andrade
Juazeiro-Bahia
____________________________________
Resposta:
 
Meu irmão Clériston: Graça e Paz!
 

De fato, chamei-o de irmão de modo deliberado. Afinal, a carta dele (a 1ª) começa com um "Caio," — e nada mais. Mas aprendi a chamar as pessoas de irmãs até que elas mesmas digam que não são.
 
Um beijo bem carinhoso!
 

Nele, que oferece Graça e Paz a todos,
 

Caio
 

_______________________________________
 
----- Original Message -----
From:
To:

Sent: Tuesday, July 25, 2006 6:09 AM
Subject: Garotinho
 

Caio,
 

Conforme você já dizia, está acontecendo. Infelizmente, já que poderia não ter sido assim... Leia o que segue:
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

Recado de dentro da Policia Federal
 
-Se a Policia Federal vai soltar tudo o que sabe sobre Garotinho depende da conveniência política. O PT/Lula temem que soltando tudo antes das eleições, tenham Garotinho e sua troupe ferozmente contra eles. Por enquanto a ordem e deixar em banho maria. E dar o recado com o vazamento dos casos do anterior e atual secretários de segurança de Garotinho, hoje
na FSP e ESP.
 
GAROTINHO SOB O FOCO DAS INVESTIGAÇÕES!
 
Na PF todos sabem -e dizem- que só não se chega a Garotinho se não se quiser. O entorno já está cercado!
 
Folha de SP com chamada na capa:
 
Secretário de Segurança do RJ e seu antecessor são investigados
 
Além de dois ex-superintendentes da Polícia Federal do Rio presos, outros dois são investigados na Operação Cerol: os delegados da PF Marcelo Itagiba e Roberto Precioso. A operação prendeu 17 pessoas na sexta-feira. As
investigações partiram de denúncias de que na Superintendência da PF no Rio agia uma quadrilha que favorecia empresários investigados pela Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários.
 
Documento assinado pela juíza Ana Paula Vieira de Castro, da 6ª Vara Federal Criminal, cita os envolvidos presos e os nomes de Itagiba,
ex-secretário de Segurança Pública do Rio, e Precioso, atual titular da pasta. Eles são suspeitos de receber benefícios do empresário Paulo
Henrique Pedras (da cervejaria Itaipava). Pedras é um dos empresários presos.
 
O Grupo de Controle Externo do Ministério Público Federal recebeu uma denúncia de que Pedras promoveu as festas de posse desses
ex-superintendentes e ainda pagava propina mensal de R$ 50 mil a cada um deles. Segundo a assessoria da Secretaria de Segurança Pública, Precioso não tem conhecimento de quem promoveu a festa de sua posse na PF.
 
"O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento. Cabe ao destinatário cuidar quanto ao tratamento adequado. Sem a devida autorização, a divulgação, a reprodução, a distribuição ou qualquer outra
ação em desconformidade com as normas internas do Sistema Petrobras são proibidas e passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal."
______________________________________
 
Resposta:
 

Amado amigo: Graça e Paz!
 

Se tudo o que sei, aparecer, tudo o que se disse acima, na matéria referida, ainda é pirulito. E mais: vai do Rio, passa por São Paulo, chega à Brasília, Maranhão, etc. É feia a coisa!
 
Peço misericórdia a Deus por eles todos, pois, se aparecer a coisa toda, ESSA MOÇADA TODA, dança feio!
 
Um beijão!
 

Nele, que não se fez nem juiz e nem partidor entre os homens,
 

Caio
 
_______________________________________
 
----- Original Message -----
From: "Ricardo Esch Gomes"
To: <
>
Sent: Tuesday, July 25, 2006 3:58 AM
Subject: oi
 

Bom dia.
 
Antes de mais nada queria dizer que envio este e-mail apenas para parabenizar e agradecer a tudo o que tens feito, pela maneira que tem feito, e que, sem dúvida, tem mudado muito a vida das pessoas, pela a apresentação simples do evangelho. Foram retiradas as escamas dos nossos olhos.
 
Jesus não precisou estar em matéria de "revista" Veja (logo qual revista... não se lembram que a mesma, em um mês fala bem deles, no mês seguinte detona algum escândalo referente a eles típica jogada: levanta o assunto ao público para, quando o assunto estiver em alta, fazer algum tumulto e ganhar ibope).
 
Gostaria de lembrar que estive contigo na escola de musica da UFRJ, na ópera de Rossini, cujo o seu filho Ciro fazia parte do elenco. Também sou o guitarrista daquela banda barulhenta que vc ganhou o CD (de thrash metal).
 
Desde já um abração e o mais importante é que somos realmente importante para quem realmente se importa conosco.
_______________________________________
 

----- Original Message -----
From:
To:

Sent: Monday, July 24, 2006 1:06 PM
Subject: Re: [Caminho] EU TROCARIA O MEU JARDIM PELA LIXEIRA DA AMARGURA?
 

O texto é lindo, poeticamente construído, sem, no entanto, tirar o ar de realidade, mas mostrá-la com cores e sensações.
 
No caso da carta ao Jorge Linhares, a resposta foi brilhante. Tinha que ser daquela forma. E o pior (ou melhor), se o Caio não tivesse respondido nada, o próprio Linhares já conseguiu se revelar de forma explícita, escancarada. Se eu fosse ele (o Linhares), dizia que iria "ali", cagar, e sumia pra sempre.
 
Ainda quis dar uma de corajoso! Disse que gostaria de falar tudo pessoalmente, mas como não havia jeito, só conseguiu por e-mail.
 
Pr. Caio, dê o endereço do La Salle para ele e publique no site, convidando-o para falar pessoalmente contigo. Eu queria ver se ele iria mesmo; ou qual desculpa ele daria para não vir. É cada uma! No dia que eu vir um pastor "desses" corajoso assim, "eu tiro o meu chapéu" (mesmo que pregue "outro evangelho"), pois sei que quem é do Evangelho a coragem é sua aliada.
 
Abraços,
 

Alysson
_______________________________________
Resposta:
 

Meu amigo Alysson: Graça e Paz!
 

Quando passei sua carta no corretor do Word, a palavra cagar recebeu a sugestão do computador quanto a ser mudada por defecar. rsrsrs
 
Receba meu amor sempre!
 
Nele, que ama até aquele que defeca fora do pinico, como eu,
 
 
 
Caio
_______________________________________
 

----- Original Message -----
From: Gilmar Cardoso Santana _ July 24, 2006 1:00 PM
Subject: Comentar o que?
 

Querido amigo-irmão-amado e louco, Caio!
 
Sou grato ao nosso Deus por Ele te dar força, fé e coragem para não negociar a sua fé com esse espírito que tomou conta dessa turma com nome de evangélicos na nossa nação. Esse monstro aí estabelecido que leva nome de igreja. Mas, graças a Deus que a Sua Igreja nem de longe precisa desses "homens fortes".
 
Eu não tinha visto no seu site ainda sobre o Linhares.
 
Um irmão (?!), achando que talvez eu tivesse a obrigação de te censurar (quem sou eu?), me liga e me diz: - O Caio Fábio surtou! O cara só pode tá louco. Alguém tem que tomar alguma providência.
Eu pergunto: - Porque você diz isto?
-Ele agora vai bater em tudo quanto é pastor desse país? Só pode tá louco!... Daí me contou, em linhares gerais...
 
Mesmo sem ter lido ainda naquele momento, eu disse a ele: - Meu irmão, essas coisas que o Caio fala são loucura mesmo. Se você também não quiser ficar louco, não se exponha a esta mensagem. Pode crer que você vai ficar tão louco quanto ele. Afinal, foi exatamente isto que Paulo falou sobre essas coisas que o Caio diz: A mensagem da cruz é loucura! Mas, é para quem se perde. Para quem é salvo, é poder de Deus. Cuidado, se você ficar lendo o Caio demais. Você ainda vai acabar encontrando Jesus de verdade. Pois, desde que o ouço pregar há mais de 25 anos, o centro da mensagem é o mesmo: Jesus Cristo. Nunca mudou em função de moveres e ondas.
 
Portanto, meu querido Caio, mesmo sabendo que você não precisaria de meu incentivo para nada, pois sua suficiência vem do Senhor.
 
Preciso dizer a você isto:
 
Quero te pedir que não desenlouqueça nunca. Pois, o Deus que você prega é o Deus que simplesmente é!
 
E quem tem ouvidos para ouvir, que ouça!
 
Receba meu carinho e meu beijo!
 
Conte com minhas orações e amizade sempre.
 
Gilmar C.Santana
Goiânia-GO
_______________________________________
Resposta:
 

Meu amadíssimo amigo Gilmar: Graça, Paz e Santa Loucura!
 

Meu mano, que alternativa tenho eu, se enlouqueci de vez e para sempre?
 
Minha oração é sempre esta: Senhor! Mantém-me louco no Teu amor até o último dia de minha existência na Terra!
 
E sei que Ele me ouviu; e, por isto, me manterá em total insanidade até o fim!
 
Diga ao seu amigo que jamais faria o que ele está pensando; pois, se o fizesse, pouca gente continuaria ventando suas arrogâncias. Além disso, diga a ele que só digo tais coisas de quem corrompe a fé. Quem não corrompe o Evangelho não tem que temer nada; ainda que a si mesmo se corrompa.
 
Por último, diga a ele que só respondo. Quem não quiser ouvir nada, não me escreva. Afinal, o Senhor das Linhas só ouviu o que ouviu porque disse o que quis. Ora, eu nem mesmo disse o que desejaria dizer (só o faria particularmente); tendo falado apenas o que o Evangelho me ordena a falar.
 
Um beijão mais que amigo!
 

Nele, que é Verdade,
 
Caio
_______________________________________
 
Continuação:
 

Assim, amigos, estou pondo um ponto final nas cartas acerca do Senhor das Linhas ou do Pastor Novelo. Chega!
 
Como disse ontem, quando comecei a tentar escrever esta carta (tive que interrompê-la em razão de um problema de saúde aqui em casa), havia centenas de e-mails (e hoje chegaram muitos outros). Eu, porém, depois de considerar tudo o que já foi dito; e também em razão do fato que este site trata TAMBÉM de tais questões, mas não é esta a sua prioridade — resolvi apenas dizer que tudo o que disse por amor às ovelhinhas enganadas. Por isto, escrevo com toda sinceridade; e, também, com todo o desejo de que tais coisas sejam instrutivas para todos nós.
 
Como disse ao Linhares, a carta dele é Histórica na medida em que ilustra o espírito desta geração de "líderes" evangélicos.
 
Entretanto, desejo que todos saibam que não consigo ver a perversão da mensagem do Evangelho calado. Não tenho nada a ver com a vida pessoal das pessoas. Porém, em sendo contra a Palavra, não existe ninguém na Terra que me faça ficar calado. Jamais!
 
Por outro lado, não escrevo para ninguém. Mas quando me escrevem, cada um ouve conforme propõe. Linhares propôs; ou, então, outros, não querendo se "queimar", propuseram a ele que escrevesse; ou mesmo, quem sabe, ele próprio tomou a iniciativa de levantar aquela bandeira a fim de mostrar serviço para seus "colegas" que estão "crescendo em Veja", não em Graça.
 
O que acho interessante é o fato de que eles me chamam de tudo — de anti-cristo à apostata —, enquanto não conseguem deixar de ler o que escrevo; e, ao mesmo tempo, cobram de mim uma "irmandade" que não tenho a oferecer a quem brinca com o Evangelho; ou faz dele um negócio.
 
Sou do Evangelho, mas não sou "evangélico". Ser do Evangelho significa ser evangélico, biblicamente falando. Porém, o termo, com o tempo, se tornou a antítese do significado do Evangelho. E mais: o que eles, os "evangélicos", fazem e propõe como fé, é algo que chamo de crença; e de natureza pagã.
 
Quando ou se tal coisa mudar, e se mudar conforme o Evangelho — então direi conforme Paulo que luto pela fé evangélica! Todavia, conhecendo Paulo o pouco que conheço, sei que ele não usaria tal termo se o "contexto" fosse o nosso.
 
Ora, Paulo teve coragem de chamar os "cristãos judaizantes" de "cães". Sim, teve coragem de dizer que os que se diziam cristãos e apóstolos, eram, de fato, "inimigos da Cruz de Cristo". A carta aos Hebreus foi escrita por muito menos. Aliás, todas as cartas de Paulo, e dos demais apóstolos, tiveram "contextos" muito menos pesados e pagãos do que, por exemplo, a IURD apresenta; e, com ela, as demais franquias evangélicas do gênero.
 
Isto, porém, só está acontecendo porque o povo não lê a Palavra. Na realidade, a maioria esmagadora sabe do "evangelho" apenas pela boca dos líderes "evangélicos".
 
O Mala, por exemplo, é um vendedor de livros. O ministério dele é vender; mesmo que sejam "Bíblias Sagradas". Ele é um vendedor. Vende Bíblias, mas o povo não lê nada; ou melhor: lê sim. Mas lê apenas coisas como "Bom dia Espírito Santo", do Beny Himm. Enquanto isto, as Bíblias que o Mala vende, são apenas objetos de decoração doméstica.
 
A maior desgraça, todavia, veio de Keneth Hagin. Foi dele e de seus livros que a catástrofe chegou a nós. Sim, porque do R. R. Soares aos conceitos de "determinação" da IURD ou do Nabuco — tudo vem dessa fonte.
 
E não se pode dizer que faltam Bíblias nas mãos dos evangélicos. Entretanto, atrás daqueles púlpitos, quase já não há Evangelho. E, na mente "evangélica" não há quase nada da "mente de Cristo". Na realidade trocaram de religião, mas não entenderam a Palavra até hoje. E pior: esta nova geração é pagã em praticamente todos os conceitos.
 
Foi com tristeza que decidi ainda na década de 90 que eu não tinha mais nada a ver com os "evangélicos".
 
Ora, isto aconteceu quando vi os "líderes" que se queixavam das loucuras da IURD e de seus filhotes rodovalhianos e hernandianos, preferirem os holofotes da Record (era a promessa que o Mala fazia), à verdade do Evangelho. Ali eu disse a mim mesmo: Chega!
 
Tudo o que estou dizendo possui farta comprovação histórica, tanto nos documentos da AEVB, como também nas declarações presentes nos arquivos de todas as televisões e jornais do Brasil, entre 91 e 97. Somente os sem memória ou os que chegaram à "igreja" depois de 1998, é que podem dizer que não sabiam de nada disso.
 
Aqui fico! Até porque não estou bem de saúde desde há alguns dias (não tem nada a ver com estas ocorrências aqui do site); sendo apenas seqüelas antigas que carrego, e que voltam de vez em quando.
 
O fato é que já disse tudo o que desejei dizer ao Senhor das Linhas e a todos os que se enrolam em seus novelos.
 

Um abraço a todos!
 

Nele, que não engana,
 
 
 
Caio
 
27/07/06
Fonte:www.caiofabio.com
 



25/05/06 _
Paz em Cristo Gostaria muito de obter o e-mail do rev. Caio Fábio do qual sou um grande admirador pelo trabalho que tem desenvolvido em prol do reino de Deus. O que que devo fazer? Eirene Kai Karis _ Paulo
 
Os endereços de contato estão diponíveis na página _ www.caiofabio.com
Temos trabalhado para possibilitar uma forma melhor de contato conosco, enquanto isso, solicitamos que o Contato seja feito através dos e-mails sugeridos abaixo, e não pelo formulário do site, facilitando assim as respostas e rapidez no atendimento aos e-mails:
 
Cartas e e-mails dirigidos ao Pr. Caio:
Escreva para: ...
Assuntos relativos ao site: Liberação de Cadastro, Informações, etc.. escreva para: ...   Pedido de material da loja virtual: ... Utilize preferencialmente estes e-mails ao invés de utilizar o formulário do site! Obrigado

www.editoravida.com.br _ Vidanet/311  - 16/02/06 ... Eu sei que vou morrer. Aliás, nem tanto. Afinal, existe a chance de eu ser arrebatado ao encontro do Senhor nos ares e não ver a morte... para tristeza de muitos que ficarão, falando de modo bem pentecostal. Esta semana já me mataram algumas vezes. Morri do coração duas vezes e também de Aids. Além disso, também me puseram numa UTI entre a vida e morte" (Caio Fábio www.caiofabio.com)...
www.msevangelico.com.br Urgente: Rev. Caio Fábio sofre parada cardiaca; seu estado de saúde é grave
 
 
 
O Reverendo Caio Fábio foi levado as pressas para a Emergência do Hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro, apresentando graves sinais de Parada Cardiorespiratória.
 
 
 
 
 
No último dia 10 de Janeiro/2006 (informação somente divulgada recentemente), após sentir-se profundamente comovido e saudoso pela ausência de seu filho caçula Lukas, morto em acidente em Niteroi/RJ recentemente, o Reverendo Caio Fábio passou mal e teve complicações coronárias. Decorrente da parada respiratória, o Reverendo Caio Fábio foi entubado, a fim de não sofrer lesões de natureza irreversível.
 
 
 
Com este procedimento sua garganta e traquéia foram lesionadas e tendo como causa natural a perda da voz (temporariamente acreditam os médicos que estão prestando atendimento). A gravidade do caso mostra-se na perda de sentidos do Reverendo Caio que apenas recobrou a lucidez 48 horas após os procedimentos médicos acima narrados.
 
 
 
O agravante do caso é que o Reverendo Caio Fábio é paciente coronáriano, tendo seu quadro de fibrilação arterial ter evoluido para uma arritmia mais complexa. A Esposa Adriana e seus filhos estão ao lado do marido e pai o tempo todo. As ordens médicas determinam repouso completo. ( via Cidoca)

23/9/05 Prezados amigos e irmãos, graça e paz!
 
Há cinco anos que estamos fora de nosso Brasil e volta e meia recebemos
algumas notícias assustadoras do que se está a passar no meio
evangélico, principalmente entre alguns líderes.
A BÍBLIA para nós, a igreja do Senhor Jesus Cristo, foi e sempre será a
nossa única REGRA DE FÉ E PRÁTICA. Ela é o CRIVO! O PRUMO para a
contrução da igreja de Jesus aqui na terra. Ela é a PLANTA!Ela é a
Rocha! *"À LEI E AO TESTEMUNHO! SE ELES NÃO FALAREM DESTA MANEIRA JAMAIS
VERÃO A ALVA" Is. 8:20*
O que percebemos é que a APOSTASIA chegou! Sim, ela ocorrerá dentro da
igreja. Se apostatarão da fé de tal maneira que o SENHOR da igreja será
colocado fora dela e homens gananciosos, soberbos, avarentos,
presunçosos, egoístas,materialistas, mercadores da Palavra de Deus,
ávidos por glórias e honras. Mais amigos do mundo e dos prazeres
mundanos que de Deus. Com a doença séria chamada: "a síndrome de
satanás" (querem ser semelhante ao Altíssimo, ou melhor, querem ser
"deus"). Estes é que se tornarão os senhores da igreja, isso para mim é
a verdadeira Apostasia!!!
Sabemos quem são esses, pois a Bíblia nos diz: Os *FALSOS PROFETAS,
FALSOS CRISTOS, FALSOS APOSTOLOS! *E eles já estão aí mandando na
igreja, veja o abaixo o e-mail que recebemos. Cada um tenha
discernimento da parte do Espírito Santo e das profecias de Jesus Cristo
e então saberá quem são esses FALSOS que dominarão a igreja, mas
lembremos que no final os anjos do Senhor serão enviados para separar o
joio do trigo. Haverá um grupo, poucos sim, que escolheram o caminho
estreito, que irão para o celeiro do Senhor!
Oremos pela Igreja *DO SENHOR JESUS*, por toda a terra!
 
Miss_Márcia
 
 
PARA QUEM QUER CONHECER AS "NOVIDADES" DO MUNDO DAS UNÇÕES, AÍ VAI MAIS
UMA:
NABUCOTERRANOVA: é o nome do louco! - Caio Fábio
(Caio Fábio) em 12/09/2005
 
/Eu já havia lido essas loucuras do Terra Nova. O cara é mau-caráter ou
maluco. Isso eu já sabia. Talvez seja os dois. O texto do Caio é
profético, no sentido bíblico da palavra, cheio de responsabilidade,
coragem e ira santa.
Que Deus nos livre dos paipóstolos medíocres!!!
 
José Barbosa Junior - editor do site/
 

René Terra Nova, que se diz “Paipóstolo”, infelizmente, sabendo ou não
disso, é um enganador e corruptor de almas. Sua mais recente novidade de
perversão do Evangelho e de almas humanas, é a que segue. Ao final direi
o que penso.
 
Leia e ore.
 
A coisa está toda em trevas!
 
Caio

-----------------------------------------------------------------------
 
Para Quem desejar: http://www.mir12.com.br/salomao.htm Lá está o texto
original.
------------------------------------------------------------------------
 

O texto de René Terra Nova:
 
O Projeto Salomão tem fases distintas. Ele trabalha com mais intensidade
na área espiritual do discípulo para que nossa gente tenha níveis de
unção no seu ministério.
 
Jesus cita Salomão como um homem que se vestia com formosura e sabemos
que essa era uma unção de nobreza que havia sobre ele. Claro que havia
um contexto diferenciado, porém o nosso século oferece recursos de
sobrevivência com probabilidade de muito mais excelência.
 
Então perguntaria: por que nós não estamos vivendo esse padrão?
 
Muitas perguntas ficarão sem respostas, mas no quesito ‘Salomão’ a nossa
Geração pode encontrar no livro sagrado, a Bíblia, a resposta que
almejamos.
 
Você sabia que o segredo está na UNÇÃO?
 
A unção faz a diferença na vida do líder. A unção traz um renovo e a
administração de qualquer causa, mesmo as mais horrendas possíveis, pois
a administração é com Nobreza. Os lugares de excelência encontram-se em
qualquer lugar geográfico, porém a Nobreza só se encontra em palácios.
 
“Ditosa é a terra cujo Rei é Nobre e os príncipes são filhos do Nobre, e
se sentam à mesa para refazerem as forças e não para embriaguez” (Ec
10:17).
 
Cremos que existe um Rei e somos Seus filhos, por isso precisamos nos
alimentar dessa verdade para que a Nobreza nos alcance. Estamos vivendo
os dias da geração dos NOBRES.
 
Os nobres possuem algumas qualidades:
 
- Fé no Deus a quem ele serve.
- Persistência na visão que Deus deu.
- Crença nos atos proféticos para gerar sabedoria. “Mas o nobre projeta
coisas nobres; e nas coisas nobres persistirá.” (Isaías 32:8)
 
A unção de nobreza está diante dos nossos olhos e para muitos desafios
já temos as possíveis respostas. Porém, o que precisamos alcançar para
que se estenda ainda mais essa unção sobre a nossa vida? Saber o que
pedir e para quem pedir. Essa é uma unção que vai além do natural; é
sobrenatural! É a unção da sabedoria! Salomão chamou a atenção de Deus
com uma oferta de grande avaliação. Em Israel até o dia de hoje, a
pecuária não é a fonte principal de renda, pois Israel é um deserto e
não possui alimento vegetal em abundância para animal. Os pastos são
muito caros e de difícil manutenção. Naquela época, em Israel,
sacrifício de bois era coisa de Nobres, pois era como se estivesse
entregando parte da Nobreza. Salomão sacrificou MIL BOIS, o que
significa uma oferta vultosa dentro da realidade de Israel (I Rs
3:1-15). Essa seria uma das maiores ofertas da história, a fim de fazer
um pedido a Deus.
 
E o que Salomão pediu? SABEDORIA. Só um verdadeiro Nobre sabe que não
pode Governar sem Sabedoria. Só um Nobre entra no pacto de busca desse
patrimônio. Esse pacto ou aliança está ligado à entrega de bens e
patrimônio como um sinal físico da aliança com Deus. Cada pessoa que
quer entrar nessa unção deverá ter uma atitude que fique como um
registro da aliança visível, materializada nesse contexto.Viver na
Nobreza é uma atitude de príncipe. Os príncipes não se intimidam com as
circunstâncias, pois dentro deles tem a Nobreza e o gerenciamento para
cada situação adversa. Quando o Senhor honrou a Jacó – Israel – disse:
‘Porque lutaste como um príncipe, tu vais prevalecer’. Os príncipes
permanecem em vitória. Viver na Nobreza é uma atitude de Sabedoria Os
sábios são chamados filhos do Rei e essa postura faz a diferença na vida
dos que buscam a Deus e andam nos seus caminhos. A Sabedoria é uma
atitude de Nobre.Viver na Nobreza é uma atitude de liderança
inteligente. Os homens inteligentes não desperdiçam tempo, nem as
oportunidades que chegam à sua frente. Quando somos faltosos de
inteligência, perdemos muitos territórios. Todo homem de êxito busca ao
Senhor e teme a Deus. A palavra nos ensina que o homem sábio é aquele
que teme ao Senhor (Pv 1:7; 9:10). “O temor do Senhor é o princípio
sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento” (Pv 9:10).
 
1. Como funciona o Projeto Salomão. Com sementes de fé As sementes são
lembradas por Deus. Quando nós entregamos uma semente, estamos
profetizando colheita. Dentro do processo de plantio, precisamos manter
a semente no solo e pedir ao Pai que envie a chuva. Assim veio a
prosperidade sobre a vida de Salomão, a prosperidade administrativa para
conservação dos bens que o Senhor já havia liberado.Com atitudes de
nobreza. A nobreza está ligada a uma atitude. Existem pessoas que
possuem recursos, mas as atitudes deixam a desejar o verdadeiro perfil
de um Nobre. A nossa atitude é medida em todos os ambientes em que
vivemos e nos quais nos relacionamos. Decida viver na atitude de nobre.
Tudo que você fizer deverá estar caracterizado com as atitudes de
nobreza.Com atos proféticos. Salomão tinha uma atitude visível da sua
expressão de fé. Ele se expôs para que todos vissem o que o Senhor
estava lhe entregando. Deus testemunhou diante de todos, levou a sua
oferta diante do povo e daqueles que precisavam ser incentivados no
momento certo para deslanchar a fé do povo de Deus. Os atos proféticos
são uma linguagem e uma atitude.
 
Nós precisamos nos lançar com atitudes que respaldem a nossa fé e o
nosso discurso. A Nobreza não pode ser apenas discursiva, precisa ser
exercitada. Hoje vamos provar a nossa atitude de Nobre. Vamos fazer atos
proféticos que provoquem a resposta de Deus.“Provai e vede que o Senhor
é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.” (Sl 37:8) “Trazei
todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha
casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não
vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que
dela vos advenha a maior abastança.” (Ml 3:10)
 
Projeto Salomão é a estratégia de Deus para que entremos na nobreza e
nela permaneçamos. Desenvolveremos o projeto da seguinte maneira:
 
2. Alvo dos pastores. Levantar as Gerações dos Nobres. Somos 40
pastores. Cada um usará a influência de acordo com a sua geografia,
entrando nas gerações que possui. Cada geração será levantada dentro da
visão do NOBRE.Cada pastor, levantará pelo menos 60 líderes. Assim,
seremos uma grande equipe trabalhando em um só objetivo. 2.400 líderes
no projeto dos NOBRES.
 
3. Quem poderá ser NOBRE nesse projeto?
 
1. Uma célula de empresários.
2. Duas ou mais pessoas formando uma equipe.
3. Um amigo da Visão ou da Igreja.
4. Um empresário da cidade ou interno.
5. Um pastor ligado a nós.
6. Um ministério que seja próximo.
7. Todos os pastores serão um NOBRE, caso algum pastor não tenha
condições, levantará um NOBRE intercessor.
 
Os administradores dos Nobres serão os pastores e as gerações que farão
parte dessa chamada profética. Cada um fará a sua parte e assim traremos
recursos para que a casa do Senhor seja colocada em ordem.
 
4. Participação dos empresários. Indicar líderes Nobres que possam
participar do projeto. Usar a influência de cada NOBRE do MIR para que
possa indicar pelo menos três pessoas que façam parte desse projeto,
para que em Novembro, quando o Brasil e as nações estiverem aqui,
possamos ter o nosso templo ajustado.
 
5. O alvo do Nobre. O alvo para ser um NOBRE, através de uma das
sugestões acima citadas, será de R$ 10.000,00 (dez mil reais), para que
possamos ultrapassar o alvo ou nos aproximarmos da nossa meta.O alvo é
que sejam cheques para quatro meses, para que a obra da construção
encerre sem ônus. Caso o NOBRE não possa quitar em quatro vezes, poderá
parcelar em quantas vezes for necessário com o objetivo de honrar seu
compromisso mensal. Porém, devemos incentivar que cada Nobre quite o
mais rápido possível seu propósito de oferta.
 
6. Ofertas das Células. Outra estratégia que trará grandes recursos será
a de trazer as ofertas das células. Estamos em campanha. Se cada célula
fizer a sua parte trazendo R$ 15,00 (quinze reais) por semana, a mão de
obra estará sendo mantida, para que a casa do Senhor não sofra solução
de continuidade no decorrer da campanha. Essas ofertas serão alvo de
campanha.
 
8. Dando vida à Campanha. Deve haver música em cada horário e
ministração acerca da campanha. As músicas deverão conter as seguintes
frases: Palácio para Deus; Eu sou um nobre; Vivo no Palácio do meu
Deus.Deve haver dança com os motivos da música, envolvendo toda a
Igreja. Dar ênfase à construção, para que a Igreja entre no clima e na
unção da NOBREZA.
 
9. Atitudes na Campanha. Entrar em guerra espiritual para construir o
Templo.- Manter a unção por 120 dias até 20 de outubro, para que tudo
esteja no lugar.- Terminar as Fases• Torre• Área externa (jardim e
estacionamento).• Piso e Altar.• Forro (teto com iluminação).• Cadeiras
(poltronas).
 
10. A recompensa. A recompensa é a UNÇÃO dos NOBRES. Em uma noite
oficial, com muita celebração, entraremos nessa unção. Receberemos um
documento aferindo que estamos nesse tempo. Seremos ungidos e haverá
proclamações bíblicas para que esteja selado no mundo espiritual o que
temos e somos. Salomão recebeu a unção dos Nobres e agiu como Nobre.
Estaremos crendo nessa unção. A Bíblia diz que os nobres terão uma
herança: persistência nos projetos que estão diante dos seus olhos. Deus
nos Deus essa unção; ela está à nossa disposição. Aqueles que desejarem,
poderão viver dela, nela e por ela, para que Ele, o Senhor dos senhores,
seja honrado na nossa vida. Seja um nobre na sua atitude. Efetue os atos
proféticos.
 
11. Benefícios de fé e honra: Certificado. No final do projeto, será
entregue um certificado para que todos possam se sentir honrados com
esse ato profético, pois nós construímos, depois de Salomão, o primeiro
palácio para Deus.Passagem para Israel. Haverá sorteio de uma passagem
para a Terra Santa, com Egito, para a caravana de 2006.
 
Oração 24 Horas. Teremos um painel de oração, folheado a ouro, em
madeira do Amazonas, para que cada nobre receba, por 24 horas, oração
pelas empresas e família, para o resto da vida.
 
Dia dos Nobres. Haverá um sorteio para três diárias num hotel cinco
estrelas. O pastor do Nobre sorteado também ganhará as diárias.
 
Jantar e kit New Land. Haverá um sorteio de um Kit New Land para um
homem e uma roupa de excelência para uma mulher, a fim de participarem
de um jantar de gala com os Apóstolos.
 
Deus nos honrará e será Nobre todo aquele que, pelas atitudes,
direcionarem o coração para o Senhor. Juntos buscaremos mais de Deus
para vencermos os desafios que enobrecem a nossa atitude.Bem-vindo ao
projeto dos Nobres!
 
Paipóstolo, Renê Terra Nova
 
------------------------------------------------------------------------
 

Acerca de René Terra Nova:
 
Me desculpem os irmãos, mas até cara de pau precisa ter algum limite. O
que esse “Paipóstolo” faz é ainda mais nojento do que aquilo que o
Macedo faz, pois, no caso do último, não há essa bizarra tentativa de
abençoar a megalomania mediante o desenvolvimento de uma mentirosa “base
bíblica”.
 
O Macedo diz: “Eu sou assim mesmo! Ou dá ou desce! Vem quem quer!” Mas
Terra Nova tenta se enfeitar de Anjo de Luz.
 
Ele esqueceu de dizer que haverá uma Limousine a fim de levar os Nobres
que doarem e vierem ver onde a grana celestial deles foi parar. É fato!
 
Esse homem precisaria de ajuda médica e psico-terapêutica. É louco. Está
surtado. Sofre da Síndrome de Lúcifer. Está tomado pela Onipotência dos
alucinados. Agora manifesta, em mais um de seus surtos, o “Complexo de
Salomão”, que em seu nome, como estudo de “caso psicológico”, deveria
ser “batizado”.
 
O fato é que essa “Terra Nova” é muito velha. Trata-se de um Antigo
Engano. Essa é a terra da barganha, da manipulação, do aproveitamento do
povo, da venda de Deus, das tiranias feitas mandamentos, das ameaças,
das bruxarias “cristãs”, das pirâmides de controles de almas,
expressando o espírito do domínio do mal.
 
No Reino de Deus não é assim!
 
A Unção que ele recebeu é “unção de insanidade” (uma “unçanidade”), e o
ministério que ele diz levantar, é a ruína dele, pois é a razão de
extorsão e sacrifício para os pobres.
 
Terra Nova, converta-se ao Evangelho de Jesus ou assuma que é líder de
uma outra coisa, que não é Evangelho, sendo, portanto, um falso profeta;
visto que manipula coisas santas a seu bel prazer.
 
Arrependa-se. Do contrário, saiba: Deus é Vivo! E vai chamar você para
conversar. Isto se você é filho, pois, se é bastardo, Ele nada fará, e
você mesmo saberá que de Deus não se zomba.
 
A ira de Deus é entregar os homens a seus próprios estados mentais
adoecidos e reprováveis!
 
Meu nome é Caio Fábio D’Araújo Filho, e sou nascido nessa terra de gente
boa, e em cujo lugar você tem sido instrumento de perversão do
Evangelho, e de exploração de oprimidos.
 
Eu disse o que disse. Se achar ruim, me chame para conversar. Você tem
coragem para isto?
 
De minha parte, digo: Chega! Enquanto você enganar o povo, saiba, se eu
tiver como me expressar, direi: “Esse tal é falso apóstolo de Cristo”,
conforme Paulo diria a você.
 
Quem tiver ouvidos, ouça o rugido do Leão de Judá, pois, Ele está se
levantando!
 
“Paipóstulo”, é designação de seita. Você nem é Pai e nem é apóstolo.
Você é apenas um surtado, e que corre o risco de ser tratado
cirurgicamente pela Pata do Leão Santo.
 
E você ainda crê que eu aceitaria os seus convites para pregar em sua
seu Templo Babel?
 
Por isso tenho declinado todos os convites que você me manda.
 
E não diga mais por aí que sou um homem a quem você admira; pois, caso
fosse verdade, você pregaria o Evangelho, e não essa mentira que você
inventou; ou melhor, copiou e usurpou, para o seu próprio mal.
 
Além disso, pare de mentir. Você mente demais. Já mentiu acerca de mim
três vezes, e o fez de modo publico (no paipulpito e na paitevê),
inventando conversas que nunca existiram entre nós; e, como você, sabe:
elas jamais existiriam...; sim, jamais com você.
 
A palavra de Jesus não é “Olhem Salomão!”; mas sim “Olhem os lírios dos
campos!”
 
Porém, seu negócio não é com os lírios, mas com a grana. Afinal, de que
serve olhar para os lírios quando a única vontade da alma é tomar grana?
 
Olhar os lírios é fazer a escolha da confiança na providencia Daquele
que cuida, e que faz nascer o sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre
justos e injustos.
 
Olhar os lírios é assumir a própria fraqueza, e a incapacidade de
acrescentar sequer um metro a mais no curso de sua própria vida.
 
Olhar os lírios é depender da natureza das coisas, é seguir o vento, é
se deixar plantar no galho que Deus escolher para nós.
 
Olhar os lírios é não olhar mais para Salomão, pois, nem Salomão em toda
a sua gloria se vestiu como qualquer um deles!
 
Olhar para Salomão, todavia, é escolher o poder que corrompe, é fazer
experiências com Deus, construindo outros deuses.
 
Olhar para Salomão é olhar para a gloria que desvanece e que corrompe,
pois, de Salomão, a maior sabedoria foi o arrependimento que declara:
“Tudo é vaidade e correr atrás do vento!”
 
Olhar para Salomão é olhar para a auto-indulgência, para a loucura, para
a síndrome do poder, e para um ser a quem apenas sobra o arrependimento
da velhice, visto que desperdiçou a existência correndo atrás do vento.
 
Tome vergonha na cara, “Paipóstolo”; e se converta ao Evangelho.
 
Aliás, “paipóstolo” parece nome de supositório!
 
De minha parte, como um homem que não teme nem a morte e nem
retaliações, eu digo: Você não é Paipóstulo, mas apenas mais um falso
profeta; mais um Lobo travestido de ovelha.
 
A alternativa a isto, René, é apenas pensar que você enlouqueceu. Aliás,
de minha parte, nas circunstancias, eu preferiria tal opção à primeira.
 
Só não vê quem ficou cego pelo seu engano maligno!
 
Se você quiser tirar isto a limpo, saiba: estarei em Manaus todos os
meses. Venha tentar me dizer que não é assim. Espero você, se é que você
tem coragem de enfrentar a verdade.
 
Tomado de ira pelo Evangelho,
 
Caio Fábio D’Araújo Filho
 

AGORA JÁ É TARDE DEMAIS, QUERIDO COMPANHEIRO!
 

Dois dias depois de ter escrito o texto que segue abaixo transcrito, fui chamado ao Palácio do Planalto em companhia de dois irmãos: Ariovaldo Ramos e Levi. O convite fora feito por Gilberto de Carvalho, homem calmo e sereno, e que é Secretário Geral da Presidência da Republica. Depois de quase uma hora e meia de conversa, Gilberto pediu que eu esperasse mais 45 minutos, visto que o Presidente Lula estava gravando um pronunciamento à nação, e que, após a gravação, manifestara o desejo de dar um abraço e ter uma conversa.
 
Expliquei ao Gilberto que não era conveniente por duas razões: a primeira é que "aquilo ali estava cheio de vampiros da mídia", e que tudo o que Lula não precisava era de minha entrada naquele ambiente carregado de mentes tendentes a desenvolver o pior tipo de interpretação. A segunda razão era de natureza pessoal e ligada a convicções que Deus fixara em meu coração: o Lula que eu conhecera nunca havia falado de "política" comigo no curso de 9 anos de amizade, e que, quando me abordou pela primeira vez tocando no assunto, dentro de minha sala na Fábrica de Esperança, o resultado tinha sido o mais desastroso possível para a minha existência. Portanto, disse que orava por ele e com ele muito me preocupava como homem, mas que tudo o que eu teria de conselhos a dar a ele era o que já estava dito no texto que o próprio Gilberto já havia lido em meu site, e que, a meu ver, era a única coisa sensata a fazer ante os fatos que apenas começavam a se manifestar; os quais, eu, por razões que pertencem apenas a mim e ao meu Deus, sabia que haveriam de "pipocar" em abundancia, como hoje se vê.
 
Ou seja: eu sempre soube, de 98 para frente, que muitos dos que cercavam o Lula eram seres invejosos e nem sempre bem intencionados. Digo isto porque senti na pela a "fidelidade canina" (de cachorro doido) de alguns deles. Portanto, disse que se ele desejasse minha companhia e amizade, certamente que ela estava oferecida, mas não ao Presidente, sendo tão somente dirigida ao homem Lula.
 
Naquela visita algo muito irritou. Ariovaldo Ramos, meu amigo, e que trabalhara na Vinde comigo muitos anos, me disse que um certo dirigente do PT dissera que o Lula pedira que ninguém me levasse até ele, posto que todas as vezes nas quais ultimamente tínhamos estados juntos, eu só lhe trouxera "propostas indecentes".
 
Ouvi aquilo e senti ira em meu ser, pois, Deus sabe que foi o oposto; e, por cujo "oposto", me vi envolvido com algo que nada tinha a ver comigo, mas que "eles" deixaram nas minhas costas para ser o Bode Expiatório.
 
Fico triste com tudo o que está acontecendo ao Lula. Mas nem um pouco surpreso, de 98 em diante, com o que está acontecendo ao PT e a seus dirigentes de "fidelidade canina" (fidelidade de cachorro doido, covarde e dissimulado!).
 
Só Deus sabe o que vi, ouvi, e no que fui posto (contra meus apelos) por insistência cotidiana justamente de alguns daqueles que, quando o "bicho pegou", sem hesitação, me elegeram para carregar a culpa de todos, os quais, foram muito mais longe do que aqui tenho liberdade para contar; posto que a justiça do homem não produz a justiça de Deus.
 
Portanto, apenas com o desejo de dizer que o que disse então (no texto abaixo transcrito, e que chegou às mãos do Presidente), é o que já não digo hoje, que aqui trago à memória o que antes eu propusera. Mas já é tarde, visto que, pelo apego ao poder, ele perdeu a chance de sair dessa de cabeça erguida para o seu próprio bem.
 
Hoje, todavia, me parece já tarde demais!
 
Eis o que disse. Era o que pensava que poderia naquela ocasião ajudá-lo. Hoje, entretanto, posso apenas orar por ele, e pedir que Deus tenha misericórdia de sua alma, e o livre do mal; o qual, não seria a bobagem de um "impedimento legal" apenas, mas sim a possibilidade de que ele, pela vergonha e pelo desespero, possa vir a fazer mal a si mesmo; e de modo irreparável.
 

Caio
 
________________________________________________________
 
 
 

Todo líder tem seu Judas. No grupo dos Doze de Jesus, um era diabo. No entanto, se no Grupo dos Doze, aquele que se deitava no peito de Jesus (João), aquele que andou sobre as águas por Seu poder (Pedro), as mulheres que O serviam (Maria, Salomé, Madalena, etc), e os três que subiram ao monte da transfiguração com Ele (Pedro, Tiago e João), fossem todos Judas —; então, ficaria difícil entender qual seria o real discernimento de Jesus acerca da natureza humana.
 
Entre doze, um pode ser diabo. Mas se entre doze, os quatro mais íntimos são diabos, então, ficaria difícil entender a isenção de Jesus quanto a ter sido verdadeiramente traído.
 
O traído não pode estar tão perto, para que possa não-discernir; e tem que estar longe o suficiente para com certeza não saber. Somente assim se é completamente traído quando se é um líder.
 
No caso de Jesus, Ele sabia; mas sabia que era para ser "daquele jeito"; pois "estava escrito". Desse modo, Ele sempre soube sem saber, posto que não fosse Ele quem era, não poderia de modo algum "naturalmente saber", a menos que averiguasse. Assim, soube sem saber. Por isto também foi traído mesmo sabendo, pois só sabia porque não tinha como não saber; embora, como homem, Ele "naturalmente" não tivesse como saber.
 
No entanto, não fosse Quem Ele era, não haveria para Ele meios de saber. Desse modo Ele foi de fato traído.
 
Todavia, se Ele para além de um Judas meio distante, tivesse em Pedro, Tiago, João, André e Felipe, e também em Maria Madalena — todos igualmente Judas, seria para pensar que Jesus realmente precisava ser "entregue".
 
O Pedro, o Tiago, o João e o André, de Lula, o Presidente do Brasil, são, aparentemente, "uns judas".
 
A pergunta de todos agora é a mesma: o Presidente Lula sabia que havia tantos judas por lá?
 
Eu creio (é minha simples opinião distante) que ele sabia; mas não sabia. Sabia porque não é possível não saber pelo menos acerca da energia que "as ações obscuras" exalam nas proximidades. Além disso, ele não nasceu ontem, e, portanto, sabia como as coisas sempre funcionaram na Política Brasileira, cumprindo-lhe, portanto, ficar mais que atento para que tal não acontecesse em seu governo.
 
O Brasil não é o PT, e o Presidente tinha que saber disto de fato e de verdade.
 
E mais que isto: ele sabe como funcionam os processos dentro de todos os partidos políticos do Brasil, incluindo o seu partido, ainda que nele, na maioria das vezes, as praticas fossem muito mais limpas do que nos demais. Entretanto, ninguém disputa três candidaturas presidenciais sem perder a inocência. É impossível. Em qualquer lugar da Terra.
 
Entretanto, mesmo que ele "soubesse", duvido que a ele fosse dito que se pagava um mensalão a boa parte do Congresso Nacional. Não é assim que se faz com nenhum Presidente, mesmo com os mais corruptos, o que não foi, não é e jamais dera o caso dele. No caso do Presidente Lula parece que ele não queria saber nem mesmo das coisas que um dia soube. É uma defesa da alma.
 
Todo presidente quer ser preservado. Por isto, eles apenas dizem o que precisam, o que ajudaria, o que se faz necessário.... Mas não dão idéia de como fazer. Isto quando eles sabem que o "modo" não é recomendável como sugestão oficial. Afinal, em seu auto-engano, todo presidente julga que se "não sabe oficialmente", de fato não sabe. E aqui não falo de Lula apenas, mas do fenômeno presidencial de um modo geral.
 
Assim é a Psicologia dos Presidentes. O que é bom, eles fazem. O que é ruim, eles apenas confessam como necessidade, mas deixam que seu desejo tome o caminho que tomar, hierarquia abaixo, desde que de "modo seguro" cumpra os objetivos.
 
Enquanto isto eles, os presidentes, sabem-sem-saber.
 
No entanto, uma declaração que pode ser apenas um "... a gente não pode ficar de jeito nenhum sem apoio no Congresso para aprovar os nossos projetos ...", chega aos ouvidos "caninos e gananciosos de poder" de certos "discípulos", como se fosse "licença" para fazer o que for preciso. Nesse caso, um presidente se sente traído pelo que não sabia, embora soubesse; ou, pelo menos "desconfiasse com certeza", embora diga a si mesmo que jamais havia desconfiado.
 
Eu já andei demais em círculos de poder para esquecer que é assim. Aliás, alguns dos muitos homens poderosos que conheço e conheci, se afastaram de mim quando ficaram sabendo que eu sabia que eles faziam certas coisas que, supostamente, eles não deveriam nem mesmo saber que acontecia.
 
Quando o sujeito chega ao poder com vontade de fazer diferença para o bem, mas não se sente capaz de governar sem certas ajudas ou em razão de certos compromissos historicamente assumidos, acaba por transferir muito poder para os pedros, os tiagos, os joões, e os andrés.
 
A meu ver, a presente situação do Presidente Lula, requereria dele algumas ações mínimas, para que ele, que sem duvida alguma sonhou em ser o melhor Presidente que o Brasil pudesse ter, não saia do Palácio do Planalto pela porta dos fundos.
 
Primeiro ele teria que admitir que depois de ter tido "mais judas" do que qualquer um poderia admissivelmente ter ao seu redor, o sonho de transformar o Brasil pela via de sua ação presidencial justa e competente, utilizando-se de meios diferentes para governar, acabou. Sim, ele tem que saber que acabou! Ele continua popular porque o povo sabe que existe algo genuíno (de verdade) nele. Mas o povo também sabe que ele ficou vendido na parada.
 
Em seguida, ele teria que tomar as decisões sábias que tomam todos aqueles que vêem que um ideal de sonho acabou: fazem o melhor do que lhes restou.
 
Desse modo, o que ele teria que fazer seria algo mais ou menos parecido com o que Jesus disse que o Administrador Infiel fez (Lucas 16). Isto porque o tal administrador, vendo que não havia mais saída, investiu tudo na generosidade e na tentativa de, do péssimo, fazer algo razoável.
 
E que coisas razoáveis seriam essas?
 
Primeiro ele deveria claramente ajudar as CPIs a prosseguirem. E fazer isto honestamente declarando sua tristeza com o fato disto estar acontecendo em seu governo; porém, ao mesmo tempo, dizendo que entende que por mais isento que esteja dos atos de corrupção, ele sabe que a "cota dos judas" dele foi exagerada.
 
Portanto, ele teria que dizer que uma vez que as coisas ficaram assim, então, que ele entenderia que sua missão seria esta: criar leis de regulamentação dos processos de arrecadação dos partidos; e, assim, chamar para si o projeto de fazer todas as modificações legais para que tais coisas sejam impedidas no futuro; ou, pelo menos, significativamente diminuídas.
 
Ou seja: ele teria que assumir que a missão dele é limpar isto tudo; e, além disso, criar e fazer todas as Reformas Políticas que precisam ser feitas, as quais todos sabem ser necessárias, mas que para muitos não tem sido interessante fazê-las acontecer, porque os corruptos não querem que tudo seja feito ao ar livre.
 
Isto porque as muitas proibições tornam o produto de toda corrupção algo muito mais caro e lucrativo. Já as Leis de Luz, essas tornam todas as coisas desinflacionadas.
 
Além disso, ele teria que declarar que não é candidato a Presidência da Republica nas próximas eleições, e, assim, pedir uma trégua aos partidos; e, por essa via, promover a governabilidade do país, pedindo ao Congresso boa vontade na aprovação das leis boas e necessárias; pois, deixando de ser candidato — e não sendo mesmo —, ele ganharia o direito de pedir ajuda a todos. E, assim, o país veria também se o Congresso está ou não interessado no bem nacional.
 
Somente um Lula não-candidato pode governar o Brasil agora, e além disso fazer ainda reformas profundas e profundas reformas.
 
Mas para assim fazer, ele teria que agir muito mais rápido, e promover urgentemente a criação de Ministérios ocupados pela competência e pela capacidade técnica. Ou seja: somente um Lula não Petista conseguiria governar o Brasil depois dos últimos fatos, mesmo que tudo ainda esteja sendo apurado.
 
No entanto, para que isto acontecesse, ele teria que perder todas as suas próprias ambições políticas, e, sem buscar salvar-se politicamente, constranger o Congresso e a população a agir de modo plebiscitário, chamando o povo para governar com ele.
 
Ou seja: ele teria que ter a coragem dos heróis moribundos, e que são capazes de atos suicidamente salvadores.
 
Lula teria que ter alma de João Batista, para olhar para o Brasil, e como verdadeiro Presidente, dizer: "Convém que o Brasil cresça, e que eu diminua!" Sim, ele teria que partir para de fato governar apenas pensando no Brasil e nem um pouco em seu futuro político, muito menos ainda no futuro político do PT.
 
Eu creio que ações simples como essas têm grande poder. Afinal, a meu ver, elas carregam o espírito do Evangelho quando se trata de apanhar o péssimo, e tentar fazer dele algo razoável. E isto somente um Lula amante apenas do Brasil poderia fazer.
 
Ora, se assim fizesse, não apenas realizaria um dos maiores serviços já prestados à nação, como também, quem sabe, ou melhor, com toda certeza, ele seria recebido por "muitos braços de misericórdia", conforme Jesus disse que aconteceu com o Administrador Infiel.
 
Isto muito possivelmente faria dele um Presidente muito maior do que ele sonhou ser nos seus melhores ideais. Mas fazer isto demandaria coragem, e espírito de total disposição de cumprir sua promessa de governar para o Hoje, e para o Hoje apenas.
 
Ou seja: seria o Lula apenas Lula, aquele que ainda poderia governar o Brasil de modo efetivo até o fim deste mandato; visto que o Lula do PT perdeu a chance de fazê-lo com paz para governar.
 
Isto seria governar o Brasil com dignidade até o fim. O mais, ele deveria deixar nas mãos de Deus. Mas seria ele capaz de tal coragem? Sim, haveria em seu coração essa vontade de amor pelo Brasil que só se encontra nas almas maiores que as posições conquistadas?
 
O que o Presidente Lula tem que decidir é se de fato ele ama o Brasil mais do que ao PT e mais do que a si mesmo. Pois se assim for, eu sei, ele ainda entrará para a História de tudo o que foi bom em nossa terra. Mas se andar pelo "caminho da esperteza política dos homens", não sei o que lhe aguarda. Aliás, eu até imagino um pouco, e sei que será horrível, e que não o colocará no lugar de honra que ele sonhou ter na História do Brasil, e que, a meu ver, com toda certeza merece.
 

Com todo respeito por quem pensa diferente,
 
 
 
Caio
 
 
 
Escrito logo depois do início da crise. ( Via _Mauro ) 19/8/05
 
 = = =
Amigos,
 
 Na rotina de 4 anos mandando meus e-mails e circulando algumas informações pela Net, tenho sempre  retornado a algum assunto, quando surge algum outro e-mail de imediato como objeção  contendo argumentos contrários a algo que enviei. Algumas vezes as objeções são em relação a coisas que eu mesmo escrevo, e mesmo assim tenho feito circular...Neste caso em especifico, a objeção é em relação a um e-mail, fruto do conteúdo copiado de um site significativo em nosso meio:
 
                  
 
 
                 É mole!!!!!  AGORA JÁ É TARDE DEMAIS, QUERIDO COMPANHEIRO!  
  
  
    
 
Mano,
 
Só para esclarecer: O Caio telefonou-me pedindo que eu solicitasse uma agenda com o Presidente. Como eu teria uma agenda com o Gilberto de Carvalho, eu "o encaixei" na agenda que eu já tinha solicitado e convidei o Ariovaldo Ramos e o Ramon Velasquez para fazermos uma fala coletiva sobre a atual conjuntura.
 
Não fomos até lá acompanhando ninguém. Em nosso caso, não acompanhamos e nem somos acompanhados, simplesmente, porque não queremos ser e nem ter acompanhantes.
 
Estamos calejados, no meu caso, mutilado, com sindromes personalistas e, por essa razão, optamos por andar juntos.
 
Em nenhum momento o Gilberto fez uma fala direcionada ou individualizada, toda a atenção e prestigio foi dada ao grupo de irmãos e não a uma personalidade em destaque.
 
Sobre o restante do texto, o mesmo já fica comprometido pelo personalismo e dubiedade do primeiro parágrafo, e, por estar cansado desse expediente exaustivamente usado entre nós, não tenho prazer nenhum em le-lo e, quiçá, em comenta-lo.
 
Na Jornada da Graça,
 
Levi ( Via _ Mauro )
 
    


A "Vida é Bela" deveria ser mais dificil de fazer acreditar do que no fato
de que a "Morte é Doce". Afinal, todos somos testemunhas de que a natureza é
bela, mas o mundo dos humanos apenas manifesta algumas belezas, mas é mais
freqüentemente cruel e implacável!
Apesar disso, Jesus disse:
 
"Aquele que ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, não entra em
juízo; já da morte para a vida".
 
Ou seja: dá para se experimentar a eternidade ainda na experiência da
existência neste planeta caído.
 
A eternidade não será!
 
Em Cristo ela já é!
 
O mundo é cruel, mas nosso alvo deve ser experimentar a existencialidade da
eternidade mesmo que ainda se esteja vivendo dentro das limitações de nosso
presente estado de existência.
 
Paulo via a morte de uma maneira vitoriosa. Ele não a buscava. Preferia
adiar sua partida a fim de que a Graça em sua vida histórica se tornasse o
mais útil possível!
 
Enquanto no corpo ausentes do convívio glorificado no e com Senhor Jesus!
 
O tabernáculo terrestre-o corpo-é corruptível!
 
O corpo celestial é incorruptível!
 
Assim, o viver é Cristo; o morrer é lucro!
 
Para Paulo era certo que o homem exterior se corrompe com o passar do tempo.
Vem a velhice, a canseira, os achaques nas juntas, os pesos, a perda da
visão, da audição, da energia construtivista-e a dor da sabedoria de quem
sofre não pelo seu próprio futuro, mas pelo daqueles que ama e aqui ficarão.
 
O contraponto é que ele diz que em Cristo o homem interior se renova de dia
em dia!
 
Isto para quem considera a leve e momentânea tribulação como algo a não ser
comparado com o peso de gloria a ser revelado em nós.
 
Depois de ir ao terceiro céu...bem, depois disso, ele sabia que o que olhos
não viram, o que os ouvidos nunca haviam ouvido, e também aquilo que nunca
jamais havia subido como imaginação inspirada pela mais mágica fantasia
artística, teológica, filosófica, sinfônica, degustativa, sensorial ou
extrasensorial-era o que Deus havia reservado para aqueles que o amam!
"Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito"-diz ele!
 
Não era licito aos homens ferir somente porque era irreferível. Nem sempre o
revelado cabe em palavras!
 
Paulo viajou do caminho da certeza da vida eterna até chegar ao prazer pela
eternidade!
 
Essa é uma viagem que poucos cristãos fazem. E é tão raro, não porque não se
tem certeza da salvação, mas porque a morte é um tabu de dor transacional
para a maioria de nós.
 
"O que acontecerá na passagem?"-é sempre a questão, mesmo quando não se tem
a coragem de confessar!
 
Bem, a passagem não terá acontecido enquanto o corpo estiver sofrendo. E o
corpo pode sofrer de dor de física, mas também da dor do medo.
 
O medo de como é a passagem faz sofrer muito mais que a passagem em si!
 
Mas se de algum modo o espírito está cativo da eternidade como prazer, então
a morte-que já perdeu seu poder de apavorar como dor eterna-perde também sua
força como fobia da passagem!
 
É como nascer!
 
Só que não é do abrigo do útero para a dor do mundo. É a passagem do terror
da corrupção do corpo-em todas as suas dimensões-para o inesgotável mergulho
no amor infinitamente surpreendente do ser de Deus.
Minha suposição é que Paulo foi levado para a decapitação com a serenidade
feliz dos premiados. Muitos anos antes daquele dia Pedro havia dormido na
prisão da Fortaleza Antônia, em Jerusalém, na véspera de sua própria
execução.
 
Para quem chegou aí, mesmo que haja dor física na passagem, não é para
comparar com o peso de glória que o aguarda. Até a dor se adocica nesse
estado!
 
É no mínimo como um cafuné celestial. Creio que deve fazer extasiante
coceira no cocuruto da alma e no cangote do espírito!
 
Nesse caso não se tem somente a certeza da salvação. Tem-se o êxtase dela!
 
A viagem de fé nesta vida deve poder nos levar ao nível de pacificação que
produz essa alegria calma no ser. Afinal, o próprio Paulo disse: "...a morte
é vossa...e vós de Cristo, e Cristo de Deus".
 
Caio _ 15/03/2003, antes da morte de meu filho Lukas


Igreja brasileira   
Caio Fábio quer revolução
Por Ricardo Muniz
 

'Que reforma há a ser feita naquilo que não deveria jamais ter existido?', questiona Caio Fábio D'Araújo Filho em entrevista exclusiva. Para ele, o cristianismo é uma perversão e um estelionato contra o Evangelho de Cristo
 
 
 
Caio Fábio afirma não crer em reformas, mas sim em uma Revolução do Evangelho 
28-07-2005  O cristianismo é a cooptação feita culturalmente pelos gregos e politicamente pelos romanos daquilo que um dia havia sido apenas o Caminho, conforme o livro de Atos dos Apóstolos. Esta é a opinião do reverendo Caio Fabio D'Araújo Filho, apresentada em entrevista exclusiva ao site Teologia Brasileira.
"Reformar o cristianismo nada muda, apenas se adia o comprometimento radical que o Evangelho demanda", afirma. A própria Reforma Protestante, para ele, foi "um remendo de pano novo em veste velha". Em sua avaliação, o mundo não teve ainda a chance de conhecer o Evangelho conforme as dinâmicas livres e libertadoras do Caminho.
 
"Na hora em que milhões passarem a viver livres conforme o Evangelho, então, sem pai, sem mãe e sem fundador, a revolução se estabelecerá, sem sede, sem geografia, sem dono, sem tutor e sem reguladores da fé", diz o teólogo. "Não creio em reformas. Creio, sim, numa Revolução do Evangelho que só incluirá os cristãos se eles tiverem a coragem de desistir do cristianismo e abraçar o risco de apenas andar conforme a revelação da Graça de Deus em Cristo. Tal fé é desinstaladora demais para aqueles que vivem do negócio clerical cristão."
 
Por falar em negócio, Caio comenta a crise política afirmando que todos os partidos políticos brasileiros praticam o que está sendo denunciado agora como algo sem precedentes. "Conheço gente de todos eles, e sei que é assim que fazem. A diferença é que uns são mais finos, experientes, bem assessorados, escolados, PhDs em lavagem de dinheiro."
 
Leia a seguir a íntegra da entrevista com Caio Fábio:
 
Quais são os "penduricalhos" e modismos que impedem o avanço da Fé e quais pontos, em sua opinião, constituiriam a agenda de uma Nova Reforma?
Reformar o cristianismo nada muda, apenas se adia o comprometimento radical que o Evangelho demanda. A própria Reforma Protestante foi um remendo de pano novo em veste velha. E a tragédia embutida nisso é que o cristianismo, uma tentativa vitoriosa do diabo de diminuir a loucura da pregação e o escândalo da Cruz, manteve-se. O mundo não teve ainda a chance de conhecer o Evangelho conforme as dinâmicas livres e libertadoras do Caminho, segundo as narrativas dos evangelhos, nas quais o único convite que existe é para seguir a Jesus.
 
O que os cristãos precisam saber é que Jesus não teve interesse em algo que se assemelhasse à civilização cristã ou mesmo com a 'Igreja' como a conhecemos de 332 de nossa era até hoje.
 
O cristianismo já é uma perversão, transformando o Evangelho puro e simples numa religião com dogmas, doutrinas, usos, costumes, tradições imutáveis, moral própria e muita barganha com os homens. Pratica-se assim uma obra de estelionato contra o Evangelho de Cristo. É difícil imaginar que Jesus tenha qualquer coisa a ver com o que nós chamamos de 'Igreja', seja aquela que se abriga no Vaticano, ou sejam aquelas que têm tantas sedes quantos pastores, bispos e apóstolos megalomaníacos.
 
O ensino de Jesus, inversamente, é caracterizado por desinstalação, mobilidade, liberdade de aplicação sem legalismo, confiança do Semeador no poder da semente-palavra, ênfase na igualdade de todos, denúncia dos poderes religiosos e pertinência à vida. Na prática, isso significava a cura da mente, do corpo e do espírito. Significava o anúncio da destruição do Templo como lugar de Deus. Significava a beatificação de samaritanos e a demonização de religiosos sem coração.
 
A coragem revolucionária que o Evangelho demanda de cada geração é aquela que se lança ao vento e caminha pela fé, e que se dispõe a se deixar reinventar conforme o espírito do Evangelho, posto que ele não propõe uma religião, mas o Caminho. Isso significa que cada nova geração tem que ter a coragem de vestir o Pano Novo do Evangelho no seu tempo e beber o Vinho Novo do Reino em odres novos. Na hora em que milhões que assim crerem passarem a viver livres conforme o Evangelho, então, sem pai, sem mãe e sem fundador, a revolução se estabelecerá, sem sede, sem geografia, sem dono, sem tutor e sem reguladores da fé.
 
Não creio em reformas. Creio, sim, numa Revolução do Evangelho que só incluirá os cristãos se eles tiverem a coragem de desistir do cristianismo e abraçar o risco de apenas andar conforme a revelação da Graça de Deus em Cristo, conforme a Palavra do Evangelho. Tal fé é incompreensível pelas mentes viciadas no cristianismo e é desinstaladora demais para aqueles que vivem do negócio clerical cristão.
 
Como é sua atuação ministerial hoje?
A de sempre. Eu prego, aconselho, oro com pessoas, respondo cartas, ensino a Palavra, escrevo livros, artigos, textos, gravo programas semanais para a televisão em Brasília, viajo atendendo convites de amigos (sou muito seletivo nisto hoje) etc. O que mudou é que saiu o "peso morto". Isto porque, já em 1994, eu me perguntava: "Por que eu tenho de ter quase 400 funcionários, e um monte de subcontratados, e esse arsenal imenso de 'ministérios', se eu sei que com apenas 25 pessoas, no máximo, eu posso realizar muito mais pelo meu verdadeiro ministério, que é apenas pregar e ensinar o Evangelho?"
 
Mas se por ministério se fala também acerca de meus "compromissos de trabalho"; então, eu diria o seguinte: prego em média duas vezes por semana no Caminho, em Brasília (Plano Piloto e Taguatinga). Prego uma vez por mês na Catedral do Rio e em Anápolis. E falo em eventos que acho significativos ou afetivamente importantes para mim. Convites chegam aqui aos montes, diariamente. Mas como tenho dito muitas vezes, não sinto que atender tais convites seja minha prioridade. Isto porque, por menor que seja aos olhos de alguns, eu vejo meu trabalho no meu site como tendo muito mais importância do que muita coisa "grande" que eu já fiz na vida. E sei que o tempo provará isto.
 
Além do mais, estamos abrindo novas "Estações do Caminho da Graça" em outras cidades; assim como estamos nos preparando para ter um link permanente de videoconferência com tais "Estações do Caminho", mediante o qual poderei falar, simultaneamente, em base diária, com todos esses pontos de divulgação livre e informal do Evangelho da Graça. No mais, atendo muita gente, tanto pessoalmente, quanto também através do MSN; como também respondendo dezenas de cartas por dia, algumas das quais colo no meu site. É isto que faço, e é assim que vivo. O mais é "ócio criativo".
 
Qual é a sua avaliação crua da crise política atual?
Minha avaliação é do óbvio. Todos já sabiam de tudo, o tempo todo: eu, você, a mídia, os deputados, o País inteiro. Não há partido político neste País que não pratique o que aí está sendo denunciado como novidade. Conheço gente de todos eles, e sei que é assim que fazem. A diferença é que uns são mais finos, experientes, bem assessorados, escolados, PhDs em lavagem de dinheiro, armados de esquemas mais que profissionais.
 
Já o PT, pela falta do hábito de governar, levou para dentro do governo aquilo que já era um procedimento eleitoral e de campanha. Sinceramente é isto que penso. Digo isto porque sei que é assim. E tenho certeza do que digo. Como também sei que lá dentro havia "níveis", para se ter acesso a certas coisas.
 
Vi coisas que uns sabiam e que outros não sabiam. Acho que no tempo das campanhas presidenciais, o PT acabou entrando sutilmente no esquema. Mas creio que na última eleição, com a certeza da vitória, muita gente os procurou, e o caixa engordou como nunca. E como petista também é pecador e carente da glória de Deus, a festa libertina começou, especialmente no escalão que obedecia o cardinalato que cercava o presidente, e deles para baixo, mas não tão pra baixo, lugar onde ainda residem os sinceros do PT.
 
Creio que Lula soube de muitas doações e do estado geral do Partido, por dentro e por fora (via caixa 2). Mas também creio que a Presidência o afastou muito rapidamente de tais interesses e procedimentos. Acredito que Marcos Valério é apenas o sujeito que já vinha fazendo as coisas, e que, com a vitória, cobrou os louros de agora se beneficiar mais diretamente, enquanto fazia a provisão de recursos para o Mensalão e outras coisas.
 
Também penso que isto se deu no nível máximo do José Dirceu. Ou seja: acredito que não há santos nesta história. Todavia, sei que se se fizesse uma devassa total, para trás, também se descobriria que assim como Collor era um otário perto das atuais evidências que se acumulam contra o PT, também se verificará que a crise atual é ainda menor do que aquela que o profissionalismo dos partidos que governaram nos últimos anos praticaram; especialmente na época das privatizações. Quanto ao que penso que o presidente deveria fazer, tenho deixado clara a minha opinião: ele deveria renunciar às próximas eleições; e, assim, criar uma "agenda nova"; forçando o Congresso a votar a Reforma Política sem a qual apenas teremos CPIs after CPIs...
 
Sei que a oposição não quer o "impedimento" do Lula (daria trabalho, conturbaria o País, falta pouco pra acabar, é melhor vê-lo agonizar e morrer para sempre etc). Os adversários dele preferem vê-lo fazendo o que ele está fazendo: relativizando as coisas, e, caindo no engano de "alinhar versões" com aqueles que armaram todo esse trambique em razão do qual ele hoje vive os piores dias de sua existência. Oro a Deus pedindo que dê a ele uma consciência maior que a política, e que o faça tomar as decisões que somente uma ética fundada no Evangelho poderia determinar como ato. Do contrário, eu creio que irão descobrir mais e mais coisas, e que ele não será "impedido" legalmente, mas será, por outro lado, impedido na pratica de ser o presidente que ele sonhou ser.
 
Nessas horas, a sabedoria ensina que a melhor sobrevivência é a morte. Ou seja: quando a existência nos põe em situações deste tipo, o que nos salva é morrer, é ser capaz de renunciar, de abrir mão de coisas, e, paradoxalmente, à semelhança do Administrador Infiel da Parábola de Jesus, "conquistar" amizades nos céus e na Terra. Eu, pessoalmente, lamentaria muito se o Lula chegasse ao fim do seu governo apenas fazendo campanha de defesa.
 
Mas se ele fosse capaz de limpar tudo, fazer as reformas, governar com o altruísmo dos que buscam o que é melhor para o povo, então, eu creio, ele não apenas ainda faria um grande serviço à nação, como também ainda voltaria, nas eleições subseqüentes, com muito mais experiência, sem Delubios, sem Silvinhos, sem Valérios, sem os Genuínos, sem os Dirceus, e sem um monte de outros, os quais sonharam tanto com o poder, que, ao chegarem lá, ficaram de porre.
 
Sim, defino este momento político como um porre. Pode até ser que o presidente beba muito, conforme se diz. Mas quem fica de porre são seus assessores.Na maioria dos casos, nos outros partidos, a maioria toma porres muito maiores, e se serve de bebida muito mais forte e densa, e nem de ressaca eles ficam; pois são "profissionais da noite".O PT saiu de casa cheio de prosa e caiu depois do primeiro trago. Bom para o PT. Já pensou se passasse ileso e se acostumasse? Acima de tudo, creio que o Brasil é maior do que isto tudo. O que apenas temo é que o povo comece a sentir saudade de governos austeros, e, assim, abra-se o espaço para uma liderança de perfil facista no poder.
 
Por último, o que creio é que se se desejasse mesmo, se poderia aproveitar esta hora e limpar muita coisa. E, como disse, na minha opinião, nesse quesito corrupção, o PT é um bobão que foi apanhado ainda em estado de adolescência perversa. Tem 25 anos de idade. Mas como ficou em casa discutindo ética, quando saiu para a primeira noitada, acabou enchendo a cara.
 
No entanto, o Congresso do Brasil está de porre. Porre dos que fizeram esta última festa de arromba. E porre dos Profissionais das Festas de Arromba, e que, com muita lisura e cera em suas caras de pau, impingem a si mesmos total auto-engano, vestem suas togas, e babam como paladinos da ética contra os atuais ladrões da República. Mas está na hora desse circo todo pegar fogo, pois, se alguns de seus mais antigos "performers" continuarem, tudo ficará pior; posto que sem um PT às antigas, a Casa ficará entregue às raposas, e Heloisa Helena, Jéferson Perez, Eduardo Suplicy, Saturnino Braga e outros poucos, não têm o poder de impedi-los.
 
A hora, portanto, é de limpeza. E somente um Lula livre de ter que se reeleger teria o poder de levar a coisa até o fim, tanto em relação às atuais acusações, como também vir a explicar à nação porque os temas das privatizações ficaram de súbito esquecidos, se, como se sabe, foram inapelavelmente graves, e ele mesmo me dizia isto.
 
Ricardo Muniz é jornalista e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista.
 
 
                                          Fonte: www.teologiabrasileira.com.br  ( via Mauro)

Mensagem/Comentários : Uma carta para ser  : SOU FILHA DE PASTOR, LÉSBICA E DE BEM COM DEUS , diponibilizada em 23/07/05 no : www.uniaonet.com/espleihomosex.htm .

Thieme, me lembro de vc se vc é o Thieme "amigo" do Tissiane.
Encontre-me... onde vc quiser... e diga, como homem de Deus, olhando nos meus olhos, vc e toda a sua turma, e me digam que sou herege, e que tenho negado a fé!
Podem se reunir em grupo... quantos queiram... chamem o Shedd... e outros... e ponham na minha frente.
Temos mais uns 20 anos na Terra (talvez)... e depois... a eternidade. Lá veremos quem era quem; e quem pregou o Eangelho e quem falsificou a Graça de Deus!
Caio


 DESACATO A JESUS

Eles falam o quê?

Jesus já havia sido profetizado para o desprezo, o descaso, a aparência que
não era levada à sério, para a ausência de formosura em relação aos padrões
estéticos das normas vigentes, e para não ser reconhecido pelos Seus, à
ponto de ser contado com os malfeitores, e executado entre malditos.

Seu nascimento carrega o brilho da estrela e o reluzir das espadas
assassinas dos soldados de Herodes, o Grande, e que brilhavam malévolas nos
becos de Belém.

Simeão de antemão preveniu a Maria. O menino seria objeto de contradição. Ou
seja: da mesma pessoa se diria aquilo que era diametralmente oposto.

A vida terrena de Jesus demonstrou a exatidão dos vaticínios.

Ameaçado de apedrejamento Ele terminou Sua primeira pregação formal, na
sinagoga de Jerusalém.

Daí em diante o Evangelho nos deixa ver como a Palavra foi humilhada pelo
reino das aparências, dos interesses, das inseguranças, das invejas, das
cobiças, das antipatias gratuitas, e dos ciúmes.

A crucificação aconteceu no final da vida cronológica de Jesus, mas foi a
Cruz que Ele carregou o tempo todo.

As ameaças foram variadas, mas todas terminavam em previsões de morte.

O que muito me intriga, no entanto, é a freqüente tentativa dos seus
opositores de tentar colar algum "rotulo" Nele.

Começaram de leve...

"De Nazaré pode proceder alguma coisa boa?"-disseram os mais teologicamente
refinados, porém preconceituosos.

"Ele nunca estudou. Como sabe essas coisas?"-questionavam os doutos e
letrados, com a reprovação que não sabe esconder a maravilha de verem se
derramando Dele a sabedoria que eles não podiam negar, e nem aceitar por
puro orgulho.

Mas com o passar dos dias, à medida que a Graça se derramava; e multidões
afluíam; e milagres e maravilhas eram realizados; enquanto todos se
mostravam embevecidos e extasiados com a Sua Palavra, o nível das agressões
foi baixando e baixando...

Eles estavam em estado de desespero, e não sabiam como esconder a raiva e a
inveja.

A raiva e a inveja sempre se manifestam diante da Graça, assim como o ódio
de Sallieri se manifestou ante os talentos de Mozart, a quem este amava
odiosamente, admirava raivosamente, e adorava excomungantemente.


"É pelo poder de Belzebu, o maiorial dos demônios que ele expulsa
 demônios"-diziam os medíocres e enciumados, ante a iminência de haver a
quebra do poder que antes eles detinham sobre as fracas mentes que até então
os rodeavam com medo e sob tirania.

"Está louco"-Ele ouviu até de Seus próprios familiares, porque não tinha
tempo a perder.

"És samaritano e tens demônio!"-afirmaram os preconceituosos
sobrenaturalistas e místicos da religião conservadora.

"Glutão, bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores"-garantiam acerca
Dele os puritanos.

"Ele tem a intenção de se suicidar"-inferiram alguns de linha mais
subjetivista.

"Este blasfema!"-acusaram os mestres das doutrinas.

E após a Sua morte Ele ainda foi chamado da seguinte forma:

"Aquele embusteiro, enquanto vivia, disse que iria ressuscitar de entre os
mortos!"

Assim os religiosos proclamaram a sua própria fé na ressurreição!

Mas Jesus não perdeu tempo com nada disso. Ele não cria que valesse a pena
colocar um pano tirado de uma vestimenta nova, e usá-lo para remendar uma
veste velha. Ela sabia que a veste nova ficaria esburacada e que o pano
antigo não saberia suportar o novo tecido, e se arrebentaria puído.

O mesmo Ele dizia de se tentar colocar vinho novo e odres velhos, e vice versa.

Além de que o odre velho estragaria o sabor do vinho novo, a consistência deste acabaria por rebentar o couro do velho e viciado odre, acostumado que estava a ser portador de um vinho que já virara couro e de um couro que já virara vinho.

E pior: Ele sabia que ninguém haveria de dizer que o Novo era excelente se já estivesse viciado pelos antigos sabores!

Por isso Ele não perdeu tempo. Andou por toda parte e pregou o Reino de Deus.

Ora, aos Seus discípulos, Ele disse:

"Se chamam de Belzebu ao dono da casa, que dirão eles dos servos?"-e assim nos ensina que não deveríamos jamais estranhar o tratamento de rejeição quando a Palavra libertadora do Evangelho viesse a ser anunciada.

"O servo não é maior do que o seu senhor; nem o enviado maior do que aquele que o enviou"-asseverou Ele a fim de ensinar aos filhos da Graça a realidade
das respostas que teriam num mundo no qual a Cruz é loucura para os
filósofos, e escândalo para os religiosos.

Assim como foi, assim é, e assim será!

Ninguém tem que dizer "amém."

O problema é que não dá para negar que seja assim.

A lição que Ele nos dá nessa hora é não lançar pérolas aos porcos. Foi por
isto que Ele ficou em silencio na frente da autoridade política e da
autoridade religiosa em Seu julgamento.

E enquanto a hora não chegava, Ele andava na simplicidade das pombas e com a
prudência das serpentes. Não recuou de Seu caminho. Mas muitas vezes se
retirou para lugares ermos, e orava.

"Saiamos, pois, a Ele, fora dos portões, levando o Seu vitupério".

Caio
= = =
Segue a resposta do Pr.Caio a Mensagem que o Pr.Thieme nos repassou , e aproveito para colocar o q acredito Deus me revela ...
O Pr.Caio Fábio tem o direito de falar o que bem lhe aprouver , nós temos o dever de aplicar o que a Bíblia nos orienta e reter o que condiz com o que temos aprendido a Cristo .
Creio que devemos parar de agir como se tudo que ele falasse fosse lei e  assim evitarmos estes alardes .
 
Repassando a todos que constavam com cópia na mensagem original recebida . e disponibilizando na seção : http://www.uniaonet.com/esplei.htm
 
Yrorrito : Vosso irmão em Cristo Jesus ,
membro da  Ig.Cristã Evang. União
www.uniaonet.com - iceuniao@uol.com.br
Cx.Postal 67 , Cep.74001-970 Goiânia-Go
= = =
Mauro : O Caio respondeu assim: Citou os seguintes textos que disponibilizamos no :
http://www.uniaonet.com/caiofabio.htm :
01 _ From: James Woods , July 21, 2005  : ESTOU CHOCADO   : ENTENDENDO A ÉTICA DA VIDA E A ÉTICA DO "TELHADÃO" .
02 _ A FESTA DO PAI NÃO É UM BAILE DE MÁSCARAS
03_ AS DROGAS DO ÊXTASE: HEDONISMO E LUXURIA
04_ O CENTURIÃO E MELQUIZEDEQUE: um encontro com Jesus
05_ A TERAPIA CONTRA A INVEJA
06_ DEUS E AQUELES A QUEM ELE ABENÇOA SEM PEDIR PERMISSÃO
07_ E DISSE DEUS: HAJA CRUZ, E HOUVE CRUZ!
PODEM ME JULGAR, IRMÃOS, E QUE DEUS GUARDE OS SEUS CORAÇÕES DE PECAR!
CAIO
= = =
 
contato@caiofabio.com
MessageFrom: Alberto Thieme
To: ALFEU
Cc: CLAUDIO-ALMEIDA-FM-MANANCIAL ....
July 22, 2005 1:26 AM
Subject: FW: ESTOU CHOCADO
 

Aos amados irmaos em Cristo,
 
Estou retransmitindo email que recebi.... muito triste....mas e' preciso que
o povo brasileiro tome conhecimento dos pensamentos deste homem que nao
entendemos como mas que chegou a completa heresia.  E' muito triste.
 
Juntamente com nosso caro irmao e amigo que escreveu este email.... EU
TAMBEM ESTOU CHOCADO. Mas tambem estou chorando de tristeza ao ver um homem
que serviu de canal de tanta bencao deixar-se levar pelos pensamentos
filosoficos mundanos que ja' invadem as igrejas evangelicas tambem e ainda
dar-se ao descuido de dizer o que disse. Realmente ele colocou sua
credibilidade no patamar do entendimento mundano sobre o assunto em pauta.
 
Provavelmente Sodoma e Gomorra seria absolvida por ele mas nao o foi por
Deus. Da forma como foi desenvolvido o assunto penso que ele poderia ter
demonstrado misericordia aconselhando corretamente a moca de quem recebeu o
email que segue anexado e que demonstra claramente estar afundada no pecado.
Como povo de Deus devemos orientar corretamente os que desejam e buscam a
misericordia de Deus  a "pedir perdao a Deus e abandonar o seu pecado para
que possa achar misericordia da parte de Deus....", como nos ensina a
Palavra de Deus.
 
Sera'  mesmo verdade que uma pessoa com tanta experiencia biblica tenha
escrito este artigo? Gostaria muito que nao fosse. Mas veja o site dele :
www.caiofabio.com.br. E tire suas conclusoes!
 
Depois que ler o artigo anexado leia os pontos abaixo que foram levantados
por um de nossos irmaos que recebeu este email primeiramente e condensou o
email recebido em 10 topicos. Leia- os atentamente.
 
O que podemos fazer e' orar e quem tiver mais proximidade dele, aconselha-lo
a reconsiderar seus pensamentos acerca do assunto.
 
Um forte abraco e fiquem na paz do Senhor Jesus,
 
Pr. Thieme
 
= = ==
 
O Caio respondeu assim:
= = =
 
-----Original Message-----
From: James Woods [mailto: ]
Sent: Thursday, July 21, 2005  : ESTOU CHOCADO  ENTENDENDO A ÉTICA DA VIDA E
A ÉTICA DO "TELHADÃO"
 

O que é Ética?
 
"Éthos - ética, em grego - designa a morada humana. O ser humano separa uma
parte do mundo para, moldando-a ao seu jeito, construir um abrigo protetor e
permanente.
 
A ética, como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez.
Ao contrário, trata-se de um caminho de construção pessoal que dura toda a
existência, e muda conforme as fases da vida, sempre buscando o melhor lugar
para o ser e para a vida; a vida do indivíduo e a dos demais, sendo que os
outros aparecem nessa construção como resultado do crescimento do próprio
éthos individual.
 
O ser humano está sempre tornando habitável a casa que construiu para si.
 
Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente
para que seja uma moradia saudável: materialmente sustentável,
psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda.
 
Penso que isto designa de modo precípuo o sentido mais puro do que seja
ética: uma morada saudável para o ser; o telhado da alma, a cobertura sob a
qual a existência encontra "seu lugar" para a vida.
 
Há, no entanto, duas palavras gregas, parecidas, que confundiram o sentido
etimológico de Ética: ethos e éthos.
 
A primeira é Ethos (sem acento), e que significa "costume"; uma etiqueta
social e comunal. Nos grupos humanos primitivos os costumes são decisivos
para a conduta dos indivíduos. Nesse estágio, a moral e o direito são os
costumes. A Ética do grupo é também a Ética dos indivíduos. O modo de ser do
grupo é o modo de ser de cada indivíduo. Na "igreja", portanto, não se tem
tanto éthos (ética), mas sim ethos (moral e costume; etiqueta da tribo),
posto que nela o individuo só existe se aceitar totalmente a Moral do lugar.
 
Costumes, plural, em latim é "mores". De mores vem Moralis - Moral, termo
com que Cícero traduziu erroneamente a palavra grega éthicós; fazendo,
assim, Ética virar Moral.
 
Desse modo, o grupo impõe os seus costumes ao indivíduo visando à
exterioridade da ética-costume; algo mais como uma etiqueta de comportamento
ditada pelos costumes grupais.
 
Nesse caso, a "sociedade" (seja ela qual for, até a igreja) dita as normas
de conduta intersubjetiva. Ao "inculto" ou ao "ignorante", julga-se preciso
que se lhe diga o que deve fazer e o que não deve fazer para o bem estar do
grupo, ou a fim de determinar a "conformidade" do individuo com o grupo.
Assim, essa ética-moral não é éthos, morada, abrigo; mas sim o oposto: a
reclusão da individualidade às fôrmas da tribo à qual o individuo pertence.
A norma, originada dos costumes, visa a ação exterior; por exemplo, - não
mate, não roube, não estupre... No entanto, quando a consciência do
indivíduo passa do Mobral Moral, quando os indivíduos possuem critério
interior próprio - consciência -, a Ética interioriza-se; por exemplo: "Ama
o teu próximo como a ti mesmo"; que para Agostinho reduz a uma palavra: -
"Ama, et fac quod vis" - Ama e faz o que quiseres.
 
Éthos, todavia, como já vimos antes, significa domicílio, moradia.
Literalmente é a morada habitual de alguém, o país onde alguém habita, no
entanto, passou a designar a maneira de ser habitual, o caráter, a
disposição da alma individual.
 
O ato, objeto da Ética, é o ato humano, ato específico do homem, ato que
distingue o homem dos outros seres. Os outros atos (atos do homem) são
realizados pelo homem, mas não enquanto homem, apenas enquanto ser biológico
ou animal. O homem nasce e cresce por forças inatas, necessárias, por
"determinismo natural". Destas ações não sé ocupa a verdadeira Ética.
 
Portanto, o objeto material da Ética é o ato humano, ato voluntário e livre;
qualquer ato involuntário e não-livre, não é ato humano; e, portanto, não é
objeto da Ética, mas sim da Psicologia.
 
Ora, com isto assim posto, quero considerar algumas coisas:
 
A primeira é que ética-éthos é aquilo do que o Evangelho se ocupa, visto que
seu objetivo é gerar a ética da abundancia existencial: vida e vida em
abundancia. Ilustrando:
 
O Sábado, para os judeus, era ethos-moral: valor comunitário que era Lei
para todos. Já a ação de Jesus de violar a Lei do Sábado a fim de curar
pessoas, era ética-éthos; pois, por tais atos, Jesus construía ética-éthos:
morada onde a vida fosse possível para o indivíduo, apesar dos reclamos da
Moral Sabatica.
 
Para Jesus a questão era: o Ethos de vocês deixa o homem no buraco. Meu
Éthos tira o homem do buraco. Portanto, o Sábado não serve para perceber a
necessidade de descanso individual, mas apenas impõe um dia de descanso
Coletivo, o qual, para muitos indivíduos, é tão perverso quanto dizer: Fica
no Buraco, pois, amanhã eu tiro você daí.
 
Assim, nos evangelhos, há o permanente conflito entre o ethos dos judeus e o
éthos de Jesus.
 
A igreja vive até hoje do ethos dos judeus e até este dia pouco fez por se
alinhar com o éthos de Jesus.
 
Eis a razão pela qual a "igreja" luta pela manutenção dos costumes, e a
verdadeira Igreja luta por criar telhados, moradas físicas, emocionais,
afetivas, psicológicas e espirituais para os indivíduos; e isto promovendo
Individuação.
 
Na "igreja", todavia, há um Telhadão; e todos os que quiserem que fiquem sob
ele, e conforme as regulamentações dos costumes.
 
Já na Igreja há muitos e muitos telhados, cada um conforme a necessidade
humana e real de cada indivíduo; e a Igreja é a soma desses muitos telhados,
os quais, pela unidade e pelo amor, ficam tão próximos que fazem um grande
telhado; porém, os indivíduos habitam seu próprio lugar de conforto na
comunhão dos muitos.
 
Usando uma imagem atual, eu diria que a Ética-Moral é como um médico clínico
da Idade Média tentando, de longe, diagnosticar males que somente um
mergulho individual e de consciência especializada nas individualidades das
patologias, poderia tratar com pertinência.
 
Assim, para o individuo, a Ética-Moral é apenas a constatação de que há algo
nele que não se conforma com o "padrão grupal", mas por ela não se trás ao
individuo nenhuma solução especifica e própria; posto que na ética-moral o
indivíduo praticamente não existe em seu éthos-pessoal.
 
No Velho Testamento a ética-moral era a Lei. No entanto, o sonho dos
profetas era com a chegada do Éthos, da ética individual, em cujo tempo Deus
tiraria a Ética da Pedra, e colocaria em cada um é Ética do Coração de
Carne: "Gravarei em seus corações e em suas mentes as minhas palavras".
 
Paulo diz aos Gálatas que a Ética-Moral era a disciplina do tempo da
infância espiritual, quando precisávamos de babá para nos levar de um lugar
para outro, tomados pelas mãos da Lei, do "aio". Agora, porém, chegamos ao
tempo do Éthos, não da Moral.
 
A Moral continua a ter seu valor primitivo de regulamentação de costumes e
praticas, e isso em razão da média grupal. Ou seja: se o indivíduo não tem
energia para fazer sua própria viagem de consciência, buscando seu éthos,
sua morada, seu telhado próprio e adequado à sua vida, então, o que lhe
resta, é o Telhadão da Moral.
 
O que eu vejo como conflito gritante é exatamente aquilo que se tenta fazer
de éthos, ethos; e tenta fazer de Ética (éthos), Moral (ethos). Esta é uma
grande perversão; e, em sua base estão quase todos os descaminhos e as
falsificações que a "igreja" fez do Evangelho e de seu significado.
 
Cada vez mais a sociedade se dá conta de que existem códigos grupais, de
convívio social (Moral); e que, para além deles, existem códigos pessoais
(éthos), e que dizem respeito apenas ao indivíduo; e que ninguém no grupo ou
em qualquer grupo, possui o poder ou o direito de intervir, se as escolhas
do indivíduo não molestarem de modo objetivo o direito dos outros.
 
Este fato está posto; e nenhuma Moral humana ou religiosa jamais o quebrará.
 
É pela impossibilidade de entender essas sutilezas essenciais, que a
"igreja" perdeu sua capacidade de ser boa para os homens em geral. Isto
porque os indivíduos - consciente ou inconscientemente - já sabem a
diferença; e não mais admitem que o Telhadão lhes roube o direito à Casa
Própria.
 
A Moral chama a todos para um Telhadão. O Evangelho, no entanto, chama a
cada um para construir seu próprio telhado, e isso sob a cobertura da
Consciência na Graça.
 
Assim, na Ética-Moral tem-se Clonagem. Já na Ética-Éthos, tem-se
Individuação.
 
Ora, a dimensão escatológica em relação a tais significados, claramente
privilegia a ética-éthos, posto que o grande galardão humano é receber "uma
pedrinha branca; e nela inscrito um novo nome, o qual, 'ninguém conhece',
mas tão somente aquele que o recebe". Além disso, no Apocalipse, a Nova
Jerusalém é uma Cidade sem Telhadão, e tem portas abertas para todos os
lados; e estará abertas a todos os povos, com suas éticas; e aberta a seus
indivíduos, com tudo aquilo que genuinamente lhe tiver sido éthos.
 
O significado do Evangelho nos conduz ao Éthos do ser, construindo lugares
salubres para a alma, conforme cada pessoa necessita.
 
Assim, o Reino dos Céus não é como um Telhadão, mas sim como uma Pequena
Semente que cresce até virar Grande Árvore, na qual, todas as aves dos céus
podem achar seu próprio galho, e construir seu próprio ninho. Assim, há
abrigo e sombra para todos, mas há também individualidade para cada pessoa
que pousa nessa Árvore.
 
Ora, tudo o que aqui disse parece apenas uma questão de natureza etimológica
ou semântica. Todavia, esse pequeno "acento" que diferencia éthos de ethos,
tem mais poder do que o de uma bomba atômica, prova disso é que usamos
nossas bombas uns contra os outros em razão de que nossas consciências, até
hoje, não discerniram o monumental significado dessa acentuação.
 
Quando a "igreja" discernir essa diferença na pratica, então, aprenderá o
significado pratico do Evangelho, e, por essa razão, deixará de ser a Tribo
do Telhadão, e passará a ser a Grande Árvore na qual cada passarinho pode
encontrar seu telhadinho, seu galho, seu éthos, e sua morada de paz e
conforto para a alma.
 
Nele,
 

Caio
= = =
02 _   A FESTA DO PAI NÃO É UM BAILE DE MÁSCARAS
 
Soren Kierkegaard certa vez disse que a vida é um baile de máscaras.
 
Ele sabia que este era o escudo atrás do qual as almas se escondiam de si
mesmas, e, assim, tentavam ocultar suas faces também para a percepção dos
demais.
 
A maioria quer ser famosa, mas poucos querem ser conhecidos!
 
Ora, usar máscaras, para muitos, não passa de truque, de um direito, de uma
opção: ser ou não ser; mostrar ou não mostrar; como se tal bravata contra o
próprio ser pudesse passar sem punição.
 
Para muitos, esconder-se atrás das máscaras é apenas um questão de proteção
ou de diversão inexaurível e viciante. Sim, acaba virando um vício do ser, a
tal ponto que sem as máscaras muitos homens não suportam e morrem.
 
Assim, para a maioria, sem o personagem, acaba a pessoa.
 
Talvez esta seja a razão pela qual até agora ninguém conseguiu conhecer
você, pois toda revelação que você faz de "si mesmo", é sempre uma ilusão.
 
Você não sabe quem você é, mas apenas sabe qual deve ser a sua imagem, a sua
máscara.
 
Nesse caso, sua mais ardente e compulsiva tarefa na existência consiste em
preservar seu esconderijo. E, sem dúvida, devemos admitir que muita gente
desenvolveu tal capacidade de transformismo com a mesma habilidade dos
polvos miméticos.
 
Sendo assim, diz Kierkegaard, "você é tão mais bem sucedido, quanto mais
enigmática for a sua máscara".
 
Quando a existência se transforma "nisto", eu e você viramos de fato nada
além de NADA. Ou seja, passamos a ser apenas uma "relação com os outros"; e
o que nos tornamos é unicamente em razão e em "virtude dessa relação".
 
A moral é a grande máscara. E os moralistas são o que detém o maior número
de disfarces. Entre esses, o mais danoso de todos é o estelionatário da
religião, o picareta que come as almas dos homens.
 
Lobos mascarados de ovelhas!
 
A maioria existe assim. Daí, para muitos, catástrofes que lhes roubem as
"máscaras" os deixam em estado de desespero, visto que sem a máscara eles
não possuem um rosto próprio, algo que a própria pessoa reconheça para si e
como sua, e não apenas como um reflexo da imagem que os outros devolvem para
você mesmo, supostamente acerca de quem você aparenta ser para eles.
 
Desse modo, você vende imagem, e se alimenta dela. Mas no dia em que as
máscaras são tiradas, muitos não conseguem mais viver, pois neles não há uma
vida própria, mas apenas uma existência fabricada para consumo no Baile de
Fantasias, que é a existência da maioria.
 
"Você não sabe que vem a hora chamada "meia noite" na qual todos terão que
lançar fora suas máscaras? Você crê realmente que a vida se deixará zombar
para sempre? Ou talvez você pense que pode escapar um pouco antes da "meia
noite" e fugir de tal hora? Ou será que você fica apavorado com essa
idéia?"-pergunta o profeta.
 
Você consegue pensar em algo mais apavorante do que ter que viver tal "meia
noite" em sua existência na Terra ou em qualquer outro lugar onde isto possa
lhe acontecer?
 
Quem vive nesse Baile de Fantasias não tem idéia do que faz de mal à sua
própria alma. Não existe droga mais viciante do que a força compulsiva da
"máscara".
 
Aquele que se faz um com a mascara, faz-se um com o Nada, pois sua natureza
vai se dissolvendo numa multiplicidade...e que acaba fazendo com que esse
ser realmente se torne muitos.
 
Você pode se tornar semelhante àquele pobre Gadareno, ocupado por "infelizes
demônios"; numa legião de falsas identidades, que não são suas identidades,
e muito menos correspondem a você!
 
Os demônios habitam sob máscaras. Por isto mascarados lhes são tão
desejáveis residências.
 
Pobre do auto-enganado que pensa que as máscaras o salvarão!
 
Tire de sua cara a máscara. Do contrário, você poderá vir a perder a coisa
mais sagrada e preciosa de um homem - o poder unificador da personalidade, e
a capacidade abençoada de se tornar alguém que seja realmente você.
 

Caio
 
= = =
 
03_ AS DROGAS DO ÊXTASE: HEDONISMO E LUXURIA

O maior produtor de superficializações de importâncias reais na vida é a
luxuria. Por isso é que o capitulo 7 de Eclesiástes-entre outros trechos-nos
diz que "é melhor" a casa onde há pranto, o dia da morte, o fim de todas as
coisas, e a própria tristeza, que a casa dos folguedos e das muitas risadas,
pois, é pelos encontros que se tem com a realidade como dor e lágrima, que
"se faz melhor o coração".
 
É nesse lugar-experiência-de-dor que se aprende o que é e o que não é, o que
tem real valor, e o que é apenas miragem e engano.
 
A contra mão dessa realidade, e que carrega em si o poder de falsificar a
realidade e seus genuínos valores, é o hedonismo e a luxuria.
 
O hedonismo é uma droga de prazer instalada como dinâmica no aparelho
psíquico, e que controla o indivíduo pela alegria da satisfação do desejo, e
que cresce de tal modo que é capaz de anestesiar a consciência para o real
significado das coisas. O prazer passa a ser o valor supremo, e tudo o que
não for prazer, não vale nada. Assim, a escala de valores está intimamente
ligada ao pendor da psiquê. Realmente é do coração que nascem as fontes da
vida.
 
O hedonismo é também o valor. E a luxuria é a sua recompensa. Ora, quando
tais estados se estabelecem, qualquer outro valor, mesmo os verdadeiramente
mais apreciados e amados pelo indivíduo, são relativizados quando a droga do
prazer começa a correr nas veias da pessoa.
 
A questão é que os frutos do hedonismo e da luxuria são banais e
passageiros, são apenas vícios, drogas, injeções de vaidade narcisista. No
entanto, eles têm o poder de agredir a afrontar reais e essenciais valores
do ser. Essas drogas de êxtase-hedonismo e luxuria-não apenas tiram a senso
do indivíduo que está por eles possesso e adoecido, como também fazem
suspensão acerca das gravidades implicadas naqueles atos, e que podem ferir
terrivelmente, e até incuravelmente, pessoas e valores muito mais elevados,
tanto como afronta ao amor-em-si, como também nos demais bens que dele
decorrem na vida, e que dão vida verdadeira a todos os vínculos humanos.
 
Para simplificar, deixe-me ilustrar de modo bem baixo e simples, para que
todos entendem o que estou dizendo:
 
Uma transada com a vizinha pode ser inevitável... até que destrói para
sempre o seu casamento com a mulher que você genuinamente amava e nem sabia
o quanto: a sua mulher.
 
Nesse dia o cara põe a mão na cara e chora muito...
 
Tudo o que para ele, na casa das festas, era nada, agora será tudo em
importância proporcional à própria dês-importância a ela atribuída pelo que
"se apossava do prazer", posto que agora ele terá que lidar com a verdadeira
perda do amor que o alimentava, mas que era submetido a suspensões sempre
que a droga do hedonismo estabelecia o valor do desvalor, e a recompensa da
luxuria iludia o viciado.
 
O arrependimento entra nessa história como o elo que reconcilia a
experiência do hedonismo luxuriante com a verdade daquilo que tem valor
perene para o ser.
 
O arrependimento vai buscar o sujeito no chão forrado com os tapetes púrpura
da casa da luxuria, e terá como missão conduzi-lo de volta até ao que real,
onde a alegria do prazer não é viciante, e nem faz a suspensão da realidade,
antes aprofunda a vida nela, e de tal modo que é só então que o verdadeiro
prazer pode ser conhecido como liberdade e alegria.
 
Algumas vezes, todavia, a pessoa tem que visitar a casa do luto a fim de que
seu coração seja acordado dos torpores dos prazeres anestesiantes e fugazes,
a fim de poder experimentar as próprias emoções como estabilidade, e, como
verdadeiro prazer, que é aquele que se alegra no que é, não na ilusão de uma
fantasia luxurienta.
 
Somente nesse dia a pessoa aprende que o que tem valor, tem valor!
 

É para Parar & Pensar!
 
 
 
Caio
 
= = =
04_ O CENTURIÃO E MELQUIZEDEQUE: um encontro com Jesus
 
Amar aos romanos nos dias de Jesus era considerado pecado em Israel. O que
lá valia, especialmente na segunda parte, era: "Ama a teu próximo; e odeia
ao teu inimigo".
 
É obvio que havia romanos que se faziam amar, porém, declarar-lhes amor
publicamente não era apropriado.
 
Quando o Centurião Romano vem procurar Jesus e pede ajuda para o seu
empregado, ouve Jesus se oferecer para ir até a casa dele. Ele porém, disse
que não era digno daquela visita, e que sabia que sendo Jesus a Autoridade,
bastava que Ele desse uma ordem, pela simples palavra, pois sabia que assim
seu servo seria curado. E explicou que sabia que era assim em razão de que
ele mesmo era homem que respondia com obediência aos seus superiores, e que
também fazia sua autoridade valer em relação àqueles que lhe obedeciam, aos
quais, ele, quando dizia, 'vai', a pessoa ia; quando dizia 'vem', a pessoa
vinha; e quando dizia 'faz', feito seria. Desse modo, Ele diz: "Apenas
ordena com tua palavra e o teu desejo se cumprirá, pois sei quem és; sei que
tu és Autoridade".
 
Quando Jesus ouviu o Capitão Romano dizer isto, entrou em estupefação de
alegria. E exclamou: "Em todo Israel eu não encontrei ninguém com essa
qualidade de fé". E acrescentou: "Vai em paz; a tua fé te salvou; o teu
servo está curado".
 
Então, voltou-se para os que o circundavam, gente de todo tipo, indo de
fariseus casca grossa, passando por gente da classe sacerdotal, atravessando
escribas dedicados à exegese das Escrituras, perpassando revolucionários e
fundamentalistas religiosos ou ideológicos; e, sobretudo, atingindo Seus
discípulos e gente simples do povo-e lhes disse: Em verdade eu digo que
muita gente virá do longínquo Oriente, e do distante Ocidente, do Norte, e
do Sul, de toda a terra, e participará da mesa, da Festa, da Ceia, do
Banquete do Reino, na companhia de Abraão, Isaque, e Jacó; enquanto muitos
dos que se intitulam "filhos do Reino", ficarão de fora.
 
Assim, o Centurião trás consigo a revelação da grandeza da fé simples que
haveria de se mover em confiança estranha e inexplicável, a qual tomaria a
consciência de muitos e muitos seres humanos, nos lugares mais diferentes da
terra, os quais, experimentariam a bondade de Deus enquanto confessam sua
indignidade, e, ao mesmo tempo, revelam do modo mais simples possível que
crêem em Jesus.
 
O Centurião não ficou sabendo da trindade, da predestinação, do livre
arbítrio, da santificação, das boas obras, da moral cristã, das devoções
especiais, das frases de poder, dos dons especiais, da graça comum, ou da
especial; do pecado original como conceito teológico; da fé como doutrina;
da graça como teologia; do amor como mandamento; da igreja como ajuntamento;
das Escrituras como livros inspirados; ou qualquer outra coisa.
 
Ele apenas recebeu a revelação de que Jesus podia. Ele creu. Ele discerniu o
Nível de Autoridade com o qual ele dialogava. Ele simplificou tudo a partir
de um entendimento que ele retirara do funcionamento da cadeia de comando
dos romanos. Além disso, ele não tinha uma teologia do amor, ele de fato
amava; e amava um servo. E nem tampouco tinha ele um arcabouço doutrinário
acerca da justificação pela fé, ele apenas cria. Ele não sabia que Pessoa da
Trindade Jesus era. Nem ainda ficou sabendo nada acerca do batismo, nem
Jesus mandou que alguém fosse atrás dele ensinar isso ou aquilo.
 
Não! Nem o homem sabia nada disso e nem Jesus mandou que alguém completasse
a obra. O Homem veio, creu, viu, e se foi salvo e perdoado; além de
encontrar seu servo curado.
 
Já vi quem afirmasse que esse Centurião era também o mesmo que, ao lado da
Cruz, disse: "Verdadeiramente este era Filho de Deus!" Mas fazer tal
afirmação é uma violência dupla: primeiro em razão de que nada se diz nos
evangelhos acerca de que este, seja aquele; e, mesmo que o fosse, se não se
diz que era, é em si já o sinal e a declaração de que não tinha importância
como informação que adicionasse significado ao que quer que seja.
 
Jesus é proposital quando se surpreende com o Centurião, e declara isso;
visto que aquilo que ali estava acontecendo era algo que seria o 'arquétipo'
do tipo de gente e de fé que faria com que os judeus e líderes
religiosos-gente que se sente secretariando Deus na terra-, caíssem seus
queixos, quando vissem que esses outros, estranhos, eram gente do mesmo tipo
de fé de Abrão, Isaque e Jacó; dos quais, jactavam-se eles, provinham seus
genes biológicos, culturais, históricos, étnicos e raciais.
 
Era como também se Jesus dissesse: "Abraão era assim. Não era mais
sofisticado, nem mais refinado, nem mais instruído, nem mais doutrinado, nem
mais educado do que este Centurião. Ele possui o mesmo tipo de fé de Abraão.
Por isso, comerá do mesmo Pão Eterno de Abraão. Ele também é justificado
pela fé. Ele confia como Abraão."
 
Além disso, aqui também surge a imagem maravilhosa do Sumo Sacerdote Segundo
a Ordem de Melquizedeque. Assim como Abrão curvou-se, pagou o dizimo, e foi
abençoado por Melquizedeque, Rei de Salém-rei de paz-; de quem recebeu "pão
e vinho", e comeu; aparece aqui de modo não alegórico, e não simbólico, um
"outro Abraão", um estrangeiro, o Centurião.
 
Desse modo, aqui também se expressa a imagem nítida Desse que é Sacerdote
acima da religião, acima de Abraão, acima da própria seqüência histórica das
informações da linhagem da salvação; e que é Aquele que abre a Porta do
Reino para gente do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul; a partir de uma
Ordem Sacerdotal superior e livre em relação à linhagem histórica de Abraão
e seus descendentes; os quais eram também abençoados nesse Melquizedeque,
Jesus; mas que não O continham; posto que Ele reina sobre eles e sobre
todos.
 
Desse modo, esse Centurião é uma espécie de "Abraão Pagão", e que aparece
como figura e arquétipo do que a fé em Jesus significa, conforme Jesus
mesmo, no que tange a salvar homens e mulheres que estão bem longe de todos
aqueles que pretendem ser os "descendentes legítimos e genuínos" do que quer
que seja, em relação a Deus na Terra: sejam os judeus; seja a "igreja"; seja
a religião.
 
As similaridades são muitas entre Abraão e o Centurião. Abraão estava
voltando da guerra, com despojos nas mãos, quando encontrou Melquizedeque. O
Centurião vem a Jesus como homem de guerra, e usa analogias militares a fim
de expressar seu discernimento espiritual. Abraão curva-se, reconhece a
Autoridade, pede a benção, se serve da comida do sacerdote do Deus
Altíssimo: pão e vinho. O Centurião curva a si mesmo e a qualquer outra
Autoridade ante Aquele que pela Sua palavra construía mundos, e era capaz de
dar ordens contra a morte e designar a permanência da vida. Abraão era ainda
um estrangeiro naquela terra, e o mesmo se pode dizer do Centurião. Abraão
intuía Quem era Melquizedeque, mas não sabia Quem ele era; porém, em seu
coração, ele reconheceu Aquele que é antes de todas as coisas, e que é acima
de todas elas: o Altíssimo. A fé do Centurião é carregada da mesma
intensidade intuitiva. Ou seja: ambos tinham sido atingidos por uma
revelação que estava para além da informação histórica; posto que nem um nem
outro poderiam explicar qual fora o poder ou a consciência que os movera;
mas apenas que haviam sido movidos pela revelação em fé.
 
Mas crer em tal liberdade de Deus é insuportável para a Religião. Os "filhos
do Reino" não suportam ver o Rei em liberdade total. Por isso a religião é
sempre a tentativa de celebrar a um "Deus engaiolado" por doutrinas, formas,
culturas, maneiras, morais, estéticas, etiquetas litúrgicas, e muitas outras
coisas.
 
Jesus está também advertindo que quem deseja prender Deus dentro, acaba
fora!
 
Assim, essa simples ocorrência de uma apenas aparente demonstração de
misericórdia e poder, por parte de Jesus; e, do lado do Centurião, apenas
uma santa credulidade; pela gravidade das aplicações das palavras de Jesus
em relação ao acontecido, nos revela como essa narrativa é essencial no que
diz respeito a nos ajudar a entender a obra do Espírito Santo no Planeta
Terra, soprando onde quer e como quer.
 
Há muitos "centuriões" encontrando a Jesus enquanto os "filhos do Reino"
discutem a qualidade doutrinaria da fé de tais pessoas; ou mesmo acerca de
se sabem ou não sabem 'o por quê' de crerem.
 
Enquanto isto, na surdina, a casa vai ficando cheia...; e, sem o perceberem,
os "filhos do Reino" vão ficando de fora, crentes e presunçosos até o fim;
sempre condenando os de fora; sem saber que eles, os de fora, já estavam
dentro; e que eles sim, os de dentro, é que estavam muito, muito fora; e já
por muito tempo.
Quem lê, entenda!

Nele,
Caio
= = =
05_ A TERAPIA CONTRA A INVEJA
 

Quem se alegra com os que se alegram e chora com os que choram, esse é
próprio em tudo o que faz, pois, pelo amor, abraçou a realidade; e o fez sem
medo, sem inveja, sem amargura, sem rancor, e sem competição. Somente o amor
verdadeiro produz essa segurança para ser.
 
Há pessoas que são capazes de chorar com os que choram, mas não são capazes
de se alegrar com os que se alegram. No entanto, para todo aquele que se
alegra com a alegria que a outros visitou, o chorar com os que choram é
natural.
 
E por que quem é capaz de se alegrar com a bondade que sobre outros pousou
como alegria é também capaz de chorar com os que choram, sendo que o
oposto-chorar com os que choram-não necessariamente faz a pessoa ser capaz
de se alegrar com os que se alegram?
 
Ora, é que é mais fácil para os inseguros serem humanos e amigos na tristeza
dos outros-realidade que a todos nivela nesta existência-, do que na alegria
desses, posto que a tristeza é algo de que todos têm farta experiência nesta
vida, mas da alegria verdadeira poucos têm experiência. Assim, chorar com os
que choram é mais fácil para qualquer um do que se alegrar com os que se
alegram, visto que chorar com os que choram é identificar-se com o que é
certo (o sofrimento), mas se alegrar com os que se alegram é ter a
capacidade de celebrar o raro, o inusitado e o que não é natural neste mundo
de dores.
 
Todo aquele que é capaz de se alegrar com os que se alegram é também capaz
de chorar com os que choram, porém, nem todo aquele que é capaz de chorar
com os que choram é também capaz de se alegrar com os que se alegram.
 
Afinal, quem terá inveja da dor dos doídos? Mas da alegria dos alegres
muitos têm grande inveja!
 
Assim, se você deseja desenvolver boas coisas dentro de você, aprenda a
alegrar-se de coração com os se alegram, e, assim, você ficará livre de toda
inveja.
 
Há, todavia, aqueles que "amam" você quando você está sofrendo, e que o
"odeiam" quando você está feliz.
 
Ora, todo aquele que assim sente, é um invejoso em estado de luta permanente
contra a sua inveja; daí viver em conflito, e de tal modo, que chorar com os
que choram é a dádiva de um certo "melhor do seu coração"; e que acontece,
inconscientemente, como camuflagem da inveja que o impossibilita de se
alegrar com os que se alegram.
 
Para o invejoso, mais difícil do que suportar todas as coisas, todos os
sofrimentos e todas as privações da vida, é agüentar ver a bondade da graça
de Deus se manifestar como alegria no coração de alguém que não seja o dele.
 
O invejoso é capaz de se vestir de solidariedade quando vê o sofrimento;
afinal, para ele, o ser solidário na dor é uma virtude de afirmação sua. No
entanto, se alegrar com os que se alegram é uma afirmação feliz acerca da
bondade de Deus sobre um outro. E disso somente os que não têm inveja no
coração são capazes.
 
Assim, conforme se vê, a inveja é uma merda, e sábio é todo aquele que de
seu próprio coração varre toda inveja para sempre. Mas para que isto
aconteça é preciso que a pessoa aprenda a se alegrar em ser quem é, pois,
somente assim ela não terá inveja da felicidade de ninguém.
 

Pense nisto!
 

Caio
= = =
06_ DEUS E AQUELES A QUEM ELE ABENÇOA SEM PEDIR PERMISSÃO

Ontem um amigo me dizia o quão cansada ele está com tanta falta de romance
na experiência da fé. Isto porque nossa conversa se reportava há dias nos
quais era fácil encontrar cristãos simples e apaixonados entre os pastores.
Lembrávamos do tempo em que os pastores eram perseguidos por algumas
denominações em razão de serem piedosos e fervorosos na fé. Naquele tempo o
mercado ainda não havia, famigeradamente, engolido a pureza da fé.
 
O que era comum naqueles dias era você ter que aconselhar um pastor a não se
entristecer frente aqueles que pareciam estar satisfeitos com a mera
repetição da "sã doutrina", mas que não carregavam na alma qualquer avidez
por qualquer "coisa mais" da alma ou que expressasse a paixão por Deus como
devoção.
 
-Hoje eu ando pra lá e pra cá e não encontro mais ninguém assim. Tá todo
mundo preocupado com números, estatísticas, poder, influência e com o
estabelecimento de alvos de crescimento-isso entre os mais nobres-, mas a
maioria já nem carrega tais preocupação de ordem matemática (o que já é uma
pobreza). A maioria quer mesmo é se dar bem, e não importam os
meios-desabafou o meu amigo.
 
Entre nós havia uma pessoa que havia trabalhado numa organização "cristã"
que até lavagem de dinheiro para os carteis colombianos havia feito. O
próprio rapaz havia ido mais de uma vez buscar dinheiro na porta de jatinhos
que vinham da Colombia e que eram destinadas à "lavanderia religiosa" na
qual ele trabalhava, e que era devolvido num certo percentual para os
"donos", enquanto uma outra parte ficava no Brasil para que com tal grana de
realizasse a "obra do reino de Deus".
 
Eu vi o desalento deles, desalento que já foi meu também, especialmente no
início da década de 90, quando, invadido por tais terríveis e esmagadoras
notícias, meu coração desfaleceu e perdeu o romance.
 
Na noite anterior eu havia ouvido o testemunho de uma moça, esposa de um
amigo, estilista e mãe, e que sem nenhuma participação de qualquer igreja,
nos ambientes da fábrica onde trabalha, acabou por passar, na hora do
almoço, por uma sala onde umas poucas mulheres oravam.
 
-Eu vi, achei diferente, e me deixei ficar aberta para a possibilidade de
receber um convite. Me convidaram e eu fui. As mulheres me receberam com
muito carinho. Cada uma falava de si e todas oravam umas pelas outras. Eu
também estava passando por um periodo difícil e contei o que estava
acontecendo. Elas me acolheram e oravam. Eu fui amando aquilo, embora não
soubesse nem o que era. Até que um dia, deram-me o evangelho para ler na
reunião. Eu comecei a ler e falei em outras línguas. Eu mesma não sabia o
que era aquilo. Mas me enchia o coração. Eu apenas chorava sem parar e
perguntava a elas: O que é isso? O que está me acontecendo?-foi o que ela me
contou, até concluir que isto aconteceu há mais de dez anos, que ela depois
saiu daquela fábrica, e que a vida continuou, mas que ela jmais deixou de
poder orar com aquela graça e se beneficiar com aquele dom. Tudo isto sem
nem saber bem o que a ela havia acontecido.
 
Foi somente agora, anos depois, que após conhecer um grande amigo meu, com
quem veio a casar, que ela foi informada e instruída acerca da Graça que a
alcançara, sem nenhuma mediação humana.
Ora, eu contei esta história para os meus amigos pastores e concluí:
 
-Por que que ao invés de nós ficarmos colocando nossa esperanças nesses
esquemas adoecidos e falidos a gente não vê aquilo que o Espírito de Deus
está fazendo de modo livre entre aqueles que em simplicidade de fé o buscam?
 
Então concluí com o texto de Joel 2 e que foi citado por Pedro em sua
mensagem no dia de Pentecoste, e que dizia que nos últimos dias Deus
derramaria de seu Espírito sobre toda a carne-jovens, velhos, homens e
mulheres-e "até sobre os meus servos e as minhas servas", disse o Senhor.
 
-Notem que os "meus servos e as minhas servas" acontecem na prespectiva do
"até sobre"; ou seja: até a eles isso aconteceria. Uma medida "extrema".
 
Ora, o significado disso é chocante: os que se dizem os "servos" ou os que
"trabalham" para Deus figuarm entre aqueles sobre os quais o Espírito
poderia também se derramar... "até sobre eles".
 
Nada é mais perigoso do que se assumir, presunçosamente, que nós somos "os
servos", os representantes de Deus. Afinal, toda carne pode receber essa
Graça antes de "nós".
 
A presunção de servir a Deus em geral cria um estado de familiriaridade com
o sublime que acaba por entorpecer o coração.
Ouvir a singeleza do encontro daquela, agora, querida amiga, com Deus; e que
aconteceu livre de todos os esquemas religiosos, encheu meu coração de
alegria pela liberdade de Deus de se revelar a quem quer e como quer.
 
E é por essa soberania de Deus e por Seu amor tão livre e simples, que meu
coração encontra sempre prazer em anunciar a Palavra, especialmente para
aqueles que não carregam os vícios e as doenças da religião.
 
 
 

Um beijão.
 
Nele,
 

Caio
 

Escrito na manhã de quinta-feira, dia 4 de desembro de 2003.
= = =
07_ E DISSE DEUS: HAJA CRUZ, E HOUVE CRUZ!
 

A Cruz vem antes de todas as Coisas, e, portanto, também antes de todas as
Quedas.
 
Só houve a possibilidade de haver Liberdade - incluindo os terríveis riscos
de haver Quedas- porque, antecipadamente, já havia o Cordeiro e Seu Sangue
conhecido com efeito antes da fundação do mundo-sim! antes de todo e
qualquer mundo.
 
"Haja Cruz"-foi o grito que nenhuma criatura ouviu ser bradado, pois, Quem o
bradou estava só!
 
Esse clamor do Deus agonizante antes de parir Seus mundos-todos eles-,
nenhuma criatura ouviu.
 
Nem mesmo os anjos-os filhos de Deus que alegremente viram e cantaram a
sabedoria de Deus na Criação- ainda não existiam para testemunhar esse
Brado. Afinal, eles vieram depois dele. Daí a Cruz ter sido e ser para eles
um mistério, aliás, o Mistério!
 
Era um entendimento de Deus com Deus. E ninguém existia para ser Seu
conselheiro. Daí ter sido também o Grande Mistério que nem Lúcifer conhecia.
 
"Deus meu, Deus meu, por que me desamparas-te?"-fez-se ouvir antes que
qualquer criatura ou criação experimentasse consciência de queda e
desamparo!
 
Pensar diferente é crer numa Cruz que veio depois-ou seja: sendo apenas uma
tentativa divina de remendar Seus próprios erros como Criador e Sua culpa
ante a Criação.
 
Quando se diz que o Cordeiro de Deus foi imolado antes da criação do mundo,
diz-se também que a provisão da Graça é a única Liberdade possível na Terra,
pois, essa certeza do Amor Gracioso que se entregou pelos equívocos e
pecados da Criação antes dela existir, carrega consigo uma profunda
libertação da culpa de ser e de todas as fobias existenciais que ela
patrocina.
 
Estou convencido de que é somente vivendo com essa consciência em fé é que
se pode experimentar a libertação de todo medo de ser, viver, existir e,
também, pode-se assumir a própria consciência como o Santo dos Santos de
cada indivíduo na Terra.
 
Aqui começa a liberdade. Nenhuma liberdade que não nasça da consciência em
fé de que este universo tanto é fruto do Amor de Deus quanto também de Sua
entrega Sacrificial pela Criação pode ser chamada de liberdade. Isto porque
antes de qualquer Criação existir a Cruz foi Erguida!
 
Ora, é isto que pode nos fazer viver como pecadores livres do pecado-culpa
de ser, que é a mais latente de todas as culpas que o ser humano conhece.
 
O Perfeito Amor lança fora o medo!
 
Só se perde o medo de ser quando se perde o medo de Deus!
 
E isto só acontece em plenitude mediante a Liberdade que nasce da Graça
Pré-existente de Deus, na entrega do Cordeiro Eterno, que é Cristo Jesus, o
Nosso Senhor!
 
No dia em que essa consciência em fé nos possui, acontece o funeral
religioso da Teologia Moral de Causa e Efeito!
 
"O Cordeiro Imolado Antes da Fundação do Mundo"-é, para mim, a afirmação
apostólica cujas implicações incidem sobre todos os aspectos de qualquer que
seja a compreensão cristã da Existência!
 
Depois dela fica mais fácil entender como e porque Nele tudo subsiste, sem
que isto implique em indiferença divina para com Sua Criação ou em
solidariedade divina para com o mal que passou a habitar a Criação.
 
Do contrário, por que seria Ele a Fonte Criadora e Mantenedora de Todas as
Existências, sendo Ele, ao mesmo tempo, o Criador Eternamente Separado de
considerável parte de Sua própria Criação?
 
E isto enquanto a alimenta com energia de existir que nem sempre é usada na
direção da Vida?!
 
Num universo onde existe o mal, a inclusão dele como dependente da energia
vital que procede de Deus só faz sentido se o Cordeiro tiver sido imolado
antes que as partes que se desintegraram de sua comunhão com o Criador
houvessem sido criadas.
 
Isto porque é preciso diferenciar o Criador, de toda e qualquer escolha que
na Criação tenha implicado em Queda.
 
Digo isto ao mesmo tempo em que sei que não é possível fazer tal
diferenciação completamente. E por que? É que fora de Deus não existe nada
absoluto.
 
Ora, algo é Absoluto quando é Auto-Existente.
 
Todavia, há um só Deus e Pai de todos, que age por meio de todos e está em
todos!
 
Portanto, qualquer criatura existe em Deus, mesmo que sua livre escolha seja
existir sem a Vida de Deus agora ou para sempre.
Isto também é liberdade! e é sua mais terrível manifestação! A escolha pelo
inferno de ser!
 
O Cordeiro imolado antes da fundação do mundo é também a garantia de que
qualquer criatura pode escolher existir eternamente danada, no inferno de
suas resistentes escolhas enganadas.
 
Afinal, até para que se tenha a liberdade de escolher não-ser-de-Deus tem-se
que usar das graças naturais que Dele provêm a fim de nos manter existindo!
 
Daí haver a Hora chamada de o Grande Dia da Ira do Cordeiro. A Graça
oferecida desde antes da fundação do mundo, em sendo pisada pelos pés
conscientes da indiferença, gera, ao final da presente era da consciência
caída, o Dia do Juízo, onde Aquele que deu-e deu tudo-pela Criação, haverá
de se levantar em seu favor e contra os seus espoliadores conscientes e
insensíveis.
 
O Grande Dia da Ira do Cordeiro é, paradoxalmente, o Dia da Graça para a
Criação. É o juízo sobre os que devoram Terra, seus recursos, suas
criaturas, seus oceanos, fontes de águas, suas maravilhas, e suas produções
naturais.
 
É também o Dia da Vingança sobre as Civilizações que existem para fazer com
que sua cidadania na Terra produza cataclismos gerados pela bomba da cobiça,
pelo des-amor aos recursos do Planeta e por causa de sua tirania sobre as
demais criaturas-humanas ou não!
 
Isto porque como a Cruz vem antes da Criação e como as criaturas gemem
esperando o Dia da Redenção, então, pode-se dizer que toda a criação sente
dores e agonias latentes pela Graça que pode redimir a toda criatura
 

Caio
 
escrito em janeiro de 2003
 
 
 
PODEM ME JULGAR, IRMÃOS, E QUE DEUS GUARDE OS SEUS CORAÇÕES DE PECAR!
 

CAIO
 


 

15/07/05 E AGORA, COMPANHEIRO? - o Evangelho e um Presidente aflito
 

Todo líder tem seu Judas. No grupo dos Doze de Jesus, um era diabo. No entanto, se no Grupo dos Doze, aquele que se deitava no peito de Jesus (João), aquele que andou sobre as águas por Seu poder (Pedro), as mulheres que O serviam (Maria, Salomé, Madalena, etc), e os três que subiram ao monte da transfiguração com Ele (Pedro, Tiago e João), fossem todos Judas —; então, ficaria difícil entender qual seria o real discernimento de Jesus acerca da natureza humana.
 
Entre doze, um pode ser diabo. Mas se entre doze, os quatro mais íntimos são diabos, então, ficaria difícil entender a isenção de Jesus quanto a ter sido verdadeiramente traído.
 
O traído não pode estar tão perto, para que possa não-discernir; e tem que estar longe o suficiente para com certeza não saber. Somente assim se é completamente traído quando se é um líder.
 
No caso de Jesus, Ele sabia; mas sabia que era para ser "daquele jeito"; pois "estava escrito". Desse modo, Ele sempre soube sem saber, posto que não fosse Ele quem era, não poderia de modo algum "naturalmente saber", a menos que averiguasse. Assim, soube sem saber. Por isto também foi traído mesmo sabendo, pois só sabia porque não tinha como não saber; embora, como homem, Ele "naturalmente" não tivesse como saber.
 
No entanto, não fosse Quem Ele era, não haveria para Ele meios de saber. Desse modo Ele foi de fato traído.
 
Todavia, se Ele para além de um Judas meio distante, tivesse em Pedro, Tiago, João, André e Felipe, e também em Maria Madalena — todos igualmente Judas, seria para pensar que Jesus realmente precisava ser "entregue".
 
O Pedro, o Tiago, o João e o André, de Lula, o Presidente do Brasil, são, aparentemente, "uns judas".
 
A pergunta de todos agora é a mesma: o Presidente Lula sabia que havia tantos judas por lá?
 
Eu creio (é minha simples opinião distante) que ele sabia; mas não sabia. Sabia porque não é possível não saber pelo menos acerca da energia que "as ações obscuras" exalam nas proximidades. Além disso, ele não nasceu ontem, e, portanto, sabia como as coisas sempre funcionaram na Política Brasileira, cumprindo-lhe, portanto, ficar mais que atento para que tal não acontecesse em seu governo.
 
O Brasil não é o PT, e o Presidente tinha que saber disto de fato e de verdade.
 
E mais que isto: ele sabe como funcionam os processos dentro de todos os partidos políticos do Brasil, incluindo o seu partido, ainda que nele, na maioria das vezes, as praticas fossem muito mais limpas do que nos demais. Entretanto, ninguém disputa três candidaturas presidenciais sem perder a inocência. É impossível. Em qualquer lugar da Terra.
 
Entretanto, mesmo que ele "soubesse", duvido que a ele fosse dito que se pagava um mensalão a boa parte do Congresso Nacional. Não é assim que se faz com nenhum Presidente, mesmo com os mais corruptos, o que não foi, não é e jamais dera o caso dele. No caso do Presidente Lula parece que ele não queria saber nem mesmo das coisas que um dia soube. É uma defesa da alma.
 
Todo presidente quer ser preservado. Por isto, eles apenas dizem o que precisam, o que ajudaria, o que se faz necessário.... Mas não dão idéia de como fazer. Isto quando eles sabem que o "modo" não é recomendável como sugestão oficial. Afinal, em seu auto-engano, todo presidente julga que se "não sabe oficialmente", de fato não sabe. E aqui não falo de Lula apenas, mas do fenômeno presidencial de um modo geral.
 
Assim é a Psicologia dos Presidentes. O que é bom, eles fazem. O que é ruim, eles apenas confessam como necessidade, mas deixam que seu desejo tome o caminho que tomar, hierarquia abaixo, desde que de "modo seguro" cumpra os objetivos.
 
Enquanto isto eles, os presidentes, sabem-sem-saber.
 
No entanto, uma declaração que pode ser apenas um "... a gente não pode ficar de jeito nenhum sem apoio no Congresso para aprovar os nossos projetos ...", chega aos ouvidos "caninos e gananciosos de poder" de certos "discípulos", como se fosse "licença" para fazer o que for preciso. Nesse caso, um presidente se sente traído pelo que não sabia, embora soubesse; ou, pelo menos "desconfiasse com certeza", embora diga a si mesmo que jamais havia desconfiado.
 
Eu já andei demais em círculos de poder para esquecer que é assim. Aliás, alguns dos muitos homens poderosos que conheço e conheci, se afastaram de mim quando ficaram sabendo que eu sabia que eles faziam certas coisas que, supostamente, eles não deveriam nem mesmo saber que acontecia.
 
Quando o sujeito chega ao poder com vontade de fazer diferença para o bem, mas não se sente capaz de governar sem certas ajudas ou em razão de certos compromissos historicamente assumidos, acaba por transferir muito poder para os pedros, os tiagos, os joões, e os andrés.
 
A meu ver, a presente situação do Presidente Lula, requereria dele algumas ações mínimas, para que ele, que sem duvida alguma sonhou em ser o melhor Presidente que o Brasil pudesse ter, não saia do Palácio do Planalto pela porta dos fundos.
 
Primeiro ele teria que admitir que depois de ter tido "mais judas" do que qualquer um poderia admissivelmente ter ao seu redor, o sonho de transformar o Brasil pela via de sua ação presidencial justa e competente, utilizando-se de meios diferentes para governar, acabou. Sim, ele tem que saber que acabou! Ele continua popular porque o povo sabe que existe algo genuíno (de verdade) nele. Mas o povo também sabe que ele ficou vendido na parada.
 
Em seguida, ele teria que tomar as decisões sábias que tomam todos aqueles que vêem que um ideal de sonho acabou: fazem o melhor do que lhes restou.
 
Desse modo, o que ele teria que fazer seria algo mais ou menos parecido com o que Jesus disse que o Administrador Infiel fez (Lucas 16). Isto porque o tal administrador, vendo que não havia mais saída, investiu tudo na generosidade e na tentativa de, do péssimo, fazer algo razoável.
 
E que coisas razoáveis seriam essas?
 
Primeiro ele deveria claramente ajudar as CPIs a prosseguirem. E fazer isto honestamente declarando sua tristeza com o fato disto estar acontecendo em seu governo; porém, ao mesmo tempo, dizendo que entende que por mais isento que esteja dos atos de corrupção, ele sabe que a "cota dos judas" dele foi exagerada.
 
Portanto, ele teria que dizer que uma vez que as coisas ficaram assim, então, que ele entenderia que sua missão seria esta: criar leis de regulamentação dos processos de arrecadação dos partidos; e, assim, chamar para si o projeto de fazer todas as modificações legais para que tais coisas sejam impedidas no futuro; ou, pelo menos, significativamente diminuídas.
 
Ou seja: ele teria que assumir que a missão dele é limpar isto tudo; e, além disso, criar e fazer todas as Reformas Políticas que precisam ser feitas, as quais todos sabem ser necessárias, mas que para muitos não tem sido interessante fazê-las acontecer, porque os corruptos não querem que tudo seja feito ao ar livre.
 
Isto porque as muitas proibições tornam o produto de toda corrupção algo muito mais caro e lucrativo. Já as Leis de Luz, essas tornam todas as coisas desinflacionadas.
 
Além disso, ele teria que declarar que não é candidato a Presidência da Republica nas próximas eleições, e, assim, pedir uma trégua aos partidos; e, por essa via, promover a governabilidade do país, pedindo ao Congresso boa vontade na aprovação das leis boas e necessárias; pois, deixando de ser candidato — e não sendo mesmo —, ele ganharia o direito de pedir ajuda a todos. E, assim, o país veria também se o Congresso está ou não interessado no bem nacional.
 
Somente um Lula não-candidato pode governar o Brasil agora, e além disso fazer ainda reformas profundas e profundas reformas.
 
Mas para assim fazer, ele teria que agir muito mais rápido, e promover urgentemente a criação de Ministérios ocupados pela competência e pela capacidade técnica. Ou seja: somente um Lula não Petista conseguiria governar o Brasil depois dos últimos fatos, mesmo que tudo ainda esteja sendo apurado.
 
No entanto, para que isto acontecesse, ele teria que perder todas as suas próprias ambições políticas, e, sem buscar salvar-se politicamente, constranger o Congresso e a população a agir de modo plebiscitário, chamando o povo para governar com ele.
 
Ou seja: ele teria que ter a coragem dos heróis moribundos, e que são capazes de atos suicidamente salvadores.
 
Lula teria que ter alma de João Batista, para olhar para o Brasil, e como verdadeiro Presidente, dizer: "Convém que o Brasil cresça, e que eu diminua!" Sim, ele teria que partir para de fato governar apenas pensando no Brasil e nem um pouco em seu futuro político, muito menos ainda no futuro político do PT.
 
Eu creio que ações simples como essas têm grande poder. Afinal, a meu ver, elas carregam o espírito do Evangelho quando se trata de apanhar o péssimo, e tentar fazer dele algo razoável. E isto somente um Lula amante apenas do Brasil poderia fazer.
 
Ora, se assim fizesse, não apenas realizaria um dos maiores serviços já prestados à nação, como também, quem sabe, ou melhor, com toda certeza, ele seria recebido por "muitos braços de misericórdia", conforme Jesus disse que aconteceu com o Administrador Infiel.
 
Isto muito possivelmente faria dele um Presidente muito maior do que ele sonhou ser nos seus melhores ideais. Mas fazer isto demandaria coragem, e espírito de total disposição de cumprir sua promessa de governar para o Hoje, e para o Hoje apenas.
 
Ou seja: seria o Lula apenas Lula, aquele que ainda poderia governar o Brasil de modo efetivo até o fim deste mandato; visto que o Lula do PT perdeu a chance de fazê-lo com paz para governar.
 
Isto seria governar o Brasil com dignidade até o fim. O mais, ele deveria deixar nas mãos de Deus. Mas seria ele capaz de tal coragem? Sim, haveria em seu coração essa vontade de amor pelo Brasil que só se encontra nas almas maiores que as posições conquistadas?
 
O que o Presidente Lula tem que decidir é se de fato ele ama o Brasil mais do que ao PT e mais do que a si mesmo. Pois se assim for, eu sei, ele ainda entrará para a História de tudo o que foi bom em nossa terra. Mas se andar pelo "caminho da esperteza política dos homens", não sei o que lhe aguarda. Aliás, eu até imagino um pouco, e sei que será horrível, e que não o colocará no lugar de honra que ele sonhou ter na História do Brasil, e que, a meu ver, com toda certeza merece.
 

Com todo respeito por quem pensa diferente,
 

Caio ( Via _ Mauro ) 15/07/05
- - -

LULA, FHC E eu: QUE É ISTO COMPANHEIROS?
 
Li em algum lugar hoje que alguém pensa que a opinião que emiti aqui no site (www.caiofabio.com), acerca do que creio que o Presidente Lula deveria fazer de melhor na atual conjuntura, é de inspiração de FHC. Isto porque, segundo soube, FHC tem dito que o impeachment de Lula não "interessa" ao país, mas que a permanência do Presidente demandaria dele a declaração de que não é candidato à sucessão presidencial.
 
Ora, há algumas coisas a serem esclarecidas acerca disto. Depois que fiquei enojado ao conhecer os intestinos da mídia nos episódios de 98, cheios de mentiras e manipulações, parei de ler a Veja, a Isto É, a Época, etc; além de que fiquei mais de três anos sem assistir o Jornal Nacional e derivados. Os demais jornais (O Globo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, e Estadão, entre muitos antes lidos por mim todos os dias) também deixei de lê-los desde então, passando apenas a voltar a lê-los, ainda que apenas eventualmente, um jornal aqui, uma Revista ali, e, algumas vezes por semana, o telejornal O Jornal da Globo. Em outras palavras, confesso aqui minha alienação acerca do que FHC anda dizendo por aí, ou acerca do que se escreve na mídia. O que freqüentemente acontece é o oposto: porque algo aconteceu, então, eu busco saber na mídia o que está acontecendo. Entretanto, as CPIs que estão acontecendo, me deixaram perplexo, nem tanto com a roubalheira (pois todos sabem e sabiam!), mas como o modo "discursivo" e pouco objetivo como as coisas vêm sendo encaminhadas. Além de nunca me acostumar ver as pessoas acusarem sem terem a decência de se enxergar, posto que poucos ali estão isentos.
 
O que escrevi honestamente sobre o que penso e creio que o Presidente Lula deveria fazer, é fruto de duas coisas: a primeira tem a ver com o nível de sinceridade humana e política que sei que existe em Lula. A segunda é a simples expressão do que creio que é o espírito da verdade do Evangelho a ser praticado por um homem honesto, sincero, e que é capaz de amar a Causa mais do que a si mesmo. Ou seja: minha opinião não está nem aí para o PT, para o Lula Presidente, mas, apenas e exclusivamente, concerne ao Lula-homem, e que é algo que aparentemente só interessa ao Evangelho. Sim, minhas opiniões são acerca do Lula homem, a quem não adianta governar o Brasil agora ou em mais quatro anos, e, no processo, se corromper tanto, que venha a perder a sua alma; tornando-se, assim, na melhor das hipóteses, num político de natureza Hugochaviana.
 
Posso imaginar que para FHC a renuncia de Lula à candidatura nas próximas eleições, seja extremamente interessante . Assim como também o é para todos os partidos de oposição. Afinal, isto não apenas seria a vingança de muitos contra o PT, como também abriria a porta para que o PSDB se torne o partido mais forte do país. E o Senador Arthur Virgílio Neto já fala como "o João Batista" dessa "Nova Era PSDBNIANA". A eles eu digo aquilo que diria meu Senhor: "Que os Políticos sepultem os seus próprios colegas, mas, quanto a quem crê no Evangelho e no valor da alma humana, que vá, e pregue o reino de Deus". Mas este não é um valor que exista na consciência deles.
 
Sei entretanto que os "politizados", como um dia eu já fui, acham que esta minha fala "é ainda política, visto que tudo é político". A esses eu digo apenas como discípulo de Jesus, que Jesus também sabia que "tudo é político" entre os homens; mas, assim mesmo, praticou a política do Evangelho, que é antipolítica do ponto de vista dos "politizados".
 
A esses Jesus diria: "Acautelai-vos do fermento de Herodes e dos Fariseus!"
 
Cada um será julgado pelas suas motivações. Deus é Deus!
 
Eu sei de minhas motivações, e, estas, têm a ver apenas com duas coisas: o meu desejo humano e cristão de ver o homem Lula governar com respeito e dignidade dignas dele até o fim; e, ao mesmo tempo, transformar essa tragédia do PT, em algo que revolucione o sistema inteiro da Política Brasileira.
 
Ou seja: minha esperança é que a palavra "grandeza", tão falada pelo Presidente Lula, em sua vida se transformasse em um forte abraço à Verdade, e, assim, não só o liberte de um final patético ( que a meu ver ele não merece), como também venha a construir a Verdadeira Brasília, que não deve ser feita de prédios e com o formato de um avião "colado no chão", mas sim em uma Brasília que seja um espírito de justiça e solidariedade, o qual não prende o "avião ou ave" ao chão da mesmice da Brasília dos Prédios que acobertam grandes corrupções, e que perpetuam perversamente hábitos que nos têm impedido de voar como nação.
 
O que eu disse é o que creio que faria bem ao Lula e ao Brasil. Quanto a quem "lucra com isto", sinceramente eu creio que é o povo brasileiro. Sendo discípulo de Jesus e brasileiro, politicamente, meu "Partido" é apenas o povo brasileiro.
 
Mas é provável que Lula se agarre à idéia de ter que se tornar o Salvador do Brasil, o Mandela da América do Sul, o Gandhi Latino, o Estadista da Liberdade, O Che da Democracia, e, assim, ame mais ao seu sonho, que ao Brasil; e, assim, não apenas perca as eleições, mas, mesmo que ganhe, governe mais quatro anos como um continuista que amou mais o Poder do que à oportunidade de limpar o Brasil para os brasileiros.
 
As declarações do Presidente à "repórter francesa" me entristeceram o coração. E como quero bem a ele, oro por ele todos os dias, e peço a Deus que dê a ele a coragem de escolher o que tem "peso de vida", e não a vã circunstancialidade do poder.
 
Eu creio que um Lula que tivesse a coragem de renunciar à reeleição — fazendo isto sob tristeza honesta, como um homem que julga a si mesmo com grandeza humilde, e, assim, faz o que é bom — entraria para a História do modo mais digno possível nas circunstâncias presentes (especialmente se promover a Reforma Política); e, além disso, inevitavelmente voltaria ainda a governar o Brasil; e, assim, mais preparado ainda, se tornaria muito mais do que aquilo com o que sonhou ser um dia.
 
Mas sei que este meu sentir "é loucura"; assim como também sei que os meus juizes politizados darão risadas. Eu, todavia, sigo coerentemente crendo que o Lula vale mais que a Presidência da Republica.
 
 
 
Caio
 
____ 
Recebi pelo Mano Caio, mas a opinião já está disponivel no seu site.
 
Mauro

15/07/05 E AGORA, COMPANHEIRO? - o Evangelho e um Presidente aflito
 

Todo líder tem seu Judas. No grupo dos Doze de Jesus, um era diabo. No entanto, se no Grupo dos Doze, aquele que se deitava no peito de Jesus (João), aquele que andou sobre as águas por Seu poder (Pedro), as mulheres que O serviam (Maria, Salomé, Madalena, etc), e os três que subiram ao monte da transfiguração com Ele (Pedro, Tiago e João), fossem todos Judas —; então, ficaria difícil entender qual seria o real discernimento de Jesus acerca da natureza humana.
 
Entre doze, um pode ser diabo. Mas se entre doze, os quatro mais íntimos são diabos, então, ficaria difícil entender a isenção de Jesus quanto a ter sido verdadeiramente traído.
 
O traído não pode estar tão perto, para que possa não-discernir; e tem que estar longe o suficiente para com certeza não saber. Somente assim se é completamente traído quando se é um líder.
 
No caso de Jesus, Ele sabia; mas sabia que era para ser "daquele jeito"; pois "estava escrito". Desse modo, Ele sempre soube sem saber, posto que não fosse Ele quem era, não poderia de modo algum "naturalmente saber", a menos que averiguasse. Assim, soube sem saber. Por isto também foi traído mesmo sabendo, pois só sabia porque não tinha como não saber; embora, como homem, Ele "naturalmente" não tivesse como saber.
 
No entanto, não fosse Quem Ele era, não haveria para Ele meios de saber. Desse modo Ele foi de fato traído.
 
Todavia, se Ele para além de um Judas meio distante, tivesse em Pedro, Tiago, João, André e Felipe, e também em Maria Madalena — todos igualmente Judas, seria para pensar que Jesus realmente precisava ser "entregue".
 
O Pedro, o Tiago, o João e o André, de Lula, o Presidente do Brasil, são, aparentemente, "uns judas".
 
A pergunta de todos agora é a mesma: o Presidente Lula sabia que havia tantos judas por lá?
 
Eu creio (é minha simples opinião distante) que ele sabia; mas não sabia. Sabia porque não é possível não saber pelo menos acerca da energia que "as ações obscuras" exalam nas proximidades. Além disso, ele não nasceu ontem, e, portanto, sabia como as coisas sempre funcionaram na Política Brasileira, cumprindo-lhe, portanto, ficar mais que atento para que tal não acontecesse em seu governo.
 
O Brasil não é o PT, e o Presidente tinha que saber disto de fato e de verdade.
 
E mais que isto: ele sabe como funcionam os processos dentro de todos os partidos políticos do Brasil, incluindo o seu partido, ainda que nele, na maioria das vezes, as praticas fossem muito mais limpas do que nos demais. Entretanto, ninguém disputa três candidaturas presidenciais sem perder a inocência. É impossível. Em qualquer lugar da Terra.
 
Entretanto, mesmo que ele "soubesse", duvido que a ele fosse dito que se pagava um mensalão a boa parte do Congresso Nacional. Não é assim que se faz com nenhum Presidente, mesmo com os mais corruptos, o que não foi, não é e jamais dera o caso dele. No caso do Presidente Lula parece que ele não queria saber nem mesmo das coisas que um dia soube. É uma defesa da alma.
 
Todo presidente quer ser preservado. Por isto, eles apenas dizem o que precisam, o que ajudaria, o que se faz necessário.... Mas não dão idéia de como fazer. Isto quando eles sabem que o "modo" não é recomendável como sugestão oficial. Afinal, em seu auto-engano, todo presidente julga que se "não sabe oficialmente", de fato não sabe. E aqui não falo de Lula apenas, mas do fenômeno presidencial de um modo geral.
 
Assim é a Psicologia dos Presidentes. O que é bom, eles fazem. O que é ruim, eles apenas confessam como necessidade, mas deixam que seu desejo tome o caminho que tomar, hierarquia abaixo, desde que de "modo seguro" cumpra os objetivos.
 
Enquanto isto eles, os presidentes, sabem-sem-saber.
 
No entanto, uma declaração que pode ser apenas um "... a gente não pode ficar de jeito nenhum sem apoio no Congresso para aprovar os nossos projetos ...", chega aos ouvidos "caninos e gananciosos de poder" de certos "discípulos", como se fosse "licença" para fazer o que for preciso. Nesse caso, um presidente se sente traído pelo que não sabia, embora soubesse; ou, pelo menos "desconfiasse com certeza", embora diga a si mesmo que jamais havia desconfiado.
 
Eu já andei demais em círculos de poder para esquecer que é assim. Aliás, alguns dos muitos homens poderosos que conheço e conheci, se afastaram de mim quando ficaram sabendo que eu sabia que eles faziam certas coisas que, supostamente, eles não deveriam nem mesmo saber que acontecia.
 
Quando o sujeito chega ao poder com vontade de fazer diferença para o bem, mas não se sente capaz de governar sem certas ajudas ou em razão de certos compromissos historicamente assumidos, acaba por transferir muito poder para os pedros, os tiagos, os joões, e os andrés.
 
A meu ver, a presente situação do Presidente Lula, requereria dele algumas ações mínimas, para que ele, que sem duvida alguma sonhou em ser o melhor Presidente que o Brasil pudesse ter, não saia do Palácio do Planalto pela porta dos fundos.
 
Primeiro ele teria que admitir que depois de ter tido "mais judas" do que qualquer um poderia admissivelmente ter ao seu redor, o sonho de transformar o Brasil pela via de sua ação presidencial justa e competente, utilizando-se de meios diferentes para governar, acabou. Sim, ele tem que saber que acabou! Ele continua popular porque o povo sabe que existe algo genuíno (de verdade) nele. Mas o povo também sabe que ele ficou vendido na parada.
 
Em seguida, ele teria que tomar as decisões sábias que tomam todos aqueles que vêem que um ideal de sonho acabou: fazem o melhor do que lhes restou.
 
Desse modo, o que ele teria que fazer seria algo mais ou menos parecido com o que Jesus disse que o Administrador Infiel fez (Lucas 16). Isto porque o tal administrador, vendo que não havia mais saída, investiu tudo na generosidade e na tentativa de, do péssimo, fazer algo razoável.
 
E que coisas razoáveis seriam essas?
 
Primeiro ele deveria claramente ajudar as CPIs a prosseguirem. E fazer isto honestamente declarando sua tristeza com o fato disto estar acontecendo em seu governo; porém, ao mesmo tempo, dizendo que entende que por mais isento que esteja dos atos de corrupção, ele sabe que a "cota dos judas" dele foi exagerada.
 
Portanto, ele teria que dizer que uma vez que as coisas ficaram assim, então, que ele entenderia que sua missão seria esta: criar leis de regulamentação dos processos de arrecadação dos partidos; e, assim, chamar para si o projeto de fazer todas as modificações legais para que tais coisas sejam impedidas no futuro; ou, pelo menos, significativamente diminuídas.
 
Ou seja: ele teria que assumir que a missão dele é limpar isto tudo; e, além disso, criar e fazer todas as Reformas Políticas que precisam ser feitas, as quais todos sabem ser necessárias, mas que para muitos não tem sido interessante fazê-las acontecer, porque os corruptos não querem que tudo seja feito ao ar livre.
 
Isto porque as muitas proibições tornam o produto de toda corrupção algo muito mais caro e lucrativo. Já as Leis de Luz, essas tornam todas as coisas desinflacionadas.
 
Além disso, ele teria que declarar que não é candidato a Presidência da Republica nas próximas eleições, e, assim, pedir uma trégua aos partidos; e, por essa via, promover a governabilidade do país, pedindo ao Congresso boa vontade na aprovação das leis boas e necessárias; pois, deixando de ser candidato — e não sendo mesmo —, ele ganharia o direito de pedir ajuda a todos. E, assim, o país veria também se o Congresso está ou não interessado no bem nacional.
 
Somente um Lula não-candidato pode governar o Brasil agora, e além disso fazer ainda reformas profundas e profundas reformas.
 
Mas para assim fazer, ele teria que agir muito mais rápido, e promover urgentemente a criação de Ministérios ocupados pela competência e pela capacidade técnica. Ou seja: somente um Lula não Petista conseguiria governar o Brasil depois dos últimos fatos, mesmo que tudo ainda esteja sendo apurado.
 
No entanto, para que isto acontecesse, ele teria que perder todas as suas próprias ambições políticas, e, sem buscar salvar-se politicamente, constranger o Congresso e a população a agir de modo plebiscitário, chamando o povo para governar com ele.
 
Ou seja: ele teria que ter a coragem dos heróis moribundos, e que são capazes de atos suicidamente salvadores.
 
Lula teria que ter alma de João Batista, para olhar para o Brasil, e como verdadeiro Presidente, dizer: "Convém que o Brasil cresça, e que eu diminua!" Sim, ele teria que partir para de fato governar apenas pensando no Brasil e nem um pouco em seu futuro político, muito menos ainda no futuro político do PT.
 
Eu creio que ações simples como essas têm grande poder. Afinal, a meu ver, elas carregam o espírito do Evangelho quando se trata de apanhar o péssimo, e tentar fazer dele algo razoável. E isto somente um Lula amante apenas do Brasil poderia fazer.
 
Ora, se assim fizesse, não apenas realizaria um dos maiores serviços já prestados à nação, como também, quem sabe, ou melhor, com toda certeza, ele seria recebido por "muitos braços de misericórdia", conforme Jesus disse que aconteceu com o Administrador Infiel.
 
Isto muito possivelmente faria dele um Presidente muito maior do que ele sonhou ser nos seus melhores ideais. Mas fazer isto demandaria coragem, e espírito de total disposição de cumprir sua promessa de governar para o Hoje, e para o Hoje apenas.
 
Ou seja: seria o Lula apenas Lula, aquele que ainda poderia governar o Brasil de modo efetivo até o fim deste mandato; visto que o Lula do PT perdeu a chance de fazê-lo com paz para governar.
 
Isto seria governar o Brasil com dignidade até o fim. O mais, ele deveria deixar nas mãos de Deus. Mas seria ele capaz de tal coragem? Sim, haveria em seu coração essa vontade de amor pelo Brasil que só se encontra nas almas maiores que as posições conquistadas?
 
O que o Presidente Lula tem que decidir é se de fato ele ama o Brasil mais do que ao PT e mais do que a si mesmo. Pois se assim for, eu sei, ele ainda entrará para a História de tudo o que foi bom em nossa terra. Mas se andar pelo "caminho da esperteza política dos homens", não sei o que lhe aguarda. Aliás, eu até imagino um pouco, e sei que será horrível, e que não o colocará no lugar de honra que ele sonhou ter na História do Brasil, e que, a meu ver, com toda certeza merece.
 

Com todo respeito por quem pensa diferente,
 

Caio ( Via _ Mauro ) 15/07/05

June 06, 2005 : POR QUÊ VOCÊ BATE NA IGREJA?
 

Caio, homem de Deus!
 
Graça, Poder, Conhecimento e Direcionamento em Cristo Jesus sobre sua vida.
 

Sou uma pessoa que a muito lhe admira e lhe respeita, sabendo, mesmo não lhe conhecendo pessoalmente ou tendo qualquer tipo de familiarização com você no sentido pessoal, que você é uma pessoa maravilhosa. Você é alguém que vale a pena seguir... Sua vida e obras te denunciam!
 
Tenho quase todos os seus livros e muitas mensagens tuas em Vídeos e "K 7's".
 
Todavia, gostaria de entender alguns posicionamentos de sua parte frente à igreja. Não me coloco em hipótese alguma como advogado da mesma, mesmo porque, ela (igreja) já possui um ADVOGADO. Mas, me coloco sim, como um membro que está ligado a este corpo.
 

Não é de minha intenção lhe atacar dolosamente, ou mesmo lhe desafiar, como sendo alguém que se coloca, ou lhe vê como inimigo da igreja. A sua própria existência já quebra todo e qualquer tipo de maus pensamentos acerca de sua pessoa. Não conheço ninguém que tenha se esforçado tanto em prol da mesma como você.
 
Não sou inquiridor de ninguém, mas, é exatamente por lhe admirar que preciso entender o que você está propondo.
 
Por favor, Caio NÃO SE ESTRESSE (sou professor, e sei que isto estressa); já conheço todo teu site, mas mesmo assim, ainda não vi (será que você vai dizer que sou néscio e tardo de coração?) nada do porque você salienta apenas os pontos negativos da igreja. Será que a mesma não tem nada de bom?
 

Falei certa feita a um amigo meu acerca do seu site, e disse: "O site do Caio é maravilhoso, porém, é como dizia o profeta Oséias acerca de EFRAIM, "É um bolo não virado"; ou seja, "bem assado apenas de um lado só". E porque falei assim? Porque a meu ver tudo o que você diz é verdade, porém, a verdade é apenas de um lado. Porque você não vira o bolo e salienta também o lado bom da igreja? Ou melhor, porque você não diz que também há igrejas excelentes? Igrejas que tanto quanto você amam o reino?
 
Não é posicionamento desaforado de minha parte, mas sim, um SEGUIDOR TEU querendo simplesmente entender as questões retro-citadas. Aliás, os próprios discípulos seguiam a Jesus e ainda não compreendiam o que Ele dizia! Correto?
 
Mesmo porque, há inconscientemente por parte daqueles que NÃO estão sendo entendidos, a tendência de se verem sendo atacados quando os mesmos são questionados. Caio, a muito sou teu discípulo se você quer saber! Aliás, se houver outro alguém que tenha mais "orgasmos na alma" (etimologicamente falando) do que eu ao LER teus escritos, este tal não é mais ele, mas sim, um CLONE do próprio Caio. Creio em tudo o que você diz.
 
Porém, porque antes você defendia o reino defendendo a Igreja e hoje você CONTINUA DEFENDENDO O REINO, porém, atacando a Igreja? Será que é porque não havia ainda chegada a tua hora? (rsrsrsrsrsrs)
 
Não estou questionando tua essência, mas sim, suas atitudes. Alguém poderia dizer: Há diferenças entre essência e atitude. Já que atitudes são subproduto da essência?. Ora, foi Salomão quem disse: "Ainda há outra vaidade sobre a terra: justos a quem sucede segundo as obras dos perversos, e perversos a quem sucede segundo as obras dos justos. Digo que também isto é vaidade" (Eclesiastes 8:14).
 
Pelo amor de Deus! Não lhe chamei de perverso. (rsrsrsrsrsrs). Espero o teu retorno!
 
Fique a vontade para falar o meu nome e divulgar isso no seu site. Se você achar conveniente é óbvio!
 
Caio, deste que tem desejo de lhe conhecer pessoalmente, conversar sobre as coisas lá do alto e dar muitas risadas sobre as seriedades da vida... Não há banalizações!
 

Sandro Alves Martiniano de Souza
 

_________________________________________________________
 

Resposta:
 

Meu amado amigo no Senhor: Graça e Paz!
 
 
 
Obrigado por todo o seu carinho!
 

Se você lê o site, e se já o leu todo, com certeza não o fez com toda atenção, pois, em relação ao que você me pergunta, não lhe teriam restado dúvidas, visto que no site já tratei inúmeras vezes desse tema. Porém, considerando sua sinceridade, vou repetir algumas dessas respostas, embora, eu mesmo me sinta meio ridículo, pois, sem exceção, todas elas já estão mais que definidas no site.
 
Vamos lá! Mas saiba: Igreja é o que creio como positivo; e "igreja" é o que constato.
 
1. Igreja é o que somos; todos nós os que cremos em Cristo; tanto os que se reúnem sempre com outros, como também os que nem sempre o fazem, ou quase nunca o fazem. Assim, Igreja é aquilo no que creio como comunhão humana consciente em Cristo; e ela é feita apenas de gente, de pessoas, de discípulos, de gente boa de Deus. Ora, existe muita gente da Igreja dentro das "igrejas"; porém, a "igreja" não é a Igreja.
 
2. A "igreja" é um ajuntamento humano, que funciona como uma associação, clube, agremiação militar, sindicato, império, reinado, democracia, tirania, ou câmara de deputados—dependendo do líder e de seu caráter, ou da eclesiologia da "igreja-denominação". Desse modo, a Igreja é intangível, é como o sal que se dissolveu, é como o fermento que se perdeu na massa para salvá-la, e é como semente que cresce para virar árvore do acolhimento. "Igreja", todavia, em geral, é o posto disso; e a História do Cristianismo antigo e recente nos dá sobejo testemunho disso.
 

3. A igreja que tem Advogado é a Igreja. Já a "igreja" advoga sua própria causa, e precisa de argumentos de defesa, e também precisa que haja quem advogue sua justiça diante dos homens. Ora, a Igreja eu não advogo, posto que ela já está advogada pela Cruz. E, no que tange a "igreja", mesmo não crendo, e violando o meu próprio coração, visão, percepção, entendimento, consciência e o acumulo de informação, eu, ainda assim, fiz de tudo, durante décadas, a fim de tentar ver o melhor da "igreja" com esperança. Todavia, logo vi que a única igreja da qual eu falava com alegria era a Igreja, posto que em relação à "igreja", minha alma existia em permanente rota de colisão desde sempre, e não apenas de 98 para cá. Meus livros e fitas dão amplo testemunho de minhas percepções durante todo o tempo; e elas sempre foram confrontadoras.
 
4. Assim, eu denuncio a "igreja" como estelionato e falsificação a fim de expressar minha fé na Igreja como Corpo de Cristo; e cujo livro de atas está apenas registrado no Livro da Vida.
 

5. Esses dias são mais críticos do que os de Lutero. Ou é ou não é. Não dá para se tornar cúmplice das obras das trevas que muitas "igrejas" praticam sacrilegamente em "nome de Jesus".
 
6. Eu vejo muitas "igrejas" onde milagres também acontecem a certas pessoas — que lá vão com fé em Deus —, do mesmo modo que eu vejo os milagres, as profecias e as curas realizadas pelo lobo vestido de ovelha, e que as realiza em "nome de Jesus". Ou seja: reconheço que em nome de Jesus muitas pessoas são abençoadas até quando o lobo vestido de ovelha profetiza, ora e expulsa demônios. Todavia, Jesus continua a dizer acerca deles: "Nunca vos conheci".
 

7. Nas "igrejas" estão as melhores e as piores pessoas que conheço. As "igrejas" são como o "mundo" da parábola do joio e do trigo: "um inimigo semeou muito, muito joio dentro dela". Portanto, como não é minha função separar um do outro; é, todavia, minha obrigação dizer que o campo já foi bom, mas que hoje está contaminado, de modo que nele há o que é bom e há o que é muito ruim. É por isto que digo que nas "igrejas" há muita gente da Igreja, mas que as "igrejas" não são a Igreja.
 
8. A melhor maneira que tenho de amar e servir aos irmãos que sinceramente sofrem dentro da "igreja", é denunciando o fato de que os errados não são eles, que apenas querem o que é bom, e conforme o Evangelho; mas sim dos supostos "representantes" dos interesses de Deus; interesses esses, os quais, se tornaram em política, disputas de poder, ambições escusas, vendas do que é gratuito, exploração, tirania, manipulação, e apostasia em relação à Cruz e à Graça de nosso Deus.
 

9. No dia em que a "igreja" desistir de ser a Igreja, então, nesse mesmo dia, ela será Igreja. A Igreja é de Deus. Ele sabe de quem ela é feita. Na história a gente apenas busca viver como cidadãos de um reino superior. Mas isto não nos dá o direito oficial e divino de sermos os representantes de Deus na terra, e nem o de sermos os porteiros que dizem quem entra e quem sai pela Porta.
 
10. Todos os evangélicos sabem que eu os amo e que a amo a Igreja, e que é por essa razão que enfrento sem medo a falsificação e o estelionato dela: "a igreja".
 
Quanto a haverem igrejas-instituições boas, pelo amor de Deus, tais exceções estão afirmadas sempre neste site. Eu mesmo sou também membro da Catedral Presbiteriana do Rio, a qual, a meu ver, é Igreja na "igreja".
 
Além disso, sou o pastor-mentor do Caminho da Graça, que, na misericórdia de Deus, deseja ser Igreja, renunciando ao que se diz que é ser "igreja".
 
Desse modo, minha ajuda a "igreja" é dizer: Acordem! Ou vocês não serão jamais Igreja!
 
Igreja é lugar de amor, justiça, bondade, verdade, perdão, misericórdia, generosidade, graciosidade, e gratidão.
 
Igreja é um espírito, antes de ser um ajuntamento.
 
Igreja é comunhão de amor e solidariedade de uns para com os outros, em espírito de perdão e verdade, e sempre em torno de Jesus, conforme o espírito de Graça e reconciliação ensinado pelo Evangelho.
 
Nessa Igreja eu creio. Sou parte dela. Busco-a na Terra. Encontro-a em milhares de rostos, mas poucas vezes em templos.
 
Eu creio na Igreja que não vive de doutrinas — que é o que também a corrompe, e a torna "Igreja" —; pois sabe que se doutrinas sistemáticas fossem importantes, Jesus mesmo as teria sistematizado; e não deixaria nenhuma outra explicação sobre o que é essencial para ser inventada por mais ninguém.
 
A Igreja a qual devoto e devotarei minha vida até o fim, é feita de gente para quem Jesus é tudo, sendo Ele Aquele acerca de quem os evangelhos dizem ser Homem e Deus.
 
Para esses Jesus já fez tudo. Para esses Jesus não precisa de doutrinas catadas por homens para amarrar o espírito da Palavra e do Evangelho. Para esses Jesus é a Palavra encarnada, explicada, ensinada e praticada. Para esses, em Jesus, mesmo o analfabeto aprende o entendimento do Evangelho, o qual não é fruto da tutela de doutores, mas sim o resultado da iluminação do Espírito Santo no coração.
 
Minha Igreja ama a Jesus, e não a si mesma!
 
E digo tudo isto com dor no coração, pois, dado aos milênios decorridos, não necessitaríamos esclarecer a diferença.
 
Sei que alguns me acham louco, radical, polêmico, instigante, provocativo, critico, às vezes ácido; porém, todos sabem que tudo o que digo e faço é por amor a Igreja; e também sabem que não me equivoco acerca do que é a "igreja".
 
Para quem quiser fazer uma imagem, pense o seguinte: a Igreja é como Jesus andando com seus discípulos pelo caminho. Já "igreja" seria o Sinédrio, preocupado com a representação de Deus na terra, com as doutrinas certas, com os costumes certos, com as tradições divinas, e em como manter e ampliar seu próprio lugar de poder e controle.
 
Assim, a Igreja se entrega em amor. Mas a "igreja" é capaz de sacrificar o Evangelho de Cristo, mas não abrir mão de quem se tornou, sob pena de achar que perderá poder; seja qual for a forma de poder.
 
Quanto a qualquer outra coisa, leia atentamente o site, pois, nele, o tema é mais que recorrente. Inclusive com explicações bem mais amplas e claras do que esta.
 
Um grande beijo!
 
Que Deus o abençoe com entendimento!
 
 
 
Nele, em Quem Igreja é trigo e "igreja" é joio,
 
 
 
Caio (via_mauro) 19/06/05

CRISE NO GOVERNO/ARTIGO DO CAIO FÁBIO
 

Conheci o Lula em 1990. Eu falava no auditório do Senado, e ele era um dos que fariam uso da palavra naquela manhã. Após me ouvir, ele voltou-se para mim e perguntou: "Onde você andava que a gente ainda não tinha se encontrado?"
 
Depois daquele dia passamos a nos ver sempre. Foram muitos almoços no escritório dele, jantares em restaurantes, e encontros na casa dele; sem falar que quase todo sábado de manhã, após o Pare & Pense ir ao ar, ele me ligava para comentar a mensagem.
 
Falávamos também bastante ao telefone, e sempre num tom amigo, e sem propostas políticas envolvidas em nada.
 
Aproximei-o dos evangélicos, os quais, durante anos, o chamavam de "diabo". Muitas foram as oportunidades que criei para que ele tivesse a chance de se deixar perceber pela igreja, visto que me parecia maligna e desumana a maneira como os lideres evangélicos o tratavam.
 
Silas Malafaia e a IURD eram os principais profetas das diabolices que o Lula supostamente representava. Mas quando viram que o Lula ganharia as eleições, logo o "ungiram", apesar de terem-no endiabrado durante anos!
 
Durante oito anos Lula e eu tivemos o melhor convívio, e sei que ele desenvolveu por mim muito carinho. Prova disso foram as tentativas dele de me fazer participar de todas as coisas que ele julgava que eu teria um influencia e exercer.
 
Entretanto, chegou o trágico ano de 1998.
 
Foi no início daquele ano que Lula, visitando a Fábrica de Esperança, encontrou lá o "irmão" que me narrado havia quase um ano, as histórias do tal Dossiê Cayman, as quais ficaram comigo em sigilo. Naquele dia, entretanto, quando cheguei à Fábrica com Lula, Brizola, Bené, Garotinho, e vários outros políticos, entre os quais senadores, deputados federais, estaduais e vereadores, tudo iria mudar e eu não sabia.
 
Assim, ao chegarmos para a visita que aquela comitiva faria na Fábrica, o "irmão"-e que morava na Florida-, estava lá, na porta. Viera espontaneamente por ter sabido que Lula estaria lá.
 
"Fulano!"-disse Lula, saudando-o com todo carinho. Então vi que se conheciam e que entre elas havia muito mais história do que eu sabia.
 
Vistamos a Fábrica e depois tivemos um programa ao vivo, transmitido de dentro da própria Fábrica de Esperança, onde também estavam os estúdios da Vinde TV. Ao final do programa, Brizola e os outros saíram para mais uma volta na Fábrica, enquanto Lula, eu e o "irmão", subimos para minha sala no sexto andar.
 
Eu fui ao banheiro e os deixei a sós na sala. Quando eu voltei Lula me disse: "Reverendo! Você sabia disso e não disse nada para ninguém?"
 
Expliquei que não tinha nada a ver com aquilo. Mas, na noite seguinte, uma pessoa muito amiga minha, e de total confiança do Lula, me procurou pedindo em nome de nossa amizade que eu dissesse quem tinha as provas do tal Dossiê. Eu disse que não sabia quem era, mas que "o irmão" sabia, pois ele era quem me havia confessado a tal história. Então, disse que se eles tinham interesse no assunto, que fossem eles mesmos atrás da história, já que sabiam quem era a pessoa que a mim tinha feito a confissão, e que era também conhecido do Lula de longa data.
 
No fim, a coisa toda andou, e voltou sobre a minha face, tirando de mim e de minha família minha tranqüilidade, e colocando-me numa situação tão desesperadora, que, quem não viveu, não tem como medir ou avaliar.
 
Depois disso falei com Lula apenas ao telefone, mas nunca mais nos encontramos.
 
Para mim, de tudo aquilo, algumas coisas ficaram claras:
 
1o Lula era a alma daquele movimento, mas não tinha tanto poder sobre a gestão; a qual, me parecia estar nas mãos do José Dirceu.
 
2o Lula pouco ou nada se envolvia em qualquer coisa que não fosse a articulação política, pois pouco participava das decisões internas e cotidianas.
 
3o Vi, mais de uma vez, que havia coisas que andavam apenas por gestão do Dirceu, e que não eram nem mesmo do conhecimento de outras lideranças importantes do PT.
 
Quando a história do Dossiê aconteceu, o Dirceu se ofereceu para esclarecer as coisas, mas fez o possível para afastar Lula de mim. Percebi e fiquei quieto.
 
Hoje, dia 14 de junho de 2005, estou assistindo o depoimento do Dep. Roberto Jéferson na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados.
 
Nunca fui fã do Jéferson. Hoje, todavia, por razões boas ou más, ele, entretanto, está dizendo coisas claras e francas.
 
Em seu depoimento, até agora, ele só teve coisas boas a dizer do Presidente Lula. Todavia, não poupou Dirceu e ninguém mais.
 
Na minha opinião o PT é um partido que tem gente muito boa nos seus quadros, sendo que de todos, ninguém há ainda que tenha mantido sua própria integridade quanto Lula.
 
Os presentes acontecimentos servem para mostrar algumas coisas:
 
1o Que o PT se serve dos mesmos expedientes dos demais partidos, tendo apenas um outro "modo de operar".
 
2o Que Dirceu e os assessores da Presidência- com exceções, é claro -, são os que se meteram nesse imbróglio todo, e são eles que têm que responder pelo que está acontecendo.
 
3o Que se o José Dirceu não se antecipar e deixar o governo, ele, por sua presença, pode destruir tudo de bom que inegavelmente Lula sonha e tenta realizar.
 
Minha preocupação nesse momento não é com o Presidente apenas, mas com o Lula com quem comi buchada, comi lula, como galinha caipira, comi frango à cubana, comi tambaqui, e bebi vinho. Sim, minha preocupação é com o Lula que me ligava para conversar sobre a mensagem que ouvia aos sábados pela manhã.
 
Esse Lula é homem bom e sensível. Meu temor é que tudo isso o destrua na alma, e o faça submergir à bebida, à tristeza, à depressão, e, até a coisas piores.
 
Existe uma getuliovargassidade na alma do Lula. Quem lê, entenda!
 
Por isso, quero aqui pedir que se saiba que atrás de tudo isso existe gente!
 
Que as irregularidades sejam todas apuradas. Mas que a pessoa do Lula não seja feita Anátama em razão das doenças do poder, e que, neste caso, não passam por ele.
 
Portanto, essa é hora para muita oração.
 
Eu nunca fui petista e nem membro de partido algum. Nunca votei no PT, apesar de durante anos ter votado na Bené e no Lula.
 
Por isso me sinto isento para pedir que não se misturem as coisas. Há muita corrupção em todos os governos brasileiros, tanto no nível federal, quanto no nível estadual, quanto também no nível municipal.
 
Lula é apenas um homem!
 
Quanto ao mais, eu creio que José Dirceu deveria se afastar do governo, ele e todos os ministros; e isso a fim de não puxar o Presidente com ele para um buraco que eu sei que Lula não ajudou a cavar.
 
Quanto ao Lula, em minha opinião, ele deveria tentar menos, no momento, resolver os problemas do Planeta Terra, e se concentrar, ele mesmo, na gestão de seu governo, agora sabendo que não pode mais transferir responsabilidades de olhos fechados; pois, enquanto ele descansa, muitos usam de expedientes espúrios, e que têm o poder de acabar algo que, bem encaminhado, pode ainda vir a fazer muito bem ao nosso país.
 
O que o Presidente Lula tem que saber é que o PT não serve para governar, posto que a autofagia do partido é tão grande, e o legalismo é tão hipócrita, que é capaz de atirar nos próprios pés.
 
Até o diabo é mais sábio que o PT, pois, no império de satanás nenhum reino se divide, posto que dividido nenhum reino subsiste.
 
A sabedoria mandaria Lula restabelecer sua base de governabilidade o quanto antes. E isso implicaria em zerar a quilometragem e começar tudo outra vez, posto que, até aqui, ele permanece isento e limpo.
 
Minha oração é que Deus tenha misericórdia do Lula e do Brasil.
 

Nele,
 
 
 
Caio ... ( Via_Luis Cavalcanti em 15/06/05)

A ANGUSTIA DO PASTOR "B" _ 22 de julho de 2003 : Des-construíram minha fé!
 

Mensagem:
 
"Então, eu fazia "saques" do meu próprio passado para
poder viver o presente..."?foi o que você disse.
 
Pastor Caio:
 
Como me identifico com suas palavras!
 
Sempre me sinto assim!
 
Meu coração ardia em chamas pelo Senhor.
 
Tinha temor de Deus, ansiava pela sua presença, amava
a Palavra...
O amor desvaneceu-se, o temor desapareceu e a fé
ruiu...
 
Busquei com afinco o estudo, des-construí as
Escrituras e quase não consigo mais crer em nada!
 
Clamo que Deus interfira!
 
Que me prove a sua existência... e só experimento um
profundo e dilacerante silêncio!
 
Vivo a experiência da ausência de Deus...
 
Prego a Palavra todos os domingos e me sinto
hipócrita!
 
Andei por caminhos trôpegos, fiz coisas erradas e fico
remoendo o medo de que descubram.
 
Os homens são implacáveis em seus julgamentos.
 
As mãos que hoje me aplaudem serão exatamente as
mesmas que me apedrejarão.
 
Ainda creio em Deus, mas não tenho mais uma fé
literalista, bíblica.
 
O NT parece-me uma "releitura" do VT.
 
Algo "forjado", "arrumado" para convencer...
 
Tudo o que eu queria era voltar a crer!
 
Tendo um amor puro, genuíno, vibrante pelo Senhor...
 
Não consigo mais!
 
A exaustão já tomou conta de mim.
 
Me sinto covarde e me retro-alimento da minha própria
vaidade.
 
Dos muitos elogios que recebo.
 
Não consigo largar a Igreja, mas também não consigo
mais amá-la como antes...
 
Vivo "sacando" do meu passado para poder me arrastar
no presente...
 
Se puder, por favor me responda algo...
 
?B?
 
Obs. O e-mail é fictício. Resolvi ocultar o meu nome
verdadeiro.
_______________________________________________________________________________
 

Meu amado irmão e colega ?B?:
 
Não posso exatamente dizer que conheço esse lugar
existencial-teológico-psicológico onde você está,
pois, de fato, nunca estive nele. Não com os perfis e
contornos que você apresentou.
 
Conheço muitos outros buracos...
 
Mas jamais me senti assim; e nem tampouco experimentei
tais conflitos em relação a Deus e a Palavra.
 
Depressão já tive muitas!
 
Tristeza de morte, só Deus sabe!
 
Culpa, meu Deus, o mundo inteiro se deu conta!
 
Senti culpa até do que não tinha culpa...era meu modo
de ser responsável com dores herdadas!
 
Acho que nunca tive problemas com a Teologia porque
para mim tudo o que ?gia? não me seduz. Além disso,
tive a benção de só entrar em seminário para dar aulas
ou para falar como Paraninfo em cultos de Formatura.
 
Você está vivendo a crise de milhares de pastores. A
diferença é que, Graça a Deus, você ainda está vivo,
com a consciência ativa e sadiamente sofrida.
 
Que benção, meu irmão!
 
O duro é quando você encontra aqueles caras para quem
a religião virou apenas um negócio, e o pastor se
enxerga apenas como um gestor de atividades nas quais
ele não acredita, mas faz isso sem nenhuma perturbação
ou conflito.
 
O que creio de coração é que você perdeu o romance com
Deus e com a fé, em razão de seu caso com a ?igreja? e
com a ?teologia?.
Ambas são péssimas amantes!
 
O que transcrevo a seguir, já estava escrito por mim,
mas achei que poderia fazer bem a você.
 
Leia com todo o carinho, pois, é com sincera oração
que transcrevo o que segue.
 
Que o Espírito abra seu coração e ilumine sua alma e
espírito com a Luz da Graça.
 
Boa Leitura!
_____________________________________________________________________________
 

A fim de não ser por demais exaustivo, quero apenas
que você medite comigo num dos mais cruciais textos da
Escritura: a tentação de Jesus no Pináculo do Templo!
 
Hoje em dia aquela tentação é comum-mente?e a mente,
comumente, mente!? interpretada como sendo a do
materialismo dos milagres e do carismatismo do poder
de personalidades que impressionam por suas ?mágicas
sobrenaturais?.
 
Ela é vista também como a tentação do marketing da
piedade pessoal?o que também é poder?; ou ainda, como
a tentação de ?encurtar? a longa estrada do
discipulado e da vivência na Palavra, por uma ?rota
mais curta?, especialmente visando a auto-afirmação
ministerial no ambiente cristão, ou como Eliú, entre
os ?amigos de Jó?.
 
Enquanto isto, no Pináculo do Templo Satanás deseja
que Jesus dê uma prova irrefutável de que Ele é o
Filho de Deus. Era a violação da Lei de causa e efeito
no mundo físico??atira-te daqui abaixo??a fim de
estabelecer uma outra relação de causa e efeito:
?Quebra deliberadamente o efeito e tu serás a tua
própria Causa!?.
 
Ou seja: Satanás convidava a Jesus muito mais do que
para um Show Messiânico. Ele convidava a Jesus para o
?Pináculo do Templo?, para aquele lugar de onde o
?Querubim da Guarda? foi derrubado, tornando-se Diabo
e Satanás.
 
Figurativamente, Satanás tenta colocar Jesus acima do
Pai, no Pináculo de Sua Habitação!
 
Essa é a tentação de todos aqueles que desejam se
afirmar acima de sua vocação e que desejam se tornar
independentes de Deus no ?lugar sagrado?.
 
E pior: é a tentação dos que confundem Deus com o
?lugar sagrado?, que rejeitam sua situação de
criaturas, que pensam que possuem auto-suficiência
para cumprir sua própria missão e que enganam-se
pensando-se detentoras da chave da vida, ou do
significado pessoal de suas próprias
histórias?baseados em suas próprias virtudes?, sendo
que, na maioria das vezes, tomam para si também a
prerrogativa de juizes de toda a vida na Terra.
 
E isto tudo fundados no sucesso de suas performances
espirituais ou materiais. Ora, Satanás também tem
anjos à seu serviço E se estavam disponíveis para o
?sucesso do salto de Jesus?, não estariam também
disponíveis para o sucesso da ?igreja??
 
Sucesso não é problema para quem disse ?tudo isto te
darei se prostrado me adorares?. E se fosse mentira,
não seria, pelo menos para Jesus, nenhuma tentação!
 
A tentação é a possibilidade! Exatamente como lá no
Jardim do Edém. Tanto era possível, que aconteceu!
Tanto era mentira, que aconteceu sem realizar a
promessa de Vida e Saber para o Bem!
 
As ?verdades? do Diabo realizam o possível. O que não
realizam é o impossível dos homens?e do Diabo também?,
que só são possíveis para Deus, e, no caso, a maior
impossibilidade da Terra e do Céu é a salvação de um
homem por seus próprios méritos ou pelo apropriar-se
das ?possibilidades disponíveis?.
 
E isto pode se manifestar como objeto de fabricação
espiritual, de invenção Moral, de auto-glorificação,
de saúde psicológica, de poder político ou
eclesiástico, ou de qualquer outra coisa que tire você
do caminho de ser de Deus apenas por Deus!
 
Em suma: a proposta de Satanás realiza qualquer coisa,
menos a entrega verdadeira ao Deus de Jesus !
 
E, aqui, devo dizer o seguinte:
 
Esta é especialmente a tentação do virtuoso, do
artista, do intelectual, do psicólogo, do analista, do
filósofo, do sacerdote, do pastor ou mesmo do monge!
 
Um homem com capacidade excessivamente ?criativa?
corre mais facilmente o risco de se con-fundir com o
Criador num surto de auto-glorificação do que os que
?criam menos?. E, na maioria das vezes, fazem isto até
inconscientemente, e, por esse auto-engano, tentam
?substituir? Deus pelas impressões de seus criativos
corações.
 
Hoje em dia nós temos muitas justificações éticas,
morais, teológicas, políticas e de natureza
mercadológica?ou seja: marketeira?, para nossa entrega
freqüente aos ?convites de Satanás? para que subamos
ao Pináculo do Templo!
 
Todas são fruto da Teologia da Terra que é a
sistematização teológica da Escolha de Adão. Afinal, é
Adão quem decide assumir responsabilidade sobre o que
é Bom ou Mal!
 
Neste sentido eu diria que a Religião?e nisto incluo,
obviamente, o Cristianismo e todas as suas variáveis
históricas? é a mais sedutora forma de tentação.
 
A Religião?que é sempre Teologia da Terra?, se ?vende?
como o meio de nos fazer ?obedecer a Deus?,
supostamente conhecendo o ?bem? e o ?mal?, enquanto é
apenas uma invenção humana que é fruto da obediência
aos desejos de auto-justificação ou fruto da mera
neurose de obediência de almas não atingidas pela
Palavra e pela Graça. Ou seja: a inclinação normal do
Homem Natural é para Religião ou para qualquer outra
forma de auto-justificação ou de auto-glorificação!
 
A Religião pode até mesmo se tornar o esconderijo de
almas amantes do mal, e que escolhem o melhor de todos
os escudos para sua camuflagem: a Moral religiosa!
 
Quanto mais perto do Pináculo do Tempo se chega, mais
entregue aos ventos dessa tentação nós ficamos!
 
O mesmo se pode dizer da Moral ou, diluidamente, da
Moralidade.
Afinal, o que o Diabo diz também é: ?Prove, por você
mesmo, e com seus próprios méritos, que você é Filho
de Deus!?
 
Como criaturas nós também somos filhos de Deus e somos
também freqüentemente tentados a fazer uma
demonstração ?milagrosa ou Moral? desse vinculo.
 
Note que quanto mais profunda é a filiação, maior é a
tentação. Por isto, em Jesus temos o Ápice da
tentação! A tentação de Jesus foi total, bem mais
total do que a de qualquer outro homem, por inúmeras
razões, mas aqui veremos apenas uma:
 
A tentação é tanto mais poderosa quanto menos
fragmentado for o ser! Seres excessivamente
fragmentados sofrem fracas tentações. Eles caem muito
porque ficaram do tamanho delas, todos os dias!
E no mundo atual, eu diria o seguinte: o homem comum,
não cristão?seja ele intelectual ou de pouca condição
reflexiva?,sofre menos ?tentação? que o homem
?religioso?; e o ?religioso??não importando o
credo?,sofre ainda menos tentação que o ?cristão?.
O problema é que o ?cristão? ainda tem que sofrer mais
que a culpa? na maioria das vezes, mais neurose que
?culpa?; ou mais cinismo do que ?paz??, que é a
presença semi-divina da ?igreja?, que se arroga ao
papel de ser a detentora histórica do ?bem? e do
?mal?.
 
A ?igreja? ainda não entendeu que ela se tornou a mais
arrogante representante da franquia terrestre da
Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal!
 
Ora, aqueles que habitam o ?pináculo?, tornando-se
escribas dos oráculos que de lá advêm, são aqueles que
sofrem a pior tentação e é neles também onde ela
cresce ainda mais.
 
Lembre-se, o próximo passo é a ?interpretação da
Escritura?, conforme uma ?hermenêutica satânica?.
Aparece, então, a exegese do Salmo 91.
 
Pois, então, lhe disse o Diabo: ?Se és o Filho de
Deus, atira-te abaixo, por que está escrito: Aos seus
anjos ordenará a teu respeito, que te guardem; e: Eles
te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares
nalguma pedra?.
 
E que ironia: no pináculo teológico e religioso a
tentação é muito maior!
E nesse particular é bom que ninguém esqueça os
fariseus e os escribas da Lei dos dias de Jesus. Eles
eram homens do templo, sua piedade e religiosidade
externos eram inquestionáveis; suas boas obras,
irrepreensíveis; suas esmolas e jejuns, impossíveis de
não serem reconhecidos; seu interesse pelas
Escrituras, obsessivo.
Mas, e daí?
 
Quanto mais uma pessoa se dedica à letra, menos se
dedica à Palavra e mais distante fica de Deus.
 
A letra mata!
 
E, aqui, Satanás nos chama para a tentação do
letrismo, do literalismo, das exegeses sem o Espírito,
para os códigos de obediência externos, para o
marketing religioso, para o exame anatômico das letras
da Escritura para ver se ?nela? encontramos o
?espírito??inversamente-conforme os ?materialistas
russos? do século passado que dissecavam o corpo para
demonstrar a inexistência do espírito?; e, nesse
ponto, Satanás também nos incita à ?possibilidade? de
escravizar Deus às ?ordenanças de nossas profecias?.
 
Afinal, ?está escrito!?
 
E, neste aspecto, basta ouvir a programas cristãos no
radio ou vê-los na televisão, ou mesmo, basta ir à
maioria das ?igrejas de poder?, que se verá a
?hermenêutica de satanás? sendo pregada.
É quando Deus tem que ?obedecer? à Sua Palavra em
sujeição à ignorância humana?o que é o de-menos em
toda a história?; ou quando Ele tem de se tornar
?cúmplice? da pilantragem realizada em Seu nome,
cumprindo, supostamente, promessas que Ele não fez; ou
quando Ele é o ?estivador celestial? que apenas
realiza a ?agenda? de curas e milagres que os agentes
de publicidade e marketing da religião pre-definiram.
 
E mais: isto acontece também quando Deus tem que
cumprir a ?Escritura?, que no caso foi objeto não só
de exegese satânica, mas também teve seu aplicativo
?cristão? muito bem ?apropriado? aos interesses
financeiros, psicológicos?no caso de ?messias? que
sofrem de surto religioso?, ou, ?teológicos?, daqueles
que dizem: ?Deus não pensa assim!?
 
Neste último caso, é quando se ?usa? a Palavra para se
?construir? uma teologia ou uma Moral que reflitam não
a verdade da Palavra, mas um exercício satanizado de
capacidade interpretativa, fundado na doença
Moral-psicológico-teológica do ?messias? ou ?escriba?
ou ?fariseu? em questão!
 
Assim, aprende-se que é no lugar sagrado e no manejo
autônomo da Escritura, onde mais corremos o risco de
cair em tentação!
 
Jesus poderia até ter pulado do Pináculo do Templo.
Anjos poderiam até ter vindo socorrê-Lo?e não faltavam
voluntários celestiais satânicos para cumprir a missão
de aterrissagem de Jesus no pátio do Templo?, mas a
Gloria do Pai teria sido profanada!
Jesus teria feito o caminho de Lúcifer!
 
Na base de tudo está o seguinte:
 
A Escritura é absoluta. Sua interpretação, todavia, é
relativa.
 
Isto porque as ?mentes? que a interpretam já carregam
suas próprias ?certezas? fundadas no engano do
conhecimento do ?bem? e do ?mal?, conforme a
interpretação do ?Pináculo do Templo?, onde o livro de
hermenêutica por excelência é aquele cujo título é: ?O
Saber Conforme a Árvore do Conhecimento do Bem e do
Mal?.
É por isto que a manifestação de libertação de Paulo?
em sua conversão da pre-suposição
?legalista-farizaica? ao mergulho na Graça?, foi, na
minha opinião, o mais revolucionário, lúcido e
consciente passo de fé que alguém já deu depois de
Jesus.
Paulo, atingido pela ?revelação?, em obediência a
Palavra de Jesus, se sujeitou a re-ler toda a
Escritura, a fim de nela discernir o espírito da
Palavra e a palavra do Espírito.
 
Agora, voltemos ao principio de tudo. Eu disse que
Satanás convidara Jesus para quebrar um principio
físico de causa e efeito?a Lei da gravidade?, a fim de
faze-lo mergulhar num outro principio, espiritualmente
negativo:
 
Quem quebra deliberadamente o efeito daquilo é
absoluto, torna-se sua própria Causa. E, assim, se
acumplicia a Satanás, quando subiu sozinho ao Pináculo
do Templo Celestial e disse: ?Eu subirei; eu ficarei
acima do Altíssimo!?
 
O que não percebemos é que a tentativa de quebrar a
Lei natural de causa e efeito é o que nos faz ser a
?Causa? e os efeitos passam a ser apenas aquilo que
nós criamos ao nosso bel prazer ou conforme nossas
melhores barganhas com a nossa própria
pseudo-divindade!
Afinal, nós viramos a própria medida de todas as
coisas, mesmo que isto aconteça sob os disfarces de
piedades religiosas, como é mais comum acontecer!
 
Sempre que o homem é a ?causa?, Deus é um mero
?efeito?!
E esta é a grande blasfêmia!
 
Daí, a Moral, a ciência, a teologia, a filosofia, a
política, as artes e toda a produção humana que se
percebem como ?causa?, tenderem a tornar a Deus um
mero efeito.
 
E a Cristandade é quem deu o maior exemplo e quem
melhormente piorou essa ilustração!
 
Ora, como é possível ler-se os evangelhos, ver Jesus
em ação e em vida? revelando Graça, amor, verdade e
sentido de propriedade em tudo o que fazia; perceber
Seu carinho e paciência com a necessidade e miséria
humanos; Seu humor fortemente alterado frente aos
Habitantes do Condomínio do Pináculo de Jerusalém, os
fariseus e autoridades do Templo?e ainda pensarmos que
o Cristianismo se parece com Ele, Jesus?
 
De fato, percebemos imediatamente como a pratica
cristã, sua postura histórica, sua construção
religiosa, sua atitude desumana, seu rigor maligno na
defesa do Nome de Deus e, sobretudo, sua arrogância no
falar como detentora da verdade, é uma inequívoca
rendição da ?insígnia cristã? à proposta do Diabo!
 
A salvação da Igreja está em não se impressionar com a
citação das Escrituras, mas, antes disso, buscar
obediência à Deus e à Sua Palavra, apenas e tão
somente porque é Palavra de Deus.
 
Sempre que se obedece a Escritura por causa dela mesma
se está cedendo à tentação do Diabo!
 
A ?Escritura?, sem Deus, é apenas um texto religioso
aberto à toda sorte de manipulações!
 
No genuíno encontro com Deus e com a Palavra, a
Escritura vem depois. Sim! A Escritura vem bem depois!
 

O processo começa com a testificação do Espírito? pelo
testemunho da Palavra? de que somos filhos de Deus.
Depois, nos aproximamos da Escritura, pela Palavra. E,
então, salvos da ?Escritura? pela Palavra, estudamo-la
buscando não o seu poder ou o seu saber, mas a
?revelação? imponderável acerca da natureza e da
vontade de Deus, que daquele ?encontro??entre a
Escritura, a Palavra e o Espírito? pode proceder.
 
Um ser ?pre-disposto? ao sucesso teria pulado do
Pináculo em ?obediência? à Escritura e à sua
literalidade, violando, para sua própria morte, a
Palavra.
 
Sim! Estava escrito. Porém, não estava dito!
 
Ora, é em cima do que está ?escrito? mas não está
dito, que não só cometemos ?suicídios?, mas também
?matamos? aqueles que se fazem ?discípulos? de nossa
arrogância, os quais, motivados pelas nossas falsas
promessas, atiram-se do Pináculo do Templo abaixo.
E é também por causa desse tipo de obediência à letra
da Escritura que nós morremos.
 
A letra mata!
 
Olhamos em volta e vemos o Livro de Deus em todas as
prate-Lei-ras. Vemos o povo carregando-o sob o braço,
e percebemos que eles são apenas ?consumidores de
Bíblias?.
 
Vemos seus lideres e os percebemos, muitas vezes,
apenas como ?mercadejadores? de Bíblias e dos
?esquemas? e ?programas? que se derivam do marketing
que oferece e vende sucesso em ?pacotes em nome de
Jesus?.
 
Sim! E isto tudo não porque nos faltam Bíblias e muito
menos acesso à Palavra. O que nos falta é buscar a
Deus por Deus. Ser filho amado de Deus não porque isto
nos dá status Moral sobre uma sociedade que não é mais
perdida que a própria ?igreja?, coletivamente falando,
é claro!
 
A Teologia Moral de Causa e Efeito é filha da
observância externa da Lei, tornando o homem a Causa e
Deus o efeito!
 
A Teologia Moral de Causa e Efeito é uma produção que
tem o Diabo como consultor e tutor teológico do Curso.
É o ?uso? da Escritura a fim de ?adulterar? a Palavra.
Esse é o grande adultério, e que é aplaudido,
consentido, aprovado, entusiasticamente estimulado e
do qual, a maioria de nós, se faz, no mínimo, um
voyer, sendo que boa parte de nós, faz parte ativa
dessa confraria, onde o Diabo dá aula de Moral, de
teologia sistemática e, sobretudo, de hermenêutica.
O que parece é que nos é impossível perceber que a
única ética cristã possível, é fruto da liberdade!
 
Tudo o que não for escolha pelo bem-revelado, feita
como resultado de uma liberdade responsável, é Moral;
não é Ética. É Estética, mas não é Verdade. É Dogma,
mas não é Revelação!
 
Moral não agrada a Deus. É filha do medo. É governada
pela imagem. E tem como sua ?filha de criação? a
hipocrisia. E pior: sua mansão mais pomposa é a
Religião.
 
Ética, todavia, é filha da liberdade de escolha. E é
apenas quando, sem medo, se escolhe o que é bom, é que
o bem do bom, nos faz bem. Do contrario, até o que é
bom, escolhido por medo, faz mal.
Se o interesse de Deus fosse ter filhos que o
obedecessem por ignorância ou medo, melhor teria sido
que nos tivesse deixado no estado adâmico, antes da
Queda; ou seja: no Jardim das Não Escolhas?onde não
houvesse também a Árvore da Tentação!
Isto porque, sem a presença da ?porta??a Árvore do
Conhecimento do Bem e do Mal?, estaríamos em melhor
situação: des-assombradamente sem consciência e sem
medo!
 
Se, todavia, Deus colocou uma ?saída? para fora desse
?Pleasentville? na Terra, é porque o único
comportamento humano que faz sentido é aquele que é
filho da liberdade que escolhe sem medo, pois, escolhe
com con-ciência em fé, que significa automaticamente
fazer opção pela Árvore da Vida, não como um caminho
humano, mas como uma entrega em fé.
 
Afinal, para os que desejam encontrar o Caminho Para a
Árvore da Vida com as próprias pernas, deve-se lembrar
que o Senhor posicionou um Querubim, com espada na
mão, a fim de impedir tal acesso, pois, é da presunção
de comer de seu fruto sem a mediação da Graça de onde
procede toda Perdição!
 
A ciência da consciência que escolheu a Árvore da Vida
é aquela que existe em fé na Graça; ou seja: no fato
de que Deus sabe por mim, e sabe somente para o meu
Bem, nunca para o meu Mal. Por isto eu ando em fé!
 
Todavia, a consciência que se arrima no saber que vem
do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal
existe com a arrogante certeza de pensar que conhece
sempre para si e para os outros o que é bom ou mal.
Portanto, ela caminha no chão do juízo, da culpa e do
medo, quando está sob surtos culposos; e existe em
arrogância existencial, justiça própria Moral e
julgamento togado da vida dos outros, quando as
exterioridades dos comportamentos encobrem,
eclipticamente, as sombras do ser que não se enxerga.
E, assim, caminha com ?certezas? mas não em fé. ?O meu
justo, todavia, viverá pela fé??disse o Senhor!
 
Fé, Esperança e Amor são o Fruto da Árvore da Vida!
 
É por isto que Paulo diz que contra o fruto do amor
não existe Lei. Ao mesmo tempo, João diz: ?Onde há
medo, não há amor?.
 
Portanto, é só somar:
 
Se há medo, não há amor. Se não há amor, pode haver
sujeição, mas nunca obediência. E sem liberdade,
nenhuma obediência é fruto de uma escolha. E uma
escolha que não seja livre, não é obediência, é
sujeição. E, na sujeição, não há amor, pois, este só
se realiza como livre escolha.
 
Portanto, o que sobra, é a Lei e seu maior derivado: a
culpa amedrontada e que nos joga nos braços
insaciáveis do pecado!
Isto porque a Lei, é a norma dos seres que não têm
consciência própria, pois não têm liberdade para
escolher por si mesmos o que é bom, sendo, portanto,
escravos da Lei mesmo quando a cumprem, visto que,
neles, a obediência não é verdadeira, não sendo, desse
modo, nem pura e nem genuína. Portanto, não agrada a
Deus.
 
E por quê é assim?
 
É porque não é fruto da consciência movida pela
liberdade do amor!
Pelo contrário: é o produto do medo que se sujeita ao
?Tirano??no caso, Deus?, ao qual tem-se que confessar
um amor que não se sente e cumprir regras que nem se
aceita e nem se entende, na maioria das vezes!
 
Assim, nasce a Teologia Moral de Causa e Efeito. E por
quê? Porque quem não se sujeita a ela, sofre as
conseqüências. De modo que o importante é evitar o
efeito-pecado ao invés de se amar a Causa-Deus!
 
E aqui, voltamos, outra vez, ao engano:
 
Quem tem medo do efeito não ama a Causa e quem não ama
a Causa, submete-se à ela até encontrar uma razão ou
um meio de transgredi-la ou de ?negociar? com ela.
Assim, nascem os ?sacrifícios? e as ?trocas? com a
divindade.
 
Jesus, todavia, responde ao Diabo com o que estando
?escrito?, estava também dito; e não com aquilo que
estando ?escrito?, não fora jamais dito. É quando o
que está ?escrito? não eqüivale ao que foi dito. O que
está ?escrito?, é estático. O que foi ?dito?, é vivo e
produz vida onde chega.
 
?Não tentarás ao Senhor teu Deus??respondeu Jesus.
 
O que eqüivale a dizer: ?Não use o que está escrito
contra aquilo que Deus disse!?.
 
Dessa forma, Jesus ensina, que a obediência à letra da
Escritura pode se transformar em obediência a Satanás,
se o texto, sob qualquer que seja o
pretexto?consciente ou inconscientemente?, servir para
produzir isolamento e independência em relação Àquele
que o inspirou.
 
A obediência medrosa pode esconder até mesmo ódio de
Deus por ter-se que obedece-Lo contra nosso próprio
desejo ou concupiscência, que é a única obediência que
os reprimidos e raivosos tem para oferecer em
?sacrifício? de sua ?fé?.
 
Ou, quem sabe, a ?devoção ao texto?, é apenas um
instrumento de auto-afirmação psicológica ou até mesmo
social.
 
A obediência letrista à Bíblia não garante nada à
saúde do homem interior, muito menos bem o faz o seu
mero estudo teológico; ou seja: ?o fazer teologia? é
inócuo para a saúde da alma!
 
Às vezes, infelizmente, é esse letrismo ou essa
liberdade construtivista ou critica em relação ao
texto, o que nos impede de ouvir a Voz de Deus!
 
Se eu busco o texto bíblico, uso-o, o exploro para
meus próprios fins? sejam eles quais forem?, de fato,
estou é obedecendo a hermenêutica de Satanás, que não
possui, necessariamente, um método com nomenclatura
especifica, mas possui um espírito anti-Graça, um véu,
uma nuvem que cega o entendimento? mesmo que se faça
boa exegese da Escritura?, e, que, sobretudo, manipula
o texto com o fim de faze-lo ser a ?nossa palavra?.
 
No fundo, é apenas um ?outro evangelho?, mesmo que
seja pregado por um anjo de Luz ou um ministro de
justiça.
 
Muitas vezes eu corro o risco de ?usar? o texto a fim
de provar que estou certo; ou, quem sabe, que não
estou tão errado!
 
Talvez, seja para demonstrar minha devoção, meu
compromisso com a verdade, ou meu zelo pela inerrância
da Bíblia.
 
Não importa. Em qualquer que seja o caso, eu estou
manipulando a Escritura, usando a morte e a
ressurreição de Jesus, usurpando simbolizações e
outras formas pre-condicionadas de comunicação, a fim
de ?estabelecer? minha própria opinião sobre as
Escrituras, adulterando, desse modo, a Palavra!
 
E esse mal pode acometer também a ?publicanos? e não
somente aos obvios ?fariseus?, amigos de Jó!
 
Dessa forma?pela pseudo-certeza de saber a verdade
sobre toda a Escritura?, nós negamos a radicalidade
absoluta de nossa própria Queda?com a total separação
de Deus que ela estabeleceu?, e tentamos criar nosso
próprio mediador entre Deus e os homens: a sã
doutrina, que nesse caso, não é a Palavra, é a
produção dos ?doutos?, é a verdade como tradição e a
tradição como verdade.
 
De fato, toda tra-dição implica também numa tra-dução.
Assim, a Palavra fica escrava do fixo, da letra e do
hermeneutico-formol-da-razão, que é oferecido sob
rótulos variados, sendo o mais freqüente, aquele que
diz: ?interprete autorizado?. E esta validação pode
vir pela intelectualidade, pelo carisma, ou, como na
maioria das vezes, pelo muito gritar!
 
Dessa forma, não é a relação de fé com a Graça de
nosso Senhor Jesus Cristo o que nos salva, mas a
doutrina correta e a ?igreja certa?.
 
E, assim, mais uma vez, fica desfeito o Escândalo da
Cruz!
 
Aprendemos também como a Escritura pode se transformar
num concurso de verdades e de sabedorias. Jesus,
todavia, não entrou na disputa. Respondeu não com um
discurso, mas com a Palavra. E se colocou na
fragilidade que Ele escolheu para si, pois, sendo
Deus, não julgou, como usurpação, ser igual a Deus.
Antes pelo contrário: se humilhou e confiou apenas na
Palavra.
 
Afinal, o grande conflito está entre obediência e
auto-afirmação!
 
Ele escolheu não uma vitória ?escriturística? ou mesmo
?hermenêutica?, mas a simples obediência ao que estava
dito?ou seja: à Palavra?, pois, a promessa não era que
o homem teria poder de chamar anjos para acudi-lo
quando este julgasse importante ou necessário.
 
O que se diz é:
 
?Ele dará ordens a teu respeito para que te
guardem...?.
 
Portanto, é Deus quem sabe a hora. É Dele e somente
Dele a agenda. E qualquer tentativa de tirar a Palavra
de Deus das mãos de Deus e colocá-la nas mãos do
homem, dando a este o poder de decidir, de ordenar, de
demandar, de liberar, ou de trazer da mera ?Escritura?
o cumprimento de suas promessas, conforme a agenda
humana, é aceitar a sugestão de Satanás e é ensinar as
pessoas a usarem a ?Escritura? contra a Palavra e
contra elas mesmas.
 
Na tentação de Jesus?e quando falo de ?tentação?,
obviamente não me refiro apenas às três ?clássicas?,
conforme os evangelhos, mas a todas, conforme
Hebreus?, o que vemos é Deus se entregando ao ?risco
supremo?.
 
Entregar Seu Filho ao confronto verdadeiro com a
tentação em sua maior plenitude, foi, sem dúvida, um
risco divino imensamente maior que qualquer outro.
Torna a narrativa do Éden um brincadeira de criança;
afinal, o primeiro Adão não tinha as complexidades
infinitas do segundo Adão, e, portanto, não
contemplava as implicações da ?aceitação? da proposta
satânica da mesma maneira conscientemente objetiva que
acometeu a Jesus, o homem?e que é também o segundo
Adão!
 
A vitória de Jesus sobre a tentação é também vitória
da Cruz. É a decisão da liberdade do Messias. É o
fruto de Seu amor ao Pai e de Sua escolha pela
Escritura como Palavra de Deus. Ele é livre e usa Sua
liberdade na submissão de um amor obedientemente
livre!
 
E mais: foi o Espírito quem o levou ao deserto para
ser tentado, pois, num mundo caído, não há devoção
genuína sem real tentação. A devoção dos não tentados
é apenas algo semelhante a performance de robôs. O
amor que escolhe ser de Deus, é também,
paradoxalmente, filho da mesma ?liberdade? que oferece
?outras alternativas? de ser para fora e para ?além?
da Palavra revelada de Deus.
 
O modo como Jesus usa a Escritura no embate com o
Diabo, mostra também o seguinte: à parte da Encarnação
de Deus em Cristo, para Jesus, nada poderia ocupar o
lugar e autoridade das Escrituras quando elas são
tratadas como a Palavra Eterna de Deus.
 
Assim, Jesus também ensina que as Escrituras, como
Palavra, são suficientes nos enfrentamentos com o
Diabo. A Palavra põe tanto o Diabo como o Homem em
seus próprios lugares diante de Deus e da Vida.
 
É por esta razão que Jesus cita a Escritura como
expressão de Sua livre vontade de se submeter ao Pai.
A vitória da Escritura não está nela mesma, mas na
rendição livre da vontade humana à vontade divina nela
expressa. É por isto que podemos dizer que a Palavra
?repele? a Necessidade e estabelece a Vontade. E,
assim, quebra o ciclo animal, onde a necessidade dita
as regras da sobrevivência. Somente a Palavra gera um
homem livre para viver e viver em e para Deus. Assim,
a obediência à Palavra é a Verdade que liberta. E está
só é realizada em nosso favor?Graça?, no Filho de
Deus, pois, se o Filho vos libertar, verdadeiramente,
sereis livres!
Além disso, como antes já afirmamos, na tentação de
Jesus a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal é
vencida pela escolha livre que Ele faz pela Árvore da
Vida, a saber: a Palavra!
 
Liberdade, é, sobretudo, fazer a vontade do Pai e
alimentar-se dela como quem come o que é essencial à
vida. É liberdade não para socorrer à necessidade, mas
para escolher o que gera vida. A verdadeira Liberdade
só indica o caminho da Vida!
 
Os discípulos de Jesus não se tornam seres não
tentáveis apenas por terem escolhido seguir a Cristo.
Nossos hormônios, carências afetivas, necessidades
físicas, desejos, animalidades e sabedorias demoníacas
, continuam insistentemente presentes em nós. Todavia,
a diferença, vem de outro lugar: podemos escolher
livremente e por amor o caminho da Vida, que é a
vereda da obediência livre à Palavra, e essa escolha
convive com nossa própria relatividade, pois, apesar
de libertos, ainda gememos em nossos corpos?juntamente
com toda a criação?e também sofremos angustias até
agora, aguardando a redenção de nossos corpos, isto,
apesar também de sermos as Primícias dos Espírito.
Alias, é por esta razão que o Espírito Santo, em
solidariedade absoluta com as profundezas do desejo de
Deus para nós e em solidariedade absoluta para com
nossa fraqueza, intercede pelos santos, dando ao ser
que aceita essa intercessão de gemidos inexprimíveis?
portanto, para além de toda lógica ou comunicabilidade
racional?, a certeza de que todas as coisas?boas e
más?concorrem e contribuem para o Bem daqueles que
amam a Deus e descansam em Seu amor! (via_Davi/Gyn) em 5/6/05

02/05/05
Caro Caio,
Durante a juventude li seus livros, ouvi suas mensagens, e voce era sem duvida uma fonte de referencia e inspiração no meio evangelico.
Os seus livros eram modelos, alias acho que voce tem um dom tremendo para escrever, inclusive aquele titulo "seguir a Jesus, o mais fascinante projeto de vida", foi um livro que me impactou bastante.
Estava no Japão quando soube do escandalo que envolveu sua vida matrimonial, foi um choque... mas, tudo bem... as pessoas erram e Deus com a sua infinita misericordia esta sempre pronta a nos perdoar.
Tenho por ti um respeito muito grande, e sou uma neofita na fé, mas tenho lido o seu site, e desculpe minha sinceridade...mas sinto um Caio amargurado nas suas palavras, suas palavras transparecem sempre alguem querendo justificar o seu erro do passado (o adulterio).
Acho que voce deveria meditar sobre coisas que voce escreveu muito bem, ... arrependimento, tomar a cruz e seguir....
Nas entrelinhas do seu texto sobre divórcio existem "justificativas" no ar, para os erros que voce cometeu. Por favor, medite nisto, pois  as suas palavras influenciam muitas pessoas de bem.
Abraço _ M.S.

Enquete Apologética no Site do Rev. Caio Fábio
 Acerca dos desmandos e falcatruas cometidos por alguns líderes evangélicos, você acha que o seu dever é:
 1)Ficar calado. Isso é problema deles com Deus
 2)Ficar calado para não escandalizar os irmãos mais imaturos
 3)Ficar calado, afinal, todos somos pecadores.
 4)Denunciar, para que eles percam a credibilidade e parem de enganar
 
 Resultado Parcial:
  Ficar calado. Isso é problema deles com Deus :  16 Votos - 17.2%  
 Ficar calado para não escandalizar os irmãos mais imaturos :  9 Votos - 9.7%
 Ficar calado, afinal, todos somos pecadores.  4 Votos - 4.3%
 Denunciar, para que eles percam a credibilidade e parem de enganar :  70 Votos - 75.3%
 Total de votos: 93 (em 23/01/05)

 Participe:
http://www.caiofabio.com/hapresentacao.aspx
( Enviado por :   Mauro Pellegrini - pastor )
= = =

(19/01/2004 _ participação do Rev.Caio no comentário do Pr. Mauro Pellegrini referente a Igreja Resnascer , disponível no : www.uniaonet.com/caiofabioigrenascer.htm )

24/04/2004 www.portaldoensino.org.br/caiofabio E SE INFORME SOBRE OS SEMINÁRIOS VIRTUAIS COM O PR. CAIO FÁBIO. "As sete Igrejas do Apocalipse" - Inscrições abertas! "Sem Barganhas com Deus"- Em Breve!... Garanta sua matrícula.

19/04/2004 _ www.tocandoasnacoes.com _ .... Mandamentos da vida , 28/04/2004 _ ... O que fazer no meio da tempestade? Rev. Caio Fabio . . .

Downloads : Gideão e a Laje lá de Casa ... Filho Pródigo ... O cego ... Coroa de Espinhos...Criação Rosélia Luis... Caio Fábio, um homem de Deus! Conheço o pastor Caio Fábio D’Araújo Filho, desde 1979. Desde então, cultivo uma amizade e admiração sempre crescente por ele; pois... RICARDO/Clube Santo 11/04/2004

MAR04LUKAS, MEU FILHO MAIS QUE AMADO, PARTIU ESTA MADRUGADA Rev. Caio Fabio Não sei que horas são. Orem por mim e minha família. Meu filho Lukas acabou de morrer atropelado. Estava com os irmãos. Foi à padaria e aconteceu. Está com o Senhor. Meu coração clama a dor que eu não conhecia, meus pais sim. Louvo o teu nome, meu Deus! Obrigado por ter sido pai do Lukas. O Senhor SABE como ele era meu prazer. Obrigado por tê-lo levado quando ele estava bem. Obrigado! E ajuda as nossas almas. Caio O SEPULTAMENTO SERÁ AS 16:00HS NO SEMITÉRIO PARQUE DA COLINA, PENDOTIBA - NITERÓI - RJ._ Bento/Pr 27/03/04
Agora são onze e meia da noite do dia 27 de março de 2004. Às quatro horas da tarde, sepultei meu filho amado, Lukas, minha alegria, minha dor, meu adversário, meu melhor amigo, minha maior preocupação, minha mais certa presença no cotidiano. Ele estava com os irmãos num show de um amigo da igreja. Na volta para casa, numa parada em frente a uma padaria, em Piratininga?bem perto da casa onde ele cresceu toda a infância?, ao atravessar a rua, foi atingido por um BMW, que vinha em alta velocidade. Ele nem sentiu que morreu. Já abriu os olhos na Luz da Glória. À semelhança de Sansão, mais foram os seus feitos na morte, do que durante toda a vida. É inegável o que a mão de Deus criou de Graça, encontros, reencontros, reconciliações, pedidos de perdão, confissões de amor, quebrantamento pela vida, avaliação acerca da banalidade de causas que ultimamente separavam amigos, e de amor por ele, Lukas, não apenas por seus pais e irmãos?foi algo absolutamente maravilhoso. Deus estava ali! Sua Graça e Paz nos inundaram. Eu mesmo preside toda a cerimônia, do jeito que eu sei que Lukas iria querer. Ele e eu tínhamos essências muito semelhantes, em muitas coisas. Lukas sabia que eu o amava incondicionalmente. E teve centenas de provas disso. No peito consolo e saudade; alegria por ele, e tristeza por nós; alma rasgada e ferida, sangrando sarada. Eu amei o Lukas com todas as minhas forças de homem e pai. Ele sabia disso. Nós todos da família estamos consolados no Senhor. Hoje é só o que consigo dizer. Mas há muito a contar. Senhor, a Tua Graça é melhor que a vida. Obrigado porque meu filho está feito todo Graça em Ti. Amém. Caio _ Graci

www.tocandoasnacoes.com _ ... Nem mares e nem santuários Rev. Caio Fabio . . . ABR2004

www.folhagospel.com _ Eclésia: A volta de Caio Fábio ao púlpito em Recife. A revista Eclésia deste mês traz uma matéria intitulada "Uma guinada e tanto" do repórter George Guilherme, onde ele fala da volta do pastor Caio Fábio D’Araújo Filho, 48, oficialmente ao púlpito de uma igreja evangélica. Leia também: - A resposta de Caio Fábio à revista Eclésia....

14/01/2004 . . .gosto muito de tudo que se refere ao o Rev. Caio Fabio, só que eu gostaria, se possível, saber se está tendo algum problema com o site do pastor Caio, pois não estou mais conseguindo acessar o mesmo neste dias? Um grande abraço _ William Marco

17/12/2003 Sábado passado, 13/12/03, tive a alegria de participar do I Encontro da Irmandade Virtual www.caiofabio.com Fui lá com o objetivo claro e definido de reencontrar o "Pastor Caio Fábio". Era um dia que eu há muito ansiava. A última vez que eu havia estado com o "Pastor Caio Fábio" havia sido em Goiânia, em 1996. Muita coisa mudou desde aquele encontro. O "Pastor Caio Fábio" de agora e o de antes são seres completamente diferentes. O anterior, reconheço, era fruto da nossa imaginação. Sonhávamos que ele seria o Billy Graham dos evangélicos brasileiros. Na verdade, "Pastor Caio Fábio" era um totem que havia sido criado por muitos cristãos (inclusive eu). Da mesma forma que os fãs de Eric Clapton escreviam nos muros de Londres: "Clapton is god" e dele demandavam performances ainda mais espetaculares que as anteriores - numa pressão que quase levou Clapton ao suicídio - muitos de nós exigia que os sermões do "Pastor Caio Fábio" fossem ainda mais "ungidos" que os anteriores. Exigia-se do "Pastor Caio Fábio" o espetáculo da Fé. Desejava-se ouvir soluços, ver lágrimas sendo derramadas e gritos de aleluia em todo lugar que ele pregasse. Contudo, a maior demanda para o "Pastor Caio Fábio" era que ele fosse o "santo" que nós não éramos. Colocamos o "Pastor Caio Fábio" num pedestal onde jamais qualquer humano deve ser colocado. Não nos apercebemos que havíamos colocado o "Pastor Caio Fábio" acima de Elias, que "era homem sujeito às mesmas paixões que nós" (Tiago 5:17). O fracasso conjugal do "Pastor Caio Fábio" decepcionou muitos de nós. Afinal, o nosso totem jamais poderia fracassar nessa ou em qualquer outra área. Mas Deus é Deus e nós, humanos, somos únicos em nossas individualidades diante dEle. Só há um Billy Graham, assim como só há um Caio Fábio. Nossos dramas pessoais são "nossos" e de mais ninguém. Hoje, passado o turbilhão que destruiu o nosso totem, vejo que Caio Fábio é um Homem, servo de Deus, que teve a coragem de assumir que o seu casamento havia acabado. Ele preferiu ser quem é - como Deus o conhece - do que viver uma farsa apenas para agradar aos que o julgavam um super-homem. Muitos desses, ao invés de respeitar a dor (porque não há separação indolor!), dele e de seus familiares, guardando o devido silêncio, preferiram desprezá-lo ou apedrejá-lo. Aquilo que eu mesmo temia (e cheguei a escrever-lhe dizendo isso!), graças a Deus, não aconteceu. Caio Fábio não mudou sua pregação. Ele não procurou acomodar a mensagem à sua situação. Como ele mesmo diz: "prego as mesmas coisas, ainda que sejam elas contra mim". Sua mensagem continua sendo a mesma. "Jesus Cristo é o centro de tudo" "Jesus Cristo é a chave hermenêutica para entender as Escrituras" "A Graça de Deus é a única esperança para a Humanidade" O incrível é que muitos queiram negar ao Caio Fábio justamente aquilo que mais nos atraía em sua mensagem, a Graça de Deus. Para muitos o ministério do "Pastor Caio Fábio" acabou, pois ele cometeu o "pecado imperdoável". Para muitos, o sangue que Jesus Cristo derramou na Cruz não é eficiente para purificar pecado sexual de Pastor. Ao ler seu mais recente livro, O Enigma da Graça - Um Comentário Existencial do Livro de Jó - percebi que fomos "amigos de Jó" para o Caio Fábio, durante o seu turbilhão pessoal. "A Teologia Moral de Causa e Efeito, uma espécie de kardecismo evangélico" - para usar a terminologia do livro - havia nos aprisionado. Graças a Deus, que a reflexão existencial que o Caio Fábio faz sobre o livro de Jó nos mostra o caminho de volta à Graça de Deus. A leitura das cartas de aconselhamento e dos artigos e reflexões do site (www.caiofabio.com) já eram um prenúncio de quem seria o Caio Fábio que eu haveria de encontrar. O "Pastor Caio Fábio", totem evangélico brasileiro - criação nossa - há desaparecido. Em seu lugar eu encontrei Caio Fábio, pastor, mas primeiro que tudo, humano e honesto com sua própria consciência. Alguém, dotado por Deus, de uma incrível capacidade de reflexão dos problemas e dos dramas atuais, tendo como ponto de partida o Jesus das Escrituras. Alguém que tenta servir e andar com Jesus no dia que se chama "Hoje". Alguém que busca viver, diante de Deus, de acordo com sua consciência, desassombrado do que os homens possam pensar. Enfim, escrevo tudo isso para dizer o quão bom foi encontrar você, meu amigo e pastor, Caio Fábio. Também, para tornar pública a confissão das minhas faltas para contigo. Por último, escrevo para pedir aos demais que reconsiderem seus juízos e conceitos sobre alguém que tanto nos abençoou (e ainda há de nos abençoar!) ao pregar a Palavra de Deus. Nele, que sempre nos aponta com a possibilidade de um futuro melhor que o passado _ Um beijo Bento Souto

Mano Bento vamos disponibilizar seu testemunho no www.uniaonet.com/caiofabio.htm e repassar ao Grupo : CaioFabio/Uniaonet Também aqui em Goiânia , nos Idos de 80 , tive um posicionamento diferente da minha denominação , quando em uma Convenção , no cartaz colocaram a foto do Rev. Caio Fábio , como o atrativo do evento . Desde aquela época , na minha adolecência , questionei meus líderes : " Só Deus não Basta ? " , tem que ter Deus e mais um Grande nome , um Grande conjunto para as pessoas participarem de um evento em nome de Deus ? Paguei caro pela minha posição contrária , e creio que ainda pago , mas com o passar dos anos dia a dia sinto confirmado em meu coração , de que em quarquer evento feito em nome de Jesus , se tiver " apenas " a presença de Deus , mesmo sem nenhum Grande Preletor , sem nenhum Grande Conjunto , podemos participar com o coração aberto e seremos abençoados . E que Deus continue abençoando nosso pastor Caoi Fábio e usando-o para alcançar pessoas como podemos ver em seu testemunho e em nossa seção www.uniaonet.com/caiofabio.htm vais poder ver mais do privilégio que temos de poder acompanhar os reflexos que a existência deste ícone causa no meio evangélico . Vosso irmão em Cristo Jesus , Yrorrito:

 

02/12/2003 Resposta automática do : contato@caiofabio.com
Recebi seu e-mail e assim que puder irei respondê-lo! No meu site utilizo o sistema de atualização dinamica Site+ Tenha você também um site, onde você mesmo coloca o conteúdo de qualquer computador com conexão internet através do sistema Site+. Saiba como visitando o endereço www.sitemais.com.br Sempre lidei com comunicação. Desde os 18 anos que me senti à vontade com a televisão, o rádio e a literatura. A Internet, no entanto, me parecia ser algo distante! Faz somente alguns meses que decidi ter meu próprio site. Pesquisei e pedi ajuda ao Gente Gospel ( www.gentegospel.com.br ) para o construir! Não poderia estar mais satisfeito! Hoje utilizo o sistema Site+ em meu site, faço tudo de casa. Todos os dias ?entro? e agrego artigos, pensamentos, respostas e mensagens. O sistema Site+ que o Gente Gospel me oferece, tem ferramentas para fazer isto e são práticas e simples! Até um noviço \\\" internetiano\\\" como eu está se sentindo em casa. Home, é minha casa virtual no Gente Gospel! Rev. Caio Fábio - www.caiofabio.com www.sitemais.com.br - Sistema de atualização dinamica de sites. www.gentegospel.com.br - O maior site de busca cristão brasileiro.


AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE com REV. CAIO FÁBIO 19 a 23 de Janeiro de 2004 PROGRAMAÇÃO DIA A DIA 18/01/2004 – Domingo 12h Entrada no hotel 19/01/2004 – 2ª feira 08h Café da manhã* 10h Palestra: Introdução I As Sete Igrejas do Apocalipse 12h30 Almoço 15h Grupos de reflexão 16h Coffee break 16h30 Grupos de reflexão 18h30 Jantar 20h Palestra: Introdução II As Sete Igrejas do Apocalipse 22h Término do dia 20/01/2004 – 3ª feira 08h Café da manhã* 10h Palestra: Éfeso (Ap 2.1-7) 12h30 Almoço 15h Grupos de reflexão 16h Coffee break 16h30 Grupos de reflexão 18h30 Jantar 20h Palestra: Esmirna (Ap 2.8-11) 22h Término do dia 21/01/2004 – 4ª feira 08h Café da manhã* 10h Palestra: Pérgamo (Ap 2.12-17) 12h30 Almoço 15h Grupos de reflexão 16h Coffee break 16h30 Grupos de reflexão 18h30 Jantar 20h Palestra: Tiatira (Ap 2.18-29) 22h Término do dia 22/01/2004 – 5ª feira 08h Café da manhã* 10h Palestra: Sardes (Ap 3.1-6) 12h30 Almoço 15h Grupos de reflexão 16h Coffee break 16h30 Grupos de reflexão 18h30 Jantar 20h Palestra: Filadélfia (Ap 3.7-13) 22h Término do dia 23/01/2004 – 6ª feira 08h Café da manhã* 10h Palestra: Laodicéia (Ap 3.14-22) 12h30 Almoço 15h Grupos de reflexão 16h Coffee break 16h30 Grupos de reflexão 18h30 Jantar 20h Palestra: Conclusão As Sete Igrejas do Apocalipse 22h Término do dia 24/01/2004 – Sábado 08h Café da manhã* 12h Saída do hotel * Somente para quem for se hospedar. MAIORES INFORMAÇÕES: CLICK VIAGENS Tel: (21) 2533-4347 e-mail: clickviagens@clickviagens.com.br . .

- C@fé.com.graça
Av. N.S. Copacabana 1133, loja 112, no posto 5. Tel: 021- 96115935 ou 94120371 cultos: quarta (20:00) e sábado(19:00). Livros e fitas no Café Com Graça ou através da Pró-logos Editora. 011-40552002.

07/07/2003 07/07 Minhas considerações ao servo remido a serviço do Pai Pr.CAIO FÁBIO _ Alfredo/RJ
Meu prezado irmão em Cristo Jesus, alegra meu coração ver o quanto Deus tem feito em sua vida; todavia peço a Deus que regue com experiências fortes as raízes de sua fé, para que em tempo algum olhes para o mundo; para traz. Se valente, porfioso, apresenta te a Deus, acredita Deus vai escrever a sua história. Estou atravessando por um vale onde muitas vezes parece que não vou vencer, contudo Deus tem me sustentado, me toma nos braços, enxuga me as lágrimas e motiva um novo sorriso. Tudo que Deus faz é bom ! ...Precisamos nos deixar ser obra das mão de Deus ! Deixar ele nos usar, assim sendo, o maligno não nos toca ! ...Pode o maligno tocar na mão de Deus ? ... Ninguém pode te acusar se Deus perdoar ! E basta pedir ! Creio que já tenho procurado sustenta-lo em oração. O inimigo não te venceu e nem vencerá, Deus te sustentará; se valente! Se o pastor quiser conhecer alguma coisa desta ovelha que já foi fortalecida com favos enviados por DEUS em uso de sua pessoa, procure por Alfredo Anjos um de seus muitos alunos. asa58brph@ibest.com.br paz do Senhor Jesus Cristo o nosso Senhor o Salvador, DEUS te faça feliz e não deixe faltar o necessário, fazendo conhecido a graça salvadora. www.uniaonet.com/msgalfredo.htm

18/04 Geraldo Januário de Sousa _ Envindo e-mail , conheçam o www.caiofabio.com ( Geraldo, obrigado pelo seu carinho na divulgação do site. Espero que seja benção e vida para todos. Ore sempre por mim e minha família. Naquele que nos ama, Caio )

17/4/2003 O NINHO DE MEU SER - Pr. Caio Fábio // Quem conhece a Deus como encontro de amor sente-se totalmente afetado por Sua Graça. E isto faz com que andar com Deus seja alegria, e as dificuldades da jornada sejam superadas. Os vales áridos são atravessados. Cavam-se poços e guarda-se a chuva. Um irmão dá força ao outro. E cada um aparece diante de Deus. Caminhar assim é ninho, mesmo antes que a gente chegue lá! http://www.evangelicos.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=184

Rubens de Castro Lima _ 01/04 BOA NOITE PASTOR. PASTOR CAIO FÁBIO . Q A PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS ESTEJA COM VOCE .PASTOR, SEI O QUANTO SOFREU NESSES ULTIMOS ANOS, ACABEI DE LER UMA FRASE QUE DISSE SENTIR MUITO PELO QUE ACONTECEU E DISSE AINDA QUE SENTIU TAMANHO PESO POIS O BRASIL TERIA COMO Q FICADO ÓRFAO. E DE CETRA FORMA É ISSO MESMO. MAS SEI QUE MUITOS TEM VISTO RESSURGIR O HOMEN DE DEUS E REERGUER O MINISTÉRIO ABENÇOADO E CHEIO DE UNÇÃO "DEUS TE COLOCOU DE PÉ DE NOVO".... PASTOR A HISTÓRIA É LONGA, E NÃO QUERO TOMAR MAIS SEU TEMPO. SE POSSÍVEL AGUARDO UMA PALAVRA SUA.OBRIGADO, Q DEUS CONTINUE A LHE ABENÇOAR.....ABRAÇOS ( irmão Rubens estamos enviando seu pedido ao Rev.Caio Fábio : revcaiofabio@terra.com.br, e esperamos que dentro da agenda sobrecarregada dele , sua mensagem possa ser respondida, e desde já conte com nossa intercerssão a vosso favor , afim de que seja o irmão Caio ou qualquer outro meio , a Resposta de Deus ao seu coração , possa chegar até você.PS. tendo em vista o carater pessoal suprimimos partes da mensagem )

Obrigado, meu irmão!Responderei imediantamente! Caio


http://www.evangelicos.com _ 01/04 Faça o Download GRÁTIS! do e-Book:"Um Cântico na Agonia" É um livrete muito edificante do Pr. Caio Fábio...Se você tivesse certeza absoluta do que lhe aconteceria nos próximos dias, qual seria a sua atitude?Qual foi a atitude de Jesus Cristo antes de sua crucificação, já sabendo o que O esperava no dia seguinte?Participou da Ceia com os apóstolos e depois cantou um hino de louvor.Tribulações irão surgir, quase que diariamente, mas saiba manter-se tranqüilo ao ponto de poder cantar um hino de louvor, Um Cântico na Agonia.....

26/03 _ Meus amigos....Graça e Paz! Estou enviando para vocês uma cópia de mensagem do Pr. Caio Fábio, que li no http://www.igrejasevangelicas.com.br. Abraços, Devanir o: O Pós Guerra e o Pó da Terra A Serpente vive de se alimentar do pó da Terra, da produção do planeta e da cultura dos humanos. Assim, não há ação humana que não implique numa tentativa satânica de apropriação dela. Os principados e as potestades se condicionam ao “pó da terra” que nós levantamos atrás de nós... .

26/03 http://www.evangelicos.com _ ....ÚLTIMOS ARTIGOS : UMA VIAGEM CHAMADA VIDA - Pr. Caio Fábio // Mergulhei em tudo o que era lícito. Descobri que era um mundo mais feio que o ilícito. Entrei por todas as portas da grandeza e atrás delas encontrei o seres mais diminutos e deformados que jamais havia conhecido, e nem sabia que existiam. Só que aos 40 anos eu já estava muito velho, cansado, idoso e triste! Comecei a pedir a Deus para morrer. Hoje, a alegria de ser e me dar também começaram a brota.....OS 4 ANJOS PRESOS JUNTO AO RIO EUFRATES - Pr. Caio Fábio // Não há como negar que os dias são maus e que os tempos se aproximam do fim! E digo isto não por causa da presente guerra, mas em razão do presente mundo! O Apocalipse nos fala de quatro espíritos aprisionados nas imediações do Rio Eufrates esperando a hora, o dia, o mês e o ano de sua libertação para o mal. Eles terão o papel de mobilizar os reis da terra para a guerra.....

17/03/2003 Caio Fábio D'Aráujo Filho _ Pode ser apenas propaganda. Mas trata-se de um poderoso terrorismo psicológico, no mínimo. Vá ao www.caiofabio.com e veja em pensamento-armagedom : A entrevista a seguir, foi feita por um repórter da Rede Al-Jazeera com o terceiro homem em comando da organização Al Qaeda, o Sr. Mohammed Al-Asuquf. Al-Asuquf tem uma qualificação impressionante, doutor em física e mestrado em economia internacional. Na entrevista, ele fala dos planos da Al Qaeda com total desprendimento, conhecimento de causa e transmite uma segurança inabalável. Esta entrevista foi enviada a Abel-Bari Atwan, editor-chefe do Al Quds, um jornal de língua árabe publicado em Londres, mas não chegou a ser publicada, pois seu conteúdo é muito revelador. Uma cópia da entrevista veio parar em Foz-do-Iguaçú e foi traduzida para o português por um professor universitário da comunidade árabe daquela cidade. Esta é provavelmente a única versão, que não em árabe, desta entrevista...E nós, o que diremos? Maranata! Ora vem, Senhor Jesus! ( com a abertura deste Site , não mais incluiremos as mensagens que estarão disponívie no www.caiofabio.com )

www.elnet.com.br disponível um forum sobre o Rev.Caio Fábio

http://www.evangelicos.com _ Rev Caio Fábio : A Imagem dos Cristãos na Guerra Contra o Iraque : Desde ontem, dia 12 de março, que recebo e-mails de cristãos preocupados com o debate havido na CNN entre alguns pastores, um padre e um bispo metodista. O tema era a guerra de Bush contra Bin ou de Bush contra Hussein. O entrevistador era o navalha cortante, mister Larry King. Os entrevistados, bem, com exceção do padre e do bispo metodista, conheço a todos eles. Seus nomes, prefiro não referir. Aliás, essa foi uma coisa que aprendi: só se menciona o nome de alguém em textos ou falas públicas se for para falar bem. Do contrário, falo dos conteúdos, mas não das imagens e das personas que são representadas por "nomes". Não sou repórter. Sou apenas um cristão!....
http://www.evangelicos.com/
---------------------------------------------------------
13 de Março de 2003 Bom Dia,"Os Espinhos da Vida" é o 1º e-Book Grátis! do Pr. Caio Fábio D'Araújo Filho. Clique no link abaixo e faça o download agora mesmo. É Grátis! http://www.evangelicos.com/e-books _ // Os Espinhos da Vida //

Desde o Início de tudo, no Gênesis, temos conhecido intimamente os espinhos e abrolhos da vida.

Ali começou a tragédia e, até hoje somos obrigados a conviver de perto com as diferentes tragédias.

Liberte-se do sofrimento de estar continuamente sendo ferido pelos espinhos da vida, vença a dor conhecendo o alívio imediato para as nossas vidas, vença as tragédias da alma.

Encaminhe este boletim para os seus amigos! Graça e Paz!

Edson KawanoResp. pelo site www.evangelicos.com

-------------------------------------------------
TRECHOS DO E-BOOK GRÁTIS
-------------------------------------------------

"As pessoas são acometidas de toda sorte de infelicidades e tragédias;
é o vazio do coração, a angústia profunda da alma. O homem não acha
posição na vida, é como alguém que está realmente com espinhos no
corpo; para onde se mexe, e onde toca, dói. É um desconforto constante,
não havendo posição social, lazer, ou dinheiro. Não há que o conforte.
Ele só sabe que tem uma dor profunda."

"... a Bíblia ensina que todos estes espinhos, as tragédias do universo,
as calamidades cósmicas, espirituais e interiores, de todos os níveis
convergiram para Jesus na cruz. A Bíblia diz que nas suas pisaduras
nós fomos curados. Ele foi à cruz por causa dos nossos espinhos."

"Todos os espinhos deste mundo estiveram sobre Cristo.
Vocês se lembram que até mesmo a coroa dele era de espinhos?
Todos os abrolhos desta vida, todos os espinhos do universo,
tudo estava sobre Cristo na cruz. Sua coroa era de espinhos,
era de abrolhos."

"Você também pode trazer seus espinhos à Jesus.
Peça para ele levar estes espinhos que você carrega em sua alma,
estes que tornam seu íntimo completamente dolorido e sangrento."

"Jesus não é um amuleto ou um talismã enfeitiçado, um patuá,
uma vacina; não é um automático, Jesus é o Senhor."



C@fé.com.graça _ 11/02 Apesar do Pr. Caio não estar presente no Café, estamos com nossas reuniões acontecendo com outras pessoas nos trazendo a mensagem... Gostariamos de contar com a presença de todos...
Até lá, André Fernandes.

jotaeme _ 04/02 Me inscreve Caio Fabio sempre foi e sera servo do Senhor vale sempre ser ouvido....quemnao pecou tire a primeira pedra

Igreja Batista Central _ Pr Walter _ 01/02 Por favor, inscreva-me no grupo....08/02 Cancelar ( as msg do grupo Rev.Caio Fábio também ? )


http://www.pastordenis.cjb _ Denis de Oliveira _ 30/01 Glórias a Deus! Realmente caio Fábio é um homem de Deus!!! O que aconteceu com ele, acontece quase todos os dias com qualquer pastor, mas como é ele é famoso, a coisa repercutiu demais. Sempre comprava as fitas do Pr Caio, e li muitos livros dele. Estes dias o vi na TV Gênesis (tv evangélica a cabo), num programa de entrevistas. Foi muito bom revê-lo falando das coisas de Deus. O Pr Caio Fábio é uma bênção!!!!!


Miriam Lima/Min Intern de Oração_ 30/01 Muito obrigada Pr Yrirrito. Há muito tempo não tenho prazer de ler a Palavra pregada por este homem de Deus Caio Fábio. Que o Senhor seja com ele. (E agora, doutor? de 27/01/2003) God bless you.
Resposta Rev.Caio Fábio _ 30/01 Mirian, fico feliz que vc está feliz.
Pode escrever sempre.
Estarei fora da net de 3/2 a 17/2.
Até lá e depois de, estarei de volta.
Leia o anexo.(
msg.05 Aos amigos que me escreveram e eu não fiquei sabendo)
Com carinho,
Caio


Temos o grupo Rev.Caio Fábio do Portal www.uniaonet.org - posso te inscrever ?
a este grupo repassamos tudo que recebemos referente ao Rev.Caio Fábio, e disponibilizamos estas informações no

www.uniaonet.org/brjrjcopacabana.htm

mas devido ao grande fluxo de mensagem teremos de abrir um endereço próprio.
Estou enviando uma cópia desta msg para o Rev.Caio Fábio e aproveito para consultá-lo que nome ficaria melhor :

www.uniaonet.org/revcaiofabio.htm ou www.uniaonet.org/caiofabio.htm , uma vez definido o nome podemos abrir o leque de informações dede bio e bibliografia a fotos msgs anteriores etc...

Agradecemos a Deus por poder servi-vos..

PS. não tenho nenhum título eclesiástico , sou apenas filho de Deus ( o q já é coisa prá caramba...)

= = =
Pastor Osvaldo Manoel de Souza _ Comunidade Evangelica Celebrai à Cristo_ Campinas - S.P 28/01 Assunto: Prazer em Conhecê-lo - Pastor Caio Fábio


A/C
Pastor Caio Fábio D'Araujo Filho


Amado e admirado, estas são as palavras que de alguma forma expressa o meu sentimento pelo Pastor Caio.

A primeira vez que vi e ouvi o senhor, foi no programa CÉU, dirigido pelo Pastor Washigton, e despertou no meu coração uma vontade enorme de conhecê-lo, seria mais ainda poder, um dia, quem sabe? Só Deus, conhecê-lo pessoalmente e ouvi-lo falar das coisas de Deus. Tenho esta esperança.
Enviei um e-mail para o programa CÉU, para conseguir seu e-mail, mas não obtive resposta, ainda, mas pela uniãonet.org.br/brjrjcopacabana.htm, recebi um e-mail refente: E agora Doutor? onde consegui vosso e-mail, Graças a Deus.

Pastor Caio Fábio.

Sei que o Senhor é um homem de Deus, e dig-se com muitas experiências com Jesus, então gostaria de receber do Senhor um retorno e-mail ou telefone.
Pastor Osvaldo Manoel de Souza. ... sobre uma palavra no livro de Mateus Cap. 27:52-53.

Quando os sepucros abriram e muitos corpos de santos de dormiam forem ressuscitados.
Quem eram estes Santos? e depois para onde foram?

A outra pergunta é sobre Satanas, os diabos, afinal o Senhor Jesus Cristo não os prendeu? Se prendeu, porque muitos pregam sobre Satanas, fazem muitas apologias sobre o mal. Em Judas 6 diz que estão em prisões, em Hebreus 2:14 diz que estão aniquilados.

Perdoa-me de abusar do vosso conhecimento, mas é que não consigo pregar dizendo que os filhos de Deus, em Jesus Cristo, estão sujeitos ao diabo.
No meu entender ele já foi aniquilado.

Caso o pastor tenha algum livro a respeito, recomenda-me e a onde eu posso adquiri-los.
Que o Senhor nosso Deus, continue a enviar Virtudes sobre o Pastor e toda sua Família.

Receba um abraço fraterno

Alencar _ 21/01 gostaria de receber informações sobre o ministério do pastor caio fábio. obrigado

Yrorrito _ 17/01 Até agora estavamos limitados aos grupos por região, mas com esta oportunidade de ouro , vamos ver se conseguimos implantar no uniaonet os grupos por afinidades, continuem intercedendo por nós no sentido de que possamos receber auxiliares com disposição, capacidade e com recursos para nos ajudar a fazer as informações do Reino de Deus circular por todo o corpo de Cristo , ou nos integrar a alguma equipe que já realize ou tenha condiões de fazer isto que temos feito

PS. este grupo esta composto atualmente por : Rev. Caio Fábio D'Aráujo Filho - .http://www.muralhadefogo.com.br _ Pastor Rócelio Costa _ Wilians Paiva , Carlos Pedroso , Andre Luis Pereira/LIMEIRA /SP/Presb. , Débora e Cesimar Bezerra ... Marines Nery _

e até que se crie a necessidade de criar um outro endereço , todas as informações relativas a este Grupo serão disponibilizadas no www.uniaonet.com/amsbrjrjcopacabana.htm


Comunidade Evangelica Celebrai à Cristo/Campinas/SP
Pr. Osvaldo _ 17/01 _ ... Quero parabenizalos pela pagina, nunca tinha visto nada assim. Gostaria de receber dos irmãos em Cristo, o endereco do E.mail ou outro qualquer do Pastor Caio Fábio, tivr a oportunidade de ouvi lo em um programa de TE - canal 74 da DirectV, programa CEU do Pastor Washington de Souza. Ficaria muito feliz em receber allguma informacão. sou avogado - Mas o mais importante é que sou Pastor da Comunidade Evangelica Celebrai à Cristo. Um abraco de Jesus a todos. Jesus te ama (estamos repassando sua mensagem ao Pr.Caio Fábio, e esperamos continuar em Comunhão para o crescimento do Reino de Deus e nossa edificação. Estamos incluindo o endereço de correio eletrônico em nosso Cadastro e no Grupo : Rev.Caio Fábio.)
http://www.evangelicos.com _ 17/01 O Pr. Caio Fábio D'Araújo Filho é o Novo Colaborador do nosso site. Atualmente, ele é Pastor da Comunidade Café com Graça, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Posso ouvir Deus falando ao Pr. Caio Fábio: "Vem, filho amado! Vem, como estás!" E é "Nos Braços do Pai", que a cura vem. Pois só Ele tem o Amor que restaura e santifica. A nossa Fé em Deus, nos leva a acreditar nas pesssoas. Perdoar é acreditar! Perdoar é Amar! MENSAGEM DO PR. CAIO FÁBIO :"DEZ PRINCÍPIOS PARA SER BEM-SUCEDIDO // : Quando alguém ama a Deus, ao próximo e respeita a vida, então tudo ganha sincronismo e conectividade. Isso é apenas um outra forma de dizer que "todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus". O amor de Deus transforma o cenário mais absurdo numa conspiração do bem. Auto-exame é o que faz a diferença entre aqueles que vivem para preservar sua imagem e reputação daqueles que vivem para o que é verdadeiro e real. ...." Rev. Caio Fábio "......Graça e Paz! Edson Kawano

Caio Fábio D'Aráujo Filho - C@fé.com.graça
Av. N.S. Copacabana 1133, loja 112, no posto 5. Tel: 021- 96115935 ou 94120371 cultos: quarta (20:00) e sábado(19:00). Livros e fitas no Café Com Graça ou através da Pró-logos Editora. 011-40552002.

Caio Fábio _ 15/01/03 Gostaria de manter contato com vcs. Aí vai meu e-mail...


Qta Honra Deus nos concede em estar em contato com o Sr.

é claro que vosso endereço não será publicado nem repassado sem vossa autorização.

Ao receber nossos Semanários poderás ter uma visão do que Deus tem colocado em nosso coração , a saber : Mapear o Reino de Deus... Veicular as informações do mover do Espírito Santo de Deus no mundo... Pregar o Evangelho da Salvação em Jesus ....Proporcionar a comunhão entre os Filhos de Deus... Disponibilizar gratuitamente informações na internet por Região e divulgar tudo o que está sendo feito usando o nome Santo de Jesus Cristo...
Precisamos de toda a ajuda e intercessão possível , envie-nos suas informações, atualizações, etc...

Temos a grande oportunidade de recebermos como Pastor de nossa igreja o rev. Joel ( ainda nem sei seu sobrenome mas era professor Presbiteriano ) mas o mesmo esteve com o Senhor recentemente na igreja Cristã Evangélica de Campinas/Go ( me parece lançando seu novo livro) e também me falou ter um estreito relacionamento com vosso pai.

Em fim poderemos estar mais pertos ainda

Recentemente vi o senhor em um progama de tv falando sobre a graça de Deus que passa pelos charlatões para alcançar o sincero de coração, foi muito bom ouvir aquilo e repasso aqui um resumo das ultimas mensagens recebida referente ao senhor ... Obrigado pela pronta e carinhosa resposta.
Espero um dia receber sua visita aqui no Café, em Copacabana.
Também pode dar acesso ao e-mail a quem desejar.
Um grande abraço,
Caio Fábio ( Ok! prá quem pedir a gente repassa )

.http://www.muralhadefogo.com.br _ 20/12 ...em Janeiro Estudos de 20 anos feitos pelo Dr. Fábio Araújo sobre várias profecias encontradas pelo mundo, de várias épocas e inclusive às da Bíbblia. Que falam sobre o atual momento da história da humanidade.( pequena amostra : O que você diria se eu afirmasse que Adolf Hitler iniciou a segunda guerra mundial para tentar impedir o comprimento de uma profecia? ...

Pastor Rócelio Costa _ 06/01/2003 Gostaria de receber por favor, todas as mensagens do Rev. Cáio Fábio de Aráujo Filho, ou por favor me indicar aonde posso ter acesso. Grato pela atenção aproveitamos para responder a mesma pergunta para o : Wilians Paiva , Carlos Pedroso , Andre Luis Pereira/LIMEIRA /SP/Presb. , Débora e Cesimar Bezerra ...



. . . .

864 kb

Participe! Envie-nos seu comentário : www.uniaonet.com/email.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.