www.uniaonet.com/bnovasvmiss02.htm

DE OSASCO - SP

03 de julho de 2004

destino: Tietê, interior de SP, Brasil

Antes de apagarmos as luzes e irmos para casa, após o culto da noite, dissemos: "Se essa viagem missionária acontecer, será de fato um grande milagre do Senhor, porque não temos sequer um centavo para custeá-la, e só faltam 6 dias!" Era 27 de junho, domingo à noite, 23 horas, no ano de 2004.

E o milagre aconteceu...

O dia amanhecera ensolarado e quente, num verão fora de época. O sol brilhava intensamente, prometendo um dia muito claro e abençoado. Eu aguardava quinze voluntários para essa viagem, conforme pude confirmar em telefonemas. Os recursos para a viagem estavam garantidos, e muito se orara a respeito do assunto. Enfim, cheguei à igreja.

Juntei-me aos outros dois pastores voluntários: Pr. Aparecido Donizete Fernandes, pastor de nossa congregação em Jardim Helena Maria (Osasco, sp), e Pr. Norberto Carlos Marquardt, nosso amigo pessoal, o luterano mais batista que conheço (Igreja Luterana Nova Aliança). Dos três, eu era o único que participara da primeira viagem, dois anos atrás.

Aos poucos todo o time reuniu-se: Izamara, Daniela, Sílvio, Adriana, Pr. Aparecido, Sônia, Pr. Norberto, Íris, Zulene, Marcelo, Serginho e eu. A maioria de nós não havia dormido direito, com medo de perder a hora. Estávamos um tanto cansados, mas felizes, porque certamente iríamos consolar e confortar a igreja do Senhor, que se reunia em Tietê. Infelizmente não estavam alí os 15, mas 12. Aleluia, pois a vontade de Deus é sempre a melhor para nós.

Distribuidos os recursos para o pedágio, e, carregados os nossos carros com violões, caixas de som, microfones, materiais evangelísticos, e apetrechos femininos (como as mulheres carregam coisas!), seguimos para o posto de combustível. Abastecidos os três veículos, rumamos para o Rodoanel Mário Covas e, em seguida, para a Rodovia Castello Branco.

Como ninguém é de ferro, paramos no Frango Assado, para abastecer as nossas barrigas. Que cafezão abençoado! Há um shopping center na rodovia, chamado Shopping Rural, na altura de Sorocaba, onde há até um zoológico! Incrível! Comemos bem, quase um pré-almoço!

Seguimos até o quilômetro 78. De lá, pegamos uma estrada viscinal até Itu, onde pegamos a Rodovia Marechal Rondon. Fomos até Tietê, uma bela cidade interiorana. Tietê faz parte da região que foi berço da música caipira, do cururu, da moda de viola. Um povo bom e hospitaleiro, extremamente católico romano.

Precisávamos de um milagre: eu esquecera o telefone do pastor da igreja, dentro de um e-mail, no meu computador. Não havia ninguém a quem pedir socorro! Eu sequer conhecia o pastor! Na verdade, escolhemos Tietê por sugestão do Diretor Geral da Convenção Batista do Estado de São Paulo, Pr. José Vieira Rocha. Ninguém, melhor do que ele, para nos recomendar em que campo deveríamos trabalhar. Chamo isso de cooperação batista. Mas, e agora? Fomos orando para que o Pr. Walter ligasse. E LIGOU! Aleluia! Era sua esposa Raquel, digo, Alessandra (eu a chamava o tempo todo de Raquel!). Marcamos um encontro na rodoviária, depois no mercado, e depois, em qualquer lugar onde pudéssemos encontrá-los!

Graças a Deus os encontramos! EleS nos levaram para conhecer a linda residência deles. Ali pudemos nos conhecer melhor, eles a nós e nós a eles. Oramos e seguimos para o trabalho. O calor era intenso, e eu estava com uma camisa, digamos, não muito apropriada (muito quente).

PRIMEIRA VISITA - Seguimos para o bairro da Cohab. Eu pensei que fosse um conjunto de prédios, com pequenos apartamentos. Mas quê! Um bairro muito chique! Lá encontramos a Dna. Florinda, uma irmã em Cristo muito simpática. Eu perguntei a ela como estava o Professor Girafales (do seriado Chaves), e ela achou muita graça. Errei o seu nome quando fui apresentá-la, chamando-a de Florentina, e, para consertar, acrescentei: "de Jesus". Não há gelo que não se quebre assim!

Montamos o nosso som e afinamos os nossos violões. Que maravilha! Cantamos ao Senhor, louvamos o Seu Santo nome, e as pessoas da rua estavam nos observando. Aos poucos chegaram alguns visitantes, e pudemos falar do amor de Jesus.

Eram quatro ou cinco violões tocando juntos. A sonoridade ficava muito bonita. Cantamos o nosso tradicional EU SÓ CONFIO NO SENHOR, também HÁ MOMENTOS, o hino EM JESUS AMIGO TEMOS, e logo depois o Pr. Aparecido Donizete Fernandes pregou maravilhosamente. A Íris fez um belíssimo solo.

O culto terminou em 40 minutos. A irmã Florinda disse: "ah, que pena! Já? Agora que estava ficando gostoso!" Que gratificante ouvir isso! Mas tínhamos chão pela frente, e agradecemos muito a hospitalidade dela. Nós nos comprometemos a prover condução, para levá-la à igreja.

SEGUNDA VISITA - O Pr. Walter está realizando um brilhante ministério, à frente da Primeira Igreja Batista de Tietê. Há um terreno pago e conservado, com mais de mil metros quadrados, atualmente usado para pastar vacas, bem no centro do bairro nobre da cidade. Está assim há vinte anos. Ele levou-nos ali para orarmos, para que o seu sonho de construir um grande templo, digno daquela cidade, se concretize. Até o desenho, feito por um engenheiro, ele mandou fazer. Seja feito conforme a sua fé, Pr. Walter!

Fomos lá e ficamos encantados com o terreno e o lugar onde está. Um daqueles,  em Osasco, não ficaria por menos de um milhão de reais. Oramos, cantamos, clamamos, e o Pr. Walter chorou na presença de Deus!

TERCEIRA VISITA - Já estávamos chegando à segunda metade do dia, e as nossas barrigas anunciavam um verdadeiro clamor interior. Então, como a casa do irmão Mauro era próxima ao restaurante onde iríamos almoçar, decidimos visitá-lo primeiro. Uma família de novos crentes. O irmão Mauro é proprietário de uma excelente loja de instrumentos musicais. Fomos muito bem recebidos ali. Ele queria que orássemos por eles, pois, dias atrás, foram roubados. Nós oramos. E fotografamos também. Mais um amigo no coração!

O ALMOÇO - Dirigimo-nos ao restaurante, quase ao lado da Matriz da cidade. Um lugar aprazível, com comida "self-service". Era dia de feijoada! Eu nem gosto de feijoada... Fizemos a fila e fomos nos servir. Estávamos roxos de fome. Antes, contudo, decidimos orar, consagrando ao Senhor a manhã de missões, a comida que ele nos dava, e a tarde que se seguiria. E, depois disso comemos muito bem, graças a Deus!

Após o almoço, fomos conhecer a Matriz da cidade. Uma construção belíssima, que demonstra uma alta religiosidade por parte daquele povo. O templo estava enfeitado para um casamento.

Entristecemo-nos, contudo, ao ver uma estátua de Jesus, morto, guardado numa caixa de vidro. "O Senhor Morto", usado nas procissões de Páscoa e algumas festividades. Estava repleto de pedidos de oração. Que pena! O verdadeiro Jesus nem quer ser lembrado em imagens, nem tampouco está morto e sepultado numa redoma, mas está vivo, saiu do sepulcro e está sentado à destra de Deus! E em breve há de voltar! Oramos ali, para que Deus abrisse os olhos do povo!

QUARTA VISITA - Seguimos para a casa da irmã Elza. Essa casa fica num bairro mais popular, porém, não menos bonito. A irmã Elza já nos esperava à porta. Uma família muito grande, muitas crianças, moças, pessoas idosas, enfim, uma verdadeira congregação em sua casa! Logo que chegamos, vimos algumas crianças. Tirei uma foto, e confesso: essa é uma daquelas fotos que a gente nunca esquece! Aqui a foto está pequena, mas, em tamanho grande, é linda! As criancinhas sentadas no murinho, felizes porque estávamos chegando!

Subimos ao primeiro andar, e, alí na sala, com toda a hospitalidade, celebramos um culto inesquecível, com bonitas músicas, hinos, louvores especiais, e a pregação da Palavra de Deus!

As criancinhas eram tantas, que as irmãs Alessandra (esposa do pastor), Izamara e Daniela, foram para o andar de baixo, para ensinar-lhes canções e a Palavra de Deus. Depois subiram e nos alegraram sobremaneira com a música da formiguinha, que ensina que Deus não quer preguiçosos em sua obra. Que lindo foi aquele momento! Pedimos às crianças que fossem à noite, para cantar novamente.

QUINTA VISITA - O sol já dava sinais de cansaço, anunciando, pelas sombras, que logo se poria. Nós também, cansados, não acostumados com um calor tão intenso, estávamos caminhando para o fim da viagem. Mas fomos a um outro bairro da cidade, visitar o irmão Rubens, funcionário de uma madeireira, um homem possuidor de um caráter ilibado e digno. Sua família é maravilhosa (esposa Léia, filhos Daniel e Rubinho). Recebeu-nos com muito amor, e cantou um dueto, com sua esposa.

O Pr. Norberto nos trouxe uma mensagem maravilhosa, e as canções também muito nos edificaram. A família apreciou muito o trabalho, e se ofereceram para acompanhar-nos na próxima visita. Como o combustível do carro do Rubens havia acabado, fomos com ele até o posto, ajudando-o a colocar o seu veículo em ordem. Mas nunca mais nos esqueceremos daquela tarde maravilhosa!

SEXTA VISITA - HORA DO LANCHE - Pensávamos que iríamos celebrar outro culto apenas, mas quê! Iríamos, sim, celebrar mais um culto de conforto e consolo, mas seríamos abençoados com um suculento café e, principalmente, com refrigerantes! Estávamos com sede.
Chegamos à casa da irmã Josefa. Uma casa lindíssima, atrás de uma mansão imensa. Alí encontramos uma família de um coração nobre e hospitaleiro.

Ouvimos a pregação da Palavra de Deus e cantamos diversas canções também. Demos mais uma palavra de conforto e fortalecimento àqueles irmãos, que já tinham nos recebido em suas casas, mas que estavam lá também, para nos servir o café.

Alí nos emocionamos diante de Deus, num período gostoso de oração e busca da presença do Senhor. Sob o som de antigos cânticos (GLÓRIA PRA SEMPRE, NAS ESTRELAS, etc), louvamos a Jesus e oramos.

E o café foi ótimo: frios, pães, doces, queijos, refrigerantes, tudo o que tanto precisávamos!

ÚLTIMO CULTO - NA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE TIETÊ - Ao chegarmos à igreja, pudemos perceber o quão desafiador é esse trabalho: poucas pessoas, necessidades mil, e um pastor que sonha com uma consolidação do rebanho!

Logo à porta, o pastor nos aguardava. Ele nos mostrou o bonito templo da igreja, muito bem montado: bons bancos, um salão para eventos, uma boa cozinha, banheiros bem montados, etc. A igreja já tem 25 anos, mas passou por problemas muitas vezes. Ele é o décimo terceiro pastor na história dela!

O povo, aos poucos, foi chegando. A foto ao lado mostra as pessoas de Tietê, que participaram desse último culto. Povo alegre, unido, pujante. São poucos, certamente. Mas Gideâo ganhou a grande batalha com apenas trezentos, não é mesmo? A nossa palavra ao pastor foi para que não desanimasse, mas que olhasse para Cristo, o Autor e consumador da fé. Em ser pequenos nós, a Boas Novas de Osasco, já temos experiência.

PREGAÇÃO A QUATRO VOZES... - Você já viu uma coisa dessas? Não? Nem eu! Inventamos na hora! E não foi heresia não! Éramos 4 pastores, quem de nós iria pregar? Decidimos que todos pregariam, cada um ficaria responsável por um pedaço. Texto: João 14,6. O Pr. Norberto falaria sobre O CAMINHO, o Pr. Aparecido falaria sobre A VERDADE, eu sobre A VIDA, e o pastor da casa, Pr. Walter, daria o encerramento com o NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR JESUS. Nossa mensagem durou 20 minutos. E marcou época na vida dos voluntários e na vida de Tietê! Uma idéia a ser copiada!

ALIANÇA NO SENHOR - Antes do encerramento, a PIB de Tietê foi desafiada a deixar para trás as tristezas, as mágoas, os problemas, e buscar nas convergências, em Cristo, uma nova história. Foram desafiados a fazer da igreja um lugar maravilhoso, onde se tenha prazer de estar, onde se possa levar amigos para ouvir a Palavra, onde a comunhão esteja presente. Certamente não seremos tudo o que os outros querem, mas podemos nos amar, nos suportar uns aos outros, e ver o crescimento do Reino, para a glória de Deus. Tietê é uma cidade que conhece a história de Jesus, mas ignoram o verdadeiro Jesus ressuscitado. A igreja deve mostrar isso, com um povo unido, amoroso, harmonioso, cheio de amor e carinho, um povo que sorri! Ao final, todos se abraçaram e se cumprimentaram.

E, então, cansados, felizes, porém, atrasados (21:40 h), pegamos a estrada e voltamos para Osasco, tendo chegado às 23:30 h). Só fiquei triste porque o Castelo da Pamonha, do quilômetro 45 da Castello Branco, já estava fechado. Bem, a pamonha fica para uma outra viagem.

Já estamos prontos para uma terceira viagem missionária, e perguntamos:
quem irá conosco?

Agradecimentos:

01) A Deus, que colocou em nós o querer e o realizar, conforme o Seu poder que opera em sua igreja;

02) Aos voluntários, que se dispuseram a ir aos campos, não medindo esforços, não colocando obstáculos, aceitando o desafio de ir e consolar uma igreja pequena, fraca e necessitada - em especial, ao Pr. Norberto Marquardt, que se dispôs a acompanhar a nossa igreja, prestando um inestimável serviço ao Reino de Deus;

03) Aos CONTRIBUINTES VOLUNTÁRIOS, da INTERNET, dos grupos do YAHOO e GRUPOS.COM, que, ao lerem sobre a necessidade de recursos para a realização do trabalho, não esperaram que eu solicitasse, pois não o faria, mas creram que Deus os estava movendo a cooperarem e contribuirem. Esta viagem foi inteiramente custeada por amigos, irmãos em Cristo, de igrejas de todo o Brasil e do mundo;

04) À PIB (Primeira Igreja Batista) de Tietê, e ao Pr. Walter e sua esposa Alessandra, por aceitarem o grande desafio, de juntarem o rebanho para um trabalho dessa envergadura.

05) aos moderadores das listas da INTERNET, que não apenas permitiram a publicação dos apelos e avisos, como também incentivaram a participação.

Muito
Obrigado!
Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP
perdoem-me por eventuais falhas gramaticais e/ou ortográficas,
mas não tive tempo de fazer a revisão do texto.

01) Se você recebeu o e-mail sem fotos, solicite-me, e lhe
enviarei o texto completo.

02) Não comente este texto na lista, reenviando fotos e
formatação. Responda em texto simples, ou comente
diretamente ao meu e-mail (bnovas@uol.com.br)
2 de julho de 2004 -  2a. VIAGEM MISSIONARIA BOAS NOVAS
Amantíssimos irmãos,amados em Cristo Jesus:

Graça e paz!

Hoje inicia-se mais um marco histórico na vida da pequenina IGREJA BATISTA BOAS NOVAS de Osasco, Grande São Paulo.

Daremos prosseguimento à nossa vocação missionária, realizando a SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA.

Sob este símbolo temos recebido missionários norteamericanos por anos a fio. Agora, sob esse mesmo símbolo, que representa o voluntariado missionário Boas Novas, proclamaremos a salvação na cidade de Bom Jesus dos Perdões, na região do Vale do Paraíba.

Vale ressaltar que esta viagem será inteiramente custeada pelo MILAGRE DE DEUS: não tínhamos um real para realizá-la. Entretanto, para a glória do Senhor, a credibilidade do nome BOAS NOVAS DE OSASCO despertou várias pessoas em diversos lugares, pessoas que cooperaram financeiramente, todas através da INTERNET.

Iremos para Tietê, interior do Estado de São Paulo. Planejamos sair às 7 da manhã, regressando às dez da noite.

O Pastor Walter Pinheiro, da igreja local, nos aguarda, com cerca de 10 cultos nos lares, que faremos realizar. À noite teremos culto na igreja.

Eis o grupo dos missionários voluntários:

01) Pr. Wagner
13) Serginho
14) (?) Rubinho
15) (?) Edison

Estarei reportando os passos dessa maravilhosa viagem missionária.

O nosso Salvador Jesus Cristo sofreu tanto por nós, não poderemos nós nos esforçarmos por Ele também? Claro que sim!

Sairemos da frente da igreja às 7 da manhã, com horário provável de chegada às 9 horas.

Iremos pela Rodovia Castello Branco.

Almoçaremos num restaurante da cidade, para não impor gastos sobre a pequenina igreja batista.

O culto será às 19 hs, com previsão de encerramento às 20:30 horas. Voltaremos às 21, com previsão de chegada às 23 horas.

Todos os missionários deverão estar no domingo pela manhã, na Escola Bíblica Dominical, porque a viagem não deve ser pretexto para esvaziarmos a nossa tão preciosa EBD.

Tiraremos fotografias. As publicaremos aos nossos amigos da internet.

" Seja Deus gracioso e nos abençoe e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, para que se conheça na Terra o Seu poder, o Seu domínio e a Sua Salvação." (Jairo Trench Gonçalves, Grupo Elo, in memorian).

São Paulo, SP, 03 de julho de 2004

Pastor Wagner Antonio de Araújo

30/6/2004 Amados amigos,
correspondentes de todos os grupos:

Esta é a última atualização. Para quem não leu as primeiras, nós, da Igreja
Batista Boas Novas de Osasco, nos propusemos a fazer a SEGUNDA VIAGEM
MISSIONÁRIA. A primeira foi para Bom Jesus dos Perdões, no interior, e a
segunda será para Tietê, outra cidade paulista. Somos 35 pessoas. Ofertamos
tudo o que tínhamos, para Missões Mundiais. E acabamos sem condições de
seguir para o interior.

Se for da vontade de Deus, teremos os recursos. Se não for, não teremos.

Será tudo, ou nada, quanto a esta viagem.

Desde que publiquei a matéria, já sofri todo tipo de perseguições: pastores
me insultando, pessoas considerando esses compartilhamentos de
auto-promoção, alguns moderadores de listas descadastrando e banindo a minha
inscrição, gente travando o MSN Messenger para o meu password, coisas
espantosas! E somos cooperadores na mesma obra! Mas eu deixo tudo isso nas
mãos do Senhor, e ofereço a ele tudo que recebo. E quero ter oportunidade de
ainda ajudar essas pessoas, como já aconteceu.

Portanto, se a luta é grande, creio que grande será também a vitória para o
nosso Salvador. Talvez seja porque Satanás sabe que terá vidas arrebatadas
de suas mãos, porisso tenta enfraquecer as nossas. Será que não? Eu acho que
é isso!

Muitos oraram comigo, pedindo a orientação de Deus. Dos R$450,00 necessários
para os 15 voluntários, foram captados R$105,00, com a promessa de outros
R$20,00 para hoje, e uma outra promessa sem valor definido. Eu sei que o Pai
está trabalhando, e não tenho dúvidas: se esse montante for atingido, será
um MILAGRE, para a honra dEle!

Assim, peço que orem. Peço que aguardem notícias.

E, se você for um daqueles que o Pai selecionou, para, junto com os 5
voluntários cooperantes à distância, juntar forças para o empreendimento,
por favor, me procure. Escreva-me em bnovas@uol.com.br , e lhe fornecerei a
orientação. Ou telefone-me: 0xx11 9699-8633.

O próximo e-mail será após a decisão. Se não formos viajar, notificarei a
todos que essa foi a vontade de Deus. Se formos viajar, não escreverei nada:
só escreverei depois, com fotos e texto, para a honra e glória de nosso
Senhor Jesus Cristo.

Qualquer que seja a decisão, tenho certeza de que será a melhor, e será a
vontade do Senhor. Nós ouviremos a voz do Senhor hoje.

Lembre-se: a viagem será no próximo sábado, 03/07/2004, sairemos às 7 da
manhã, regressando às 22:30 horas. Se for da vontade do Senhor.

Pr. Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP
bnovas@uol.com.br

======

o valor de R$450,00 engloba 15 refeições + combustível, pedágio e carros
para esses transportes.

=======

senhor moderador: se o senhor não quiser, não publicarei mais os meus
e-mails em seu seleto grupo de irmãos. Também modero pessoas na internet,
algo em torno de 1200 pessoas, e tenho que manter a ordem em minhas listas.
Se eu estiver sendo inconveniente, comunique-me, que me descadastrarei com
todo o respeito. E, de antemão, peço-lhe perdão pelo incômodo, em nome de
Jesus.

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com .