NATAL
(Intercâmbio de Material Didático Inspirativo Religioso...)
www.uniaonet.com/aservicodorei.htm

A. TUDO LOTADO NA ESTALAGEM
(Dina Donohue)

 

            Wallace Purling tinha nove anos nessa data e estava na segunda classe da escola Primária, apesar de dever estar na quarta. Era grande e desajeitado, lento de movimentos e de mente, mas todo mundo na aula gostava dele. Era um menino que sentia prazer em ajudar, sempre cheio de boa vontade, sorridente e protetor natural das crianças menores.

            A Wally agradava a idéia de ser um pastor com sua flauta na peça de Natal desse ano, mas a Srta Lumbard lhe deu um papel mais importante. Afinal de contas, pensou ela, o estalajadeiro não tem muito que falar, e a estatura de Wally faria que sua recusa de hospedar José fosse mais imperiosa.

            Assim, o tradicional público juntou-se para o excesso habitual de todo fim de ano - báculos e presépios, barbas e coroas, auréolas e um palco cheio de vozes gasguitas. Ninguém, dentro ou fora dele, estava mais enfeitiçado pela magia dessa noite que Wallace Purling.

            Chegou a altura de José aparecer. Guiando com ternura Maria, ele foi até a estalagem. Bateu com força na porta de madeira, montada no pano de fundo pintado, e Wally, o estalajadeiro, lá estava esperando.

            "Que é que você quer?" perguntou Wally bruscamente.

            "Estamos procurando um lugar para ficar."

            "Aqui não." Wally estava com um olhar meio esgazeado, mas falou com vigor. "Está tudo lotado."

            "Senhor, temos procurado em vão por toda parte."

            "Nesta estalagem não há lugar para vocês." Wally tinha uma aparência severa.

            "Por favor, meu bom estalajadeiro, esta é minha mulher, Maria. Ela está esperando uma criança e precisa descansar. Certamente haverá por aí um canto, por pequeno que seja. Ela está tão cansada!"

            Então, pela primeira vez, o estalajadeiro afrouxou sua aparência hirta e olhou Maria. Depois houve uma longa pausa, longa o bastante para que o público ficasse um pouco tenso e embaraçado.

            "Não! Vão embora!" sussurrou o ponto, dos bastidores.

            "Não!" , repetiu Wally automaticamente. "Vão embora."

            José, com tristeza, colocou seu braço pelos ombros de Maria e esta deixou cair a cabeça no ombro de seu marido, e ambos começaram a se afastar. O estalajadeiro, porém, não voltou para dentro de casa; ficou no limiar da porta, olhando o fatigado casal. Sua boca estava aberta, as sobrancelhas enrugadas de preocupação, os olhos iniludivelmente marejados de lágrimas.

            E, de súbito, esse espetáculo de Natal tornou-se algo diferente de todos os outros: "Não vá embora, José!" gritou Wally. "Volte aqui com Maria!" E no rosto de Wallace brilhou um sorriso: "Vocês podem ficar, sim. No meu quarto!"

            Algumas pessoas acharam que o espetáculo se arruinara, mas muitas consideraram-no o mais cristão de todos a que jamais haviam assistido.
B. OS DEZ MANDAMENTOS PARA O NATAL

 

I. Não deixarás ”Cristo” fora do Natal.

 

II. Não avaliarás os teus presentes pelo seu custo, pois na verdade muitos deles significarão amor e que é mais abençoado e lindo do que a prata e o ouro.

 

III. Darás a ti mesmo em teu presente. Teu amor, tua personalidade e teu serviço aumentarão o valor do teu presente cem vezes, e aquele que o receber o entesourará para todo o sempre.

 

IV. Não permitirás que o Papai Noel tome o lugar de Cristo. Em muitos lares, Papai Noel supera o Menino jesus e o Natal se torna em conto de fadas ao invés de uma sublime realidade no reino espiritual.

 

V. Não sobrecarregarás teu servo. A balconista, o carteiro e o comerciante deviam receber tua consideração.

 

VI. Não negligenciarás os teus momentos de adoração. As atividades do Natal são planejadas para ajudar a espiritualizar a época do Natal para ti, teu filho e os que vivem em tua casa.

 

VII. Não negligenciarás os necessitados. Deixa que as bênçãos sejam compartilhadas com muitos que passarão fome e frio, a menos que sejas generoso.

 

VIII. Serás como uma criancinha. Natal é dia do menino Jesus. Enquanto não te tornares, em espírito, semelhante a uma criancinha, não estarás pronto para entrar no reino dos céus.

 

IX. Prepara-te espiritualmente para o Natal, pois na verdade muitos de nós dispendemos muito tempo e dinheiro preparando os presentes, mas dedicamos alguns segundos apenas ao nosso preparo espiritual.

 

X. Darás o teu coração a Cristo. Que a tua lista de Natal seja encabeçada por Cristo, e o teu coração, como presente, pois agindo assim, serás como os magos da antigüidade e verdadeiramente descobrirás que nasceste novamente no dia de Natal.
C. UMA ESTRELA PROCEDERÁ DE JACÓ

 

(Adaptação de uma história da APEC, para festa de Natal, realizada na I.P. Méier. O número de leitores varia de acordo com os participantes disponíveis)

 

HINO 8 - TODOS

 

LEITOR1:       Você já imaginou como seria caminhar lá fora, numa noite em que

não houvesse estrelas, nem lua, nem luzes na rua, nem nas casas. Que escuridão medonha seria!  Mas você sabe que houve uma ocasião quando o mundo todo estava em trevas? Não havia luz em parte alguma. Então Deus disse: “haja luz”, e as trevas desapareceram. Somente o Deus todo poderoso poderia fazer isto.

 

LEITOR2:                  Pra brilhar no escuro céu,

as estrelas Deus criou.

 

Pra salvar você e eu,

Deus, o filho nos mandou.

 

Deus nos diz que como a luz

as crianças devem ser;

 

Como estrelas de Jesus,

Anunciando Seu poder.

 

HINO 155 - TODOS

 

AJUDANTE1 - Colocar a fig. 1

 

LEITOR3:       Erga os olhos para o céu numa noite clara e contemple a lua prateada

e todas as estrelas. Você já teve o desjo de contá-las? Nosso grande Deus fez todas as estrelas e colocou-as no espaço. Ele é o único que pode enumerá-las. A Bíblia diz que o senhor “conta o número das estrelas, chamando-as todas pelos seus nomes”  Sl 147.4

 

CORINHO:  Jardim de Infância  ( Não devo eu?)

 

LEITOR1:       Sim, Deus sabe o nome de cada estrela do céu, e conhece também

cada um de nós pelo nosso nome. Ele nos ama a todos e conhece cada uma de nossas necessidades. Imagine que mesmo antes de existirmos, Deus já sabia tudo a nosso respeito. Ele sabia que as travas do pecado encheriam nossos corações, e por isso, providenciou um meio pelo qual poderia perdoar-nos dos nossos pecados. Em vez das trevas do pecado em nossos corações, podemos ter a luz da vida.

 

LEITOR2:       Disse Jesus: “Eu vim como a luz para o mundo, a fim de que todo

aquele que crê não permaneça nas trevas”.

 

LEITOR3:       Deus fez uma promessa.

 

AJUDANTE: Retira a figura 1 e coloca a figura 2

 

LEITOR1:       A Palavra de Deus fala-nos muito sobre as estrelas. Logo no primeiro

livro da Bíblia, Deus disse: “Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite”. Então Ele fez as estrelas e todas as maravilhas do universo. Depois criou o homem e a mulher para gozarem toda esta beleza. Você já deve ter ouvido de como Adão e Evfa desobedeceram a Deus. Isto foi pecado.

 

LEITOR2:       “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo,

e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. Rm 5.12

 

LEITOR3:       Deus está triste conosco por causa dos nossos pecados,mais ainda

assim, ele nos ama. Ele ainda amava Adão e Eva depois que pecaram e, imediatamente, fez-lhes umsa promessa especial. Prometeu-lhes que um dia mandaria um Salvador ao mundo: um que tomaria o castigo de seus pecados, provendo para eles um meio de serem perdoados e de poderem um dia viver no céu com Ele. Essa promessa é para nós também. Para todo aquele que crê. QUE PROMESSA MARAVILHOSA!

 

LEITOR1:       Falamos hoje de Cristo,

O Salvador anunciado

Por santos da antiguidade,

Há tanto tempo esperado.

 

AJUDANTE: Coloca a figura 3

 

LEITOR2:       “Ve-lo-ei mas não agora; contempla-lo-ei, mas não de perto; uma                            estrela procederá de Jacó”. Nm 24.17

 

LEITOR3:       Deus está aqui falando de uma estrela especial, uma pessoa, o único

que Ele tinha prometido mandar como Salvador. É porque o mundo está tão cheio das trevas do pecado que precisamos do Senhor Jesus, a luz do mundo, para brilhar dentro dos nossos corações.

 

LEITOR1:       Como Deus preparou a vinda do prometido?

 

LEITOR2:       Anos e anos se passaram depois que Adão e Eva pecaram. Talvez

alguns tivessem se esquecido completamente da promessa de Deus. Foi então que o primeiro raio de luz apareceu.

 

AJUDANTE:  Colocar as fig. 4, depois 5,6 na flanela

 

PERSONAGEM1:    Sou Abraão. “Olha para os céus, disse-me o Senhor, e conta

 as estrelas, se é que podes. Será assim a tua posteridade.” Gn 15.5

 

TODOS:         “... de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o

nome. Sê tu uma Bênção”.

 

LEITOR1:       Esta nação deveria ser uma nação especial para Deus através da

qual Ele mandaria o salvador prometido. Abrãao teve um filho chamado Isaque que por sua vez teve um filho chamado Jacó. E então a nação de Deus cresceu em número. Agora outro raio de luz apareceu.

 

AJUDANTE:  coloca as fig. 7, depois 8 e 9

 

PERSONAGEM2:    Sou Davi. Veio a mim uma vez a firme promessa de Deus:

“...farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti... e estabelecerei para sempre o trono do seu reino.”2 sm 7.12-13

 

TODOS:         ... “Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante

de ti; Teu trono será estabelecido para sempre.” 2 Sm 7.16

 

LEITOR3:       Várias centenas de anos se passaram. Teria Deus esquecido Sua

promessa? Certamente que não. Havia ainda outra pessoa que Ele devia preparar para a vinda do Seu Filho.

 

AJUDANTE: Coloca a fig. 10, depois 11 e 12

 

PERSONAGEM3:    Sou Maria

A pura e virgem Maria,

Agraciada dos céus

Para ser a mãe de Jesus,

Fui escolhida por Deus.

Mistério assim tão profundo,

De pronto não entendi.

Mas a vontade de Deus,

Humilde, não resisti.

 

TODOS:         “Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido

de mulher, nascido sob a lei”. Gl 4.4

 

HINO 7 (Noite Feliz)

 

LEITOR1:       Deus cumpre Sua promessa.

 

LEITOR2:       As estrelas devem ter brilhado intensamente, naquela noite especial,

sobre as montanhas ao redor de Belém. ouçam com atenção a história conforme a Palavra de Jesus:  vamos abrir nossas Bíblias em Lc 2.8-16, vamos fazer uma leitura alternada.

 

AJUDANTE:  colocar fig. 13,14,15

 

LEITOR3:       Finalmente a estrela prometida tinha vindo a terra. Deus cumpriu Sua

                        promessa!

 

TODOS:         JESUS cumpre a promessa de Deus!

 

LEITOR1:       Jesus nào veio apenas para uma nação mas para morrer pelos

pecados do mundo inteiro. Durante 33 anos Ele viveu na terra, fez muitas coisas maravilhosas, provando que era Filho de Deus.

 

HINO:             São de Jesus as Histórias

 

LEITOR2:       Então Ele permitiu que homens malvados O pregassem na Cruz. Lá

Deus consentiu que ele tomasse o castigo de todas as coisas erradas que temos feito.

 

CÂNTICO:     Por mim morreu Jesus

                        Cravado numa cruz’

                        No monte do Calvário

                        por mim morreu Jesus.

 

LEITOR3:       Morreu por nossos pecados, mas ressurgiu dos mortos no terceiro

dia. Ele viveu novamente!

 

HINO 41 ( Cristo já ressuscitou)

 

LEITOR1,2,3- no último livro da Bíblia, Jesus disse de si mesmo: “Eu sou a

brilhante estrela da manhã”. Regozigemo-nos porque Ele veio iluminar o caminho para o céu e dar-nos a luz da vida Eterna.

 


D. Mensagem de Natal:

 

                        Vestiduras de guerra servem de pasto para o fogo que aquece e ilumina;

            Armas são convertidas em instrumentos para o trabalho que realiza e dignifica;

            Pessoas, seja qual for a idade, não morrem mais de fome e de abandono;

            Os cegos passam a experimentar uma nova realidade;

            Os mudos entoam canções e os surdos ouvem a sua beleza;

            Os doentes são aceitos e curados;

            Os coxos saltam, andam e correm com desembaraço na direção dos seus desejos;

            Não é mais preciso chorar, sofrer, enlutar-se;

            Quem constrói uma casa, pode habitá-la;

            Quem cultiva um campo, pode desfrutar do seu produto;

            O pão é repartido por igual;

            Homens e mulheres se tornaram irmãos, amando-se e respeitando-se;

            Até as feras e os animais domésticos convivem em harmonia;

            Há flores no deserto, e nascentes em lugares áridos;

            Há justiça, paz e alegria para todos.

 

É Natal!

Tempo de renovar a esperança

para continuar lutando pelo sonho

de um mundo diferente.

 

(Rev. Paulo Severino da Silva Filho)


E. Para comemorar o ADVENTO:[1]

 

Criar um arranjo com 4 velas (coroa, galho, etc) que serão acesas 1 de cada vez nos 4 domingos que precedem o NATAL.

 

1º domingo:

 

“O povo que andava em trevas viu grande luz; e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz”. Is 9.1-7

 

Neste primeiro domingo do Advento podemos encontrar esperança na luz brilhante acerca da qual os profetas falaram. (Acender a 1ª vela)

A primeira vela que acendemos é uma recordação da esperança que os profetas possuíam em sua expectativa por um messias. Este tão aguardado Messias deveria trazer paz ao mundo.

Nós precisamos daquela paz e daquela luz pela qual os profetas esperaram, para que nos ilumine toda a esvcuridão que temos de suportar. Mesmo nos momentos mais escuros de nossas vidas temos a certeza que deus é real e que ele tem um plano para suas criaturas. As trevas que cada um de nós experimenta podem ser diferentes, mas o Messias que veio e ainda vem a cada um de nós, pode iluminar as nossas vidas, qualquer que seja a nossa escuridão.

Cântico:         Ó vem, ó vem Emanuel

Redime o povo de Israel,

Que geme em trite exílio e dor,

E aguarda o grande Redentor,

Exulta! Exulta! Emanuel

Virá em breve, ó israel!’

Oração: Pai celestial, o teu amor traz a luz em meio às nossas trevas. Ajuda-nos a ver a tua luz, quando esta vem a nossas vidas. Amém.

 

Pensamento: Cristo pode iluminar as nossas trevas.

 

2º domingo:

 

“Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o numa mangedoura, porque não havia lugar para eles na sala.”  Lc 2.1-7

 

Hoje vamos recordar a esperança dos profetas e acender novamente uma vela. Olhamos agora para o presépio. O presépio é o símbolo do calor. (Acenda 2 velas)

O estalajadeiro não conhecia o casal a quem ele não podia dar um lugar na hospedaria. Ainda mais, compadecido, ofereceu o único cantinho disponível, o estábulo. Pelo menos, este presépio serviu de abrigo da noite úmida.

O presépio é o símbolo de um estalajadeiro que estava pronto a repartir o que possuía. É também o símbolo da humildade de Jesus, nascido lá.

Há momentos, na vida, quando parece que não encontramos um abrigo. Será que aceitaríamos ao menos um estábulo? Poderíamos permanecer humildes como José e Maria? Seríamos capazes de oferecer abrigo a um estrangeiro que estivesse cansado, caso surgisse uma oportunidade?

 

Assim cantemos:     No humilde presépio, sem ter nada seu,

Jesus, pobrezinho, sem teto nasceu

Os céus estrelados, fulgentes de luz

Visitam o meigo e divino Jesus.

 

Oração: Obrigado, senhor, pelo calor que mandaste do presépio em Belém. Somos gratos por esse calor que pode mudar vidas. Amém.

 

Pensamento: aceita o que te derem e dá o que puderes.

 

3º domingo:

 

“E os pastores voltaram glorificando e louvando a deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora dito.” Lc 2.8-20

 

Acendamos novamente duas velas, relembrando a esperança dos profetas e o calor do presépio. A terceira vela, que acenderemos hoje, relembra-nos a alegria dos pastores.

Os pastores viram uma grande luz e foram avisados do nascimento, tão esperado, do Messias. Imaginem o contentamento, o espanto e a alegria, que tomaram conta deles, ao verem a criança na manjedoura. O Messias chegara, como resposta às profecias e às orações. Os pastores se regozijavam e cantavam louvores, glorificando o Messias que viera para trazer paz ao mundo.

Cristo vem com muitos presentes, num responso às nossas esperanças. Agora, nós é que devemos responder com alegria, aceitando seus presentes. A história dos pastores é luz que traz alegria, bem no meio de nossa escuridão. Exultemos todos a uma. O redentor vem!

Assim cantemos:     Oh, vinde fiéis, triunfantes e alegres,

Sim, vinde a Belém, já movidos de amor!

Nasceu vosso Rei, o Messias prometido,

Oh, vinde, adoremos, oh, vinde, adoremos!

Oh, vinde, adoremos ao nosso Senhor!

 

Oração: Pai, regozijamo-nos tal como os pastores e pedimos tua direção. Ajuda-nos a aceitar teus presentes. Amém.

 

Pensamento: Após recebermos os presentes de deus, torna-se possível celebrar a vida.

 

4º domingo:

 

“Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do Rei Herodes, eis que vieram magos do Oriente a Jerusalém, perguntando: -onde está o rei dos judeus, recém-nascido? Com efeito, vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.” Mt 2.1-12

 

A vela de hoje é para simbolizar uma estrelal; a estrela que conduziu os reis magos. Relembramos, também, a esperança dos profetas, o calor do presépio e a alegria dos pastores, ao acendermos as 3 velas anteriores.

Hoje é quase Natal; os magos seguiram uma estrela, à procura de um rei. Semelhantemente, estamos fazendo uma jornada e seguindo a estrela de Cristo. Esta estrela ilumina nossa escuridão, dá-nos calor e nos proporciona celebrarmos a vida.

Nessa época do ano, vamos nos aproximando do verdadeiro sentido de vida e da Natal, á medida que vamos chegando ao final da jornada. Nossa vida é uma busca contínua do Cristo, do Rei e da vida abundante que ele nos oferece. Vamos seguir a estrela que nos conduzirá a ele? Vamos verificar a maneira com que temos procurado, com essa luz, iluminar nossas vidas?

 Cântico:        Oh, linda estrela! Fulgor cintilante!

Rumo nas trevas teu brilho nos dá;

Vem conduzir-nos, ó lume divino,

Para onde o infante nascido já está.

 

Oração: Querido Pai, ajuda-nos a enxergar a estrla de Cristo. Que nós noca paremos no meio da jornada a fim de podermos chegar a luz que nos oferece. Muito obrigada pela alegria do Natal. Amém.

 

Pensamento: se procurarmos pela luz de cristo, nós aacharemos.


F. ADVENTO

(João Crisóstomo - 350-407)

 

            Que dizer? Como falar?

            Um tal prodígio me deixa estupefato.

            O Senhor dos dias tornou-se uma criança. Aquele que está sentado sobre o trono sublime dos altos céus, está deitado numa mangedoura.

            É tocado pelas mãos humanas Aquele que é intocável, e que é a origem de tudo.

            Aquele que desfaz os laços do pecado, está enrolado  por faixas, porque assim Ele quer.

            Ele decidiu mudar a baixeza em honra, revestir de glória a ignomínia e mostrar que os limites do abaixamento são aqueles da força.

            Eis porque Ele sofreu em meu corpo, para que eu me tornasse capaz da Palavra de Deus.

            Ele toma a minha carne, e me dá Seu espírito. Dando e tomando, Ele me prepara um tesouro de vida. Ele tomou minha carne para me santificar. Ele me dá o Seu espírito para me salvar.

            Hoje, o antigo laço foi desfeito. O diabo foi confundido e os demônios postos em fuga. A morte foi abolida e o pecado rejeitado. O erro foi preso e a verdade voltou.

            À palavra da piedade tomou conta de tudo. Ela corre pelo mundo.

            A maneira de viver dos céus foi plantada sobre a terra.

            Anjos comunicam-se com pessoas humanas. E estas falam com eles sem medo.

            Por que?

            Deus veio sobre a terra.

            Fomos introduzidos no céu.

            Esta é a grande troca.

            Que dizer ainda?

            Que falar?

            Eu vejo um carpinteiro, um presépio, uma criança.

            Eu vejo faixas, e uma virgem que dá a luz no despojamento.

            Tudo é pobre, tudo respira pobreza.

            Mas veja quantas riquezas estão aí presentes!

            Ele era rico, e fez-se pobre por nós!

            Ó pobreza, fonte de toda riqueza!

 


G. OS DEZ MANDAMENTOS DO NATAL

 

1º - Não terás outros “deuses” nas comemorações do Natal, nem mesmo o sim-pático Papai Noel...

2º - Não farás para ti e para tua família uma comemoração deturpada à seme-lhança do que aqueles que não honram o Natal de Cristo, porque não conhecem o Cristo do Natal.

3º - Não tomarás o nome de Jesus Cristo em vão, usando-o apenas como pretexto para uma comemoração do Natal que não sirva para glorificá-lo.

4º - Lembra-te do dia de Natal para agradecer a Deus o nascimento de Cristo em Belém e para examinar se verdadeiramente ele já nasceu em, teu coração.

5º - Honra ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo ao comemorares o Natal para que vivas muitos anos e possas compartilhar com outros as alegrias e a paz que Cristo dá.

6º - Não matarás o espírito do Natal, celebrando-o de uma maneira egoísta, como se o Natal fosse teu.

  - Não adulterarás o verdadeiro sentido do Natal, aproveitando-te dele para glutonaria, bebedices ou exibição...

8º - Não furtarás aos outros a oportunidade de receberem, ao menos no Natal, um pouco do muito que tens o ano inteiro,

9º - Não dirás falso testemunho contra o Natal, dando a impressão de que a festa é tua e que não há lugar para Cristo na tua vida e nem tampouco à tua mesa.

10º - Não cobiçarás a maneira do teu próximo celebrar o Natal, nem os presentes que ele dá e recebe, nem as iguarias que há na sua mesa, mas lembra-te de que “mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”.



[1] Do Cenáculo, escrito por Barbara e David Ross(USA)

Participe! Envie-nos seu comentário : uniaonet@uol.com.br - www.uniaonet.com.

.