TEXTO: Apocalipse
6: 11 Tema: O ÚLTIMO
ELEITO A PROCURA DO ÚLTIMO ELEITO
Entendo o porquê da Missão da Igreja O capítulo
6 de Apocalipse dá início à nova unidade, à seção aos selos. Jesus,
vencedor da morte, vai mostrar como é a história da humanidade, abrindo
os sete selos que mantém lacrado o livro da história. A abertura dos
quatro primeiros selos segue um esquema padrão: abertura do selo, voz
de comando, surgimento de um cavalo e descrição do cavaleiro. ·
O primeiro revela a história da
ganância imperando no mundo. ·
O segundo a história de sangue e
violência espalhada no mundo como filha da ganância. ·
O terceiro a história de escassez
como fruto da ganância e violência. ·
O quarto a história de morte que
acomete uma porção da terra vitimas silenciosas da escassez, violência
e ganância. ·
O quinto o clamor dos martirizados
por causa de Cristo por justiça. ·
O sexto a história debaixo do juízo
divino. ·
O sétimo não é demonstrado neste
capítulo, somente no cap. 8:1-5. Do silêncio ao triunfo, o dia da vitória,
as orações dos justos sendo recolhidas. Quero convida-los a observar
o verso 11 em especial, sobre o momento pelo qual todos aguardam, mas
ninguém sabe quando será à volta de Cristo. Muitos discípulos de Jesus
o questionaram para quando seria, qual o tempo de seu regresso, a fim
de que pudesse concretizar o plano da redenção final. Este capítulo é muito especial, pois em toda a Bíblia não encontramos outra
indicação com indicação mais clara sobre a volta de Jesus. Muito erroneamente lemos que o prenuncio da volta de Cristo seria marcada
por catástrofes, guerras, fome, escassez, e até mesmo o caos cósmico,
com o fim dos astros. Para entendermos melhor é necessário observamos alguns termos que nos auxiliarão
para que a conclusão venha naturalmente. Depois do clamor dessas pessoas a Jesus pela justiça e que se cumprisse
logo o juízo divino sobre os maus, Jesus dá a eles vestiduras brancas
e pede que eles tenham bom ânimo até que o grande dia chegasse. O propósito e tom de conversa de Jesus para com João é em forma de declaração
determinada auvtoi/j pronome de intensidade
e enfática para deixar claro que haverá sim um dia para
o julgamento final, a fim de que Seu Reino seja estabelecido perpetuamente
em todo o cosmo, e seu povo receba o prêmio final, a vida eterna. Kronos tem como característica determinar
que o tempo, a hora já está marcada... Mas este tempo marcado está condicionado pela palavra: Eos conjunção temporal que demonstra
“até”, com isso o evento final está aguardando para o fim deste período
de tempo um outro acontecimento tão ou mais importante que o tempo,
mas o número de pessoas para que se cumpra o julgamento. Pleroma significa totalidade, estar cheio,
enchido completamente, portanto, o número dessas pessoas que precisam
testemunhar ou morrer por causa de Jesus, ou aceitar Jesus é aguardado
com estrema atenção, pois quando isso acontecer o momento para o julgamento
final chegou. su,ndouloi, sundouloi que significa figo. De crentes, ministros, anjos,
qualquer que relaciona junto em serviço debaixo de Cristo como Senhor. Mas pensando nisso é que vemos o quanto a Igreja Cristã perdeu com tantos
outros assuntos não tão importante, como pensar e trabalhar para que
a volta de Cristo fosse a mais rápida possível.
I.
A Igreja precisa fazer discípulos para perpetuar a Proclamação da Palavra
de Deus.
Mateus 28:19 Portanto ide, fazei [discípulos] de todas as nações,
batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; É uma ordem de
Jesus que necessita esclarecimento, e o mais evidente é que o motivo
maior para que se fizesse discípulos é porque esses teriam que fazer
outros discípulos, e assim sucessivamente para que a Igreja ou o pregador
da Palavra de Deus ao deixar um campo, ou uma comunidade essa não viesse
a acabar, ou os crentes por abandonar o Caminho do Senhor. Uma igreja nunca
pode deixar de existir onde foi plantada, pois procura pela ovelha se
encerraria e teria que recomeçar tudo novamente. Portanto, fazer missões
é ter responsabilidades futuras, e não um meio de proclamação irresponsável
na qual se pensa somente nos ouvintes daquele momento da explanação
da Palavra de Deus. Pregar sim, acolher
os novos convertidos sim prepara-los para serem lideres competentes
sim, recuperar outras ovelhas essa é a Missão responsável e coerente
que trabalha para concretizar a volta esplendorosa de nosso salvador
Jesus Cristo.
II.
Jesus convoca a Igreja para procurar as ovelhas perdidas (eleitos/Deus)
Lc 15:6 e chegando a casa, reúne os amigos
e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha [ovelha] que se havia perdido. O texto ainda
alude a alegria nos céus por mais uma alma pecadora que se arrepende
e volta-se para Deus. A questão da
eleição de Deus é uma questão passiva na doutrina calvinista, pois entendemos
e aceitamos que é o próprio Deus quem elegeu o seu povo, Ele escolheu
segundo sua livre vontade, e seu desejo único de manifestar aos pecadores
a Sua graça inefável a quem não tem nenhum merecimento de misericórdia
“Rom 9:15 porque diz a Moisés: Terei [misericórdia] de quem me aprouver
ter [misericórdia], e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão”. A metáfora de Jesus sobre o pastor e a ovelha perdida ilustra
perfeitamente a disposição dEle por uma alma que seja para a livrar
do pecado e da morte. A Igreja é convocada
a ser uma testemunha de Jesus no mundo, mas ela não pode perder sua
razão primeira, pregar o Evangelho da glória de Jesus a todos, pois
sem pregação não há fé nem arrependimento, e nem conversão, portanto,
pregar a Palavra com responsabilidade é pregar para que a ovelha perdida
ouça a voz de Seu Senhor e reencontre seu único Pastor, Jo 10:3,
4 A este o porteiro abre; e as [ovelha]s ouvem a sua voz; e ele chama
pelo nome as suas [ovelha]s, e as conduz para fora. 4 Depois de conduzir
para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as [ovelha]s
o seguem, porque conhecem a sua voz; é um dos textos clássicos para
entendermos a eleição divina. Deus nos predestinou antes da fundação
do mundo, escolhendo os seus.
III.
Jesus está voltando...
O termo parousia significa essencialmente presença ou chegada
de pessoas ou coisas. É
impressionante como o N.T. dá ênfase aos fatos que estão para acontecer.
Diz Jones: dos 260 capítulos do N.T. pelo menos 222 têm alguma referência
ao futuro. Realmente a parousia tem um lugar muito importante na Cristologia
não podendo ficar como um apêndice na teologia. A esperança viva de todo cristão é aguardar com expectativa
o grande dia da volta de Cristo. Entende-se que à volta de Cristo será como em um dia de ladrão,
ninguém sabe quando ocorrerá, nem o dia nem a hora, mas Ele manda que
fiquemos alertas e sempre atentos, pois a qualquer momento isso ocorrerá
de fato. O prenúncio da volta de Cristo em Mateus 24 nos ensina que
as catástrofes anunciadas, não são a bem da verdade os sinais finais
da volta de Jesus, pois no mundo sempre haverá guerras, fome, terremotos,
catástrofes naturais, mas essa alusão de Jesus quanto a sua volta é
para enfatizar que assim como esses eventos acontecem ocasionalmente
e podem acontecer a qualquer momento, a Sua volta também será a qualquer
momento. Para entendermos então o verso 11 de Apocalipse precisamos
saber que à volta de Jesus acontecerá quando o número exato dos escolhidos
de Deus estiver completado segundo o termo pleroma, e segundo o entendimento
da conjunção ‘até “que enfatiza explicitamente ao fato da história da
humanidade chegar ao fim, quando esse eleito for encontrado para Deus,
pois a mansão celestial tem quartos suficientes para todos os eleitos
de Deus, nem a menos, nem a mais, o número é exato”. À volta de Jesus é iminente, a Igreja de Cristo deveria aguardar
esse dia com expectativa, pois somente assim, todos os atos de injustiças
serão julgados e condenados pelo Juiz Supremo, e somente assim teremos
vitória sobre a morte, o diabo e o pecado, à volta de Cristo envolve
a nossa alegria eterna. Alegria do povo de Deus, pois as palavras de nosso Deus se
cumpriram, chegou o dia de descansarmos pra sempre de nossas lutas,
de nosso trabalho, para tão somente adorar e Servir ao nosso Deus e
Senhor. Em Apocalipse 7: 9,14 nos diz que grande multidão estava adorando
ao Cordeiro de Deus, com certeza João estava contemplando todos os salvos
em Cristo Jesus, nenhum estava faltando, ou havia algum intruso lá,
mas declara que via uma multidão de todos os povos e nações para adorar
o Cordeiro de Deus. Precisamos trabalhar para o Senhor para que sua volta seja
como para amanhã, sem demora, sem mais desculpas...Pregar a palavra
em toda hora, tendo oportunidade devemos estar preparados para testemunhar
a respeito de nossa fé. Ilustração: o transatlântico Conclusão O Senhor Jesus nos ensina que sua volta é certa, mas precisamos
tomar atitudes de fazermos discípulos onde estamos, a fim de que sempre
haja em nós a disposição para encontrarmos mais uma das ovelhas perdidas
do Senhor, porque aprendemos que somente quando encontrarmos a última
ovelha perdida, o número dos eleitos de Deus se completará e assim como
disse Paulo na I Tm 2:4 “o qual deseja que todos os homens sejam [salvos]
e cheguem ao pleno conhecimento da verdade, Deus quer que” todos “sejam
salvos”. Maranata vem Senhor Jesus. Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com |
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