THIES/SENEGAL/ÁFRICA - 2003
www.uniaonet.com/africasenegalivoneide.htm

IVONEIDE DA SILVA _ THIES

IVONEIDE DA SILVA/GIDEILDA DOS SANTOS - SENEGAL Estamos enviando a vocês essa mensagem de reconhecimento pela amizade e apoio aos nossos ministérios. Estamos terminando o ano e fazendo uma avaliação podemos voltar nossos olhos e ver quantas provas o Senhor nos permitiu e em todas elas sentimos que Ele estava presente. Tivemos dificuldades no entendimento da cultura que é uma batalha constante. Nossa equipe está composta de várias etnias e é uma complicação interpretar certas situações; mas o mais importante são servos do Senhor diferente de nós e que tem o alvo de fazer Cristo conhecido nessa nação. Os trabalhos nas aldeias que visitamos alguns tem resistência e impede o avanço e causou muitas frustações e continua sendo um desafio espiritual. Outros avançaram e nos alegramos pelos frutos produzidos. Em todas essas situações Deus usou vocês para nos animar seja orando, contribuindo, outros enviando mensagens eletrônicas, outros cartas, outros vieram e se disporam a visitar para encorajar e mesmos colegas aqui no campo (brasileiros). Terminamos pedindo por clamores por duas aldeias que estão caminhando para construção de igrejas.Uma tem o terreno e outra os crentes estão fabricando tijolos para construção. Orem para nenhuma força contrária impeça o avanço. Pedimos por um casal que estão desejosos de chegar ao campo para desenvolver o ministério. Estão planejando vir nos próximos meses, peço que clamem ao Senhor e que todo impedimento seja retirado para a Glória do Senhor e que o Senhor toque em vários corações compromentendo a segurar as cordas para esses irmãos e acrescentar mais soldados na linha de frente. Por todas essas bênçãos só temos que levantar as mãos aos céus e afirmar "Até nos ajudou o Senhor ". Louvado seja o Senhor! Ele é Fiel e não desampara.

Segue nossa notícias e somos gratas ao Senhor por você que faz parte de forma direta a nossa equipe. Nossa oração é que o Senhor retribua de formas diversas pelo vosso esforço na obra missionária. Louvamos ao Senhor faltando alguns dias para o término desse ano, por : Você que enviou mensagens de encorajamento nos edificou muito nos momentos de provas; Você que participa financeiramente que tem sido primordial para continuarmos cumprindo compromissos financeiros mensais; Você que orou.Nos momentos dificeis sentimos o clamor de muitos e o Senhor mostrou Sua fidelidade, justiça e misericórdia. Você que divulga; as sementes lançadas apenas somou para que outros se juntem a nós nesse combate. Você que foi desafiado a avançar mais mais nessa obra puramente divina e espiritual. Só temos a louvar e agradecer por sua vida, pois sem vossa participação colunas faltariam para continuar a estratégia de trazer o reino do Senhor nessa nação. A serviço Dele, Miss_Ivoneide Sobral Miss_Gideilda Santos


NOTICIAS DO SENEGAL
. . BP 715 Thies Senegal Afrique L’Ouest
gidiv@sentoo.sn / www.omct.com.br
Ivoneide Da Silva Gideilda Dos Santos
Dezembro 2003
Chegamos juntos ao final desse ano.
Toda Glória ao Senhor pela força e fidelidade que Ele mostrou cada dia. Louvamos por vocês que estiveram conosco nas alegrias e dificuldades, apoiando de alguma forma e desejamos as mais ricas bênçãos do Senhor para você e sua família para o novo ano que aproxima.

Louve a Deus conosco:
Pela boa colheita esse ano.
Pelo avanço da construção do hospital.
Pelos quatro enfermeiros que já estão atuando no CMSB.
Pela conferência missionária que ocorreu em outubro.

Um tempo de comunhão e desafios.
O que você pode orar:
Hospital: Pelo término da parte térrea e primeiro andar e que seja possível mudar para o local em janeiro 2004. Os outros andares terminarão pouco a pouco.

Ndoubet: Aldeia que Deus usou uma criança para que o Evangelho chegasse ali.
O chefe dessa aldeia faleceu e dava muito apoio ao trabalho de evangelização.
Orem pelo próximo chefe para que as portas continuem abertas.
Férias: Pretendemos ir ao Brasil no primeiro semestre 2004, orem pelas passagens. Ainda não temos data.

Desafios para 2004:
Trabalhamos com várias aldeias e cada uma tem necessidades diferentes e oramos pela concretização dos seguintes desafios:
Mbellane: Prensa para produzir óleo de amendoim.
Mekhe: Alfabetização para adultos na língua materna, evangelização e educação sanitária. Babac: Continuação do programa de nutrição.
Godel: Educação sanitária e moinho para cereal.
Soma: Tem sido a aldeia modelo e ali continuaremos com programa nutrição.Precisa de uma prensa para produzir óleo de amendoim e um Centro Social para moças para atraí-las pois está havendo êxodo a procura de emprego nas cidades; enfraquecendo os trabalhos da igreja. Soma Alvos desses projetos: Temos visto que dessa maneira mostrando o amor de Deus de forma prática muita portas estão sendo abertas para o entendimento da Palavra de Deus.

Tem sido animador ver o crescimento de grupos de estudos bíblicos ao redor de uma aldeia mãe. É certo que em 5 a 10 anos teremos muitas igrejas implantadas.
As que existem já tem liderança senegalesa e são recém nascidas precisando de assistência e apoio diversos.
Contamos com vossas orações.
Informações complementares:
BRADESCO Ivoneide Ag 289 CC 98159-1
Gideilda Ag 3052 CC 026494-6
Fone Br: 00XX81 3523 23 30 Fone Sn: 00 221 951 87 41



 
22/11/2003 O clima começa mudar há dias bem frio e outros um pouco quente, mas Graças ao Senhor superamos a fase crítica.
Amanhã já anuncia o fim do Ramadã; o comércio está agitado.Muitos compram suprimento de alimento para oferecer amanhã ( 25 novembro) para os que visitam.Outros preparam lindas roupas para o dia da festa.
Assim a maioria superaram o mês do Ramadã certos que alcançaram purificação do corpo, cumprindo todas as regras.
Nós continuamos semeando de forma prática através do programa de nutrição.Esse tempo recebemos muitos bêbês e alguns afirmam que essa é a temporada dos partos. O que nos chama atenção são os prematuros que temos recebido com frequência nos programas.Muitos prematuros  e alguns gêmeos entre 800g a 1Kg100 que podemos colocar na palma de nossa mão.Com todos os limites que temos tentamos ajudar o que podemos e alguns por milagre do Senhor tem sido salvos.
Orem para que tenhamos sabedoria divina para ajudar essas mães que estão em locais de difícil acesso e poder aquisitivo baixo.Veja foto da mãe, missionária Gideilda e enfermeira.

- - -

OBS: Novo endereço correspondência: BP 715 THIES SENEGAL - AFRIQUE L'OUEST Queridos irmãos: Quero agradecer a vocês que estão orando por nós missionários nesse período do Ramadã como suporte de um apoio espiritual.Sim, pressões aumentam, o povo se torna mais agressivos para com o Cristianismo. Aqui onde estou a maioria no período da madrugada comem para suportar o dia; ainda assim é difícil mudar o hábito e tudo isso ninguém comenta e todos escondem afim de afirmar que estão sendo fiéis ao jejum de um mês.Muitos vão ao posto de saúde atrás de receitas médicas para provar que estão doentes e poderem comer durante o dia.Aqui os acidentes aumentam pois a maioria dos carros não tem manutenção e muitos motoristas dormem no volante. Todas as noites há rezas coletivas e até possessões coletivas; durante dia existem regras a seguirem. As rezas dirigem-se em rezar por Mohamed o fundador para que seja salvo, pedir perdão a Deus pelos pecados do ano, saber se serão salvos. Orem por nossos deslocamentos, pois nosso ministério estão localizados em lugares distantes, em verdadeiras aldeias e dependemos de usar as estradas principais. Enquanto estamos rodeados por tão grande engano que Satanás cegou oramos ao Deus Vivo que nos convence do pecado, e salvação que tenha misericórdia das nações que se dobram aos enganos nesse período. Oramos que o próprio Deus se revele através do sobrenatural com todo seu poder e Graça como já tem feito aqui com alguns que se converteram tendo experiências diretas com o proprio Deus. O chefe da aldeia Nd... faleceu.O mesmo contribuiu para entrada do Evangelho naquela aldeia.Orem para que o Senhor esteja providenciando um próximo que mantenha portas abertas.Ali já tem um grupo de novos crentes que seguem aprendendo a Palavra de Deus. Miss Ivoneide Da Silva

SENEGAL Retornamos aos trabalhos nas aldeias.O mês passado com as férias dos missionários e as chuvas diminuimos nossos deslocamentos.Assumimos outras atividades ajudando a outros a terem férias aqui em Thies. Nas estradas vemos muitas mulheres vendendo melâncias e feijão verde; assistimos toda semana acidentes pela falta de manutanção dos carros;imprudências múltiplas. Com as muitas chuvas fazia ano que não víamos tanto feijão verde a venda.O que falta mesmo nessa região são chuvas. Nas aldeias todos pedem mais ajuda na assistência da saúde.A malária tem feito mais vitimas e em uma das aldeias quando a equipe chegou fazia minutos que uma criança partiu sendo mais uma vitima da mesma. Gostaria de lembrar a vocês em oração: 1- Pelo rapaz que sofreu acidente durante construção do Hospital. Ele já saiu do hospital e se encontra em casa em recuperação. 2 - Orem pelo avanço da construção e pelos lideres que estão envolvidos nesse alvo. 3- Que o Senhor nos proteja durante as viagens dos acidentes.Com chuvas aumenta o risco.Nesses próximos dias deverá diminuir as chuvas e aumentar o calor. 4- Nesse início temos deparado com muitos doentes, crianças desnutridas.Orem para que através dessa situação possamos testemunhar de maneira prática mostrando o amor do Senhor.Estamos reativando o programa de nutrição. Agradecemos desde já por vossa participação levando ao Trono da Graça. 17/09/2003


NOTICIAS DO SENEGAL

BP 16079 Dakar - Fann Senegal

E-mail: gidiv@sentoo.sn /http://www.omct.com.br

Missionárias Ivoneide Da Silva/Gideilda Dos Santos

 

Setembro 2003

 

Louvamos a Deus por você que tem participado   ativamente conosco nessa obra e sabemos que só o Senhor poderá retribuir com muitas bênçãos espirituais.

 

Louve a Deus conosco:

 

Ø      Boa saúde das missionárias.

Ø      Pelos quarenta irmãos que submeteram ao batismo de duas aldeias Godel e Langomack.

Ø      Pela construção de uma nova igreja na aldeia de Ndoubet que surgiu  a partir da cura de uma criança que era muda e não podia andar e o Senhor fez uma obra especial resultando em vinte  convertidos naquela aldeia.

Ø      Pela boa quantidade de chuvas esse ano,   logo boa colheita.

 

O que você pode orar:

 

Ø      Pelo término da parte térrea e primeiro andar do hospital.

Ø      Por um rapaz que sofreu acidente (escorregou do terceiro andar) durante trabalho na construção.

Ø      Pelos missionários senegaleses

Ø      Proteção durante as viagens às aldeias no trabalho móvel.

 

 Os desafios:

 

Ø      A construção do hospital continua sendo um grande desafio. Será o primeiro hospital evangélico no país.

Uns grupos de irmãos sensibilizados e movidos pelo Senhor trabalharam e do

doaram um equipamento completo para uma

 

 

sala de cirurgia. Glórias ao Senhor !

Cinco irmãos terminaram o curso de enfermagem  na capital  Dacar e estarão iniciando nos próximos meses no Centro Médico Barthimée. Atualmente estão em fase de instalação em Thies.Orem por eles. 

 

Mais Informações :

Estamos num país muçulmano e podemos  ser alvo de ataques na área física, espiritual, emocional e material.

Desde que chegamos  aqui o mundo evangélico que era de 0,001% passou para 0,008%. O crescimento é lento e precisamos de uma visão em longo prazo.

Em todo esse tempo ainda assim podemos contemplar frutos concretos do avanço através das igrejas, conversões e aumento de muitos ministérios no país.

As necessidades são inúmeras que confrontamos nas comunidades e precisamos de sabedoria para demonstrar o amor de Deus.

Atualmente quase não há alimento devido a seca do ano passado e uma doação de 15 toneladas de arroz foi distribuídas entre as aldeias que há missionários resultado de uma doação.

 

 

Informações complementares:

 

BRADESCO

Ivoneide   Ag   289   CC 98159-1                      Gideilda    Ag 3052   CC 026494-6

 

Fone Br: 00XX81 3523 23 30

Fone Sn: 00 221 951 87 41          

ATIVIDADES JULHO – SETEMBRO 2003    IVONEIDE SOBRAL DA SILVA   14/10/2003
 
É animador saber que em meio de todas as dificuldades posso voltar os pensamentos as visitas às aldeias e lembrar o grupo de mulheres em Godel que com muito entusiasmo participaram  do estudo cronológico comentando, discutindo e pedindo para continuar o ensino da Palavra de Deus.
Esse fato que presenciei superou todo momento em que gastamos horas nas estradas com carro atolado e sem poder fazer muito ou quando o carro precisou de reboque.Partimos às 8 hs da manhã e houve dias de retornar 23hs.
Só o Senhor para capacitar, renovar as forças e ir além do preparo nas salas de aulas de seminários, treinamento transcultural, conferências missionárias.
Através do programa de nutrição confrontamos semanalmente com a cultura (o valor está em juntar dinheiro, manter a aparência física).Atualmente há fartura na colheita e tudo de bom para o consumo deve-se vender para gerar dinheiro.
Torna-se uma luta espiritual pois cega as necessidades físicas levando a desnutrição de adultos e crianças.A pobreza não é material e sim pobreza de mentalidade invertendo os valores.
Vemos famílias com vacas, mas não consomem, o leite de cabra não é consumido pois há supertições.Com muita luta lembro de um bêbê que salvamos quando consumiu o leite de cabra tornando um desafio para a comunidade.Sem dúvida continuamos a testemunhar pois temos a certeza que só o Evangelho pode mudar o rumo das mentes e corações.
Agradeço muito a você que tem participado dessa obra de forma ativa.
 Miss. Ivoneide Da Silva
Progredindo nos alvos: Nesse trimestre devido às chuvas e muitos problemas com transporte não avançamos como gostaríamos.As chuvas impediram entrada nas aldeias; o carro apresentou muitos problemas; também as estradas não ajudam.Ainda assim avançamos com dificuldade e perseverando que o Senhor estava em cada situação.
Atividades: Nesse trimestre continuei apoiando nossa irmã Oumi Diouf no programa de nutrição apenas para os casos de desnutrição grave em Soma e Babac.Intensificamos instrução mais específíca para essas mães com demonstração culinária durante mês de julho.Em agosto devido problema com transporte, chuvas e férias dos missionários paramos todas as atividades nas aldeias.Substitui a secretária da MIS e assim a secretaria não parasse por completo.Setembro com uma doação de  mais de 1000 latas de leite para desnutridos retomamos o programa de nutrição em Soma e Babac. Também os estudos bíblicos em Langomack e Godel( lançamos ali um programa de empréstimo de dinheiro para que elas possam desenvolver pequenos projetos que gere dinheiro para a associação de mulheres e em seis meses elas reembolsam o empréstimo) e pela primeira vez depois de vários contatos em Godel iniciamos estudos cronológicos que teve boa aceitação com 26 mulheres sendo 23 não crentes.A dificuldade que mais enfrentei foi o calor e doenças.
Louvando: Louvo ao Senhor pelo avanço da construção do hospital.Pelos livramentos de acidentes.Louvo ao Senhor que renovou as forças quando não tinha.Louvo ao Senhor pela doação de equipamento completo para sala de cirurgia do hospital vindo de um grupo de irmãos da Espanha.
Orando: Pela minha saúde.Pelo avanço da construção do hospital.Por sabedoria em desenvolver os programas em cada aldeia que tem necessidades diferentes.  
 

 

IVONEIDE SOBRAL DA SILVA _ fones: 081xx 34714885 (Ivoneide) 075xx 2814635 (Gideilda) OFERTAS: BRADESCO: Ag 289 CC 98159/1 (Ivoneide) Ag 3052 CC 026494/6 (Gideilda) -

SENEGAL .
Ivoneide Da Silva - SENEGAL Hospital Bartimeu em ritmo de construção: Pedimos pelo avanço nos trabalhos. Sabedoria em gerar todos detalhes que envolve o término da construção. Contamos com vossas orações por um rapaz que trabalhando na construção do hospital Bartimeu caiu do terceiro andar, semana passada: Quebrou o braço esquerdo que já está engessado; o olho esquerdo apresenta hematoma e foi submetido a cirurgia da perna esquerda. Orem pela recuperação desse rapaz ,e, que em nome do Senhor Jesus, ele não tenha consequências na saúde.
12/08/2003

28/07/2003 : Agradeço a você que orou por chuvas nesse ano em Senegal.Deus é fiel e tem enviado de forma frequente mais do que o esperado. Algumas regiões já chove intensamente outras começaram esses dias; muitos atribuem as ritos e sacrifícios que fazem anualmente.Vemos a misericórdia do Senhor para com o povo. O povo trabalha das madrugadas até o final da tarde plantando o mileto, amedoim, bissap na certeza de que terão boa colheita.Os missionários senegaleses nesse mês de agosto terão férias e todos estarão também trabalhando no campo. Por duas semanas tentamos entrar na aldeia de S... que deixando o asfalto são trinta minutos para chegar lá, mas a lama impediu. Sabado p.p, tivemos um dia abençoado de comunhão, exortação, intercessão; desafios foram lançados e oportunidade foi aberta para compartilhar o que Deus está fazendo através de cada equipe atuante nos diversos ministérios.Continuem orando por cada irmão, ministérios desenvolvidos nas aldeias e em Thies.

 

IVONEIDE DA SILVA Quero agradecer a vocês que tem apoiado o ministério em Senegal de diversas formas.Tanto eu como minha colega sentimos o apoio e carinho de cada um de vocês.É muito importante receber esse apoio quando estamos fora de nosso país, das diversas facilidades que nosso país oferece além da distância da família e amigos. Cada um contribuindo segundo a direção de Deus complementa a obra que o Senhor Jesus deseja fazer através de vocês e de nós que estamos aqui. Louvamos a Deus por mais uma conclusão do programa de nutrição.Pudemos através desse programa mostrar o amor de Deus; pudemos confrontar com as crenças que muitas vezes conduzem as mães a uma cegueira provocando a desnutrição em muitas crianças; pudemos salvar muitas crianças que estavam em situação crítica e presenciar algumas mortes por chegar em caso muito critico (depois dessas mães estarem cansadas de procurar feiticeiros);ainda assim as portas foram abertas para o testemunho do amor de Deus. Com a vinda das chuvas todos estarão envolvidos com o trabalho do campo e dificulta a continuação do programa, mas estaremos visitando as famílias para manter os contatos com aqueles que ainda não progrediram suficiente. Orem conosco para que tenhamos muitas chuvas para regar esse país e a terra produza para alimentar muitas pessoas.O ano passado a seca foi terrível presenciamos muitas mortes de animais e o êxodo de muitas pessoas para as grandes cidades a procura de emprego e isso atrapalha muitas vezes a assistência que devemos dar.

Deus nos concede lutas muitas vezes intensas, mas, por detrás delas muitas vezes vem acompanhado de um renovo, de amadurecimento, do conhecer mais profundo do Senhor e seus mistérios. Dois finais de semana, dois domingos de batismo em duas aldeias(Aldeias Diom... e Lang...)na primeira já se tem uma igreja mais estruturada e considerada a mãe de uma série da região.Foi um dia de festa nessas aldeias estivemos presentes e documentamos esses eventos. Louvem ao Senhor conosco e orem para que esses novos irmãos( Total 40 irmãos) continuem firmes e sejam verdadeira luz naquele local. Louvo ao Senhor pela forma como podemos desfrutar e ver esses frutos tão real aos nossos olhos e que vale a pena continuar perserverando e esperando na ação poderosa do Senhor.

Irmãos, desejo receber via Emeil o endereço postal ou mesmo da Internet da Irmã Missionária Ivoneide da Silva na cidade de Thies no Senegal. Acontece que meu sobrenome é Thies e gostaria de me inteirar mais sobre este trabalho. Sou Pastor Batista e sempre fui missionário, 27 anos na obra missionária. Por favor, me consigam este endereço. Pr. Reneu Thies _ Águas de Chapecó, SC _ 03/06/2003




Aqui no Senegal estamos as portas das altas temperaturas e junto vem as chuvas; nas aldeias já chega a 41graus.Orem conosco para que esse ano tenhamos muitas chuvas para regar essa terra seca e necessitada.Orem para que os corações senegaleses possam ser regados pelo amor de Deus.
Esse final de semana (domingo) duas aldeias Langomack e Godel estarão batizando 34 filhos do Senhor.Orem pela firmeza desses irmãos,orem para que tenham a visão de compartilhar com outros do amor do Senhor e assim multiplique mais filhos do Senhor nessa nação.
Tem sido privilégio ouvir e ver os testemunhos que se multiplicam.Deus está agindo e louvamos ao Senhor por você que tem participado conosco e que tem sempre lembrado em nos apoiar.
No dia seguinte dia 02 de junho 2003 haverá uma festa uma comemoração na aldeia de Godel organizado pelos novos crentes.Orem para que seja um testemunho para aquela aldeia.

Ivoneide Da Silva

SENEGAL :Cidade de Tivaouane: Cidade religiosa dos Tidjanes

Cidade localizada a 30Km de Thies seguindo para o norte de Senegal.Uma pequena cidade que tem a sua atração para os adeptos chamados Tidjanes que apresentam suas diferenças em relação aos Mourides.
São mais acessíveis ao Evangelho, mais liberais em relação aos Mourides e seguem o que o Alcorão afirma.Não deixam para trás sua adoração aos grandes religiosos, porém mais concentrados aos ensinos de Mohammed.Não deixam de serem resistentes ao evangelho.
Próximos dias 13 e 14 de maio 2003 estará recebendo milhões de pessoas que festejerá o nascimento do profeta Mohammed fundador do Islamismo.Será um dia de cânticos, rezas direcionados a Mohammed.
Será feriado no país, além dos mesmo riscos no tráfico para peregrinação a cidade de Touba.
Muitos policiais estarão as ruas controlando as grandes fileiras de veículos em direção a essa cidade que também guarda uma grande mesquita e muita pobreza ao redor.
Orem conosco para que nesse dia haja uma revelação de Deus a muitos corações e muitos possam reconhecer o poder de Deus e não o poder de um homem.

Miss Ivoneide Da Silva

E-mail: gidiv@sentoo.sn
Fone:00 221 951 87 41
Cartas:BP 16079 Fann
Dakar Senegal

TOUBA
Cidade de Touba - cidade religiosa,cidade sagrada. A cidade de Touba é considerada cidade religiosa e fechada a evangelização.Ali concentra-se os grandes religiosos Mourides.Esses religiosos garantem aos seus adeptos a certeza da entrada no "Paraíso".O alvo dos religiosos é nacionalizar o país nessa seita.O presidente e vários ministros pertencem a mesma e se deslocam ali nesse período também. A cidade tem como atração uma grande mesquita luxuosa onde encontra-se o túmulo do fundador Amadou Bamba contornado por grades de ouro e atualmente a cidade é o reino dos grandes religiosos atuais que vivem em casa luxuosas aguardando seus adeptos que se ajoelham e depositam muito dinheiro poupado durante um ano; além da visita tradicional a tumba do fundador onde ajoelham-se, tocam nas grades achando que receberão muitas bênçãos anualmente. A cegueira é demasiada; muitas famílias quando seus entes queridos morrem têm o prazer de os transportarem para enterrar nessa cidade porque acreditam que os enterrando lá terão o paraíso garantido. O fluxo de corpos que chegam nos cemitérios é tão grande que não dá tempo aos coveiros fazer covas profundas e o governo está preocupado pois isso poderá trazer uma epidemia na cidade. Um fato que ocorreu há alguns anos atrás é que os vendedores de refrescos e sucos ficavam a espera das chegadas dos corpos protegidos por placas de gelo. Essas placas de gelos eram aproveitadas para gelar águas, refresco e sucos e em conseqüência provocou uma epidemia de cólera. Essa semana dois dias antes da festa já se tinha dois milhões de pessoas na cidade de Touba para festejar o aniversário da partida de Amadou Bamba ao Gabão para cumprir uma missão na segunda-feira passada.Existe outra relato sobre essa partida mas essa é que sustenta o motivo da festa até hoje e a verdadeira história é guardada com os velhos.O movimento no tráfico é muito grande; são filas enormes, infindáveis e arriscado viajar devido a falta de manutenção dos carros e motoristas não habilitados provocando muitos acidentes. Orem conosco para que o Senhor derrube esse reino que tem escravizado milhões de pessoas e que os olhos desses sejam desvendado para a verdade. Orem conosco pois essa cidade está na zona do nosso trabalho e através da casa de saúde de soma temos recebido pessoas daquela cidade para atendimento de saúde. Orem por nossa equipe e nós que deslocamos semanalmente nessa região sobretudo proteção espiritual

ATIVIDADES JANEIRO-MARÇO 2003 IVONEIDE SOBRAL DA SILVA - SENEGAL 15/04/2003 Louvo ao Senhor por mais um contato direcionado a vocês que têm de forma fiel lembrado desse trabalho e ministério.Tenho experimentado de muitas adversidades mas de forma clara também o Senhor tem levado-me a apreciar as grandes maravilhas que tem feito durante todo o desenrolar desses anos acumulados no Senegal.Vejo com clareza que a obra do Senhor acompanha de lutas, forças contrárias que apenas nos leva ao amadurecimento na visão tornando refinado nossas vidas espirituais.Alguns acontecimentos que temos visto é que o novo presidente que está procurando melhorar a situação do país tentando educar as pessoas a não contribuir com mais lixo nas ruas (razão da maioria das doenças).A capital Dakar está situado numa península e tem sido alvos do governo projetando uma grande reforma pois se encontra congestionada, sem espaço físico para crescimento.Como só há uma estrada de saída para os interiores; agora o alvo é retirar os ministérios do centro da cidade de Dakar e criar uma capital administrativa que já foi aprovada na cidade de Mekhe fica 50Km após a cidade de Thies onde moramos.Teremos um aeroporto e haverá melhoramentos na capital Dakar e na cidade de Mekhe que é uma pequena vila.Esse dia teve a comemoração do aniversário da Independência do Senegal (04/04/2003) fazendo 43 anos.Escolas, militares desfilavam e ao fim tivemos um desfile de jovens com bicicletas com um animador à frente o que me chamou atenção.Agradeço vossa participação em meu ministério. Miss Ivoneide Sobral da Silva Progredindo nos alvos:Segundo os propósitos no qual estou contribuindo na Missão Inter-Senegal creio que os alvos têm evoluído através dos anos de forma que temos muitas coisas concretas: 1 Uma liderança tomou corpo o que antes não tinha: diretor,assistente ao diretor, coordenadores e subcoordenadores.2 Passaram a surgir os departamentos (comunicação, implantação de igrejas,socioeconômico,tradução) que trouxe produção em melhor servir no desenvolvimento dos diversos ministérios.Os subcoordenadores estão diretos na ação de concretizar: ação entre mulheres social e discipulado, ação de abrir igrejas, ação em alfabetizar as comunidades, ação em assistir pessoas na saúde pelo posto de saúde,o hospital em andamento,o atendimento móvel nas aldeias aldeias.Enfim posso ver que através dos anos os sonhos e alvos estão concretizados.Não foi fácil mas o Senhor deu-nos a força, capacidade Dele para ver nascer do nada e apreciar todo o desenrolar desse ministério.Toda Glória ao Senhor! Atividades:Estou no processo de reta final com a irmã Oumi Diouf treinando para que assuma o programa de nutrição no trabalho móvel nas aldeias.Ela tem se dedicado semanalmente e estou acompanhando para firmar o que aprendeu.Continuo apoiando os trabalhos de mulheres em Godel, Mekhe, Babac, Soma,Yaargouye.Vemos evolução mais o problema de transporte tem sido um grande empecilho para avançarmos.Semanalmente o carro dá problema e muitas vezes em locais de difícil acesso, deserto, sem comunicação.Muitas vezes procuramos socorro andando e quando achamos carroça é um pouco mais rápido.Continuo assistindo o trabalho de saúde em Soma que também reduzimos as visitas devido problema de carro.Foi um trimestre lento devido empecilhos provocou muito stress e frustrações. Louvando: Louvo ao Senhor que tem nos sustentado apesar das dificuldades enfrentadas.Louvo ao Senhor pelo progresso que tem sido concreto aos meus olhos da formação e atuação dos missionários senegaleses através da Missão Inter-Senegal.Louvo ao Senhor que tem operado entre mulheres resistentes ao Evangelho mas que a cada dia vemos abertura para ouvir testemunhos. Orando: 1 Pela minha saúde: Venho apresentando pressão alta e estou sendo acompanhada 2 Por sabedoria e discernimento nos trabalhos 3 Pelos missionários e famílias 4 Pelas estratégias na evangelização 5 Pelo sustento

A misericórdia do Senhor tem sido a razão de continuarmos na perserverança de ver muitos participando na obra do Senhor. Louvamos a Deus por cada irmão que tem colocado a sua vida nas mãos do Senhor para cumprir a vontade daquele que nos chamou seja orando, divulgando, financiando, escrevendo enfim apoiando em inúmeras formas. Louvamos ao Senhor por aqueles que têm dito " SIM " ao Senhor entre senegaleses para cumprir a missão aqui no Senegal. Começamos com cinco irmãos senegaleses; hoje somos 50 obreiros atuando em várias departamentos com um único alvo implantação de igrejas. Orem: Pelos missionários senegaleses: saúde, sabedoria nos contatos. Pela administração da Missão Inter-Senegal Por nós que colaboramos em várias áreas: sabedoria, discernimento e estratégias do Senhor. * Segue foto na frente da casa de saúde em Soma 90 Km de Thies. Os homens são os irmãos Babou Ngom (evangelista ) e Birame Faye (agente de saúde); Mulheres: em marron Oumi Diouf(Nutrição) em azul Faustine Mbongo(coordenadora do departamento de mulheres); e nós (Ivoneide e Gideilda) Miss. Ivoneide Da Silva

A misericórdia do Senhor tem sido a razão de continuarmos na perserverança de ver muitos participando na obra do Senhor. Louvamos a Deus por cada irmão que tem colocado a sua vida nas mãos do Senhor para cumprir a vontade daquele que nos chamou seja orando, divulgando, financiando, escrevendo enfim apoiando em inúmeras formas. Louvamos ao Senhor por aqueles que têm dito " SIM " ao Senhor entre senegaleses para cumprir a missão aqui no Senegal. Começamos com cinco irmãos senegaleses; hoje somos 50 obreiros atuando em várias departamentos com um único alvo, implantação de igrejas. Orem: Pelos missionários senegaleses: saúde, sabedoria nos contatos. Pela administração da Missão Inter-Senegal - Por nós que colaboramos em várias áreas: sabedoria, discernimento e estratégias do Senhor. Fone: 00 221 951 87 41 (Comin61)



26/02 Ivoneide Sobral - SENEGAL

A semana passada foi bem diferente pois partimos a Tataguine na região de Fatick para o projeto Jerico.Um programa intenso de Evangelização, Oração, Atendimento médico e odontológico,além de venda de medicamentos.Eu e Gideilda trabalhamos na área de odontologia e farmácia.
Ficamos impressionados com a atitude do povo que fazia uma fila enorme procurando a equipe de oração.Estavam famintos em busca de soluções para suas necessidades físicas e espirituais.
Não há uma igreja local e tornou-se um desafio para os pastores senegaleses abrirem igrejas ali.
Orem conosco:
1 Pelos convertidos que serão acompanhados pelos poucos pastores locais da região.
2 Para que as portas continuem abertas para evangelização.
3 Pelas autoridades locais (muçulmanas) que visitaram naqueles dias e mostraram-se abertos.

17/02 Ivoneide Sobral - SENEGAL

Deus nos permitiu experiências que desejo passar para vocês: Nosso destino Langomack (80Km de Thies).Ao chegarmos antes do vilarejo Fissel (8Km) e (11Km) do nosso destino, o carro quebrou.Ao nosso redor não tínhamos nada, tudo deserto e casas de palhas.Éramos quatro mulheres partindo para o trabalho de discipulado para mulheres de uma nova igreja.Não sabíamos o que fazer pensamos em encostar o carro e andar os quilomêtros que restávamos e sabíamos que poderia levar horas.Recorremos a arma da oração e em poucos minutos uma camionete passava na estrada.Era a mão do Senhor que sempre é fiel.Ajudaram e puxaram o carro até Fissel.Chegando em Fissel Deus trouxe um irmão em Cristo que nos propôs a partirmos para o encontro de mulheres em Langomack e ele cuidaria do carro. Pegamos uma carroça e seguimos nosso destino e realizamos a obra do Senhor.As novas irmãs em Cristo foram alimentadas apesar das circunstâncias e nada pôde impedir na força do Senhor.Terminamos o trabalho e não tínhamos notícias do carro.Retornamos de carroça até Fissel e o mecânico mais próximo que se deslocou 30 minutos de carro até Fissel afirmou que o problema do carro levaria tempo e não poderia fazer mais nada naquele dia.Nossa equipe de administração veio até nós e rebocou o carro até Thies. Fim de mais um dia de trabalho na Obra do Senhor experiementando da força, proteção, fidelidade do Senhor.


Partimos dessa vez para Soma (90Km de Thies); segunda-feira.Ali as atividades são consultas, venda de medicamentos, programa de nutrição e evangelização.As duas da tarde estávamos prontos a retornar do trabalho quando soubemos de um carro de um de nossos irmãos que estava em missão quebrado numa aldeia e precisava de reboque.Dividimos a equipe para rebocar o carro e nesse momento parti com mais dois irmãos para o reboque.Chegando ali a areia tipo de deserto não permitiu que fizéssemos o reboque.Deixamos o carro e voltamos para nosso destino e nesse retorno o carro quebrou.Estávamos no local entre três vilarejos que podíamos recorrer ajuda a 6Km, 7Km e 20 Km. Mais uma vez dividimos a equipe e um dos irmãos partiu a pé a procura de uma carroça para busca de telefone. Com o movimento da festa do Tabaski (festa do sacrifício do carneiro relembrando o sacrifício que Abraão faria a seu filho "Isaac"); todos deixam de trabalhar e a cabeça é viajar para junto às famílias para a celebração e isso prejudicou o irmão encontrar ajuda.Ficamos até começar anoitecer aguardando ajuda; oramos ao Senhor que nos ajudassem, pois a noite estava chegando e não tínhamos como avisar nossa equipe em Soma que também devido à festa estavam isolados sem poder vir ao nosso encontro.Deus mais uma vez enviou seu anjo! Um senhor apareceu com uma carroça com dois burros que nos levou com a bagagem para Soma.Deixamos o carro para trás.Somente às 23hs pudemos receber socorro e 1:30 da manhã chegamos a Thies.

Orem por proteção nas viagens; saúde e outros que o Senhor colocar em seu coração

01/02/2003 Ivoneide Sobral - SENEGAL Esses dias temos gozado de um tempo frio mais sem umidade.Porém é o tempo que trabalhamos com mais disposição e produção.Louvamos ao Senhor por esse tempo. Estivemos na reunião da Association de Femmes Evangelique du Senegal.Essa associação tem como base em Dakar e apoiamos durante dois anos e nesse encontro foi escolhido uma nova diretoria.Agora deixamos de apoiar pois requer muitas viagens, reuniões e não temos recursos suficientes que permite avançarmos.Orem pela nova diretoria. Nas aldeias continuamos a viajar semanalmente cerca de 450Km por semana fora as novas pesquisas que temos feito: Mekhe: Um grupo de muçulmanas tem confiado em nossa equipe móvel na ajuda que podemos levar e começaram a coletar entre elas para abrir projetos que poderão ajudá-las economicamente.Ficamos surpresas com o ânimo e participação delas.Iniciarão com os missionários autoctones um curso de alfabetização.Orem que através de nossa equipe móvel e os colegas autoctones possamos começar testemunhar do amor de Deus.É um local bem resistente ao Evangelho. Langomack: Enfrentamos uma estrada bem dificil a cada quinze dias que é mais para carro de tração o que não temos no momento,porém apesar das dificuldades encontramos um grupo de crentes animados.As mulheres organizaram-se como grupo de crentes e sentimos a necessidade de ajuda no discipulado através das perguntas formuladas: As mulheres crentes não batizadas podem participar do nosso grupo e ajudar financeiramente?Pergunta simples mas para nós tem um valor profundo da falta de conhecimento da Palavra.Orem para que tenhamos sabedoria para ajudá-las. Godel: Está a 7Km de Langomack.No primeiro encontro já pudemos ver a disposição dos irmãos que não esperaram recursos e já tem um local de adoração ao Senhor.Construiram uma igreja de palha, os bancos são as esteiras que trazem cada um de sua casa.Nas próximas semanas estaremos contatando as mulheres para ver o que podemos ajudá-las.Orem para que o Senhor nos dê sabedoria. Agradecemos a vocês que tem apoiado esse ministério que não é fácil mais temos a alegria de dar oportunidade aos não-alcançados.

11/01 _ Ivoneide Sobral - Senegal Tivemos um final de ano bem movimentado com várias comemorações de natal com testemunho em várias comunidades e grupos que foram portas abertas de testemunho da pessoa de Jesus. O pequeno Fallou Diop que havia problemas nas duas pernas foi submetido a cirurgia corretiva e agora já pode ficar em pé.Sua mãe (Awa) muçulmana não pára de agradecer.Oremos para que reconheça Jesus em sua vida. Orem conosco por um grupo de mulheres muçulmanas, resistentes a Palavra, na vila de M..Estão sendo abordadas por uma equipe de missionários autoctones que ajudarão como estratégia na alfabetização na língua materna. Ajudamos a se organizarem como associação e estão bem animadas em receber ajuda de nossa equipe móvel. Orem para que ganhemos a confiança;e a amizade torne-se sólida e podermos testemunhar num futuro próximo. Continuem a orar conosco por proteção nas viagens e o suprimento necessário; saúde e sabedoria nas decisões em desenvolver as estratégias em cada comunidade no trabalho móvel.

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br -www.uniaonet.com