www.uniaonet.com/africasenegalgideilda.htm
GIDEILDA - THIES - SENEGAL

Gideilda Maria dos Santos - gidiv@sentoo.sn - Agradecemos por vosso incentivo e enviamos nossos relatorios

ATIVIDADES JANEIRO-MARÇO 2003 GIDEILDA MARIA DOS SANTOS - SENEGAL 15/04/2003 Amados irmãos: "E tudo o que fizerdes seja em palavra seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por graças a Deus Pai." Col 3:17 O verso acima citado foi o verso que muito me chamou atenção nesse trimestre porque estivemos em ação e evangelização foi muito movimentado e vi ação de Deus em tudo. Numa das aldeias onde levamos evangelho e ação porque tivemos uma equipe por três semanas evangelizando e dando atendimento médico e medicamentos gratuitos.Uma senhora velha da aldeia também veio usufruir daquilo que estávamos trazendo para sua aldeia e já fazia tempo que não escutava, tinha perdido a audição e queria voltar a ouvir; quando o médico olhou no seu ouvido tinha lavras de moscas alojadas que se desenvolveram e por isso não escutava: o médico retirou, limpou e ela voltou a ouvir.Os irmãos podem imaginar a alegria dessa mulher?Ela testemunhou a alta voz que era surda mas agora ouvia;orem para que os ouvidos dela estejam prontos para ouvir a Palavra do Senhor,pois ela é muçulmana. Miss. Gideilda Maria dos Santos Progredindo nos alvos: Consultas semanais na aldeia de Soma.Desenvolvimento do programa de nutrição nas aldeias de Soma e Babac abordando temas específicos de saúde,higiene e alimentação.Elaboração de um projeto de fabricação de sabão com as mulheres da aldeia de Godel.Participação na campanha de evangelização na cidade de Tataguine com equipe móvel de saúde durante 3 dias. Fase final no acabamento do hospital.Visita numa aldeia de manjack no sul do Senegal por uma semana Atividades: Continuei visitando as mulheres das aldeias de Godel,Langomack(novos contatos) e é impressionante vermos a participação delas nas reuniões porque sabem que trazemos algo de bom para aldeia que é o desenvolvimento de pequenos projetos que beneficia o trabalho delas. Na aldeia em Langomack um bom número para estudos bíblicos de 15 a 20 convertidas e existe uma igreja estabelecida pela MIS; também as mulheres não convertidas querem participar temos quase 30 que assistem quinzenalmente.Preparo todos os relatórios no que concerne a saúde nas aldeias. As visitas nas aldeias são semanais alternando apenas de aldeia.Novos pedidos chegam para visitarmos e a demanda é grande; porém os obreiros são poucos. Louvando: Pela misericórdia e compaixão de Deus.Pela minha vida em dar-me energia para executar as tarefas diárias.Pela proteção nas viagens que muitas vezes não sei se será de burro, carroça, carro ou mesmo andando esse trimestre bateu recorde de carro quebrado; todavia alegro-me porque Deus tem nos protegido.Pela concretização de muitos sonhos. Orando: Orem pela minha saúde física, emocional e espiritual.Pela saúde da minha mãe (fará cirurgia de catarata) a saúde dela é muito débil.Que as nossas estratégias de ensino funcionem e convertam vidas.

RELATORIO REFERENTE OUT/NOV/DEZ 2001

Paulo Afonso, 05 de janeiro 2002.
Aos amados Dizer-lhes que só agora sinto um pouco de terra nos pés.Estava tão envolvida no trabalho que cheguei a me fatigar e não me dei conta do quanto estava cansada resultado do trabalho intenso nesse último semestre. Reconheço que foi necessário; pelo fato de estar imbuída num trabalho pioneiro e ajudar a estabelecer uma missão não é nada fácil dar corpo a um esqueleto.
Todavia sinto-me realizada e grata ao Senhor porque posso ver o resultado concreto desse esforço e ver também o avanço do trabalho evangélico no Senegal
.Sinto-me mais descansada agora depois de algumas semanas com minha mãe, irmãos e sobrinhos. É um refrigério! Quanto à saúde da minha mãe ela começa a reagir mais e está fazendo fisioterapia e está animada. Obrigada pelas orações. Em Jesus, Gideilda Maria dos Santos
1. Evolução dos alvos
AFES ( Association des Femmes Evangelique du Senegal ) Continuei participando das reuniões quinzenais na capital ( Dakar ) pude preparar o relatório financeiro anual da Associação e fazer o Budget para o ano 2002.
PACF: Continuo com o trabalho móvel nas aldeias de Sooma e Babac; fazendo atendimento de consultas e venda de medicamentos; Iniciei instruções de saúde e o programa de nutrição está em andamento para total estabelecimento. Participei de várias reuniões para programar o ano 2002 para a escola GOSHEN
2. Desempenho no campo.
Continuei a treinar a irmã Tacky Boubane que veio desde agosto para me ajudar com os medicamentos e instruções de nutrição; comecei a usar as lições de instrução e prática utilizando produtos locais; contatei a agente de saúde Mareme Sarr para iniciaramos as lições de saúde e higiene na aldeia de Babac; providenciei os moveis para a casa de saúde na aldeia de Sooma (mesa, cadeiras, armários, caixa do primeiro stock de medicamentos); preparação de cadernos para estatísticas e fichas para os pacientes. Participei do primeiro retiro espiritual para os missionários da MIS
3. Motivos de louvor
Louvo ao Senhor profundamente e com todo o meu ser pela disposição e coragem que Ele me concedeu para executar tantas tarefas que muitas vezes pareciam grandes demais para mim. Louvo ainda pela saúde que Ele me proporcionou para atravessar o período epidêmico sem ser tocada. Aleluia!
4. Motivos de oração
Por recursos humanos para nos ajudar. Tenho sido sobrecarregada com muitas atividades porque não temos pessoas para dividirmos tarefas. Meu tempo no Brasil que Deus levante pessoas para participar mais no meu sustento.
5. Crescimento espiritual
O suprimento de Deus para os momentos de maior abatimento, tais como: uma fadiga mental e física; devido trabalho intenso "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em Glória, por Cristo Jesus" Tenho experimentado desse suprimento: ("todas as vossas necessidades") num sentido mental e físico
6. Edificação
Iniciei o livro "Valioso demais para que se perca" É um livro de estatística; mas também fala do retorno prematuro de missionários. Aborda vida missionária e missões.É um livro que fala na língua e linguagem missionária. Tem me ajudado bastante a compreender-me melhor.

RELATORIO DAS ATIVIDADES ABRIL MAIO JUNHO 2001 GIDEILDA MARIA DOS SANTOS SENEGAL/THIES AFRICA

Carta Pessoa
l É com alegria do Senhor e que é a nossa força que vos escrevo esta, na certeza que o nosso Bondoso Deus tem lhes enriquecido e sustentado com sua Graça infinita. Alegro-me pelas chuvas que iniciaram em primeiro de julho trazendo alegria para àqueles que semearam suas sementes nos seus campos: o mileto, amendoim, bissap etc...
Às vezes aos nossos olhos parece impossível que algo vai brotar nessa terra desértica, mas logo que a chuva cai brota, vejo isso como milagre do Senhor; por isso também me alegro. Isso me faz pensar na sequidão e dureza dos corações desse povo que às vezes parece impossível que algo vai brotar nas suas vidas, todavia temos lançado no terreno duro dos seus corações e temos visto que coisas começam brotar.
Tivemos três dias de evangelização numa aldeia com testemunhos, filme Jesus, cânticos tradicionais na língua serer e como resultado essa semeadura 60 pessoas se renderam ao Senhor.

Evolução dos alvos Continuei ativamente nas visitas nas aldeias adotadas: Keur Makhali; Sooma no PACF( Programme de Adoption de femmes ). AFES( Association des femmes Evangelique du Senegal )Viajamos para região de Kaolack no intuito de formar e organizar a primeira associação regional. Trabalhei na preparação burocrática dos documentos para o governo e seleção de candidatos para uma formação dos futuros professores da escola evangélica de Thies. v Desempenho no campo De acordo com o programa de adoção de mulheres nas aldeias foi trazido um irmão da aldeia de Sooma que concluiu o estágio no CMSB que foi de abril a maio e em junho ele foi para escola teórica de formação de saúde juntamente c/outro irmão da mesma aldeia
.Estive participando de um curso na área de supervisão de casas de saúde para aldeias ( 14-18 Mai 2001 ) o que facilitará estabelecer trabalhos de saúde nas aldeias.De abrilà maio também pude terminar todo programa da escola GOSHEN,documentos para o governo para abertura ,selecionar os candidatos e encaminhar para serem formados que iniciaráa formação em outubro deste ano.Preparação de todo processo burocratico técnico.Visitei algumas escolas de pré-escolar em Thies. Todo mês de junho estive trabalhando com Ivoneide como sua assistente no CMSB, substituindo sua assistente Helen Gomis que foi fazer um curso de saúde .
Ajudei na farmácia organização e estoque de medicamentos também distribuição de medicamentos para as aldeias c/ caixas de primeiros socorros para cada aldeia. v Motivos de louvorPela força que o Senhor me deu para elaborar e desenvolver o trabalho durante este trimestre.
Louvo ao Senhor porque Ele me proporcionou saude.Louva ao Senhor pelo avanço e concretização dos alvos.

v Motivos de oração Continuem a orar pelo estado de saude de minha mãe.Orem por um curso que pretendo fazer na França concernente a Escola Evangélica (como estabelecer) sendo de outubro a dezembro/2001.

v Crescimento espiritual É ver Deus responder as orações de forma precisa e clara naquilo que tenho pedido e colocado diante Dele para ser resolvido.Deus realmente se importa conosco mesmo nas pequenas coisas.

v Edificação Estou lendo o livro intitulado “L'homme sur le chemin d'Emmaus” John Cross é um livro que explica claramente e logicamente o tema central da Bíblia de forma cronológica. É uma ajuda, pois temos passado os estudos de forma cronológica nas aldeias.
"...Diante dos desafios  às vezes sinto-me incapaz para realizar os compromissos diários e até penso que é impossível. Porém olhando para trás Deus tem provado que missões começa impossível, parece difícil mais no final o próprio Deus torna possível e concreto quando estamos no centro de Sua vontade..."
"...Às vezes aos nossos olhos parece impossível que algo vai brotar nessa terra desértica, mas logo que a chuva cai brota, vejo isso como milagre do Senhor; por isso também me alegro.
Isso me faz pensar na sequidão e dureza dos corações desse povo que às vezes parece impossível que algo vai brotar nas suas vidas, todavia temos lançado no terreno duro dos seus corações e temos visto que coisas começam brotar..." (COMIN)

. . . .
. .

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br -www.uniaonet.com

 

 

 

 

 

 


.  .