www.uniaonet.com/fquirino.htm
Mensagens do ano de 2003/2005 da Família Quirino
GUINÉ BISSAU/FARIM
Família Quirino Em Noticias


Missão AMEM, Rua Carlos Monte Verde-25, Boa Vista, BH, CEP 31060-350
FAMÍLIA _ QUIRINO : Tel. 3256-3773 (Recado) Cel. 99027708  (Zeca)         81140944  (Ilca)
Pr. José Carlos (Zeca), Ilca, Lucas, Lincoln e Laryssa Quirino.                                     
 
«Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais». (Jer. 29:11)
 
 
Amada retaguarda e amigos,
 
Este foi o versículo que mais recebemos em Guiné-Bissau como promessa do Senhor para as nossas vidas e futuro ministério, o qual, tem enchido o nosso coração de  conforto e esperança!
Deixamos o campo com um sentimento de deixar uma obra inacabada e chegamos no Brasil com o coração cheio de incertezas, frustrações e espectativas quanto ao nosso futuro familiar e ministerial. Contudo, em meio a toda esta turbulência, temos tido a certeza de que o Senhor está no controle de toda situação e que ao anoitecer, pode vir o Choro, mas a alegria vem  pela manhã. (Sl. 30:5).
O Tempo Voa!  
Parece que foi ontem que deixamos o Brasil rumo a G. Bissau! Saimos no dia 13/08/94 e chegamos de volta no dia 28/05/05, quase 11 anos vivendo em outras culturas (Inglaterra - estudar inglês, G.Bissau – ministério e Senegal – escola dos meninos). Mesmo durante o nosso tempo de «férias» no Brasil em 97/98 prolongado devido a guerra civil em Guiné Bissau e em 2002 por apenas 3 meses, vivemos aqui com a mente, coração e ministério nas Igrejas brasileiras, totalmente voltados para a África, quer dizer, em todo este tempo vivemos em função da obra em Guine
 

Férias merecidas ou justificadas?!
Durante todos estes anos, se juntarmos todas as semanas que realmente tiramos férias como família, tanto no Brasil como no exterior, não chega a 1mês e ½ . Tendo em vista que os últimos tres anos foram os mais desafiadores e turbulentos, nos quais tivemos acúmulo de responsabilidades administrativas e transições na liderança, superativismo ministerial, tensão na política guineense que de 99 a 2005 enfrentamos quatro golpes estatais com risco de guerras, mais a pressão espiritual do país e psicológica devido a queda do sustento, passar por noites mal dormidas chorando e intercedendo ao Pai, e por último, ter que deixar o campo sem direito dos filhos terminarem o ano letivo, chegamos quase ao fim das forças física e emocional. Estando já na eminência de um stress, decidimos reconhecer os nossos limites tirando pelo menos 6 meses sem assumir nenhum ministério efetivo, dividido-o em:
• Férias
•  Visita a familiares que a anos não víamos
•  Visitar as igrejas mantenedoras e ministrar sobre missões quando convidados após os tres primeiros meses, o que já estamos fazendo desde o início de setembro.
• Readaptação no convívio familiar visto que durante mais de 6 anos nossos filhos moraram no país vizinho, numa escola interna.
• Buscar a vontade de Deus para o nosso futuro.
 
 Resposta das orações:
Na última  carta de oração, escrita ainda do campo, notificamos a nossa inesperada saida de Guiné-Bissau, as razões e alguns pedidos espécificos de oração relativos a nossa saida, os quais o Senhor respondeu de maneira maravilhosa:
• Recebemos ofertas voluntárias de vários colegas de campo e mesmo de fora que junto com a venda dos nossos pertences (carro e móveis), quase quitamos a nossa dívida com a missão, adquirida em decorrência da queda do nosso sustento.
• Conseguimos a adoção plena da Laryssa quase num tempo record.
• O Senhor supriu todo o dinheiro das passagens e ainda recebemos ofertas voluntárias para a compra de um carro para a nossa locomoção no Brasil.
• Encontramos um barracão alugado, totalmente mobiliado pela nossa família e irmãos em Cristo, o qual continuamos pagando o aluguel.
Louvamos a Deus por estas respostas e agradecemos de coração a cada um que tem se colocado à disposição do Senhor em nosso favor. Que o Senhor  da seara os recompense abuntantemente!
 
Continue orando...
1. Readaptação-  estamos nos readaptando muito bem como família mas precisamos muito da graça de Deus para nos readaptarmos ao estilo social brasileiro ao qual ficamos alienados  e que de certa forma, temos nos sentido meio ‘estrangeiros’. 
 
2. Ministério futuro –   temos recebido vários convites e nos sentimos numa encruzilhada com muitos caminhos e precisamos discernir qual é o certo. A nossa volta para G.Bissau depende somente de um milagre, «aumento do sustento mensal, dinheiro das passagens e suprimento financeiro para mobiliar uma casa simples». Estamos abertos para voltar como para mudar! Ore para que Deus nos revele o caminho que devemos seguir de acordo com a Sua vontade. Precisamos tomar uma decisão até o fim deste ano.
 
3. Escola – Lucas e Lincoln perderam o ano letivo de 2004/2005 visto que no sistema inglês o ano letivo começa em setembro e termina em julho.
a.  Ore para que possamos encontrar uma boa escola no próximo ano;
b.  para que eles possam se adaptar no sistema brasileiro o qual é muito diferente do sistema inglês. Na equivalência direta o Lucas estava terminando o 3º- ano/II Grau e o Lincoln o 1-º /II Grau. Devido o longo tempo estudando em inglês, eles têm sentido certa dificuldade em se expressar em português. Ore para que eles possam ultrapassar esta barreira.
 
4. Saúde – Estamos fazendo um check up através do SUS visto que não temos nenhum convênio. Ainda não conseguimos marcar todas as consultas por falta de vagas e de dinheiro para pagar particular.  Ore para que Deus abra as portas para as consultas e supra as necessidades para os exames.
 
5. Guiné-Bissau – Ore por:
_Estabilidade política no novo governo recentemente eleito;
_ Mais missionários para os grupos não-alcançados, especialmente muçulmanos.
_ Por mais profissionais (longo e curto prazo) na área de educação . Para curto prazo não precisa ter curso teológico, apenas orientação em missões transcultural.
 
Enquanto estivermos no Brasil e indefinidos ministerialmente, contamos com o apoio dos nossos mantenedores e amigos, e nos colocamos a disposição para qualquer eventualidade. Muito obrigado pelo tempo de caminhada ministerial juntos ao longo destes anos em Guiné Bissau e que Deus nos conceda a graça de continuarmos juntos aonde quer que o Senhor nos enviar. Até breve!
Com todo o nosso amor e gratidão,
 
Pr. José Carlos (Zeca), Ilca, Lucas, Lincoln e Laryssa Quirino.                                     
Amados, 
Temos tido muitos problemas na área de comunicação e gostaríamos de normalisar.   Muitas correspondências ou e-mails têm voltado. Se houve mudança de endereço eletrônico ou residencial, por favor comunique-se conosco através do nosso e-mail, telefone ou envie para: Missão AMEM, Rua Carlos Monte Verde-25, Boa Vista, BH, CEP 31060-350. O nosso contato com cada mantenedor ou amigo é muito importante! Ao receber esta, por favor envie-nos um feedback! (comin)


Jose Carlos Quirino_March 09, 2005 : Carta de oracao
  Bissau, 09/03/05.
 
Amados irmãos,
 
 
 “Tudo tem o  seu tempo determinado…”
 
Chegou o tempo de retornarmos ao Brasil! Até quando? Não sabemos!!
 
Esta é uma triste notícia, especialmente para nós que a quase 10 anos estamos em Guiné-Bissau.
 
Nos últimos dois anos o nosso sustento tem caído a cada mês nos levando a adquirir dívida na Missão, tendo em vista as nossas necessidades básicas.
 
Infelizmente muitos dos nossos mantenedores deixaram de enviar o sustento, outros diminuíram e não nos comunicaram com antecedência a fim de que pudéssemos tomar esta decisão antes de adquirirmos  dívida com a missão, a qual tentou nos ajudar de várias maneiras, culminando com a decisão de que deveríamos retornar ao Brasil para levantar mais sustento.
 
Muitos são os nossos questionamentos com respeito a nossa situação, especialmente  nos últimos meses. Contudo, sabemos  que Deus é soberano, quem somos nós para questioná-lo?!
 
 
 
Antes mesmo da missão nos aconselhar a voltar para levantar mais sustento, o Senhor já havia falado ao coração da Ilca dizendo, “Eu vos  farei voltar pelo caminho que os tenho enviado” e ainda nos falou profundamente em Jr. 29:11 o qual foi confirmado por uma de nossas líderes que nos deu como promessa  o mesmo versículo, cuja tradução do inglês é bem mais profundo, e diz: “Porque eu sei os planos que tenho para ti, declara o Senhor, planos para te prosperar e não para ti ferir, planos para te dar esperança e um futuro”.
 
Apesar da tristeza que está em nossos corações por ter que deixar o campo, estamos crendo que o Senhor está no controle e que “a tristeza pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer”.
 
Ainda não temos idéia do que fazer no Brasil, mas estamos orando a esse respeito e também, não queremos assumir nenhum compromisso pelo menos durante seis meses visto que estamos nos sentindo muito cansados. Cremos que durante esse tempo já estaremos reintegrados no contexto brasileiro e também como família.
 
A liderança  aqui nos deu um prazo para deixar o campo até o final de abril visto que precisamos arrumar as nossas coisas, vender outras e concluir, se possível, os documentos da Laryssa. Precisamos muito das orações dos irmãos para:
 
Suprimento do restante das passagens;
Para que Deus envie compradores para os nossos pertences. O nosso desejo e oração é vender o que temos para pagar o débito na missão, este tem sido o maior peso em nossos corações.
Para  que os papeis de adoção da Laryssa possa sair o mais rápido possível. No próximo dia 11/03 teremos audiência com o Juiz e pelo que tudo indica depois desta entrevista ele nos dará o seu parecer e passará para outra juíza para finalizar o processo;
Para que Deus nos oriente quanto a continuidade dos estudos dos meninos. Ainda não temos nenhuma idéia , provavelmente eles perderão este ano letivo.  Eles estarão saindo de um contexto escolar “fechado entre muros” para uma nova realidade.  Ore pela reação deles e por sabedoria para nós, como pais.
Ore pelo nosso tempo no Brasil, especialmente pelo nosso futuro.
Certamente o Senhor nos dará a vitória mesmo que não consigamos enxergar nada no momento. A única certeza que temos é que Deus é fiel e têm o controle de nossas vidas  e os que nele confiam não serão envergonhados. O nosso desejo acima de toda esta tempestade,  é que os propósitos do Senhor seja cumprido.
 
 
 
Qualquer ajuda financeira deve ser enviada em nome da família Quirino, para a Agência: 0465-0  C.C. 45.891-0 / Banco BRADESCO . Favor enviar um xerox do comprovante de depósito, com o nome e finalidade do mesmo, para a Missão AMEM, Rua Carlos Monte Verde, 25 –Boa Vista – Belo Horizonte – MG / CEP 31060-350
 
Tel. (0—31) 3488-1118
 
Fax  (0—31) 3488-1127
“Tesouraria _ Sandra”
 
Até breve e muito obrigado pelas orações e pelo apoio ao longo destes anos. Que o Senhor os recompense com toda sorte de bênçãos!
  Zeca e Ilca, Lucas, Lincoln e Laryssa.

Carta de Oracao

Cx. Postal, 49 – 1001 Bissau Codex

Guiné-Bissau – África Ocidental

e-mail: zelcaluli@mail.gtelecom.gw

tel. (245) 720 31 44 ;  (245) 20 14 83

Bissau, 22 de junho de 2004.
Amados intercessores e amigos,
Graça e Paz!
"Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo
do céu." (Ecl. 3:1)
 
Como pode ser possível alguém engravidar e dar a luz a uma criança com
apenas um mês de gestação?! Este milagre aconteceu conosco! Temos uma
princesinha na família. Seu nome? Laryssa Fernandes Quirino, (seu nome
significa cheia de alegria) , nascida no dia 25 de novembro/2003.

Sua história.
Sua mãe morreu uma semana depois do parto e a família (da tribo muçulmana

Fula), levaram a recém nascida para o orfanato, aqui em Bissau, alegando
impossibilidade de criá-la pois devido a morte da mãe, a pequenina poderia
levar 'maldição' para a família.

 
Nossa história.
Laryssa é para nós o fruto do nosso planejamento familiar. Nós planejamos
ter dois filhos próprios e se houvesse possibilidade, adotaríamos um
terceiro segundo a vontade de Deus.
 
Ao chegarmos em Guine-Bissau tivemos a chance de adotar uma menina, porém,
segundo as regras da missão, antes de dois anos no campo não se pode adotar
criança, desistimos da idéia.
 
O tempo foi passando e o envolvimento com o ministério e as dificuldades com
escola neste país, de certa forma nos desestimulou e nos levou até mesmo ao
esquecimento deste desejo. Há dois meses atrás, eu (Ilca) cheguei a falar
que havia desistido totalmente da idéia de adoção devido a nossa idade já
estar um pouco avançada, com filhos adolescentes, 'nem pensar em começar
tudo de novo', foi a expressão usada.
 
No mês de maio passado, numa reunião de oração e confraternização dos
missionários brasileiros, estava lá também, a dona do Orfanato Emanuel, uma
missionária de Costa Rica que dirigiu-se a mim, dizendo: Temos uma menina
linda, eu penso que ela é um presente de Deus para vocês. Ela até se parece
com a cor do Zeca! Imediatamente eu neguei e desviei o assunto. Isto
aconteceu no sábado e ao chegar em casa, a menina não saia do meu pensamento
e logo no Domingo decidimos ir até ao Orfanato para conhecer a criança, até
então sem nenhuma intenção. Foi amor à primeira vista!
 
Nos dois dias seguintes tivemos que ir ao orfanato para tratar outros
assuntos e levar alguém para conhecer o lugar e assim tivemos mais contato
com a menina.
 
Eu comecei a imaginar aquela criança em casa e muitas vezes perdia o sono à
noite, sonhando acordada com a possibilidade de adota-la. Em tudo o que
fazia, imaginava a presença de um bebê na rotina cotidiana. Comecei então a
orar pedindo a direção da vontade de Deus. Duas semanas se passaram e
parecia que Deus não estava interessado no assunto. De repente nos dias
seguintes Deus começou a mostrar-nos algum sinal, era como se ele falasse,
veja o que vocês têm nas mãos. Eu disse - nada Senhor! O nosso sustento tem
diminuído a cada mês, se for pelo nosso sustento, é impossível ! Foi como
Ele me perguntasse, então, quando vocês tiveram seus filhos, vocês tinham
melhor situação? Quem os sustentou?
 
No outro dia fui ao depósito da missão, lá estava berços, cadeirinhas para o
carro, cadeira para alimentação de bebê, e uma mala com roupas de crianças,
na maioria para menina e até mesmo um pacote de fraldas descartáveis. Esta
mala por acaso era remanescente de outras deixadas por um casal de
missionários que deixaram o campo. As demais tinham sido doadas para
famílias missionárias e para o orfanato, mas esta por acaso estava guardada
em outro lugar. Era como se Deus falasse ao nosso coração, vocês já têm o
essencial. Mas eu (Ilca) queria ouvir uma Palavra de Deus que falasse sobre
criança. Continuei orando e buscando na Palavra de Deus. Dois dias depois,
no meu período devocional Deus encheu o meu coração de paz quando Ele me
disse em Mateus 18:5 "Quem receber uma criança tal como esta a mim me
recebe".
 
Como casal conversamos e chegamos a conclusão que só iríamos adotar aquela
criança se os nossos filhos aprovassem e se o pai a desse como adoção plena,
o que seria como confirmação da vontade de Deus.
 
Comunicamos a nossa intenção ao orfanato para comunicar com o pai, visto que
mora no interior, para saber antes de falar com nossos filhos, porém não
foi possível pois faltava somente dois dias para irmos visita-los em Dakar.
 
Sendo assim, falamos com o Lucas e Lincoln e eles ficaram felizes com a
idéia de ter uma irmãzinha e até mesmo escolheram o nome e oraram para que o
pai a desse plenamente.
 
Retornamos a Bissau na terça-feira (8/6) e no outro dia (9/6) recebemos o
telefonema do orfanato dizendo que o pai estava nos esperando. Fomos até lá
e depois de falar sobre a nossa intenção, o mesmo aceitou sem nenhuma
objeção!
 
No dia 10/6 o orfanato juntamente com os parentes da menina nos passou a
guarda da mesma e a trouxemos para casa.
 
Estamos iniciando o processo de adoção e contamos com as orações dos irmãos
para que tudo possa ser feito sem nenhum problema e num curto período de
tempo.
 
Laryssa é linda, cheia de alegria como seu próprio nome e está se adaptando
muito bem e tem sido paparicada por todos os missionários.
 
Em Julho a nossa família estará completa com a presença dos meninos para o
período de férias. Por favor ore para o nosso reajustamento familiar e
suprimento de todas as nossas necessidades.
 
 
 
No momento estamos deixando a liderança interina da Missão e continuaremos
na vice-liderança e administração da Sede.
 
Louvamos a Deus pela compra do terreno para construção da nova sede da
Missão e pedimos oração para o projeto de construção, por sabedoria para
elaboração da planta, suprimento financeiro e de pessoal capacitado para a
execução.
 
 
 
Reafirmamos o nosso agradecimento pelo apoio em oração e financeiro e
rogamos ao Senhor que os recompense abundantemente!
 
 
 
No amor de Cristo_ Zeca, Ilca, Lucas, Lincoln e Laryssa Quirino.

Bissau, maio/2004.

  

Amados irmãos e amigos,

Saudações de Guiné-Bissau na paz do Senhor!

 

 

“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra!” (Sl. 4:19)

Os últimos quatro meses foram cheios de desafios para nós, ‘inexperiente liderança’! Nós sentimos como ‘deixados para trás ou como andando no escuro’, especialmente depois da saida da tesoureira para o seu período de férias. Ela era a única remanescente da antiga liderança, de quem obtivemos ajuda e interação nos primeiros meses deste ano em curso.

Ainda estamos muito atarefados, contudo, louvamos a Deus pela Sua boa mão sobre nós, nos direcionando, capacitando e nos ajudando na adaptação com as responsabilidades do dia a dia.

 

Estamos felizes que o nosso líder que estava de licença para estudos nos EUA estará regressando no final deste mes e em junho estará assumindo a liderança da missão. Nós continuaremos como vice-líderes, administradores da sede, manutenção e hospedagem.   No período de um ano esta será a terceira transição na liderança. Precisamos das orações dos irmãos. Em toda a história da Missão AMEM (WEC International) em Guiné-Bissau, (64 anos), é a primeira vez  que se tem uma liderança formada com brasileiros. Muitos são os desafios que estão diante de nós: a equipe missionária tem diminuido quase à metade neste ano. Alguns missionários estão de licença para férias, alguns foram convocados para assumirem a liderança em seus paises de origem, outros aposentaram-se do campo e outros vieram por curto prazo. Estamos orando para que o Senhor convoque mais trabalhadores de longo prazo para G. Bissau, visto que ainda há muito trabalho para ser feito e muitos são os não-alcançados e missionários trabalhando sozinhos. Também, grandes mudanças estão acontecendo no meio evangélico que tem nos levado a repensar sobre a nossa visão e estratégia ministerial. Certamente teremos que mudar muita coisa e para mudar sempre temos que pagar um preço! Contamos com suas orações para que tudo seja feito com a orientação do Senhor da Seara.

 

O nosso tempo em Guiné-Bissau está se  resumindo a mais ou menos  3 anos! Precisamos da orientação de Deus quanto ao nosso futuro, visto que teremos que deixar o país por algum tempo para dar prosseguimento ao estudo dos nossos filhos. Devido o estudo deles ter sido no inglês, é quase impossível retornarmos ao Brasil para eles cursarem uma universidade.  Há uma possibilidade de irmos para a Inglaterra, porém, precisamos ter a confirmação do Senhor e apoio das nossas igrejas. Contamos com as orações dos irmãos no sentido de que o Senhor nos oriente ao centro da Sua vontade.

Gostaríamos de ir ao Brasil este ano para um curto prazo, mas devido as dificuldades financeira não será possível. A nossa oração é que o Senhor supra as nossas necessidades e abra as portas para que possamos ir no próximo ano, de junho à setembro/05.

Após um tumultuado resultado das eleições para a Assembleia Legislativa em Guiné-Bissau, divulgado no início de abril e que levou centenas de pessoas a deixarem a capital em busca de refúgio no interior, finalmente foram empossados no dia 5/5/04, sendo o Primeiro Ministro e deputados, na maioria muçulmanos. Dentro de seis meses serão realizadas eleições para Presidente. Intercedam pelos partidos políticos na escolha de seus candidatos. Atualmente há no país 24 partidos para uma população de mais ou menos 1.250.000 habitantes! Se não houver coligações, não sabemos onde irão encontrar tantos candidatos. Orem especialmente pela paz neste país onde as pessoas vivem assustadas e massacradas pela injustiça governamental. Orem para que Deus mude a mentalidade destes novos líderes em favor do povo guineense.

 

Pedimos perdão pelo atrazo das nossas notícias. Justamente quando estavámos preparando a nossa circular trimestral, o nosso computador teve problema e so recentemente pudemos recuperá-lo.

Mais uma vez afirmamos a nossa alegria em servir ao Senhor em Guiné-Bissau, e também, a nossa gratidão pela fidelidade dos irmãos nas orações e sustento financeiro. Reconhecemos o sacrificío e amor que cada um tem nos dedicado para cumprir a vontade do Senhor na obra missionária! Que juntos, possamos implantar o reino de Deus em G.Bissau.

 

No precioso nome de Cristo.

 

 

José Carlos (Zeca), Ilca, Lucas e Lincoln

                 Família Quirino


= = = =

como os meninos estão grandes ? e como tem nevado nos seus
cabelos , apesar de ai em G.Bissau não ter neve né ? pena que
nós homens não temos os segredos que a Ilca tem para fazer o
tempo passar mais devagar .
Nos dois anos que tivemos no Japão , sentimos na pele o
processo de desaculturação , por estar longe da terra natal ,
e podemos entender um pouco o que foi para voces ficarem
longe dos meninos e as necessidades especiais que estudar em
uma língua diferente agora requerem , vamos intensificar
nossas orações neste sentido , para que a providência de Deus
lhe disponibilizem tudo o quanto necessitar para amenizar o
choque de readaptação a uma cultura diferente .

Pena não virem ao Brasil , se bem que da vez passada a
correira do dia a dia impediu o nosso abraço .
Mas estarão sempre aqui em nosso coração e louvamos a Deus
por podermos orar por vós e pedir a outros que intercedam e
aqueles que puderem aproximarem-se mais de vós . : Yro
)


April 07, 2004 7:22 PM Subject: Noticias da Guine Bissau, 7 de abril de 2004. Amado….. Saudações no precioso nome de Cristo. Após os primeiros meses de ‘sufoco’ à frente da Missão, aqui estamos nós para comunicar os últimos acontecimentos. No dia 28 de março teve ‘início’ as eleições legislativas em Guiné-Bissau para a escolha de Deputados e Primeiro Ministro. A eleição foi prorrogada por mais dois dias porque as urnas não chegaram em vários lugares do país. Embora o boletim após as eleições tenha declarado ‘transparência’, foram vistas urnas com candidatos e pessoas (eleitores) sendo entregues nos postos de votação. Em outros lugares as eleições prosseguiram até às duas horas da madrugada a luz de velas! Logo após o terceiro dia houve um clima muito tenso porque o PAIGC anunciou a sua vitória antes mesmo da contagem oficial. O PRS que contava com a vitória, se opôs contra o PAIGC e CNE (Comissão Nacional de Eleição), proibindo a declaração oficial da contagem de votos. Houve muita intervenção para conciliar os dois grupos, tanto por parte de religiosos como da CEDEAO e ONU. Bissau estava ficando deserta, as pessoas ficaram em casa com o rádio ligado e centenas deixaram a capital rumo ao interior em busca de refúgio, com medo de um possível conflito. Após uma semana de tensa conversação, no dia 4/4 (Domingo) foi anunciado oficialmente a contagem de pontos e confirmada a vitória do PAIGC, numa aparente conciliação. Louvamos a Deus que tudo permaneceu num clima de paz. Contudo, mais uma vez G. Bissau cai no discredito por parte da comunidade internacional pois a situação política está ainda mais instável e desacreditada. Dos 24 partidos políticos, após coligações, 12 chegaram às eleições. Em primeiro lugar ficou o PAIGC com 44 eleitos para a assembleia legislativa, em segundo lugar o PRS com 33 e o terceiro o PUSD com 17 e outros com alguns representantes. Contamos com as orações dos irmãos para uma verdadeira reconciliação nacional, aceitação e apoio internacional e para que os militares realmente tirem a mão do poder político. Continuem orando pela paz nesta terra tão sofrida. Estamos sempre lembrando dos irmãos em oração e em breve estaremos enviando notícias mais específicas do campo. Aguardem! No amor de Cristo,. _ Zeca e Ilca Quirino _ COMIN

NATAL - 2003

JESUS NASCEU, PARA QUE NELE FOSSE REVELADO A GLORIA DO PAI.


O POVO QUE ANDAVA EM TREVAS VIU GRANDE LUZ, E AOS QUE VIVIAM NA REGIÃO DA SOMBRA DA MORTE RESPLANDECEU-LHES A LUZ. Isaías 9:2

JESUS É A NOSSA ESTRELA DA MANHA


ELE SE TORNOU A NOSSA AGUA DA VIDA.

Queridos   Que a alegria do Natal e Ano Novo nos leve a um tempo de reflecção e de renovação do compromisso com o Senhor e com a obra missionária, com todo empenho e dedicação, a fim de que alcancemos os não alcançados e assim possamos abreviar a volta do Senhor Jesus.


FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO

GUINÉ BISSAU _ FARIM
Família Quirino

 

Bissau Julho/03 

"....Bo contente na speransa ku bo ten, bo ten pasensa na foronta, bo pega tesu na orason". Rm. 12:12
 
Pr. José Carlos(Zeca) & Ilca Quirino
 
Cx. Postal, 49
 
1001 Bissau Codex
 
Guiné-Bissau  -  África Ocidental
 
 
 
Tel. (245) 201483 - 203328
Amado (a,s)...............................................
Nós
Damos gra,cas a Deus pelo seu amor e bondade para conosco, como também pela
destra de comunhão de cada irmão que nos apoia e sustenta nesta obra de
missões transcultural.
 
O trabalho na sede da missão tem corrido bem e pouco a pouco vamos nos
adaptando às novas tarefas e desafios. Nesta  obra de missões, somos como um
exército em guerra e numa guerra precisa-se de uma base forte que prepara,
apoia e supre a munição - a retaguarda ( Igreja e agencias missionárias); no
campo de guerra é necessário ter um quartel general para receber os
soldados, planejar as estratégias, repassar as munições e cuidar dos
feridos( trabalho pastoral) - liderança de base no campo, que é o nosso
papel no momento.
 
Cada um de nós temos a nossa participação para que  a obra cresça. Por este
motivo Deus tem nos trazido para a sede, para fazermos um trabalho que
poucos querem fazer e que é pouco compreendido por muitos. Mas louvamos a
Deus por isto que aos seus olhos somos capazes para fazermos este trabalho,
embora nos sentimos um "João Ninguem"  pois não vemos em nós nenhuma
capacidade para isto.
 
Temos aprendido que não é o que achamos de nós mesmo que conta mas o que
Deus acha de nós ou vê em nós. "Deus não vê como o Homem vê, aleluia"!
 
 
 
Os Nossos Filhos
O Lucas e o Lincoln já voltaram para a escola. É bom ver como eles sentem
felizes por estarem naquela escola "BCS" 9Bourofaye Cristian School. As
vezes para muitos pode parecer que é um grande sofrimento para todos nós
estarmos separados. Bom, é um pouco dificil acostumar sem o barulho deles em
casa, as brincadeiras e carinhos, ficamos meio perdidos dentro de casa
especialmente depois destas férias longas, mais ou menos 10 semanas. Na
escola todos gostam muito deles e é sempre uma festa a chegada dos "latinos"
na escola.Eles mudam todo o ambiente! Continuamos pedindo para os irmãos
orarem por eles, para que Deus os dê graça e sabedoria a cada dia para os
estudos e também possa nos dar entendimento, quanto a  continuidade dos
estudos no futuro próximo (4 anos) e condições financeiras para custearmos
os seus estudos.
 
 
 
Nosso Carro
Uma missionária que estava aqui em Guiné à quase 50 anos sempre nos pergunta
se já tínhamos criado um fundo para comprarmos um carro novo a resposta
sempre foi não, nunca dá pra tirar do sustento. No final do mês de junho,
antes que voltasse para sua terra ela nos deu 200 libras que é mais ou menos
$333  para comerçarmos o fundo para o carro novo. Foi muito bom, só que no
mês seguinte o nosso carro deu problema e basicamente teremos que gastar
todo o dinheiro para recupera-lo pois as peças para este carro que temos
têem que ser compradas na Inglaterra, dai o custo fica mais alto devido o
transporte. Continuamos esperando em Deus por um carro novo que tenha todas
as peças aqui na áfrica. Orem para que este carro fique bom até que tenhamos
condições de comprar outro.
 
Ficamos todas as férias dos meninos sem carro e para retorná-los a escola
tivemos que emprestar de um colega. Carro para nós aqui na áfrica não é
luxo, é primeira necessidade e segurança. Só quem conhece os transportes
públicos daqui pode confirmar! A cada mês e meio precisamos ir ao Senegal
para visitar os meninos na escola e a cada viagem é uma canseira com o carro
que sempre tem problema. Até mesmo no caso de ter que evacuar de Bissau em
caso de conflito normalmente carros de missões têem passagem. A estabilidade
do país no momento é quaze zero, temos que estar sempre com uma mala de
emergência pronta....
 
 
 
Desafios Missionários
Como escrevemos na ultima carta existem grandes desafios. Principalmente
para a evangellização dos muçulmanos. Continuem intercedendo por
missionários com chamada específica para implantar igrejas entre as tribos
muçulmanas ( Mandingas, Fulas, Biafadas, Nalus, Susu).
 
Há também, necessidade de missionários "profissionais"na área de educação e
saúde para completar as equipes existentes, cujo objetivo é alcançar estas
tribos e povos não-alcançadas para Cristo. Há sempre vagas para professores
nas escolas evangélicas - longo ou curto prazo. Para maiores
esclarecimentos, os interessados devem contactar-nos atráves dos e-mails
zelcaluli@mail.gtelecom.gw ou zelca@wecmail.zzn.com.
 
 
 
O País
 
No passado  dia 14/09 pela manhã, às 7:00hs recebi um telefonema avisando
para que eu comunicasse aos missionários para não circularem de carro em
certos pontos da cidade e que mais tarde eu viria a saber o motivo. Liquei
logo o rádio e começamos a ouvir sobre o golpe que os militares estavam
fazendo. Vimos então que na esquina perto da missào tinha alguns militares
impedindo a passagem de carros, motos e bicilcetas sendo permitido transitar
somente a pé. Mas graças a Deus tudo foi feito na mais tranquila ordem e não
se ouviu nenhum tiro. O povo já não aguentava mais. A quase dois anos que as
escolas públicas não funcionam, os professores não recebem um ordenado que
para a maioria dá mal para comprar um saco de 50 kilos de arroz, não há
eletricidade nem mesmo na capital! Dai dá para imaginar a situação geral  -
um caos... depois do golpe, até que entrem em acordo na formação de um
governo de transição, o país está parado. As  repartições públicas estão
fechadas e somente o comércio está funcionando. A esperança do povo
Guineense e a nossa é que tudo isto seja para melhor. Orem para que possa
haver um verdadeiro entendimento entre a sociedade, politicos e os
militares.
 
Orem também pelo governo de transição que foram empossados no último dia 28
e para um apoio dos partidos políticos. Houve e há uma certa insatisfação
pela escolha do Primeiro Ministro que atuará por um período de
aproximadamente 6 mêses, até às eleições legislativas. Orem especialmente
por apoio financeiro do exterior pois sem o mesmo, o novo governo estará de
mãos amarradas sem poder fazer nada pelo país.
 
Solicitamos ainda que os irmãos intercedam pela saúde dos pais da Ilca que
têem enfrentado problemas de saúde. O nosso plano era de irmos ao Brasil a
cada dois anos durante as férias prolongadas dos meninos (julho/setembro),
mas devido a problemas financeiros não será possivel irmos em 2004. orem
para que o Senhor nos dê condições para irmos em 2005 pois estamos um pouco
preocupados com os mesmos visto que estão avançando em idade.
 
Enviamos o nosso muito obrigado e pedimos que sempre confirmem se receberam
nossas notícias. Ao mudar de endereço ou e-mail, por favor nos comunique.
 
No amor de Cristo,
 
Zeca, Ilca, Lucas e Lincoln.

Bissau Julho/03
"....Bo contente na speransa ku bo ten, bo ten pasensa na foronta, bo pega tesu na orason". Rm. 12:12
Pr. José Carlos(Zeca) & Ilca Quirino Cx. Postal, 49 1001 Bissau Codex Guiné-Bissau - África Ocidental E-mail - zelca@wecmail.zzn.com zelcaluli@mail.gtelecom.gw Tel. (245) 201483 - 203328
Amado (a,s)
...............................................
Graça e paz no precioso nome de Cristo. Amados esta é a nossa terceira carta de oração e aqui estamos mais uma vez para dar as nossas notícias. Em matéria de saúde a Ilca está se recuperando. O dedão que não mexia já esta mexendo, o braço que estava com dores já está melhor. Eu andei tendo problema com a pressão, creio que foi o calor e a tensão da responsabilidade. No dia 4 de junho foi trocado a liderança da missão. O vice-líder tomou posse como novo líder até fevereiro/04 e nós somos o seu vice, só que no final de fevereiro estaremos como líderes até maio ou junho/04 quando o líder eleito estará voltando de um curso nos USA, dai então estaremos so na administração, hospedagem e vice-liderança. Necessitamos muito da graça de Deus para todo este trabalho que estamos realizando. Temos tido problemas com o carro e no momento precisamos fazer alguns reparos no mesmo e para isto precisamos ver Deus suprir todo o recurso, não só para o canserto do carro como também para o nosso sustento. Os filhos Os meninos estão de férias e este tem sido um tempo muito bom para nós como família. Eles têem tido bom aproveitamento na escola e os professores têem ficado bem contentes com eles. A nossa oração é para que Deus levante mantenedores para o estudo deles. Com a baixa acentuada do dolar aqui, tem ficado difícil. Antes $250 era suficiente mas agora com a baixa do dolar e aumento da graduação escolar deles e estabilidade do Fcfa(moeda daqui) não é suficiente. A escola deles tem tido um grande progresso. Já foram construidos vários blocos. É um verdadeiro campus, mas ainda tem muito para construir. Orem para que Deus supra o resto do dinheiro para acabar o restante das construções e para que Deus levante mais professores e casais para cuidar das crianças.
A Missão...
O Desafio e alvo da missão nestes últimos tempos tem se voltado mais para as etnias muçulmanas e precisamos que Deus levante mais missionários para as diferentes tribos: Mandingas, Fulas, Susu, Nalus, Biafadas e outras tribos animistas menos alcançadas. Neste ano uma de nossas missionárias que trabalhou mais de 17 anos com os Mandingas retornou para sua terra na Irlanda e no próximo ano o nosso atual líder que trabalha com os Fulas estará deixando o campo. Já temos uma missionária trabalhando entre os Biafadas, uma entre os Susus e Nalus, duas entre os Mandingas e um casal entre os Fulas. Só que precisamos de mais missionários para formarem equipes com estes que já estão no trabalho e outros para trabalharem em outras aéreas onde não tem ainda missionários. Ainda não compramos outro terreno para a construção da nova sede, estamos a procura e precisamos da orientação de Deus. Por favor orem neste sentido.
Guiné-Bissau
As eleições foram remarcadas para o dia 12/10 porém ninguem sabe se vai ter realmente ou não. Este ano as escolas públicas não funcionaram, passou o ano todo em greve. Os professores estão mais de um ano sem receber o salario que para muitos deles da mal-mal para comprar um saco de arroz. Orem para que deus faça uma grande obra na metade do governo e do povo.
Comunicação:
Louvamos a Deus pela melhoria na nossa comunicação, pelo menos por e-mail! Depois de muita espera conseguimos conexão com a internet e agora podemos usá-la em casa, especialmente à noite quando temos eletricidade do gerador. Também, depois de 4 meses sem eletricidade na capital, neste mês temos tido luz, às vezes à noite e raramente ao dia. Tivemos até 24h de luz!!( uma vez neste mês!!) Diante dos desafios de fé, acúmulo de atividades e responsabilidade temos provado da fidelidade de Deus que sempre está pronto para nos encorajar, fortalecer e nos impulsionar a prosseguir no caminho que o Senhor tem preparado para nós. Que Deus possa recompensar a cada irmão (as) que têm segurado "nossas cordas" ai no Brasil. No amor do eterno Deus, Pr. José Carlos (Zeca), Ilca, Lucas e Lincoln.

Esperamos que este e-mail chege ate voce pois temos tido problema com o envio e recebimento de e-mail. Pr. José Carlos(Zeca) & Ilca Quirino Cx. Postal, 49 1001 Bissau Codex Guiné-Bissau - África Ocidental E-mail - zelca@wecmail.zzn.com Tel. (245) 201483 - 203328 Família Quirino em Notícia001/03 Bissau, fev./03 "... mas os que andavam famintos,não sofrem mais fome." I Sm.2:5 O início do ano 2003 está sendo marcado pela fome em várias regiões de Guiné-Bissau devido a falta de chuva, falta de pagamento aos trabalhadores públicos (maioria) no país,falta de dinheiro, etc. As escolas públicas que deveriam começar o ano letivo em outubro, só abriram em janeiro e mesmo assim, estão ameaçando greve. Os estudantes estão contando com um ano perdido! A Assembleia Legislativa foi destituída e novas eleições foram marcadas para o próximo dia 20/03. Recentemente milhões foram gastos pelo governo no envio de muçulmanos para peregrinação em Meca. Acusações de corrupção, insatisfação, insegurança é o quadro atual. Diante deste quadro tão negativo, Deus tem agido de maneira maravilhosa! A Igreja têm crescido abundantemente, não só em número, mas também em maturidade, especialmente na capital, louvado seja Deus! A palavra de Deus tem saciado a fome de muitos famintos espiritual. Em novembro foi realizado uma semana da Bíblia pela aliança das Igrejas Evangélicas com programações específicas sobre a Palavra de Deus em vários pontos de Bissau atingindo um grande número de pessoas. O resultado foi muito positivo e nunca vendemos tantas bíblias como depois deste evento! Quanto a nós, estamos nos adaptando muito bem a "multiplicidade" de trabalho na administração da sede de missão. Ainda na fase de adaptação fomos responsáveis para organizar e coordenar a nossa conferência anual da Missão Evangélica em Guiné-Bissau, que foi realizada de 1-7/02/03, na qual fomos escolhidos como vice-líderes da Missão a partir de janeiro/2004. o nosso Líder também é brasileiro, Valberto de Oliveira. As eleições foram antecipadas tendo em vista que o atual líder David Whitehorn e família estarão deixando o campo em julho/2003 para dar continuidade aos estudos de suas filhas, na Inglaterra. Precisamos muito das orações dos irmãos para que sejamos capacitados pelo Senhor, cheios da graça e sabedoria do Espírito para execermos os planos do Senhor nesta tarefa. Estamos também, fazendo parte de uma comissão de missões da missão evangélica para implantar a visão e compromisso das igrejas locais qunto a obra missionária em nível nacional. O nosso primeiro culto de intercessão missionária foi realizado no dia 24/02/03. Contamos com as orações dos irmãos para os planos de trabalhos que foram apresentados naquele dia. Lucas e Lincoln estão indo muito bem nos estudos e estão preparando juntamente com toda escola, para participarem nas Olimpíadas das escolas Internacionais em Dakar de 5-10/03. Louvamos a Deus pela recuperação do braço do Lincoln e pelo suprimento do pagamento da cirurgia e tratamento. Deus levantou pessoas da própria escola para pagar todas as despesas que ficaram quase 500 dólares. Aproveitamos a oportunidade para solicitar intercessão a favor dos missionários brasileiros que têm enfrentado muitas dificuldades com sustento finaceiro, inclusive nós. Com a alta do dólar no Brasil e queda em Guiné-Bissau nosso sustento tem sido "achatado" duas vêzes, visto que tudo é calculado no dólar. Algumas igrejas pararam de enviar o sustento ou reduziram bastante. Alguns missionários foram "convidados" a voltar ao Brasil pelas suas igrejas por falta de sustento. Não será isto um ataque do inimigo para impedir a obra missionária através da igreja brasileira? Hoje em Guiné-Bissau 90% dos missionários são brasileiros. Tempos atrás, as agências missionárias reclamavam que os missionários brasileiros não permaneciam no campo por falta de treinamento. Hoje a estatística tem mostrado que este fato foi reduzido, o missionário brasileiro tem permanecido mais tempo no campo, mas com grande dificuldade finenceira. O Brasil não é apenas o "pulmão" do mundo, é também, o "celeiro" de missões e o diabo sabe disso! Portanto irmãos, juntemos nossas vozes num clamor ao senhor pela recuperação da economia brasileira e especialmente pela visão missionária da igreja brasileira. Louvemos a Deus pelas igrejas que têm permanecido fiéis conosco mesmo neste momento de crise econômica. Que o Senhor possa recompensá-las ricamente. Motivos de oração: Ø Por sabedoria e capacidade para execer o ministério de administração e vice liderança da Missão; Ø Direção de Deus para compra do novo terreno da Missão visto que o atual foi passado para a igreja nacional; Ø Por nossa saúde; Ø Pela situação financeira nossa e dos nossos colegas; Temos enfrentado problemas com a comunicação aqui na capital, e também, com os missionários que trabalham no interior. Por este motivo temos pensado na possibilidade de comprar um telefone satélite. O mesmo pode ser usado para internet e fax, é caro para comprar mas barato para mante-lo. Gostariamos que os irmãos nos ajudasse em oração para que possamos ter um deste em cada local em que temos um missionário. Se algum irmão ou igreja deseja contribuir para o nosso sustento, o meio mais fácil e seguro é através de Boleto. Os interessados deverão entrar em contato com a Missão AMEM em Belo Horizonte pelo telefone (0**31)3488-1118 Fax(0**31)3488-1127 E SOLICITAR O ENVIO DO Boleto em nome da Família Quirino ou Missionários José Carlos (Zeca) e Ilca Quirino. Que o Senhor continue abençoando a vida de cada irmão que tem contribuido para a nossa permanência no campo através das orações e contribuições. No amor e paz do Senhor, Pr. José Carlos (Zeca) e Ilca Quirino.


Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br -www.uniaonet.com .