www.uniaonet.com/afangolaadc.htm
SEDE: Menongue-Kuando Kubango, Rua da Missão Cubana, Telef:.04980130, Cx. Postal 46 REPRESENTAÇÕES: Republica Federativa do Brasil, Rua S.Jose-Furlai-SP,Telef.(019)97425160; HUILA-Rua Padre Antunes n.6, Telef. 061-23076/ (+244) 92 529770/092528203, Cx. Postal 719-Lubango; BENGUELA-Vila da Catumbela, Telef. 072-90029-Catumbela; MOXICO, Edificio da JMPLA, Telef. 054-60028-Luena: NAMIBE-Bairro Palato(Junto a Igreja Assembleia de Deus Pentecostal, Telef. 064-62287(Capitao Capela)


PROGRAMA DE EVANGELIZAÇAO PARA ANGOLA/2004

 

TITULO DO PROJECTO:              SOMOS IRMAOS

 

1.      Nome  e  Sigla:  ACÇAO DE DESENVOLVIMENTO CRISTA(ADC)

2.      Localizaçao: Angola- Provincias do Cunene, Moxico, Huambo, Bie, Malange, Uige, Kuando Kubango e Kuanza-Norte.

3.      Contacto: Email:  missoes_evangelismo@yahoo.fr/ adc_angola@hotmail.com

4.      Responsavel Maximo da ADC: Missionario Nelson Joao Manassa-Presidente, Celular +244-92-529770, mail: nelson_manassa@yahoo.fr

5.      Coordenador do Programa:   Pastor Jacob  Joao Cambala-Director de Missoes e Evangelismo da ADC.

6.      Conta Bancaria:  Banco Totta e Açores nº 1514893/15/01

7.      Numero de Membros:  102

8.      Estimativa de  beneficiarios: + 11.500 pessoas, entre militares e civis

 

Outros  Contactos ADC

Ø      Estevao Seke-Secretario Geral  ADC, movel: +244(91)216163

Ø      Alfredo Malelenha Fernando_Representante Regional Sul, Celular +244 92528203, mail: malelenha@yahoo.com.br

 

CONTEXTO

Dando em conta as mudanças politicas surgidas no pais, resultado do protocolo de entendimento assinado na cidade do Luena no dia 4 de Abril de 2002, pelas forças militares e para efectivaçao do processo de  paz, esta organizaçao vai se empenhar na campanha de evangelizaçao em todo o territorio de Angola, principalmente para militares  e  com a visao de consciencializar as partes envolvidas ha uma convivencia  social e pacifica. Com base nas experiencias anterior, começando desde os acordos de bicesse e mais tarde a de Lusaka, acreditamos que a construçao de uma paz solida e duradora parte  no ponto de vista de uma conscielizaçao de cada cidadao no amor de Deus, visto que todos os planos dos homens tem fracassados, e como varias vezesmuitos acordos foram violados pelos proprios consignatários, este tipo de atitude se  verifica em quase toda parte do mundo, muitos acordos foram assinados em varios países do mundo com fortes mediaçoes internacionais e nada resultou, depois de  algum tempo, voltam novamente em  confrontos militares que se  generaliza por todo o país, metendo em causa a vida de muitos inocentes, resultados de um descontentamento politico ou ambigua de governaçao.

Estes actos é  o resultado da falta de  amor de Deus nos coraçoes de cada cidadao, mais quanto, nascidos e lavados no grande amor Agape e andarmos na sua maravilhosa vontade, Ele Deus faz que cada irmao tenha um sentimento profundo em amar o seu irmao, colega, só assim é possivel envitarmos um confronto entre irmao, porque em Deus todas as coisas sao pacificas, só Deus tem poder para transformar o homem,  o amor desfaz o odio e traz  consigo um resultado significativo e duravel, porque o amor de Deus permanece, e todos quanto forem guiados pelos Espirito de Deus, este produzem frutos dignos de arrependimento. Os varios caminhos percorridos pelos homens na busca de uma soluçao de paz para  os seus países  nunca teve exito, e só com O senhor Deus o dono  da vida podemos encontrar um caminho certo para a construçao de uma democracia solida no país, e como está escrito, Bem-aventurado a naçao cujo o Senhor é Deus, isto porque  o proprio Deus vai ajudando as pessoas a amarem-se uns dos outros. Por isto neste projecto queremos aqui pedir que cada membro do  corpo de Cristo, trabalham para a constituiçao de uma base de amor ao seu proximo, assim poderemos construir uma paz duradora, sob a luz da palavra de Deus, podemos dizer somos irmaos.

 

JUSTIFICAÇAO

Angola, é um país que passou cerca de  quarenta anos de guerra, esta querra que deixou uma  profunda dor em cada coraçao de muitos angolanos, cada um de nós tem marcas para lembrar, estas marcas de guerra estao nos corpos dos angolanos. Durante estes longos anos o país ficou dividido e causando muitas separaçoes de familias inteiras, aumentou o nivel de miseria e fome por todos os cantos, as preocupaçoes de dia apos dia estao na senda do amanhacer.

Fruto desta   guerra, dos  desastres  naturais   e  as  minas reduziram drasticamente  a produção  e a  capacidade  de auto abastecimento em  milhares de famílias; hoje em  dia  cerca  de 89% desta população estão dependendo das ajudas alimentares externas, não obstante  Angola ser  um país  potencialmente  economica no ponto de vista do seu subsolo; mas  grande parte  da população angolana  enfrentam series  de dificuldades  por falta de  meio  técnicos para o incremento da agricultura, isto  começa  a  aumentar  o desequilíbrio  a nível  social, originando vários fenómenos  de marginalizarão, da pobreza  e de abandono, especialmente entre a população feminina e juvenil.

 

Amados, nos encontramos num momento de guerra, apesar de que Angola vive hoje momento de  paz,  mais quero aqui frisar que o calar  das armas nao significa um país em paz, agradecemos a Deus que frutos de muitos intercessores no mundo inteiro, veio a trazer a esperançada paz em Angola, as armas calaram e os acordos estão em vigor, mais irmao, o momento é ainda de guerra, porque  enquanto nao apagarmos o espirito de odio que governa os nossos coraçoes, nao teremos paz com os nossos proximos que durante muitos anos estavamos separados por  uma barreira diabolica, algumas familias até hoje ainda estao divididos, porque alguem no passado por motivos alheio a sua vontade matou alguma pessoa da familia e muito em particular alguns dos nossos companheiro nao podem voltarem para as suas zonas de origem,  motivado por medo de ser sentenciado pelos amigos, e pessoas da mesma sanzala(bairro).

Estamos em guerra, porque ainda continua haver o caso de  apontar o dedo entre irmaos, inclusive casos obsenias encontrei numa  localidade e igreja a que tive a possibilidade de visitar, um dos membro desta igreja disse-me: «IRMAO MISSIONÁRIO, EU JAMAIS PERDOARIA AQUELA PESSOA QUE CORTOU OS PÉS E BRAÇOS DO MEU PAI AOS MEUS OLHOS». Estas mesmas palavras fui ouvindo por boca de muitos e incluindo alguns lideres religiosos naquela localidade, indignado com o assunto fiquei calado e disse comigo voltarei para aqui ja com outro tema« SÓ O AMOR DE DEUS PODE TRAZER A RECONCILIAÇAO E PERDAO.

A historia é grande em angola, muitos pensam que angola está em paz ja nao precisa nada( inclusive até aqueles que choravam de dia e noite diante do trono de Deus por Angola, estao em relache), mais ainda, ha muito que fazer, ha  mortes em lugares escondidos, a caça entre irmaos e muito mais.

 

OBJECTIVO GERAL

v      A campanha tem como objectivo  a pacificaçao de espiritos, desfazendo o odio entre irmaos, criando desta feita um mecanismo de convivencia sicial no amor fraternal entre irmaos;

v      Realizar campanhas de evangelizaçao nas unidades militares,  Policiais e nas comunidades,  afim de anunciarmos o amor de Jesus Cristo para com os homens, partilhando do grande amor de Deus para com a humanidade. Queremos que o nosso país(angola) venha a ter uma paz duradora, fazermos que jamais haja guerra.

 

Objectivos Especificos

Ø      Fazer que cada soldado ou oficial receba Jesus Cristo como Senhor e Salvador em seu coraçao.

Ø      Fazer que por meio de Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, cada militar tenha um profundo amor pelos outros.

Ø      Que a palavra de Deus semeada no coraçao de cada militar produza frutos dignos de arrependimento, e que o amor do Pai celeste  esteja no meio dos militares.

Ø      Cultivar a palavra do Senhor a cada militar

Ø      Desfazer odio entre militares da mesma trincheira e irmaos.

Ø      Desfazer as diferenças dos militares aos populares;

Ø      Incentivar os lideres religiosos  e  lideres comunitários a falarem do amor de Deus nas  comunidades e igrejas, na base de pacificação de  espiritos

 

Experiências da ADC  no Campo Missionário

Ø      Este é o  objecto fundamental da criação da ADC, em trabalhar para a edificação do reino de Deus, se propondo desta feita a apoiar e cooperar com as igrejas em campo Evangelistico, promovendo  a Unidade na Comunhão do Espirito Santo

Ø      ADC em colaboração com igrejas cristãs realiza campanhas evangélisticas e formação de obreiros.

Ø      Em 20 de Maio de 2000, cria o primeiro programa radio fonico evangélico com a participação das igrejas cristãs na emissora provincial da  Radio Nacional de Angola na provincia do Kuando Kubango, este programa, vai ao ar todos os sabados as 21 horas, graças as contribuiçoes de amor de diversos irmaos e membros da organização,  com tempo de antena de 1 horas, nos Domingos apartir das 6h00 e nos dias de semana a partir das 21h00.

Ø      Em 2002, atraves do Pr. Satiro a ADC realizou seminarios Teologicos para Lideres das  igrejas Evangelicas nas cidade de Lubango, Namibe, Huambo e Lobito.

Ø      Em Maio de 2003 sob a Direcçao de Missões e Evangelismo da Região Sul, realizara uma campanha de evangelização nas ruas da cidade do Namibe com a participação das igrejas evangélicas;

Ø      Seminário de Liderança Cristã,  pelo Pr. Julio daSilva na provincia da Huila

 

BENEFICIÁRIOS

Os beneficiarios deste programa de evangelizaçao, sao militares, Policias e a comunidades(particularmente pessoas que viveram foram das suas localidades e que estao a regressarem).

 

LOCALIZAÇÃO

O presente programa vai realizar-se nas provincias aonde se registou os maiores confrontos militares: provincias do Moxico, Kuando Kubango, Cunene, Huambo, Malange, Bié, Kuanza Norte e Uige.

 

PARTICIPAÇAO

O presente programa conta com a participação das Igrejas cristãs, Ministerio da Defesa Nacional,  Ministerio do Interior, dos Comandos da Forças Armadas Angolanas,  Comandos Policiais, Governos Provinciais,  Ministerio da Cultura de Angola, Agencias Missionarias Internacionais, doadores singulares ou colectivos, Cristaos de Varias igrejas e intercessores.

 

MEIOS TECNICOS E MATERIAIS

Para a execusão deste programa, são necessario os seguintes meios:

Designação

Qtde

Observação

1

Biblias

12.000

Estas biblias serao utilizados nestas campnhas para as almas  convertidas

2

Novos  Testamento

*

                                                                                                      

3

Folhetos  Evangelisticas

*

                                                                                                       

4

Retoprojector

2

Para apresentaçao de filmes nas Unidades militares e nas comunidades

5

Cassetes VHS

*

Cassetes que contem filmes e pregaçoes para serem exibidas nas sessoes  e  campanhas

6

Carrinha 4x4

2

Estas carrinhas serao utilizadas para transporte das equipas

7

Computador

2

Para trabalhos administrativos relacionadas com a evangelizaçao

8

Fotocopiadora

1

Para fotocopias de alguns materiais auxiliadoras para  a  evangelizaçao

9

Camera Video

4

Permitirá gravar  certos programas, pregaçoes  e serão enviados aos  respectivos financiadores.

10

Maquinas  fotograficas

7

Tiragem de fotografias

11

Papel A4

*

Para apoio aos trabalhos  administrativo

12

Aparelho de som

*

Para a execusao das campanhas ao ar livre e nas unidades grandes

13

Viola acustica

3

Para grupos musicais, um dos instrumentos valido para apoio as campanhas

14

Girador

2

Para alimentar  com energia os aparelhos sonoros durante os eventos evangelisticas

 

 

 

Contribuições(orçamento do programa)

As contribuiçoes sao voluntarias,  de qualquer pessoa/irmão interessado, desde que seja tocado pelo  Espirito do Senhor, doadores/financiadores colectivas e singular. As contribuiçoes poderá ser em material ou  fianceiras de acordo as suas possibilidades, nada é pouco para Deus, até o minino serve para o bem do evangelho do nosso Senhor.

 

 

RESULTADOS

Ø      11.500 pessoas receberam Jesus Como Senhor e Salvador( entres eles militares e civis)

Ø      Confrontos entre irmaos reduzido

Ø      Os soldado conhece o caminho do amor de Deus

Ø      Ha uma convivencia social entre os militares e a população civil

Ø      Lideres  comunitarios ou religiosos está a cultivar nos corações dos seus liderados a palavra do amor;

Ø      Comunicação facilitada entre os militares da mesma trincheira;

Ø      As pessoas reconhecem-se que todos somos irmaos e se amam;

 

ESTRATÉGIA

A  Acçao de Desenvolvimento Cristã  em  parceria com as  igrejas, missionarios voluntario   e membros   vai  levar mensagem  em  cada unidade militar ou na comunidade.

Transmisão dos programas  Rádio fonicos atraves das antenas da Radio Nacional de Angola(emissores provinciais), formar em cada comunidade homens e mulher para  continuidade do programa.

 

Meios de Verificação dos Resultados

Ø      Rádio e Tv

Ø      Relatórios

Ø      Fotografias

Ø      Cassetes de filmagem

Ø      Observaçao directa

 

TEMPO

O programa é  continuo, tem seu inicio em  Abril de 2004

 

Sustentabilidade

O programa tem a sustentabilidade das pessoas  evangelizada e dos lideres comunitário e  religiosos a continuar e a incentivar a população no amor de Deus.

 

Que a graça do Senhor Jesus Cristo,  nos possa abençoar a realizar este programa para beneficio do Reino de  Deus.

 

Fique na Paz do Senhor

 

OBS:  Cada irmao contribua segundo o proposito do seu coraçao( 2 Cor.9:7-12) , e este programa deve ser destribuida na sua igreja, irmaos proximos, amigos e colegas de serviço, pois que é responsabilidade de cada um de nós(Mat. 28.19).

Para as contribuições financeiras

v      Nossa conta Bancarias

Açao de Desenvolvimento Cristã-ADC

Banco Totta e Açores

Conta nº. 1514893-15-1

Swift  00400000151489315192

Angola

 

v      Correio 

Caixa Postal 719

Lubango-Angola

 

 

Vosso no Senhor

 

Pr. Jacob Joao Cambala

/DIRECTOR/

missoes_evangelismo@yahoo.fr

 

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br -www.uniaonet.com

 

 

 

 

 

 


. .

privacy