www.uniaonet.com/ocaustralia.htm
AUSTRÁLIA - DADOS 03

Snorkel nos recifes Entusiastas do snorkel nadam nas águas cristalinas ao redor do Recife da Grande Barreira. Entre os numerosos recifes e as ilhas de coral que compõem a cadeia, os adeptos do snorkel podem ver milhares de organismos vivos, inclusive estrelas-do-mar, tartarugas marinhas, esponjas e mais de 400 variedades de corais de cores espetaculares.

Enfeite cerimonial do corpo Para as mulheres aborígenes, o enfeite do corpo de outra pessoa - para danças comemorativas, rituais solenes e narrativa de histórias - lembra a profunda devoção à criatividade e um entendimento cuidadoso da pessoa que está sendo engrinaldada em cores vivas com tinta, penas e plantas. A dança e a cerimônia do awely são executadas para comemorar a lei das mulheres.

A disputa pela bola no rugby Jogadores de rugby travados em uma disputa vigorosa pela posse da bola demonstram a natureza violenta da competição característica da Austrália, esporte favorito do inverno. Sidney é a sede da maioria das equipes profissionais do país, cujos campeões, com freqüência, enfrentam aqueles da Nova Zelândia, da França e da Inglaterra.

Bloqueio de estradas no país As ovelhas atravessam lentamente uma estrada sinuosa das planícies centrais de New South Wales, onde a produção de lã é a mais importante indústria. As vastidões de terra seca da região se mostraram ideais para a criação de ovelhas, que foram introduzidas na Austrália pelos colonizadores europeus, no final do século XVIII. O isolamento de algumas áreas de criação pode dificultar a vida, mas os agricultores são profundamente apegados às suas terras e têm enorme orgulho de suas comunidades. s.

Cobertura da floresta de eucaliptos As temperaturas moderadas e a umidade de Victoria favorecem o crescimento de árvores. As florestas prosperam em todas as áreas deste estado australiano. As maiores florestas estão a norte. Muitas das árvores são espécies de eucalipto, de tamanhos e formas variadas. Os eucaliptos mallees são menores do que uma pessoa de estatura média, enquanto as sorveiras podem chegar a mais de 90 metros de altura (cerca de 295 pés), com uma circunferência de 7,5 metros (aproximadamente 25 pés). As folhas de eucalipto produzem um óleo que têm valor medicinal como expectorante e inalante. A madeira pode ser usada na indústria de papel ou de móveis.

P.N. Camooweal Caves O P.N. Camooweal Caves, no noroeste de Queensland, protege as formações de cavernas calcárias que fica abaixo do solo vermelho das planícies. O clima dessa área varia de árido a semi-árido, com média de 250 a 550 mm (aproximadamente 10 a 22 polegadas) de precipitação anual. Os solos pobres carecem de matéria orgânica e não conseguem absorver e reter a chuva escassa. A baixa pluviosidade e os solos pobres suportam apenas uma vegetação resistente e espinhenta, sendo as gramíneas Spinifex as mais comuns.

Recife da Grande Barreira O Recife da Grande Barreira, a maior barreira de recife do mundo, é um sistema de recifes de coral e ilhas que se estende por mais de 2.300 km (cerca de 1.430 mi) ao longo do orla oriental da Austrália. Uma linha quase contínua de ondas de arrebentação marca o local dos recifes externos, que se alinham com a borda da plataforma continental. Entre os recifes externos e a praia se encontram muitos recifes internos na forma de meia lua ou ferradura. As águas claras, quentes e rasas do Mar de Coral criam as condições ideais para o desenvolvimento dos corais e das algas que compõem o recife e para a vida marinha extraordinariamente diversificada relacionada ao sistema de coral. As pequenas ilhas que emergem dos recifes interiores são estabilizadas pelo crescimento da vegetação. Muitas são parques nacionais e alguns dos recifes são parques nacionais marinhos. Carl Purcell/Photo Researchers, Inc.

Árvores antigas da Austrália A gigantesca árvore fortificada é uma das muitas enormes e antigas árvores do P.N. Lamington, localizadas em Queensland, Austrália. Fazendo parte da região da Gold Coast de Queensland, o parque se situa em uma área vulcânica e o seu solo fértil suporta um rico ecossistema de floresta tropical, que permite a muitas espécies diversas de plantas alcançarem uma significativa longevidade. Em algumas das montanhas do parque se encontram faias antárticas com mais de 3 mil anos de idade. Em Hendersons Knob, existem palmeiras com mais de mil anos de idade.

Chinatown em Brisbane Muitos negócios e restaurantes da Chinatown de Brisbane, situada no subúrbio do Vale da Fortaleza, são de propriedade de descendentes de mineiros chineses que imigraram para a Austrália durante a corrida do ouro, na década de 1890. Eles estavam entre os pioneiros na busca do ouro que chegaram de todas as partes do mundo, esperando conquistar riqueza. Mas muitos protestaram contra a presença de estrangeiros e os tumultos raciais e a intolerância persistiram ainda por muito tempo em pleno século XX. Poucos dos imigrantes fizeram fortuna nos campos do ouro, mas muitos se estabeleceram definitivamente na Austrália.

A árvore garrafa da Austrália A árvore do baobá é comum no norte árido da Austrália, especialmente no Platô Kimberley e no Northern Territory. Também é conhecida como árvore garrafa, a planta nativa armazena água em seu tronco em forma de bulbo. Nas épocas de seca, os agricultores australianos cortam os troncos do baobá e com eles alimentam a criação, impedindo que os animais morram de sede.

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com