03 - FÓRUM - JUDAÍSMO - judaismomessianico@grupos.com.br

. Shalom Alechem
Agradeço a todos que tem participado do grupo e dizer que este espaço é livre para discussões relacionadas a Biblia - Torá, Talmud,, Agadot e tradição judaica.Outros temas relacionados como Cristianismo, ou qualquer outra religião podem ser discutidos livremente.Caso você deseje cancelar o caddastramento basta clicar no item CANCELAR ASSINATURA em seu próprio email.Talves algum amigo ou pessoa bem intencionada tenha incluido você no grupo tentando com isso lhe trazer algum bem.Se desejar poderá como alternativa enviar um email para ferreira7@ig.com.br e eu mesmo efetuarei seu cancelamento.Sucesso a todos !!!!!!Ferreira


Indice:
0. DIVERSOS:
1. E A QUESTÃO DOS GENTIOS NA BRIT CHADASHÁ (NOVA ALIANÇA)?
2. GENTIO É OBRIGADO A FAZER BRIT MILÁ? (Circuncisão)
3. A CIRCUNCISÃO DO CORAÇÃO
4. Você sabe o que significa a palavra AMÉM?
5.
Baruch Ha ba b'Shem Adonai.
6. OS “BNÊI ANUSSÍM” DESCENDENTES DE MARRANOS E CRISTÃOS-NOVOS E A BRIT MILÁ
7. Me diga, o que você tem contra a Lei(Torah) ?

8. ANALISANDO A PARASHAH PINECHAS
9. Joseph Rabinowitz estabeleceu a primeira Sinagoga
10. Certifique-se de que descende de um judeu
11. Segundo os escritos do livro dos Nazarenos que você chama de Novo Testamento, VOCÊS GENTIL é que foram enxertados.

12.OPINIÕES


12.OPINIÕES
Shalom Chaver Nicácio

O assunto é delicado e tem suas particularidades.

Minha posição não mudou...

Apenas postei algo para que todos possam expressar seus pensamentos, suas
opiniões.

Não vou fazer como no antigo grupo onde se postava apenas o que se
acreditava e defendia.

Pretendo sempre (que for possivel) postar temas para que todos, inclusive
eu, possam aprovar, criticar ou mesmo negar alguma evidência utilizando
provas cabíveis para os fatos apresentados.

Ficou claro ?

Grande abraço

Ferreira

Em 03 Jul 2002, judaismomessianico@grupos.com.br escreveu:

>Ferreira, Shalom vechesséd beAdoneinu Yeshua
>haMashiach, Oshienu veMalkeinu!
> Há poucos dias, quando afirmei isto aqui, vc se
>"espoletou"....e agora???????
> Seu achi yehudi Yochanan ben-Yochanan
>Menatzêach
> Nicácio
> P.S. Vaani batuach shelo hamavéth velo
>hachaiim...lo yuchlu lehafrideni meahavat Elohim she baMashiach Yeshua
>Adomai!
>
> ----- Original Message -----
> From:
> Ariel
>
> To: judaismomessianico@grupos.com.br
>
> Sent: Wednesday, July 03, 2002 2:21
> PM
> Subject: [judaismomessianico] BNÊI
> ANUSSÍM Outra coisa, é que a Halachá era
> assim até antes de 135 d.e.c., por ocasião da 2ª revolta do nosso povo
contra
> os romanos. Desde então, passou-se a determinar que judeu seria filho de
mãe
> judia. Isto se deu, porque durante a revolução do jovem general Shimon Bar
> Kochvá, centenas de milhares de judias eram estupradas pelos romanos e
para
> que os filhos delas não fossem considerados gentios, adotou-se daí em
diante,
> a Halachá  Mi Iehudí (Quem é Judeu?) como é atualmente. Um abraço -
> Ferreira


11 . Segundo os escritos do livro dos Nazarenos que você chama de Novo
Testamento, VOCÊS GENTIL é que foram enxertados.

Shalom amigo.

Saude e paz a sua familia...

O que você quiz dizer com
"Todo Judeu que ama Jesus Cristo como único suficiente e eficiente Salvador
buscará fazer parte de uma comunidade cristã que prega ..."

Qual o seu problema amigo ?

Eu sou judeu, não faço e jamais farei parte de uma comunidade cristã...

O que você pensa ?

Segundo os escritos do livro dos Nazarenos que você chama de Novo
Testamento, VOCÊS GENTIL é que foram enxertados.

Você é quem deve procurar fazer parte de uma comunidade judaica!!!

Nós somos os galhos originais, vocês enxerto.

E tome cuidado para não ser quebrado e jogado no fogo (entenda como
quizer)...

Se alguns de nós ramos originais não fomos poupados, muito mais você enxerto
de "erva brava".

Cuidado com o que diz contra os judeus e a Israel.

Quanto ao resto acho que foi um grande engano sua vinda aqui.

É que eu não sou o moderador do grupo, senão fazia uma RAPA, uma limpeza por
aqui...


Ariel.


Em 03 Jul 2002, judaismomessianico@grupos.com.br escreveu:

>Gostaria de saber quem incluiu-me
>nesta lista?
> Acho que merecemos [creio que posso falar em nome
>de outros na mesma situação] explicações?
>
> Judeus Messiânicos? Todo Judeu que ama Jesus Cristo
>como único suficiente e eficiente Salvador buscará fazer parte de uma
comunidade
>cristã que prega o "escândalo e a loucura de cruz", sob os ensinamentos
>dos Apóstolos. Jesus Cristo Crucificado, como Paulo disse aos efésios,
'derrubou
>a parede de separação entre os gentios e judeus'. "Há uma só fé e um só
>batismo".
>
> Fico feliz que muitos Judeus creiam em Jesus. Só
>espero que tenham "se desfeito de Hagar". Não se pode pôr vinho novo em
odres
>velhos.
>
> Em Gálatas 4: 21-31 lemos: "Dizei-me, os que
>quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Porque está escrito que
>Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Todavia o que era
>da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. O
>que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos; um do
>monte Sinai, que dá à luz filhos para a servidão, e que é Agar. Ora, esta
>Agar é o monte Sinai na Arábia e corresponde à Jerusalém atual, pois é
>escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é
>nossa mãe. Pois está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz;
>esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque mais são os filhos da
>desolada do que os da que tem marido. Ora vós, irmãos, sois filhos da
>promessa, como Isaque. Mas, como naquele tempo o que nasceu segundo a carne
>perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora. Que diz,
>porém, a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum
o
>filho da escrava herdará com o filho da livre. Pelo que, irmãos, não somos
>filhos da escrava, mas da livre."
>
> Em Cristo,
> Charles L. Grimm charlesgrimm@bol.com.br charlesgrimm@textosdareforma.net
> ICQ 69646473 - Spurgeon
> Site muito bom: www.textosdareforma.net Acesse o canal: #Reformado [pela
brasnet] Um bom livro:
> Estudos no Sermão do Monte - Lloyd-Jones, Ed.
>FIEL
> A única e bendita esperança: salvação eterna, uma
>vez e para sempre, em Jesus Cristo. Uma passagem preferida: 2 Ts
>2:13e14


10. Veja o texto abaixo talvez você tenha sangue judeu e nem imagine isso. Certifique-se de que descende de um judeu.

E lembre-se...

Se você for descendente de um judeu...

Milhões de pessoas morreram para que você hoje pudesse estar aqui...

Outros milhares foram torturados e se converteram a uma falsa religião apenas para que você pudesse chegar a época atual e voltar aos verdadeiros valores estabelecidos por A-do-nay.

Enquanto nossos inimigos matavam nossos pais, eles (nossos ancestrais) deixavam a semente viva para que nós fossemos COM TODA A HONRA . . .

J U D E U S !!!!!!!

LEIA E PROCURE SEU NOME NA LISTA ABAIXO

O TEXTO FOI COPIADO DO SITE http://www.sephardim.com/luso_brasileiros/


QUEM QUISER PODE ATÉ VERIFICAR...


Investigação e Releitura dos Sobrenomes Luso-brasileiros

by Walter Santos Baptista

Capítulo 1

Releitura e Investigação


Tem sido crescente o interesse pelo resgate das raízes de nossa pátria, haja vista, entre tantas obras, as de fundo histórico como Raízes do Brasil, de Buarque de Holanda Na realidade, desde priscos dias que a presença cristã-nova, marrana ou criptojudaica se faz sentir nas terras de Pindorama.

Estava ela nas naus dos protodescobridores, nas caravelas portugueses, na pessoa de náufragos e na dos cristãos-novos degredados juntamente com outros degredados políticos, tornando possível a presença dos cohanim, leviim e dos

demais b'nei israel numa releitura de quem era enviado para as colônias portuguesas de antanho, dentre as quais o inexplorado e nem tão promissor futuro Brasil.

De fato, a ligação Iberia/B'nei Israel é de longa data.

Desde os dias das navegações púnicas, Portugal havia sido visitado, e se tornado, mesmo, habitado por colonizadores fenícios entre os quais encontravam-se presentes representantes do povo da Aliança.

ESPÍRITO SANTO explica a nomenclatura de inúmeras localidades lusitanas a partir de raízes púnico-hebréias como Paredes (de pardes, "parque real"), Tires (de tirish, "gente de Tiro"), Alfir (de Ofir), Abóbada (de avodat, "trabalho").

São releituras, pois é conhecimento geral que acima de 50 a 60 por cento da população brasileira tem origem cristã-nova.


Capítulo 2

Lendo e Relendo


(de A a C)

Releituras não são trabalhos finais, mas deixam material para se pesquisar.

É assim que é possível ver nos nomes de família de origem portuguesa uma presença hebréia nas suas raízes. Uma tentativa de relê-los leva-nos ao resultado seguinte:

Alcoforado - da raiz K-P-R = "resgatar, expiar, perdoar" ou, "asfalto, alcatrão", ou, ainda, "rústico, rural, fazendeiro". WIZNITZER cita Ana Alcoforado de Vasconcellos, cristã-nova por parte da mãe, Isabel Antunes;

Amado - LUNA cita o cognome Amatu (Juda, Mosse) em Navarra no ano de 1366.

Os Amado estão extensivamente espalhados nos países de fala portuguesa, e encontram-se entre os festejados autores do Brasil. Habib (em hebraico ehuv) é sua forma árabe. Existe uma família com o sobrenome Querido com a mesma origem.

Amora - designativo de um mestre rabínico da Palestina e da Babilônia na época talmúdica (c. 200 a 500 E.C), "explicador da lei" (raiz M-R-H);


Amorim - forma plural de amora (mais apropriadamente seria amoraim). Pode vir igualmente de 'emorim = "porções de ofertas sacrificiais";

Andrade, Andrada - derivado do prenome de origem grega Andras (Antunes - Apresenta a raiz N-T-N-S = "dado, doado, entregue, oferecido, presenteado (por Deus)".


De acordo com o livro de Números 3.9 (Bemidbar 3.9), os levitas foram "dados aos cohanim" como seus auxiliares. O sobrenome Antunes guarda de forma críptica a leviticidade dos seus portadores. Em Esdras 2.43 os levitas são chamados de haNitinim, ou seja, "os entregues".

LIPINER, no capítulo VII de seu Os Judaizantes nas Capitanias de Cima, sob o título "Os Antunes, Descendentes dos Macabeus", informa a chegada do primeiro dos Antunes às terras brasílicas. Foi ele Eytor Antunes, "Cavaleiro

da Casa del-Rei Nosso Senhor", tendo aqui chegado aos 28 de dezembro de 1557 juntamente com Mem de Sá.

Esclarecedor, no entanto, é lembrar que os Macabeus foram uma família de cohanim, da casa de Levi, portanto, o que faz

crescer ainda mais a convicção de que os portadores desse cognome conservam o críptico acima mencionado.

Existem variantes em outras línguas, tais como o castelhano Antunez, Nation(s) e Natan em inglês; Nusan

Azeredo - da raiz Z-R-D = "rebento, broto". SALVADOR menciona Francisco Pacheco de Azeredo. A origem pode estar igualmente em Azer

Azevedo - Para ESPÍRITO SANTO, a palavra vem de Azervedo, ou seja "gente de Azer", "gente de Sur".

Baracho - A raiz Barak, "bênção", está mais do que evidente. (cf. Borja).

Barros, Barroso, Barreto, Barretto - de Bar-Rosh = "filho do chefe, do principal." São citados por GONSALVES DE MELLO, SALVADOR e WIZNITZER. BENTES cita uma família Barros entre os fundadores da primeira comunidade israelita

brasileira (sic) na região amazônica;

Benevides - de ben e eved, "filho" e "servo", resultando "filho do servo".


Benvindo - É registrada a presença de alguns Bemveniste pelos historiadores.

Benvindo é a versão portuguesa do nome da expressiva família dos atuais Benveniste espalhadas pela Turquia, Rodes, Bulgária e Estados Unidos. BENTES não os cita.

Bezerra - É um desdobramento do hebraico bTzur, "rocha". Como tradução as famílias Rocha e Canto. Há Bezerras e Rochas consignados nos livros sobre o Brasil colonial.


Borja, Braga - De origem hebraica, pelo castelhano, berachah > berajah > borja, ou, ainda, berachah > bracha > brakha, significando "bênção" (cf. Baracho);


Brás - Segundo ESPÍRITO SANTO é forma corrompida do hebraico barsel, que significa "ferro";

Brasil - Provém igualmente de barsel;

Brito - da raiz B-R-T = "aliança, convênio, pacto, contrato". GONSALVES DE MELLO cita-os, assim como KAYSERLING;

Bueno - Cognome largamente encontrado, parece ser tradução feita com adaptações de Shem Tob ("bom nome") tendo sido transformada em nome de família. TIBON ensina vir de Tobias, palavra que guarda a raiz TOB, "bom" Há família Bueno de origem marroquina na Amazônia, assim como registros de cristãos-novos com este sobrenome em GONSALVES DE MELLO, SALVADOR e WIZNITZER.


Cardoso, Cardozo - A origem do nome é latina (carduus), espanhola. Mais especificamente provém de Cardoso de la Sierra, na província de Guadalajara, Espanha.

Há, igualmente, uma vila com o nome de Cardoso em Viseu, Portugal. As crônicas apresentam muitos cristãos-novos no Brasil colonial portando este sobrenome. Estão espalhados os Cardosos e Cardozos por todos os lugares onde os sefaradim chegaram, inclusive no Palácio do Planalto;


Cohim, Cuhim, Kuhim, Cunha - de cohen = "sacerdote". Como os levitas, guardam no nome a marca do origem sacerdotal. Inúmeros cohanim, sem dúvida, perderam foram destituídos de exercer a kehunah, ou seja, o sacerdócio por terem cometido alguma infração.


Isso os leva "a abandonar o nome de Cohen para receber um outro nome patronímico, cuja estrutura fonética lembre

(evoque) esta perda. Os destituídos da Kehunah são os Halalim - 'Profanadores' - e seu nome de adoção é conhecido em qualquer Comunidade".


Há Cohim entre os citados por BENTES.


Capítulo 2

Lendo e relendo


(de D a F)


Daniel - Do hebraico "Deus é meu juiz". LUNA e BENICOEUR explicam que foi nome extremamente popular durante o medievo, resultando daí inúmeras variantes. Em inglês, Daniell, Danniel, Danniell, Danell, e outros; em francês, Deniel, Daniau, Deniau e Deniaud; são versões alemãs, Denigel,

Dangl, Dannöhl; encontram-se em italiano as formas Danielli, Daniello, Danello e Ianelli entre outras. Existem famílias com o sobrenome Daniel em Minas Gerais, conhecido refúgio de cristãos-novos.


Dias - Vem de Yakkov > Jacó > Iago > Santo Iago > (São) Tiago > Diego (Diogo) > Dias

Dinis, Diniz - De Dines, da raiz din, que significa "juiz, julgar". Daí, Dinah, Daniel.


Farias, Pires, Peres, Perez - de P-R-S = "partir, dividir, fatiar, ruptura" ou "moeda, presente ou prêmio". Melhor ainda, "o que se lança", "o arrojado", "o quebrantador" (Bereshit- Genesis - 38.29). Peres e Pires são citados por GONSALVES DE MELLO; WIZNITZER apresenta Faria e Peres, e

SALVADOR cita os três;


Ferro - Tradução expressa de barsel.


Franco, Franca - O nome em castelhano e em português significa "liberto, livre, liberado, isento", e designava nos tempos medievais quem estava isento das obrigações tributárias (em hebraico Chafshi).

Francos estão em Navarra em 1366. Os Francos estão onde estão os sefaradim, inclusive na Amazônia brasileira (vindos de Marrocos) e no governo do Estado brasileiro

de Minas Gerais;


Capítulo 3

Lendo e relendo

(de G a L)

Gadelha - da raiz G-D-L que significa "grande, largo, amplo, adulto". D.

Guedalha ou Guedelia foi um astrólogo judeu da época de D. Duarte (1433-1438);

Godinho - diminutivo português de godel, gadol, com o mesmo significado acima. E idêntica origem é Godói.

Góes, Góis - de goi ="estrangeiro, gentio, judeu-não-religioso". Consta em GONSALVES DE MELLO uma Ana de Góis, cristã-velha (seu nome é muito apropriado, portanto), casada com Jorge Dias da Paz, sendo este cristão-novo.

Henriques, Henriquez - É muito provável que venha de En Reques, "fonte do nó (amarrado)", conforme as expressões En Gedi e En Dor. Nome usado pelos cristãos-novos com intensa freqüência. Diz IZECKSOHN que era este um

sobrenome "eivado de judaísmo".

Representantes dos Henriques estão presentes em todos os livros de história do Brasil colonial.

Holanda, de Holanda - Apesar das narrativas sugerirem que os Holanda e de Holanda provêm de holandeses que permaneceram no Brasil após a queda do domínio flamengo, e que teriam trocado seus nomes por simplesmente os do país de origem, registros colocam que é nome difundido nos países saxônicos, vindo da raiz hoh e land, respectivamente "cume, cordilheira" e "terra". Oito vilas na Inglaterra têm este nome.

Ocorre em variantes holandesas, flamengas, judaicas, inglesas, alemãs.

Outras formas são Hollander, Howland, Hoyland, Goland, Golender, Hollenzer. É plausível supor que judeus do

Nordeste holandês (particularmente das regiões que formam hoje os estados de Pernambuco e Alagoas) e plenamente identificados com os dominadores de então, tenham substituído seus nomes sefaradim pelo sobrenome em questão.

Leal - Do hebraico l'al, que significa "para o alto"(variante de lael, "para Deus").

Leão - Tradução interpretada de Judah, visto que esse animal representa simbolicamente a tribo de Judá (Gênesis -Bereshit- 49.9).

WIZNITZER apresenta um Abrao Lion; GONSALVES DE MELLO registra inúmeros Leão, assim como SALVADOR;

Levi, Levita, Levito, Levy, Leivas - O sobrenome guarda o caráter da função dos primeiros que portaram o sobrenome.

As crônicas atestam a presença de famílias Levi e Levy no Brasil colônia.

IZECKSOHN diz ser Levita um "nome aristocrático de origem judaica"


Lopes, Lopez, Lobato - Derivados de Lobo (no latim lupus), estes cognomes são largamente encontrados entre os cristãos-novos.

Os registros do Brasil colonial marcam a presença de diversos Lopes e Lopez nas suas páginas.


Capítulo 4
Lendo e relendo]
(de M a O)

Macedo - MaSaD é "alicerce, fundação". Seria um memorial à fortaleza de Massada?

Mata, Matos - Do hebraico MaT, ou seja, "campo com árvores" como diz em Ihzk'l (Ezequiel) 31.4.

Meira e Meireles - derivados de Meir, da raiz "iluminar".

Mendes, Mendez - Nome de uma das famílias que saíram da Espanha quando se deu a expulsão dos judeus no fatídico ano de 1492, tendo ido para Portugal sob a liderança do rabino Isaac Aboab.

Fixaram residência na cidade do Porto, de onde, perseguidos pela Inquisição, dirigiram-se para a Holanda, norte da África e Inglaterra.

Outros foram para a Itália, Turquia e para as

Américas.

Há uma cidade no distrito de Leiria em Portugal com o nome de Mendes.

A presença dos Mendes (fortíssima na Bahia) é constante na história do cristãos-novos no Brasil.

Menezes - de Menasche, "Manassés".

Moraes, Moreira - de moreh, "professor"? Celebrado compositor/cantor leva os dois nomes ao mesmo tempo.

Moreno - de moreh nu = "nosso professor", indicando a qualidade de melamed do originador da família.

Manuel da Costa Moreno, comerciante no Espírito

Santo é citado por SALVADOR; WIZNITZER dá notícia de um Mathatias Moreno que fazia parte do ishuv pernambucano no Brasil Holandês, e GONSALVES DE MELLO dá uma extensa lista de portadores deste patronímico.

Mota, Motta - de mutt, mavet = "morte". Há um Vasco Pires da Mota mencionado por SALVADOR, bem como um Manuel Peres da Mota citado por GONSALVES DE MELLO;

Mourão, - Do hebraico mouram (marom), "alto".

Naia - No hebraico 'hanaia é "escala, parada" que se faz numa viagem, "albergue", de acordo com ESPÍRITO SANTO.

Nava - De navi, que significa "profeta". Registra-se o sobrenome Barnavi, cuja forma portuguesa é o sobrenome "Barnabé".

Neri - De neir ou ner, cujo significado é "candeia, luz, lâmpada", e, ainda, "instrução, compreensão". Literalmente, a palavra quer dizer "minha lâmpada".

Nogueira - Segundo ESPÍRITO SANTO, a palavra tem origem hebréia provindo de nahar, "rio". Por contaminação com o nome da árvore assumiu a forma conhecida.


Nunes - Provavelmente do nome próprio hebraico Nun. Josué ben Nun foi o sucessor e herdeiro espiritual de Moshe Rabenu conforme o livro de Josué 1.1.

Por outro lado, NaNaS é "anão" em hebraico. O sobrenome é largamente presente no Brasil da Inquisição.

Omena - O vocábulo 'oMeN tem o sentido de "fidelidade"; 'aMaN é "artista, artesão". Dessa raiz vem a palavra litúrgica Amen. Há registro de um Daniel Amen nos Estados Unidos, e GONSALVES DE MELLO fala de Moisés Amenas, que aparece nos registros de Oude West Indische Compagnie como devedor;


Capítulo 5
Lendo e Relendo
(de P a S)

Pacheco - de PeSaCH = "Páscoa". Há um Álvaro (Mendes) Pacheco em WIZNITZER;

Paredes - de PaRDeS = "horto, jardim, paraíso".

GONSALVES DE MELLO cita o senhor de engenho Agostinho de Paredes, o Pe. Francisco de Paredes, além de outros; SALVADOR e WIZNITZER também relacionam o(s) sobrenome(s) Parede(s);

Peres, Pires - Ver Farias;

Pinheiro - provém de Pinhas (Pinheas, Finéias), por sua vez do egípcio Pe-ne-hasi, cujo significado é "negro". A conferir o sobrenome Prieto e
Moreno.

Pinto - Localidades em Portugal e na Espanha. Judeus com este sobrenome são encontrados já antes da expulsão da Espanha em 1492.

Queirós, Queiroz, Queiroga - famílias levíticas descendentes de Queros, Querós ou Quirós.

Quadros - família hebréia que surge no cenário brasileiro. Bernardo de Quadros é citado por SALVADOR como tendo contraído núpcias com uma mulher portuguesa "de inteiro sangue lusitano"


Ramalho - Presente já nos priscos dias do Brasil na pessoa de João Ramalho, descrição da vida apresenta muitos indícios de que teria sido judeu e, ainda mais, pertencente à categoria dos cohanim como o interpreta IZECKSOHN.

ESPÍRITO SANTO explica o nome como vindo do hebraico ram + alia ("cimo da encosta")

Rego, Regueira - Variação do hebraico ruach, que quer dizer "vento, espírito, hálito, sopro, alento, respiração, brisa". ESPÍRITO SANTO sugere que a variante reah levou à forma Rego (reah>reag>rego).


Rocha - Cf. Bezerra.

Rosa - Nome encontradiço entre os cristãos-novos. Provém de rosh, "cabeça, pico, chefe, início"


Santos, Sento - K-D-Sh é a raiz hebréia significando "santo, sagrado, separado, posto de lado". Seria indicativo de linhagem sacerdotal ou levítica? A forma Sento é originária de Castilha. Há registros desta forma desde o século XIII. Existe na Bahia uma família Sento Sé, bem como um município com o mesmo nome.
Seixas - Existem as formas Sachs, Saks e Zaks como acrônimos de Zera Kodesh Shemo, cujo significado é "seu nome descende dos mártires".

Siqueira, Sequeira, Sequerra - É nome de localidade em La Coruña, província galega da Espanha. Há registros de um Brás Siqueira na reigião do Estado brasileiro do Espírito Santo já em 1694. ESPÍRITO SANTO aponta outra origem: de sekher, que significa "açude".

Soeiro - De soher ("guarda") ou so'her (comerciante). Há em Salvador um com o nome de Soeiro. Há cristãos-novos de cognome Soeiros registrados no Brasil colonial. Soares, Suarez será o genitivo designando "filho de Soeiro".


Capítulo 6

Lendo e relendo

(de T a Z)

Tinoco - Aparece em GONSALVES DE MELLO um homem chamado de Francisco Velho Tinoco; WIZNITZER também cita esse sobrenome. TaNaK é um acrônimo para Torah, Neviim e Kethuvim (Lei, Profetas e Escritos), e por ele as Escrituras Sagradas hebraicas são conhecidas entre os judeus. Terá sido o originador da família um estudioso do TaNaK, um amora ou rabino, e por sua dedicação aos Santos Escritos teria recebido este apodo que passou à sua geração?

Uchoa, Ulhoa, Ulloa - de Uxua, Essua, formas adaptadas ou corrompidas de Yehoshua No entanto, ESPÍRITO SANTO sugere Ucha provindo do hebraico hursha, "floresta".

Valverde - ESPÍRITO SANTO faz derivar de Baal-Berith, ao pé da letra, "Senhor da Aliança", e não de Vale Verde como aparenta ser.


Vivas - Do hebraico hayyim cujo significado é "vida". Outra forma desse sobrenome é Bibas.

Ximenes - do latim Simeonis, forma genitiva do prenome Simeão ou Simão.

O soldado baiano João Correia Ximenes é citado por WIZNITZER; o capitão José Correia Ximenes, cristão-novo de origem, é citado por SALVADOR, e GONSALVES DE MELLO cita vários Ximenes.

Simões é outra forma deste sobrenome.


Restam estes


Para futuras pesquisas restam alguns nomes, entre os quais:

Abreu, Acioli (Acioly, Accioly), Aguiar, Aires (Ayres), Almeida, Alves, Amaral, Araújo,

Bacelar, Barcelos, Boaventura, Botelho, Brandão,

Calmon, Campos, Carneiro, Carvalho, Carvalheira, Castro, Cerqueira (Serqueira), Coelho, Correa (Correia), Costa, Coutinho, Cruz, d'Ávila,

Dórea (Dória), Dorta,

Espírito Santo,

Fernandes, Ferreira, Figueira, Figueiredo, Filgueira, Fonseca, França,

Gamboa, Guedes, Gurgel,

Homem,

Jordão,

Ladeira, Luna,

Maia, Malta, Marques, Martins, Medeiros, Melo (Mello), Mendes, Mendonça, Mestre, Miranda, Muniz, Navarro,

Neto, Neves,

Oliveira, Osório,

Paim, Parente, Pereira, Pimenta, Pimentel, Pina, Pinheiro, Pinto, Pontes,

Rego, Resende, Ribeiro, Rocha, Rodrigues, Rossi,

Salgado, Santa Maria, Saraiva, Sardinha, Silveira,

Soares, Sória, Soriano, Spínola,

Tavares, Teixeira, Teles, Toledo, Torres, Tourinho, Trindade,

Valadares, Vale, Varga(s), Vasconcelos, Vaz, Veiga, Ventura, Viana, Vieira,

Com certeza outros nomes podem ser incorporados a esta lista.

Qualquer duvida, faça uma visita a nossa sinagoga, e veja o livro que contem a lista completa das familias judias.

Bibliografia
BENTES, Abraham Ramiro. Primeira Comunidade Israelita Brasileira. Rio, Gráfica Borsoi, 1989. 325 p.

BEN-YEHUDA, Ehud e WEINSTEIN, David. Ben-Yehuda's Pocket

English-Hebrew/Hebrew-English Dictionary. 5a Impressão. New York, Washington Square, 1964.
CORRÊA NETO, Francisco A.B.A. Os Judeus, Povo ou Religião? Rio, 1987.167 p.
ESPÍRITO SANTO, Moisés. Origens Orientais da Religião Popular

Portuguesa/Ensaio Sobre Toponímia Antiga. Lisboa, Assírio & Alvim, 1988. 395 p.

FEYERABEND, Karl. Langenscheidt's Pocket Hebrew Dictionary to the Old Testament. Londres, Hodder and Stoughton, s/d. 392 p.

GESENIUS, William. Gesenius' Hebrew and Chaldee Lexicon to the Old Testament Scriptures. 13a Impressão. Grand Rapids, Wm. B. Eerdmans, 1978. Trad. S.P. Tregelles. 919 p.


GONSALVES DE MELLO, José Antônio.Gente da Nação. 2ª Ed. Recife, Massangana, 1996. 546 p.

HILANDER, In: [http://users.deltanet.cpm/~hilander/gen/D)))2/G0000069.html#1875]

IZECKSOHN, Isaac. Os Marranos Brasileiros. São Paulo, Editora B'nai B'rith.1967. 244 p.

KAGANOFF, Benzion C. A Dictionary of Jewish Names and Their History. NY, Schocken Books, 1977. 250 p.

KAYSERLING, Meyer. História dos Judeus em Portugal. SP, Pioneira, 1971. Trad. G.B.C. da Silva e A. Novinsky. 334 p.

11. LIPINER, Elias. Os Judaizantes nas Capitanias de Cima. SP, Brasiliense, 1969. 223 p.


LUNA, Juliana de, BENICOEUR, Arval (Orgs.). Medieval Spanish Jewish Names of the 13th and 14th Centuries. In: [julais+@pitt.edu e mittle@panix.com].

SALVADOR, José Gonçalves. Os Cristãos Novos: Povoamento e Conquista do Solo Brasileiro (1530-1680). SP, Pioneira-EDUSP, 1976. 406 p.

SORIA, Marco. Index of Surnames. In: http://geocities.vom/CapeCanaveral/8037/

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Gibraltar, Canaries, the Açores. In: [http://sephardiconnect.com/Welcome.html].


WIZNITZER, Arnold. Os Judeus no Brasil Colonial. SP, Pioneira - Editora da

USP, 1966. Trad. O. Krähenbühl. 218 p.

.Bibliografia Adicional

ATIENZA, Juan G. Caminos de Sefarad - Guía Judía de España. Barcelona,

Robinbook, 1994. 332 p.

HAIM, Isaac. Almanaque 5753 "Beth-El". Rio, Congregação Religiosa Israelita.

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4. MAGALHÃES JR., R. Como você se chama? Rio,documentário,1974. 279 p.

MICHAILIDIS, Petros . Reconstructing the Family Trees and Ties of the Rhodes Sephardic Community Members at the Dawn of the 20th Century. In: [http://www.geocities.com/Heartland/Valley/2177/gedcom.htm]

NEUSNER, Jacob. The Way of Torah: Na Introduction to Judaism. 2ª ed. Encino,

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SCHULZE, Lorine McGinnis. List of Officers and Sailors in the First Voyage of Columbus in 1492. In: http://www.rootsweb.com/~ote/colship.htm]
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12. WOLFF, Egon e Frieda. Fatos Históricos e Mitos da História dos Judeus no Brasil. Rio, Xenon, 1996.197 p.

Seu irmão Ferreira

Baruch atah Adonai Eloheinu Mélech haOlam, asher hitzdkenu al emunah baMashiach, Baruch Hu.

Bendito és Tu Eterno nosso Deus, Rei do Universo, que nos justificou pela fé no Messias, Bendito seja.


9. Joseph Rabinowitz estabeleceu a primeira Sinagoga Messiânica conhecida dos tempos modernos em Kischineff, Rússia, 1882.

Foi chamada "Sinagoga da Congregação de Israelitas do Novo Conserto."

O termo "Judaísmo Messiânico" identifica os apóstolos e a comunidade de seguidores judeus "do Caminho" no primeiro e segundo séculos.

O Judaísmo tradicional ensina que o Tanach (Escrituras hebraicas) e o Talmud são a Palavra Eterna de Deus, que ao Novo Testamento falta esta autoridade, portanto deve ser estudado com muito cuidado, pois foi adulterado.

Muitos promovem uma doutrina anti-bíblica segundo a qual as Escrituras hebraicas foram substituídas historicamente pelo Novo Testamento, que a Igreja substituiu Israel como as pessoas do pacto de Deus, e que aquele primeiros discípulos de Yeshua foram convertidos da religião judaica para uma nova religião chamada Cristianismo.

O Judaísmo Messiânico, em contraste, acredita que Yeshua não veio estabelecer uma nova religião, mas de fato cumprir uma antiga (Mateus 5:17).

O Judaísmo Messiânico não defende a idéia de que aquelas pessoas judias que seguem Yeshua se tornam convertido a outra religião, entretanto permanecem judeus, judeus Messiânicos (Colossenses 4:11).

Imagine uma sinagoga onde o rabino, anciãos e toda a congregação praticam os ensinos das Escrituras Hebraicas e estudam o Novo Testamento.

Judaísmo Messiânico é considerado por muitos como a mais recente fase no desenvolvimento histórico do autêntico Judaísmo Bíblico.

É a religião de Abraão, Moisés, Davi, e dos profetas, cumprida pela vinda de Yeshua o Messias.

Yishay


8. ANALISANDO A PARASHAH PINECHAS


"Comer tudo que há no mercado sem perguntar a origem" é o que consta e não simplesmente a primeira parte.
----- Original Message -----
From: bartolomeu.martins@saude.gov.br
To: judaismomessianico@grupos.com.br
Sent: Tuesday, July 02, 2002 3:39 PM
Subject: [judaismomessianico] ANALISANDO A PARASHAH PINECHAS

Então aogra eu questiono, estario correto os ensinamentos cristãos que constam : "comei de tudo o que há no mercado ."
Se a partir desse comer tudo o que há no mercado, no contexto da cidades gregas, percebemos que tudo o que há no mercado era sacrificado aos ídolos, como poderia ser sustentado tal argumento, ou defato ele vai contra os que ensina a Torah ?


7.Me diga, o que você tem contra a Lei(Torah) ?
Shalom Alechem...

Paz seja convosco...

Por favor, não envie email com letras maiusculas...

Poderíamos entender como falta de educação, pois letras tão grandes, indicam
gritos.

Entretanto tenho total certeza de que este não é o seu caso.

Se você foi incluido na lista e não sabe quem fez isso ?

Talves algum amigo ou pessoa bem intencionada tenha incluido
você no grupo tentando com isso lhe trazer algum bem.

Verifique com seus amigos...

Você tem todo o direito de sair da lista, se notar bem, no final do email
tem uma opção que permite cancelar você da lista.

Com relação ao texto sobre Hagar, não consta nos escritos Nazarenos...

Verifique as melhores traduções amigo.

Me diga, o que você tem contra a Lei(Torah) ?

Saiba que estamos sim!! Graças a D'us embaixo da lei.

A Torah aponta para o Messias. Ele é o filho de D'us.

Com relação a cruz, morrer na cruz é facil e simples...

Algo muito comum para a época.

Morrer é possivel, basta estar vivo.

Não adoramos a cruz!!!

Ela é maldita!!

E todo o que é deitado nela é maldito!!

Mas o Messias derramou sua alma por todos nós diante de D'us.

Entendeu o que eu quiz dizer colega ?

Seria muito bom você ficar no grupo, apesar de não saber como entrou nele...

Poderiamos conversar sobre esses e outros temas...

Antes que eu me esqueça, você falou de salvação...

Salvo do "que" colega ?

Grande abraço

Ferreira


Em 03 Jul 2002, judaismomessianico@grupos.com.br escreveu:

>Gostaria de saber quem incluiu-me
>nesta lista?
> Acho que merecemos [creio que posso falar em nome
>de outros na mesma situação] explicações?
>
> Judeus Messiânicos? Todo Judeu que ama Jesus Cristo como único suficiente e eficiente Salvador buscará fazer parte de uma comunidade
>cristã que prega o "escândalo e a loucura de cruz", sob os ensinamentos
>dos Apóstolos. Jesus Cristo Crucificado, como Paulo disse aos efésios,
'derrubou
>a parede de separação entre os gentios e judeus'. "Há uma só fé e um só
>batismo".
>
> Fico feliz que muitos Judeus creiam em Jesus. Só
>espero que tenham "se desfeito de Hagar". Não se pode pôr vinho novo em
odres
>velhos.
>
> Em Gálatas 4: 21-31 lemos: "Dizei-me, os que
>quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Porque está escrito que
>Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Todavia o que era
>da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. O
>que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos; um do
>monte Sinai, que dá à luz filhos para a servidão, e que é Agar. Ora, esta
>Agar é o monte Sinai na Arábia e corresponde à Jerusalém atual, pois é
>escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é
>nossa mãe. Pois está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz;
>esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque mais são os filhos da
>desolada do que os da que tem marido. Ora vós, irmãos, sois filhos da
>promessa, como Isaque. Mas, como naquele tempo o que nasceu segundo a carne
>perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora. Que diz,
>porém, a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum
o
>filho da escrava herdará com o filho da livre. Pelo que, irmãos, não somos
>filhos da escrava, mas da livre."
>
> Em Cristo,
> Charles L. Grimm charlesgrimm@bol.com.br charlesgrimm@textosdareforma.net
> ICQ 69646473 - Spurgeon
> Site muito bom: www.textosdareforma.net Acesse o canal: #Reformado [pela
brasnet] Um bom livro:
> Estudos no Sermão do Monte - Lloyd-Jones, Ed.
>FIEL
> A única e bendita esperança: salvação eterna, uma
>vez e para sempre, em Jesus Cristo. Uma passagem preferida: 2 Ts
>2:13e14


6.OS “BNÊI ANUSSÍM” DESCENDENTES DE MARRANOS E CRISTÃOS-NOVOS E A BRIT MILÁ

Nesse contexto, lembremo-nos da chegada dos primeiros judeus à América, todos eles “Bnêi Anussím” (Literalmente - Descendentes dos Forçados [à conversão ao Cristianismo]) no século XIV.

A propósito, atualmente existem muitos em nosso país.

Destarte, como fica a situação dos descendentes (embora existam muitos que não saibam que são) de marranos e cristãos-novos???

Devem fazer “Teshuvá” (Retorno à sua judaicidade) incluindo a Brit Milá para os que são incircuncisos?

Esta é uma indagação de suma importância!!!

Sabemos que a pessoa é judia ou não pela Halachá (Lei Judaica) que diz: “Judeu é o nascido de mãe judia ou convertido ao Judaísmo”.

Entretanto, com toda sinceridade, não é assim que diz a Tanách (o chamado “Antigo Testamento”) que geneticamente assume a judaicidade paterna, pois quem passa o “zéra” (a semente) é o pai (ver Divrêi HaIamím Álef - 1º Crônicas 2 a 8).

A supracitada Halachá somente determina no caso da mãe.

Não seria isto uma contradição e um erro negar a judaicidade ou a linhagem judaica pelo lado paterno, já que é assim que o faz a Tanách?

Noutras palavras recapitulando: pela Tanách (ver Divrei HaIamím Álef – 1º Crônicas), a linhagem judaica é determinada pelo pai, portanto, um filho de pai judeu é judeu.

Outra coisa, é que a Halachá era assim até antes de 135 d.e.c., por ocasião da 2ª revolta do nosso povo contra os romanos.

Desde então, passou-se a determinar que judeu seria filho de mãe judia. Isto se deu, porque durante a revolução do jovem general Shimon Bar Kochvá, centenas de milhares de judias eram estupradas pelos romanos e para que os filhos delas não fossem considerados gentios, adotou-se daí em diante, a Halachá – Mi Iehudí (Quem é Judeu?) como é atualmente.

Vale ressaltar que não estamos anulando o lado materno.

Enfim, se a Halachá de quem é judeu é a que foi de há pouco mencionada (sem considerar a linhagem paterna), como ficariam nesse contexto, Efráim e Menashê (Manassés) – filhos de uma gentia com Yossef (José), os filhos do próprio Moshê (Moisés) e também o filho de Boaz com uma não-judia – Rut que foi Oved (Obede) e este pai de Yshái (Jessé)???

Segundo a Halachá eles não seriam judeus, embora sendo incontestável que a Escritura atesta a judaicidade de todos eles!!!


Consequentemente, como fica a questão dos “Bnêi Anussím”, uma vez que é indiscutivelmente o caso de milhares de brasileiros cujos antepassados – judeus “s’faradím” (espanhóis e portugueses) foram perseguidos pela malfadada Inquisição e que vieram para o nosso país???

Evidentemente, muitos forçadamente diante das circunstâncias inquisitoriais, converteram-se ao Cristianismo.

Porém, será que os descendentes atuais de sexta, sétima gerações, etc., parte já muito misturada e assimilada, teriam o dever de fazer Teshuvá???

Inda mais agora: uma Teshuvá no Messias Judeu Yeshua???

Se os Descendentes de marranos e cristãos-novos são tratados como gentios e caso façam Teshuvá serão tratados na qualidade de gentios – “guerím” (prosélitos), então, faço um desabafo:

“Assim, não há privilégio, valor e vantagem em ter-se sangue e ascendência judaicos, já que tudo isto é ignorado e posto na rejeição”!

Seria isto aceito diante de HaShêm (D-us)???

Se o Eterno foi capaz de restaurar 400 anos de Galút (Exílio) no Egito, 70 na Babilônia independentemente da assimlilação, não será capaz de restaurar 500 anos de Galút do nosso povo no Brasil???


Afirmo sinceramente que o “Ben Anussím” têm o direito, se porém for chamado pelo Eterno, de fazer Teshuvá.

As minhas argumentações são as seguintes:
· Quando o Eterno fala da restauração da “Descendência da Casa de Israel” (Yirmeyáhu – Jeremias 23:8), “Descendência de Jacob” (Yeshayáhu – Isaías 45:19) como, por exemplo, em Isaías 43:5:

“Não temas, pois, porque Eu sou contigo, trarei a tua descendência desde o Oriente, ajuntá-la-ei desde o Ocidente”; pergunto: estariam fora os “Bnêi Anussím”???

Afinal, todo descendente de marranos e cristãos-novos pode ser considerado descendente do Povo de Israel independentemente do grau de assimilação e miscigenação – se maior ou menor, pois este descendente está efetivamente incluso nesta restauração.

A questão da pureza sangüínea pode ser discutida.

A propósito, que dizer do Reino do Norte (Casa de Israel ou Efraim) como é conhecido no Livro de Hoshêa (Oséias) como as 10 tribos???

É mencionada enfaticamente a sua miscigenação e assimilação no capítulo 8, versículo 8: “Israel foi devorado; agora está entre os gentios como coisa de quem ninguém se agrada”.

A despeito da assimilação e miscigenação, o Eterno prometeu restaurar as 10 tribos (ler Hoshêa – Oséias 1:11; 2:23, etc.).

Menciono a seguinte realidade bíblica: “Depois, tornarão os Filhos de Israel e buscarão ao Eterno, Seu D-us e a David, seu Rei; e, nos últimos dias, tremendo se aproximarão do Eterno e da Sua bondade”. (Oséias 3:5).

“Não executarei o furor da minha ira; não tornarei para destruir Efraim [10 tribos], porque Eu sou D-us e não homem, o Santo no meio de ti; não voltarei em ira.

Andarão após o Eterno, este bramará como leão, e bramando, os filhos descendentes], tremendo virão do Ocidente; tremendo virão como passarinhos os do Egito, e como pombas os da terra da Assíria, e os farei habitar nas suas próprias casas, diz o Eterno (Oséias 11:9-11).

As raízes que outrora se secaram na Galút (Exílio entre os gentios) em meio à miscigenação e assimilação (Hoshêa – Oséias 9:16), SERIAM RESTAURADAS (Hoshêa – Oséias 14:5,6).

O Talmud diz que as 10 tribos do Norte de Israel, exilados pelos assírios antes da destruição do 1º Templo (Melachím Bêit – II Reis 17), e dispersas além do Rio Sambation e das Montanhas da Escuridão, TAMBÉM RETORNARÃO (FARÃO TESHUVÁ) – Talmud – San’hedrín 110b; cf. Midrásh – Bamidbár Rabá 16:2

E o Reino do Sul (Judá) também foi disperso, mas está sob promessa de restauração (Yechezkêl – Ezequiel 36:16-38, etc.), como também é enfatizada de forma muito óbvia a restauração de todas as tribos em um só povo (Hoshêa – Oséias 1:11; Yeshayáhu – Isaías 11:11-16; Yirmeyáhu – Jeremias 23:8; 50:4,5; Yechezkêl – Ezequiel 37:15-28, etc.).

Enfim, o marrano e cristão-novo não está fora deste contexto, já que D-us sabia que o nosso povo se dispersaria entre os gentios e que haveria assimilação e miscigenação.

Contudo, isto não impede a restauração das raízes judaicas dos descendentes de marranos e cristãos-novos!

O que se pode discutir, é se todos eles restaurarão suas raízes.

Creio que não!

Mas, o Eterno evocou para si esta missão. Vale ressaltar aqui, o que falou o Yirmeyáhu (Jeremias) 3:14: “Retornai, ó filhos rebeldes, diz o Eterno; porque Eu sou o vosso esposo e vos tomarei, um de cada cidade e dois de cada família e vos levarei a Tsion”.

Portanto, como se cumprirão as profecias relacionadas com a restauração do povo judeu, se os descendentes do mesmo não restaurarem suas raízes? Como exemplo evidente, lembremo-nos de que os 144.000 que estarão aqui durante a Tsará Guedolá (Grande Tribulação) não serão gentios, mas sim, judeus.

Finalmente, têm um chamado irrevogável para com o Eterno como povo escolhido (Romanos 11:29): ser luz para todos os gentios! Dizer “não” a isto, não seria negar frontalmente a este chamado e sua judaicidade com os seus antepassados judeus?

Os quais, para preservar ou dar continuidade à “descendência” em meio às circunstâncias da Inquisição converteram-se ao Cristianismo (ramificação – catolicismo romano)! Não nos cabe o julgamento.

E quantos não fizeram Teshuvá ao longo da história.

Por exemplo, muitos a fizeram em 1636 quando da ocupação holandesa no Brasil e, por que não mencionar a Teshuvá de 10 famílias marranas que, após alugarem navios e haverem fugido da Espanha, foram para a Holanda.

Posteriormente, ao saberem da existência de judeus na Holanda (país de liberdade religiosa), um dos passageiros (e seu filho) perguntou se não havia um Rabino para ser apresentado a ele.

Dois dos marranos mais velhos, ao saberem que vivia lá um Rabino por nome Moshê Uri Ashkenazí foram vê-lo.

Após o encontro com o Rabino, os marranos lhe disseram quem eram e como haviam chegado até ali.

Assim se expressaram para ele com desejo de Teshuvá: “Desejamos voltar à nossa fé e nos reunir com nosso povo.

Arriscamos nossa vida por muitos anos, para que pudéssemos permanecer fiéis ao nosso D-us e a nossa Torah, mas não pudemos fazer muito sob os olhos vigilantes da Inquisição.

Muitos de nós são ignorantes sobre a Torah; NÃO FOMOS CIRCUNCIDADOS; nossos filhos nem ao menos sabem o Álef-Bêit (Alfabeto Hebraico).

Mas, o fogo da devoção a D-us ainda arde em nossos corações. Ajude-nos Rabí a retornar para o nosso povo”.

Assim como chorei ao ler este apelo de Teshuvá, assim também chorou o Rabí Moshê Uri. É interessante, que eles não tinham Brit Milá, mas estavam dispostos a fazer uma Teshuvá “plena”.

Mais tarde, depois de Rabí Moshê haver aconselhado aos marranos a irem à Amsterdã, todos foram circuncidados após a chegada do Rabino com seu filho Aharôn e passaram a ser ensinados sobre a fé e tradições judaicas.

Embora esta Teshuvá não tenha sido feita com a crença de que Yeshua é o Messias, a mesma serve de exemplo de conclamação para a atual geração de descendentes de marranos e cristãos-novos a cumprirem o dever de restaurarem suas raízes judaicas.

Nesse contexto, o Judaísmo Messiânico conclama à uma Teshuvá no Messias Judeu Yeshua (não se trata de “conversão ao Cristianismo em todas as suas ramificações”).

Entretanto, qualquer “Ben Anussím” tem livre-arbítrio para fazer esta Teshuvá no Messias.

Do contrário, sob o mesmo livre arbítrio, o direito de permanecer gentio, dizendo não ao chamado irrevogável do Eterno ao Povo de Israel.


Alguém discorda disto ??????

Um abraço - Ferreira



From: Ariel
Sent: Wednesday, July 03, 2002 2:21 PM
BNÊI ANUSSÍMOutra coisa, é que a Halachá era assim até antes de 135 d.e.c., por ocasião da 2ª revolta do nosso povo contra os romanos. Desde então, passou-se a determinar que judeu seria filho de mãe judia. Isto se deu, porque durante a revolução do jovem general Shimon Bar Kochvá, centenas de milhares de judias eram estupradas pelos romanos e para que os filhos delas não fossem considerados gentios, adotou-se daí em diante, a Halachá – Mi Iehudí (Quem é Judeu?) como é atualmente.
Um abraço - Ferreira Ferreira,
Nicácio Shalom vechesséd beAdoneinu Yeshua haMashiach, Oshienu veMalkeinu!
Há poucos dias, quando afirmei isto aqui, vc se "espoletou"....e agora???????
Seu achi yehudi Yochanan ben-Yochanan Menatzêach
P.S. Vaani batuach shelo hamavéth velo hachaiim...lo yuchlu lehafrideni meahavat Elohim she baMashiach Yeshua Adomai!



5. Baruch Ha ba b'Shem Adonai.

Na transliteração do (no caso aqui, mais transcrição), o ch tem som de 'rr' gutural, assim, pronunciaríamos como Barúrr, o sh é usado com ch em português. Outra variante para o rr gutural é o kh.

eu soo tenho uma coisa para falar com vcs que vcs vão
queimar no fogo doinferno, covertam dos seus maus
caminhos."Disse Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a
vida ninguem vem ao pai se não por mim.....

??? porque queimar no fogo? Quem precisa se converter?
Shalom U'Vrahá. B'Shem Yeshua HaMashiah
(Paz e Benção. Em nome de Jesus o Messias)


Espero que você não seja o primeiro a ficar tostadinho...

Você já se converteu dos seus maus caminhos ?

Da mentira ?
Do engano ?

Por que jogar pedras nos irmãos que caminham em direção ao Messias ?

Cuidado.

Você é enxerto e pode ser cortado.

Se alguns de nós que eram de fato "ramos naturais" não foram poupados, por
que você um adotivo seria poupado ?

Cuidado e não saia julgando ninguém...

Se você tem algo a dizer, use a inteligência, e use as escrituras sagradas
como base para suas afirmações.

Você traz maldição sobre sí mesmo!!

Ferreira

==============================
Assis,
Jesus não é D´us para salvar, o que ele ensinava é que as pessoas deveriam examinar as Escrituras, e na época que ele pregava NÃO EXISTIA NOVO TESTAMENTO.Nós judeus confessaremos que o Eterno, somente HaShem é o Rei do Rei dos Reis.Baruch Rabah BeShem Adonay, essa é a transliteração correta.
==========================================
Ops...vamos ver em bom e velho(com muiiiito respeito) ivrit:
Yochanan haShalíach apontava um dos césares romanos, ao escrever - César Nero. Ele escreveu na época do império romano e não podia expor abertamente. Vejamos:
Kaisar Neron - em ivrit= !wrn rsq
Corrijam-me se eu estiver errado -
Q = 100
s = 60
r = 200
n = 50
r = 200
w = 6
! = 50, dando um total de 666.
De semelhante maneira, no grego da época encontramos o mesmo número:
Kai = 100
sa = 60
r = 200
Ne = 50
r = 200
w = 6
n = 50
Outra coisa, esta estória do papa e sua tiara, é coisa da Sra Ellen G.White, profetisa do adventismo(o que não o exime da situação de idólatra e chefe da adoração idólatra).
Porém é bom questionar algo: João (Yohanan) era um judeu. Então será que ele teve uma revelação em grego, tipo a famosa frase "Eu sou o Alfa e ômega", você acredita que alguém lhe daria uma mensagem espiritual em inglês só porque você fala em inglês , ao invés de lhe falar na sua língua de origem ?



From: jal@mbr.com.br

Sent: Thursday, July 04, 2002 9:12 AM
Subject: [judaismomessianico] RES: Re:Re: RES: Cancelamento de Assinatura,Urgente!!! Urgente!!!

Esta merece ser respondida e não apenas respondida, mas louvada , pois somente há um mediador entre Deus os homens. JESUS CRISTO DE NAZARÉ, porque em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Paulo circundado ao oitavo dia, da mais pura linhagem de Israel, hebreu dos hebreus da tribo de Benjamim, foi categórico em dizer que Deus o exaltou sobrenaturalmente e lhe deu nome que está acima de todo nome que se nomeia não só no presente século mas também no vindouro e para que todo joelho se dobre dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra e toda língua confesse que JESUS CRISTO É O SENHOR. Quer queiram, quer não queiram, quer acreditem, quer não acreditem, todos, judeus, crentes, ateus, romanos, gregos, satanistas, idólatras e tudo quanto tem boca vai ter que se ajoelhar sim e confessar! E o que mais lindo podemos pensar é que enquanto Igreja e como Igreja do Senhor Jesus, a que as portas do inferno não prevalecem jamais, assistirá de pé, pois hoje já nos ajoelhamos e confessamos intes a tempo e fora de tempo que JESUS É O SENHOR E SALVADOR, único, único e único suficiente Salvador. Glória a Ele. Glória a Ele. Glória a Ele. Aleluia, Salvação, honra, glória e poder pertencem ao Senhor nosso Deus. Porque um menino nos nasceu, um filhos se nos deu E O GOVERNO ESTÁ SOBRE OS SEUS OMBROS, O SEU NOME SERÁ (hoje é, oh aleluia), MARAVILHOSO CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ.
Agora, aproveitando o conhecimento dos irmãos, gostaria de aprender uma frase que ouvi de um pregador, que disse ele na época ser Bendito o que vem em nome do Senhor. Vou escrevê-la como foi pronunciado e se os irmãos quiserem favor transcrevê-la tanto quanto a pronúncia correta, como a escrita: Agradeço desde já e desejo a todos a paz que excede a todo o entendimento. A paz do Senhor Jesus. A frase é a seguinte: "baru raba bichen adonai"
Assis
-----Mensagem original-----
De: drymc@bol.com.br [mailto:drymc@bol.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 4 de julho de 2002 08:48
Para: judaismomessianico@grupos.com.br
Assunto: [judaismomessianico] Re:Re: RES: Cancelamento de Assinatura,Urgente!!! Urgente!!!


eu soo tenho uma coisa para falar com vcs que vcs vão
queimar no fogo doinferno, covertam dos seus maus
caminhos."Disse Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a
vida ninguem vem ao pai se não por mim.....


4. Você sabe o que significa a palavra AMÉM?

Muitos julgam que Amém significa "Assim seja!".


E R R A D O !!!!!!

Pois bem, vamos então restaurar esta palavra que foi perdida ao longo do tempo pela igreja. (NA VERDADE A IGREJA IMITOU QUASE TUDO DO JUDAISMO, POR ISSO AS PESSOAS FALAM COISAS COMO SE FOSSEM PAPAGAIAS).

A palavra AMEM é formada por de um acróstico (um acróstico é quando nós tomamos a primeira letra de cada palavra de uma frase e formamos através delas uma nova palavra) e, em hebraico é:

- El melerr n’ emam!

Isto significa: "Deus meu Rei é fiel para cumprir suas promessas".
Ou seja, quando dizemos AMÉM estamos na realidade profetizando a fidelidade do Eterno no cumprimento de suas promessas à nós!

Toda a Palavra de Deus tem uma conotação profética e precisamos restaurar a dimensão profética da Palavra para, com conhecimento, proferirmos esta palavra e recebermos dela as bênçãos que lhe são inerentes.


Ferreira - o judeu


3.A CIRCUNCISÃO DO CORAÇÃO

Para finalizar, abordar-se-á a respeito da Circuncisão do coração.

Nesse contexto, pode-se alegar:

-Não será a Circuncisão do coração uma “invenção do Cristianismo”???

O Judaísmo Messiânico responde que NÃO!

A Circuncisão do coração é uma mitsvá (mandamento) da Torah conforme Devarím (Deuteronômio) 10:16: “Circuncidai pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa creviz”.

Ver ainda Devarím (Deuteronômio) 30:6 e Yirmeyáhu 4:4.

Portanto, a Tanách já faz menção da Circuncisão do coração.

O que fez a Brit Chadashá (Nova Aliança) foi confirmá-la e atestar que ela é realizada tanto no judeu quanto no gentio pelo Messias Yeshua (Romanos 2:28, 29 aqui Shaúl alude a judeus; Colossenses 2:11 aqui para gentios).

“Circuncisão do coração” é uma mudança interior que o homem experimenta no Messias Yeshua.

Trata-se de sinônimo de “Novo Nascimento”(Yochanán3:3,5), “regeneração” (Tito 3:5), etc;

Rabí Moshê Ben Nachmán (RAMBÁN ou Nachmânides) vincula a Circuncisão do coração à Era Messiânica, ou seja, trata-se de um ato realizado pelo próprio Mashíach por ocasião da Sua vinda.

O Judaísmo Messiânico crê que o Messias veio e começou a realizar esta Circuncisão tanto em judeus quanto em gentios.

Quando ele retornar, nosso povo e os gentios o contemplarão por ocasião do estabelecimento do Seu Reino Milenar; ocasião em que mais pessoas terão os seus corações circuncidados por Ele.

Que o D-us dos nossos pais Abraão, Isaac e Jacob abençoe a todos!

Algum comentário ???????????????


2. GENTIO É OBRIGADO A FAZER BRIT MILÁ? (Circuncisão)

Evidentemente não!

Não é uma mitsvá (mandamento) para o gentio.

Na Bíblia (1 Coríntios 7:18) vemos: “Foi alguém (gentio) chamado incircunciso? Não se faça circuncidar”.

Isto também é um fato comprovado no Talmud: “Ao oitavo dia se circuncidará, impôs-se unicamente aos israelitas, não aos Bnêi Nôach [Filhos de Noé]”. (Talmud – San’hedrín 59b).

“Ben Nôach” (Lit. “Filhos ou Descendentes de Noé”) é a expressão dos nossos sábios para designar os gentios.

Lembremos que ainda não existia o povo judeu e, como não existia, os mandamentos dados a Nôach e a seus filhos em Bereshít – Gênesis 9 – são universais e os mesmos devem ser observados por toda humanidade.

O Judaísmo ensina que os gentios não são obrigados a cumprir mandamentos especificamente dirigidos ao povo judeu.

Por exemplo, no Talmud – San’hedrín 56b, é dito que os Filhos de Noé podem usar roupa mista de lã e linho, ao passo que é proibido isto ao povo judeu na Torah (Vayicrá – Levítico 19:19).

Nesse contexto, os gentios devem observar não toda Torah, mas as chamadas “Shéva Mitsvot Bnêi Nôach” (as Sete Leis Noéticas), as quais são, conforme a tradição dos nossos sábios, os deveres morais mínimos impostos pela Bíblia à toda humanidade.

Vejamo-las, pois: “Ensinaram os Rabís: ‘sete mandamentos foram dados aos Filhos de Noé: que administrem justiça, e se abstenham de blasfemar, de adorar ídolos, de cair na luxúria [pecados sexuais], de derramar sangue, de roubar e de comer carne de animais vivos’ ”. (Talmud – San’hedrín 56a).


1- que administrem justiça,
2- e se abstenham de blasfemar,
3- de adorar ídolos,
4- de cair na luxúria [pecados sexuais],
5- de derramar sangue,
6- de roubar
7 -de comer carne de animais vivos.


Vale ressaltar, que anteriormente o número original das Leis Noéticas eram três: “Abster-se da idolatria, da imoralidade sexual e do sangue”.

É incrível com estas Leis aparecem enfaticamente em Atos 15:20 sendo que elas foram acrescidas depois pelos sábios para sete.

Veremos isso depois...

Tony Shalom!...O assunto ventilado é de extrema importancia quando ao examinar,as palavras do messias na nova aliança e posteriormente com Paulo que faz um apelo pra que todos nos regeneremos,e da enfase ao salientar que "transformai-vos pela mudança de vossos pensamentos"e em outra carta a tiago se nao me falhaa a memoria onde ele afirma que a salvação é a regeneraçao...(.mudança de vida, de atitudes,arrependimento etc...)
Shalom!Excelente explicação da Brit Milá,isso realmente é de grande interesse para todos poderem saber a origem,a necessidade,o dever de mesmo como gentio ser alcançado pela graça e benção pela tora., e de que D-eus o eterno bendito seja,nao faz excepção de pessoas.Tony

 


 


1. E A QUESTÃO DOS GENTIOS NA BRIT CHADASHÁ (NOVA ALIANÇA)?
Como resposta, ocorreu a Assembléia de Jerusalém compostas pelos nossos sábios – judeus messiânicos – para decidir como os gentios que creram em Yeshua, deveriam ser recebidos dentro da Comunidade Messiânica.

Ficou decidido:
1º - Absterem-se da contaminação dos ídolos (idolatria);
2º - Relações sexuais ilícitas;
3º - Da carne de animais estragulados; e
4º - Do sangue (Atos 15:20).

Portanto, para os gentios não lhes era imposta a Brit Milá, mas sim, os mandamentos mencionados de há pouco.


Os sábios Yaacov (Tiago), Kêifa (Pedro), Yochanán (João), Shaúl (Paulo) e Bar Nabá (Barnabé), etc., concordaram com a decisão.

E isto deve ficar claro, ou seja, que Yaacov (Tiago) – Rosh (Líder) da Comunidade Judaico-Messiânica de Jerusalém e Shaúl – Shalíach (Enviado) aos gentios concordaram-se unanimemente.

Falo desta forma, porque é alegado que Rabí Shaúl oferecia “um Judaísmo fácil, simplificado, descompromissado com a Terra de Israel e com a história e tradições judaicas, desligado da nacionalidade judaica”.

(Os Judeus – Povo ou Religião?, pág. 126), como também, é alegado que ”Shaúl e os judeus messiânicos entraram em choque na Assembléia de Jerusalém”.

Por conseguinte, criaram-se “propalações infundadas historicamente” – que alegam que “existiu” o que chamam de “Judaísmo Cristão” sob a liderança de Yaacov (Tiago) e o “Cristianismo Paulino” sob a de Shaúl (Paulo).

Ademais, à vista disto, é alegado que o chamado “Judaísmo Cristão” é atacado por Shaúl nas suas cartas (sobretudo – Gálatas) e em todas as partes (sul da Galácia, Corínto, Tessalônica, Colossos, Roma e Antióquia).

Exponho a seguir, as minhas refutações:

1. Nunca Rabí Shaúl (Paulo) ofereceu aos gentios um “Judaísmo fácil... “. Ele estava cumprindo o ensino dos sábios (que foi registrado em San’hedrín 59b) e que foi confirmado na Assembléia de Jerusalém. Noutras palavras, não deveriam circuncidar-se. Falo “cumprindo o ensino dos sábios”, porque no 1º século havia duas correntes de rabinos no Judaísmo de então: A 1ª defendia a Brit Milá e a Conversão ao Judaísmo para o gentio, ao passo que, a 2ª, dizia que os gentios deveriam seguir as Leis Noéticas, sem a obrigatoriedade de circuncidarem-se e observar toda a Torah. E isto, indubitavelmente, explica a existência de dois tipos de gentios que freqüentavam as sinagogas: 1º - Os “Guerím” (Prosélitos) e 2º Os “Irêi HaShêm” (Tementes a D-us). O 1º passava pela Brit Milá, Mikvê (Imersão em água ou Tevilá) e eram obrigados a observar toda a Torah. O 2º era constituído de gentios que criam no Único D-us de Israel, participantes do culto na sinagoga, observantes de Kashrút (Leis Alimentares) e do Shabát, mas não eram circuncidados e imergidos no banho cerimonial (Ver Bíblia Vida Nova, comentário de rodapé de Atos 10:2). Este segundo grupo seguia a 2ª corrente do Judaísmo Rabínico. A propósito, Rabí Moshê Ben Maimôn (RAMBÁM ou Maimônides) disse que os gentios que estão sob as “Leis Noéticas” podem também optar livremente em observar alguns outros mandamentos judaicos (Mishnê Torah - Hilchot Melachím – Leis dos Reis 10:9-10).

2. Jamais existiu historicamente um conflito entre (como é alegado) “Judaísmo Cristão” sob Yaacov (Tiago) e o “Cristianismo Paulino” sob Rabí Shaúl e que o 2º suplantou o 1º. O desconhecimento do Judaísmo Messiânico no Primeiro Século (não se trata de “Cristianismo” – que surgiu como “religião independente” no 2º século por parte dos gentios) sob a designação primitiva de “Seita dos Nazarenos” (Atos 24:5), ou seja, uma ramificação (Gr. Airesis) do Judaísmo assim como havia a “Seita (Ramificação, Partido) dos Fariseus, Essênios, Saduceus, etc., contribui para alegar-se sobre estas “duas tendências”. Nunca para Rabí Shaúl (Paulo), a Circuncisão, o Shabát e o Culto no Templo estavam, a partir da Assembléia de Jerusalém, superados e abolidos mesmo para o povo judeu sob uma “alegação pretextuosa” de que o “Cristianismo” (como se o mesmo houvesse existido no 1º século) teria de “libertar-se do Judaísmo” para ter abertura aos gentios. Terminantemente, isto não é verdade, pois, vimos anteriormente, provas incontestáveis de que Rabí Shaúl permaneceu judeu observante da Torah e das Tradições Judaicas (que incluía a participação do Culto no Templo Sagrado [nesse contexto, Rabís Yochanán e Kêifa participavam dos Serviços no Templo conforme Atos 3:1] e o próprio Rabí Shaúl orava cultuando a D-us no Templo – Atos 22:17) e que sustentava que judeu deve permanecer judeu sem desfazer a Brit Milá (1 Coríntios 7:18) e até mesmo circuncidando um judeu incircunciso, como no caso de Timóteo (Atos 16:3). Quanto aos gentios, Rabí Shaúl seguiu a 2ª corrente do Judaísmo do 1º século (que dizia que os gentios não eram obrigados a circuncidar-se, mas às Leis Noéticas) que foi ratificado na Assembléia de Jerusalém! Jamais existiu, como se alega, “uma vitória póstuma de Paulo”. Mais tarde, no segundo século, foram os gentios que se separaram do judeus messiânicos e que como prova incontestável desta separação (que fez com que surgisse o Cristianismo) dentre outras coisas: - Líderes gentios pró-romanos fizeram com que os líderes judeus de Jerusalém fossem suplantados nos seus cargos (Eusébio, História Eclesiástica 4:6) e cerca do ano 190 d.C., os gentios agora separados dos seus irmãos judeus, que foram os seus líderes no início, começaram a rejeitar o Calendário Hebraico para adotar o romano conforme o mesmo Eusébio.

3. Os “Adversários de Shaúl” não eram judeus messiânicos, e sim, gentios que se circuncidavam e ficavam obrigando aos gálatas, por exemplo, a fazerem a Brit Milá para serem salvos, bem como observar a Torah com este intento. Como eram gentios, Rabi Shaúl os comfrontou asseverando aos gálatas que os mesmos “que se deixam circuncidar (esta expressão deixa por demais claro que se trata de “gentios”, conforme também vemos em Gálatas 5:3 que Shaúl atesta que “todo o homem que se deixa circuncidar”) nem mesmo observam a Torah” (aqui Shaúl atesta que estes gentios não estavam seguindo o ditame de Gálatas 5:3), mas queriam que os gentios gálatas fizessem a Brit Milá para se gloriarem no corpo deles (Gálatas 6:13). Segundo o Rabino messiânico Joseph Shulam “estes opositores gloriavam-se na carne, porque tinham tomado a identidade judia pela Circuncisão. Um judeu não faz opção de ser judeu, consequentemente não tem do que se gloriar por uma escolha que ele não fez”.
A despeito do fato do gentio não ser obrigado a circuncidar-se, não devemos pensar que a única exigência que a Brit Chadashá (que foi entregue como Torah) faz aos gentios seja somente seguir os 4 mandamentos de Atos 15:20. Pelo contrário, nos escritos da Brit Chadashá existem centenas de mandamentos, direcionados para judeus e para gentios.

Isto também é refletido no Talmud, quando diz que, além das Leis Noéticas, foi também ordenado para os “Filhos de Noé” (Gentios como foi explicado anteriormente) a observância do Shabát e a proibição da castração (Talmud – San’hedrín 56b). É bem verdade que vários mandamentos da Torah são ratificados na Brit Chadashá (por exemplo: Bamidbár – Números 30:2,3,10-15 com 1 Coríntios 7:5 e Vayicrá – Levítico 19:11 com Efésios 4:25, 28).

Portanto, fica incontestavelmente inegável, que muitos mandamentos encontrados nas Cartas Rabínicas de Shaúl (Paulo), Iochanán (João), etc; SÃO DA TORAH. Isto é um fato maravilhoso, uma vez que se trata da Torah (com incrível confirmação da Brit Chadashá) sendo transmitida aos gentios crentes no Messias espalhados pelas comunidades messiânicas.

Vale ressaltar, que estes gentios (não obrigados à Brit Milá) para saberem o porquê dos 4 mandamentos teriam de ir à sinagoga no Shabát, como também para aprenderem mais acerca do restante da Torah: “Porque Moshê (Moisés) tem em cada cidade desde os tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os Sábados”. (Atos 15:21).

Como os gentios vindos do paganismo não conheciam a Torah, eles no contato com o ensino da mesma na sinagoga no Shabát, aprenderiam que estas 4 mitsvot (mandamentos) se acham nela, a respeito do povo judeu no qual foram enxertados, etc.;

A propósito, para os que aleguem que o Shabát não foi mencionado na Assembléia de Jerusalém, este texto fica de prova de que o dia de estudo das Escrituras é o Shabát e sei que, conforme uma fonte judaica, os Nazarenos tomavam partido na leitura das Escrituras na sinagoga, caso tivessem aptidão para tanto e, ademais, formavam grupos de estudos dentro da própria sinagoga (que congregava judeus messiânicos e não) e, nesse contexto, historicamente irrefutável entra Atos 15:21.
Teremos de analisar um fato tanto no Talmud quanto na Brit Chadashá: Se os gentios quiserem sinceramente “deixar-se circuncidar”, eles mesmo assim devem ser barrados???

Bom, o mesmo Talmud (San’hedrín 59b) que atesta incontestavelmente que a Brit Milá não foi imposta aos gentios, também diz o seguinte sobre o gentio interessado em identificar-se com o povo judeu por meio da mesma (converter-se ao Judaísmo):

“Quando um não judeu deseja ser guêr [prosélito], deve-se dizer:

‘O que te atrai tanto ao Judaísmo que desejas ser parte dele? Não sabes, por acaso, que hoje se castiga, oprime e persegue os judeus por causa da nossa religião?’

Mas, se ele responde: ‘tenho considerado tudo isso, mas isso não muda a minha decisão”. (Talmud – Ievamot 47a; ver também Midrásh – Rut Rabá 2:16).

Não obstante, uma coisa deve ficar clara: Indubitavelmente, os Rabinos não fomentavam as decisões impensadas temerariamente quando se tratava da conversão ao Judaísmo.

Isto significa evidentemente, que havia e há um período probatório em que o gentio sujeita-se à observação quanto à veracidade da sua decisão.

No primeiro século, havia muitos gentios que se circuncidavam, os mesmos são (conforme já foi dito) – os “guerím” (prosélitos) e vários depois, tornaram-se parte do Judaísmo Messiânico, como no caso de “Nicolau, prosélito de Antióquia” (Atos 6:5; ler também Atos 2:11 com 2:41; 13:43).

Mas, não devemos olvidar que também havia os gentios “tementes a D-us” tanto no Judaísmo Rabínico (Atos 13:46) quanto no Judaísmo Messiânico (Atos 10:2).

Os Rabinos pela Halachá são evidentemente conclamados a desencorajar os gentios quanto à sua conversão ao Judaísmo, para que haja um afastamento dos que não são sinceros.

Mas, a Brit Chadashá proíbe terminantemente a Circuncisão aos gentios???

A princípio, Rabí Shaúl aconselha ao gentio que em Yeshua dizendo: “... foi alguém chamado estando incircunciso? Não se deixe circuncidar”. (1 Coríntios 7:18).

Pelo contexto imediato, Rabí Shaúl dava este conselho sob ordem ao gentio “em todas as comunidades messiânicas em que havia gentios” (1 Coríntios 7:17); ensinava que cada um deveria permanecer no seu estado quando foi chamado à fé no Messias (1 Coríntios 7:20, 24).

Ademais, pelo mesmo contexto, entende-se que é um conselho condicional, pois, por exemplo, ao que foi chamado em estado de “escravo” – poderia aproveitar a oportunidade para tornar-se “livre” (1 Coríntios 7:21). A propósito, temos um exemplo: Onésimo (Filemon 16 com Colossensses 4:7-9).

Em contexto remoto, Rabí Shaúl, ao persistir o gentio que com sinceridade quer tornar-se parte integrante do povo judeu por meio da Brit Milá, escreveu: “De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a observar toda a Torah” (Gálatas 5:3).

Portanto, conforme 1 Coríntios 7:18 e Gálatas 5:3, as observações de Rabí Shaúl (no que diz respeito ao gentio querer ser o que foi abordado logo acima) são de caráter rabínico – que consiste na Halachá pela qual, como foi falado, os Rabinos são solicitados a desencorajar os gentios interessados a não fazerem a Circuncisão para tornar-se parte do povo observando toda a Torah, pois o próprio Rabí Shaúl ensinou esta verdade da Nova Aliança:

“Que o gentio não se torna parte de Israel por meio da Brit Milá, mas sim, pela fé e pelo sangue do Messias Judeu Yeshua sendo assim enxertado no povo judeu – a Oliveira Natural (Atos 15; Romanos 4:11, 12 e Efésios 2:11-13).

A Brit Milá, como vimos tão claramente bem, é uma mitsvá (mandamento) para o Povo Judeu e não para os gentios que segundo Rabí Shaúl, são unidos à Comunidade de Israel através do Messias Judeu Yeshua!!!


Por isso sempre digo:
"UNA COSA É UNA COSA, OTRA COSA É OTRA COSA"

NÃO SE CONVERTE JUDEU AO CRISTIANISMO NEM SE JUDAIZA OS CRISTÃOS.

SE CADA UM SE COLOCAR EM SEU DIVIDO LUGAR NÃO TEREMOS CONFUSÃO!!!

Ferreira


0. DIVERSOS:
EU, ALCINEI, DESEJO SIM FAZER PARTE DESTE GRUPO E OPINAR
SOBRE QUALQUER TEMA!!!

SHALOM, SHALOM DE YESHUA HÁ MASHIACH!!!
PAZ, PAZ DE JESUS O MESSIAS!!!
PEACE, PEACE THE JESUS OF MESSIAS!!!

ALCINEI SOUZA DA SILVA
SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA, 03/07/2002


===================================
B"H

SHALOM ALECHEM

Muita agua correu em 10 dias...

As coisas acontecem rapidamente.

Resumindo os acontecimentos.

1- O Francisco lider do grupo judaismo, colocou uma menina por nome Juliana
como moderadora.

2- Ela começou a discriminar os irmãos judeus e foi cancelando o acesso de
varias pessoas sem dar maiores explicações ou direito de resposta.

3- Por fim ela determinou que todos deveriam dizer quem eram, origem, o que
criam, telefone e etc, entretanto nem dela sabemos esses dados.

4- Como resposta, o Ferreira criou um grupo para que ninguém ficasse isolado
como queria a Dona Juliana. O grupo é o presente grupo Judaismo_Messiânico!

5- Inexplicavelmente, em poucos dias houve uma verdadeira chuva de membros,
hoje em 3 dias de vida o grupo tem mais de 1.000 pessoas acessando e
recebendo emails enquanto o antigo tinha talves uma centena.

6- Agora temos liberdade de expressão, judeus, padres, pastores, ortodoxos,
espiritas todos podem estudar, dar suas opiniões sem censura.

Pacheco!!

SEJA BEM VINDO AO NOVO JUDAISMOMESSIÂNICO.

ARIEL

===================================
halom Chaver Nicacio!!

Você discordou por não saber toda a verdade.

Fora o colega judeu que foi censurado, houve problemas inclusive contra o
Natanael, e também contra mim...

É que cancelaram sem avisar, sem dar alarde para todo o grupo.

Logo, os demais nem imaginavam o que estava realmente ocorrendo.

Falo com propriedade.

ERA A CASA DA MÃE JULIANA.

Entretanto aguas passadas não movem moinhos...

Deixemos essas coisas de lado e sigamos olhando para o alto!!!

Ferreira

Baruch atah Adonai Eloheinu Mélech haOlam, asher hitzdkenu al emunah
baMashiach, Baruch Hu.

Bendito és Tu Eterno nosso Deus, Rei do Universo, que nos justificou pela fé
no Messias, Bendito seja.


Em 04 Jul 2002, judaismomessianico@grupos.com.br escreveu:

>B"H
> Shalom vechesséd lekol
> Ariel, perdoe-me discordar de um ponto. A Juliana
>cortou um jovenzinho que chegou em um grupo ofendendo, DEPOIS DE ADVERTIDO.
Sei
>que muitos pruridos vêm do fato de ele parecer ser ortodoxo, mas o que ele
pediu
>foi uma Shôach para os messiânicos. Desculpe, mas NESSE PONTO a Juliana
>tinha razão. Como já postei no outro grupo, Liberdade não quer dizer
>Licenciosidade.
> Perdoe-me por referir estas coisas, mas Verdade é
>Verdade!
> Adonay im-beruchí!
> Nicácio
>
> ----- Original Message -----
> From:
> ariel
> To: judaismomessianico@grupos.com.br
>
> Sent: Thursday, July 04, 2002 10:04
> AM
> Subject: [judaismomessianico] EXPLICANDO
> AS MUDANÇAS
> 2- Ela começou a discriminar os irmãos judeus e foi
> cancelando o acesso de varias pessoas sem dar maiores explicações ou
> direito de resposta. 3- Por fim ela determinou que todos deveriam dizer
> quem eram, origem, o que criam, telefone e etc, entretanto nem dela
> sabemos esses dados. 6- Agora temos liberdade de expressão, judeus,
> padres, pastores, ortodoxos, espiritas todos podem estudar, dar suas
> opiniões sem censura.
================================
Shalom a Todos!!!

Aviso ao Navegantes e Judaizantes.

Está no Ar o Site do Grupo Or Torah Kibbutz. É um site pessoal, sem
filiação a nenhuma instituição, Sinagoga, Templo ou Igreja.

www.ortorah.hpg.ig.com.br - www.ortorah.cjb.net

O intuito do site é divulgar o judaismo puro e a Cabalá.

Por favor, me envie artigos sobre judaísmo, Cabalá, história ou tudo
que envolva o puro Judaísmo.

Shalom,

Or Torah Kibbutz
===========================
Seguimos a Torah!

Cuidamos para cumprir os mandamentos.

Sendo Goy-gentil 7 mandamentos
Sendo Judeu 613 mandamentos

A quebra desses mandamentos é intitulada pelos cristãos por PECADO.

Yeshua o rabino judeu, cumpriu os mandamentos.

Devemos seguir e imitá-lo.

A tua palavra é (Or) Luz para o meu caminho!!

Toda glória seja dada ao Eterno que nos revelou a salvação através da Torah
e do Mashiach.

Ferreira

 

 




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