www.uniaonet.com/bnovas.htm

Uma Viagem
Inesquecível
 
São Paulo - Brasília - Bela Vista -
Goiânia - São Paulo
 
Amados Irmãos Correspondentes:
 
Graça e paz!
 
Há alguma outra expressão melhor do que "MUITO OBRIGADO", para se dizer a Deus quando se está muito feliz e agradecido? Muito obrigado, Senhor! Bendito seja o Seu nome! Exaltado seja Deus para sempre!
 
O INÍCIO
 
Em Vitória do Espírito Santo encontrei-me com o velho e conhecido amigo Pr. Jonas Alves Costa, da Primeira Igreja Batista em Bela Vista de Goiás. Ele, pastor há 42 anos, iria completar mais um aniversário de ordenação em novembro, e estava me convidando para pregar na ocasião. Aceitei.
 
COM O TEMPO
 
A distância geográfica vai impossibilitando constantes contatos, e o assunto nunca mais voltou à tona. Pensei que o Pr. Jonas tivesse esquecido, e eu não ficaria triste, porque as verdadeiras amizades não dependem de contínuos telefonemas, cartas ou visitas; elas suportam tempo e distância. Mas o Pr. Jonas não esquecera: ligara-me no início de outubro, confirmando o evento.
 
UNINDO O ÚTIL AO AGRADÁVEL
 
Deus me concedeu o privilégio de ter diversos amigos virtuais, irmãos e irmãs com quem me correspondo, seja por listas, seja por e-mails pessoais. Então, em sendo Bela Vista uma cidade próxima de Goiânia, e sendo Goiânia próxima de Brasília, decidi ir até Brasília e voltar por Goiânia. Assim eu poderia conhecer os irmãos da capital da esperança e ainda visitar o povo que come arroz com piquí.
 
A PASSAGEM
 
Certamente que a viagem custa caro, e, na atual conjuntura econômica, com as necessidades da Igreja Batista Boas Novas e a constante diminuição de proventos, eu não teria nem condições de ir de ônibus. Quando um pastor vai visitar outra igreja distante, pode ser que venha a ser ressarcido das despesas e passagens, mas é um risco, pois há casos em que não há ressarcimento algum. E um pastor, quando bíblico, não prega por dinheiro. Se eu não encontrasse forma alguma de me deslocar, diria com sinceridade. Mas o meu irmão disse: "vai, eu ajudarei". E foi por mão abençoadora do meu irmão mais novo que pude ir. Muito obrigado, querido irmão!
 
EM BRASÍLIA
 
Saí de São Paulo às 12 horas do dia 30 de outubro, quinta-feira. Cheguei em Brasília 13:30. Ao descer, procurei a Pastora Damares Alves, assessora do Deputado Federal Pastor Reinaldo, do Estado de Santa Catarina, um dos líderes da Igreja do Evangelho Quadrangular daquela região. Eu nunca havia visto a Pra. Damares, a não ser por fotos. Será que ela iria me conhecer, mesmo depois de eu ter mudado a minha aparência física, após um tratamento no SPA, onde perdi 96 ... GRAMAS??? Ela não aparecia!
 
Liguei para a minha mãe, que me confirmou que ela estava no aeroporto. Decidi sentar para esperar. Mas não houve necessidade, pois uma jovem morena, deslumbrante, linda e muito elegante, estava se dirigindo até mim. E o sorriso foi identificador: era a Dadazinha. Que alegria conhecê-la pessoalmente!
 
PRIMEIROS PASSOS EM BRASÍLIA
 
Damares levou-me de carro, com um dos funcionários de seu gabinete, até o prédio onde funcionam os gabinetes parlamentares. Fomos ao restaurante do congresso. Senhoras e senhores, almocei ao lado do Ministro Paim, de deputados e prefeitos que nem conhecia! Que luxo! Enquanto um conversava sobre um projeto sobre casas populares, o outro discutia a reforma da previdência, eu olhava deslumbrado para a Damares e não acreditava estar alí naquele momento! Damares: obrigado pelo almoço chique, seja com X  ou com CH!
 
Descemos ao gabinete do Pastor Reinaldo. Tudo em reforma, as mesas estavam no corredor. Aliás, esse corredor do quarto andar era imenso. Pessoas maravilhosas trabalhando com o deputado. O tema das conversas era o Novo Código Civil. O deputado apareceu e conversamos muito. Que pessoa maravilhosa! Que senso de humor aguçado! Identifiquei-me bastante com todos. Acredito que trabalhar alí é um sonho!
 
CITY-TOUR POR BRASÍLIA
 
Damares me deu prioridade absoluta. Saímos de lá e fomos até a TORRE, o lugar mais alto da cidade. Coitada, ela tem medo de altura. Mas eu não tenho. E lá fui eu, tirar fotos de tudo quanto era ângulo. Quando as fotos estiverem prontas, as postarei para os amigos. Fomos para a frente do Palácio da Alvorada (espero não estar confundindo o nome), onde mora o Presidente Lula. Estavam trocando o turno e a bandeira. Tirei fotos com os soldados. Havia até uma ema no jardim! Entramos num parque onde havia um hotel simples, que estava hospedando os príncipes dos países de fala portuguesa, coisa muito simples...
 
PÃO COM OVO E TUBAÍNA
 
Fomos para um dos muitos pequenos centros comerciais da região. Havia uma lanchonete onde marcamos um encontro, Damares, eu, Arletinha, Sandr@, Lu@ Gospel e quem mais viesse (esperei por Rogério Vieira, mas não apareceu). Bem, não precisamos esperar muito, porque Arletinha e Sandr@ chegaram logo. Lu@ Gospel não entrou em contato, infelizmente. Bem, conhecer a Tia Arletinha foi um privilégio: uma senhora extremamente elegante e simpática. Trouxe-me um presente, dizendo ser um costume natural dos brasilienses. Eu vi um saco plástico com coisas de supermercado. Pensei: "que costume estranho, um pedaço de cesta básica pra visita. O que é que vou fazer com isso, uma vez que estou no hotel? Deixe-me ver o que é isso..." Quando abri o saco plástico, dei uma gargalhada que chamou a atenção das outras mesas: UMA FORMA CHEIA DE OVOS E UM GUARANÁ, EM LUGAR DA TUBAÍNA!!! Era brincadeira! E eu caí direitinho!
 
Sandr@ é uma pessoa fascinante. De olhos claros e aparência holandesa/sueca/suíssa/européia, transmite beleza e elegância, além de ser muito crente. Então eu estava ao lado de verdadeiras beldades. Comemos o tal do crepe, E QUE DELÍCIA! Vou contar um segredo: eu queria repetir, mas fiquei com vergonha, porque corria o risco de ser chamado de comilão... Depois veio um crepe doce, com sorvete, que maravilha!
 
Damares, Sandr@ e Arletinha: nunca vou esquecer esse tempo maravilhoso que pude passar com vocês! As lembrancinhas já estão em uso aqui e no meu gabinete! Só os pães e os ovos crus que não trouxe...
 
Damares levou-me até o HOTEL EL PILAR, onde me hospedei, saindo, em seguida, para levar a Tia Arletinha embora. A cabeça doía muito, devido às mudanças climáticas e de pressão, mas eu estava muito agradecido, muito feliz, muito contente!
 
No dia seguinte...
No dia seguinte, sexta-feira, dia 31 de outubro de 2003, acordado pelo recepcionista, fui tomar o meu café. Um hotel regular, com um café regular também. Após o refasto, o motorista Jocitan (seria escrito assim o seu nome?) estava me esperando, para levar-me à rodoferroviária. Um jovem crente muito simpático, extremamente atencioso e que me contou detalhes importantes sobre Brasília. Na hora de pagá-lo, surpresa: alguém já havia pago! Sei que esse alguém está lendo. Portanto, ALGUÉM, um aperto de bochecha e muito obrigado!...
 
DORMINDO NA VIAGEM
 
Eu estava muito cansado. A cabeça ainda me doía. Logo que chegou o ônibus, Viação Araguarina, entreguei a mala, entrei e quase apaguei, não fosse pelo motorista, dizendo: "por favor desça - o senhor pegou o ônibus errado. Este vai pra Anápolis..." Que vexame...
 
Meia hora depois estava eu no bom expresso Brasília/Goiânia. Claro, quis apreciar a paisagem: uma montanha, uma fazenda, uma casa, um pesqueiro, um zzzzzzzz....
 
Lembro-me de muita conversa e movimento no corredor: eram os passageiros descendo em Goiânia. Eu quase fui o último. Será que não iriam acordar-me?
 
ALMOÇO GOIANO
 
A rodoviária de Goiânia é um imenso shopping center. Que lugar fantástico! Logo fui encontrado por quem me buscava: Pr. Jonas Alves Costa, e sua esposa, Irmã Ester Costa. Estavam almoçando. Só por cortesia, almocei também (eu não estava com fome, só repeti duas vezes...)
 
SOBERANO
 
De lá fomos para a cidade de Bela Vista, distante 50 quilômetros de Goiânia. Uma estrada belíssima, muito gado nas fazendas, muita vegetação baixa. Paramos num local que vendia garapa (caldo de cana). A moenda era tocada por um boi, de nome SOBERANO. Para fazê-lo "funcionar", o proprietário tinha que dizer: "vai, soberano, capricha". E o soberano ficava andando em círculos, enquanto a garapa ia saindo no jarro. Tirei fotos alí, vou publicá-las, tão-logo revele o filme.
 
CASA PASTORAL
 
Como sempre acontece (já estive quatro vezes com eles, em outras partes do país), fui imensamente bem recebido na casa do pastor Jonas. Um quarto-suíte só pra mim! Camona, janela, banheiro, e a acolhida afetuosa desse casal que mora no fundo do meu coração. Aliás, para que vejam, o Pr. Jonas e a Irmã Ester são estes aqui:
 
 
 
UMA IGREJA JOVEM
 
Ameaçava chover sobre a cidade. Era uma noite muito especial, pois o Pr. Jonas estava completando 43 ANOS DE MINISTÉRIO PASTORAL ININTERRUPTO! O povo foi chegando. Um vereador, membro da Igreja de Cristo, também veio. Uma jovem cantora, por nome Thaís, da Assembléia de Deus da cidade, veio abrilhantar o evento. E logo o auditório estava bem servido.
 
Mas havia um detalhe: que povo jovem! Quem disse que apenas pastores jovens atraem jovens? A juventude estava lá! Adolescentes entre 15 e 21 anos lotavam o auditório. E que gente sorridente! Os sotaques e expressões idiomáticas regionais acabam encantando o visitante: "pastor, olha, tô sentindo até um trem de emoção". Há tanto trem no linguajar popular! Pensei que era só eu que falava o caipirês emineirado/paulistanês! Mas o goianense também tem muito trem. Me senti em casa!
 
PASTOR AUXILIAR
 
O Pr. Jonas convidou o Pr. Carlos, um jovem pastor, para ajudá-lo. Que pastor simpático! Seus filhos são também um espetáculo! Lucas, um garoto de 13 anos, é a simpatia em pessoa! O pequeno Samuel, já de gravatinha, e o mais velho (que pena, não me recordo o nome!). A esposa é um talento, muito animada e entusiasmada. Ninguém fica triste perto dela!
 
FORTIFICA-TE NA GRAÇA
 
Preguei sobre II Tm 2.1-13. O Pr. Jonas já pastoreou 7 igrejas de maneira efetiva, e outras tantas interinamente. Já esteve nos quatro cantos do país semeando a Palavra de Deus. Como são felizes os belavistenses por tê-lo alí! Ele hoje ocupa a função de PRESIDENTE DA ORDEM DOS PASTORES BATISTAS DO BRASIL - SECÇÃO GOIÁS, uma das mais importantes ordens de ministros evangélicos do país. Também administra o CONSELHO DE MINISTROS EVANGÉLICOS da cidade. Um líder capaz e tremendamente trabalhador. Não é à toa que tanta gente veio felicitar-lhe.
 
MEXENDO NO COMPUTADOR
 
A irmã Ester é uma exímia aprendiz e fabulosa professora. É auto-didata. Em termos de computador, sabe o indispensável. Mas o escaner estava lá a ser explorado, e alguns detalhes sobre anexar documentos, configurar e-mails, ainda eram-lhe desconhecidos. Aproveitei a tarde do sábado, dia 01 de novembro de 2003, para sentar-me e explicar alguns detalhes. Ela aprendeu com muita facilidade. A foto colada logo acima foi obra da irmã Ester.
 
PASTOR LARANJA
 
É brincadeira? O meu apelido na igreja agora é PASTOR LARANJA. Não, nada a ver com o encontro em Brasília ou com política. É que mais uma vez preguei sobre A PARÁBOLA DA LARANJEIRA, visão missionária de John White, tornada panfleto pela Missão Novas Tribos do Brasil, na década de 80. A criançada fica de olho arregalado, e todo mundo pensa realmente que é uma realidade, até que vem o fechamento. Louvado seja Deus pelos frutos.
 
UM MORTO VIVO
 
Domingo pela manhã, com tema livre, falei para toda a igreja novamente. Desta feita, todas as classes da Escola Bíblica Dominical, excetuando-se as criancinhas, ficaram reunidas. Minha palavra foi tripla: MEU TESTEMUNHO / O NEOPENTECOSTALISMO / O BOM PERFUME DE CRISTO. Eu contei-lhes que em 1982 eu estava desenganado pela junta médica do Dr. José Pedro da Silva, na Beneficência Portuguêsa, em São Paulo. Minha mãe estava com ordens de encomedar caixão. E foi alí que dediquei a minha vida para o ministério pastoral (se desejarem, posso enviar o texto E AINDA ESTOU AQUI). Claro, não há como eu conter as minhas próprias lágrimas, pois sou um MORTO VIVO, morto para os homens, mas vivo para Deus.
 
A ÚLTIMA NOITE
O pior dia é o último dia.
 
PAMONHAS SALGADAS
 
Eu já tinha falado na Escola Bíblica Dominical. Era domingo, 02 de novembro. Em minha prédica, falei que nunca comera PAMONHA SALGADA. Mal sabia eu que estava presente no auditório a dona da melhor pamonharia da cidade. Esta, ao ouvir, não titubeou: decidiu que eu não voltaria para casa sem saborear essa delícia da culinária goiana.
 
Foi de tardezinha, após o sono do domingo, que chegaram as pamonhas. Serviram de café pré-culto.
 
Meu Deus, que coisa deliciosa! Tinha cheiro verde, tinha lingûiça, tinha queijo derretido, até milho tinha! Para terminar, comi pamonha doce por sobremesa. Senti-me alimentado e muito grato com o carinho.
 
CHUVA E REVOADA
 
Estava chovendo forte o dia todo. Mas o clima era excelente, quente e úmido. Para mim, um paulistano da garoa, sentia um calor intenso. Para eles, estava "meio frio"...
 
Ao chegar à igreja, o povo estava ensaiando no NOVO ÓRGÃO ELETRÔNICO ROLAND ALPHA-I, o equipamento consagrado ao Senhor na noite anterior. Foi a aquisição do ano pela igreja, uma jóia! A irmã Kátia, organista, sorria de orelha à orelha, pois a máquina é realmente possante. Contudo, diga-se de passagem, ela é uma exímia instrumentista. Em minhas mãos aquele teclado não passaria de um fazedor de barulhos...
 
Mas, junto com o povo, chegaram pelo ar uns mosquitões enormes, graúdos, os cupins. Cupim aqui em São Paulo é pequeno, no máximo uma formiga grande. Lá, contudo, são enormes, com dois ou três pares de asas. Chamam-nos "aleluias", porque vão direto para a luz. Mas no número em que estavam, e batendo em nossas roupas e embaraçando no cabelo, eu já os chamaria de "misericórdia, Senhor".
 
A DOR DA SEPARAÇÃO
 
O Diogo, jovem filho da Kátia, um rapaz de 20 anos, e seu irmão Davi. O irmão Nicolau, sua esposa Luciana. O Pr. Carlos, esposa e filhos, o Lucas! O próprio Pr. Jonas e irmã Ester, enfim, todo mundo: o coração estava apertado, porque seria o nosso último encontro. Foram apenas três dias, mas foram tão intensos e tão bons, que era como se eu já residisse na cidade desde muito tempo!
 
PEDRO, TU ME AMAS?
 
De quando em quando falo sobre isso, porque Deus tocou a minha vida com o texto de João 21, no diálogo de Cristo com Pedro e no jogo das palavras mal traduzidas em nossas bíblias, mas claras no koinê do novo testamento: "amas-me?", "gosto de ti"; "amas-me?", "gosto de ti"; "gostas de mim?" , "gosto de ti".
 
Ao pregar, lembro da tradição sobre a morte de Pedro e a possível situação em que Pedro, ao suspirar, deve ter dito "agora posso dizer: te amo, Jesus!". Se não disse, provou com a vida muito mais do que com palavras.
 
UMA CENA INDESCRITÍVEL
 
Deus levou-me a fazer um apelo ao final, solicitando que as pessoas viessem à frente, caso desejassem se manifestar, pedindo a Jesus que as ensinasse a amá-lo mais, ou a entregar suas vidas a Ele.
 
Sim, aquela cena eu não mais esquecerei. Naturalmente o número de não crentes era pequeno, dentro do universo de 200 pessoas presentes (ou mais). Mas TODO O AUDITÓRIO E A GALERIA veio à frente, entupindo os três corredores! Sinceramente, apenas na igreja do Pr. Norberto Marquardt (Igreja Luterana Nova Aliança) eu verificara tal manifestação de dedicação geral por parte do auditório. Seja Deus engrandecido por Sua imensa misericórdia!
 
Ao final, um casal muito distinto veio cumprimentar-me: tratava-se do senhor prefeito e de sua esposa. Mais dois vereadores da cidade também, todos manifestando desejo de receber-nos numa próxima oportunidade. Senhoras humildes me entregaram papéis com o nome dos filhos para que eu orasse por eles. Adolescentes e jovens pediram e-mails, fotos e mais fotos por parte das pessoas queridas, enfim, foram lágrimas na despedida!
 
NA CONVENÇÃO E SEMINÁRIO
 
O Pr. Jonas levou-me para conhecer a sede da Convenção Batista Goiana e o Seminário Teológico Batista, que funciona ao lado do edifício. Gente boa, maravilhosa, atenciosa.
 
HOTEL BARATO
 
Eu pechincho muito, mas muito mesmo. Lá no Hotel Alvorada eu fiz a mesma coisa. Pechinchei. Mas não consegui um bom quarto. Aliás, um quarto ruim mesmo: à noite a luz do corredor bate na cara por causa da fresta da porta, e o ar condicionado só venta quente. Mas, pelo preço estabelecido (consegui 50% de desconto...), eu tinha mais é que agüentar. Houve uma boa compensação: O CAFÉ DA MANHÃ. Ah, nem em Brasília foi daquele jeito: melancia, mamão, coalhada, bolo, doce, sucos, frios, etc. Acabei ficando feliz.
 
MISSIONÁRIO YRORRITO
 
O Missionário Yrorrito do www.iceuniao.com.br ( http://www.uniaonet.com ) , o maior e mais completo site de missões em língua portuguesa, veio encontrar-me. Ele e sua família. Ele é um descendente de japoneses de extrema simpatia, possuidor de uma família maravilhosa. Levou-me para o Shopping Goiânia, onde os demais estariam nos esperando. Eu queria muito rever o Pr. Guilherme Ávilla Gimenez, meu companheiro de ordenação.
 
Mas não foi possível, o Guilherme desapareceu (Guilherme, aonde você estava???). Estava alí o Wesley e família, um jovem e talentoso web-designer. Conversamos muito, comemos uma boa refeição e planejamos algumas coisas em termos de ministério.
 
Aqui está uma foto que o Yro tirou:
 
Mas eu percebi que o tempo corria veloz, o cansaço já me dominava e os dois irmãos estavam com filhos pequenos. Logo, três horas de encontro já estava de bom tamanho. Pedi ao Yro que me deixasse no hotel.
 
Yro, o irmão é simplesmente uma bênção nas mãos do Pai e uma bênção em minha vida também!
 
 
e enfim,o fim
 
Depois de um ótimo vôo Goiânia / São Paulo, depois de deixar a cidade num calor gostoso e abundante, cheguei na minha fria São Paulo, ao meu lar doce lar, e aqui estou eu, compartilhando com os irmãos sobre esta viagem inesquecível.
 
A todos que oraram por isso, o meu muito obrigado.
 
A todos os que leram, obrigado também.
 
A quem quiser comunicar-se comigo, faça-o através do e-mail bnovas@uol.com.br , que terei prazer em responder.
 
E, sobre a Boas Novas de Osasco, a minha igreja do coração, irei hoje ao culto, e logo mais darei notícias.
 
 
Wagner Antonio de Araújo
igreja batista boas novas de osasco, sp

_ Pr.Wagner e as três horas de Goiânia . . . Pr.Wagner e as três horas de Goiânia . . . infelizmente foi este o tempo que nos foi possível passarmos juntos , das 18:00 às 21:00 , mas as bênçãos destes breves momentos se perpetuaram para sempre : yRO

Irmão Missionário Yrorrito: 
Com esposa e dois garotões necessitando do irmão, eu seria injusto em ficar mais tempo dando trabalho para o irmão. O tempo que passamos juntos, em companhia do Wesley também, foi inesquecível. Disseram-me que o irmão já publicou fotos. Se puder, reprise.
 Foi um presente dos céus conhecê-lo.
 Wagner

 

Que alegria em vê-los juntos, Deus OS abençoe cada dia mais-e-mais! _ Marcelo de Toledo .

 

29/10 14:00 Re: Gui cá é o Yro, podes ajudar a montar este encontro com o pr.Wagner ?

Já tem algo planejado ? Quais são suas idéias. Diga em que posso ajudá-lo
que na medida do possível estou à disposição.
Abraços _ Gui
 
= = = =
Relembrando  fones de ctt
O encontro em si se dará na praça de alimentação do Goiânia Shoping (
próximo ao restaurante Jerivá) , segunda dia 03/11 ás 18:00 .
Creio que o Pr.Wagner chega em Goiânia , pelo meio dia , descansa até ás
15:00, no Hotel Alvorada ( 225-0564 Rua4, 775-Centro) .
Imagino poder pegá-lo ás 15:00 e levá-lo em casa para conhecer um pouco das
rotinas do www.uniaonet.com , se ele considerar interessante , e um bate
papo pessoal , se puderes ir está franqueado a sua participação. Moro na
Vila Alvorada , próximo ao terminal das bandeiras, se fores posso no caminho
passar para te pegar ou te informo o endereço completo lá de casa .
de casa vamos para o Goiânia Shoping e depois do bate papo , creio que
alguma igreja deverá usar este tempo.
 
= = =
Precisamos fazer chegar estas informações ao Pr.GUILHERME ÁVILA GIMENEZ, da
Primeira Igreja Batista em Goiânia , que foi ordenado em 13/10/1991 junto
com o Pr.Wagner .
Podes se encarregar disso ? conseguir o telefone dele e avisá-lo ?
Bem como divulgar a quem possa interessar  este evento.
Bom ainda nem nos apresentamos , onde fica tua igreja , teu serviço , casa ?
 
No semanário do uniaonet que ( se Deus permitir) sai na madrugada do dia
30/10 insiro uma nota
e no dia 31/10 pontuo a informação aos endereços do estado de Goiás sobre os
eventos de Bela Vista e Goiânia bem como ao grupo de Brasília os eventos de
lá.
 
Vou abrir uma seção : Goiânia no http://www.uniaonet.com/bnovas.htm para
mantermos um controle de envio e recebimento destas informações .( onde por
medida de sigilo os endereços pessoais serão resguardados) .
 
Bom o planejamento inicial é este , aguardo vossas considerações .
 
Vosso irmão em Cristo Jesus ,
Yrorrito: ICEUnião/Goiânia
www.uniaonet.com - iceuniao@uol.com.br


http://www.uniaonet.com/bnovas.htm _ 30 DE outubro , QUINTA-FEIRA - Chego a Brasília, no Distrito Federal. O meu irmão está providenciando passagem, horário e assento em alguma aeronave que rume para lá. Quero conhecer pessoalmente a querida Pastora Damares Alves, assessora de deputado federal e líder na Igreja do Evangelho Quadrangular do Pará, e amiga pessoal. Ela coordenará um ENCONTRO DE AMIGOS EM BRASÍLIA, para nos conhecermos, tirarmos fotos e comermos um pão com ovo e tubaína (guaraná). Espero conhecer a Tia Arletinha e sua filha, a Lu@ Gospel e esposo, a Sandr@, e todas as pessoas em Cristo, com quem me correspondo, que estão em Brasília e arredores. ESTOU INDO PARA ESSA CIDADE ESPECIALMENTE PARA CONHECER AMIGOS E AMIGAS. Assim, coloco o e-mail da pastora Damares Alves e o seu telefone celular à disposição dos senhores, para ORGANIZAÇÃO. GOSTARIA DE TER UM ENCONTRO À NOITE, EM ALGUMA LANCHONETE ONDE PUDÉSSEMOS SENTAR E PROSEAR. É possível? Contatos e organização: damaresalves@uol.com.br , telefone em Brasília: 8118-3438 (publicado com autorização).

31 DE OUTUBRO, SEXTA-FEIRA - Estarei na cidade de Bela Vista, na Grande Goiânia, pregando à noite no 43o. ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO MINISTERIAL DO PASTOR JONAS ALVES COSTA, grande amigo, homem de Deus e pastor da PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM BELA VISTA DE GOIÁS. É uma honra sem tamanho estar alí nesse momento tão festivo da vida do querido amigo Pr. Jonas. 01 e 02 de NOVEMBRO, SÁBADO E DOMINGO - CONFERÊNCIAS DE ANIVERSÁRIO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM BELA VISTA DE GOIÁS, aproveitando a oportunidade. Acredito que os cultos acontecerão às 19 horas. Endereço da igreja: RUA CORONEL JOÃO CAMILO, 921 - CENTRO. Eu estarei hospedado na casa do Pr. Jonas (isto é, se ele não ficar enjoado de mim. Se ficar eu avisarei o Yrorrito e ele notificará aos irmãos). O e-mail do Pr. Jonas é pastorjonas@uol.com.br . EU ESTAREI NO SEGUINTE TELEFONE, da igreja: 551-3393 / 551-1758. Quem, da região, quiser contactar-me, estarei ali. Vou levar o meu celular, mas acho que ele não presta fora de São Paulo.

03 DE NOVEMBRO, SEGUNDA-FEIRA, À TARDE - Estarei sendo deixado pelo Pr. Jonas na cidade de Goiânia, onde me hospedarei no hotel Alvorada, no centro (Rua 4, 775). O irmão missionário YRORRITO ABE será o ORGANIZADOR DO ENCONTRO DE AMIGOS EM GOIÂNIA. Nós estaremos à noite em algum lugar, num shopping, comendo arroz com aquela fruta aromática que esqueci o nome (nunca comi aquilo). Bem, na verdade quero conhecer os irmãos daí, dar-lhes um abraço, quem sabe rever o meu amado colegar PASTOR GUILHERME ÁVILA GIMENEZ, da Primeira Igreja Batista em Goiânia, com quem fui ordenado em 13/10/1991! Assim, o Yrorrito será o organizador desse encontro, com direito a muita foto e muita alegria no Senhor, pois é bom aproveitarmos essas oportunidades para vivermos em união! Atenção para o contato com o Yro: telefone em Goiânia: 256-1440. e-mail: iceuniao@uol.com.br


28/10 - 18:47
Olá, meu querido Yro! Graça e paz. Vou até Bela Vista. Prego sexta, sábado e domingo na Primeira Igreja Batista. Vou pregar à ordem dos pastores da região também. Gostaria muito de vê-lo. E ficar num hotel barato é gostoso, a gente espicha bem e pode se sentir à vontade, eu não acho ruim não. Cê vê pra mim alguma coisa aí e me passa por internet? Até amanhã cedo vou estar conectado. Wagner
. . . posso passar esta mensagem para o grupo Goiânia/Uniaonet (deve ser uns 300 endereços ) e quem se abilitar pode nos encontrar na praça de alimentação do Goiânia Shopping , que hora almoço 12:30 ? Me passa a agenda e a gente dá um jeito . . dia 31 envio o comunicado do encontro para o uniaonet . . . e no dia 03 de manhã, entramos em contato pessoal com todos estes que se prontificarem . Uma vez que muita coisa pode acontecer até lá , inclusive a possibilidade de sermos arrebatados. Já pensou , marcarmos um encontro aqui na tera e reunirmos no céu !!! O Aguinaldo tem endereço de corrio eletrônico , já poderia ver alguns detalhes com ele. Yro.

Campinas é longe do centro? wagner
Campinas é o centro velho de Goiânia, os bairros fazem divisa um com o outro Casa de espeto ferreiro é de pau . . . tenho mapa do mundo inteiro , mas ainda não coloquei o de Goiânia . . .

Yro: Por favor, gostaria de saber se você quer fazer um encontro nosso em Goiânia. Olha, quem quiser bater um papo, tirar foto, orar, trocar idéias, que fosse para um determinado lugar, uma lanchonete baratinha, onde a gente pudesse sentar e prosear um pouco, passar alguns momentos agradáveis na presença de Deus. Eu vou ficar em Goiânia na segunda-feira, depois das conferências em Bela Vista só para me encontrar com os internautas amigos. Ainda que seja só o irmão, terá valido à pena. Mas é possível que haja mais. Também estarei livre para pregar, se for o caso. Daí na terça-feira eu volto pra São Paulo, via aérea. Assim, acho que aquele hotel de 39 reais vai bem no meu tamanho. A Pra. Damares Alves é a anfitriã de um encontro assim em Brasília. Já tenho o telefone e e-mail dela pra mandar pro pessoal. Posso considerar você o promotor em GoiÂnia? wagner estou no messenger - pastorwagner@hotmail.com

me achar em casa é 1/2 difícil : tlf sv : 541-1009 e 8117-7024 ( Yrorrito/Go) Vamos estar na praça de alimentação do Goiânia Shoping, em frente ao restaurante Jerivá, que infelizmente à noite não serve : " Arroz com pequi" é um perigo , só a polpa se come pois dentro tem espinho, quem morde a tal fruta , nunca + esqueçe , mas tem o empadão goiano . . . Pr.Wagner , sabes o endereço da 1a Batista de Goiânia, posso tentar entrar em contato via telefone com o Pr.PASTOR GUILHERME ÁVILA GIMENEZ , passei minha infância na Batista da Vila Redênção , nos idos de 1969 a 71, junto ao Pr.Tito , que me espera lá no céu para me dar um abraço, e me levantar nos braços , como fazia quando ganhava todas as EBFs de que lá participei : Yrorrito

29/10 11:41 _ Não dei o telefone do seu serviço para não causar tumulto no trabalho - sei como são essas coisas. Bom, quem quiser, vai procurar você. Tem um Aguinaldo que quer me conhecer, se você puder contactá-lo... Olha o texto dele: Que benção, seja bem vindo à Goiânia, modéstia a parte, a Capital mais abençoada do Brasil. Estou também à sua disposição em Goiânia, pode falar comigo no fone 9621-6532. Aguinaldo Barros === Sobre a PIB de Goiânia, mandei uma mensagem pra lista batistas, vamos ver se obtenho retorno. Wagner

dia 31 envio o comunicado do encontro para o uniaonet . . . e no dia 03 de manhã, entramos em contato pessoal com todos estes que se prontificarem . Uma vez que muita coisa pode acontecer até lá , inclusive a possibilidade de sermos arrebatados. Já pensou , marcarmos um encontro aqui na tera e reunirmos no céu !!! O Aguinaldo tem endereço de corrio eletrônico , já poderia ver alguns detalhes com ele. Yro

01:02 _ Yro: Eu não sei que horas o Pr. Jonas Alves Costa vai me trazer de Bela Vista para Goiânia. Sei que a diária do hotel é do meio dia de um dia ao outro. Assim, devo entrar à tarde de segunda-feira no hotel. Daí fica a tarde e à noite disponível tanto para descansar, quanto para encontrar os amigos. Se o Shopping é um bom ponto, então que tal à noite no shopping, pra gente ter um bom encontro? Wagner

Gostaria de poder receber-te em casa mas ainda não cheguei neste estágio . . . . Vais a Bela Vista ainda ? Diárias simples em Goiânia . . . Infelizmente não posso dar referências sobre os serviços , pois foi coletado por telefone, para quarto individual , com café da manhã e garagem : Hotel Alvorada : 225-0564 - R$ 39,60 Rua 4, Nr.775 Centro ( c/ Whashington) Hotel Dom Bosco : 225-3732 - R$ 45,00 Av. Araguaia , Centro , nr.655 ( c/ Ribamar) Avalon Park Hotel : 212-7515 - R$ 75,00 Rua 85, S.Marista, nr.725 América Hotel : 297-3233 - R$ 30,00 Av.Castelo Branco, 6928 - Campinas : Yro


Me informaram que o Pr.Guilherme Ávila mora ( tentei ligar mas não atendeu) endereco da
I Ig. Batista, a 1a. fica na Rua 13c/16, nr.286 Centro Cep.74,015-030 fones : 62-261-3080 e 223-1717
e a da Vila Redenção fica na Av.Gonzaga Jaime Q78 L124 fone 62-282-6213

Tá com pouca fé , ou pouco serviço ? 36 horas vai dar prá fazer metade do que Tem nas mãos para realizar ? eu tenho um calculo que precisaria de umas 5 vidas . . . E como lhe falei, de certa forma tens cumprido a orientação do Apóstolo Paulo quanto ao casamento, isso também de certa forma lhe deixa com mais tempo. Vosso irmão em Cristo Jesus , Yrorrito:

A Paz do Senhor Yrorrito S Abe, gostaria de ter o endereco da I Ig. Batista, muito obrigado pelos artigos sobre a teologia da prosperidade e da libertacao, e o tempo anda curto, estava pensando em orar pedindo a Deus para transformar o dia em pelo menos 36 horas para dar tempo de fazer as coisas, o que vc acha disso... (rs). Pr.Wagner


BRASÍLIA

     Data: Fri, 31 Oct 2003 12:38:24 -0200

Oi, gente!
Como a Arletinha já contou, o encontro de ontem com o Pr. Wagner, aqui em Brasília, foi muito 10!! Ele parece ter gostado de Brasília.. foi passear no Congresso, na Esplanada, viu a casa do Presidente, etc.
Fomos lanchar numa Creperia e parece que o Pr. Wagner gostou dos Crepes deliciosos que nós comemos lá.
O papo animado da Arletinha e da Pra. Damaris deixou a noite ainda mais alegre! :-))
Ah, vcs naummm vão acreditar!!!
Mas a Arletinha chegou com uma sacola de presentinhos para o Pr. Wagner... e sabem o que tinha dentro??? Pão... e uma caixa dom 1 dúzia de ovos, para ele fazer o tracidional pão com ovo que ele tanto gosta! *rs.... Ficou faltando a Tubaína, porque aqui em Brasília não temos esse refrigente! Não é preciso nem dizer que o Pr. Wagner rachou o bico de tanto rir.... hehehehhe
 

Foi um prazer conhece-lo, Pr. Wagner!!

Sandr@ _ Jamais me esquecerei de você. Aliás, você estava deslumbrante, uma verdadeira princesa! Todos me darão razão, quando eu revelar as fotografias. Obrigado por seu carinho. Wagner


 
 
            Meninas....
            nem conto "proc€ ¦ês"....
 

            apertei as bochechas do meu genro...ops... quer dizer, do Pr. Wagner...
            que pessoa linda e aben€ ¦çoada... que carinho.
            Meninas, quero v€ ¦ê-lo casando... agora € ¦é uma quest€ ¦ão de honra.
            Imagina se eu n€ ¦ão iria apertar a bochecha dele para colocar na minha cole€ ¦ção... mas como ele tem duas bochechas aben€ ¦çoad€ ¦íssimas e fof€ ¦íssimas, n€ ¦ão me fiz de rogada, e logo apertei as duas.
            Mas ele n€ ¦ão estava s€ ¦ó... levou consigo a Pra. Damaris... gente, outra p€ ¦érola.
            Que ben€ ¦ção de mulher... que carinho tamb€ ¦ém... n€ ¦ão € ¦é por nada n€ ¦ão, viu gente? Mas acho que arrumei uma amigono. Gostei muito dela e n€ ¦ão vou deix€ ¦á-la escapar... Agora, mesmo que ela n€ ¦ão queira, eu a adotarei como minha amiga. Vcs t€ ¦êm que conhec€ ¦ê-la. Claro, apertei as bochechas dela tamb€ ¦ém.
            Uma pessoa especial, assim como o nosso amado Pr. Wagner.
            Queridos Pastores Wagner e Damaris... Deus, em seu infinito amor e miseric€ ¦órdia, CONTINUE OS ABEN€ ¦ÇOANDO.
            Pastor Wagner, vai um p€ ¦ãozinho com ovo e guaran€ ¦á a€ ¦í?
            O Jo€ ¦çt€ ¦ã pegou o senhor direitinho?
            Espero que tenha dado tudo certo.
            Fique na paz de Cristo.
            San, foi muito bom rever vc minha AMIGA amada e querida. Gente, a Sandrinha est€ ¦á cada di amais linda... e mais doce, e mais aben€ ¦çoada...
            Amo voc€ ¦ês todos.
            Acho que vou ficar um pouco sumidinha, pois tenho 08 trabalhos para apresentar na faculdade e 3 provas at€ ¦é segunda-feira.
            Beijocas e apertos nas bochechas.

Tia Arletinha:_ Aquele presentinh dos ovo com pãozinh foi dimaizi da conta, sô! Ê, treim bão, sô!
 Obrigado pelo carinho. Mais tarde vou escrever sobre a viagem. Tô com 800 e-mails baixando...
 wag


memórias pastorais - 06
 

Uma Viagem - Inesquecível
 
São Paulo - Brasília - Bela Vista -
Goiânia - São Paulo
 
Amados Irmãos Correspondentes:
 
Graça e paz!
 
Há alguma outra expressão melhor do que "MUITO OBRIGADO", para se dizer a Deus quando se está muito feliz e agradecido? Muito obrigado, Senhor! Bendito seja o Seu nome! Exaltado seja Deus para sempre!
 
O INÍCIO
 
Em Vitória do Espírito Santo encontrei-me com o velho e conhecido amigo Pr. Jonas Alves Costa, da Primeira Igreja Batista em Bela Vista de Goiás. Ele, pastor há 42 anos, iria completar mais um aniversário de ordenação em novembro, e estava me convidando para pregar na ocasião. Aceitei.
 
COM O TEMPO
 
A distância geográfica vai impossibilitando constantes contatos, e o assunto nunca mais voltou à tona. Pensei que o Pr. Jonas tivesse esquecido, e eu não ficaria triste, porque as verdadeiras amizades não dependem de contínuos telefonemas, cartas ou visitas; elas suportam tempo e distância. Mas o Pr. Jonas não esquecera: ligara-me no início de outubro, confirmando o evento.
 
UNINDO O ÚTIL AO AGRADÁVEL
 
Deus me concedeu o privilégio de ter diversos amigos virtuais, irmãos e irmãs com quem me correspondo, seja por listas, seja por e-mails pessoais. Então, em sendo Bela Vista uma cidade próxima de Goiânia, e sendo Goiânia próxima de Brasília, decidi ir até Brasília e voltar por Goiânia. Assim eu poderia conhecer os irmãos da capital da esperança e ainda visitar o povo que come arroz com piquí.
 
A PASSAGEM
 
Certamente que a viagem custa caro, e, na atual conjuntura econômica, com as necessidades da Igreja Batista Boas Novas e a constante diminuição de proventos, eu não teria nem condições de ir de ônibus. Quando um pastor vai visitar outra igreja distante, pode ser que venha a ser ressarcido das despesas e passagens, mas é um risco, pois há casos em que não há ressarcimento algum. E um pastor, quando bíblico, não prega por dinheiro. Se eu não encontrasse forma alguma de me deslocar, diria com sinceridade. Mas o meu irmão disse: "vai, eu ajudarei". E foi por mão abençoadora do meu irmão mais novo que pude ir. Muito obrigado, querido irmão!
 
EM BRASÍLIA
 
Saí de São Paulo às 12 horas do dia 30 de outubro, quinta-feira. Cheguei em Brasília 13:30. Ao descer, procurei a Pastora Damares Alves, assessora do Deputado Federal Pastor Reinaldo, do Estado de Santa Catarina, um dos líderes da Igreja do Evangelho Quadrangular daquela região. Eu nunca havia visto a Pra. Damares, a não ser por fotos. Será que ela iria me conhecer, mesmo depois de eu ter mudado a minha aparência física, após um tratamento no SPA, onde perdi 96 ... GRAMAS??? Ela não aparecia!
 
Liguei para a minha mãe, que me confirmou que ela estava no aeroporto. Decidi sentar para esperar. Mas não houve necessidade, pois uma jovem morena, deslumbrante, linda e muito elegante, estava se dirigindo até mim. E o sorriso foi identificador: era a Dadazinha. Que alegria conhecê-la pessoalmente!

 
 
PRIMEIROS PASSOS EM BRASÍLIA
 
Damares levou-me de carro, com um dos funcionários de seu gabinete, até o prédio onde funcionam os gabinetes parlamentares. Fomos ao restaurante do congresso. Senhoras e senhores, almocei ao lado do Ministro Paim, de deputados e prefeitos que nem conhecia! Que luxo! Enquanto um conversava sobre um projeto sobre casas populares, o outro discutia a reforma da previdência, eu olhava deslumbrado para a Damares e não acreditava estar alí naquele momento! Damares: obrigado pelo almoço chique, seja com X  ou com CH!
 
Descemos ao gabinete do Pastor Reinaldo. Tudo em reforma, as mesas estavam no corredor. Aliás, esse corredor do quarto andar era imenso. Pessoas maravilhosas trabalhando com o deputado. O tema das conversas era o Novo Código Civil. O deputado apareceu e conversamos muito. Que pessoa maravilhosa! Que senso de humor aguçado! Identifiquei-me bastante com todos. Acredito que trabalhar alí é um sonho!
 
CITY-TOUR POR BRASÍLIA
 
Damares me deu prioridade absoluta. Saímos de lá e fomos até a TORRE, o lugar mais alto da cidade. Coitada, ela tem medo de altura. Mas eu não tenho. E lá fui eu, tirar fotos de tudo quanto era ângulo. Quando as fotos estiverem prontas, as postarei para os amigos. Fomos para a frente do Palácio da Alvorada (espero não estar confundindo o nome), onde mora o Presidente Lula. Estavam trocando o turno e a bandeira. Tirei fotos com os soldados. Havia até uma ema no jardim! Entramos num parque onde havia um hotel simples, que estava hospedando os príncipes dos países de fala portuguesa, coisa muito simples...
 
 
PÃO COM OVO E TUBAÍNA
 
Fomos para um dos muitos pequenos centros comerciais da região. Havia uma lanchonete onde marcamos um encontro, Damares, eu, Arletinha, Sandr@, Lu@ Gospel e quem mais viesse (esperei por Rogério Vieira, mas não apareceu). Bem, não precisamos esperar muito, porque Arletinha e Sandr@ chegaram logo. Lu@ Gospel não entrou em contato, infelizmente. Bem, conhecer a Tia Arletinha foi um privilégio: uma senhora extremamente elegante e simpática. Trouxe-me um presente, dizendo ser um costume natural dos brasilienses. Eu vi um saco plástico com coisas de supermercado. Pensei: "que costume estranho, um pedaço de cesta básica pra visita. O que é que vou fazer com isso, uma vez que estou no hotel? Deixe-me ver o que é isso..." Quando abri o saco plástico, dei uma gargalhada que chamou a atenção das outras mesas: UMA FORMA CHEIA DE OVOS E UM GUARANÁ, EM LUGAR DA TUBAÍNA!!! Era brincadeira! E eu caí direitinho!
 
Sandr@ é uma pessoa fascinante. De olhos claros e aparência holandesa/sueca/suíssa/européia, transmite beleza e elegância, além de ser muito crente. Então eu estava ao lado de verdadeiras beldades. Comemos o tal do crepe, E QUE DELÍCIA! Vou contar um segredo: eu queria repetir, mas fiquei com vergonha, porque corria o risco de ser chamado de comilão... Depois veio um crepe doce, com sorvete, que maravilha!
 
Damares, Sandr@ e Arletinha: nunca vou esquecer esse tempo maravilhoso que pude passar com vocês! As lembrancinhas já estão em uso aqui e no meu gabinete! Só os pães e os ovos crus que não trouxe...
 
Damares levou-me até o HOTEL EL PILAR, onde me hospedei, saindo, em seguida, para levar a Tia Arletinha embora. A cabeça doía muito, devido às mudanças climáticas e de pressão, mas eu estava muito agradecido, muito feliz, muito contente!
 
No dia seguinte...
 
----- > CONTINUO NO PRÓXIMO, este e-mail já está grande demais....


Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com .