www.uniaonet.com/bnovas.htm
Igreja Batista Boas Novas
Fundada em 04 de novembro de 2000
Av. Internacional, 592Jardim Santo Antonio06126-000 – Osasco – SP
Ministro: Pastor Wagner Antonio de Araújo
Telefones do pastor:
9699-8633 / 3672-6738
e-mail da igreja: bnovas@pop.com.br e-mail do pastor: bnovas@uol.com.br
TELEFONE DA IGREJA:
  3591-3515

FEVEREIRO a ABRIL de 2004 .

http://www.uniaonet.com/bnovas.htm _ AGRADECIMENTO - Quero agradecer publicamente ao Missionário Yrorrito Abe, de Goiânia, Goiás, pelo brilhante e magnífico trabalho de centralizar as informações evangélicas e divulgar eventos no Reino de Deus, uma verdadeira CNN DE DEUS.
Acredito que o site dele é o maior acervo de informações missionárias práticas em língua portuguesa.
E tudo isso é feito graciosamente, como um tributo a Deus!
Yro, nós, evangélicos brasileiros, devemos muito a você, à sua boa vontade, ao seu desprendimento, ao seu coração ajudador.
Obrigado, Yro, por tudo!
Ele junta todas as nossas informações em uma página: http://www.uniaonet.com/bnovas.htm .
Se você quiser ver os dois boletins da semana, estão lá.
Se quiser pesquisar a nossa história recente, desde julho do ano passado, está lá também.
E, se quiser ler uma entrevista, onde digo se vou sair ou não da Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP, também achará lá.

OS MEUS ALUNOS NA FACULDADE
- É tão chique falar isso, mas, por outro lado, como é grande a responsabilidade!
Irmãos, como amo os meus alunos das turmas do terceiro e quarto anos, de teologia! Lecionei aos terceiroanistas a matéria ANTROPOLOGIA MISSIONÁRIA, e utilizei a fita de MISSÕES MUNDIAIS como material prático de missões transculturais.
Dá vontade continuar a aula até o final da noite, mas tem um recreio, e outra turma para servir.
Então fui aos quartoanistas e lecionei sobre TEOLOGIA DE MISSÕES.
Meditamos profundamente sobre Jonas 1. Depois que acaba a aula, eu sinto o quanto eles são preciosos para o Reino de Deus e, particularmente, em minha vida.
Obrigado, Pastor Elbem Sardinha, pelo convite para lecionar no Seminário Teológico Ebenezer! Obrigado, Pastor Ageo Silva, pela confiança!

SÓ QUATRO ALUNOS
- Ontem, sábado, 24/04/2004, só lecionei para quatro alunos, no curso de acompanhamento de violão, na igreja. Faço-o gratuitamente.
O que é mais lindo de se ver é o conhecimento prático se multiplicando: todos eles já conseguem tocar rudimentarmente uns três hinos!
Sabem mudar as posições, conhecem as seqüências de RÉ e de SOL, e querem aprender mais e mais!
Louvo o teu nome, ó, Senhor, que renova os dons e vocações ao longo das gerações!
Estão aí mais quatro violonistas básicos!

INVASÃO DA CASA DA IZAMARA
- Izamara, nossa secretária, não estava muito católica ontem (conhecem a expressão?), queria descansar. Mas eu pedi a ela que desse atenção à juventude, e realmente deu. Tanto deu, que os jovens resolveram ir à casa dela, comer pipoca e ensaiar uma esquete do Dr. PEGA-PEGA, da cidade de DOENÇOLÂNDIA.
Ensaiaram e deixaram pronto para domingo à noite.
Segundo eles, o encontro lá na casa da Izamara "foi muito dez" (muito bom!).
Parabéns, juventude!

ABRA A BOCA E TESTEMUNHE!
- Esse foi o tema da pregação da manhã deste domingo, 25/04/2004.
O Espírito Santo tocou em meu coração, para que falasse sobre Atos 1,8 e Mateus 28,20, sobre o tema citado.
Ah, como é bom pregar a Palavra de Deus!
No apelo (até apelo teve nesta manhã), praticamente TODA a igreja foi à frente, renovando os seus compromissos de testemunhar de Cristo aos amigos, vizinhos, parentes, conhecidos e desconhecidos.
Seja Deus engrandecido!
Sentimos falta da irmã Cida Diferenz, do Rio de Janeiro, Auta Rangel, de Vila Velha, e Marcos Duarte, saxofonista, de São Paulo.
São irmãos que nos visitaram nos últimos dias.

CINCO OU SEIS?
- Essa é a dúvida que tenho: serão cinco ou seis batismos no final de maio? Graças a Deus pelos candidatos ao batismo, crentes novos, pessoas que encontraram em Cristo a salvação e a razão de suas vidas.
Uma igreja que cresce com crentes de outras igrejas se transferindo para ela, não traz crescimento real para o Reino de Deus.
Não desprezo transferências e recepções - longe de mim isso!
Mas exulto quando tenho pessoas para batizar!
Já iniciamos a turma de catecúmenos. Serão quatro domingos.
Que o Senhor dê sabedoria e discernimento a eles, para estarem prontos.

QUEM VIVE PECANDO É ESCRAVO
- Com essa frase pude proclamar o Evangelho, neste domingo à noite, 25/04/2004.
A pregação foi a seqüência da esquete preparada pela juventude.
Fizeram uma peça rápida, anunciando que havia na cidade um médico que curava todas as doenças. Então o resto foi mímica.
O doutor recebe uma pessoa com dor de barriga, e acaba ficando com dor de barriga também.
Então outra com coceira aparece.
Igualmente contagia o doutor.
Uma resfriada surge e o doutor fica muito mal. Então eu entro, vejo o seu estado, abro a bíblia e, ao esclarecer o doutor, ele fica curado. Tudo em mímica.
Tive que começar a mensagem daí. Louvado seja Deus pelos corações tocados pelo Senhor.
As pregações estão sendo gravadas no computador. Só resta o nosso sonoplasta entregar-me em cd, para que eu as disponibilize para quem desejar.

UM FRIENDSHIPÃO
- É sagrado: acabou o culto, subimos para comer e beber, uns com os outros. Hoje eu levei 8 sonhos (doce típico, com recheio delicioso).
O povo sobe afoito, tentando pegar um pedacinho.
Deu pra todo mundo.
Tinha pão doce, torta, tinha muita coisa boa.
Enquanto comemos e bebemos (tudo de graça), conversamos, rimos, compartilhamos, vivemos um pouco em comunhão.
E o de hoje foi muito bom, porque praticamente todo mundo participou.
Que Deus dê a todas as Suas igrejas o privilégio de ter comunhão prática!

UM PEDIDO DE ORAÇÃO
- Orem por um milagre financeiro. Para fecharmos as contas no final do mês, precisaremos realmente de um milagre.
Em outros meses isso aconteceu.
Por favor, orem para que aconteça neste mês também!
Orem para que o socorro venha das fontes mais inesperadas!
Em nome da nossa igreja, eu agradeço!
Um abraço a todos, e obrigado por viverem comigo a história da Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP
falar comigo: bnovas@uol.com.br Wagner Antonio de Araújo
obs: compartilho a dor que continuo sentindo pelos garotos que se desviaram do Evangelho.

Amantíssimos irmãos, das famílias COMPARTILHANDO, PONTO DE ENCONTRO & CANTINHO GOSPEL: UM ÓTIMO DOMINGO PARA VOCÊS!!! E, PARA COMEMORAR, COLOQUEI AO FUNDO O INIGUALÁVEL CANTOR LUIZ DE CARVALHO, EXALTANDO AO SENHOR COM A CANÇÃO "PORQUE ELE VIVE" Deus lhes abençoe. Pr. Wagner YRORRITO O que seria do mundo evangélico brasileiro, sem o seu trabalho e a existência do UNIAONET? Você é um sustentáculo do trabalho missionário, um verdadeiro MENSAGEIRO DE BOAS-NOVAS, meu irmão! Parabéns! Wagner
( seria muito difícil Deus nos usar sem termos exemplos como o sr. Pastor Wagner para nos orientar . . . Yro 25/04/2004)

ANO IV – número 10

25/04/2004

E VOCÊ???

Vila Souza Na terça-feira, 20/04/2004, estivemos celebrando mais um culto em nosso ponto de pregação de Vila Souza, zona norte da capital paulista. Situado na casa da irmã Leontina, o nosso ponto de pregação pode acolher 20 pessoas sentadas. Na ocasião estávamos em 8 pessoas. Terça-feira não é um dia de vultuosas presenças, tendo em vista ser dia de escola e trabalho. O culto foi uma bênção. O Conjunto Frutos, formado por Argemiro, Marcos e Maristela, que não cantava há mais de dois anos, resolveu tirar o pó dos playbacks e cantar para o Senhor. Foi lindo! Ao final, um bolo de maçã muito gostoso, gentilmente preparado pela dona da casa. Terça-feira tem mais!

 

GRANDE PASSEIO - O Pr. Aparecido Donizete Fernandes, pastor de nossa Congregação Batista em Jardim Helena Maria, zona norte de Osasco, realizou neste feriado, 21/04/2004, um passeio promocional, de sua livraria evangélica. Segundo o seu telefonema, o passeio foi maravilhoso e trouxe muitas experiências inesquecíveis. Todos saíram encantados com o lugar e a maneira graciosa com que tudo transcorreu. Já estão pensando num segundo.

 

UM PASTOR-SURPRESA!!!

Deus é realmente gracioso para com a Igreja Batista Boas Novas de Osasco. Após a chegada no templo, às 19 horas, quando pude atender à querida irmã Tatiane, num processo de orientação doutrinária, eis que chega, para nos visitar, o Pastor Cristiano, missionário conveniado da Convenção Batista do Estado de São Paulo, que trabalha na cidade paulista litorânea de Iguape. O Pastor Cristiano é pai do querido Klebinho, hoje morando na Áustria, mas que tornou-se músico do Kadoshi por algum tempo. É claro que lhe ofereci o púlpito, alertando-o que teríamos pouquíssimas pessoas presentes. Mas enganei-me. Tivemos 28 irmãos, o que, para nós, numa quarta-feira, é um bom número. Sua mensagem versou sobre AMAR A SI, AO PRÓXIMO E A DEUS. Sua pregação foi tocante, contagiante, quebrantadora. O Espírito Santo operou em sua palavra. Tivemos alguns irmãos à frente, quebrantados, pedindo oração. Ao final, a alegria generalizada de todos.

 

RECEBIDOS COMO REIS  Ir à casa da irmã Eunice, no Jardim Primeiro de Maio, em Osasco, é ser recebido como rei! Izamara, Serginho e eu, estivemos lá na quinta-feira última, dia 22/04/2004. Reunimos os irmãos dalí e propusemos algumas coisas, que foram aceitas com muita alegria: 1) Daremos um mês de preparação para o batismo, aos que já se converteram; 2) Enquanto eu me reúno com os candidatos, o Serginho e a Izamara dirigem um culto com os demais; 3) Eles se comprometem a reunir crianças do bairro, para a formação do CORAL INFANTIL PRIMEIRO DE MAIO, a ser treinado pela Izamara. Depois da reunião, muito bolo e lanchinho! Êta, como é difícil ser crente! Como a gente engorda! Quinta-feira próxima iniciaremos tudo isso. Será que alguém quer ir conosco?

 

hoje – é o Dia da Escola Bíblica Dominical.

ontem – Foi o Dia Mundial de Testemunho e Oração do Homem Batista

 

sábado que vem – Tem um programa especial, mas você tem que falar pessoalmente com a Izamara.

 

Terça-feira: 20 h – Culto no Ponto de Pregação de Vila Souza.

 

Quarta-feira, 20 h – Culto intersemanal. Venha, não falte. Às vezes há surpresas!

 

Quinta-feira, 20 hs – Aula de catecúmenos e culto, no Ponto de Pregação do Primeiro de Maio. Venha participar conosco!!!

 

SEXTA-FEIRA, 20 HS:

FESTA DOS ANIVERSARIANTES DO SEGUNDO BIMESTRE.

 

Quinta-feira, 20 hs – Culto na Missão Batista do Jardim Helena Maria, sob a direção do Pr. Aparecido Donizete Fernandes.

 

Sábado, 15 horas: REUNIÃO DOS DEPARTAMENTOS DA IGREJA. ATÉ ÀS 17 HORAS. TODOS OS ELEITOS DEVEM PARTICIPAR.

 

CEIA DO SENHOR – próximo domingo. 19 hs. Participação especial do GRUPO FRUTOS, do Argemiro, Maristela, Marcos e demais.

 

ANIVERSÁRIOS:

EDISON, dia 01/05

JOSÉ MANUEL, dia 04/05

FERNANDINHO E IRISMÊ, 07/05

QUEM MAIS???

 

 O QUE É A ESCOLA DOMINICAL

O termo " Escola Dominical " foi primeiramente usado pelo jornalista evangélico Robert Raikes, na Inglaterra, a partir de 1780, quando começou a oferecer instrução rudimentar para crianças pobres em seu único dia livre da semana: domingo, pela manhã e à tarde, pois a maioria, mesmo tendo pouca idade já trabalhava durante a semana. A Escola Dominical nasceu para servir como o ensino público gratuito, orientado pelos princípios da educação-cristã, vindo posteriormente o governo britânico e de outros países a oferecer o sistema de educação pública e a se responsabilizar oficialmente por ele. O movimento iniciado por Raikes é considerado o precursor desse sistema.

Portanto, a Escola Dominical do nosso tempo náo é o mesmo do britânico inicial, mas o tipo de escola que surgiu na América do Norte muito tempo depois oferecendo um conteúdo curricular bíblico, não mais objetivando prioritariamente a aprendizagem da leitura e da escrita de seus alunos e sim o conhecimento bíblico, a edificação espiritual, o discipulado e a integração e a evangelização.

Assim, a Escola Bíblica Dominical é o momento especial da semana para que todos que pertencem a uma igreja local (crianças, adolescentes, jovens, adultos, incluindo os novos convertidos), primeiramente, se reúnam para estudar a Palavra de Deus de forma pedagógica e metódica, e também promovam a comunhão, o discipulado e a integração de novos crentes e a evangelização, cooperando para o cumprimento da Grande Comissão de Jesus registrada em Mateus 28.18-20.  

A Piscina e a Cruz

Conta-se que um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e molhar somente o dedão do pé antes de qualquer  mergulho. Alguém intrigado com aquele comportamento, lhe perguntou qual razão daquele hábito. O nadador sorriu e respondeu: Há alguns anos eu era um professor de

natação de um grupo de homens. Eu os ensinava a nadar  e a saltar do trampolim. Certa noite, eu não conseguia dormir e fui à piscina para nadar um pouco. Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro do clube.  Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente. Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz. Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem. Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado.  Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus

tinha morrido para nos salvar pelo seu precioso sangue.

Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram à mente e me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte de Jesus. Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos. Finalmente desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina. Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido!

Tremi todo, e senti um calafrio na espinha. Se eu tivesse saltado seria meu último salto. Naquela noite, a imagem da cruz na parede salvou a minha vida. Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina, confessei os meus pecados e me entreguei a Ele, consciente de que foi exatamente em uma cruz que Jesus morreu para me salvar. Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me esquecer, sempre que vou à piscina molho o dedão do pé antes de saltar na água.

(autor desconhecido)


ANO IV – número 09

25/04/2004

ENTREVISTA

O nosso boletim vem acompanhando a repercursão da situação pastoral em nossa igreja. Visando esclarecer os fatos e orientar o nosso povo, um irmão anônimo entrevistou o nosso pastor. Eis o texto:

BBN – Pastor Wagner, gostaríamos de esclarecer à igreja alguns fatos e algumas decisões suas. Diga-nos: por que o senhor deseja deixar a Boas Novas?

PRW – Bom, muitas coisas aconteceram, para que eu chegasse à esse desejo. Como todos sabem, pastoreio a Boas Novas desde o início da congregação, em 7/11/1996. Nunca passou pela minha cabeça a idéia de deixar a igreja, mesmo nos momentos mais difíceis. Sim, coloquei o meu ministério à disposição, crendo que Deus o confirmaria. E confirmou. Mas agora tenho dúvidas.

BBN – E por que?

PRW – Bem, porque eu me sinto cansado. Nós já enfrentamos muitas e muitas crises. Mas não há tempo em que não haja mais uma crise para enfrentar. As duas últimas foram por demais desgastantes, e eu estou precisando descansar.

BBN – O que aconteceu, de tão grave?

PRW – Não vou entrar em detalhes, mas vou mencionar o tema dos dois problemas. O primeiro foi quanto a pensarem coisas a meu respeito e manterem isso tão escondido, que eu só vim saber quando pessoas estavam querendo deixar a igreja. E o segundo é de ordem particular, quebra de relacionamentos unilateralmente.

BBN – Esses problemas estão em aberto ou foram resolvidos?

PRW – Um deles foi resolvido. O primeiro. Graças a Deus tudo foi esclarecido, quem devia pedir perdão, pediu; quem devia perdoar, perdoou, e tudo se esclareceu. O segundo problema não tem solução imediata. Nós não podemos invadir a privacidade de outras pessoas e incutir nelas o nosso desejo. Elas são donas do próprio nariz e decidem as coisas por si sós. Mas, como disse o poeta, “Não desista dos seus sonhos, Deus está com você”. Eu creio que um dia o bom censo reunirá a todos.

BBN – O pastor pode entrar em detalhes?

PRW – Não. O que passou, passou. Quem sabe um dia isso não se acerte e se torne um lindo testemunho do poder restaurador do Espírito Santo? E, ao meu ver, parece que as coisas começaram a se resolver. Aleluia!

BBN – Amém. Mas, diga-nos: quais são seus planos para o futuro?

PRW – Eu sempre sonhei em pastorear um grupo de batistas brasileiros nos Estados Unidos. Entretanto, como não pedirei a ninguém uma recomendação (não seria certo),  sei que não acontecerá, a menos que seja do agrado de Deus. Eu sempre estabeleci que apenas isso, ou a morte, me tirariam da Boas Novas

BBN – Mas agora o pastor está pensando diferente. Por que?

PRW – Porque eu senti que a minha presença enjoou. Talvez a igreja esteja precisando de alguém que dê seqüência ao meu trabalho, alguém diferente, alguém que seja mais aceito pelos adolescentes e jovens, alguém dinâmico, que tenha novas idéias. Talvez o meu tempo já tenha passado. Isso é natural. Há tempo de entrar, tempo de ficar, e tempo de sair. É normal.

BBN – Mas o pastor gostou do que a igreja lhe fez, no sábado passado? O que achou daquilo tudo?

PRW – Ah, eu fiquei surpreso! Me pegaram literalmente de calças curtas! (risos). Aquela serenata, aquelas cartas, aquelas lágrimas, aqueles comes-e-bebes, tudo isso foi encantador! Eu pensei que se tratasse de uma despedida, de uma expressão de gratidão pelo tempo que passamos juntos, mas, depois daquilo, diversas pessoas vieram me pedir para não sair da igreja, então não sei mais o que pensar!

BBN – O senhor acha que a igreja não quer a sua saída?

PRW – Estou começando a pensar assim. É bom sentir-se amado depois de um longo tempo!

BBN – o pastor tinha dúvidas quanto ao amor da Boas Novas pelo senhor?

PRW Sim.

BBN – Mas por que?

PRW – Sabe, amor se expressa com atitudes. Eu tenho procurado demonstrar isso com uma série delas. Mas quando viajo, e vejo crises se instalando, então eu questiono muito esse tipo de amor. Amor é estável, amor é constante, amor a gente expressa sempre. Senti muita falta.

BBN – Como o irmão tem expressado o seu amor?

PRW – Pela igreja ou pelas pessoas?

BBN – Por ambos.

PRW – Quanto às pessoas, não posso ser direto, mas posso mencionar que sempre estive disponível, em qualquer circunstância. Sempre procurei ajudar quem precisasse. Sempre tirei do próprio bolso, vazio que fosse, e reparti o pouco que tinha com quem precisava estudar, precisava comprar algo, precisava cobrir despesas. Além do mais, nunca medi horários: madrugadas, manhãs, noites, qualquer hora era hora para estar ao lado. Quanto à igreja, isso eu tenho feito sempre. Quando o orçamento da igreja caiu, em virtude da saída de grande número de irmãos, eu quis provar que não era um mercenário, ficando na Boas Novas até sem salário. Eu tinha convênio médico; não tenho mais. Eu tinha INSS, não tenho mais. Eu tinha Fundo de Garantia; não tenho mais. Eu tinha verba para comunicação; não tenho mais. Eu tinha verba para gasolina; não tenho mais. Eu até 13º salário tinha; não tenho mais. Finalizando: eu tinha salário, agora tenho uma sobrinha no fim do mês. Acho que, se isso não for uma atitude de amor, não sei mais o que é amar!

BBN – Mas a igreja sempre soube disso, pastor!

PRW – Mas até hoje as expressões de reciprocidade praticamente inexistiram, exceto por um ou outro membro.

BBN – Qual era o seu desejo, pastor?

PRW – Eu queria fazer uma série de conferências, e ver o povo presente. Eu queria ter um projeto, e ver o povo envolvido. Eu queria ver a mocidade e os adolescentes, firmes e constantes nos caminhos do Senhor. Quando compramos instrumentos musicais, foi para serem tocados, não pra serem abandonados! E, finalmente, eu queria me sentir útil. A impressão que tenho é que sou um apêndice, e isso eu não vou continuar sentindo.

BBN – Sábado fez alguma diferença em seu coração?
 

PRW – Sim. Fez. Eu senti o carinho da igreja. Carinho não se faz com presentes caros (se bem que presentes também fazem parte das expressões de carinho...). Aquela serenata falou muito ao meu coração.

BBN – O SENHOR VAI SAIR DA IGREJA, PASTOR?

PRW – Não sei, irmão. Tudo vai depender da resposta de Deus.

BBN – E como o senhor irá saber qual é a resposta de Deus?

PRW – Bem, eu estou cansado, estressado, já não estou agüentando o trânsito de São Paulo e Osasco. Sinto um desejo intenso de ir-me embora para o interior ou para o litoral. Não gostaria de deixar os irmãos, mas eu não senti que fosse importante que eu ficasse também. Agora é que a igreja começou a demonstrar isso. Espero que não tenha sido tarde demais. Mas isso só Deus irá mostrar. E eu direi à igreja o que for.

BBN – Como e quando saberemos sobre sua decisão?

PRW – Eu pedi a Deus 30 dias. Em trinta dias eu preciso ver a vontade dEle expressa, de uma maneira ou outra. A vontade da Boas Novas está clara para mim: acho que não querem que eu vá embora. Eu agradeço! Eu vi muita gente aqui crescer. Vi muita gente ser salva. Doutrinei e enviei para o batismo quase 80% das pessoas. Sinto-me privilegiado por isso. Porém, aguardo ser convocado pelo Senhor para uma outra igreja nos próximos trinta dias. Caso não surja nenhum convite nesse período, entenderei que essas portas fechadas vêm do Senhor. No ano passado eu fui consultado por seis vezes, e nesse ano já tive dois convites para deixar a Boas Novas. Eu nunca aceitei. Certa vez fui convidado para pastorear no Espírito Santo, uma igreja que na época tinha 1200 membros, 8 congregações, e que me pagaria um salário muito alto. Eu disse não. Eu disse que tinha um compromisso com Boas Novas. Bem, agora eu vou esperar. Caso os trinta dias passem e nada chegue até mim, então entenderei que o Pai fechou as portas e disse: “os planos não mudaram. Fique”.

BBN – Continuará até quando?

PRW – Até que me coloquem para fora! (risos). Não, irmão. Ficarei até que uma circunstância me mostre que devo sair. Mas, na nova circunstância, não pedirei sinal algum. Eu simplesmente sairei. E só avisarei a igreja depois de aceitar o novo convite. Entretanto, se eu ficar, o projeto básico é ficar até morrer, ou até Cristo voltar.

BBN – Se o senhor ficar (e creio que irá ficar – aleluia) o que pretende fazer?

PRW – Quero batizar o quanto antes todas as pessoas que já se converteram e estão congregando conosco. Batismos alegram e animam o coração de uma igreja. O Discipulado eu acredito que não retomarei, porque fiquei muito triste com tudo o que aconteceu. Mas gostaria de retomar o PROJETO MATURIDADE, nos três lares às sextas-feiras. Também gostaria de realizar duas viagens missionárias. Os Anjos da Rua estão nos meus planos também. Estou sonhando com a produção de camisetas, depois de um concurso entre os adolescentes e jovens, para escolher um desenho para EU AMO MUITO A BOAS NOVAS. Estamos precisando disso. Gostaria de um campeonato de futebol e de vôlei, e o fortalecimento das três congregações.

BBN – E para si mesmo?

PRW – Bom, se tenho o direito de pedir – ou de sonhar..., gostaria de receber o meu salário integral, e vê-lo reavaliado, mas para cima, e não pra baixo, como tem sido nos últimos 4 anos! Gostaria de ter uns 4 dias de férias, para recuperar as forças interiores (estou realmente estressado). E receber a bênção e a permissão de viajar em setembro para os Estados Unidos, onde estarei pregando em diversas igrejas da região. Mas se eu disser que fico, a América não me deterá. Tenha certeza. Bom, você perguntou, não reclame! (risos).. .


VILA SOUZA - Na terça-feira, 20/04/2004, estivemos celebrando mais um culto em nosso ponto de pregação de Vila Souza, zona norte da capital paulista. Situado na casa da irmã Leontina, o nosso ponto de pregação pode acolher 20 pessoas sentadas. Na ocasião estávamos em 8 pessoas. Terça-feira não é um dia de vultuosas presenças, tendo em vista ser dia de escola e trabalho. O culto foi uma bênção. O Conjunto Frutos, formado por Argemiro, Marcos e Maristela, que não cantava há mais de dois anos, resolveu tirar o pó dos playbacks e cantar para o Senhor. Foi lindo! Ao final, um bolo de maçã muito gostoso, gentilmente preparado pela dona da casa. Terça-feira tem mais!

PASSEIO
- O Pr. Aparecido Donizete Fernandes, pastor de nossa Congregação Batista em Vila Baronesa, zona norte de Osasco, realizou neste feriado, 21/04/2004, um passeio promocional, de sua livraria evangélica. Ainda não temos informações sobre como foi esse passeio, que atividades tiveram ou quais as curiosidades dessa viagem. Mas, tão-logo tenhamos dados, os publicaremos para o conhecimento de nossos amados leitores.

UM PASTOR-SURPRESA
- Deus é realmente gracioso para com a Igreja Batista Boas Novas de Osasco. Após a chegada no templo, às 19 horas, quando pude atender à querida irmã Tatiane, num processo de orientação doutrinária, eis que chega, para nos visitar, o Pastor Cristiano, missionário conveniado da Convenção Batista do Estado de São Paulo, que trabalha na cidade paulista litorânea de Iguape. O Pastor Cristiano é pai do querido Klebinho, hoje morando na Áustria, mas que tornou-se músico do Kadoshi por algum tempo. É claro que lhe ofereci o púlpito, alertando-o que teríamos pouquíssimas pessoas presentes. Mas enganei-me. Tivemos 28 irmãos, o que, para nós, numa quarta-feira, é um bom número. Sua mensagem versou sobre AMAR A SI, AO PRÓXIMO E A DEUS. Sua pregação foi tocante, contagiante, quebrantadora. O Espírito Santo operou em sua palavra. Tivemos alguns irmãos à frente, quebrantados, pedindo oração. Ao final, a alegria generalizada de todos.

ATIVIDADES DA SEMANA
- Amanhã, 22/04/2004, teremos a INAUGURAÇÃO DO PONTO DE PREGAÇÃO NO BAIRRO PRIMEIRO DE MAIO, na divisa com o Rodoanel, aonde temos um bom número de irmãos, que freqüentam a nossa igreja. Vamos ver como vai ser.
Na sexta-feira, 23/04/2004, estarei lecionando no SETE - SEMINÁRIO TEOLÓGICO EBENEZER, da Igreja Evangélica de Vila Iara.
No sábado, 24/04, estarei lecionando violão básico, das 15 Às 17 hs, e os jovens estarão reunidos em algum lar, às 20 horas. E o domingão vai ser normal.
INFORMOU O "BOAS NOVAS SEM NOME".
Eu já estava dormindo, o coração não estava muito bem. Também estava numa fase "pós-traumática" (para não dizer fim de desinteria, é feio dizer isso...) De repente, comecei a escutar esse cântico ao pé de minha janela:
"EU SÓ CONFIO NO SENHOR, QUE NÃO VAI FALHAR, EU SÓ CONFIO NO SENHOR, SIGO A CANTAR; SE O SOL CHEGAR A ESCURECER E O CÉU TOLDAR, EU SÓ CONFIO NO SENHOR, QUE NÃO VAI FALHAR".
Pensei: "Acho que estou morrendo!
Os anjos já estão cantando o meu corinho preferido!" Mas dei-me um beliscão e percebi que eu estava vivo, e bem vivo (porque doeu!).
Então abri a janela, que dá para o jardim. Eis a Igreja Batista Boas Novas de Osasco, ali, de pé, na garagem e no jardim de minha casa, cantando o meu corinho!
Acho que havia umas 35 pessoas, mais da metade do rebanho.
Claro, comecei a chorar.
Eles saíram da garagem e foram entrando na sala, cantando e cantando.
Mamãe estava sentada em sua poltrona de todos os dias, e a Milú estava segurando a Maggy (a cachorrinha).
Depois de cantarem isso, cantaram outros lindos hinos, todos os que eu mais canto e que mais prefiro.
Eu sentei-me na cadeira junto à porta do meu quarto.
Estava de pijama com bermuda.
Que vergonha!
Bom, se era pra ser surpresa, foi mesmo!
Então o vice-presidente, Paulo Sérgio Dias Carias, tomando a palavra, falou:
"Pastor, estamos aqui para demonstrar o nosso amor e carinho pelo irmão.
Perder um pastor é algo que acontece, mas perder um pai é algo que dói.
Nós não gostaríamos de perdê-lo, apesar de querermos que não se faça a nossa vontade, mas a de Deus". Então as pessoas começaram a falar.
A primeira falou:
"Eu estou há um ano na igreja.
Uma vez eu havia brigado com uma pessoa no serviço e estava a ponto de estourar, quando o pastor ligou para mim e fez uma oração específica, sem saber de nada".
Outra falou
: "Quando o meu esposo estava morrendo, e sentia fortes dores na barriga, o pastor foi em nossa casa, ficou até alta madrugada e orou por ele, e naquele dia a barriga não doeu".
Outra falou:
"Uma coisa que o pastor me ensinou foi não olhar para os pecados de uma pessoa, mas amá-la mesmo assim, sem concordar co os erros. Eu agradeço por ser amada. E louvo a Deus pelo meu pastor ser conhecido, porque fui fazer uma entrevista para um emprego, e perguntaram de que igreja eu era, eu disse a igreja e o pastor, e a pessoa abriu um sorriso, dizendo que já tinha ouvido o meu pastor pregar.
Que honra!
" Uma irmã, nova crente, em lágrimas, agarrou minha mão e disse: "Pastor, agora que eu cheguei na igreja, agora que estou servindo ao Senhor, o senhor vai embora? Por favor, não nos deixe!
" As lágrimas não paravam, e o povo ia se revezando no falatório.
Depois cantaram a música ERAM CEM OVELHAS, que eu tanto canto em dueto.
Enquanto isso as crianças me entregaram cartinhas.
Uma delas dizia:
"Oi, Pastor, eu gosto muito de você. Você é muito importante para mim. Eu espero que Deus abençoe sua vida. E que você nunca deixe nós (sic). Assinado: Carine"
Ao lado, ela fez a minha caricatura e a porta da nossa igreja
. Então o vice-presidente solicitou que todos estendessem a mão e impetraram a bênção araônica sobre mim: "O Senhor te abençoe e te guarde.
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti.
O Senhor sobre ti levante o seu rosto, e te dê a paz".
Bem, depois disso tudo me deram a palavra.
Quando me deixaram falar (eu começava e eles diziam "Êh... Êh...), eu agradeci muito a manifestação, e disse que acabara de ficar confuso, pois é fato que eu estou disposto a sair (passei alguns problemas sérios, dois dos quais diziam respeito a irmãos muito queridos que deixaram a nossa igreja).
Então eu olhei pra minha mãe, sentada na outra ponta da sala, e disse:
- E agora, mãe? O que é que eu faço, hein? - Cuide de suas ovelhas e não saia!
Ah, foi uma comemoração: aplausos, hip,hip hurra, só faltaram levantar a minha mãe.
Percebi claramente a intenção deles em vir hoje aqui em casa: vieram pedir-me para não deixá-los.
Que coisa linda!
Eu disse que vou orar bastante para saber a vontade de Deus. Depois fomos à cozinha e comemos os alimentos trazidos para esse "friendship" (confraternização, eles chamam com esse nome em homenagem a mim).
Bem, tinha salsicha com molho e pão, tinha torta de palmito, tinha bolo de fubá, tinha refrigerante, tubaína, tinha de tudo!
Eu comi com alegria e com gratidão.
Depois vieram ver o meu quarto.
Mostrei-lhes a cama que ganhei de minha mãe (cama de casal - talvez uma profecia, quem sabe...), mostrei aos garotos um pedacinho do filme Paixão de Cristo, que tenho aqui nas minhas bagunças, e conversamos um pouco.
Mas a irmã Júlia já gritou lá da sala: "Vamos, pessoal, amanhã é domingo, tem Escola Bíblica Dominical, não quero ninguém chegando atrasado..." Então cada um pegou suas coisas, veio despedir-se de mim e foi embora.
E eu fiquei aqui, sozinho, no meu quarto, a me perguntar: "Meu Deus, o que eu faço agora?"
Irmãos, vocês, que acompanham a amada Boas Novas de Osasco e o meu ministério à frente dessa igreja, me ajudem a orar sobre isso, certo?
Amanhã estarei pregando, pela manhã sobre A EXCELÊNCIA DO AMOR PELA IGREJA, e à noite receberei o Marcos Duarte para tocar saxofone.
Não tenho ainda um convite absoluto, declarado, há sondagens substanciosas apenas, de igrejas que me queriam à frente de seus ministérios.
Mas o povo da amada Boas Novas manifestou um carinho desde há muito desejado, talvez lembrando a mim os velhos tempos.
Quero fazer a vontade de Deus.
Se quiserem manifestar a opinião para mim, escrevam-me.
Vou compartilhá-las com todos, posteriormente.
E ficarei imensamente grato com a sua palavra.
Muito obrigado pelas orações que por mim farão.
Um abraço.

Hoje é segunda-feira, 19 de abril de 2004.
Irmãos A internet pode ser uma maldição, quando mal utilizada. Mas, quando usada dentro dos princípios cristãos, e sob a orientação da Palavra de Deus, então ela é uma bênção!
Dias atrás recebi na Igreja Batista Boas Novas de Osasco, a querida irmã CIDA DIFERENZ, grande divulgadora da Palavra do Senhor, atualmente tratando de seu marido Oto, em São Paulo.
Ela por duas vezes nos visitou e nos abençoou grandemente com seu carinho, simpatia, ajuda e amor.
Hoje também fui abençoado, não só eu, mas toda a nossa igreja: recebemos a visita da querida irmã AUTA RANGEL, de Vila Velha, Espírito Santo.
Ela foi uma das apoiadoras de nosso trabalho, mesmo sem nos conhecer pessoalmente. Conhecemo-nos em Vitória, quando da assembléia da CBB em 2003. Agora, com a filha estudando no Seminário Teológico Palavra da Vida, tem vindo a São Paulo freqüentemente. Desta vez ela foi nos conhecer. Estou chegando agora de Atibaia, onde fui devolvê-la à pousada onde se encontra. Uma viagem considerável (110 quilômetros só de ida). Mas nos abastecemos muito bem, numa churrascaria gaúcha, no quilômetro 18, um bairro de Osasco.
Só não tinha a bendita TUBAÍNA, que ela tanto queria conhecer. Estávamos em três: ela, Izamara (secretária da igreja) e eu. Um dia após a serenata aqui em casa, e o domingo foi fabuloso. Pela manhã muitos irmãos no culto matinal.
Eu preguei uma mensagem nova: A EXCELÊNCIA DO AMOR PELA MINHA IGREJA.
Preguei com a alma. AMO MUITO A MINHA IGREJA, a frase que ficou marcada em meu coração. O Edison, sonoplasta, gravou em seu micro. Se ele conseguir arrancar de lá e colocar em cd, conseguirei o MP3. Depois de pregar, saí rapidamente (não dei aula na EBD), e fui até uma outra cidade, COTIA, onde visitei a mãe de um diácono, membro de nossa igreja, José Vasco e Maria Lúcia. A mãe chama-se Luiza, é da Assembléia de Deus e quebrou o joelho.
Ela ficou muito feliz com a visita, e eu também, por vê-la melhor.
Saí rapidamente, uma vez que já era meio-dia e a barriga estava apitando, avisando veementemente que um grande cataclisma iria acontecer, caso eu não me reabastecesse rapidamente. Em uma hora estava de volta em casa.
Que almoço abençoado!
Descansei um pouco à tarde, não sem antes ler os e-mails que estão chegando, onde os irmãos e irmãs estão me dando a opinião sobre o que devo fazer com relação à Boas Novas - ficar ou sair?
É claro, eu precisarei decidir, conforme o que o Espírito Santo colocar em meu coração.
Mas a bíblia diz: "na multidão dos conselheiros há sabedoria", por isso acho importante ouvir os irmãos.
Afinal, todos, de uma maneira ou de outra, estão participando da Boas Novas.
Pensei que iria até Atibaia, buscar a irmã Auta, mas ela tomou um ônibus na rodoviária e veio até o Terminal Rodoviário do Tietê.
Isso facilitou. Peguei-a e fiz um city-tour pela cidade de Osasco.
Mostrei a Igreja Batista em Bela Vista, de onde saí em 6/11/1996, depois o nosso primeiro lugar alugado, o "galinheiro". Subimos a outra rua e vimos o antigo salão, na Rua Boaventura Valério de Miranda, 60.
E, de lá, fomos ao templo atual, onde logo de cara ela percebeu a placona.
Que alegria recebê-la conosco! Nossos irmãos vibraram.
O culto da noite foi muito abençoado. estava presente o saxofonista Marcos Duarte, que, pela quarta vez, veio louvar ao Senhor conosco.
Assistimos ao filme CUBA e RADICAL ÁFRICA, da Junta de Missões Mundiais. Em lágrimas, começamos a levantar as nossas ofertas missionárias. O nosso alvo para esse ano é muito ousado. Para uma igreja de 49 membros (47, com duas saídas últimas), 1850,00 é simplesmente muita ousadia. No ano passado levantamos 980 reais. Deus nos ajude a conseguir todo esse alvo! Preguei sobre A LÍNGUA SANTA.
Uma alusão irônica à língua ferina das pessoas. Baseei-me em Tiago, quando fala sobre a fonte jorrar água doce e água salgada. Na minha estória, jorrava também água enferrujada e água de esgoto. Ao final, no apelo, dezenas de pessoas ficaram de pé, pedindo: "Senhor, cura a minha língua..." Eu fui o primeiro a erguer a mão. Quem disse que pastores são ilesos ou imunes às tentações de Satanás? Tivemos, além da boa música instrumental, o Primeiro de Maio, com suas irmãs e crianças, cantando maviosamente.
E, ao final, um "friendship" muito bom.
Depois que todos foram embora, sobramos na igreja. Então Izamara, Auta e eu fomos à churrascaria, apreciar um delicioso rodízio de carnes. Ah, irmãos, que maravilha!
Gosto muito das cebolas em conserva, dos baicons, dos cupins e das picanhas com alho. Mas agora, neste momento, não posso nem ouvir falar em comida. Só ainda não temos os recursos todos para pagar o aluguel deste mês. Mas até hoje o Senhor nunca nos faltou, e, tenho certeza, neste mês não será diferente: no dia 22 teremos toda a receita, e os 800 reais faltantes.
Deus é supridor! Agora vou dormir, mas não sem antes agradecer às dezenas de orações, que o povo de Deus tem feito em favor da Igreja Batista Boas Novas e, particularmente, em meu favor.
Continuem, irmãos. E, para finalizar, vou reproduzir o pedido feito no último e-mail: Irmãos, vocês, que acompanham a amada Boas Novas de Osasco e o meu ministério à frente dessa igreja, me ajudem a orar sobre isso, certo?
Não tenho ainda um convite absoluto, declarado, há sondagens substanciosas apenas, de igrejas que me queriam à frente de seus ministérios.
Mas o povo da amada Boas Novas manifestou um carinho desde há muito desejado, talvez lembrando a mim os velhos tempos. Quero fazer a vontade de Deus.
Se quiserem manifestar a opinião para mim, escrevam-me. Vou compartilhá-las com todos, posteriormente.
E ficarei imensamente grato com a sua palavra. Um abraço a todos! Wagner Antonio de Araújo Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP bnovas@uol.com.br


Carla Cristina Dias _ Creio que essa demonstração de carinho seja a resposta que está buscando ! A Igreja Boas Novas te ama ! E sabemos que o amor é recíproco ! Continue em oração, porque sabemos que qdo. sentimos paz em nosso coração estamos no caminho certo ! Deixe o Espírito Santo dirigí-lo e assim, com certeza, estará no centro da vontade do Pai ! Beijos, Carlinha
(Carlinha, que bem me fez a sua mensagem! Muito obrigado! Wagner )

Sanddra Lima _ ... Saudações a todos da família PE!!! Pessoal,estou muito feliz por poder fazer parte deste grupo novamente. Durante o período que fiquei fora do grupo,confesso que senti muito a falta de todos! Agora que estou de volta,vocês passam a fazer parte do meu dia a dia! Pr. Wagner, Fiquei muito emocionada com a demonstração de carinho que as suas ovelhas tem para com vc. Vamos orar e esperar a resposta do senhor Jesus,pois somente Ele sabe de todas as coisas. Um grande abraço , Fiquem na Paz.
(BRIGADÃO, SANDRINHA! SANDRA, VERIFIQUE O SEU ANTI-SPAM, PORQUE TEM MENSAGENS RETORNANDO. BEIJOS. WAGNER )

Ângela Vieira _ .... Vc pensou que eu ia ficar quietinha??? Vou dar meu "pitaco" também..... Diante de todas as situações que você viveu, de alegria e tristeza, coloque tudo aos pés do Senhor pra Ele te ajudar numa escolha sábia. Se vc ficar, poderá agradar a todos que te amam, isto é bom, mas vc sabe, melhor que eu, que precisamos acima de tudo agradar a Deus. Orem especificamente sobre isto e busque a direção de Deus, pra ficar, mas ficar feliz, ou pra deixar de tal maneira que eles, fiquem bem também. um grande beijo Ângela obs: ando sumida mas tenho lido os e-mails do PE e do CG. Das demais listas eu tive que sair, não estava tendo como ler cada e-mail. bjus a todos
(Oi, Angelazinha, tudo bem? Você nunca mais entrou no messenger, o seu celular só dá caixa postal... Obrigado por sua palavra e pelo seu papel de carta! Wagner )

Alcione/PDE _ .April 18, 2004..Pastor Wagner, gostei muito da manifestação de carinho que a igreja demonstrou a vc! É um gesto de carinho das ovelhas que sabem o quanto são amadas e querem expressar ao seu pastor o quanto o amam! Que o Senhor abençoe o seu ministério!
(Amém, querida, muito obrigado. Você está abafando com esse incredible mail, hein? wagner )

Pr.Wagner ! Meu pr.Wagner ! q previlégio é poder desfrutar da sua comunhão . . . Sou pecador D+ para que Deus encontre em mim algum ponto que permita-Lhe revelar a vontade Dele para esta difícil decisão . Mas vou continuar orando , e se Jesus me conceder esta graça te passo a revelação . Prá mim que sou tua ovelha "virtual" , estou em uma posição privilegiada , pois onde estiveres poderei continuar pegando as migalhas que caem da mesa que ofereces às tuas ovelhas " físicas " . Falar para o peixe , como se nada é difícil , mas como nos destes liberdade de abrir nosso coração digo que O Egito era um ponto tranzitório , e Israel o lugar definitivo , não sei onde estás , se no Egito creio que deve sair , mas se estás na terra onde mana leite e mel deves ficar . Veja onde estás e ficará mais fácil confirmares a vontade de Deus . Vosso irmão em Cristo Jesus , Yrorrito:
( Ah, Yrorrito, meu bom irmão, poeta e visionário, missionário e herói da fé! Você tem palavras tão doces, tão meigas, tão piedosas! Você é uma bênção pra mim! Continua orando por mim, tá? Wagner )

Oi Pastor... puxa, até fikei com os olhos cheios de lágrimas..rs.... pode contar com minhas orações, e tenho certeza de q o Amado Espírito Santo irá te guiar...... Um Grande Abraço... Jack´s Jacqueline Souza MARKETING ATO www.ato.com.br
Sim. Como entender os propósitos eternos do Criador? Em tempos de crise, frutos! Em tempos de dor, prazer! Ele é o autor e consumador da fé, aquele que opera em nós tanto o querer, quanto o realizar! A Ele, pois, seja a glória, na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, pelos séculos dos séculos, Amém!

UM ALMOÇO SEM IGUAL
- Izamara e eu fomos convidados para almoçar com Daniela e Binho. Lá chegando, fomos principescamente recebidos. O almoço cheirava bem: Daniela preparara peixes de várias espécies, inclusive moqueca baiana. Na sala, o Binho trouxera o seu violão, onde mostrara os seus progressos nas aulas de violão. Logo a seguir chegou o Luciano e sua família (foi minha ovelha antes da divisão da igreja). Que bênção! O vizinho adventista, Sr. Edson, ouvindo a nossa cantoria, trouxe o violão e veio cantar conosco: JESUS, PASTOR AMADO; MAIS PERTO QUERO ESTAR; TOCOU-ME; CEM OVELHAS; ÁGUA VIVA SAI DO MANANCIAL; e tantas outras! Mas o almoço nos aguardava e fomos à mesa. Gente, que maravilha! Almoço com amor! Após o mesmo, mais cantorias e sobremesas. Fui embora às quinze horas, feliz da vida e bem alimentado!

NOTÍCIAS DE VILA SOUZA
- A nossa igreja faz-se presente nesse promissor bairro da zona norte de São Paulo, sob a liderança do nosso ovelho mais antigo, irmão Argemiro Moreira Filho, um homem segundo o coração de Deus. Ele nos fez chegar informações sobre a tarde maravilhosa que passou também, para a glória de Deus. Eis o seu testemunho: " Hoje pela manhã, recebi um telefonema de um de nossos irmãos, solicitando uma visita ao irmão dele, no período da tarde. Esse jovem é alvo de nossas orações e atenção, pois foi batizado e hoje está afastado da comunhão com nosso Deus e da dos irmãos em Cristo. Visita marcada e confirmada. Não demorou muito e outro telefonema. Minha querida mãezinha (85 anos) estava passando mal e necessitava ser levada ao hospital. Como havia sido medicada, aguardei alguns minutos. Em vão. Fomos ao hospital, juntamente com meu irmão e mais três irmãs. Visita ao jovem às 15,30hs. Estou no hospital 14,30hs. Minha mãe medicada e ainda com dores. Cancelar a visita? - Deixo minha mãe aqui ( no hospital ), ainda que acompanhada e cumpro meu compromisso com o rapaz? Bem, confesso que preferia ficar ao lado de minha mãe, mas como ela reage aos medicamentos e a dor cede - ainda que por apenas algumas horas, foi possível realizar a visita. Visita? Era o que eu pensava. Quando chegamos, vi dispostas em torno do corredor do quintal diversas cadeiras. Pra que tantas, apenas para uma visita? Ledo engano, amados. Estávamos em sete pessoas (duas crianças). Fomos surpreendidos com a presença de mais dez pessoas na casa, o que totalizou dezessete. Que bênção! O que deveria ser apenas uma palavra de incentivo ao Edson e família, foi totalmente mudado. Tive que trazer uma mensagem evangelística e ter o cuidado de como falar, pois uma das pessoas presentes, o sr. Antônio, está doente. Ele está com câncer. Muito magro e debilitado pela enfermidade e tratamento a que é submetido, ouviu uma palavra de esperança e conforto. A Palavra de Deus. Pregamos sobre a conversão de Saulo (Atos 9.1-9) - em breve na lista "sohsermões" e também cantamos alguns hinos, sob a direção da Déborah. Tenho aprendido muitas coisas que antes eram só teorias. O crente deve andar sempre preparado, pois Deus é Quem está no controle de tudo e ele muda o curso que ora nós traçamos. À Ele toda honra e toda glória. Orem por nós. (Argemiro Moreira Filho, diretor do Ponto de Pregação em Vila Souza, amarthe@bol.com.br) Como não ver nisso a mão poderosa e gloriosa do nosso querido Deus? Não importa a dor que sentimos no coração: Deus quer nos usar mesmo com dores! Argemiro, publique logo o sermão! Para quem ainda não associou-se à lista, basta enviar um e-mail em branco para sohsermoes-subscribe@yahoogrupos.com.br .

AS SETE PALAVRAS DA CRUZ
- O culto seria iniciado às 19:30 horas, mas eu atrasei, devido a telefonemas na hora de sair de casa (levo meia hora de casa para a igreja, são 25 quilômetros). Que surpresa agradável encontrar o Presbítero Mário Arruda, meu aluno no Seminário Teológico Ebenézer, em Vila Iara, e Moderador da lista da IGREJA PRESBITERIANA RENOVADA DO BRASIL. Ele se fazia acompanhar da esposa, simpaticíssima, juntamente com o casal de filhos, tão bonitos e consagrados. O Luciano e família estavam presentes, bem como uns 30 irmãos da igreja. A nossa contagem ficou em 46 pessoas. O culto foi bom, graças a Deus, mesmo com alguns contratempos (a organista não pôde comparecer, de última hora. Mas a violonista "pegou" os hinos rapidamente, no teclado). Duas canções especiais, uma pela Izamara (Seja Bendito o Cordeiro) e outra pelo Washington (Jesus Provou). A pregação foi sobre AS SETE PALAVRAS DA CRUZ. Eu gravei o áudio da mensagem, num pequenino gravador de entrevistas. Se alguém lá da igreja me ajudar, transformarei o som em arquivos de computador, e poderei partilhá-los com todos, posteriormente. Ao final, abraços e confraternização. São coisas de Deus! Bendito seja o nome dEle!

SÁBADO - FILME JESUS
- É o que tencionamos passar. O filme baseado no Evangelho de Lucas. Será às 19:30 horas. No domingo 9:30 hs, passaremos o FILME JESUS PARA CRIANÇAS. E à noite ouviremos a mensagem TÚMULO VAZIO. Muito obrigado pelas orações de todos, pela Boas Novas e pelo meu ministério à frente da mesma. Talvez o meu tempo já esteja no final, talvez eu esteja no epílogo. Mas os epílogos, nas mãos de Deus, são cheios de "viveram felizes para sempre", não é verdade? É hora de alegria, mesmo havendo tristeza. O Senhor nos fortalece. Um abraço a todos!
Pr. Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP
bnovas@uol.com.br
9/4_ QUARTA-FEIRA ABENÇOADA
- Ainda que em poucos (26 pessoas), o CULTO INTERSEMANAL foi muito abençoado. Jesus esteve presente em nossos corações, o que, por si só, transforma qualquer lugar em Céu!
Eu pude rever os irmãos amados, depois de minha viagem para Luiziânia. As irmãs Izamara de Oliveira e Maria Irismê Damasceno Bezerra Pacheco dirigiram o culto. Os cânticos congregacionais foram primorosos. Ouvimos também um bonito dueto, uma antiga canção (CALMO, SERENO E TRANQÜILO).
Fomos agraciados com a apresentação de mais quatro pessoas, que se unem ao Pr. Aparecido Donizete Fernandes, em seu trabalho no bairro Jardim Baronesa, na zona norte da cidade. E, no momento da mensagem, compartilhei com a congregação as experiências da viagem. Ao final, a doce e costumeira comunhão em Cristo Jesus. Abençoados sejam os irmãos, que oram pela nossa igreja, e, particularmente, por mim. A tempestade continua. Mas, com a graça do Pai, Jesus há de acalmá-la, como fez em seu maravilhoso ministério terreal. E, após a mesma, saberei qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, com relação ao meu ministério à frente da Boas Novas de Osasco.

CULTO NA SEXTA-FEIRA
- Hoje, às 19:30 hs, estaremos celebrando o CULTO ESPECIAL, onde en focaremos AS SETE PALAVRAS DA CRUZ. Esperamos um auditório de 40 pessoas. Muitos viajaram neste feriado. Almoçarei com uma querida família, a Daniela e o Binho (ela é membro de nossa igreja, ele ainda não, mas é amigo do Evangelho). E, à noite, é possível que vá comer esfihas com uma outra amada família.
No SÁBADO exibirei o FILME JESUS, da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, além das participações diversas dos irmãos.
No DOMINGO PELA MANHÃ
exibirei o FILME JESUS PARA CRIANÇAS, também será a primeira vez que assistirei a esta fita. E, à noite, teremos CANTATA DE PÁSCOA, ensaiada arduamente pela nossa regente Irmã Izamara de Oliveira. Nossos coristas estão muito animados - e tensos! - para a apresentação. Espero que o Senhor abençoe com o seu amor glorioso.
Com a graça do Senhor, pregarei sobre TÚMULO VAZIO. Quero agradecer ao Pr. Marcos Amazonas dos Santos, querido amigo, ministro do Evangelho na Igreja Batista de Coimbra, em Portugal, por ter-nos presenteado suas pregações alusivas ao tema AS SETE PALAVRAS DA CRUZ.
Incentivo a todos os leitores a participar desse grupo tão especial, onde compartilhamos os nossos sermões. O grupo se chama SÓ SERMÕES.
Basta enviar um e-mail em branco para sohsermoes-subscribe@yahoogrupos.com.br , que o sistema automaticamente lhe inscreverá. Deus a todos abençoe. Feliz Páscoa em Cristo!
Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP
bnovas@uol.com.br


PÁGINAS SOLTAS 25
LUIZIÂNIA 2
Uma Viagem Sem Igual
Viajar com o coração pesado, triste, e fazer uma tarefa missionária, não é coisa fácil.
Mas às vezes temos que passar por lutas assim.
Foi o que me aconteceu nesses primeiros dias do mês de abril de 2004: o Senhor me convocou para proclamar a Sua Palavra na cidade de Luiziânia, terra de gente boa e fraterna, terra onde o meu amigo Pastor Dionísio Antunes Pereira serve ao Senhor.
Saí no sábado, dia 03, às dez e meia da manhã. Passara a noite em claro, cochilando um pouquinho aqui e ali. Nas lides pastorais somos chamados a servir ao Senhor com lágrimas também.
Às vezes não entendemos o PORQUÊ das situações. Mas, quando isso acontece, devemos procurar saber o PARA QUÊ das mesmas. Deus sempre tem um propósito para cada coisa na vida do crente.
Isso também vale para uma igreja, mormente para a Igreja Batista Boas Novas de Osasco.
Saí "levando a galope, riscando de espora e chicote" o meu velho carro missionário, um ASTRA 95.
Esse carro é um precioso instrumento nas mãos do Senhor!
Às vezes paro para pensar: em quantos lugares ele já me levou para servir a Deus!
Em três anos de posse, já rodei 110 mil quilômetros com ele!
Pouca manutenção (só pela graça, porque o desgaste das peças é natural), bom desempenho, dificilmente me deixa na mão.
Lá fomos nós, dois companheiros, dois amigos confidentes.
Eu, o meu ASTRA, o meu velho e robusto toca-fitas, e Jesus no coração.
O dia estava belo e resolvi apertar o compasso.
Saí de São Paulo pela Castello Branco, e fui rumando a Alta Paulista. Araçariguama, Sorocaba, Boituva, Tatuí, Bofete, Pardinho, e, então, tomei a estrada vicinal para Botucatu.
De Botucatu (220 quilômetros distante), segui pela Marechal Rondon.
Mas aos 300 quilômetros eu já estava pescando, com sono. Para evitar um acidente, parei num posto e tomei um gostoso pingado com coxinha (café com leite).
Refeito do sono, toquei o burro: lá vamos nós de novo.
Lençóis Paulista, Agudos, Bauru, Pirajuí, Guarantâ, Cafelândia, Lins, Promissão, e, enfim, a entrada de Penápolis.
Alí peguei outra rodovia secundária, rumo à Noroeste: Alto Alegre, Jatobá, Luiziânia.
Quinhentos e vinte quilômetros em cinco horas e meia!
O meu amigo Pastor Dionísio já me esperava, juntamente com sua esposa Valéria e suas filhinhas Vivi e Denise.
Que maravilha!
Acomodei-me no quarto das meninas, que foram fazer acampamento em outro quarto.
Depois de boas conversas, bom café e bom banho, fomos todos à Casa do Senhor.
O templo da igreja é lindo, conforme já mostrei em mensagem do ano passado.
O calor foi perceptível: para quem sai da capital paulista, com seus 18 a 20 graus, e chega numa terra onde os termômetros marcam 40 graus às 5 da tarde, realmente sente UM POUCO de calor.
E eu, de terno, gravata, paletó, suava feito um copo de água gelada...
Aos poucos a igreja foi enchendo. Enchendo, enchendo, enchendo...
Meu Deus, quanta gente!
Gente de Braúna, Jatobá, Alto Alegre, Glicério, Lins, Promissão, Penápolis, gente de toda a região, convidada para o aniversário da igreja.
O Conjunto LOUVOR PRESENTE, da Igreja Batista de Promissão, estava presente, para abrilhantar a noite. Uns oito ou nove pastores batistas, e um pastor da Assembléia de Deus do Ministério de Madureira. Duzentas e treze pessoas - a capacidade do templo.
O culto foi magnífico, inesquecível.
O Prefeito da cidade, irmão Nivaldo, estava presente (ele é membro da igreja), bem como o médico da região, Dr. Enéias Soler (também membro da igreja).
Eu disse ao Dionísio: "Deus te abençoe, meu irmão! Você pastoreia a elite da cidade!" Ele respondeu: "Que Deus me ajude!".
O povo sorria, cantava, orava, louvava, enfim, todos estavam felizes.
Preguei sobre A RAPOSA, O FUNERAL E O ARADO.
Enquanto eu pregava, o computador do gabinete gravava a mensagem. Que luxo!
E, durante o louvor do conjunto (é um conjunto masculino), um senhor de cabelos grisalhos cutucou o meu ombro, dizendo: "Pastor Wagner, lembra de mim?"
Eu ouvi a voz, percebi um som conhecido e, ao virar-me, contemplei, no rosto daquele irmão um amigo que não via há mais de 20 anos! Sim, era o Irmão Tonhão!
Êta, irmão Tonhão!
Ambos somos "filhos na fé" do Pastor Timofei Diacov, pastor da Igreja Batista de Guarantâ (o Pr. Timofei que nos evangelizou).
Eu, aos quatorze anos, hospedava-me na casa dele, quando de visita a Lins. Ele enviuvou-se, casou-se recentemente e formou uma linda família.
Como eu me emocionei!
O bebê que eu segurara no colo, o seu filho, agora era um dos homens que cantava no conjunto! Bendito seja Deus! Ou como diz o caboclo, BENZADEUS! Depois do culto fomos à casa do pastor, que fica muito distante do templo (uns 100 metros...). Tomamos um lanche delicioso, de pão com carne, bolos, salgados e, para regar tudo isso, a preciosa e maravilhosa TUBAÍNA!!!
Tubaína Estrela é a tubaína da região.
O conjunto foi embora e ficamos nós, juntos com o Dr. Enéias e o Irmão Marcos, proseando até tarde.
Manhã de domingo.
Não dormi bem, não por desconforto físico, mas pelas notícias que colhi pelo telefone, da amada Boas Novas.
Porém, em tudo dei graças.
Fomos à igreja. Desta feita, preguei sobre A PARÁBOLA DA LARANJEIRA.
E, mais uma vez, depois do culto, o meu apelido foi PASTOR LARANJA.
Assisti à aula da Escola Bíblica Dominical com os adultos, e tive o privilégio de ouvir o Dr. Enéias ensinar.
Que aula preciosa, clara, rica, substanciosa!
Confesso que há muito tempo eu não me sentia tão edificado e abençoado!
Escutei um barulho forte, logo na saída da igreja.
Olhei para o alto, não eram trovoadas.
Olhei para a rua, não era o trânsito (não há semáforos na cidade!).
Olhei para baixo e verifiquei: era a minha barriga, avisando que precisava de um pouco de atenção!
Fui convidado para um almoço especial, o tradicional "JUNTA PANELAS".
Fomos, a família do Pastor Dionísio e a família de um pastor visitante (pastor da Igreja Batista de Braúna) para a casa do irmão Marcos, que possui uma família lindíssima e reside num paraíso na Terra.
Um sítio muito bem montado, com cabritos, gado, e muita mandioca!
Sim, ele está plantando mandioca para industrialização, e está com um campo imenso, muito bem cuidado.
Eu chamei o sítio de FAZENDA.
O tamanho equivale a 32 quarteirões, um bairro inteiro!
Há um outro, mais para baixo, onde ele fará um açude e plantará mais mandioca.
Deu-nos uma aula sobre o cultivo da planta e suas 132 aplicações diferentes!
Enfim, fomos à mesa. Que mesa! Salada rural, macarrão-parafuso, bife, carne à milanesa, feijão, arroz, era tanta coisa! Ah, eu comi! Mas teve quem comeu mais! Estávamos numas vinte pessoas, e havia fartura! Bendito seja Deus por essa bênção! À tarde, retornando à casa pastoral, tentei descansar um pouco (em vão, devido aos motivos já apresentados), e acabei despertando na hora dos pênaltis da semifinal do Campeonato Paulista de Futebol (Palmeiras e Paulista? Acho que esse era o jogo... Não acompanho futebol).
Terminado o show tomei o banho tão abençoado e coloquei o meu último terno. Lá fomos nós à Casa do Senhor. Casa cheia também.
A Assembléia de Deus do Ministério Belém, da cidade, parece ter liberado a membresia para participar do culto.
Tínhamos umas quarenta pessoas de lá, incluindo o presbítero vice-presidente! Muitos visitantes, e duas coisas especiais: apresentação de um bebê de 20 dias e 4 batismos, incluindo o batismo da filhinha do pastor, a Vivi. Que festa!
O culto foi maravilhoso, inesquecível! Boas músicas, calor humano, alegria, orações fervorosas, expressões de gratidão!
Preguei sobre XEQUE-MATE, e exultei com a bênção dos céus.
Por fim, a multidão não queria ir embora, de tão bom que estava na igreja.
O calor era medonho, mas a gente nem ligava.
Mas o Irmão Jaime (zelador) precisava fechar o templo e lá fomos nós, pra casa do pastor.
O Dr. Enéias foi buscar o seu berrante e veio tocar maviosamente.
Ele conhece toques especiais, como o de abrir porteiras e o de juntar a boiada. Tenho que aprender.
Quem sabe tocar na igreja em algum hino, ou para ajuntamento? (acho que não é boa idéia...)
Segunda-feira pela manhã.
Um belíssimo sol de verão nos céus do oeste paulista. Saímos para comprar pão.
No caminho, muitas senhoras nas janelas a saudar o pastor.
Nos comércios, outras tantas saudações. "São ovelhas suas, Pastor Dionísio?"
"Pela graça de Deus, Pastor Wagner".
Fomos observando também algumas casas populares muito bonitas e bem construídas, e as benfeitorias da cidade.
O Pastor Dionísio contou-me que são obras da gestão do Prefeito Irmão Nivaldo.
Chegamos à padaria. A irmã nos atendeu com grande amor.
Eu disse: "Dionísio, aqui o médico é sua ovelha, o prefeito, o padeiro, o dono da papelaria, o cortador de cana, o fazendeiro, que bênção!
Que o Senhor faça de você uma bênção e que o orgulho nunca tome conta do seu coração!"
Chegamos à prefeitura. O Irmão Nivaldo nos recebeu com o mesmo carinho, o mesmo afeto, o mesmo tratamento fraterno, de quando estávamos na igreja.
Alí estávamos porque, à noite, no final do culto, ele perguntara: "Pastor, a que horas o irmão pretende voltar para São Paulo?" "Depois do almoço, irmão".
Então ele me disse: "Por favor, vá até o meu gabinete, orar pela minha vida e pela vida de nossa cidade".
Como rejeitar um pedido desses? Por isso lá estávamos.
Tomamos um gostoso café rural, vimos antigos cartazes, que mostravam o projeto arrojado que o arquiteto e engenheiro tivera para o local antes da Segunda Guerra Mundial, observamos fotos das benfeitorias até então realizadas, e o prefeito contou-nos muitas experiências nesses três mandatos à frente do governo da cidade.
Há coisas que ele faz em Luiziânia, que são inimagináveis em cidades grandes, coisas que os dignificam como crentes, como cidadãos e como governantes!
Louvei a Deus por tantas bênçãos.
Li para ele Josué 1,1-8 e orei.
Ganhei de presente um pote de tomates secos, feitos por pessoas empregadas para esse fim, na cidade.
A cidade já está produzindo até tomates secos! Confesso ter saído dali impressionado!
Mas era preciso ir embora. Era bom estar alí, como aos discípulos de Cristo estarem no Monte da Transfiguração.
Mas eu precisava descer ao meu vale, à Boas Novas de Osasco, e não poderia demorar-me.
Antes de ir, porém, ganhei seis litros de leite de vaca pura, isto é, leite puro de vaca, congelado.
Que presentão!
Na cidade grande nós tomamos chá de leite, se compararmos com o leite da roça. O Pastor Dionísio pediu para que eu lhe desse conselhos e orientações antes de partir. Ele mantém um respeito muito grande pela minha pessoa, devido a ter sido meu seminarista na Boas Novas do Jardim Brasil e ordenado durante o meu ministério.
Compartilhei com ele alguns textos da Palavra de Deus e OS TRÊS CONSELHOS, aquela bonita fábula, tão conhecida na internet.
Depois disso, orei com a família.
Carro ligado, bagagem guardada, restava apenas dizer adeus.
"Se não nos vermos mais na Terra, com a graça do Senhor, ver-nos-emos no Céu, para onde iremos, depois de toda a jornada".
Saí da garagem feliz e triste.
Feliz, por ter tido um final de semana maravilhoso, mas triste, porque nos separamos.
Mas é a vida. E mais uma viagem. E lá fui eu, rumo a São Paulo, pelos estradões paulistas. Eu, o Astra, o toca-fitas, e o Senhor Jesus no coração...
Wagner Antonio de Araújo bnovas@uol.com.br
Leitor amigo: obrigado por ler sobre a minha viagem. Vou ausentar-me um pouco da internet. Passo algumas lutas profundas ... , e peço-lhe que ore por ela. E ore por mim também. Muito obrigado!

- - -

Amado Wagner, O Senhor é tremendamente bom e a formosura de sua infinita graça enche nossa vida de alegria e gozo! Certa vez um pastor da Igreja Metodista Livre, muito amigo de meu pai terreno, disse-me que a águia é a majestade entre as aves que voam, mas, para isso, ela paga um preço: A Solidão... Só ela, entre outros da sua espécie, consegue voar tão alto, mas faz isso sozinha. Na ocasião, Pastor José Carlos Moura me disse que este era o preço do ministério ou da liderança: A solidão. Na época, o suposto altruísmo e resignação desta mensagem me trouxe muito orgulho de ser filho de pastor e de ter sido escolhido por Deus para nascer em um lar missionário. No entanto, hoje, o Senhor me ensinou, em sua palavra, algo tremendamente real: "É bem melhor serem dois do que um..." O Senhor Jesus jamais enviou alguém sozinho, sempre enviava de dois em dois e os apóstolos seguiram o mesmo padrão comportamental ao enviar seus missionários. Por isso, a minha oração ao Senhor é para que Ele levante irmãos que sejam para o irmão: Pão e Vinho. Pão, para trazer o saciar de uma fome que somente a palavra revelada pode trazer, e Vinho, para derramar uma profunda alegria em seu coração no meio de toda esta tribulação. Que o Pai amado levante homens de Deus, profetas ungidos e comprometidos com a verdade, com coração disposto à dar a vida pelos outros irmãos, para andar aparelhado contigo e dividir esta carga com você. Saiba que os sonhos que estão no coração do Pai, concernentes à você e ao ministério para o qual Ele te chamou, vão se cumprir em seus menores detalhes, queira o homem ou não, pois: "NENHUM SÓ DOS PLANOS DE DEUS PODE SER FRUSTRADO..." "Em todo tempo se tem o amigo, mas na ANGÚSTIA se faz o irmão" - Provérbios Em Cristo Jesus _ Erick Couto Servo Inútil ungidodoleao@ig.com.br Continuo à sua disposição, MSN:


MAR 2004

PÁGINAS SOLTAS * 24 * PRONTO! EU também vi! uma análise exaustiva, tupiniquim, de um pastor batista, sobre o filme "A PAIXÃO DE CRISTO", de Mel Gibson

INTRODUÇÃO
Uma febre se instalou na internet, no mundo evangélico e na sociedade em geral. "Ei, você já assistiu?" "Não." E a resposta, com ares de lamentações profundas: "Ah, que pena..." A impressão que se tinha era de que o mundo redividiu-se novamente: os que ASSISTIRAM e os que NÃO ASSISTIRAM a "PAIXÃO DE CRISTO", filme do cineasta e ator Mel Gibson.
Entre os evangélicos, assistir o filme estava parecendo um Rito de Iniciação, ao qual todos deveriam se submeter. Tomei conhecimento de um grupo batista, retirado da sala de exibição, porque o pastor pôs-se a gritar e a pregar o Evangelho, momentos antes da exibição. Ele havia comprado centenas de bilhetes e presenteado, e julgou que a sala tornara-se um auditório de pessoas buscando a salvação. . . .

TODAS AS MENSAGENS RECEBIDAS SOBRE "A PAIXÃO DE CRISTO", de Mel Gibson...FORAM TRANSFERIDAS PARA A PÁGINA : www.uniaonet.com/msgdiversas07.htm


amigos e irmãos No último sábado deste mês, dia 27, tencionamos passar o dia na praia. Para tanto, queremos uma casa para servir de posto, onde nos troquemos, tomemos banho, façamos um piquenique e realizemos um culto. Gostaríamos de alugá-la por um dia. Chegaríamos às 3 da manhã e sairíamos às 7 da noite. A previsão é que estejamos com um grupo entre 10 e 35 pessoas. Precisamos de uma casa numa praia pacata, na região de Santos, São Vicente, Praia Grande, Suarão, Mongaguá, ou Guarujá e Bertioga. Que seja na beira da praia ou, no máximo, a um quarteirão da mesma. Essas praias citadas fazem parte do litoral chamado baixada santista, no Estado de São Paulo. Não podemos pagar uma fortuna. Mas podemos negociar o preço. Já de antemão estou pedindo um bom desconto ... Do jeito que encontrarmos a casa, a deixaremos: arrumada e limpa. O nosso propósito é aproveitar o último final de semana do mês, fim de verão e começo de outono. Por favor, comunique-se comigo o mais breve possível. Meu e-mail: bnovas@uol.com.br ; bnovas@i12.com, homemdedeus@bol.com.br . Meus telefones: 011 9699-8633 ou 3672-6738. Agradeço aos irmãos do litoral, que possam ajudar-me. Pr. Wagner Antonio de Araújo pastor da Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP

Pastor. Tenho casa em Boiçucanga _ Interessa ? Roberto Lisboa
Quero aproveitar o início do mês, para fazer alguns convites virtuais. Modero ou possuo algumas listas de e-mails em internet. Algumas são específicas. Gostaria de convidar-lhe a participar.
AMIGOSMINISTROS
- Essa lista é uma lista PARTICULAR de amigos, que são ministros do evangelho. É a sucessora da lista COMPARTILHANDO, é o meu trabalho mais recente. Essa lista é propriedade do Pr. Norberto Marquardt, Pr. Airton Evangelista da Costa, e Wagner Antonio de Araújo. Se você é amigo virtual ou real, de um de nós, e é ministro do evangelho, e gostaria de participar dessa comunhão, escreva-nos. Avaliaremos a possibilidade de incluí-lo. Será um prazer, DESDE que saiba que é uma lista de propriedade PARTICULAR, cujas regras são claras e absolutas. Para cadastrar-se, envie um e-mail em branco para amigosministros-subscribe@yahoogrupos.com.br
PASTORES E LÍDERES
- Uma lista de debates, aberta para todo e qualquer irmão em Cristo. O objetivo da mesma é uma auto-crítica evangélica, onde avaliamos nossas crenças, usos e costumes, e emitimos opiniões. O debate caloroso é bem-vindo, desde que respeitosamente conduzido. Qualquer evangélico pode participar do grupo. Se for o seu desejo, envie um e-mail em branco para pastoreselideres-subscribe@yahoogrupos.com.br , sua admissão será bem rápida.
PONTO DE ENCONTRO
- Uma lista de compartilhamento entre irmãos em Cristo. Serve para fazer amigos, partilhar mensagens, músicas, abrir o coração, mandar recados, marcar encontros, contar piadas sadias, enviar charges, etc. É a mais antiga lista de compartilhamento da internet evangélica. Está sob a gerência da irmã Alcione Reis Vieira, de Serra, no Espírito Santo. É PROIBIDO O DEBATE NESSA LISTA. Se você quer fazer amigos, quer mandar e receber muitas mensagens edificantes, quer construir bons relacionamentos cristãos, envie um e-mail em branco para pontodeencontro-subscribe@yahoogrupos.com.br
TIMOFEI
- Essa lista é apenas para o envio de artigos. Ela não é aberta para troca de e-mails. Só eu envio. O objetivo da mesma é compartilhar artigos, estudos bíblicos, sermões e textos, do Pastor Timofei Diacov, membro da Igreja Batista Ágape de Lins, interior de São Paulo. Ele é o meu pai na fé, isto é, foi ele que me evangelizou, batizou e educou em Cristo. Devo a ele a minha evangelização e sou totalmente agradecido! Ele casou-se recentemente e está muito feliz, graças a Deus. Tem 77 anos. Presenteou-me mais de 1000 textos, que são verdadeiras pérolas, e eu, de quando em quando, digito uma porção, e envio aos associados. Se você quiser receber esses textos (e também receber notícias minhas, crônicas novas e informações sobre o meu ministério), envie um e-mail em branco para timofei-subscribe@yahoogrupos.com.br . O cadastramento é automático.
BOAS NOVAS
- É uma lista restrita aos membros da igreja que pastoreio, a amada Igreja Batista Boas Novas de Osasco, São Paulo. ENTRETANTO, se você é como a Fernandinha Nunes, da Igreja Batista da Praia do Canto, em Vitória, Espírito Santo, que já nos visitou e se tornou amiga da igreja, e também conhece a boas novas, e desejaria participar dessa comunhão, é só apresentar-se, enviando um e-mail em branco para boasnovas-subscribe@yahoogrupos.com.br
CRONICAS DO PASTOR WAGNER
- Também é uma lista apenas de envio. Não há troca de e-mails. Eu envio através desse endereço uma crônica por dia. Deus deu-me a graça de escrever, e, após colecionar um certo número de textos, resolvi compartilhá-los com os amigos internautas. Os textos novos eu os divulgo em todas as listas das quais participo. Os textos antigos eu reproduzo constantemente através desse endereço. Atualmente tenho 100 textos disponíveis. Se você quiser receber esses textos (todos em HTML, talvez em alguma lista onde você me leia não haja nada além de texto, mas, nessa lista, a matéria vem com fundo colorido e música ao fundo), eu terei muito prazer em cadastrá-lo. O ingresso é automático também. Bastará enviar um e-mail em branco para cronicasdoprwagner-subscribe@yahoogrupos.com.br Eu estou estudando a possibilidade de formar um novo grupo, de reenvio de mensagens evangelísticas. SÓ EVANGELÍSTICAS. Mas só o farei se os amigos, leitores meus, me fornecerem e-mails de amigos, que queiram receber mensagens, que não aleguem que estamos invadindo suas caixas postais. Havendo um número razoável, criarei o grupo. O objetivo não é competir com grupos maravilhosos, que já existem, mas ser mais um na divulgação do Evangelho de Cristo aos que perecem. Quero divulgar a sua lista também. Envie para mim um pequeno resumo sobre o seu grupo, que, numa próxima oportunidade, com a graça de Jesus, veicularei aos meus amados leitores. Obrigado pelo carinho e pela atenção. Aguardo a sua inscrição nos grupos divulgados.
Wagner Antonio de Araújo Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP bnovas@uol.com.br

Pastor Norberto Marquadt Missionário Yrorrito Abe Evangelista Ricardo Miranda: Vocês são grandes mensageiros do Senhor, na internet, possuindo cadastros imensos. Eu posso pedir-lhes um favor? Reenviem esta mensagem minha para seus grandes grupos. Será de grande valia para o cadastro nacional dos pastores batistas brasileiros. Muito obrigado.
Wagner Antonio de Araújo, Sócio 1402 da OPBB-SP
March 01, 2004 _ um pedido urgente a pastores batistas Diletos irmãos
Se você é um pastor batista, cuja igreja é cooperante com a CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA, a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil precisa de você. O Pastor Juracy Bahia, Secretário Nacional da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB), está precisando dos dados pessoais dos pastores, para cadastro. O banco de dados está sendo construído, e ele pediu-me pessoalmente, via e-mail, que solicitasse essa informação aos meus amados leitores, tendo em vista haver muitos pastores batistas recebedores. O pedido foi ratificado pelo Pastor José Vieira Rocha, Diretor Geral da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP). Assim, querido pastor batista, peço-lhe a seguinte gentileza: Envie para gabinetepastoral@uol.com.br os seguintes dados:
Nome:
e-mail:
igreja:
Cidade:
Estado:
Eu estarei redirecionando todos os dados que chegarem, ao Pastor Juracy Bahia, que contactará cada um dos contribuintes. Deus abençoe ricamente a vida de todos os irmãos! Wagner Antonio de Araújo, Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP, membro 1402 da OPBB-SP (Ordem dos Pastores Batistas do Brasil - Secção São Paulo - Subsecção ABAFER).

Que bênção, Yrorrito! Que bênção saber que, mediante linhas escritas, alguém vai conosco! Muito obrigado pelo carinho! wagner

yrorrito March 01, 2004 _ Obrigado por me levar no segundo intercâmbio do ano... Obrigado por me levar no segundo intercâmbio do ano... Espero continuar a participar das atividades das Boas novas de Osasco . Parece só ter jovem , e isso está rejuvenecendo meu espírito , as vezes lendo as informações me sinto como um daqueles adolescentes .

Depois do nosso intercâmbio com a Igreja Batista do Parque Dorotéia, um domingo cheio de acontecimentos.
Como sói acontecer com um povo dorminhoco, é só nos concentrarmos numa grande atividade de sábado à noite, para termos uma quantia pequena de pessoas no domingo pela manhã.
Como é triste! O nosso culto matinal e Escola Bíblica Dominical contaram com 22 pessoas apenas.
Para quem tem 40, dezoito é uma senhora ausência
! Mas o culto foi bom e importante.
A mensagem versou sobre Colossenses 3,12-13, e a música foi boa.
Depois, tive o privilégio de hospedar aqui em casa a musicista Izamara, e a presença do meu irmão Daniel.
A comida foi inesquecível!
Peguei uma infecção no olho direito, que me incomodou a tarde toda (e continua incomodando, uma pelota do tipo tersol).
Então o sono foi um tanto turbulento, mas suficiente para descansar e preparar-me para um acontecimento maravilhoso: a visita do Pr. Albino Faustino, pastor da Igreja Batista de Vila Mirante, Pirituba, São Paulo, meu ex-pastor do tempo de seminarista.
Às seis e quinze da tarde encontrei-o em frente ao Barateiro da Estrada Velha de Campinas.
Ele e a sua esposa irmã Flora. Chegamos a tempo de mostrar as dependências da Boas Novas.
Já estamos lá desde julho do ano passado! O tempo passa! O culto foi muito abençoado.
Alguns solos, trios, orações, um número significativo de visitantes e uma pregação marcante.
O Pr. Albino fala manso, usa um tom suave e claro, é como se o nosso pai estivesse sentado à nossa frente, nos aconselhando. Falou sobre A MENTE DE CRISTO.
E como falou bem.
Passava das nove da noite e ele parou. Sentimos que o povo achou ruim, porque queria continuar mais! Se pudéssemos, ficaríamos a noite toda ouvindo o Pr. Albino falar.
Depois de tudo, ainda houve tempo para sair com o Washington, Serginho e Izamara, para comermos um filé grelhado com arroz e fritas, no Beduíno's da Av. dos Autonomistas. Fomos os últimos clientes.
Fechamos a casa.
Também, pudera: fritas com filé à 1 da madrugada! Esse povo não tem jeito! Bendito seja Deus. Foi o fim de fevereiro. Mas é o começo de março.
Até aqui o senhor nos ajudou.
Que o mês de março seja melhor ainda!
Obrigado pela paciência em ler os meus textos. Wagner Antonio de Araújo Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP bnovas@uol.com.br

fev04

Ontem, sexta-feira, lecionei para os alunos do quarto ano (teologia), no SETE (Seminário Teológico Evangélico, da Igreja Evangélica de Vila Iara).
Só a turma do quarto ano foi. O terceiro ano "emendou" e não apareceu na escola.
Dei a minha última aula sobre DISCIPULADO DINÂMICO, visto estarem eles interessadíssimos sobre esse ministério que desenvolvo com os boanovenses.
Foram três aulas. Na próxima sexta entro na matéria TEOLOGIA DE MISSÕES, e vou ser o preletor do culto geral da faculdade. Orem por mim! E hoje, sábado, foi o grande dia, tão esperado. Sim, o intercâmbio com a IGREJA BATISTA DO PARQUE DOROTÉIA.
A igreja fica na porta do CEU - Só que esse CEU é o centro de educação construído pela prefeitura. Fica na Estrada do Alvarenga, bem distante de Osasco, algo em torno de 45 quilômetros...
Cheguei às 18 horas na igreja e o povo já estava se aglomerando.
A juventude dava os últimos retoques nos hinos e corinhos, e levavam seus instrumentos para os carros (alugar ônibus sairia muito caro, nesta época de vacas magras).
Esperei bastante, e saí às 18:30, com uma carreata de sete carros e uma perua kombi.
Que gostoso que é! O povo passa e olha, pensa que é enterro, comitiva de político, congresso, pensa de tudo.
E era comitiva de intercâmbio!
Lutei para ir devagarinho, setenta por hora.
Chegamos sete e meia.
Alguns se perderam no caminho e o celular ajudou a salvar a noite.
O culto já havia começado. O Pr. Gilson estava dirigindo, orando para que nós chegássemos.
Ao abrir os olhos, viu-nos, e deu um "glória a Deus" de gosto!
Aos poucos a moçada se instalou e passou a dirigir o culto.
Bonitas canções, bonitos hinos, até poesia teve!
Depois dos louvores, passaram-me a palavra.
Preguei a mensagem XEQUE-MATE, à pedido do pastor.
Preguei-a em Cariacica, no Espírito Santo, no tempo em que ele ainda era pastor naquele Estado brasileiro.
Isso em 1997! E ele não havia se esquecido!
Mas a mensagem foi uma espécie de XEQUE-MATE 2,0, uma vez que é o Espírito Santo quem nos dá a palavra, e ela se renova a cada dia.
Mas o esqueleto foi o mesmo: o Diabo dá o XEQUE, no tabuleiro da vida, mas Deus dá o XEQUE-MATE, vencendo a partida. Um dia desses eu conto como é, e que texto uso...
Depois disso fomos convidados à confraternização no andar de baixo.
Prepararam cachorros-quentes com guaraná para nós.
Que delícia! Mas, antes, fiquei à porta cumprimentando o povo.
Daiane e suas amigas, adolescentes lindas e meigas, chegaram e me deram um presente, uma bola embrulhada. Ao abrir, achei nada mais e nada menos que UMA LARANJA!
Era uma alusão à minha última mensagem alí, em outubro passado, quando preguei sobre A PARÁBOLA DAS LARANJEIRAS.
Essas adolescentes... Uma excelente confraternização.
É meio difícil fazer o povo se enturmar uns com os outros assim, rapidamente. Mas na meia hora que ali ficaram uns foram se aproximando dos outros.
Porém, como sói acontecer, nós, pastores, acabamos com a festa: PESSOAL, AMANHÃ TEM ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL, TODO MUNDO PRA CASA! E lá se vai o povo, cada um pro seu carro, cada um pra sua casa.
Foi uma noite e tanto!
Louvado seja Deus pelo segundo intercâmbio deste ano.
O primeiro foi com a Igreja Batista Central de Guarulhos. E o próximo, no final de março, será com a Igreja Batista de São Roque, interior de São Paulo.
Um bom domingo para todos!

Apesar de estarmos todos mofados (chove em São Paulo desde a semana passada), estávamos felizes e alegres por ir à Casa do Senhor.
Hoje, quarta-feira, era culto intersemanal, e iríamos comemorar o aniversário de quem nasceu em janeiro e fevereiro. Aniversário é bom, porque tem bolo e bolinho.
Tem festa.
E é só avisar o povo que tem bolo, que a igreja lota.
Não foi diferente nesta noite.
L á estavam eles: Isabel (86 anos), Serginho, Elzi, Wesley, Carol, Cristiane (a Júlia faltou), sentadinhos no primeiro banco, participando do culto.
A Célia dirigiu a programação. Boa música, uma pregação excelente (o Pr. Aparecido Donizete Fernandes pregou), e talvez umas 50 pessoas presentes (para uma quarta-feira meio chuvosa, numa cidade como Osasco, é um bom número).
Depois do culto um excelente festejo, com bolo finamente decorado e rapidamente devorado.
Havia quibe, torta e refrigerantes.
O povo festejou alegremente.
Ainda houve tempo para fazer uma reunião com os motoristas, para prepararem-se, pois no sábado iremos todos para a Igreja Batista do Parque Dorotéia, em Cidade Dutra, zona sul de São Paulo.
Será o nosso segundo intercâmbio do ano.
E o gabinete parecia consultório médico.
Saía um, entrava outro.
Como é gostoso poder ser útil! C
omo é gostoso ajudar!
As finanças inspiram cuidados, mas até aqui o Senhor nos ajudou, e sempre ajudará, bendito seja o nome dEle!
Ainda houve tempo para um bate-papo com o Pr. Aparecido, que está iniciando a MISSÃO BATISTA BOAS NOVAS DE JARDIM BARONESA, já com cerca de 30 pessoas (suas ex-ovelhas que se agruparam), e tempo para um discipulado com o Washington e o Serginho, meus vice-presidentes. Como é bom ser crente!
Havia um hino bastante antigo, que dizia: DIREI AO MUNDO QUE SOU CRENTE.
Como é bom ser crente em Cristo Jesus!
Espero que o culto de oração dos irmãos que me lêem tenha sido bom também, e ricamente abençoado.
Um abraço a todos.
Wagner Antonio de Araújo Igreja Batista Boas Novas, Osasco, SP bnovas@uol.com.br

Quando eu penso que alguma coisa não está agradando ou dando certo, então me surpreendo, e, algumas vezes, positivamente.
Com o discipulado feminino eu me surpreendo e me alegro!
Bendito seja Deus! Quinta-feira à noite.
A Izamara, nossa secretária e diretora de música, dirigia um ensaio com a moçada, preparando-os para o intercâmbio de sábado, que faremos com a Igreja Batista do Parque Dorotéia, na zona sul da capital. Eu fui para o gabinete pensando que não daria a aula preparada para a noite (AS TENTAÇÕES E COMO ENFRENTÁ-LAS).
Mas, aos poucos, as moças foram chegando: Dna. Conceição (63 anos), Íris, Izamara, Adriana, Bruna, e alguns rapazes: irmão Luiz (esposo da Conceição), Serginho, Washington.
Todos ao redor da minha escrivaninha, disputando um pedacinho de mesa para colocarem a bíblia, o livro-texto (DISCIPULADO DINÂMICO, velho e substancioso livro sobre o assunto), e o caderno.
Mas, de certa forma, eu pouco falei.
Ao lançar as perguntas (O QUE É TENTAÇÃO, DE ONDE ELA PROVÉM, SE TENTAÇÃO É PECADO, COMO ENFRENTÁ-LAS COM VITÓRIA), as discípulas e os discípulos tocavam para frente a discussão.
E era lindo ouvir nas palavras a existência de maturidade cristã nas posturas!
E eu, pastoreando-os desde o início da Boas Novas, dizia com o Senhor: Muito obrigado, meu Deus, porque alguma coisa de consistente tem ficado nos coraçôes!.
Desde cedo eu aprendi que "importa que Cristo cresça e que eu diminua".
Ver esses irmãos e irmãs entendendo biblicamente o que é tentação e como enfrentá-la, fez-me feliz. Já passava das dez e vinte, e eu tinha que terminar o encontro.
Bem, terminei-o oficialmente, porque os rapazes ainda tocaram a conversa comigo até onze e meia!
Como é bom falar das coisas de Deus! Mas a barriga também sente, e eu vi que estava todo mundo de pança vazia, inclusive eu. Daí fomos à pizzaria comer duas suculentas obras culinárias: baiana e lombinho. Terminamos o encontro quase à uma da manhã.
Agora nos resta aguardar o sábado, o grande dia do intercâmbio. E para mim também lecionar hoje à noite no SETE (SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO) da Igreja Evangélica de Vila Iara, onde ocupo, para a glória de Deus, a cadeira de Missões e Antropologia.
Obrigado, Senhor, por poder compartilhar coisas tão pequenas, de um trabalho tão pequeno, com um tão grande número de irmãos!
Wagner Antonio de Araújo Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP bnovas@uol.com.br


Crônicas de Verão
 
04 - Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2004
 
 
PALAVRAS
MEDICINAIS
 
 
Certa feita o Senhor Jesus Cristo falou: “pelas tuas palavras serás condenado, e pelas tuas palavras serás justificado” (Mt 12.37). Tal juízo é sobremodo maravilhoso, porque não tem apenas um sentido escatológico, para o fim dos tempos, mas possui também um caráter presente, atual, dia após dia.

Nós somos o que falamos. Em Provérbios 23.7 nós encontramos a afirmação: “Aquilo que ele pensa, assim ele é”. Nós encarnamos as idéias que temos de nós mesmos e do nosso futuro. “Faça-se conforme a sua fé”, frase costumeira do Salvador (Mt 9.29), é real e atual, devendo ser usada hoje, já!

Portanto, temos que tomar conta de nossa boca (e de nossos pensamentos também, porque não é apenas o que dizemos com os lábios, mas o que dizemos em pensamento também). O Salmista diz: “coloca um vigia nos meus lábios” (Salmos 141.3).

Se nós pensarmos em coisas boas, elas terão solo fértil para acontecer, o que não significa que deixaremos de passar por provações e lutas. O apóstolo Paulo diz, em Fp 4.8: “Ocupem o pensamento de vocês com coisas boas, louváveis, elegantes, virtuosas, puras e justas.” Mente sã, corpo são. Mente bem ocupada, dia a dia bem vivido.
 
Há palavras medicinais que podem operar maravilhas em nossos corações! Precisamos aprender a usá-las e aplicá-las. Afinal, a tendência da carne, pecaminosa, sofrendo a influência do maligno, é para a depressão, para a derrota, para o fracasso, para a tristeza, para o desânimo. Jesus afirmou que veio nos trazer vida, e vida com abundância (Jo 10.10).

Eu, particularmente, se deixado ao léu da minha mente, dos meus traumas (e quem não os tem?) e do meu coração, tenho a tendência de entrar em tristeza e depressão. Como combato e venço tais situações? Com palavras medicinais. A seguir, algumas que me ajudam e me fazem “mais que vencedor por aquele que me amou”, conf. Rm 8.37:

Pensamento: “EU PERDI”. Remédio: “Eu sempre sou conduzido em triunfo porque estou no centro da vontade de Deus. Logo, não perdi, eu ganhei!” (cf. II Co 2.14; 12..10).

Pensamento: “FUI ENGANADO”. Remédio: “Todas as coisas contribuem para o meu bem, Deus permitiu essa tristeza para que eu amadurecesse, e nada poderá me abalar, porque sou como o Monte de Sião" (cf. Rm 8.28; 5.4 e Salmo 125.1).

Pensamento: “VOU DESISTIR”. Remédio: “Jesus disse que aquele que perseverar até o fim será salvo, logo, também salvarei esse projeto com perseverança; em nome de Cristo eu salto muralhas, conquisto exércitos e tenho uma mesa preparada na presença dos meus adversários. Eu já venci!” (Cf. Mt 24.13; Salmo 18.29; Mt 23.12; Sl 23.5)

Pensamento: “FUI INJUSTIÇADO”. Remédio: “O Senhor é quem pleiteia a minha causa, eu estou do lado do bem e da justiça; não há causa perdida para aquele que confia no Senhor; se alguém me lesou de um lado, eu receberei do Senhor muitas vezes mais por outras fontes”. (Sl 43.1; I Pe 3.13; Pv 11.18)

Pensamento: “TENHO MEDO”. Remédio: “O medo é uma forma maquiada de orar; assim, se eu temer, estarei desejando o que temo. Portanto, nada temerei, pois Jesus mandou eu não ter medo. Não estou sozinho, Cristo está comigo, e pela fé eu já contemplo a vitória, sabendo que a vontade de Deus prevalecerá. O meu amor é perfeito e já lançou fora todo o medo.”  (Mt 17.7; Mc 11.24; I Jô 4.18).

Bem, estas são as palavras medicinais que eu uso. Há muitas outras. Mas eu lhe sugiro que escreva as suas. Baseie tudo na Palavra de Deus, pois é ela que é viva e eficaz, e seja alguém cheio de vida e sucesso!
 
Wagner Antonio de Araújo,
Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP

 

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com